simulado enem -...

32
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 1 1 a . SÉRIE

Upload: vuongthien

Post on 18-Nov-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

CiênCias Humanas

e suas

TeCnologias

VOLUME 1

1a. sériE

Simuladoenem2014

Page 2: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

2 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão História1

Gabarito: B

Comentários:

A ) Incorreta. Revolução Neolítica é o nome que se dá ao processo por meio do qual os agrupamentos huma­nos desenvolveram técnicas agrícolas e dominaram a domesticação de animais. As técnicas citadas na al­ternativa surgiram durante o Período Paleolítico.

B ) Correta. A necessidade de controlar os recursos hídri­cos para a agricultura foi responsável pela formação de um grupo dirigente, de normas de conduta e de projetos que requeriam a utilização conjunta da mão de obra. A partir daí surgiram os demais fatores que, segundo o autor, caracterizam uma civilização.

C ) Incorreta. Determinadas civilizações do período utili­zavam a arte para registrar o cotidiano – por exem­plo, os egípcios e suas atividades agrícolas, ou os mesopotâmios e as práticas de fiscalização das ati­vidades agrícolas, das quais restam vestígios tam­bém em placas de argila, revelando a importância da arte e da escrita na preservação da memória co­letiva desses povos.

D ) Incorreta. Apesar de a escrita fazer parte dos elemen­tos que formam uma civilização, não é condição in­dispensável, conforme comenta o autor.

E ) Incorreta. A Revolução Neolítica, a princípio, foi res­ponsável pela sedentarização de agrupamentos hu­manos em função do domínio da agricultura e da do­mesticação de animais. As transformações operadas na cultura dessas comunidades foram diversas, mas pode­se afirmar que as conquistas de novos territó­rios levaram à formação de sociedades hierarquizadas, caracterizadas pelo domínio de determinados grupos sociais sobre o excedente de produção agrícola, o que lhes conferia poder e prestígio em relação aos demais.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implica­ções socioespaciais.

Questão História2

Gabarito: D

Comentários:

A ) Incorreta. A geografia não se ocupa apenas do espa­ço natural. Além disso, a compreensão das transfor­mações realizadas pelas sociedades humanas se dá pelo estudo do espaço geográfico como um todo, e não apenas do entendimento minucioso dos meca­nismos do espaço natural.

B ) Incorreta. Aplicação equivocada de conceitos, suge­rindo erroneamente que a natureza geográfica seria perceptível somente em paisagens não urbanizadas. A concepção de espaço geográfico independe da ur­banização do território.

C ) Incorreta. A geografia física representa apenas uma das especialidades do estudo da geografia, que vai muito além desse campo, buscando compre­ender também aspectos econômicos, humanos e culturais.

D ) Correta. A resposta exige do aluno o domínio sobre a epistemologia básica da ciência geográfica, bem como sobre alguns referenciais e conceitos básicos inerentes a ela, tais como a produção, o território e o próprio espaço geográfico.

E ) Incorreta. Embora a paisagem seja uma importante categoria de estudo da geografia, ela não é produzi­da apenas pela aplicação de técnicas visando à pro­dução econômica.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Page 3: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

3Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Questão História3

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. O período inicial da República Romana foi marcado por crises sociais, consubstanciadas na luta incessante da plebe romana pelo direito de participação no governo republicano, de modo que o que caracteriza o fim da Monarquia e o início da República não é a igualdade entre as principais classes sociais romanas, mas o conflito entre patrí­cios e plebeus.

B ) Incorreta. Toda a história de Roma, desde a Monar­quia até o Império, foi marcada por conflitos que derivavam em grande parte da desigualdade entre os grupos sociais, fossem as disputas entre plebeus e patrícios, que vicejaram durante a República, ou o problema em torno da escravidão romana.

C ) Correta. O governo republicano limitava ao período de um ano os cargos exercidos pelos magistrados, sendo vitalício apenas o cargo de senador. Essa for­ma de organização garantia a civitas, o ideal de uma comunidade livre que garantia pela lei a liberdade de seus cidadãos.

D ) Incorreta. As áreas conquistadas por Roma durante a República passaram a pertencer ao governo ro­mano, sendo caracterizadas como áreas de domí­nio público, embora tenham sido apropriadas pelo patriciado.

E ) Incorreta. Historicamente, a sociedade romana não teve como ideal ser pacífica, pelo contrário, o que a caracteriza é o ideal belicoso. Roma foi um Império do tamanho do mundo, portanto não lhe cabe o slo-gan de justo e igualitário, pois os benefícios não se estendiam uniformemente a todos os segmentos so­ciais. Os pebleus, por exemplo, foram marginalizados durante o governo republicano, já que sua participa­ção, por meio dos tribunos da plebe, nem sempre conseguia coibir o domínio patrício, como na malo­grada reforma agrária pretendida pelos irmãos graco.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco­nômicas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi­mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rup­turas em processos de disputa pelo poder.

Questão Filosofia4

Gabarito: E

Comentários:A ) Incorreta. A alternativa afirma que o texto não ques­

tiona as afirmações sobre o aquecimento global, o que por si só já a torna incorreta. Além disso, o ceti­cismo consiste justamente em colocar à prova a posi­ção dogmática, apresentando argumentos que expo­nham sua inconsistência, porém sem tomar partido.

B ) Incorreta. O ceticismo não apresenta opiniões con­trárias simplesmente, mas faz o exercício de in­vestigar constantemente e questionar as posições dogmáticas, sem tomar partido. Apresentar uma posição contrária seria tomar partido, o que não caracteriza uma posição cética.

C ) Incorreta. Justamente por trazer argumentos que colocam em dúvida a ocorrência do aquecimento global é que o texto pode ser considerado como tendo uma opinião cética.

D ) Incorreta. O texto mostra o uso correto da palavra ceticismo, pois questiona uma afirmação (a de que o aquecimento global está acontecendo) e argu­menta que tal afirmação pode ser imprecisa.

E ) Correta. O ceticismo consiste justamente na inves­tigação de uma posição dogmática, apresentando argumentos que questionam sua veracidade.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec­tos da cultura.

Page 4: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

4 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão Geografia5

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. O movimento de rotação da Terra não ocor­re em torno da linha do Equador, mas, sim, em torno de seu eixo imaginário de rotação, (no sentido norte­­sul). Além disso, a rotação da Terra não está relacio­nada à ocorrência dos equinócios e solstícios, que marcam a mudança das estações do ano.

B ) Correta. O movimento de translação, associado à inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da elíptica de translação, está diretamente associa­do à ocorrência de diferentes estações do ano no planeta.

C ) Incorreta. As setas representadas com a linha pon­tilhada indicam o movimento de rotação, e não de translação. Além disso, a Terra gira de oeste para leste, no sentido contrário do afirmado, e a informação que enquanto o Hemisfério Norte está iluminado, o sul estará escuro, e vice­versa, é falsa, já que essa situa­ção jamais ocorre no planeta.

D ) Incorreta. Não se pode afirmar que o movimento de rotação não interfira na iluminação terrestre, pois ele é responsável pela ocorrência dos dias e noites – ou seja: pontos na superfície terrestre com diferentes in­cidências de iluminação solar. A rigor, mesmo o mo­vimento de translação também provoca sutis dife­renças de iluminação conforme a época do ano, visto que a órbita de translação é elíptica, e não circular.

E ) Incorreta. As setas com a linha tracejada indicam o movimento de translação. Além disso, o movimento indicado tem a duração de um ano para ser comple­tado, não tendo, portanto, relação com a ocorrência de dias e noites no planeta.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Questão Sociologia6

Gabarito: E

Comentários:

A ) Incorreta. A nobreza aristocrática francesa – e de qualquer outro país europeu – tinha seu poder po­lítico e econômico sustentado pelo feudalismo e pelo absolutismo. Tais pilares são derrubados com a Revolução de 1789 e substituídos pela República e pelo capitalismo burguês.

B ) Incorreta. De fato, o positivismo era uma filosofia em voga no período citado pelo enunciado. Con­tudo, sua importância social é muito mais uma consequência do que uma causa do capitalismo industrial.

