contingente de funcionários em atraso sobe 6% no mês de...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 31 de julho de 2014 - Nº 16.714 www.omossoroense.com.br QUINTA-FEIRA Página 3 Contingente de funcionários em atraso sobe 6% no mês de julho e supera o número de 9 mil servidores. Já são 9% os servidores do Estado com salário em atraso Elucidado crime ocorrido na zona rural de Assú O MOSSOROENSE Francisco Rodrigues lança livro “Perdão” Prefeitura afirma que problema só será resolvido com implantação plena de sistema de saneamento. Polícia destrói mais de 30 mil CDs e DVDs piratas Mídias foram apreendidas na região metropolitana de Natal, em operações realizadas desde o ano de 2005. Romance, que narra trechos da vida do autor areia-branquense, será lançado hoje na Biblioteca Municipal Ney Pontes. Página 6 Justiça define regras para mobilizações no centro da cidade Em reunião realizada ontem ficou definido que carros de som estão proibidos de circular no centro aos sábados. Página 6 Página 3 (Cotidiano) Literatura Quarteto Belmonte abre Mostra Sesc de Arte e Cultura Página 6 PRF prende homem com um quilo de maconha na BR-304 Página 6 Página 5 (Cotidiano) Lagoas de Mossoró estão poluídas Acordo Descarte Cacau Capa (Cotidiano)

Upload: others

Post on 30-Apr-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

R$ 1,50Mossoró - RN, 31 de julho de 2014 - Nº 16.714

www.omossoroense.com.br

QUINTA-FEIRA

Página 3

Contingente de funcionários em atraso sobe 6% no mês de julho e supera o número de 9 mil servidores.

Já são 9% os servidores doEstado com salário em atraso

Elucidado crime ocorrido na zona rural de Assú

O MOSSOROENSE

FranciscoRodrigues lançalivro “Perdão”

Prefeitura afirma que problema só será resolvido com implantação plena de sistema de saneamento.

Polícia destróimais de 30mil CDs e

DVDs piratas

Mídias foramapreendidas na regiãometropolitana de Natal,em operações realizadas

desde o ano de 2005.

Romance, que narra trechos da vida doautor areia-branquense, será lançadohoje na Biblioteca Municipal Ney Pontes.

Página 6

Justiça defineregras paramobilizaçõesno centro da

cidade

Em reunião realizada ontem ficou definido

que carros de som estãoproibidos de circular no

centro aos sábados.

Página 6

Página 3 (Cotidiano)

Liter

atur

a

Quarteto Belmonte abreMostra Sesc de Arte e Cultura

Página 6

PRF prende homem com umquilo de maconha na BR-304

Página 6

Página 5 (Cotidiano)

Lagoas de Mossoró estão poluídas

Acordo

Descarte

Cacau

Capa (Cotidiano)

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

[email protected]

FOLCLOREDizem que quando houve oataque do ban-

do cangaceiro de Lampião a Mossoró, nosidos de 13 de junho de 1927, esse líder do can-gaço (Lampião) teria nominado a Igreja deSão Vicente de "igreja da bunda redonda".Ou Lampião disse isso ou algum dos seuscangaceiros. Mas a história não relata quemfoi que ouviu essa frase e de parte de quem.

"COLCHETE"E como um assunto sugere outro corre-

lato, outra história que ainda carece de seresclarecida em Mossoró é aquela que diz queaqui também foi abatido o cangaceiro cha-mado "Colchete", mas ninguém sabe ondeseu corpo foi sepultado. Ninguém sabe, nin-guém viu. O corpo de "Jararaca" se sabe, mas"Colchete"...

CINE CIDLindomarcos Faustino diz que o Cine Cid

fechou no dia 30 de julho de 1993. Portan-to, lá se vão 21 anos. Mas a coincidência doúltimo filme ali exibido é que deixa o que pen-sar. "Esqueceram de Mim - 2". O prédio ago-ra está em reforma há mais de 3 anos e sechama Teatro Lauro Monte Filho.

INAUGURAÇÃOEsse cinema que se chamava Cid (era

uma homenagem a um filho do deputadoVingt Rosado que se chamava Cid) foi inau-gurado há exatamente 50 anos: dia 22 dejulho de 1964. Em abril de 1963, quem visi-tou a sua construção foi o falecido presiden-te da República, João Belchior Marques Gou-lart.

ENCARNAÇÃOQuem disse isso eu não consegui dife-

renciar se foi Alcides "Pirata" Andradeou se foi Marcos do Sêbado. Mas é fatoque eu fui tomado por uma extensa crisede riso. "Na próxima encarnação se for pa-ra nascer pobre eu não saio nem com ce-sariana...".

BETINHO IIO que precisa ficar meridianamente cla-

ro é que o Betinho Rosado, que conseguiu oregistro de sua candidatura a deputado es-tadual junto ao TRE, foi o filho do original,Betinho Rosado, e que se chama BetinhoII. O pai segue em situação pendente, pois

o processoque envolve o seu nome continuaem diligências naquela Corte.

MOSTEIROConcluído em 1998, o Mosteiro Frater-

nidade São Francisco de Assis, que se po-pularizou com a denominação de Mosteirodo Padre Sátiro, faz também uma justíssi-ma homenagem ao seu criador, que não é ou-tro senão esse elogiável sacerdote. Neste ano,ele está comemorando os 30 anos da Grut-ta e os 15 anos em que as Irmãs Clarissasvieram habitar aquele templo. Tudo vai sercelebrado em agosto próximo, quando da fes-ta de Santa Clara.

POETAS POTIGUARESQuem me dá essa notícia de maneira até

esfuziante e alegre é Genildo Costa. Ele mediz que a Escola Municipal Geralda Cruz,de Areia Branca, até que enfim ressaltouos poetas potiguares, apresentando a pri-meira produção de textos poéticos de auto-res que até então a escola não sabia da suaexistência.

POETAS POTIGUARES IIPois bem, as nossas celebridades, tais

como: Maurílio Santos, Caio César Muniz,Cid Augusto, Aldacir de França, Geová Cos-ta, Genildo Costa, Rogério Dias, enfim al-guns deles já com poemas musicados, ago-ra estão em evidência no plano pedagógico.Genildo Costa está que não cabe em si detanta alegria.

INESPERADOAconteceu aquilo que ninguém (ou pou-

cos) esperavam. O ex-deputado e advogadomilitante Paulo de Tarso Fernandes anun-ciou que vai votar para governador dos po-tiguares no nome de Henrique Eduardo Al-ves.

REGISTROQuase todos imaginam que o fato de uma

pesquisa estar registrada na Justiça Elei-toral aparentemente apresenta um resul-tado sadio, sem erros, sem omissões, semvícios. Ledo engano.A Justiça Eleitoral nãotem qualquer compromisso com os núme-ros, mas apenas com a formalidade e a le-galidade desse registro. O resto fica por con-ta dos institutos (Túlio Lemos, no Jornalde Hoje).

EXPOFRUITQuando começou, ela era a Fenafruit (Feira Nacional de Fruticultura Irrigada) e hoje

em dia tem a mesma finalidade, mas o seu nome é Expofruit. Essa feira será realizada de24 a 27 de setembro próximos com a sua décima sétima edição. Ela já está com cerca de 80por cento dos seus estandes devidamente comercializados.

IMPACTOO casal dirigente da Óptica Impacto, Leonberg/Janilde, receberá seus clientes, amigos

e familiares amanhã, sexta-feira, dia primeiro de agosto de 2014, a partir das 14h. Issonas próprias dependências da loja, na rua Santos Dumont, 165. Será para a comemoraçãodos 15 anos de bons negócios naquele estabelecimento comercial. Nossos parabéns aosdois empreendedores, Leonberg e Janilde pelos 15 anos.

ACADEMIAÉlder Heronildes se articula para dar posse a mais dois acadêmicos proximamente na

Academia Mossoroense de Letras. Ainda com datas a serem calendarizadas estão na agu-lha Silvério Soares (filho do falecido ex-prefeito Raimundo Soares de Souza) e o padreJoão Medeiros Filho. E numa data mais para a frente, nosso companheiro de redação CidAugusto da Escóssia Rosado.

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

ualquer que seja o resultado eleito-ral deste ano para governador do RioGrande do Norte (que perca ou queganhe a eleição) Henrique Eduar-

do Lira Alves, que já ocupa uma cadeirana Câmara Federal há mais de 40 anos,

ou seja, desde a década de 70, estará se des-pedindo daquele posto. Na hipótese de gal-gar a vitória nas urnas, tudo bem. Mas,se perder, vai permanecer, depois de qua-se meio século, sem ostentar qualquermandato eletivo.

QQO ex-deputado Henrique Alves

Emery Costa

Jornal

Tribunal Superior Eleitoral di-vulgou o perfil dos eleitores emtodo o país, mostrando diferen-

ças existentes em aspectos como gêne-ro, grau de instrução e idade dos pos-tulantes aos cargos eletivos no pleitode outubro. Pelo que foi apresentado,não existem grandes diferenças quan-do a análise é feita por região geográfi-ca. É o que acontece quando se observao eleitorado feminino, em que dos 142,8milhões de eleitores, mais da metadesão mulheres, com percentual de52,13%. No Rio Grande do Norte, nes-te ano, as eleições terão 2.327.451 elei-tores em todo o Estado e as mulheres re-presentam 52,57% desse total. Essa pro-porção se repete nas demais unidadesda federação, lem-brando que elas tam-bém são maioria nocentro demográfico.

As mulheres aindanão conseguiram ocu-par parcela mais sig-nificativa dos cargoseletivos, apesar deconstituírem a maio-ria do eleitorado dopaís. O cenário públi-co sempre foi mais re-presentado pelos ho-mens e mesmo tendouma mulher no posto político mais im-portante, com a presidente Dilma Rous-seff, isso não ajuda a quebrar outras bar-reiras que ainda impedem a ascensãofeminina no cenário político. A nomea-ção de um maior número delas para car-gos ministeriais não significou a ocu-pação dos cargos mais importantes dogoverno. Dos 39 ministros, Dilma no-meou oito mulheres para o primeiro es-calão. No segundo escalão, onde exis-tem 310 postos, 61 foram ocupados pormulheres. Em dezembro de 2010, ape-nas três eram ministras.

O movimento feminista conseguiuque, na lei eleitoral, fosse exigido o per-centual de 30% para candidatas, numatentativa de forçar o incremento femi-nino na política. Pouco adiantou, pois oproblema não é a existência de veto porparte dos dirigentes partidários à pre-sença das mulheres. Por outro lado, emmuitas coligações, fica difícil preencheresse percentual mínimo, com os partidoscolocando o nome mulheres que empres-tam seu nome tão somente para preen-cher o requisito legal. A candidata ficaregistrada, mas não tem interesse emdisputar votos. Pode não haver diferen-ça geográfica na indicação dos cargos,mas todas as mulheres indicadas no go-verno Dilma Rousseff eram ou estão fi-

liadas ao partido dostrabalhadores.

Incrementar a pre-sença da mulher napolítica brasileira éassunto antigo, mas odebate ainda identifi-ca as mesmas causasde todos os tempos.Faz 82 anos que asmulheres conquista-ram o direito ao voto,mas a participaçãodelas em cargos polí-ticos continua despro-

porcional. Semelhante a todos os can-didatos, é preciso recursos para con-seguir uma eleição, o que também émais difícil para as mulheres essa ob-tenção. As mulheres ainda são a par-cela da população que recebe menosrendimentos; 76% delas vivem em do-micílios que têm renda mensal de atécinco salários mínimos. Como o finan-ciamento de campanha no Brasil é par-ticular, tem-se um entrave logo de par-tida. Assim, as mulheres querem exi-gir 30% das cadeiras do Parlamento.

O

Graco

Mulheres e a minoria na política

laí[email protected]

Laíre Rosado

““

O movimento feministaconseguiu que, na lei eleitoral,fosse exigido o percentual de30% para candidatas, numa

tentativa de forçar o incrementofeminino na política.

Crise

Acordo

Em junho, 3% do funcionalismo tiveram salários pagos no mês seguinte, agora o percentual sobe para 9%

Governo do Estado triplica quantidade de servidores que receberão com atraso

Campanha não terácarros de som aossábados no centro

As secretarias de Es-tado do Planejamento edas Finanças e da Admi-nistração e dos RecursosHumanos divulgaram ocalendário de pagamen-to dos salários dos servi-dores estaduais relativoao mês de julho.

Desta vez aumentouconsideravelmente o per-centual de servidores quevão receber os saláriosatrasados. Se antes sem-pre quem ganhava abai-xo de quatro ou cinco milreais era poupado, ago-ra quem ganha acima dedois mil reais está inclu-so na lista de quem nãovai receber em dia.

Independente do va-lor do salário, será credi-tado hoje o pagamento detodos os servidores daSegurança, Saúde eEducação (inclusiveUern), bem como todosos servidores do Detran,Idema, DEI, Jucern eIpem. Isso representaum total de 60.055 servi-dores que não serão pre-judicados.

Ainda nesta quinta-feira, a partir do meio-dia, recebem os servido-res ativos e inativos dasdemais áreas que ga-

Política 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

O vereador GenivanVale (PROS) emitiu no-ta desmentindo que te-nha migrado para a basegovernista na CâmaraMunicipal e que teria fe-chado apoio à candidatu-ra do ex-deputado esta-dual Francisco José(PROS), que tenta retor-nar à Assembleia Legis-lativa.

