folha de portugal – edição 641

25
folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PÁGS. 6/7 atualidade... PÁG. 8 reportagem... PÁG. 10 Há mudanças comportamentais nas escolas Consumidores portugueses reclamam mais O abandono escolar precoce em Portugal é uma realidade e cada vez mais os alunos deixam os livros para trás, ou demonstram o seu desagrado com a escola. Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos aos seus direitos e sabem quando devem ou não reclamar acerca de um serviço ou produto. EDIÇÃO Nº 641 ] Ano 13 ] 3 a 9 abril 2016 ] Edição Nacional e Ilhas ] Jornal de distribuição gratuita ] 71.000 exemplares PUB Solidão não é sinónimo de infelicidade Abandono, desamparo, angústia e até mesmo desespero, são alguns dos sentimentos que nos vêm à cabeça quando se refere a palavra solidão. Mas e se não tiver de ser assim? Existem formas de a combater. CdA , vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos!

Upload: centro-de-ajuda

Post on 27-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Solidão não é sinónimo de infelicidade. Abandono, desamparo, angústia e até mesmo desespero, são alguns dos sentimentos que nos vêm à cabeça quando se refere a palavra solidão. Mas e se não tiver de ser assim? Existem formas de a combater.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de portugal – edição 641

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... PÁGS. 6/7

atualidade... PÁG. 8

reportagem... PÁG. 10

Há mudanças comportamentais nas escolas

Consumidores portugueses reclamam mais

■ O abandono escolar precoce em Portugal é uma realidade e cada vez mais os alunos deixam os livros para trás, ou demonstram o seu desagrado com a escola.

■ Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos aos seus direitos e sabem quando devem ou não reclamar acerca de um serviço ou produto.

EDIÇÃO Nº 641 Ano 13 3 a 9 abril 2016 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 71.000 exemplares

PUB

Solidão não é sinónimode infelicidade■Abandono, desamparo, angústia e até mesmo desespero, são alguns dos sentimentos que nos vêm à cabeça quando se refere a palavra solidão. Mas e se não tiver de ser assim? Existem formas de a combater.

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos!

Page 2: Folha de portugal – edição 641

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Exposed - Anjos e sombrasREALIZAÇÃO: DECLAN DALEGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE ABRIL

está entre as limitadas provas encontradas pelo detetive da cidade

homicídio do seu parceiro.

O abraço da serpenteREALIZAÇÃO: CIRO GUERRAGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE ABRIL

uma rara e sagrada planta.

HardcoreREALIZAÇÃO: ILYA NAISHULLERGÉNERO: AÇÃO CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE ABRIL

cenários, e um plano para dominar o mundo. Está em Moscovo,

da Semana

em foco « 2

Muito tem sido falado sobre o abandono dos idosos, de pessoas que são encontradas sem vida na sua casa, que ficam num lar de idosos, num hospital ou num estabelecimento prisional sem receber nenhuma visita.

Existem muitas formas de abandono e de solidão, assim como, muitos idosos que se sentem usados pois só veem os filhos ou familiares aproximarem-se com o interesse em alguma coisa.

A sociedade evoluiu de forma muito rápida, sendo que hoje tudo muda de um segundo para o outro, mas esta mudança nem sempre foi para melhor. Hoje as pessoas não têm tanto a preocupação umas com as outras, cada um pensa apenas no seu “quintal”.

Com a chegada das tecnologias de informação, cada vez mais as pessoas comunicam através de mensagens nas várias plataformas ou redes sociais, e desta forma vão-se perdendo as tendências de convivência entre as mesmas.

Numa situação comum, à noite os vários membros de uma família deveriam conviver. Mas, em vez disso, estão todos em frente a uma televisão, computador, Tablet ou smartphone a “comunicar”.

Na verdade, as pessoas estão a viver cada vez mais sozinhas, mesmo estando rodeadas de uma multidão. Por este motivo, temos conhecimento do aumento dos casos de depressão e tentativas de suicídio.

Por sua vez, a solidão é a prova de que existe uma carência espiritual dentro do ser humano, pois quando o indivíduo não tem dentro de si a força espiritual então é certo e sabido que se sente só, mesmo que esteja rodeado de uma multidão.

Este é mais um sinal do afastamento do ser humano de Deus, e esta é a maior razão para as pessoas considerarem que vivem em solidão.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

A solidão do século XXI

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

SECA NA TAILÂNDIA: O país foi atingido pela pior seca em décadas, devido ao fenómeno El Niño combina-d o com o tempo quente sazonal.

RUNGROJ YONGRIT/EPA

OBJETIVA

RUNGROJ YONGRIT/EPARUNGROJ YONGRIT/EPA

Diretor: F [email protected]: IurdRedação: Assistentes de Redação: Cláudia Pereira e

Paginação: Eliane Rosa Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC Propriedade: IURD Sede administrativa: F

NIPC: Periodicidade: Impressão: Lidergraf,

Tiragem: Depósito Legal: Distribuição: Circulação: Portugal Continental e Ilhas.

FOLHA DE PORTUGAL

FEIRASMOTORCLÁSSICO

■O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 8, 9 e 10 de abril. A 12ª edição do maior evento português relacionado com automóveis históricos e clássicos reúne mais de 150 expositores de vários países. Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa diversifi cado e motivador, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige a apreciadores do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.A programação inclui duas novas exposições temáticas dedicadas à BMW e às motorizadas Vespa, o tradicional leilão de automobília, passeios e concentrações de clássicos, entre outras atividades que celebram o universo motorizado clássico.

SUGESTÕES∫

“O Semestre Invisível” ESTÁS EQUIPADO(A) PARA A ESCALADA PROFISSIONAL?

O nosso percurso académico: partilha de experiências dos Professores Dra. Isabel Graes e Mestre Jorge Testos Faculdade de Direito / UL

Descobre o que é o Centro de Estudos Judiciários!Professor Fernando Silva

UMA INICIATIVA: APOIOS:

Palestra Motivacional

fje.pt

28E / 737 (sentido Castelo)

Como chegar:Auditório do Centro de Estudos Judiciários Rua do Limoeiro, nº 15Inscreve-te por e-mail ou sms: [email protected] ou pelo 918 795 518 (Coloca Nome + Escola/Faculdade + Ano)

CULTURAISCULTURAISCULTURAISCULTURAIS

PUB

Page 3: Folha de portugal – edição 641

a sua carreira

a descoberta

3» sete dias

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.pt

■A Câmara de Reguengos de Mon-saraz, distrito de Évora, já distribuiu 70 parcelas de terreno à população, no âmbito do projeto Hortas Urbanas, e prevê ainda ceder lotes a pessoas com mobilidade condicionada.

■O primeiro ano da presença das companhias aéreas de baixo custo nos Açores colocou a região na moda, conferindo-lhe notoriedade. A Ryanair e a EasyJet, voam há um ano para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

■O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento aumen-tou pela oitava semana consecutiva. Registou-se uma subida de meio cên-timo por litro no gasóleo e de dois cêntimos por litro na gasolina.

■Um estudo norte-americano estima que o uso recorrente das redes so-ciais como o Twitter ou o Facebook, é um sinal de depressão ou um risco acrescido de desenvolver esta pato-logia do foro mental nos jovens.

VERSO

FRENTE

3/4/1943

O presidente Truman promulga o Plano Marshall nos EUA.

4/4/1968 Morre Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos.

6/4/1968Começa a chamada Primavera de Praga, o levantamento contra o regime fiel a Moscovo.

7/4/1893Nasce em São Tomé e Príncipe, o escritor português José de Almada Negreiros.

5/4/1994

Suicida-se Kurt Cobain líder dos Nirvana, a banda de Seattle, nos Estados Unidos.

9/4/2007A Rússia anuncia a 1ª central nuclear flutuante do mundo.

8/4/1993Realiza-se o primeiro transplante do pâncreas em Portugal.

5 passos para se tornar no chefe idealUma equipa motivada é essencial para que uma empresa consiga obter bons resultados. Existir um bom líder é fundamental.

■Estar na direção de um departamento de uma empresa exige diversas competências profissionais. No entanto, saber como tratar as pessoas que trabalham para si é essencial para que os seus colaboradores se sintam sempre motivados e realizem as tarefas que lhes são direcionadas da melhor maneira.

1.Coloque os seus colaboradores em primeiro lugarPara ser um bom chefe e estimular a motivação dos seus colaboradores, tente colocá-los sempre em primeiro lugar. Pergunte-lhes acerca dos interesses pessoais e tente criar soluções para que possam realizar as suas funções na empresa da melhor maneira.

2.Lute pelos direitos dos funcionáriosSempre que necessário, lute pelos direitos dos seus funcionários. Afinal, são eles que o ajudam a

realizar o trabalho destinado à sua área, pelo que é essencial que os mantenha motivados e que saiba como ter uma voz ativa sempre que eles precisem da sua ajuda para defender uma ideia.

3.Aprenda a lidar com os problemas de maneira positivaManter os seus funcionários motivados depende também da forma como os trata e de como comunica com eles. É preciso que o relacionamento funcione de maneira clara, para que seja forte. Por isso, sempre que se deparar com algum problema, saiba como lidar com ele de maneira positiva, incentivando o trabalho em equipa para que tudo se possa resolver.

4.Esteja visível e acessívelPara que os seus colaboradores vejam que podem contar consigo, é importante que faça o possível para estar presente no mesmo local de trabalho em que eles se encontram.

Mesmo que não possa passar todo o período do horário de trabalho com eles, certifi que-se que sabem que é uma pessoa acessível e ofereça formas de ser contactado sempre que necessário.

