folha de portugal - edição 599

24
EDIÇÃO Nº 599 Ano 12 De 14 a 20 junho 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Calor, férias e aventuras atualidade... PáG. 5 Oferecido alojamento a médicos A câmara de Figueira de Castelo Rodrigo oferece alojamento aos médicos de clínica geral e familiar que queiram trabalhar no centro de saúde local. atualidade... PáG. 8 Jovens querem trabalhar fora 53 por cento dos jovens revela que está aberto à possibilidade de vir a trabalhar no estrangeiro, valorizando a estabilidade e a segurança. reportagem... PáG. 10 AMI ajuda mais jovens e crianças O total de crianças e jovens apoiados em Portugal pela AMI triplicou, entre 2008 e 2014, tendo passado dos 1.155 para os 3886. Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! PUB Novas tendências na moda, férias à vista e cuidados a ter com a pele são algo a pensar com a chegada do verão. Coisas de Mulher... PáG. 9I Em determinadas fases da vida, há pessoas que começam a pensar na morte como a única saída para uma situação de sofrimento intolerável, seja a morte de um ente querido, uma separação, um despedimento, uma doença... Mas existe uma solução! DE ONDE SURGE O DESEJO DE MORRER? Alberto Rivera , um religioso devoto, viu toda a corrupção que havia ao seu redor e apenas encontrou a Verdade quando entregou a sua vida a Jesus. Acompanhe na página 10i do nosso jornal PUB

Upload: centro-de-ajuda

Post on 22-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

DE ONDE SURGE O DESEJO DE MORRER? Em determinadas fases da vida, há pessoas que começam a pensar na morte como a única saída para uma situação de sofrimento intolerável, seja a morte de um ente querido, uma separação, um despedimento, uma doença... Mas existe uma solução!

TRANSCRIPT

EDIÇÃO Nº 599 ❚ Ano 12 ❚ De 14 a 20 junho 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

Calor, férias e aventuras

atualidade... pág. 5

Oferecido alojamento a médicos■A câmara de Figueira de Castelo Rodrigo oferece alojamento aos médicos de clínica geral e familiar que queiram trabalhar no centro de saúde local.

atualidade... pág. 8

Jovens querem trabalhar fora■ 53 por cento dos jovens revela que está aberto à possibilidade de vir a trabalhar no estrangeiro, valorizando aestabilidade e a segurança.

reportagem... pág. 10

AMI ajuda mais jovens e crianças■ O total de crianças e jovens apoiados em Portugal pela AMI triplicou, entre 2008 e 2014, tendo passado dos 1.155 para os 3886.

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

PUB

■ Novas tendências na moda, férias à vista e cuidados a ter com a pele são algo a pensar com a chegada do verão.

Coisas de Mulher... pág. 9i

■ Em determinadas fases da vida, há pessoas que começam a pensar na morte como a única saída para uma situação de sofrimento intolerável, seja a morte de um ente querido, uma separação, um despedimento, uma doença... Mas existe uma solução!

DE ONDE SURGE O DESEJO DE MORRER? Alberto Rivera , um

religioso devoto, viu toda a corrupção que havia ao seu redor e apenas encontrou a Verdade quando entregou a sua vida a Jesus. Acompanhe na página 10i do nosso jornal

PUB

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Aqueduto em FestAFestas de Lisboa’15ARTES > Até 26 jun/15

Lisboa é feita de praças e pracetas, ruas e ruelas, escadarias e escadinhas. Espalhadas um pouco por toda a cidade são ins-piração, palco e plateia para a arte. Dias 4, 11, 18 e 25 junho a proposta é o “Aqueduto em Festa”, um percurso musical pelo património da cidade, conduzido pelas vozes do Coro do Tejo.

meo out Jazz Música>Espetáculos De 6 a 28 jun/15

Perto de celebrar uma década de existência, o evento que detém um lugar de destaque na agenda de residentes e turistas regressa aos jardins, às praças, aos miradouros, às alamedas e às ruas da cidade. No dia 20 de junho é acolhi-do pelo Miradouro do Torel, a partir das 17 horas.

Corrida da Criança 2015Jardins do Casino do Estoril21 de junho, das 10H às 14H

Mais do que um evento desportivo, é uma grande festa para celebrar a saúde das famílias, que atrai participantes de todo o país! Neste dia inesquecível, a imaginação não tem limites e a diversão está garantida com espetáculos ao vivo, encontros emocionantes e experiências mágicas que farão não só as crianças, mas também os adultos, vibrar de alegria. O percurso de apenas 2km pode ser feito a correr ou a caminhar, mas ninguém participa sozinho, crianças e adultos correm em equipa.

da Semana

Vencer ou desistir?

em foco « 2

O suicídio é um tema que aflige muito a sociedade, uma vez que para as famílias afetadas por este flagelo existem muitos sentimentos que as assaltam. Logo de início, o sentimento de perda do ente querido, que partiu de uma forma que prova que desde logo desistiu de viver e de acompanhar a vida dos seus entes queridos.

Já ouvi pessoas com relevância na sociedade portuguesa dizerem que o suicídio é uma atitude de coragem, pois consegue demonstrá-la com a atitude que tomou, mas será? Na minha opinião, não é um ato de coragem em momento nenhum! O suicídio é um ato criminoso, a única diferença entre este e um homicídio é que tanto o criminoso como a vítima do ato são a mesma pessoa. Se conseguimos dizer que uma pessoa que matou outra é criminosa, porque não dizer o mesmo de uma pessoa que pratica o suicídio?

Muitas pessoas falam sobre os pensamentos que os assolam, que se praticarem este ato deixarão de sofrer, que é uma forma de acabar com os problemas... Mas, no fundo, este ato é apenas uma desistência da vida.

Existe uma força espiritual que está na origem dos pensamentos de suicídio, assim como na prática deste género de atos existem problemas a nível espiritual. Por esta razão, muitas vezes, os familiares que ficam não conseguem arranjar explicações para o sucedido.

Quero deixar aqui uma mensagem para as pessoas que enfrentam um pensamento de suicídio ou têm um familiar ou amigo numa situação destas: é necessário que a pessoa tenha acompanhamento espiritual para, que desta forma, consiga superar esse problema. Aproveite enquanto é possível fazer alguma coisa para resolver esse tipo de problemas, pois desistir nunca é a melhor solução!

eDItOrIalJoão Filipe Diretor

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

HoMEnAgEM AoS CoMbATEnTES: Foi realizado o XXII Encontro nacional de Homenagem aos Combatentes para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em belém.

josé s. goulão / lusa

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FoLHA DE PoRTUgAL nÃo SE RESPonSAbILIZA nEM PELAS InFoRMAÇÕES ConTIDAS nAS CARTAS DoS LEIToRES,

PoIS ELAS nÃo EMITEM nECESSARIAMEnTE A oPInIÃo Do JoRnAL, nEM PELA AUTEnTICIDADE DoS AnÚnCIoS PUbLICADoS

FoLHA DE PoRTUgAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FoLHA DE PoRTUgAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

FestAs de LIsBoA’15 A Minha Vida Dava Uma Sardinha

■No verão de 2003, a Sardinha saltou da grelha e invadiu ruas, montras, elétricos e bailaricos, empurrada pela imaginação de designers, artistas e ilustradores. Em 2011, passou a ser internacional e, em cinco anos, o concurso das sardinhas recebeu mais de 25 mil propostas, vindas dos quatro cantos do mundo. Ganhou corpo numa exposição, fruto da parceria entre a Fundação Millennium BCP, a EGEAC e o Ateliê Silvadesigners, onde se reúnem anualmente, centenas de sardinhas, milhares de visitantes e uma infinidade de histórias. A exposição está patente até 22 de agosto, no Millennium BCP da Rua do Ouro e a entrada é livre.

sugestões∫

PUB

CuLturAIsCuLturAIs

14/6/1912 O paquete Titanic embate num icebergue, no Atlântico Norte, e começa a afundar-se, durante a viagem inaugural.

15/6/1996 Morre a cantora de jazz norte-americana Ella Fitzgerald, aos 79 anos.

17/6/1862Abraham Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos EUA e apresenta proposta de emancipação dos escravos, assinada em janeiro de 1863.

18/6/1942Nasce o músico e compositor britânico Paul McCartney, fundador dos Beatles.

16/6/1853 É aprovado o projeto de construção da linha ferroviária entre Lisboa e Porto.

19/6/1917

20/6/1860 Constituição da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

A Câmara dos Comuns reconhece o direito de voto das mulheres britânicas com mais de 30 anos.

a sua carreira

■A doença continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e estima-se que mais de 100 mil portugueses sofram de glaucoma, com um possível aumento da ocorrência, devido ao envelhecimento da população no nosso país.

■A Infraestruturas de Portugal irá investir 5,1 milhões de euros na rede rodoviária nacional, em operações de “reforço e manutenção” da marcação horizontal ao longo de 3.200 quilómetros de estrada, anunciou a empresa.

■Um estudo que está a ser desenvolvido pela escola de Psicologia da universidade do Minho concluiu que 85 por cento dos professores acredita que a indisciplina na sala de aula está a aumentar ou a aumentar significativamente.

■Em 2014, o Estado gastou menos dinheiro com os medicamentos ministrados nos hospitais públicos, sendo maior a despesa com os fármacos fornecidos na consulta externa, hospital de dia e cirurgia de ambulatório.

Verso

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

Mudar ou não mudar, eis a questão?■Antes de decidir se vai aceitar o novo emprego ou se regressa ao antigo com melhores condições, pondere o seguinte:�Porque será que a sua empresa só lhe propôs um aumento quando se sentiu ameaçada? Não deveria desde logo ter-lhe dado o valor que o mercado lhe reconhece?�Será que a empresa ao fazer uma contraproposta está a pensar no seu beneficio próprio ou no seu bem--estar? �O que o levou a apreciar a hipótese de mudança? �Não pense apenas na questão monetária, considere perspetivas de evolução, oportunidades de aprendizagem... �Tenha a plena certeza de que as

novas condições propostas estão bem definidas e garantidas. �As estatísticas mostram que a maioria dos colaboradores que escolhem aceitar uma contraproposta do seu empregador anterior, acabam por sair voluntariamente da empresa ao fim de 6 a 12 meses.�Se escolher ficar na empresa, passará a ser visto como uma pessoa que não está totalmente satisfeita, cuja lealdade foi posta em causa e que conseguiu melhores condições através de “chantagem”.

