revista weekend - edição 16

24
Saúde Caia na folia sem prejudicar sua audição Roteiro Programação para quem curte o carnaval e quem quer sossego Bem-estar A drenagem linfática e seus efeitos Guarulhos, 12/02/2010 ano 1 nº 16 weekend Os atrativos dos motéis de Guarulhos

Upload: carleto-editorial

Post on 27-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Antenada ao excepcional momento que a cidade vive e na mudança de comportamento do público consumidor, a Carleto Editorial, com 30 anos de tradição no Jornalismo guarulhense, lançou em outubro de 2009 a Revista Weekend.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Weekend - Edição 16

SaúdeCaia na folia

sem prejudicar sua audição

RoteiroProgramação para quem curteo carnaval e quem quer sossego

Bem-estarA drenagem linfática

e seus efeitos

Guarulhos, 12/02/2010ano 1 nº 16weekend

Os atrativos dos motéis de

Guarulhos

weekendweekendweekend

Page 2: Revista Weekend - Edição 16
Page 3: Revista Weekend - Edição 16
Page 4: Revista Weekend - Edição 16

Os repórteres Jéssica Batista e Már-cio Monteiro ficaram praticamen-te um mês buscando contato com

os motéis de Guarulhos, por e-mail, telefo-ne e em visitas, visando a proporcionar um guia ao leitor para que não precise sair da cidade. Muitos motéis ficaram receosos de nos atender, mas outros abriram suas por-tas e nos ofereceram suas suítes para serem fotografadas. Agradecimentos aos motéis Clark’s, Tivoli e Yes.

Nos bastidores [email protected] muito da matéria, foi bem objetiva e popular, além de que a pauta é importantís-sima, pois sabemos que exis-tem milhares de mulheres que sofrem com a TPM, e quem sabe a matéria possa ser útil no sentido de informar e en-corajar essas mulheres a bus-car ajuda, não é mesmo?Bruna Candido,gestora de marketing

boSQuE maiaValdir Carleto é sempre do contra. Queixar-se do Bos-que Maia é chorar de barriga cheia. Eu desvio das poças e não reclamo, pois também é um exercício.Jaqueline Novaes, em comentário no www.blogdocarleto.com.br

CorrEçÃoNa matéria “Dengue, sintomas e prevenção”, da edição 15,

o publicitário Luciano Oliari viajou para o estado do Mato Grosso e não Mato Grosso do Sul como publicado. Ele ficou hospedado na cidade de Sinop, onde suspeita ter sido picado pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura local, fo-ram identificados 2.484 focos do mosquito na cidade e este ano já foram registrados mais de 100 casos de dengue, com dois óbitos em investigação.

0412 a 18 de fevereiro

Frases da semanaEditorial

As atitudes de cada umpor uma cidade melhor

the week

Não é possível imaginar que al-guém more, trabalhe ou estude em uma cidade e não deseje que ela es-teja melhor a cada dia.

Nós, cidadãos, temos o direito de cobrar atitudes das autoridades, porque, em última análise, cada ocupante do poder público, eleito, nomeado ou admitido por concur-so, é um empregado do contribuin-te, à medida em que, ao pagarmos direta ou indiretamente nossos im-postos, remuneramos o exercício de suas funções.

Porém, não é porque pagamos impostos que temos o direito de tratar a cidade como se ela fosse uma imensa lata de lixo.

Na edição da semana passada, peguei no pé da administração mu-nicipal, cobrando algumas provi-dências em relação ao Bosque Maia e ao Parque Bom Clima J. B. Ma-ciel. Agora, o foco é o comporta-mento de pessoas que frequentam esses e outros locais públicos e, ao sair, deixam um rastro de sujeira e, o que é pior, até de destruição.

Em boa parte da extensão do Bosque Maia, na avenida Paulo Fac-cini, há vagas para estacionamento de automóveis a 45 graus. Alguns motoristas param de qualquer jei-to, ocupando espaço maior do que lhes caberia, sem se importar com os outros.

Atitude mais nociva, porém, é a

dos que estacionam ali à noite, após passar no drive-thru de lanchone-tes fast-food da região. Em todas as manhãs, quem chega ao Bosque para fazer exercícios ou caminhar se depara com a mesma cena desagra-dável: embalagens, garrafas, restos de comida, guardanapos, maços vazios e bitucas de cigarro, tudo jo-gado no chão e na calçada.

Podem alegar em sua defesa que há poucas lixeiras ao longo da grade. Até é verdade. Mas nada justifica esse comportamento tão mal-educado. Não custa manter no carro uma sacolinha para aco-modar esses dejetos até chegar em casa ou encontrar um local ade-quado para sua deposição.

É hábito atribuir o mau com-portamento à baixa escolaridade da população, ao povo da periferia, o que é discriminatório e chega a ser injusto. Esses atos condenáveis são cometidos também por quem anda em carros sofisticados, o que de-monstra que a má educação existe em todas as classes sociais.

Se cada um de nós cumprir ri-gorosamente nosso dever, teremos muito mais direito de cobrar das autoridades. Enquanto parte da população continuar agindo desse jeito, governantes usarão isso como desculpa para as cidades não serem como gostaríamos que fossem.

Valdir Carleto

Carleto Editorial Ltda. M.E. Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674). Editor Executivo: Fábio R. Carleto (MTb 40.906) Redação: Alex Francisco, Jéssica Batista, Vivian Barbosa. Diagramação: Alden Harada, Cintia Brumatti, Najla Bunduki, Rogério Hanssen. Comercial: Edna Muniz, Mariana Luz Frade, Thaís Tucci, Waldyra Nagem. Fotografi a: Márcio Monteiro. Administrativo: Ana Maria Albino e Letriz Tavares. [email protected]. Impressão: Editora Parma - Tel: (11) 2462-4000 Tiragem 12,5 mil exemplares. Distribuição gratuita em condomínios, comércio e cruzamento das avenidas Paulo Faccini X Tiradentes. Tel.: (11) 2461-9310. Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos.E

XPEDIENTE

“terei as portas abertas a todos os costarriquenhos

de boa fé”Laura Chinchilla, presidenteda Costa Rica, recém eleita

“Sou ciumenta.o bofe é meu”Luciana Gimenez, apresentadorado “SuperPop”, da Rede TV!,sobre seu relacionamento como marido Marcelo Carvalho,vice-presidente da emissora

“Pensei:será que estou

grávida?Se eu tivesse um

fi lho, ia chamar de Peritônio Camargo”

Hebe Camargo, apresentadorado SBT, satirizando sobre

seu câncer no peritônio

“Ela parece bem mais jovem, parece (ter) bem menos

do que tem”José Serra, governador de São Paulo, elogiando Madonna em

uma visita dela ao palácio, no Morumbi.

“Existem três grandes mercados, muito poderosos e difíceis de controlar: de

armas, o narcotráfi co e o de medicamentos”

Luiz Fernando Barradas Barata, secretário da Saúde do Estado de SP

“o secretário não só agrediu as indústrias farmacêuticas

como, também, os trabalhadores do segmento,

que a integram”Antonio Silvan, presidente do

Sindicato dos Químicos de Guarulhos

Page 5: Revista Weekend - Edição 16

Aconteceu, virou notícia Click

madonna reúne-se comgovernador Serra em SPA cantora Madonna reuniu-se com o governador José Serra na quarta-feira, 10, no Palácio dos Bandeirantes. Na pauta, a estre-la pop falou dos projetos sociais desenvolvidos pela ONG Success For Kids e discutiu a participa-ção da instituição patrocinada pela artista em atividades do pro-grama Escola da Família em São Paulo. Madonna também visitou a ONG Meninos do Morumbi e assistirá ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

brasil doará alimentos a países necessitadosO Brasil deve doar 260 mil to-neladas de alimentos para países pobres ou afetados por catástro-fes como Haiti, Bolívia, Angola, Moçambique e Timor-Leste. A medida foi enviada ao Congres-so Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na lista, do-ações de até 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de mi-lho, 50 mil toneladas de arroz e 10 mil toneladas de leite em pó.

rede pública municipal volta às aulasCerca de 110 mil crianças das 126 escolas da rede municipal de ensino voltaram às aulas na terça-feira (9). Com o início do ano letivo, 27 escolas passaram a fun-cionar com apenas dois períodos. No currículo, foram incluídas disciplinas como educação física,

artes, música e inglês. Professores e alunos receberão novos unifor-mes, além dos kits de material es-colar destinados aos discentes. A Secretaria de Transportes e Trân-sito (STT) esquematizou a Ope-ração Volta às Aulas para orientar motoristas e fiscalizar o embarque e desembarque nas vias próximas às escolas municipais, particulares e universidades.

aumento na tarifa dos ônibus intermunicipais

O reajuste de 4,5% nas tarifas de ônibus intermunicipais gerencia-dos pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) entrou em vigor na terça-feira, 9. As linhas com destino até Aru-já, Mairiporã, Santa Isabel e São Paulo atendem 263 mil pessoas de Guarulhos diariamente.

Capacitação para professores de Educação FísicaCerca de 70 professores de Edu-cação Física da Secretaria Muni-cipal de Esportes participaram do ciclo de capacitação e palestras de 1º a 5 de fevereiro. O encontro foi realizado no Paço Municipal, no Bom Clima, e no auditório da FIG-Unimesp, na vila Rosália. Os

temas das palestras foram: nutri-ção, motivação, educação física sustentável, drogas, DSTs, AIDS e problemas crônicos renais.

Secretaria lança campanha contra o turismo sexualNa quarta-feira, 10, a Secretaria de Assistência Social e Cidada-nia lançou a Campanha de En-frentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Guarulhos. A iniciativa pre-tende mobilizar a sociedade e o poder público contra o turismo sexual. Durante o Carnaval serão distribuídos fôlderes. A popula-ção pode colaborar pelo Disque Denúncia: 100.

inadimplência cresce para 5,67% em janeiroSegundo a Confederação Nacio-nal de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédi-to (SPC), em janeiro deste ano, a taxa de inadimplência subiu para 5,67%. O levantamento apresen-tado na quinta-feira, 11, mostra que a renda do consumidor fica comprometida com os gastos de fim de ano e as despesas seguintes como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.

morre Pena brancaO cantor e compositor sertanejo Pena Bran-ca (70) morreu vítima de infarto na segunda-feira (8). Durante anos, integrou a dupla Pena Branca & Xavantinho, até a morte do irmão. Gravou grandes clássicos da música brasilei-ra, como “Cio da Terra”, “Luar do Sertão” e “Cuitelinho”. Morou em Guarulhos no final dos anos 1970. Querido pelos colegas e pelo público, em 2001, ganhou o Grammy Latino de Melhor Disco Sertanejo com o álbum “Se-mente Caipira”. Morava no Jaçanã, onde foi sepultado no Cemitério Parque dos Pinheiros.

