voz da comunidade edição 35 - março de 2013

16
Grande Florianópolis | Ano 4 nº 35 | Março de 2013 | [email protected] Maratona Cultural é um sucesso Patronagem do CTG Os Praianos nos últimos preparativos para o Rodeio Internacional Saúde foi destaque na reunião da bancada do PT com governador Colombo Rodeio Internacional Voz do Parlamento Página 13 Página 5 Página 3 Página 2 No dia 19 de março, a Escola Estadual Básica Cecília Rosa Lopes comemorou 33 anos de atividades. No evento, houve uma apresentação de Escola de Taekwondo Dragões Vermelho, que vieram do norte da Ilha, em Florianópolis, especialmente para prestigiar o evento. Comunidade Cidades EEB Cecília Rosa Lopes comemora 33 anos com apresentação de Taekwondo Moradores de cinco co- munidades de Florianópo- lis foram convidados para cantar “Parabéns” para a cidade de Florianópolis, que neste último sábado (23) completou seus 287 anos de fundação. E o prefeito Cesar Souza Júnior faz questão de cortar os saborosos bolos de aniversário espalhados pela Capital. Marco Martins

Upload: jornal-a-voz-da-comunidade

Post on 12-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Leia nesta edição: - O sucesso da Maratona Cultural - EEB Cecília Rosa Lopes comemora 33 anos com apresentação de Taekwondo - Patronagem do CTG Os Praianos nos últimospreparativos para o Rodeio Internacional - Saúde foi destaque na reunião da bancada do PT com governador Colombo - A Voz do Parlamento - Paulo Luís Cordeiro - Samanta Borba - Leleu - Valdeci Motta - e muito mais.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Grande Florianópolis | Ano 4 nº 35 | Março de 2013 | [email protected]

Maratona Cultural é um sucesso

Patronagem do CTG Os Praianos nos últimos preparativos para o Rodeio Internacional

Saúde foi destaque na reunião da bancada do PT com governador Colombo

Rodeio Internacional

Voz do Parlamento

Página 13

Página 5

Página 3

Página 2

No dia 19 de março, a Escola Estadual Básica Cecília Rosa Lopes comemorou 33 anos de atividades. No evento, houve uma apresentação de Escola de Taekwondo Dragões Vermelho, que vieram do norte da Ilha, em Florianópolis, especialmente para prestigiar o evento.

Comunidade

Cidades

EEB Cecília Rosa Lopes comemora 33 anos com apresentação de Taekwondo

Moradores de cinco co-munidades de Florianópo-lis foram convidados para cantar “Parabéns” para a cidade de Florianópolis, que neste último sábado (23) completou seus 287 anos de fundação. E o prefeito Cesar Souza Júnior faz questão de cortar os saborosos bolos de aniversário espalhados pela Capital.

Marco Martins

Page 2: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

2 Março/2013

Direção ExecutivaLauany Machado Motta

Arte Final e DiagramaçãoAmanda Rodrigues Lopes

Paulo Luís Cordeiro

Jornalista ResponsávelCesar Laus Simas – ABI 2369

Editor Chefe

Paulo Luís CordeiroDRT/SC 03938/JP

Gerente ComercialValdeci Motta

CirculaçãoAntônio Carlos, Palhoça, São José, Biguaçu, São Pedro de

Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz

Tiragem5000 exemplares

Os artigos assinados não refletem necessariamente as opiniões do Jornal A Voz da Comunidade e são de inteira

responsabilidade de seus autores.

Jornal A Voz da ComunidadeExecução: Valdeci Motta ME CNPJ 13.140.230/0001-06

Rua Sinésio José Furtado, 81 - ForquilhinhasSão José | SC | CEP 88106-585

Fale com a redaçãohttp://avozdacomunidade.com.br

[email protected]

Telefone da redação(48) 3034-3821 | 3357-1821

Editorial

Expediente

Maratona Cultural é um sucesso

Segundo Paula Lins, uma das organizado-

ras do evento, “A cada ano a Maratona Cultural mostra a sua importância para a ci-dade. Durante a programa-ção, reunimos mais de 120 mil pessoas nos mais diferen-tes locais, muitos indo pela primeira vez em espaços tão tradicionais da cidade. “, en-tatiza.