Fonte: emprego.sapo.pt

Frente

saúde

■As mulheres que sofrem de enxaquecas acompanhadas de distúrbios visuais como “relâmpagos de luz” apresentam um risco elevado de ocorrência de ataques cardíacos e coágulos sanguíneos, segundo um estudo norte-americano.

Durante 15 anos foram estudadas 27.860 mulheres, 1.435 das quais sofriam de enxaquecas e foram registados 1.030 casos de ataque cardíaco, derrame ou morte por problema cardiovascular.

“Depois da pressão alta, a enxaqueca com aura é o segundo maior fator de risco para a ocorrência de ataques

cardíacos e derrames”, afirmou o coordenador da investigação, Tobias Kurth.

A enxaqueca com aura é o tipo de enxaqueca menos comum e caracteriza-se por fortes dores de cabeça precedidas por um distúrbio neurológico que desencadeia alterações dos campos visuais, como breves relâmpagos de luz ou enevoamento da vista. Com base neste estudo, os riscos cardíacos para mulheres que sofrem de enxaqueca são três vezes maiores do que para aquelas que sofrem de enxaqueca sem este distúrbio.

Fonte: lifestyle.sapo.pt

Mulheres com enxaquecas

-É muito provável que, apesar de uma melhoria

pontual a curto prazo, as mesmas

circunstâncias voltem a

repetir-se no futuro

-Enxaqueca com aura é o segundo maior fator de risco para a ocorrência

de ataques cardíacos

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

Acompanhe o estudo:

aconteceu

espaço do cidadão

Família

Avós e netos em caso de divórcio■Os avós podem exigir visitar os netos em caso de divórcio dos pais ou fora desse caso? A resposta é sim.A lei consagra o direito de visita aos netos em caso de divórcio dos pais, que não podem privar os filhos desse contacto. É uma manifestação do direito fundamental das crianças à proteção da intimidade e das relações familiares. Os avós não só têm legitimidade para intervir no processo de regulação do exercício do poder paternal como podem requerer a fixação de um regime de visitas a seu favor.Se houver desacordo entre

os pais e os avós do menor, o critério decisivo para conceder ou negar o direito de visita é o interesse do próprio menor.A decisão judicial toma em consideração o interesse da criança em manter uma relação com os avós, assim como também o interesse dos avós em relacionarem-se com o neto.

Fonte: direitosedeveres.pt

Novo regime de portagens em vigorAs alterações já foram publicadas em Diário da República. O valor das multas a aplicar no futuro vai descer e o prazo de pagamento será maior.

■Os contribuintes que foram surpreendidos por processos e penhoras fiscais pela falta de pagamento de portagens vão ter um perdão de juros e custas processuais extraordinário a partir de setembro.

Além disso, o valor das multas a aplicar no futuro vai descer e o prazo de pagamento será maior. As alterações foram publicadas em Diário da República no pas-sado dia 8 de junho, pelo que entram em vigor 120 dias depois.

Regime de perdão de jurosSerá criado um regime excecional de regularização de dívidas com algumas benesses para os contribuintes com processos fiscais. O pagamento da dívida por iniciativa do utente até 60 dias depois de a lei entrar em vigor dá direito à dispensa dos juros de mora e à redução para metade das custas do processos de execução fiscal. Por outro lado, prevê-se a atenuação da coima pelo não pagamento das portagens e custos administrativos e a redução para metade das custas devidas.

Multas serão mais baixasAtualmente o valor da multa é dez vezes superior ao valor da portagem, sendo que não pode

ser inferior a 25 euros. A maioria reduziu aquele valor para 7,5 vezes o valor da portagem. Numa viagem Lisboa-Porto em que o valor da portagem é de 21 euros, a multa fica agora nos 210 euros. Com as novas regras, a multa será de 157,5 euros.

Mais tempo para pagarSerá aumentado para o dobro o tempo que o infrator tem para pagar a portagem sem que lhe seja instaurado um processo de contraordenação. Os utentes terão assim 30 dias para pagar a portagem.

Multa única por diaSerá aplicada uma multa única às infrações que tenham sido praticadas pelo mesmo utente, no mesmo dia, com o mesmo veículo

e na mesma concessionária. O objetivo é reduzir os montantes das coimas a aplicar bem como dos respetivos custos.

Uma notificação, um processoCria-se ainda a possibilidade de se agregarem várias infrações numa mesma notificação e também num mesmo processo de contraordenação. O objetivo é reduzir o número de processos de contraordenação, já que, atualmente, são interpostos tantos processos quantas as infracções praticadas, obrigando consequentemente ao pagamento de custas processuais por cada um dos processos.

Fonte: economico.sapo.pt

luSA

PuB

4

Dia Mundial do Refugiado

■40 milhões de pessoas em todo o mundo têm sido forçadas a fugir das suas casas por causa da guerra ou de perseguições.

Atualmente, diferentes aparecimentos de refugiados e deslocados no mundo estão a obrigar um número sem pre-cedentes de pessoas a fugir das suas casas, enquanto os meios de comunicação apenas di-vulgam situações de crise em países como a Síria e o Sudão do Sul, não focando o custo humano da guerra.

No dia 20 de junho assinala--se o Dia Internacional dos Re-fugiados e, no âmbito desta co-

memoração, a Fundação AMI vai realizar os primeiros jogos do II Torneio Futsal AMI Con-tra a Indiferença.

Este ano decorre também a I Feira Intercultural, com uma mostra de entidades que trabalham com esta problemá-tica, junto do Centro de Acolhi-mento de Refugiados do CPR – Conselho Português para os Refugiados.

O flagelo dos milhares de refugiados espalhados pelo mundo inteiro continua a ser um dos problemas que a Hu-manidade ainda não mostrou saber resolver.

Milhões de pessoas são forçadas a fugir dos seus países por causa da guerra.

» atualidade 5

●●● INTERIOR

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt

Câmara oferece alojamento a médicosFoi comunicado pela câmara municipal de Figueira de Castelo Rodrigo a oferta de alojamento aos médicos de clínica geral e familiar que queiram trabalhar no centro de saúde local.

Apoio à criação de empregos no concelho

■Segundo o presidente da autarquia revelou à Lusa, o centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo tem, atualmente dois médicos de clínica geral, mas o ideal seria ter mais dois. Tendo em conta “as grandes carências no âmbito da saúde e consequente necessidade da contratação de médicos”, o município “providenciará habitação de forma completamente gratuita, para todo o corpo clínico que venha a deslocar-se e a desempenhar funções” no concelho, explicou Paulo Langrouva.

“Pretende-se com esta medida combater as presentes dificuldades com que esta região se depara devido à falta de médicos, criando-se assim uma atratividade extra para todos os profissionais de saúde devidamente habilitados poderem optar por exercer no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e servir condignamente as

suas gentes”, afirmou o presidente.

Dois médicosO autarca esclareceu que os médicos serão contratados pela ULS da Guarda, que gere a unidade de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, e que o município disponibilizará alojamento para resolver a falta de

especialistas naquele concelho do distrito da Guarda.

A câmara municipal está a publicar a oferta na sua página

na Internet e no Facebook. “Já recebemos dois ‘e-mails’ que manifestam interesse e querem saber o que nós temos para oferecer e de que tipo de contrato se trata, se é com a câmara ou com a ULS”, revelou Paulo Langrouva.

O mesmo salientou ainda que o concelho precisa de mais dois médicos de família e de clínica geral, mas se fosse recrutado um já era satisfatório e minimizava as preocupações experimentadas pela autarquia e pela população. “Estou esperançado e estou confiante. Como já tivemos estes dois contactos, embora sem nada em concreto, começa a haver manifestação de interesse, o que já valeu a pena”, referiu o autarca.

Para tentar resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde e a falta de médicos no centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, a autarquia avançou ainda com o processo de criação de um seguro de saúde municipal gratuito para os 6.290 habitantes do concelho.

■O vice-presidente da autarquia, Evaristo Neves, mencionou à Lusa que cada empresa já instalada ou que se venha a instalar em Mogadouro,

no distrito de Bragança, receberá por cada posto de trabalho criado até oito salários mínimos.

“Ao município não interessa se empresa tem sede em Mogadouro ou fora”, afirmou o autarca. A autarquia

já tem um gabinete destinado a receber os investidores e a partir daí é seguir os trâmites do regulamento aprovado, em sede de executivo camarário e Assembleia Municipal.

Todos os ramosEvaristo Neves refere que não existe um limite de idade para a contratação de mão de obra, assim como as empresas que se queiram instalar poderão ser de qualquer ramo de atividade, desde a indústria e comércio aos serviços.

Já se uma empresa que deseje fixar-se na nova área da Zona Industrial de Mogadouro (ZIM), com 43 lotes disponíveis e já em fase final de conclusão, receberá um benefício extra. “As novas empresas que se queiram instalar na ZIM poderão ver o preço do lote ser reembolsado em 50 cêntimos se criarem quatro postos de trabalho”, referiu. c.v.

Mogadouro apoia criação de empregos no concelho até oito salários mínimos

Utentes do centro de saúde local queixam-se da falta de médicos

Carla Vaz [email protected]

-A autarquia criou um seguro de saúde municipal gratuito para os 6.290 habitantes do concelho

A câmara municipal de Mogadouro irá dar apoio a todas as empresas que criem postos de trabalho no concelho, concedendo-lhes um total máximo de até oito salários mínimos por cada pessoa contratada para um período de, no mínimo, cinco anos.

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt

O que está por trás do DESEJO DE MORRER?

Uma morte por suicídio a cada 40 segundos

Quando alguém se sente no limite, angustiado, desesperado e sem qualquer

esperança é comum considerar a hipótese de desistir do direito de viver. É como se a pessoa estivesse perdida num labirinto totalmente escuro, como se não existem portas de saída, é uma dor emocional de tal forma elevada, que a hipótese de suicídio é uma opção viável.

Números aterradoresO suicídio está entre as dez primeiras causas de morte no mundo e por cada suicídio cometido ocorrem onze tentativas sem sucesso. Cerca de 20 por cento das pessoas que tentou suicidar-se, senão procurou ajuda especializada entretanto, irá repetir essa ação no espaço de um ano, aumentando assim a probabilidade de morrer por suicídio. Cerca de dez por cento

de todas as tentativas de suicídio são mortais.