C ) Incorreta. As colônias americanas – tanto do nor­te quanto do sul – foram forçadas a participar das redes de circulação do capitalismo industrial pe­los países europeus, como produtoras de matéria­ ­prima e como consumidoras de produtos manu­faturados.

D ) Incorreta. As poucas revoltas populares que eclodi­ram na Europa durante o período em questão foram rapidamente sufocadas pelo regime político vigente, dominado pela burguesia. Desse modo, as lutas por igualdade econômica não poderiam ter qualquer en­vergadura para engendrar uma economia capitalista internacional.

E ) Correta. Interessada em garantir matéria­prima para suas fábricas e em abrir mercados consumidores para seus produtos, a burguesia dos países europeus – so­bretudo da Inglaterra – tece uma rede internacional de produção e consumo legitimada pelos valores do liberalismo comercial.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma­ções dos espaços geográficos como produto das rela­ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histó­rico­geográfico das organizações políticas e socioeco­nômicas em escala local, regional ou mundial.

Page 5: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

5Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Questão Filosofia7

Gabarito: C

Comentários:A ) Incorreta. Além de a mitologia ser uma forma não racional e alegórica de compreender a realidade, o texto não a

defende; ao contrário: aponta suas falhas, adotando uma posição crítica.B ) Incorreta. A mitologia, por mais alegórica que tenha sido, é utilizada até hoje em conceitos da Psicologia e durante

muito tempo foi a explicação mais crível que havia sobre a realidade. Dizer que ela apresenta uma visão incorreta da realidade é uma posição preconceituosa e unilateral sobre o tema.

C ) Correta. A posição crítica do texto mostra o olhar questionador que foi lançado à mitologia devido a fatores históri­cos que provocaram mudanças no pensamento dos indivíduos. Esses questionamentos, aos poucos, foram dando origem à filosofia, um modo mais racional de compreender o mundo.

D ) Incorreta. O texto aponta as lacunas que foram deixadas pela mitologia, questionando­a. Além disso, não afir­ma que a mitologia era uma visão fiel da realidade; justamente por procurar imitar as características dos seres humanos é que ela tornava­se passível de dúvida.

E ) Incorreta. A imagem, de fato, mostra os elementos alegóricos da mitologia, porém, como dito anteriormente, o texto critica essa posição.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão História8

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. Os impérios formados na região não se caracterizam como comerciais, pois a agricultura foi sua principal

atividade econômica, o que demandava a criação de técnicas para utilização dos recursos hídricos, tais como a construção de diques e canais.

B ) Correta. Os esforços aplicados à agricultura visavam resistir às secas de verão e ao período de enchentes. As cheias irregulares (que não aconteciam no Egito) e a violência com que ocorriam exigiam da população esforços no sen­tido de proteger a produção agrícola.

C ) Incorreta. Os registros históricos, assim como o texto de suporte, demonstram a violência das cheias e a necessidade de cuidados especiais com a produção. Isso dificultava o cultivo agrícola, porém não o inviabilizava, já que a atividade era central na economia mesopotâmica.

D ) Incorreta. A Mesopotâmia, por sua localização geográfica, constituía uma via de acesso entre a Ásia e o Mediterrâ­neo, fato que a tornava um local de passagem para os povos da Antiguidade e também alvo de constantes invasões.

E ) Incorreta. A organização política da suméria caracterizou­se pela formação de cidades­Estados, porém na região formaram­se também impérios, tais como o Primeiro e o segundo Império Babilônico e o Império Assírio. Portanto não existe uma relação de causa e efeito entre essa característica geográfica e a organização política.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade: 18 – Analisar diferentes processos de pro dução ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Page 6: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

6 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão Sociologia9

Gabarito: C

Comentários:A ) Incorreta. Todas as alternativas incorretas mencionam tipos de pensamento e de visão de mundo que, de certa

maneira, eram cultivados entre os séculos XVIII e XIX. Contudo, nenhum deles foi defendido pelos pensadores ilu­ministas como promotor do “verdadeiro saber”. A alquimia e a busca pela Pedra filosofal baseavam­se em axiomas que não poderiam ser comprovados pela ciência, como o elixir da juventude.

B ) Incorreta. A natureza, de acordo com o Iluminismo, deveria ser menos contemplada e mais explorada pelos méto­dos de pesquisa propostos pela ciência.

C ) Correta. Todos os argumentos utilizados pelos autores do texto de suporte para caracterizar os objetivos do Ilumi­nismo – livrar os homens do medo, livrar o mundo do feitiço, dissolver os mitos e anular a ilusão – apontam para um único agente capaz de realizá­los: a razão. Cultivada pela ciência, ela iluminaria os homens e pavimentaria os caminhos do progresso.

D ) Incorreta. A religião era o grande inimigo dos filósofos iluministas. Para eles, nada mais antagônico em relação à razão do que os cultos religiosos.

E ) Incorreta. A dialética até foi defendida por alguns filósofos iluministas. Contudo, a metafísica, no sentido de um pensamento que aborda questões além da física, era rotulada pelos iluministas como mais uma das ilusões que a racionalidade científica deveria extirpar da mente humana.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Questão História10

Gabarito: E

Comentários:A ) Incorreta. O documento relata de forma clara os direitos femininos na Mesopotâmia. Embora as mulheres so­

fressem uma série de restrições relacionadas a atos jurídicos, podiam exercer vários outros, especialmente os ligados à sucessão patrimonial. Ademais, a mulher não era desprovida de direitos em todas as civilizações da Antiguidade, pois as cretenses, por exemplo, tinham grande destaque e podiam exercer as mesmas atividades e ocupações que os homens.

B ) Incorreta. A mulher não exercia funções políticas na Mesopotâmia, portanto não podia vetar qualquer decisão nesse campo, muito menos normas emanadas da autoridade máxima do Império.

C ) Incorreta. segundo o texto, tanto viúvas quanto sacerdotisas eram autorizadas a exercer diversos atos jurídicos ligados às relações comerciais, inclusive auferir lucro dessas relações.

D ) Incorreta. As leis do Império Babilônico resguardavam o direito de herança às filhas solteiras, cabendo a estas a mesma parte que os filhos na divisão dos quinhões hereditários.

E ) Correta. A alternativa reafirma o que o texto diz: embora fossem privadas de uma série de direitos, as mulheres po­diam gerenciar os bens do marido, recorrer ao divórcio e realizar diversos atos de compra e venda.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Page 7: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

7Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Questão Geografia11

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. O bloco continental eurasiano também possui territórios situados no Hemisfério Ocidental, em seus

pontos extremos oeste e leste.B ) Correta. A resposta revela aplicação correta dos quadrantes na leitura do mapa, visto que, desconsiderando­se as

ilhas, o ponto extremo meridional do bloco continental eurasiano, situado na ponta da Península Malaia, embora quase atinja a linha do Equador, ainda está no Hemisfério Norte.

C ) Incorreta. Aplicação equivocada de conceituação geográfica, já que a expressão setentrional indica o norte, e não o sul. Assim, o bloco continental eurasiano, situado inteiramente no Hemisfério Norte, jamais poderia ter seu ponto extremo setentrional no Hemisfério sul.

D ) Incorreta. Quem assinala essa alternativa manifesta o clássico erro de confundir os conceitos de oriental e ocidental, visto que o que ocorre é exatamente o oposto do que está dito: a massa continental eurasiana está predominan­temente no Hemisfério Oriental, e curiosamente seu ponto extremo leste se situa no Hemisfério Ocidental, por ultrapassar a linha do antimeridiano (longitude 180°).

E ) Incorreta. O bloco continental eurasiano, desconsiderando­se as ilhas de seu entorno, não tem nenhuma porção de terras localizada no Hemisfério sul. Além disso, os pontos extremos leste e oeste situam­se, ambos, no Hemis­fério Ocidental, pelas razões explicadas na resolução da alternativa D.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Identificar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão Geografia12

Gabarito: E

Comentários:A ) Incorreta. O planisfério de Peters tem as características enunciadas na alternativa, mas não corresponde ao

mapa em questão, o que se percebe claramente pelas disparidades nas áreas (a ilha da groenlândia, por exem­plo, foi representada quase do tamanho da América do sul, mesmo sendo muito menor) e pela preservação das formas.

