revista weekend - edição 129

64
Guarulhos • 11/5/2012 • ano 3 • nº 129 • www.revistaweekend.com.br Arte: Douglas Caetano revista Tiragem de 18 mil exemplares Mais do que comércio, Dia das Mães é oportunidade para demonstrar gratidão e carinho Capriche: ela merece Educação Dicas para enfrentar a dura batalha do vestibular Saúde Lavar as mãos continua sendo muito importante Cultura Tecnologia A evolução dos celulares e suas infinitas funções Salão do Livro revela jovens escritores da cidade

Upload: carleto-editorial

Post on 06-Mar-2016

279 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Capriche: ela merece Mais do que comércio, Dia das Mães é oportunidade para demonstrar gratidão e carinho Cultura: Salão do Livro revela jovens escritores da cidade Saúde: Lavar as mãos continua sendo muito importante Tecnologia: A evolução dos celulares e suas infinitas funções Educação: Dicas para enfrentar a dura batalha do vestibular

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Weekend - Edição 129

Guarulhos • 11/5/2012 • ano 3 • nº 129 • www.revistaweekend.com.br

Art

e: D

ou

gla

s C

aeta

no

r e v i s t a Tiragem de 18 milexemplares

Mais do que comércio, Dia das Mães é oportunidade

para demonstrar gratidão e carinho

Capriche: ela merece

EducaçãoDicas para enfrentar a

dura batalha do vestibular

SaúdeLavar as mãos continua sendo muito importante

Cultura TecnologiaA evolução dos celulares e suas infi nitas funções

Salão do Livro revelajovens escritores da cidade

Page 2: Revista Weekend - Edição 129

2

Page 3: Revista Weekend - Edição 129

3

Page 4: Revista Weekend - Edição 129

4 Diretor Responsável:Valdir Carleto (MTb 16.674)[email protected]

Editor Executivo:Fábio Carleto

[email protected]

Editora Assistente:Vivian Barbosa (MTb 56.794)[email protected]

Redação:Amauri Eugênio Jr.

[email protected]

Elís [email protected]

Maitê [email protected]

Tamiris [email protected]

Val [email protected]

RevisãoSimone Carleto

[email protected]

Fotografi a:Márcio Monteiro

[email protected]

Rafael [email protected]

Supervisor de Produção:Rogério A. Hanssen

[email protected]

Design Gráfi co:Douglas Caetano, Mariana Vasquez

e Williane Rebouças

Comercial:Ana Guedes, Laila Inhudes,

Maria José Gonzaga,Patrícia Fiorim, Patrícia Matos

e Thaís Tucci

Administrativo:Viviane Sanson e Cesar Tenente Filho

Impressão:Editora Parma - Tel: (11) 2462-4000

Tiragem: 18 mil exemplares Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fl uxo,

e em locais com salas de espera

r e v i s t a

31 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social

Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. Tel.: (11) 2461-9310

[ FRASES ]

“Se xingar minha mãe, ferrou.”

Neymar, atacante do Santos,sobre como reage

a intimidações verbaisdos zagueiros

“O Brasil é um país falsamente,

aparentemente liberado. No fundo, é um dos

países mais moralistas que existem; é racista.”Bruno Barreto sobre a falta de patrocínio

em fi lme brasileiro por causa de a trama central girar em torno de um casal

homossexual

“Médico de pobreé pai de santo.”

Cantor Zeca Pagodinho, em entrevista ao programa

“De Frente Com Gabi”

“Vocalistas são idiotas. Por que eu ia

querer um?”Noel Gallagher, em entrevista,

antes de fazer show em São Paulo

Page 5: Revista Weekend - Edição 129

5

Page 6: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

6

6

Seja parte da Weekend!Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para [email protected] ou nas redes sociais:

[ CLICK ]

/revistaweekend /weekendrevista /weekendrevista

/// COLUNA DO CARLETO

SEM GRAÇAUma carreta do Circo Di Napo-li fi cou encalacrada na avenida Tiradentes na tarde de terça--feira, provocando congestio-namento em vários locais da ci-dade. Incomodou muita gente, mesmo sem o elefante da mu-siquinha. E mostrou o quanto Guarulhos não planejou seu crescimento: o sistema viário continua precário e não há perspectiva de melhora. Como também não progride a fi scali-zação municipal: aqui cada um faz o que bem entende e fi ca tudo por isso mesmo.

ANTIPROPAGANDAO leitor Maurício Ribeiro en-viou vídeo no qual mostra jor-nais de divulgação do empre-endimento Spazio Guarulhos, amontoados junto a um poste próximo ao bosque Maia. As imagens foram feitas no dia 6, às 12h20. O folheto é dis-tribuído pela empresa Marke-ting Brasil. Maurício também queixa-se de calçadas irregula-res, nas imediações do Hospital Stella Maris, o que difi culta a passagem de pedestres, prin-cipalmente se estiverem em cadeiras de rodas ou muletas, o que é comum por ali.

SEMÁFOROS CONFUSOSRepercutiu a nota da edição do dia 5, criticando os novos se-máforos colocados na avenida Paulo Faccini, no cruzamento com a avenida Tiradentes. Pro-vidência que é bom, nenhuma!

VALEU A BRONCADuas soluções de problemas apontados pela coluna: o bura-co da rua Odilon Monteiro, no Parque Cecap, e uma placa en-coberta por uma árvore na rua Comendador Wilson Talarico.

JUROS AINDA ALTOSPara muitos clientes, ficou só na publicidade a redução dos juros do cheque Ouro do Banco do Brasil. Para baixar a taxa, é preciso aderir a um pacote de serviços, o que não é dito nos anúncios.

VEJA A CACHOEIRAPródiga em disparar denúncias que derrubam até ministros, a revista Veja viu-se, de repente, envolvida nos escândalos em torno do bicheiro Carlinhos Ca-choeira. Telefonemas grampe-ados mostram o contraventor encomendando, junto com di-retor da empreiteira Delta, a pu-blicação de notas para desesta-bilizar desafetos que ocupavam cargos importantes. A direção da revista defende-se, alegando que a notícia está em primeiro lugar, mesmo que a fonte não seja santa. Na edição desta se-mana, a revista Carta Capital, de Mino Carta, ex-chefe de redação de Veja, caiu de pau nos antigos patrões, comparando Roberto Civita, da editora Abril, a Rupert Murdoch, magnata da imprensa inglesa, que teve de fechar um tabloide sensacionalista, do qual vários jornalistas foram presos, por usar métodos ilegais para obter notícias.

+Carleto Editorial /clickguarulhos

/// AGRADECIMENTOO vídeo faz parte da campanha que tem por objetivo aumentar a arre-cadação de recursos para a Tucca – Associação para Crianças e Ado-lescentes com Câncer. No fi lme, as crianças agradecem pelas doações, porém, há um “puxão de orelhas” nas entrelinhas, o que leva à refl exão, principalmente para quem acha que tem vida difícil e que seus pro-blemas são maiores que os dos outros. Para conhecer mais sobre a entidade acesse: http://www.tucca.org.br/ e veja o vídeo em nosso canal no YouTube.

/// RELÍQUIAS PORTEÑASHouve um tempo, no início do século XX, em que dançar tango – dança tradicional argentina -, era um privilégio dos homens. Hoje, homens e mulheres contam histórias por meio dessa arte. Assista em nosso canal no YouTube a performance de um “casal” masculino.

/// AGENDA 21 – ECO 92Realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a ECO 92 – conferência ambien-tal entre diversos países em busca de estratégias que promovessem o desenvolvimento sustentável -, resultou na Agenda 21, poderoso instru-mento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo mode-lo de gestão ambiental. Relembre a conferência e sua importância em nosso canal no YouTube.

Agradecemos pela divulgação do nosso curso de seleção de vo-luntários. Sua ajuda foi fundamental para o número de can-didatos que atenderam ao convite: na primeira fase (5 e 6 de maio) contamos com nove candidatos e, para a segunda fase, mais nove.

Comissão de DivulgaçãoCentro de Valorização da Vida - CVV Guarulhos

/// MENSAGENS

Page 7: Revista Weekend - Edição 129

7

Page 8: Revista Weekend - Edição 129

8

8

meia página

crédito

re

vi

st

a

Presente perfeito

[ CAPA ]

Texto: Vivian Barbosa

Produção: Tamiris Monteiro e Val Oliveira

Fotos: Banco de Imagens e Rafael Almeida

Conhecer bem os costumes e as preferências da mãe é a melhor dica para acertar

mais um Dia das Mães se aproxima e todos sabem que é uma data que mere-ce todo respeito e carinho.

Além de aproveitar o momento para dizer a ela o que sente e prestar homenagens, é a hora cer-ta para presenteá-la.

Mais uma vez, a escolha do presente pode ser difícil, já que as opções são inúmeras - o que confunde ainda mais a cabeça dos fi lhos. Para acertar na compra, a Weekend dá dicas para entender o comportamento da mãe e, de acordo com ele, escolher o presente que mais combina com ela.

Em primeiro lugar, mesmo que muitos con-siderem a data apenas como uma estratégia comercial, o presente deve ser dado com muito amor, pois seja qual for o escolhido, a mãe per-ceberá como é importante ser lembrada nesse dia especial.

Uma das principais dicas para não errar é saber qual o estilo em que sua mãe se enquadra e procurar algo que siga tal linha. E, ao con-trário do que se imagina, não é preciso ser um

especialista para traçar o perfi l pessoal da mãe. O convívio é o maior responsável pelo vínculo familiar e pela percepção sobre o comporta-mento e a personalidade dela.