“Nossa equipe de 52 produtores, os mais de 400 fornecedores e curadores do evento tiveram, em cada atração a validação de quão importante é a Maratona Cul-tural, que mais uma vez teve o apoio e os aplausos do pú-

blicos. Além de tudo, nesta edição cumprimos o papel de levar as pessoas para o Centro da Cidade, com locais lotados. Damos de exemplo, o Mu-seu Histórico Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz

e Souza, que somente no fi-nal de semana recebeu cerca de 2000 pessoas. É a cidade redescobrindo seus espaços graças a oferta de opções cul-turais promovidas pela mara-tona Cultural.”, conclui.

Nesta terceira edição, a Maratona Cul-

tural passou a ser o evento oficial em comemoração aos 287 anos de Florianópolis. E como uma data especial

merece uma programação à altura, foram mais de 36 horas de atrações gratuitas de dança, música, teatro, cinema e artes visuais. Ao todo, 713 artistas dividem-

se entre os 237 produtos culturais que serão apresen-tados em 42 palcos, dis-tribuídos tanto na Ilha como no Continente.

Marco Martins

Toneladas de ovos, barras e bombons são produzi-das e comercializadas em todo o mundo. Mas, o

real significado da data, para muitos, não é valorizado. A morte e ressurreição de Jesus Cristo ficam em se-gundo plano. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e par-ticipam de cerimônias religiosas. Muitos só se lembram das iguarias de chocolate, em que jovens, crianças e adultos, se deliciam com essas maravilhas. Muitas delas recheadas com os não menos deliciosos bombons. “Theobroma cacao” é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Lineu, em 1753.No século XX, os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradi-cionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Desde que se adotou o coelhinho e ovo como símbo-los da Páscoa, a data ganhou uma outra comemoração. Diante disso, é visível que a cada ano, lamentavelmente, o seu verdadeiro significado tem sido esquecido, ou, pelo menos, deixado em segundo plano.Muitos se esquecem do principal. Celebrar a ressur-reição de Jesus Cristo, pois a data não deveria ser somente comércio. O consumismo tomou posse do espaço antes ocupado pelo cristianismo de tal forma que, lamentavelmente, observamos que hoje em dia a Páscoa, sem ovo, não é Páscoa. Muitos só se preo-cupam com o consumismo, muitas vezes sem medir consequências.

Páscoa, ressureição e consumismo

Page 3: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Março/2013 3

De Bem com a Vidacom Valdeci Motta

Muito mais do que um hábito da

população do Sul do Bra-sil, a tradição de tomar chi-marrão também faz bem à saúde. Estudos compro-vam que a erva-mate, que pode ser consumida como chimarrão ou chá, traz di-versos benefícios às fun-ções orgânicas. Os prin-cipais componentes da planta atuam como auxil-iar em dietas, como diuré-tico, digestivo e também ajudam no tratamento da fadiga funcional.

De acordo com um es-tudo feito recentemente, o mate, além de estimu-lante, também faz bem ao coração. O trabalho mostra que o uso diário de 100 gramas da erva-mate pode causar a diminu-ição de 29% dos níveis de

colesterol e de 62% nos triglicerídeos, afastando os riscos de problemas cardíacos.

Mas de nada adianta consumir a erva como chimarrão se você não souber como servir a be-bida. O porongo, material utilizado na fabricação de cuias, é muito poroso, ab-sorve umidade e provoca o acúmulo de resíduos e a proliferação de bactérias, tornando-se uma ameaça à saúde.

Já as cuias de cerâmica, são as melhores opções para o consumo, pois além de serem atóxicas e livres de metais pesados, as cuias ajudam a preservar a temperatura da bebida, otimizando o aroma e o sabor da erva.

Chimarrão traz benefícios à saúde

Consumo diário de 100 gramas da erva diminui 29% dos níveis de colesterol e 62% nos triglicerídeos, mas é preciso sa-ber como servir a bebida para que o consumo seja seguro e saudável.

