ciências da natureza - evl | “65 anos de amor à...

16
Instruções 1. Esta prova contém 45 questões, cada uma com 5 alternativas, das quais somente uma é correta. Assinale, na folha de respostas, a alternativa que você julgar correta. 2. Será anulada a questão em que for assinalada mais de uma alternativa ou que estiver totalmente em branco. Assinale apenas uma alternativa para cada questão. 3. Assinale na folha de respostas o tipo de prova correspondente às questões. 4. Ao receber a folha de respostas, preencha cuidadosamente com os dados solicitados. 5. Não rasure nem amasse a folha de respostas. Não escreva nada na folha de respostas fora do campo reservado. Colégio: Nome: Número: Turma: ENEM 2010 Simulado Ciências da Natureza e suas Tecnologias ENEM10_Natureza.indd 1 27/10/10 14:37

Upload: doanphuc

Post on 15-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Instruções1. Esta prova contém 45 questões, cada uma com 5 alternativas, das quais

somente uma é correta. Assinale, na folha de respostas, a alternativa que você julgar correta.

2. Será anulada a questão em que for assinalada mais de uma alternativa ou que estiver totalmente em branco. Assinale apenas uma alternativa para cada questão.

3. Assinale na folha de respostas o tipo de prova correspondente às questões.

4. Ao receber a folha de respostas, preencha cuidadosamente com os dados solicitados.

5. Não rasure nem amasse a folha de respostas. Não escreva nada na folha de respostas fora do campo reservado.

Colégio:

Nome:

Número: Turma:

ENEM

2010 Simulado

Ciências da Naturezae suas Tecnologias

ENEM10_Natureza.indd 1 27/10/10 14:37

2

1. O ciclo do nitrogênio na natureza está representado na figura a seguir:

Nitrogênio na atmosfera (N2)

Bactériasdesnitrificantes

Bactériasnitrificantes

Bactériasnitrificantes

Amônia (NH3) Nitritos (NO )

Nitratos (NO )

Amonificação Nitrificação

Decompositores(fungos e bactérias

aeróbias e anaeróbias)

Assimilação

Bactérias fixadorasde N2 no solo

Bactérias fixadorasde N2 nos nódulos deraízes de leguminosas

Plantas

3

2

A análise da figura e os conhecimentos sobre o assunto nos per-mitem concluir que:a) na fixação de nitrogênio atmosférico no solo formando nitrato

temos uma semirreação de redução com transferência de seis elétrons por molécula de N2.

b) no processo de decomposição de matéria orgânica produzindo amônia há uma semirreação de redução de nitrato provocada pela ação de bactérias e fungos.

c) o nitrito é reduzido a nitrato na presença de bactérias nitrifi-cantes do grupo das Nitrosomonas.

d) a hidrólise da ureia proveniente da excreção de animais favorece a formação de íons amônio provocando diminuição do pH do solo.

e) os aminoácidos presentes nos carboidratos dos animais e vege-tais em estado de decomposição também fornecem nitrogênio para formação de nitratos que será incorporado por vegetais vivos.

2. Observe a tirinha Frank & Ernest de Bob Thaves exposta a seguir:

No pequeno diálogo, surge o termo frutos do mar, que faz referên-cia a animais oriundos do ambiente marinho, como as ostras, os mariscos, camarões, lulas etc. Também é levantado o assunto sobre agrotóxicos, poluentes comuns em lavouras e que facilmente são levados pela água a rios e lagos próximos às plantações.Entre os frutos do mar, encontramos vários moluscos, como cefaló-podes e pelecípodes, que possuem hábitos alimentares conhecidos pela biologia e bem distintos entre os dois grupos representados.Hoje em dia, é muito divulgado, entre os ecólogos, o uso de seres como bioindicadores, para a identificação e quantificação de con-sequências oriundas de ações antrópicas.Através de seus conhecimentos e do uso da tirinha e das três infor-mações fornecidas, forneça a solução para a situação apresentada:Um agricultor consciente resolveu parar com a utilização de agrotóxicos, em favor da aplicação de um controle biológico em

sua fazenda no sul de Minas Gerais. Para acompanhar a “desin-toxicação” de suas terras e águas, pensou em utilizar os serviços de biólogos. Na proposta dos biólogos, além da análise constante do solo, foi indicada uma análise periódica de uma determinada faixa etária de moluscos dos leitos aquáticos da fazenda, na busca de vestígios de agrotóxicos.Tendo em vista as propostas a seguir, procure uma justificativa coerente fornecida pelos biólogos para o método empregado:a) Seria muito interessante a análise de cefalópodes, por serem ani-

mais de maior porte e ocuparem o topo de cadeia alimentar e que, portanto, deveriam apresentar maior concentração de vestígios de agrotóxicos em suas gônadas. A idade dos animais poderia ser facilmente identificada através do tamanho dos animais.

A periodicidade serviria para a certificação dos resultados ao longo dos tempos.

b) Seria muito interessante a análise de cefalópodes, por serem ani-mais de maior porte e ocuparem o topo de cadeia alimentar e que, portanto, deveriam apresentar maior concentração de vestígios de agrotóxicos no fígado. A idade dos animais poderia ser facilmente identificada através do número de tentáculos dos animais.

A periodicidade serviria para a quantificação dos níveis de contami-nação da água ao longo do processo de desintoxicação da fazenda.

c) Seria muito interessante a análise de pelecípodes, por serem animais isolados no interior de conchas e ocuparem o topo de cadeia alimentar e que, portanto, deveriam apresentar maior concentração de vestígios de agrotóxicos no fígado. A idade dos animais poderia ser facilmente identificada através do número de linhas de crescimento presentes em suas conchas.

A periodicidade serviria para a quantificação dos níveis de contami-nação da água ao longo do processo de desintoxicação da fazenda.

d) Seria muito interessante a análise de pelecípodes, por serem animais de coleta mais fácil, em comparação aos cefalópodes, apresentando também um hábito alimentar filtrador, o que os torna interessantes na retirada do agrotóxico da água e que, portanto, deveriam apresentar maior concentração de vestígios de agrotóxicos no fígado. A idade dos animais poderia ser facilmente identificada através do número de linhas de crescimento presentes em suas conchas.

A periodicidade serviria para a certificação dos resultados ao longo dos tempos.

e) Seria muito interessante a análise de pelecípodes, por serem animais de coleta mais fácil e apresentarem um hábito alimentar filtrador, o que os torna interessantes na retirada do agrotóxico da água e que, portanto, deveriam apresentar maior concentra-ção de vestígios de agrotóxicos no fígado. A idade dos animais poderia ser facilmente identificada através do número de linhas de crescimento presentes em suas conchas.

A periodicidade das coletas se justifica pela necessidade de quantificação dos resultados para a constatação da eficiência do processo de desintoxicação da fazenda.

3. No experimento de Joule um objeto de massa conhecida é fixado em uma corda e abandonado de certa altura. Durante a sua queda, um sistema de pás é colocado em rotação, agitando a água contida em um recipiente termicamente isolado. A temperatura da água se eleva devido ao atrito das pás com a água.Quais as modificações no experimento que poderiam provocar uma elevação ainda maior na água?a) Aumentar a massa do objeto e o volume de água no recipiente.b) Aumentar a altura de queda e a massa do objeto.c) Diminuir a massa do objeto e aumentar a altura de queda.d) Diminuir a altura de queda e aumentar a massa do objeto.e) Colocar um termômetro mais sensível para efetuar a leitura.

ENEM10_Natureza.indd 2 27/10/10 14:37

3

4. Em fevereiro de 2010, a ONU afirmou que o Irã está enrique-cendo urânio em níveis de aproximadamente 20%. No processo temos a separação de átomos de U235 (0,7% de abundância isotó-pica natural) que é utilizado na indústria nuclear porque apresenta fissão autossustentada e U238 (99,3% de abundância isotópica natural) que pode ser utilizado em armas convencionais, como por exemplo, mísseis, por apresentar propriedades físicas superiores às do chumbo. Esses isótopos após tratamento de seus minérios são transformados em UF6(g) que é injetado no interior de várias centrífugas (desenho a seguir) instaladas, em série, para aumentar o rendimento do processo. Esse equipamento promove a separação dos isótopos devido à diferença de suas massas.