Porquê?O suicídio transmite o desejo de uma pessoa em fugir ou acabar com o seu sofrimento e, por outro lado, revela o seu desejo de comunicar o seu sofrimento aos outros, acabando por ser um pedido de ajuda. Cada pessoa têm os seus próprios motivos, seja uma mudança repentina nas suas circunstâncias de vida, tais como dificuldades financeiras, desemprego ou perda de estatuto socioeconómico, mudanças no contexto familiar ou relacional, a sensação de isolamento, solidão e a ausência de horizontes ou projetos futuros.

PlanearMuito esporadicamente, o suicídio é uma decisão momentânea, mesmo que os amigos e familiares

encarem esse acontecimento como algo repentino, surpreendente ou chocante. Na grande maioria dos casos, o suicídio é planeado, pois a pessoa elabora um plano, estipula uma data, define um método e pensa nessa hipótese ao longo de

algum tempo, antes de tomar uma decisão definitiva.

Contudo, existem algumas situações em que o suicídio acontece de forma repentina. Diante de uma situação dolorosa e intolerável, a pessoa toma uma decisão imediata, precipitada e sem pensar, enviando uma resposta autodestrutiva que encaminha para a morte.

Fonte: oficinadepsicologia.com

tema capa « 6

Carla Vaz [email protected] -Num ano, cerca

de um milhão de pessoas no

mundo tiraram a própria vida

Para algumas pessoas, em certos momentos da sua vida, pensar na morte como a única saída para uma situação de sofrimento intolerável, talvez pareça a única saída.

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

�Mais frequente nos homens do que nas mulheres (2 por cada 1)

�Presença de problema psiquiátrico/psicológico em 93% dos casos

�Perturbação do humor (depressão, bipolaridade..) ou alcoolismo

em 57 a 86% dos casos

�Doença terminal em 4 a 6% dos casos

�Cerca de 66% comunicou a intenção suicida

�Cerca de 33% teve tentativas anteriores de suicídio

�Cerca de metade não tinha contactado técnicos de saúde mental

�90% tinha contactado serviços de saúde.

Fonte: oficinadepsicologia.com

CARACTERÍSTICAS DOS SUICIDAS

�Tornar-se uma pessoa depressiva�Falar muito sobre a morte, o suicídio ou dizer que não existem razões para viver�Pôr os assuntos em ordem, desfazer-se de objetos ou bens pessoais valiosos, despedir-se...�Mostrar uma mudança acentuada de comportamento, atitudes e aparência�Revelar comportamentos de risco, marcada impulsividade e agressividade

�Aumento do consumo de álcool, droga ou fármacos�Afastamento ou isolamento social�Insónia persistente, ansiedade ou angústia permanente�Apatia pouco usual, letargia, falta de apetite�Dificuldades de relacionamento e integração na família ou no grupo�Insucesso escolar �Automutilação

�Modelos de suicídio�História de suicídio, violência ou de perturbação de humor na família�Tentativas prévias de suicídio�Ameaça ou ideação suicida com plano pormenorizado elaborado�Acesso fácil a agentes letais�Presença de depressão, esquizofrenia, alcoolismo, toxicodependência e perturbações de personalidade�Presença de perturbações alimentares �Presença de doenças de

prognóstico reservado �Hospitalizações frequentes�Ter entre 15 e 24 anos ou mais de 45�Desemprego ou dificuldades económicas que alteram o estatuto familiar�Problemas no trabalho�Morte do cônjuge ou de amigos íntimos�Família desagregada�Perdas precoces de pessoas importantes �Falta de apoio familiar e/ou social

�Ausência de projetos de vida�Desesperança contínua e acentuada�Culpabilidade elevada por atos praticados ou experiências passadas�Ausência de crenças religiosas�Mudança de residência�Emigração�Reforma�Ter sido alvo de abuso sexual ou psicológico�Experiência de humilhação social recente

FATORES QUE INTENSIFICAM O SUICÍDIO

Fonte: oficinadepsicologia.com

SINAIS DE ALERTA

0

25

50

75 59,9

100

46.519Anos perdidos

24,1%

336,9Óbitos

80%100Óbitos

1.053Mortes

A MORTE EM NÚMEROS

� Suicídio causaram 1.053

mortes em Portugal em 2013,

menos 23 face a 2012

�Cerca de 80% das mortes

por suicídio foram de

homens (812), apurando-

-se uma relação de 336,9

óbitos masculinos por 100

femininos

� O maior número de

óbitos ocorreu na Área

Metropolitana de Lisboa

(24,1%)

�A idade média ao óbito foi de 59,9 anos,

semelhante para os dois sexos

�As causas de morte externas

de lesão e envenenamento

causaram 4.227 óbitos em 2013,

o que representou um aumento

de 6,9% face a 2012 (3.955)

�O número de anos potenciais de

vida perdidos foi 46.519

Fonte: “Causas de morte 2013” do InstItuto naCIonal de estatístICa

■Um estudo, apresentado recentemente, mostra que a estabilidade e a segurança são os dois valores mais valorizados pelos jovens no que diz respeito ao trabalho.

“Emprego, Mobilidade, Política e Lazer: situações e atitudes dos jovens portugueses numa perspetiva comparada” é o nome do estudo elaborado por Marina Costa Lobo,

Vítor Sérgio Ferreira e Jussara Rowland, do Instituto de Ciências Sociais da universidade de Lisboa, a pedido da Presidência da República.

O problema do desemprego é um

dos temas abordados no estudo, que mostra que a proporção de jovens sem trabalho há mais de um ano é já “muito significativa”. Entre os inquiridos com idades entre os 15 e os 24 anos, 38,2 por cento está sem emprego há mais

de um ano, um número que sobe aos 52 na margem entre os 25 e os 34 anos, revela a agência Lusa.

No que diz respeito aos apoios aos desempregados, os jovens entre os 15 e os 24 têm na família a sua principal forma de subsistência, enquanto entre os 25 e os 34 anos, o apoio social do Estado equipara-se.

60 por cento dos jovens revela estar bastante preocupado com a hipótese de ficar sem emprego mas, ainda assim, não se mostra desencorajado na procura ativa de emprego.

Perspetivas de futuroMesmo com o estímulo que tem sido dado ao empreendedorismo, apenas 28 por cento da população empregada em Por tuga l consideraria a hipótese de criar o seu próprio emprego.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● emprego

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt

Mais de 80% considera que a estabilidade e a segurança são os fatores mais importantes

PUB

Mais de metade dos jovens admite trabalhar no estrangeiroEstudo revela que estabilidade e segurança são os dois valores no trabalho que os jovens mais valorizam e 53 por cento revela que está aberto à possibilidade de vir a trabalhar no estrangeiro.

Dos 15 aos 24 anos, a percentagem desce para os 24,3 e nos jovens dos 25 aos 34 anos, aumenta para 33,1.

Mais de 80 por cento dos inquiridos, de todas as faixas etárias, considera que a estabilidade e a segurança são os fatores mais importantes no trabalho.

Apenas 21,6 por cento dos portugueses acredita que a situação de crise e de escassez de trabalho

resolver-se-á a curto prazo, e 53,1 dos jovens entre os 15 e os 24 anos considera trabalhar fora do país, preferencialmente para países da União Europeia.

Os principais motivos são mais oportunidades de encontrar emprego, melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida no estrangeiro.

Joana Marques [email protected]

atualidade « 8

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

A Cidade Invicta recebeu, no passado dia 7 de junho, pelas 17 horas, mais um evento intitulado Encontro Empresarial, que mantém a ideia original, ou seja, promover o empresário para que, desta forma, o sucesso seja uma consequência.

Muitos empresários têm a responsabilidade de gerir e manter um negócio com o maior rendimento possível, mas, por vezes, não conseguem alcançar este objetivo, uma vez que existem muitas barreiras.

Alguns acabam por não conseguir superar as dificuldades que surgem no seu caminho, pois a globalização da economia acaba por criar alguns problemas e muitas empresas não conseguem ser bem-sucedidas.

Os problemas que cercam muitas organizações acabam por dificultar as decisões dos gestores e empresários, pois estes acabam por “distrair-se” das situações realmente importantes, acabando por perder

a energia necessária para fazer a empresa chegar a “bom porto”.

A mente vencedoraO Encontro Empresarial lançou mais um tema para auxiliar os

empresários a serem mais fortes e, desta forma, alcançarem os objetivos a que se propõem quando decidem criar a sua empresa.

O orador, Manuel Teixeira, apresentou o tema a "Mente Empresarial" aos empresários do norte do país, com o objetivo de ajudá-los a superar as dificuldades que surgem no dia a dia. Foi passada a visão de que o empresário deve ter para obter a probabilidade maior para o seu sucesso.

O tema versou sobre o facto de o empresário ter a sua mente focada no objetivo a que se propôs. As pessoas devem aprender a escolher o que alimenta a sua mente, ou seja, palavras/pensamentos positivos ou negativos. Por isso, este Encontro Empresarial contribuiu para que todos os presentes pudessem centrar a sua mente, de forma a alcançar o sucesso.

Após a palestra, houve um coffee break, onde todos os participantes de vários setores de atividade puderam trocar algumas experiências e contactos para futuras parcerias.

O foco de um empresário

A pessoa que deseja trabalhar por conta própria ou tem uma empresa para gerir deve ter ferramentas úteis para conseguir levar a “bom porto” o seu negócio, mas, para isso, o empresário deverá ter o conhecimento necessário.

O orador, Manuel Teixeira, apresentou o tema a "Mente Empresarial" aos empresários do norte do país

¡João Filipe [email protected]

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a sua empresa?Joel Vaz (J.V.): Comecei a trabalhar numa empresa de mobiliário do meu sogro. Nesse período, tirei um curso de formação de desenho e Autocad. Adquiri conhecimentos nesta área que me ajudaram, posteriormente, a criar a minha empresa. A Amplitude é uma empresa especializada no projeto, fabrico e instalação de móveis para cozinhas, casas de banho e roupeiros. Fabricamos também mobiliário hospitalar para clínicas e farmácias.