■ Cerimônias diferentes...Nada de música clássica e nem a manjada “Marcha Nupcial”. Em Minnesota, nos Estados Unidos, os noivos Kevin Heinz e Jill Peterson, de 28 anos, resolveram entrar na igreja dançando ao som de “Fore-ver”, do cantor Chris Brown e, de quebra, levaram os padrinhos jun-to. Muito divertido e nada tradicional. Confira o vídeo digitando no youtube “Casamento diferente” ou acesse http://www.youtube.com/watch?v=dvNFCpa5n3k

■ ...Campanhas irreverentesA França é campeã de irreverência quando o assunto é campanha de prevenção à Aids. Se, antes, outdoors com pessoas fazendo sexo com animais peçonhentos fizeram sucesso - mas também causaram choque - no mundo todo, fazendo alusão a como acabam as pessoas que não usam preservativos, desta vez, a campanha ganha pela criati-vidade. Um vídeo educativo, que teve mais de 1,5 milhão de acessos, traz como personagens as famosas pichações dos banheiros públicos. Um pênis desenhado no azulejo ganha vida e sai à procura de uma “companheira”, mas vive sozinho e desprotegido, até que uma moça desenha uma camisinha em volta dele e ele vira sucesso. Confira o vídeo digitando no youtube “Campanha francesa contra a Aids” ou acesse http://www.youtube.com/watch?v=NoXPoB8KVbE

Page 6: Revista Weekend - Edição 16

0612 a 18 de fevereiroweekenddestaque

o carnaval, milhares de pessoas aproveitam a folia

atrás dos trios elétricos, nos desfiles das escolas de samba ou se diver-tem nos tradicionais bailes dos clu-bes e ficam expostos à barulheira dos mais variados ritmos e níveis.

Os ruídos dos equipamentos de som, cada vez mais potentes, atingem níveis sonoros de até 130 decibéis (dB), de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Facial (Aborl-CCF). O carnaval baiano, por exemplo, chega a 110 dB, uma intensidade pró-xima à da turbina de um avião. O ouvido humano pode supor-tar até 80 dB por 8 horas, sem causar danos à audição, e quanto maior o nível de dB, menor o tempo de resistência ao som.

Segundo a Sociedade Brasilei-ra de Otologia (SBO), o número

de pessoas que apresentam pro-blemas de ouvido aumenta duran-te e depois do carnaval. E, depois desse período, sinais como zum-bido, sensação de entupimento ou perda de audição são um alerta para danos à saúde. “A exposição excessiva de pressão sonora ele-vada pode causar perda auditiva irreversível”, explica a fonoaudió-loga Fabíola Mecca.

Além disso, a audição afetada pode causar alterações que pre-judicam os campos social e pro-fissional, como irritação, fadiga, insônia, falta de atenção, estresse, depressão e ansiedade. “Os por-tadores de perda auditiva come-çam a ter dificuldade para perce-ber sons mais agudos, podendo se estender até os sons de média e baixa frequência, dependendo do grau de comprometimento da perda”, diz Fabíola.

Durante o carnaval, expos-to a um ruído intenso, o folião precisa ter alguns cuidados para evitar lesões, como evitar per-manecer em locais com muita vibração, evitar proximidade com caixas de som ou sons muito altos, evitar ambientes fechados, alternar a exposição aos ruídos e utilizar protetores auriculares. “O uso de proteto-res é sempre indicado quando a exposição ao ruído for inevi-tável”, diz a fonoaudióloga.

Em meio ao samba, fi-que atento à superexposição a ruídos, respeite os sinais de zumbido ou sensação de pres-são no ouvido e procure um otorrinolaringologista quan-do houver sinais ou sintomas de alterações auditivas. Assim, você pode pular o carnaval sem descuidar da saúde. ■■

Ficar exposto ao som alto no carnaval pode prejudicar seus tímpanosUm perigo

• Evite a exposição a barulhos e ruídos por grande período;

• Consulte um médico otorrinolaringologista quando hou-ver sinais e sintomas de alterações auditivas;

• Não tome medicamentos por conta própria, já que alguns podem ser ototóxicos;

• Não use hastes flexíveis ou enfie objetos no ouvido;

• Utilize protetores individuais quando a exposição ao ruído for inevitável;

• Realize avaliação audiológica, com um fonoaudiólogo, anual-mente e sempre que tiver alguma queixa de alteração auditiva.

Cuidados com a saúde auditiva

para os ouvidos

Texto: Alex Francisco Fotos: Banco de Imagens

Page 7: Revista Weekend - Edição 16
Page 8: Revista Weekend - Edição 16

É depressão?0812 a 18 de fevereiroweekendsaúde

odas as pessoas estão sujeitas a ter depressão, doença que acome-te em média 121 milhões de pes-soas ao redor do mundo, de acor-do com a pesquisa ““The Global Burden of Disease”, realizada nos Estados Unidos. Ou seja, cerca de 17,5% da população apresentará pelo menos um episódio depres-sivo ao longo da vida.

Porém, a depressão ainda tem causas desconhecidas. Uma das teorias mais aceitas é de que é consequência de uma disfunção no sistema nervoso central, que diminui e desequilibra as concen-trações de dois neurotransmis-sores, a serotonina e a noradre-nalina, desencadeando sintomas físicos e emocionais da doença.

A depressão é a quarta causa global de incapacidade e, em 10 anos, essa posição pode subir para a segunda, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). O perfil de quem mais adquire a doença são pessoas entre 20 e 40 anos de idade; no entanto, a do-ença pode se iniciar em qualquer faixa etária.

Conhecida também como Transtorno Depressivo Maior (TDM), é caracterizada por sinais que interferem na habilidade para trabalhar, estudar, comer, dormir e apreciar atividades antes agradáveis. No entanto, muitas pessoas con-fundem tristeza com depressão e o psiquiatra e professor da Unifesp dr. Acioly Lacerda alerta: “Tristeza isolada não é depressão, apenas um sentimento universal, assim com ansiedade. Logo, não é necessaria-mente patológico, fazendo parte da experiência psíquica normal”.

Mas como saber se o que uma pessoa tem é depressão? Apesar do difícil diagnóstico e da gravidade da doença, há sinais que compro-vam um quadro de depressão (ver box abaixo). E, ao reconhecer ou desconfiar de um quadro depres-sivo, deve-se procurar um médico psiquiatra. “Existem tratamentos eficazes. Os mais comuns envolvem psicoterapia e medicamentos e, para que haja o desaparecimento com-pleto dos sintomas, é preciso que seja aplicado um tratamento com-pleto”, completa Lacerda.

O médico ainda reforça a ideia de não usar nenhum tipo de medi-camento sem prescrição e acom-panhamento médico. Além disso, é importante que os pacientes procurem modificar seus hábitos diários e realizar atividades físicas regulares, manter um período sa-tisfatório de sono diário, ter boa alimentação e evitar o uso de subs-tâncias como anorexígenos, álcool e tabaco, por exemplo. ■■

Texto: Jéssica Batista Foto: Banco de imagens

SintomaSSe você estiver sentindo mais de cinco sintomas citados abaixo, tanto emocionais quanto físicos, por pelo menos duas semanas, procure um profissional.Sintomas emocionaisTristeza, perda de interesse, ansiedade, angústia, desesperança, estresse, culpa, perda da libido, dificuldade de raciocínio, indecisão, baixa autoestima, alterações no sono, pensamento suicida.Sintomas físicosBaixa energia, alterações no sono, dores inexplicáveis pelo corpo, dor de cabeça, alterações no apetite, alterações gastrintestinais, alterações psicomotoras.

Page 9: Revista Weekend - Edição 16
Page 10: Revista Weekend - Edição 16

weekendcapa1012 a 18 de fevereiro

uarulhos é cortada pela via Dutra, a qual, como

toda rodovia, é reche-ada de motéis em suas

margens. Outra rodovia muito próxima daqui, a Fernão Dias, também conta com muitos estabelecimentos desse ramo. Mas não existem motéis apenas à beira das estradas.

Para Antonio Carlos Morilha, professor de hotelaria e diretor da Apam (Associação Paulista de Mo-téis) que oferece assessoria, orien-tações e treinamento para motéis da cidade e interior de São Paulo, o motel não é mais um lugar só para encontros amorosos: “Também é um lugar para receber hóspedes com qualidade igual ou superior a um hotel cinco estrelas”.

Quando surgiram, em 1925, os motéis eram apenas uma mo-dalidade de hospedagem simples,

autenticamente de beira de estra-da, para que famílias em viagens rodoviárias de carro passassem as noites. Mas, com o passar do tempo, o uso dos motéis passou por grandes transformações. Para Morilha, a mudança de perfil dos frequentadores dos motéis, ou os “moteleiros”, aconteceu porque os estabelecimentos primam pela qualidade na decoração dos quar-tos e dos serviços prestados aos clientes.

Em Guarulhos, existem di-versos motéis que oferecem o que o cliente procura, seja em decoração, temas, gastronomia, discrição, atendimento do local e também os diferenciais como espaço, tetos solares, piscinas, saunas, luzes, cadeiras eróticas.

O Clark’s Motel, por exem-plo, está em atividade em Gua-rulhos desde 1981, na Fernão

Dias. Com 61 suítes, todas com garagem, vai passar por uma re-forma este ano para aprimorar o atendimento. Os sábados conti-nuam sendo os de maior procu-ra. No Yes Motel, que está há 10 anos na cidade, algumas camas ficam no chão e tem colchão de tatame.

Um dos motéis visitados pela equipe foi o Tivoli. Ele conquista a clientela, entre outros fatores, pela localização: “Fica no centro, não é caro e é ótimo. As moças atendem bem, a cama é gigante, chuveiro com box, televisão, som e ar-condicionado funcionando.

