boletim 584

4
Cx Postal 194 - CEP 30161-970 - BH - MG | Aimorés 482 | [email protected] | www.cavernadeadulao.org Boletim nº 584 | 16.06.2013 MUITAS MORADAS CULTOS: Domingo às 18 horas | Quarta-feira às 19h30 Os jornais de anteontem nociaram mais uma desocupação. O vitupério se repete: famílias pobres ocupam terrenos vagos, constroem barracos improvisa - dos de madeira, saem de manhã para o trabalho, vão melhorando a moradia - com paredes de alvenaria, telhas de amianto – saem novamente para trabalhar, arranjam um jeito de cuidar dos filhos sem creche; alguns comparlham proble - mas, outros, vícios e, a maioria, solidariedade. O poder público aparece na forma de um oficial de jusça que comunica a determinação legal de desocupação do lugar. As 300, 500, 800 famílias não têm para onde se mudar, nem condições de pagar aluguel, e acabam deixando aquela moradia rodeados do habitual cenário de atores sociais compostos por militares fortemente armados, tratores, bombas “de efeito moral”. Fico pensando naquele policial, também base do sistema, voltando para sua casa, ao fim do expediente, beijando sua esposa e filhos e, em seu quarto, deitado na privacidade de seu lar, tentando apagar, da mente, as imagens daquele dia; enxergando, na escuridão da noite e do peito, os olhares aflitos e desesperados de tantas crianças nos braços de mães violentadas na sua dignidade, lágrimas fartas que não conseguiram apagar o fogo quente que consumia suas casas. A Constuição Federal e as Cartas de Direitos Humanos reconhecem o direito à moradia, porém, há uma distância abissal entre o texto escrito e a práca onde se prevalece “a força da grana que ergue e destrói coisas belas”. Sei que Jesus se idenficou também com essa dor: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, Mateus 8.20. E, por que as muldões seguiam este Jesus sem endereço? Sabemos que há outras necessidades de desnos não alcançados. Nos anos 30, as plateias de emocionaram, no esplendor do cinema, com a canção que suspirava “algum lugar além do arco-íris” (“somewhere over the rainbown”), promessa utópica de um Mágico de Oz. Jesus nos convida a ser esse lugar, como cantamos com o “Palavra Anga”: “sou casa, lugar de Deus”. Ele disse que “na casa do meu Pai há muitas moradas”. O salmista, séculos antes, em estado de graça, já descobrira que, na habitação de Deus, “até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para a sua prole”. Precisamos, realmente, ser morada de Deus, que tem espaço para as pessoas, que é instrumento de expansão de seu Reino de “paz, jusça e alegria”, que é lugar de acolhimento, repouso, aconchego, descanso, cura, refúgio, dignidade, esperança e paz. Citações: Caetano Veloso e Harold Arlen-E.Y. Harburg Geraldo Luiz Pastoral da Caverna

Upload: caverna-de-adulao

Post on 29-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

boletim da Comunidade Caverna de Adulão

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim 584

Cx Postal 194 - CEP 30161-970 - BH - MG | Aimorés 482 | [email protected] | www.cavernadeadulao.org

Boletim nº 584 | 16.06.2013

MUITAS MORADAS

CULTOS: Domingo às 18 horas | Quarta-feira às 19h30

Os jornais de anteontem noticiaram mais uma desocupação. O vitupério se repete: famílias pobres ocupam terrenos vagos, constroem barracos improvisa-dos de madeira, saem de manhã para o trabalho, vão melhorando a moradia - com paredes de alvenaria, telhas de amianto – saem novamente para trabalhar, arranjam um jeito de cuidar dos filhos sem creche; alguns compartilham proble-mas, outros, vícios e, a maioria, solidariedade. O poder público aparece na forma de um oficial de justiça que comunica a determinação legal de desocupação do lugar. As 300, 500, 800 famílias não têm para onde se mudar, nem condições de pagar aluguel, e acabam deixando aquela moradia rodeados do habitual cenário de atores sociais compostos por militares fortemente armados, tratores, bombas “de efeito moral”. Fico pensando naquele policial, também base do sistema, voltando para sua casa, ao fim do expediente, beijando sua esposa e filhos e, em seu quarto, deitado na privacidade de seu lar, tentando apagar, da mente, as imagens daquele dia; enxergando, na escuridão da noite e do peito, os olhares aflitos e desesperados de tantas crianças nos braços de mães violentadas na sua dignidade, lágrimas fartas que não conseguiram apagar o fogo quente que consumia suas casas.

A Constituição Federal e as Cartas de Direitos Humanos reconhecem o direito à moradia, porém, há uma distância abissal entre o texto escrito e a prática onde se prevalece “a força da grana que ergue e destrói coisas belas”.

Sei que Jesus se identificou também com essa dor: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, Mateus 8.20. E, por que as multidões seguiam este Jesus sem endereço? Sabemos que há outras necessidades de destinos não alcançados. Nos anos 30, as plateias de emocionaram, no esplendor do cinema, com a canção que suspirava “algum lugar além do arco-íris” (“somewhere over the rainbown”), promessa utópica de um Mágico de Oz.

Jesus nos convida a ser esse lugar, como cantamos com o “Palavra Antiga”: “sou casa, lugar de Deus”. Ele disse que “na casa do meu Pai há muitas moradas”. O salmista, séculos antes, em estado de graça, já descobrira que, na habitação de Deus, “até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para a sua prole”.

Precisamos, realmente, ser morada de Deus, que tem espaço para as pessoas, que é instrumento de expansão de seu Reino de “paz, justiça e alegria”, que é lugar de acolhimento, repouso, aconchego, descanso, cura, refúgio,dignidade, esperança e paz.

