voz da madeira | março 2013

90
www.vozdamadeira.pt Número ZERO DOZE AÇUDES NAS RIBEIRAS SEGURAM O FUNCHAL REGIÃO ESTÁDIO DOS BARREIROS AVANÇA DESPORTO MADEIRA DEVE BENEFICIAR DE EXTENSÃO DE PRAZOS ENTREVISTA MENSAL • 00 • MARÇO 2013 CARNAVAL TROUXE MUITA COR E ALEGRIA ÀS RUAS DO FUNCHAL ESPETÁCULOS CABO GIRÃO MÉDIA DE 2000 PESSOAS POR DIA! TURISMO CRISTIANO RONALDO O PERFIL DA ESTRELA DO FUTEBOL PERFIL

Upload: voz-da-madeira

Post on 29-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Uma publicação, editada mensalmente, que visa dar eco às mais variadas áreas de intervenção da nossa sociedade. Num propósito de esclarecer, entreter, informando com rigor e imparcialidade os que vierem a ser nossos leitores.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz da Madeira | Março 2013

www.vozdamadeira.pt

Número ZERODOZE AÇUDES NAS

RIBEIRAS SEGURAM O FUNCHAL

REGIÃO

ESTÁDIO DOS BARREIROS AVANÇA

DESPORTO

MADEIRA DEVE BENEFICIAR DE EXTENSÃO DE PRAZOS

ENTREVISTA

MEN

SAL

• 00

• M

AR

ÇO

201

3

CARNAVAL TROUXE MUITA COR E ALEGRIA ÀS RUAS DO FUNCHAL

ESPETÁCULOS

CABO GIRÃOMÉDIA DE 2000PESSOAS POR DIA!

TURISMO

CRISTIANO RONALDOO PERFIL DA ESTRELADO FUTEBOL

PERFIL

Page 2: Voz da Madeira | Março 2013

2

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SUMÁRIO

3 Diretor Convidado4 Editorial5 Região8 Nacional10 Internacional12 Opinião16 Entrevista22 Política24 Economia26 Finanças27 Turismo30 Cultura35 Saúde36 Ciência e Tecnologia38 Desporto42 Flash44 Cinema48 Música50 Espetáculos55 Livros57 Vinhos59 Frase60 SMS62 Perfil64 Pessoas66 O Outro Lado...68 Aquintrodia70 Passeios71 Gastronomia72 Porto Santo74 Local77 Autonomia78 História80 Diáspora82 Social88 Publicidade

Edição: Voz da Madeira http://www.vozdamadeira.pt [email protected]

Propriedade: Letras e Vírgulas - LDA

Diretor: Maurício Pereira

Distribuição: Gratuita Online

Periocidade: Mensal

Registado na ERC: XXXXX

ISSN: 2182-8786

FICHA TÉCNICA

ESTATUTO EDITORIAL1 - “Voz da Madeira” é uma publicação online, actualizável a qualquer hora, acessível na World Wide Web através do endereço www.vozdamadeira.pt, que disponibiliza informação generalista, dando enfase às questões ligadas à Região Autónoma da Madeira.

2 - “Voz da Madeira” defende a liberdade de expressão e a liberdade de informar.

3 - “Voz da Madeira” publica informação credível, objetiva e atual.

4 - “Voz da Madeira” distingue entre géneros informativos, opinativos e interpretativos.

5 - “Voz da Madeira” assume o compromisso de respeitar sempre o sigilo das suas fontes de informação e de nunca quebrar esse princípio fundamental.

6 - “Voz da Madeira” é concebido, redigido e produzido no cumprimento das orientações e princípios definidos neste Estatuto Editorial e pela sua Direção.

Page 3: Voz da Madeira | Março 2013

3

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DIRETOR CONVIDADO

BIOGRAFIAMaurício Pereira nasceu a 10 de Novembro de 1972, é natural do Funchal, casado e pai de duas filhas.

Licenciou-se em Economia, em 1996, na Faculdade de Economia do Porto. Curso que procurou sempre complementar através de pós-graduações, programas avançados ou outras iniciativas formativas de curta duração em diversos domínios.Iniciou o percurso profissional em 1995, na cidade do Porto. Primeiro, no Banco Totta e Açores (Gabinete

de Estudos de Empresas) e, posteriormente, na sociedade de Revisores Oficiais de Contas Moreira, Valente e Associados.

Entre 1997 e 2000, já na Madeira, integrou a administração do grupo empresarial Pereira e Filhos Investimentos, assumindo a gestão de várias áreas de negócio. Condição que suspendeu durante onze anos, de 2001 até final de 2011, de modo a desempenhar funções de adjunto do gabinete do Vice-Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira.

Desde Janeiro de 2012, retomou funções na administração do Grupo Pereira e Filhos Investimentos, intervindo em áreas como a formação e ensino profissional, extracção de inertes marítimos, imobiliária, metalurgia, corretagem de seguros, combustíveis e rent-a-car.

Paralelamente à actividade profissional, acumulou experiência enquanto dirigente desportivo, político, e também de associações empresariais. Presentemente, é Tesoureiro da ACIF (Associação Comercial e Industrial do Funchal), Vogal do Conselho Fiscal do Clube Sport Marítimo e Membro da Comissão Política Regional do PSD Madeira.

MAURÍCIO PEREIRAEmprEsário

PRÓXIMO DIRETOR CONVIDADO

ANTÓNIO CUNHA VAZConsultor dE ComuniCação

Page 4: Voz da Madeira | Março 2013

4

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

EDITORIAL

A MADEIRA TEM UMA NOVA “VOZ”

A partir de hoje lançamos o “Voz da Madeira”.

Uma publicação, editada mensalmente, que visa dar eco às mais variadas áreas de intervenção da nossa sociedade. Num propósito de esclarecer, entreter, informando com rigor e imparcialidade os que vierem a ser nossos leitores.

Vamos tentar fazê-lo aqui.

À nossa medida.

Com empenho e dedicação.

Por agora, apenas online, através do endereço www.vozdamadeira.pt .

Estamos certos que iremos contribuir positivamente para enriquecer o espectro da comunicação social regional, respeitando os seus valores deontológicos e criando novas oportunidades para aqueles que gostam de se aventurar na escrita e na arte de comunicar.

Reiterando a disponibilidade para o trabalho sério e objetivo, aproveitamos a circunstância desta edição experimental para endereçar a todos um muito obrigado por nos dedicarem um pouco da vossa atenção.

E esperamos que gostem, sendo a partir de agora nossos embaixadores na promoção desta “voz” da Madeira.

Page 5: Voz da Madeira | Março 2013

5

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO

DOZE AÇUDES NAS RIBEIRAS SEGURAM O FUNCHAL

O Presidente e Vice-Presidente do Governo Regional visitaram as obras de construção dos açudes a montante da Ribeira de Santa Luzia.

Os açudes visam reter, pelo menos, 60% do caudal sólido da ribeira.

«A razão desta visita foi vermos “in loco” e mostrarmos ao senhor Presidente do Governo o que estávamos a fazer, ao abrigo da Lei de Meios, na Ribeira de Santa Luzia», começou por dizer João Cunha e Silva, explicando de seguida que a opção pela construção de quatro açudes está a ser também aplicada na Ribeira de João Gomes (obra em execução, embora

menos avançada) e na Ribeira de São João (em fase de concurso público).

De acordo com o Vice-Presidente do Governo Regional, estes trabalhos a montante das ribeiras complementam-se com as obras que estão a decorrer nas fozes. É a junção destas duas intervenções que faz a intervenção global, a qual visa prevenir situações como a que aconteceu no temporal de 20 de Fevereiro de 2010.

Relativamente à Ribeira de Santa Luzia, o Vice- Presidente do Governo Regional referiu que se não houver um Inverno muito rigoroso, a construção dos quatro açudes poderá estar concluída «muito antes» do final do ano. Já a conclusão na foz levará mais tempo, até porque o seu prazo é de dois anos e os trabalhos iniciaram-se mais tarde.

Page 6: Voz da Madeira | Março 2013

6

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

MAU TEMPO NA MADEIRA

As dez corporações e associações de bombeiros do arquipélago da Madeira tiveram dias relativamente calmos, sem registos de grandes ocorrências, atendendo à intensa chuva e vento que se fizeram sentir na Região.

Com o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o mau tempo fez cair várias árvores

em diversas localidades, e a agitação marítima, provocou alguns estragos no litoral sul da Madeira.O aeroporto da Madeira esteve condicionado, e mais de duas dezenas de ligações aéreas foram canceladas, afetando cerca de quatro mil passageiros.

O mau tempo na Região não provocou “danos pessoais”, segundo informação recolhida junto do Serviço Regional de Proteção Civil.

REGIÃO

Page 7: Voz da Madeira | Março 2013

7

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃOSECRETARIA DA EDUCAÇÃO MOVE AÇÃO CONTRA MINISTÉRIO

Em causa a exclusão dos docentes da Região no concurso extraordinário de vinculação

A providência cautelar do Governo da Madeira contra o Ministério da Educação e Ciência devido à exclusão dos docentes da Região no concurso extraordinário de vinculação deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal.

“A Secretaria Regional da Educação e Recursos

Humanos decidiu intentar contra o Ministério da Educação e da Ciência do Estado Português uma ação, reagindo contra a inaceitável discriminação dos docentes da Região Autónoma da Madeira, que os impede de serem opositores ao concurso extraordinário”, refere uma nota de imprensa da tutela.No documento, a secretaria de Jaime Freitas esclarece que esta decisão tem por base vários fundamentos, como “a notória inconstitucionalidade do concurso já referido, por não respeitar princípios constitucionais da igualdade dos cidadãos e da liberdade de exercício da profissão nas condições de acesso ao trabalho”.

Acresce “o facto de contrariar a Lei da Intercomunicabilidade” e violar o Estatuto Político-Administrativo da Região, “o qual garante a mobilidade profissional e territorial aos funcionários” da Madeira e do Estado.

Para a secretaria, a impossibilidade dos madeirenses concorrerem ao concurso externo extraordinário é uma “clara e manifesta discriminação negativa e ação grave do Ministério da Educação e da Ciência”.

REGIÃO SEM REGISTO DE ATIVIDADE GRIPAL

Até ao momento, não há registos de qualquer atividade gripal na Madeira e Porto Santo. A garantia foi dada por Ana Nunes, presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE.

As informações de que o IASAÚDE dispõe até ao momento, e que resultam da ligação direta existente entre aquele organismo e o Serviço de Saúde da Região (SESARAM) é que, até ao momento, há apenas registos de constipações, rinovírus ou uma outra gripe isolada, mas não qualquer indício de surto.

Esta evidência “dá algum descanso” ao IASAÚDE e permite que as autoridades e entidades de saúde ao nível regional se preparem para alguma eventualidade.

Ana Nunes explica que, com base no histórico regional, a repercussão de qualquer surto ao nível de Portugal continental na Madeira “é sempre um pouco mais atrasada”, daí que afirme que mais cedo ou mais tarde “vai chegar à Região qualquer coisa”.

Porém, salienta, mesmo que surjam casos de Gripe A (vírus H1N1) na Madeira, nunca será com a gravidade nem com a dimensão que teve no primeiro ano (época gripal de 2009/2010

Page 8: Voz da Madeira | Março 2013

8

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

NACIONAL

NÃO HÁ EXCEÇÕES NA TAP: SALÁRIOS VÃO SER REDUZIDOS

A TAP vai adotar os cortes salariais da função pública, previstos no Orçamento do Estado para 2013 (OE2013), disse o presidente da Comissão de Trabalhadores (CT), depois de uma reunião com o presidente da companhia aérea.

“Fernando Pinto (presidente executivo) confirmou de que não haveria qualquer tipo de medida excecional e que os cortes serão feitos como está

previsto no Orçamento do Estado (OE), entre os 3,5% e os 10%”, disse o presidente da CT da TAP, Vítor Baeta.

Em Janeiro, a TAP não aplicou as reduções salariais previstas no OE2013, documento que eliminou a possibilidade de haver exceções, como aconteceu nos dois últimos anos.

Entretanto, o Ministério das Finanças reiterou que a TAP e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão ter de reduzir os salários entre 3,5 e 10%, explicando que o Orçamento do Estado para este ano não contempla regimes de exceção.

MANIFESTANTES PROTESTARAM EM LISBOA CONTRA «POLÍTICAS DESUMANAS» DO FMI

Cerca de uma centena de pessoas estiveram concentradas, perto de duas horas, em frente ao gabinete do FMI, em Lisboa, para protestarem contra “as políticas desumanas” daquela organização.

Durante o protesto, convocado pelo Plataforma 15 de Outubro, os manifestantes pediram várias vezes a demissão do Governo de Pedro Passos Coelho e exigiram a saída imediata de Portugal do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Fora, fora já daqui, a fome, a miséria e o FMI!”, “Quem deve aqui dinheiro é o banqueiro” e “Vamos lá ver quem decide o meu salário, se é o povo unido, se é o fundo monetário” foram as palavras de ordem mais ouvidas pelos manifestantes, que começaram a chegar ao protesto, na Avenida da República, em Lisboa, por volta das 18:00.

Davide Santos, da Plataforma 15 de Outubro, disse à agência Lusa que as políticas do FMI estão a

Page 9: Voz da Madeira | Março 2013

9

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“roubar direitos fundamentais aos portugueses”, nomeadamente na saúde e na educação.“

Protestamos contra as políticas desumanas do FMI”, sustentou.

A concentração, vigiada de perto por cerca de uma dezena de agentes da PSP, decorreu sem qualquer incidente.