Balança Tchê

Anote em sua agenda! Nos dias 6 e 7 de setembro, fe-riado da Pátria, o CTG Os Praianos irá receber um

grande evento de música gaúcha. É o Balança Tchê, evento que irá trazer grandes nomes para quem curte música da melhor qualidade.

Você poderá nos ajudar a escolher os grupos. Entre em nossa página www.balancatche.com.br dê suas opiniões de cantores e grupos musicais para o Balança Tchê. Será uma grande festa. O evento contará com estacionamento, praça de alimentação, segurança. Nas próximas edições iremos falar mais desse grande evento.

Patronagem do CTG Os Praianos nos últimos preparativos para o Rodeio Internacional

A Patronagem do CTG Os Praianos, sob a presidência do Patrão David

Gevaerd Filho, reuniram-se na noite desta terça-feira (26) para dar continuidade aos preparativos para o Rodeio Internacional que acontecerá no final do mês de abril, en-tre os dias 30 de abril e 5 de maio.

No final do mês de março estivemos

reunidos com o senhor Feli-ciano Silveira, que nos con-firmou a realização da Festa das Hortaliças em Antônio Carlos, na comunidade do Rachadel, no mês de junho. Dentre os atrativos da festa estão os tradicionais desfiles de máquinas agricolas.

Festa das Hortaliças

Page 4: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

4 Março/2013

Page 5: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Março/2013 5

A Voz do Parlamento

Deputados destacam investimento na saúde e cobram melhorias em hospital

A saúde pública foi um dos principais temas

da sessão ordinária da terça-feira, 26 de março.

Enquanto parlamentares da situação destacaram inves-timentos do governo estadual em Itajaí, oposicionistas cobr-aram a solução dos problemas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Sargento Amauri Soares (PDT) alertou novamente

para os problemas estruturais e de pessoal no Hospital In-fantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Ele apresentou slides com imagens de alas da unidade hospitalar com problemas elétricos e hidráu-licos, além da falta de pessoal. “É incompreensível a desor-ganização e a falta de plane-jamento da saúde pública”, afirmou. Angela Albino (PC-doB) destacou a concessão de

tutela antecipada por parte do Ministério Público Estadual que obriga o governo estadu-al a resolver os problemas do hospital.

“Precisamos do apoio do Parlamento e também dos deputados da base governi-sta para que sensibilizem o governo da necessidade de agir rapidamente no Hospital Joana de Gusmão”.

** A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira (26), três projetos de lei, dois de origem parlamentar e um de autoria do Ministério Público Estadual. Entre as proposições aprovadas está a criação da Semana Estad-ual de Combate à Violência Contra a Mulher.

** O debate sobre a segurança e a prevenção de aci-dentes em casa noturnas de Santa Catarina, foi marcado para o dia 9 de abril. A data foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT) e terá sua conveniência analisada no decorrer da semana. A reunião, convocada pelo pres-idente da CCJ, deputado Mauro de Nadal (PMDB), por sugestão da deputada Ana Paula, discutirá os diversos projetos de lei propondo novas medidas de segurança em casas de espetáculos que estão tramitando na Casa.

Saúde foi destaque na reunião da bancada do PT com governador Colombo

A situação da saúde em Santa Catarina foi o

assunto que predominou na reunião da bancada do PT na Assembleia Legislativa com o governador Raimundo Co-lombo, nesta terça-feira (26). Os parlamentares elencaram problemas verificados em todas as regiões do Estado e cobraram atuação mais firme do Governo para solucioná-los. Participaram do encontro (foto) as deputadas Ana Paula Lima, líder da bancada, e Lu-ciane Carminatti, os deputa-dos Dirceu Dresch, Jailson Lima, Neodi Saretta, Padre Pedro Baldissera e Volnei Morastoni. O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, também acompanhou a reunião.

O caso do Hospital Infan-til Joana de Gusmão, na Capi-tal, onde as obras de reforma se estendem por mais de nove meses, foi citado como exemplo de descaso com a saúde. Morastoni, que pre-

side a Comissão de Saúde na Alesc, fez um apelo para que o Governo do Estado assine um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a conclusão das obras, com atenção especial aos setores de oncologia e UTI, além da ampliação do número de ser-vidores.