Fração contendoU238F6(g)

Motor

Fração separadade U235F6(g)

AlimentaçãoUF6(g)

Nesse processo de enriquecimento:a) o gás contendo o isótopo mais pesado estará acumulado em

maior quantidade na região central da centrífuga.b) o rendimento será de 100% logo no início da separação, na

qual o 235UF6 estará mais concentrado na região central do equipamento de separação.

c) não há nenhum tipo de preocupação mundial, porque o Irã é um país que já possui armas nucleares desde a revolução islâmica.

d) após a separação o isótopo a ser utilizado em bombas de fissão nuclear é o isótopo mais leve (235U).

e) o isótopo mais pesado não apresenta nenhuma utilização em artefatos bélicos.

5. A um viveiro de mudas, chegou uma planta que trazia apenas um gráfico como indicação do tipo de ambiente para o plantio da espécie. Essa planta estava sendo pretendida por uma compradora que a colocaria no interior de um escritório de arquitetura. Como no viveiro não havia ninguém que entendesse de metabolismo de vegetais, o gráfico foi enviado para a análise de um biólogo, que,

através de comparação com outros gráficos de plantas conhecidas, chegou a uma conclusão e a enviou para o viveiro. Observe o gráfico da planta e os outros aos quais ele foi compa-rado e identifique, entre as alternativas, a que contém a provável conclusão enviada pelo biólogo.

Curva 1

Inte

nsid

ade

dopr

oces

so m

etab

ólic

o

Curva 2

Jiboia(Epripremnum pinnatum)Planta de sombra

6 h 12 h 18 h horas

Curva 1

Inte

nsid

ade

dopr

oces

so m

etab

ólic

o

Curva 2Girassol(Helianthus annus)Planta de sol

6 h 12 h 18 h horas

Curva 1

Inte

nsid

ade

dopr

oces

so m

etab

ólic

o

Curva 2

Planta de viveiro

6 h 12 h 18 h horas

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

a) Sendo a curva 2 a curva da fotossíntese, notamos que a planta do viveiro apresenta uma taxa de fotossíntese elevada como a apresentada pelo girassol (Helianthus annus); portanto, deve ser plantada em ambiente aberto, não servindo para essa compradora.

b) Sendo a curva 1 referente à média diária do processo de respi-ração e a curva 2 referente à média diária do processo fotossin-tético, podemos dizer que na compensação a curva da planta do viveiro se assemelha metabolicamente à curva apresentada pelo girassol (Helianthus annus), sendo, portanto, ideal ao plantio em áreas abertas, não se adequando ao escritório em questão.

c) Sendo a curva 2 referente à média diária do processo de respiração e a curva 1 referente à média diária do processo fotossintético, po-demos dizer que a planta do viveiro se assemelha metabolicamente à jiboia (Epripremnum pinnatum), sendo, portanto, ideal ao plantio em interiores com luz indireta, como o ambiente em questão.

d) Sendo a curva 1 a curva da média diária do processo fotos-sintético e a curva 2 referente à média diária da respiração celular da planta, notamos que a planta do viveiro apresenta uma taxa respiratória elevada como a apresentada pelo girassol (Helianthus annus); portanto, deve ser plantada em ambiente aberto, não servindo para o plantio no interior do escritório.

e) Infelizmente, nesse caso os dados fornecidos pelos gráficos não são suficientes para chegar a uma conclusão confiável em relação ao comportamento metabólico da planta, para defini-la como heliófila ou umbrófila; portanto, peço mais informações sobre o ciclo reprodutivo da planta assim que possível.

ENEM10_Natureza.indd 3 27/10/10 14:37

4

6. Nos mares e oceanos, o fitoplâncton necessita da fotossíntese.A fotossíntese é de fundamental importância para servir de alimen-to para a fauna marinha e necessita de penetração de luz solar na lâmina d'água. Esse sistema aquático, em equilíbrio, é responsável pela manutenção da vida terrestre.Em relação ao texto citado, são feitas as seguintes afirmações: I. A fotossíntese é um processo endotérmico. II. A formação de fitoplâncton retira gás carbônico da atmosfera,

podendo contribuir com a diminuição do efeito estufa. III. Quanto maior a profundidade, menor a quantidade de fitoplânc-

ton produzida.

Das afirmações citadas são corretas:a) apenas a I b) apenas a II c) apenas a II e IIId) apenas a I e IIIe) I, II e III

7. Questiona-se que a exposição das células humanas à radiação dos telefones celulares é prejudicial. Os celulares emitem micro-ondas que podem ocasionar modificações na estrutura de determinadas células. Com relação à natureza das micro-ondas produzidas pelos celu-lares, podemos dizer:a) é igual à do som, mas de menor amplitude.b) é igual aos ultravioleta e com mesma frequência.c) é igual à do som, mas de maior frequência.d) é igual à da luz, mas de menor frequência.e) é igual aos infravermelhos, mas de maior velocidade.

8. A proliferação celular é realizada para tecidos e órgãos substi-tuírem células velhas, que entram em apoptose (morte programada), ou repararem células de tecidos e órgãos lesados. Seu controle é realizado por uma série de fases sucessivas denominadas generi-camente de ciclo celular. Analisando o esquema seguinte do ciclo celular, e considerando que há populações celulares que se dividem continuamente, como é o caso das células da pele e das células can-cerosas, e populações que perdem a capacidade de divisão, como o músculo cardíaco, utilizando-se de seus conhecimentos prévios e da análise do gráfico fornecido, indique a alternativa correta:

Período G1Checagem docódigo genético

Ciclo celular

Período G0A célula nãoestá sereproduzindo

0

2

4

1

3

Período G2Preparação paraa divisão final

Período SSíntese do DNA.Começa a duplicação doácido desoxirribonucleico

A passagem de G0 para ociclo celular (ou vice-versa)desempenha um papel vitalna manutenção do organismo

Quando as célulasnão estão sereproduzindo,

elas saemdo ciclo celulare entram emum estado

quiescente (G0)

MitoseDivisão celular

a) As células cancerosas entram em G0 e realizam o ciclo celular desordenadamente, formando populações celulares com con-troles próprios do ciclo celular.

b) Células como as da pele, por possuírem alta taxa de proliferação celular, não passam pela fase S e concluem a divisão celular mais rapidamente que as demais.

c) A entrada em G0 é irreversível, e todas as células nessa fase estão fadadas a sofrerem apoptose e não voltarem a ciclar.

d) As células muito especializadas, como é o caso dos neurônios e do músculo cardíaco, desviam-se de G1 e entram em G0, período quiescente em termos de ciclo celular, para realizar suas respectivas funções.

e) As células podem permanecer por longos períodos em S e depois retornar para G1, por não concluírem a duplicação do material genético, essencial à divisão celular.

9. O fogo-fátuo é um fenômeno que pode ocorrer em cemitérios ou pântanos. De vez em quando, misteriosas chamas azuladas apa-recem na superfície dos pântanos ou próximo a túmulos, sumindo após alguns segundos. Esse fenômeno é associado a lendas que vão de fantasmas até histórias de folclores como a lenda indígena do boitatá, a cobra de fogo que destrói as matas e persegue homens.Nas alternativas a seguir estão apresentadas sequências do que poderia ser o fogo-fátuo, mas apenas uma contém a explicação correta. Assinale-a.a) Quando um ser vivo morre, bactérias entram em ação para de-

compor a matéria orgânica. Nessa decomposição, há produção de dois gases, o metano e a fosfina, que são os gases que dão origem ao fogo-fátuo.

b) Aos poucos, a concentração dos gases formados na decom-posição da matéria orgânica cresce, por exemplo, dentro de um caixão. Isso provoca uma reação química entre esses, na ausência de oxigênio, provocando uma explosão, de forma que o fogo vaze por pequenas fendas e suba em direção à superfície.

c) Após atingirem a superfície, os gases formados na decompo-sição da matéria orgânica entram em contato com o oxigênio do ar e sofrem combustão espontânea, produzindo uma chama azulada com absorção de calor. Tudo ocorre rápido e a chama não dura mais que alguns segundos.

d) Quando alguém se encontra próximo a um local onde ocorre esse fenômeno, por causa do susto a reação é correr. Esse mo-vimento provoca um deslocamento brusco de ar, empurrando para cima e aumentando o tamanho da chama, amedrontando a pessoa — como um fantasma ou o boitatá dos índios brasileiros.

e) Na realidade o fogo-fátuo é uma reação química de combustão provocada intencionalmente por pessoas que querem manter afastados os curiosos de algum local, como matas ou cemité-rios.