O parlamentar classi-ficou como inverídicas asnotícias sobre a adesão."Diferentemente de in-formações publicadas noblog do jornalista CarlosSkarlak, o vereador Ge-nivan Vale (PROS) escla-rece que não procede a in-formação de que teria fe-chado apoio a Francisco

José (PROS), candidato adeputado estadual. Tam-bém não é verídica a no-tícia de que agora, o ve-reador integra a bancadagovernista da CâmaraMunicipal de Mossoró(CMM)", garantiu.

Ele explicou que iriaapoiar o ex-deputado Gil-son Moura (PROS), quenão vai mais disputar areeleição em virtude deter sido afastado da As-sembleia por causa de de-núncias de corrupção."Genivan Vale informaque após a desistência dacandidatura de GilsonMoura (PROS) à reelei-ção, candidato que iriaapoiar nesta eleição, hou-ve conversas com o pre-

feito Francisco José Jú-nior (PSD) no sentido desolicitar o apoio de Geni-van Vale à candidaturade Francisco José", acres-centou.

O apoio de Genivan aGilson se daria pela re-lação de parentesco como parlamentar afastado.

Segundo Genivan, odiálogo só foi aberto comFrancisco José por cau-sa das afinidades parti-dárias com o ex-deputa-do e pela relação de ami-zade com o prefeito Fran-cisco José Júnior (PSD)."O diálogo foi aberto tan-to por relação de amiza-de com o candidato Fran-cisco José, quanto por afi-nidades partidárias, pois

ele pertence ao mesmopartido do vereador. Noentanto, não há definiçãoquanto ao seu posiciona-mento para a eleição de2014", explicou.

A definição do posicio-namento do vereador es-tá prevista para a próxi-ma semana. "GenivanVale destaca que está fo-cado em questões parti-dárias e deverá anunciarseu posicionamento até apróxima semana. Tão lo-go a decisão seja toma-da, o vereador virá a pú-blico anunciar a definiçãode apoio da legenda, hon-rando com o seu compro-misso de transparênciae respeito à população",avisou.

Foi realizada na tardede ontem no Fórum Eleito-ral de Mossoró uma reu-nião envolvendo magistra-dos, promotores, autorida-des de segurança e repre-sentantes de partidos e co-ligações. Ficou acertada aproibição de circulação decarros de som no centro dacidade aos sábado, dia demaior movimento naque-la área de Mossoró.

A Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL) procu-rou a Justiça Eleitoral pa-ra saber as regras a cercado uso de carros de som nocentro da cidade e a delimi-tação de pessoas que po-dem acompanhar os can-didatos nas lojas.

Ficou acertado como li-mite máximo de 10 asses-sores que poderão acompa-nhar os candidatos nos es-tabelecimentos comer-ciais.

Com relação aos carrosde som foi definido um pe-rímetro no centro da cidadeonde fica proibida a circu-lação de carros de som. Ex-ceção apenas para o discur-so de encerramento do can-didato após mobilizaçõespolíticas.

No decorrer da semanaos carros de som de peque-no porte poderão circularno centro desde que este-jam de acordo com as re-gras básicas de controle domeio ambiente.

O comandante do II Ba-talhão de Polícia Militar,coronel Alvibá Gomes, des-tacou a necessidade de re-gular as mobilizações nocentro porque favorecemo aumento de furtos duran-te as visitas às lojas. "Aorientação é de que a polí-cia haja com o devido ri-gor", frisou.

Ficou acertado tambémque às 13h de cada segun-da-feira seja feita a apre-sentação dos ofícios paraa programação das mobi-lizações da semana que se-rão definidas até o domin-

go que antecede a entregada documentação.

As programações serãodefinidas às 13h30. Ha-vendo coincidência dasprogramações será reali-zado um sorteio. "Não te-nho o perfil de acompanharas eleições nas ruas, masnossas equipes terão auto-nomia para efetuar os de-vidos procedimentos", afir-mou o juiz da 33ª Zona Elei-toral, Patrício Lobo.

O magistrado manifes-tou preocupação com ascircunstâncias que envol-vem o pleito em Mossoró."Mossoró receberá umaatenção especial em fun-ção de ser a segunda cida-de do Estado... e por teruma característica de elei-ção mais passional", acres-centou.

Patrício Lobo lembrouainda que existem as leiseleitorais e as regras de ou-tros segmentos que preci-sam ser cumpridas.

O juiz avisou que nãopodem ser colocados cava-letes em jardins. "É preci-so respeitar os locais e ho-rários. O material irregu-lar será apreendido", fri-sou.

Foi alertado na reuniãoque o uso de grandes pa-redões poderá acarretarem prisões caso os limitessejam ultrapassados. "Mú-sicas alheias à campanhapodem configurar showmí-cio", lembrou o juiz Patrí-cio Lobo.

O magistrado avisouque não vai aceitar denún-cia anônima. Toda irregu-laridade terá que ser feitapor escrito.

Ao fim da reunião, o juizPatrício Lobo pregou a pazentre os grupos políticos."Clima de cordialidade háespaço para todos e não va-mos dar espaço para guer-ra", concluiu.

A portaria será baixadaaté o fim desta semana,mas os pontos e acordo jáestão validados.

Reação

Genivan Vale nega apoio emigração para o governismo

nham até R$ 2 mil líqui-dos - que somam 33.409servidores;

No dia 8 de agosto, sex-ta-feira, serão creditadosos salários dos servidoresativos e inativos que rece-bem acima de R$ 2 mil lí-quidos - 9.377 servidoresno total.

De acordo com os dadosdo Governo do Estado,93.464 servidores recebe-rão o pagamento dentrodo mês, o que equivale a91% da folha do Estado.

Os outros 9% (9.377servidores) receberão nodia 8 de agosto.

LEMBRANDOEm junho, o formato do

pagamento tinha regis-trado um avanço: na sex-ta-feira, 27, foi creditadoo pagamento de todos osservidores da Segurança,Saúde e Educação (inclu-sive Uern), independen-te do valor do salário. Fo-ram 58.987 servidoresque receberam o paga-

mento antes do último diado mês, fato que não ocor-ria desde agosto do anopassado.

Na segunda-feira, 30,receberam os servidoresativos e inativos das de-mais áreas que ganhamaté R$ 5 mil líquidos, to-talizando 39.499 servido-res.

No mês passado o Go-verno atrasou 3% da fo-lha. Agora houve um re-trocesso com o percentualtriplicando para 9%.

Governo de Rosalba segue pagando com atraso para parte dos servidores

Política4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

Declaração

Carga tributária é nociva para acompetitividade, diz Aécio Neves

Avaliação

"Não podemos ter preconceito como lucro", diz Eduardo Campos

Carolina Gonçalves Repórter da Agência Brasil

O candidato à Presidên-cia da República, Aécio Ne-ves (PSDB) disse ontem(30) a empresários que épreciso recuperar a credibi-lidade do país e retomar ocrescimento da economia.O candidato, que ocupa o se-gundo lugar nas pesquisasde intenção de votos, criti-cou o atual governo de nãose preocupar com a cargatributária cobrada do setorprivado que, segundo ele, “éum dos problemas mais no-civos para a competitivida-de”.

“Viemos, ao longo dos úl-timos anos, aprendendo, in-felizmente, a conviver como que poderíamos chamarde truques contábeis queminaram o que é funda-mental para o crescimentodo país, que é a credibilida-de. Essa é uma palavra ho-je em falta no Brasil. Se ti-vermos um ambiente exter-no que ajudou por algunsanos, tivemos atitude inter-na que nos levaram a umcrescimento da inflação quejá estoura o teto da meta.Para a economia, a previ-sibilidade é fundamental”,criticou.

O candidato tucano re-conheceu que algumas es-tratégias adotadas no go-verno do ex-presidente LuizInácio Lula da Silva ajuda-

ram a alavancar a econo-mia, mas atribuiu parte dosresultados à herança dagestão de Fernando Hen-rique Cardoso e também aocenário internacional, dian-te da crise que afetou váriaseconomias, que contribuiupara o crescimento do Bra-sil. Segundo ele, o país es-tá passando por um proces-so de desindustrializaçãoque não é “normal”.

“Todos sabemos e acom-panhamos as consequên-cias da crise internacional,mas os resultados pífios daeconomia brasileira sãoobras de brasileiros, con-sequência de decisões erra-das do atual governo. Te-remos o pior crescimento daAmérica do Sul e o segun-do pior da América Latina.Vamos crescer quase 2,5%a menos que o que cresceráa América Latina”, disse.

Ao criticar a falta de in-vestimento em infraestru-tura, Aécio também fez crí-ticas às atuais políticas desaúde, educação e seguran-ça pública. “Há uma omis-são criminosa na conduçãoda Política Nacional de Se-gurança Pública. O contro-le de drogas e tráfico de ar-mas são [responsabilida-des] da União, que vematuando de forma inexpres-siva”, disse, ao referir-setanto às medidas quanto aoorçamento destinado parao setor.

Em sabatina na Confe-deração Nacional da Indús-tria (CNI), o candidato àPresidência da República,Eduardo Campos (PSB), de-fendeu as parcerias público-privadas e medidas para a-trair recursos privados, comobjetivo de aumentar a re-lação dos investimentos como Produto Interno Bruto(PIB).

“Desde 2002 que a in-fraestrutura pública e pri-vada não passa de 2,5% doPIB. Nós precisamos elevarisso para entre 4% e 5%. Pa-ra isso, não podemos ter pre-conceito. Nós precisamosdos investimentos privados,não podemos criar um siste-ma de regulação que leve oinvestidor a ter prejuízo.Não podemos ter preconcei-to com o lucro em um paíscapitalista”, disse.

Para alcançar esse ob-jetivo, Eduardo Camposressaltou que irá promovera reforma tributária des-de o primeiro dia de man-dato, caso seja eleito. Na

análise dele, os governosanteriores não consegui-ram fazer a reforma e a eco-nomia continua atrelada aum sistema tributário “ar-caico” e do “século 19”. Ocandidato disse ter ciênciaque “não se faz a reformatributária da noite para odia” e que enfrentará re-sistência de quem pensa em“ganhos imediatos”, masque é possível fazer de ma-neira pragmática.

O presidenciável tam-bém defendeu retomada deinvestimentos em pesqui-sa e desenvolvimento, agen-da que deve ser comanda-da pelo presidente da Repú-blica. Para o candidato doPSB, a educação é o passofundamental.

De acordo com ele, é pre-ciso nivelar os currículos es-colares e a qualidade do en-sino, “acabar com apartheidentre escola do rico e escolado pobre”. Uma das propos-tas do candidato é estendero ensino integral a todo opaís.

“A escola de tempo inte-gral em Pernambuco [esta-do que foi governado porEduardo Campos] é a pro-va que há dinheiro sim, o quefalta é a decisão política defazer. De valorizar a escolacomo lugar e espaço ondeBrasil vai decidir seu futu-ro. Vamos fazer ensino inte-gral valer para pessoas dosmais variados recantos des-se país”, disse, acrescentan-do que a educação é um dospilares para que o país atin-ja o nível de produtividadeesperado pelos empresáriose governo, além de estar ali-nhada com medidas de in-centivo à inovação.

Ao destacar avanços re-gulatórios, como a criaçãoda Lei de Inovação e a Leido Bem, Campos disse quemuitas medidas estagna-ram. “Tivemos avanço e pa-ramos. Retrocedemos nopercentual de inovação emrelação ao PIB”. Para o can-didato, o tema deve ser tra-tado como política de Esta-do. “É o caminho mais cur-

to para impactar na produ-tividade. As empresas bra-sileiras ainda são muito tí-midas em relação à inova-ção. O Brasil aprendeu atransformar dinheiro empesquisa e ainda precisaaprender a transformarpesquisa em dinheiro”, dis-se.

O candidato destacou anecessidade de reformas nosistema trabalhista, contu-do, que sua “história nãopermite ser o presidente daRepública que vai retirar di-reito dos trabalhadores”. Deacordo com ele, é possívelaliviar a carga dos empresá-rios com encargos trabalhis-tas promovendo, por exem-plo, regras para a terceiri-zação e valorizando as nego-ciações coletivas, com forta-lecimento da relação entresindicatos e patrões. “O Bra-sil tem um índice de desem-prego baixo, mas hoje des-pende R$ 50 bilhões no se-guro-desemprego. É algoque é difícil de explicar e deentender”, disse.

Presidenciável afirma que país precisa recuperar credibilidade

Na abertura da sabati-na, promovida pela Confe-deração Nacional da Indús-tria (CNI), o ex-governadorde Minas Gerais garantiuque muitas demandas dosetor privado estão contem-pladas nas diretrizes de suacandidatura. A CNI apre-sentou 42 propostas aospresidenciáveis sobre dezáreas prioritárias para o se-tor para garantir a compe-titividade à indústria bra-sileira, como a redução doCusto Brasil e o aperfeiçoa-mento da política de conces-sões em infraestrutura.

“Não sou o candidatoapenas de um partido, ou deuma coligação, sou candi-

dato do sentimento profun-do de mudança que hojepermeia toda a sociedadebrasileira. Não tenho dú-vidas em relação à dimen-são dos desafios que tere-mos à frente. Me prepareie me reuni ao longo dos úl-timos anos com as mais im-portantes lideranças da vi-da nacional, da economia,da indústria, agentes públi-cos, e da sociedade civil pa-ra governar o Brasil inau-gurando um novo tempo”.