Sempre que se deparar com algum problema, saiba como lidar com ele de maneira positiva

5.Trate as pessoas como gostaria de ser tratadoUma das melhores maneiras de garantir que os seus colaboradores estão satisfeitos com a sua gestão, é tratá-los da forma como gostaria de ser tratado. Não ignore as necessidades das pessoas que trabalham para si e procure analisar todos os problemas a fundo para encontrar a melhor solução possível.

FONTE: UNIVERSIA.PT

Inaugurada a Cidade do FutebolA nova casa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e centro de treinos das seleções, fi ca no Alto da Boa Viagem, em Oeiras.

■No torneio, participaram quatro seleções sub-15, num total de 84 jogadores.

Em prova esteve a habitual seleção nacional sub-15, comandada por João Aroso, mais três seleções compostas por jovens observados pela estrutura técnica da FPF, em colaboração com as 22 associações distritais e regionais de futebol.

A seleção A feminina será, por seu turno, a primeira seleção nacional a treinar na Cidade do Futebol, tendo em vista o encontro de qualifi cação para o Euro2017 diante da Espanha, a 8 de abril, na Covilhã.

A infraestrutura foi inaugurada a 31 de março, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, na qual

participou também o primeiro--ministro, António Costa.

A Cidade do Futebol foi construída ao longo dos últimos 17 meses e vai agregar a sede da FPF e o Centro Logístico e de Treinos das Seleções Nacionais.

O complexo servirá também em maio de base aos trabalhos da Seleção Nacional A, que representará Portugal no Euro2016, competição que decorrerá em França de 10 de junho a 10 de julho.

FONTE: LUSA

Page 4: Folha de portugal – edição 641

sete dias « DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

■Desde o dia 31 de março, que os contribuintes são obrigados a mudar de browser (programa para navegar na Internet), para poderem enviar a sua declaração do IRS por via eletrónica, segundo a Autoridade Tributária (AT). A AT aconselha o uso do Internet Explorer, Firefox ou Safari (para Mac Os X).Segundo a AT, fabricantes de browsers anunciaram que não

suportariam a tecnologia NPAI e, em consequência disso, as versões Google Chrome e do Microsoft Edge não suportam os aplicativos Java.Num comunicado à agência Lusa, a AT realça que “continua a trabalhar em soluções que permitam a utilização generalizada nos ‘browsers’, de modo a garantir uma maior universalidade de utilização”.

Browsers para IRS

ESPAÇO DO CIDADÃOIRS

PUB

FONTE: LUSA

aconteceu

Produtores de leite açorianos estão falidosUm ano após o fi m das quotas leiteiras na União Europeia (UE), cerca de 60 por cento dos 2.132 produtores de leite dos Açores, que representam 30 por cento da produção nacional, estão emsituação de falência técnica.

■Na sequência da liberalização do mercado europeu, a 1 de abril de 2015, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, considerou que o setor leiteiro está a atravessar a sua “maior crise

de sempre” e defendeu a adoção de medidas regionais, nacionais e europeias para inverter a situação.

No âmbito da crise do leite, que veio a desencadear diversas manifestações da parte dos produtores, a Comissão de

Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu visitou os Açores, em novembro de 2015, para constatar presencialmente as difi culdades com as quais o setor se confrontava.

Medidas de auxílioAntes deste estado de falência, a Comissão Europeia, em setembro de 2015, anunciou um pacote de ajudas de 500 milhões de euros para todos os Estados-Membros, o que Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores considerou “insuficiente” e “mal direcionado”, uma opinião partilhada pelos responsáveis pelo setor nos Açores.

Na semana passada, o Governo dos Açores anunciou, entre

outras medidas, um programa de reestruturação do setor que se estima que venha a retirar da atividade 200 produtores, prevendo-se uma compensação financeira aos produtores de leite de vaca da região que se comprometam a abandonar a produção.

Foi ainda aprovado um Sistema de Apoio Financeiro à Agricultura da Região Autónoma dos Açores, que terá um volume de empréstimos de cerca de 80 milhões de euros.

Os ministros europeus admitem a necessidade de reduzir a procura, mas o estado de falência dos produtores de leite, continua a ser preocupante.

FONTE: LUSA

O estado de falê ncia dos produtores de leite, continua a ser preocupante

Dia Mundial da Saúde O dia é celebrado anualmente, com o principal intuito de recordar a todas as pessoas a importância de cuidar da sua saúde e investir na mesma.

■A data é comemorada a 7 de abril, anualmente, e foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que o dia passou a ser recordado como o Dia Mundial da Saúde.

Todos os anos a organização escolhe um tema central para ser debatido, pois com a existência de vários problemas de saúde e doenças que têm marcado a vida de muitas

pessoas que combatem a mesma, torna-se importante um debate para chegar à melhor solução.

Por outro lado, mesmo não sendo portador de alguma doença, é importante a escolha de um tema específico até mesmo para uma prevenção e não propagação da mesma. Este ano o tema do Dia Mundial da Saúde é a diabetes, estando prevista a apresentação do primeiro relatório mundial sobre a doença.

4

Page 5: Folha de portugal – edição 641

» atualidade 5TECNOLOGIA

Militares portugueses em missão

Tribunal da Relação de Guimarães

■Um grupo de 54 militares do 2º Batalhão de Infantaria partiu, no passado dia 30 de março, da Base Aérea do Montijo rumo ao Kosovo, com o objetivo de garantir a segurança da popula-ção e a estabilidade no território. O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, esteve no local para se despedir dos militares e destacou a importância desta força portuguesa no Kosovo.

■O Tribunal de Guimarães, condenou uma empresa a pagar mais de 172 mil euros a um trabalhador que se despediu, por alegadamente ser vítima de assédio moral por parte da administração. O trabalhador alegou justa causa para o despedimento e o tribunal, deu--lhe razão, condenando a empresa a pagar-lhe aquele valor, referente à indeminização de antiguidade e danos não patrimoniais.

FORÇAS ARMADAS JUSTIÇA

Empresas portuguesas de inovação tecnológica em destaque O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, destacou a capacidade de inovação da indústria portuguesa da defesa, pela qual novos produtos e serviços são concebidos, produzidos e comercializados.

■A indústria portuguesa de defesa é um setor que vai além da capacidade militar e abrange desde a alimentação, ao têxtil, passando pelos sistemas de software e pela engenharia.

O “Portuguese Industry Day at NSPA”, foi um evento que teve como objetivo promover as sinergias entre as empresas nacionais e a NSPA (Agência de Apoio da NATO), a fim de, potenciar oportunidades de negócio e de aumentar as exportações portuguesas impulsionando a participação das empresas nos contratos da agência.

O evento realizado recentemente no Luxemburgo, contou com a presença de 64 empresas e 94 empresários portugueses dos mais variados setores, desde o calçado, passando pelo têxtil, naval e aeroespacial.

Inovação tecnológica “Evidentemente, na área da defesa tem se comer, as pessoas vestem-se e na área de defesa também precisam de sistemas de refrigeração e por

ao contrário do que possamos pensar, nós termos uma estrutura de pequenas e médias empresas pode não ser um inconveniente. É evidente que o ser grande não tem defeito mas o ser pequeno ou médio também não é inconveniente, uma

vez que isso dá-nos muito mais agilidade, dá-nos mais capacidade associativa a outros projetos”, sublinhou Azaredo Lopes, à agência Lusa.

Segundo o mesmo, em declarações à agência noticiosa, as

empresas “são fonte de inovação, quer na tecnologia quer nos processos de produção”.

Continuar a inovaçãoÉ importante manter as boas heranças, como esta da inovação tecnológica, para isso é necessário ensinar e despertar nos mais jovens, a curiosidade pela área.

Cerca de 150 jovens de diversas idades e pontos do país estiveram no Fundão, para participarem numa iniciativa de cariz tecnológico e estarem em contacto com as novas tecnologias.

Denominado “Ignite your Future”, o evento é organizado numa parceria entre a Câmara Municipa l do Fundão, a Universidade da Beira Interior e a empresa multinacional Altran. O objetivo é que os jovens “usufruam de um programa de contacto, aprendizagem e competição em torno de componentes tecnológicas que constituem as competências profissionais do futuro”, explica a empresa à agência Lusa.

“Na génese da realização do ‘Ignite Your Future’ está a intenção de dar a conhecer esta região, as suas intenções, empresas e pessoas aos jovens que, a curto prazo, irão tomar opções decisivas quanto ao seu futuro profissional, seja na escolha da área de estudo no ensino secundário ou na escolha do curso superior”, refere a Câmara do Fundão em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Entre os objetivos destacados está também o de se querer “reforçar a posição que esta região vem ocupando enquanto destino competitivo para a fixação de empresas e profissionais deste setor”, concluiu.

aí adiante”, disse o ministro da Defesa Nacional, no final de uma visita à sede da agência de compras da NATO, NSPA, em Capellen, Luxemburgo, à Lusa.

Sessenta e quatro empresas portuguesas mostraram os seus produtos e serviços na NSPA, que em 2015 contratualizou cerca de

33 milhões de euros a empresas portuguesas, dos quais 30 milhões de euros à OGMA-Indústria de Aeronáutica de Portugal.

“É bom termos presente que,

1,1%O índice de produção industrial registou uma subida homóloga de 1,1% em fevereiro, de-pois de um crescimento de 0,1% em janeiro, segundo dados publicados pelo Instituto

um crescimento da indústria portuguesa, que produziu, consequentemente, mais nestes primeiros meses do ano.