Na hora das compras, defi nir o tipo de pre-sente ajuda a acabar com grande parte das dúvidas. Por isso, antes de sair de casa, pense no valor que pode gastar e defi na, no máximo, três opções para compra. Para isso, basta fi car atento aos momentos de proximidade e repa-rar nos detalhes do dia a dia. Desde o momento de conversar, ouvir um conselho, divertir-se ou até levar uma bronca pode ajudar a conhecer melhor a personalidade e as preferências dela.

Para os menos atenciosos ao comportamen-to das mães, a psicóloga Gisele Ferze ajuda a de-fi nir alguns estilos que podem ajudar a escolher o presente ideal. “As mulheres de hoje são ca-pazes de conciliar diversas funções. Não é nada fácil trabalhar fora e em casa, acompanhar as tarefas da escola, alimentar a família, ser esposa dedicada e ainda uma mulher que se cuida, pra-tica esportes e estuda”, explica.

Quem tem uma mãe que trabalha fora, e

Page 9: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

9

911 de maio de 2012

gosta de saber das tendências em geral, desde moda, atualidades e tecnologia, pode ter certe-za de que tem uma mãe moderna - as que são chamadas pela maioria como mulheres do sé-culo XXI. “Na correria diária, a mãe moderna tenta conciliar todas as tarefas, sem abrir mão de acompanhar a educação dos fi lhos e da famí-lia”, detalha a psicóloga.

As mães que gostam de ensinar as fi lhas a passar batom desde cedo, cuidar das unhas e dar atenção às combinações das roupas dos fi lhos é a vaidosa. Gisele defi ne as mães vai-dosas como aquelas que gostam de estar sem-pre bem arrumadas, indiferente de estarem cozinhando, trabalhando ou brincando com as crianças. “Geralmente, as fi lhas admiram sua beleza e gostam de imitá-las nas brinca-deiras com maquiagens, salto alto, roupas e perfumes”.

Aquelas que incentivam os fi lhos à práti-ca de esportes, gostam de acompanhá-los nos jogos e nas atividades físicas, são as que cha-mamos de mães esportistas. Gisele diz que, além de toda preocupação que toda mãe tem,

ela ainda arruma tempo para estar em forma, gosta de roupas de ginástica e os passeios pre-feridos são ligados ao movimento, como uma caminhada no bosque. As brincadeiras mais agitadas são as preferidas entre elas e os fi lhos.

As meninas irão identifi car com mais facili-dade as características dessa mãe. “A mãe ami-ga é admirada pelos fi lhos por muito motivos. Mas, o principal é porque, além de ser mãe, ela gosta de compartilhar todos os momentos com eles, está sempre à disposição para ouvi-los e dar conselhos - daqueles de amiga mesmo”, completa.

Além de todos esses perfi s, existe um que nunca “sai de moda”: a mãe clássica, que é aquela que preferiu cuidar da família a dedicar--se por completo à carreira, age como o princi-pal pilar na estrutura familiar, gosta de cuidar do conforto dos fi lhos pessoalmente e não abre mão de ser um modelo de mãe.

Agora que já conhece algumas característi-cas comuns das mamães, acompanhe algumas sugestões dadas pela Weekend, de acordo com cada estilo.

Page 10: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

10

10

meia página

crédito

re

vi

st

a

[ CAPA ]

///

ESP

OR

TIS

TA//

/ A

MIG

A//

/ C

LÁSS

ICA

Backpack SMC

R$ 349,90

Adidas

AdiZero F50 Runner 2

R$ 349,90

Adidas

Camiseta Nike com estampa

com brilho e decote V

100% algodão

Legging Nike com linha

elástica na cintura.

Preço sob consulta

nike.com

Short AdiZero

R$ 129,90

Adidas

Brinco banhado a ouro 18k, pedra rutilada.

Anel banhado a ouro 18k,

laço cravejado com zircônia

R$ 299,90 e R$ 279.

Ana Paula Sanchez Acessórios

Relógio pulseira de

couro com strass

R$ 79,90

Zana Guimarães

Lanche mega pub calabresa

acompanha 1 chopp Brahma

R$ 22,90

Scotch Pub Café

Sapatilha – diversos

modelos e cores

R$ 49,90

Josy Medeiros

Adesivo para iPhone 4

R$ 28

I•Stick – loja virtual

Caixa porta-joias de madeira com

divisórias para brincos, anéis e colares

R$ 90.

Ateliê dos presentes - loja virtual Bolsa azul com fecho dourado

R$ 99,90

Josy Medeiros

Caneca Rosas em homenagem ao

Dia das Mães + coração de pelúcia

R$ 25

Canequeiros

Brinco de ouro amarelo

com diamantes e pérolas

R$ 3.803

Talento Joias

Conjunto com brinco e

colar com pedra ágata azul

R$ 104.

Donnas Joias

Page 11: Revista Weekend - Edição 129

11meia página

crédito

re

vi

st

a

///

MO

DE

RN

A//

/ V

AID

OSA

Pulseira de couro

e detalhe com caveira

R$ 69,90

Zana Guimarães

Regata lurex estampa cobra

R$ 69,90

Zana Guimarães

Capa coelho para Iphone 4

R$ 18

SL CELL

Tablet nitro android 2.2

R$ 380.

SL CELL Sapato plataforma xadrez

linha Inverno

R$ 169,90

Josy Medeiros

Pacote Vaidosa: higienização

profunda da pele, peeling diamante

e massagem lifting facial.

De 3X de R$ 95,50 por 3X de R$ 85,50

Dolce Vitta

Banho de ofurô com massagem

relaxante, gomagem e peeling facial

com máscara nutritiva, de R$ 295,00

por 2 x R$ 108.

Oligofl ora

Kit com perfume, hidratante,

sombra e sacola Nude

R$ 81

Yes Cosmetics

Kit com perfume, batom, iluminador

facial e sombra em sacola NudeR$ 99,90

Yes Cosmetics Perfume Silver

light galáctica

R$ 55

Sumirê

/// ENDEREÇOSAdidas

SAC 2161-2961

www.adidas.com

Ateliê de Presentes

www.oateliedepresentes.com.br

Canequeiros

3436-8100/ 8522-6410

Dolce Vitta

Rua Josephina Mandotti, 106, Jardim Maia

- 2408-3255

Donnas Joias Folhadas

Rua Sete de Setembro, 145, Centro - 2087-1139

I•Stick

www.istickonline.com

Josy Medeiros Calçados

Rua Siqueira Campos, 102, Centro - 2382-9321

Oligofl ora

Avenida Salgado Filho, 838, Jd. Maia - 2358-5910

Perfumaria Sumirê

Rua Dom Pedro II, 61, Centro.

2440-1404

Ana Paula Sanchez Acessórios

Rua Maria Lucinda, 30, Vila Zanardi - 2937-5557

Scoth Pub Café

Rua Barão de Mauá, 450, Centro - 2229-0179

Talento Joias

Rua Bela Cintra, 2.365, Jardins – São Paulo -

3081-9000

Yes Cosmetics

Rua João Gonçalves, 569, Centro - 4372-8006

Zana Guimarães Modas

Rua Luiz Faccini, 236, Centro - 2408-2372

SL Cell

Rua Padre Celestino, 91, Pop Center Shop

Box 13 - 9104-9110 / 6164-2221

Page 12: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

12

12

[ NEGÓCIOS ] Por Elís Lucas

Foto

s: Rafael A

lmeid

a

após iniciar no ramo de mídias indo-or por um convite da Maria Cereja, recentemente, a Carleto Editorial, referência no setor de comunicação

há mais de 30 anos, fi rmou parceria com a per-fumaria Sumirê Guarulhos, a maior loja de bele-za do Brasil, com mais de 2.500 metros quadra-dos, aberta há pouco mais de oito anos e parte de uma rede de mais de 70 lojas espalhadas pelo Estado e também por Minas Gerais.

Tudo começou quando Luís Roberto Mes-quita fez a aproximação de Fábio Carleto com o proprietário da perfumaria, Minoru Kamachi. “Fui propor opções de mídia, inclusive a TV Maria Cereja, e nesta conversa incentivei que a Sumirê tivesse seu próprio circuito de TV para

promover as marcas e produtos dos fornecedo-res. Pois sempre acreditei neste tipo de mídia, porque é boa para o consumidor, pelas infor-mações; para os fornecedores, porque é uma ferramenta para aumentar suas vendas na loja; e para a própria loja, que fatura mais e esta-belece um diferencial”, diz Fábio, coordenador geral do projeto.

Minoru fi cou de pensar na proposta e quan-do chamou Fábio para conversar já havia adqui-rido um painel de LED de 5 metros de largura e 1,5 de altura, e o convidou para conceber o projeto indoor. “Aceitamos prontamente. Ele foi além do que eu tinha proposto e encantei--me com o projeto, porque, de fato, Minoru é um visionário”, afi rma Carleto.

TV SumirêCarleto Editorial fecha

mais uma parceria de mídia indoor

Page 13: Revista Weekend - Edição 129

13

Page 14: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

14

14

[ NEGÓCIOS ]

Localizada no centro da cidade, a perfuma-ria soma um total de 18 TVs de LCD instala-das em pontos estratégicos dos quatro pisos da loja, com tamanho médio de 40 polegadas. Sem contar o painel de LED instalado na entra-da do calçadão da rua Dom Pedro e o projetor Espon 8350 de 2,5 por 1,5 metros, com altíssi-ma resolução no andar Rosa Pink.