(F.P.): Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário?J.V.: O Encontro Empresarial é importante, pois ajuda o empresário ou futuro empresário a ter orientações, que o impulsionam a sentir-se motivado para progredir, inovar e ter objetivos, a curto e longo prazo, para a sua empresa. Com este Encontro, tenho mais motivação para planear e alcançar os meus objetivos. Ao ouvir as experiências e conselhos de cada um, aprendo mais para melhor gerir e fazer progredir a minha empresa.

(F.P.): Que projetos tem para o futuro?J.V.: Pretendo ter uma empresa conhecida internacionalmente na área do mobiliário, pela qualidade e pelo design. Quero alargar o mercado de vendas para mais países, neste momento, vendemos para alguns departamentos de França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Angola e Senegal. A curto prazo, pretendo ter representantes em toda a França, Inglaterra, Moçambique e Marrocos. Futuramente pretendemos também abrir algumas filiais.

(F.P.): Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?J.V.: Acho que não devemos olhar para a crise, pessimismo e dificuldades que o país enfrenta. Devemos sim acreditar que somos capazes e persistir até encontrarmos condições para criar a nossa empresa. Devemos encontrar parceiros para trabalhar em equipa e mantermo-nos motivados. Bastante importante é nunca parar no tempo, estando sempre a par das inovações e estratégias na nossa área. Devemos deixar a nossa marca!

“Tenho mais moTivação para planear e alcançar os meus objeTivos”

ENTREVISTA

PUB

9DOMINGO ¡ 14 junho 2015

folhadeportugal.pt» economia

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.pt

●●● assistência

AMI ajuda cada vez mais jovens e criançasDe acordo com a Lusa, o total de crianças e jovens apoiados em Portugal pela Assistência Médica Internacional (AMI) triplicou entre 2008 e 2014, tendo passado dos 1.155 para os 3886.

■No ano de 2008, as crianças até aos 16 anos representavam 15 por cento da população apoiada nos 17 equipamentos sociais da AMI (7.702), já em 2014 esta percentagem aumentou para 27 do total das pessoas ajudadas (14.393).

Segundo o “Relatório de Actividades e Contas 2014 da AMI”, para além do aumento significativo no número de crianças apoiadas, a AMI verificou ainda uma subida da população jovem. Em 2008, apenas 30 por cento tinha menos de 30 anos, percentagem que subiu para 47 em 2014, o que remete para um

perfil cada vez mais jovem de quem procura a organização.

A AMI registou, em média, 326 novos casos de pobreza por mês em 2014, ano em que 3.916 pessoas procuraram pela primeira vez apoio. A precariedade financeira (81 por cento) e o desemprego (60) foram os principais motivos que levaram à procura de ajuda, seguindo-se a doença (23), os problemas familiares (18) e os problemas relacionados com saúde mental e a falta de habitação/alojamento (7 cada).

Baixa escolaridadeO relatório refere que a baixa escolaridade continua a ser uma característica predominante, sendo que 54 por cento tem o 1º ou 2º ciclos e apenas 8,5 o ensino secundário. Mas já existem mais pessoas com habilitações ao nível do ensino médio/superior a procurar ajuda. Em 2008, estavam registadas 183 pessoas, em 2014 foram 253, das quais 164 tinham uma licenciatura ou uma habilitação superior.

Apoios sociaisOs recursos económicos de 69 por cento da população provêm principalmente de apoios sociais, como o Rendimento Social de Inserção (23 por cento),

pensões, reformas, subsídios e apoios institucionais (19 cada), e rendimentos de trabalho (17). Da população apoiada, 29 por cento tem filhos e dos que vivem sozinhos (21), a maioria são homens (56).

66 por cento reside em casa alugada e 13 tem habitação própria, sendo que 381 pessoas não têm água canalizada ou têm-na de forma ilegal; 660 não têm luz ou têm-na ilegalmente.

Número de crianças e jovens apoiadas pela AMI triplicou nos últimos seis anos

Missões atuais da aMi no Mundo

✓Angola: desde 2010 que a AMI presta neste país apoio a várias ONG locais. ✓Bangladesh: em parceria com a ONG Dhara, a AMI está a apoiar o alargamento para 50 camas do Hospital Escola Fernando Nobre.✓Brasil: a AMI apoia a Associação Comunitária de Milagres em diversos projetos sociais.✓Burundi: de 2012 a 2014, a AMI apoiou a organização SOSPED na implementação de um projeto de capacitação profissional e de acesso à cuidados de saúde. ✓Chade: Entre 2013 e 2016, a AMI, em

parceria com o BELACD, desenvolve um projeto de apoio ao Hospital de Dono-Manga.✓Costa do Marfim: entre 2013 e 2014, a AMI apoiou um projeto agropecuário da Associação de Ajuda aos Jovens de Tiaha.✓Colômbia: em 2014, a AMI apoiou o projeto nutrição infantil da Fundação Hogar Juvenil em Cartagena.✓Equador: a AMI encontra-se a apoiar, até 2016, um projeto da universidade do Equador que visa o Controlo Integrado da Leishmaniose.✓Gana: entre 2013 e 2014, a AMI apoiou a Samaria Gospel of Love Mission a desenvolver um projeto de aquisição de competências junto da população juvenil.✓Haiti: a AMI apoia atualmente três ONG locais que trabalham na área da saúde e prevenção de catástrofes.✓Índia: entre 2013 e 2014, a AMI apoiou a renovação das infraestruturas da Organização Não

Governamental “Friends’ Society in Social Services” em Howrah.✓Madagáscar: em parceria com a Change Madagascar, a AMI tem em curso, na Cidade de Ampefy, durante 2014 e 2015, um projeto que visa aumentar e melhorar os serviços essenciais de saúde e de emergência.✓Malásia: desde 2009, a AMI apoiou dois projetos direcionados para a formação de professores e para o auxílio a doentes infetados com o HIV/SIDA.✓Moçambique: dá apoio à Equipa d’África – Associação Juvenil para o Desenvolvimento.✓Uganda: de 2013 a 2014, a AMI apoiou duas organizações a implementarem três projetos para reduzir a mortalidade infantil, um programa de combate ao HIV e outro destinado a desenvolver o autossustento das mulheres.

Carla Vaz [email protected]

Fonte: ami.org.pt

manuel de almedia - lusa

10 reportagem «

organizações huManitárias no Iraque eM asfixia❚No Parlamento Europeu, as Nações Unidas alertaram que as organizações humanitárias que trabalham no Iraque estão em asfixia financeira e precisam urgentemente de dinheiro ou subirá para 10 milhões o número de pessoas sem assistência.A ONU estima que sejam necessários cerca de 440,1 milhões de euros para que as organizações no terreno possam fazer face às necessidades essenciais dos iraquianos, como abrigo, alimentação e água.

1.500 crianças raptadas nos CaMarões

❚O grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram raptou mais de mil crianças nos Camarões e usou algumas como escudos humanos, revelou a coordenadora humanitária da ONU para a zona. “O sistema que utilizam é desumano, afirmou Najat Rochdi à France Presse. “A informação que tenho é que cerca de 1.500” crianças foram raptadas, sendo utilizadas como criados para ajudar a carregar tendas e ir buscar água.

pelo mundo

FACEBOOK abre laboratório eM ParIs❚O Facebook decidiu instalar uma equipa de pesquisas permanente em Paris, no domínio da inteligência artificial. Seis pessoas acabaramm de ser recrutadas e outras seis deverão seguir-se até ao final deste ano. “Dentro de alguns anos seremos entre 25 a 30 pessoas, além de doutorados e pós-doutorados”, assevera Yann LeCun, diretor da unidade de pesquisa. A sua equipa conta atualmente com 45 membros, divididos entre a sede em Menlo Park e Nova Iorque.

MIl eurOPeus infetados coM tuberculose❚A Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças vieram alertar para o facto de que na Europa, mil pessoas por dia ficaram infetadas com tuberculose em 2013. Como o progresso no combate à doença tem sido lento e há resistência aos medicamentos, esta batalha só deverá ser ganha na região no século XXII.

PUB

ResistenteNoite do Amor

G a l a d a T e r a p i a d o A m o r“Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e

memorial eterno, que jamais será extinto” (Isaías 55.13)

Resistente

A madeira do Cipreste é muito resistente. É um símbolo de durabilidade, resistência e longevidade. Mas, o que é que este símbolo de durabilidade, resistência e longevidade que está inserido no Cipreste, tem a ensinar-nos sobre a vida Amorosa?A vida Amorosa precisa de resistência, precisa de durabilidade, o Autor do Amor fez o casal para viverem juntos, até à morte.

Cipreste, a essência da Resistência!

TEMPLO MAIOR - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, 36 (próximo da estação de metro)

CENÁCULO DO PORTO: Rua Egas Moniz, 485 (próximo do Quartel Militar da Constituição – Ramada Alta)

ESTAREMOS A FAZER USO DO CIPRESTE, A ESSÊNCIA DA RESISTÊNCIA!

18 de junho, às 20h

t e r a p i a d o a m o r . p t

CentroDeAjuda.pt

DOMINGO  14 junho 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

Preparação:Escorra o salmão, coloque-o num re-cipiente e, com a ajuda de um garfo, separe-o aos pedaços. Rale a batata e junte ao peixe. Pique finamente a cebola, junte aos ingredientes, assim como o ovo e o pão ralado. Envolva tudo bem. O preparado deverá ser dividido em oito doses espalmadas. As bolachas deverão ficar com cerca de 8cm de diâmetro. Aqueça o óleo numa frigideira e, em lume médio, frite os pastelinhos.

PASTELINHOS DE SALMÃO

SEMANARECEITA DA

Ingredientes: �1 lata de salmão rosa�1 batata�1 cebola�1 colher (de sopa) de pão ralado�1 ovo�Óleo

Carla Vaz [email protected]

■O uso de plantas medicinais, como terapia auxiliar na perda de peso, deverá ser sempre acompanhada por um médico ou farmacêutico e os produtos deverão ser comprados nas farmácias. Pois, só assim existirá uma garantia de segurança e um aconselhamento profissional.

Plantas que ajudam a perder pesoAs depurativas e adjuvantes na retenção de líquidos irão ajudar a eliminar líquidos e toxinas. Devem ser tomadas em casos de retenção de líquidos e acumulação de toxinas, favorecendo ainda o funcionamento dos rins e do fígado.