10. Um sistema gasoso sofre uma transformação representada pelo diagrama p × V a seguir:

p (atm)

V (L)

A

B

0

5

10

3 6

Sabendo que a temperatura no ponto A é 27 °C, são feitas as se-guintes afirmações: I. A transformação é isobárica. II. A transformação é descrita pela lei de Boyle. III. A temperatura em B é 1.200 K.

ENEM10_Natureza.indd 4 27/10/10 14:37

5

As afirmações corretas são:a) apenas I.b) apenas II.c) apenas III.d) apenas I e II.e) apenas I e III.

11. Nos rótulos de latas de produtos do tipo spray, tais como desodorantes, inseticidas, tintas etc., há informações sobre as precauções sobre seu uso; algumas delas são: – Conteúdo sob pressão. – Não perfurar, nem incinerar o vasilhame, mesmo vazio. – Não expor ao sol nem a temperaturas superiores a 50 °C.

Essas precauções devem-se ao fato de:a) com o aumento da temperatura do sistema haver a formação de

novas substâncias no interior do recipiente, fazendo com que o produto perca a sua eficácia.

b) promover uma transformação isobárica, devido ao aumento da temperatura, que aumenta a pressão interna da lata, provocando a explosão dos gases contidos no interior do recipiente, podendo causar ferimentos no usuário.

c) a densidade do gás no interior do recipiente aumentar devido ao aumento da temperatura, promovendo transformações químicas no interior do recipiente.

d) haver perigo de explosão, devido ao aumento da energia ci-nética das partículas ao elevarmos a temperatura do sistema, característica de uma transformação isovolumétrica.

e) diminuir a energia cinética média das moléculas, devido ao aumento da temperatura, impedindo a aspersão da substância para fora da lata.

12. A forma do cristalino do olho humano é comandada pela ação conjunta dos músculos ciliares e dos ligamentos suspensores, de tal forma que a alteração da ação, principalmente dos músculos ciliares, permite a acomodação visual para a observação de objetos próximos ou mais distantes ao observador. Uma anomalia muito comum em pessoas que ultrapassam os 40 anos é a presbiopia, ou seja, a dificuldade de focar objetos próximos ao observador, sendo necessária a utilização de lentes que auxiliem essa acomodação. Nesse caso, a perda de elasticidade do cristalino dificulta a ação dos músculos ciliares o que resulta no problema.Observe as imagens a seguir e identifique aquela em que se encontra a representação correta da acomodação dificultada na presbiopia.

Figura A Figura B

Músculo ciliarcontraído

Músculociliar contraído

Ligamentossuspensores

Cristalino

Músculo ciliarrelaxado

Músculociliar relaxado

Ligamentossuspensores

Cristalino

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

a) A figura A representa o movimento dificultado no caso de presbiopia.

b) A figura B representa o movimento dificultado no caso de presbiopia.

c) Tanto a figura A como a B podem apresentar as mesmas difi-culdades.

d) Seria necessária a presença das respectivas ilustrações, em que se demonstra a formação da imagem na retina, para a resolução da proposta.

e) A curvatura do globo ocular não é representada nas ilustrações e como essa curvatura interfere na forma do cristalino, qualquer conclusão sobre a formação da imagem sobre a retina seria infundada.

13. Cresce a utilização de fibras ópticas com o advento dos computadores ópticos. A fibra óptica tem como função básica fazer com que um raio de luz, uma vez introduzido no seu interior, per-maneça na parte interna. Para isso ela é composta de duas partes: um núcleo e uma casca.Com relação ao funcionamento da fibra óptica, podemos dizer que:a) o raio sofre sucessivas reflexões no interior da fibra.b) o índice de refração da casca deve ser menor que o do núcleo.c) o ângulo de incidência deve ser menor que o ângulo limite.d) o índice de refração do núcleo deve ser menor que o da casca.e) só funciona para alguns raios laser.

14. Devido à preocupação mundial com o uso de energia sus-tentável, a Petrobras começou a produção do H-BIO, que é um combustível produzido para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do óleo diesel brasileiro, pois, nesse caso, esse combustí-vel utiliza matéria-prima renovável, óleos vegetais (soja e mamona na maioria dos testes, podendo se estender para toda biomassa), que são adicionados ao óleo diesel, extraído do petróleo em etapas denominadas de hidrotratamento (HDT), já existentes em refinarias petroquímicas, as quais serão responsáveis pelas reações químicas que promoverão o craqueamento das cadeias e redução do teor de enxofre contido na fração diesel do petróleo. As equações simpli-ficadas de algumas etapas do processo são:

Etapa 1S

+ 4H2 + H2SCH3

H3CPt

Etapa 2

H2S + O2 w 2S + 2H2O

Etapa 3

H2CH3C

OO

HCH3C

OO

H2CH3C

CH3

CH3 + 6H2O + 3H3CH2 w H3C+

OO

392

O esquema a seguir mostra o rendimento do processo, em relação ao óleo de soja segundo a Petrobras:

100 litros deóleo de soja

96 litrosde diesel

+2,2 nm3

de propanoH2

Catalisador

http://www2.petrobras.com.br/tecnologia/port/hbio.asp.(acesso em 24 jun. 2010)

ENEM10_Natureza.indd 5 27/10/10 14:37

6

A respeito da produção do H-BIO são feitas as afirmações: I. Na etapa 1 ocorre uma hidrogenação catalítica de um compos-

to sulfurado. II. Na produção do H-BIO temos como um dos produtos um gás

que pode ser utilizado como combustível em fogões a gás. III. Na etapa 3 ocorre a hidrogenação e craqueamento da molécu-

la de um óleo vegetal.

Das afirmações citadas são corretas:a) somente a I. d) somente a II e III.b) somente a II. e) todas.c) somente a III.

15. Em estudo sobre dois fósseis encontrados em uma determi-nada região, lia-se a seguinte informação:

Já sabemos que os animais I e II estão na mesma linha evolutiva e que o fóssil I é anterior ao fóssil II. Os pares anteriores de arcos branquiais do animal I se transformaram no maxilar inferior do ani-mal II. Uma das evidências desse fato é que o número de pares de arcos branquiais presentes no animal I é superior aos encontrados no animal II e que o primeiro não apresenta maxilar inferior, já o segundo apresenta essa estrutura.

Na descrição apresentada, apesar de detalhada e da provável linha de pensamento darwinista do autor, “escorregou entre os dedos” do paleontólogo uma tendência em explicar passagens evolutivas de forma lamarckista. Observe as críticas realizadas por uma revista especializada no assunto à descrição apresentada e encontre a que se refere esse “escorregão” conceitual.a) Existem dúvidas fortes sobre as idades absolutas dos fósseis

em questão; portanto, fica difícil confirmar o que foi afirmado nessa descrição.

b) Não se pode relacionar a presença de uma estrutura ao desapa-recimento de outras sem um sério estudo do desenvolvimento da estrutura em questão.

c) Arcos branquiais não se transformam em mandíbulas como em uma história em quadrinhos.

d) Apenas os arcos branquiais anteriores não seriam suficientes para explicar a capacidade de mordida de um tubarão moderno.

e) Existem dúvidas sobre o estabelecimento da linha evolutiva em questão; portanto, podem estar faltando fósseis que de-monstrem outra explicação mais plausível para a origem dessas mandíbulas.

16. Os meios de comunicação vêm alertando a humanidade para os perigos decorrentes do efeito estufa. Esse efeito é causado pelo excesso de gás carbônico lançado pelo homem na atmosfera.O possível aumento da temperatura da Terra é explicado pelo fato de que a atmosfera:a) reflete a energia radiante proveniente do Sol.b) é transparente aos raios solares e opaca para as ondas de calor.c) é opaca tanto para a energia radiante quanto para as ondas de

calor.d) refrata as ondas de calor provenientes do solo.e) é transparente tanto para a energia radiante quanto para as ondas

de calor.

17. Leia com atenção os textos a seguir:

Texto 1

Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicasda BBC Brasil

A decisão das autoridades de aviação do Reino Unido de fechar o espaço aéreo do país, nesta quinta-feira, diante da proximidade de uma nuvem de cinzas originada por um vulcão na Islândia, trouxe à tona um perigo relativamente pouco conhecido por passageiros e leigos.[...]