B ) Incorreta. Meridianos dispostos em linhas retas são comuns em vários tipos de projeção, portanto não caracteri­zam uma projeção cônica. Para que assim o fosse, os paralelos teriam que ser representados através de linhas cur­vas. Além disso, a distorção de áreas verificada no mapa se dá à medida que aumenta a latitude, e não o contrário.

C ) Incorreta. Paralelos dispostos em linhas retas são comuns em vários tipos de projeções, portanto não caracterizam o planisfério de Robinson. Para que assim o fosse, os meridianos teriam que ser representados através de linhas curvas. Além disso, não se verifica no mapa a distorção em altas longitudes, como afirmado.

D ) Incorreta. Projeções azimutais são pouco indicadas para a representação do planisfério, pois, quanto mais distantes do ponto de tangência, mais distorções as áreas tendem a apresentar. Além disso, é um equívoco afirmar que o mapa teria sido desenhado a partir de um ponto de tangência situado na linha do Equador, até porque esta está representada mais ao sul – o que não ocorreria se a projeção fosse, de fato, azimutal.

Page 8: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

8 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

E ) Correta. O mapa apresentado é um clássico planisfério de Mercator, com as características citadas na alternativa. Trata­se de uma das projeções mais utilizadas na perspectiva eurocêntrica, já que distorce as áreas, dando maior destaque aos territórios situados no Hemisfério Norte, especialmente os da Europa, que foi estrategicamente re­presentada na parte central mais alta.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Identificar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão Sociologia13

Gabarito: D

Comentários:A ) Incorreta. A autora do texto assim pensava antes de estudar sociologia. Depois, ela entendeu que, além desses fa­

tores, para explicar a realidade humana, aquilo que se pode definir como sociedade tem tanta importância quanto as emoções e as paixões.

B ) Incorreta. Os acontecimentos sociais extrapolam a consciência individual – esse é o ensinamento que a sociologia forneceu à autora. Por mais racionais e meticulosas que sejam, as ações dos humanos têm consequências não plane­jadas. Tal situação é definida pela sociologia, simplesmente, como sociedade.

C ) Incorreta. Após estudar sociologia, a autora entende que a fome não pode ser explicada somente pela seca. As relações de poder, por exemplo, também determinam o impacto social de grandes estiagens.

D ) Correta. As perguntas com as quais a autora termina seu relato indicam que ela, após estudar sociologia, ques­tionou sua própria forma de entender a si mesma e o mundo. A fome, a pobreza e o casamento começaram a ser percebidos como realidades que não poderiam ser totalmente explicadas por fatores emocionais e/ou ambientais. Havia algo além que condicionava tais eventos e situações, e é justamente esse “algo além” que a alternativa apresen­ta: o condicionamento social.

E ) Incorreta. A realidade social é formada por vários indivíduos que pensam e agem de maneiras mais ou menos distintas. sendo assim, para entendê­la, é preciso considerar bem mais do que a experiência própria. É preciso observar o que os outros fazem e pensam, bem como as consequências dessas ações e pensamentos. Tal foi o ensinamento que a sociologia ofereceu à autora.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômi­cas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão Geografia14

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. Na escala 1:2.000.000, cada centímetro representado no mapa será equivalente a dois milhões de centí­metros reais, ou 20 mil metros, ou vinte quilômetros. Representar a distância real leste­oeste do Estado do Paraná (674 km) nessa escala exigiria menos de 35 centímetros (o papel A3, em sua maior largura, tem 42 centímetros); da mesma forma, para representar a distância real norte­sul (465 km), menos de 25 cm seriam suficientes (a folha A3, em sua menor largura, tem quase 30 cm).

Page 9: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

9Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

B ) Incorreta. Na escala 1:200.000, cada centímetro representado equivaleria a 2 km, e o papel não seria suficiente para o mapa inteiro.

C ) Incorreta. Na escala 1:20.000.000, cada centímetro representado equivaleria a 200 km. O mapa ficaria muito pequeno e sobraria uma grande quantidade de papel em branco, o que prejudicaria o deta lhamento.

D ) Incorreta. Na escala 1:20.000, cada centímetro representado equivaleria a apenas 200 metros (0,2 km), e o papel não seria suficiente para o mapa inteiro.

E ) Incorreta. Na escala 1:200.000.000, cada centímetro representado equivaleria a 2.000 km. O mapa ficaria tão pe­queno que caberia em menos de 1 cm², obviamente inviabilizando qualquer detalhamento.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Identificar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geo gráficos.

Questão Filosofia15

Gabarito: C

Comentários:A ) Incorreta. A tevê pode ser comparada com as sombras: uma projeção distorcida da realidade. Estabelecendo­se re­

lações com a mídia, pode­se extrair esta conclusão: como a mídia muitas vezes manipula as informações, também traz uma compreensão distorcida da realidade, assim como a parede da caverna apenas mostrava as sombras dos objetos que estavam passando do lado de fora.

B ) Incorreta. Os indivíduos que estão assistindo à tevê podem ser comparados com os prisioneiros que permaneciam na caverna, acreditando que as sombras eram a realidade.

C ) Correta. A tevê pode ser comparada com as sombras – distorção da realidade –, e as pessoas que estão assistindo a ela, com os três prisioneiros da caverna, que acreditavam que as sombras projetadas eram a realidade.

D ) Incorreta. Como Piteco está fora da sala, pode­se entender que ele foi o prisioneiro que saiu da caverna e contemplou a verdadeira realidade. Ele não está sentado diante da tevê, o que corrobora essa interpretação.

E ) Incorreta. Por mais que o contexto seja distinto, é possível fazer essa comparação.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Sociologia16

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. Para o positivismo, a monarquia e o rei representavam o atraso e a irracionalidade.B ) Correta. liberdade individual, como pode ser depreendido do fato de Tiradentes ser lembrado como um herói, e

evolução organizada da sociedade, como se observa no lema da bandeira nacional. C ) Incorreta. Para o positivismo, a ciência deveria preponderar sobre a religião. Não poderia, portanto, haver harmonia

entre as duas, já que, na perspectiva positivista, uma era inferior à outra.

Page 10: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

10 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

D ) Incorreta. O positivismo teve duas fases bem distintas. Na primeira, ele repelia qualquer forma de religião. Já na se­gunda, Comte, seu principal representante, formula o positivismo enquanto uma forma de religião. O positivismo que influenciou a formação dos símbolos republicanos brasileiros foi o primeiro e, assim, avesso à religião.

E ) Incorreta. O positivismo valorizava a igualdade e a liberdade de todas as nações. Desse modo, segundo sua ótica, o imperialismo e o colonialismo eram erros políticos que deveriam ser extirpados.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão História17

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. A religião persa era dualista, pois acreditava na existência de Aúra­Masda, deus da luz e do Bem, e de Arimã, deus das Trevas e do Mal. segundo os persas, as boas ações e uma vida justa garantiriam o triunfo do Bem sobre o Mal.

B ) Incorreta. No início, os persas acreditavam na existência de vários deuses, porém a reforma efetuada por Zoroastro, no século VI a.C., deu à religião uma concepção dualista, exemplificada na eterna luta entre o Bem e o Mal e regis­trada no Zend Avesta, livro sagrado do zoroastrismo.

C ) Incorreta. Os poemas não mencionam que um deus tenha mais poder que o outro, pelo contrário, os persas ho­menageavam igualmente as duas divindades.

D ) Incorreta. sendo uma religião que acreditava no Juízo final, não era conveniente aos fiéis levar uma vida baseada na prática do mal.

E ) Incorreta. Os persas foram grandes conquistadores, entretanto a supremacia bélica desse povo não está vinculada à religião e, sim, às técnicas militares empregadas durante as conquistas, tal como a absorção da força bélica ini­miga, obrigando os vencidos a participarem do exército vencedor.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Geografia18

Gabarito: E

Comentários:

A ) Incorreta. A Região Nordeste possui quatro cidades­sede, enquanto a Região Norte possui apenas uma (as demais regiões possuem duas ou três cidades­sede). sendo assim, não há equivalência na distribuição entre as regiões.