Além de Aécio, foi saba-tinado mais cedo EduardoCampos (PSB). A candida-ta Dilma Rousseff (PT) par-ticipará da sabatina maistarde.

Aécio Neves participa de sabatina e critica economia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

[email protected]

Barreto

ApoiosO vereador Tomaz Neto (PDT) também vota na do-

bradinha Sandra Rosado e Larissa Rosado reforçan-do a lista composta por Alex Moacir, Izabel Montene-gro, Vingt-un Neto e Lairinho Rosado. Já o vereadorGenivan Vale (PROS) desmentiu categoricamente asinformações de que estaria fechado com o ex-deputa-do estadual Francisco José. Admitiu apenas as con-versas. Ele também nega ter se tornado governista.

Antídoto A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), en-

controu um antídoto contra o discurso antiacordão: vailembrar que tanto Robinson Faria (PSD) quanto Fáti-ma Bezerra (PT) estiveram muito perto de serem en-caixados na articulação do candidato ao Governo do Es-tado, Henrique Alves (PMDB). Ajudar o eleitor semmemória é sempre importante.

Reformas intermináveisuando Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita

governadora, em 3 de outubro de 2010, haviauma certeza na opinião pública mossoroense: fi-nalmente as prioridades ultrapassarão os limitesda Reta Tabajara. O otimismo ganhou contornode certeza com as obras anunciadas: retomada doComplexo da Abolição, as sonhadas reformas doTeatro Lauro Monte e da rodoviária, escola técni-ca estadual, criação do Hospital da Mulher e a du-plicação da estrada de Tibau. Só as duas últimasfuncionam. Mesmo assim, o Hospital da Mulher érecheado de nebulosidades. Já a obra da estradafoi marcada por “normais” atrasos de pagamento.Trata-se de um governo das obras intermináveis.

DescuidoO Ministério Público

precisa apurar os moti-vos que levaram a obrada Escola Técnica Esta-dual a não ter um técni-co de segurança do traba-lho. Por muito pouco nãotivemos uma tragédia.

ComplexoOs problemas causados

pelas obras do ComplexoViário da Abolição vão aca-bar invertendo a famosafrase dos governantes “otranstorno passa, a obrafica” para “a obra passa,o transtorno fica”.

AtrasoQuando a gente pensa

que o governo Rosalba vaicolocar os salários em dia,a situação piora com o au-mento de trabalhadorescom os salários atrasados.Rosalba é a única gestorana era do plano real a terdificuldades com a folha.

CalendárioAlém do oceano de des-

gastes com o servidores,Rosalba é a única gover-nadora em 20 anos a nãoestabelecer um calendáriode pagamento regular. To-do mês as coisas mudam.

Q

ComparaçãoA economia brasileira pode não ser exemplo

para o mundo, mas também não é a tragédia quea mídia tucana tenta mostrar. Veja essa com-paração: enquanto a Argentina está nas mãos deum juiz de Nova Iorque por causas dos seguidoscalotes, o Brasil não deve nada ao FMI.

Debate - Tenho sentido falta do sempre lúcido epolitizado deputado estadual Fernando Mineiro (PT)cobrando o debate sobre os problemas do Rio Grandedo Norte. Ele tem ficado silente numa campanha até

aqui sem qualquer discussão de propostas.

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

LITERATURA - Termi-nam hoje as inscriçõespara a quarta ediçãodo concurso literárioRota Batida, que pre-miará dez obras literá-rias e é promovido pe-la Fundação Vingt-unRosado, com patrocí-nio da Petrobras.

SISUTEC - O MEC di-vulgou a lista de can-didatos aprovados naprimeira chamada daedição do segundo se-mestre do Sisutec. Osconvocados devemfazer a matrícula atéesta sexta-feira.

SOLIDARIEDADE - A Asso-ciação de Apoio aos Porta-dores de Câncer de Mos-soró e Região (AAPCMR)está vendendo as senhaspara o tradicional Chá Be-neficente. O evento serárealizado no dia 7 de agos-to no Requinte Buffet.

ATRASOA impressão que se tem é que o Rio Grande do Nor-

te retroagiu no tempo nos últimos anos. Até núme-ro de eleitores caiu em 28 mil votantes com relaçãoa 2012.

SISTEMAO TSE disponibiliza em seu site o sistema Denún-

cia Eletrônica - Propaganda Eleitoral 2014. O siste-ma é destinado a receber denúncias de condutas pra-ticadas em desacordo com a legislação que disciplinaa propaganda eleitoral.

JUSTIÇAO Rio Grande do Norte ganhará, amanhã, mais

dois desembargadores do Trabalho: Ricardo Luís Es-píndola Borges (foto) e Bento Herculano Duarte Ne-to, nomeados pelos critérios de merecimento e anti-guidade, respectivamente.

Quinta (31/7)

REFORÇO - O Ministérioda Saúde anunciou inclu-são do medicamento pa-ra infarto no Serviço Mó-vel de Atendimento deUrgência (Samu) 192.Para recebê-lo, os muni-cípios precisam atendera credenciais do Gover-no Federal.

Maria Angélica conta para Alain so-bre o roubo de seu colar. Camila procuraseu marido, e Kiko a consola. Transtor-nado, Oswaldo entra em uma farmácia ese assusta ao ver seu reflexo. Maria An-gélica não conta para Vic que conversoucom Alain depois de ser interrogada. Ro-berta esconde de Gilda que contou para Pe-droso sobre seu pedido de convidar Brunopara a festa. Adão revela que tentou se-questrar Angela no passado. Duda nãoatende ao telefonema de Angela. Brunodiscute com Kiko. Angela conta para Pe-droso que Kiko namora Vic, mas foi em-bora da festa com Camila. Alfredo encon-tra um bilhete no bolso da vítima.

O RebuOs agentes de polícia encontram quadros

falsificados no armário de Orville. MariaMarta e sua comitiva chegam à mansão doComendador. Robertão encontra José Al-fredo no elevador e Maria Ísis se apavora.Érika procura Lorraine, mas Ismael a man-da embora. Cora tenta convencer Cristina afalar com José Alfredo. Fernando visita Eli-valdo no presídio. Téo ameaça Cláudio paraque seu carro seja consertado. Érika contapara seu patrão sobre a conversa que tevecom Lorraine. José Alfredo vê Cristina naporta de sua empresa.

ImpérioDandara convida Gael para jantar e e-

les conversam sobre seus relacionamentosanteriores. João vê a novela antiga de seupai na tevê e logo muda de canal. Dalva el-ogia René Spinelli. Sol canta com Pedro noPerfeitão. Lucrécia critica Jade, que se punepor seu suposto mau comportamento. Gaele Dandara combinam de repetir o encontro,e Delma e Marcelo torcem pelos dois. Ka-rina acorda de um pesadelo chamando porBianca e percebe que a irmã não está noquarto. Bianca vai à casa de Duca.

Malhação

Pamela e Dorothy criticam Brian portentar reprogramar Barata. Davi mentepara Jonas sobre Manuela. Barata desco-bre um segredo de Dorothy. Barata con-vida Luene para jantar. Herval se sur-preende ao ver Pamela na Plugar. Davise preocupa com o sumiço de Manuela.Iracema acolhe a jornalista e chama Madápara contar o que sabe sobre a mãe deJonas. Débora faz um telefonema secretoao saber que Verônica irá procurar Aroeira.Thales avisa que Manuela e Igor estão de-saparecidos, e Davi se desespera.

Geração Brasil

osé Roberto Torero, nodia 22/10/11, publicou naFolha de S.Paulo a carta

de despedida que o ImperadorVespasiano deixou para seufilho Tito (que o sucedeu notrono). Na carta, para justifi-car a construção do Coliseu deRoma, ele indagava o seguin-te: "onde o povo prefere pou-sar seu clunis [sua bunda]: nu-ma privada, num banco esco-lar ou num estádio?". A cartafoi redigida em 22/7/79, ou se-ja, um dia antes da morte doImperador e há 1935 anos. Eiso seu teor:

"Tito, meu filho, estou mor-rendo. Logo eu serei pó e tu,imperador. Espero que osdeuses te ajudem nesta árduatarefa, afastando as tempes-tades e os inimigos, acalman-do os vulcões e os jornalistas.De minha parte, só o que pos-so fazer é dar-te um conse-lho: não pare a construção doColosseum. Em menos de umano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinitamemória. Alguns senadores ocriticam, dizendo que deve-ríamos investir em esgotos eescolas. Não dê ouvidos a es-ses poucos. Pensa: onde o po-vo prefere pousar seu clunis[sua bunda]: numa privada,num banco de escola ou numestádio? Num estádio, é cla-ro. Será uma imensa propa-ganda para ti. Ele ficará nocoração de Roma por omniasaecula saeculorum [por to-dos os séculos] e sempre queo olharem dirão: 'Estás vendoeste colosso? Foi Vespasianoquem o começou e Tito quemo inaugurou'. Outra vanta-gem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinhei-ro público aos nossos amigosconstrutores, que tanto nosajudam nos momentos de pre-cisão. Moralistas e loucos di-rão que mais certo seria refor-

mar as velhas arenas. Mas to-dos sabem que é melhor usarroupas novas que remenda-das. Vel caeco appareat (Atéum cego vê isso). Portanto, de-ves construir esse estádio emRoma. Enfim, meu filho, de-sejo-te sorte e deixo-te umafrase: Ad captandum vulgus,panem et circenses (Para se-duzir o povo, pão e circo). Es-perarei por ti ao lado de Jú-piter."

Para seduzir o povo, "pão ecirco". Onde falta o pão (eco-nomia desaquecida, PIB fra-co, inflação alta etc.), o circovira confusão e chingação (éisso o que vimos nos estádiosquando anunciavam a presen-ça de políticos). O povo, furi-bundo, irado, indignado, jánão pousa seu traseiro (seuclunis) nos estádios, ao menosnão faz isso com satisfação.

Tampouco o povo brasileiro sedistingue pela bunda no ban-co escolar. A escolaridade mé-dia no Brasil (diz o relatóriode 2014 do Programa das Na-ções Unidas para o Desenvol-vimento) é de 7,2 anos de es-tudo, a mesma que Kuwait eZimbábue. A expectativa pa-ra a escolaridade das criançasque hoje estão na escola é es-

timada em 15,2 anos, igual aMontenegro e Irã. Que resta,então, ao brasileiro desgosto-so? Colocar a bunda na priva-da. Alguns brasileiros fazemisso diariamente. Mas somen-te alguns! Como assim?

O vice-secretário-geral daOrganização das Nações Uni-das (ONU), Jan Eliasson, sur-preendeu o mundo todo no dia29/4/13 ao anunciar que, dosmais de sete bilhões de habi-tantes do planeta, a quase to-talidade têm telefone celular,mas apenas 4,5 bilhões pos-suem acesso a locais adequa-dos para defecar. Cerca de 2,5bilhões de pessoas, majorita-riamente em áreas rurais, nãopossuem saneamento básico.O mundo está saturado comuma abundância de telefonescelulares (que, hoje, já pas-saram de 7 bilhões), mas pre-cisa desesperadamente demais latrinas. Tem gente se-gurando papel higiênico ouqualquer outro papel em umadas mãos e um telefone celu-lar na outra, procurando en-contrar uma latrina com seuGPS (sistema de posiciona-mento global). Desgraçada-mente, muitas vezes o apare-lho informa que a latrina maispróxima está a cinco quilôme-tros de distância. Mais de umbilhão de pessoas (das 2,5 bi-lhões que carecem de sanea-mento adequado) não têm ou-tra opção a não ser defecar aoar livre [nos campos, florestasou mares], detalhou Eliasson.O povo, como se vê, preferemesmo é colocar a bunda emlugar nenhum: ele gosta de fi-car em pé, com a cabeça cur-vada, de olho nas minúsculasletras dos celulares, dedil-hando-as sem parar, muitasvezes em busca de uma latri-na (PS: agradeço José Ademarpelo envio da carta de Vespa-siano).

J

Onde o povo brasileiroprefere colocar a bunda?

LUIZ FLÁVIO GOMES - Jurista

Para seduzir o povo, "pãoe circo". Onde falta o pão(economia desaquecida,PIB fraco, inflação alta

etc.), o circo vira confusãoe chingação (é isso o quevimos nos estádios quan-do anunciavam a presença

de políticos).

Polícia6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

José Junes de Lima, residente em São Gonçalo do Amarante, foi detido em um ônibus que faz a linha Mossoró/Natal

PRF prende cabeceiro com um quilo de maconha em blitz na BR-304Flagrante

Polícia Civil elucida crime ocorrido nazona rural de Assu em abril deste ano

Elucidação

Operação conjunta prende cinco acusados de tráfico de drogas em Pau dos FerrosNo Alto Oeste

Na última terça-feira, patrulheiros daPolícia Rodoviária Fe-deral (PRF) prende-ram em flagrante o ca-beceiro José Junes deLima, 44, residente nacidade de São Gonça-lo do Amarante, comquase um quilo de ma-conha. Ele foi detidona BR-304, quando se-guia como passageirode um ônibus que faza linha Mossoró/Natale foi detido em umabarreira no posto da

PRF, saída para Na-tal.

