boletim - sspsp.pt sónia rodrigues, dra. paula gonçalves, dra. magda ferrão contactos ... o...

8
protocolos habitação social hotéis de férias cofre casas de passantes lares de estudante apoio social caixa económi linhas de apoio INFORMATIVO DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP BOLETIM VISITE O SITE DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM WWW.SSPSP.PT ANO V - NÚMERO 18 - TRIMESTRAL OUTUBRO - DEZEMBRO 2011 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: vanlien

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

protocolos

habitação social

hotéis de férias

cofrecasas de passanteslares de estudantes

apoio socialcaixa económica

linhas de apoio

INFORMATIVO DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA PSPBOLETIM

VISITE O SITE DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM WWW.SSPSP.PT

AN

O V

- N

ÚM

ERO

18

- TR

IMES

TRA

L O

UTU

BRO

- D

EZEM

BRO

201

1 -

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

A

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 3

Editorial

FICHA TÉCNICADirectorSuperintendente José Matos TorresEditorComissário Eduardo Alberto ProduçãoRedação, Arte e FotografiaRicardo Henriques e Eduardo Quinhones HallColaboraram nesta ediçãoSubcomissária Paula Machado, Dra. Sónia Rodrigues, Dra. Paula Gonçalves, Dra. Magda Ferrão

CONTACTOSServiços Sociais da PSPRua de Xabregas, n.º441949-017 LisboaTelefone 218 618 000Telemóveis 968 030 227 | 917 217 366Fax 217 217 366E-mail [email protected]

Na dobragem de mais um ano nas nossas vidas, posso dizer com muito agrado que os Serviços So-ciais da PSP continuam firmes e empenhados na prestação de um número crescente de actividades e serviços de cariz social dirigidos aos seus mais de 80.000 beneficiá-rios, que constituem a nossa gran-de família policial.

Desde logo a consolidação do Encontro dos Aposentados dos SSPSP, o segundo do género, pre-figurando-se claramente como o evento central deste organismo no futuro, tal a adesão e o grau de satisfação demonstrado pelos participantes. Este acontecimento é o corolário de um conjunto de acções que os SSPSP têm desen-volvido especificamente dirigidas ao segmento dos aposentados, destacando-se as alterações faci-litadoras realizadas em sede de empréstimos sociais, os descontos nas farmácias, a possibilidade de reingresso como beneficiário sem ter que repor toda a anterior vida contributiva e a linha telefónica de informação e de combate à so-lidão, só para falar de algumas. Seguem-se num futuro próximo a inauguração do lar de idosos em Vieira de Leiria, o projecto de cria-ção de «clubes de beneficiários» nos diferentes Comandos onde os aposentados possam conviver com os demais, o CIAS no Porto, à imagem do nosso ex-libris de Lisboa, o reforço do apoio às fes-tas de Natal dos Comandos para poderem chamar a si os aposen-tados, entre outras. Não é mais do que uma justa homenagem ao seu passado de dedicação, esforço e abnegação em prol da Polícia de Segurança Pública.

Na altura em que esta edição estiver disponível para leitura dos beneficiários, estarei certamente a desempenhar outras funções,

igualmente de elevada respon-sabilidade. Foram cinco anos de enorme intensidade e dinamismo, mas também de grande prazer e deleite! Foi uma honra dirigir um organismo com uma missão tão nobre, guarnecido por pessoal com uma tão elevada qualidade técnica e humana e com enorme espírito de sacrifício e de missão. Não esquecerei o ambiente de energia, de fulgor, de vivacidade que se respirava naquele velho palacete de Xabregas. Não esque-cerei a solidariedade e a amizade que nos unia. Não esquecerei a alegria que todos sentiam quan-do viam resolvido mais um pro-blema colocado por um qualquer beneficiário que se nos dirigia pe-los mais diversos motivos, mui-tos deles dramáticos e de uma extrema gravidade social. Porque o nosso lema era algo como «um caso, uma pessoa, um colega».

Nesta difícil hora de despe-dida, resta-me o consolo de sa-borear o sentimento de missão cumprida e a certeza de vir a ser sucedido por um oficial superior de elevada competência e huma-nismo.

Exorto assim todos aqueles que ainda não são beneficiários dos SSPSP que o passem a ser. Depois de toda uma vida de de-dicação à causa pública e à gran-de família que é a PSP, os SSPSP acabam por ser a única coisa que pode perpetuar a ligação afectiva que nos une a todos, até à hora da nossa morte. Só por isso, acredi-tem, vale a pena!

Valeu a pena!

O Secretário-Geral dos Serviços Sociais da PSP

José Emanuel de Matos TorresSuperintendente

Chegada dos primeiros veraneantes a colónia de férias de Vieira de Leiria, a primeira dos Serviços

recordar OS SERVIÇOS SOCIAIS

Estão disponíveis para venda artigos utilitários dos Serviços Sociais em todos os Hóteis de Férias, CIAS e Sede dos Serviços.

