17dedezembro oexpresso

20
Av. General Osório, 304 - Fone: 3343.2094 REGIONAL www.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected] O EXPRESSO CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 17 e 18 de dezembro de 2011 | Ano 15 | Edição nº 746 R$ 1,50 Prefeito sanciona Lei da Ficha Limpa Cruz Alta é destaque nacional no pólo agrícola Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores com 02 chapas | PÁGINA 19 | PÁGINA 12 | PÁGINA 14 Minha Casa Minha Vida Na quinta-feira (15), na Casa de Cul- tura Justino Martins foi assinado o termo de parceria entre Administração Municipal, Cai- xa Econômica Federal (CEF), Cooperativa dos Correios e Cooperativa Habitacional Giusepe Garibaldi (COOHAGIG) para a construção de 150 residências, através do programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com o secretário municipal de Habitação de Interesse Social, os contratos deve- rão ser assinados pelos contemplados, no próxi- mo dia 21, na Câmara Municipal de Vereadores.

Upload: jornal-o-expresso

Post on 07-Jul-2015

809 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: 17dedezembro oexpresso

Av. General Osório, 304 - Fone: 3343.2094

R E G I O N A Lwww.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected]

o expressoCRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 17 e 18 de dezembro de 2011 | Ano 15 | Edição nº 746 R$ 1,50

Prefeito sanciona Lei da Ficha Limpa

Cruz Alta é destaque nacional no pólo agrícola

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadorescom 02 chapas

| pÁGINA 19

| pÁGINA 12

| pÁGINA 14

Minha Casa Minha VidaNa quinta-feira (15), na Casa de Cul-

tura Justino Martins foi assinado o termo de parceria entre Administração Municipal, Cai-xa Econômica Federal (CEF), Cooperativa dos Correios e Cooperativa Habitacional Giusepe Garibaldi (COOHAGIG) para a construção de

150 residências, através do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o secretário municipal de Habitação de Interesse Social, os contratos deve-rão ser assinados pelos contemplados, no próxi-mo dia 21, na Câmara Municipal de Vereadores.

Page 2: 17dedezembro oexpresso

2 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

“SENHOR, NÃO ESTRANHES QUE EU TENHA MEDO”

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

ADÃO SEVEROARMINDO MATIELIMARIA GUERRA MEIRELLESCLIONIZ DA ROSA BERTEIJOSEFINA NOGUEIRA ANA MARIA SANTOS BALSAMO

687281789261

09/12/11

11/12/11

11/12/11

11/12/11

11/12/11

13/12/11

Cruz Alta, 16 de dezembro de 2011.

EDITAL DE CASAMENTO nº 55/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.

Cruz Alta, 16 de dezembro de 2011Rui Fontana - Oficial

• IRIO ADRIANO SANTOS DA COSTA e REGINILDA SOUZA DA SILVA

• ODILAR SOARES ZILLMANN e SUÉLEN BARCELLOS DOS SANTOS

• MAURIO SCHORN RAMPANELLI e PATRICIA BRAGA SOARES

• VALDAIR MALINSKI DE SOUZA e DIULIA MATE SCHERER

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

O casamento de Maria e José tinha sido com-pactuado entre as duas famílias e como dis-se Maria muito tempo depois, no caso deles

foi um grande acerto porque os dois se amavam muito. Imagine-se a confusão que se criou na cabeça de José

quando o pai de Maria teve que conversar com o noivo e revelar-lhe a gravidez de Maria, sem que ela tivesse man-tido relações com ele. Nem Joaquim e Ana, pais de Maria, sabiam o que estava acontecendo. Maria era uma jovem de quinze anos. Maria revelou a seus pais uma parte do grande mistério. Contou também a conversa que tivera com o Anjo que anunciou a ela a vontade de Deus. Era difícil entender o que estava acontecendo. O importante era manter discrição, o apoio e a acolhida de José que compreendeu que se trata-va de um acontecimento que mudaria a história, mas não entendia de que forma isso tudo iria acontecer.

Joaquim era um homem de profunda espiritualida-de e costumava se comunicar com Deus, conversando com ele pela oração. Na cabeça de Joaquim se instala-ram muitas preocupações, medos e dúvidas, pois sabia o quanto o seu povo era cruel com as mulheres que co-metiam esse tipo de deslize.

A própria Maria descreve que era comum na comuni-dade o surgimento de fofocas sobre a moral, principalmente das mulheres jovens. Ela imaginava uma fofoca mais ou menos assim: “Olhem, Maria tão certinha, está aí grávida, sem saber de quem.” A família de Maria não era diferente das outras. Estava inserida na comunidade e seguia os cos-tumes daquele povo. Por isso tantas preocupações e tantos cuidados que Joaquim, prudentemente, foi preservando e evitando que Maria fosse exposta. José sofreu muito, cho-rou e ficou remoendo por dentro o fato até que um anjo, mensageiro de Deus lhe trouxe essas palavras: “José, filho de Davi, sou um anjo do Senhor, um mensageiro de boas notícias. Venho de sua parte transmitir-te uma ordem sua. Não temas em tomar Maria como tua mulher porque o que nela está semeado é obra do Espírito Santo”. José ficou pe-trificado porque algo estranho estava por trás disso tudo.

Convivendo com sua gravidez Maria aprendeu que o Senhor é Pai. A partir daí passa a chamá-lo de Pai. Maria e José se casaram e nutriam um pelo outro um grande amor, muito carinho e respeito. José passou a compreender um pou-co mais o grande mistério que cercava o nascimento do filho que Maria estava esperando. Os dois se prepararam muito para esse dia sem saber de fato o que iria acontecer e como.

Como podemos constatar a preparação para o nasci-mento de Jesus foi complicada e recheada de dificuldades. Pode-se resumir que eles também aprenderam a praticar algumas virtudes, tendo como centro de tudo o amor: Con-fiança e esperança, fé na providência divina.

Na preparação para o Natal é bom que se abra o co-ração para entender melhor o grande mistério da salvação através do nascimento de Jesus. Que o Natal sirva também para que se valorizem as virtudes da alegria, da confiança, da acolhida, da fé e da esperança em dias felizes Prepare-mos o nosso Natal com a convicção de que Deus compre-ende os nossos medos a exemplo de Maria e José.

Palestra Festa do Bairro Acelino Flores

O Sindicatos dos Cabeleireiros de Cruz Alta rea-liza na segunda-feira, 19 de dezembro, às 20h30min, no Sesc de Cruz Alta, um curso palestra com a Secre-tária Municipal de Saúde e Sr. Rubem Rech de Porto Alegre, técnico dos aparelhos AUTO-CLAVES e a par-ticipação da Caixa Econômica Federal.

O Sindicato através de seu presidente, Ramão Duarte Pereira, pede a participação dos proprietá-rios de salão, manicure e todos interessados.

A Associação dos Mo-

radores do Bairro Acelino Flores, rea-liza hoje, 17 de de-zembro, a tradicio-nal Festa de Final de Ano, em um evento que beneficia toda a comunidade do bairro, principal-mente as crianças e os idosos.Gilberto Miranda, Pres. do Bairro

Férias coletivas

Matrículas para suplentes do Vestibular de Verão

Os associados do Sindicato Rural, que usufruem de algum tipo de serviço oferecido pela entidade, soli-cita que a retirada de suas folhas de pagamento no mês de dezembro sejam até o dia 20, em virtude do encer-ramento do ano e das férias coletivas.