E o Tivoli tem mais variedades de suítes”, afirma a secretária Suzay-ne Dantas, que sempre frequenta o local.

Quanto a alguns cuidados, Morilha alerta que, para escolher um bom motel, deve-se des-confiar de preços muito baixos; observar a aparência da fachada externa e, ao entrar, perceber detalhes como limpeza da ba-nheira e piscina (se há marcas de ferrugem ou manchas), ver se existe lacre de higienização nos assentos sanitários, se as toalhas e lençóis são totalmente brancos, sem estampas, para que manchas

sejam perceptíveis: “Prefira os estabelecimentos que usem o processo de esterilização e man-dem as toalhas ensacadas indivi-dualmente”, completa.

É importante prestar atenção às condições de higiene no local e, se houver irregularidade nos quartos, é recomendável falar com a gerência. Para problemas mais graves, ligar para a Asso-ciação Paulista de Motéis (11) 3223-7834 ou para a Vigilância Sanitária.■■

Texto: Jéssica BatistaFotos: Márcio Monteiro

O conceito de motel mudou há muito tempo. Antes, os homens levavam, com receio, suas

namoradas para o motel por causa das tradições impostas pela família. Ou colegas de trabalho iam dar uma “escapadinha” no

horário comercial. Agora é diferente. Pessoas que se conhecem na balada, namorados em

qualquer fase do relacionamento, ou marido e mulher que querem sair da rotina vão para

motéis. Conheça algumas opções da cidade!

Vamos para o

motel?

Page 11: Revista Weekend - Edição 16

2000Av. Caetano Zamataro, 529Vila Zamataro2414-4148

o CorsárioRod. Fernão Dias, km 89Itapegica2421-6022

Dallas Rod. Fernão Dias, km 82próximo a vila Galvão 2455-1155 / 2455-0577

maisR. Mauritânia, 75Várzea do Palácio - ao lado do trevo2472-1175

mirageAv. Guarulhos, 3432Ponte Grande2421-6737 / 2421-665

Palmas de mallorcaRod. Presidente Dutra, Km 223 Várzea do Palácio - próximo ao trevo2440-4999

Paraty PlazaRod. Fernão Dias, km 86Parque Edu Chaves - São Paulopróximo a vila Galvão2249-2981 / 2249-4345

VirtualAv. Papa João Paulo I, 8Bonsucesso2436-5262 / 2279-6895

alguns motéis de Guarulhos. Escolha o mais adequado para você e seu parceiro e divirta-se!

Guia

YesR. Constâncio Colalilo, 323

ao lado da Dutra - Vila Augusta2422-3482

tivoliR. Padre Celestino, 511 - Centro

2409-1144

Clark’sRod. Fernão Dias, km 84(Próximo a vila Galvão)(11) 2455-1400

Page 12: Revista Weekend - Edição 16

weekendcompras1212 a 18 de fevereiro

Informações Internacional Shopping: 2414-5000

Giovanna Bijoux: Bolsa Betty Boop, R$339,99 em 6X no cartão

Zelo: Edredom Queen Alexandre Herchcovitch, R$119,90 em 3x no cartão

weekendcomprasweekendcomprasweekend12 a 18 de fevereiro

Informações Internacional Shopping: 2414-5000

Giovanna Bijoux:Bolsa Betty Boop, R$339,99 em 6X no cartão

Zelo: Edredom Queen Alexandre Herchcovitch, R$119,90 em 3x no cartão

Rolleta: Sapato Beira Rio,

R$54,99 em 6X no cartão

Jogo Aberto: Top com bojo,

R$56,00Calça pescador

várias estampas, R$74,90Japan Society:

Blusa chinesa sonho, R$58,00

em 2X cartão

Page 13: Revista Weekend - Edição 16

m dos materiais mais usados para decorar casas e am-bientes comerciais é o gesso, pois deixa qualquer local mais bonito e cheio de sofisticação. Seja para re-novar ou para complementar a de-coração, o gesso é uma das armas dos arquitetos e decoradores. As peças podem ser encontradas em placas ou moldes.

Na decoração é mais usado como forro, mas há opções para nichos, sancas, rodapés e rodetos - molduras de teto. Segundo a ar-quiteta Betânia Pacheco, as colu-nas decorativas e prateleiras tam-bém podem ser feitas com gesso. “São inúmeras as opções. Pode ser usado inclusive em áreas como banheiros e lavados, desde que as placas tenham tratamento especial contra umidade”, explica.

Em muitos casos, os mora-dores usam o gesso para rebaixar o teto. “É uma boa maneira de destacar a iluminação”, sugere a arquiteta. A cor ideal é a branca, pois fica mais fácil para harmoni-zar com o restante do ambiente. As salas e quartos podem ter o

teto rebaixado. São os cômodos que permitem mais composições aconchegantes com a iluminação.

Além de decorativo, o gesso pode ser usado em paredes conhe-cidas como drywall. “É de rápida instalação e garante limpeza du-rante a obra, mas é uma parede mais fina; por isso deve ser feito um recheio de lã de vidro para garantir o isolamento acústico”, recomenda Betânia.

Para pintar paredes, tetos ou colunas é importante preparar a superfície com uma base de ges-so. “Já existem tintas com base de gesso na composição. É uma boa opção para evitar mão de obra du-plicada. Com papel de parede o tratamento é o mesmo, mas a ca-mada de cola deve ser mais espes-sa. Além desses, o gesso aceita di-versos tipos de revestimentos”. A casa pode ter uma nova aparência, com poucas mudanças. É preciso apenas contratar um bom profis-sional para que os detalhes tenham a atenção desejada. ■■Texto: Vivian Barbosa / Fotos: Bonfim

Gesso e banco de imagens

Decoresua casa com

weekendcasa 1312 a 18 de fevereiro

gessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessogessoForro com sanca

Forro com sanca

Painel para fotos

Estante de gesso

Painel

Page 14: Revista Weekend - Edição 16

weekendmulher1412 a 18 de fevereiro

ada vez mais mulheres buscam meios para alcan-

çar a boa forma. Muitas recorrem a terapias complementares para potencializar os resultados. Nessa procura, elas estão descobrindo a drenagem linfática como uma ótima aliada.

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional da clíni-ca Dolce Vitta, em Guarulhos, Deise Vinha, a drenagem linfá-tica é uma técnica de massagem usada para drenar líquidos ex-cedentes que banham as células, além de ajudar a eliminar as to-xinas provenientes do metabo-lismo celular através da urina. A massagem trabalha com o siste-ma linfático - o responsável pela

remoção dos dejetos do orga-nismo. “Esse sistema é o ‘gari’ do nosso corpo”, acrescenta.

Ao contrário do que a maioria pensa, a drenagem não serve apenas para processos estéticos. É indicada para tratar inchaço e pós-operatório facial e corporal, além - é claro - de celulite. É preciso ficar atenta, pois é contraindicada em processos infec-ciosos, insuficiência renal, tumores, trombose venosa e para gestantes, sem indicação médica.

A aplicação da massagem é rít-mica, com ou sem cremes. “A boa drenagem deve ser superficial, ini-ciando sempre com manobras que facilitem a evacuação dos gânglios, com movimentos leves, sempre em direção aos vasos linfáticos”.

Em muitos casos, a técnica de drenagem pode ser aliada à massagem modeladora. Em ge-ral, é indicada para pessoas com retenção de líquidos, gordura localizada e celulite. “Enquanto a drenagem atua no sistema linfá-tico, a massagem modeladora faz com que o tecido manipulado au-mente a circulação sanguínea lo-cal. Resultado: quebra de células de gorduras e melhora do tônus muscular”, explica a fisioterapeu-ta. A modeladora também pode ser feita com bambus ou com um rolo de ventosas, auxiliando na modelagem corporal. ■■

Texto: Vivian BarbosaFoto: Banco de Imagem

Drenagem linfáticagrande aliada das mulheres

Page 15: Revista Weekend - Edição 16
Page 16: Revista Weekend - Edição 16

weekendveículos1612 a 18 de fevereiro

Novo BMW Série 5 é testado em Lisboa e chega para enfrentar os concorrentes Audi A6 e Mercedes Classe E

Briga naalta roda

BMW finalmente aca-bou com o mistério.

Após muita espera, seguida de fotos es-piãs do modelo – que andava camuflado pelas ruas da Alemanha –, o novo BMW Série 5 foi revelado na cidade de Lisboa, em Portugal. A sexta geração do sedã de luxo chega renovada para enfrentar gran-des concorrentes como a Mercedes Classe E e o Audi A6.

De início, fica clara a inspiração da marca alemã no protótipo BMW CS Concept, apresentado durante o Salão de Tóquio de 2008. Com a nova geração, o Serie 5 ganhou ar mais sóbrio e moder-no ao mesmo tempo, graças à carroceria com feixes de vincos. Na parte dianteira, destaque para os quatro novos vincos no capô, que reforçam a ideia de velocidade. Os dois ressaltos centrais fazem um “V”, cuja ponta abriga a logomarca da BMW. O conjunto ótico tem dupla parábola alon-gada e contornos irregulares. Na lateral, a linha de cintura, que corta o modelo na altura das maçanetas, parece ter fica-do ainda mais protuberante. Ele parte das lanternas traseiras e se dissipa na altura da

caixa de roda dianteira. Na parte traseira, o que chama a atenção são as lanternas horizontalizadas e com leds, que invadem a tampa da mala, e tornam-se mais largas nas extremidades. A dupla saída de escape sugere esportividade ao Serie 5.

A motorização, aliás, é outro item que re-força o apelo esportivo. Para o Serie 5, a mon-tadora alemã oferece seis opções de propul-sores: são três a gasolina com seis cilindros, um a gasolina com oito cilindros, além de outros dois a diesel com seis cilindros.

Em toda a Serie 5, os propulsores são assistidos por uma transmissão automáti-ca de oito velocidades, que promete con-tribuir para o rendimento otimizado do motor. O carro segue o programa “Effi-cient Dynamics”, que visa a oferecer boa economia de combustível, poluindo me-nos o meio ambiente e não comprome-tendo o desempenho do veículo. Depen-dendo do modelo, o Serie 5 pode trazer o chamado “Brake Energy Regeneration”, que abastece as baterias do veículo com eletricidade gerada pelas frenagens.