Jailson Lima também mencionou o caso do hospi-tal do município de Ibirama, cuja Unidade de Terapia In-tensiva (UTI), inaugurada em 2010, nunca funcionou por falta de profissionais habilita-dos. Ainda por problemas de gestão, apontaram os depu-tados, hospitais do interior estão perdendo recursos fed-erais, prejudicando o atendi-mento da população.

O governador reconheceu que há problemas na gestão da saúde e que o Estado está se esforçando para corrigir as falhas. Colombo apresen-tou aos deputados o relatório prévio de um estudo sobre o

sistema de saúde pública em Santa Catarina. O diagnóstico, afirmou, servirá para orientar investimentos para atender as demandas do setor, buscando mais qualidade e eficiência nos serviços prestados. Os deputados solicitaram que a comissão técnica reúna-se com o Parlamento para de-

bater o assunto e acolher sug-estões. “Nós queremos con-tribuir, uma vez que a saúde é um serviço essencial à popu-lação e no nosso Estado está muito longe de ser o ideal”, classifica Ana Paula.

Nesse sentido, Morastoni mencionou que recentemente esteve no Ministério da Saúde

para discutir sobre a defasa-gem do teto financeiro para Santa Catarina. Conforme informou, a defasagem do teto remonta há mais de 10 anos, quando no final 2002 o Estado foi habilitado à gestão plena na saúde.

Page 6: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

6 Março/2013EspecialPortal da Ilha comemora 15 anos de atividades

Primeiro site de notícias da Grande Florianópolis promove uma série de ações e mudanças na linha editorial para marcar a data

O PORTAL DA ILHA (www.portal-

dailha.com.br), primeiro portal hiperlocal de notícias especial-mente criado para a Grande Florianópolis, completa 15 anos em abril. Para marcar a data, serão promovidas diver-sas ações, eventos e mudanças na linha editorial do portal.

Durante todos esses anos, o PORTAL DA ILHA sem-pre esteve presente no dia a dia das cidades da região que compreende Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça e Santo Amaro da Impera-triz, através da cobertura de eventos, noticiando os acon-tecimentos de cada cidade, e contribuindo para a divulga-ção do turismo da região.

O diretor do portal Paulo Luís Cordeiro explica que a principal mudança será a par-

ceria com um portal nacional, um dos principais sites de conteúdo do país. “Será um divisor de águas, possibilitan-do o aumento de audiência, fortalecendo o jornalismo e sobretudo, a parte comercial”, explica.

Outra novidade é a cria-ção do “Alô Cidadão”, pro-jeto que irá ser um novo diferencial para o PORTAL DA ILHA em 2013. Nele, a comunidade passará a contri-buir denunciando problemas em seus bairros, apontando soluções, divulgando eventos, apresentações artísticas, en-fim, contribuindo para divul-gar ainda mais a região.

Paulo Cordeiro destaca ainda o fortalecimento da linha editorial por meio da contratação de profissionais na área de jornalismo que

“consigam en-tender a filosofia do PORTAL DA ILHA em estab-elecer novos cri-térios jornalísti-cos multimídia”, salienta.

Dentro das novidades do aniversário tem ainda a criação da Rádio Mais Floripa, que será a rádio do POR-TAL DA ILHA. “Terá um conteú-do diferenciado, com noticiário, programação ao vivo, cobertura de eventos, entrevistas exclusivas”, afirma o diretor do portal.

São parceiros atuais do portal de notícias, o jornal

Voz da Comunidade, Prim-erTV, AvessoTV, DigitalMid-ea, 1Click, dentre outros sites que agregam conteúdo de qualidade.

Os leitores do portal pas-

sarão a contar ainda com um guia, que trará a programação completa das principais casas noturnas e opções culturais. Tudo atualizado diariamente.

Page 7: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Março/2013 7Cidades

Museu Histórico de São José terá canoa feita de tronco de Garapuvu

Aos 47 anos, Rudinei Alves lembra com

detalhes dos ensinamentos deixados pelo pai, que com destreza eternizou centenas de árvores em canoas e balee-iras.

