voz de esperança · março de 2014

28
Veja p.12 SUCESSO NÃO É ACIDENTE Silvio Faustini sociedade p. 8 FAMÍLIA MODERNA Cibele Nardi comportamento p. 21 PILARES DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA Adilson Neves entrevista p. 16 Doce Fruto Envenenado

Upload: primeira-igreja-do-evangelho-quadrangular

Post on 18-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de março de 2014 da PrimeiraIEQ.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Esperança · Março de 2014

Veja p.12

AANO 17Nº 032014

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

ADI

STRI

BUIÇ

ÃO G

RATU

ITA

Veja p.12

SUCESSO NÃO É ACIDENTESilvio Faustini

sociedade p. 8FAMÍLIA MODERNA

Cibele Nardi

comportamento p. 21PILARES DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Adilson Neves

entrevista p. 16

Doce Fruto Envenenado

Page 2: Voz de Esperança · Março de 2014

Diretor ExecutivoPr. Eduardo Zdrojeswski

Coordenação ExecutivaFernando Klinger

EXPEDIENTE

Projeto GráficoEmerson R Batista

Arte e DiagramaçãoEmerson R. Batista, Mônica Amorim

Jornalista ResponsávelDanielle D. S. Roscamp RevisoresRoberto Bueno e Tarcísio Regert

voz para você

Você ouviu aquele ditado que diz: “Quem muito quer saber, mexerico quer fazer”? A fofoca da qual tratamos na matéria de capa consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia. Vemos a futrica com desconfiança. Ela fica em algum ponto entre a informação não confiável e a intriga e o hábito de mexericar é descrito como vício moral. Isso produz injustiças e até tragédias, mas parece imprová-vel que se possa banir das relações sociais um traço tão caracte-risticamente humano. Se não podemos acabar com a fofoca, temos que pensar em maneiras para gerenciá-la. E, antes de tudo, olhar para si mesmo e perguntar: “Eu tenho agido como um fofoqueiro”?Boa leitura!

Você em Alta Voz.

Faça parte da Voz de Esperança e envie sua sugestão

de matéria e releases. Você pode estar na próxima edição!

primeiraieqcuritiba

[email protected]

PARA REFlETIR 3RETIcêNcIAS 4SABoR & cIA 5

VIDA & SAÚDE 6SocIEDADE 8

FÉ & cIêNcIA 10cuRTA MAIS 11

cAPA 12ENTREVISTA 16

FAToS & FoToS 18

TEMPo DE cRIANÇA 20coMPoRTAMENTo 21

ESPAÇo culTuRAl 24FAlA PASToR 24

CTP e ImpressãoNova Gráfica

Fotografia GeralEvandro Takemiya e Bruno Regert

Tiragem25.000 exemplares

CTP E IMPRESSÃONova gráfica 41 9198.5210

Page 3: Voz de Esperança · Março de 2014

para refletir

Amaneira como a mídia notícia os fatos se transformou por causa do interesse das pessoas em consumir fatos da vida

alheia. Atualmente encontramos facilidade em ouvir, visualizar e ler sobre situações que, em nada tem a ver conosco. Perante isso, é necessário ter cuidado com os olhos, ouvidos e pensamentos. Somos senhores do que ouvimos e escravos do que falamos. Mas, como tornar-se senhor e não escravo? Somos bombardeados não somente pelos grandes veículos de massa, mas também no mundo virtual. Pessoas motivadas pela curiosidade clicam a todo o momento para descobrir mais sobre o que não lhes diz respeito. Esse é um tipo de fofoca perigoso e muito sutil. É possível que alguém passe horas visualizando informações de terceiros para depois comentar maldosamente – na maioria das vezes – com outros amigos, assim perdendo tempo precioso que poderia estar sendo direcionado a atividades de verdadeira importância.

Ailton ArAújoPastor da Primeira ieQ · Vereador de CUritiBa

para refletir

Mas a fofoca ainda se destaca pelo seu velho modelo clássico: o físico.no trabalho, em casa, no shopping, no parque, na rua, dentro do ônibus e até na igreja. Ela não tem luxo, nem se importa com horário. tudo que precisa é de alguém que seja escravo da sua própria língua, já que essas pessoas não costumam pensar para falar. Abençoada ou maldita a língua? Depende do seu dono e do que fala. na Bíblia, em Mateus 12.34, podemos responder a essa questão quando assim diz :“Pois a boca fala do que o coração está cheio”. Quando fazemos fofoca sobre alguém, isso inclui falar mal, difamar, julgar e criticar, da nossa boca está saindo palavras venenosas, que nada acrescentam. isso significa que estamos envenenados por sentimentos de ira, inveja e rancor. Mas a boca pode ser usada para abençoar alguém, proferindo palavras de amor, respeito, admiração e incentivo. Partindo desse contexto, melhor seria optar por ouvir e não

falar sem que haja necessidade. Pois, quem mal ouve, mal vê, mal pensa e fala mal. Em Provérbios existem alguns conselhos sábios sobre a fofoca. Um deles nos diz para sermos cuidadosos no que falamos, porque assim evitaremos muito sofrimento (Pv 21.23). já Provérbios 20.19, diz:“o mexeriqueiro espalha os segredos, por isso fique longe de quem fala demais”. ou seja, mesmo na “cultura da fofoca”, destaca-se o poder de escolha que as pessoas têm em fazer parte do “compartilhar informações alheias”, ou de não participar e procurar falar sobre assuntos relevantes a todos os envolvidos. Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, analise-o de acordo com a verdade, a bondade e a necessidade de ouvi-lo ou contá-lo. Em seguida, submeta às três peneiras de Arquimedes: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

FOFOCA, QUE CULTURA É ESSA?

Page 4: Voz de Esperança · Março de 2014

reticênciaspor

Daniel tiba,empresário e membro

da primeiraiEQ

Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quer testar o caráter de alguém, dê-lhe poder”

AbRAhAM LInCOLn1809-1865

Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo.

MARAbEL MORGAnEScRIToRA

Cuidado boquinha com o que fala, pois palavras e promessas vazias levam corações despedaçados a se desviar”.

MARk hALL TREcho DA MÚSIcA Slow FADE, cASTING cRowNS-

Page 5: Voz de Esperança · Março de 2014

Ingredientes (para uma unidade)182 g de contra filé moído, limpo de nervos e gorduras;52g de fraldinha moída, limpa de nervos e gorduras;Sal e pimenta do reino moída a gosto.

1 pão d’água (grande)1 fatia espessa de cebola1 fatia espessa de tomate2 fatias de queijo cheddarcoração de alface

Modo de Preparo 1.Misture bem as carnes moídas sem acrescentar outro ingrediente.2.Modele a carne nas mãos, dando-lhe formato de hambúrguer. É importante deixar cada hambúrguer com a espessura de um dedo, depois pegue duas partes de hambúrguer e no centro coloque uma fatia de queijo cheddar dobrado em quatro partes selando totalmente o queijo no centro entre os dois hambúrguer. leve à grelha em fogo forte, colocando-a a 5 cm de distância do fogo. Asse o hambúrguer até ficar ao ponto, isto é, rosado no meio, para que fique bem suculento.3. Polvilhe sal e pimenta do reino a gosto em ambos os lados e retire do fogo, mantendo-o em lugar aquecido.