A partir de 23 de dezembro, o Sindicato Rural juntamente com Farsul, Senar e Casa Rural, entram em férias coletivas até o dia 15 de janeiro de 2012.

Está terminando o prazo para os candidatos que ficaram na situação de suplente no Vestibular de Ve-rão da Universidade de Cruz Alta. As inscrições para esta modalidade vão até a próxima terça-feira (20). A partir do dia 21 as matrículas estarão abertas para as formas alternativas de ingresso, que são os diploma-dos em cursos superiores, pessoas com mais de 35 anos, transferências externa e interna, reingresso e aluno especial. Os documentos que devem ser apre-sentados no ato da matrícula são os seguintes:

- comprovante de inscrição do concurso Vestibular 1/2012;

- documento de identidade (fotocópia frente/verso);- registro civil de nascimento ou casamento (fo-

tocópia);- CPF do titular ou responsável (fotocópia fren-

te/verso);- título de eleitor e prova de estar em dia com as obri-

gações eleitorais (fotocópia);- certificado de reservista;- histórico escolar do ensino médio – 02 (duas)

vias originais;- 02 (duas) fotos 3x4.

Todos os procedimentos da matrícula devem ser feitos na Secretaria Acadêmica da Unicruz/Cam-pus, que atende de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h30min e das 19h às 22h30min. Mais informações pelo telefone 55 3321-1599.

Page 3: 17dedezembro oexpresso

3 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Continuamos nesta edição mostrando algumas fotos da madrugada do dia

03 de outubro de 2002, em que Cruz Alta passou por uma situação de calamidade, que segundo avaliações os ventos do tornado passaram dos 190 km/h.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E GINÁSIOS FORAM SEVERA-MENTE ATINGIDOS - As folhas de zinco do slide superior direito “voaram” de um posto localizado a 200 mts deste local.

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

O VENDAVAL DE 2002

AS PALAVRAS VOAM...OS ESCRITOS

PERMANECEM!Neste Natal dê o

melhor presente para quem você gosta... e faça parte dessa história!

GARANTA O SEU EXEM-PLAR AUTOGRAFADO PELO

AUTOR.peça pelos fones:

8134.78428445.5290

E-mail:[email protected]

ou ainda nas livrarias e bancas

| Parte 02

O IMPROVÁVEL ACONTECE

Quando Cruz Alta começou a se recuperar, através de ações solidárias do corpo de bom-beiros e demais orgãos militares, Prefeitura

Municipal, ONGs e da própria população, o inacreditável, o improvável acontece: pouco mais de 48hs depois, no dia 05 de outubro, sábado, às 7:30 hs da manhã, novo temporal castigou os cruz-altenses, este menos intenso, mas com ventos de 100 km/h, atingindo mais a região sul da cidade casas já recuperadas foram novamente afe-tadas e agora outras também precisariam de conserto

A disponibilidade de material de construção na cidade provocada pelo primeiro temporal que já era precária, ficou crítica.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTOCruz Alta ganha reforço no combate a criminalidade

Uma solenida-de no Salão Nobre da Pre-

feitura Municipal nesta quarta-feira (14) mar-cou de forma definitiva o funcionamento de 25 câmeras de videomonito-ramento para auxiliar os órgãos de segurança em Cruz Alta.

Com a presença do prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos e do secretário estadual ad-junto de Segurança Pú-

blica, Juarez Pinheiro, o ato teve a participação de representantes da em-presa Atlantis Tecnologia que mostraram como é o funcionamento dos equi-pamentos adquiridos pela Administração, que foi um dos municípios contemplados, pois fir-mou com convênio com o Ministério da Justiça e da Segurança, através do Programa Nacional de Se-gurança com Cidadania (Pronasci).

O total do investi-mento é de R$ 827 mil já incluído o valor de contra partida do município. As câmeras estão distribuí-das na região central, nos bairros e nas entradas e saídas da cidade, possibi-litando o controle em uma vasta área de abrangên-cia. A sala de videomoni-

toramento, instalada na Brigada Militar, comporta quatro bancadas de con-trole e dois monitores, possibilitando uma ex-celente visibilidade das vias. Cada uma das 25 câ-meras atinge o alcance de até 600 metros além de girar 360 graus.

De acordo com Ju-arez Pinheiro uma nova política de segurança está constituída no País. “Este novo modelo mos-tra o município como protagonista, emergindo discutindo com o Estado e os órgãos de segurança soluções e iniciativas a favor da população”, disse ele após receber das mãos do prefeito a medalha Pi-nheiro Machado, mais alta condecoração do municí-pio distinção esta conce-dida a pessoas que tive-

rem prestado relevantes serviços de quaisquer na-tureza em favor da pessoa humana, do Município ou da Pátria.

Já o prefeito Vilson Roberto lembrou da ár-dua tarefa que foi buscar recursos para que o siste-ma pudesse ser implanta-do. “Foram muitas idas e vindas até que a instala-ção se concretizasse. Esta-mos auxiliando a Brigada Militar e a Polícia Civil no combate a criminalidade e trabalhando de forma integrada”, ressaltou.

Esteve presente ao ato o Comandante da AD/3 GUCA General Ál-varo Gonçalves Wander-ley, o Delegado de Polícia Regional Oscar Correia, a Delegada de Polícia Civil - 2º Distrito, Sabrina Dó-ris Teixeira, o Delegado de Polícia Civil - 1º Dis-trito, Cristiano Alvarez, o Comandante Regional do Alto Jacuí - CRPO - Te-nente Coronel Paulo Ro-berto da Rosa Duarte e o Comandante do 16º Ba-talhão de Polícia Militar, Major Paulo Ricardo do Nascimento, entre outras autoridades.

Logo após todos se dirigiram a central de videomonitoramento na Brigada Militar para co-nhecerem melhor o fun-cionamento do sistema.

Page 4: 17dedezembro oexpresso

4 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 20114 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

ARIBERTO e LACY RAHMEYR, JOCELINO E LIDIA FER-NANDES, Maj. JOSÉ VILMAR ROBAINA DA JORNADA e

esposa RUTI em evento social.

A fofinha CECILIA MORAES SEVERO, logo mais às 16horas, será leva-

da à pia batismal na Igreja Nossa Senhora de Fátima, pelos pais BÁRBA-

RA e LUIZ ANDRE e os padrinhos ROBINSON e ELISANDRA SANTOS.

TAMIRES GOULART BRONDANI, colou grau em Medicina, dia 09 de dezem-bro, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), para a alegria dos pais GILBERTO VICENTE BRONDANI e MARIA TERE-SA GOULART BRONDANI. Após a solenidade no Gi-násio Clube Recreativo Do-res, familiares e amigos foram recepcionados no Salão da Medianeira.

MARISA, GILMAR ROGER, SABRINA CARVALHO e ROGER MIRON por certo ce-lebrarão as festas em família, reunindo demais familiares para a ceia natalina.

CLEBERSON GARDIN, es-posa LARISSA BECK GARDIN

e filhinho FELIPE, ele vere-ador cruz-altense, apresen-tando projetos de relevân-

cia para a comunidade.

DARCI E MITA MARTINS reinauguraram ontem à noite, a 2001 Veículos do Grupo 2001, com um coquetel de recepção aos clientes, entregando a sociedade local e regional as novas e mo-dernas instalações do grupo que constitui-se uma referência de qualidade, bom atendimento e inovação há mais de 27 anos.