MARINHO PINTO APELA AOS ADVOGADOS QUE SE PROTEJAM DOS JUÍZES

O bastonário da Ordem dos Advogados lança mais um duro ataque ao Governo. Na abertura solene do ano judicial, Marinho Pinto criticou as políticas seguidas pelo Executivo e acusou-o de querer tirar a justiça dos tribunais, lançando ainda um apelo aos advogados para que se protejam dos juízes.

“Este é o local adequado para daqui lançar uma solene advertência aos advogados portugueses. Retirem dos vossos escritórios quaisquer documentos ou objetos que possam incriminar os vossos constituintes, pois correm o risco de um juiz ir lá apreendê-los para os entregar ao Ministério Público, para os entregar à acusação”, declarou o bastonário.

“Para alguns juízes, o escritório de um advogado não goza hoje em Portugal da imunidade que deveria ter e que as leis lhe reconhecem. Chegámos a um

ponto da nossa vida coletiva em que os advogados terão que recorrer aos velhos métodos com que outrora contornavam as perseguições das polícias da ditadura”, criticou.

Em referência à reforma na Justiça, o bastonário denunciou “políticos sequiosos de popularidade fácil, jornalistas moralmente corrompidos, polícias fundamentalistas, magistrados indignos da sua função - todos convergem para gerar o ambiente social que exige sempre penas mais pesadas, medidas de coação mais duras. Todos se unem para fazer gerar na opinião pública a ideia de que são os direitos que estão a mais no nosso sistema judicial”.Marinho Pinto interveio pela última vez na qualidade de bastonário numa sessão solene de abertura do ano judicial, no Salão Nobre do Supremo Tribunal de Justiça, uma vez que se aproxima do final de mandato.

PRESIDENTE DA RTP NÃO EXCLUI DESPEDIMENTOS

O presidente do Conselho de Administração da RTP não põe de lado despedimentos coletivos na empresa.

Em entrevista à televisão pública, Alberto da Ponte disse que que o grupo terá uma grande “disciplina de custos” no novo programa de reestruturação e admitiu que a empresa “pode estar sobredimensionada” no número de trabalhadores.

O presidente da RTP disse que não é sustentável no futuro ter mais de dois mil trabalhadores numa empresa que se pretende “enxuta”. Alberto da Ponte lembra que estão ativos novos processos de rescisões amigáveis, com cinquenta pedidos em cima da mesa, e que no futuro não se pode excluir a possibilidade de um despedimento coletivo.

NACIONAL

Page 10: Voz da Madeira | Março 2013

10

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

INTERNACIONAL

MERKEL: CHEGADA DE HITLER AO PODER É “ADVERTÊNCIA PERMANENTE” PARA OS ALEMÃES

Angela Merkel assinalou na antiga sede da Gestapo (polícia secreta do regime nazi) a chegada de Adolf Hitler ao poder há 80 anos. “Há exatamente 80 anos e quase na mesma hora, o presidente Paul von Hindenburg nomeava Adolf Hitler como chanceler do Reich”, lembrou Merkel, em tom solene, num discurso proferido para assinalar a chegada do ditador nazi ao poder a dia 30 de janeiro de 1933.

“Isto deve ser uma advertência permanente para nós, alemães”, insistiu Merkel, ao mesmo tempo que lembrou que na altura ninguém pensava que o ditador “um pintor austríaco fracassado, autor de um livro de ideias simplistas, fosse permanecer durante anos no poder”.

Merkel lembrou também que foram necessários apenas seis meses para Hitler “aniquilar toda a diversidade da sociedade alemã” e destacou o apoio de várias fações da sociedade alemã. “A ascensão do

nacional-socialismo foi possível porque as elites e amplos setores da sociedade alemã participaram ou ao menos toleraram”, salientou a chanceler. Como exemplo, Merkel citou a participação de estudantes e professores no episódio da queima de livros a 10 de maio de 1933. Nesse dia, milhares de exemplares de pensadores alemães ou que falavam a língua, como Karl Marx, Sigmund Freud, Thomas e Heinrich Mann, foram queimados na fogueira.

HOMEM MAIS RICO DA ÁFRICA DO SUL VAI DOAR METADE DA FORTUNA AOS CARENCIADOS

O milionário sul-africano Patrice Motsepe anunciou que vai doar metade da sua fortuna a uma fundação de solidariedade, respondendo desta forma a uma campanha internacional dos filantropos norte-americanos Bill Gates e Warren Buffett.

Natural do Soweto, a sul de Joanesburgo, Patrice Motsepe, de 51 anos, controla o grupo mineiro African Rainbow Minerals e é a oitava fortuna do continente africano, avaliada em 2,65 mil milhões de dólares (cerca de 1,95 mil milhões de euros), segundo a revista norte-americana Forbes.

“As necessidades e os desafios são grandes e espero que este compromisso encoraje outros na África do Sul e em outras economias emergentes a dar e a fazer o mundo um lugar melhor”, afirmou o milionário, num comunicado.

Page 11: Voz da Madeira | Março 2013

11

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

INTERNACIONALSISMO FEZ TREMER CHILE

Um sismo de 6.8 na escala de Richter foi registado no Chile, mas não há registo de vítimas ou de estragos materiais avultados.

O epicentro foi localizado a 50 quilómetros de profundidade, a 100 quilómetros de distância da cidade mineira de Copiapo. As ondas de choque provocadas pelo tremor de terra foram sentidas a

quase 600 quilómetros, na capital Santiago.

De acordo com a marinha chilena, o sismo não atingiu os critérios para que fosse necessário emitir um alerta de tsunami para a zona costeira do país.

Há quase três anos, um abalo de 8.8 na escala de Richter e o tsunami que se seguiu mataram centenas de pessoas e provocaram estragos no valor de milhões de euros nas regiões Centro e Sul do Chile.

REINO UNIDO NÃO QUER BÚLGAROS E ROMENOS

O Governo britânico quer desincentivar búlgaros e romenos a emigrarem para o Reino Unido, escreve o jornal inglês “The Guardian”.

A campanha deverá acontecer antes do fim de 2014, altura em que terminam restrições que limitam o direito dos cidadãos dos dois países, membros da União Europeia, a residir e trabalhar em território britânico.

Uma fonte próxima do primeiro-ministro David Cameron afirmou que o objetivo é prevenir “danos potenciais” contra o mercado de trabalho britânico, mas não indicou quais serão a medidas que o Governo irá tomar. Contudo, os principais argumentos para convencer búlgaros e romenos a não emigrarem seriam o clima e a falta de recursos para ajudá-los.

O “The Guardian” critica esta atitude e em jeito

de resposta convida, em tom irónico, os leitores a fazerem os cartazes que o Governo britânico poderia usar na campanha.

Page 12: Voz da Madeira | Março 2013

12

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃO

LEIO, LOGO EXISTO!

O ato de ler, que na forma mais comum implica decifrar um texto, não é tão simples como salta à vista

Saber ler para depois poder transmitir aquilo que se lê, é uma das capacidades adquiridas mais importante da nossa espécie, graças ao desenvolvimento anatómico organizado do nosso cérebro, que no lobo temporal esquerdo concebeu uma zona específica, a chamada “Área de Broca” a qual permite a singular faculdade da fala, a capacidade de produzir pensamentos ... que não existe, visível, entre outros animais.

Ler, ou melhor, decifrar uma linguagem escrita, é a maneira mais comum e universal de comunicação

entre os povos e para a poder executar, aprende-se a reconhecer, a forma e o som dos símbolos, colocados á nossa frente, sejam eles, indo-europeus,

sino-tibetanos, semíticos ou bantu - nestes, devem estar incluídas as línguas mais faladas, na atual humanidade. Depois, temos, dialetos, códigos, que são linguagens fabricadas, digamos, artificiais, realizadas com a intenção em fazer uma comunicação particular, com alguma segurança. Com esta declarada globalização - portanto, sem barreiras alfandegárias, com intercâmbios fáceis e variados para os países emergentes - não admira que, tantas e tantos, aspirem querer falar as línguas sino-tibetanas, o mandarim por exemplo, ... embora me pareça mais fácil e até mais lógico, serem eles - que são muitos milhões - a começar a aprender as nossas línguas, em particular o inglês ou outras onde possamos estar incluídos.

Mas também se pode ler por outras formas e feitios: ler as mãos - vulgarmente chamado “ler a sina”, pode ler-se nos lábios - muito útil para os técnicos especializados em espionagem internacional, ler nos olhos - usado nos tempos do cinema mudo, no tempo do Charlot e companhia, ... ler o pensamento, importante na Psiquiatria ou Psicologia, e também pode ler-se, o que vai na alma, frequente e comum dentro daquelas organizações espirituais ou igrejas - com participação coletiva e ativa - que a estes assuntos se dedicam. Nesta maneira de pensar, o ato de ler, que na forma mais comum implica decifrar um texto, não é tão simples como salta á vista. Há que entender o que está escrito, o que se quer dizer - leia-se um artigo - que pode ser o 235º do nosso Código Penal (CP) - e entendam melhor aquilo que pretendo dizer... as dificuldades na interpretação, e depois de decisão e atuação... e deve haver pior do que o CP nos meio de todos os códigos portugueses, que afinal, existem para ajudar ao desenvolvimento e organização da Nação! Aqui, apetece dizer que não é a justiça que está mal, mas são os códigos que a regem, que estão desadequados e os culpados, são aqueles que os elaboraram! Lembrei-me do processo Casa Pia, que, apesar das suas particularidades e múltiplos intervenientes, é um exemplo de escândalo das vulnerabilidades do sistema judicial português. Como o é o acidente de Camarate, que já absorveu 9 comissões parlamentares de inquérito e a 10ª, iniciou mesmo agora, as suas funções! É um absurdo!

Afinal o que se pretende quando se lê, é que se entenda o que lá está escrito, e assim, que tenha conteúdo esclarecedor, melhor se for apelativo,

JOSÉ MANUEL RAMOSmédiCo

Page 13: Voz da Madeira | Março 2013

13

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

mas se for linguagem técnica que seja acessível e decifrável.

Quem contacta com animais domésticos, percebe que, alguns deles também “leiem” ... “leiem” o nosso odor, “leiem” o teor da nossa adrenalina, entendem a nossa atitude, a nossa postura, podendo reagir de acordo com a “leitura” realizada.

Enfim, ler é existir e é dos maiores prazeres que se pode ter, pela potencialidade deste ato, simples, humano e adquirido. E pode fazer-se em todo o lado, até no WC, ... que pelos vistos é um local requisitado e aprazível! Outros, preferem ler, durante as viagens, ... e nos seus transportes escolhem as classes executivas, para não serem incomodados, pelos vizinhos. Feitios!

OPINIÃO

Page 14: Voz da Madeira | Março 2013

14

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃO

Page 15: Voz da Madeira | Março 2013

15

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃOOS DESPORTOS AQUÁTICOS NA MADEIRA

Este artigo surge numa altura em que os clubes náuticos do Funchal estão de mudança para novas instalações em São Lazaro, berço das atividades náuticas na Madeira e primeira sede do Clube Naval do Funchal, inaugurada em 1953.

Voltando á atualidade, o ano de 2012 ficou marcado desportivamente, pelos jogos olímpicos de Londres, em que 2 dos 4 olímpicos madeirenses presentes, foram de desportos náuticos, nomeadamente o João Rodrigues na vela e a Helena Rodrigues na canoagem. Fruto da aposta nestas modalidades, o Clube Naval do Funchal é atualmente o Clube do país com mais atletas na seleção portuguesa de canoagem, contando com 5 dos quais 3 fazem já parte do projeto olímpico Rio 2016 e os outros para lá vão remando.

Na vela, e para além do João Rodrigues, mais 4 jovens velejadores foram chamados para integrar o projeto de orientação olímpica de 2016, 3 do Naval do Funchal e 1 do Centro de Treino Mar. Mas para que estes atletas lá cheguem, há que convergir esforços e apoios para os que realmente podem lá chegar, e não continuar com a política de dar um pouco a cada ou a cada modalidade de forma equivalente. Um bom exemplo desta política que acabei de referir é a existência na Madeira de 56 associações regionais de modalidade desportivas as quais vivem a 100% do erário publico. No ano transato e só para dar um exemplo, o orçamento da Associação Regional de

Vela da Madeira contemplava apenas valores para pagamentos de salários. Como podemos manter e atrair ainda mais jovens para aquele que é o maior parque desportivo da região, o Mar com o pagamento apenas de salários?

No passado fim-de-semana mais de 60 velejadores de 7 classes de formação, competiram na baia do Funchal numa prova oficial organizada pelo Naval, e outros tantos canoístas preparam-se para iniciar a época numa conjugação de sinergias entre a associação e os clubes, pelo que tem de haver coragem e vontade politica para acabar com o apoio a tantas associações, principalmente numa atual conjuntura económica. Assim a minha sugestão já manifestada publicamente, é a fusão de alguns desportos na chamada associação regional de desportos aquáticos de forma não só a reduzir custos de pessoal (administrativos e de destacados) como ainda para poupar em despesas com instalações e conjugar esforços numa só entidade.

A Associação Regional de Desportos Aquáticos deveria englobar a vela, a canoagem, o surf, bodyboard, o jet-ski e mota de água, o esqui aquático, o paddleboard, a pesca desportiva e a pesca Grossa (ex libris do turismo náutico da Madeira), a natação e as atividades subaquáticas como a caça submarina e a fotografia subaquática que não estão englobadas em nenhuma associação e que são os clubes que organizam a competição regional.