Em um dos incidentes mais dramáticos já registrados, em 1982, um Boeing da British Airways com 263 passageiros a bordo ficou com as turbinas travadas durante vários minutos depois de atravessar uma nuvem de cinzas na Indonésia. Ao perder altitude e sair da nuvem, o material derretido se condensou e se soltou, e os motores voltaram a funcionar.

Tripulantes e passageiros depois relataram que o avião também ficou cercado de faíscas — por causa do fenômeno conhecido como fogo de santelmo —, que as janelas foram atingidas pelo que parecia ser areia e que um forte cheiro de enxofre invadiu a cabine, forçando--os a respirar com máscaras de oxigênio.[...]

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u721194.shtml (acesso em 1 jul. 2010)

Texto 2

Alerta nos céus! Cinzas vulcânicas no ar!

ComposiçãoAs cinzas vulcânicas são compostas por partículas de rochas

e minerais com cerca de 2 mm de diâmetro, misturadas com vapor d’água e gases tóxicos de diversos tipos como SO2, SO3, CO2, CO, NOx, H2 etc. Esses gases, bem como as partículas, quando asso-ciadas à água, tornam-se ácidos de efeitos corrosivos perigosos, podendo corroer qualquer tipo de estrutura da aeronave, bem como contaminar o interior da mesma.

Adaptado de http://www.servicos.hd1.com.br/ventonw/cinzas2.html(acesso em 1 jul. 2010)

Sobre esses assuntos são feitas as seguintes afirmações: I. O cheiro de enxofre que invadiu a cabine do voo da British

Airways pode ser proveniente do material lançado por um vulcão.

II. No início de abril de 2010, após a erupção de um vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, pode ter havido formação de chuva ácida devido à formação de ácido sulfúrico (H2SO4).

III. A corrosão de parte da fuselagem, que é feita por uma liga me-tálica contendo alumínio do avião, pode ser representada por: Aℓ0 + HNO3(aq.) w Aℓ(NO3)3(aq.) + NO(g) + H2O(,)

Das afirmações citadas são corretas:a) somente a I.b) somente a II.c) somente a I e II.d) somente a II e III.e) todas.

18. A célula-ovo ou zigoto é uma célula totipotente, ou seja, possui a capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares do corpo humano. O processo de diferenciação celular é resul-tado de fatores extrínsecos, provenientes do meio onde a célula está incluída, como sinais da matriz extracelular, ou oriundos de outras células, e fatores intrínsecos, como a expressão ou silenciamento de alguns genes específicos. O primeiro esboço de diferenciação celular ocorre na fase de gástrula, em que as células já estão “comprometidas” em se transformarem em tecidos específicos.Tendo em vista o que foi exposto no pequeno texto apresentado e seus conhecimentos, escolha, entre as alternativas, aquela que representa uma relação coerente entre os fatores apresentados.a) A célula do zigoto pode ser considerada uma célula-tronco

pelo fato de ela necessitar de fatores externos de estimulação e não apenas dos internos.

ENEM10_Natureza.indd 6 27/10/10 14:37

7

b) Como na fase de gástrula se inicia a organogênese do embrião, podemos dizer que esse fato é o principal motivo para o início da diferenciação celular.

c) Uma célula totipotente é, por definição, a célula mais indife-renciada de um organismo; portanto, quanto mais próximos estivermos dela, maior a sua diversidade em uso como célula- -tronco.

d) A ciência deve se especializar em estudos aprofundados dos sistemas intrínsecos celulares para chegar ao controle da ati-vidade celular, pois os fatores extrínsecos são, com o nome já diz, fatores independentes em relação às atividades das células.

e) Existe uma relação íntima entre a formação de tecidos es-pecíficos e a manifestação de determinados genes; portanto, somente sob a luz da genética seríamos capazes de elucidar a especificidade do processo de diferenciação celular.

19. Leia atentamente o texto a seguir:

[...] Um dos fatores cruciais para determinar a velocidade dos espermatozoides é o pH do meio onde eles se encontram. Quanto mais ácido o pH, mais lentamente eles se movimentam. Isso explica porque os gametas masculinos permanecem imóveis dentro do trato reprodutivo masculino, que é ácido, começam a mover-se quando estão no líquido seminal, que é alcalino, e se tornam agitados em contato com o aparelho reprodutor feminino, onde o pH é mais alcalino [...]

Veja, n. 2.152, 17 fev. 2010.

Analisando o texto, é possível prever que: I. esse estudo não é útil para formulação de um anticoncepcio-

nal masculino. II. esse mecanismo pode ajudar no tratamento de alguns casos de

infertilidade. III. a menor agitação e a maior agitação, respectivamente, dos esper-

matozoides ocorrem em [H+] > 10–7 mol/L e [OH] > 10–7 mol/L.Das afirmações citadas são corretas:a) somente I. d) somente I e II.b) somente II. e) somente II e III.c) somente III.

20. O Brasil possui várias usinas hidrelétricas nas quais se produz energia limpa com a utilização de um recurso renovável, a água. Por outro lado, causam um enorme impacto ambiental devido ao alagamento de grandes áreas. Com relação às usinas hidrelétricas são feitas a seguintes afirmações: I. Necessitam de relevo adequado, pois a água deverá apresentar

energia potencial gravitacional. II. Os geradores transformam energia potencial em energia elétrica. III. Nas turbinas ocorre transformação de energia potencial em

energia cinética.

As afirmações corretas são:a) apenas I. d) apenas I e II.b) apenas III. e) apenas I e III.c) apenas II e III.

21. Um dos problemas a serem resolvidos pela sociedade mo-derna é a falta de combustíveis fósseis e a geração de poluentes promovidas pela queima desses. Sob essa óptica, a célula de com-bustível é uma alternativa viável em substituição aos combustíveis fósseis porque seu aproveitamento energético é mais eficiente e menos poluente. Nesse caso, a energia química é transformada em energia elétrica por meio de uma reação de oxirredução espontânea.

O princípio de funcionamento de uma dessas células está esque-matizado na figura, e utiliza o hidrogênio (H2) e o oxigênio (O2).O circuito interno da pilha é formado por uma substância ou solu-ção que permite o movimento de íons, denominada de eletrólito. Através do eletrólito, há o escoamento de íons para garantir o equílibrio elétrico. Veja o esquema a seguir:

Eletrólito

Equipamentoelétrico

H2(g) O2(g)

H2O(l) H2O(l)

e–e–

Sabendo que os potenciais de redução das espécies químicas pre-sentes na célula de combustível são: 2H2O + 2 e– x 2OH– + H2 E0 = – 0,83 V O2 + 4H+ + 4 e– x 2H2O E0 = 1,23 Vassinale a alternativa falsa em relação ao texto e à célula de com-bustível:a) Nesse processo o hidrogênio (H2) sofre oxidação.b) No cátodo, polo positivo, a água (H2O) recebe elétrons e se

transforma em gás hidrogênio (H2).c) O gás O2 atua como agente oxidante.d) Supondo que o processo apresente uma eficiência de 100%, o

potencial eletroquímico da célula de combustível é de 2,06 V.e) Os íons OH– se dirigem ao ânodo e os íons H+ vão em direção

ao cátodo.

22. Tanto as usinas termelétricas como as nucleares possuem turbinas que são movidas por vapor sob pressão. O que nelas difere é a maneira como esse vapor é produzido.Sobre essas usinas, podemos dizer que:a) na usina termelétrica, a energia térmica da caldeira é convertida

diretamente em energia elétrica pelo gerador.b) na usina nuclear, o processo de fissão nuclear aciona o gerador,

que, por sua vez, produz energia elétrica.c) na usina nuclear, a turbina adquire energia cinética proveniente

de um fluxo de vapor.d) na usina termelétrica, a água aquecida na caldeira produz ener-

gia potencial que é convertida em energia elétrica no gerador.e) na usina nuclear, o processo de fusão nuclear é o responsável

pela produção do vapor que irá girar a turbina.