No Brasil, a evolução do Série 5 de-verá ser vista pela primeira vez durante

o Salão de São Paulo, em outubro. Já a comercialização deverá começar logo após o término do Motorshow. Atualmente, o sedã parte de R$ 273 mil, na versão 530i.

Texto: Karina Craveiro - Auto PressFoto: Divulgação

Primeiras impressõesPor Carlos Valente e Ivana Cenci, do InfoMotori.

com/Itália exclusivo para Auto Press

Lisboa/ Portugal – A BMW escolheu a capital portuguesa para mostrar a mais nova geração do Serie 5. O modelo tes-tado, um 535i, chega empurrado por um motor 3.0 litros, com seis cilindros em linha e duplo estágio, capaz de gerar potentes 306 cavalos e um torque máxi-mo de 40,7 kgfm. Após o lançamento do novo sedã, a montadora alemã promete comercializar ainda um propulsor turbo-diesel mais esportivo, com injeção direta e cárter de alumínio.

A primeira revelação, logo de início, é que o novo Serie 5 deu adeus às demais li-nhas ousadas e criativas para regressar com um rigor germânico classudo, que entu-

siasma os fãs da marca bávara. As principais mudanças estilísticas são encontradas na parte dianteira, começando pela grade, que aparece mais protuberante. No para-cho-que mais bojudo encontra-se uma discreta saída de ar. No interior, as características modernas dão um toque de luxo ao am-biente. O cockpit tem um estilo inconfun-dível, que parece chamar o condutor para levar o Serie 5 para a estrada.

O carro não decepciona. Muito pelo contrário. A tração traseira exalta um chassis rígido e leve. Além disso, o “Adap-tative Drive”, oferecido como item op-cional, permite que o motorista ajuste a forma de condução, modificando desde o tempo da troca de marcha à calibragem da suspensão, até a firmeza na direção.

O motor biturbo 3.0 litros do 535i tem o funcionamento semelhante a um V8 5.0 litros: se comporta de maneira suave em baixas velocidades, mas esconde vigor sur-preendente. Essa flexibilidade é o resultado dos turbos duplos e do comando variável de válvulas. A nova geração do Série 5 ar-rancará muitos sorrisos dos sortudos que tiverem um desses na garagem. ■■

Page 17: Revista Weekend - Edição 16

■ mudança de Hábito - 2 a cantora que apronta todas com as freiras no primeiro filme volta para ajudar a salvar a escola do bairro

Filmes da TV selecionados para você

SábaDo, 13/02 ■ Caramuru – a invenção do

brasilGlobo, 14h35Idem, de Guel Arraes. Com Sel-ton Mello, Camila Pitanga e De-borah Secco. Brasil, 2001, 85 min. Comédia – Em Portugal, no Século XVI, o sonhador Diogo Ál-vares envolve-se em uma confu-são. Após ser enganado por Isa-belle, é deportado para o Brasil. Porém, a caravela em que viaja-va naufraga. Por milagre, Diogo chega ao litoral brasileiro onde conhece a bela índia Paraguaçu, com quem inicia um romance, e também se encanta com Moe-ma, irmã de Paraguaçu.

DominGo, 14/02 ■ a máscara do Zorro

Globo, 13h10The Mask of Zorro, de Martin Campbell. Com Antonio Bande-ras, Anthony Hopkins e Catheri-ne Zeta-Jones. EUA, 1998, 136 min. Aventura – Após perder sua filha e sua esposa, Don Diego é preso. Vinte anos se passaram desde que lutou como o legen-dário Zorro. Depois de fugir da prisão, Don Diego planeja trans-formar Alejandro Murrieta em um novo herói.

■ osso amor e PapagaioTV Brasil, 1h15Idem, de Cesar Mêmolo e Carlos A. S. Barros. Com Jayme Costa, Ruth de Souza e Maria Dilnah, 1965, 102 min. Livre. Comédia – Os habitantes da pacata Acan-guera têm o hábito de empinar papagaio todas as tardes. O de-legado, um homem gordo e bai-xo, marido de uma bonita moça, tem a mesma mania. Todas as

tardes, o delegado segue para o mesmo local, onde adultos e crianças estão brincando. Certo dia, em pleno festejo, quando o povoado celebra a paz políti-ca entre o prefeito e o líder da oposição, morre o coveiro. Então, uma reunião é convocada para escolher o seu sucessor. Mais uma vez, prefeito e oposição en-tram em conflito.

SEGunDa, 15/02 ■ tarzan e Jane

Globo, 16h05Tarzan and Jane, de Victor Cook e Steve Lotera. Elenco não infor-mado. EUA, 2002, 75 min. Ani-mação – Sequência do sucesso de 1999, mostra o casal das selvas, Tarzan e Jane, casados e vivendo felizes. Perto da celebra-ção de um ano de casamento, Jane resolve percorrer a selva atrás de um presente perfeito para seu amado, que também lhe prepara uma surpresa.

tErça, 16/02 ■ Ó Pai Ó

Globo, 23h05Idem, de Monique Gardenberg. Com Lázaro Ramos, Dira Paes e Wagner Moura. Brasil, 2007, 96 min. Comédia – Em um anima-

do cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado por seus mora-dores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, dona Joana. Incomodada com a farra dos condôminos, ela decide puní-los e corta o fornecimento de água do prédio, fazendo com que os moradores se solidari-zem perante o problema.

■ as Loucas aventuras de Elvira (ou “Para Wong Foo, obrigada Por tudo! Julie newmar”, opção do “intercine”)Globo, 2h05Elvira’s Haunted Hills, de Sam Irvin. Com Cassandra Peterson, Richard O’brien e Mary Scheer. EUA, 2001, 90 min. Comédia – Esbelta como sempre e vestida de negro, Elvira e a sua serva voltam a criar desacatos, desta vez em uma mansão dominada por fantasmas. A história é am-bientada em 1851, em Carpa-thia. Elvira e sua criada Zou Zou estão a caminho de um espetá-culo da “Mistress of Dark” mas, inadvertidamente, acabam no sinistro castelo medieval do Lord Vladimere Hellsubus.

■ Para Wong Foo, obrigada Por tudo! Julie newmar (ou “as Loucas aventuras de Elvira”, opção do “intercine”)Globo, 2h05To Wong Foo, Thanks For Everything, Julie, de Beeban Kidron. Com Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Legui-zamo. EUA, 1995, 109 min. Comédia – Drag queens par-

tem para Hollywood. No cami-nho, um acidente com o carro faz com que elas tenham de permanecer em uma pequena cidade do estado de Nebraska. Lá, elas surpreendem a popula-ção com seu jeito de viver.

Quarta, 17/02 ■ os Esquecidos (ou “Kill bill

2”, opção do “intercine”)Globo, 1h15

The Forgotten, de Joseph Ru-ben. Com Julianne Moore, Domi-nic West e Alfre Woodard. EUA, 2004, cor, 91 min. A emissora não informou a classificação etária. Ficção científica – Kelly Paretta sofre com a perda do filho de 9 anos em um desastre aéreo há pouco mais de um ano. Quando é informada pelo seu psiquiatra Dr. Munce de que a criança nunca exis-tiu, Kelly procura provas da existência do menino. Em meio a toda confusão, ela encontra Ash Correll, pai de outra criança desa-parecida. Juntos eles buscam a verdade.

Quinta, 18/02 ■ Pixel - a Garota Perfeita

Globo, 15h50Pixel Perfect, de Mark Dippe. Com Ricky Ullman, Leah Pi-pes e Spencer Redford. EUA, 2004, cor, 85 min. A emissora não informou a classificação etária. Comédia – Samantha é a líder de uma banda que luta para conseguir seu espa-ço. Quando seu amigo Roscoe cria uma cantora virtual, o grupo vira um sucesso. Po-rém, tudo se complica quando Roscoe deve lidar com os sen-timentos de Samantha e os de sua própria criação.

■ o DetonadorGlobo, 22h55The Detonator, de Po-Chih Le-ong. Com Wesley Snipes, Silvia Colloca e Tim Dutton. EUA e Romênia, 2006, 91 min. Aven-tura – O agente Griffith da CIA é enviado à Polônia para impe-dir que um perigoso traficante de armas realize a venda de uma arma nuclear. Chegando lá, tem sua identidade desco-berta e acaba sendo preso. Ra-pidamente libertado, o agente recebe a missão de escoltar para os Estados Unidos uma bela russa que está sendo per-seguida pelo mesmo traficante e tem a valiosa informação so-bre o paradeiro de uma fortuna de 30 milhões de dólares.

■ Jogo pela Sobrevivência (ou “Diga Que não é Verdade”, opção do “intercine”)Globo, 1h55Three, de Stewart Raffill. Com Billy Zane, Kelly Brook e Juan Pablo Di Pace. EUA e Inglater-ra, 2005, 95 min. Suspense – Jack, um empresário ar-rogante e egocêntrico, e sua mulher Jennifer decidem viajar. A bordo da embarcação está Manoel, tripulante do iate. Os três acabam isolados em uma ilha deserta, quando o iate pega fogo e afunda. Longe da civilização, começa a nascer entre Jack, Jennifer e Manoel, uma tensão insuportável, onde

o isolamento e o desespero canalizam as mais selvagens emoções para um turbilhão de traições e violência.

■ Diga Que não é Verdade (ou “Jogo pela Sobrevivência”, opção do “intercine”)Globo, 1h55Say It Isn’t So, de James B. Ro-gers. EUA, 2001, 95 min. Comé-dia – Jo e Gilly são dois jovens apaixonados que descobrem um terrível segredo: são irmãos por parte de mãe. Para não cometer incesto, eles se separam. Porém, quando Gilly descobre que, na verdade, houve um erro e que eles não são irmãos, ele parte para encontrar Jo e impedir que ela se case com outro homem.

SExta, 19/02 ■ a ostra e o Vento

TV Brasil, 22h30Idem, de Walter Lima Jr. Com Lima Duarte, Leandra Leal e Fer-nando Torres. Brasil, 1998, 118 min. 14 anos. Drama – A jovem Marcela vive em uma ilha com seu pai, o faroleiro José, e com o velho Daniel. O único contato da menina com o resto do mundo se dá através de uma embarca-ção com quatro marinheiros que regularmente levam mantimen-tos. E também pelas palavras de Daniel, um sábio que ensina a menina a ler e se torna uma fonte de ternura e conhecimento de vida para ela.