MAFALDA FREITASprEsidEntE do ClubE naval do FunChal

Mas o desporto não e só competição, tem vertentes muito importantes que têm de continuar a existir, como a formação com as escolas, o desporto aquático adaptado como forma de inclusão social ou o simples desporto como lazer com jovens e menos jovens. É também um instrumento muito importante para a transmissão de valores para aqueles que são o futuro de amanhã. Por último mas certamente não menos importante, o papel dos desportos aquáticos como importante veículo de promoção do destino Madeira. Assim temos continuar a promover a Madeira e o seu mar no exterior, como polo de desenvolvimento de turismo náutico durante todo ano mas com condições excecionais durante o Inverno, mostrando ainda o mar como meio de dinamizador da economia local através da realização de eventos náuticos e do desenvolvimento das atividades aquáticas.

Page 16: Voz da Madeira | Março 2013

16

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTA

MADEIRA DEVE BENEFICIAR DE EXTENSÃO DE PRAZOS

Voz da Madeira - Como é que viu o facto de Portugal ter conseguido obter a extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos concedidos pela “troika”?

Nuno Teixeira - Creio que se trata, indiscutivelmente, de uma boa notícia, e também - há que reconhecê-lo - de uma vitória da estratégia, persistência e paciência do Ministro das Finanças, que de uma forma concertada com o seu homólogo irlandês, soube esperar pelo momento certo para, junto dos seus parceiros do Eurogrupo, solicitar esse alargamento dos prazos de maturidade dos empréstimos concedidos a Portugal.

Portugal confrontar-se-ia, num momento em que começa a preparar a sua saída de uma situação de assistência financeira e o progressivo regresso aos mercados, com um problema de sustentabilidade da sua dívida pública, uma vez que enfrentaria entre 2014 e 2016 a necessidade de reembolsar os empréstimos iniciais, que tinham prazos de maturidade muito curtos, de cerca de 7 anos, ao invés dos posteriores, que foram já por um prazo de 15 anos. Essa pressão na tesouraria complicaria em muito a gestão da dívida pública, e poderia inclusivamente comprometer o regresso aos mercados de uma forma consistente.

Poder contar com a possibilidade de dilatar o prazo de maturidade desses empréstimos, diluindo-os no tempo e atenuando a pressão da amortização dos mesmos é não só vantajoso para o país, como

um sinal da crescente confiança dos restantes parceiros europeus no esforço de consolidação e reestruturação que vem sendo feito.

VM - Considera fundamental que esta medida seja extensiva ao Plano de Ajustamento Económico e Financeiro da Região Autónoma da Madeira?

NT - A extensão deste alargamento de prazos e maturidades dos empréstimos concedidos deve ser replicado ao PAEF da Madeira na exacta medida em que foi concedido ao Estado, trata-se de uma medida da mais elementar justiça e equidade no tratamento de situações que são perfeitamente idênticas.

Não devemos reclamar nem mais, nem menos.Da mesma forma que o Estado sente a pressão do reembolso dos empréstimos, e reclama a possibilidade de atenuar os picos de amortização da dívida, na Região a pressão é a mesma.

O que creio não ser aceitável, nem justo, nem proporcional, é que a dilação de prazos concedida

a Portugal não tenha qualquer reflexo no esforço de ajustamento que também cá se faz.NUNO TEIXEIRA

dEputado ao parlamEnto EuropEu

Page 17: Voz da Madeira | Março 2013

17

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTA

VM - Outro facto relevante foi o regresso de Portugal ao mercado financeiro esta semana com a colocação de 2,5 mil milhões de euros de dívida, pagando uma taxa abaixo dos 5%. Que leitura faz deste acontecimento e como é que tal é visto em Bruxelas?

NT - O regresso aos mercados de emissão de dívida foi também indiscutivelmente uma óptima notícia. Não devemos exagerar nos festejos, porque se trata apenas de um primeiro passo de uma longa caminhada, mas também não devemos desvalorizar o feito.

É preciso não esquecer que Portugal estava arredado dos mercados de dívida de longo prazo há mais de dois anos, e que a última vez que havia emitido dívida deste género foi pagando um elevado prémio de risco.

Conseguimos colocar dívida pública atraindo uma procura que superou a oferta em quase cinco vezes, com uma taxa inferior aos 5%, mas mais importante que isso, recuperámos a confiança dos investidores externos, ao contrário do que alguns pretenderam especular, nomeadamente afirmando que a operação seria tomada apenas por bancos portugueses.

Este facto foi recebido em Bruxelas com muita satisfação, porque a conjugação desta notícia com a trajectória semelhante que tem vindo a ser percorrida pela Irlanda contribuiu para um sentimento de alívio e para o reforço da convicção que a zona euro está a salvo e é irreversível.

VM - Também considera este regresso “antecipado” aos mercados financeiros uma vitória do Governo português?

NT - Este regresso foi não só “antecipado”, mas também “concertado”. Seria suicidário arriscar uma operação de emissão de dívida sem ter garantias de que seria bem sucedida. O Governo português encarregou-se de, junto dos parceiros europeus, garantir que assim aconteceria.

Mas há aqui muito trabalho do Governo português, que se tem esforçado por explicar a trajectória de consolidação das contas públicas, de reformas estruturais que tem vindo a empreender no país, e a resiliência de esperar pelo momento certo para concretizar estes passos.

Estou convencido que o facto de o governo poder

Page 18: Voz da Madeira | Março 2013

18

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

afirmar ter a certeza de que o país cumpriria e até superaria a meta do défice para 2012 em muito contribuíu para o sucesso de ambas as conquistas, quer a dilação dos prazos, quer o regresso aos mercados.

VM - Os dois acontecimentos acima mencionados significam que o País já vê a luz ao fundo do túnel?

NT - Os dois acontecimentos são um sinal positivo, de crescente confiança externa em Portugal, isso indubitavelmente.

E acho que os devemos encarar também, internamente, como um sinal de esperança, no

sentido em que os imensos sacrifícios que estão a ser exigidos começam a produzir resultados. É certo que há muito sofrimento, que é longo e penoso o caminho que o país percorre hoje em dia, mas há que ter a consciência de que era impossível continuar na mesma linha. Não há ninguém, nem famílias, nem empresas, nem países, que possam continuar eternamente a viver gastando mais do que aquilo que dispõem.

VM - Apesar destas “vitórias”, há políticos e economistas que dizem que o verdadeiro desafio para o Governo será fazer a economia crescer e diminuir o desemprego. Também é dessa opinião?

ENTREVISTA

Page 19: Voz da Madeira | Março 2013

19

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

NT - Esse não é o desafio apenas do Governo de Portugal, esse é o desafio de todos, a começar por nós próprios aqui na Madeira, mas também e sobretudo na União Europeia.

A nova Presidência rotativa da União, da Irlanda, tem 3 prioridades assumidas para os seus 6 meses de exercício da presidência: estabilidade, emprego e crescimento.

Temos que ir executando todas as fases do ajustamento que estamos a cumprir, e temo-lo feito, até quase aos limites do aceitável e do que é humanamente exigível. Há contudo que traçar uma

linha e salvaguardar às pessoas um mínimo que lhes permita viver com dignidade, sustentando-se a si e às suas famílias. É uma dura realidade constatar que há em Portugal crianças que têm na escola as únicas refeições quentes do dia.

Agora há que inverter o ciclo. Há que procurar reactivar a economia, porque sem crescimento económico nunca haverá criação de emprego. E o país tem de criar emprego. Não podemos continuar a forçar as pessoas a emigrar por falta de soluções em Portugal.Há dias, no aeroporto de Lisboa, cruzei-me com um amigo, engenheiro civil de profissão a trabalhar em Angola, que me dizia: “antes a saudade que a austeridade.”

ENTREVISTA

Page 20: Voz da Madeira | Março 2013

20

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

Temos de ter a esperança de que vamos conseguir recuperar estas pessoas para o país.

VM - Considera que o Governo poderá ter uma maior margem de manobra para aliviar as medidas de austeridade no próximo ano?

NT - Tenho essa esperança, fundada naquilo que são as promessas que nos têm sido feitas pelo Governo. Mas há ainda um quadro de incerteza orçamental, que decorre dos pedidos de apreciação da constitucionalidade do orçamento para 2013, que podem introduzir aqui um factor de instabilidade, numa situação em que seja necessário recorrer a medidas alternativas, de efeito e resultado equivalente, que se desconhecem mas que se sabe estarem equacionadas. O que não se pode antecipar, nesse cenário, é a repercussão e o reflexo que isso possa vir a ter em todo o contexto político nacional.

VM - Portugal conseguiu ficar abaixo do limite do défice imposto pela “troika” para 2012 (5,4% do PIB) ao alcançar um défice de 5%. Acha que respeitar o

limite do défice deve continuar a ser um objectivo prioritário para o País?

NT - O País só tem a ganhar em cumprir os objectivos com os quais se propôs. Não nos podemos esquecer que chegámos, há dois anos atrás, a uma situação em que não tínhamos dinheiro para cumprir com as nossas obrigações. Não havia dinheiro para pagar funcionários públicos, os serviços de saúde e educação, havíamos chegado a uma situação limite, de fim da linha. Por muito que nos custe admitir, o país estava na bancarrota, porque nem tínhamos dinheiro nem ninguém aceitava ou estava disposto a emprestá-lo.

Tivemos de recorrer a ajuda externa, mas esta veio juntamente com um conjunto de obrigações que integram o Memorando de entendimento, que foi subscrito por uma esmagadora maioria dos partidos políticos representados na Assembleia da República. E para recebermos as várias tranches de ajuda, temos de demonstrar que somos capazes de cumprir com a nossa parte. Temo-lo feito.

ENTREVISTA

Page 21: Voz da Madeira | Março 2013

21

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

Grande parte da credibilidade externa de que hoje gozamos, bem vincada nestas notícias recentes, o alargamento dos prazos, o regresso aos mercados e o cumprimento do limite do défice, decorre desta capacidade que o país tem demonstrado, de cumprir com aquilo com que se comprometeu.

«Deve haver um reconhecimento pelo cumprimento»

VM – Tem sido referido nos últimos tempos que países como Portugal e a Irlanda, que estão a cumprir com os respectivos programas de ajuda financeira, devem ser “recompensados” em termos

das condições que lhes foram impostas pela “troika”. Também é desta opinião? Acha que os deputados portugueses no Parlamento Europeu devem trabalhar no sentido de sensibilizarem os seus colegas e organismos europeus para apoiarem uma posição de maior tolerância em relação à aplicação do programa de recuperação do País?

NT - Creio que no Parlamento Europeu há uma convicção generalizada, que atravesssa todas as delegações e famílias políticas, que deve haver um reconhecimento pelo cumprimento escrupuloso dos programas de ajustamento, como tem acontecido com Portugal e a Irlanda.

ENTREVISTA

Page 22: Voz da Madeira | Março 2013

22

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

POLÍTICA

CONDIÇÕES IGUAIS AO PAÍS

O Presidente do Governo Regional disse que não lhe passa pela cabeça que quaisquer vantagens que sejam estendidas a Portugal, no domínio

do alargamento dos prazos de pagamento dos empréstimos da “troika”, não sejam estendidas à Madeira no atinente aos créditos concedidos no âmbito do Plano de Ajustamento Financeiro da RAM, acordado entre a Região e a República. “Se não o forem é que é muito grave”, avisa.

Questionado acerca dessa possibilidade, Alberto João Jardim foi perentório: “Eu acho é que não há Portugal e Madeira, há Portugal. E se há Portugal evidentemente que todas as vantagens que forem dadas a Portugal nem me passa pela cabeça que não sejam estendidas à Madeira”.

O Presidente do Governo Regional da Madeira escusa-se por enquanto a avançar com mais comentários, nem sequer com o alargamento pretendido, sublinhando que essa é uma questão em ponderação e a decidir em breve.

Foto: Impala

Page 23: Voz da Madeira | Março 2013

23

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

POLÍTICAJSD ACUSA REPÚBLICA DE DISCRIMINAÇÃO NO TRANSPORTE DAS EQUIPAS REGIONAIS

A JSD Madeira afirma que o despacho “relativo ao financiamento público a conceder às federações desportivas nacionais para comparticipar os encargos com a deslocação, por via aérea e/ou marítima, entre o território continental e as Regiões Autónomas discrimina descaradamente os clubes e os atletas da nossa Região”.

E afirma que vai solicitar à deputada Cláudia Monteiro de Aguiar para questionar o grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República sobra esta matéria.

Os jovens social-democratas madeirenses afirmam que os “agentes desportivos madeirenses são excluídos uma vez que o diploma apenas beneficia os atletas e clubes nacionais que se desloquem à Região.

Ou seja, dentro do mesmo quadro competitivo as equipas de Portugal Continental recebem uma comparticipação nos custos da deslocação, quando, por sua vez, as equipas da Região Autónoma da Madeira e dos Açores, dentro da mesma competição, aquando das suas deslocações ao Continente Português não recebem qualquer comparticipação”. A JSD Madeira recorda que a “Constituição da República Portuguesa, no seu art. 13º, dispõe que “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”.

A JSD Madeira desconhece quais as razões para os constantes atropelos à lei mas suspeita que, infelizmente, estamos perante um Estado que não reconhece as Regiões Autónomas como parte integrante do País.”

PCP RECUSA INTEGRAR COLIGAÇÃO DE ESQUERDA À CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL

O PCP-M recusou o convite do Partido Socialista para integrar uma coligação de esquerda para a Câmara Municipal do Funchal. O líder da CDU Edgar Silva deu conta da decisão na página pessoal, no facebook.