Finalização4.Corte o pão em duas partes, passe uma colher (sopa) de maionese na parte de baixo, depois coloque as folhas de coração de alface e o hambúrguer grelhado.5.Em cima, disponha a fatia de queijo, o tomate e a cebola (pré-cortada e deixada de molho em água morna e enxaguada em água gelada, para retirar a acidez).Cubra com a outra metade do pão e leve ao forno moderado (160º ) por dois minutos, sirva imediatamente

sabor& cia

A ideia desta receita surgiu quando minha esposa e eu estávamos planejando fazer uma festa de aniversario para ela. A intenção era fazer uma reunião mais intima para os amigos se sentirem a vontade, mais por ou tro lado, queríamos fazer um prato diferente, sem o tradicional churrasco ou algo do gênero. Então pensamos, somos fãs do hambúrguer do “Madero”, por quê não fazemos em casa? Imagina a tensão em fazer algo que nunca tínhamos tentado e ainda com os convidados esperando. E lá estava eu na cozinha com a mão na massa, digo na carne. Depois de pronto, a grande surpresa: os convidados adoraram, não só elogiando mas repetindo diversas vezes, não sobrou nada! Se você ficou com água na boca e quer arriscar dando uma de “Junior Durski” segue a receita e preparo do Hambúrguer Madero à moda “Tiba”.

por Daniel tiba,

empresário e membro da primeiraiEQ

HAMBURGUER DOTiba

Page 6: Voz de Esperança · Março de 2014

vida & saúde

Cinco ótimas razões para largar esta bebida

Andréa Souza (18 anos) diz que é viciada - uma viciada em refrigerante. “É difícil sair com amigos que tem consci-ência saudável e que bebem água o tempo

todo, enquanto tudo que eu quero é uma coca-cola”, diz Andréa. Mas, afinal, Andréa é realmente viciada em refrigerantes? não no sentido clínico, diz a nu-tricionista Paula Batista. “As pessoas têm uma afinidade com certos alimentos, e desenvolvem hábitos alimentares, mas isso não é a mesma coisa que um vício”, explica Paula. Ainda assim, os amantes de refrigerantes vão testemunhar que pode ser muito difícil abandoná-lo. “Uma razão é que quando consumimos algo doce, o gosto aciona nosso cérebro para liberar substâncias químicas chamadas opióides, que nos fazem ansiar gostos mais prazero-sos”, complementa a nutricionista.

Então, por que alguém iria querer abandonar os refrigerantes? os refri-gerantes têm poucos nutrientes úteis

e quase todas as semanas, ao que parece, um novo estudo alerta para

outro risco de saúde potencial ligado a refrigerantes. As manchetes mais

recentes levantaram preocupa-ções de que consumir refrige-

rantes aumenta o risco de um AVC. Eles já foram ligados à

obesidade, danos nos rins, e certos tipos de câncer.

inclusive, refrigerantes têm sido associados

à elevada pressão sanguínea.

Page 7: Voz de Esperança · Março de 2014

1. REFRIGERANTE E A DIABETESUma pesquisa da “American Dia-betes Association” mostrou que as mulheres que bebiam um ou mais refrigerante comum por dia, tinham duas vezes mais chances de desen-volver diabetes tipo 2 do que as que não bebiam todos os dias, ao longo de um período de quatro anos. As mulheres que bebiam mais refri-gerantes também ganharam mais peso no mesmo período.

2. REFRIGERANTE DIET E O PESOUm estudo publicado no journal of Clinical Endocrinology and Metabolism sugeriu que a frutose, um edulcorante que se encontra naturalmente no sumo de frutas e muito utilizado em quantidades concentradas em bebidas sua-ves, pode induzir uma resposta hormonal no corpo que promove o ganho de peso. outro estudo divul-gado pelo Daily Mail confirma que beber refrigerante diet pode ter os resultados exatamente opostos quando se trata de perda de peso. Pesquisadores constataram que as bebidas gasosas incentivam excessos e contribuem para a obesidade. os cientistas estão atribuindo as novas descobertas a uma reação química no cérebro quando a sacarina é introduzida na corrente sanguínea de uma pessoa que consome regularmente bebidas dietéticas comparadas com quem não o faz. Estes estudos relacionaram os refrigerantes diet ao acúmulo de gordura na região

abdominal, envelhecimento preco-ce, aumento de risco de diabetes tipo 2 e pressão alta

3. REFRIGERENTE E OS DENTESrefrigerantes, bebidas, especial-mente de cor clara, e chá gelado em lata parecem “agressivamente” corroer o esmalte dos dentes em testes de laboratório - e não im-portava se eram bebidas dietéticas ou os regulares, de acordo com um estudo divulgado na revista Medical MD.

4. REFRIGERANTE E A OSTEOPOROSEEstudos divulgados na revista Medical MD indicam que beber muito refrigerante pode favorecer uma osteoporose. três foram as hipóteses para que isto aconteça, algumas contribuem mais, outras menos, mas todas interferem.

Uma delas mostra que os indiví-duos que bebem muito refrige-rante acabam não bebendo tanto líquido nutritivo quanto as outras. outra pesquisa indica que as mu-lheres que bebiam regularmente refrigerantes à base de cola - três ou mais por dia - tinham quase 4% menor densidade mineral óssea no quadril. Mas as mulheres que bebiam refrigerantes não--cola não tinham baixa densidade óssea.A terceira pesquisa aponta o ácido fosfórico, um componente impor-tante na maioria dos refrigerantes como o culpado. o fósforo é um

importante mineral ósseo. Mas se você está recebendo uma quanti-dade desproporcional de fósforo em comparação com a quantidade de cálcio, poderia levar à perda óssea. Esta pesquisa também apontou a cafeína (presente nos refrigerantes tipo cola) como pos-sível culpada, pois pode interferir na absorção de cálcio. no estudo, refrigerantes com cafeína e sem cafeína foram associados com menor densidade óssea. Mas as bebidas cafeinadas fizeram mais danos. Este estudo não é a última palavra sobre o assunto.

5. REFRIGERANTE E O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇASo consumo de refrigerante está ligado a problemas comporta-mentais em crianças, diz estudo publicado na revista journal of Pediatrics e divulgado no jornal los Angeles times. o refrigerante já foi acusado de tornar crianças obesas. Agora, as novas pesquisas culpam as bebidas açucaradas por problemas comportamentais em crianças. os pesquisadores rela-cionaram o consumo de sódio com a agressão, problemas de atenção e isolamento social em crianças de cinco anos. Por exemplo, as crian-ças que ingeriram quatro ou mais refrigerantes por dia tinham duas vezes mais propensão a destruir pertences dos outros, entrar em brigas e atacar fisicamente as pes-soas, em comparação com crianças que não beberam refrigerantes.

Page 8: Voz de Esperança · Março de 2014

Sucesso não é acidente! Sem dúvida alguma, essa é a lição mais importante que você deve aprender, caso deseje

realizar seus sonhos. Em primeiro lugar, é preciso entender que o sucesso acontece na vida de pessoas específicas por razões específicas. não é algo que acontece por acaso, é algo que você faz acontecer. Como disse Alexandre Boarro: “nada é por acaso, a maioria das coisas que acontecem em nossas vidas são frutos de nossos atos”. Essa é a notícia boa. não importa se deseja fortalecer a vida da família, aprofundar a fé, melhorar a condição física ou dar uma guinada na sua carreira profissional: se tiver um objetivo na vida e disposição para alcançá-lo, você será capaz de fazê-lo. imagine por um instante tentar lançar dardos numa sala escura.