Page 5: 17dedezembro oexpresso

5 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: O ESPAÇO DOS GRANDES

DEBATES DO RIO GRANDE.Em 2011, a Assembleia fortalece a vocação de discutir os temas que são fundamentais para os gaúchos.

Por meio das comissões, do Fórum Democrático e dos deputados, o Parlamento valoriza a democracia e a participação de todos na construção de um Estado com desenvolvimento sustentável e inclusão social.

www.al.rs.gov.br • www.twitter.com/assembleiars

Jantar em homenagem ao Lutimar

O j a n t a r em ho-m e n a -gem ao

Lutimar Abreu Paes e jovens campeões do Es-porte e Cidadania, foi um grande sucesso na noite de sexta-feira, 09 de dezembro, no Clube Internacional.

Segundo Edi Bar-bosa, organizador do evento e ex-treinador de Lutimar, nosso mui-to obrigado aos apoia-dores do evento. “Foi emocionante os de-poimentos da Adrian Ferraz, da Andressa Kovaleski e dos mem-bros que compuseram a mesa representando vários seguimentos de Cruz Alta, Senhora Beti Linke, Gicelia Carvalho, Emerson Souza Presi-dente da ACI. Ademar Guareschi , Carlos Bin-de correspondente do

Correio do Povo e Luti-mar”, diz ele.

Todos presentes puderam acompanhar através de fotos digita-lizadas a longa e exitosa caminhada do Esporte e Cidadania em seus treze anos de atendi-mento CONSTRUIN-DO CAMINHOS PARA A JUVENTUDE, usan-do o esporte como uma ferramenta social.

Page 6: 17dedezembro oexpresso

6 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Ferrô lança seu Samba Enredo neste sábado

Programa AABB Comunidade comemoraram as atividades de 2011

Neste sábado (17) a Escola de Samba Ga-viões da Ferrô realiza o lançamento de seu samba enredo em sua quadra, situada no an-tigo campo do Esporte Clube Riograndense (Cerfer).

A festa tem início às 23h e contará com a apresentação da Rai-nha da Melhor da Idade, concurso da Rainha Gay e apresentação da Porta Estandarte. Logo após um baile dá seguimento

ao evento. Os ingressos podem ser adquiridos na Escola a R$ 5 e me-sas a R$ 30.

No domingo (18), a partir das 18h. uma

roda de samba solidária irá arrecadar alimentos e brinquedos para se-rem doados a crianças da grande Ferroviária no dia 23.

A noite de quarta-feira, 15 de dezembro, foi de comemoração para as 100 crianças atendidas pelo progra-ma AABB Comunidade, que realizou o encontro de encerramento das atividades de 2011, na Associação Atlética do Banco do Brasil.

O programa coor-denado pela pedagoga

Cleonice Mayer é uma parceria entre Adminis-tração Municipal e Ban-co do Brasil e atende crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, ma-triculados nas escolas da rede pública.

Após as atividades desenvolvidas durante 2011 terem sido relem-bradas através de foto-grafias, foi à vez dos par-

ticipantes mostrarem seus talentos através de seis apresentações. Cer-ca de 250 pessoas, entre jovens, pais, comunida-de escolar e autoridades prestigiaram as apresen-tações e posteriormente receberam lanches.

As crianças também foram surpreendidas com a chegada do Papai Noel, no caminhão do Corpo de Bombeiros, que distribuiu doces e presentes aos par-ticipantes do programa AABB Comunidade.

Estiveram presentes no encontro o prefeito municipal, Vilson Ro-berto Bastos dos Santos; vice-prefeito, Antônio Edson Cabral de Olivei-ra; secretária municipal de Educação, Estela Ma-ris Fagundes; gerente do Banco do Brasil em Cruz Alta, Evandro de Sou-za Garcia; presidente da AABB, Rogério Schus-sler; representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Escolas e do Conselho Participativo da AABB Comunidade.

Page 7: 17dedezembro oexpresso

7 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

HoróscopoZuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesFrase: “A natureza de um homem procede da virtude, não do nascimento”. (Epicteto)

LUA: Ming. 17/12 a 24/12

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

As reavaliações dos últimos dias servirão de base para o que você colocar em anda-mento agora. Temas relativos a estudos e viagens retomam a fluidez.

Mercúrio muda o movimento, sinalizando maior fluidez nos assuntos do cotidiano. As re-flexões das últimas semanas ganham agora o terreno ideal para serem colocadas em prática.

O planeta Mercúrio muda o movimento e as coisas tendem a fluir mais naturalmente. Questões envolvendo o amor, viagens, filhos e criatividade estão em evidência, leonino.

Temas relacionados à família, a viagens e à expansão de horizontes ganham nova energia. As questões pendentes que fo-ram resolvidas auxiliam a seguir um novo caminho.

Melhorias em estudos, movimentação coti-diana, contatos e relacionamento com pessoas próximas. Oportunidade de colocar em prática o que você esteve reavaliando nos últimos dias.

Maior fluidez em questões financeiras e na con-fiança em expressar seus conhecimentos e talen-tos. Questões que estavam dificultadas tendem a um ritmo mais natural a partir de agora.

Mercúrio muda hoje o movimento em seu signo e uma nova energia, mais flui-da, é estimulada. Relacionamentos, co-nhecimentos, ideais e crenças ganham um novo sentido de desenvolvimento.

Muito a assimilar neste período de gran-des reflexões aos capricornianos. A mu-dança no movimento de Mercúrio favore-ce uma percepção mais clara das coisas. Importância de não resistir a esse proces-

Momento interessante para rever os conceitos e atitudes na vida familiar e privada. Ampliar horizontes é um dos propósitos atuais e significa rever o que é valioso, aquariano.

Aprendizados centrados na questão do que é realmente prioritário, pisciano. Momento que favorece um olhar mais expansivo para o que está a sua volta, revendo atitudes.

Gêmeos 21/05 a 20/06Relacionamentos, associações, contatos e

contratos retomam um ritmo mais desenvol-to. As reavaliações e reflexões nos relaciona-mentos servem agora a uma nova atitude.

Mercúrio finda o trânsito retrógrado. O que você refletiu e reconsiderou im-pulsiona novos caminhos. As questões financeiras, as negociações, as viagens e o desapego aceleram as mudanças.

O significado das cores nos ambientesUm Lembrete

Comentando

Trabalho: os tons avermelhados são idéias para salas de estar e jantar.

Caem bem em ambientes amplos, mas devem ser usados sem exagero, pois podem provocar irritação.

Não jogue as sujeiras, ou melhor, o lixo de dentro do seu carro, pelas ruas ou estradas, isto é deseducação é ridículo.

Pois é, às vezes, precisamos fazer uma pausa para ouvirmos o canto dos pássaros, para escutarmos a nossa

própria voz, para rirmos de coisas banais, sentir uma música, conversar coisas sem importância, nos deliciarmos com o barulho do vento, o canto das cachoeiras.

Precisamos fazer uma pausa para lembrar-mos que devemos descer do pedestal onde nos colocamos; lembrar que devemos ser mais hu-manos, mais dóceis, mais solícitos, mais gente.

E por falar em “gente”, lembrei-me de como encontrei GENTE neste período de doenças que enfrentei. Como é bom ter amigos verdadeiros, aqueles de todas as horas. Como é bom ter paren-tes queridos. Como é bom quando nos estendem a mão.