O dirigente comunista escreve que não estão reunidas quaisquer condições para a proposta de coligação pela completa ausência de princípios de um programa sólido coerente e de esquerda.

Assim sendo, a coligação proposta pelo PS vai contar apenas com o apoio do MPT, do PTP, PND, PAN e do Bloco de Esquerda, partidos que já confirmaram.

O Partido Comunista fica de fora e vai apresentar-se às eleições autárquicas deste ano com um candidato próprio.

Page 24: Voz da Madeira | Março 2013

24

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ECONOMIA

REGIÃO SIMPLIFICA E DESBUROCRATIZA LICENCIAMENTO INDUSTRIAL

Região pretende garantir uma articulação ágil e eficaz entre as várias entidades intervenientes no processo de criação e fomento da atividade industrial.

A criação de um contexto favorável ao investimento constitui uma das prioridades da Região visto que dele está dependente o crescimento económico sustentável e o desenvolvimento do investimento privado.

Decorridos três anos após a publicação do diploma que estabeleceu os procedimentos e as competências para efeitos de licenciamento e fiscalização das unidades industriais na Madeira, verificou-se ser oportuno melhorar algumas das suas disposições a nível dos procedimentos, dando melhor resposta aos agentes económicos e potenciando o desenvolvimento industrial regional.

O diploma aprovado em Conselho de Governo e proposto à Assembleia Regional vem alterar essencialmente os parâmetros de tipificação dos estabelecimentos industriais, que maioritariamente ficam enquadrados no tipo 3, sujeitos ao regime de registo de maior simplificação, ou seja, com redução significativa de elementos instrutórios para o licenciamento da atividade.

O prazo para análise dos processos relativos às tipologias 1 e 2 e sujeitos a parecer é reduzido em 50%, pelo que não só encurtam-se os prazos de decisão, como também agilizam-se as mesmas.

De acordo com o Vice-Presidente João Cunha e Silva, que tutela estas áreas, a Madeira pretende implementar uma reforma concertada e objetiva relativamente à instalação e exploração da atividade industrial, de forma eficiente e corretamente implantada no território, bem como garantir uma

Page 25: Voz da Madeira | Março 2013

25

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ECONOMIAarticulação ágil e eficaz entre as várias entidades intervenientes no processo de criação e fomento da atividade industrial.

Com a revisão legislativa em curso, pretende-se que a Administração Pública Regional passe a ter uma intervenção menos baseada em mecanismos de controlo prévio das condições do exercício da atividade industrial, privilegiando uma ação de controlo à posteriori, acompanhada de uma maior responsabilização dos industriais, concluiu o Vice-Presidente do Governo Regional.

Licenciamento comercial com prazos reduzidos

Foi aprovado igualmente uma proposta de decreto legislativo regional que estabelece o regime jurídico de instalação e de modificação dos estabelecimentos de comércio a retalho e dos conjuntos comerciais, com redução dos prazos para decisões no âmbito do licenciamento comercial, através da eliminação de alguns procedimentos de autorização e da introdução de mecanismos de comunicação eletrónica.

O diploma agora aprovado torna mais célere o processo, reduzindo o procedimento do licenciamento em 60 dias.

CMF QUER PARTICIPAR NA PRIVATIZAÇÃO DA HORÁRIOS DO FUNCHAL

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) tem condições para participar direta, ou indiretamente, no processo de privatização da empresa Horários do Funchal, adiantou Miguel Albuquerque.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal quer acompanhar a privatização da empresa, uma intenção que já transmitiu ao presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

“Nós temos condições financeiras, temos condições de crédito para o efeito e temos condições, competências, conhecimentos e ‘know-how’ para entrar no processo”, afirmou Miguel Albuquerque, durante uma sessão de entrega de projetos de arquitetura.

BANIF E SATA LANÇAM CARTÃO DE CRÉDITO IMAGINE GOLD

O Banif e a companhia aérea SATA reforçaram a sua parceria com o lançamento do Cartão SATA Imagine Gold, um novo cartão de crédito destinado a clientes e não clientes do banco, particulares e empresas. Este novo cartão, segundo informações disponibilizada por aquelas entidades, apresenta vantagens aos seus utilizadores, designadamente a conversão em milhas de todos os movimentos realizados com o cartão SATA Imagine Gold. Possui ainda um pacote de seguros alargado.

Este novo cartão permite acumular milhas com o valor de todos os seus pagamentos, que poderão ser utilizadas e trocadas por viagens do Grupo SATA e restantes parceiros.

Page 26: Voz da Madeira | Março 2013

26

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FINANÇAS LEI DE FINANÇAS AVANÇA CONTRA A MADEIRA

Região perde 73 milhões

O PSD-M votou, vencido, contra a Lei de Finanças das Regiões Autónomas (LFRA) proposta pelo seu partido no Governo, depois de dias de intensas negociações, que não chegaram a bom porto.

Os deputados social-democratas assumiram o risco de furar a disciplina partidária, por entenderem que outra coisa não seria compreensível na Região, mas podem ter deitado por terra algumas das conquistas, poucas, por onde tinha conseguido avançar.

Num dia de rebeldia parlamentar, primeiro Passos Coelho foi interrompido com o ‘Grândola Vila Morena’ cantado nas galerias, também os deputados açorianos do PSD juntaram-se aos madeirenses contra a LFRA, aprovada na generalidade pelo PSD/CDS na Assembleia da República, e os votos contra de PS, PCP, BE e PEV. Cláudia Monteiro de Aguiar,

Correia de Jesus, Hugo Velosa e Guilherme Silva (PSD-M), Rui Barreto (CDS-M) e Lídia Bulcão, Mota Amaral e Joaquim Ponte (PSD-A) alinharam com a esquerda no cartão vermelho à LFRA, que vai regular o relacionamento financeiro entre o Estado e as Regiões nos próximos tempos.

O diploma polémico segue agora para a discussão na especialidade.

ALEMANHA SEPARA BANCOS COMERCIAIS DA BANCA DE INVESTIMENTO O executivo de Merkel avança com a medida há muito defendida para proteger os interesses dos clientes e reduzir o risco sistémico no sector.

O governo alemão aprovou uma estrita regulação para as entidades financeiras que prevê a separação das atividades bancárias e condenações até cinco anos de prisão para quem aprovar investimentos de risco que não corram bem.

O projeto de lei, aprovado em Conselho de Ministros, e que deverá entrar em vigor em Janeiro de 2014, prevê a separação dos bancos comerciais dos de investimento para as entidades bancárias cujos ativos de risco sejam superiores em 20% a 100 mil milhões de euros. A separação da banca comercial da banca de investimento foi uma das medidas defendidas, quer na Europa quer nos EUA, logo após a falência do Lehman Brothers. Em causa estava a evidência de que existiam bancos “too big too fail” e que os riscos tomadas pelas unidades de investimento dos bancos colocavam em causa os depósitos dos clientes.

Page 27: Voz da Madeira | Março 2013

27

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

TURISMO

FUNCHAL RECEBE 49 NAVIOS ATÉ AO FINAL DE MARÇO

Quase meia centena de navios de cruzeiro. Este é o total de escalas que o porto do Funchal tem programadas até final do mês de Março.

Um dos destaques do mês de Março será o regresso do “veterano” “Astor” ao nosso porto.

Mas não será o somente este navio a merecer destaque no próximo mês. O “Costa Favolosa”, o “Quest of Adventure”, o “Seven Seas Mariner” e os habituais “AidaSol” e “AidaBella” são outros dos navios de cruzeiro com escalas programadas para o mês de Março.

No que diz respeito aos dias de maior movimento, estes acontecem a 18, 24 e 29, datas para as quais estão previstas três escalas em simultâneo no porto do Funchal.

EASYJET PROMOVE 20 MIL LUGARES POR MENOS DE 50 EUROS

A campanha só é válida para compras efetuadas no site em easyJet.com e abrange o Funchal.

A ‘low cost’ easyJet lançou uma campanha de promoção que disponibiliza 20 mil lugares para todas as rotas por menos de 50 euros.

A campanha denominada ‘Super ofertas de Primavera’ é válida “para compras efetuadas no site, em easyJet.com, e realizar a viagem entre 1 de Abril e 14 de Julho de 2013”, refere a companhia que alerta para a necessidade da reserva dever ser realizada “com a máxima brevidade”.

A promoção é válida para voos à partida do Funchal, Faro, Lisboa e Porto, os aeroportos onde a easyJet tem presença, permitindo aos interessados optar pelos vários destinos europeus que as rotas easyJet proporcionam e “ter um início de Primavera da melhor forma”.

Page 28: Voz da Madeira | Março 2013

28

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CABO GIRÃO

A revalorização do espaço do Miradouro do Cabo Girão e de toda a zona circundante, permitiu conferir uma nova dignidade ao local, valorizando as suas características, nomeadamente a altura do promontório e a sua relação com o mar e com a paisagem envolvente.

Foram criadas novas acessibilidades a automóveis e a peões e a construção de um conjunto edificado que englobará seis espaços comerciais, um café com esplanada e instalações sanitárias, sendo que as áreas comerciais serão oportunamente concessionadas, através de concurso público.

TURISMO

Page 29: Voz da Madeira | Março 2013

29

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

TURISMO

Page 30: Voz da Madeira | Março 2013

30

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CULTURA

IGREJA DO COLÉGIO

Fundação e História

A igreja de São João Evangelista do Colégio do Funchal é um dos mais belos templos portugueses da sua época (e uma das mais ricas da ilha da Madeira), marcando a transição do maneirismo internacional para o barroco português, servida ainda de um magnífico recheio de talha, imaginário, pintura e azulejos, num conjunto de uma unidade formal verdadeiramente notável. Construída sobre terreno inclinado cuidadosamente escolhido, apresenta um enorme impacto visual sobre toda a sua envolvência, inclusivamente, sobre a cerca do antigo Paço Episcopal, com que antigamente se confrontava. A igreja era parte integrante de todo o quarteirão do antigo Colégio dos Jesuítas e mais tarde separada do mesmo com a extinção da Companhia de Jesus nos meados do século XIX e entregue à Diocese do Funchal em 1848 sob a jurisdição direta do Bispo e com a nomeação de um Reitor. A igreja, Monumento Nacional, está situada territorialmente na Paróquia de São Pedro. Trata-se, portanto, de uma igreja não paroquial, uma reitoria. Os primeiros padres da Companhia de Jesus que visitaram a Madeira fizeram-no de passagem pela ilha a caminho das Índias e do Brasil. Mais tarde, já no ano de 1566, chegaram à Madeira para auxiliar a população desanimada pelo ataque dos corsários franceses e para se certificarem de que a crença cristã madeirense não tinha sido profanada por ideais protestantes.

De facto, foi por causa do dito ataque dos corsários franceses que vieram os primeiros padres da Companhia de Jesus. Numa Quinta-feira a três de Outubro de 1566, às nove horas da manhã, uma armada de corsários franceses, composta por três navios de alto bordo e mais oito embarcações menores entraram pela praia formosa e durante quinze dias tomaram toda a cidade do Funchal saqueando-a com violência perante uma população que fugia para os montes.

Page 31: Voz da Madeira | Março 2013

31

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

Para defender a Ilha e libertar a cidade o reino enviou uma armada de vinte e dois navios comandados por Sebastião de Sá e Meneses e adiante João Gonçalves da Câmara, filho do capitão donatário da Ilha, com quatro caravelas para levar os primeiros auxílios. Neste primeiro socorro iam os Padres Jesuítas. Aqui se estabeleceram durante aproximadamente um ano, acompanhando os populares naqueles difíceis momentos, aproveitando para anunciar o

Evangelho da Esperança. O carinho manifestado pela população abriu as portas para que o sonho de construir um colégio se realizasse. Pelo carinho manifestado por toda a população e pelo trabalho apostólico dos padres jesuítas em tempos tão difíceis os governadores da Ilha escreveram em nome da cidade ao rei D. Sebastião a suplicar que se dignasse fundar na ilha um colégio da Companhia de Jesus, e alcançar do Geral

CULTURA

Fotos: Museu “Vicentes”

Page 32: Voz da Madeira | Março 2013

32

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

dos Jesuítas, em Roma, Francisco de Borja que oficialmente o aceitasse. Com a ajuda do Provincial dos Jesuítas, o Padre Leão Henriques, madeirense, consegue-se finalmente a ordem para iniciar a construção (Cf. Francisco Rodrigues, História da Companhia de Jesus na assistência de Portugal, Tomo II, Vol. I, Porto 1938). A construção da igreja de São João Evangelista está ligada à carta de dotação e doação passada por D. Sebastião, a 20 de Agosto de 1569, à Companhia de Jesus. Por este diploma é permitida a fixação de uma comunidade Jesuíta na Madeira que, beneficiando de uma renda anual, atribuída pela Fazenda Real, deveria proceder à edificação de um Colégio, levantado em 1599, cujas instalações deveriam ser adequadas ao seu alojamento, ao ensino e a prática das funções religiosas.