SSPSPMERCHANDISING

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 4

Aconteceu

A realização do II Encontro dos Aposenta-dos dos Serviços Sociais da PSP veio mostrar o entusiasmo com que os beneficiários destes ser-viços têm recebido estas iniciativas que visam promover o convívio e a coesão institucional.

À semelhança do ano transato, aquando da realização do I Encontro, os participantes manifestaram um enorme contentamento ao reencontrarem antigos colegas e amigos, num espaço que proporcionou a confraternização entre os vários participantes com idades muito díspares.

O programa do dia 01 de Outubro, asseme-lhou-se ao do ano anterior salientando-se, no entanto, a introdução de um novo espaço dedi-cado à Celebração Eucarística, que há muito vinha a ser pedido.

Seguiu-se a Sessão de Abertura, onde o Sr. Secretário-Geral dos Serviços Sociais dirigiu uma mensagem de Boas Vindas aos participantes e pos-terioemente o almoço/convívio e os dois momen-tos de animação já habituais neste Encontro.

O primeiro momento de animação, con-sistiu na actuação do Grupo Ateneu Mou-rense - Grupo de Cantares alentejano que, gentilmente, nos oferecereu um espectáculo alusivo às raízes musicais alentejanas. Ainda sobre a animação, introduzimos no espaço do baile, uma banda de músicos jovens, com uma enorme diversidade de temas musicais, numa tentativa de agradar ao público presente.

II ENCONTROdos Aposentados dos SSPSP

O Grupo Ateneu Mourense foiresponsável pelo primeiro

momento de animação deste encontro.

Aconteceu

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 5

Em termos gerais, a realização do Encon-tro teve uma apreciação positiva por parte de todos aqueles que quiseram manifestar a sua opinião. No entanto, fica a promessa de, no próximo ano, se proceder ao aperfeiçoamento de alguns aspectos.

Após o balanço do II Encontro dos Aposen-tados dos SSPSP, deixamos aqui o repto para o próximo, que promete ser muito animado e repleto de momentos agradáveis e, natural-mente alguma surpresa nos momentos de ani-mação.

A divulgação e respectiva ficha de inscrição estão previstas incorporar o nosso próximo Boletim Informativo de tiragem trimestral. Assim, solicitamos a vossa especial atenção aos impressos para esse efeito.

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 6

Notícias & Factos

Tal como em anos anteriores, os Serviços Sociais apoiaram as Festas de Natal da Polícia de Segurança Pública.

A possibilidade de escolha do tipo de festa, por parte de cada Unidade/Comando, proporcionou a existência de eventos com características singulares.

A título de curiosidade os Comandos Metropolitanos da P.S.P. continuaram a escolher os espectáculos circenses, nomeadamente o Circo Chen em Lisboa e o Circo Soledade Cardinali, no Porto.

Já o Comando Distrital de Faro organizou a sua festa no Parque Aquático AquaShow, enquanto que grande parte dos Comandos Distritais organizaram pequenos lanches convívio, com a distribuição de presentes, como forma de fomentar o espírito natalício entre a Família Policial.

A realçar e enaltecer o esforço de alguns Comandos em encontrarem outros apoios e patrocínios para complementarem a sua Festa de Natal e consequentemente enriquecerem os momentos de partilha e alegria entre os Beneficiários e respectivas Famílias, incluindo os Aposentados, bem como a mais-valia prestada pelos SSPSP.

Apoios:

PETIT CIEL, LDA

Natal 2011

Notícias & Factos

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 7

Recolha de Livros Os Serviços Sociais da PSP vão criar um espaço de leitura na “Aldeia dos Beneficiários“ para os aposentados e para usufruto dos restantes beneficiários.

Para tal solicita-se a todos aqueles que queiram doar livros o favor de os fazer chegar à sede dos Serviços Sociais da PSP: Rua de Xabregas, n.º 44 1949-017 Lisboa.

As obras do futuro lar de idosos, integrado na “Aldeia dos Beneficiários“

em Vieira de Leira, prosseguem a bom ritmo.

Tendo como ponto de partida a reconversão de parte das instalações

do Hotel de Vieira de Leiria em lar de idosos e residencial permanente,

inseridos num conceito global que alia o turismo veraneante convencional, mobilizará grande parte do esforço administrativo, técnico e financeiro dos SSPSP durante o corrente ano,

assumindo-se, claramente, como a obra emblemática desse período.

O espaço prevê a sua conclusão no mês de Março de 2012.

Lar de idosos

O Hotel de Férias de Monfortinho, situado nas Termas de Monfortinho, a cerca de 70 km de Castelo Branco, na fronteira com Espanha, proporciona a oportunidade ideal para tratamentos hidrotermais, para o descanso e lazer, num ambiente calmo e de qualidade paisagística impressionante.

A sua localização privilegiada permite a visita a locais de extraordinária beleza como Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha, Moraleja, Cáceres, entre outros.

Durante a época baixa (15 de Setembro a 15 de Junho) aproveite e venha usufruir de um fim-de-semana diferente!

Um fim-de-semana

diferente...