Pois é, precisamos fazer uma pausa para por em dia às gavetas da alma amarrotadas muitas ve-

zes de coisas supérfluas.Estamos próximos do Natal, façamos uma

pausa, organizemos nosso coração para podermos nos encantar com o nascimento do menino Deus!

Quanto tempo dura um sonho?

Antigamente acreditava-se que os sonhos aconteciam em frações de segundos, hoje se sabe que eles, na verdade, duram um tempo real em nossa mente, ou seja, ocorrem na mesma velocidade em que sonha-mos. Cada sonho pode durar de al-guns segundos até uma hora.

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Algumas pessoas pensam que não sonham, porém isso não é certo. Na verdade, todos nós sonhamos, po-rém só lembramos-nos de um sonho quando acordamos no meio dele.

HORA DO LANCHE

Curiosidade

Espaguete ao FornoINGREDIENTES:• 500 gramas de macarrão

espaguete • ½ (chá) de azei-tonas pretas • 1 (chá) de purê de tomate • 1 (chá) de queijo ralado • 2 (sopa) de margari-na • 2 cubinhos de caldo de carne • ½ xicara (chá) de leite morno • oregano a gosto • 3 ovos batidos •sal.

PREPARO:Cozinhar o macarrão al dente, conforme instruções da em-

balagem. Escorrer.Misturar o caldo de carne no leite morno. Colocar o macar-

rão numa travessa refratária untada. Acrescentar a margarina, o purê de tomate, o queijo ralado, os ovos, as azeitonas e o oré-gano. Mexer bem e dê uma apertada no macarrão. Levar ao for-no médio por 20 minutos.

O vidroA lenda conta que o vidro

foi descoberto ocasionalmente há 4 mil anos por navegadores fenícios, ao fazerem uma foguei-ra na praia, com o calor, a areia, o salitre e o calcário das rochas rea-

giram formando o vidro. A indus-tria vidreira se desenvolveu rapi-damente, mas a coleta seletiva só começou na década de 60 anos EUA. No Brasil a primeira inicia-tiva surgiu em 1986, em São José do Rio Preto em São Paulo.

Areia do desertoEstima-se que as tempestades de vento no deserto do Saara

carreguem atualmente 250 milhões de toneladas de areia para outras regiões. Desse total, 25 milhões de toneladas vão parar no Oceano Atlântico.

A força do fenômeno é tão grande que muitos grãos vão parar no arquipélago do Cabo Verde, a 500 quilômetros da costa africana.

Page 8: 17dedezembro oexpresso

9 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 20118 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • [email protected]

DÓRO, um artista de bem com a vida“Chora, chora, Velha Carreta

Pelo pago Estrada à fora...”

Esses ver-sos são da canção “A

CARRETA”, finalista da 3ª Coxilha Nativista. Autoria de Serrano e Dóro (pseudônimos de Jairo Correia da Silva e Deodoro Jobim Bor-ges), a música fez su-cesso no festival, e seu intérprete foi destaque no palco, caracteri-zado como autêntico carreteiro, bombacha arremangada, chape-lão enorme e trazendo na mão uma aguilhada. (“Aguilhada” é aquela vara comprida com um ferrão na ponta usada para cutucar os bois).

Aquele intérprete era o DÓRO. Um gran-de cantor, uma pessoa especial, um amigo de todos. Festeiro uma barbaridade!...

Vale a pena ouvir essa canção, está no disco da 3ª edição do nosso maior festival.

Naquele inicio da era dos festivais nati-vistas, predominavam os Grupos Nativistas. Em Cruz Alta, o Grupo Por do Sol foi o primei-ro a se destacar, já na 1ª edição da Coxilha,

em 1981. Seus inte-grantes eram o Anildo, o Abílio, o Jair, o Daniel, o Pereirinha, o Beto e... o DÓRO.

Esse artista nato já tinha uma trajetória musical quando inte-grou o grupo, e um ta-lento extraordinário para a arte. Desenhista arquitetônico, artista plástico,“cronner” de or-questra, cantor de con-juntos na época da jovem guarda. Viveu um tempo em São Paulo e Tocantins e por aqui foi funcionário da prefeitura.

Foi obra dele o pal-co temático da 4ª Coxi-lha Nativista e de inú-meras Coxilhas Píá.

Pintou quadros maravilhosos, um deles tem lugar de destaque na galeria da “Confra-ria do Bombo Leguero” no Stúdio B do querido amigo Beto Barcellos, seu companheiro de palco, de trabalho, de fi-losofia e de vida.

Lembro a parceria perfeita dos dois can-tando “Mercedita” nos primórdios da TV Cruz Alta, e não tem como não se emocionar. Sem falar nas serenatas que ambos faziam nos bons tempos do romantismo e boemia.

Entre tantas coisas, contou-me o Beto Bar-

cellos que lá pelos nos anos 80 os dois integra-ram um projeto social da prefeitura e faziam sho-ws e tertúlias nos bairros da cidade, nos famosos “mutirões” da adminis-tração Baianinho.

Como carnavales-co, durante anos em-prestou sua arte aos carnavais da terrinha, na confecção de carros alegóricos para várias escolas, sem nunca desprezar sua preferi-da, a Unidos do Beco.

Ultimamente, quan-do a saudade dos amigos apertava, o velho Doro “encilhava” sua moto e vinha de Santa Ma-ria visitar os amigos. E abraçava a todos, como se fossemos sua famí-lia. Enchia o ambiente de alegria com seu jeito simples, seu sorriso sin-cero e seu olhar firme. Olhava os amigos nos olhos, aquele olhar que cativa a gente pela pure-za que transmite. Assim era o Dóro. Como diz o Beto, “Não vi pessoa mais calma, serena e de bem com a vida.”

E desse jeito, apai-xonado pela arte e pela vida, nosso querido amigo se foi. No inicio de dezembro, o coração do seresteiro parou de repente, como um últi-mo acorde da derradei-

ra melodia.A noticia nos pe-

gou de surpresa e o dia ficou com jeito de mi-longa triste.

Mas...Não vamos cho-rar sua partida, amigo!

Vamos lembrar seu sorriso, seu amor pela arte que fazia com ma-estria e celebrar esse rico convívio entre nós.

Amigos como você é que dão senti-do à vida.

Outros palcos te es-peram, para um novo ci-clo de serestas e festivais.

A carretae... êra... êra... e... êra... êra....boi.

Chora chora velha carretaPelo pago estrada a fora

Teu lamento trás recuerdosDos velhos tempos de outrora

Dos confins a campo aforaSe foi abrindo caminhos

Por entre flores e espinhosNeste torrão que se expande

Na vanguarda dos transportesSulcando o chão do Rio Grande

O sonido dos teus eixosSacudiu serra e fronteiraQual clarinada guerreira

No Brasil meridionalEvocando a fibra bagualDo taura continentino

Chora chora, velha carretaPelo pago estrada a foraA legenda dos teus feitos

Ficarão na eternidadeNas estradas suas marcas

Poeira, suor e saudade

Page 9: 17dedezembro oexpresso

9 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 20118 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

No dia 25 de outubro de 2011 foi instituído no “

Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Al-coólicas por Crianças e Adolescen-tes”, firmado pelo Procurador-Geral e Justiça e por representantes de en-tidades da sociedade gaúcha.