B ) Incorreta. Todas as regiões brasileiras tiveram pelo menos uma cidade­sede. Além disso, a região contemplada com o maior número de cidades­sede foi a Nordeste.

Page 11: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

11Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

C ) Incorreta. Embora as duas regiões citadas tenham o mesmo número de cidade­sede, entre elas não existe equi­valência nem no contingente populacional nem na participação no PIB nacional. A Região sul possui mais que o dobro da população da Região Centro­Oeste e tem participação bem mais expressiva no PIB nacional.

D ) Incorreta. Ainda que a Região Nordeste tenha, de fato, o maior número de cidades­sede, não possui a maior área, tampouco é a mais populosa entre as regiões brasileiras.

E ) Correta. Todas as regiões brasileiras abrigaram pelo menos uma cidade­sede, revelando a intenção de incluir todas elas no evento. A maior quantidade de cidades­sede coincide com as regiões mais densamente povo­adas do território nacional – onde se situam a maioria das grandes cidades, que também abrigam os mais tradicionais centros futebolísticos do país.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico­geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão Geografia19

Gabarito: E

Comentários:

A ) Incorreta. Quando a espécie homo sapiens surgiu, os dinossauros já estavam extintos. sua existência no planeta está separada por milhões de anos.

B ) Incorreta. O Período Terciário da Era Cenozoica, marcado pelo soerguimento de grandes dobramentos monta­nhosos como o Himalaia, ocorreu aproximadamente entre 65 milhões de anos e 1,8 milhão de anos atrás. Termi­nou, portanto, muito antes do nascimento de Ötzi.

C ) Incorreta. O início da Era Cenozoica, como dito na alternativa anterior, data de aproximadamente 65 milhões de anos atrás. Pode­se dizer que Ötzi nasceu e viveu durante a Era Cenozoica (na qual estamos até hoje), mas não no início dela, época em que surgiu o grande Cânion.

D ) Incorreta. Pela Teoria da Deriva Continental, o supercontinente Pangeia, que existiu há aproximadamente 200 milhões de anos, fragmentou­se em duas porções – laurásia e gondwana – há aproximadamente 130 milhões de anos, portanto muito antes da época em que Ötzi viveu.

E ) Correta. Trata­se de uma questão que explora os conceitos de tempo histórico e tempo geológico, atribuindo a cada qual as dimensões corretas. se Ötzi viveu há aproximadamente 5 mil anos, enquanto ele perambulava pelos Alpes italianos, floresciam algumas grandes civilizações em outras partes do planeta, dentre as quais o Egito Anti­go, local em que, nessa época, foram construídas muitas das pirâmides que caracterizam a cultura local.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Page 12: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

12 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão História20

Gabarito: D

Comentários:A ) Incorreta. A localização geográfica da fenícia, uma estreita faixa de terra situada entre a montanha e o mar, com

solo árido e escassez de terras férteis, não propiciava a agricultura e o pastoreio, sendo, portanto, o comércio a atividade econômica dos fenícios.

B ) Incorreta. Depreende­se do texto a preocupação dos fenícios com o pagamento pelos produtos, pois era necessá­rio definir a quantidade de ouro correspondente à riqueza comercializada. O metal precioso era o dinheiro, o meio circulante que facilitava as relações comerciais com os demais povos.

C ) Incorreta. Apesar de o texto fazer referência aos “nativos”, os fenícios eram hábeis navegadores e brilhantes co­merciantes, realizando comércio com o Egito, a grécia e a Palestina.

D ) Correta. O comércio era a principal atividade econômica dos fenícios, sendo responsável pelo ingresso de diversos pro­dutos não manufaturados localmente, tais como tecidos e tapetes (que vinham da Mesopotâmia), cavalos (adquiridos na Ásia Menor), metais (trazidos da Península Ibérica), estanho (da Inglaterra) e âmbar (da Costa do Mar do Norte).

E ) Incorreta. A descrição feita por Heródoto não permite concluir que a prática comercial tinha importância secun­dária para os fenícios.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de pro­dução, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão História21

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. O Nilo era considerado um deus pelos egípcios. Entretanto, a divinização do rio ocorria em função não

só do aspecto espiritual, mas pelo fato de ele trazer vida ao Egito, já que este se situava em região árida.B ) Correta. O documento evidencia as benfeitorias geradas pelas águas do rio, enaltecendo­o como um deus, reafir­

mando que, sem o Nilo, o Egito nada seria. C ) Incorreta. A fertilidade das terras é fruto das cheias do Rio Nilo. No período de vazante as terras são cobertas pelo

húmus, material orgânico responsável pela fertilização dos solos, o que permite a prática da agricultura. D ) Incorreta. Embora o Nilo também fosse um importante agente de transporte – por exemplo, no caso dos imensos

blocos de pedra utilizados na construção das pirâmides –, o documento descreve a importância central do rio para a vida no Egito em função da fertilização do solo, o que permitia a prática agrícola.

E ) Incorreta. O texto não menciona que tal função fosse atri buída ao Nilo. É certo que os escribas faziam o controle da produção agrícola, contudo o rio não exercia função primordial para o aprimoramento desse processo.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Page 13: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

13Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Questão Geografia22

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. Tanto as águas do Mar Vermelho como as do golfo Pérsico são salgadas. Além de não existir a diferença mencionada, a afirmativa não apresenta nenhum argumento que sustente a suposição de que as tais “águas do­ces” pudessem inviabilizar a formação do petróleo.

B ) Incorreta. O Mar Vermelho não é fechado: ao sul, ele se comunica naturalmente com o Oceano Índico através do Estreito de Bab El Mandeb e do golfo de Aden; ao norte foi construído o Canal de suez, conectando­o com o Mar Mediterrâneo. Além disso, novamente não foi fundamentada a relação entre a oxigenação da água e a formação do petróleo.

C ) Correta. A questão cruza as informações do enunciado com o resgate, pelo aluno, do conhecimento a respeito da dinâmica das placas tectônicas – o litoral oriental do continente africano constitui um caso clássico, com di­versas falhas e desmembramentos territoriais (casos da Índia, de Madagascar, do Rift Valley e, como cobrado na questão, da Península Arábica, que se desmembrou há poucos milhões de anos, dando origem ao Mar Vermelho). Justamente por ser geologicamente mais recente, nessa região ainda não houve teve tempo para a formação de grandes bolsões petrolíferos, como ocorreu na margem oriental da Península Arábia, no golfo Pérsico. Essa não é a única explicação para a existência de tanto petróleo concentrado na região, mas, como diz o enunciado, certa­mente pode ser considerada uma das razões para a diferença evidenciada pelo mapa.

D ) Incorreta. O Mar Morto situa­se na foz do Rio Jordão, entre a Cisjordânia (atualmente controlada pelo Estado de Israel) e a Jordânia, ocupando uma área muito menor que o Mar Vermelho. Embora ambos estejam sobre a mesma falha tectônica, trata­se de locais distintos.

E ) Incorreta. As regiões do entorno do Mar Vermelho e do golfo Pérsico possuem clima e vegetação similares, varian­do entre o desértico e o semiárido. Ali não existem, portanto, “exuberantes florestas tropicais”.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacio­nando­os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão História23

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. O Êxodo (1800 a.C. – 1250 a.C) refere­se à saída dos hebreus da Palestina para o Egito, durante um período de seca extrema na região, e a seu regresso à Palestina, liderados por Moisés, devido à escravidão sofrida no Egito.

B ) Incorreta. O Cisma Hebraico refere­se à divisão das Tribos de Israel em dois reinos devido à crise política oriunda da morte de salomão (933 a.C.). O reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamin e Judá, fica, então, com o herdeiro legitimo de salomão, Roboão, ao passo que o reino de Israel, formado pelas demais tribos, é liderado por Jeroboão.

C ) Correta. O relato acima se refere ao episódio de Massada, resistência hebraica contra a invasão de Tito, imperador roma­no em 70 d.C. que destruiu o Templo de Jerusalém, dando origem à Diáspora, a dispersão dos hebreus pelo mundo.