O trabalho artesanal de seu Terninho, como era conheci-do Paterniano Ernesto Alves,

passou de pai para filho e hoje Rudinei é um dos poucos ca-noeiros que ainda mantém viva a arte de entalhar, como faziam os açorianos.

Nas próximas semanas, ele tem mais um desafio pela frente: transformar o tronco de um Garapuvu, de quase uma tonelada, em uma canoa

que será exposta no Museu Histórico de São José.

A história começou em Florianópolis, quando o Ga-rapuvu de cerca de 80 anos sucumbiu ao tempo e tom-bou no terreno de um hotel na praia Mole.

Como o seu corte é proi-bido – a árvore foi tombada pelo patrimônio natural em 1992 –, o empresário Luiz Augusto Gonzaga viu a opor-tunidade de dar um destino à arvore que muito lhe serviu de sombra e contemplação.

Sabendo deste desejo, a superintendente da Funda-ção Municipal de Cultura de São José, Elenita Gerlach Ko-erich, pediu ajuda ao oleiro Lourival Medeiros para achar um canoeiro, como é chama-do quem entalha canoas.

Foi aí que surgiu Rudinei, que se orgulha da herança de canoeiro e pescador. “Fui o único a seguir os passos do meu pai”, conta.

Na última sexta-feira (22), ele acompanhou o caminhão guincho contratado pela Pre-feitura de São José para trans-portar o tronco até o Centro

Histórico do município. Ele espera que o barco esteja pronto em meados de maio. “Vou dar uma de pica-pau”, brincou Rudinei, ao lembrar que uma das canoas esculpida pelo seu pai, de cerca de seis metros, pode ser vista na Es-cola do Mar, em Barreiros.

Exposição comemorativa de Cipriano

A prefeita Adeliana Dal Pont aproveitou

a passagem pelo Festival Sopa de Siri, no domingo, para visitar a exposição “263 anos de São José - Uma ci-dade imperial”, de José Cipriano. A mostra, com telas que destacam o pat-rimônio histórico da cidade, pode ser vista até o dia 5 de abril, das 9h às 19h, no Mu-seu Histórico. Na imagem, Cipriano, a prefeita e a su-perintendente da Fundação Municipal de Cultura e Tur-ismo Elenita Koerich.

Glaicon Covre - Secom/PMSJ

As inscrições para as ofi-cinas da Casa da Cul-

tura de São José foram pror-rogadas até 5 de abril. Estão sendo oferecidas atividades de Dança de Salão, Dança Moderna, Flauta Doce, Vio-

lão, Contação de Histórias, Redação e produção de tex-tos, Desenho, Fotografia e outras ferramentas de criação, Relevo em Madeira ou Telha, Pintura em Vitral e Histórias em Quadrinhos.

Oficinas da Casa da Cultura

Page 8: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013
Page 9: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013
Page 10: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

10 Março/2013Leleu

[email protected]

Um dos melhores cavalos para prática de pal-eteada é o cavalo crioulo.

A paleteada argentina é a prova emblemática da raça crioula, é um trabalho de campo adaptado ao es-porte. A dinâmica da prova da paleteada é caracterizada por dois cavalos que saem do brete com os seus re-spectivos competidores, cercando um novilho até o fim da cancha.

A paleteada surgiu no campo, com o “aparta-mento” dos bois, onde eram separados da tropa e levados até o destino. Atu-almente é uma prova muito praticada nos rodeios ar-gentinos. Vale ressaltar que durante a prova, os peões além de dominar a velo-cidade do novilho, devem agarrar o animal o quanto

antes. Na competição os dois cavalos e o novilho são levados ao longo dos 60 metros da cancha de pale-teada. O animal tem que ser dominado entre a distância de 20 metros ao completar os 60 metros, pois assim se alcança a pontuação máxi-ma.

A cancha de paleteada tem uma dimensão de 6 metros de largura por 60 metros de comprimento e é dividida em quatro partes: de 1 à 5 metros na saída, aos 10 metros, seguindo aos 30 metros e a última em 60 metros, onde termina a lida. A diferença que existe entre a paleteada argentina e a brasileira, é que nesta última, o que mais se mede é a velocidade do cavalo e não o domínio da velocid-ade do novilho.