Acredito que sem visualizar o alvo será muito difícil acertá-lo. Contudo,se acender as luzes, obervar atentamente o alvo, pegar vários dardos, procurar alguma orientação e investir tempo e dedicação na prática de lançar os dardos, com certeza logo acertará o centro do alvo. Quando finalmente fizer uma apresentação em público e acertar na mosca, é bem provável que alguém diga que foi um acidente ou um golpe de sorte. Mas você não é um sortudo, simplesmente pagou o preço para adquirir tal habilidade. A vida real também é assim. ninguém acerta o alvo sem antes visualizá-lo. Da mesma forma o sucesso, quanto mais claro for a realização do seu sonho, mais fácil será atingi-lo com precisão. Acredite no que vou lhe dizer: o seu sucesso está diretamente ligado ao propósito

ou a missão que você tem para realizar. neste sentido, sucesso é descobrir esta missão e torná-la real. Mas, a grande pergunta é: o que é sucesso para você? observei que a maioria das pessoas tem dificuldade em defini-lo. Se, no entanto, você não tiver uma imagem clara do que vem a ser sucesso, como poderá, de fato, persegui-lo ou alcançá-lo? na literatura, o sucesso foi definido de muitas maneiras. Vou descrever as definições que mais aprecio:

um ideal digno que tem tudo a ver com você;

mesmo com o objetivo de realizar um sonho;

fazer;

Page 9: Voz de Esperança · Março de 2014

sociedade

e focar-se nela;

depois de almejar grandemente;

Deus em sua vida. observando as definições acima, percebe-se que o sucesso pessoal está diretamente ligado ao potencial, aos sonhos, objetivos e propósitos bem particulares de cada indivíduo. Você deve encontrar a verdadeira razão da sua existência, sua vocação para determinado projeto e aplicar todas as suas forças nesta busca, mas a pergunta é: quem você quer ser? talvez você ainda não tenha descoberto, mas sem dúvida existe uma resposta a esta pergunta. Vale a pena procurar por esta resposta, pois ela revela o propósito da sua

existência. num primeiro momento, você pode responder esta pergunta com um sonho que você tem, ou uma visão particular do futuro. Para alguns, esse sonho abalará o pais inteiro. Para outros, simplesmente trará calma a um pequeno lar. Seja qual for o caso, uma pequena porção do mundo será transformada num lugar melhor. numa reflexão mais profunda, diria que você deve fazer uma análise cautelosa do seu coração e buscar nele as respostas para esta questão. Há tempos atrás escrevi um artigo nesta revista com o título “A jornada do coração”. nele defendo que, lá no fundo, nosso coração sabe para aonde devemos ir. nosso coração sabe porque Deus nos criou com um propósito e colocou dentro de nós uma espécie de “DnA”, um senso de direção que funciona como uma bússola que

norteia nossa vida ( leia o Salmo 139). Fomos criados por Deus para sermos úteis e transformar uma pequena porção do mundo em um lugar melhor. Ele nos criou com um papel específico, uma missão, um propósito que nos tornará felizes e ao mesmo tempo tornará felizes as pessoas que vivem ao nosso lado. Este DnA, este senso de direção tem a ver com suas habilidades, seus gostos ou estilo pessoal, seus dons, talentos, seu temperamento. ou seja, é só olhar no espelho e se decifrar, ouvir a voz do coração e a voz de Deus para descobrir a razão da sua existência. Quero terminar este artigo perguntando: Qual é o propósito da sua existência? Qual é a tua missão de vida? o que Deus quer de você? A resposta a estas perguntas define o seu sucesso ou o seu fracasso.

Silvio Faustini

Pastor da primeiraiEQ

Page 10: Voz de Esperança · Março de 2014

fé & ciência

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.Não me lances fora da tua

presença, e não retires de mim o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. (Salmos 51.10-12) Nosso corpo precisa de revisão sistemática e não somente quando apresentamos algumas “falhas” e então procuramos ajuda em consultórios médicos, porém o mais indicado é fazermos revisões preventivas. E, como não somos constituídos somente de corpo físico, mas de espiritual também, nesse caso, a revisão é feita no divã de Jesus, que para nossa sorte, não liga o cronometro marcando um tempo limitado para nos ouvir. Ele, como o único “Psiquiatra Espiritual” autorizado pelo “Fabricante”, Deus, é quem pode revisar e restaurar todos os sentimentos e danos na nossa alma,- causados por “mau” uso ou “tempestades” que enfrentamos pela vida. A estrada da vida contém “buracos” ou ciladas espirituais que nos danificam e tentam nos parar, e por vezes nos param mesmo. Diferente das estradas que trafegamos com os nossos carros a “estrada da vida” conta com a assistência do “Fabricante” 24 h por dia. Não há lugar em que Ele não esteja atento e pronto a ouvir-nos e

ajudar-nos. o Salmo 139.7-12 deixa claro que Ele não nos abandona em lugar nenhum, e transforma tudo aquilo que é treva em luz: Para onde poderia eu escapar

do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. (Salmos 139.7-12) Após a revisão avançamos, pois o passado, como o próprio nome diz, ficou para trás, e o presente influenciará todo o nosso futuro. revisados e sarados estaremos aptos a

desfrutar do melhor da vida bem como a enfrentar as intempéries que possam surgir. revisar rima com recomeçar, pois muitas vezes não temos a continuação de algo que fazíamos e sim um recomeço. nunca encontramos o amanhã, pois quando pensamos que ele chegou, já é hoje e no horizonte se

apresenta um novo amanhã, porém nós, os que cremos em jesus

Cristo, temos sempre a certeza que o amanhã existirá, aqui na terra ou no céu com Ele. Por isso, nesse ano novo que se inicia, devemos lembrar romanos 8.35 a 39. Quem nos separará do amor de Cristo?

tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a

nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor

de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo jesus nosso Senhor. Que em 2014, você, revisado e curado, possa usufruir completamente do versículo abaixo: ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. (romanos 15.13)

REVISÃO

“SE Não PARARMoS PARA REVISão ESPIRITuAl, FAlhAS cARNAIS PoDERão NoS PARAR”

Page 11: Voz de Esperança · Março de 2014

curta mais

TecnologiaCrytranslator - Aplicativo para ioS o aplicativo promete descobrir o motivo do choro do bebê – se é fome, sono, irritação, estresse ou aborrecimento. Este premiado programa analisa o choro do seu bebê, em seguida, recomenda soluções úteis, tudo em menos de 10 segundos. o seu bebê está com fome, com sono, chateado, estressado ou entediado? o Cry translator irá responder. Apesar de ser em inglês, o resultado é mostrado por meio de ícones que represen-tam se o bebê está com fome, sono, estresse, chateação e tédio.

SaúdeHomens que pulam o café da manhã têm um 27% maior de doença cardíaca do que aqueles que fazem a refeição regularmente. os homens que comem tarde da noite tem 55% maior risco de desenvolver doenças do coração.Fonte: Pew research Center

Page 12: Voz de Esperança · Março de 2014

Doce Fru t o Env en e n ado

Page 13: Voz de Esperança · Março de 2014

matéria de capa

nhecimento das pessoas envolvidas ou sem conhecimento real ou efetivo da situação. Para o psicólogo josé Ângelo Gaiarsa “fofoca é informação ou co-mentário tendencioso sobre um tercei-ro ausente”. Ele explica que o tenden-cioso da notícia se manifesta de dois modos distintos, mas complementares: a fala e o acompanhamento expressivo. A fala pode ser dividida em transmis-são alterada de notícia e interpretação

Existem várias palavras para descrever a fofoca. Boato, di-famação, encrenca, enredo,

especulação, falatório, intriga, maledi-cência, mexerico, bisbilhotice, diz-que--diz, futrica, fuxico. Deve haver algo de importante sobre toda essa conversa fiada para exigir um vocabulário tão extenso e esquisito. o termo fofoca se trata como o ato de querer saber para ir contar a outrem. E também o fato ou coisa contada em segredo, sem co-