Page 14: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

14 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

D ) Incorreta. O Cativeiro da Babilônia ocorreu em 587 a.C., quando Nabucodonosor invadiu o reino de Judá e levou parte de seus habitantes como prisioneiros para a Babilônia. Tais prisioneiros foram libertados por Ciro, o grande, em 539 a.C.

E ) Incorreta. O governo de salomão é considerado o período de apogeu da Monarquia Hebraica devido à política comercial desenvolvida pelo soberano.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômi­cas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15: – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Filosofia24

Gabarito: E

Comentários:

A ) Incorreta. Para Heráclito, a realidade estava em constante mudança. Além disso, a imagem não mostra tons fixos, mas mostra um espectro de tons, onde entre um e outro existem vários tons diferentes.

B ) Incorreta. O conceito em questão é o de mudança, de devir, atribuído a Heráclito. Embora a imagem apresente elementos geométricos, não faz menção a números, e nem tem elementos suficientes para que possa se retirar essa interpretação.

C ) Incorreta. Heráclito não defendeu a teoria dos quatro elementos, mas a do devir. Além disso, uma interpretação acerca dos quatro elementos não pode ser retirada da imagem.

D ) Incorreta. Embora as cores e a arte sejam, de fato, objetos da estética, pode­se estabelecer uma comparação com Heráclito pelo fato do espectro de cores representar uma mudança constante, assim como o conceito de devir.

E ) Correta. A mudança das cores no espectro pode ser comparada com o conceito de devir de Heráclito, pois o preto pode vir a ser cinza; o cinza pode vir a ser branco e assim por diante.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão História25

Gabarito: D

Comentários:

A ) Incorreta. A democracia ateniense não pode ser atribuída às reformas de Péricles, pois foi criada por Clístenes. Costuma­se dizer que a democracia é a filha de Clístenes, criada por Péricles.

B ) Incorreta. A democracia ateniense só abrangia os cidadãos de Atenas, ou seja, os filhos de pais e mães atenienses. Estavam dela excluídos as mulheres atenienses, os escravos e os estrangeiros.

Page 15: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

15Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

C ) Incorreta. Embora as guerras Púnicas tenham propiciado o crescimento de Atenas como pólis imperialista, trazen­do­lhe uma riqueza que possibilitou o crescimento de sua formação democrática, o documento não faz menção ao fato.

D ) Correta. O ideal democrático referido no texto está no fato de a participação política em Atenas fazer parte da vida cotidiana de seus cidadãos, independentemente do status econômico.

E ) Incorreta. Uma reforma política baseada na renda do cidadão foi elaborada por sólon, com o intuito de retirar da aristocracia o monopólio político. Tal fato, porém, não cabe na análise do texto, pois, segundo o que nele se afirma, todos os cidadãos podem participar da vida pública.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 2 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Questão Geografia26

Gabarito: D

Comentários:A ) Incorreta. A depressão relativa é um compartimento de relevo que topograficamente se situa em nível mais baixo

que terrenos situados em seu entorno, mas cuja altitude é positiva, ou seja, acima do nível do mar, o que não é o caso dos pôlderes holandeses.

B ) Incorreta. Ainda que as várzeas – formações topográficas sedimentares presentes nas bacias hidrográficas no entorno dos rios –, possam ser consideradas compartimentos geomorfológicos, o mesmo não pode ser apli­cado aos manguezais – formações fitogeográficas que, por sinal, não estão tipicamente relacionadas às áreas de várzea.

C ) Incorreta. Restingas são plataformas sedimentares litorâneas ou em estuários de rios, no formato de cordões, forma­das por deposição arenosa e salina, podendo levar ao surgimento de lagunas. Tais características não correspondem aos leitos oceânicos drenados pela construção de diques na Holanda, pois os pôlderes são terrenos planos situados abaixo do nível do mar.

D ) Correta. O conceito de depressão absoluta se aplica a terrenos com as mesmas características das depressões relativas, conforme explicado no comentário da primeira alternativa, porém situados abaixo do nível do mar, como é o caso dos famosos pôlderes holandeses, representados na ilustração como leitos marinhos secos.

E ) Incorreta. Os taludes são compartimentos do relevo oceânico, representados pelos terrenos inclinados que ligam as planícies abissais, de grande profundidade, às plataformas continentais. Os trechos de leito oceânico conquis­tados junto ao mar na Holanda são porções da plataforma continental, e não do talude.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Page 16: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

16 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão Filosofia27

Gabarito: D

Comentários:

A ) Incorreta. O texto refere­se ao conhecimento de conceitos das ciências, ao modo de conhecimento que o ser humano pode possuir. Assim, o problema filosófico torna­se um problema epistêmico. Embora santo Agostinho esteja vinculado ao cristianismo, suas teorias não são somente teológicas, mas filosóficas.

B ) Incorreta. Considerando­se que para santo Agostinho o conhecimento advinha da iluminação divina, observa­se que o conhecimento sensível é uma via pouco confiável para a busca da verdade.

C ) Incorreta. O conceito da graça não é atribuído a santo Agostinho. O texto remete ao conceito de iluminação divina agostiniano. Além disso, para santo Agostinho os seres humanos possuem o conhecimento da verdade na alma. A figura de Deus não é a única responsável pelo processo de conhecimento.

D ) Correta. Para santo Agostinho, o homem tem em si o conhecimento da verdade, mas a iluminação divina trazia­a a tona, resultando em um conhecimento seguro.

E ) Incorreta. Embora o texto também trate de questões relacionadas à verdade, ao conhecimento seguro, o aluno deve lembrar­se do conceito de iluminação divina, por meio do qual, segundo santo Agostinho, a verdade pode ser atingida.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Geografia28

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. Desde que o Brasil juntou­se à onda neoliberal, a partir do final da década de 1980, modificações na legislação permitiram a expressiva transferência da atividade extrativista mineral brasileira do setor estatal para o setor privado, inclusive com polêmicos processos de privatização, como o da empresa Vale do Rio Doce (atual Vale). O papel do Estado nesse setor atualmente é apenas coadjuvante e, na maioria das situações, restrito à oferta de infraestrutura.

B ) Incorreta. Não há nenhum “escândalo do nióbio” fomentado pela grande mídia nacional, muito menos com reper­cussões a ponto de ser debatido por toda a sociedade brasileira. Ao contrário, poucos cidadãos têm uma opinião sobre o tema, já que a maioria nem sequer sabe da existência dessa riqueza mineral ou de sua importância estraté­gica para o Brasil. Pode­se até dizer que as grandes empresas de mídia brasileira, que se mostram tão agudamente investigativas em outros temas, agem de modo no mínimo negligente neste caso.

C ) Correta. As negociações que envolvem a extração de recursos minerais no Brasil tendem a não ser tratadas com a devida transparência e mobilização social para o debate. Tal situação – gerada por uma série de fatores de ordem

Page 17: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

17Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

política, social e cultural – contribui para o surgimento de especulações em torno da existência de trocas de favores que possam representar prejuízos para a sociedade brasileira. O debate em torno do nióbio é um típico exemplo, já que, tendo em vista seu expressivo valor comercial e estratégico para o Brasil, causa estranheza a pouca divulgação que o tema tem recebido por parte das autoridades, empresas e mídia.

D ) Incorreta. Ao contrário do que sugere a alternativa, transações desse porte demandam negociações multilaterais que tendem a trazer benefícios não apenas para os representantes de interesses internacionais, já que normal­mente acabam por envolver setores privados e estatais – ou seja: ocorre a participação também de atores nacio­nais. A reportagem apresentada questiona exatamente o envolvimento de cada um desses atores nas negocia­ções que envolvem a extração e comercialização do nióbio, inclusive citando uma venda bilionária conduzida por uma empresa privada nacional (a CBMM). Por agregar expressivo lucro à família proprietária e a seus acionistas, tal venda jamais poderia ter ocorrido à sua revelia.

E ) Incorreta. A reportagem não trata do surgimento de boatos sobre temas de menor importância, mas apresenta dados concretos acerca de uma questão que se revela bastante importante. Além disso, a matéria e os dados constantes no enunciado não sugerem ou revelam qualquer intenção subjetiva de gerar desconfiança nas instituições nacionais.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Questão História29

Gabarito: E

Comentários:

A ) Incorreta. As leis espartanas atribuídas ao lendário licurgo proibiam a entrada dos estrangeiros e a saída de espartanos do território. Ademais, a formação política de Esparta não era democrática, mas aristocrática.