Alcachofra: estimula a produção de bílis e pode ser usada em casos de prisão de ventre causados pelo mau funcionamento da vesícula. A presença de substâncias como cinarina, ácidos aromáticos e flavonóides tornam esta planta especialmente útil em situações de fígado preguiçoso, doenças do fígado e má digestão de gorduras.

A parte medicinal desta planta é

a folha, sendo recomendadas cerca de 6g de folhas por dia.

Poderá também ser ingerida em infusão (2g por chávena), sendo aconselhada uma chávena antes das refeições, três vezes ao dia ou sob a forma de extrato. Já a toma em cápsulas ou comprimidos permite o adequado doseamento da planta.Cavalinha: é uma planta muito

rica em sais de silício que têm propriedades remineralizantes e tonificantes para os tecidos de suporte (ossos e músculos). Para além disso, a cavalinha possui ainda na sua composição flavonóides e sais de potássio, duas substâncias responsáveis pela ação diurética da planta.

A dose média recomendada é de 6g de planta seca por dia. Poderá ainda ser tomada sob a forma de sumo, infusão ou em cápsulas (0,5 a 1g duas vezes ao dia).

Dente de leão: rico em compostos amargos, polifenólicos e sais, é

utilizado pelas suas propriedades colerética e diurética. Estas propriedades transformam-no numa excelente escolha em casos de má digestão provocada pelo mau funcionamento da vesícula, assim como em situações de pedra

nos rins e vesícula. Em cocção (raízes e folhas),

usar 3 a 4g de planta por chávena e beber diariamente, antes das três refeições principais. Pode tomar ainda sob a forma de tintura e em extrato seco.

Existem plantas que ajudam a impedir a acumulação de líquidos

As plantas medicinais podem executar um papel deveras importante na perda de peso, ajudando na luta contra a balança. No entanto, nenhuma delas age por si só, sendo apenas colaboradoras na perda de peso.

PLANTAS ANTIQUILOS

PUB

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 14 junho 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

A luta pelo 1º lugar...

Amigo de Deus (parte II)

bispo Edir Macedo

A FÉ COMO COMBUSTÍVEL PARA A SALVAÇÃONão há manifestação da Fé sem Sacrifício, assim como também não há Sacrifício sem a manifestação da Fé. Mas como estão ambos lado a lado?

U m depende do outro e não se podem separar. Deus mostrou Fé Sacrificial

quando ofereceu o Seu único filho para que, através d’Ele, pudessem ser gerados muitos outros e essa é a característica de Fé que nos é exigida.

A Fé não deve ser confundida com sentimento, nem tão pouco é um pensamento positivo ou algo que precisa de um “empurrão” para o/a fazer agir. Apenas precisamos crer que a direção que estamos a receber vem de Deus.

Contudo, não é algo simples de obter e a Fé Sacrificial exige prática. Para obedecer à voz da Fé, precisamos obedecer ao que Deus

requer de nós e isso exige coragem, determinação e, acima de tudo, disposição.

Não se prova que se crê ao dizê-lo apenas com palavras mas sim quando se tem uma atitude em relação a essa crença, abdicando de algo importante para mostrar a Deus que confia, verdadeiramente, na Sua proposta de vida para si.

Essa Fé é o que nos torna capazes de realizar o inimaginável. A grandeza de Deus não lhe permite realizar coisas pequenas e, por esse motivo, deve ter visão e pensar grande.

O Sacrifício e a FéPorque é que temos que Sacrificar para conquistar?

Muitas pessoas cristãs, honestas, sinceras e que até cumprem com os

deveres básicos para com Deus, ficam para trás e não veem a grandiosidade acontecer nas suas

vidas.Sem Fé, é impossível agradar a

Deus e a qualidade da Fé de cada um é expressada através do Sacrifício, assim como este determina o tipo de Fé de cada um.

O mundo está cheio de pessoas que praticam uma Fé sem vida, sem compromisso com Deus. Este tipo de Fé não liberta, não cura, não traz nenhum benefício e não salva.

Abel foi o primeiro a demonstrar Fé Sacrificial, oferecendo Sacrifício do fruto do seu rebanho que continha sangue, o qual representa a vida do ofertante.

As pessoas religiosas têm Fé e até fazem Sacrifícios, mas não do tipo de Sacrifícios que exijam a manifestação de uma Fé viva.

Não é fácil Sacrificar. É, aliás, bastante difícil, sobretudo para aqueles cuja Fé está apoiada no entusiasmo ou nas emoções.

Contudo, para aqueles que têm a Fé-Inteligente e alicerçada nas promessas de Deus, o Sacrifício é a forma mais rápida para se alcançar um objetivo.

A Fé sem vida, sem compromisso com Deus, não liberta, não cura e não traz nenhum benefício

¡Joana Marques [email protected]

DOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodea-

2i

centro de ajuda . Superação

aconteceu comigo!

D esde criança que era uma pessoa muito doente. Tinha várias alergias na

pele que me deixavam cheia de feridas, sofria de dores de cabeça desde os três anos e tinha asma.

Depois de adulta, casei, tivemos filhos e começaram a surgir os problemas em casa. O meu marido começou a beber muito e sempre que o via bêbado ficava muito nervosa e havia sempre discussões tão violentas que partíamos tudo em casa. Além de todos os problemas de saúde que já tinha, havia também todos estes problemas no casamento que se arrastaram durante cerca de sete anos.

Durante todo esse período nunca fui feliz... O meu marido tratava-me mal, nunca me dava atenção, nem aos filhos. E foi desta forma que cheguei ao Centro de Ajuda (CdA).

Um dia, fui visitar a minha avó e havia pessoas na rua a evangelizar. A minha avó, que já tinha ido ao CdA, incentivou-me a ir e disse que eu ia ficar bem.

Na altura, disse que não acreditava em Deus mas fui. A verdade é que desde a primeira vez que coloquei os pés no Centro de Ajuda, há 20 anos atrás, tudo começou a mudar e eu quis esse Deus”, conta Sandra.

A chegada ao Centro de Ajuda“Além de todos os meus problemas, também fui abandonada pelo meu pai e culpava Deus por todas as coisas más da minha vida. Durante três semanas seguidas, fui ao CdA, mas depois havia qualquer coisa dentro de mim que me fazia sentir medo. Deixei de ir e só passado um ano é que voltei.

Mas quando voltei, voltei com toda a minha força! Comecei a viver tudo aquilo que nos ensinavam, a priorizar o Espírito

Santo, mesmo quando ainda não percebia muito aquilo que me era transmitido, sabia que era o Espírito Santo que eu queria, queria a presença de Deus.

Fiz tudo o que tinha que ser

feito para O receber, que incluía meditar na Palavra de Deus, deixar de ser nervosa, ter domínio próprio e a conseguir dominar o meu eu.

As minhas alergias afetavam-me o rosto e, um dia, estava sentada numa reunião e comecei a sentir a minha pele a ficar suave. Nunca mais me esqueci desse momento!

Os problemas familiares foram ultrapassados quando me consegui dominar e deixei de ser nervosa. Comecei a agir de forma completamente contrária à que agia antes. Quando chegava a casa e via o meu marido bêbado, não discutia, não ficava nervosa e fazia aquilo que me ensinavam no Centro de Ajuda.

Tratava bem o meu marido, mesmo não sendo essa a minha vontade ao vê-lo naquele estado... Sentia uma paz dentro de mim que me dava forças para fazer tudo ao contrário do que fazia antes. Foi aí que tudo começou a mudar”, garante.

A Fogueira Santa“A primeira vez que ouvi falar na Fogueira Santa, disseram-me que era o tudo por tudo de Deus

e resolvi participar pela minha família, para o meu marido deixar de beber e passar a existir paz em casa.

Percebi que, ao darmos o nosso tudo estamos a demonstrar que confiamos em Deus e Ele dá--nos também tudo. Fiz o maior Sacrifício que podia fazer e a resposta chegou uma semana depois.

O meu marido começou a frequentar também o Centro de Ajuda e, apesar de no início ainda beber um pouco, nunca mais o vi bêbedo.

Um mês depois já não tocava mais no álcool e disse, inclusivamente, que sentia nojo da bebida e não podia nem sentir o cheiro. Vir ao Centro de Ajuda há 20 anos atrás salvou a minha vida!”, afirma Sandra, finalmente feliz.

Sandra, CdA da amadora

(rua HeróiS da aviação, nº 2)

Joana Marques [email protected]

Durante todo esse período nunca fui feliz... O meu marido tratava--me mal, nunca me dava atenção, nem aos filhos

Sandra tinha vários problemas de saúde desde criança e, depois de adulta, os problemas familiares eram uma constante. Com um marido alcoólico, não conseguia ser feliz...

“Vir ao Centro de Ajuda salvou a minha vida”

PUB

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

centro de ajuda . Reflexão

mensagem

Amigo de Deus (parte II)

Q uando analisamos as características de um amigo entendemos por que

a maioria das pessoas não consegue construir uma relação de amizade com o Altíssimo e o motivo pelo qual Abraão foi chamado de amigo de Deus.Comunicação: a comunicação com Deus torna-se impossível quando se tem uma mente focada nas coisas terrenas e é justamente esse tipo de mente que a maioria tem. Mas a mente de Abraão estava voltada para as coisas eternas. Por isso, Deus falava com ele, e ele ouvia a Sua Voz;Coisas em comum: o mundo ama e promove ideias avessas aos

preceitos de Deus. O próprio espírito das pessoas é ruim. Mas o espírito de Abraão tinha conceitos e valores em comum com o Espírito de Deus. Deus já observava o comportamento e a índole de Abraão, que eram distintos das demais pessoas daquela época. Por isso, o chamou;Confiança: a maioria das pessoas manifesta uma fé fraca e emotiva, que se abala diante da primeira situação contrária. Por isso, logo começam a questionar, duvidam e abandonam a Deus. Mas Abraão confiava tanto em Deus que creu que a Sua promessa se cumpriria ainda que viesse a Sacrificar o seu único

filho no Altar.Muitas pessoas esperam a amizade

de Deus, mas elas próprias não fazem o que é preciso para serem amigas de Deus. Desejam colher os benefícios dos favores de Deus, mas não estão dispostas a serem favoráveis para com Ele e para com os Seus Planos. Deus dispõe-se a ser Amigo de todos, mas poucos se dispõem a ser amigos de d’Ele. Abraão não operou nenhum milagre, mas ele era o próprio milagre porque ouviu a TODA a Palavra do Altíssimo. Por isso, tornou-se um referencial. “Quer ser amigo de Deus? Olhai para Abraão” (Isaías 51.2).

