Água e sais minerais

4

Click here to load reader

Upload: antonio-carlos-monteiro-reis

Post on 01-Dec-2015

569 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ÁGUA E SAIS MINERAIS

ÁGUA E SAIS MINERAIS01. O pH da água pura é: a) zero. b) 7 c) 14 d) 1 e) 10

02. Dentre as propriedades físico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar: a) o alto calor específico, o pequeno poder de dissolução e a grande tensão superficial. b) o baixo calor específico, o grande poder de dissolução e a pequena tensão superficial. c) o baixo calor específico, o pequeno poder de dissolução e a pequena tensão superficial. d) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a pequena tensão superficial. e) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.

03. São funções da água no protoplasma celular: I - atuar como dissolvente da maioria das substâncias II - não atuar na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente III - constituir o meio dispersante dos colóides celulares IV - participar das reações de hidrólise V - agir como ativador enzimático A alternativa que contém as funções verdadeiras é: a) I, II, III b) III, IV, V c) I, III, IV d) V, II, III e) III, II, I

03. "A taxa de água varia em função de três fatores básicos: atividade do tecido ou órgão (a quantidade de H2O é diretamente proporcional à atividade metabólica do órgão ou tecido em questão); idade (a taxa de água decresce com a idade) e a espécie em questão (homem 63%, fungos 83%, celenterados 96% etc.)". Baseado nestes dados,o item que representa um conjunto de maior taxa hídrica é: a) coração, ancião, cogumelo b) estômago, criança, abacateiro c) músculo da perna, recém-nascido, medusa d) ossos, adulto, "orelha-de-pau" e) pele, jovem adolescente, coral

04. A quantidade de água nas células e nos tecidos: a) tende a diminuir com o aumento da idade b) tende a aumentar com o aumento da idade c) permanece constante com o aumento da idade d) não tem qualquer relação com a idade e) tem relação com a idade mas é a mesma em qualquer espécie

05. Com relação ao papel desempenhado pela água nas estruturas celulares dos seres vivos, qual das afirmações não é correta? a) É o veículo de eliminação dos excretas provenientes do metabolismo celular. b) Age como catalisador enzimático de numerosas reações intracelulares. c) Oferece grandes condições de estabilidade aos coloides protoplasmáticos. d) Tem participação direta nos fenômenos osmóticos entre a célula e o meio extracelular.

e) Participa das reações de hidrólise.

06. Não é correto afirmar que os sais minerais: a) estão, na maioria das vezes, no meio intracelular, dissociados em íons. b) na sua fórmula integral, participam com função estrutural da natureza de alguns tecidos, como por exemplo os sais de cálcio no tecido ósseo. c) têm papel importante no fenômeno da osmose. d) controlam a respiração celular. e) ajudam a manter constante o pH da célula.

07. O papel dos íons fosfato e carbonato no organismo é: a) facilitar a osmose através da membrana celular. b) quebrar as moléculas orgânicas maiores em moléculas orgânicas menores. c) atuar como componente de estruturas de sustentação. d) proceder como catalisadores em reações metabólicas intracelulares. e) regular a transmissão do impulso nervoso.

08. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.(   ) Magnésio (Mg) presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese.(   ) Cálcio (Ca) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos.(   ) Ferro (Fe), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos).(   ) Fosfato (PO4) é o principal cátion extra e intracelular.(   ) Cloreto (Cl) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila. COMPOSTOS ORGANICOS01. (UFPel/06) O texto abaixo é referente a vários componentes químicos (carboidratos, lipídios, proteínas, DNA, RNA, água) presentes nas células, contudo onde deveriam aparecer os nomes desses componentes, estão apenas números. É necessário substituir esses números pelos nomes dos compostos para o texto fazer sentido. Atenção! Um mesmo componente pode estar representando por mais de um número, portanto, pode aparecer no texto mais de uma vez. “Do homem às estrelas a constituição dos seres, bióticos e abióticos, é muito semelhante. Todos são formados por átomos, que formam moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, etc. que se organizam formando os compostos químicos (carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos, água, etc) que, por sua vez, se organizam formando as organelas e/ou estruturas celulares e estas, as células. Assim como a Terra, com ¾ da sua superfície coberta por (1), nossas células também têm uma grande proporção desse composto, aproximadamente 70%. A propriedade de o(a) (2) dissolver moléculas orgânicas polares e sais é muito importante, pois todos os reagentes químicos contidos na célula estão dissolvidos em (3).

Page 2: ÁGUA E SAIS MINERAIS

Outros constituintes celulares, os (as) (4) participam da estrutura das membranas, formando uma bicamada. Ele(a)s abrangem uma classe de compostos com estruturas muito variáveis e exercem diversas funções biológicas, sendo dissolvidos (as) em solventes orgânicos e insolúveis em (5), apesar de os(as) (6) insaturados(as) serem líquidos à temperatura ambiente. Entre os (as) (7) de membrana estão distribuídos(as) (8), que exercem uma função muito importante, o transporte de várias moléculas para dentro ou fora da célula. Além dessa função, os(as) (9) podem ter função enzimática. Essas moléculas são formadas por aminoácidos. A síntese dos (as) (10) é determinada pelo(a) (11). Esta molécula passa suas informações para o(a) (12) e este(a), através do processo de tradução, produz os(as) (13). Uma mutação no(a) (14) leva à transcrição de um(a) (15) modificado (a), conseqüentemente este será traduzido em um(a) (16) defeituoso(a), como é o exemplo da doença anemia falciforme. Os (As) (17) também participam das estruturas que constituem as células, como a quitina e a celulose. Também podem estar ligados a (18) e (19) da membrana plasmática formando o glicocálice. Os(As) (20) podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns dos (as) têm função energética e ficam armazenados, na forma de glicogênio, em animais e, na forma de amido, nas plantas.” Após ler o texto e completá-lo de forma adequada com as palavras ou siglas a seguir – lipídio(s), proteína(s), carboidrato(s), água, RNA, DNA – analise as afirmativas abaixo. I. A água corresponde aos números 1, 2, 3, 5 e o RNA, aos números 12 e 15. II. O lipídio corresponde aos números 4, 6 e 7 e o DNA, aos números 12 e 14. III. A proteína corresponde apenas aos números 8, 9, 13 e o carboidrato somente ao número 20. IV. A água é o composto que aparece quatro vezes, assim como o lipídio. V. O RNA e o DNA aparecem duas vezes no texto. Estão CORRETAS apenas as afirmativas a) I, IV e V. b) I, II e III. c) III e IV. d) II, III e V. e) I, III e IV.