Os fundadores do Colégio, dezassete jesuítas, chegaram ao Funchal no dia dezoito de Março de 1570. O Padre Manuel de Sequeira foi o primeiro Reitor e as aulas tiveram início no dia 6 de Maio de 1570. Era o dia em que a Igreja celebrava a tentativa de martírio de São João Evangelista e por essa razão foi esse o Santo Padroeiro desta igreja. A sua festa é celebrada no dia 27 de Dezembro. Em 1577 foi nomeado o seu segundo reitor, o Padre Pedro Rodrigues, com apenas trinta e cinco anos de idade sendo mais tarde sucedido pelo Padre Fernão de Guerreiro e em 1592 pelo Padre Gomes Ferreira. Em 1593 é nomeado reitor o Padre Pantaleão da Ponte que veio a falecer em 1598. A Igreja de São João Evangelista – Igreja do Colégio – começou a ser construída em 1629, encontrando-

CULTURA

Page 33: Voz da Madeira | Março 2013

33

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

se levantada por volta de 1647. A primeira pedra foi lançada com grande solenidade e na presença do Bispo do Funchal, D. Jerónimo Fernando e com a presença do Capitão da Ilha, João Gonçalves da Câmara. Devido à monumentalidade e riqueza do empreendimento, alguns trabalhos de decoração do interior prolongam-se até ao séc. XVIII. Após a expulsão dos Jesuítas, presenciada na ilha a 16 de Julho de 1760, a igreja de São João Evangelista é encerrada, mantendo-se sem utilização largos anos.Em 1787 por autorização régia de D. Maria I as instalações são ocupadas pelo Seminário Diocesano, sendo restituído à igreja as funções religiosas. Nos anos de 1801 e 1802 e entre 1807 e 1814, o Seminário é transferido para o antigo edifício da rua do Mosteiro Novo e o Colégio é adaptado em local de aquartelamento militar para as tropas britânicas e a igreja chega mesmo a funcionar como templo anglicano. Com a saída das tropas britânicas, foi evacuado o Colégio que, em 1803, por ocasião do terrível aluvião, serviu de alojamento a inúmeras pessoas

que tinham ficado desalojadas. Serviu ainda de aquartelamento de tropas de guarnição da nossa cidade (Elucidário Madeirense, artigo sobre São João Evangelista). Necessitando de grandes obras de recuperação, em 1846 o Governador Civil do Funchal, José Silvestre Ribeiro, empreende uma oportuna intervenção de salvaguarda e de restauro e devolve-a à Diocese em 1848 para ser novamente aberta ao serviço religioso. Desde 1848 foram nomeados os Reverendíssimos Cónegos como reitores: Cónego Camacho, Cónego Agostinho e Cónego Tomé Velosa. Tendo este último exercido a nomeação de 1996 até 1 de Julho de 2006. De 2006 até ao presente é reitor da Igreja o Padre Marcos Gonçalves. Desde 2005 e sob a direção da Direção Regional dos Assuntos Culturais do Governo Regional da Madeira (DRAC), a igreja tem sido alvo de inúmeros restauros, ressurgindo a grandeza de toda a beleza deste Monumento Nacional. É de louvar toda a cooperação entre a igreja e as instituições para o bem do património de todos nós. Texto: www.igrejadocolegio.com

CULTURA

Page 34: Voz da Madeira | Março 2013

34

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“TEOGONIA”

Até 9 de Março

De Nair Morna e Roberto Macedo AlvesCentro das Artes – Casa das MudasEstrada Simão Gonçalves da Câmara, 37 - CalhetaTel.: 291 820 900Terça a domingo das 10h00 às 18h00

ARRAIAL DO RISO

Dia: 30 de Março

Local: Centro de Congressos da MadeiraElenco: Nuno Morna, Miguel Seabra e Miguel 7 Estacas, pretendem animar a Páscoa e prometem horas de bom humor e muita animação.

CULTURA

O RETRATISTA

Estão abertas as inscrições para o novo filme ‘O Retratista’, do produtor Martinho da Silva Andrade.“Este novo filme é uma curta-metragem de apenas 30 minutos que será rodada em praças, ruas e aldeias dos concelhos do Funchal e Camara de Lobos”, adianta.

‘O Retratista’ baseia-se numa comédia escrita pelo ator e produtor do filme ‘Gaiatos’. “Conta a vivência de um fotógrafo da Madeira no apogeu dos anos

30 que retratava tudo e todos, muda e a preto e branco esta será uma produção que trará ao povo as tradições do antigamente colocando a nu as profissões de outrora e que de certa forma fará esquecer os problemas do povo Português e não só”, refere.

Os interessados/as deverão contactar através de www.msafilmes/facebook.com e ou o e-mail:[email protected] a fim de pedir a sua ficha de inscrição.

Page 35: Voz da Madeira | Março 2013

35

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

COMO PASSAR MELHOR A PRIMAVERA – CONSELHOS “CASEIROS”

Ter o nariz congestionado ou não poder parar de o assoar, ter comichão nos olhos e lacrimejar sem parar… sintomas alérgicos relacionados com a primavera que provocam tão mal-estar.

Talvez possa seguir alguns conselhos que o podem ajudar a recuperar alguma energia e a sentir-se melhor.

1. Prefira espaços fechados − os alergéneos estão no ar sobretudo a partir do meio da manhã e até ao fim da tarde, pelo que nestes períodos deve evitar ao máximo estar ao ar livre. Quanto mais vento estiver, maior o perigo de os seus sintomas piorarem.

2. Use água salgada − a congestão nasal é muito incómoda. Respirar sistematicamente pela boca deixa qualquer um exausto, com a boca seca e os lábios desidratados. Compre um irrigador nasal para tentar diminuir este sintoma; mas cuidado com a concentração da água! Vai sentir melhoras em poucos minutos. E não se esqueça de hidratar os lábios nos períodos em que está pior.

3. Hidrate-se − espirrar, assoar, respirar pela boca… tudo isto leva a que fique desidratado. Certifique-se de que bebe água suficiente para compensar estas perdas. Pode beber bastante chá quente, com limão e mel, assim, ao mesmo tempo que se hidrata, desobstrui o seu nariz.

4. Tome um longo banho de água quente − um longo banho de imersão quente parece ter um feito

benéfico na sintomatologia alérgica e também o ajuda a relaxar.

5. Mantenha as janelas fechadas, tanto no carro como em casa, preferindo sempre o uso do ar condicionado (desde que os filtros estejam em boas condições).

6. Se sente que o ar da sua casa está muito seco, compre um humidificador. Mas cuidado, se os níveis de humidade forem demasiado elevados (acima dos 40%) está a facilitar o aparecimento de vários alergéneos.

7. Se fica com comichão nos olhos, experimente colocar compressas frias nos olhos até a comichão abrandar.

8. Gosta de comida picante? Aproveite para abusar um pouco mais do que o normal na pimenta, malagueta e caril. O consumo de comida picante ajuda a desobstruir as vias nasais.

9. Evite esfregar os olhos e o nariz. Embora a comichão provoque muito desconforto tente controlar-se. Quanto mais esfregar, mais irritados os seus olhos e nariz vão ficar.

10. De tanto assoar, ao fim de uns dias o seu nariz está muito irritado. Para que não chegue a esse ponto, nestas alturas do ano, passe a usar lenços de papel com loção, que reidratam e protegem o seu nariz. 11. Coloque compressas de água quente no seu nariz, para que desentupa mais depressa.

SAÚDE

Page 36: Voz da Madeira | Março 2013

36

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

BLACKBERRY LANÇA NOVO “SMARTPHONE” COM TECLADO “TOUCH”

Há um novo “smartphone” no mercado, o BlackBerry Z10, que aponta a um universo dominado pelo iPhone 5 e pelo Galaxy S III. Chega sem os tradicionais

teclados físicos que caracterizaram os BlackBerry e adota a tecnologia “touch”.

Além do novo dispositivo, há também a estreia de um sistema operativo. O “BB10” tenta aproximar-se do que a concorrência “touch” oferece, e chega com um área social integrada, chamada “BB Hub”, que agrega todas as mensagens no mesmo menu,

desde SMS, e-mails, mensagens das redes sociais e até chamadas não atendidas.

O BlackBerry Z10 tem semelhanças com o iPhone 5, sobretudo na parte de trás. O dispositivo conta com 2GB de RAM, tem suporte para cartão de memória SD e vai chegar desbloqueado às lojas do Reino Unido, com preços ainda especulativos que rondam os 600 dólares (cerca de 440 euros).

PANASONIC HX-WA20 - UMA CÂMARA FULL HD QUE GOSTA DE ÁGUA

À moda das câmaras de vídeo ultracompactas com capacidade para gravar fotos com muitos megapixéis e filmes em resolução Full HD, a Panasonic voltou a adicionar a resistência ao pó e à água. Argumentos capazes de tornar apetecível este modelo, para quem pretende gravações em condições meteorológicas mais adversas ou robustez na ação. Uma garantia dada pela Panasonic, qualquer que seja o terreno ou o estado do tempo.

A nova HX-WA20, inserida na gama de “câmaras multimédia” Dual, é uma versão revista e melhorada da W2, agora com um sensor de imagem com 16 Megapixéis e ligeiras alterações ao nível das funcionalidades. O espírito, no entanto, continua a ser o de ser uma câmara para fotos e vídeos, a espreitar os utilizadores que não pretendem gastar dinheiro em dois equipamentos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Page 37: Voz da Madeira | Março 2013

37

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CIÊNCIA E TECNOLOGIASKYPE PARA IPHONE

Era de esperar que o Skype se libertasse das amarras e dos ”lobbys” das operadoras, isto sob pena de ser preterido por outras aplicações e por outros serviços chegados recentemente ao mercado.

Um dos mais emblemáticos é sem dúvida o FaceTime, lançado pela própria Apple.

Estes serviços voz e vídeo sobre IP estão a ganhar terreno, tendo em conta a cobertura da Internet sem fio, e tendo em conta o próprio preço da utilização dos serviços VoIP. Nesta versão, o Skype vem equipado com toda a qualidade VoIP que conhecemos, mas acrescentou a possibilidade de utilizar vídeo via WiFi e 3G.

CAMERA+ – FOTOGRAFIAS CRIATIVAS

O iPhone 5 é uma máquina fabulosa. Quem o tem sabe do potencial do equipamento. Claro que nem tudo é de topo, e neste caso falamos essencialmente no software nativo que a Apple desenvolveu para controlar a câmara de fotografar.

Para melhorar a performance, neste caso muito particular, existem dezenas de aplicações para aproveitar as potencialidades da nova câmara de fotografar. Uma das mais populares, e das mais interessantes, é a Camera+, uma ferramenta que potencia a utilização do telemóvel para fazer

fotografia, permitindo uma série de manipulações de imagem e muitas outras ferramentas para o mundo das redes sociais.

VIVINO

Tire uma foto a qualquer vinho e automaticamente será feita uma pesquisa à base de dados da

aplicação, composta por mais de 500 000 vinhos. E se corresponder o vinho, obterá toda a informação acerca do mesmo.

Page 38: Voz da Madeira | Março 2013

38

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

RALI VINHO MADEIRA PODE SAIR DA EUROPA

Depois de ter ficado fora da nova fórmula do Campeonato da Europa de Ralis (ERC), organizado pela Eurosport, a prova rainha do automobilismo regional, uma das mais antigas da Europa, pode

também ficar fora da Taça da Europa, campeonato que está a ser preparado pelas organizações que foram excluídas do ERC.

Segundo conseguimos apurar, problemas financeiros, diga-se verbas suficientes para a sua realização, podem colocar um ponto final na prova, pelo menos em 2013.

A direção do Club Sport Madeira - que detém o alvará da Organização do RVM na FIA - tem feito todos os possíveis para garantir verbas para a sua realização. Só depois, a organização do rali pode vir a comprometer-se com o oneroso caderno de encargos proposto pelas organizações da Taça da Europa de Ralis, uma vez que terá garantir coberturas televisivas, deslocação de membros da Comissão Organizadora da Taça da Europa, bem como com pilotos que venham a participar nesta competição.

DESPORTO

Page 39: Voz da Madeira | Março 2013

39

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTONACIONAL VAI LUTAR PELAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

VM: Este ano o Nacional tem o plantel mais fraco ou desequilibrado, comparativamente a épocas anteriores. Considera que ainda assim é possível alcançar um lugar que dê acesso às competições europeias?

MM: Nem é mais fraco nem melhor. É diferente, e talvez um pouco mais desequilibrado. Relativamente à possibilidade de ainda alcançar um lugar que dê acesso às competições europeias, é o objectivo inicialmente traçado e é por ele que iremos lutar enquanto matematicamente for possível.

VM: O que é que o fez regressar ao Nacional pela terceira vez?

MM: Primeiro o convite endereçado pelo clube, na pessoa do Eng.º Rui Alves, seu presidente. Depois, os antecedentes. A forma confortável como decorreram os anos anteriores, o enquadramento muito positivo que tive, e também os resultados desportivos, que também eles foram positivos. Devo adicionar a isso que por toda a afetividade que me foi dispensada e que por ela tenho, que a Região Autónoma é um espaço, de privilégio para mim.

VM: Da última vez que cá esteve, o Manuel Machado deixou o Nacional apurado para a Europa, mas não deu seguimento ao projeto na época seguinte. O que é que esteve na base desta sua decisão?

MM: Vida e futebol. São feitos de imponderáveis, que muitas vezes não são de fácil leitura ou compreensão.

VM: Na sua opinião, o Nacional tem sabido aproveitar o trabalho que está a ser feito nos escalões de formação? De que maneira?

MM: Hoje mais do que ontem. Basta olhar para a situação atual do plantel profissional e à ligação mais estreita hoje estabelecida com o setor da formação para se chegar essa conclusão. Jota, Rui, Campos ou Crespo, são alguns dos exemplos bem visíveis do que atrás afirmei.

VM: O futebol português atravessa um período conturbado. O que é que urgente mudar?”