Sobe

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.pt

As empresas “são fonte de inovação, quer na tecnologia quer nos processos de produção”

-Azeredo Lopes, ministro da Defesa Nancional, destaca a importância da inovação tecnológica das empresas

¡Redação

MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA

Page 6: Folha de portugal – edição 641

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt tema capa « 6

A bandono, desamparo, angústia e até mesmo desespero, são alguns dos

sentimentos que nos vêm à cabeça quando se refere a palavra solidão.

O fim de uma relação amorosa, uma discussão com o grupo de amigos mais próximos, decepções com os colegas de trabalho, mudança de cidade... São vários os acontecimentos da vida de alguém que podem desencadear o sentimento de solidão.

Contudo, esta só se manifesta na nossa vida e só nos atinge, dependendo do modo como lidamos com a mesma. A maioria das pessoas recorre aos excessos: de trabalho, de exercício, de isolamento, de comida, de bebida, entre outros, o que acaba por gerar um desequilíbrio ainda maior.

Mas e se descobrir que não tem que ser assim? Estar sozinho não

deve ser motivo de vergonha, pelo contrário, deve encarar esse facto com dignidade. Porquê? Porque a solidão pode ser uma forma de se autoanalisar e descobrir um caminho para uma vida melhor.

“Todas as pessoas deveriam ficar

sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir a sua força pessoal”, refere o psicólogo e psicoterapeuta brasileiro Marcos Bueno à revista Super Interessante.

O individualismoQuase todas as pessoas se sentem

Solidão: estamos a viver uma cultura individualista?

SABIA QUE...

A solidão pode mesmo afetar a saúde? Um estudo publicado numa das mais importantes re-vistas científicas, mostra que a solidão pode afetar a produção de glóbulos brancos, as células responsá-veis pela defesa do nosso organismo, dando origem a um sistema imunológico mais debilitado e a um risco maior de inflamações.

A solidão é mais perigosa do que a obesidade? Na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, foi provado que a solidão chega a matar duas vezes mais do que a obesidade, pois aumenta a pressão arterial.

A solidão piora a qualidade do sono? Isto ocorre pelo facto de que quando uma pessoa se sente isolada, fica mais atenta a qualquer ameaça e acorda ao mais pequeno barulho.

A solidão aumenta a probabilidade de depressão? Uma pesquisa realizada na Suécia e na Finlândia, cons-tatou que 80% das pessoas que vivem sozinhas têm mais hipóteses de se tornarem depressivas, em com-paração com as que moram com amigos ou parentes.

Todos nós já nos sentimos sozinhos em algum momento das nossas vidas. A solidão não é apenas estar sozinho, mas sim sentir-se só, numa mistura de vazio e de isolamento.

A solidão pode ser uma forma de se autoanalisar e descobrir um caminho para uma vida melhor

¡Joana Marques [email protected]

Page 7: Folha de portugal – edição 641

» tema capa 7DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.pt

COMO LIDAR COM A SOLIDÃO

Lidar com a solidão não é uma tarefa fácil mas, não é impossível. Procure atividades para fazer: viaje, faça novos amigos, inscreva-se num curso de algo que gosta ou dedique-se a uma causa social. O importante é não achar que está des-tinado à solidão.

Aprecie os benefícios de ficar sozinho: em vez de pen-sar que ficar sozinho é mau, use os momentos tranquilos para apreciar as coisas boas que existem na sua vida. Ter

uma atitude positiva pode torná-lo alguém ainda mais interessante.

Evite expressões exageradas: quando se sente sozinho, pode pensar “nunca me convidam para nada” ou “as pessoas evitam-me”. Pensar assim, só vai fazer com que se sinta ainda mais só e acaba por criar um ciclo vicioso.

Aposte no autoconhecimento: procure observar-se mais, valorizar as suas conquistas, ouvir a sua própria voz e respeitar aquilo que ouve e sente. Se não aprender a apreciar a sua própria companhia irá sentir-se sempre só.

sozinhas por vezes mas, por norma, não é uma situação específica que nos faz sentir assim, mas sim o modo como a encaramos.

O homem é um ser social, e mesmo no início da criação, Deus constatou que ele não devia estar só, e criou alguém que o pudesse ajudar.

As relações com outras pessoas fazem-nos crescer como pessoas em todos os sentidos, aprendemos a lidar com as falhas alheias e descobrimos também as nossas.

Em crianças, é-nos ensinado que devemos ser amigos de todos, que devemos partilhar os nossos brinquedos. Na adolescência, cresce a ilusão de que quantos mais amigos tivermos, mais populares somos e, consequentemente, mais felizes; mesmo quando adultos, a própria sociedade acaba por discriminar quem não tem amigos, sendo muitas vezes considerados antissociais.

Mas o facto é que, a mesma sociedade que nos incute esses conceitos, também nos está a afastar cada vez mais uns dos outros. Existem três exemplos práticos do dia a dia, que provam o crescimento de uma sociedade cada vez mais individualista.

Quer pela redução do tamanho das casas, quer pela quantidade cada vez maior de pessoas divorciadas e idosas, há um aumento significativo

do número de pessoas que vivem sozinhas.

O trabalho e a necessidade de superarmos os outros para nos destacarmos na nossa função e manter o emprego, suga-nos cada vez mais tempo, e passamos a ter menos disponibilidade para estar com os amigos.

As redes sociais como o Facebook e ferramentas como o Skype ou o WhatsApp permitem-nos comunicar com qualquer pessoa, independentemente da distância, mas o contacto físico perde-se e vai--nos tornando seres cada vez mais isolados num mundo, teoricamente, mais global.

O antídoto para a solidãoA solidão custa muito mais a vencer a quem não gosta de si próprio, a quem não sente admiração por si mesmo, a quem não consegue identificar as suas qualidades nem perceber o seu próprio valor, e a quem não aprendeu a amar e a respeitar-se.

A solidão é, antes de mais, a oportunidade que temos de nos confrontar com tudo o que está dentro de nós e de nos conhecermos melhor. Por esse motivo, a palavra não nos deve causar pânico ou medo de ficarmos sozinhos para sempre, deve antes motivar cada um a conhecer-se melhor a si próprio.

Page 8: Folha de portugal – edição 641

DOMINGO ¡ 30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

CONSUMO

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

PUB

Há mais reclamações dos consumidores portuguesesOs consumidores podem reclamar recorrendo ao Livro de Reclamações, obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados, ou online, no site do portal do consumidor.

■Os consumidores portugueses estão mais atentos aos seus direitos e sabem quando devem ou não reclamar acerca de um serviço ou produto.

Dados da Direção-Geral do Consumidor, mostram que em 2015, foram apresentadas uma média de 831 queixas por dia, através do Livro de Reclamações. Do total de 303.548, a maioria era dirigida à ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

A entidade, tutelada pelo Ministério da Economia, refere um aumento de 21,2 por cento de reclamações face a 2014, quando foram registadas 250.356 queixas. A tendência para o aumento das mesmas tem vindo a verificar-se desde 2011, sendo que, entre esse ano e o seguinte houve um aumento de 36 por cento nas reclamações.

“Este aumento do número de reclamações prova que os consumidores portugueses estão, cada vez mais, conscientes dos seus direitos e da importância de exercê-los”, é referido num

comunicado do Ministério da Economia, citado pela Lusa.

De quem se reclama mais?Do total de reclamações recebidas, a maioria foi dirigida à ASAE (155.612), seguida pela Entidade Reguladora da Saúde (52.215) e pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações

(49.764), revelam os dados da Direção-Geral do Consumidor, divulgados no Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que se assinalou recentemente.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu ainda 13.644 queixas, o Banco de Portugal (BdP) 8.752, enquanto que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) tiveram 6.696 reclamações.

No que diz respeito ao maior

aumento de número de queixas, destaca-se a Entidade Reguladora da Saúde, passando de 7.942 em 2013 para 52.215 em 2015, uma subida de 156,4 por cento.

No lado oposto, com menos reclamações, encontra-se o Banco de Portugal, com uma quebra de 3,5 por cento entre 2013 e 2015, passando de 9.400 queixas para 8.752. Também a ANACOM viu reduzir o número de reclamações no mesmo período, passando de 61.620 para 49.764, menos 10,1 por cento.

Direitos dos consumidoresEm Portugal, os direitos do consumidor estão consagrados na Constituição da República Portuguesa e pela Lei de Defesa do Consumidor, e englobam o direito à proteção da saúde e segurança; o direito à qualidade dos bens ou serviços; o direito à proteção dos interesses económicos; direito à prevenção e à reparação de prejuízos; o direito à formação e à educação para o consumo; o direito à informação para o consumo; o direito à representação e consulta e o direito à proteção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

Os consumidores estão, cada vez mais, conscientes dos seus direitos

¡Joana Marques [email protected]

atualidade « 8

Page 9: Folha de portugal – edição 641

■A ilha da Madeira enfrentou um programa de ajustamento em dose dupla, uma vez que, sofreu a austeridade nacional e depois teve um programa de ajustamento próprio. Se um já era muito mau para os habitantes da “pérola do atlântico”, ter de enfrentar esta situação em dose dupla foi, com certeza, muito mais complicado.

A realidade é que os empresários portugueses enfrentam muitas difi culdades para levar a “bom porto” a sua empresa, isto porque a legislação tem sofrido muitas mudanças nos últimos anos, quer no aspeto fi scal e mesmo laboral, o que tem difi cultado até mesmo a captação de investimento estrangeiro.