Doce Fru t o Env en e n ado

A FOFOCA VISUAL As expressões de rosto, de mão ou de corpo inteiro, que acompa-nham a fofoca verbal, são muito carac-terísticas. “Se observarmos com um binóculo alguém distante que esteja fa-zendo fofoca, teremos no ato a certeza do fato, mesmo sem ouvir nada da fala. Sempre podemos saber, pelo jeito, que uma pessoa está fazendo fofoca. Em matéria de fofoca, a forma é a mensa-gem!”, diz o psicólogo Gaiarsa. Com frequência, o olhar des-denhoso, o muxoxo de desprezo (mu-xoxo: espécie de estalo que se dá com a língua aplicada ao palato, em sinal de desdém ou contrariedade), o gesto de

pouco caso das mãos ou o modo de olhar de cima para baixo, são toda a fo-foca. “Gestos e olhares da fofoca visual são complexos. Há segredo: tendência ao cochicho, ao abaixar de voz, ao es-conder da boca com a mão. Há malícia: olhar de cumplicidade, risinho satânico. Há orgulho: jeito de quem se exibe, face e sobrancelhas que se levantam. Há inveja: o risinho satânico é quase nada esverdeado, o olhar desdenhoso é tam-bém perplexo – quiçá despeitado”, reve-la o psicólogo. A fofoca visual goza de uma prioridade especial – muito usada pelas mulheres e pelos superiores. Ela pode ser feita na presença da vítima e a vítima não tem jeito de protestar, nem de pro-

tendenciosa dos motivos. A notícia, ao passar de pessoa a pessoa, vai sofrendo alterações e acréscimos, que a modifi-cam. Afinal, “quem conta um conto au-menta um ponto”. Segundo o psicólogo, mais importante, porém do que essa modi-ficação na notícia é a interpretação que o fofoqueiro faz das ações ou ditos de sua vítima. “É o atribuir de intenções as piores possíveis às ações e ditos do fofo-cado”, complementa Gaiarsa.

var que foi vítima de uma depreciação. não é possível demonstrar que a fofoca visual existiu, porque ela aconteceu em um instante apenas, sob a forma de um olhar ou de um sorriso. Gaiarsa ainda conta que “quando a vítima – que quase sempre percebe – protesta contra o fato, logo ouve: que ideia! não foi nada disso que eu disse. não tive a menor intenção. no entanto, um filme mostraria com cla-reza o fato que existiu durante um ins-tante e logo passou”. A pessoa realmente foi ofendida, ela não está louca. Quem a faz e quem a ouve são cúmplices num crime comum, pois “são conspiradores que estão trançando uma rede na qual apanham alguém”, finaliza o psicólogo.

FOFOCA ACONTECE EM TODO LUGAR A Bíblia trata deste tema da seguinte maneira: “A língua também é fogo, mundo de iniquidade situada en-tre os nossos membros. Ela contamina todo o corpo, inflama o curso da natu-reza, e é por sua vez inflamada pelo in-

ferno” (tiago 3.9). E se você pensa que nos ambientes considerados sagrados, como os templos religiosos, estão imu-ne a fofoca, se enganou. inclusive, esta foi até uma das grandes preocupações do papa Francisco no ano passado. Ele disse: “Como se fofoca na igreja! Em vez de crescer eu, faço que o outro seja di-minuído e me sinto bem. isso não está

bem! Parece agradável fofocar, como uma bala de mel, não é? Você come uma – Ah, que bom! – E depois outra, outra, outra, e ao final fica com dor de barriga. E por quê? A fofoca é assim: é doce no co-meço e depois acaba contigo, acaba com a tua alma! As fofocas são destrutivas na igreja. É como o espírito de Caim: matar o irmão; com a língua, mata-se o irmão”.

Page 14: Voz de Esperança · Março de 2014

GERENCIANDO A FOFOCA NO LOCAL DE TRABALHO Um estudo descobriu que a fo-foca no ambiente de trabalho é extrema-mente negativa, mas os insultos eram mais sutis e as conversas menos previ-síveis, afirmou tim Hallett, sociólogo da Universidade de indiana para o jornal the new York times. no estudo o doutor Hallett per-cebeu que “a fofoca era também uma forma de guerra que trouxe todos para baixo”. Alguns chefes tentaram transfor-mar o escritório em uma “zona de exclu-são de fofocas”, mas Hallett afirma que é mais realista tentar gerenciar. Se, alguém no escritório parece pronto para falar de colegas ausentes, Hallett sugere que faça uma “avaliação positiva preventiva”. Uma pergunta rápida, como, “ela não está fazendo um ótimo trabalho?”, pode ser o suficiente para parar o ataque. Se a pessoa tenta persistir com sarcasmo indireto - “oh, realmente ótimo trabalho” - você pode forçar a questão com calma perguntando o que isso significa. Essa simples pergunta, um desafio feito com uma voz agradável, muitas vezes silen-ciou as fofocas sarcásticas observadas por Hallett. joana (27 anos) foi vítima de

fofoca no local de trabalho. Estava no pe-ríodo de experiência quando pediu ajuda a uma colega para confirmar uma fórmu-la no Excell. Ela ouviu na hora do almoço esta pessoa que a ajudou comentando com o chefe: “não deveriam contratá-la. não entende de Excell. Eu tive que fazer todas as fórmulas hoje para ela”. não perceberam que ela estava no mesmo restaurante. joana ficou chateada, mas entendeu que a única forma de resolver a situação era mostrar a verdade quando todos estivessem reunidos. E assim fez. Em uma reunião com a equipe naquela semana, joana aproveitou para mostrar todas as planilhas que tinha feito e como ela fazia as fórmulas. inclusive agradeceu publicamente apontando exatamente em que ponto a colega lhe ajudou con-firmando seus cálculos. nitidamente a colega que havia feito a fofoca ficou constrangida e acabou por elogiar o tra-balho. joana foi efetivada e atualmente é a chefe do setor. ramon-Cortés, autor do livro Vírus – o Perigo do Boato nas Empre-sas, explica que existem vacinas contra os boatos e elas não devem ser aplicadas somente em momentos de crise, mas diariamente. Elas envolvem ações sim-ples como:1. Conhecer bem as pessoas com quem

trabalhamos, o que permite que identifi-quemos os melhores canais de comuni-cação para cada uma delas;2. Conhecer as relações interpessoais, isto é, como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho permite saber que canais de comunicação funcionam me-lhor entre elas e estimular esses canais;3. Conhecer os canais de comunicação existentes na empresa facilita a dissemi-nação da informação;4. Ser transparente: quando a informa-ção adequada circula, o espaço para os rumores deixa de acontecer;5. Clareza - todos que se comunicam precisam evitar ambiguidades, elimi-nando que uma informação correta seja corrompida;6. rapidez - toda informação relevante e que pode ser divulgada, deve ser ra-pidamente divulgada de forma equâni-me entre toda a empresa;7. Coragem - as más notícias também precisam ser divulgadas para não ali-mentar falsas expectativas;8. integridade - a comunicação precisa espelhar nossos atos. Fazer observa-ções, ajudar é um caminho mais sau-dável do que criticar. E principalmente fazer isso na presença das pessoas que estão sendo objeto de observações.

Uma vítima de fofoca dentro da igreja contou a sua experiência. “não é a primeira vez que escuto fofocas ab-surdas falando ou de mim ou de pessoas que eu conheço, feitas por pessoas que eu nem conheço”, relata o jovem que não quer ser identificado. Ele conta que uma amiga estava no banheiro de uma igreja quando ouviu duas pessoas falando so-bre ele. “Pessoas que fantasiam absur-

dos e saem falando como se isso não fosse pecado. Quantos saem da igreja por causa das ‘línguas bifurcadas’, que difamam as pessoas, e quantas pessoas escutam, acreditam e saem repetindo a mesma mentira como se fosse uma ver-dade, formando uma grande comunida-de contra a outra pessoa, e tudo a partir de uma fantasia de uma mente criativa”. o relato deste rapaz corrobora

com a poesia: “Quase todos falam o que todos falam. Quem fala o que todos fa-lam sente-se muito forte – com a força dos outros. Ele é forte ou ele é fraco?” (Gaiarsa). “Há os que não querem se desentender com o fofoqueiro e não se manifestam contra o errado. É o tímido citado na Bíblia, a pessoa que não se posiciona, é quem compactua com o pecado”, afirma o jovem.