02. (UFRGS – 2004)A encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecida como doença da vaca louca, faz parte de um grupo de doenças que têm como agente causador: A) um lipídio. B) uma proteína. C) um RNA viral. D) um DNA bacteriano. E) um glicídio.

03.

As substâncias indicadas no gráfico acima constituem os componentes não-minerais dos tecidos vivos. A maioria dos tecidos vivos tem ao menos 70% de I, cerca de 2% de II e, no restante, III. Considerando a correta composição dos tecidos vivos, os números I, II e III devem ser, respectivamente, assim substituídos:

a) I - água

II - íons, pequenas moléculas e proteínas

III - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos

b) I - água

II - íons e pequenas moléculas

III - proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos

c) I - proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos

II - pequenas moléculas

III - água e íons

d) I - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos

II - água

III - íons, pequenas moléculas e proteínas

e) I - carboidratos, ácidos nucléicos e lipídeos

II - proteínas

III - água, íons e pequenas moléculas

04. (UNIFESP-SP) A sonda Phoenix, lançada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presença de água, magnésio, sódio, potássio e cloretos. Ainda não foi detectada a presença de fósforo naquele planeta. Caso esse elemento químico não esteja presente, a vida, tal como a conhecemos na Terra, só seria possível se em Marte surgissem formas diferentes dea) DNA e proteínas.b) ácidos graxos e trifosfato de adenosina.c) trifosfato de adenosina e DNA.d) RNA e açúcares.e) Ácidos graxos e DNA

05. (UFRS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes considerações sobre o colesterol, um lipídio do grupo dos esteróides.( ) Ele participa da composição da membrana plasmática das células animais.( ) Ele é sintetizado no pâncreas, degradado no fígado e excretado na forma de sais biliares.( ) Ele é precursor dos hormônios sexuais masculino e feminino.( ) Ele é precursor da vitamina B.( ) As formas de colesterol HDL e LDL são determinadas pelo tipo de lipoproteína que transporta o colesterol.A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, éa) V - F - V - F - V.b) F - V - F - F - V.c) V - V - F - V - F.d) F - F - V - V - F.e) V - V - F - V - V.

- (UECE) Sabe-se que o carboidrato é o principal fator a contribuir para a obesidade, por entrar mais diretamente na via glicolítica, desviando-se para a produção de gordura, se ingerido em excesso. Uma refeição

Page 3: ÁGUA E SAIS MINERAIS

composta de bolacha (amido processado industrialmente) e vitamina de sapoti (sapoti, rico em frutose), leite (rico em lactose) e açúcar (sacarose processada industrialmente) pode contribuir para o incremento da obesidade, por ser, conforme a descrição acima, visivelmente rica ema) lipídios.b) proteínas.c) glicídios.d) vitaminas.e) atuar como catalisador em reações metabólicas. 20. 0 papel principal dos íons CO3 na célula é: a) manter o equilíbrio osmótico b) formar ligações de alta energia c) atuar como oxidante energético d) regular o equilíbrio ácido-básico mantendo o pH neutro da célula e) atuar como catalisador em reações metabólicas intracelulares

- (PUC-PR) As enzimas são catalisadores orgânicos e atuam na ativação das reações biológicas.Em relação às enzimas, podemos afirmar que:a) seu poder catalítico resulta da capacidade de aumentar a energia de ativação das reações.b) são catalisadores eficientes a qualquer substrato.c) atuam em qualquer temperatura, pois sua ação catalítica independe de sua estrutura espacial.d) sendo proteínas, por mudanças de pH, podem perder seu poder catalítico ao se desnaturarem.e) não podem ser reutilizadas, pois reagem como substrato, tornando-se parte do produto.

14- (UFSC) Proteínas são moléculas essenciais à vida, atuando como enzimas, hormônios, anticorpos, antibióticos e agentes anti-tumorais, além de estar presentes nos cabelos, na lã, na seda, em unhas, carapaças, chifres e penas dos seres vivos.Em relação às proteínas é CORRETO afirmar que:(01) são biopolímeros constituídos de aminoácidos, os quais são unidos entre si por meio de ligações peptídicas.(02) a produção destas moléculas se dá sem gasto de energia pelos organismos, já que os aminoácidos provêm da alimentação.(04) todas as proteínas possuem peso molecular idêntico, característica especial dessas moléculas.(08) a insulina, que foi o primeiro hormônio a ter sua seqüência de aminoácidos conhecida, é produzida por células especializadas do pâncreas.(16) apesar da diversidade na constituição e estruturação de seus aminoácidos, essas moléculas apresentam, no seu conjunto, a mesma velocidade de degradação no meio ambiente.(32) a grande variabilidade biológica dessas moléculas permite sua utilização para fins de identificação pessoal, da mesma forma e com a mesma precisão que os exames de DNA.