B ) Incorreta. A severa educação militar dada às crianças não privilegiava as artes e as letras, dando maior ênfase à preparação do físico para os exercícios de guerra.

C ) Incorreta. somente a partir dos 20 anos de idade os jovens recebiam armas e podiam participar dos combates.D ) Incorreta. O espartano era educado para a guerra dos 7 aos 20 anos de idade, quando recebia armas e podia

ingressar na vida pública e nos conflitos militares. Com 60 anos era liberado do serviço militar, período em que alguns ingressavam na gerúsia, conselho constituído pelos reis e por 28 militares acima de 60 anos. logo, os mais velhos participavam nas decisões da vida pública e não lutavam mais nas guerras.

E ) Correta. O documento enaltece o patriotismo, a coragem e a bravura, funcionando como um código moral para os jovens espartanos. Em Esparta os meninos deixavam a família aos 7 anos de idade e eram criados pelo Estado, sendo desde cedo treinados para o combate.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec­tos da cultura.

Page 18: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

18 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Questão Geografia30

Gabarito: D

Comentários:A ) Incorreta. A afirmação de que operações de resgate

similares à ocorrida no Chile em 2010 possam ser executadas sempre que ocorrerem desmoronamen­tos em minas subterrâneas é fantasiosa e não tem relação com o enunciado.

B ) Incorreta. A mineração em grandes profundidades ainda é largamente praticada em todo o planeta – in­clusive nos países ricos –, sendo sempre considerada uma atividade de alto risco.

C ) Incorreta. As tecnologias utilizadas para o resgate dos mineiros chilenos em 2010 não revelam que a ativi­dade atualmente esteja sendo praticada com elevado grau de automação. Além disso, saber o número de mineiros soterrados não permite deduzir a quantida­de total de trabalhadores que atuam na referida mina.

D ) Correta. Acidentes com soterramento de trabalhado­res em minas subterrâneas, infelizmente, ainda são bastante comuns (na China, por exemplo, ocorrem com frequência impressionante, muito embora não recebam grande destaque por aqui). O que trouxe grande repercussão ao acidente chileno foi a pecu­liaridade do planejamento e execução de uma bem­­sucedida operação de resgate, transmitida em tem­po real pela mídia local e acompanhada no mundo inteiro, justamente por ser uma rara exceção à regra, já que não houve vítimas fatais.

E ) Incorreta. O Chile é o maior produtor de cobre do pla­neta e possui larga experiência nessa atividade. Tal si­tuação, inclusive, revela que acidentes podem ocorrer também em países com grande tradição mineradora.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implica­ções socioespaciais.

Questão História31

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. No trecho transcrito, o autor comenta a am­biguidade da expressão fontes do presente, que pode significar tanto novas modalidades técnicas de pro­dução e conservação de vestígios humanos quanto depoimentos de pessoas vivas contemporâneas ao pesquisador.

B ) Incorreta. Denominam­se fontes oficiais os vestígios humanos, especialmente os escritos, produzidos por grupos e pessoas ligados ao governo. Estas eram as fontes prediletas utilizadas na produção da historio­grafia tradicional. Os depoimentos de pessoas vivas, contudo, podem ser tanto oficiais quanto produzidos por pessoas ligadas à sociedade civil, sem vínculos com o locus estatal e a oficialização de aspectos cul­turais de dada sociedade.

C ) Incorreta. O autor, no trecho transcrito, não invalida o uso de fontes históricas mais recentes, apenas des­creve uma característica inerente a elas: a contem­poraneidade entre historiador e agente da História, objeto de seu estudo.

D ) Incorreta. As escolas historiográficas tradicionais tinham como objeto de estudo períodos mais recu­ados da História, por acreditarem que a produção historiográfica deveria ser científica, nos moldes clássicos, com nítida separação entre sujeito pes­quisador e objeto pesquisado, o que, acreditavam, garantiria a objetividade do estudo. O autor, entre­tanto, ao descrever possíveis fontes para a produ­ção da História do presente, aproxima a produção histórica de tendências mais recentes, que advo­gam a produção da História do presente por meio do uso, também, de fontes orais, trazendo para o método do historiador a preocupação em perfilar seus procedimentos e caminhos, a fim de possibi­litar a outros pesquisadores a persecução de seus passos e a comprovação de suas assertivas, bem como a crítica e a produção diversificada a partir das mesmas fontes.

Page 19: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

19Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

E ) Incorreta. No trecho transcrito, o autor não critica a utilização de fontes orais para a produção historiográfica, ape­nas cita possíveis fontes para a produção da História do Presente.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão Sociologia32

Gabarito: E

Comentários:A ) Incorreta. Alternativa totalmente verdadeira, mas incorreta diante do contexto que o item indica. O Holocausto

nazista não pode ser interpretado como manutenção da ordem social, muito menos como a observância das leis pelos cidadãos.

B ) Incorreta. loucos e criminosos, teoricamente, não podem ser considerados indesejados pelo Estado. são, ao contrá­rio, indivíduos que devem ser corrigidos e assistidos pelos órgãos oficiais.

C ) Incorreta. Apesar de a alternativa apresentar uma dimensão particularmente recorrente no Estado brasi leiro, não se pode generalizar e afirmar que a corrupção é uma característica essencial do Estado moderno.

D ) Incorreta. Afirmativa verdadeira, mas completamente distante da realidade indicada pelo enunciado. Não é possí­vel estabelecer uma relação de causa e efeito entre o caso de Eichmann e o poder legislativo.

E ) Correta. O item aborda uma das características do Estado moderno segundo o sociólogo Max Weber, sem, contu­do, citar o nome do autor. A existência de um corpo burocrático de funcionários que segue ordens é representada pelo clássico caso de Adolf Eichmann e a interpretação que Arendt fez dele.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômi­cas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Questão História33

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. A arte foi desenvolvida durante o Período Paleolítico, inclusive a pintura em questão permite tal conclu­

são, já que nesse período eram retratados apenas animais.

B ) Correta. A pintura rupestre é típica do Paleolítico, naturalista e realista. Para o homem primitivo a arte é de fato algo mágico. Acreditava­se que o animal retratado na parede da caverna permaneceria ali para sempre – o que de fato aconteceu. O homem atribuía à imagem representada a garantia da caça.

C ) Incorreta. A religião é um fenômeno típico do processo de sedentarização. Está intimamente ligada ao surgimento da agricultura, pois o homem começou a depender das forças da natureza para a produção agrícola. Com isso, passou a procurar explicações sobrenaturais para os fenômenos que favoreciam ou atrapalhavam suas atividades.

D ) Incorreta. A arte na Pré­História não apresentava um sentido decorativo, mas derivava de rituais mágicos que os homens acreditavam auxiliar nas atividades ligadas à sobrevivência, como a caça. Ademais, a geometriza­ção das formas foi um recurso artístico utilizado a partir do Período Neolítico.

Page 20: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

20 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

E ) Incorreta. O homem do Paleolítico era nômade, não apresentando apego ao local em que vivia, pois as atividades que garantiam sua sobrevivência eram a caça, a pesca e a coleta de alimentos.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Geografia34

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. A usina hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída a partir de uma barragem no Rio Xingu, tribu­tário da porção oriental da Bacia Amazônica – destacada no mapa como bacia I. Além disso, há diversos outros projetos para geração de energia hidrelétrica na região, alguns deles ainda em estudo e outros já em fase final de implantação.

B ) Incorreta. Embora os rios que drenam a região assi na lada no mapa sejam realmente tributários da Bacia Plati­na, tal região inclui apenas as bacias dos rios Paraná e Paraguai, e não a do Rio Uruguai, que abrange boa parte dos territórios do Rio grande do sul e santa Catarina.

C ) Incorreta. A região assinalada como bacia III indica a Bacia do Rio são francisco, e não a do Rio Tocantins. Além disso, atualmente os maiores conflitos fundiá rios no Brasil são registrados no sul do estado do Pará (área da Bacia do Tocantins), e não na região da Bacia III.