Page 15: Voz de Esperança · Março de 2014

matéria de capa

A comunicação informal é algo que ocorre sem controle.

Por isso, muita cautela ao escolher a pessoa com quem você falar.

É do jeito dela que a história será passada adiante.

Como diziam os nossos avós. Você sabe por que temos duas

orelhas e uma boca? Para ouvir mais e falar menos. Então ouça mais e aprenda a entender o que foi dito nas

entrelinhas sobre qualquer tipo de assunto;

Não gaste tempo comentando sobre fofocas correntes na empresa

ou de outros ambientes. Na hora da verificação ou do “vamos ver”, você pode ser

considerado culpado por associação.

Não seja “língua de trapo” e,

se algum comentário seu magoar alguém, peça

perdão imediatamente. Os fins não justificam

a fofoca.

Para obter informações, coloque para o pessoal, algo que pode se importante para a carreira de um ou de vários

colegas. Não dá para ficar sabendo de tudo se você nunca diz nada de grande

importância.

EXPUlSE MAQUiAVElDiSCriÇÃo

olHoS ABErtoS

oUÇA MAiS

SAiBA troCAr

inForMAÇÕES

SAIBACONVIVEREntEnDA E EStABElEÇA MElHorES rElACionAMEntoS

OS

FOFOQUEIROS

Suas melhores atuações ocorrem em reuniões, pois conseguem bloquear e dificultar as conclusões e até desviam as ações. nunca somam, sempre subtraem. jamais multiplicam, só dividem.

Estão prontos para descobrirem pequenas falhas. Uma vez detectada, saem produzindo comentários fazendo com que pareçam grandes falhas, sem, é claro, deixarem de criarem novas ideias e até força-rem que são melhores que o original.

Circulam pelos cantos das salas e corredores, verdadeiros “mortos-vivos”, que se sentem as piores vítima de todos os tipos de fofocas, via de regra, e em qualquer lugar “ficam se defendendo de tudo”... não me coloquem neste rolo... to fora...

São capazes de ficarem horas ouvindo e concordando com tudo... Quando são deixados, montam todos os tipos de interpretações e distorcem o que ouviram e repassam para os próximos ouvintes a forma que eles entendem que deveriam ser uma determinada situação.

ARGUMENTADORES

PERFECCIONISTAS

VÍTIMAS

INDIVIDUALISTAS

Multiplicadores da fofoca, pois sempre pegam ou interpretam tudo na “contramão”. Buscam seus obje-tivos próprios, não se importando se estão certos ou errados, e raramente participam de reuniões.

Cria contradições nos ambientes para demonstra-rem sua força. São “contra tudo e contra todos”, e são “contra” sistematicamente, sem saber do que se trata.

São “raposas bem criadas”, autossuficientes supe-riores a todos, pois sabem tudo e não dependem de ninguém. Atuam sorrateiramente, “pisa-mansinho”, e se utilizam da fofoca como autodefesa e escudo de proteção

São agitados e impacientes. Produzem todos os tipos de fofocas movimentando as pessoas ou gru-pos. São “kamikazes”, não dão tempo para ninguém pensar ou racionar sobre o assunto.

DESVIADORES

OPOSOCIONISTAS

EU SOZINHO

EXTREMADOS

daNieLLe rosCamPCoMUniCAÇÃo · PriMEirA iEQ

Page 16: Voz de Esperança · Março de 2014

OS PILARESDA LIDERANÇAESTRATÉGICA

entrevista

L iderança é um tema em alta no mundo contemporâneo, pois não basta analisar e administrar

as forças de mercado. É preciso ser quase um psicólogo que habilmente analisa e administra processos mentais seus e dos outros. Por isso, a revista VoZ DE ESPErAnÇA entrevistou o escritor do livro “os Pilares da liderança Estratégica”. Adilson neves, que estará presente no 3º Encontro de liderança Contemporânea, explica sua visão sobre liderança e traz novidades para a área.

no seu livro “Pilares da liderança Estratégica” você afirma que “o mundo moderno vive uma escassez de líderes com visão estratégica”. Qual a diferença de um líder com visão estratégica?Adilson neves: infelizmente ainda persiste a definição errada de liderança: “ser líder é ser o todo-poderoso no topo da organização”. Por isso, ser um líder estratégico é uma habilidade diferenciada. o foco dele é conduzir a organização rumo à visão de futuro que garanta prosperidade acompanhada de sustentabilidade. A sua operação diária é pautada em um calendário de longo alcance, integrando

resultados de curto prazo, mas com foco no longo prazo, agindo como motor organizacional. A sua fundamental pergunta é: “Por que e para quem é importante nossa organização?” Ser estratégico é fazer com que as forças competitivas continuem impulsionando e garantindo o futuro sustentável da organização.

Você diz que o conceito de liderança hierárquica está acabando. Por quê?Adilson: A forma como a hierarquia funciona hoje em grande parte das organizações, baseada no poder do cargo, no rígido controle e centralização das decisões, não condiz com a nova força de trabalho, principalmente sob a ótica das gerações X e Y. Aquele velho jargão: “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está completamente fora de moda. nunca se falou tanto em trabalho em equipe, inovação, mudança e criatividade. Quem faz acontecer são líderes diferenciados, aqueles que passam pela têmpera da estratégia e do liderar com as pessoas, com foco em execução e resultado, através do exercício diário da influência, da persuasão e do diálogo.

“O princípio

líder estratégico

sempre ser a prioridade em

relacionamento”.

Page 17: Voz de Esperança · Março de 2014

OS PILARESDA LIDERANÇAESTRATÉGICA

Como desenvolver líderes estratégicos?Adilson: o importante aqui é considerar desenvolvimento de pessoas como investimento e não como custo. Alta performance é um patamar que todas as organizações estão buscando e este objetivo começa a se tornar uma realização quando se repensa a cultura vigente, sob o tripé valores, liderança e estratégia. Esse tripé precisa estar constantemente sendo conjugado com confiança, compromisso e inspiração. Gerar valor impacta resultados. As organizações precisam intervir nas suas estruturas, criando novas formas de liderar, de influenciar e de moldar seus colaboradores. E o melhor caminho é desenvolver com a geração de autoconhecimento e de informações que gerem relevância interior que permitam que as pessoas exteriorizem comportamentos e atitudes voltadas para o cumprimento da visão de futuro.

Qual a importância do feedback?Adilson: Uma das ferramentas mais importante para o desenvolvimento de equipes de alta performance é o feedback, que não pode ser percebido como “a hora da bronca”.

Quando usado corretamente, o feedback ajuda identificar os pontos fortes e os pontos que precisam de ajustes e melhorias, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela organização. o mais importante é que feedback é uma ferramenta de mão dupla para líder e liderado. o problema é que as pessoas, inclusive líderes, não são devidamente treinados a utilizar essa poderosa ferramenta de gestão, tampouco possuem um processo estruturado que possibilite informar o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado. É um importante recurso permitindo ao colaborador perceber como é visto pelos outros, corrigindo-se a percepção entre líder e liderado. Assim, feedback é estratégia pura.

Como o líder estratégico se torna um agente de mudança?Adilson: À medida que este seja instrumento a serviço do desenvolvimento organizacional, principalmente alinhando a visão de futuro com o acompanhamento das diretrizes estratégicas, dos processos, das pessoas e assumindo o papel proativo nos controles. líderes são direcionadores porque

planejam, avaliam, acompanham e tomam decisões.