Cavalo Crioulo e a Paleteada

Na Argentina, em Buenos Aires, mais precisamente na localidade de El Trafugueiro, no parque de exposições Del Palermo é um dos lugares onde os cavalos crioulos são preparados para campeonato nacional de rodeio ar-gentino.

Alcatra Grelhada com Molho de Vinho Tinto

Ingredientes

1 peça de alcatra de 1,3 Kg aproximadamente;1 colher (sopa) rasa de sal grosso para o molho de vinho tinto;500 ml de vinho tinto suave;500 ml de suco de uva;1 colher (sopa) de manteiga sem sal;1 cebola pequena picada miudinho;1 colher (sopa) de farinha de trigo;1 colher de chá de ervas (alecrim, tomilho, louro e sálvia – secos em pó).

Modo de Preparar

Tempere a alcatra apenas com sal grosso em todos os lados, em seguida leve à grelha previamente aquecida e com fogo forte à uma distância de 25 cm durante 10 minutos decada lado. Vire apenas uma vez.Preparo do molho: coloque primeiro a manteiga para aquecer e refogue a cebola picadinha.Acrescente a farinha de trigo e mexa com uma colher. Acrescente as ervas, osuco de uva e o vinho. Mexa até engrossar. Deixe ferver até reduzir para aproxima-damente 40% do volume inicial, o que leva cerca de 20 minutos. Retire a alcatra da grelha, fatie,coloque numa travessa e regue com bastante molho.

Page 11: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Março/2013 11

Page 12: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

12 Março/2013

Sucesso total no passeio ciclístico Vá de Bike do Camelão

No último sábado, 23 de março, aconteceu

o 5º passeio ciclístico Vá de Bike, em comemoração aos 17 anos do Centro Co-mercial Camelão. O tempo ajudou, e muitas famílias vi-eram prestigiar esse grande evento.

Cerca de 200 pessoas es-tiveram presentes acompan-hando o percurso, que saiu do estacionamento do Cam-elão, seguiu pela Avenida Presidente Kennedy, Ave-nida Central do Kobrasol, Avenida Beira-mar de São José, retornando depois para o local de partida.

Houve um concurso que escolheu o ciclista mais ido-so, o ciclista mais jovem, a grande família, a bicicleta mais criativa e a bicicleta mais antiga. O representante escolhido em cada modali-dade ganhou uma bicicleta. Também foram sorteadas

mais cinco bicicletas entre todos os participantes do passeio ciclístico.

O Camelão mostrou através desta ação que se importa com o meio am-biente e com a sustentabi-lidade, apoiado na idéia de que cada indivíduo, fazendo sua parte, poderá contribuir para um mundo ainda mel-hor.

Paulo Luís Cordeiro

Page 13: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

Março/2013 13

No dia 19 de março, a Es-cola Estadual Básica Cecília Rosa Lopes comemorou 33 anos de atividades. No even-to, houve uma apresentação de Escola de Taekwondo Dragões Vermelho, que vi-eram do norte da Ilha, em Florianópolis, especialmente para prestigiar o evento.

A EEB Cecília Rosa Lopes é uma escola com um dife-rencial. A escola possui um ensino médio inovador. Se-gundo a diretora, Mônica Lisboa de Liz, hoje a escola possui em média 650 alunos, antigamente havia dois tur-

nos, mas com a mudança para este novo modelo de ensino, os alunos ficam três dias por semana no período integral.

Franjas

As franjas, detalhes típicos do vestuário country e das meninas melindrosas que estão fazendo sucesso na nossa região e em todo nosso país.

DICA DE COMO USAR: Escolha sempre as peças que mais combinam com o seu estilo usual de se vestir. Detalhes de franjas nas mangas e barras de blusas ou casacos,as saias franjadas e botas com um toque discreto da tendên-cia podem deixar seu look super bonito.