■ mudança De Hábito 2: mais Loucuras no Convento Globo, 15h45Sister Act 2: Back In The Habit, de Bill Duke. Com Whoopi Gol-dberg, Maggie Smith e Kathy Najimy. EUA, 1993, 107 min.

Comédia – Deloris é cha-mada de volta ao convento pelas simpáticas freiras do primeiro filme, que agora

querem ajuda para salvar da ruína a escola do bairro. Bata-lhadora, Deloris monta um coral com as jovens mais rebeldes do

lugar e desperta nelas a von-tade de lutar pelo colégio. Sequência de “Mudança de Hábito”, comédia de grande sucesso.

■ o Segredo de brokeback mountain Globo, 23h15Brokeback Moun-tain, de Ang Lee. Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal e Randy Quaid. EUA, 2005, 134 min. D r a m a – Jack

Tw i s t

e Ennie Del Mar se co-nhecem no verão de 1963, após serem con-tratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. Iso-lados por semanas, se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso que marca para sempre suas vidas.

■ um Sonho Sem Limites (ou “a Última ameaça”, opção do “intercine”)Globo, 2h50To Die for, de Gus Van Sant. Com Nicole Kidman, Matt Dillon e Jo-aquin Phoenix. EUA, 1995, 106 min. Comédia – Suzanne Stone é uma garota ambiciosa que quer se transformar em jornalista e estrela de televisão a qualquer custo. Como repórter de tevê lo-cal, torna-se capaz até de matar para chegar ao estrelato.

■ a Última ameaça (ou “um Sonho Sem Limites”, opção do “intercine”)Globo, 2h50Broken Arrow, de John Woo. Com John Travolta, Christian Slater e Samantha Mathis. EUA, 1996, 108 min. Aventura – Pi-loto da Força Aérea Americana rouba mísseis nucleares para chantagear o governo. Contudo, seu co-piloto, traído no episódio, decide reaver os mísseis. Para isso, conta com a ajuda de uma mulher que conhece a área onde o ladrão se esconde.

TV Cine

■ Kill bill - volume 2 (ou “os Esquecidos”, opção do “intercine”)Globo, quarta, 1h15 Kill Bill 2, de Quentin Tarantino. Com Uma Thurman, David Carradine e Sonny Chiba. EUA, 2004, cor, 136 min. A emissora não informou a classificação etária. Ação – Após ser traída por Bill e seu antigo grupo, Beatrix Kiddo fica à beira da morte por quatro anos. Após despertar do coma, parte em busca de vingança, indo atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los.

Page 18: Revista Weekend - Edição 16

Aline Borges vive uma ambientalista engajada em “Ribeirão do Tempo”

Destaques da Semana Texto:Felipe Simões / Fotos: Divulgação

■ Folia do frevo(TV Brasil, dom, dia 14, 19h)O especial “100 Anos de Frevo do Sertão ao Cais” será exibido pela TV Brasil neste domingo. No programa, será contada a histó-ria do frevo, uma das maiores manifestações culturais brasi-leiras. Com cenas de dança, do Maracatu e dos bonecos de Olinda, o frevo explode nas ruas de Pernambuco e mistura raças, credos, cores, sons e imagens, além de entrevistas com cineas-tas, intelectuais e foliões.

■ brasil na neve(Record, seg, dia 15, 14:30h)Nesta segunda, a Record trans-mite a primeira participação brasileira nas “Olimpíadas de

Inverno 2010”. Leandro Ribela e Jaqueline Mourão irão competir na modalidade de esqui cross-country. Os jogos da Olimpíada de Inverno serão realizados até o dia 28 de fevereiro em Vancou-ver, no Canadá, e contam com a participação de cinco atletas brasileiros. Ana Paula Padrão está na apresentação.

■ Surpresas conjugais(SBT, ter, dia 16, 21h)No episódio desta terça, de “Gossip Girl”, Lily se prepara para o dia do seu casamento, que promete ser o maior evento social do ano do Upper East Side. No entanto, não consegue parar de pensar em Rufus. Enquanto isso, Serena fi nalmente conversa

com Dan e revela seu passado para ele e o relacionamento dos dois fi ca abalado.

■ Do lado de baixo do Equador(TV Brasil, qua, dia 17, 00:30h) Nesta quarta, o programa “Ob-servatório da Imprensa” exibe as entrevistas feitas na Vene-zuela com diretores de jornais e emissoras de televisão, so-ciólogos e historiadores. No decorrer de onze entrevistas, eles discutem a liberdade de imprensa no país, que passa por uma forte censura pelo presidente Hugo Chávez.

■ Emocionalmente abalado(Record, qui, dia 18, 21h)No episódio desta quinta, em “CSI

Las Vegas”, Grissom tem difi culda-des em controlar suas emoções ao investigar o suposto sequestro de um bebê de uma rica família. Ele fi ca desconcertado ao perceber que as pistas apontam que vários membros da família possam estar envolvidos no desaparecimento.

■ miscelânea cultural(MTV, sex, dia 19, 19h)  Vai ao ar, nesta sexta-feira, mais uma edição do “MTV at The Movies”. O programa faz um panorama das novidades do ci-nema, passando por bastidores, entrevistas e até dicas de DVDs. Nesta edição, serão exibidos alguns detalhes do fi lme “Amor sem Escalas”, protagonizado por George Clooney. Além disso, o

elenco do musical “Nine” - Pe-nélope Cruz, Marion Cotillard, Nicole Kidman, Kate Hudson e Fergie - é entrevistado.

■ o melhor dos desfi lesNesta segunda, a Globo trans-mite um compacto com os me-lhores momentos dos desfi les de domingo das escolas de samba do grupo especial. Globo, seg, dia 15, às 10:35h.

■ Semifi nal taça GuanabaraTem semifi nal da Taça Guana-bara nesta quarta, e a Globo exibe a partida de futebol entre Flamengo e Botafogo para todo o país. O jogo será no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Globo, qua, dia 17, às 21:50h.

■ muse no mundo todoNesta sexta, a MTV exibe o projeto “World Stage”, que consiste em transmitir um mesmo show para todas as MTVs do mundo simultanea-mente. Dessa vez, ocorrerá a transmissão do show da ban-da “Muse” que foi gravado no último VMA. MTV, sex, dia 19, às 15h.

■ Folia na bandSábado, fechando o Carna-val, José Luiz Datena, Adriane Galisteu, Milton Cunha e Fábio Fabato serão os comentaristas da transmissão da Band do desfile das escolas campeãs do Rio de Janeiro. Band, sáb, dia 20, às 21h.

depois de incorporar a polêmica traficante La-craia, sua personagem no seriado “A Lei e o Crime”, da Record, Aline Borges vai viver uma personagem “do bem”. Sem as característi-cas tranças no cabelo e com um estilo menos despoja-do, a atriz agora se dedica a um papel mais “light”, a personagem Helen, de “Ri-beirão do Tempo”, próxi-ma novela da Record com estreia prevista para abril. “A Helen tem um peso completamente diferente da Lacraia. É muito mais próxima da minha reali-dade”, compara a sempre sorridente atriz de 34 anos.

Na trama de Marcílio Moraes, a personagem é uma ambientalista que luta contra a construção de um “resort” em uma pequena cidade do interior, onde se passa a história. Casada com o piloto Sílvio, de Rodrigo Phavanello, ela entra em conflito com empresários para tentar preservar o lo-cal. “É uma personagem politicamente correta, que acredita nos ideais e vive para isso”, adianta. A leveza

do papel, no entanto, não foi suficiente para deixar a atriz mais tranquila. E ela acredita que, justamente por ser mais próxima de sua realidade, a personagem exige mais esforços na com-posição. “Fazer uma pessoa ‘normal’ é mais difícil. Não tem muitos trejeitos para explorar, como era o caso da Lacraia. Agora tenho cuida-do para não interpretar eu mesma”, argumenta.

Em “Ribeirão do Tem-po”, Aline faz seu segundo papel criado pelo autor Marcílio Moraes, que tam-bém assinou o seriado “A Lei e o Crime”. E a atriz confessa que ficou na ex-pectativa de ser chamada assim que soube que ele iria escrever a próxima novela da Record. “Fiquei torcendo muito para en-trar. Quando recebi o con-vite foi uma felicidade só”, diverte-se. Contratada da Record até 2014, a atriz, que participou de quatro novelas na Globo, é só elo-gios à emissora de Edir Ma-cedo, onde conseguiu a al-mejada estabilidade em sua carreira. “A Record apos-

tou em mim e sou muito grata por isso. Respondo com dedicação e fazendo bons trabalhos”, diz.

A mudança de emisso-ra aconteceu no ano passa-do, quando foi convidada para interpretar a traficante Lacraia. Antes disso, Aline atuou em “Beleza Pura”, da Globo, em 2005. “Quando a novela acabou ainda fi-quei na expectativa de fazer algo na Globo. Mas, depois que fui convidada para a ‘A Lei e o Crime’ e entendi a dimensão da minha per-sonagem, aceitei na hora”, lembra. E, após mais de 20 anos de carreira como atriz, a maior parte deles dedicada ao teatro, Aline vibra com os resultados de seu trabalho no seriado. “A Lacraia foi o papel que me projetou. Foi um divisor de águas na minha vida. Me vi sendo prestigiada por várias pesso-as que eu respeito muito”, orgulha-se.

E o reconhecimento como atriz é um dos prin-cipais motivos de orgulho para Aline. Quando co-meçou a fazer teatro, aos 11 anos de idade, ela já

sabia que era essa a pro-fissão que queria. Mas, na época, não teve muito apoio da família. “Não ti-nha referências artísticas em casa e meu pai queria que eu fizesse faculdade de Direito. Fui cavando meu caminho, nunca tive facilidades”, relembra. A vontade de seguir na carreira era tanta que, durante dois anos, Aline

viajou pelo Brasil inteiro em uma caravana de cir-co, integrando um grupo teatral. “Fazíamos espetá-culos de 10 horas. Foi aí que eu aprendi o valor da arte e como ela atinge as pessoas”, filosofa.