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/ BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diariamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na IURDTV.eu, pelas 16H (hora de Lisboa)

Experiências no Templo de Salomão

Embaixador de Israel visita o Templo de Salomão■O Templo de Salomão recebeu, recentemente, a visita do recém--empossado embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour.

O novo embaixador chegou ao Templo com total respeito e admiração pelo local e foi recebido pelo bispo Miguel Peres, responsável pelas visitas no Templo de Salomão, e pelo deputado federal Vinicius Carvalho (SP), entre outros membros da Universal.

“Esse projeto não foi um desejo ambicioso. Foi realizado como um ato real de amor por Israel,

para resgatar a essência bíblica e ensiná-la ao nosso povo, inclusive àqueles que não puderam ainda ir a Israel”, explicou o bispo Miguel ao visitante, seguindo com ele para o Tabernáculo.

Impressionado positivamenteNa presença dos símbolos de seu povo, o embaixador fez um paralelo entre o passado e o presente. “Vendo isso tudo aqui, os brasileiros podem entender melhor pelo que lutamos hoje. Defendemos a nossa história, a

nossa terra, mas também nos importamos com o sofrimento das pessoas do outro lado da questão”, referiu.

O representante de Israel acompanhou atentamente a reunião administrada pelo bispo Clodomir Santos, e saiu do Templo impressionado com os detalhes do local Sagrado.

No final do encontro, o

embaixador de Israel reforçou a ligação entre o seu povo e o do Brasil, manifestando o desejo não só de que os brasileiros conheçam o Templo, mas que os israelitas também o visitem. “Estou emocionado pela energia pessoal daqui, de como as pessoas vêm e saem com mais Fé e empenho para enfrentar as dificuldades da vida e vencer”, afirmou.

Muitas pessoas esperam a amizade de Deus, mas elas próprias não fazem o que é preciso para serem amigas de Deus

C entenas de pessoas, homens e mulheres, jovens e idosos decidiram

começar uma nova Vida, através do Batismo nas Águas.

Aconteceu recentemente no Centro de Ajuda da Bélgica. Vindas dos quatro cantos do país, mais de 200 pessoas dirigiram-se ao Centro

de Ajuda com um único objetivo: ter uma Nova Vida, escrevendo uma nova história nas suas vidas através de uma atitude consciente.

“Jesus, cheio do Espírito Santo, regressou do Jordão e foi guiado

pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4.1).

Antes de realizar o batismo, o pastor Rafael Assunção, deu o exemplo do Senhor Jesus. “Existe uma coisa que deve entender, é que após o Batismo vem o deserto. O Senhor Jesus batizou-se, para nos dar o exemplo e logo depois o Espírito Santo desceu sobre Ele e guiou-O para o deserto.

Algumas pessoas pensam que o dia do Batismo é apenas o momento em que passam pelas águas, mas é depois disso que

os pensamentos negativos, as tentações e as acusações do passado virão à nossa mente. Se quer vencer o seu passado, as tentações e tudo o que vier para o/a fazer olhar para trás, basta ter sua vida apoiada na Palavra de Deus”, frisou o orador.

Uma Nova VidaAntes de realizar o batismo, foi realizada uma oração para todos os que verdadeiramente tomaram a decisão consciente de viver uma Nova Vida, a partir de agora com Deus.

Cada uma das pessoas que passaram pelas Águas do batistério, saíram diferentes e com a certeza de uma vida diferente e transformada, pela atitude de Fé-inteligente tomada.

Após o Batismo foi realizada a busca pelo Espírito Santo, para selar a Nova Vida. No final, era visível a certeza de que todos os presentes retornavam para a sua respetiva cidade, renovados e prontos para vencer todos os obstáculos e barreiras de cabeça erguida, com a certeza de que Deus está com eles.

4iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Batismos

Se quer vencer o seu passado, as tentações e tudo o que vier, basta ter sua vida apoiada na Palavra de Deus

Um só objetivo: ter uma Vida nova

O batismo nas águas é a separação definitiva do homem da sua vida terrena e o início de uma nova vida como um cristão completo.

¡Joana Marques [email protected]

Em Cantanhede vidas foram entregues a DeusEste CdA recebeu todos aqueles que decidiram entregar as suas vidas a Deus.

■É mais do que uma cerimónia pública de conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus, simbolizando o sepultamento da “velha criatura”, dos seus maus hábitos, traumas, culpas, pecados e tudo o que o ser humano comete antes de conhecer a Palavra de Deus. Deixamos de ter em nós a velha natureza pecaminosa ou, por outras palavras, o pecado deixa de nos governar quando morremos para ele através do Batismo.

Em Cantanhede, muitas pessoas reconheceram que necessitavam de

fazer algo por elas mesmas.Foram sinceras, reconheceram

o seu real estado, viram que necessitavam de se arrepender das suas falhas e através de uma atitude, mostraram a sua Fé.

Houve uma separação do velho e do novo homem e, neste Batismo, as pessoas puderam desfrutar do início

de uma nova vida com Cristo. No final, algumas pessoas

relataram que tinham uma paz tão grande, que só lhes apetecia saborear aquele momento!

Ao firmar essa nova aliança com

Deus, receberam o seu Certificado de Batismo, o qual marcará um dos momentos mais importantes da sua vida a partir de agora. j.m.

Muitas pessoas reconheceram que necessitavam de fazer algo por elas mesmas

Q uando cremos não precisamos de ver, ou precisamos? É como o

ar... Você vê o ar que respira? Assim é Deus. Deus é Espírito, não vai vê-Lo nunca, mas vai ver o efeito d’Ele na sua vida, tal como não vê o ar mas vê o seu efeito, pois sem ele não vivemos.

Você crê que Jesus quer mudar a sua vida? Uma das coisas que o diabo mais tem usado é a vontade de Deus: ‘será que é da vontade de Deus que eu mude de vida?’; ‘será que é da vontade de Deus que eu seja curado?’; ‘será que é da vontade de Deus que a minha vida seja diferente?’. É da vontade de Deus o seu bem-estar! Todo o bem-estar é vontade de Deus para nós, seja a saúde física, espiritual, económica, familiar... Tudo o que é bom, vem de Deus e Ele quer isso para nós. Quem procura impedir que a bondade, que as bênçãos de Deus cheguem até nós é o diabo”.

Foi com estas palavras que o bispo Edir Macedo, deu início à reunião do passado domingo, 7 de junho, às 9h30, no Templo Maior, em Lisboa, perante milhares de pessoas.

A autoridadeO diabo é forte para os fracos mas para os fortes é fraco. E quem são os fortes? Aqueles que carregam dentro de si o poder da Fé, da certeza de que Deus é com eles! Quando não temos essa convicção, então, somos fracos.

“A pessoa tem que ser violenta para com o diabo, usando Palavras de Fé, e falar em nome de Jesus, pois quando usamos o nome de Jesus, temos autoridade e poder contra todo o inferno!”, afirmou o bispo Macedo.

Jesus falou com os seus discípulos e disse-lhes: “Tendo Jesus convocado

os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios, e para efetuarem curas” (Lucas 9.1).

“O poder que recebemos é maior do que o poder do inferno, a autoridade que recebemos de Jesus é maior do que a autoridade deste país ou de todos os presidentes do mundo juntos. Eles têm a

autoridade económica, mas nós temos a autoridade sobre as doenças, as enfermidade, os demónios, sobre todo o inferno, temos a autoridade Suprema que é a autoridade do Altíssimo. Se não usamos essa autoridade é problema nosso, mas temo-la. A autoridade de Jesus é dada para os que crêem, para os que acreditam n’Ele, para aqueles que mesmo não vendo, acreditam, crêem na Sua Palavra”, explicou o orador.

Os segredos da Fé“O que é a Fé? Para você aprender os segredos da Fé, das duas uma: ou você crê, ou não crê; ou Deus é, ou Deus não é; ou Ele faz perfeitamente, ou Ele não faz nada. Então, a Fé é a única forma de tomar posse das Promessas de Deus. A Fé é uma coisa pessoal, eu não posso impor a minha Fé para si, nem você a sua para mim. É algo que Deus nós dá, revelado por Ele, é uma revelação divina, é algo

H á várias coisas que o diabo odeia, mas existem três que ele absolutamente detesta!

Ele trabalha, sistematicamente, contra si, 24 horas por dia, sem dó nem piedade, a arquitetar planos absolutamente malévolos, para o destruir. E existem pontos estratégicos que ele ataca, tentando impedi-lo/a de cumprir a sua parte, de agradar Àquele a Quem você deve priorizar, em todas

as ocasiões!Sim, é um facto: o diabo sempre

se opôs, opõe e sempre se oporá ao Sacrifício, à Fidelidade e ao nosso Amor para com Deus. E é por meio das nossas ofertas que demonstramos o nosso amor, como o Senhor Jesus disse:

“...onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).

Então, em primeiro lugar, o diabo odeia que você materialize o seu amor

e a sua gratidão, por meio das suas Ofertas voluntárias. E Oferta não é só a monetária, a económica que fazemos num determinado momento na reunião...Oferta para Deus é tudo o que Lhe oferecemos, tudo o que fazemos para Ele.

Em segundo lugar, o diabo odeia a sua Fidelidade para com Deus. Isto acontece quando materializamos, provando, assim, que Deus está em primeiro lugar. E quando falo em Fidelidade, não estou apenas a referir-me aos dízimos, separando a décima parte de tudo o que chega às nossas mãos antes de pagar e de comprar, mas, Fidelidade, tendo a Ele, sim, em primeiro lugar, considerando-O como a Pessoa Mais Importante da nossa vida, e, por isso, submetemos as nossas decisões, a nossa vida e os nossos sonhos a Ele.

Por fim, o diabo odeia esta trindade, que é complementada e concluída com o Sacrifício de renúncia, de obediência e de permanência na dependência de Deus, de materialização da Fé Viva nas Promessas de Deus.

Esta trindade de Oferta, Fidelidade e Sacrifício é odiada pelo diabo, porque só assume esta Fé Grata, Fiel e Sacrificial quem, realmente, se entregou em espírito, alma e corpo; quem ama a Deus de TODO o coração, com TODA a sua mente e com TODA a sua força. Ou seja: A nossa trindade, COM A TRINDADE DO DEUS-VIVO!