O trabalho que a Carleto viria desenvolver na Sumirê seria bastante diferente do realiza-do na Maria Cereja, onde as TVs são utilizadas para anunciar produtos e serviços de outras empresas. “Na TV Sumirê, tudo que é anuncia-do está ao alcance das mãos”, completa Fábio.

A atendente do setor de eletroeletrônicos da loja Érika Escobar, conta que as clientes prestam bastante atenção nas propagandas veiculadas nas TVs. “A propaganda do xampú Nacza, para bebês, é um dos produtos mais vendidos, por causa da propaganda em nossa TV, além do pó descolorante apresentado na propaganda por Adriane Galisteu”, afi rma a atendente sobre a efi ciência do projeto.

A editora conta, ainda, com o apoio da B2 Mídia, empresa especializada no segmento, que vem ajudando nos projetos, pouco tempo depois da instalação das TVs da Maria Cereja. “A B2 Mídia trouxe mais tecnologia e tornou o conteúdo mais dinâmico”, diz Fábio. “Para nós, a parceria representa uma oportunidade de

negócio e de ampliar nossos horizontes”, conta Renato � ompson, um dos sócios da B2 Mídia.

A grande vedete da Sumirê é o painel de LED instalado pela Pleno Locações, especialis-ta no segmento, que também deu treinamento à equipe Carleto, composta por Douglas Caeta-no, editor; Rogério Hanssen, editor e especia-lista em tecnologia; e Laila Inhudes, coordena-dora de produção, além de Emerson Vieira, que fará parte da equipe. Vale ressaltar que a AAT (Áudio Acústica e Televisão), de João Rinaldo, foi a responsável por todo cabeamento e inte-gração da rede na loja.

“Após o treinamento, a equipe da Carleto está habilitada para produzir todo o conteúdo, confi gurar painel, verifi car fotografi as e ima-gens”, afi rma Marcos Tuunelis, especialista em larga escala e um dos sócios da Pleno. Além dis-so, Fábio conta que, na Sumirê, são atendidos clientes macro como Pantene, Dove e Unilever e que, para melhorar as técnicas, estão inves-tindo em treinamento e equipamento para aprimorar a qualidade do que estão fazendo.

“Mesmo distintas, a experiência adquirida com a implantação das TVs na Maria Cereja abriu as portas da Sumirê e, consequente-mente, a experiência com a TV Sumirê levará a outras portas. Após ambas as experiências, estamos aptos a instalar um projeto desta pro-porção em qualquer lugar”, fi naliza Carleto.

Page 15: Revista Weekend - Edição 129

15

Page 16: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

16

16

Por Maitê Coelho

Divulgação

no dia cinco de maio comemo-rou-se o Dia Nacional da Co-municação. Entre os meios de comunicação, o celular foi o

que apresentou maior transformação des-de o seu surgimento e, atualmente tem em si a convergência de mídias: permite acessar internet, ver TV, ouvir música, fi lma e foto-grafa, enviar e receber mensagens de texto e estabelecer conversas com vídeo. O Ericsson

MTA, de 1956, pesava quarenta quilos e era instalado nos porta-malas dos carros. Em 1973, em Nova Iorque, Martin Cooper (foto à esquerda), diretor de operações da Moto-rola, apresentou o Motorola Dynatac 8000X, que pesava um quilo, tinha 25 centímetros de comprimento, sete de largura e bateria que durava vinte minutos. O celular chegou ao Brasil em 1990, no Rio de Janeiro. A seguir, as mudanças mais importantes:

Evolução constanteA história dos telefones celulares

[ TECNOLOGIA ]

/// 1956Ericsson MTA(Mobilie Telephony A)

/// 1983

Motorola DynaTAC 8000XModelo protótipo, pesado, que feza primeira chamada telefônica móvel

BATERIA

• Os aparelhos desta geração tinham bateria Ni-Cd (níquel-cádmio), que só podia ser recarregada após a carga terminar totalmente e produzia calor durante a utilização• O cádmio é um elemento tóxico e o descarte inadequado prejudica o meio ambiente

/// 1989

Motorola MicroTAC 9800X • Modelo menor e mais leve

• Display LED em que aparecem oito caracteres• Design com fl ip

/// 1990Motorola PT-550O primeiro celular

usado no Brasil

/// 1992

Nokia 1011O primeiro a ser produzido em larga escala

/// 1993

IBM SimonO primeiro Smartphone, com funções

de pager, fax, e-mail, calendário, calculadora, games, bloco de notas,

relógio e touchscreen

/// 1996

Mova N103 HyperO primeiro celular comercializado com ringtones personalizáveis

Motorola StarTAC (foto)Foi febre no Brasil,

por ser muito menordo que os aparelhos

vendidos atéentão no País

Page 17: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

17

1711 de maio de 2012

Page 18: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

18

18

/// 2005

TREO 700wO primeiro smartphone palm

/// 2007Apple iPhone (foto)

Um celular multimídia: um computador,um game, com acesso rápido à internet

/// 2010Terre Star GenusSmartPhone satélite

LG Optimus 2X (foto)Primeiro celular com

processador dual core

[ TECNOLOGIA ]

BATERIA

Início do uso da bateria de Ni-MH (Níquel Metal-Hidreto): não tem materiais tóxicos, mais fi na e leve que a bateria Ni-Cd,sofre menos vício de carga

/// 1997

Siemens S10O primeiro com visor colorido

/// 1998 Nokia 8810O primeiro sem antena externa e com proteção deslizante para o teclado (slide)

/// 1999 Nokia 3210 (foto)O primeiro celular popular da marca, com 160 milhões de unidades vendidas

Samsung SPH-M100O primeiro com MP3

Benefon EscPrimeiro celular com GPS integrado

Nokia 7110Primeiro celular com WAP, que permitia acessar internet

/// 2000

Sharp J-SH04 (foto)Primeiro celular com câmera,

com resolução de 0.1 megapixel

/// 2001Ericsson T39Primeiro celular com Bluetooth

/// 2004Motorola RAZR (foto)Primeiro celular considerado fashion

Motorola A845O primeiro celular dual-band (WCDMA

e UMTS) Fazia chamadas de vídeos

BATERIA

Novas baterias Li+ (Íon-Lítio), usadas até hoje: carga de maior duração, menor tempo para recarregar, sem vício de recarga

LG Optimus 3D P920 (foto)Smartphone com conteúdo em 3D possível visualizarsem óculos

/// 2012Optimus 4X HD (foto)

Primeiro Smartphone com processador Quad Core.

Tem tela de 4,7” e sistema operacional Android 4.0

/// 2011

Apple iPhone4S (foto)Primeiro modelo da Apple com processador dual coree duas antenas

HTC EVO 4GPrimeiro celular 4G (com maior velocidade de transmissão de dados, pode chegar a 100 Mbps). Sistema operacional Android 2.2 e interface HTC Sense

Page 19: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

19

1911 de maio de 20120049-ONDGUARU_Anu_18x8.5cm.indd 1 3/13/12 3:59 PM

Page 20: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

20

20

[ ESPORTES ]

Ban

co d

e Imag

ens

Page 21: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

21

2111 de maio de 2012

Por Amauri Eugênio Jr.

Ban

co d

e Imag

ens

antes de iniciar determinada ati-vidade física, inúmeros aspectos têm de ser considerados, a maioria relacionados ao bem-estar e à pre-

venção de possíveis lesões. E um dos cuidados mais importantes diz respeito aos tênis. Pense na construção de uma casa: para que ela tenha bases sólidas, a fundação - parte da constru-ção que suporta o peso da casa e deixa o piso nivelado - tem de ser bem executada. O mes-mo conceito vale para o corpo, ao usar os tênis mais indicados para a prática de determinado esporte.

Usar um tênis casual, daqueles com o sola-do reto, não é o mais indicado, não é mesmo? Isso não quer dizer que deva ter um calçado para cada esporte, mas “os tênis devem ser es-colhidos de acordo com atividade feita, tipo de pisada, sistema de amortecimento, conforto, fl exibilidade, estabilidade, baixo peso e solado resistente”, explica Regina Célia Rebouças, pro-fessora de Educação Física.

Nos casos de tênis retos, eles não são reco-mendáveis pois não têm sistema de amorteci-mento e não proporcionam o conforto reco-mendado para a prática de exercícios físicos. Já nos casos de calçados falsifi cados, os riscos são ainda maiores, pois, como a fabricação não atende a requisitos de qualidade básicos, eles condicionam ao aumento da gravidade de

lesões, além de absorverem impactos.Como consequência, o uso de calçados ina-

dequados tende a causar dores nas costas, joe-lhos - muito por causa do sobrepeso corporal - desconfortos ou até mesmo ferimentos nos pés. “O último local a ser afetado é o quadril, mas, quando houver algo muito errado, em es-pecial com os tênis”, reforça Regina.

Outro aspecto que pode infl uenciar em con-tusões é o desgaste dos tênis. Nos casos de cor-redores, recomenda-se a troca do calçado após percorridos por volta de 600 km com ele e, no geral, a hora de “aposentá-lo” pode ser identi-fi cada quando ele já tiver perdido o sistema de amortecimento, quando a sola estiver desgas-tada ou com o surgimento de dores pelo corpo. Uma dica para os corredores de plantão e para os atletas amadores: pode-se ir até o local onde pratica-se determinado esporte com um tênis e usar outro somente para fazer as atividades, pois o sistema de amortecimento será melhor utilizado e também o calçado será poupado.