Segundo informa-ções repassadas pelaPRF, por volta das17h, os patrulheiros-revistaram um ônibusque seguia para Natale perceberam que osuspeito ficou muitoagitado quando os po-liciais entraram notransporte. Ao ter suabagagem revistada,foram achados váriostabletes de maconha,equivalente a 998 gra-

mas de maconha pren-sada.

Ao ser levado à De-legacia de Plantão, Jo-sé Junes disse não sa-ber de quem era a dro-ga e disse aos policiaisque viajava sem bolsa,apenas conduzia a rou-pa do corpo. No entan-to, ele não soube expli-car o que teria vindo fa-zer em Mossoró.

José Junes foi enca-minhado à Cadeia Pú-blica Manoel Onofre deSouza, em Mossoró.

Maquinário pesado usado para destruir mídias

José Junes, preso em flagrante com droga

"André Vovô", acusado

Drogas apreendidas em Pau dos Ferros

A equipe da Polícia Ci-vil de Assú concluiu naterça-feira (29) as investi-gações sobre o homicídioque teve como vítima Pau-lo Wytayron Gomes dosSantos, 27, crime ocorridona Barraca Peixada do Rio,localizada na comunidadeEntre Rios, zona rural domunicípio, no último dia 19de abril deste ano. Inves-tigações apontaram AndréFernandes Alves do Nasci-

mento, 24, o "André Vovô",como autor da morte, quejá está preso.

Segundo informaçõesrepassadas pela DelegaciaGeral da Polícia Civil (De-gepol), as investigaçõesconcluíram que "André Vo-vô" agiu criminosamentepor motivo banal ao con-fundir a vítima como acom-panhante de um inimigoseu que estava no mesmolocal.

Consta no processo, queao indagar a PauloWytay-ron sobre o paradeiro deseu inimigo, não obtendoresposta, "André Vovô"oexecutou com três tiros àqueima-roupa.

Diante do crime e dascircunstâncias de brutali-dade, André "Vovô" teve aprisão temporária decreta-da e foi indiciado pelo cri-me de homicídio qualifica-do.

Agentes da 4ª Dele-gacia Regional de Polí-cia Civil de Pau dos Fer-ros, comandados pelodelegado Inácio Rodri-gues, com o apoio da Po-lícia Militar, deflagra-ram ontem operação pa-ra combater tráfico dedrogas nos bairro Ma-noel Deodato e Riachodo Meio. Cinco pessoasforam presas e três bo-cas de fumo fechadas,

além de pequenasquantidades de drogaapreendidas.

De acordo com o dele-gado Inácio Rodrigues,o cumprimento dosmandados judiciais ex-pedidos pela Comarcade Pau dos Ferros, foidevido um trabalho demonitoramento que vi-nha sendo realizado pe-la sua equipe, median-te a depoimentos colhi-

dos juntos a viciados de-tidos anteriormente.

Conforme as investi-gações, foram detecta-das vendas de entorpe-centes nos bairros on-de a operação foi defla-grada. "Nossa equipe deinvestigação vinha tra-balhando há algunsdias e ontem solicita-mos da Justiça os man-dados judiciais para quepudéssemos fechar as

bocas de fumo e prenderos traficantes", expli-cou.

Para o delegado, a re-tirada dos suspeitos dasruas foi um golpe na co-mercialização de entor-pecente. "Outras opera-ções dessa deverão ocor-rer nos demais bairrosda cidade, onde há mo-nitoramentos de vendade droga", concluiu Iná-cio Rodrigues.

Delegacia de Defraudações destróimais de 30 mil CDs e DVDs piratas

Em Natal

Operação policial re-alizada ontem, por ho-mens da Delegacia Espe-cializada em Falsifica-ções e Defraudações(DEFD) de Natal des-truiu 33,4 mil CDs eDVDs piratas, apreendi-dos na região metropoli-tana de Natal, em açõesque começaram em 2005.O material estava guar-dado em uma sala da DP,à espera de decisão judi-cial que permitisse a des-truição das mídias.

A Delegacia Geral daPolícia Civil (Degepol) in-formou que a destruiçãodo material foi realizadapela Cooperativa de Ca-tadores de Materiais Re-ciclados do Estado (Coo-cama/RN) e ocorreu noantigo lixão de CidadeNova, na zona Oeste deNatal, onde são deposi-tadas as podas e onde éfeita a coleta seletiva dacapital potiguar.

A resposta judicial au-torizando a quebra das

mídias, só saiu no inícioda semana, após cerca denove anos. Ele afirmatambém que, devido à mo-rosidade, o processo pres-

creveu e ninguém foi pre-so. Desde então, nenhu-ma operação nesse senti-do foi feita pela Especia-lizada.

Degepol

Passando na Hora

O famoso BID que é o sistema de registro de jogadoresna CBF não oferece a menor segurança. A denúncia é demembros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD). O auditor Décio Neuhaus disse que a questãopoderia ser resolvida facilmente, mas falta boa vontadena entidade, segundo ele. Mais uma da CBF que deveriaorganizar e cuidar melhor do futebol nacional.

Após cumprir punição, Érico fica àdisposição para enfrentar Coruripe

Retornos

Encontro

Liderança

SÉRGIO OLIVEIRA

Um reflexo natural de um país em regimedemocrático é comum que a discussão exista e vozesdestoantes da proposta de municipalização do es-tádio Nogueirão já surgem. Devemos encarar osopostos com naturalidade, porém com argumentosfortes, e eles existem, para defender que esse pro-cedimento seja feito nesse momento para salvar emanter de pé a principal praça esportiva do interi-or do Rio Grande do Norte. No futuro, a própriaprefeitura pode até encaminhar uma permuta,porém hoje essa surge como única alternativa enão se pode abrir mão. Reforço, é até bom que to-dos se manifestem, favoráveis ou não, pois só as-sim será mais provável chegarmos a melhor alter-nativa de garantir a sobrevivência deste patrimôniodo futebol e da própria cidade de Mossoró.

Nada melhor para um clube de futebol do que uma,ou mais, vitória, pontos somados e posição de destaquena tabela de classificação de qualquer competição. Otreinador Dunga falou o óbvio quando disse que iria a-calmar os críticos e desconfiados com resultados posi-tivos em campo.

Puxando a situação para o cenário local, a nível es-tadual, a alegria salta nas fotos do treinador do Américade Natal, Oliveira Canindé. Nas últimas semanas, atéquando foi para falar de erros no sistema tático, a foto erade sorriso largo. Tudo isso por conta do combustível do fute-bol, a vitória. Agora, quando ela some, até a foto alegredesaparece e o dirigente, um dia depois de falar que otreinador estava prestigiado, anuncia sua demissão.

NA próxima semana acontecerá sessão na Câmara Municipal.Aguarda-se o projeto de municipalização do Nogueirão.CABE aos defensores da ideia pressionar para que isso aconteça logo. APROVEITEM a caminhada das autoridades para lembrar o as-sunto. Eles estão nas ruas. O momento é propício, favorável para resolver a questão.

ESCOLAAlguns exemplos da políti-

ca partidária vão sendo copia-dos pela CBF no futebol. A pro-posta é de reunir o treinadorDunga da seleção brasileira comdiferentes meios de comuni-cação para evitar polêmica.Para se sustentar, tempseudolideranças que fazem detudo para manter nomes dedestaques ao seu lado paragarantir sua sustentação.

ACADEMIAAs autoridades que com-

põem a Academia de Direito De-sportiva, recentemente criada,foram à CBF conversar comseus dirigentes. O objetivo daAcademia também é participarda discussão sobre a Lei de Re-sponsabilidade Fiscal do Es-porte. O tema é bom, importantee fundamental para tentaracabar ou inibir alguns víciosruins no futebol brasileiro.

ATACANTESe o Baraúnas se reforça com

a opção do goleiro Érico, o seuadversário de domingo, oCoruripe de Alagoas, tem re-forço no ataque. O jogador De-nilson se recuperou de um de-sconforto muscular, fica à dis-posição do treinador JaelsonMarcelino, ou seja, na linha defrente terá força máxima emMossoró.

INSEGURO

Depois de dois jogosapenas treinando e acom-panhando seu time nacondição de mero espec-tador, finalmente o golei-ro Érico pode trabalharcom a possibilidade de jo-gar. O jogador cumpriususpensão de dois jogos,situação esta imputadaem julgamento relacio-nado aos jogos do Cam-peonato Brasileiro da Sé-rie C de 2013.

Quem ganha com issoé o treinador Isaías que jápode contar com o futebolde Ramon e Juan, o primei-ro como titular dos dois pri-meiros jogos. Mas, não sepode ignorar a experiênciae a qualidade de Érico quetem sido titular da cami-sa 1 do tricolor nos últimosanos.

Outro nome que des-falcou o Baraúnas na úl-tima partida, o zagueiro

Pedrosa retorna depoisde ser liberado pelo de-partamento médico. Re-cuperado de uma contu-são que o deixou de forada partida contra o Jacui-pense, ele retorna e deveenfrentar o Coruripe,principalmente por con-ta da questão técnica, jáque o setor falhou em al-guns lances que termina-ram em gol na última ro-dada.

Treinador Isaías ganha dois reforços para jogo do Baraúnas no próximo domingo

Apenas três equipes venceram nas duas rodadas da Série DA Série D do Campeo-

nato Brasileiro teve 15partidas realizadas no úl-timo domingo pela segun-da rodada da competição.Jacuipense, Brasiliense eBrasil-RS venceram pelasegunda vez e lideram seusrespectivos grupos, comseis pontos cada.Primei-ro colocado do Grupo A1,o Rio Branco empatou, noestádio Ismael Benigno,com o Princesa dos Soli-mões em 0 a 0. O Rio Bran-co tem quatro pontos, e oPrincesa tem um ponto, naquinta colocação. Outro 0a 0 foi entre Atlético-AC eSantos-AP. O Atlético temum ponto, em quarto lu-gar, e o Santos tem qua-

tro pontos, na segunda co-locação. Em Boa Vista, oSão Raimundo derrotou oGenus por 2 a 0, chegan-do a três pontos, em ter-ceiro lugar. O Genus ain-da não pontuou, na sextacolocação.

Líder do Grupo A2, oRiver-PI empatou, em Te-resina, com o Remo em 1a 1, chegando a quatropontos. O clube paraenseé o terceiro colocado, comdois pontos. Em São Luís,Moto Club e Interportotambém ficaram no empa-te, mas em 2 a 2. O MotoClub está em segundo lu-gar, com dois pontos, en-quanto o Interporto estáem quarto, com um pon-

to. Primeiro colocado noGrupo A3, o Jacuipensefez 4 a 1 no Baraúnas, quetem um ponto, na quartacolocação. Em Caruaru,Central e Campinenseempataram em 1 a 1. OCentral tem dois pontos,em segundo lugar, e oCampinense tem um pon-to, em terceiro.

No Grupo A4, o Portoempatou, em Itabaiana,com o Confiança em 1 a 1e está em primeiro lugar,com quatro pontos. O Con-fiança tem um ponto, emterceiro. No estádio Ma-noel Barretto, o Globo-RNderrotou o Vitória da Con-quista por 3 a 1 e chegouaos seus primeiros três

pontos, na segunda coloca-ção. O Vitória da Conquis-ta tem um ponto, em quin-to lugar. Líder do A5, o Bra-siliense venceu o Estrelado Norte, no Serejão, por3 a 0. O Estrela do Norteainda não pontuou e estána quinta colocação. EmAnápolis, Anapolina e Vil-la Nova empataram em 1a 1. O Anapolina está emsegundo lugar, com quatropontos, e o Villa é o tercei-ro colocado, com um pon-to.

Pelo Grupo A6, o Luzia-nia venceu, na Arena Ba-rueri, o Grêmio Barueripor 1 a 0, chegando ao ter-ceiro lugar, com três pon-tos. O Grêmio Barueri ain-

da não pontuou, na quar-ta colocação. No Grupo A7,o líder Brasil-RS recebeua Cabofriense, em Grava-taí, e venceu por 2 a 1. Otime do Rio de Janei-ro está em quinto lugar,zerado na pontuação. EmPalhoça, Guarani-SC eMaringá empataram em 1a 1. O Guarani tem qua-tro pontos, na vice-lider-ança, e o Maringá tem umponto, em terceiro lugar.Pelo Grupo A8, o Londri-na derrotou o Metropolita-no por 1 a 0, no Estádio doCafé. O Londrina liderachave, com três pontos.Também com três pontos,o Metropolitano está emsegundo lugar.

Academia de Direito Desportivo visita comando daCBF

A terça-feira, 29, foiconsiderada uma "datahistórica" pelos advoga-dos Maurício Corrêa daVeiga, diretor executivoda Academia de DireitoDesportivo, que tem co-mo presidente o desem-bargador Guilherme Au-gusto Caputo, ministrodo Tribunal de Justiça doTrabalho e presidente daAcademia. Eles foram re-cebidos na sede da CBFpelo vice-presidente daCBF, Marco Polo DelNero, e pelo diretor ju-rídico da entidade, Car-los Eugênio Lopes.

Foram recepcionadostambém o desembar-gador Nelson Tomás Bra-ga, ex-presidente do Tri-bunal Regional de Tra-balho do RJ; o juiz do Tra-balho e professor de Di-reito Desportivo, RicardoMiguel; e o juiz do Tra-balho do RJ, MarceloMoura, todos integrantesda Academia. Criada hámenos de um ano, a A-cademia Nacional de De-sportivo busca na CBF ofórum mais adequadopara a discussão de me-didas e ações, no âmbitodo Direito Desportivo, embenefício do esporte e,principalmente, do fute-bol brasileiro.