O Fórum, possui caráter perma-nente, foi eleito o dia 6 de dezembro de 2011 para fins de promoção, em cada comunidade gaúcha, de deba-tes sobre a importância da preven-ção à venda e ao consumo de álcool por crianças e adolescentes.

Confira trechos do termo de in-tegração operacional para instituir o Fórum permanente de prevenção à venda e ao consumo de bebidas alco-ólicas por crianças e adolescentes:

CONSIDERANDO que o art. 227 da Constituição da República Federativa do Brasil estabelece como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação e à dig-nidade, colocando-os a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão;

C O N S I D E -RANDO que, para efeitos legais, crian-ça é a pessoa de até 12 anos de idade incompletos, e ado-lescente aquela entre 12 e 18 anos de ida-de, de acordo com o art. 2.º da Lei n.º 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Ado-lescente – ECA);

C O N S I D E -RANDO que os arts. 4.º e 70 do ECA esta-belecem como dever

da família, da sociedade e do Estado a pre-venção à ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente;

CONSIDERANDO que o art. 71 do ECA outorga, em favor da criança e do adolescente, o direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e pro-dutos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento;

CONSIDERANDO que o art. 81, in-ciso II, do ECA, proíbe a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes;

CONSIDERANDO que aquele que descumprir a proibição acima descrita in-correrá nas penas do CRIME previsto no art. 243 do ECA, com a seguinte redação:

“Vender, fornecer ainda que gratuita-mente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ain-da que por utilização indevida.

Pena - detenção de seis meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.”

CONSIDERANDO a manifestação de vontade da municipalidade, que apro-vou a Lei Municipal n.° 7.497/94, alterada pela Lei n.º 8.867/2001, regulamentada pelo Decreto n° 13.832/2002, sancionando ad-ministrativamente a prática dos fatos acima

descritos, já incriminados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, quando no art. 1.°, §§ 1.º e 2.º, prevê a suspensão do alvará, por trinta dias, além de multa de 200 UFMs, e cassação definitiva do alvará quando em reincidência, para os estabelecimentos co-merciais em geral que venderem ou servirem bebidas alcoólicas, independente de sua

concentração, a menores de 18 anos;CONSIDERANDO que, conforme es-

tabelece o art. 15, inciso III, alínea “b”, da Lei Municipal n.º 10.605/08, não será con-cedida autorização para a venda de bebidas alcóolicas por comerciantes ambulantes em vias e logradouros públicos;

Cláusula primeira: os signatários re-novam compromisso já assumido de, no âm-bito de suas atribuições e atividades institu-cionais, adotarem as medidas necessárias à prevenção da venda e do consumo de bebi-das alcoólicas por crianças e adolescentes;

Cláusula segunda: a partir do presen-te momento, instituem o FÓRUM PERMA-NENTE DE PREVENÇÃO À VENDA E AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, nos seguintes termos:

1. o Fórum tem o objetivo de man-ter, em caráter permanente, os signatários mobilizados no intuito de desenvolver ativi-dades de prevenção à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adoles-centes, com a adoção de providências que visem à conscientização das famílias e dos responsáveis, dos professores e educadores, agentes de saúde, bem como adotar medidas de fiscalização, a serem desenvolvidas pelo Poder Público, com a participação da socie-dade;

2. o Fórum será coordenado por re-presentante do Ministério Público Estadual;

3. serão realizadas reuniões perió-dicas, em dia e local previamente ajustados, para deliberação sobre as medidas a serem adotadas, incluindo campanhas para veicu-lação na mídia, seminários, palestras, de-bates, distribuição de material informativo, entre outras, envolvendo família, sociedade

Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes

Rua Andrade Neves, 900Fones: 3322-5390, 9629-9908 e 8145-3010

AREAS RURAIS A VENDA:1-Área de 330 há planta 90% Passo dos Alemão, Cruz Alta valor R$ 20 mil o há moradia fraca condições de pagamento á combinar.2 - Área de 300 há completa em Rosario do Sul valor R$ 3.500 o há 40 km asfalto em 4 pagamentos.3 -Em Santiago 350 há com sede , galpão completa valor 370 sacas de soja por há planta 90% 50% entrada saldo 2x.4 -Em Garruchos 100 há pecuaria VALOR 6 MIL O HÁ condições a combinar.5 -Em Garruchos 1200há valor 7.000 o há para pecuária e agricultura condições a combinar.6 -Em Cruz Alta 87,2 há, á 4 km da cidade valor 550 sacas p/ há con-dições a combinar.7 -Em Cruz Alta 50 há, a 2 km da cidade 500 sacas por há condições a combinar.8 - 2.2 há a 3 km de Cruz Alta área nobre valor R$ 100 mil da área toda.9 - 470 há em São Nicolau á 10 km cidade com casa, galpão moradia boas valor R$ 7.500 o há lavra 400 há condições á combinar.10 - 1500 há area de agricultura e pecuária valor de 8 mil o há em São Borja cond. á combinar.11 -Em Tupã 215 há 350 sacos por há planta 185 há valor 1+2 pagamentos.12 -Em São Gabriel 436 há com sede lavra a metade boa pra pecuária também 20 km do asfalto 5.500 o há condiçoes 1+2.13 -Em Júlio de Castilhos 500 há planta 420 valor 380 sacas por há 40 mil sacos entrada saldo a combinar.14 -Em Caçapava do Sul agricultura e pecuária 411 há completa exce-lente prorpiedade valor R$ 3.700 o há á combinar.15 -São Sepé 80 há valor R$12 mil o há 9 km do asfalto com moradias boas galpão grande condições a combinar.16 -Chacará 5.7 há com moradia e galpão, agua. luz completa estrutura babada 130 mil.17 -Em Capão do Cipó 360 há 12 km com moradia 230 sacos por há planta 90% 4 pgtos.18 -225 há á 15 km de Cruz Alta planta 200 há valor 700 sacos por há cond. á comb..19-410 em Santo Augusto há planta 95% completa com silos, moradias,completa com tambo p/100 vacas de lite valor 280 mil sacas de soja entrada + 4 pagamentos20-2.829 há para agricultura e arrenda-se 1.830 há para pecuaria entre São Borja e Itaqui condições á combinar.21-320 há em Santiago R$ 1.500.000,00 entrada de 50% saldo 2 pagamentos iguais.22 -Em São Gabriel 262 há com sede completa 8 mil o há condições a combinar.23- 190 há a 60 km de Santiago em unistalda beira do asfalto completa R$ 10 mil o há em 4 pgtos.24 - COMPRAMOS AVEIA BRANCA PAGAMOS A VISTA ATÉ R$ 0,20. E COMPRAMOS MILHO.25- Aluga-se prédio rua Barão do Rio Branco,1093 - Valor R$1.950,00.26 - Aluga-se um sobrado na Rua São Jorge. Valor R$ 850,00.

Visite nosso site: www.portalsulimoveis.com.br

e Poder Público, no intuito de ampliar a consciência social diante do tema e de fomentar mudanças de comportamento.

4. o Fórum é amplo e democrático, dele podendo par-ticipar, a qualquer momento, to-dos aqueles que demonstrarem interesse.

5. o presente termo não obriga as instituições firmatárias a destinar verbas para as ações a serem desen-volvidas, ficando a critério de cada uma esta deliberação.