MM: O futebol espelha a vida. A situação delicada, nomeadamente na vertente económica e financeira do país, está melhor reflectida. Para além de questões estruturai, será importante redefinir os meios financeiros e o uso que deles se faz, no sentido da sobrevivência da modalidade, que continua a ser um dos grandes embaixadores do pais no mundo inteiro.

MANUEL MACHADOtrEinador C.d.naCional

Page 40: Voz da Madeira | Março 2013

40

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTOESTÁDIO DOS BARREIROS AVANÇA

O tempo e o uso, envelheceu e desgastou o Estádio dos Barreiros, tornando premente a sua renovação em moldes que lhe permitissem recuperar a dignidade, bem como apresentar a modernidade, o conforto e as valências necessárias a espaço frequentado, gerador de retorno e, tanto quanto possível, autossustentável. Está portanto, em causa, um conceito que vai muito para além da mera infraestrutura desportiva.

Esta incumbência é do Clube Sport Marítimo, o atual proprietário do Estádio dos Barreiros, que

deu início às obras em 2009. O cenário de crise vigente, que arrancou nos Estados Unidos em 2008 e rapidamente atingiu a Europa, trouxe dificuldades acrescidas e motivou, inclusive, a paragem das obras. Contudo, o crer de que em causa está um bom projeto, aspeto comungado pelas partes envolvidas, nomeadamente clube, Governo Regional e empreiteiro, determinou que as mesmas fossem retomadas.

Continua, por isso, em marcha um processo que culminará com uma nova centralidade e um recinto multifuncional.

Page 41: Voz da Madeira | Março 2013

41

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTO

Page 42: Voz da Madeira | Março 2013

42

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FLASH

Page 43: Voz da Madeira | Março 2013

43

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

Pôr-do-SolMadalena do Mar, 15 de fevereiro de 2013

FLASH

Page 44: Voz da Madeira | Março 2013

44

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMA

HITCHCOCK

Direção: Sacha Gervasi

Elenco: Anthony Hopkins, Danny Huston, Helen Mirren, Jessica Biel, Michael Wincott, Scarlett Johansson, Toni Collette

Sinopse: Anthony Hopkins transforma-se no mestre Alfred Hitchcock é sem dúvida uma das mais emblemáticas figuras da história do cinema. Esta semana, Anthony Hopkins transforma-se nele e chega ao ecrã no filme de Sacha Gervasi sobre a atribulada rodagem de «Psico».Na mesma altura em que «Psico» volta aos cinemas numa versão digital restaurada (estreia a 14 de fevereiro), «Hitchcock» ficciona o que terá sido o processo de produção do clássico do mestre do suspense.

O IMPOSSÍVEL

Direção: Juan Antonio Bayona

Elenco:Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Marta Etura, Russell Geoffrey Banks.

Sinopse: Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus filhos tiram férias na Tailândia, para desfrutar alguns dias no paraíso tropical. Mas, na manhã de 26 de dezembro, enquanto a família descansa ao redor da piscina, um rugido apavorante sobe à partir do centro da terra. Uma enorme parede de água surge em direção à familia.

LINCOLN

Direção: Steven Spielberg

Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, Tommy Lee Jones, Joseph Gordon-Levitt, David Strathairn, James Spader, Hal Holbrook, John Hawkes, Jackie Earle Haley, Tim Blake Nelson, Joseph Cross, Lee Pace, Gloria Reuben, Michael Stuhlbarg, Walton Goggins, David Oyelowo, Lukas Haas, Dane DeHaam

Sinopse: “Lincoln” é adaptado do livro biográfico «Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln», de Doris Kearns Goodwin, mas em vez de retratar toda a vida do presidente norte-americano centra-se apenas nos seus últimos quatro meses de vida, nomeadamente na abolição da escravatura e

SUGESTÃO FILME

Page 45: Voz da Madeira | Março 2013

45

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMA

DJANGO

Direção:: Quentin Tarantino

Elenco: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Walton Goggins, Dennis Christopher, Don Johnson, Franco Nero, Russ Tamblyn, Amber Tamblyn, Bruce Dern, M.C. Gainey, Jonah Hill, Zoe Bell, Robert Carradine

Sinopse: Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.

no fim da Guerra Civil Americana. A votação renhida na Câmara dos Representantes pela 13ª emenda,

que ilegaliza a escravatura, é um dos pontos centrais do filme.

Page 46: Voz da Madeira | Março 2013

46

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMABESTAS DO SUL SELVAGEM

Direção: Benh Zeitlin

Elenco: Dwight Henry, Levy Easterly, Lowell Landes,Quvenzhané Wallis

Sinopse: Numa comunidade esquecida mas desafiante de uma zona pantanosa separada do mundo por um extenso dique, a pequena Hushpuppy, de seis anos, vive em risco de ficar órfã.

Com a mãe há muito desaparecida e o seu querido pai, Wink, descontrolado e sempre na farra, Hushpuppy está entregue à sua própria sorte numa zona isolada cheia de animais semi-selvagens.

Para ela o mundo natural é uma frágil rede de coisas que vivem, respiram, pulsam e de cujo funcionamento perfeito depende todo o universo.

Por isso, quando a tempestade do século faz subir as águas em torno da aldeia, o pai fica doente subitamente e ferozes criaturas pré-históricas acordam dos seus túmulos gelados para investir através do planeta, Hushpuppy vê entrar em colapso à sua volta a ordem natural de tudo o que lhe é querido.

Desesperada para reparar a estrutura do seu mundo de modo a salvar o seu pai enfermo e a sua casa inundada, a pequena heroína tem de aprender a sobreviver a uma irreversível catástrofe de proporções épicas.

A HORA NEGRA Direção: Kathryn Bigelow

Elenco: Harold Perrineau, James Gandolfini, Jason Clarke, Jessica Chastain, Joel Edgerton Sinopse: A caça a Osama bin Laden inquietou o mundo e dois Governos Americanos durante mais de uma década. Mas, no final, foi uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA que o conseguiu localizar. Cada pormenor da missão foi preparado no mais completo segredo. Embora alguns dos detalhes tenham sido, entretanto, tornados públicos, grande parte dos aspetos mais relevantes desta operação - incluindo o papel central desempenhado pela equipa - são agora trazidos pela primeira vez para o grande ecrã de forma subtil e envolvente pela dupla criativa vencedora de três Óscares com ‘Estado de Guerra’: Kathryn Bigelow e Mark Boal.

Page 47: Voz da Madeira | Março 2013

47

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SUGESTÃO DVD

007 - OPERAÇÃO SKYFALL (OSCAR DE MELHOR CANÇÃO ORIGINAL 2013)

Elenco: Daniel Craig, Ralph Fiennes, Javier Bardem, Bérénice Marlohe, Naomie Harris, Judi Dench, Helen McCrory, Ben Whishaw, Tonia Sotiropoulou.

Direção: Sam Mendes

Sinopse: Em ‘007 - Operação Skyfall’, a lealdade de Bond a M é testada quando o seu passado volta a atormetá-la. Com a MI6 sendo atacada, o 007 precisa rastrear e destruir a ameaça, não importando o quão pessoal será o custo disto.

Depois do fracasso da última e fatídica missão de Bond, quando a identidade de vários agentes secretos espalhados pelo mundo é revelada, ocorre um atentado à sede do MI6, obrigando M a transferir as instalações do seu quartel-general.

Devido a esses eventos, a sua autoridade e posição se verão ameaçadas por Mallory (RALPH FIENNES), o novo presidente da Comissão de Inteligência e Segurança. Agora, com o MI6 sob ameaças tanto externas quanto internas, só resta a M um único aliado em quem ela pode confiar: Bond. O agente 007 desaparece nas sombras – auxiliado por uma única agente de campo, Eve (NAOMIE HARRIS). Juntos, eles seguirão a pista do misterioso Silva (JAVIER BARDEM), cujas motivações letais e obscuras ainda estão por se revelar.

ARGO (OSCAR DE MELHOR FILME 2013)

Direção: Ben Affleck

Elenco: Ben Affleck, John Goodman, Bryan Cranston, Michael Parks

Sinopse: A história de Argo se passa em novembro de 1979, quando a revolução iraniana atinge seu ápice e militantes surpreendem a embaixada dos EUA em Teerã, fazendo mais de 50 reféns americanos.

Mas, no meio do caos, seis americanos conseguem escapar e encontrar refúgio na casa do embaixador canadense.

CINEMA

Page 48: Voz da Madeira | Março 2013

48

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

MÚSICA

ITUNES

iTunes Store atinge marca de 25 bilhões de vendasDesde a sua criação que a iTunes Store já vendeu 25 bilhões de músicas via download no mundo inteiro.Segundo o site TechRadar, a música de número 25.000.000.000 foi vendida para o alemão Phillip Lüpke, que ganhou de prêmio 10 mil euros para gastar na loja.

O sucesso da iTunes Store na venda de músicas é imenso: 15 mil faixas digitais são compradas por minuto.

THE LUMINEERS - HO HEY

LABRINTH BENEATH - YOUR BEAUTIFUL FEAT EMELI SANDE

BABEL - MUMFORD AND SONS

SUGESTÃO SINGLE

Page 49: Voz da Madeira | Março 2013

49

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

MÚSICANOTÍCIA/NOVIDADE:

KIKA - GUESS IT´S ALLRIGHT Kika, é do Porto e promete fazer furor no mundo musical. Com apenas 15 anos, a jovem talento foi descoberta por RedOne, o produtor que trabalhou com cantoras famosas e distintas nomeadamente Jennifer Lopez, Cher, Lady Gaga Michael Jackson, Akon , One Direction, entre muitos outros!.

SUGESTÃO ALBUM

NICK CAVE AND THE SAD SEEDS - PUSH THE SET

AWAY AUREA - SOUL NOTESDJANGO BANDA SONORA

Page 50: Voz da Madeira | Março 2013

50

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

FESTAS DE CARNAVAL

As Festas de Carnaval, um dos cartazes turísticos do destino Madeira, animaram, uma vez mais, o centro do Funchal.

Durante uma semana, a cidade amanheceu ao som de Bandas Filarmónicas, samba e marchas carnavalescas que levaram a boa disposição a toda a baixa citadina.

Na noite de Sábado, dia 9 de Fevereiro, o Cortejo Alegórico saiu à rua para apresentar a enorme criatividade das diversas Trupes participantes.

Mais de um milhar de foliões, após percorrerem o itinerário do corso carnavalesco, concentram-se na Praça da Autonomia.

Na tarde de terça-feira de Carnaval, dia 12, o Funchal explodiu de boa disposição com o Cortejo Trapalhão. Milhares de irreverentes foliões, provenientes de várias localidades da Região, desfilaram perante uma multidão que não conteve a gargalhada perante este um cenário de caricatura audaz.

Page 51: Voz da Madeira | Março 2013

51

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 52: Voz da Madeira | Março 2013

52

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 53: Voz da Madeira | Março 2013

53

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 54: Voz da Madeira | Março 2013

54

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 55: Voz da Madeira | Março 2013

55

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORQUE FALHAM AS NAÇÕES

Sinopse: Porque são umas nações ricas e outras pobres?

Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se

tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência?

Daron Acemoglu e James Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais, nomeadamente: A China criou uma máquina de crescimento autoritário. Continuará a crescer a uma velocidade tão elevada que esmagará o Ocidente?

Os melhores dias da América pertencerão já ao passado? Estaremos a passar de um círculo virtuoso, em que o esforço das elites para iluminar o poder são alvo de resistência para outro círculo vicioso, que enriquece e dá poder a uma pequena minoria?

Qual é a forma mais eficaz de ajudar a transferir milhões de pessoas da rotina da pobreza para a prosperidade? Residirá em mais filantropia por parte das nações ricas do Ocidente?

MEL

Sinopse: Grã-Bretanha, 1972. Serena Frome, a bela filha de um bispo anglicano, é aliciada para os Serviços Secretos no seu ano final em Cambridge.A guerra fria cultural prossegue e o país é assolado por convulsões sociais e actos de terrorismo.

Serena é então enviada numa «missão secreta» que a faz imergir no mundo literário de Tom Haley, um jovem escritor promissor.

Ela começa por gostar das suas histórias, mas rapidamente passa a gostar do próprio homem que as escreve.

Conseguirá Serena manter a ficção da sua vida oculta?

Para isso, ela vai ter de ignorar a primeira regra do espião: Não confies em ninguém.

A mestria de Ian McEwan deslumbra-nos nesta história empolgante, soberbamente construída,

LIVROS

Page 56: Voz da Madeira | Março 2013

56

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LIVROSsobre traição e intriga, amor e o «eu» inventado. Um autor que não cessa de surpreender pela elegância e destreza com que se movimenta em diferentes registos literários.

DEPOIS

Sinopse: É um incêndio e eles estão lá dentro. Eles estão lá dentro…

Fumo negro mancha o céu azul de verão. Uma escola está a arder. E uma mãe, Grace, vê o fumo e corre. Sabe que Jenny, a sua filha adolescente, está lá dentro. Corre para o edifício em chamas para a salvar.

Depois, Grace tem de descobrir a identidade do autor do incêndio e proteger a sua família da pessoa que continua determinada a destruí-los a todos.Depois, tem de forçar os limites da sua força física e descobrir que o amor não conhece limites.

EM PARTE INCERTA

Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas v e r d a d e i r a m e n t e inesperadas…Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?

Entretanto, todos os casais da cidade já se

perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?

Com uma escrita incisiva e a sua habitual perspicácia psicológica, Gillian Flynn dá vida a um thriller rápido e muito negro que confirma o seu estatuto de uma das melhores escritoras do género.

