trabalho cirúrgico

3
 tenorrafia de tendão de aquiles - é a sutura do tendão. Aonde é localizado o tendão de aquiles- ele é um grande e calibroso tendão,localiza-se atrás do tornozelo,ligando os muscúlos da  panturrilha(sóleo e gastronêmio) oa osso do calcanhar(calcâneo).ele fornece força na fase de impulso da passada(ciclo da marcha),pois seja,nos ajuda a ficar na ponta do pé ou saltar. Técnica e tipo de anestesia Raquidiana-é aplicada entre as vértebras nas costas.Os anesteologistas aplicam um anestésico local antes de dar a picada da anestesia em si.Portanto o paciente vai sentir a picada da anestesia local e manter se na posição correta(ou deitada de lado ou sentada com as costas curvadas). Com deposição do anéstesico no liquor.O paciente fica com os membros inferiores e parte do abdome completamente anestesiado e imóveis.  O neocaina(cloridrato de bupivacaina) é um anestésico local do tipo amida capaz de proporcionar anestesia prolongada,principalmente nas concentrações de 0,50% e 0,75%.É preconizado pelo FDA(food and drug administracion) para uso na anestesia espinhal ou raquianestésia. * Cliente deu entrada na emergência ,no HRI no dia 02/02/2012 às 08:30 hrs,proveniente de acidente de trabalho,onde foi examinado pelo médico e atrvés de exames como raio x ,é indicado a submeter-se à cirúrgia de tenorrafia tendão de aquiles E cirúrgica ortopédica indicada pelo Dr:Mohamed Baschir. *Cliente ficou internado no  posto 1 para preparo e acompanhamento médico até o dia da cirúrgia,onde foi realizado exames de(sangue,urina,eletrocardiograma e raio x e foi medicado conforme prescrição médica. *Cliente foi submetido a cirúrgia no dia 05/02/2012 às 07:00 hrs da manhã, no centro cirúrgico do HRI .Onde foi preparado para a cirúrgia,com medicamentos c.p.m.,Onde foi ministrada anestesia local (cloridrato de bupivacaina) e depois a anestesia (Raqui). Cuidados de enfermagem no pré no operatório *Retirar o esmalte de no mínimo u ma das unhas,se o paciente estiver usando para o anestesista

Upload: juliana-ferreira

Post on 15-Jul-2015

601 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/13/2018 trabalho cirúrgico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/trabalho-cirurgico 1/3

 

tenorrafia de tendão de aquiles -é a sutura do tendão.

Aonde é localizado o tendão de aquiles-ele é umgrande e calibroso tendão,localiza-se atrás do tornozelo,ligando os muscúlos da

 panturrilha(sóleo e gastronêmio) oa osso do calcanhar(calcâneo).ele fornece força na fasede impulso da passada(ciclo da marcha),pois seja,nos ajuda a ficar na ponta do pé ou saltar.

Técnicae tipo de anestesia

Raquidiana-é aplicada entre as vértebras nas costas.Os anesteologistasaplicam um anestésico local antes de dar a picada da anestesia em si.Portanto o paciente vaisentir a picada da anestesia local e manter se na posição correta(ou deitada de lado ousentada com as costas curvadas).

Com deposição do anéstesico no liquor.O paciente fica com os membros inferiorese parte do abdome completamente anestesiado e imóveis.

 O neocaina(cloridrato de bupivacaina) é um anestésico local do tipo amida capazde proporcionar anestesia prolongada,principalmente nas concentrações de 0,50% e0,75%.É preconizado pelo FDA(food and drug administracion) para uso na anestesiaespinhal ou raquianestésia.

* Cliente deu entrada naemergência ,no HRI no dia 02/02/2012 às 08:30 hrs,proveniente de acidente detrabalho,onde foi examinado pelo médico e atrvés de exames como raio x ,é indicado asubmeter-se à cirúrgia de tenorrafia tendão de aquiles E cirúrgica ortopédica indicada peloDr:Mohamed Baschir.

*Cliente ficou internado no posto 1 para preparo e acompanhamento médico até o dia da cirúrgia,onde foi realizadoexames de(sangue,urina,eletrocardiograma e raio x e foi medicado conforme prescriçãomédica. *Cliente foisubmetido a cirúrgia no dia 05/02/2012 às 07:00 hrs da manhã, no centro cirúrgico doHRI .Onde foi preparado para a cirúrgia,com medicamentos c.p.m.,Onde foi ministradaanestesia local (cloridrato de bupivacaina) e depois a anestesia (Raqui).

Cuidados de enfermagemno pré no operatório

*Retirar o esmalte de no mínimo uma das unhas,se o paciente estiver usando para o anestesista

5/13/2018 trabalho cirúrgico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/trabalho-cirurgico 2/3

 

controlar melhor a oxigenação durante a cirúrgia.

*Orientar o paciente deambulante para ir ao banheiro,com o de esvaziar a bexiga e intestino,tomar banho e realizar higiêne bucal no caso de pacienteacamado,auxilia-lo a realizar esses cuidados.

*Pentear os cabelos do paciente e prendê-loscom gorro.*Retirar prótese dentaria,lentes de contato e jóias.

*Verificar sinaisvitais,informando ao enfermeiro responsável qualquer alteração.

*Conferir se os exames pré-operatórios,a autorização para a operação e as radiografias estão junto ao prontúario do paciente.

*Adiministrar a medicação pré-anestésica prescrita aproximadamente 30 a 60 minutos antes de encaminhar o paciente aocentro cirúrgico.

*Deixar o pacientedeitado,protegido com grades,verificar sinais vitais anotando-o no prontúario ecomunicando qualquer anormalidade observada ao enfermeiro responsável.

cuidados no pós operatório

*Receber o operado,certificando-se do tipo de operação e da anestesia a que foisubmetido. *checar,logo na chegada ,as

condições ventilatórias do paciente assim como a presença e a permeabilidade de cânulaorofaringea ou tubo traquial.*Observar o estado de

consciênci do paciente também ,a coloração da pele e das mucosas.*Posisionar o paciente no leito,de acordo com a operação e a

anestesia.De maneira geral,no pós operatório imediato o paciente deve ser posicionado emdecúbito lateral.Se for usado o decúbito.épreciso colocar a cabeça lateralizada,semtravesseiros .isso evita em caso de vômito,que o paciente aspire a secreção causando sériascomplicações.

*Conectar sondas e drenos,se houver,e iniciar balanço hídrico.*Verificar se o curativo

cirúrgico apresenta anormalidades.principalmente quando a hemorragia.*Manter o paciente aquecido com cobertores.

*Controlar os sinais vitais,de 15 em 15 minutos na primeira hora após ,e de 30 em30 minutos da 2 hora até a 4 hora após a cirúrgia.

*Controlar infusões venosas,como soros e sangue.

5/13/2018 trabalho cirúrgico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/trabalho-cirurgico 3/3

 

*controlar a diurese.*estimular o paciente a

realizar os exercícios respiratórios e de tosse treinados no pré-operatório.*Administrar medicamentos prescritos.

*Realizar mudança de decúbito.*Fazer anotação na

folha de balanço hídrico e na evolução de enfermagem comunicar qualquer alteraçõesobservadas ao enfermeiro responsável.