O presente termo vigo-rará pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Page 10: 17dedezembro oexpresso

11 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 201110 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Page 11: 17dedezembro oexpresso

11 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 201110 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Page 12: 17dedezembro oexpresso

12 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Vereadora Sônia de Bortoli Índice de homicídios na cidade aumentou

A Vereadora Sônia de Bortoli, lí-der da Bancada do PSDB, re-

quereu na sessão do dia 16 de maio, que fosse encaminhada ao Preito Municipal as seguintes informações:

• Cópia de todo o processo licitatório, se existente, bem como, todas as despesas, com as respectivas notas fiscais utilizadas na construção ou reforma do canil muni-

cipal, nos anos de 2007 e 2008.• Cópia da prestação de contas de to-

dos os recursos públicos utilizados no ca-nil municipal nos anos de 2007 e 2008.

• Demonstrativo discriminado de todos os investimentos e/ou recursos públicos destinados ao canil municipal nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.

A Vereadora ainda em outras ses-sões cobrou dos setores competentes as seguintes providências:

VILA ESPERANÇARua: Setembrino de Carvalho, lim-

peza em toda sua extensão.Rua: Beco Siqueira Rosa patrola-

mento e cascalho.Rua: Riter em frente ao nº 95, mo-

radores pedem a colocação de tubos na sanga, os quais já foram comprados.

VILA SÃO GENAROAvenida Dna. Edwina Rosa na pas-

sagem dos trilhos em direção ao Bairro de Fátima, o trem não esta buzinando e eles deixam os vagões nos trilhos tiran-do a visão dos motoristas.

Revista Exame diz que região noroeste do RS é novo Eldorado do Brasil

O noroeste gaúcho, tendo por epicentro Cruz Alta, é uma das 10 regiões brasileiras que a revista Exame aponta na edição desta semana como as

mais promissoras do País.A região de 370 mil

habitantes inclui cidades como CerroLargo, Não-Me-Toque e Tupanciretã.

A revista avaliou que a região cresceu 63% en-tre 2008 e 2011, e aposta que neste ritmo baterá a região de Ribeirão Preto até 2015.

De acordo com a re-portagem da jornalista Luciene Antunes Cruz Alta desponta hoje como um dos maiores polos tecnológicos do país na área agrícola. Ainda segundo a matéria a instalação da Cooperativa Central Gaúcha Limitada (CCGL),em 2007, foi fator preponderante para que a região crescesse o dobro do Estado como um todo.

O índice de homicí-dios por 100 mil habitan-tes em Cruz Alta passou de 11,2 em 2000 para 36,6 2010, segundo dados do Mapa da Violência, divul-gado nesta quarta-feira pelo Instituto Sangari.

Em 2000, foram re-gistrados 8 assassinatos na cidade, número que saltou para 23 em 2010, o que representa um au-mento de 311%. O resul-tado coloca Cruz Alta em 16º lugar no ranking das

cidades mais violentas do estado em números ab-solutos de homicídios, conforme levantamento do jornal Correio do Povo.

Page 13: 17dedezembro oexpresso

13 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

CRÍTICA AUTOCRÍTICA& • a.b.s. fº

Retornando nossa coluna semanal iniciamos primeiramente comentando sobre os CADÊ

I, CADÊ II e assim sucessivamente até esgotar as co-branças da semana.

NOVO CENTRO DE SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

A comunidade cruz-altense há muito tempo quer saber quando será implantado final-mente este atendimento à mulheres, ali

onde funcionou a CEMAB, localizado na Av. Presidente Vargas, anexo a centenária União Operária. O local está desleixado e com uma antiga cobertura de zinco.

O Jornal O Expresso publicou na edição 05 de feverei-ro deste ano esta matéria onde dizia: Que conversou com o vice-presidente da União Operária, Sr. Gil, o qual informou que aquela área foi alugada em forma de concessão para a Prefeitura Municipal, por um contrato de 22 anos. E quem poderia informar sobre o que realmente será implantado na área, seria a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Natália Steinbrenner, para o local há um projeto de construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Ali será reali-zado todo atendimento centralizado na saúde da mulher e da criança como: pediatria, ginecologia, obstetrícia, va-cinas, etc. Más até agora nada, a comunidade quer saber para quando?

Perguntada sobre a conservação e manutenção atual do local, a Secretária disse naquela época que ainda não tinham assumido o local. “ No momento em que for devol-vido à Prefeitura e o projeto aprovado, iniciaremos a cons-trução do Centro”, finalizou Natália. Aguardamos uma res-posta, quem sabe antes de terminar o ano eleitoral 2012.

CADÊ-IIA conservação e manutenção da Locomotiva 42 que

está se deteriorando num verdadeiro abandono ao van-dalismo, sendo que está sobre o domínio do município

em um local reservado. O que deveria ser um patrimônio histórico dos cruz-altenses e da região que dependeram muito deste meio de transporte na época, encontra-se agora esquecida.

Um cartão de visita para a população ter orgulho

da história de Cruz Alta que deve muito a Viação Fér-rea do Rio Grande do Sul, sendo lamentável que aban-donaram este museu.

CADÊ –III

Já que falamos do passado, relembramos um fato que esteve muito nas manchetes dos jornais ou seja na Mídia cruzaltense por que não na região

o tema os “MARAJÁS DE CRUZALTA”, gostaríamos de perguntar aos nobres pares do legislativo de nossa ter-ra, será que não existe mais “Marajás” em nossa câmara de Vereadores e na Prefeitura de Cruz Alta ?

Porque os Marajás da época a comunidade não es-queceu, uma vez que era voz do povo que “eles” ganham mais que o prefeito municipal , quiçá, mais que um co-ronel ou um juiz de direito.

CADÊ –IVA colocação das “Grades” nas mediações do Reló-

gio da Secredi na esquina democrática realmente solu-cionou o problema dos transeuntes que se protegem de um possível acidente na passagem pelos dois lados do Relógio.

Dificulta a todos que passam ou atravessam aquele local, mas criou-se outra necessidade urgente a ser resolvida. Uma sinaleira para Pedestre.

Para regular o trânsito dos automóveis que ficam a mercê das pessoas idosas e jovens que atravessam a qualquer momento sem o devido cuidado e os moto-ristas tem que aguardar por muito tempo sem qual-quer controle e segurança para ambas partes.

O Departamento de Trânsito de nossa cidade já observou e irá implantar uma sinaleira para “Pedes-tre”. Se esta observação for solucionada rapidamente, evitará certamente um atropelamento na esquina de-mocrática. Enviamos ao Sr. Mario Sérgio nossos Para-béns pela rápida solução.

Hospital público regionalA Comissão Especial em prol do

Hospital Público Regional em Cruz Alta aprovou na segunda-feira (12) o relatório final da Comissão. De acor-do com a Vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB, Presidente da Comissão, o estudo feito confirmou a falta de leitos do SUS, sen-do que a esmagadora maioria dos mu-nicípios manifestou posição em favor da implantação de um Hospital Público Regional em Cruz Alta, principalmente, por ser materno infantil, com UTI pedi-átrica e neonatal, pois o entendimento se centrou na dificuldade de conseguir leitos e nas distâncias que são percorri-das, o que compromete a qualidade dos serviços de saúde, bem como a geração de despesas desnecessárias com diárias, horas extraordinárias, combustível, pedágios, desgastes de veículos, inse-gurança, entre outras, decorrentes das grandes distâncias e que acarretam aos municípios e aos pacientes e seus fami-

liares, além das despesas, muitos e sé-rios transtornos.