23. A obtenção de alumínio metálico é feita por redução eletro-lítica da bauxita (Aℓ2O3 ∙ 2H2O) por um método denominado de Hall-Héroult que pode ser resumido em 3 etapas:1o – purificação da bauxita;2o – dissolução do material em criolita fundida (Na3AℓF6) para

diminuir o ponto de fusão do Aℓ2O3 de 2.050 °C para 1.000 °C;3o – eletrólise do Aℓ2O3 em sistema representado a seguir:

Cátodo

Ânodo

CO2

O2

Dreno

Al2O3

dissolvidoem Na3AlF6

fundidoAlumínio fundido

polo

polo

C(grafite)

ENEM10_Natureza.indd 7 27/10/10 14:37

8

Sobre a eletrólise ígnea da bauxita para obtenção do alumínio e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.(Dados: massa molar do alumínio = 27 g/mol; 1 mol de elétrons = = 96.500 C)a) A obtenção de alumínio a partir da bauxita é economicamente

mais viável do que o processo de reciclagem de materiais que tenham grande quantidade de alumínio, por exemplo, latas de bebidas em geral, porque o consumo de energia na reciclagem é maior do que na eletrólise ígnea da bauxita.

b) A massa de alumínio produzida pela eletrólise ígnea da bauxita durante 500 min com i = 10 A é de, aproximadamente, 5,6 g, admitindo rendimento de 100%.

c) A produção de alumínio causa emissão de CO2 que contribui para o aumento do efeito estufa.

d) Na eletrólise ígnea da bauxita o ânodo é um eletrodo inerte de carbono.

e) O gás oxigênio formado é resultante da oxidação do ânion O2–.

24. No enunciado da questão 4, aparece uma referência ao controle biológico, processo também muito relacionado em textos biológicos com aspectos ecológicos. Esse processo é utilizado em substituição a outros métodos mais agressivos para o controle de “pragas”. Um sitiante, em uma leitura de um periódico sobre agricultura alternativa, encontrou esse termo e, como não entendera a explicação presente no texto, resolveu escrever um e-mail para um programa de televisão especializado em agricultura e que oferecia esse serviço de respostas aos telespectadores. O e-mail enviado se encontra a seguir.

Queridos responsáveis pelo programa.

Meu nome é Joaquim de Souza, sou agricultor em um pequeno sítio e na leitura de uma revista sobre agricultura alternativa, as-sunto pelo qual me interesso, encontrei um método tratado como controle biológico. Na revista, existe uma pequena explicação sobre o assunto, porém me pareceu insuficiente.

Como sei que esse programa tem acesso a vários centros de informações e pesquisa, peço ajuda a vocês.

Desde já, grato!

Joaquim de Souza.

Seu Joaquim recebeu uma resposta em sua caixa de e-mail, mas essa resposta, por algum problema, apresentou aqueles indesejáveis símbolos indecifráveis, substituindo algumas palavras funda-mentais à explicação. Utilize seus conhecimentos e ajude o seu Joaquim a substituir, na ordem em que aparecem, esses símbolos pelas palavras corretas.

Seu Joaquim,

Recebemos o seu e-mail e estamos retornando-o com uma explicação sobre o termo controle biológico:

Em ecologia, o controle biológico é uma técnica que utiliza $#%^&$@%, criada para diminuir a @#$%$#@ de organismos considerados pragas. Tem-se como exemplo geral a inserção, em determinada área, de @!#$%&%! naturais de insetos que causam danos econômicos às lavouras. O controle pode ser feito por outro organismo que ataca de algum modo a praga, podendo ser muito eficiente no seu controle, porém o organismo utilizado deve apre-sentar !@#$%^& em relação à praga para evitar efeitos ecológicos indesejáveis ao ambiente da lavoura ou natural adjacente.

Retirado e adaptado de Wikipédia.

a) Meios naturais / população / predadores, parasitas ou patógenos / grande especificidade.

b) Meios naturais / comunidade / predadores, parasitas ou pató-genos / grande especificidade.

c) Meios naturais / espécie / predadores ou qualquer outro sim-bionte / pouca especificidade.

d) Meios artificiais que simulam agentes naturais / população / predadores, parasitas ou patógenos / pequena especificidade.

e) Meios artificiais que simulam agentes naturais / espécie / pre-dadores ou qualquer outro simbionte / grande especificidade.

25. No Brasil, os três principais tipos de usinas geradoras de eletricidade são: hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Na construção de uma usina, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a viabilidade econômica, a proximidade aos centros de distribuição e o impacto ambiental. Com relação à usina nuclear são feitas as seguintes afirmações: I. Utilizam-se os processos de fissão ou fusão nuclear, pois são

processos que se referem ao mesmo tipo de reação nuclear. II. Ocorre uma reação em cadeia relacionada a processos de fis-

são nuclear controlados. III. Seu maior problema é a produção de lixo radioativo.Das afirmações feitas, pode-se dizer que é correto:a) apenas I. d) apenas I e III.b) apenas II. e) apenas II e III.c) apenas III.

26. Há algum tempo se conhece e estuda-se o uso de plantas para o controle da poluição ambiental através do uso da biomassa de plantas aquáticas como um sorvente natural de substâncias químicas. Após secagem e trituração, a biomassa de algumas ma-crófitas aquáticas retém metais pesados, óleos e outros poluentes orgânicos com custo mais baixo e maior eficiência que muitos materiais utilizados hoje. O material poluente a ser retido depende do tipo de planta que é utilizada, mas uma propriedade está sempre presente: alta área superficial, devido à porosidade desses vegetais. A forma e o material a ser retido varia de espécie para espécie, por exemplo, a presença de ceras nos pelos das folhas das espécies de Salvinia permite a adsorção e absorção de óleos; já as plantas como P. lucens são ricas em grupos carboxila, um grupo químico capaz de interagir com metais pesados e fixá-los, retirando-os da água. A tabela a seguir mostra a massa de vários poluentes retirados por unidade de massa de planta aquática

Bissolvente — Poluente

Remoção de metais pesados de água

Sorção (mg/g)

P. lucens – chumbo (II) 141,0

P. lucens – cádmio (II) 61,4

P. lucens – zinco (II) 32,4

P. lucens – cobre (II) 40,8

P. lucens – níquel (II) 22,9

P. lucens – cromo (III) 22,4

Salvinia sp. – zinco (III) 18,1

Salvinia sp. – cobre (II) 19,7

Salvinia sp. – níquel (II) 14,4

E. crassipes – zinco (II) 19,2

E. crassipes – cobre (II) 23,1

E. crassipes – níquel (II) 11,6

ENEM10_Natureza.indd 8 27/10/10 14:37

9

Derrames de óleos

Remoção de corantes de água

Salvinia sp. – petróleo de Martín no solo 8.300

Salvinia sp. – vaselina líquida no solo 5.600

Salvinia sp. – óleo alifático Nujol no solo 10.800

Salvinia sp. – derrames de petróleo na água 14.500

Salvinia sp. – rodamina B 133

Salvinia sp. – azul-de-metileno 142

Salvinia sp. – cristal-violeta ≈ 120

Salvinia sp. – verde-brilhante ≈ 50

Fonte: Ciência Hoje. v. 35. n. 205.

A respeito do texto e de seus conhecimentos de química sobre o assunto, assinale a alternativa correta.(Dado: massa atômica do níquel (em u) = 58,7)a) A remoção de óleo pela Salvinia sp. deve-se à absorção por

meio de interações intermoleculares do tipo ligação de hidro-gênio entre o óleo e a biomassa da planta.

b) Cada tonelada de massa de planta Salvinia sp. é capaz de remover aproximadamente 1,5 ∙ 1026 átomos de níquel.

c) A remoção dos metais pesados da tabela pelo grupo carboxila pode ser representada pela equação balanceada, genérica: R — COOH + M2+ w R — COOM + H+

d) O fato de essas plantas possuírem alta área superficial diminui a capacidade de absorção de poluentes.

e) A planta e o poluente retirado com maior eficiência, respecti-vamente, de acordo com a tabela é a P. lucens; chumbo II.