D ) Incorreta. O Rio Amazonas, embora no passado geo lógico (antes do soerguimento da Cordilheira dos Andes) tenha de fato lançado suas águas na vertente ocidental da América do sul, atualmente é claramente um tributário da ver­tente Atlântica, como todos os demais rios brasileiros.

E ) Incorreta. O Pantanal Mato­grossense, com as características citadas na alternativa, situa­se na região assinalada como Bacia IV (formado na várzea do Rio Paraguai), e não na Bacia II, que corresponde à Bacia do Tocantins­­Araguaia.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão Sociologia35

Gabarito: B

Comentários:

A ) Incorreta. Assim como há pessoas morando nas aldeias medievais do interior italiano – que um dia foram sujas, miseráveis e repletas de criminalidade –, se as favelas cariocas apresentarem melhores condições de moradia, seus habitantes não vão sair delas. Portanto, se os dias melhores com os quais sonha Marcelo Coelho se realizarem de fato, não haverá necessariamente uma emigração das favelas.

Page 21: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

21Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

B ) Correta. se, como deseja Marcelo Coelho, um dia não houver sequer memória dos esgotos abertos, da profunda miséria e de toda a criminalidade que assola as favelas cariocas, então a população que vive nelas terá melhorado de vida. Em termos sociológicos, isso significa que terá passado por um processo de ascensão social.

C ) Incorreta. Ao contrário, haverá menos criminalização e estigmatização da população que mora em favelas.D ) Incorreta. A população brasileira já é miscigenada. Portanto, melhores condições de vida nas favelas cariocas não

causam qualquer impacto nessa particular característica.E ) Incorreta. A alternativa estaria correta se afirmasse que haveria um processo de inclusão social. Excluídos os mo­

radores das favelas cariocas já são.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão História36

Gabarito: D

Comentários:A ) Incorreta. A queda de Tarquínio, o soberbo, foi levada a cabo pelos patrícios, que o depuseram em 509 a.C. B ) Incorreta. A crise econômica derivada da escassez da mão de obra escrava foi o que desencadeou uma crise sistê­

mica no Império Romano, e não as contestações plebeias. C ) Incorreta. A história romana foi marcada pelos privilégios patrícios em detrimento dos demais grupos sociais, en­

tretanto o discurso de Menênio não pode se referir aos clientes, porque estes – que viviam de favores dos patrícios – não ensejaram nenhuma revolta que desestabilizasse o poder político romano.

D ) Correta. O documento acima trata da revolta dos plebeus, quando os patrícios assumiram o poder após a queda do último rei, inaugurando o período republicano em Roma, de estrutura política aristocrática. Em 494 a.C., segun­do os relatos históricos, os plebeus retiraram­se da cidade em direção ao Monte sagrado, obrigando o patriciado a criar o cargo de Tribuno da Plebe.

E ) Incorreta. As revoltas de escravos são típicas do período republicano, sendo a mais famosa a de Espártaco, em 73 a.C. O texto não se refere aos escravos.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômi­cas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Questão Filosofia37

Gabarito: A

Comentários:A ) Correta. A imagem tem balões de diálogo e pontos de interrogação, que remetem ao método dialógico de sócra­

tes e a sua atitude de questionar sempre seus objetos de estudo e interlocutores.B ) Incorreta. Embora sócrates parta de alguns princípios básicos como a valorização da razão na aquisição do conhe­

cimento, a imagem não remete a posicionamentos dogmáticos por conter vários pontos de interrogação.

Page 22: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

22 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

C ) Incorreta. Embora fosse um filósofo questionador, só­crates não assumiu uma postura cética. Dois motivos podem ser elencados: em primeiro lugar, ao afirmar que a razão tem papel fundamental na aquisição do conhecimento, sócrates assumiu, segundo os céticos, uma posição dogmática. Em segundo lugar, sócrates procurava convencer seus interlocutores a ter a mes­ma opinião que ele, atitude contrária ao ceticismo, que seria a suspensão do juízo diante de posições opostas.

D ) Incorreta. A imagem tem balões que significam diálo­go, não balões que significam ideias, o que remeteria à filosofia platônica.

E ) Incorreta. Como dito na justificativa anterior, os ba­lões da imagem representam diálogos, não ideias. O diálogo é elemento central na filosofia de sócrates.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec­tos da cultura.

Questão História38

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. A imagem destaca toda a região do Oceano Pacífico, de fato o mais extenso e o que possui a maior profundidade média dentre os oceanos da Terra.

B ) Incorreta. Ao contrário: o Oceano Pacífico está tendo sua área reduzida, visto que a movimentação registra­da nas placas tectônicas produz o deslocamento da Placa Americana no sentido oeste e das Placas Eurasiá­tica e Indo­australiana no sentido leste. O oceano que se encontra em mais evidente expansão é o Atlântico.

C ) Incorreta. Justamente pelas razões apontadas na ex­plicação da alternativa B, a região onde está o Oceano Pacífico possui elevado registro de terremotos, os quais podem gerar tsunamis. Alguns dos mais devastadores tsunamis já registrados no planeta ocorreram no Oce­ano Pacífico (como o que atingiu o Japão em 2011).

D ) Incorreta. Embora a imagem mostre o Anel de fogo (que possui todas as características mencionadas na alternativa), o oceano em questão é o Pacífico, e não o Índico.

E ) Incorreta. Embora a imagem mostre o oceano em que se localiza a mais expressiva quantidade de ilhas no planeta, incluindo as regiões citadas (Melanésia, Micronésia e Polinésia), o oceano em questão é o Pa­cífico, e não o Atlântico.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e (ou) geográficos.

Questão História39

Gabarito: D

Comentários:

A ) Incorreta. O texto não menciona a adesão ao cristia­nismo, tampouco a anarquia militar (considerada um aspecto da crise política), já que não faz referência ao assassinato de imperadores nem à disputa pelo cargo entre generais do exército romano.

B ) Incorreta. A referida reforma efetuada pelo general Caio Mario ocorreu na República e não pode ser agre­gada à crise do Império Romano.

C ) Incorreta. Otávio Augusto, o primeiro imperador roma­no, dividiu as fronteiras em militares ou imperiais, con­troladas por governadores nomeados pelo imperador; e províncias civis, cujo comando era atribuído ao sena­do, além de ter a tutela indireta do imperador. O gover­no de Otávio não caracterizou a crise do Império, pelo contrário, é considerado o período da Pax Romana.

D ) Correta. O texto resume a necessidade de fortaleci­mento das fronteiras do Império e o uso de mercená­rios bárbaros, que conviveram com os romanos, sen­do considerados federados; além disso, menciona os embriões da crise econômica, relacionada aos gastos e à arrecadação de impostos.

Page 23: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

23Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

E ) Incorreta. Embora a crise do Império esteja ligada à questão do escravismo, o documento não faz men­ção a esse aspecto, tampouco aponta a questão do colonato, escolha dos latifundiários romanos pelo sis­tema de arrendamento dos latifúndios.

Competência 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movi­mentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Sociologia40

Gabarito: A

Comentários:

A ) Correta. A leitura atenta dos versos de Brecht indica que os agentes da Comuna sentiam­se escravizados pelos senhores proprietários das fábricas e que, por­tanto, resolveram lutar contra eles. Temos, então, a exploração do proletariado e a luta de classes, con­cepções políticas que só podem ser associadas ao pensamento socialista de Karl Marx.

B ) Incorreta. A Comuna era um governo de trabalhado­res, como o enunciado indica. Assim, basta o aluno perceber a equivalência sociológica entre trabalha-dores e popular para desconsiderar essa alternativa.

C ) Incorreta. Essa alternativa resume um governo bur­guês, isto é, gerenciado pelos proprietários das fábri­cas, os grandes inimigos nos versos de Brecht.

D ) Incorreta. As primeiras frases do poema de Brecht in­dicam o desprezo dos agentes da Comuna pelas leis dos senhores, as leis burguesas. Basta o aluno anali­sar o texto sociologicamente para concluir que o bur­guês da alternativa é o senhor do poema.