Por fi m, os tênis perfeitos não existem, porque cada corpo tem suas particularidades, mas um aspecto fundamental tem que ser levado em conta: “Os tênis ideais proporcio-nam conforto. Você não terminará o dia com dores, mas sim com todos os benefícios que a atividade física lhe traz”, fi naliza Regina Célia Rebouças.

Tênis pra que te queroTênis indicados para a prática de exercícios físicos melhoram o desempenho e evitam lesões

Page 22: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

22

22

[ CULTURA ] Por Val Oliveira

Val O

liveira

a realização do 3º Salão do Livro de Guarulhos, além de aproximar autores já consagrados do público em geral, permite que os ávidos

por novidades em literatura possam conhecer novos escritores e suas obras. E foi no estan-de do Movimento LÊ Guarulhos – espaço re-servado à divulgação de autores guarulhenses independentes – que encontramos Leandro Rodrigues Sales Filho, um garoto de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, autor de um livro de fi cção, publicado e 100% fi nanciado

pela Editora Novo Século, que está apresentan-do o livro do garoto no Salão do Livro.

Filho de um analista de sistemas e de uma dona de casa, o jovem autor conta que escreve há dois anos e começou com a criação de po-esias. “Fui aumentando e incrementando mi-nhas histórias. Depois da poesia veio o conto e, chegou a hora que quis escrever um livro e comecei a tentar. Procurei na internet sites de diversas editoras e mandei email. A Novo Sé-culo interessou-se pela sinopse. Pediram para enviar o trabalho, tudo foi acontecendo e hoje atuo pelo selo Novos Talentos”, conta.

Novos talentosUm jovem escritor lança livro; outro aguarda chance

Leandro Rodrigues Sales Filho

Page 23: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

23

2311 de maio de 2012

Page 24: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

24

24

O livro de Leandro, “Asgard – O poder es-quecido”, que saiu com tiragem de 1.500 exem-plares e está sendo vendido por R$ 29,90 cada e classifi cado no gênero fi cção infanto-juvenil, conta a história de uma guerra entre deuses. “Uma arma é descoberta por um desses deu-ses, porém, é necessário que um humano vá atrás desse objeto e a narrativa desenvolve--se em torno desse assunto”, explica, revelan-do também que se inspira em Michael Hilary Reuel Tolkien – linguista britânico de origem sul-africana, escritor da série “O Senhor dos Anéis”; e da também britânica Joanne Kath-leen Rowling, autora do sucesso adolescente “Harry Potter”.

Colocar as ideias no papel, de forma clara, é um talento que Leandro diz que está lapidan-do por meio de muita leitura e estudo. Geral-mente, ele dedica cerca de 3 a 4 horas por dia para essa atividade, visto que o hobby agora é trabalho. “Escrever não era o meu forte. Para fazer bem feito, tenho que dar um pouco mais de mim e do meu tempo. Estou me dedicando mais aos estudos de língua portuguesa e fi loso-fi a, porque tenho usado esses conhecimentos para compor meus textos”, pontua, dizendo-se muito feliz pelo que está realizando e ver que as pessoas acreditam em seu projeto e sucesso. “Escrever é bom e ler é melhor ainda. Só assim você pode adquirir base para qualquer coisa que queira fazer na vida. Leitura é hábito e deve ser cultivado desde cedo”, fi naliza em forma de in-centivo, avisando que o segundo volume, com a continuidade da saga, já está em processo de revisão e será lançado em breve.

Por um lugar ao solSe a vida profi ssional de Leandro como

escritor já caminha a passos largos, o mesmo não acontece com � iago Rodrigues Feitosa, 14 anos, aluno da Escola Estadual Professora Alice Chuery, que escreve contos e poemas. “Já tenho muita coisa escrita. É só publicar. Mas,

falta patrocínio e, sem apoio fi nanceiro, é mui-to difícil colocar no mercado alguma coisa”, diz.

O aspirante a escritor atualmente divide--se entre o colégio, aulas particulares da língua francesa, teatro e moda. Relata que se inspira no escritor norte-americano Edgar Allan Poe e em Voltaire. A identifi cação com o fi lósofo francês foi tanta que � iago adotou o pseudônimo de Cân-dido Narciso. “No dicionário, Cândido quer dizer pessoa pura e isso fala muito da minha pessoa. Só que comecei a ver partículas de narcisismo em mim e resolvi incorporar o sobrenome”.

Ele relata também que o pseudônimo vai ajudar na identifi cação de suas obras e estilo, como se fosse uma marca registrada. “Às vezes sou cândido, outras, sou narciso. Escrevo so-bre coisas fortes e acho meu nome de batismo um tanto frágil. Quero que, quando as pessoas olhem meu nome estampado em um livro, elas possam saber do que e de quem se trata”, ex-plica, detalhando que seus poemas são ligados a fatos históricos e nos contos, geralmente, dá vazão aos sentimentos mais profundos. “Sem-pre tive o incentivo da minha família e muito contato com o mundo literário. Gostava daqui-lo e achava que precisava fazer outras pessoas sentirem o que eu sentia” conclui, esperançoso ao saber da história de Leandro.

Thiago Rodrigues Feitosa - Cândido Narciso

Douglas Caetano

[ CULTURA ]

Page 25: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

25

2511 de maio de 2012

Imag

ens m

erame

nte ilu

strati

vas.

Cons

ulte r

egula

mento

no si

te. C

ert. A

ut./SE

AE/M

F nº. 0

6/013

7/201

2. SA

C (01

1) 24

14-50

00.

AF_1630_Rev Weekend_18x11.5.indd 1 27/04/12 16:47

Page 26: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

26

26

[ CULTURA ]

Márcio Monteiro

Cidade amiga da leitura

termina no domingo, 13, o 3º Salão do Li-vro de Guarulhos, que acontece em uma tenda especial, na Avenida Odair Santa-nelli, s/nº, no Parque Cecap. Segundo a

Prefeitura, nos primeiros quatro dias, mais de 50 mil pessoas visitaram a feira, que teve iní-cio no dia 4, com o show “A Curva da Cintura”, com Arnaldo Antunes (voz), Edgard Scandurra (voz e guitarra), Daniel Scandurra (violão e bai-xo) e Michelle Abu (percussão).

O Salão promove lançamentos de livros, palestras e sessões de autógrafos com diversos escritores. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, que também pode adquirir milhares de obras à venda nos estandes de di-versas editoras. Já passaram pelo local grandes nomes da cultura e literatura nacional, como o jornalista e escritor Leandro Narloch; o profes-sor Sérgio Nogueira; o músico Lobão; o jorna-lista e escritor Cadão Volpato; Gabriel o Pensa-dor; o músico Tony Belotto; o rapper Emicida; o escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero; e o teólogo, fi lósofo, antropólogo e es-critor Frei Betto.

Também abrilhantaram o evento fi guras consideradas pratas da casa, como os acadêmi-cos Silvio Ribeiro, Isabel Borazanian, Augusto Pinheiro, Valdir Carleto, Bosco Maciel e Cas-telo Hanssen, a contadora de histórias Débo-ra Kikuti, o historiador Elmi Omar e Arnaldo Rúbio, entre outros. Omar lançou livro sobre a Casa da Candinha e Rúbio, “Eu denuncio o estado”, sobre a saga dos hansenianos.

Neste ano, o Salão do Livro faz homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade e ao país coirmão Portugal, e tem a ambientação ex-terna baseada na Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 90 anos. Outra novidade foi a escolha do poeta César Magalhães Borges, como patrono do evento por voto popular.

Até domingo, a programação terá espetácu-los infantis, narração de histórias, saraus de cor-del, sessões de autógrafos e a apresentação da escritora teen � alita Rebouças, com interlocu-ção de Cunha Jr., apresentador da TV Cultura.

Confi ra a programação dos últimos dias na se-ção Agenda ou no site: www.guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro.

Guarulhos realiza terceira edição do Salão do Livro

Por Val Oliveira

Page 27: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

27

2711 de maio de 2012

Page 28: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

28

28

meia página

crédito

re

vi

st

a

[ SAÚDE ]

Por Elís Lucas

lavar as mãos parece ser um hábito muito simples e fácil, o que de certa forma, a po-pulação brasileira aprendeu muito bem a fazer, no período de surto da Gripe H1N1,

em 2009. Porém, depois disto, a higienização das mãos parece ter caído no esquecimento, o que dá a entender que se a mídia para de res-saltar, a população para de praticar. Então, va-mos à listagem de por que esse hábito continua sendo importante, mesmo em tempos fora de surtos ou epidemias.

Para se ter uma ideia, mais de 80% das do-enças infecciosas causadas por microorganis-mos, como vírus, bactérias e fungos, podem ser evitadas simplesmente lavando as mãos com sabão ou detergente. “Teoricamente qual-quer doença produzida por um microrganismo

pode ser contraída através do contato com as mãos ou com materiais contaminados. Mas, as doenças mais importantes na prática clínica diária, são as doenças virais, como gripes e res-friados e, no hospital, as doenças bacterianas, muitas vezes de difícil tratamento e algumas vezes, o tratamento é impossível, pois são bac-térias mutirresistentes, ou seja, resistentes à maioria dos antibióticos disponíveis”, explica o infectologista Alexandre Piva.

Por isso, em hospitais, a prática é adotada, o que historicamente surgiu no começo do sé-culo XIX, quando o médico Ignaz Semmelweis determinou que residentes e médicos do Hos-pital Geral de Viena lavassem suas mãos com solução clorada, antes de atender os pacientes na clínica de obstetrícia e percebeu que a taxa

“Lava uma mão, lava outra”

Page 29: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

29

2911 de maio de 2012

meia página

crédito

re

vi

st

a

Divulgação

“Lava uma mão, lava outra”de mortalidade materna havia sido reduzi-da drasticamente, permanecendo estável por muitos anos. “No hospital, todo profi ssional de saúde deve higienizar as mãos antes de qualquer procedimento médico, antes e depois do exame físico de um paciente e toda vez que entrar em contato com superfícies, materiais ou equipamentos potencialmente contamina-dos”, afi rma o infectologista.