O ministro Guil-herme Augusto Caputo,falando em nome dogrupo, destacou a im-portância do encontro."O objetivo principaldessa visita foi nos ap-resentarmos à Confed-eração Brasileira deFutebol e discutir o es-porte na sua integrali-dade. Nós estamos dis-cutindo na Academiatambém a Lei de Re-sponsabilidade Fiscal etratar de assuntos queafligem não só o futebolcomo os esportes comoum todo", disse o min-istro. A Academia, re-forçou ele, terá como mis-são estudar o Direito De-sportivo em toda a suaconcepção. (Com infor-mações do site da CBF).

COMBUSTÍVEL DO FUTEBOL

Para a partida diante do Coruripe, que ganhou contornofundamental para o futuro do Baraúnas na Série D, otreinador Isaías terá o grupo reforçado. Ganha os retornosdo goleiro Érico e zagueiro Pedrosa, ou seja, justamente nosetor que mais falhou na Bahia, a defesa. Torcer que a mar-cação no meio de campo também funcione e o tricolor consi-ga sua primeira e redentora vitória.

REFORÇADO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

blogtatutomsports.blogspot.com

Goleiro Érico retorna após punição

Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

DIREITO DE NASCERUm projeto de lei que tramita na Câmara

dos Deputados prevê a criação de uma comis-são para monitorar os índices de cesáreas eas práticas obstétricas nos hospitais públi-cos, privados e filantrópicos do país. O Brasilé líder mundial com uma média de 52% dosnascimentos sendo feitos por meio da cirur-gia. Na rede privada, esse número chega aquase 90%.

EXPOFRUIT 2014Mais de 80% dos estandes da Feira In-

ternacional da Fruticultura Tropical Irri-gada 2014 (Expofruit) já foram vendidos.Os estandes serão utilizados para a exposiçãode produtos, insumos e serviços. A feira serárealizada de 24 a 26 de setembro, no Ex-pocenter, localizado no campus da Univer-sidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufer-sa), em Mossoró. A expectativa da organi-zação é que o evento movimente R$ 20 mil-hões e receba um público de 30 mil pessoasnos três dias da feira. O evento também terádegustação de frutas e caravanas de produ-tores. A Expofruit 2014 é realizada por meiode uma parceria entre o Comitê Executivo deFruticultura do RN, Sebrae/RN e a Ufersa.

Raquel Silva,a Miss Mossoró2014

Marcelo Bento

Mariana Duarte com os pais Célio Duarte e Kalidjaem festa da Pepa para comemorar o seu aniversário

Hoje é dia de festa no Fórum Municipal commais um ano de vida para Graça Ferreira.

@ Mudam de idade hoje e re-cebem os cumprimentos da co-luna: Carol Frota, Nôra Ayres,Creuseluce Almeida e JohnsonKriecer. Parabéns!

@Mariana Duarte, a filha dofotógrafo Ceio Duarte e de Kalid-ja Sibéria, completou 4 anos sá-bado e ganhou festa dos pais.

@ E a volta da Tenda será VIP.E para ser VIP tem que ter Lagos-ta. Lagosta VIP no Tenda, sába-do,2,marcando o retorno da me-lhor casa noturna da cidade.

@ Morgana Escóssia Mendesjá está em Fortaleza pronta parachegada do seu primeiro filho,quedeverá nascer em terras cearenses.O pai Daniel Mendes e a vovó Va-léria Escóssia se revezam para aten-der os caprichos da mamãe.

@ O concurso Miss Rio Gran-de do Norte 2014 acontece hoje,no Villa Hall, Hotel Villa do Mar,em Natal, com a participação de25 candidatas.Mossoró está mui-to bem representada pela estu-dante de enfermagem da Uern,Raquel Silva, 19 anos e 1,83mde altura.Você ainda pode ajudara Miss Mossoró a conseguir umavaga entre as finalistas, em vo-tação através do site Mais Glam.

@ O mês de julho termina comfesta na Personal Marketing, quecelebra o aniversário do compe-tente Juarez Viana nesta quinta-feira (31). O criativo, que é res-ponsável pelo setor de clipagemda agência,comemora a idade no-va entre amigos e familiares. Su-cesso e felicidades mil!

PAI HERÓIPara presentear a pessoa mais

importante da sua vida no próxi-mo Dia dos Pais, a Carmen Stef-fens preparou uma surpresa: nacompra do segundo produto dalinha masculina Raphael Stef-fens, você ganha um kit para láde especial. Que tal? Você aindapode comprar o kit por apenas R$99. Garanta já o presente ideal pa-ra o seu pai passando no PartageShopping Mossoró na loja fran-queda da marca!

Telefone: 84 9194 5192

Perda

Vice-presidente da Fifa morre aos 82 anos

Alta

Economia dos EstadosUnidos cresceu 4% no segundo trimestre

Monica Yanakiew Correspondente da Agência BrasilEBC* Edição: Nádia Franco

Morreu nesta quarta-feira (30), aos 82 anos, opresidente da Associaçãode Futebol da Argentina(AFA) e vice-presidenteda Fifa, Julio Grondona.Com problemas cardía-cos, ele foi internado nes-ta madrugada no Sana-tório Mitre, em BuenosAires, e morreu às 12h50,antes da cirurgia.

Julio Grondona é con-siderado uma instituiçãona Argentina porque foipresidente da AFA desde1979, permanecendo nocargo durante o regimemilitar e em todos os go-vernos democráticos,desde a queda da ditadu-ra em 1983. A associaçãodecretará sete dias de lu-to pela morte de seu diri-gente. Com isso, é possí-vel que sejam suspensastodas as partidas progra-madas para este fim desemana o país, em todasas categorias do futebolargentino.

No Brasil, o presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, lamentaram a morte de Grondona.

Um dos filhos de Gron-dona, Humberto, foi acu-sado de envolvimento emum esquema de venda ir-regular de ingressos paraos jogos da Copa do Mun-do deste ano, disputadano Brasil.

Em sua conta no Twit-ter, o presidente da Fifa,Joseph Blatter, disse queficou “muito triste com a

perda do grande amigo”.Blatter enviou um abra-ço a família e desejou queGrondona descanse empaz.

No Brasil, o presiden-te da Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF),José Maria Marin, e ovice-presidente da enti-dade, Marco Polo Del Ne-ro, também lamentaram

a morte de Grondona. “Éuma perda muito grandepara o futebol”, disse Ma-rin, ao enviar mensagemde conforto à família. Ma-rin ainda determinouque, hoje e amanhã (31)seja observado um minu-to de silêncio nas partidasde torneios da CBF.

*Com informações daTélam e da CBF

Da Agência Lusa

A economia dos Esta-dos Unidos cresceu 4% nosegundo trimestre desteano, comparado ao mes-mo período de 2013, de a-cordo com a primeira es-timativa do Departa-mento do Comércio di-vulgada hoje (30). O re-sultado surpreendeu

analistas que apontavampara uma taxa de cresci-mento de 3,2%.

No primeiro trimestredeste ano o Produto In-terno Bruto (PIB) recu-ou 2,1%, (número revis-to em 0,8 ponto per-centual), na comparaçãocom o mesmo período de2013, devido a um inver-no rigoroso.

Julio Grondona é considerado uma instituição na Argentina porque foi presidente da AFA desde 1979

Brasileiros vão às urnas no dia 5 de outubro

static.goal.com

Romance narra trechos da vida do autor areia-branquense Francisco Rodrigues da Costa

LiteraturaCOTIDIANO

Lançamento do livro "Perdão" será hoje naBiblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

QUINTA-FEIRA, 31 DE JULHO DE 2014 MÚSICA

Quarteto Belmonte abre a Mostra Sesc de Arte e Cultura em Mossoró

PÁGINA 3

De acordo com Chi-co, o lançamento emMossoró é esperadocom muita ansiedade.Ele relembra que suahistória com a escritacomeçou somentequando já tinha 72anos, algo incomumpara grande parte dosescritores, e que seusmaiores incentivado-res foram os amigos,poetas e escritores,com destaque paraClauder Arcanjo e Da-

vid Medeiros, fundado-res da Editora Saraudas Letras, que agorapublica "Perdão".

"Este é meu quintolivro, e pela primeiravez escrevo algo dife-rente das crônicas ememórias que sempreescrevi. Este foi um li-vro especial, feito dian-te de uma necessidadeque eu tinha. O apoiodos amigos foi funda-mental nessa mudan-ça", explica o autor do

livro.Chico de Neco Car-

teiro também é autorde "Saudades" (2005),"Folhas de Outono"(2008), "Caminhos derecordação" (2010) e"Becos, Ruas e esqui-nas" (2012), todos decrônicas e lançados pe-la editora Sarau dasLetras. Segundo Chi-co, após o lançamentode "Perdão", a ideia écomeçar a produzir ou-tro romance.

Vida, literatura e novos projetos

Livro “Perdão” é a quinta obra de Francisco Rodrigues

"Perdão". Este é o tí-tulo do mais novo livrode Francisco Rodriguesda Costa, ou Chico deNeco Carteiro, como oautor de 81 anos pre-fere ser chamado, queserá lançado hoje na Bi-blioteca Municipal NeyPontes Duarte, a partirdas 19h. A obra narratrechos da vida do es-critor, com ênfase emsua prisão e as expe-riências vividas na ca-deia, ainda na juventu-de, em Areia Branca.

O romance tem comoponto de partida o cri-me cometido por Chico,na época um jovem de21 anos, que tomadopor um impulso, atacououtro rapaz com umafaca. O crime, que ge-rou grande repercus-são na sociedade daépoca, marcou o escri-tor pelo resto de sua vi-da, e foi isso que o mo-tivou a produzir a obra.

"Nem sei dizer se es-ta obra é um romance,sei que ela é um apa-nhado de memóriasque sempre me acom-panharam. Carregoum peso na consciênciahá 60 anos, e o lança-mento desta obra metraz um alívio imenso,retirando de minhascostas um imenso far-do", ressalta Chico, queconfessa ter ouvido du-rante toda a vida que otempo já apagara a his-tória, mas nunca seconformou com a situa-ção.

De acordo com Chi-co, "Perdão" é um pro-jeto que já vem sendopensado há algunsanos, e o nome da obraé também um pedidode desculpas talhadoaos que ele magoou eferiu com o crime co-metido. "Eu sonheimuitas vezes com a ví-tima desta tragédia, e

em um dos sonhos elame foi muito claro -"não peça perdão pa-ra mim, peça para aminha família, paraquem ficou sofrendo",dizia ela, e eu entendique precisava exporminha culpa e meu ar-rependimento", expli-ca.

Além do impressio-nante relato pessoalnarrado por Chico,"Perdão" também seconfigura como umaimportante radiografiada sociedade e dos cos-tumes do interior poti-guar. A obra, que car-rega o tradicional me-morialismo presenteem outras obras de Chi-co de Neco Carteiro,com detalhes de causosdo imaginário mosso-roense, festas e antigastradições, além de per-sonagens históricosque ora ou outra apare-cem na obra.

Serviço:

Livro: "Perdão"

Autor: Francisco Rodrigues

da Costa

Editora:Sarau das Letras

Valor: R$ 30,00

Lançamento: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

Horário: 19h

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

Alunos de escolas públicas dosemiárido participam de evento emLondres que reúne jovens de 60 países

Esporte

Evento temático iniciado no dia de 23 deste mês se estenderá até o dia 6 de agosto

M O S S O R Ó / R E -GIÃO - O Programa de Ex-tensão Ciência para Todosno Semiárido Potiguar, de-senvolvido pela Universi-dade Federal Rural do Se-mi-Árido (Ufersa), em par-ceria com a Universidadedo Estado do Rio Grandedo Norte (Uern), possibi-litará a participação de umgrupo de alunos de esco-las públicas do semiáridopotiguar no 56º London In-ternational Youth ScienceFórum (LIYSF), no Impe-rial College, em Londres,Inglaterra.

Esses alunos estão en-tre os 350 jovens cientistasde 60 países, participantesdo 56º LIYSF. O evento ini-ciado no dia de 23 destemês, se estenderá até o diaa 6 de agosto. Ao todo se-rão três projetos expostospor quatro alunos dos mu-nicípios de Mossoró (Es-cola Estadual Eliseu Via-na, aluna Thatielly Thai-nara Silva Gomes), Tibau(Escola Estadual Rui Bar-bosa, aluno Jhonatan Vic-tor Gomes Piffer) e Uma-rizal (Escola Estadual 11de Agosto, alunos Aleksan-der Rafael Silva e DennisDeniam de AlbuquerqueRibeiro).

Os projetos participan-tes do 56º LIYSF forampremiados durante a 3ªFeira de Ciências do Se-miárido Potiguar, realiza-da em Mossoró, em outu-bro do ano passado. A Fei-ra é parte integrante doPrograma de ExtensãoCiência para Todos no Se-miárido Potiguar, da Ufer-sa e da Uern, em parceriacom a Secretaria de Esta-do da Educação e da Cul-tura e apoio das DiretoriasRegionais de Educação(Direds) .