E ) Incorreta. Um governo de trabalhadores, que se sente explorado por uma classe economicamente mais po­derosa, logicamente não desejaria o retorno de um regime de governo tão autoritário e despótico quan­to o absolutismo.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco­nômicas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico­geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão História41

Gabarito: E

Comentários:A ) Incorreta. A atividade agrícola era bastante rudimentar

nas sociedades germânicas no princípio da Idade Média, não constituindo uma atividade voltada à exportação.

B ) Incorreta. Não era intenção dos germânicos expan­dir o colonato em terras romanas. Como resultado da desagregação das cidades e da ruralização da eco­nomia, fenômenos que marcaram a crise do Império Romano, os romanos desenvolveram o colonato, um regime de trabalho em que o colono se fixava na ter­ra, onde podia desenvolver atividades agrícolas que garantissem sua sobrevivência, bem como receber proteção militar – especialmente em função da am­biência bélica estabelecida com as invasões germâ­nicas –, desde que em troca se submetesse ao paga­mento de tributos aos seus senhores.

C ) Incorreta. Os germânicos desconheciam a noção de Estado. Em seus regimes políticos monárquicos, a re­aleza, apoiada na força militar, patrimonializava suas conquistas, que eram partilhadas com seus suces­sores, majoritariamente seus filhos, de modo a não partilhar da ideia de domínio e administração de um território de seu povo.

D ) Incorreta. Eram sociedades militarizadas que prati­cavam saques de guerra, contudo sua economia era baseada na agricultura, na caça e na pesca.

E ) Correta. A agricultura e o pastoreio eram atividades importantes na economia bárbara, sendo a agricul­tura uma função feminina. A escassez de terras férteis estimulava tanto o seminomadismo quanto a ativida­de guerreira como forma de expansão territorial.

Page 24: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

24 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco­nômicas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão Geografia42

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. Não há nada no esquema que evidencie a

relação entre o abastecimento de água e a condição de alerta militar vivida por Israel. Além disso, as tec­nologias empregadas nesse país para dessalinização de água do mar são similares às adotadas em outros países, não consistindo nenhum segredo de estado.

B ) Correta. Mesmo sendo um país pequeno e não muito populoso e apesar de ter condições financeiras favo­ráveis para bancar esse empreendimento, Israel supre apenas 35% de suas necessidades com água do mar dessalinizada, o que ilustra as dificuldades de imple­mentação em escala global. As tecnologias atualmen­te disponíveis para dessalinizar a água do mar – não apenas em Israel, mas em qualquer lugar – possuem evidentes limites em termos de custo e rentabilidade.

C ) Incorreta. A informação de que o território palestino da Cisjordânia, ocupado por Israel, possui as maio­res fontes de água da região é verídica. No entanto, o esquema apresentado como suporte não faz ne­nhuma alusão às fontes de água dessa região – ao contrário, destaca técnicas empreendidas em outras porções do território israelense para suprir a cres­cente demanda.

D ) Incorreta. Não é verídica a informação de que o deserto de Negev possui lençol freático superficial – até pelas próprias condições climáticas da região –, muito me­nos que suas águas subterrâneas sejam supostamente mais fáceis de dessalinizar que as águas do mar.

E ) Incorreta. O esquema apresentado como suporte enal­tece não apenas a dessalinização da água do mar, mas a soma de técnicas empregadas por Israel para en­

frentar a questão do abastecimento de água. Além disso, a afirmação de que os resultados da dessalini­zação “não são nada animadores” é, no mínimo, ques­tionável, pois 35% é um percentual bastante expres­sivo, possivelmente entre os mais significativos em termos globais.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do tra­balho e/ou da vida social.

Questão Filosofia43

Gabarito: B

Comentários:A ) Incorreta. Embora sócrates tenha sido um investiga­

dor das essências, dos valores essenciais, a imagem não pode ser relacionada com as teorias dele. A ima­gem retrata aspectos que remetem ao conhecimen­to sensível (podemos provar, ver e tocar os grãos). Deve­se lembrar que sócrates valorizava o papel da razão na busca pelo conhecimento.

B ) Correta. O principal objetivo de Aristóteles foi organi­zar e sistematizar as ciências. Como cada tipo de grão foi separado em uma divisória da caixa, a compara­ção com as teorias aristotélicas torna­se possível.

C ) Incorreta. Platão não valoriza o papel dos sentidos na busca pelo conhecimento, ao contrário, afirma que eles são uma representação imperfeita do mundo das ideias. E, conforme já dito, a imagem remete a elementos sensíveis, contrários ao posicionamento de Platão, defensor da razão.

D ) Incorreta. Embora Empédocles seja de fato defensor da teoria dos quatro elementos, eles não aparecem na imagem. Desse modo, a comparação não é possível.

E ) Incorreta. O raciocínio é muito próximo ao da alterna­tiva D. Embora Tales seja um defensor da água como arché, ela não aparece na imagem. Mais uma vez, a comparação não é possível.

Page 25: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

25Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec­tos da cultura.

Questão Sociologia44

Gabarito: C

Comentários:

A ) Incorreta. Quem fez tal reivindicação foram os pais do garoto. Ele, representante das novas gerações, luta para sobreviver economicamente.

B ) Incorreta. lutar para não virar mendigo não pode ser entendido como um projeto de combate à desigual­dade econômica, uma vez que aquela luta é individu­al e este problema é social.

C ) Correta. A resposta do garoto, apresentada no último quadrinho da tirinha, oferece a chave para a resolu­ção do item. Em contraste com as lutas por ideais políticos de seus pais, ele se vê na condição de ter de garantir a subsistência. Abre mão da luta por princí­pios perante uma realidade econômica difícil.

D ) Incorreta. se o garoto estivesse aprendendo com seus pais, daria uma resposta convergente com o passado dos mais velhos. O que se nota é que o filho responde com uma posição divergente.

E ) Incorreta. O garoto não está resistindo ao individua­lismo, pois afirma que lutará pela própria sobrevivên­cia econômica.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco­nômicas, associando­as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Geografia45

Gabarito: C

Comentários:A ) Incorreta. A usina hidrelétrica de Belo Monte, embo­

ra também seja uma obra polêmica levada a cabo no mesmo período, não foi construída no Rio são francisco, mas, sim, no Rio Xingu.

B ) Incorreta. O traçado previsto para a ferrovia demons­tra que ela, depois de concluída, não irá atravessar a região do sertão Nordestino, mas, sim, territórios situados em estados mais a oeste, como o Pará, o Maranhão, o Tocantins e goiás. Além disso, a alusão de que sua construção exigiria o fechamento de açu­des – ainda mais abastecidos pelo Rio são francisco – não tem qualquer fundamentação.

C ) Correta. A obra de transposição das águas do Rio são francisco tornou­se uma das mais polêmicas duran­te as gestões dos presidentes citados na alternativa, sobretudo pelas razões ali apresentadas. Muitos se­tores da sociedade brasileira e movimentos sociais lançaram críticas ao projeto.

D ) Incorreta. Embora o Rio são francisco esteja mesmo em avançado estágio de assoreamento, o projeto de transposição das águas do Rio são francisco, ao contrário do que diz a afirmativa, irá retirar parte das águas da bacia desse importante rio e desviá­las atra­vés de canais artificiais para fins de irrigação.

E ) Incorreta. O enunciado questiona uma grande obra re­alizada no Rio são francisco, e não as obras de infraes­trutura visando aos eventos esportivos citados – muito embora estas também tenham despertado polêmicas.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações téc­nicas e tecnológicas e seu impacto no processo de produ­ção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinaram as várias for­mas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Page 26: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

26 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Anotações

Page 27: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

27Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Anotações

Page 28: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

28 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Anotações

Page 29: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

29Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Anotações

Page 30: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

30 1a. série – Volume 1

Simulado ENEM 2014

Anotações

Page 31: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2014 – 1a. SÉRIE – VOLUME 1

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Nome da Escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

Série: ______________________ Turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

Page 32: Simulado ENEM - 134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com134350001.s3-sa-east-1.amazonaws.com/domaguirre/wp-content/uploads... · 2 1. série Volume 1a Simulado ENEM 2014 Questão 1 História