Com a intenção de mostrar que cada empresário é capaz de mudar o rumo da sua organização é que existe o Encontro Empresarial, realizado em Portugal continental e nas ilhas, assim como, em alguns países europeus. Esta palestra motivacional já está a dar muitos frutos, tanto pelas empresas recuperadas, como pelas que foram iniciadas e já estão a dar frutos.

Este trabalho tem sido realizado de várias formas e não se encerra apenas nas palestras mensais, mas num acompanhamento muito próximo prestado pelo orador Manuel Teixeira, com aconselhamento e com visitas aos participantes do Encontro Empresarial.

InovaçãoNo último fi m de semana, o Encontro Empresarial foi realizado no Funchal, capital da ilha da Madeira, onde o

orador Manuel Teixeira participou por vídeoconferência, passando para todos os empresários insulares as linhas mestres do tema referente ao mês de março.

Todos os presentes receberam a direção de como tornar a sua empresa mais rentável, a forma como fazer o seu negócio dar lucro, enfi m, alcançarem o sucesso que um empresário ou um gestor deseja para a sua organização.

Os participantes, no final deste evento, puderam conviver e trocar contactos que podem vir a revelar-se uma fonte de parceria. Todos saíram com o desejo de participar no próximo evento e saber qual será o próximo ponto de aprendizagem, pois estes eventos fornecem aos participantes ferramentas úteis para o dia a dia das empresas, e servem como força motivadora dos empresários.

ENCONTRO EMPRESARIAL

Folha de Portugal (F.P.): Como chegou ao mundo dos negócios?Sónia Vieira (S.V.): Trabalhava com a minha mãe já neste ramo, e quando tive uma oportunidade abri a minha própria empresa de limpezas e restauração.

F.P.: Como estava a sua visão como empresária?S.V.: No início tinha uma visão muito pequena, de trabalhar apenas para me sustentar, mas com o tempo aprendi a lutar por objetivos maiores.

F.P.: E em que consiste a sua empresa?S.V.: A minha empresa chama-se Dicas d’Esperança e apresenta muitas opções em serviços e prestação de serviços. Nas diversas atividades, destacam-se as limpezas de casas, escritórios, apartamentos e fi nais de obras, e fazemos também jardinagem.

F.P.: Como é que o Encontro Empresarial a ajudou no

sucesso como empresária?S.V. : Através da minha participação nos Encontros Empresariais, aprendi a ampliar a minha visão, ser mais ambiciosa, ter mais objetivos e lutar pelos meus projetos. Aprendi também a nunca desistir ainda quando surgem lutas ou problemas inesperados.

F.P.: Qual é a sua visão para o futuro?S.V.: Estamos a trabalhar para conquistar uma nova empresa noutro segmento.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? S.V.: Deixo o conselho de não ter medo, pois as adversidades sempre irão surgir no meio do caminho. Arrisquem e acreditem que tudo é possível. Para que a sua empresa tenha um bom desenvolvimento, é uma mais valia participar nos Encontros Empresariais!

SÓNIA VIEIRA, MADEIRA

“ARRISQUEM E ACREDITEM QUE TUDO É POSSÍVEL”

ENTREVISTAEmpresários insulares aprendem a inovarA conjuntura nacional e internacional não se apresenta muito favorável para quem tem que gerir uma empresa ou iniciar uma, mas a realidade dos empresários insulares ainda é mais limitada.

Este trabalho não se encerra apenas nas palestras mensais, mas num acompanhamento muito próximo

¡João [email protected]

PUB

9» economia DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.pt

Page 10: Folha de portugal – edição 641

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt 10 reportagem «

GOVERNO DO BRASILO PMDB (Partido do

Movimento Democrático Brasileiro), o mais representado no governo do Brasil aprovou uma moção onde decidiu abandonar o governo. A decisão foi tomada numa reunião com duração de menos de quatro minutos, sendo que implica que os seis ministros que integram a coligação devem demitir-se.

CONDENAÇÃO EM ANGOLA

O tribunal de Luanda condenou no passado dia 28 de março, os 17 ativistas angolanos julgados por coautoria de atos preparatórios para uma rebelião, a penas entre dois a oito anos de prisão. Foram também condenados por associação criminosa pelo tribunal. No caso de Luaty Beirão, a pena foi de cinco anos e seis meses de cadeia.

pelo mundo

INVESTIGAÇÃO NOS EUAA polícia federal dos EUA

(FBI) conseguiu desbloquear o iPhone usado por um dos atacantes de San Bernardino, revelou o Departamento de Justiça, terminando um processo judicial conflitual com a Apple. Com este acesso ao aparelho pelo FBI, o Departamento de Justiça já não precisa da assistência da empresa.

TRANSPORTES NA ALEMANHA

Uma ferroviária alemã criou carruagens exclusivas para mulheres em alguns dos seus comboios. A transportadora defende que o principal objetivo é aumentar a segurança nas viagens, rejeitando que se trate de uma resposta aos casos de recentes agressões sexuais. Crianças até aos 10 anos também são permitidas.

Entre tradições e inovações há mudanças comportamentais nas escolasO abandono escolar precoce em Portugal é uma questão de interesse público, pois cada vez mais os alunos têm deixado os livros para trás, ou demonstrado o seu desagrado com a escola através dos comportamentos.

■As mudanças no ensino têm sido tomadas para melhorar os resultados, porém, há que questionar, se as mesmas têm ajudado os alunos e os motivado para continuarem a estudar.

Segundo dados do INE, ainda existe em Portugal, 13,7 por cento de jovens entre os 18 e os 24 anos, que deixaram de estudar sem completar o ensino secundário. São dados preocupantes, e que obrigam a analisar dados específicos da educação em Portugal, para entender os principais motivos deste nível elevado do abandono escolar.

Sintomas do abandonoO estudo, Health Behaviour in School-aged Children, realizado de quatro em quatro anos e baseado nas respostas de mais de 220 mil adolescentes europeus e norte-americanos, foi apresentado recentemente em Bruxelas.

A recolha foi feita em escolas com sexto, oitavo e décimo ano de escolaridade, com o objetivo

de avaliar hábitos, consumos e comportamentos, com impacto na saúde física e mental, em diferentes fases de crescimento, aos 11, 13 e 15 anos, respetivamente.

Cerca de um quarto dos adolescentes de 15 anos, dos 42 países e regiões inqueridos, afirmam que a escola vai mal. A Arménia tem o melhor resultado,

a Bélgica francófona o pior e Portugal surge na 33ª pior posição, sendo que apenas 11 por cento dos rapazes e 14 por cento das raparigas dizem que gostam bastante da escola.

No que toca à pressão que sentem com a vida escolar, os adolescentes portugueses apresentam também os piores resultados, aos 11 anos aparecem no fim da tabela, com a 38ª pior autoavaliação do

desempenho escolar e aos 15, só 35 por cento das raparigas e 50 por cento dos rapazes consideram que têm bom desempenho escolar.

Comportamento escolarHá quem defenda que a escola não tenha mudado muito, mas sim a atitude e o mau comportamento dos alunos tem vindo a aumentar progressivamente.

Gostar da escola, sempre foi uma afirmação estranha de se ouvir, e até normalmente atribuída apenas aos mais “cromos”.

Tatiana Carmo, tem 18 anos, e após reprovar várias vezes, aos 17 ainda não tinha ingressado no ensino secundário. Perante esta situação decidiu tirar um curso profissional de Turismo, onde se depara com um comportamento fora do normal.

“A maior parte dos meus colegas são muito faladores, desconcentrados, estão sempre com pressa para acabar as aulas, têm comportamentos reprováveis, como atirar os apagadores ou saírem e entrarem da sala quando lhes dá na cabeça... Mas também

existem alunos aplicados, eu considero-me uma, e nós procuramos aprender e entender o lado dos professores”, explica.

Para a psicóloga Ana Corte, existe uma possível explicação para estes comportamentos. “É como se o professor e o aluno tivessem deixado de remar no mesmo barco, pelo mesmo objetivo, e passassem a andar em barcos diferentes.

Por um lado, temos os alunos, que têm sido educados de uma forma cada vez mais liberal, por conta da mudança dos valores sociais. Grande parte das crianças têm crescido menos submissas aos pais, e consequentemente às autoridades sociais. Os pais têm um estilo de vida diferente do passado, trabalham muito e mesmo sem haver essa intenção, isso influencia muito a educação de uma criança.

Além disso, na generalidade, há um desinteresse muito grande pela escola, pela rigidez do sistema de ensino, que muitas vezes é pouco apelativo porque desperta pouco a capacidade de pensar por si próprio e aprender a resolver problemas”, conclui.

“É como se o professor e o aluno tivessem deixado de remar no mesmo barco”

¡Redação

Page 11: Folha de portugal – edição 641

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.pt 11

■O livro que explica as suas lutas, as várias perseguições e também as suas principais conquistas, é a descrição da vida de um homem que perante as várias circunstâncias, não pôde ficar indiferente e decidiu agir para ajudar a outros.

Edir Macedo, na trilogia do Nada a Perder, desvenda segredos, que para ele nunca estiveram escondidos, mas que para os que o rodeiam é relevante conhecer e entender.

No primeiro e segundo volume da autobiografia, o autor surpreendeu a muitos com revelações profundas, conquistando milhões de leitores em todo o mundo. Mas a trilogia chegou ao fim e o terceiro volume, Nada a Perder 3- Do Coreto ao Templo de Salomão: A Fé Transforma, trouxe mais revelações e abriu o entendimento físico, espiritual e emocional de muitos leitores.