DOMINGO ■ 14 junho 2015

5icentro de ajuda . Nacional

Só assume esta Fé Grata, Fiel e Sacrificial quem, realmente, se entregou em espírito, alma e corpo

Fé é Fé, ou você crê, ou você não crê e quem crê recebe, quem não crê não recebe!

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

A luta pelo 1º lugar...

A Fé é o único modo de tomar posse das Promessas de Deus... É algo pessoal que não pode ser imposto a ninguém e que nos é revelado por Ele.

¡Joana Marques [email protected]

Tomar posse das Promessas de Deus

que vem de Deus. O Sacrifício é uma demonstração de Fé e é essa força, esse poder, que nos faz tomar posse das bênçãos de Deus”, disse o orador.

Não é por uma pessoa ser rica que não vai entrar no Reino de Deus, ou por que é pobre. Entra no Reino de Deus, apenas a pessoa que tem Fé, que depende de Deus.

“O problema da pessoa rica é esse, pois por ter muito dinheiro, fica na dependência do seu dinheiro, assim como se o pobre depender da sua pobreza também não vai conseguir nada. O que conta para Deus é a nossa Fé, a nossa dependência n’Ele.

Deus só se manifesta nas nossas vidas se nós manifestarmos a nossa Fé n’Ele. A Fé não tem emoção, sentimentos ou compaixão. Fé é Fé, ou você crê, ou você não crê e quem crê recebe, quem não crê não recebe!

Se recebemos alguma coisa de Deus, é por causa da manifestação da nossa Fé”, continuou.

Abraão foi abençoado, porque manifestou a Fé. Ele pegou o seu filho e levou-o ao Monte Moriá para sacrificá-lo. Deus sabia que Abraão iria atender o Seu pedido, mas queria deixar registado na História a Fé que Lhe agrada.

“Então lhe dise: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho” (Génesis 22.12).

E, então, Deus fez um juramento, que é infinitamente mais importante do que prometer. Deus foi além da Sua Palavra, da sua promessa, porque Abraão não fugiu ao plano de Deus, não negou a confiança em Deus”, concluiu o bispo Macedo.❙ No decorrer da palestra, o bispo Macedo falou sobre a

Obediência e a Fé Sacrificial de Abraão

6i

depoimentos

DOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Bela Juventude

Desfrute de uma Bela JuventudeMuitas são as pessoas que ao chegarem à terceira idade e ao deixarem de trabalhar, abandonam a vida ativa e refugiam-se na solidão. Mas esta não é a atitude de quem agora tem todo o tempo para desfrutar da vida.

O s idosos necessitam de maior apoio, carinho e compreensão. É por esse

motivo que o Centro de Ajuda criou o projeto Bela Juventude, dedicado única e exclusivamente aos mais idosos, pretende oferecer-lhes uma maior dignidade e qualidade de vida. O real objetivo do projeto é conseguir mostrar o real valor dos

mais velhos junto dos familiares, da sociedade e, especialmente, junto do seu Criador.

Cura interior e exterior Recentemente, o tema do encontro mensal recaiu sobre o facto de se a pessoa quer ser curada, não pode

ficar a ouvir os seus pensamentos e sentimentos negativos, muito menos desanimar.

Na ocasião, foi dado um exemplo: existe uma outra doença que tem afetado a vida de muitas pessoas e que pode levá-las até mesmo ao inferno, a doença da alma. São pessoas que carregam consigo a dúvida, o medo, os sentimentos negativos, o desânimo e a raiva. Por vezes, uma doença física pode ser causada por um sentimento que a pessoa tem guardando no seu interior. A todos os presentes foi dada a oportunidade de serem livres e curados.

PasseioNo mês de maio, a Bela Juventude levou os seus membros até uma pousada, com momentos inesquecíveis, pois cada detalhe, desde a receção até ao último dia foi-lhes pensado e dedicado com muito carinho, mostrando a cada um o seu valor.

No decorrer de um dia muito especial, os idosos puderam fazer novas amizades, divertirem-se e conhecerem histórias de superação. Para além disso, fizeram um passeio na praia e exercícios; houve karaoke, dança e diversas brincadeiras.

A Bela Juventude quer voltar a integrar na sociedade os mais idosos

■ “O grupo faz-me sentir valorizada, tem-me mostrado que é possível ser útil e viver ativa em sociedade. Tenho desfrutado de momentos únicos junto das minhas amigas da Bela Juventude. Reunimo-nos, durante a semana, para falar com Deus, construindo assim um rela-cionamento verdadeiro entre nós e Ele”. Maria José Gouveia da Mota Freitas, Funchal

■ “Gosto muito de fazer ar-tesanato, pois faz-me voltar à minha juventude e, como tudo o que nos faz bem de-vemos de continuar. A Bela

Juventude veio dar sabor à minha vida e sinto-me

feliz”.rosalina GoMes, Machico

¡Carla Vaz [email protected]

Através de encontros, palestras, gincanas e excursões, o grupo atende cerca de 1,5 mil pessoas Junte-se a nós!

Apolónia foi realizado o trabalho dos Anjos da Noite, com cerca de 50 voluntários das regiões da Pontinha e de Alverca, tendo sido distribuídas sopas, sandes e roupas. No total, foram ajudados cerca de 90 desabrigados que têm gostado do trabalho deste grupo.

Mensagem Os Anjos da Noite estiveram na Costa da Caparica, onde distribuíram alimentos e vestuário a quem mais necessitava. Foi-lhes transmitida uma mensagem de Fé e esperança de que a situação em que se encontram pode ser transformada.

7iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Nacional

Ruas de Portugal repletas de "Anjos"Mais uma vez, o grupo Anjos da Noite do Centro de Ajuda saiu para as ruas com o objetivo de levar até quem mais necessita o alimento não só físico, mas também espiritual.

N ovamente, os Anjos da Noite saíram para as ruas de Lisboa com o objetivo

de levar até aos mais necessitados Fé, direção, ânimo, alimento físico e agasalhos.

Diversas pessoas foram escutadas pelos homens e mulheres de Deus logo naquele momento. Foi feita ainda a distribuição de jornais e o trabalho de levar até estas pessoas a esperança de uma vida melhor.

Apoio Os voluntários dos Anjos da Noite oriundos das regiões das Mercês e de S. João do Estoril reuniram-se, desta feita, na praça de Saldanha, em Lisboa, onde várias dezenas de pessoas receberam apoio psicológico, espiritual, físico e material. Mais

uma vez ficou demonstrado que o objetivo deste grupo é dar às pessoas palavras positivas, de ânimo e de força que só estão ao alcance daqueles que se entregam a essa causa de curar, libertar e salvar os perdidos.

Sem nadaRecentemente, na estação de Santa

O trabalho dos Anjos da Noite não para

¡Carla Vaz [email protected]

Rossio

Sta. Apolónia

Costa da Caparica Caldas da rainha Saldanha

A nave principal, o hall de entrada, as casas de banho e a fachada foram melhoradas

estar a mesa com o Senhor Jesus, por vestes limpas, de Fé. Estas permitem à pessoa desfrutar de tudo o que

Deus tem de melhor para aqueles que assim assumem a sua Fé e

passam a viver uma vida de acordo com a Sua Palavra.

Foram várias as

pessoas que tomaram a decisão de fazer essa troca de vestes e participarem das bodas do Rei.

Foi também realizada uma oração ao pé da Cruz por todas as famílias, com o pastor Alex Lima, responsável pelo Cenáculo de Vila Nova de Gaia, juntamente com o pastor Leandro Alves, responsável pelo CdA Braga, a clamarem e determinarem uma transformação total e completa.

A reunião terminou com o Óleo a ser derramado sobre o Altar, confirmando assim a presença do Espírito Santo nesse novo espaço para a transformação de vidas.

O CdA de Braga fica localizado na Avenida Imaculada Conceição, nº 567, próximo do supermercado Lidl.

8iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Nacional

■ AnaSofria com problemas de coluna, devido a uma hérnia. Tinha muitas dores e, por vezes, tinha que dormir no chão duro. Foi operada à coluna três vezes, mas sem sucesso. Para além disso, começou a sofrer de ansiedade após uma separação, pois tinha medo de perder os filhos. Passava os dias a chorar... O seu filho tinha uma sopro no coração e, no seu frigorífico, existiam mais me-dicamentos do que comida. Mas não desistiu e foi curada dos problemas de coluna e liberta da ansiedade. Hoje é uma mulher com força e paz no seu interior e o seu filho foi curado do sopro no coração.

De terça-feIra a sábaDO, Das 00H à 01H, Na TV RECORD

ced

ida

ced

ida

■ Sueli Era uma pessoa atribulada, ansiosa, nervosa e muito agitada. Sofria com ataques de asma brônquica, o que a impedia de desenvolver o seu talento no atletismo. Muitas vezes, tinha de ir de urgência para o hospital. Tornou-se numa jovem frustrada e refugiou-se nas saídas noturnas com os amigos e na bebida. Tinha traumas de infância por assistir às agressões entre os pais. O seu filho também tinha asma. Então, decidiu mudar de país, mas tudo pio-rou! Mas não desistiu! Hoje é uma pessoa saudável e a sua vida sentimen-tal é uma bênção.

Este é o primeiro passo para quem deseja o fim dos problemas e uma vida com paz e abundância. Descubra como estas pessoas conseguiram!

Acredite que A SuA vidA vAi MudAr!

Núcleo do CdA em Macedo de CavaleirosNo passado sábado, 6 de junho, foi inau-gurado um núcleo do Centro de Ajuda em Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes.

■A inauguração contou com a presença de dezenas de pessoas, que não quiseram deixar de marcar presença num dia tão importante e que saíram dali com a esperança de conquistar aquilo que ao olhos humanos parece impossível.

O orador, o bispo Filipe Santos, responsável pelo trabalho evangelístico no Norte, esteve presente e aproveitou a ocasião

para explicar que apenas quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda e vem a Deus, é que pode ser livre de todos os problemas que a fazem sofrer e passa a ser uma pessoa feliz.

O Centro de Ajuda continua a abrir portas um pouco por todo o país, com o objetivo de chegar a cada vez mais pessoas que têm o desejo de alimentar a sua Fé.