Após um tempo de de-dicação à tevê, Aline agora planeja voltar aos palcos, além de atuar na adaptação de “A Lei o Crime” para

os cinemas, que deve ser rodada este ano. “Estou com muito gás para voltar ao teatro, mas agora tenho vontade de produzir uma peça. Já estou conversando com alguns amigos sobre isso”, adianta. ■■

“Ribeirão do Tempo” – Estreia em abril, na Record.

Texto: Arcângela Mota/TV PressFoto: Carta Z Notícias

Em novo estiloweekendtv1812 a 18 de fevereiro

Page 19: Revista Weekend - Edição 16

■ alvin e os esquilos 2“Alvin and The Chipmunks II”, EUA, 2010. Direção: Tim Hill. Com: Jus-tin Long, Jason Lee, Cameron Ri-chardson, Amy Poehler, Anna Faris, Christina Applegate. O fi lme acom-panha os três esquilos, chamados Alvin, Simon e Theodore e Dave Seville, o agente e pai do trio, que toma conta deles. Na continuação da trama, os esquilos terão com-panhia: são as Chipettes. Infantil, 90min, livre. Shopping Bonsuces-so 13h, 15h, 17h, 19h (dublado) Shopping Internacional 11h10, 12h35, 13h20, 14h45, 15h30, 16h50, 17h45, 19h55, 22h05 (dublado)

■ astro boyIdem, EUA, 2009. Direção: David Bowers. Com: Freddie Highmore, Nicolas Cage, Scarlett Johansson, Donald Sutherland (vozes). Na futurística Metro City, um cientista cria um menino robô chamado Astro Boy para substituir seu fi lho perdido. Rejeitado por seu criador por não conseguir suprir sua ca-rência, o robô parte numa jornada por aceitação. Aventura, 94min, livre. Shopping Bonsucesso 13h50 (dublado)

■ avatar 3DIdem, EUA, 2009. Direção: James Cameron. Com: Michelle Rodri-guez, Scott Lawrence, Julene Re-nee. No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanoide Na’vi, com sua própria língua e cultura. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra. Ficção, 156min. 12 anos. Shopping Internacional 10h40, 15h45, 21h05 (dublado)

■ avatarVer sinopse em Avatar 3D. Shop-ping Bonsucesso 21h (dublado) Shopping Internacional 11h, 12h, 15h15, 16h, 18h30, 19h20, 21h50, 22h40 (dublado)

■ High School musical - o desafi oIdem, Brasil, 2010. Direção: Cesar Rodrigues. Com: Wanessa Camar-go, Herbert Richers Jr., Tereza Sei-blitz. Versão brasileira do sucesso do Disney Channel. Ao chegar das férias, Olavo, capitão da equipe de futsal, descobre que Renata, sua vizinha e colega de classe, mudou muito. Paula, continua vaidosa e gastando seu tempo dominando o irmão Felipe e suas amigas Carol, Alícia e Clara. O diretor do colégio,

junto à professora Márcia, con-voca os alunos para participarem do concurso de música, promovi-do pela ex-aluna Wanessa - hoje uma cantora de sucesso. Musical, 98min, livre. Shopping Internacio-nal 12h45, 15h, 17h20, 19h40, 22h (nacional)

■ o Fada do Dente“The Tooth Fairy”, EUA, 2010. Direção: Michael Lembeck. Com: Ashley Judd, Julie Andrews, Billy Crystal. O jogador de hóquei co-nhecido pela torcida como ´Fada do Dente´ pelo hábito de tirar os dentes de seus adversários en-quanto os marca, é uma pessoa que não acredita em contos de fadas ou magia. Por isso, será con-denado a prestar serviço como a ´verdadeira´ Fada do Dentes e cole-tar os dentes de leite das crianças. Comédia, 101min, livre. Shopping Bonsucesso 15h50, 17h50, 19h50, 21h50 (dublado) Shop-ping Internacional 12h30, 14h50, 17h10, 19h35, 21h55, 00h15

■ o Fim da Escuridão“Edge of Darkness”, EUA / Ingla-terra, 2010. Direção: Martin Cam-pbell. Com: Mel Gibson, Caterina Scorsone, Danny Huston. Thomas é um detetive policial que testemu-nha o assassinato da fi lha ativista na porta de sua casa. Perturbado pela perda e convencido de que ele era o alvo, Thomas parte para uma investigação obcecado por justiça. As evidências o levarão a descobrir um complexo esquema de corrupção envolvendo políticos e a indústria de armas nucleares norte americanas. Policial, 117min, 14 anos. Shopping Internacional 19h, 21h40, 00h20 (legendado)

■ o ninja assassino“Ninja Assassin”, EUA, 2010. Dire-ção: James McTeigue. Com: Sung Kang, Randall Duk Kim, Tattoo Master, Rick Yune. Mostra a história de Raizo, um dos assassinos mais mortais do mundo. Tirado das ruas ainda criança, ele se transforma em um matador treinado pelo Clã Ozu-nu, uma sociedade secreta cuja existência é considerada um mito. Mas assombrado pela lembrança da execução de seu amigo pelo Clã, Raizo se revolta e... desapa-rece. Agora, ele espera, preparado para executar sua vingança. Ação, 99 min, 18 anos. Shopping Inter-nacional 15h20, 20h (legendado)

■ Percy Jackson o Ladrão de raios“The Lightning Thief”, EUA, 2010. Direção: Chris Colum-

bus. Com: Rosario Dawson, Uma Thurman, Pierce Brosnan, Sean Bean, Steve Coogan, Kevin McKidd. Os deuses do Olimpo continuam vivos. E eles ainda se apaixonam por mortais e tem filhos. Somente alguns afortuna-dos conseguirão descobrir sua verdadeira identidade. Assim é a revelação que lança o jovem Percy Jackson em sua jornada para ajudar seu verdadeiro pai, Poseidon, a fim de evitar uma guerra que Zeus está prestes a iniciar entre os deuses, a não ser que seja devolvido o seu raio roubado. Aventura, 121 min, 10 anos. Shopping Bonsucesso 14h, 16h30, 19h, 21h30 (du-blado) Shopping Internacional 12h40, 13h30, 15h25, 16h15, 18h05, 19h, 20h45, 21h40, 23h30, 00h20 (dublado) 11h30, 14h15, 17h05, 19h45, 22h20 (legendado)

■ Premonição 4 - 3D“The Final Destination”, EUA, 2010. Direção: David Richard Ellis. Com: Shantel VanSanten, Bobby Campo, Nick Zano. Uma premonição salva um adolescente e seus amigos da morte num acidente numa corrida de carro. Porém, a Morte vai atrás do grupo. Terror, 96min, 18 anos. Shopping Internacional 13h45, 19h05, 00h25 (dublado)

■ Premonição 4Ver sinopse em Premonição 4 3D. Shopping Bonsucesso 14h30, 16h20, 18h20, 20h10, 22h (dublado) Shopping Internacional 12h25, 14h30, 16h30, 18h35, 20h50, 23h (dublado) 13h, 17h50, 22h15 (legendado)

■ Quanto dura o amor?Idem, Brasil, 2010. Direção: Ro-berto Moreira. Com: Sílvia Lou-renço, Paulo Vilhena Nuno, Danni Carlos. Três personagens dividem um endereço no coração de São Paulo. Recém chegada do interior, a aspirante a atriz Marina mergu-lha na noite sedutora da cidade sem calcular riscos. A advogada Suzana vive uma paixão promis-sora, mas guarda um segredo que pode mudar tudo. Jay, um escritor esquecido, tenta achar uma bre-cha em um coração de acesso difícil. Entre elevadores, esbarrões e tropeços, eles irão descobrir quanto dura o amor. Drama, 83 min, 16 anos. Shopping Interna-cional 14h (nacional)

■ Sherlock HolmesIdem, EUA, 2010. Direção: Guy Ritchie. Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong. Em uma nova e dinâmica representação dos per-sonagens mais famosos de Arthur

Conan, Holmes irá lutar como nunca para combater um novo inimigo e desmarcarar um plano mortal que pretende destruir o país. Drama, 128min, 14 anos. Shopping Internacional 17h15, 20h05, 22h50 (dublado)

■ xuxa em o mistério da FeiurinhaIdem, Brasil, 2009. Direção: Mo-acyr Góes. Com: Xuxa Meneghel, Sasha Meneghel, Luciano Szafir. O que acontece depois do ´feli-zes para sempre´? Uma princesa encantada desaparece misterio-samente. Disposta a descobrir o paradeiro da princesa Feiuri-nha, Cinderela põe todos para trabalhar. Infantil, 82min, livre. Shopping Bonsucesso 13h30, 15h20 Shopping Internacional 11h05, 13h05, 15h05 (na-cional)

Internacional Shopping Rod. Presidente Dutra, km 230

Itapegica. Cinemark: (11) 2425-0650

Shopping Bonsucesso Av. Juscelino Kubistchek de Oliveira, 5308 - Pimentas. Circuito Cinemas:

(11) 2484-9300

Quem

indi

ca... cinema

Felipe aaukayApresentador do programa Metrópolis, TV Cultura

Filme“As Bicicletas de Belleville” é uma animação fan-tástica. A his-tória trata dos esforços de uma vovó, madame Souza, para sal-

var o neto Champion, um ciclista sequestrado no Tour de France. Não só é uma animação emocio-nante para toda a família como também traz uma conotação esotérica im-plícita em seu enredo.

LivroEm homenagem ao J. D.

Sallinger, indi-co “O Apanha-dor no Campo de Centeio”. Um clássico pouco conhecido por esta geração. Pode ser lido em

inglês pela simplicidade com a qual o idioma é tra-tado na obra. No enredo, a jornada de um adoles-cente que se encrenca na escola e precisa voltar para casa às escondidas.

CD“In Rainbows”, do Radio-head. Trata-se de uma banda extremamente progressista que nos faz repensar o processo con-temporâneo de composi-ção, sem perder a poesia e a simpatia com acordes simples. Também indico o CD da minha banda 7Ci-

ties, disponível para baixar em www.7citiesband.com.