Nada a Perder na RússiaChegou a vez da Rússia receber o último volume da trilogia, no

passado dia 19 de março, com apresentação no hotel Four Seasons, em Moscovo. O lançamento do livro, contou com a presença de centenas de pessoas, oriundas de várias cidades do país, entre elas membros do CdA, simpatizantes e até curiosos.

Foram adquiridos mais de cinco mil exemplares e os presentes puderam conhecer em breves momentos, um pouco mais sobre o trabalho do CdA.

“O lançamento dos volumes anteriores foi um sucesso e este não fugiu à regra. O livro tem dado aos leitores uma visão ampla de que não existem impossíveis para a Fé”, declara um dos membros da organização do lançamento.

Neste volume, Edir Macedo

revela as várias provações e dificuldades ultrapassadas para alcançar os mais sofridos, nos quatro cantos do mundo. Revela também os segredos da realização do seu

casamento e da sua família, e como ocorreu o crescimento da Igreja Universal, que teve início num coreto, no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, até à construção do

Templo de Salomão, em São Paulo.Uma história que não descreve

apenas a dimensão da obra física mas, sobretudo, a espiritual, alcançada com a mão de Deus.

História de superação de Edir Macedo chega à RússiaO livro Nada a Perder tem dado a volta ao mundo e levado a várias pessoas, desde simpatizantes, curiosos, críticos e membros do Centro de Ajuda (CdA), a história de superação de Edir Macedo.

Uma história que não descreve apenas a dimensão da obra física mas, sobretudo, a espiritual

¡Redação

» internacional

Page 12: Folha de portugal – edição 641

■Cada vez mais corremos contra o relógio e somos absorvidos pelo trabalho, pelos estudos, pelas tarefas domésticas, etc. Naturalmente, a uma determinada altura o nosso corpo dá sinal de cansaço e de falta de energia. Antes que isso aconteça, analise o seu estilo de vida e pense no que pode mudar.

1 – ExercícioDesde caminhar cerca de 30 minutos por dia, ir ao ginásio, correr junto ao mar, subir escadas, fazer alongamentos, enfim... mexa-se! Isto irá proporcionar-lhe mais agilidade, elasticidade, força e energia.

2 – ÁguaA água é excelente para recarregar baterias e para manter a hidratação. Beba cerca de oito copos por dia ou então, tenha junto de si uma garrafa de pelo menos 1,5 litros.

3 – Frutas e legumesFaça refeições mais ricas em legumes e fruta. Além de serem uma parte essencial de uma dieta saudável têm,

na sua composição, antioxidantes que protegem as células da pele.

4 – Faça algo de que gosteCombinar um café com um amigo, brincar com o seu animal de estimação, fazer aquela aula do ginásio que anda a adiar... Enfi m, tire algum tempo para si e usufrua da melhor maneira.

5 – Seja você mesma e sinta-se bem com issoNão se compare com as outras pessoas. Vai existir sempre alguém que faça algo melhor que você, mas não se esqueça que o inverso também acontece. Tenha consciência daquilo que é e tenha noção daquilo em que é talentoso, estimulando isso mesmo.

6 – DescontraçãoNem sempre é fácil, mas tente ter calma e não leve as coisas tão a sério. Seja mais descontraído e mantenha a mente aberta. Tente fazer um pouco de meditação todos os dias, mesmo que por poucos minutos para ajudar a relaxar e revigorar.

7 – RirRir é bom e faz bem ao coração!

Sorrir estimula o cérebro a libertar endorfina e serotonina, as responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar, para além de ativarem o sistema imunológico.

8 – DormirDeve dormir cerca de oito horas por dia e não se esqueça de ter atenção aos hábitos que tem antes de se deitar. Uma noite bem dormida é o início de um dia passado com mais energia e bem-estar.

9 – Trabalhar menosPara pessoas com uma vida profi ssional muito ativa e stressante a propensão de apresentar problemas cardíacos e psicológicos futuros é grande. Saiba distinguir aquilo que é realmente importante na vida e divida bem o tempo entre trabalho e lazer.

10 – Deixar de fumarNão existe uma fórmula certa para deixar de fumar, mas é certo que este é um mau hábito que lhe pode trazer cansaço no dia a dia e até tirar alguns anos de vida.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

bem-estar « 12

FOLHADOS DE ATUM

SEMANARECEITA DA

Preparação:Num tacho leve ao lume a manteiga e a cebola e deixe refogar. Junte o atum e as folhas de manjericão cortadas em pedaços pequenos. Tempere com pimenta com um pouco de sal. Junte a polpa de tomate e as natas e misture bem até que o atum fique bem desfeito. Deixe cozinhar alguns minutos até que

o molho fique apurado e depois deixe arrefecer durante 10 minutos.Divida o recheio e coloque no centro dos quadrados da massa folhada. Depois feche a massa em formato de envelope. Coloque os folhados num ta-buleiro de ir ao forno, pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC durante 25 minutos.

Ingredientes: 250g de massa folhada cortada em 6 quadrados;

1 ovo batido; 1 c. de sopa de manteiga; 1 cebola picada;

3 c. de sopa de polpa de tomate; 2 latas de atum em conserva; 100ml de natas para culinária; 4 folhas de manjericão; Pimenta e sal q.b.

PUB

DOMINGO ¡ 3 abril 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

¡Joana Marques [email protected]

A azáfama do dia a dia é, muitas vezes, prejudicial ao nosso bem-estar e saúde. Mudar o estilo de vida requer paciência e perseverança, mas é possível, por isso não desista!

10 maneiras de ter uma vida mais saudável

Page 13: Folha de portugal – edição 641

J erusalém é a capital e maior cidade de Israel, situada entre o mar Mediterrâneo e o mar

Morto, a cerca de 90 quilómetros a leste de Tel-Aviv, a capital económica do país.

Na Terra Santa, muitos locais têm sido destinos de peregrinação para quem vive a Fé, pois aqui os peregrinos podem tocar e ver manifestações físicas de sua Fé, confi rmar as suas crenças e seguir os passos de Jesus Cristo.

Do Monte do Precipício ao sul de Nazaré, até Cafarnaum, é possível visitar os mesmos lugares e ver as mesmas paisagens que Jesus avistou, ou seja, é uma oportunidade única para se descobrir integralmente as verdadeiras raízes do cristianismo.

A importância para os cristãosA Terra Santa foi marcada para ser o lugar dos “escolhidos” de Deus, e os cristãos atribuem uma elevada importância a Jerusalém devido aos muitos eventos da história da vida de Jesus que ali decorreram.

Para o resto do mundo, Jerusalém representa Deus; o povo de Israel e a terra da promessa, e o lugar da Aliança, de onde saiu e continua a sair a Palavra de Deus.

Descobrir o significado deste local, é pisar o solo da terra escolhida por Deus para um povo e para a Humanidade. Por isso mesmo, realizar uma viagem a Jerusalém não pode ser encarado como uma despesa ou um luxo supérfl uo , nem mesmo como uma viagem de férias, mas deve sim ser vista como um investimento na vida de cada pessoa.

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 3 abril 2016

Pág. 5i

BISPO Júlio Freitas

Pág. 2i

Será que comDeus é só pedir?

Vítimasdo medo

BISPO Edir Macedo

PUB

A importância da Terra SantaJerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo e um lugar Sagrado para os cristãos por ser o cenário de vários momentos da vida de Jesus Cristo, como a Última Ceia, a crucifi cação e a Sua ressurreição.

¡Joana Marques [email protected]

Page 14: Folha de portugal – edição 641

Q ue a Sombra do Altís-simo guie a sua vida HOJE E SEMPRE!

A dica desta semana é para as vítimas do medo. Medo do desemprego, do divórcio, da solidão, da enfermidade, enfi m, medos e mais medos.

Para resistir a esses sentimentos

do inferno, a Bíblia Sagrada tem suprido com a expressão: “NÃO TEMAS”, 366 vezes. Ou seja, para cada dia do ano há um conselho

Divino para não dar ouvidos à voz terrena, mas à Voz que vem do Alto.Outra coisa: a Bíblia mostra claramente que Deus NUNCA

FEZ MILAGRES SEM A PARCERIA HUMANA.

A cura do cego precisou do seu clamor;

A ressurreição de Lázaro precisou da súplica de sua irmã;

A libertação do Egito precisou do clamor dos fi lhos de Israel, etc.

Além disso, ELE NUNCA FEZ MILAGRES NOS BONS MOMENTOS DA VIDA.

O cego tinha de estar cego para ser curado;

Lázaro tinha de estar morto para ser ressuscitado;

Israel tinha de estar escravizado para ser liberto…

Portanto, veja qual é a sua

situação. Ao invés de ficar assombrado pelo espírito do medo, fi que maravilhado que, por pior que seja a sua necessidade, ainda assim, ela é uma GRANDE OPORTUNIDADE PARA ACONTECER UM GRANDE MILAGRE!

Porém, saiba:A intervenção d’Ele na sua vida,

DEPENDE DA SUA PARCERIA E NECESSIDADE.

Não fi que a mendigar a oração. Use a sua própria Fé, corra atrás, como fez o cego, e COBRE DE DEUS o cumprimento da Sua Promessa!

“Foi-me bom ter eu passado pela afl ição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmos 119.71).

DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

2icentro de ajuda . Refl exão

realizar casamentos realizar batizados (adultos) dar aconselhamento matrimonial aconselhar e acompanhar

indivíduos toxicodependentes aconselhamento pastoral participar na Santa Ceia realização da unção com óleo visitas ao domicílio visitas a doentes no hospital visitas a presidiários distribuição de cestas básicas

às famílias carenciadas distribuição de bens (roupas,

mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas acolher o Instituto Português

do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue ajudar a manter o Lar

de Idosos Universal apresentação de crianças (não

batiza crianças, somente adultos) participar no Grupo

de Jovens "Força Jovem" a realização de orações a entrada nas igrejas e

participação nos cultos participação em Concentrações,

em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc. ajudar a manter a Sociedade

“Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down) manter a Fazenda Nova Canaã a realização

de cursos informáticos aconselhar e apoiar na escolha

de uma carreira profissional atendimento telefónico

pela linha amigo 24 horas apoio a mulheres vítimas de abusos apoio e aconselhamento a

indivíduos dependentes alcoólicos visitas a lares de terceira idade dar alimento aos sem-abrigo apoio em catástrofes a realização de atividades lúdicas

e desportivas com os jovens aconselhamento e campanhas

na prevenção do HIV transporte de pessoas

com dificuldades de locomoção estacionamento

no parque da Igreja estudos Bíblicos realizados entrada e participação no maior

Congresso Financeiro do País realização de funerais distribuição do Óleo Santo de Israel cursos de Teologia (IBURD) milagres que acontecem em todos

os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

BISPO Edir Macedo

Vítimas do medo

Por pior que seja a s ua necessidade, ainda assim, ela é uma grande oportunidade

bispomacedo.com.br/ youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

E também na , pelas 14H (HORA DE LISBOA) ,

LISBOA

ÉVORA

COIMBRA

LEIRIA

PORTO

FUNCHAL

AÇORES

PORTIMÃO

107.7 FM

90.4 FM| 95.5 FM

92.6 FM| 98.7 FM| 107.8 FM

101.3FM

95.5 FM

100.0FM

91.1 FM| 91.0 FM| 94.0 FM

91.8 FM| 92.4 FM| 93.7FM

D I A R I A M E N T E 23H àsPALAVRA AMIGA Bp. Macedo

CDA, VIVEMOS O QUE ENSINAMOS E SACRIFICAMOS PELO QUE SONHAMOS!

“ É por i s s o que os m a l va dos nos pe r s e gue m p or que s om os do B E M e f a z e m os o B E M c om o n i ngué m ” B J F

Page 15: Folha de portugal – edição 641

A Semana Santa reveste-se de particular importância para os cristãos por significar a Ressurreição de Jesus Cristo. Nos três dias de maior destaque, a SEXTA-FEIRA SANTA, o SÁBADO DE ALELUIA e o DOMINGO DE PÁSCOA, os vários Centros de Ajuda espalhados pelo país abriram as portas a MAIS DE 50 MIL PESSOAS.

NO CDA VIVEU-SE O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA

Page 16: Folha de portugal – edição 641

U m feriado, que é normalmente celebrado nas sextas-feiras antes da

Páscoa, a Sexta-Feira Santa é para muitos cristãos a lembrança do julgamento, da crucificação e da morte de Jesus.

Contudo, o Centro de Ajuda (CdA) distingue este dia, com uma atitude diferente, não de lembrança de um dia triste, em que Jesus morreu, mas sim o motivo pelo qual o mesmo o fez.

“Jesus morreu, sem medo, sem vergonha, mas sim com a certeza de que estava a cumprir com as escrituras”, explicou o pastor Pedro Alvarenga, no Templo Maior, em Lisboa.

A morte de Jesus, segundo a Bíblia Sagrada, é a possibilidade de salvação para si, sendo que Ele morreu para salvá-lo.

A vinda de Jesus para salvar, foi o principal foco da reunião especial realizada em cada CdA, sendo que os presentes tiveram a oportunidade de

receber vida e serem salvos de acordo com as suas escolhas.

O Óleo ConsagradoNos Centros de Ajuda, no passado dia 25 de março, foi dado a todos os presentes, que creem na transformação da sua vida, o Óleo Consagrado no Monte do Calvário, em Israel, onde o Autor da Vida venceu todos os obstáculos.

Na oportunidade, foram conhecidas histórias de superação, em que várias pessoas ao utilizar o Óleo, foram curadas de vários tipos de doença, como a depressão, tumores malignos, entre outras situações, que para eles eram motivo de vergonha.

O Óleo Consagrado, que já fez milagres na vida de muitos, também curou na hora várias pessoas, que comprovaram o poder de Deus, pois Ele está vivo.

O antes e depoisQuando o antes e depois na sua vida é visível, é impossível provar a não existência de Deus, pois quando

Jesus entregou o seu espírito, rasgou-se o véu (o antes e o depois), as rochas fenderam-se (barreiras

quebradas), os sepulcros abriram-se (a morte foi vencida), e é exatamente isso que passa a acontecer na vida daquele que crê.

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por afl ito, ferido de

Deus e oprimido” (Isaías 53.4).Identifi car a Deus, como morto,

ou frágil, porque a Sexta-f eira Santa relembra a sua crucifi cação, é um erro. Deve lutar todos os dias, para manter a sua Fé em Deus viva e não pensar n’Ele como um Deus morto, porque Ele vive e quer-lhe dar a vida.

4i DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Sexta-feira Santa

Deve lutar todos os dias, para manter a sua Fé em Deus viva

O Óleo Consagrado pode provocar o milagre na sua vidaNum país como Portugal, em que a tradição cristã está muito presente, diversos Centros de Ajuda espalhados pelo país deram a oportunidade a muitos de fazer da Sexta-Feira Santa, um dia de milagres.

¡Redação Cenáculo do Porto

Templo Maior

Page 17: Folha de portugal – edição 641

Será que com Deus é só pedir?

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

..mantenha-se bem!bispojulio.com

S im, ela precisa de ser materializada, caso contrário, de nada lhe

servirá apenas tê-la...Enquanto a Fé não é

materializada, ela não materializa o Poder de Deus! Simples? De facto é, mas o problema é que muitos vivem iludidos, pensando que o Poder de Deus é apenas a Palavra lida, que são os relatos verídicos que encontramos narrados na Bíblia Sagrada, mas não, pois Ele Mesmo o afirma:

“Porque o Reino de Deus consiste não em palavra, mas em Poder” (1 Coríntios 4.20).

Não basta dizer “eu creio!”; “eu quero!”; “eu aceito!”; “Amém!”; “está ligado!”... se não vestir a quem está nu, se não der de comer a quem tem fome... pois, nesse caso, estará apenas a praticar uma religião, pois a sua crença está morta, e é vã. Temos como exemplo o cego de nascença, a quem o Senhor Jesus curou, após ter feito lodo com a Sua própria saliva. Este homem tinha o conhecimento, a Palavra, ele sabia que Deus estava Vivo, facto revelado quando ele respondeu aos fariseus:

“Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a Sua Vontade, a este atende” (João 9.31).

Porém, até então, ele não tinha materializado a sua Fé, a sua Crença, por isso ainda não tinha sido curado, continuando cego.

E se até a fé natural requer uma atitude da nossa parte, quanto mais a Fé-Inteligente e Sobrenatural?! Porém, muitas pessoas querem ter os benefícios da Fé em Deus, mas apenas continuam a

verbalizar, mentalizar, ou seja, não materializam a sua crença!

Ainda relativamente ao mundo natural, 90 por cento daquilo que queremos ou desejamos usufruir neste mundo, em primeiro lugar, temos que materializar. A exemplo da consulta médica, do medicamento, do automóvel, da moradia, da comida... praticamente tudo o que usufruímos, em primeiro lugar temos que materializar.

Já com Deus, o ser humano quer verbalizar, mentalizar, entender, desejar, querer, crer... mas sem fazer nada. E, é aí que começa o conflito interior de muitos, que dizem,

‘mas eu creio e não acontece nada?’, a exemplo de Moisés, que questionava a Deus cada vez que se deparava c o m u m

percalço, como por exemplo: o mar vermelho, a rebeldia do povo... isto quando tinha o Cajado da Fé na sua mão, pronto para materializar a sua Fé em Poder!

Infelizmente, a grande maioria das pessoas interiorizou princípios enganadores, veiculados por muitas religiões, tais como: “Com Deus é só pedir...” ou que “basta acender um vela...” ou “espere em Deus, porque Ele sabe o que você precisa...” Mas, o Senhor Jesus disse:

“Ó geração incrédula e perversa! Até quando Estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” (Mateus 17.17).

Por outras palavras, o Senhor Jesus estava a dizer “até quando vocês vão continuar sem materializar o poder do Crer?”. Então, CREIA, sim, mas MATERIALIZE, pois o primeiro de nada serve sem o segundo!

centro de ajuda . Terapia do Amor DOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Sexta-feira Santa5i

“90% daquilo que quere-mos ou desejamos usu-fruir, em primeiro lugar, temos que materializar”

Amadora

Almada

Baixa da Banheira

Mercês

Pontinha

Portimão

Reboleira

Sacavém

Setúbal Coimbra

V. N. de Gaia

Ponta Delgada

Império

Cruz de Pau

PUB

Page 18: Folha de portugal – edição 641

6i DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Sábado de Aleluia

PUB

¡Joana Marques [email protected]

Sábado de Aleluia, o início de uma nova jornadaA Semana Santa tem particularimportância para todos os cristãos, pois recorda que o Senhor Jesus venceu a morte para nos dar a vida.

A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de

Jesus em Jerusalém. Durante essa semana, existem ainda mais três dias de particular relevância: a Sexta--feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. Todos foram assinalados com reuniões especiais em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo país.