Como este líder lida com conflitos?Adilson: tudo começa com a autêntica e verdadeira liderança, cuja bússola está apontada para a estratégia, o propósito, os valores, a motivação, as pessoas, a integridade, a paixão, o foco e o comprometimento. lidar com conflitos é primeiramente cuidar de si mesmo. Depois, acolher e cuidar das pessoas. Como a sua visão é estratégica, este líder sabe que construir um ambiente de trabalho que seja harmônico, fazendo com que as pessoas gozem de relacionamentos saudáveis. É uma tarefa primordial para o sucesso da sua liderança e para que os resultados sejam obtidos. o princípio mais eficaz que o líder estratégico utiliza é a equidade, pois a justiça deve sempre ser a prioridade em qualquer tipo de relacionamento. Além disso, lidar com conflitos de forma competente é dar importância ao seu semelhante, saber ouvir, atacar o problema e não as pessoas, exercer a humildade e a paciência, manter a empatia e ter aptidão relacional.

SoBrE ADilSon nEVESAdvAnced MAster coAch nA MetodologiA PcWt – ProgrAMA coAching Work teAM. grAduAdo eM direito, jornAlisMo e teologiA. É PAlestrAnte, instrutor, Professor universitário e consultor, coM MAis de 5.000 trAbAlhos executAdos eM diversAs eMPresAs, instituições PúblicAs e PrivAdAs, inclusive no exterior. Professor e consultor do sebrAe. AtuAl cônsul dA rePúblicA de MoçAMbique no esPírito sAnto e PArAná e fundAdor dA ccbM - câMArA de coMÉrcio brAsil-MoçAMbique.

Page 18: Voz de Esperança · Março de 2014
Page 19: Voz de Esperança · Março de 2014

fatos & fotos

Éno período das férias que em alguns momentos as gargalhadas compartilhadas com os amigos fazem falta, bate a saudade dos passeios, vem o tédio, a falta do que fazer e a cama se torna a maior companheira em um momento em que deveria se aproveitar ao máximo os dias.

Mas com a temporada junieq, os pré-adolescentes mostraram que não há tempo para desperdiçar e muito menos a palavra “férias” para deus. Para que esses adolescentes pudessem aproveitar as férias com “tudo o que tem direito”, foram seis meses de preparação para o evento que durou uma semana. Ao todo, foram 160 acampantes e sessenta pessoas formaram uma equipe responsável pelos juniores. uma delas teve até alguns hábitos de mãe, “eu quase não dormi. Acordei a noite toda para ver se estava tudo certo. Me preocupava em passar repelente, protetor solar. foi bem engraçado”, conta Ana gois. foi uma semana cheia de atividades, louvores, estudos bíblicos, jogos interativos, brincadeiras, esportes. de acordo com caroline licheski, toda essa variedade de atividades melhorou quando o retiro passou a ser a temporada junieq. todos decidiram ir para a temporada por algum motivo pessoal, se alguns vão pelas amizades e brincadeiras, outros tomam essa escolha porque buscam algo. “eu ia no junieq e sentia as pessoas felizes, e eu também queria ser feliz. foi um renovo vir para temporada”, diz o junior silas Palestino. esse foi um momento importante não somente para os juniores, mas também para os voluntários que participaram do evento. Para eduard lamb, a temporada serviu de oportunidade para colocar em prática o que deus tinha ministrado à ele. “deus nos ensinou a ter ordem, amor, a trabalhar com excelência, e por isso em prática todos os dias”. o tema abordado esse ano na temporada foi “tudo é novo”. Assunto que encaixou perfeitamente com a situação que natália Morais estava passando. “eu quase desisti de participar da temporada porque fiquei com medo de não me entrosar, tinha acabado de voltar da Angola para o brasil. tudo é novo, tudo é diferente. quando eu soube o tema, já sabia que deus queria falar algo para mim . durante seis dias, esses juniores puderam compartilhar e descobrir juntos o “novo” que deus tinha para falar e dar à eles. Para a coordenadora do ministério e da temporada junieq, rebecca celante, esses dias foram especiais. “tivemos uma semana muito toP! vimos a transformação na vida de cada participante. foram 45 decisões para uma vida com cristo e 28 batismos com o espírito santo. vimos o agir de deus em todos os dias, em todos os cultos.

MonicA AMoriM coMunicAçÃo · PriMeirA ieq

Page 20: Voz de Esperança · Março de 2014

tempo de criança

Quem nunca disse essas frases: De novo

isso para comer?

– Odeio acordar cedo! Não gosto de ir à escola!

– Que coisa chata fazer tarefa e ter que ajudar!

– Nada dá certo para mim

– Não quero essa roupa ou sapato... Foi mais ou

menos isso que aconteceu com o povo de Deus no

Egito. Deus havia libertado os hebreus e os estava

conduzindo a Terra Prometida e tudo o que faziam

era reclamar: Não temos água, não temos comida

estamos cansados, vamos morrer nesse deserto.

Amiguinhos, Deus não se agrada daqueles que só

sabem reclamar, precisamos aprender a agradecer

a Deus pelo o que Ele tem feito em nossas vidas:

por ter saúde e poder ajudar e brincar, pela sua

família, por ter o que comer, por poder ir à escola,

por ter o que vestir e calar. E como diz a Bíblia

em Filipenses 2.14 “Façam tudo sem queixas nem

discussões”. Quando você se queixa você entristece

o coração do nosso Deus, que tudo nos dá e sempre

está ao nosso lado. Conte as suas bênçãos, seja

agradecido a Deus em todas as ocasiões. Peça a

Deus para ajudá-lo a dizer palavras de gratidão

seja alegre, diga sempre obrigado e pare de se

queixar.

Você pode ser grato se decidir que fará isso,

para ajudá-lo memorize 1 Tessalonicenses 5.16-18

para que possa lembrar Dele sempre que pensar em

reclamar de algo.

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente.

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta

é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.

Reclamar x Agradecer

Pastora rosangela Ferreira

JOGO DOS SETE ERROS

1

2

identifique na figura nº 2 os sete erros, tendo como referência a figura nº 1

Page 21: Voz de Esperança · Março de 2014

comportamento

Com a saída da mulher para atuar no mercado de trabalho, o homem teve que vestir o avental e ajudar nas

tarefas domésticas A mulher passou por uma transformação muito grande nos últimos anos, sendo introduzida no mercado de trabalho e assumindo diversas funções, que até então eram exclusividade dos homens. Essas mudanças também trouxeram consigo uma sobrecarga no dia a dia feminino, que se divide entre marido, fi lhos, lar e trabalho. Para equil ibrar essa rotina, é necessário o apoio da famíl ia na divisão de tarefas domésticas, de forma que todos contribuam igualmente. Estar ciente das tarefas que precisam ser realizadas e contribuir para que elas sejam divididas de forma equil ibrada é o ponto chave dessa matemática. Quem tem mais tempo disponível pode ajudar um pouco mais do que as pessoas que trabalham o dia todo. Para que não haja discussões o ideal é elaborar uma tabela com os nomes de cada pessoa e as tarefas que devem ser realizadas em cada dia, assim não há desculpas para o não cumprimento de seu dever doméstico. Perguntar as preferências de cada um é uma dica para que o ofício seja menos desagradável. Quando o assunto é dinheiro, também é importante que a receita do casal, ou até mesmo de todos os membros da famíl ia, seja divida para o pagamento das contas. Essa unidade faz que todos se unam em torno de um mesmo objetivo e que assim a famíl ia se fortifique. A famíl ia que trabalha junta tem mais condições de permanecer unida, independente dos percalços enfrentados.

famíliamoderna

por Cibele nardi,Coach

Page 22: Voz de Esperança · Março de 2014

R. SÃO FRANCISCO, 204CENTRO · CURITIBA · PRCEP. 82.020-190 [email protected]

PÓS-GRADUAÇÃO

TEOLOGIA APERFEIÇOAMENTO

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

Conclua o primeiro ano do ITQ no mesmo período do curso regular estudando apenas duas vezes por semana (terça-feira à noite e sábado pela manhã).