Citações: Caetano Veloso e Harold Arlen-E.Y. Harburg Geraldo LuizPastoral da Caverna

Page 2: Boletim 584

NOSSA CONFISSÃO

PACTO DE LAUSANNE:1. O propósito de Deus; 2. A autoridade e o poder da Bíblia; 3. A unicidade e a universalidade de Cristo; 4. A natureza da evangelização; 5. A responsabilidade social cristã; 6. A Igreja e a evangelização; 7. A cooperação na evangelização;

8. Esforço conjugado de igrejas na evangelização; 9. Urgência da tarefa evangelística; 10. Evangelização e Cultura; 11. Educação e Liderança; 12. Conflito espiritual; 13. Liberdade e perseguição; 14. O poder do Espirito Santo; 15. O retorno de Cristo.

“É um milagre a maneira pela qual Deus tem preservado seu livro durante

Afirmamos a inspiração divina, a

veracidade e autoridade das Escrituras

tanto do Velho como do Novo Testa-

mento, em sua totalidade, como única

Palavra de Deus escrita, sem erro em

tudo o que ela afirma, e a única regra

infalível de fé e prática. Também afirma-

mos o poder da Palavra de Deus para

cumprir o seu propósito de salvação. A

mensagem da Bíblia destina-se a toda a

humanidade, pois a revelação de Deus

em Cristo e na Escritura é imutável.

Através dela o Espírito Santo fala ainda

hoje. Ele ilumina as mentes do povo de

Deus em toda cultura, de modo a perce-

berem a sua verdade, de maneira

sempre nova, com os próprios olhos, e

assim revela a toda a igreja uma porção

cada vez maior da multiforme sabedoria

de Deus.

www.cavernadeadulao.org/blog/cremos

2. A autoridade eo poder da Bíblia

Page 3: Boletim 584

CONHECENDO A COMUNIDADE

Leandro Barbosa

“Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” Salmos 71:3Nascido em um lar cristão, Luiz Henrique, passou sua infância e adolescência na Igreja. Começou cedo no Ministério de Louvor, e aos 14 anos já vivia momentos intensos com Deus. Aos 18 anos passou por alguns momentos delicados na vida com a separação traumática dos pais, mas mesmo assim seguiu firme “rumo ao prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Atualmente faz pós-graduação em Administração de Sistemas no CEFET-MG. Devido às diversas viagens a trabalho, passou por altos e baixos em sua espirituali-dade e hoje se alegra por estar fixo em Belo Horizonte e as coisas terem melhorado.Depois de uma temporada em Teresina - PI e de ter encarado diversos problemas na igreja que congregava lá, quando voltou pra BH, Luiz foi convidado a conhecer a Comuni-dade e desde 2003 ele e sua esposa Lucianna Kamyla, com quem é casado há cinco anos, estão conosco.Hoje participa do Ministério de Louvor da igreja e sonha em poder voltar a fazer um som com seu irmão Lucas e de ver sua família salva.Como casal, pedem oração pelo relacionamento e o dia a dia como marido e mulher. Luiz também compartilha seus desafios depois de sofrer alguns assaltos – “acho que fiquei com alguns traumas e ando com muito medo da violência urbana, então peço oração nesse sentido”. Também pede oração pela sua família, em especial pelo seu irmão que desde o divórcio dos pais “aban-donou o Caminho e nunca mais conseguiu se firmar na presença de Deus”.

É grato a Deus por sua graça e salvação. Por ter conhecido e por fazer parte da Igreja. É imensamente grato por sua família, saúde e pela garra que têm tido para alcançar os seus objetivos.

Irmão guerreiroLuiz HenriqueLuiz Henrique

tanto tempo! Como é bom e glorioso ter a Palavra de Deus”. Lutero

Page 4: Boletim 584

SOLTANDO O VERBO

EU TESTEMUNHO

GRUPOS DE CRESCIMENTO

EVANGELISMOS: S. Dumont (Esther: 9668-2423) | Guaicurus (Átila: 8747-5694)

Reflexão feita por Ligia no domingo

passado (09/06) após a aula dos Juniores

LIGIA KLEM C. BRANCO

REUNIÃO DE ORAÇÃOTodos os domingos às 17h

2ª feira às 20h - Sta Amélia (Pampulha)Casa de Junior e Michele (9304-2514)Estudo do livro “Cristianismo Básico”

5ª feira às 20h - Sta EfigêniaCasa de Eduardo e Norinha (8861-1305)Estudo do livro de Filipenses

5ª feira às 20h - Retiro das PedrasCasa de Daniel e Beatriz (8833-2873)Estudo sobre oração (através dos Salmos)

5ª feira às 19h30 - CachoeirinhaCasa de Átila e Fabiana (8747-5694)Estudo sobre a reforma protestante

6ª feira às 20h - LagoinhaCasa de Miraildes (9338-2213)Estudo do livro "Comunidade do Rei".

AGENDADEUS muito obrigado por esse presente , seja Tu

exaltado!!! E glorificado e adorado em nossas vidas!!!

JESUS tu és fiel! Galera, essaé a casinha que JESUS deu

para mim e minha esposa para serví-lo e honrá-lo!

JESUS te amamos! OBRIGADO ABA PAI!!!!!!!

"Hoje aprendi que na ORAÇÃO devemos amar a Deus e termos

gratidão e que não devemos orar só por coisas materiais, mas por coisas que importam!"

REUNIÃO de MEMBROSSábado (29/06 às 17h)A sua presença é muito importante! Programe-se desde já para esta reunião.

ARRAIÁ da CAVERNASábado (06/07 às 18h)

BAZAR de INVERNOSábado (06/07 às 10h)Entregue suas doações ao Delor.

JUNHO

JULHO

CASA NOVA!!!

Átila CardinalliVia Facebook14/06/2013