O Ministério da Saúde estabeleceu que to-dos os hospitais têm a obrigação de constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospi-talar (CCIH), que objetiva criar e desenvolver métodos e estratégias de controle dessas in-fecções. Contudo, a prática aderida pelos pro-fi ssionais de saúde também deve ser praticada pela população em geral.

“‘As pessoas devem higienizar as mãos antes e depois da alimentação e em outras situações de sujidade. Em caso de surto ou epidemias de Infl uenza, toda vez que cumprimentarmos uma pessoa e quando tocarmos em superfícies poten-cialmente contaminadas (corrimão, maçanetas, portas), é muito importante evitarmos o contato das mãos com olhos e mucosas”, orienta Piva.

É tão simples que dá até rima: água cor-rente, sabão ou detergente. Lembrando que o uso do álcool em gel também tem efi cácia. “As pessoas precisam ter consciência de que carre-gamos em nossas mãos microrganismos invi-síveis a olho nu e com potencial de transmitir doenças graves e até fatais. Daí, a necessidade de higienizar as mãos com frequência”, fi naliza o especialista.

Page 30: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

30

30

[ BELEZA ] Por Maitê Coelho

Foto

s: Márcio

Mo

nteiro

percebemos o envelhecimento de uma pessoa pela aparência do ros-to. Pequenas linhas de expressão, manchas e fl acidez são sinais que

todos temos ou teremos. Desde cedo, devemos ter cuidados básicos com a pele: “É importan-te passar e repassar o protetor solar todos os dias para prevenir o envelhecimento cutâneo. Além disso, é preciso higienizar, esfoliar duas vezes por semana e tonifi car a pele para re-equilibrar o pH”, explica Vanessa Hakumata, proprietária da Onodera Guarulhos.

Aos 25 anos, a pele da mulher começa a

perder 1% da produção de colágeno e elasti-na ao ano e aparecem as primeiras linhas de expressão. O colágeno é uma proteína forma-da por aminoácidos, e dá sustentação à pele; e a elastina é outra proteína, responsável por manter a pele fi rme e elástica. Os cremes que devem ser usados nessa época são os que pre-vinem a fl acidez e contribuem para que a pele tenha um aspecto viçoso e saudável: “Mas é claro que a exposição excessiva ao sol pode cau-sar manchas. O uso de cigarro e a alimentação inadequada podem acelerar o envelhecimento da pele”, esclarece Vanessa.

Mulher vaidosa, pele saudável

Cuidados essenciais a partir dos 25 anos

Tratamentocom radiofrequência

Page 31: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

31

3111 de maio de 2012

DEPILAÇÃO A LASER

20% de desconto

dolcevittaestetica.com.br R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP • 11 2408.3255

*Val

ores

vál

idos

par

a pa

cote

com

5 s

essõ

es e

pag

amen

to à

vis

ta.

Faça laser e não aceite imitações

DEPILAÇÃO A LASERBUÇO R$ 56,00*AXILAS R$ 150,00*VIRILHASIMPLES R$ 140,00*

LASER CO2

TIGHT SKINRÁDIO FREQUÊNCIA

LIPO SEM CORTESENTRE OUTROS

Page 32: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

32

32

[ BELEZA ]

Em uma clínica de estética, existem diver-sos tratamentos adequados para quem tem 25 anos: o laser fracionado, para fechar os poros; o peeling, para manchas de acne e exposição ao sol; e a hidratação, para todos os tipos de pele.

A partir dos 35 anos, a pele fi ca mais fi na, começam a aparecer as primeiras manchas e, na região dos olhos, surgem algumas marcas. Nessa idade, o tratamento indicado é o uso de cremes que contenham ácido retinóico e ácido glicólico. Eles estimulam a produção de colá-geno e inibem o aparecimento de rugas. Além disso, existe um aparelho que usa a radiofre-quência monopolar para fazer um tratamento

estético, que ameniza os sinais do envelheci-mento: “Durante a aplicação, o Hertix produz ondas de radiofrequência que provocam uma reorganização dos polos das células e, conse-quente, aumento da temperatura. Esse pro-cesso estimula o metabolismo celular a pro-duzir fi bras de colágeno e elastina”, continua Vanessa.

Além desses cuidados, uma alimentação balanceada com frutas que possuem vitami-na C, ajuda a manter uma pele bonita e pre-vine o envelhecimento precoce. Mas, antes de começar qualquer tratamento estético, consulte um dermatologista.

Serviço

Onodera Estética

Avenida Salgado Filho,

1183 - Maia

Tel.: 2382-5700

Beatriz Querentino,

modelo da

Special Model

Rua Túlio Brancaleoni,

121 - Centro

Tel.: 2408-6665

Hidratação feita com máscara de iogurte para deixar a pele viçosa e iluminada

Page 33: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

33

3311 de maio de 2012

Page 34: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

34

34

Por Amauri Eugênio Jr.

Ban

co d

e Imag

ens

a exigência cada vez maior para que adoles-centes escolham mais cedo qual profi ssão seguir causa, por si só, muitas dúvidas e inseguranças em suas mentes. E quando a

atividade que eles terão de realizar dali em diante esti-ver relacionada com o vestibular?

Com isso, a concorrência e a luta por um lugar ao sol tornam-se continuamente maiores. Para se ter uma ideia, a última edição da Fuvest, vestibular para ingres-so na USP e na Santa Casa, teve quase 147 mil candida-tos inscritos, sendo que quase 90 mil cursavam o último ano do ensino médio; enquanto mais de 4,6 milhões de pessoas inscreveram-se no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Logo, a ansiedade e a pressão, seja ela pessoal ou por parte de outras pessoas, é muito grande. “O desempenho no vestibular é consequência dos anos de estudo. O que o jovem precisa fazer é extrair o máxi-mo de si mesmo e deixar isso ocorrer de forma natural”, explica o psicólogo Odair Comin.

A seguir dicas de como não deixar o vestibular virar um bicho de sete cabeças e, assim, tornar-se um bixo após um bom tempo de estudos, especialmente em cur-sinhos pré-vestibulares.

Vestibulardo autocontrole

Como preparar-se para o vestibularsem deixar a pressão te abalar?

[ EDUCAÇÃO ]

Banco de Imagens

Há quese dedicar,

mas sem perdera calma jamais

Antes do grande dia chegar, a preparação é fundamental. É claro que ela não dura apenas um ano. “A formação nos ensinos fundamental e médio é a base para o sucesso dos alunos no vestibular, quando realizada adequadamente. Mas, caso ela seja defi ciente, o trabalho dos pro-fessores de cursos pré-vestibulares é redobrado, pois são envolvidas formação e instrução ao mesmo tempo”, relata Emílio Galhardo Filho, coordenador pedagógico da unidade Guarulhos do cursinho pré-vestibular Objetivo.

No que diz respeito ao professor, engana--se quem pensa que o seu papel restringe-se à sala de aula. É essencial que eles mantenham contato com os alunos fora dela, para detectar possíveis sinais de desânimo ou desmotivação, mesmo que o jovem não peça ajuda. Mostrar como eles evoluíram com o passar do tempo é uma boa saída para levantar o astral dos futu-ros candidatos. “É importante mostrar aos alu-nos que não concorrerão com mestres e douto-res em exames, mas sim com jovens como eles, sendo que a maioria não se esforçou tanto e sabe menos do que eles”, destaca Emílio.

Como complemento aos estudos em sala de aula, uma alternativa é a criação de grupos de estudo. Além da troca de opiniões e do inter-câmbio de conhecimento adquirido pelo aluno, ele passa a ter maior participação na constru-ção de um conceito.

Outro aspecto que merece destaque é a mu-dança do formato das questões em vestibula-res diversos. Nos últimos anos, por exemplo, o Enem vem sendo desenvolvido com perguntas

multidisciplinares - ou seja, que envolvem mais de uma disciplina -, tendo como objetivo as associações de conceitos de áreas diferentes. Esse estilo de prova, contudo, vai de encontro ao formato tradicional, em que somente uma disciplina é abordada - além de muitos jovens serem avessos a esse formato, pois foram for-mados conforme o método tradicional, espe-cialmente se for levado em conta que muitos alunos preferem matérias de humanas em re-lação às de exatas, ou vice-versa. Sendo assim, também é preciso trabalhar-se com a associa-ção de disciplinas. “Deve-se utilizar a área de humanas como uma ponte para a de exatas, ou vice-versa. Por exemplo, pode-se mostrar como a Revolução Industrial está ligada à cria-ção da máquina a vapor, e como ela está ligada ao desenvolvimento da termologia e físico--química”, descreve o coordenador pedagógico do Objetivo.

Além disso, deve-se destacar que pressões de tipos variados tendem a gerar estresse e, caso o aluno tenha chegado a esse ponto, os métodos usados têm de ser revistos. Como é preciso dividir o tempo entre estudos e descan-so, estudar em excesso pode fazer com que o jovem não consiga entender conteúdos como poderia. Em casos extremos de estresse, pro-curar auxílio é necessário. “A ajuda psicológica pode ser necessária se o vestibulando não con-seguir manter o equilíbrio e sentir-se estres-sado, ansioso e mesmo ter dores ou pânico”, destaca Odair J. Comin.