Sob o tema “Eureka! -Descoberta e Desenvolvi-mento em Ciência”, oLIYSF2014 discute de queforma os cientistas podemcriar novas soluções e abor-dagens para desafios im-portantes. De acordo comos organizadores, o eventodeverá considerar como aciência gerencia, ou deve-ria gerenciar, os proces-sos de inovação para alcan-çar o máximo de benefícios;e como as soluções propos-tas podem afetar e seremafetadas no que diz respei-to à ética, à economia, à po-lítica, à logística e com fa-tores sustentáveis.

Além de exporem osseus projetos, os estudan-tes participam de pales-tras, visitas a centros de

ntem foi dia de reunião entre os juízeseleitorais da 33ª e 34ª zonas eleitorais comrepresentantes das coligações, e de can-

didatos, envolvidos com a eleição 2014. A reuniãofoi comandada pelo juiz alexandriense PatrícioLobo, que mostrou uma posição de completa aus-teridade com relação aos preparativos do pleito.Disse que não tem o hábito de acompanhar as mo-bilizações nas ruas, mas que sua equipe terá totalautonomia para garantir a manutenção da ordemno pleito que se aproxima. Patrício conduziu a re-união com a presença da comissão de segurança eacatou sugestões apresentadas pelos presentes queserão inclusas num decreto que norteará a conduçãodas mobilizações. Ao fim a reunião o juiz destacouque tudo será válido para manter a ordem da eleiçãoem Mossoró, menos a guerra. A impressão que fi-cou foi extremamente positiva.

OBoa impressão

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

ContinuidadeSe ontem a Justiça

Eleitoral reuniu coliga-ções e representantesde candidatos, hoje se-rá a vez do debate mo-bilizar representantesda imprensa que cobreo segmento político.Oportunidade para aretirada de dúvidas eaprimoramento dastécnicas jornalísticas aserem aplicadas.

Sem água Em Macau, a chora-

deira da população égrande com relação aspanes no abastecimen-to d´água. E como a so-lução definitiva envol-ve a construção de umaadutora, a prefeitura jáestuda a possibilidadeda contratação de car-ros-pipa que serão uti-lizados no transportede água.

Sem planejamento Pautada num plano de

desenvolvimento diferen-ciado, Macau sofre os efei-tos de um problema quepouco tem a ver com a es-tiagem que assola nossoquerido sertão.Faltouplanejamento para impe-dir que Macau entrasseem pane. O sofrimento de-verá ser mantido por vá-rios meses. Uma pena.

Oportunidade Para quem busca uma

boa oportunidade de in-vestimento, o loteamen-to Royal Ville se apre-senta-se como uma boapedida. Situado na saídapara Fortaleza, a apenas10 minutos do centro dacidade, o loteamento dis-ponibiliza lotes com pres-tações de apenas R$ 229mensais. Mais informa-ções podem ser obtidasno local.

ThermasA música também está presente na programa-

ção semanal do Thermas Hotel & Resort. De quin-ta a sábado o parque aquático do Thermas se trans-forma em um palco ao ar livre, onde se apresen-tam os melhores artistas da terra, e ainda comdireito a banho nas piscinas de águas termomi-nerais.

AtraçõesNesta semana a música começa hoje com Alzi-

nete de Oliveira. Amanhã é a vez da atração Na-tali Vox. Sábado às 17h15 tem o tradicional pordo sol com o bolero de ravel e à noite, em clima deMPBahia, Ewerton Linhares fecha a programa-ção musical da semana na noite do planeta água.

Buteco do GegêFaltando poucas semanas para o Buteco do

Gegê, muita gente já confirmou presença no even-to. Aproveitando estada no Rio de Janeiro, o an-fitrião Georgiano Azevedo se encontrou com o es-tilista Victor Dzenk para escolher o look que usa-rá na sua grande noite de 12 de setembro.

ciência e de pesquisa e fó-runs de discussão com re-nomados cientistas. Oevento inclui visitas a lo-cais históricos e culturaisda cidade. Dentro do circui-to de visitas estão as uni-

versidades de Cambridgee a de Oxford, quando te-rão a oportunidade de co-nhecer algumas pesquisasrealizadas nas duas insti-tuições. Todos esses mo-mentos caracterizam uma

experiência única aos jo-vens cientistas. O fórumque acontece, desde 1959,proporciona, também, atroca de experiências comos participantes dos de-mais países.

Projeto de aluno de escola estadual de Tibau está entre os selecionados para o fórum

Estado do Rio Grande do NortePrefeitura Municipal de Tibau

Comissão Permanente de Licitação

A Presidente da Comissão Permanente de Licitação, no uso de suas atri-buições legais, faz saber a todos interessados que realizar-se-á o Processo Li-citatório nº 38/2014, na modalidade TOMADA DE PREÇO n° 5/2014, cujo ob-jeto é a CONTINUAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DA UNIDA-DE BÁSICA DE SAÚDE, LOCALIZADA NO LOTEAMENTO JARDIM DEALICIA, NO MUNICÍPIO DE TIBAU/RN, com abertura marcada para o dia18 de agosto de 2014 (segunda-feira) às 09:00h na Sala de Reuniões da Gerên-cia de Licitações da Prefeitura Municipal de Tibau, Rua da Jangada, nº 10, -Centro. Maiores informações de 08:00 às 13:00h pelo Fone: (84) 3326-2228.

Tibau 30 de julho de 2014.Ana Lúcia de Oliveira

Presidente da CPL

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto foi lançado ontem e contará com programação durante todo o mês de agosto

Quarteto Belmonte abre aMostra Sesc de Arte e Cultura

Música

Mais de 80% dos estandes da Expofruit foram vendidos

Evento

A Federação Nacionaldo Comércio no Rio Gran-de do Norte (Fecomér-cio), através do ServiçoSocial do Comércio(Sesc), abre hoje em Mos-soró a programação daMostra Sesc de Arte eCultura 2014. O projetofoi lançado ontem, emNatal, na sede da entida-de, e contará com progra-mação durante todo omês de agosto.

Em sua décima sextaedição, a mostra traz oprojeto Sonora Musical,a partir das 20h, no au-ditório Dorian JorgeFreire, na Estação dasArtes Elizeu Ventania,com apresentação doQuarteto Belmonte.

O grupo formado porum quarteto de cordasapresenta-se utilizandoa forma clássica mais uti-lizada desde o séculoXVIII e conta com a par-ticipação de músicos comexperiência como concer-tistas e conjunto de câ-mera.

Composto por JanaínaSalles (violoncelo); DhyanToffolo (viola); MárcioSanchez (violino) e Ubira-tã Rodrigues (violino) ogrupo faz parte do Proje-

Há pouco menos dedois meses para a reali-zação do principal even-to ligado à fruticulturabrasileira, a 17ª Feira In-ternacional da Fruticul-tura Tropical Irrigada(Expofruit), mais de 80%dos estandes usados pa-ra exposição de produtosjá foram vendidos, e de-verá atrair caravanas deexpositores de diferentesestados, como Minas Ge-rais, Ceará, Pernambucoe Paraíba, além de todoo Rio Grande do Norte.

"A Feira é muito im-portante para o Estado, omunicípio e o setor da fru-ticultura. No ano passa-do, não pudemos realizarpor causa da crise econô-mica, mas a edição 2014deverá ser um sucesso.Até amanhã deveremosfechar a programaçãotécnico-científica juntocom a Ufersa (Universi-dade Federal Rural doSemi-Árido) e o Coex (Co-mitê Executivo de Fitos-sanidade)", disse o con-sultor do Serviço Brasi-leiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas (Se-brae), Franco MarinhoRamos.

O evento será realiza-do de 24 a 26 de setem-bro no Expocenter, naUfersa, e deverá atrairum público médio de 30mil pessoas por dia, mo-vimentando cerca de R$20 milhões na economiaregional. Franco Mari-nho declara ainda que,motivada pela declara-ção da Organização dasNações Unidas (ONU) deque 2014 será o ano daagricultura familiar, aFeira deste ano terá aten-ção especial para os pro-dutores de pequena esca-la e que os organizado-res tem buscado aumen-tar a participação destesno evento.

"Além da importânciaeconômica, a Feira é umótimo espaço para a pro-moção de conhecimento.Por isso a importância daparticipação de todos li-gados à fruticultura. Ire-mos discutir temas im-portantes como a estia-gem que o Estado tempassado e estratégias deaumento da produção emcursos para diferentesculturas", conta o consul-tor.

Interessados em com-

to Sonora Brasil e tambémfará apresentações no Ci-ne Pax, em Macaíba, nes-ta sexta-feira (1º) e na Es-cola de Música da Univer-sidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN),em Natal, no sábado (2).

A entrada é gratuita e

o projeto tem como obje-tivo formar ouvintes mu-sicais, trazendo duas no-vidades ao RN: o tema"Edino Krieger e as Bie-nais de Música Brasilei-ra Contemporânea" alémda circulação pelo inte-rior do Estado.

Para Gustavo Barreto,gerente da unidade doSesc, em Mossoró, é umagrande oportunidade pa-ra os mossoroenses: "Acultura é um viés pulsan-te em Mossoró e o Sescvem ajudar a impulsio-nar esta cultura", disse.

Quarteto Belmonte apresenta música clássica

Evento será realizado de 24 a 26 de setembro

prar estandes poderãoentrar em contato comJoão Manoel pelos telefo-nes (84) 3312.6939/9963-

0555 e 8812-6445. Os es-paços têm 12m² e estãosendo vendidos por R$2,5 mil.

Gerais4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

Solidariedade

Pibid/Química doa cerca de 700 quilos dealimentos a entidades filantrópicas da cidade

A coordenação do Pro-jeto de Química do Pro-grama Institucional deBolsa de Iniciação à Do-cência (Pibid/Química) daUniversidade do Estadodo Rio Grande do Norte(Uern) entregou ontemcerca de 700 quilos de ali-mentos a entidades filan-trópicas da cidade. Os ali-mentos foram arrecada-dos durante o I Festival deDivulgação Científica, noTeatro Dix-huit Rosado.

Os estudantes do En-sino Médio da Escola Es-tadual Moreira Dias, Es-cola Estadual ProfessorAbel Freire Coelho e doCentro de Educação Inte-grada Professor EliseuViana participaram daentrega dos alimentosque foram doados para oInstituto Amantino Câ-mara e para a Casa do Es-tudante de Mossoró.Também estava presenteo vice-reitor da Univer-

sidade, o professor AldoGondim.

A atividade solidáriafaz parte da programaçãosocial do I Festival de Di-vulgação Científica. Oevento reuniu professorese estudantes em apresen-tações de espetáculos so-bre a química no cotidia-no.

Segundo o coordenadordo Pibid/Química, Gau-tier Falconiere, o eventoé uma forma de levar aquímica de forma lúdicaaos estudantes. Ele des-taca que o sucesso da pri-meira edição deverá oca-sionar novos festivais.

"O Pibid Química ten-ta trabalhar nas escolastemas considerados difí-ceis. Os alunos do Pibid ti-veram a ideia de levar aarte e a ciência através doteatro para toda a comu-nidade. Esse foi o primei-ro festival de Mossoró, tal-vez seja o primeiro do Rio

Grande do Norte, e comesse sucesso, com certeza,teremos a segunda edi-ção", garantiu o coordena-dor.

O ingresso para o es-petáculo era um quilo dealimento não perecível,que foram doados ontem.O vice-reitor Aldo Gondimparticipou do Festival e daentrega dos alimentos nasduas entidades. Ele res-saltou a importância doprojeto e pelo cumprimen-to do seu papel social.

"É uma satisfação mui-to grande ver no TeatroDix-huit Rosado alunosde três escolas juntos pa-ra apresentar em formade teatro uma divulgaçãoda ciência. Além disso,cumpre seu papel socialem angariar alimentospara distribuir com enti-dades filantrópicas, cum-prindo mais um objetivona nossa sociedade", afir-mou o vice-reitor.

Itens foram arrecadados durante o I Festival de Divulgação Científica, no Teatro Dix-huit Rosado

Alimentos foram entregues ontem

Luciano Lellys

Poluição dos lagos preocupa mossoroensesConstatação

Empresa divulga nota sobre acidente no Centro Estadual deEducação Tecnológica

Esclarecimento

Empresas do setor de petróleo e gás pleiteiam certificados que garantem competitividade empresarial

Benefício

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura afirma que problema só será resolvido com implantação plena de sistema de saneamento

Mossoró conta dife-rentes espelhos de águaespalhados pela cidade.No entanto, em vez de se-rem cartões-postais os la-gos são motivo de preocu-pação dos cidadãos. Emespecial, o estado de con-servação das lagoas nosconjuntos Vingt Rosadoe Abolição III e no bairroAeroporto tem sido mo-tivo de reclamação entremoradores tanto porquestões ambientais,pois estão muito poluí-das.

Alunos da Faculdadede Ciências da Saúde(FACS), da Universida-de do Estado do Rio Gran-de do Norte (Uern), recla-mam que o mato no entor-no da lagoa próximo à ins-tituição tem servido deesconderijo para crimino-sos, aumentando a inse-gurança no local. Já noVingt Rosado, o aguapéque cobre a lagoa às mar-gens da BR-101 tem cha-mado a atenção para oelevado nível de poluiçãoda água e os consequen-tes riscos à saúde da po-pulação.