27. O Ministério do Meio Ambiente lançou, no dia 23 de junho de 2009, uma campanha denominada “saco é um saco” que tem o objetivo de diminuir o uso de sacolas plásticas de polietileno, muito utilizadas em padarias, supermercados, farmácias etc. O uso e descarte dessas sacolas provocam vários prejuízos ao meio ambiente. Para minimizar o impacto ambiental proveniente do uso desse tipo de sacola, podemos promover diversas ações, exceto:a) promover o uso de sacolas de materiais que não utilizem fontes

de recursos não renováveis e que possam ser utilizadas por um longo período de tempo.

b) evitar o descarte das sacolas no ambiente a fim de impedir a impermeabilização do solo de aterros e lixões.

c) efetuar o recolhimento das sacolas e queimá-las, aproveitando a energia liberada com o tratamento adequado dos gases emitidos.

d) utilizar sacolas produzidas a partir de componentes extraídos do petróleo que são degradadas no ambiente.

e) não jogar sacolas de lixo em vias públicas para que não haja o entupimento de bueiros, causando enchentes.

28. Muitos cabos elétricos são fabricados da seguinte maneira: trançam-se vários fios finos e recobre-se o conjunto por um iso-lante. Um cabo formado por um conjunto de 50 fios é percorrido por uma corrente de 2A quando submetido a uma tensão de 110 V.Considere as afirmações: I. Cada fio que compõe o cabo possui uma resistência elétrica

igual a 275 Ω. II. Se um dos fios que compõem o cabo for ligado individualmen-

te em 110 V, será percorrido por uma corrente de 0,04 A. III. Para que um dos fios isoladamente seja percorrido por 2 A, de-

verá ser submetido a 5.500 V.

Analisando as afirmações acima, pode-se dizer que:a) apenas II e III são corretas.b) apenas I e III são corretas.c) apenas I e II são corretas.d) todas são corretas.e) todas são erradas.

29. Um chuveiro é um dispositivo que basicamente transforma energia elétrica em térmica. Considere um chuveiro de 3.300 W em uma residência de 110 V, que em média funciona 2 h por dia. Nessa situação, podemos afirmar que:a) uma corrente de 3 A o percorre.b) seu consumo diário é 6 kWh.c) um banho de meia hora consome 1.650 Wh.d) seu consumo em 30 dias será 200 kWh.e) se 1 kWh custar R$ 0,10 um banho de 15 min custará R$ 1,00.

30. O experimento representado no gráfico a seguir foi realizado com lagartos espinhosos de Yarrow. Esse experimento consistiu no implante de cápsulas de testosterona subcutâneas no verão, quando as fêmeas não estão receptivas. Essas cápsulas liberavam constantemente o hormônio para o animal durante todo o verão:

Hora do dia

20

6 8 10 12 14 16

40

60

80

Por

cent

agem

de

laga

rtos

ativ

os

lagartos sem implantes lagartos com implantes

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

Na observação do gráfico, nota-se um evidente aumento na ativi-dade dos animais com implantes de testosterona, em relação aos animais não tratados com o hormônio durante alguns períodos do dia (entre 9 h e 16 h). Um dos fatores desse aumento é a testoste-rona, porém notamos que, no início da manhã e final da tarde, as atividades dos dois grupos sofrem quedas a níveis semelhantes. Foram feitas, pelos alunos que acompanhavam o experimento al-gumas suposições em relação a esse fato. Essas suposições estão relacionadas a seguir; portanto, sua missão é identificar o aluno que recebeu a maior nota, por chegar mais perto da conclusão correta. – Aluno 1. Esse fato se deve a testosterona ser rapidamente me-

tabolizada pelo organismo dos lagartos, sendo degradada até atingir os níveis normais da espécie, o que ocorria coinciden-temente nos horários de início da manhã e final da tarde.

– Aluno 2. Esse fato nos mostra que existe outro fator, além da testosterona, agindo sobre a atividade dos lagartos, e que, nes-ses períodos, supera o efeito do próprio hormônio. Como esses animais são heterotérmicos, nesses momentos a diminuição da temperatura ambiental abaixa a atividade metabólica dos ani-mais, e isso se torna o fator limitante.

– Aluno 3. Esse fato nos mostra que existe outro fator, além da testosterona, agindo sobre a atividade dos lagartos, e que, nes-ses períodos, supera o efeito do próprio hormônio. Como esses animais são homeotérmicos, nesses momentos a diminuição da temperatura ambiente abaixa a atividade metabólica dos ani-mais, e isso se torna o fator limitante.

ENEM10_Natureza.indd 9 27/10/10 14:37

10

– Aluno 4. Esse fato nos mostra que existe outro fator, além da testosterona, agindo sobre a atividade dos lagartos, e que, nes-ses períodos, supera o efeito do próprio hormônio. Como a luz ambiente se apresenta em intensidade menor nesses períodos, o hormônio deve ser fotoestimulável.

– Aluno 5. Esse fato pode ser explicado pelo antagonismo entre a ação da testosterona e a carência de reserva energética apre-sentada pelos animais nesses períodos específicos, pois nessas horas cai muito a oferta de recursos alimentares, e esses ani-mais, por serem heterotérmicos, não apresentam nenhum tipo de reserva energética secundária.

a) A proposta do aluno 1 recebeu a maior nota.b) A proposta do aluno 2 recebeu a maior nota.c) A proposta do aluno 3 recebeu a maior nota.d) A proposta do aluno 4 recebeu a maior nota.e) A proposta do aluno 5 recebeu a maior nota.

31. O experimento representado no gráfico a seguir foi realizado com lagartos espinhosos de Yarrow. Esse experimento consistiu no implante de cápsulas de testosterona subcutâneas no verão, quando as fêmeas não estão receptivas. Essas cápsulas liberavam constan-temente o hormônio para o animal durante todo o verão:

lagartos sem implantes lagartos com implantes

Tempo após receber o implante (dias)

100

Por

cent

agem

de

sobr

eviv

ente

s

80

60

400 10 20 30 40 50

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

Em uma defesa de tese, um aluno de mestrado apresentou o gráfico dado com a seguinte análise:

Na observação do gráfico, nota-se que os animais que não rece-beram os implantes apresentam uma taxa de sobrevivência superior à apresentada pelo grupo tratado com testosterona extra. Embutido nesse experimento, existe um tipo de “balanço”, entre “custo” e “be-nefício”, fruto do processo de evolução das espécies. No caso dos lagartos espinhosos de Yarrow, o aumento da atividade dos animais no verão, aparentemente um ganho para um espécime, resulta na verda-de em uma perda para a população testada no decorrer da estação.

Tendo em vista o gráfico e o texto explicativo apresentado, três pesquisadores presentes na banca da defesa propuseram suas análises para as informações oferecidas pelo aluno.Pesquisador 1. Os machos tratados com testosterona extra apre-sentam uma taxa de sobrevivência inferior aos não tratados com o hormônio. Esse fato indica que a atividade da testosterona no orga-nismo é mais agressiva do que benéfica nessa espécie de lagartos.Pesquisador 2. Os machos tratados com testosterona extra apre-sentam uma taxa de sobrevivência inferior aos não tratados com o hormônio. Esse fato pode ser justificado pelo aumento de atividade dos animais, expondo-os aos fatores de resistência ambiental em uma estação em que normalmente estariam menos ativos.Pesquisador 3. Os machos tratados com testosterona extra apresentam

uma taxa de sobrevivência inferior aos não tratados com o hormônio. Esse resultado pode ser justificado pelo fato de a atividade estimulada pela testosterona aumentar a taxa metabólica do organismo testado, provocando um desgaste orgânico superior ao encontrado nos animais controle.Analise as propostas oferecidas pelos pesquisadores e escolha, entre as opções a seguir, a conclusão mais adequada: a) A proposta do pesquisador 1 é mais plausível no caso dos

lagartos espinhosos de Yarrow.b) A proposta do pesquisador 2 é mais plausível no caso dos

lagartos espinhosos de Yarrow.c) A proposta do pesquisador 3 é mais plausível no caso dos

lagartos espinhosos de Yarrow.d) As três propostas são possíveis, porém suas justificativas não

ser confirmadas pelas informações fornecidas pelo gráfico.e) As três propostas são impossíveis e suas justificativas são

refutadas pelas informações fornecidas pelo gráfico.

32. Três amigas ao passarem em frente a uma farmácia resolvem fazer uma pesagem.Ana Lúcia: Nossa! Preciso ir à academia urgentemente, meu peso atual aumentou para 75 kg!Cláudia: Dessa eu estou livre, o meu peso continua 600 N.Regina: Eu também estou traquila, minha massa continua 62 kg.De acordo com a física, quais garotas utilizaram os conceitos corretamente?a) Somente Ana Lúcia.b) Somente Cláudia.c) Somente Ana Lúcia e Cláudia.d) Somente Cláudia e Regina.e) Todas.