“A implantação do Hospital Públi-co Regional em Cruz Alta, além de ser uma necessidade que vai resolver os problemas causados pela dependência que os municípios têm em relação aos serviços prestados em Porto Alegre e que sobrecarrega o sistema de saúde da capital e das macrorregiões, é um direi-to constitucional da população que vem sendo sonegado pelos gestores” disse Bebeta.

Os trabalhos foram concluídos com posição plenamente favorável à implantação do Hospital Público Re-gional em Cruz Alta para descentralizar os serviços e melhorar o atendimento na região, para isso, a Comissão, jun-tamente com os gestores e comunida-de regional se preparam para a agenda com o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, devendo ser o grande momen-to de reivindicação em defesa do hos-

pital. Após a aprovação do relatório foi formada uma nova Comissão para dar prosseguimento aos trabalhos.

Portanto, defende-mos um hospital públi-co 100% SUS, 100% em rede como os hospitais de cada município da região e 100% humanizado.

Page 14: 17dedezembro oexpresso

14 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Chapa de consenso deve definir Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Através da unidade e de um projeto pluripartidário, José

Roberto Pieniz (PT), José Reis (PDT) e Cleberson Gardin (PSB) fecharam po-sicionamento para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, tendo apoio incondicional do Vereador Ademar Guareschi (PT) e da Vereadora Bebeta (PCdoB). Este posicionamento foi apresentado à im-prensa através de coletiva na tarde de sexta-feira (16).

A composição foi definida tendo como candidato a Presidente o Vere-ador Zé Roberto, Vice Presidente o Vereador José Reis e como Secretário Geral o Vereador Cleberson Gardin.

A eleição ocorrerá na próxima sessão da Câmara de Vereadores, se-gunda-feira, dia 19 às 20h, onde está chapa estará pedindo o apoio dos de-mais vereadores.

De acordo com o candidato a Pre-sidente, o Vereador Zé Roberto, mesmo não obtendo mais apoios, esta chapa manterá o voto dos cinco já nominados

e será vitoriosa, pois o empate favorece o candidato que na última eleição obte-ve maior número de votos.

“Nossa principal proposta à fren-te do legislativo é a transparência, o cuidado com a coisa pública, aproxi-mando esta casa da população” disse Zé Roberto.

Segundo José Reis, candidato a Vice, a sua participação é de ajudar a construir um trabalho sério, com zelo pelo erário público e respeito a toda a nossa comu-nidade, contribuindo com a experiência por já ter sido presidente desta casa.

Com menos de um ano na atividade parlamentar, o Vereador Cleberson Gar-din, com que tudo indica deverá assumir a Secretaria Geral da Mesa Diretora, se-gundo ele, o seu trabalho terá foco no aumento da credibilidade da população com este poder. “Vamos desenvolver este trabalho com responsabilidade e éti-ca, sempre visando o bem da comunida-de que confia no nosso trabalho”.

Para Ademar Guareschi, um dos apoiadores do grupo, esta mesa plu-

ripartidária tem o intuito de apresen-tar uma administração transparente, acima de interesses pessoais, “no meu entendimento a Mesa Diretora deve seguir o exemplo da Assembleia Le-gislativa, que tem uma proposta de administração pensando no coletivo, acima de interesses pessoais que em alguns casos acaba ocorrendo”.

Segundo a Vereadora Bebeta, essa

nova gestão que poderá assumir a casa tem como objetivo defender os inte-resses maiores da população, além de fiscalizar os atos do executivo e legislar em nome do povo. Um dos fatores é o comprometimento que este grupo tem com demandas importantes, como a luta pela implantação do Hospital Pú-blico Regional e modernização com in-clusão da Câmara de Vereadores.

Page 15: 17dedezembro oexpresso

15 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Calçadão de Cruz Alta terá sinaleira

A Administração Municipal, através do Departamen-to Municipal de Trânsi-

to (DMT) e Secretaria Municipal de Obras, realizou durante a semana, a

colocação de gradis de canalização na chamada Esquina Democrática, loca-lizada na rua Pinheiro Machado com a Avenida Presidente Vargas.

Segundo o diretor do DMT, Má-

rio Sergio Oliveski, foi feita uma análise do lo-cal, onde comumente os pedestres são flagrados atravessando por den-tro dos canteiros. A par-tir disso, a solução en-contrada foi a colocação do gradil. “Temos o obje-tivo de evitar acidentes e criar um único espaço para a passagem do pe-destre”, ressalta ele.

Também está pre-vista no local, a colo-cação de uma sinaleira com foco no pedestre a fim de ordenar visivel-mente a travessia por meio de foco luminoso, bem como, a já situada na Rua General Osório, esquina com a Rua Pi-nheiro Machado.

Page 16: 17dedezembro oexpresso

16 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Page 17: 17dedezembro oexpresso

17 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Page 18: 17dedezembro oexpresso

18 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffGilvan Jones dos Santos, 33 anos,

professor em São Paulo (SP) – Sou paraplégico e me orgulhei em ver o de-sempenho do Brasil no Parapan. Acho que o seu governo precisa olhar muito para esse segmento.

Presidenta Dilma – O seu orgulho, Gilvan, é o mesmo de todos nós, brasi-leiros, com o desempenho excepcional dos nossos para-atletas. O mérito é todo deles, que nos deram exemplos vivos de determinação, perseverança e supera-ção. Por meio do Bolsa Atleta, nós demos uma ajuda, que foi muito bem aproveita-da. Das 197 medalhas conquistadas, 156 vieram no peito de beneficiários do pro-grama Bolsa Atleta: 56 ouros, 52 pratas e 48 bronzes. Entre esses bolsistas está o nadador Daniel Dias, que ganhou 11 ou-ros e é o maior vencedor da história dos Jogos Parapanamericanos. O programa garante uma remuneração mensal para que eles se dediquem exclusivamente aos treinos e competições. Quase 14 mil esportistas, incluindo os para-atletas, já receberam a bolsa. Mas nós não nos limitamos apenas a estimular a prática esportiva das pessoas com deficiência. Recentemente, lançamos o Viver sem Li-mite, que prevê um conjunto amplo de ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. O programa visa a autonomia da pessoa com defici-ência, com a sua integração plena à vida da sociedade. Vamos investir, até 2014, R$ 7,6 bilhões no Viver sem Limite, pois sabemos que, com oportunidades, todas as pessoas com deficiência conseguem superar barreiras e realizar seus sonhos.

Ana Paula C. Jansen, 19 anos, estu-dante em Porto Alegre (RS) – Gostaria de saber se cresceram ou diminuíram as denúncias de violência contra a mulher e como o Brasil poderia diminuir os casos de brasileiras vítimas de abusos no exterior.

Presidenta Dilma – O número de de-núncias vem crescendo e isso é positivo, porque mostra que as mulheres estão mais conscientes e cada vez mais enfren-tando o problema de frente. A Secretaria de Políticas para as Mulheres mantém, gratuitamente, o Ligue 180. O objetivo é orientar, informar sobre como funciona a legislação de proteção, como a Lei Maria da Penha, e sobre onde e como buscar atendimento. Desde 2007, o Ligue 180 já atendeu mais de dois milhões de mulhe-res. Só este ano, até outubro, a central re-cebeu 530 mil ligações. A partir de 25 de

novembro, Ana Paula, nós estendemos esse serviço gratuito, que tem salvado muitas vidas, também para as brasileiras que vivem na Espanha, Itália e Portugal. Da Espanha, as mulheres devem ligar para 900 990 055; da Itália, para 800 172 211; e de Portugal, para 800 800 550. Na ligação, as brasileiras devem optar por 1 ou 3 e informar à atendente, em portu-guês, o número 61-3799 0180. Uma das principais políticas de proteção é a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que atua de forma articulada com estados, municípios, instituições públicas e a comunidade. Objetivo: dar atenção social, psicológica, orientação jurídica e, sendo necessário, acolhimento nas Casas Abrigo.