Page 35: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

35

3511 de maio de 2012

Banco de Imagens

Há quese dedicar,

mas sem perdera calma jamais

Antes do grande dia chegar, a preparação é fundamental. É claro que ela não dura apenas um ano. “A formação nos ensinos fundamental e médio é a base para o sucesso dos alunos no vestibular, quando realizada adequadamente. Mas, caso ela seja defi ciente, o trabalho dos pro-fessores de cursos pré-vestibulares é redobrado, pois são envolvidas formação e instrução ao mesmo tempo”, relata Emílio Galhardo Filho, coordenador pedagógico da unidade Guarulhos do cursinho pré-vestibular Objetivo.

No que diz respeito ao professor, engana--se quem pensa que o seu papel restringe-se à sala de aula. É essencial que eles mantenham contato com os alunos fora dela, para detectar possíveis sinais de desânimo ou desmotivação, mesmo que o jovem não peça ajuda. Mostrar como eles evoluíram com o passar do tempo é uma boa saída para levantar o astral dos futu-ros candidatos. “É importante mostrar aos alu-nos que não concorrerão com mestres e douto-res em exames, mas sim com jovens como eles, sendo que a maioria não se esforçou tanto e sabe menos do que eles”, destaca Emílio.

Como complemento aos estudos em sala de aula, uma alternativa é a criação de grupos de estudo. Além da troca de opiniões e do inter-câmbio de conhecimento adquirido pelo aluno, ele passa a ter maior participação na constru-ção de um conceito.

Outro aspecto que merece destaque é a mu-dança do formato das questões em vestibula-res diversos. Nos últimos anos, por exemplo, o Enem vem sendo desenvolvido com perguntas

multidisciplinares - ou seja, que envolvem mais de uma disciplina -, tendo como objetivo as associações de conceitos de áreas diferentes. Esse estilo de prova, contudo, vai de encontro ao formato tradicional, em que somente uma disciplina é abordada - além de muitos jovens serem avessos a esse formato, pois foram for-mados conforme o método tradicional, espe-cialmente se for levado em conta que muitos alunos preferem matérias de humanas em re-lação às de exatas, ou vice-versa. Sendo assim, também é preciso trabalhar-se com a associa-ção de disciplinas. “Deve-se utilizar a área de humanas como uma ponte para a de exatas, ou vice-versa. Por exemplo, pode-se mostrar como a Revolução Industrial está ligada à cria-ção da máquina a vapor, e como ela está ligada ao desenvolvimento da termologia e físico--química”, descreve o coordenador pedagógico do Objetivo.

Além disso, deve-se destacar que pressões de tipos variados tendem a gerar estresse e, caso o aluno tenha chegado a esse ponto, os métodos usados têm de ser revistos. Como é preciso dividir o tempo entre estudos e descan-so, estudar em excesso pode fazer com que o jovem não consiga entender conteúdos como poderia. Em casos extremos de estresse, pro-curar auxílio é necessário. “A ajuda psicológica pode ser necessária se o vestibulando não con-seguir manter o equilíbrio e sentir-se estres-sado, ansioso e mesmo ter dores ou pânico”, destaca Odair J. Comin.

Page 36: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

36

36

[ EDUCAÇÃO ]

Só quem sentiu na pele a fase do vestibular entende como ela é delicada. Não é raro que o jovem sinta incapacidade ou incompetência por não ter conseguido fazer um exercício propos-to, assim como são frequentes as variações de humor.

Mas, não há nada melhor do que saber que há quem dê um “olé” na insegurança e no medo e, claro, seja aprovado no vestibular. E esse é o caso de Norma Odara, 20, estudante de jornalismo na Mackenzie e de letras na USP.

A jovem, que fez três anos de cursinho pré--vestibular, relata que não se dedicou tanto quanto deveria no primeiro ano e o curso ao qual ela se candidatou era um dos mais con-corridos - na edição de 2011 da Fuvest, havia quase 40 candidatos para cada vaga no curso de Jornalismo. Mas, nos anos seguintes, Odara dedicou-se muito mais, ao ponto de ter feito até mesmo aulas particulares para matérias re-lacionadas às exatas.

Durante essa fase, ela teve de abrir mão de algumas coisas, em especial de passeios com amigos, por causa dos estudos. Por outro lado, a família teve papel especial durante a sua pre-paração - eles também “passaram três anos no

cursinho”, segundo ela. “Eles me poupavam de alguns afazeres em casa e sempre conversavam comigo, até porque meu pai fez quatro anos de cursinho pra passar em Medicina”, relata.

Ao descobrir que havia sido aprovada em Jornalismo na Mackenzie, a reação foi, obvia-mente, de alegria e de alívio; e, ao descobrir que havia sido aprovada em Letras ma USP, a reação foi de desconfi ança em princípio, mas seguida de felicidade. “Ver seu nome na lista após três anos de frustrações é indescritível”, diz.

Por fi m, a jovem dá algumas dicas para quem vai encarar o vestibular. “O nível de com-prometimento do aluno e visão de mundo são outros. A gente sai muito ‘cru’ do colégio. Para quem está no cursinho, a dica é que você se comprometa nesse ano e lute por seu objeti-vo principal: entrar na universidade”, fi naliza Norma Odara.

Família, família, estuda junto todo diaA família, assim como qualquer parte da vida, é um dos pilares para todos. Obviamente, o

mesmo conceito vale para estudantes em época de vestibular. Um dos pontos em que ela tem for-te infl uência é a formação intelectual. Jovens fi lhos de pais com formação superior têm chances maiores de ser aprovados em vestibulares, pois têm acesso maior a diversas formas de conheci-mento, além de haver discussões e conversas mais densas sobre situações cotidianas.

Outro ponto em que a família participa ativamente é ao entender que os fi lhos não são uma espécie de segunda chance dos pais para realizar determinado sonho. Por exemplo, pais que não tenham conseguido seguir determinada profi ssão tendem, mesmo que não percebam, a pressio-nar os fi lhos a optar por ela. “Os jovens devem ser alertados de que o vestibular trata-se de uma escolha adulta em que os desejos dos pais não contam. Deve haver orientação dura e direta, mas é essencial liberá-los de pressões familiares”, reforça Emílio Galhardo Filho.

Sobrevivie cheguei lá A

rqu

ivo

pes

soal

Page 37: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

37

3711 de maio de 2012

Page 38: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

38

38

[ GASTRONOMIA ]Por Maitê Coelho

Divulgação

Márcio Monteiro

Divulgação

/// PÃO NA CHAPATost de pão de batata tradicional

ou integral, recheado com presunto e queijo, prensado na chapa.

Rei do MateInternacional Shopping, loja: Q-02

Tel.: 2425-0330

/// BAIÃO DE DOISO carro-chefe da casa leva arroz, feijão fradinho, queijo coalho, carne seca, linguiça e cheiro verde.Baião de DoisAvenida Guarulhos, 1.368, vila AugustaTel.: 2304-6257

/// FEIJOADA

Há duas semanas servindo comida por quilo, a casa oferece a tradiconal

feijoada todas as quartas.Bendita Maria

Avenida Salgado Filho, 1.205, vila ProgressoTel.: 2408-2129

/// BOLO ESPECIALDIA DAS MÃES

Bolo de brigadeiro branco com ameixa e acabamento personalizado em pasta americana.Naha FestaAvenida Salgado Filho, 1.507, Jardim MaiaTel.: 2447-1572www.nahafesta.com.br

Márcio Monteiro

Page 39: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

39

3911 de maio de 2012

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 40: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

40

40

[ GASTRONOMIA ]Por Maitê Coelho

Márcio Monteiro

Rafael Almeida

Divulgação

/// BOLO DE SORVETEPerfeito para comemorações, o bolo de pão de ló de chocolate é recheado com

trufa, sorvete de morango ou chocolate e tem cobertura de trufacom raspas de chocolate.

Casa do BoloRua Vicente Melro, 1.091, vila Galvão

Tel.:2452-8689 / 2455-9763

/// CHINASSOBAO yakissoba, de sabor suave, sequinho

e sem molho, vem com pedaçosde carne, frango e legumes e pode ser

saboreado na própria caixinha. China House

Avenida Salgado Filho, 735, CentroTel.: 2475-3555

/// CARNE SECA NA BATATAPerfeita para uma refeição rápida e saborosa, a batata inglesa vem recheada com requeijão, carne seca desfi ada e refogada, bacon e batata palha.

Mix PotatoAvenida Avelino Alves Machado, 52, Jardim PinhalTel.: 2441-0879/2441-1143

/// PIZZA DA FEIRAOpção para o fi m de semana, a pizza é feita com carne moída temperada, ovo, muçarela e azeitona.

Dona MalucaRua Claudino Barbosa, 631, MacedoTel.: 4965-3001

Márcio Monteiro

Page 41: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

41

4111 de maio de 2012

Page 42: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

42

42

[ VEÍCULOS ]Por Rubén Hoyo do Autocosmos/México exclusivo para Autopress

Fotos: Divulgação

fora do segmento de sedãs médios nos Estados Unidos desde meados da déca-da de 2000 com o fi m do Neon, a Dodge enfi m mostrou em Austin, no Texas, o

Dart, primeiro produto inteiramente desen-volvido pela aliança entre o Grupo Chrysler e a Fiat. Para voltar a atuar na disputada faixa, o modelo, que retoma a famosa nomenclatu-ra dos anos 60, aproveita a plataforma do Alfa Romeo Giulietta e aposta no visual esportivo, no preço competitivo e em muitas opções de confi guração – são 12 cores, 14 interiores e seis modelos de rodas. O projeto já deu origem ao Fiat Viaggio mostrado na China e ao futuro Alfa Romeo Giulia.