Os acessórios também são muito importantes na hora de completar o look, dão uma levantada no visual de forma estilosa. Com eles você pode aderir a tendência de forma versátil e sem medo de errar. As botas de cano curto , longo e ankle boots dão o tom para quem quer usar o estilo com franjas mais curtas ou mais compridinhas nos sapatos.

Franjas Outono/Inverno

Nem mesmo o carnaval passou e já se especulam o que tem de novidade para a próxima estação. Passada a temporada de liquidação, já podemos ver as vitrines o que vai bombar no outono/inverno. As peças de roupas com franjas vão estar em alta e com força total nessa próxima tendência. Sejam em vestidos , saias , bolsas, jóias e sapatos, elas se destacam em produções mas sofisticadas, simples e também nas casuais.

Para as produções mais casuais as franjas podem ser usadas em blusas acompanhadas de shorts ou saias, mas podem ser usadas também em combinações mas elegantes como vestido curtos. No pretinho básico não pode faltar.

DICA : Para o preto as franjas na horizontal não mar-cam tanto , e com um colar de franja também caem muito bem.

“Para quem ainda esta na duvida quanto ao uso dessa tendência , não arrisquem meninas, essa é uma peça curinga do guarda roupa feminino, e não pode faltar. “

As franjas podem ser combinadas com calça mais justa, de couro, vestidos mais justos, saias , shorts, saias plissadas que estão em alta. Basta saber combinar se for mais chique é só combinar com um sapato, seja uma sandália ou uma bota.

ENTÃO MENINAS, SE JOQUE NAS FRANJAS , MAS TOME CUIDADO PARA NÃO SE EMPOLGAR NA COMPOSIÇÃO!!! E ARRAZEM!!!

Papo de MulherSamanta Borba

Comemoração do aniversário da EEB Cecília Rosa Lopes

O presidente da APP, sr. Rubens ao lado da diretora Mônica.

Futebol de Pelada

O futebol é um dos es-portes que além de provocar paixões, ainda melhora a saúde, a condição física e as habilidades sociais de quem o prática. São muitos os efei-tos fisiológicos, psicológicos e sociológicos do futebol recreativo ou peladas como queiram; podendo até mes-mo ser comparado com as corridas. O futebol é um es-porte de equipe muito pop-ular e que contém fatores motivacionais e sociais posi-tivos que podem facilitar e contribuir para a manuten-ção de um estilo de vida fisi-camente ativo. Praticando o futebol durante duas ou três horas por semana, teremos uma adaptação cardiovas-cular, metabólica e músculo esquelética , independen-tes do sexo, idade ou falta

de experiência com o es-porte. Sempre que praticado de forma recreativa , com certeza vem a ser um tipo eficaz de treino que conduz à melhoria do desempenho e a significativos efeitos benéficos para a saúde , in-cluindo uma redução no risco de doenças cardiovas-culares , com excelentes re-sultados na hipertensão . As peladas quando praticadas pelas mulheres , possui uma menor taxa de abandono do que as corridas , e isto se deve ao fato de as prati-cantes terem uma motivação diferente , pois enquanto as corridas são motivadas ap-enas pelo desejo de ficar em forma , o futebol é motivado pelo jogo em si , e pela inter-ação social . Após três meses de prática regular, jogando-se duas vezes por semana, já se pode observar grandes

resultados. O que acontece é que o futebol proporciona uma variedade muito grande de trabalhos físico. Fica aqui o alerta também para a con-tra partida, ou seja, os riscos inerentes ao esforço dispen-dido.

Antes de começar esta excelente atividade, faça uma boa avaliação médica. Pessoas com fatores de risco cardíaco, como hipertensão, diabetes, obesidade e coles-terol alto, devem consultar seu médico para saber quais cuidados devem tomar, sen-do que o mesmo vale para quem tem problemas ósseos e articulares. Para encerrar, ninguém gosta de perder e por isso as pessoas ultrapas-sam os seus limites, todavia tenho certeza que os benefí-cios superam os riscos. Um ótimo pontapé inicial.