No Templo Maior, em Lisboa, o Sábado de Aleluia assinalou-se com uma reunião especial realizada pelo pastor Pedro Alvarenga, à

(João 3.5-6).Adão era alma, sentimentos,

emoções... E, tal como ele, há muitas pessoas boas de mão dada

qual assistiram várias centenas de pessoas.

Neste dia, os cristãos aguardaram a Ressurreição de Jesus Cristo junto ao Seu sepulcro, que simboliza o início de uma nova jornada e relembra--nos o facto de que não temos que aceitar carregar “uma cruz” que na realidade não existe, isto é, não temos que nos conformar com os problemas que surgem na nossa vida.

O que decidirá o seu futuro“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer

da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”

com o mal e, por esse motivo, querem fazer o que é certo mas não conseguem. “Como é que alguém vai fazer as coisas de Deus se não é de Deus?”, questionou o palestrante. “Vivemos num mundo de pessoas injustas, todos nós temos problemas e dificuldades. Só que mesmo

sendo uma pessoa sincera, bem intencionada e que quer agradar a Deus, se ainda não nasceu de Deus, se ainda não teve o encontro com Ele, não irá conseguir ultrapassar os problemas”, referiu o pastor Pedro Alvarenga.

Somos corpo, alma e espírito e este último quer a vontade de Deus, ao contrário da alma que está corrompida.

“O que irá decidir o seu futuro e determinar se terá uma vida realizada, é nascer de Deus e, ainda que isso não aconteça imediatamente, é fundamental que busque isso e a tenha como a sua prioridade. Se não tiver um encontro verdadeiro com Deus, pode até aguentar algum tempo, mas não vai ser para sempre e vai acabar por ceder para a carne”, concluiu o orador.

Se ainda não teve o encontro com Ele, não irá conseguir ultrapassar os problemas

Templo Maior

Templo Maior

Page 19: Folha de portugal – edição 641

quer dizer: Mestre” (João 20.11-16).Maria Madalena estava defi nida

em encontrar o Senhor Jesus e não aceitava sair dali sem Ele. Jesus poderia ter-se revelado imediatamente, contudo, não o fez, para ver até que ponto Maria tinha a determinação de O encontrar.

Maria foi destemida, não se deixou levar pelo medo, pelas circunstâncias, pelo que podia acontecer, ela levantou-se e foi.

Quem se curva aos pés de Jesus, quem tem a sua vida aos Seus pés,

luta, tem disposição em tudo o que faz, seja na sua oração ou na sua ida à Igreja, e quem faz uso da mesma Fé que Maria teve, enfrenta os medos, os temores, enfrenta tudo, e ainda que tenha medo levanta-se, anda e vai em frente.

Foi nessa consciência da importância de ter um verdadeiro encontro com o Criador que se finalizou o Domingo da Ressurreição, valorizando o Sacrifício que o mesmo fez por cada um.

COIMBRA

Para os que têm a visão de Deus, não existe dúvida, angústia ou desespero

centro de ajuda . Terapia do Amor DOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Domingo de Páscoa§v7i

Domingo de Páscoa, símbolo de transformação de vidaDezenas de milhares de pessoas estiveram presentes em todos os Centros de Ajuda distribuídos pelo país, para se levantarem do estado de morte e sofrimento, e alcançarem a vida prometida por Jesus.

J esus venceu a própria morte e ressuscitou, para que hoje através d’Ele, tenhamos vida e

a Salvação. Muitos choram devido aos problemas que estão a viver mas, para os que têm a visão de Deus, não existe dúvida, angústia ou desespero.

Por esse motivo, no Domingo de Páscoa, todos abraçaram a oportunidade de se levantarem para uma nova vida, pois Jesus quer--nos ver em pé, quer que passemos de uma vida desgraçada para uma vida realizada, e que sejamos o Seu testemunho vivo.

“Falar do Domingo de Páscoa, é falar de transformação. Muitos são aqueles que se levantam, que têm disposição para trabalhar, para estudar, para lutar em prol

da realização dos seus sonhos, mas deparam-se com um exército que tem cercado as suas vidas de obstáculos, de pensamentos negativos, de ameaças, de problemas”, referiu o bispo Júlio Freitas, no Templo Maior, em Lisboa.

A importância de ser destemidoMuitos não têm manifestado a determinação em conhecer o Deus vivo e podem até obter inúmeras respostas através do exercício da Fé, porém, não alcançam a plenitude da vida, a paz interior e a revelação de que não estão sós.

“E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepul-cro. (...) Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que

CENÁCULO DE V. N. DE GAIA

TEMPLO MAIOR

CACÉM

PORTIMÃO

SETÚBALAMADORA

CENÁCULO DO PORTO

¡Joana Marques [email protected]

Page 20: Folha de portugal – edição 641

8iDOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Superação

PUB

“Não conseguia realizar o meu sonho: casar!”Ana tinha uma vida estável mashavia uma parte de si que ainda não estava preenchida, a área sentimental. Queria casar e lutou por isso até conseguir!

M u i t a s p e s s o a s aparentam ter uma vida completamente

realizada, com emprego, uma situação financeira estável, um grande círculo de amigos, casa, carro, enfi m, tudo aquilo que está defi nido pela sociedade que nos basta para sermos felizes.

Contudo, por vezes não é dada a devida importância à área sentimental e aqueles para quem esta realmente importa, sãoaté ridicularizados.

De facto, apesar de não ser essencial, a vida sentimental deverá ter um papel importante nas nossas vidas. Para Ana Ribeiro essa era uma das lacunas da sua vida, não

conseguir alcançar a realização na área sentimental.

A uma determinada altura, Ana percebeu que quando se sacrifi ca, existe a certeza absoluta de que se vai conquistar aquilo que deseja e que, se queremos verdadeiramente algo, esse algo virá através do Sacrifício.

Quando há o Sacrifício há certeza, Fé e convicção. Só sacrifi ca aquele que tem a Fé sobrenatural pois sem esta não há Sacrifício e, consequentemente, não irá conquistar o que tanto deseja.

Resultados extraordináriosdo SacrifícioFrequentava o Centro de Ajuda há alguns anos mas ainda não tinha alcançado a realização naárea sentimental.

Entretanto chegou o propósito

da Fogueira Santa e Ana decidiu sacrificar para alcançar o quetanto almejava.

“Vi ali a oportunidade de realizar o meu sonho que era casar. Decidi

então ir até ao Altar e sacrificar para Deus, pois sabia que através do Sacrifício com certeza iria ter o meu sonho realizado”, conta.

Ana sabia no seu interior que não poderia fazer um mero esforço, tinha que mostrar a Deus que

estava na sua total dependência e que o seu Sacrifício era tão grande quanto a importância da suarealização sentimental.

“Era o ‘tudo ou tudo’, queria a minha realização! Sabia que não podia fazer algo simples, fácil, pois se assim fosse não seria um Sacrifício. A resposta não veio da noite para dia, mas eu confi ava no meu Sacrifício no Altar do Deus-vivo”, acrescenta.

Alguns meses depois a resposta ao seu pedido chegou e a sua vida sentimental sofreu uma transformação completa.

“Hoje sou casada, realizada e muito feliz! O Sacrifício que nos deixa na total dependência de Deus, traz resultados extraordinários!”, garante Ana.

Esta é a diferença que o Sacrifício pode fazer na sua vida, trazendo não

apenas pequenas mudanças, mas sim uma total transformação em diferentes áreas.

ANA RIBEIRO, CDA DE OLIVEIRA DO HOSPITAL

(RUA DO COLÉGIO, Nº 14)

“O Sacrifício que nos deixa na total dependência de Deus, traz resultados extraordinários!”

¡Joana Marques [email protected]

Page 21: Folha de portugal – edição 641

PUB

receberem resposta. E isso tem graves consequências, porque quando nos tratam como se pudéssemos ser ignorados, começamos a pensar que é normal, e tratamo-nos como pessoas que não têm sentimentos”, explica Shery Turkler, professora de sociologia nos Estados Unidos, ao Huffington Post, citada no site universal.org.

O que fazer quando se sentir desprezada?Em primeiro lugar, para não haver desprezo, é preciso interagir com as pessoas, ser transparente. Se sente que foi desprezada, vá ter com a pessoa em questão e converse com ela, cumprimente-a e sorria; para não desprezar ninguém, esteja atenta àqueles que estão à sua volta, dê-lhes importância e evite discriminar; não se concentre no ato do desprezo, não pense que está a ser desprezada em todas as situações e lembre-se de que a outra pessoa pode estar a sentir o mesmo e daí ter uma atitude ou comportamento diferentes; por fim, valorize-se, conheça as suas qualidades e agarre-se a elas.

9i

centro de ajuda . Coisas de Mulher

P ela Fé, Abraão, quan-do posto à prova, ofe-receu Isaque; estava

mesmo para sacrificar o seu unigénito aquele que acolheu alegremente as pro-messas” (Hebreus 11.17).

Abraão, quando foi posto à prova, ofereceu Isaque! E nós, quando somos colocados à prova, por Deus, e Ele pede

algo nosso, como reagimos instantaneamente?

Por vezes, a nossa Fé está lá em cima, enquanto que outras está lá bem em baixo. E quando é que isso acontece? Quando deixa as circunstâncias mani-pularem o seu eu, sobrepon-do o seu objetivo de agradar a Deus. E estas situações po-dem acontecer a qualquermomento!

Veja que as nossas lutasdiárias surgem contra a nossa própria vontade, o que nos faz afastar de Deus. Justamente por isso, é que ouve falar de “manter a salvação”, “guardar a Fé”. E, para isso, temos de es-

tar sempre a avivar a mesma, a vigiar o tempo todo, a priori-zar a Deus.