OBJETIVO: Preparar obreiros e pastores para servirem ao reino de Deus no trabalho com as crianças, juniores e adolescentes, atendendo assim o seu chamado pastoral. Este curso possibilita a entrada como obreiro credenciado no ministério Quadrangular.

AULAS: Uma vez por semana (segunda-feira).

DURAÇÃO: Um ano e meio

CURSO MISSÃO QUADRANGULAR SEMIPRESENCIAL

O capelão moderno pode se especializar em várias frentes de trabalho, como atuar em escolas junto aos alunos, professores e famílias, pode também se dedicar a atender empresas, auxiliando desde os trabalhadores até o empresário. Temos capelães ambientais, carcerários, hospitalares, esportistas, assistenciais, entre outros.

Promovido pelo CECABI, que está abrindo novas frentes de trabalho onde o capelão formado pode receber não apenas o suporte em seus projetos pessoais, como estar se envolv-endo nos trabalhos maiores, adquiririndo experiência e sendo útil ao próximo. Fazendo este curso de capacitação você terá todo suporte para se credenciar e desenvolver com excelência o exercício da Capelania.

CAPELANIA

Desenvolve aptidões e habilidades que transformará um bom professor em excelente professor, aplicando uma didática andragógica no ato de ensinar e comunicar. Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a melhor aprender.

OBJETIVO: Treinar docentes para ensinar adultos, usando as mais modernas técnicas para este aprendizado. Taxino-mia de Bloom, estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, entre outras.

DOCÊNCIA EM ANDRAGOGIA

Formar e auxiliar pastores e obreiros para implantar e trabalhar com libertação em suas igrejas de forma e�caz e prática.

CURSO VIDA - LIBERTAÇÃO

Curso de capacitação na área de música e liderança de ministério de louvor.

OBJETIVO: Capacitar e treinar pessoas para que atendam as necessidades da Igreja com boa ministração e desempen-hem um trabalho de qualidade e excelência na área musical.

CURSOS: Ministro de louvor - Composição - Liderança - Técnica Vocal - Áudio - Prática de grupo e arranjo

FACULDADEDO LOUVOR

PÓS-GRADUAÇÃO MECTERAPIA FAMILIAR

PÓS-GRADUAÇÃO MECGESTÃO ECLESIÁSTICA

DURAÇÃO8 meses

PRESENCIAL15 encontros (sábado)

À DISTÂNCIA:2 encontros (sábado)

PRÓXIMA TURMA8 de marçoPÓS-GRADUAÇÃO MEC

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

PÓS-GRADUAÇÃO MECDOCÊNCIA DO ENSINORELIGIOSO

ESCOLA DENEGÓCIOS

COMO ADMINISTRARUMA PEQUENA EMPRESA

O efeito em cascata de um líder transformado é imensurável.

OBJETIVOAprofundar os conhecimentos de liderança baseado no conhecimento de si mesmo, através de testes psicológicos (aplicado por psicólogo) com ênfase em gestão de pessoas, liderança estratégica, poder e in�uência, estilos de liderança, habilidades e natureza da liderança, gerenciamento das emoções, desenvolvimento de equipe, monitoramento e feedback, alcance de metas, entre outros.

Saiba os princípios necessários para a administração de uma microempresa ou de uma pequena empresa.

OBJETIVOProporcionar ao empresário informações essenci-ais para administração, analisando a formação do contrato social, sociedade, cotas, custos de impostos sobre produtos e serviços, conhecimento básico sobre a Legislação Trabalhista. Noções básicas para fazer um plano de negócios. Área �nanceira: como fazer um �uxo de caixa, calcular custo de produtos e serviços, descobrir qual a margem de lucro com base nos custos �xos, variáveis e pró-labore. Área comercial: como estabelecer metas de vendas de produtos e serviços relacionados aos custos da empresa e como remunerar vendedores atendendo a legislação vigente, entre outros.

LIDERANÇA COACH

Curso oferecido pela Secretaria Geral de Educação e Cultura da Igreja Quadrangular.

OBJETIVO: Preparar obreiros e pastores para servirem no reino de Deus, atendendo assim o seu chamado pastoral. Este curso possibilita a entrada como obreiro credenciado no ministério quadrangular.

Agora você tem a possibil idade de estudar, se graduar e pós-graduar em um ambiente cristão.

CONHEÇAO NOVO CVQ

CURSO LIVRE EM TEOLOGIASEMIPRESENCIAL

NOVO

NOVO

INTEGRALIZAÇÃO DOS CRÉDITOSDO CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

PARA QUEM? Pessoas que concluíram o Curso Livre em Teologia (ITQ, por exemplo) e possuem segundo grau completo.

O QUE É? Curso para ter o diploma reconhecido pelo MEC como Curso Superior em Teologia.

AULAS: 24 encontros quinzenais aos sábados ou toda terça-feira. Duração: um ano letivo.

Professor Especialista Iverson Lima

Professor Especialista Iverson Lima

Page 23: Voz de Esperança · Março de 2014

R. SÃO FRANCISCO, 204CENTRO · CURITIBA · PRCEP. 82.020-190 [email protected]

PÓS-GRADUAÇÃO

TEOLOGIA APERFEIÇOAMENTO

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

Conclua o primeiro ano do ITQ no mesmo período do curso regular estudando apenas duas vezes por semana (terça-feira à noite e sábado pela manhã).

OBJETIVO: Preparar obreiros e pastores para servirem ao reino de Deus no trabalho com as crianças, juniores e adolescentes, atendendo assim o seu chamado pastoral. Este curso possibilita a entrada como obreiro credenciado no ministério Quadrangular.

AULAS: Uma vez por semana (segunda-feira).

DURAÇÃO: Um ano e meio

CURSO MISSÃO QUADRANGULAR SEMIPRESENCIAL

O capelão moderno pode se especializar em várias frentes de trabalho, como atuar em escolas junto aos alunos, professores e famílias, pode também se dedicar a atender empresas, auxiliando desde os trabalhadores até o empresário. Temos capelães ambientais, carcerários, hospitalares, esportistas, assistenciais, entre outros.

Promovido pelo CECABI, que está abrindo novas frentes de trabalho onde o capelão formado pode receber não apenas o suporte em seus projetos pessoais, como estar se envolv-endo nos trabalhos maiores, adquiririndo experiência e sendo útil ao próximo. Fazendo este curso de capacitação você terá todo suporte para se credenciar e desenvolver com excelência o exercício da Capelania.

CAPELANIA

Desenvolve aptidões e habilidades que transformará um bom professor em excelente professor, aplicando uma didática andragógica no ato de ensinar e comunicar. Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a melhor aprender.

OBJETIVO: Treinar docentes para ensinar adultos, usando as mais modernas técnicas para este aprendizado. Taxino-mia de Bloom, estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, entre outras.

DOCÊNCIA EM ANDRAGOGIA

Formar e auxiliar pastores e obreiros para implantar e trabalhar com libertação em suas igrejas de forma e�caz e prática.

CURSO VIDA - LIBERTAÇÃO

Curso de capacitação na área de música e liderança de ministério de louvor.

OBJETIVO: Capacitar e treinar pessoas para que atendam as necessidades da Igreja com boa ministração e desempen-hem um trabalho de qualidade e excelência na área musical.