De acordo com o secre-tário adjunto da Secre-taria Municipal de MeioAmbiente e Urbanismo,Francidaule Amorim, avegetação nas margensdos lagos serve para pro-teger as águas do asso-reamento. Ele diz queproblemas enfrentadospelos espelhos de água deMossoró só serão resol-vidos com a implantação

Mais de 90% dos poluentes jogados nos lagos são de origem doméstica

Canteiro só deverá ser liberado após as investigações

Cacau

Com o apoio do Proje-to de Petróleo, Gás eEnergia do Serviço Bra-sileiro de Apoio às Microe Pequenas Empresasdo Rio Grade do Norte(Sebrae/RN), 14 empre-sas de Mossoró, comatuação no segmento,pleiteiam certificadosISO 9.000 e ISO 14.000e OHSAS, ferramentasque garantem mais

competitividade empre-sarial e fortalecimentode toda a cadeia produ-tiva. No RN, mais de 50negócios já obtiveram osselos por meio do proje-to.

De acordo com o ges-tor do projeto de Petró-leo, Gás e Energia doSebrae-RN, Robson Ma-tos, mais que diferencialcompetitivo, as certifi-

cações garantem acessoa novos mercados. "Ascertificações asseguramque as empresas foramauditadas e atendem àsexigências para forneci-mento de produtos ouserviços até mesmo amultinacionais, e issofacilita muito a partici-pação em processos emercados antes inaces-síveis", destaca.

As empresas quepleiteiam as certifica-ções estão inseridas, atéo final deste ano, emuma série de capacita-ções necessárias à con-quista dos selos ISO9.000, ISO 14.000 e OH-SAS. Somente após otérmino do trabalho deconsultorias as empre-sas se candidatam à au-ditoria.

do sistema de saneamen-to na cidade e com a cons-cientização da populaçãoda importância de preser-var o meio ambiente.

"Com relação à polui-ção, nós acreditamos queo problema só vai ser defato solucionado quandoalcançarmos esgotamen-to sanitário em toda a ci-dade, pois 97% dos po-luentes das nossas águasé de origem doméstica.Estamos caminhando pa-

ra sanear 95% da cidade,mas isso demanda tem-po", conta.

Francidaule Amorimressalta a importânciados lagos e lagoas para adrenagem pluvial dasruas e ainda a manuten-ção do equilíbrio térmicoe ecológico da cidade. Eleafirma ainda que é preci-so que os moradores con-tribuam com a preserva-ção das águas retirandoencanações clandestinas

de esgoto dos captadoresde água de chuva.

"Não adianta a prefei-tura gastar dinheiro pa-ra mandar limpar e dre-nar e depois de um mêsas águas ficarem sujas no-vamente. A saída é nãosó investir em saneamen-to, mas também em cam-panhas de conscientiza-ção da população paraque não joguem lixo, es-goto ou entulhos nas nos-sas águas", disse.

A M&K Comércio eConstruções Ltda., em-presa responsável pelaconstrução do Centro Es-tadual de Educação Tec-nológica, no bairro Wal-fredo Gurgel, divulgou no-ta de esclarecimento so-bre o incidente, afirman-do que "a empresa estáagora dedicada à análisetécnica para detectar ascausas" e ainda que doisdos operários atingidossofreram apenas escoria-ções leves e o terceiro fra-turou o braço, mas todosestão fora de risco de mor-te e recebendo assistên-cia.

Segundo a M&K, os da-nos à estrutura do Cen-tro foram de pequeno im-pacto e a recuperação de-verá ser feita de forma rá-pida e com os custos to-talmente arcados pelaprópria empresa, semprejuízo ao Governo doEstado, permanecendoinalterado o orçamento daobra de R$ 6,5 milhões.

O Corpo de BombeirosMilitar (CBM) de Mosso-ró isolou e lacrou o localonde houve o desabamen-to, que foi ainda vistoria-do por equipes do Conse-lho Regional de Engenha-ria (Crea/RN). A períciaainda não detectou as cau-sas do acidente e o can-teiro só deverá ser libera-do após as investigações.

Iniciada em 2010, aconstrução estava com da-ta de entrega prevista pa-ra o mês de novembro des-te ano, mas, somente apósa conclusão do inquéritosobre o acidente e conse-quente liberação do espa-ço é que se poderá proje-tar um possível atraso naentrega do prédio. Quan-do pronto, o Centro conta-rá com auditório, bibliote-ca, doze salas de aula, gi-násio poliesportivo, refei-tório, teatro de arena,área de convivência, ves-tiário, ala administrati-va, laboratórios especiaise salas multiuso.

Cidades6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

Sindicalista reclama de acordos firmadosnão cumpridos pela Prefeitura do Assú

Insatisfação

ASSÚ -Membro da di-reção colegiada do Sindi-cato dos Servidores Pú-blicos Municipais do As-sú (Sindsep), o servidorEurian Nóbrega Leiteapontou uma série decompromissos não hon-rados até aqui pela ges-tão do prefeito Ivan Lo-pes Júnior (PROS). Nasaúde, frisou que foi fir-mado um acordo direta-mente com o prefeito pa-ra a quitação dos saláriosmensais acrescidos doreajuste fixado por lei, in-cluídos com o retroativodo mês de janeiro.

Porém, disse o sindica-lista, a majoração salarialse verificou, no entanto, aprefeitura continua emdívida com a questão dopagamento do retroativo.Declarou que o sindicato

pretende voltar à presen-ça do chefe do Executivopara lembrá-lo do com-promisso assumido. Naeducação, Eurian Nóbre-ga se queixou que o pro-cesso de garantia do ter-ço de hora para planeja-mento dos docentes temsido algo que caminha atéaqui à "meia-boca".

Ele explicou que o en-tendimento do Sindsepcom a Secretaria de Edu-cação e Cultura não foirespeitado e admitiu a hi-pótese de que a entidaderecorra ao Ministério Pú-blico para que seja cele-brado um Termo de Ajus-tamento de Conduta(TAC) acerca da matéria.Disse ainda que a retroa-tividade financeira devi-da pela gestão aos profis-sionais da Educação até

aqui só beneficiou aos do-centes.

RETROATIVOSegundo a explicação

do dirigente sindical, Au-xiliares de Serviços Ge-rais (ASGs) e pessoal téc-nico-administrativo ain-da não viram a cor do di-nheiro relativo a janeiro.

Por fim, o dirigentesindical cobrou outrapromessa do prefeito I-van Júnior: a implanta-ção do Plano de Cargos,Carreira e Salários(PCCS) dos funcionáriosda Prefeitura que aindanão são acobertados portal benefício. Registrouque este compromisso foiassumido pelo mandatá-rio ainda em seu manda-to anterior e, até agora,não se concretizou.

Areia Branca

Fórum Comunitário do Selo Unicef discuteas políticas públicas que garantem osdireitos de crianças e adolescentes

AREIA BRANCA -Aconteceu na terça-feira, 29, no auditório doEducandário Nossa Se-nhora dos Navegantes, o1º Fórum Comunitáriodo Selo Unicef, cujaabertura foi feita pe-la prefeita de AreiaBranca, Luana Bruno(PMDB). Desenvolvidopara estimular as políti-cas públicas que garan-tem os direitos dascrianças e adolescentes,Areia Branca promoveu

o evento pelo fato de es-tar entre os municípiosdo Rio Grande do Norteque concorrem ao selo,edição 2013-2016.

Além da prefeita Lua-na Bruno, a mesa das au-toridades foi compostaainda, pela articuladoramunicipal do Selo, assis-tente social Isabel Ale-xandria; secretária mu-nicipal de AssistênciaSocial, Verônica Cam-pos Pedrosa Bruno; pre-sidente do Conselho Mu-

nicipal dos Direitos daCriança e do Adolescen-te (Comdca), ThomasMagno; secretário deEducação, VicenteFaustino Filho; presi-dente da Fundação deCultura, Aldemir Sei-xas; gerente de Espor-tes, César Albuquerque;representante dos ado-lescentes, Ítalo CarlosSoares; e pela diretorado Educandário NossaSenhora dos Navegan-tes, Irmã Mara Rúbia.

Após a fala dos pre-sentes, a assistente so-cial Irenice de Fátimada Silva, da cidade deCampo Grande (RN),fez uma exposição sobrea metodologia do SeloUnicef.

O Fórum foi divididoem seis grupos de tra-balho com oficinas queabordavam os mais di-versos temas, de acordocom os objetivos do milê-nio, que se prolongaramaté as 17h.

Entidade poderá recorrer ao Ministério Público para elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta

Comenda premia iniciativas sociais emdefesa da criança e do adolescente

O selo Unicef é uma ini-ciativa baseada na mobi-lização social pela garan-tia dos direitos da infânciae adolescência. Até 2016,o município de Areia Bran-ca se compromete a pla-nejar e desenvolver açõespelo alcance de objetivosnas áreas de educação,saúde, proteção e partici-pação social de crianças eadolescentes.

A garantia dos direitosda criança e do adolescen-te é uma das marcas nagestão da prefeita LuanaBruno. Para reafirmar es-se compromisso, a Prefei-tura de Areia Branca ade-riu mais uma vez ao SeloUnicef - Município Apro-vado, edição 2013-2016.

Com isso, o municípioiniciou uma série de ati-

vidades, como a primeiraSemana do Bebê no perío-do de 21 a 25 deste mês, eo 1º Fórum Comunitáriodo Selo Unicef no dia 29.

Na sua fala na abertu-ra do Fórum, a prefeitaLuana Bruno afirmou queos jovens devem ser sem-pre prioridade e que é ne-cessário intensificar a pre-venção, investindo cadavez mais em políticas pú-blicas para formar uma no-va geração de cidadãos,mais conscientes e prepa-rados.

Até 2016 tais questõestêm que estar sanadas,conforme os parâmetrosestabelecidos pelo Unicef,no que se refere a políti-cas públicas voltadas àsnecessidades básicas dopúblico a ser atendido.

Servidor Eurian Nóbrega Leite aponta série de compromissos não honrados pelo Executivo

[email protected]

Maia

Apresentando mais uma personal, HiláriaCosta. Trabalho magnífico!

Edna Almeida avisa que amanhã e sábadohaverá grande feirão de sua loja Rafael

Variedades. Muitas marcas e modelos paravocê se encantar. Vamos conferir!

Este é o grande e competente nutricionistaRomero Oliveira. Forte abraço!

Ela é uma personal maravilhosa, ela sechama Dilza Soares. Vamos que vamos!

Social 7Quinta-feira, 31 de julho de 2014www.omossoroense.com.br

FATOS & BOATOS

@ Economista, contador e advogado, for-mado pela Faculdade de Ciências Políticas eEconômicas do Rio de Janeiro, Sérgio JacquesMehl é o novo diretor administrativo e finan-ceiro,da Companhia Potiguar de Gás (Potigás),empresa do Governo do Estado e da Petrobras.

@ De hoje até sábado o Hotel Thermassedia a XIII Jornada de Anestesiologia de Mos-soró com workshops, palestras, mesas-re-dondas, entre outras atividades. Os interes-sados devem se informar através do telefo-ne (84) 3422-1200.

@ Na noite de sábado,2,o Tenda Music Clubvolta com força e traz as atrações Lagosta Bron-zeada, Dayvid Almeida e DJ Juninho. Agende,o sucesso com certeza será garantido!

@ Chega convite de aniversário de 15 anosda Óptica Impacto, que festejará em grandeestilo esta data tão especial.Amanhã,às 14h,muitas surpresas terão os convidados nesteevento luxuoso. Obrigada!

@ Hoje, todos os vivas e parabéns vão emdireção à Personal Marketing,ao amigo JuarezViana, que encerra o mês de julho em grandeestilo. Segue um forte e carinhoso abraço comvotos de muito sucesso!

QUALIDADE DE VIDASabemos que o padrão de beleza mundial

hoje se chama: qualidade de vida. Em Apodinão poderia ser diferente. A população estáinformada sobre os riscos que o sedentaris-mo traz à vida humana e está buscando, atra-vés da informação, atividades físicas, alimen-tação saudável. Profissionais educadores fí-sicos e nutricionistas apodienses estão de pa-rabéns por estarem comandando muito bemtodo esse padrão que hoje é vida e beleza daatualidade humana. Bravo!

EM ESPECIALParabenizo todos os profissionais da boa

forma e da boa qualidade de vida em nossacidade, mas quero, em especial, agradecersempre a quatro pessoas que estão colabo-rando para o meu sucesso estético: as grandeseducadoras Hilária Costa, Dilza Soares e Dal-lyene Dantas, como também ao nutricionistaRomero Oliveira. Vocês são exemplo de profis-sionais e quero aqui, além de agradecer, tiraro meu chapéu e aplaudir o belo trabalho devocês!

FELIPE GUERRANo dia 10 de agosto, às 19h, todas as aten-

ções se voltam à cidade de Felipe Guerra,onde acontecerá um dos shows mais aguar-dados do ano. A banda Bonde do Brasil seapresenta no Bukerão Casa Show, do em-presário Wander Magno, e com certeza é pro-messa de casa cheia. A noite ainda conta coma participação do amigo Danilo Nixon. Agen-dem!

HUMORNo dia 5 de setembro, estará de volta à nos-

sa cidade um dos maiores comediantes doBrasil, o humorista Nairon Barros, intérpretedo matuto Zé Lezin. Com certeza, diversão ealegria estarão garantidas nesta noite demuitas risadas. O evento contará com a par-ticipação do Forró do Coco, fazendo um res-gate ao São João. Reservas de mesas e in-formações pelo telefone (84) 9952-0532.