“The Wolfman”, EUA, 2010. Direção: Joe Johnston. Com: Emily Blunt, Hugo Weaving, Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Geraldine Chaplin. O remake se passa na Inglater-ra Vitoriana e conta a história sobre um homem que, ao retornar da América, é ataca-do por um lobisomem. Daí em diante, ele se transforma na criatura a cada lua cheia. Terror, 102 min, 18 anos. Shopping Bonsucesso 14h30, 17h, 19h20, 21h40 (dublado) Shopping Internacional 11h45, 14h05, 16h25, 18h40, 21h, 23h35 (dublado) 12h50, 15h10, 17h30, 19h50, 22h10, 00h30 (legendado)

o Lobisomem

weekendroteiro 1912 a 18 de fevereiro

Page 20: Revista Weekend - Edição 16

weekendroteiro2012 a 18 de fevereiro

CinEma■ Fellini 8 ½ (itália, 1963)18 de fevereiroDireção: Federico Fellini. Conta a história de Guido, um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar a ideia para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias, é assom-brado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida. Drama, 145 min. Cineclube do Centro Municipal de Educa-ção Adamastor. Av. Monteiro Lo-bato, 734, Macedo. Quinta, 19h, entrada gratuita.

■ brasil anos 80: Cinema e vídeoDe 19 de fevereiro a 7 de marçoA década de 80 deixou uma enor-me produção cultural com extrema relevância para a história do audio-visual brasileiro. E a mostra prome-te recuperar um pouco da história recente e da produção de jovens que revolucionaram o cinema, o ví-deo e a televisão brasileiros. Exibirá aproximadamente 15 longas-me-

tragens, 15 curtas-metragens e 30 vídeos (confira em www.bb.com.br/cultura). Também promoverá dois debates com os curadores e convidados (Marcelo Tas, Marce-lo Machado, Walter Silveira, etc.). Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo. R. Álvares Penteado, 112, Centro (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô). Entrada gratuita. As senhas devem ser retiradas a partir das 10h no dia de cada evento.

DESFiLES■ bailes de Carnaval da me-lhor idade 201012 a 14 de fevereiroA Banda Lira realizará três bailes. Vá fantasiado para dançar marchi-nhas e outros clássicos do carna-val brasileiro de todos os tempos. 18 anos. Centro de Valorização do Idoso, Av. Salgado Filho, 1644, Santa Mena, Sexta, às 14h. Centro Municipal de Educação Adamas-tor. Av. Monteiro Lobato, 734, Ma-cedo. Sábado e domingo, 18h30. Entrada gratuita.

■ Desfile de rua com as Es-colas de Samba de Guarulhos16 de fevereiroDesfile de rua com a Escola de Samba Silvia Maria, de Mauá, e os blocos carnavalescos: Treme-Treme, Santa Beatriz e Três Rosas, de Guarulhos e, em seguida as escolas: Pqrque Cecap, Mocidade Jd. Ipanema, Unidos Jd. São João, Imperial Jd. Paraíso, Imperatriz do Morro Jd. Acácio, Vai Quem Fica Jd. Bela Vista. Terça, a partir das 19h. Av. Joaquina de Jesus, Taboão.

ExPoSiçÕES■ as pequenas coisas da vidaaté 14 de fevereiroFotografias de artistas guaru-lhenses e de outras cidades ven-cedores do concurso “Arte de Fotografar - As pequenas coisas da vida”. Internacional Shopping Guarulhos, Via Dutra, km 230. Todos os dias, das 10h às 22h.

■ Flashes de Históriaaté 21 de fevereiroMostra do acervo fotográfico da

Secretaria de Cultura, com fotos de Edson Queiroz, J. B. Maciel, S. J. Siqueira, Richard Alberto e Sid-nei Barros. Resgata imagens de um passado recente, refletindo a identidade cultural da cidade. Centro Municipal de Educação Adamastor. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h. Entrada gratuita.

■ Carnavais Paulistanos de outroraaté 27 de fevereiroMostra fotográfica do acervo da Secretaria de Cultura. As ima-gens retratam um pouco das folias do passado com os prés-timos, corsos, cordões e clubes carnavalescos das décadas de 10, 20 e 30. Na época, as es-colas de samba eram um sonho que se iniciava. As fotografias foram doadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Casa Bra-sil. Estrada Mato das Cobras, Jd. Ponte Alta. De quarta a sábado, das 9h às 17h, exceto feriados. Entrada gratuita.

■ Varal de Poesiasaté 28 de fevereiroExposição de poemas do pernam-bucano Manuel Bandeira (1886-1968), retirados dos livros Carnaval e Libertinagem. A arte gráfica digital foi concebida pelo artista plástico André Okuma. Biblioteca Orobó Mikail. Rua Justiniano Salvador dos Santos, 311, ao lado da quadra do Mikail. De terça a sábado, das 8h às 17h. Grátis.

■ máscaras - ocultas e re-veladasaté 28 de fevereiroExposição coletiva, na qual di-versos artistas fazem sua leitu-ra sobre o tema Máscara. Cen-tro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”. Praça Cícero Miranda, lago dos Patos, vila Galvão. Diariamente, das 9h às 17h, exceto feriados. Entrada gratuita. ■ relembrando os Carnavaisaté 5 de marçoMostra do acervo fotográfico da Secretaria de Cultura, que retrata um pouco da história dos carna-vais da cidade nas décadas de 70 e 80. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

■ Zonas de Contatoaté 28 de marçoExposição com obras de pacientes-artistas do Complexo Hospitalar do Juquery, ligados à extinta Escola

Livre de Artes Plásticas. Palácio do Horto. Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo. De quarta a domingo, das 9h às 15h, de hora em hora. Grupos a partir de 10 pes-soas (agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br).

mÚSiCa■ Papo Cabeça, to Legal e Sou muleke12 de fevereiroShow com grupos de pagode. Sexta, às 20h. Praça Estrela, Ci-dade Soberana.

■ Violão para uma canção12 de fevereiroSexta,das 20h às 23h. Livraria Café e Cultura. Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 765, Parque Renato Maia. R$ 3.

■ nós & Ponto13 de fevereiroMPB e sons alternativos. Livraria Café e Cultura. Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 765, Parque Re-nato Maia. Sábado, às 21h. R$ 3.

■ Papo Cabeça, nossa Poesia e amizade Verdadeira13 de fevereiroShow com grupos de pagode. Sábado. 20h. Parque da Univer-sidade, Pimentas.

■ Carnarock14 de fevereiroShow com as bandas Instinto Co-letivo, Dona Xica, TV República e DonAntonia. Domingo, 15h. Praça dos Mamonas, Parque Cecap.

■ Papo Cabeça, na Hora H e Sou muleke14 de fevereiroShow com grupos de pagode. Domingo, 20h. Av. Transguaru-lhense, Parque Continental I.

■ Papo Cabeça, nossa onda e nuwance15 de fevereiroShow com grupos de pagode.

Segunda, 20h. Av. Brejinho, pró-xima ao Caic, Jardim Cumbica.

■ Papo Cabeça, Fino trato e nuwance16 de fevereiroShow com grupos de pagode. Terça, 20h. Av. José Rangel Fi-lho, Jardim Ponte Alta.

■ Simples Samba Club18 de fevereiroSamba Rock e MPB. Livraria Café e Cultura. Av. Dr. Renato de An-drade Maia, 765, Parque Renato Maia. Quintam, às 19h30. R$ 3.

tEatro■ minhas mulheres13 de fevereiroComédia que joga com o lado engraçado da tragédia de cada um de seus personagens. A per-sonagem principal faz transição entre as personagens por meio de figurinos, gestos e entonação; e critica tudo o que passar pela sua frente: a saúde, a prostituição, a igreja, a família e todas as insti-tuições corrompidas pelo moralis-mo. 70 minutos. 16 anos. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Gopoúva. Sábado, 20h. R$20. A bilheteria abre uma hora antes.

tEatro inFantiL■ o Leão e o ratinho14 de fevereiroO Ratinho decide sair de sua toca e foge para a floresta; distraído com suas brincadeiras cai sobre as patas do Leão, que dorme sob a sombra de uma árvore. O Leão acorda enfurecido, decidido a amassá-lo, mas diante dos apelos desesperados do Ratinho, liberta-o. O Leão sai para sua caçada e é apanhado de surpresa pela rede do Caçador Malvado e num la-mento agonizante ruge, chamando a atenção do Ratinho, que retorna para tentar libertar o Leão. 45 mi-nutos. 3 anos. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Gopoúva. Domingo, 16h. R$10. A bilheteria abre uma hora antes.

espetáculos

Realizado pelo grupo Circo Navegador, o espetáculo “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, que é apresentado desde 2007, já passou pelos principais festivais brasileiros, fez turnê por mais de 50 cida-des brasileiras no projeto Teatro a Bordo e comemorou a 150ª apresentação na tur-nê sul-americana, apresentado em países como Argentina e Chile. A história fala do ingênuo palhaço Suru-bim que, de maneira irreverente, provoca no público uma vivência divertida, por meio das rotinas de um show circense,

misturando cenas clássicas e criações próprias, usando também recursos como malabarismo, mágica cômica e pirofagia. Por meio do universo clown, é feita uma abordagem crítica da condição humana por Surubim, o palhaço que apresenta sua fragilidade em meio à transgressão das convenções sociais. A temporada que começa nesta sexta-feira, 12 de feverei-ro, e vai até 7 de março, na Penha. Pro-dução: Ricardo Fera. Os ingressos custam R$ 10 e estudantes e pessoas com mais de 65 anos pagam meia.

om Co tô? Quem Co Só? Prom Co Vô? se apresenta na Penha

Texto: Jéssica Batista Foto: Divulgação

Apresentando este recorte, compre dois ingressos pelo preço de um!

teatro martins Penna

Largo do rosário, 20 - Penha

Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Page 21: Revista Weekend - Edição 16

artESanato■ Feira de artesanatotoda quinta, sexta e sábadoA feira reúne semanalmente 40 artesãos que expõem peças de-corativas e utilitárias, confeccio-nadas em diversas técnicas ar-tesanais. Rua Felicio Marcondes, Centro, das 9h às 17h.