OS LITIGANTES

Sinopse: Os dois sócios da firma de advogados Finley & Figg, especializados em casos de divórcio e de condução sob o efeito do álcool, mais pareciam um velho casal. Mas eis que a mudança chega. David Zinc, um advogado jovem, abandona a carreira numa elegante firma do centro, embebeda-se e vai literalmente parar à porta da Finley & Figg.

Agora com um novo membro, a F&F está pronta para agarrar um grande caso, que os pode tornar ricos sem que tenham de trabalhar muito. O Krayoxx, um medicamento popular para reduzir o colesterol em doentes obesos, produzido por um gigante da indústria farmacêutica, está sob fogo depois de vários casos de ataques cardíacos associados ao tratamento. A única coisa que a Finley & Figg tem de fazer é encontrar meia dúzia de pessoas que tenham tido ataques cardíacos enquanto tomavam Krayoxx, convencê-las a tornarem-se seus clientes e preparar-se para a fama e a fortuna. Com um bocadinho de sorte, nem sequer terão de ir a tribunal! Parece quase bom de mais para ser verdade. E é.

Page 57: Voz da Madeira | Março 2013

57

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

VINHOS

OS MELHORES VINHOS DE PORTUGAL EM 2012 in “Revista de Vinhos”

Anselmo Mendes Curtimenta Vinho Verde Alvarinho branco 2011Barca Velha Douro tinto 2004Quinta do Vale Meão Douro tinto 2010Poeira Douro tinto 2010Quinta da Touriga-Chã Douro tinto 2009Ultreia Douro tinto 2008Quinta do Noval Douro tinto 2009Quinta da Leda Douro tinto 2009Legado Douro tinto 2008Quinta da Manoella Vinhas Velhas Douro tinto 2010Quinta do Vallado Douro Reserva tinto 2010Quinta da Pellada Dão tinto 2008Quinta dos Carvalhais Único Dão tinto 2009Principal Bairrada Grande Reserva tinto 2008Kompassus Private Collection Bairrada tinto 2009Quinta do Ribeirinho Pé Franco Bairrada tinto 2009Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada branco 2009CH by Chocapalha Reg. Lisboa tinto 2009Cinquenta A.S. Reg. Península de Setúbal tinto 2009Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira tinto 2009Torre do Esporão Alentejo Garrafeira tinto 2007Pêra-Manca Alentejo tinto 2008Grande Rocim Reg. Alentejano tinto 2009Warre’s Porto Vintage 2009Taylor’s Porto Vintage 2009Graham’s Vinho do Porto 30 anosGraham’s Vinho do Porto Colheita 1969José Maria da Fonseca Setúbal Moscatel Roxo 20 AnosBlandy’s Madeira 20 anos TerrantezBastardinho de Azeitão Vinho Licoroso 30 anos

Page 58: Voz da Madeira | Março 2013

58

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

VINHOSNO TOPO...

SELEÇÃO...

DO SUPERMERCADO...

Passadouro Pinga Amores

Cortes de Cima Quinta do Carmo

Pintas AbandonadoVinha do Lordelo

Pintas Character

Duas Quintas

(Reserva) (Reserva)

Page 59: Voz da Madeira | Março 2013

59

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FRASE

“Pode enganar-se alguém o tempo todo, pode enganar-se toda a gente durante um certo tempo,

mas não se pode enganar toda a gente o tempo todo.”

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi um político norte-americano, 16° presidente dos Estados Unidos da América, de Março de 1861 até seu assassinato, em Abril de 1865.Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão. Antes de sua eleição em 1860 como o primeiro presidente Republicano, Lincoln atuou como advogado de condado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos.

Oponente declarado à expansão da escravidão nos Estados Unidos, Lincoln venceu a pré-candidatura do Partido Republicano em 1860, sendo eleito presidente no final do mesmo ano. Grande parte de seu mandato foi dedicado ao combate aos separatistas dos Estados Confederados da América durante a Guerra da Secessão. Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da Constituição dos Estados Unidos da América.

Page 60: Voz da Madeira | Março 2013

60

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SMS

“O euro pode sobreviver durante muito tempo, da mesma forma que a União Soviética sobreviveu durante 70 anos”

George Soros, Milionário e Investidor

“Por favor, evite expor a carne nua baixo das curvas das nádegas e (…) roupas transparentes que possam expor os mamilos femininos. Certifique-se que a zona genital está coberta”

CBS, comunicado da estação norte-americana para os convidados dos prémios de música Grammy.

“Nunca tive uma mulher que me fizesse tão feliz. Ela consegue fazer-me rir mais depressa do que qualquer comediante e satisfaz todas as minhas necessidades. Se eu quiser uma sandes de atum às três da manhã ela sai da cama, vai até à cozinha e prepara. Sou o homem mais feliz do mundo.”

George Clooney, Revista J

“É importante, não só pelas pessoas responsáveis, mas também por quem procuro dar o máximo. Quando os adeptos do Benfica conseguem ver não só a frente da árvore como também a parte de trás, isso é muito importante. Ficamos contentes quando falam da qualidade do nosso trabalho”.

Jorge Jesus, in Mais Futebol, a propósito dos elogios que os adeptos lhe deixaram durante a entrega de emblemas de associado.

Page 61: Voz da Madeira | Março 2013

61

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SMS

“É uma piada. Não fico à frente do espelho meia hora. Prometo que o máximo é um minuto. Quando se tem um bom cabelo como o meu, é muito fácil arranjá-lo com estilo”

Cristiano Ronaldo, The Sun

“Tenho uma enorme paixão pela capital Portuguesa.Voltar a Lisboa para filmar foi como um novo casamento.”

Jeremy Irons, actor britanico

A pequena Blue Ivy, de apenas um ano, ainda não sabe ou percebe, mas já é uma das crianças mais mimadas da actualidade. Prova disso foi a prenda que recebeu dos pais no primeiro aniversário, a 7 de Janeiro. Beuoncé e Jay-Z não olharam a custos e gastaram 60 mil euros… numa Barbie. Esta edição especial da boneca mais famosa do mundo tem 160 pedras de diamantes e partes em ouro branco.

“É muito Importante que a minha filha seja capaz de experimentar a vida… fazer todas as coisas que qualquer criança deve fazer”

Beyoncé, Vogue

Page 62: Voz da Madeira | Março 2013

62

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PERFIL

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos AveiroData de Nascimento: 5/02/1985Idade: 28 anosNaturalidade: Funchal (Madeira)Nacionalidade: PortuguesaAltura: 1,85 m Peso: 80 KgPosição: Extremo direito/esquerdo; Avançado

Formação: Clube Futebol Andorinha \ Clube Desportivo NacionalPrimeiro clube profissional: Sporting Clube de PortugalEstreia: 7 de Outubro de 2002, contra o MoreirenseClube actual: Real Madrid (desde 2009)Selecção: PortugalEstreia pela Selecção: 20 de Agosto de 2003

Cristiano Ronaldo

Page 63: Voz da Madeira | Março 2013

63

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

Cristiano Ronaldo

PERFIL

Page 64: Voz da Madeira | Março 2013

64

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PESSOAS

Page 65: Voz da Madeira | Março 2013

65

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PESSOAS

Page 66: Voz da Madeira | Março 2013

66

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

O OUTRO LADO...

Barack Hussein Obama II é o 44º e atual presidente do Estados Unidos da América e vencedor do Nobel da Paz, em 2009.

Obama foi o primeiro negro (afro-americano no contexto estadunidense) a ser eleito Presidente dos Estados Unidos.

Foi também o único senador afro-americano na legislatura anterior.

Em 2004, após vencer a eleição para o Senado, em Illinois, foi convidado para fazer um discurso na Convenção Nacional Democrata daquele ano, e com isso recebeu atenção nacional dos órgãos de comunicação social.

Em 2007, começou sua campanha para a presidência e, em 2008, depois de uma apertada disputa nas primárias do partido com a também senadora Hillary Clinton, conseguiu apoio suficiente para ganhar a nomeação do Partido Democrata para a Presidência dos Estados Unidos. Obama derrotou o candidato republicano John McCain nas eleições gerais de 2008 e foi empossado como Presidente em 20 de janeiro de 2009.

Em novembro de 2012, foi reeleito novamente Presidente do EUA, derrotando o republicano Mitt Romney.

Barack Obama

Page 67: Voz da Madeira | Março 2013

67

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

O OUTRO LADO...

Barack Obama

Page 68: Voz da Madeira | Março 2013

68

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“AQUINTRODIA”

JOÃO CUNHA E SILVAviCE-prEsidEntE do GovErno rEGional da madEira

Page 69: Voz da Madeira | Março 2013

69

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“AQUINTRODIA”

Page 70: Voz da Madeira | Março 2013

70

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PASSEIOS

BALEIAS E GOLFINHOS NA MADEIRA

Nadar com golfinhos é outra das grandes atracções que a Madeira tem para oferecer. A visita frequente de várias espécies de mamíferos marinhos comoas baleias e os golfinhos acontece durante todo o ano.Grupos selvagens de golfinhos brincalhões são emocionantes e memoráveis. Aproveite a oportunidade para nadar com eles. Os visitantes são sempre acompanhados por biólogos experientes. Goze esta incrível experiência.

Estas são algumas das espécies de baleias e golfinhos que podem ser observadas nas águas da Madeira

Baleias:Baleia de Bryde ou baleia tropical (Balaenoptera edeni), a baleia piloto (Globicephala machrorhynchus), cachalote (Physeter macrocephalus), a baleia-azul (Balaenoptera musculus), a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata), a baleia de bossa (Megaptera novaeangliae), orca (Orcinus orca), roaz negro (Pseudorca crassidens), a baleia franca boreal (Eubalaena glacialis), entre outras.

Golfinhos:Golfinho comum (Delphinus delphis), o golfinho pintado (Stenella frontalis), o roaz (Tursiops truncatus), o grampo (Grampus griseus), o golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba), o caldeirão (Steno bredanensis), entre outros.

Page 71: Voz da Madeira | Março 2013

71

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

GASTRONOMIAII GALLO D’ORO

É o restaurante gourmet do hotel The Cliff Bay, localizado no Funchal, na ilha da Madeira.

Desde 2004 a cozinha está sob a batuta do Chef Benoît Sinthon. Em 2009, o Il Gallo d’Oro recebe a primeira e única estrela Michelin atribuída na ilha da Madeira, galardão que vê renovado no Guia de 2010, 2011 e em 2012. Em 2011, a carta de vinhos do Il Gallo d’Oro foi galardoado com o “Award of Excellence” da Wine Spectator. No Il Gallo d’Oro, Benoît Sinthon faz emergir o requinte da cozinha aromática, de

inspiração mediterrânica e ibérica. Legumes, frutas, ervas e flores aromáticas provenientes da Região, fazem com que os produtos frescos tenham um papel fundamental na sua cozinha, combinados com ingredientes de alta qualidade oriundos de várias outras regiões da Península Ibérica.

Page 72: Voz da Madeira | Março 2013

72

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORTO SANTOBIOCOMBUSTÍVEL

A Empresa Electricidade da Madeira (EEM) irá produzir, em Porto Santo, biocombustível a partir de algas marinhas, com o objectivo de diminuir a dependência do petróleo.

Tal permitirá a redução de 17 mil toneladas de fuel, diminuindo a dependência do exterior, e a redução em 50 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono, tornando o Porto Santo numa montra de referência em termos ambientais e de tecnologia.

Page 73: Voz da Madeira | Março 2013

73

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORTO SANTO

Page 74: Voz da Madeira | Março 2013

74

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LOCAL

O VERÃO VOLTA A SER NA CALHETA

A Praia da Calheta está de face renovada. O molhe de proteção, danificado com as intempéries de 20 de Fevereiro de 2010, foi alvo de uma intervenção no âmbito da Lei de Meios.

Melhor protegida, a praia recebeu um novo carregamento de areia e está plenamente operacional para o próximo Verão, prometendo um grande dinamização da economia local.

A esse propósito o Voz da Madeira foi ouvir o Presidente da Câmara Municipal da Calheta:

“É com muito agrado que voltamos a ver repostas as boas condições de acessibilidade à praia da Calheta, proporcionando desta forma a todos os Calhetenses e Madeirenses em geral, um verão de excelência.

Uma expectativa que não só advêm do facto de podermos utilizar esta praia na sua plenitude, mas também, porque voltarmos a poder proporcionar a dinamização de todo o comércio do nosso Município que durante estes anos tem vindo a usufruir da existência deste importante complexo balnear.

Page 75: Voz da Madeira | Março 2013

75

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LOCALSabemos que a Madeira sofreu muito com as intempéries do 20 de Fevereiro de 2010 e que todos nós estamos ainda a recuperar desta catástrofe que nos assolou. No entanto de assinalar que foi a partir das verbas da lei de meios, que sabiamente e oportunamente o Governo Regional, na pessoa do Dr. João Cunha e Silva, viabilizou toda esta necessária renovação da nossa praia e sem custos para o nosso Município.

Renovação esta, que irá trazer à Calheta ao contrário do que tem vindo a ser público pela oposição, uma maior afluência de veraneantes e consequentemente uma manutenção de muitos postos de trabalho que dependem directa e indirectamente da qualidade deste espaço público que é disponibilizado gratuitamente á população.

De salientar que a praia da Calheta nos meses

mais propícios a banhos de água e de sol, apresenta uma ocupação onde raros são os espaços livres, proporcionando também aos turistas que nos visitam um agradável momento de socialização com a nossa comunidade, sendo este complementado com a já natural oferta cultural associada a este local. “

MANUEL BAETA DE CASTROprEsidEntE da Câmara muniCipal da CalhEta

Page 76: Voz da Madeira | Março 2013

76

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LOCALI TRAIL DO PORTO MONIZ

É a 2.ª prova do CTRM (Circuito de Trail Running da Madeira), integralmente realizada no Porto Moniz, com partida e chegada no centro da vila.