ATRAÇÃO DO BUTECOA primeira atração confirmada

para animar o tão esperado Bute-co do Gegê 2014 virá diretamentede Natal. A banda Sam Vibe já ésucesso em todo o Estado. Com asua mistura boa de samba, pop emúsica eletrônica, os rapazes daSam Vibe fazem um som com umestilo bem particular que prometeagitar o público na noite do dia 12de setembro, no Requinte Buffet.Logo outras atrações serão divul-gadas. Aguardem!

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto SantaDelmira. Residencial Maria Helena.Casa 3, com 2 quartos, banheiro so-cial com box de vidro, sala, cozinha,área de serviço. Condomínio compiscina, churrasqueira, 2 vagas nagaragem (sendo 1 coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275

OPORTUNIDADE

Vende-se Corolla, ano 2011, mode-lo XEI, cor prata, completo (vidro elé-trico, direção hidráulica, AC, travas,alarme e automático).

Interessados ligar para8828-7348 / 9663-8811

ALUGA-SE

Casa situada na rua Maria CesáriaBasílio, 67, Presidente Costa e Sil-va, área urbana. Com 2 quartos, sen-do 1 suíte, sala, cozinha, WC social,alpendrada, murada com cerca elé-trica e garagem.

Interessados ligar para8828-7348 / 9663-8811

NOTA DE AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 30º DIA

Afamília de Nozinho Evangelista agrade-ce as manifestações de pesar recebidas pe-lo falecimento do nosso querido esposo, pai,sogro, avô, bisavô e amigo. Pois numa horatão dura, todo apoio se torna extremamenteprecioso. Afamília, bastante consternada como falecimento, convida parentes, amigos e to-da comunidade para participar da missa de30º dia, a ser celebrada dia 2/8/2014, às 16h,na igreja do Sagrado Coração de Jesus - Al-mino Afonso - RN.

ais do mesmoNo festival consagrado como uma das maiores festas da música romântica no Estado, se apre-

sentam nomes como Elymar Santos, atração de renome nacional, Bartô Galeno, José Orlando, Fer-nando Luiz, Alvymar Farias e Carla Patrícia, além da prata da casa Jorge do Acordeom.

[email protected]

Almeida

M

Elymar Santos é destaque noMega Brega neste final de semana

Queridos Neto Sá e Angélicaem noite de Lions Clube

PrefeitoAbelardo Filho, grandeaniversariantedo dia

Boas-VindasO novo comandante da 1ª Companhia de Po-

lícia Militar de Macau, major Alberto Gomes deOliveira, foi conhecer o destacamento da PM noAlto do Rodrigues, com objetivo de checar todosos problemas na segurança pública na cidade.

ExemploDe acordo com o Censo SUAS 2013, uma fer-

ramenta de levantamento de dados, que permi-te definir indicadores dimensionais, índices de de-senvolvimento e patamares mínimos anuais pa-ra as unidades públicas de assistência social, osdois Centros de Referência da Assistência Socialexistentes no município de Guamaré, na zonaurbana e no distrito de Baixo do Meio, receberamnota 9 no ID CRAS, índice resultado da combina-ção de quatro indicadores avaliados pelo Minis-tério do Desenvolvimento Social.

Mega BregaA cidade de Macau entra na contagem re-

gressiva para a 16ª edição do Mega Brega. A fes-ta tradicional na região Salineira acontecerá nestesábado, dia 2 de agosto, a partir das 21h, no Clubeda Praia de Camapum.

PesarO último sábado de julho chegou com tris-

teza para o clã Martins Bezerra. Morreu em Na-tal, aos 91 anos, completados no último dia 2 dejulho, o ex-prefeito de Pendências, Jonatas Mar-tins Bezerra, deixando órfãos cinco filhos. Com asaúde debilitada já há alguns anos, seu Jonatasfaleceu na madrugada, em casa, na capital, nacompanhia de familiares. O velório acontece noCentro de Velório do grupo Vila, na rua São José.O sepultamento será às 18h, no Cemitério Par-que Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim, regiãoda Grande Natal.

Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 31 de julho de 2014

DescasoNão é a primeira vez que a coluna de-

nuncia o descaso da Caern com a popula-ção de Macau e região. Lamentavelmen-te, a cidade sofre com constante falta deágua. Desta vez a cidade já está há qua-se 30 dias sofrendo com o desabastecimen-to. A Caern não se pronunciou em resol-ver o problema que atende mais de 30 pes-soas somente em Macau.

PaliativoDevido à constante falta de água na

cidade, o prefeito Kerginaldo Pinto, preo-cupado com a situação apreensiva em quevive a população macauense nos últimosdias, determinou que as secretarias mu-nicipais de Gestão e Serviços e de Infraes-trutura providenciassem em regime deurgência seis carros-pipa para abasteceros setores mais necessitados da cidade.

MaisA distribuição da água captada na ci-

dade de Alto do Rodrigues, há pouco maisde 30 quilômetros de Macau, começou noinício da tarde de ontem, 30, atendendotodos os bairros da cidade salineira. En-tre os seis carros, um foi destacado espe-cificamente pela prefeitura para abaste-cer o hospital, a maternidade, delegaciase outros órgãos públicos. A Guarda Mu-nicipal vem acompanhando o abasteci-mento para garantir a ordem nas filas.

CuidadoNão muito diferente, a Cosern vem dan-

do péssimo exemplo aos seus consumido-res. Semana passada, quando solicitamosum serviço da empresa que vive divulgan-do prêmios de gestão e qualidade, deu mauexemplo, enviando "profissionais" semidentificação e, principalmente, sem equi-pamento, para atuar no atendimento aoconsumidor. Pedimos uma explicação àCia. de energia no que se refere à seguran-ça, e até o fechamento da coluna não ob-tivemos nenhuma resposta da comuni-cação, que vamos combinar, já foi sériano tempo de Helder Cavalcanti Vieira,Edmar Viana e Socorro Leite, em memó-ria.

Social 9www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 31 de julho de 2014

CORRIDAO Departamento de Educação

Física do Cameam/Uern já está nospreparativos da V Corrida de Ruae II Carreirinha de Pau dos Fer-ros. O evento será realizado namanhã do dia 9 de agosto. A corri-da terá quatro categorias: infan-tojuvenil (entre 15 e 17 anos), livre(acima de 18 anos), master (entre45 e 55 anos) e terceira idade (aci-ma de 55 anos). As inscrições cus-tam R$ 10,00 e estão sendo feitasna Universidade, das 8h às 16h,ou com alunos do curso de EducaçãoFísica. Quem fizer parte da com-petição percorrerá o trecho da bar-ragem até a Uern.

SITESempre presente nos melhores

eventos da Paraíba e da região, o si-te www.iagogravacoes.com.br aca-ba de completar dois anos de cre-dibilidade e de sucesso. Para co-memorar esta data toda especial,o jovem Iago Maia realizará umgrande evento na cidade de Sousa- PB. Agende aí: no dia 1º de agos-to, irá rolar a festa no Planeta Ju-rássico com os agitos de Forró Ba-kana e também do João Lima e For-ró no Estilo. Daqui agradecemos agentileza do convite!

BONDE DO BRASILNo domingo, dia 3, a partir das

20h, o ponto de encontro da galerajovem e bonita da região será acidade de Rafael Fernandes. Por lá,será montada uma grande arenana praça da matriz, para acomodaro público que vai curtir os agitosda banda Bonde do Brasil e tam-bém do Forró das Manas e DeyseSantiago. Os ingressos já estão àvenda. Será festão!

O domingo será dia de desejarmuitos anos devida daaniversariantePriscilla Conrado.Aqui no cliquecom o esposoMarcelo Conrado.Felicidades!

Orlando Demétrio, aniversariante de ontem,com a esposa Naira Beatriz. Parabéns e

felicidades!

Fique

por

Den

tro

Joãozinho Cavalcante e Fátima Cavalcante curtindo as belezas de Brasília

em momento de férias

Eva Cavalcante amanhecerá deidade nova amanhã e recebe aqui osnossos parabéns

@ - O empresário EwertonLaércio já está nos preparativosdo Jegue Folia 2015.No momen-to,ele está fechando as atraçõesda micareta da cidade de Mar-celino Vieira e por oportuno di-vulgará durante a Finecap 2014.

@ - Em uma solenidade rea-lizada nessa segunda-feira(28), no Pleno do Tribunal Re-gional do Trabalho do Rio Gran-de do Norte, a juíza Rachel Vi-lar de Oliveira Villarim foi em-possada pelo presidente doTRT-RN, desembargador JoséRêgo Júnior, na titularidade daVara do Trabalho de Pau dosFerros.

@ - Em tempo parabenizamosos aniversariants de ontem: Lan-des Diógenes, Nelsinho Lewan-dowski, Orlando Demétrio, Bru-no Ferreira,Cleyton Mesquita.Jáhoje estamos em festa pela pas-sagem de aniversário de SíliaMendes e Fernanda Azevedo.

@ - Antecipamos os para-béns para os aniversariantesda sexta-feira: Geildo Sales,Júnior Cavalcante, Lucas Re-go, Eva Cavalcante, PauloCosta e Edgardo Benavides.Sábado: Thiago Tavares eFran Silva. Domingo: Fernan-do Pacheco, Raíres Conrado,Tomaz Neto, Katharina Gur-gel, Ronny Marks, Érika Pi-nheira e Priscilla Conrado.

REFLITA: "Deus amou de tal modo a humanidade que lhe entregou o seu Filho único, para que todo

aquele que acreditar no Filho de Deus não se pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)."

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Cidades10 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2014

No total, foram verificados 371 instrumentos, entre balanças e bombas de combustíveis

No último fim de sema-na, o Instituto de Pesos eMedidas do Rio Grande doNorte (Ipem-RN) realizouuma operação especial defiscalização em instru-mentos e produtos pré-medidos (embalados naausência do consumidor)em sete cidades da regiãoSeridó. De 24 a 27 de ju-lho, os fiscais do órgão vi-sitaram os municípios deCaicó, Carnaúba dos Dan-tas, Parelhas, São João doSabugi, Ipueira, Jardimdo Seridó e São José do Se-ridó.

No total, foram verifi-cados 371 instrumentos,entre balanças e bombasmedidoras de combustí-veis, dos quais 322 foramaprovados e 49 reprova-dos. Também foram fisca-lizados cronocatógrafosde caminhões e de veícu-los de passageiros commais de dez lugares, so-mando 19 reprovações de147 aparelhos verificados.

Na área de Pré-Medi-dos, foram 228 produtosexaminados, três coleta-dos, sendo gerados 18 au-tos de infração por irregu-laridades nos pesos dositens. "Essas ações regio-nais são muito importan-tes para a verificação de co-mo os comerciantes locais

A Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)já contratou este ano 185profissionais aprovadosnos concursos públicosque foram realizados em2010 (encerrado em 3/7),2013 e 2014. As convo-cações podem ser acom-panhadas diretamenteno site da Caern.

As contrataçõesabrangem 39 cargos, detodos os níveis. O maiornúmero de admitidos,até agora, tem sido para

a função de operador desistema de água e esgo-to (41), seguido do cargoagente administrativo(16).

Estão em vigor os cer-tames realizados em2013 e 2014 (Funcern). Éimportante que os apro-vados nas listas de clas-sificação mantenhamseus dados atualizadosno site, o que auxilia noprocesso de convocação,uma vez que esta é feitapor correspondência outelefonema.

"Os chamamentosocorrem de acordo coma demanda da Caern.Acontecerão sequênciasde convocações até o pra-zo final de convocação decada concurso", infor-mou Mirna Santiago, ad-ministradora da Unida-de de Administração eDesenvolvimento Hu-mano (UADH) da Caern.

Mirna fez um alertapara aqueles que aguar-dam a vaga: "Muito im-portante estar atento aosite e ao recebimento de

telegramas. São as for-mas de convocação dessesconcursados", informou.

As convocações para oconcurso 2013 podem serrealizadas até 4 de mar-ço de 2015; o concurso2014 é válido até 11 dedezembro de 2015. Parao início de 2015, está pre-visto o início de outroprocesso para realizaçãode mais um concurso,que deverá suprir as de-mandas de pessoal nasunidades no interior e dacapital.

No Seridó

Ipem fiscaliza instrumentose produtos pré-medidos

Recursos humanos

Caern prossegue contratações deaprovados nos concursos 2013 e 2014

andam atendendo às nor-mas estabelecidas pelo In-metro", explica a coordena-dora operacional do órgão,Rosângela Ramalho.

Ela reforça ainda queas denúncias de irregu-laridades, feitas pelospróprios cidadãos pormeio da ouvidoria do ór-gão, são essenciais no au-xílio da construção dos

roteiros de fiscalização."Muitas vezes, a partir

de uma denúncia, acaba-mos verificando vários es-tabelecimentos na regiãoque também estavam comseus instrumentos ou pro-dutos pré-medidos irregu-lares. Por isso a observa-ção do consumidor e prin-cipalmente seu contato co-nosco é muito importan-

te", conta Rosângela.Para fazer uma denún-

cia, tirar dúvidas ou en-viar críticas e sugestões,o cidadão potiguar podeentrar em contato com aouvidoria do Ipem-RN,através do telefone 0800-281-4054, com ligação gra-tuita para todo o Estado;ou ainda pelo e-mail [email protected].

Bombas de combustíveis foram verificadas