Jair Sebastião da Silva Licenciado em Ed. Fisíca (UNESC)

Page 14: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

14 Março/2013Paulo Luís Cordeiro

[email protected]

Doutor Serafim Venzon e dona Inia, os padrinhos, segurando nos braços o pequeno Arthur, filho da querida Josiane Benevenute e de Antônio Carlos Machado Junior.

Salomão Ribas Junior, Lélia Pereira e o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, no lançamento do Núcleo de Escritores , em um evento que reuniu a nata do jornalismo catarinense.

Valdeci Motta ao lado do também multimídia Rubens Flores, mais conhecido como o Homem Sorriso, que todas as tardes fazem a alegria dos ouvintes com o Balança Guararema, de segunda à sexta, das 17h às 18h.

Nova loja

A Guarezi Materiais de Con-strução inaugurou no dia 22 de março, no Bairro Jardim Eldorado em Palhoça, uma loja ampla e muito mais con-fortável, para atender cada vez melhor seus clientes. A inauguração contou com a presença de autoridades, for-necedores, colaboradores e clientes.

Uma das principais respon-sáveis pelo projeto do Flo-ribike, lançado pelo prefeito Cesar Souza Jr. durante as comemorações do aniversário de 287 anos da capital, a ar-quiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva , do Ipuf, foi hom-enageada pelo prefeito com uma placa. Vera visitou ci-dades do Brasil e do exterior em busca do modelo ideal para Florianópolis.“Quero agradecer a você, Vera, não como prefeito, mas como florianopolitano. Só chegamos neste momento aqui hoje por causa da sua luta” - Sábias e merecidas pa-lavras do prefeito que vem fa-zendo um excelente trabalho já no ínicio de sua administ-ração.

Livro infantilEstá confirmado entre 12

e 18 de Abril a quarta edição da Semana Municipal do Liv-ro Infantil, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis (SME). O even-to, com correalização do Sesc de Santa Catarina, terá lança-mento de livros, varal literário, contação de histórias, filmes e espetáculos teatrais. No ano

passado a iniciativa atendeu cerca de 37 mil pessoas. São parceiros a Barca dos Livros, Secretaria Municipal do Con-tinente, Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Fundação Franklin Cascaes, Universidade Federal (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Guga Kuerten (IGK), As-

sociação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Jo-ana de Gusmão (AVOS), além das unidades educativas.

As atividades serão real-izadas nas escolas, creches, núcleos de educação infan-til Sesc, Biblioteca Central, Teatro da Ubro, Hospital In-fantil, Unisul, Barca de Livros , entre outros locais.

Justissima homenagem

Paulo Luís Cordeiro

Paulo Luís Cordeiro

Paulo Luís Cordeiro

Page 15: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013
Page 16: Voz da Comunidade Edição 35 - Março de 2013

16 Março/2013

Sucesso total no passeio ciclístico Vá de Bike do Camelão

Portal da Ilha comemora 15 anos

Patronagem do CTG Os Praianos nos últimos preparativos para

o Rodeio Internacional

Paulo Luís Cordeiro

Secretaria de Infraestrutura realiza limpeza da Avenida Beira-Mar de São José

O intenso período de chuvas obrigou a

Secretaria de Infraestrutura de São José a redirecionar os esforços para a limpeza de toda a extensão da Avenida Beira-Mar, onde se acumulou sujeira vinda do mar.

O secretário de Infraestru-tura, José Natal Pereira, disse que conseguiu, apesar dos dias de chuva, manter equi-pes trabalhando e cumprindo outros cronogramas de ob-ras, como limpeza de rios e

melhoria de estradas.Na faixa de areia da Ave-

nida Beira-Mar, a equipe começou os trabalhos na segunda-feira (25) e retirou seis caminhões de sujeira que chegaram até a praia por cau-sa das fortes chuvas. A expec-tativa do secretário José Na-tal é que até esta quinta-feira (28) o trabalho seja finaliza-do. O objetivo é limpar a área próxima ao Centro Multiuso e também a praia na região do Bairro Ponta de Baixo.

Segundo o secretário José Natal, “Foram retirados

seis caminhões de sujeira que chegaram até a praia por causa das fortes chuvas.”. Na-tal esteve presente acompan-hando todos os trabalhos de limpeza.