Para os participantes, um dos grandes atrativos será, sem dúvida, o contato direto com a floresta Laurissilva (Património Mundial Natural), uma verdadeira relíquia natural, que constitui neste concelho, 67% do total da região. Além da inerente beleza paisagística, a Laurissilva está intimamente associada aos recursos hídricos do local onde se insere (permite grande captação e infiltração das águas), porque é um importante suporte para as espécies endémicas (fauna e flora) que lhe estão associadas e também porque contribui para a fixação dos solos, ajudando assim a evitar a erosã

TURISMO SOCIAL LEVA IDOSOS AOS AÇORES

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos pretendepromover entre os dias 2 e 9 de Julho uma viagem a

São Miguel - Açores, no âmbito do projeto TurismoSocial. As inscrições estão abertas nos Centros Comunitários.

Page 77: Voz da Madeira | Março 2013

77

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

AUTONOMIA

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AUTONOMIA

A Constituição de 1976

O 25 de Novembro de 1975 consagrou o processo democrático e a afirmação da soberania através de eleições livres. A Constituição da República de 1976 institucionalizou esta via, estabelecendo para os arquipélagos da Madeira e Açores um estatuto especial. De acordo com o artigo 6º estes “constituem regiões autónomas dotadas de estatutos político-administrativos próprios”. O texto constitucional dedica um título às regiões autónomas onde se expressa de forma clara o estatuto e as condições que as regem.

A Constituição estabelece no artigo 232º uma nova figura, o Ministro da República, que será o representante da soberania do Estado na Região. Este era nomeado pelo Presidente da República, mediante proposta do Governo depois de ouvido o Conselho da Revolução. A figura do Ministro, certamente a situação mais controversa do processo, evoluiu de acordo com as diversas revisões constitucionais. Hoje a sua nomeação é feita pelo Presidente da República mediante proposta do Primeiro-Ministro, depois de ouvido o Conselho de Estado. Ainda no conjunto das “disposições finais e transitórias” estabeleceu-se no artigo 302º que as primeiras eleições para a Assembleia Regional decorreriam a 30 de Junho e que até 30 de Abril o Governo estava mandatado a propor, em conjunto

com as Juntas Regionais, um estatuto provisório que vigoraria até à elaboração do definitivo. No debate havido na Assembleia Constituinte a Autonomia não motivou a maioria dos partidos políticos, que se limitaram a uma mera referência e no caso do MDP e UDP foram esquecidos.

Apenas o PPD apresentou um projeto normativo com desenvolvimento alargado daquilo que se entende por Autonomia regional e do papel da nova figura, o Ministro da República. A Autonomia regional, de acordo com o estipulado na Constituição, permitiu à Madeira criar um código normativo jurídico novo e uma administração pública regional. Esta capacidade legislativa e regulamentar fez com que a Assembleia Legislativa elaborasse decretos legislativos regionais, ficando ao Governo Regional a capacidade dos decretos regulamentares regionais, para além, de regulamentos próprios inerentes ao exercício do poder executivo, como portarias, despachos normativos e resoluções. De entre estes apenas os decretos regulamentares

regionais são assinados pelo Ministro da República. A mudança constitucional de 1976 foi significativa pois avançou-se no processo de descentralização administrativa para a autonomia política, que possibilitou a criação de um governo próprio e de a assembleia com capacidade legislativa em casos específicos.

O quadro institucional da autonomia ficou estabelecido no Verão de 1976. A 19 de Julho de 1976 inaugurou-se solenemente a primeira Assembleia Regional da Madeira. A 14 de Agosto o coronel

Lino Miguel foi nomeado Ministro da República e, finalmente, a 1 de Outubro ficava completo com a tomada de posse do Governo, presidido pelo Engº. Ornelas Camacho. A norma de ser o líder do partido mais votado a assumir tais funções não teve lugar, pois Alberto João Jardim preferiu ocupar o lugar de líder parlamentar. A situação perdurou por pouco tempo, uma vez que este acabou por assumir a presidência do Governo a 17 de Março de 1978.

Fonte: Arquivo Regional da Madeira

Page 78: Voz da Madeira | Março 2013

78

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

HISTÓRIA

DESCOBERTA DA ILHAS

A descoberta oficial das Ilhas do Porto Santo e da Madeira ocorreu ainda no Reinado de D. João I.

No entanto, as primeiras referências ao Arquipélago datam já da antiguidade clássica altura onde são feitas alusões às “paradisíacas Ilhas Atlânticas”. Por isso, tudo leva a acreditar que o arquipélago seria já conhecido por navegadores Fenícios e Gregos. Entre as obras que se referem à Madeira salientam-se passagens do Libro del Conocimiento (1348-1349), obra de um frade mendicante espanhol na qual as ilhas são referidas pelo nome de Leiname, Diserta e Puerto Santo.

Mais tarde, o Arquipélago foi representado em

mapas italianos e catalães do Séc. XIV.

Contudo, oficialmente só no século XV é que se dá a descoberta quando em 1418 ou 1419 os navegadores portugueses João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira avistaram a Ilha do Porto Santo. A Ilha da Madeira terá sido descoberta no ano seguinte 1419 ou 1420. O primeiro desembarque aconteceu em Machico no dia 1 de Julho (ou no dia 2 de Julho segundo outras versões – no entanto, a Assembleia Legislativa da Madeira aprovou como feriado regional o dia 1 de Julho).

Anos mais tarde, em 1425 o Infante D. Henrique mandou colonizar o arquipélago dividindo-o em três Capitanias: a do Funchal foi dada a administrar a João Gonçalves Zarco (1450); a de Machico a Tristão Vaz Teixeira (1440) e a do Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo (1446).A Madeira foi a primeira ilha a ser efectivamente ocupada por colonos europeus, nomeadamente franceses, italianos, espanhóis, ingleses e flamengos. A Ilha oferecia aos povoadores madeira para casas e para a construção naval, água em abundância, aves e peixes que foram um importante meio de subsistência dos colonos. Contudo, muitas vezes a força das águas e o desabamento de terras, provocados pelas tempestades, destruíam por completo o trabalho agrícola desempenhado pelos colonos. Por isso, foram construídos muros para suportar os terrenos dando lugar aos sucalcos a que o povo chama “poios”.

Page 79: Voz da Madeira | Março 2013

79

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

HISTÓRIAILUSTRES VISITANTES

A Madeira foi desde sempre local de acolhimento de personalidades ilustres, algumas das quais passaram a fazer parte da História da Madeira. A ilha foi considerada desde o século XVI um excelente local de cura para certas doenças. Por isso, transformou-se num hospital natural, que acolheu escritores, poetas e aristocratas.

WINSTON CHURCHILL

Foi dos últimos visitantes ilustres da Região Autónoma da Madeira. O estadista e político inglês esteve pela primeira vez na Madeira em 1950. O antigo primeiro ministro britânico durante a II Guerra Mundial projectou a Madeira pela Europa devido às constantes visitas à Ilha.O estadista encantou-se pela beleza natural da baía de Câmara de Lobos.

PRINCESA D. MARIA AMÉLIA

Chegou ao Funchal em 1852 a filha do Imperador do Brasil. Ficou hospedada na Quinta das Angústias, hoje Presidência do Governo Regional da Madeira. Faleceu um ano depois (4 de Fevereiro de 1853).

A sua mãe decidiu instituir em sua memória o Hospício da Princesa D. Maria Amélia para assistência aos doentes com tuberculose.

SISSI

A Imperatriz da Aústria visitou a Madeira por duas vezes entre 1860 e 1894. Serviu-lhe de morada a desaparecida Quinta das Angústias, onde em sua memória se ergueu uma estátua do mestre Lagoa Henriques.

IMPERADOR DE AÚSTRIA

Em 1921 a ilha acolheu no exílio o Imperador Carlos D’Aústria e a sua esposa Imperatriz Zita. Alojou-se na Quinta do Monte. Faleceu em 1922 e os restos mortais permanecem na Igreja do Monte.

CRISTÓVÃO COLOMBO

Passou pela Madeira no século XV. Primeiro como comerciante de açúcar e depois como aventureiro. Aqui casou com Filipa de Moniz filha do Capitão da ilha do Porto Santo onde nasceu o único filho, Diogo.

Page 80: Voz da Madeira | Março 2013

80

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

MORREU HUGO CHÁVEZ

Hugo Chávez faleceu em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, em 11 de Dezembro, em Havana. O Presidente da Venezuela padecia de uma grave infeção pulmonar.

Reeleito a 7 de Outubro para um terceiro mandato presidencial, Hugo Chávez, 58 anos, viajou a 10 de Dezembro de 2012 para Havana para se submeter a uma operação a um cancro que lhe foi detetado pela primeira vez em Junho de 2011.

A 10 de Janeiro deveria tomar posse para o novo mandato, mas não se apresentou por se encontrar em Cuba a convalescer da sua quarta operação. A 18 de Fevereiro regressou à Venezuela onde, segundo as autoridades, permanecia internado no Hospital

Militar, numa situação “muito difícil”, em tratamento para melhorar de uma insuficiência respiratória ocasionada por uma infeção pulmonar surgida no pós-operatório que o obrigava a respirar por um tubo na traqueia.

No poder desde 1999, não aparecia em público desde o dia 10 de Dezembro de 2012.

GOVERNO DA REPÚBLICA NEGA RETIRADA DE APOIOS A IDOSOS CARENCIADOS NO ESTRANGEIRO

O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social garantiu que não houve “qualquer retirada de apoios financeiros” a idosos carenciados no estrangeiro.

Em causa está o subsídio mensal de Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASIC-CP), criado em 2000 e destinado a portugueses residentes no estrangeiro que se encontrem em situação de absoluta carência.

“Este Governo optou por reforçar a verba no Orçamento de 2013, em cerca de um milhão de euros, sem descurar o combate ao abuso e à fraude”, esclareceu o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, dizendo que estão previstos “3,5 milhões de euros” no Orçamento do Estado para 2013.

O Governo respondeu às acusações do deputado socialista Paulo Pisco, eleito pelo círculo Europa, que criticou a retirada, sem explicações, de apoios sociais a milhares de idosos carenciados no estrangeiro.

Segundo o deputado socialista, o número de beneficiários teria baixado de 4.000 para 150, em

DIÁSPORA

Page 81: Voz da Madeira | Março 2013

81

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DIÁSPORAtrês anos, e a verba para apoios teria sido reduzida de 6 milhões de euros, em 2010, para 500 mil, este ano.

A acusação “é completamente mentira” e “sem qualquer fundamento”, corroborou o secretário de Estado das Comunidades.

LUSO-CANADIANO É MINISTRO DAS FINANÇAS DO CANADÁ

O luso-canadiano Charles Sousa tomou posse como ministro das finanças do Governo da província canadiana de Ontário, agora com a liderança inédita de uma mulher.

Charles Sousa é lusodescendente e deputado no Ontário eleito pelo distrito eleitoral de Mississauga-Sul e ex-ministro da Cidadania e Imigração.

A cerimónia da tomada de posse do novo Governo, que pela primeira vez é dirigido por uma mulher, Kathleen Wynne, aconteceu em Queen’s Park, onde os novos elementos fizeram o juramento.

O novo executivo assumiu estar empenhado em equilibrar o orçamento até 2017-18, sendo este um dos grandes desafios do novo ministro das Finanças, Charles Sousa.

Page 82: Voz da Madeira | Março 2013

82

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALJANTAR E ENTREGA DE PRÉMIOS DA AMAK

AMAK entregou os prémios da Época 2012 e como já é hábito foram homenageadas varias figuras do desporto automobilístico regional.

Fotos: DN Madeira

Page 83: Voz da Madeira | Março 2013

83

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 84: Voz da Madeira | Março 2013

84

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 85: Voz da Madeira | Março 2013

85

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALSEMINÁRIO ORDEM DO ECONOMISTAS

Mais de uma centena de empresários participaram num seminário organizado pela Ordem dos Economistas no Casino da Madeira. O Vice-Presidente do Governo abriu o evento sob o tema “Oportunidades para a gestão-redução de custos para micro e pequenas empresas”.

Page 86: Voz da Madeira | Março 2013

86

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALMARÍTIMO DEDICA DIA A CÂMARA DE LOBOS

Houve treino no estádio local do principal plantel verde-rubro, inauguração de três delegações no concelho, receção na Câmara Municipal e convívio com os adeptos, onde não faltaram os jovens para os autógrafos e os menos jovens com recordações de todos os tempos.

Page 87: Voz da Madeira | Março 2013

87

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 88: Voz da Madeira | Março 2013

88

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 89: Voz da Madeira | Março 2013

89

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 90: Voz da Madeira | Março 2013

www.vozdamadeira.pt

VOZ DA MADEIRA MOBILE

Aceda ao Voz da Madeira através do seu dispostitivo móvel. Digite no seu browser http://m.vozdamadeira.pt e adicione a página ao ecrá principal para consultar a nossa publicação de forma mais cómoda e com acesso mais célere.

VOZ DA MADEIRA VERSÃO IMPRESSA

Através do nosso portal http://www.vozdamadeira.pt poderá imprimir o Voz da Madeira.Terá de descarregar o ficheiro e guardar a versão PDF no seu ambiente de trabalho. Assim ficará apto a imprimir o documento.