A Dodge oferece três opções de propulsor: um 2.0 litros de 160 cv e outro 2.4 litros de 184 cv, ambos da família Tigershark, desenvol-vida pela Gema, sigla em inglês para "aliança global para produção de motores", uma pou-co conhecida união entre a Daimler, Chrysler,

Mitsubishi e Hyundai para a produção de mo-tores. Além deles, há o conhecido 1.4 litro Mul-tiAir turbinado da Fiat, também com 160 cv, mas com torque superior ao dois litros – 25,4 kgfm disponíveis a baixas 2.500 rpm contra 20 kgfm do motor maior. Os dois primeiros compartilham as transmissões manual e auto-mática de seis marchas, enquanto o de origem italiana utiliza um sistema automatizado de dupla embreagem, também europeu. Além dis-so, mesmo com origem asiática e americana, o 2.4 litros também usa o cabeçote MultiAir de-senvolvido pela Fiat.

Por dentro, muita tecnologia embarcada. Uma grande tela sensível ao toque de 8,4 pole-gadas no centro do painel reúne diversas infor-mações, como o navegador e sistema de som com bluetooth, além dos comandos no volan-te. Nas versões mais caras, há outra tela confi -gurável de 7 polegadas, entre os mostradores, que pode exibir apenas um velocímetro tradi-cional ou diversas outras combinações de ins-trumentos. São dez airbags de série em todas as versões. O visual certamente é outro ponto alto do carro, junto com o refi nado conjunto mecânico. As linhas são claramente europeias e rompem com o design "quadradão" usado pe-los Dodge mais recentes. Nos Estados Unidos, o Dart mais barato parte de US$ 16 mil – pouco mais de R$ 30 mil –, enquanto a topo bate nos US$ 22.500, ou R$ 43 mil. O modelo deve che-gar ao Brasil ainda em 2012, certamente com preço bem mais salgado.

De volta à forma

Page 43: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

43

4311 de maio de 2012

Page 44: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

44

44

[ VEÍCULOS ]

Início por cimaA nova geração da Ford Ranger, apresentada na

feira Agrishow, em Ribeirão Preto, deve chegar às lo-jas na virada do mês. Inicialmente, terá opção apenas de cabine dupla e preço inicial de R$ 78 mil com o mo-tor 2.5 fl ex de 173 cv. Com o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e a transmissão automática de seis relações, sobe para R$ 124 mil. Recentemente, uma promoção dá própria Ford já havia dado o preço da versão topo de linha, que deve fi car em R$ 132 mil. A Ford deve ir introduzindo a nova Ranger com versões mais com-pletas e espaçosas, enquanto a veterana geração con-tinua com as confi gurações de entrada.

Plástica facialO BMW X1 chegou à meia-vida de sua geração. e

a marca alemã promoveu um pequeno face-lift para manter o interesse no seu menor utilitário. As mu-danças limitaram-se à dianteira e acompanharam o que a fabricante fez com a nova geração do Série 1. Os faróis ganharam um novo contorno e fi caram li-geiramente maiores. O para-choque também mudou e fi cou mais agressivo. Na Europa, ele é vendido com motores diesel e a gasolina.Na tabela de preços da BMW no Brasil há atualmente apenas uma versão, a sDrive18i, com tração dianteira e motor 2.0 de 150 cv e 20,3 kgfm. O preço é de R$ 129.950.

Direto para as lojasO modelo começou como um conceito feito pela

divisão inglesa da Nissan sem a aprovação da matriz japonesa, fez muito sucesso e teve ótima receptivida-de da imprensa e do público. A Nissan da Inglaterra resolveu produzir o Juke-R em edição limitada, ape-nas em maio. O preço não foi estipulado, mas espera--se algo superior a 100 mil libras, algo em torno de R$ 310 mil. Tanto dinheiro explica-se no desempenho explosivo do crossover. Em janeiro, um Juke-R equi-pado com o 3.8 V6 biturbo do superesportivo GT-R de 2010, rendendo 492 cv ganhou uma corrida contra Ferrari 458, Lamborghini Gallardo LP 560-4 e Merce-des-Benz SLS AMG nas ruas de Dubai.

Page 45: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

45

4511 de maio de 2012

Page 46: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

46

46

[ T

V C

INE

] /// SÁBADO, 12/05Bob Esponja: O Filme(SBT, 21h15) The Spongebob Squarepants Movie, de Stephen Hillen-burg. Elenco não informado. EUA, 2004, cor, 87 min. Clas-sifi cação Etária: Livre.Anima-ção – O simpático Bob Espon-ja e seu melhor amigo Patrick decidem provar que não são mais crianças e aceitam o de-safi o de enfrentar todos os pe-rigos para resgatar a coroa de Netuno, que havia sido rouba-da por Plâncton, como parte de um grande plano pela con-quista da receita secreta de um sanduíche.

Hairspray, em Busca da Fama(SBT, 22h45) Hairspray, de Adam Shank-man. Com John Travolta, Mi-chelle Pfei� er e Christopher Walken. EUA, 2007, cor, 117 min. Classifi cação Etária: Li-vre. Comédia – Nos anos 60, em Baltimore, ser legal era participar do “The Corny Collins Show”, o mais famoso programa de dança da tevê. Mesmo sendo gordinha e fora dos padrões impostos pela di-retora do show, Tracy Turn-blad agrada os juizes e con-segue uma vaga no elenco. Só que agora ela terá de enfrentar a ira da ex-rainha do pedaço.

/// DOMINGO, 13/05Kung Fu Panda(Globo, 13h55)Kung Fu Panda, de John Ste-venson e Mark Osborne. Elen-co não informado. EUA, 2008, cor, 90 min. A emissora não informou a classifi cação etá-ria.Animação – Po é um urso panda desajeitado, que traba-lha no restaurante de macar-rão de sua família. Um dia, ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia, o que faz com que treine ao lado de seus ídolos no Kung Fu: os mestres Shifu, Garça, Tigresa, Louva-Deus, Macaco e Víbora. Quando o traiçoeiro leopardo da neve Tai Lung retorna, cabe a Po defender o vale da paz.

O Novato(Globo, 0h15)The Recruit, de Roger Donald-son. Com Al Pacino, Colin Far-rell e Bridget Monayhan. EUA, 2003, cor, 115 min. A emisso-ra não informou a classifi ca-ção etária.Policial – James é um dos aspirantes a agente federal mais promissores do momento, se destacando tan-to pelo seu comportamento

quanto por sua inteligência. Ele recebe auxílio de Walter, veterano instrutor que acom-panha seu treinamento e lhe dá conselhos. Porém, James começa a desconfi ar que seus novos colegas da agência po-dem ser, na verdade, espiões, incluindo Walter.

/// SEGUNDA, 14/05Doze É Demais – 2(Globo, 16h05)Cheaper By The Dozen 2, de Adam Shankman. Com Steve Martin, Bonnie Hunt e Car-mem Electra. EUA, 2005, cor, 94 min. A emissora não in-formou a classifi cação etária.Comédia – Tom e Kate são os chefes da família Baker que tem doze fi lhos. O casal pre-cisa agora lidar com o afas-tamento de alguns deles e, tentando reunir a família uma última vez, Tom propõe que todos passem uma tempo-rada de férias em uma casa à beira do lago, onde já haviam se hospedado anos atrás. Lá, eles reencontram um velho rival que discorda do modo como Tom educa seus fi lhos.

Assassino a Preço Fixo(Globo, 22h20)The Mechanic, de Simon West. Com Jason Statham, Ben Fos-ter e Donald Sutherland. EUA, 2010, cor, 93 min. A emissora não informou a classifi cação etária. Ação,– O fi lme mostra a história do assassino mais le-tal do mundo que, cansado da vida de crimes, quer se apo-sentar. Mas antes aceita um úl-timo trabalho e decide ensinar tudo que sabe a um novato.

/// TERÇA, 15/05Escola de Bruxas(Globo, 16h10)

Fuchsia The Mini-Witch, de Jo-han Nijenhuis. Com Rachelle Verdel, Porgy Franssen e An-net Malherbe. Holanda, 2010, cor, 95 min. A emissora não in-formou a classifi cação etária.Aventura – Fúcsia quer apren-der a fazer magia como seu pai, e fi ca feliz da vida quando consegue autorização para ir à escola de bruxas. La, aprende a simular o vento e fazer magias com as nuvens. Mas a sua ma-gia, muitas vezes, tem resulta-dos inesperados.

/// QUARTA, 16/05O Céu Pode Esperar(Globo, 16h15)Down To Earth, de Chris Weitz e Paul Weitz. Com Chris Rock, Regina King e Mark Addy. EUA/Austrália/Alemanha, 2001, cor, 87 min. A emissora não infor-mou a classifi cação etária. Co-média – Comediante negro, que sonha atuar em uma len-dária casa de show em Nova Iorque antes que ela feche suas portas para sempre, é atropelado por um caminhão e morre. Ao chegar ao paraí-so, descobre que fora retirado da Terra por engano por dois anjos. Para corrigir o erro, ele volta no corpo de um empre-sário branco, inimigo da mu-lher por quem é apaixonado

/// QUINTA, 17/05Wendy Wu: A Garota Kung Fu(Globo, 16h05)Wendy Wu: Homecoming Warrior, de John Laing. Com Brenda Song, Shin Koyamada e Susan Chuang. EUA, 2006, cor, 91 min. A emissora não informou a classifi cação etá-ria. Infantil – Wendy Wu é uma adolescente com uma vida perfeita: ela é bonita, popular

e, além disso, é uma das duas candidatas à rainha do baile de outono. Mas toda sua vida muda quando Shen, um mon-ge chinês, lhe conta que ela é a reencarnação do guerrei-ro Yin, que tem como destino lutar contra o malvado Yan Lo. Wendy tem então de aprender suas lições de Kung Fu para derrotar uma das mais pode-rosas forças do mal.