CURSOS: Ministro de louvor - Composição - Liderança - Técnica Vocal - Áudio - Prática de grupo e arranjo

FACULDADEDO LOUVOR

PÓS-GRADUAÇÃO MECTERAPIA FAMILIAR

PÓS-GRADUAÇÃO MECGESTÃO ECLESIÁSTICA

DURAÇÃO8 meses

PRESENCIAL15 encontros (sábado)

À DISTÂNCIA:2 encontros (sábado)

PRÓXIMA TURMA8 de marçoPÓS-GRADUAÇÃO MEC

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

PÓS-GRADUAÇÃO MECDOCÊNCIA DO ENSINORELIGIOSO

ESCOLA DENEGÓCIOS

COMO ADMINISTRARUMA PEQUENA EMPRESA

O efeito em cascata de um líder transformado é imensurável.

OBJETIVOAprofundar os conhecimentos de liderança baseado no conhecimento de si mesmo, através de testes psicológicos (aplicado por psicólogo) com ênfase em gestão de pessoas, liderança estratégica, poder e in�uência, estilos de liderança, habilidades e natureza da liderança, gerenciamento das emoções, desenvolvimento de equipe, monitoramento e feedback, alcance de metas, entre outros.

Saiba os princípios necessários para a administração de uma microempresa ou de uma pequena empresa.

OBJETIVOProporcionar ao empresário informações essenci-ais para administração, analisando a formação do contrato social, sociedade, cotas, custos de impostos sobre produtos e serviços, conhecimento básico sobre a Legislação Trabalhista. Noções básicas para fazer um plano de negócios. Área �nanceira: como fazer um �uxo de caixa, calcular custo de produtos e serviços, descobrir qual a margem de lucro com base nos custos �xos, variáveis e pró-labore. Área comercial: como estabelecer metas de vendas de produtos e serviços relacionados aos custos da empresa e como remunerar vendedores atendendo a legislação vigente, entre outros.

LIDERANÇA COACH

Curso oferecido pela Secretaria Geral de Educação e Cultura da Igreja Quadrangular.

OBJETIVO: Preparar obreiros e pastores para servirem no reino de Deus, atendendo assim o seu chamado pastoral. Este curso possibilita a entrada como obreiro credenciado no ministério quadrangular.

Agora você tem a possibil idade de estudar, se graduar e pós-graduar em um ambiente cristão.

CONHEÇAO NOVO CVQ

CURSO LIVRE EM TEOLOGIASEMIPRESENCIAL

NOVO

NOVO

INTEGRALIZAÇÃO DOS CRÉDITOSDO CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

PARA QUEM? Pessoas que concluíram o Curso Livre em Teologia (ITQ, por exemplo) e possuem segundo grau completo.

O QUE É? Curso para ter o diploma reconhecido pelo MEC como Curso Superior em Teologia.

AULAS: 24 encontros quinzenais aos sábados ou toda terça-feira. Duração: um ano letivo.

Professor Especialista Iverson Lima

Professor Especialista Iverson Lima

Page 24: Voz de Esperança · Março de 2014

“Amados, até quando nós não vamos acreditar no poder de Deus? Até quando nós vamos deixar de receber aquilo que Deus tem preparado para a nossa vida? A incredulidade não vê em momento algum a superação das coisas ou o resultado após a luta. Quanta coisa Deus já te deu? Porque você acreditou, e quanta coisa nós não recebemos porque duvidamos? Porque não acreditamos naquilo que Deus tem prometido para nós? Quantos gigantes estão diante de você? A doença é um gigante? Problemas financeiros, conjugais, sentimentais, filhos, filhas quem sabe envolvidos com drogas, por que é que vamos temer? Vamos entrar na batalha porque a vitória é nossa. Vamos à casa do Senhor e tomemos posse da bênção, pois é certo que venceremos. Grandes coisas vão acontecer. Creia!”

espaço cultural

Autor: rawlinson rangel  Editora: orvalho 

lançado em junho de 2013 a ideia central do livro não é nova: ninguém é perfeito em tudo o que fala.Quem já se arrependeu por ter falado o que não deveria? E quem já quis revidar por ter ouvido o que não merecia? Saber o que nos motiva a usar as palavras revela nosso coração e que tipo de efeito vamos produzir nas pessoas e em nós mesmos.

livroPor Trás da Língua

Bethel Music

A reconhecida Comunidade Bethel Music se juntou para criar seu primeiro álbum de estúdio. o uso de sintetizadores analógicos é uma cararterística marcante. Escrito durante uma época de mudança e transição, tides canta a história de andar pra frente e superar o desconhecido com Deus.

CD

Tides

jonatas e Andrielli Alves

Pastores · primeiraiEQ

Pr. Eduardo Zdrojewski

Page 25: Voz de Esperança · Março de 2014

cAMPANhA PElA FAMílIAlutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas (neemias 4.14b). todo segundo domingo do mês9h, 16h30 e 19h Participe, lute e vença pela sua família!

2º Do

MING

oRE

uNIõE

S

PRojETo NoS BRAÇoS Do PAIo Projeto “nos Braços do Pai” é um ministério da Primeira iEQ que realiza um trabalho com pessoas portadoras de necessidades especiais.As reuniões acontecem aos sábados, das 17h às 18h, na rua Alberto Folloni, 125 (casa ao lado da primeiraiEQ).

Contato

[email protected]

ATIVI

DADE

SMINISTÉRIo coM SuRDoS Atendimento de terça à sexta, das 13h às 19h.

(para médico, advogado etc).

reuniões

Contato41 [email protected]

DoMI

NGoS

REuNIõES ESPEcIAISSanta CeiaDia 6 de abril, domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 11 de abril, sexta-feira às 14h30

Culto da FamíliaDia 13 de abril, domingo às 9h, 16h30 e 19h

Culto de MissõesDia 20 de abril, domingo às 9h e 19h

Batismo Disse jesus: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16).Dia 27 de abril, domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 30 de abril, quarta-feira às 14h30

agenda primeiraIEQ

Page 26: Voz de Esperança · Março de 2014
Page 27: Voz de Esperança · Março de 2014
Page 28: Voz de Esperança · Março de 2014

RUA ALBERTO FOLLONI, 143 TEL 41 3151.5100CURITIBA . PR

PRIMEIRA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

UMA FAMÍLIA PARA TODOS

9h16h3016h3019h19h

MANHÃ DA BENÇÃOENCONTROS DE VIDACULTO INFANTILCULTO DO PODER E LOUVORCULTO INFANTIL

14h3020h3020h30

TARDE DA PROVISÃOREUNIÃO DO EMPREENDEDORCULTO INFANTIL

8h14h3020h

ORAÇÃO E JEJUM (TEMPLO)INTERCESSÃO (TEMPLO)CULTO DE ORAÇÃO

18h19h30

CULTO DOS SURDOS (CENÁCULO)ALTA FREQUÊNCIA - JOVENS

14h30 TARDE COM DEUS (3ª IDADE)

8h14h3014h3020h20h20h

MANHÃ DA BENÇÃOTARDE DA BENÇÃOCULTO INFANTILNOITE DOS LOUVORESJUNIEQ | JUNIORES (TEMPLO)CULTO INFANTIL

14h3020h20h19h3022h3022h30

LIBERTAÇÃO E PROSPERIDADECULTO INFANTILNOITE DOS MILAGRESMAD - ADOLESCENTES (TEMPLO)CULTO INFANTILCURA E LIBERTAÇÃO

D

S

T

Q

Q

S

S

8h30 às19h

CENT

RO EV

ANGE

LÍSTIC

O

8h30 às 16h

8h30 às12h14h às 16h

RUA SENADOR ALENCAR GUIMARÃES, 97 . 1º ANDAR . CENTRO 41 3224.5274 (ENTRE A RUA EMILIANO PERNETA E A PRAÇA OSÓRIO EM CIMA DA BOUTIQUE DIM DOM).