CurSoS■ animador de festasO Acolher oferece curso para pes-soas, com idade mínima de 14 anos, que desejam trabalhar com animação em buffets e festas infantis. Nova turma em março, segundas e quartas das 19h às 22h. Descontos para inscrições antecipadas. Informações : (11) 2409-4103 / 2442-9936.

■ mergulho livreAs aulas são gratuitas e terão inicio no dia 22/2, na piscina do Clube Recreativo. Necessário sa-ber nadar, ter idade mínima de 12 anos e equipamentos como máscara, snorkel, nadadeira e camiseta branca. Deve-se retirar a ficha de inscrição no site www.guasub.com.br e entregá-la junto com uma foto 3x4, cópia do RG e atestado médico na Secretaria de Esportes, rua Doutor Gastão Vidigal, 120, Centro ou na RGF Assistência Técnica, rua Sarutaia, 25, Cocaia. Informações: 2455-4364 / 2455-4364.

■ Preparatório para concursoaté 18 de fevereiroA UnG abre inscrições para o curso preparatório para o concurso público da Secretaria Estadual da Educação que será aplicado no mês de março. São cursos voltados que seguem o Edital, como Arte, Física e Sociologia. Duração 30 horas. Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Investimento: R$ 70 (alunos, professores, funcio-nários e egressos) e R$ 100 (comu-nidade externa). Informações: www.ung.br ou 0800 15 88 22.

■ Preparatório para prova da oabA Faculdade Eniac recebe a pri-meira transmissão do curso pre-paratório a distância para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Inscrições no www.eniac.com.br/faculdade. As aulas vão de 1º de março a 30 de abril. A prova oficial será em 16 de maio.

■ Qualificação profissional22 a 26 de fevereiroO Sincomércio Guarulhos realiza a terceira Jornada de Qualifica-ção Profissional Arujá com o tema “Limpeza Comercial”, ministrada por profissionais das áreas de química, operacional e de segu-rança. Entre os temas da progra-mação estão: Empregabilidade, Segurança e Saúde no Trabalho e Trabalhos em Altura. Inscrições pelo (11) 4653-1498 / 4651-5672 ou pessoalmente na rua prof. José Feliciano, 75, Centro, Arujá. O curso é gratuito.

GaStronomia■ Jantar no escuro18 e 19 de fevereiroO Sesc Pinheiros oferece um jantar diferente idealizado pelas psicólogas Elis Feldman e Maira Lyra. Os degustadores provarão os pratos de olhos vendados para estimular os sentidos, pa-ladar e imaginação. Músicas e outras performances fazem farão parte da noite. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros. Fogão Cultu-ral, 1º andar. Informações: (11) 3095-9400 ou www.noescuro-gastronomia.com.br.

ProCESSo SELEtiVoVestibular 2010A Faculdade ESPA está com ins-crições abertas para os cursos de gestão de micro e pequenas em-presas, gestão financeira e admi-nistração. Quem se Inscreve ganha um curso de idiomas. Informações: 2087-7090 ou www.espa.edu.br.

SErViçoS■ Cuidado com os dentestempo limitadoA Clínica de Odontologia da Uni-versidade Guarulhos (UnG) sele-ciona pacientes com diagnóstico de diabetes para avaliação clínica e tratamento periodontal. Serão aceitas até 50 vagas com trata-mento gratuito. Ladeira Campos Sales, 10, Centro. Inscrição pelo tel. 2464-1674.

■ Feriado do Carnaval13 a 17 de fevereiroAs UBSs, postos do Fácil, es-colas e creches voltam a fun-cionar na quarta (17), após as 13h. Os hospitais e policlíni-cas atenderão em esquema de plantão. As feiras livres funcio-nam normalmente. Já o moto-rista terá Zona Azul liberada dos dias 14 a 16/02; normal no sábado (13) e a partir das 13h no dia 17. Os Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVs) funcionam dias 13 e 15, e também no dia 17 a par-tir das 13h.

■ PoupatempoO posto do Poupatempo Guaru-lhos funcionará em esquema es-pecial de horários no Carnaval. No sábado, 13, atenderá das 7h às 13h. Estará fechado nos dias 15 e 16/2. Na quarta-feira de cinzas, 17, abrirá às 13h. A partir do dia 18/2, volta a atender nos horá-rios habituais. Rua José Campa-nella, 189, Macedo. Informações: 0800-772-3633.

SoLiDariEDaDE■ Doações para vítimas das chuvas A Defesa Civil de Guarulhos re-cebe doações de alimentos não perecíveis, água potável, pro-dutos de limpeza, entre outros, que serão entregues a famílias que sofreram com as chuvas. Os itens podem ser entregues na rua Orlandia, 261, Jd. Santa Francisca, ao lado da via Dutra, próximo ao Walmart.

tour■ Projeto biblioturPor agendamentoO Sistema Municipal de Biblio-tecas Públicas convida escolas e a comunidade para participar de um tour pelas bibliotecas municipais. As visitas são mo-nitoradas e o visitante tema oportunidade de fazer a cartei-rinha para empréstimo de livros. Informações: 2087-6900.

agenda

Page 22: Revista Weekend - Edição 16

22 12 a 18 de fevereiro

ernambuco é a terra da folia e agitação. Quem

chega na estado nesta época tem a impressão de que os dias de come-moração do carnaval são poucos. A terra conhecida pelos famosos fre-vos, dança derivada da marcha, do maxixe e da capoeira, se caracteriza pelo ritmo acelerado e comum em blocos, com seus tradicionais guar-da-chuvinhas girando.

No carnaval pernambucano é possível entrar na festa e seguir os blocos, manifestações populares e dançar e cantar com as atrações, que não são poucas. Em 2010, o Governo de Pernambuco promo-ve 17 polos com cortejos de gru-pos populares e shows, investindo R$ 16 milhões na programação artística desses palcos.

As cidades que mais rece-bem turistas para pular o car-naval são Recife e Olinda. A capital do Estado é conhecida por seu carnaval multicultu-ral, com diversas atrações de todos os ritmos e estilos, des-de Alceu Valença a NX Zero. A cidade teve até Semana Pré-Carnavalesca, no dia 6 de janeiro.

O Carnaval Multicultural do Recife deste ano traz Lenine, Fafá de Belém, Fernanda Takai, Nação Zumbi, entre outros. Os turistas que estiverem em Reci-fe poderão acompanhar dezenas de ensaios de grupos de mara-catu, desfiles de agremiações e shows de artistas como Almir Rouche e André Rio.

O Carnaval Multicultural come-ça nesta sexta, 12, com 500 batu-queiros de 14 nações de maracatu, sob a regência de Naná Vasconce-los, na rua da Moeda e é seguido por apresentações da Spokfrevo Orquestra, maestro Marco Cezar e Coral Edgard Morases, com parti-cipações de Elba Ramalho, maestro Forró e Luiz Melodia.

Já no palco principal, locali-zado no Marco Zero da cidade, estarão Tom Zé, Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown, Arnaldo An-tunes, Otto, Zé Ramalho entre outros. O carnaval acaba quatro dias depois com o tradicional Encontro de Bonecos Gigantes e o Arrastão do Frevo. No carnaval de Recife, ninguém paga nada - é só chegar para a festa. ■■

Texto: Jéssica BatistaFotos: Banco de imagens

Page 23: Revista Weekend - Edição 16

redes de proteção

festas saúde

weekendclassifi cadosadministração

alimentação

assistência técnica limpeza e conservação

cursos

animais pet shop

REDES DE PROTEÇÃO

11 3497-1344aceitamos

w w w . b a b y r e d e . c o m . b r

• sacadas• janelas

• piscinas • quadras e vãos

em geralbaby rede

Há 12 anos protegendo tudo com redes “Quem ama cuida”

SOMOS DISTRIBUIDORES AIRONCONSERTAMOS TODA LINHA DE ELETRO ELETRÔNICOS

SISTEMA LEVA E TRAZ

VII PRÊMIO ABRASADE PÓS-VENDAS 2003

TEL.: 2409-1054 / FAX: 2440-8902Av. Tiradentes, 425 - Centro - Guarulhos

www.videotape.com.br / [email protected]

VII PRÊMIO ABRASADE PÓS-VENDAS 2003

SERVIÇOAUTORIZADO

dog company

Rua Santa Angelina, 562 - Vila São RafaelTels.: 2425-5450 / 7863-5238 ID 7*95476

www.dogcia.com.br

• Locação de cães de guarda• Adestramento • Hotelaria

weekendroteiro 2312 a 18 de fevereiro

gastronomia

■ maria Cereja Padaria & DoceriaSalada de Carpaccio

Localizada em uma dos principais pontos gastronô-micos da cidade, a casa oferece uma salada de fi nas tiras de carne, com molho de alcaparras, parmesão, rúcula e mostarda. Ótima pedida para uma refeição leve. De segunda a sexta, das 6h às 22h30, sába-

dos e domingos das 6h30 às 22h30.Av. Paulo Faccini, 1287, Jardim Maia –

Tel.: 2408-1920 / 2443-2202

■ Wow burguerSalada WowAlém de servir hambúrgueres, pratos e grelhados, a casa oferece um mix de folhas que acompanha pal-mito, ervilha, ovos, presunto, queijo, cebola, tomates e azeitonas pretas. Horários: segunda a partir das 18h e de terça a domingo após 12h. Av. Paulo Faccini, 1991, Jardim Maia - Tel.: 2408-0740

■ Forneria Capanonneinsalata CapreseAlém dos sabores clássicos da cozinha clássica italiana, a Forneria tem opções de saladas como a Caprese, feita com folhas de alface, rúcula, tomate fresco e mussarela de búfala. Aberto de segunda a quinta das 12h às 16h e a partir das 18h; sextas, sábado e domingo a partir das 12h.Rua Lázaro Bueno Oliveira, 92 - travessa da av. Paulo Faccini - Centro - Tel.: 2441-3231

■ Vivenda do CamarãoCasual SaladEspecializada em pratos com frutos do mar, a casa oferece uma salada de alface americana, com kani kama desfi ado (massa feita com carne de pescado), ricota, crouton (pequenos pedaços de pão, fritos no óleo ou manteiga) e parmesão ralado. Além de nutritiva, a opção é rica em proteínas.Praça de Alimentação do Internacional Shopping Guarulhos - www.vivendadocamarao.com.br

Page 24: Revista Weekend - Edição 16