Adalberto Luz, 48 anos, biólogo em Florianópolis (SC) – Quais as propostas que o Brasil quer discutir na Rio +20?

Presidenta Dilma – Adalberto, o go-verno já tem um conjunto de propostas para discussão na Conferência das Na-ções Unidas sobre Desenvolvimento Sus-tentável, a Rio +20. O documento, elabo-rado pela Comissão Nacional da Rio +20, é fruto de consultas à sociedade, a órgãos dos três níveis de governo, ao Congresso e ao Poder Judiciário. Entre as propos-tas, destaco a criação de um Programa de Proteção Socioambiental Global, uma espécie de Bolsa Família mundial; a defi-nição de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – a exemplo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio –, para serem cumpridos entre 2015 e 2030; no-vos indicadores para medir o Desenvolvi-mento, com a incorporação de elementos de sustentabilidade ao cálculo do PIB; e o Pacto Global para Produção e Consumo Sustentáveis, que inclui compras públicas sustentáveis. Em relação aos novos de-safios do desenvolvimento sustentável, propomos prioridade a temas da agenda social, como a erradicação da pobreza ex-trema, combate às desigualdades, acesso à saúde, educação, promoção da igualda-de de gênero e racial, entre vários outros pontos. O documento, na íntegra, pode ser acessado na página http://www.mma.gov.br/estruturas/182/_arquivos/rio20_propostabr_182.pdf. Os funda-mentos da nossa proposta são a promo-ção de uma economia verde, no contex-to do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o aperfeiçoa-mento da governança global do desen-volvimento sustentável.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Empenhados recursos para saúde em Cruz Alta

Segundo in-f o r m a ç õ e s do deputa-

do Darcísio Perondi (PMDB-RS), acabam

de ser empenhados re-cursos do Fundo Nacio-nal de Saúde, no valor de R$ 500 mil, para a Associação das Damas

de Caridade. O dinhei-ro deve ser investido na aquisição de equi-pamentos hospitalares e bens permanentes para uma unidade de atenção especializada em saúde e está previs-to em Emenda Indivi-dual do parlamentar. O empenho quer dizer que o dinheiro já está reservado pelo Gover-no Federal. Perondi disse que vai trabalhar para que esses recursos sejam liberados o mais rápido possível.

Page 19: 17dedezembro oexpresso

19 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Profº Edi Barbosa*

* Especialista em Treinamento Esportivo e Detecção de Talentos, Técnico de Atletismo e Futebol.

CONVIDAMOS OS AMIGOS A VI-SITAREM O BLOG DO ESPORTE E CIDADANIA QUE ENCONTRARÃO INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO E A CAMINHADA ESPORTIVA DE LUTI-MAR E OUTROS ATLETAS.

Nosso abraço hoje vai para o Gabriel Presidente do Sindicato dos Bancários, Hilário Ferreira atua no setor imobiliá-rio e Franciele Secretária do CPERS Cruz Alta que acompanham nossa coluna, obrigado pela leitura e pela força.

BARCELONA E SANTOS O JOGO DO ANO

Indagado pelos amigos sobre o jogo eu disse que colocaria

minha opinião na coluna Expressão Esportiva.

Com certeza será um grande jogo, acredito que com o domínio do Barcelona que tem um conjunto de jogadores fantásticos que posicio-nam-se em campo de forma muito compacta e com a posse de bola tem uma mobilidade muito grande onde sempre tem alguém desmarcado para receber a bola, o segredo do Barcelona e a flutuação de seus joga-dores mudando constantemente de posição do meio campo em diante e quando perdem a posse de bola au-tomaticamente se posicionam pres-sionando o adversário para cometer o erro e retomá-la e fazem isto com muito eficiência. O santos precisa se

superar e o seu meio de campo tem que ser muito competente neste jogo principalmente Arouca e Ela-no, e contarem com muita criativi-dade e inspiração do Neymar, Ganço e efetividade e proeficiencia técnica do Borges para surprender o grande Barcelona, porem acredito muito no Mureci Ramalho que é muito com-petente e inteligente e deve armar uma forma de vencer o Barcelona, estarei torcendo pelo Santos mas é uma parada muito dura.

QUE OS SENTIMENTOS CRIS-TICOS ESTEJA COM VOCES E QUE O NATAL SEJA PARA MUITA ALEGRIA E CELEBRAÇÃO DA VIDA COM PAZ E SAÚDE.

UM FRATERNO ABRAÇO PARA TODOS.

Prefeito sanciona Lei da Ficha Limpa

Em ato realizado no Salão No-bre da Prefeitura Municipal na tarde desta sexta-feira

(16) o prefeito de Cruz Alta, Vilson Ro-berto Bastos dos Santos, sancionou o projeto de Lei Municipal nº 2179 de au-toria do vereador Ademar Guareschi.

De acordo com a lei da Ficha Lim-pa municipal fica disciplinada as no-meações para cargos em comissão no âmbito dos órgãos do Poder Executivo

e Legislativo municipal de Cruz Alta. O vereador Ademar Guareschi sa-

lientou a importância da Lei e o exem-plo que Cruz Alta está dando para o Es-tado. “Não tive dúvida da relevância do Projeto que agora é Lei. Está criado um mecanismo de maior controle sobre os representantes da população tanto no Executivo, quanto do Legislativo”, diz o vereador.

Já o prefeito Vilson Roberto Bas-tos dos Santos diz que ao Executivo somente res-tava corroborar o Proje-to. “A sanção de uma Lei como esta é uma obriga-ção de qualquer Prefeito. A Lei vai de encontro a um clamor da sociedade”, lembra.

O Projeto entra em vigor após sua publi-cação e a Prefeitura e a Câmara deVereadores terão 90 dias para ve-rificarem em seus qua-dros se algum cargo em comissão pessoas que não estão aptas para exercer o cargo confor-me exigências da Lei.

Page 20: 17dedezembro oexpresso

20 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

PREVISÃO DO TEMPO:No Rio Grande do Sul e no oeste cata-

rinense e paranaense, o sol aparece forte e o tempo fica firme, ainda com muitas nuvens pela manhã no leste gaúcho. Nas demais áreas do Sul, o sol também pre-domina, mas a nebulosidade aumenta e provoca algumas pancadas de chuva.

Casa dos Amortecedores: informa a Previsão do Tempo

CASA DOS AMORTECEDORES: Rua Domingos Veríssimo, 42 - Fone: 3322.8344 / 9926.9211

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro de 2011

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol e aumento de nuvens de manhã.

sÁBADo:Mín.: 17ºCMáx.: 26ºC

DoMINGo:Mín.: 18ºCMáx.: 27ºC

seGUNDA:Mín.: 17ºCMáx.: 28ºC

Sol com algumas nuvens. Não chove

o expressoJornal

Rua João Manoel, 810Fone: 3303-5995