-Momento da Consagração do núcleo do Centro de Ajuda de Macedo de Cavaleiros

¡Joana Marques [email protected]

REUNIÕES NO NÚCLEO DE MACEDO DE CAVALEIROS

Todas as terças-feiras às 19H e aos sábados às 16H.

Avenida Engenheiro Camilo de Mendonça, lote 10, R/C Direito.

Centro de Ajuda de braga com melhores condiçõesNo passado dia 7 de junho a sede regional do Centro de Ajuda de Braga foi reinaugurada, depois de obras para proporcionar melhores condições à população.

G raças às contribuições voluntárias dos membros do Centro de Ajuda (CdA),

foi restaurada a nave principal, o hall de entrada, as casas de banho e a fachada. O espaço ficou mais amplo e muito acolhedor, dando a todos as melhores condições para assistirem às reuniões e ouvirem a Palavra de Deus.

Na oportunidade, o bispo Filipe Santos, responsável pelo trabalho no Norte do país, realizou a reunião da reinauguração, na qual todos os presentes tiveram as suas necessidades supridas, como a cura de dores e enfermidades, a libertação espiritual e o mais importante, a oportunidade de alcançar a salvação eterna.

trocar de vestesA mensagem ministrada trouxe aos presentes a oportunidade de trocarem as suas vestes (atitudes) de pecados, as suas derrotas, tristeza e deceções, que os impossibilitavam de

-O novo espaço, mais acolhedor, permite dar às pessoas um maior conforto, enquanto assistem às reuniões

9iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica

L i um comentário, aqui no blogue, de uma mulher com

quarenta anos, que sempre se preocupou com a sua vida sentimental e entendeu que não deveria ficar “à caça” disso, pois voltaria a ter sede dessa “água” e, no momento certo, Deus traria a pessoa certa. Até porque, quando é ansiosa as bênçãos afastam--se pois a pessoa fica com me-do e este anula a manifesta-ção da Fé.

Mas quando está ativa, consegue ver o que ninguém teve capacidade de lhe dizer, vê aquilo que ninguém lhe mostrou e assim muda as suas atitudes, não “forçan-do a barra”, pois os frutos da árvore não surgem com dificuldade: surge um “bro-tinho”, que vai crescendo e se torna numa fruta. Assim também é quando você se re-laciona com Deus!

Mas o que percebo é que muitas pessoas que dizem ser batizadas com o Espírito Santo, deixam muito a dese-jar. Permitem que as neces-sidades, as coisas que lhes faltam, que programam ou projetam ter sejam coloca-das como prioridade e esque-cem-se de estarem atentas à voz de Deus.

Assim, ficam sedentas, ansiosas, cheias de dúvidas, medrosas e não descobrem nada. Estão dentro da Igreja, não têm nada para dizer a Deus porque não manifes-tam a Fé, tornam-se pessoas religiosas que fazem tudo aparentemente “certinho” aos seus olhos, mas com muitas coisas ocultas no seu interior.

Então, cara leitora, para que encontre Jesus tem que se relacionar com Ele, como essa mulher que, mesmo do seu jeito, procurou e estava

sedenta. E quando ela O en-controu, percebeu que Ele era O Messias, pois dissera algo que nenhum outro tinha ca-pacidade de dizer e olhou-a.

E é assim que passamos a amar Deus, como foi o meu caso, que passei a participar mais a Deus da minha vida, quando tive um Encontro com Ele e percebi que Ele me viu por dentro e sabia de tu-do o que acontecia comigo. Sabia de tudo, mais do que propriamente eu! E disse-me diretamente: “Viviane, você é assim...”, e quando ouvi da parte d’Ele, tomei uma atitude imediatamente, co-mo aquela mulher, que foi e fez o que anteriormente não fazia.

As amarguras, aquilo que a fazia estagnada, resul-taram numa atitude forte na vida dela. Não temeu o que os homens pensariam, pois naquela altura, uma mulher chegar perto de um homem era algo fora do comum e o que ela fez foi fora do comum, não para tirar vantagem, mas para falar acerca do que Deus fa-lou com ela e observou no seu interior. E quando isto acontece consigo, você quer transmiti-lo às pessoas, essa alegria, a verdade que doeu, mas que a libertou e a fez resolver o que não resolvia antes.

Espero que tenha entendi-do e que pratique aquilo que tem aprendido. Que tenha temor na forma como fala e que honre a sua palavra com Deus e os homens e vá além. Que dê e entregue tu-do por inteiro a Deus. Não te-nha receio ou medo de falar do seu passado, pois quanto mais falar e se relacionar com Deus, mais livre e feliz será. Não tem nada a perder, só tem a ganhar!

Viviane Freitas

visite: vivifreitas.me

Quem é Deus? (parte II)

Verão, a estação mais esperada do ano!Novas tendências na moda, férias à vista e cuidados a ter com a pele são as três coisas em que todas nós pensa-mos com a chegada do verão.

C om a chegada do verão, são raras as mulheres que não dão uma espreitadela às

novas tendências da moda. Este ano, as coleções estão repletas de cores fortes e tons pastel com padrões e texturas diferentes e que, sem dúvida, chamam a atenção.

As cores fortes como o amarelo e o laranja vão ser uma das grandes tendências, assim como os macacões ou os padrões de riscas, que continuam como tendência este ano, nos mais variados tons e espessuras.

As calças largas e as saias midi são também uma grande tendência com a novidade de este ano poderem ser conjugadas com t-shirts mais descontraídas. Os estampados florais estão de regresso e, este verão, destacam-se em peças largas. As sandálias com os mais variados padrões e tipos de salto são um must have para qualquer mulher.

Preparar as fériasQuer seja na praia, no campo ou mesmo no meio urbano, com a chegada do verão vem também a preparação das férias, a altura do merecido descanso.

A primeira coisa que deve fazer

para preparar umas férias é decidir o tipo de viagem que quer: aventura, improvisada, descobrir uma cidade, praia, uma viagem de longa

distância, etc. Na Internet poderá aceder à página das agências de viagens e ver o que oferecem.

Depois de e scol h ido o destino, é altura de tratar da estadia, para que

não perca os melhores hotéis aos melhores preços. Lembre-se que se deixar tudo para a última hora os preços serão mais elevados e poderão exceder um pouco o seu orçamento.

Na altura de fechar a mala e para que não lhe falte nada, faça uma lista de roupa e material que pretende levar consigo, onde poderá incluir roupa,

produtos de higiene, livros e também alguns gadgets, como uma máquina fotográfica, por exemplo, para depois recordar os bons momentos.

Cuidados com a peleDurante as férias, os cuidados a ter com a pele deverão ser redobrados. Tendencialmente, ainda se opta muito por destinos de sol e praia, pelo que estará mais exposta aos raios solares.

O uso de um bom protetor solar é imprescindível mas, ainda assim, deve evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor. Opte por vestir roupas leves e frescas e aproveite o facto de os chapéus estarem na moda para proteger também a cabeça.

Ao contrário do que ainda muita gente pensa, estes cuidados não deverão ser tidos apenas quando está na praia, mas também enquanto caminha pela cidade, por exemplo.

cuidados essenciais com a pele�Lavar o rosto com um sabonete antisséptico e apli-car um creme hidratante todos os dias de manhã e antes de ir dormir;�Aplicar protetor solar cerca 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer nova aplicação a cada 3 horas;�Evitar fazer a depilação na véspera da exposição ao sol;�Depois de um dia de praia ou pisci-na, tomar um banho de água fria e aplicar creme hidratante;�Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão,

pois pode ficar com manchas na pele;�Fazer esfoliação, principalmente no rosto, uma vez por semana;�Tirar a maquilha-

gem todos os dias, antes de ir dormir;�Comer alimentos, como cenou-ra, abóbora, maçã e beterraba pois, além de protegerem do cancro, deixam a pele mais bronzeada;�Evitar exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas para prevenir queimaduras solares;�Beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar a pele.

¡Joana Marques [email protected]

Estas e outras dicas para que o seu verão seja fantástico, no programa “Coisas de Mulher”, dia 18 de junho, às 22 horas, na iurdtv.eu

PUB

10iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

Professor explica a Alberto as verdadeiras razões para não poder afirmar tais coisas em público, pois poderia correr risco de vida. Mas eis que Alberto começa a ter um vislumbre da verdade... (capítulo 10)

Acompanhe todas as

semanas neste jornal, a história de Alberto, um

ex-padre e religioso

devoto, que abandonou o Vaticano para

seguir a Cristo.

52

53 54 55

56 57

11iDOMINGO ■ 14 junho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . O Destaque

Muitas pessoas consideram a Maldição como um problema de longa data, hereditário ou que se repete na vida de uma pessoa, vezes sem conta...

Mas maldição é, pura e simplesmente, uma situação ou problema onde exista ou seja detetada a ação do mal. Mas, por que motivo a ação do mal é uma maldição? Porque, assim que ela atua na vida humana, só pode ser expulsa ou extirpada com a ação contrária, que a irá anular, de uma vez por todas.

Existem milhões de pessoas que convivem com diferentes tipos de maldições nas suas vidas. Elas não conseguem distinguir um problema de resolução possível de uma maldição e, por isso, vivem, dia após dia, presas a situações que revelam uma clara ação do mal. Aprenda a colocar em prática 9 estratégias de combate intensivo que irão aniquilar a maldição na sua vida! A quebra da maldição irá acontecer por intermédio da Rosa Ungida, pois, o Senhor Jesus disse:

“Eu Sou a Rosa de Sarom...” (Cantares de Salomão 2.1)

A MULHER ENCURVADASexta-feira, dia 19 de junho

“E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.” (Lucas 13.11)

Traga uma rosa branca

3ª ESCREVA O

QUE ESTÁ SECO

NA SUA VIDA

Templo Maior: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro) | Cenáculo do Porto: Rua Egas Moniz, nº 485

e no CdA mais perto de si!

7 dias para mudar a sua vida!

7h30 | 9h30o dia da direção

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

qUINtA

SExtA

tERÇA

qUARtA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Moradas...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

açores - Ponta delgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 122

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

Agenda Semanal

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem 8H

16.30H

semana 14 a 20 junho 2015

S e x t a - f e i r a , 1 9 d e j u n h o