Porque quando existe ne-cessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou essa sua necessidade?

E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.

Mas se nós estivermos atentos, dis-p o n í v e i s , não lhe digo que vamos ser perfeitos,

mas se estamos vigilantes, co-mo acha que vamos agir? Logo se resolverá tudo o que temde resolver.

Por isso devemos estar dis-poníveis a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque, realmen-te, está a vigiar e a priorizá-Lo.

Assim sendo, quando for co-locada à prova, ofereça e faça--o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece e Ele recompen-sará, assim como fez com Abraão.

Um grande abraço eaté à próxima semana!

Como você reagena prova? Ofereceou retém?

CRÓNICA

Viviane Freitas

Ofereça de coração alegre, porque Deus merece e Ele recompensará, assim como fez com Abraão

visite: VivianeFreitas.com

DOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

PUB

Como superar o desprezo No ambiente em que vive sente que tem sofrido algum tipo de desprezo por parte dos que a rodeiam? O que deve fazer? Como deve agir?

Q uando somos vítimas de desprezo das pessoas que nos rodeiam, sentimo-nos

tristes e até deprimidas. Pode parecer estranho, mas o que devemos fazer, é agir de forma diferente da pessoa que nos despreza e dar-lhe atenção.

Uma das coisas mais importantes que precisa saber é que esse desprezo pode ser resultado da sua atitude, das suas ações e, por esse motivo, deve fazer uma avaliação interior. Se chegar à conclusão de que existe, é bom sublinhar que o desprezo pode

Valorize-se, conheça as suas qualidades e agarre-se a elas

ser manifestado de várias formas, que vão desde um olhar à ausência de um “bom dia”, por exemplo.

As atitudes de desprezo têm-se tornado uma praga comum na nossa sociedade, que afasta as pessoas umas das outras, destrói relacionamentos

e sentimentos, além de arruinar a autoestima daqueles que são desprezados.

Muitas vezes, quem despreza os outros, tem também uma baixa autoestima e tenta reduzir a dor emocional que isso lhe causa, menosprezando os outros.

O desprezo nas relaçõesExiste um fenómeno relativamente recente, ao qual se dá o nome de “ghosting” ou efeito fantasma. Nestes casos, a outra pessoa termina a relação sem dar satisfações, simplesmente desaparecendo.

É algo cada vez mais comum nas sociedades e demonstra, por um lado, uma cada vez menor habilidade em nos relacionarmos com os outros e, por outro, uma perda cada vez maior dos valores essenciais do ser humano como o respeito e o compromisso.

“Com as novas tecnologias, habituámo-nos a livrarmo-nos das pessoas simplesmente não respondendo. Começa com os adolescentes, que crescem com a ideia de que é possível enviarem uma mensagem a alguém e não

¡Joana Marques [email protected]

¡Joana Marques [email protected]

Page 22: Folha de portugal – edição 641

10iDOMINGO ■ 3 abril 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Conquistas Financeiras

2016é o seu ano!

PUB

O MEU O MEU

SEGUNDA-FEIRA7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Se este é o seu caso, traga o seu Projeto e

venha passar pela Porta do Sucesso Financeiro!

Cenáculo de V. N. de Gaia

Mais informações:

ano!

Por esta altura, é normal que já tenha estabelecido as suas metas para este ano e

tenha delineado o seu próprio Projeto.

Arca da Aliança chega a LisboaDepois do Norte e o Centro do país já terem recebido a Arca da Aliança, na reunião das Conquistas Financeiras, chegou a vez dos membros do Centro de Ajuda (CdA) em Lisboa terem o mesmo privilégio.

A Arca da Aliança é conhecida como a representação da presença

de Deus, aonde ela se encontra, não pelo objeto em si, mas pelo simbolismo da mesma e a crença no que está escrito, pois na Bíblia Sagrada ela é reconhecida como tal.

Porém, a Arca, ao ser usada sem reverência a Deus e com má intenção, sem singeleza de coração, pode tornar-se uma maldição em vez de uma bênção.

Foi nesta certeza que os membros do CdA de Alverca e Póvoa de Santo Adrião, receberam a Arca da Aliança, conscientes da necessidade de reverência e da intenção correta para com a mesma.

Superação de limitesMesmo mediante um cenário de crise, que muitos não conseguem

A Arca, ao ser usada sem reverência a Deus, pode tornar-se numa maldição em vez de uma bênção

ignorar ou lutar para superar, mas sim vivem incumbidos pela mesma, centenas de pessoas dirigem-se ao Centro de Ajuda, todas as segundas--feiras, para participar das reuniões das Conquistas Financeiras.

Uma reunião que tem como principal objetivo abrir a visão económica dos presentes, para que os mesmos, como fi lhos de Deus, não aceitem viver das migalhas, pois como um bom pai, Deus quer dar o melhor ao seu fi lho.

Contudo, para que isso seja possível, foi explicado aos pre-sentes a importância de colocar Deus à frente, tal como a Arca da Aliança era colocada à frente das maiores batalhas do povo de Deus antigamente.

Perante esta explicação, os pre-sentes reconheceram a sua depen-dência de Deus e a importância do mesmo continuar a dirigir os seus passos nas diferentes batalhas que têm enfrentado.

Na oportunidade, foi realizado um clamor a Deus, com todos os que creem e almejam a prosperi-dade e estes exerceram a sua Fé nas promessas do Deus Vivo.

Póvoa S. Adrião

Alverca¡Redação

Page 23: Folha de portugal – edição 641

Untitled-1 1 29/03/16 14:39

PUB

Page 24: Folha de portugal – edição 641

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SESSÃO DO Desbloqueio | 15H MULHERES E HOMENS Sábios | 18H

DE SEGUNDA A SEXTA 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

CONQUISTAS Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculodo FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151(Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| ABERTAS 7 DIAS POR SEMANA | 366 DIAS POR ANO

DIARIAMENTE

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20HTERAPIA do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

SÁBADOCASOS Perdidos

FORÇA Jovem

8H

16.30H

Semana 3 A 9 ABRIL 2016

Agenda Semanal

CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTOPORTO: Rua Egas Moniz, 485

(em frente ao Quartel Militar da Constituição)

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Venha participar no Tratamento Contra os Vícios, domingo, pelas 15H, no Cenáculo do Porto!

CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO

DFacebook.com/folha.deportugalf o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Page 25: Folha de portugal – edição 641

1. Sede Nacional Genebra Rue de Genève 96 - 1226 Thônex

Informações: 022 348 80 29

2. PâquisRue du Prieuré 19 - 1202 Pâquis

Telefone: 022 731 41 47

3. Lausanne / GareAvenue Louis Ruchonnet 3 - 1003

Lausanne

Informações: 021 311 08 15

Lausanne / RiponneRue Madeleine 7 -1003

Informações: 021 544 70 50

4. SionRue des Cèdres 24 - 1950 Sion

Informações: 027 322 11 55

5. La Chaux-De-FondsAvenue Leopold Robert 60

2300 La Chaux -De-Fonds

Informações: 032 534 16 85

6.ZürichBaslerstrasse 30 - 8048 Zürich

MediaCampus bloco 2

(entrada pela Hardgutstrasse)

Paragem SBB - Werkstätte

Informações: 044 450 42 10

7. Saint Gallen Heiligkreuzstrasse 59 - 9008

Saint Gallen

Informações: 071 244 50 48

8. Luzern Baselstrasse 47 -

6003 Luzern

Informações: 041 240 0 6 88

9 . BaselWasgenring 57 - 4055 Basel

Informações: 061 681 40 72

10. BernThunstrasse 9 - 3005 Bern

Informações: 031 301 51 4 0

11. LuganoVia Giuseppe Cattori 3 - 6900

Paradiso

Informações: 091 980 49 59

12. LocarnoVia Antonio Ciseri 6 - 6600

Informações: 091 751 39 66

13. FribourgPlace de Notre Dame 4 - 1700 Fribourg

Todas as quintas-feiras às 19h30

Informações: 021 311 08 15

14. Biel/Bienne: Hotel Metropol

General- Dufour-Strasse 110

2502 Biel-Bienne

Todos os domingos às 16H

Informações: 041 240 06 88

18. Zug Sala de conferência Hilfszentrum

Universal (último sábado de cada mês,

às 16 H)

Informações: 041 240 06 88 /

078 669 58 84

120. Bellinzona: Viale Giuseppe Motta 7 (próximo

do estádio)–6500 Bellinzona

Todas os sábados às 18H

Informações: 091 980 49 59 /

079 17 1 42 05

ZURIQUE

NÚCLEOS DE ORAÇÃO

LAUSANNE

TICINO

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos! centredaccueil.ch 022 348 80 29

Templo Maior - Lisboa

Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas

Sede Nacional em Genebra

Rue de Genève 96 - 1226 Thônex

CENTROS deAJUDA na SUÍÇA

7 DIAS para mudar a sua vida!

Semana 3 A 9 ABRIL 2016

Agenda SemanalSemanal Semanal Semanal7 DIAS para mudar a sua vida!

8H | 9H30 | 18HO DIA DA DIREÇÃO

FORÇA Jovem | 14H30

CONQUISTAS Financeiras

D O M I N G O

S Á B A D O

SEGUNDA

Q U I N T A

S E X T A

T E R Ç A

Q U A R T A

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

TERAPIA do Amor

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

REUNIÃO DE Evangelização 10H

FORÇA

D estaquef o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Para mais informações ligue para a linha:

DE SEGUNDA A SEXTA 10H, 15H E 20H

022 348 80 29

GENEBRA

022 348 80 29