33. Pedrinho é um menino arteiro, não se importa com a vida de outro ser vivo e anda costumeiramente aprontando com os pobres animaizinhos. Um dia, na cozinha de sua casa, ele encontrou uma pequena lagartixa e não teve dúvida: apoderou-se de um punhado de sal e jogou no dorso do pobre animal. Seu pai, vendo a situa-ção, logo pegou o menino e o levou para o castigo em seu quarto, recomendando o velho “ pensar no que fez”.Durante o — “pensar no que fez” — Pedrinho só queria saber o que tinha acontecido com o animal que recebera o sal, não por causa do sentimento de culpa, mas, sim, por pura curiosidade.Foi colocado, sob a porta de seu quarto, um bilhete de seu pai com a explicação sobre o que acontecera com a lagartixa.Entre os cinco bilhetes a seguir, indique aquele que explica ade-quadamente o destino da lagartixa.a) Pedrinho, você é mesmo terrível, provocou uma asfixia parcial,

porém importante para a lagartixa, a ponto de deixar o animal sem aproximadamente 27% de sua capacidade respiratória.

b) Pedrinho, você é mesmo terrível, provocou uma asfixia parcial, porém importante para a lagartixa, a ponto de deixar o animal sem aproximadamente 70% de sua capacidade respiratória já que a superfície do dorso do animal é três vezes superior às outras superfícies de trocas gasosas.

c) Pedrinho, você é mesmo muito mal informado: não provocou uma asfixia ao animal, pois esse animal não respira pela pele, porém você causou uma desidratação importante e, se o animal não encontrar água, logo terá sérios problemas.

d) Pedrinho, você é mesmo muito mal informado: não provocou uma asfixia no animal, pois esse animal não respira pela pele. Você apenas estressou a pobre lagartixa, que sacudiu o sal e, após o susto, continuou sua vidinha lá na cozinha.

ENEM10_Natureza.indd 10 27/10/10 14:37

11

e) Pedrinho, você é mesmo muito mal informado: esse animal não respira pela pele, ele apenas apresenta vários orifícios no dorso, conhecidos como espiráculos, para a entrada do ar, e dificilmente você conseguiria acertar sal em todos eles.

34. Os mais variados materiais utilizados para fins de limpeza no dia a dia de todos os lares contêm diferentes fragrâncias que são adicionadas por diversos motivos. Veja alguns exemplos na tabela a seguir.

Nome oficial

2,6,10-trimetil-9--undecenal

2-metilbutanoatode etila

3-metil-5-propil-2--ciclohexen-1-ona

2,6-dimetilheptan-2-ol

Nome usual

adoxal

etilmetil-2-butirato

aipo cetona

dimetol

Uso

produtos dehigiene corporal

sabõesem pedra

amaciantes esabões em pó

fragrância

Sensaçãoolfativa

floral,aldeídico

maçãdescascada

aipo

madeiracítrica

Sabendo que a fórmula das substâncias pode ser representada pe-los modelos a seguir, não necessariamente na ordem apresentada, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre uma propriedade e a substância apresentada no modelo.

A

B

C

D

Substância

A

Propriedade

Apresenta a função aldeído com cadeia saturada

BComposto que possui um álcool

primário e cadeia ramificada

C Substância com função mista, que são cetona e éter

D

a)

b)

c)

d) É uma cetona cíclica que apresenta cadeia insaturada

Ae) É um ácido carboxílico com três radicaismetil ao longo da cadeia

35. Pedrinho estava brincando com seu ioiô dentro do metrô. Ele ficou muito intrigado quando o ioiô parou de girar e ficou apenas pendurado pelo barbante. Nessa posição, Pedrinho fez as seguintes observações: I. Quando o metrô se aproxima de uma estação e freia, o ioiô se

desloca para trás. II. Ao abandonar a estação, o metrô acelera e o ioiô se desloca

para trás.

III. Entre duas estações, quando o metrô se desloca com velocida-de constante, o ioiô permanece na vertical.

Com relação às observações de Pedrinho, podemos constatar que:a) apenas I é correta.b) apenas I é errada.c) apenas I e II são corretas.d) apenas II e III são erradas.e) apenas I e III são corretas.

36. A contração muscular é resultado de alterações que ocorrem nos sarcômeros, unidades funcionais das fibras musculares, após um estímulo proveniente de um neurônio motor que provoca a libe-ração de íons cálcio no citoplasma da fibra muscular. Cada sarcô-mero é resultado da organização minuciosa de filamentos proteicos de actina e miosina, principais constituintes dos filamentos finos e grossos, respectivamente. Analise o esquema a seguir e escolha a alternativa que descreve corretamente as principais alterações observadas no sarcômero durante a contração da célula muscular.

Sarcômero estirado

Sarcômero contraído

ATP + Ca2+ + Mg2+ Actinina

Miosina

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

a) Ocorre encurtamento dos filamentos finos de actina que passam a ocupar a região central do sarcômero, reduzindo seu tamanho durante a contração muscular

b) O deslizamento dos filamentos grossos de miosina, em direção à periferia do sarcômero, acarreta redução do seu tamanho e é o principal evento responsável pela contração muscular

c) A contração é resultado do deslizamento dos filamentos de miosina sobre os filamentos de actina, que passam a ocupar a região central do sarcômero, sem, entretanto, alterar o tamanho dos filamentos

d) Os filamentos de actina e de miosina encurtam seu tamanho e, consequentemente, encurtam o tamanho do sarcômero como um todo e provocam a contração muscular.

e) Os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, reduzindo o tamanho do sarcômero e provocando a contração muscular sem, entretanto, alterar o tamanho dos filamentos.

37. O dono de uma loja de antiguidades está com um grande problema: não consegue vender um relógio de pêndulo que está encalhado há um bom tempo. Toda vez que um cliente se interessa por ele, o dono, muito sincero, acaba dizendo que o relógio adianta. O relógio foi levado ao conserto e, para tentar sanar o problema, o relojoeiro deve tomar a seguinte providência:a) diminuir a massa do pêndulo.b) aumentar a massa do pêndulo.c) diminuir o comprimento do pêndulo.d) aumentar o comprimento do pêndulo.e) diminuir o período de oscilação.

ENEM10_Natureza.indd 11 27/10/10 14:37

12

38. Observe os dados fornecidos no gráfico, que apresenta os resultados de um experimento realizado para a análise da eficiência de ataques de gaviões sobre pombos.

20

1 2 – 10 Número depombos no bando

Distância (m) do gavião quando detectado pelos pombos

11 – 50 > 50

40

60

80

20

40

60

80

Sucesso de ataque do gavião (%)

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

Aponte qual fator está sendo analisado no experimento realizado e a conclusão a que o gráfico nos permite chegar.a) A distância necessária para que o gavião consiga ter sucesso

no ataque. Pode-se concluir que gaviões menos visíveis obtêm maior índice de sucessos.

b) A distância necessária para que o gavião consiga ter sucesso no ataque. Pode-se concluir que o número de pombos interfere nisso, pois quanto maior o número de presas, menos identifi-cado é o gavião.

c) O grau de alerta proporcionado pelos pombos. Pode-se con-cluir que quanto maior é o número de gaviões apresentados aos pombos, maior o nível de estresse dessas presas e menor o sucesso dos ataques dos predadores.

d) A relação entre o número de presas no ambiente com o índice de sucesso apresentado pelo predador. Os resultados apresentados no gráfico mostram que o número de presas interfere na eficiên-cia dos ataques do predador e que um número menor de presas dificulta a ação da ave predadora, diminuindo sua eficácia.

e) A relação entre o número de presas no ambiente com o índice de sucesso apresentado pelo predador. Os resultados represen-tados no gráfico nos mostram que o número de presas interfere na eficiência dos ataques do predador e que um número maior de presas dificulta a ação da ave predadora, diminuindo sua eficácia.

39. Em muitas situações do cotidiano nos deparamos com a utilização de espelhos das mais variadas formas. Os principais tipos de espelhos são os planos e os esféricos. Com relação a eles são feitas as seguintes afirmações: I. Nos espelhos esféricos, a distância do foco ao espelho é igual

à metade do raio de curvatura. II. Nos espelhos planos, a distância da imagem até o espelho é

igual à distância do objeto ao espelho. III. Nos espelhos esféricos, todo raio luminoso que incide parale-

lamente ao eixo principal do espelho é refletido na direção do foco.

Podemos julgar como verdadeiras as afirmações:a) apenas I. d) apenas I e II.b) apenas III. e) todas.c) apenas II e III.

40. Com um determinado pássaro da África, conhecido como viuvinha da África, foi realizado um experimento, em que foi adap-tado um complemento de cauda em algumas aves, e em outras foi feita uma redução no comprimento do rabo. Essas aves modificadas foram comparadas com aves de aparência natural, e os resultados estão expressos no gráfico a seguir:

Núm

ero

méd

io d

e ni

nhos

por

mac

hos

I0

1

2

II IIIViuvinhas da África

I. Aves com implante II. Aves normais III. Aves com cauda cortada

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

Com base nas informações do gráfico, indique a alternativa que apresente uma análise coerente com os dados apresentados.a) A cauda das viuvinhas da África é fundamental na execução

da cópula, dessa forma justificando os resultados obtidos.b) Nota-se, através dos dados apresentados, que a cauda das aves

interfere de alguma forma no acasalamento, tendo em vista o número médio de ninhos apresentados pelos machos dos experimentos.

c) As fêmeas, com certeza, escolhem os machos pela beleza da cauda, fato que explica os resultados obtidos com o experimento.

d) A cauda das aves não interfere de forma significativa nos acasalamentos, já que a diferença entre os valores encontrados não ultrapassa uma unidade para mais ou para menos.

e) As fêmeas devem observar uma relação entre o tamanho do corpo do animal e da cauda, sendo a proporção corpo/cauda o fator de escolha para as aves.

41. Uma cozinheira, ao tentar substituir o botijão de gás, apertou mal o registro e o gás começou a vazar com bastante intensidade. Por causa do vazamento, podemos dizer que a temperatura do botijão ficará:a) inalterada, pois o processo é adiabático.b) mais baixa, pois o gás sofrerá uma vaporização.c) mais alta, pois o gás sofre um processo de atrito na válvula.d) mais baixa, porque o processo é isobárico.e) mais alta, pois o processo é isocórico.

42. Em vários animais, a pigmentação pode ser utilizada para diversas funções como: I. Ajustar a coloração do animal ao meio circundante, provocan-

do sua ocultação. II. Ressaltar padrões corporais para a realização da corte. III. Simular outro animal, utilizando esse efeito para confundir

suas presas ou predadores. IV. Produzir um alerta para outros seres, indicando a presença de

veneno, peçonha ou ainda sabor desagradável.Em uma revista pouco especializada, apareceram os seguintes termos: padrão críptico, mimetismo e coloração de advertência, que se alternavam na escrita para explicar a presença, em machos

ENEM10_Natureza.indd 12 27/10/10 14:37

13

e fêmeas de uma espécie de rã da mata atlântica, de uma coloração amarela com faixas negras. A pessoa que leu a reportagem ficou curiosa e, sabendo que você tinha estudado biologia na escola (e que com certeza gostava do assunto), pediu sua opinião sobre o termo mais adequado para aquela coloração no caso da rã em questão. Escolha, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta a informação adequada à indagação:a) Mimetismo, pois essa rã tenta simular outro indivíduo que

apresenta algum tipo de veneno.b) Padrão críptico, pois essa rã apresenta algum tipo de veneno

ou substância impalatável em seu corpo.c) Mimetismo ou coloração de advertência, sendo necessária a

informação se o animal em questão apresenta ou não subs-tância agressiva em seu corpo, para indicarmos qual dos dois conceitos é o mais adequado.

d) Na verdade, nenhum conceito fornecido se aplica ao fato, sendo uma coloração para a corte entre os animais, já que ambos os sexos apresentam a mesma coloração.

e) É um padrão críptico e, se procurarmos no ambiente, devemos localizar com certeza alguma planta com esse tipo de coloração, onde essa rã deve se abrigar.

43. Em 12 de junho de 2009, foi comunicado oficialmente pelo centro de pesquisas em íons pesados em Darmstadt, na Alemanha, a criação de um novo elemento químico, chamado copernício, de número atômico 112, formado pela fusão entre os núcleos de átomos de zinco e chumbo, cuja equação química pode ser representada por:

82Pb208 + 30Zn70 w 112Cn277 + 0x1

O símbolo Cn refere-se ao símbolo do novo elemento químico, e a partícula x representa um(a):a) próton. d) partícula a.b) elétron. e) partícula b.c) nêutron.

44. Observe os gráficos seguintes, que dizem respeito à variação da população dos Estados Unidos, desde o ano de 1960 até uma previsão para o ano de 2020.

Faixa I

Idad

e (a

nos)

1960

80

50

2010

0

Faixa IIdad

e (a

nos)

80

1980

50

2030

0

Faixa I

Faixa II

Idad

e (a

nos)

80

2000

4050

2010

0

Faixa I

Faixa II

Idad

e (a

nos)

807060

2020

4030

0

Fonte: Vida – a ciência da biologia. Volume II: Evolução, diversidade e ecologia.

Nesses gráficos, encontramos duas faixas representadas: a primeira surge na base do gráfico de 1960, e a segunda aparece na base do gráfico referente ao ano 2000. A primeira se refere ao baby boom, ou explosão de bebês ocorrida entre os anos de 1946 e 1664. Ob-serve os gráficos apresentados e procure estabelecer uma relação entre a faixa I e a faixa II. Essa relação está apresentada em uma das alternativas, aponte-a.a) A faixa II se relaciona à faixa I no sentido de que as pessoas

nascidas na faixa I (1960), por causa do avanço estabelecido pelos programas de saúde, vivem mais e continuam sendo representadas na faixa II (2000).

b) A faixa II (2000) se relaciona à faixa I (1960) no sentido de que as pessoas nascidas na faixa I reproduziram-se, e essa nova geração está representada na faixa II. O não estreitamento da base do gráfico, ou seja, entre as faixas e abaixo delas, se deve ao ganho tecnológico e procedimental dos serviços de saúde.

c) A faixa II (2000) se relaciona à faixa I (1960) no sentido de que essas pessoas nascidas na faixa I reproduziram-se, e essa nova geração está representada na faixa II. O não estreitamento da base do gráfico, ou seja, entre as faixas e abaixo delas, se deve apenas ao número maior de pessoas das gerações preexistentes e, consequentemente, a uma taxa de natalidade maior.

d) A faixa II (2000) se relaciona à faixa I (1960) no sentido em que essas pessoas nascidas na faixa I reproduziram-se, e essa nova geração está representada na faixa II. O não estreitamento da base do gráfico, ou seja, entre as faixas e abaixo delas, se deve ao número maior de pessoas das gerações preexistentes e aos avanços alcançados nos procedimentos das áreas de saúde e na tecnologia direta ou indiretamente ligada à saúde.

e) A faixa II (2000) se relaciona à faixa I (1960) no sentido de que as pessoas nascidas na faixa II, ou seja, a inferior no gráfico referente ao ano 2000, permaneceram vivas até representarem a faixa I, representada no mesmo gráfico. Isso se deve ao grande avanço tecnológico alcançado pela humanidade nos anos entre 1960 e 2000.

45. A coloração rosa ou azul das hortênsias depende do pH do solo. Em solos com pH < 7 a hortênsia produz flores azuis, em solos com pH > 7 produz flores de cor rosa. Das alternativas a seguir assinale a que indica corretamente a associação entre o material que deve ser adicionado ao solo para produzir a cor da hortênsia desejada.

Hortênsia azul

Hipoclorito de sódio

Hortênsia rosa

Soda cáustica

Vinagre Leite de magnésia

Hidróxido de alumínio Cal virgem

Cal hidratada

a)

b)

c)

d) Ácido muriático

Bicarbonato de sódioe) Ácido fosfórico

ENEM10_Natureza.indd 13 27/10/10 14:37

14

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

ENEM10_Natureza.indd 14 27/10/10 14:37

15

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

ENEM10_Natureza.indd 15 27/10/10 14:37

16

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

ENEM10_Natureza.indd 16 27/10/10 14:37