/// SEXTA, 18/05O Caminho Para El Dorado(Globo, 16h10) The Road To El Dorado, de Bibo Bergeron e Will Finn. Elenco não informado. EUA, 2000, cor, 89 min. A emisso-ra não informou a classifi ca-ção etária. Animação – Túlio e Miguel ganham um mapa que os levaria à cidade perdida de El Dorado, também conhecida como a cidade do ouro. Com a ajuda do cavalo Altivo, eles fogem do navio do explora-dor espanhol Cortez e partem rumo à cidade perdida.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe(SBT, 22:45 h) H.P and the Half Blood Prin-ce, de David Yates. Com Da-niel Radcli� e, Rupert Grint e Emma Watson. EUA, 2009, cor, 153 min. Classifi cação Etária: 12 anos. Aventura – Lorde Voldemort, cada dia mais for-te, ameaça o mundo dos trou-xas e dos bruxos. Enquanto prepara Harry para o confron-to fi nal com o lorde das trevas, Alvo Dumbledore contrata seu antigo amigo, o professor Horácio Slughorn, para ser o novo professor de poções. Ele acredita que o novo membro tenha informações cruciais para ajudá-lo.

Hairspray, em Busca da Fama, sábado, às 22h45, no SBT

Por

An

a Pa

ula

Do

erza

p�

Page 47: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

47

4711 de maio de 2012

Page 48: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

48

48

[ Z

AP

PIN

G ] Papo entre pais

Joana Limaverde está em pol-vorosa. Em breve, o progra-ma “Show de Bebê”, do canal por assinatura Bem Simples, ganhará uma nova tempora-da. “É muito gostoso porque eu tenho uma fi lha pequena e pude compartilhar a minha experiência de mãe e apren-der muita coisa”, comemora. O programa “Show de Bebê” reu-ne especialistas, como obste-tras, pediatras e pedagogos, entre outros, para falar sobre a infância para pais de primeira viagem. “Para mim funcionou como uma faculdade de mãe”, maximiza.

Contagem regressivaO SBT estreia, no próximo dia 21, às 20:30 h, o “remake” de “Carrossel”. “A narrativa está bastante fi el à original. Po-rém, colocamos mais roman-ce e rivalidade no núcleo de professores, sempre de uma forma divertida”, afi rma Iris Abravanel, responsável pela adaptação. “Com acesso à in-formática, os alunos da Esco-la Mundial vivenciam as van-tagens e desvantagens do uso abusivo de toda essa para-fernália da era digital”, acres-centa a autora. O SBT contra-tou um time de profi ssionais, como pedagoga, fonoaudi-óloga, psicóloga, pediatra e nutricionista para auxiliar no diálogo entre o elenco mi-rim e seus pais. Além disso, os aproximadamente 260 capí-tulos da novela são gravados nos estúdios 7 e 8 e também na cidade cenográfi ca do CDT Anhanguera, em São Paulo. A novela será protagonizada por Rosanne Mulholland, que vive a professora Helena.

Partidas e chegadas “João ao Cubo”, título provisó-rio da próxima novela de Car-los Lombardi na faixa das sete, na Globo, ainda passará por modifi cações antes de ser pro-duzida. O folhetim, que deve ir ao ar entre 2013 e 2014, narra, de maneira cômica, a temática de viagens no tempo. A dire-ção será de Wolf Maya.

Turma da “pá-virada”Depois de interpretar Flora de “A Favorita”, Patrícia Pillar vi-verá outra vilã na tevê. A atriz será uma das principais anta-gonistas de “Lado a Lado”, tí-tulo provisório da próxima no-vela das seis da Globo. Além dela, Maria Clara Gueiros e Klebber Toledo integram o time de maus-caracteres do folhetim de João Ximenes Bra-

ga e Claudia Lage. A trama es-treia em setembro.

Agora vaiLuana Piovani assinou um contrato por obra para fazer “Guerra dos Sexos”, próximo “remake” da Globo. Distante dos estúdios desde o fi m da série “A Mulher Invisível”, Lua-na interpretará Vânia Trabuc-co de Moraes. Antes do “sim” da atriz, a personagem foi ofe-recida para Claudia Raia, Alin-ne Moraes e Grazi Massafera, que declinaram o convite. As gravações começam em ju-nho.

Mudança estratégicaA Record mudou de ideia. O “Câmera em Ação”, pro-grama que estrearia na gra-de da emissora, agora será um quadro do “Repórter Re-cord”, comandado por Mar-celo Rezende. A produção segue os moldes do “Polí-cia 24h”, da Band, e mostra os bastidores da rotina poli-cial. Por enquanto, a Record ainda não decidiu quando o quadro estreia.

Sem pressaOs preparativos da minissérie “José – De Escravo a Gover-nador”, da Record, estão em andamento. As pesquisas so-bre fi gurino, caracterização e cenografi a estão bem adian-tadas. Por enquanto, loca-ções e elenco ainda não são prioridades da equipe. A his-tória é escrita por Vivian de Oliveira e terá direção de Ale-xandre Avancini.

DesdobramentosO quadro “Passaporte Hoje em Dia”, comandado por Cás-sio Reis no “Hoje em Dia”, da Record, fi cará no ar até agos-to. Depois disso, o apresen-tador fi cará exclusivo para o “reality show” “Ídolos Kids”, que deve estrear em setem-bro. As inscrições estão aber-tas para crianças de 5 a 12 anos no portal “ www.r7.com/idoloskids”. Os talentos mirins serão avaliados pelo trio de jurados: Afonso Nigro, Kelly Key e João Gordo.

Fala, garotadaA Band estuda a possibilida-de de estrear o “Conversa de Gente Grande” em junho. O programa, comandado por Marcelo Tas, reúne crianças que debatem com o apresen-tador temas da atualidade. A expectativa é que a produção vá ao ar aos domingos.

Na vilaniaVera Fischer será Irina em “Sal-ve Jorge”, título provisório da próxima novela das nove da Globo. Na trama de Glória Pe-rez, a atriz viverá uma estran-geira que é trafi cante de mu-lheres. Ela formará dupla com Livia, vilã interpretada por Claudia Raia. A produção es-treia em outubro.

Jogo abertoNo próximo dia 25, às 21 h, estreia o programa “Confi s-sões do Apocalipse”, no GNT. A produção é comandada por Fernanda Young, que lembra o formato do jogo da verdade. Temas como viagens, sexo, moda, comportamento e até culinária estarão em pauta. Dani Calabresa será a convi-dada do programa de estreia. O público também poderá fa-zer suas confi ssões no portal “ www.gnt.globo.com/confi sso-es-do-apocalipse”.

Hora da verdadeRafi nha Bastos deve estrear na RedeTV!, no comando da ver-são brasileira do “late show” “Saturday Night Live”, a par-

tir do dia 20 de maio. Além do humorista, participam do projeto os comediantes Ca-rol Zoccoli, Claudio Carneiro, Marcela Leal, Marco Gonçal-ves, Rudy e Fernando Muyla-ert, entre outros.

Casos de famíliaA Warner decidiu estrear em junho a nova versão da série “Dallas”. Criada por David Jaco-bs, e com roteiro de Cynthia Ci-dre, a produção dará continui-dade à saga da família Ewings, tendo como trama de destaque o triângulo amoroso formado pelos personagens John Ross, Christopher e Elena, interpre-tados por Josh Henderson, Jes-se Metcalfe e Jordana Brewster, respectivamente.

PassaporteEm breve, Marcelo Adnet ga-nhará um novo programa na MTV. A produção mesclará hu-mor e turismo e foi uma das garantias para que o apresenta-dor renovasse o contrato com a emissora no fi m de 2011. Adnet viajará para o Caribe e Londres, durante as Olímpiadas, para gravar o seu novo programa.

Joana Limaverde, apresentadora

do programa “Show de Bebê”, do

canal por assinatura Bem Simples

Ped

ro P

aulo

Fig

uei

red

o/C

ZN

po

r G

abri

el C

ord

eiro

Page 49: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

49

4911 de maio de 2012

Page 50: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

50

50

[ T

V P

AG

A ]

Amizade selvagem(Animal Planet/NET, TVA e Sky, dom, dia 13, às 21h)Cobras venenosas, tigres den-tuços afi ados e búfalos gigan-tescos amedrontam muita gente. Mas o ‘’Atrações Fatais’’ deste domingo mostra pesso-as que cultivam relações ami-gáveis com essas feras. Elas amam tanto tais animais que não se importam em arriscar a própria vida para estar pró-ximas a eles.

Amor nas estrelas(GNT/NET, TVA, Sky, ter, dia 15, às 23h)Os mistérios do amor relacio-nados à astrologia são desta-que, nesta terça, do programa ‘’No Astral’’. A produção mos-tra com mais profundidade as características do signo de virgem. Nas relações, os vir-ginianos têm perspicácia e profunda necessidade de se comunicar. A apresentadora Claudia Lisboa conversa com a atriz Regiane Alves, uma au-têntica virginiana de sucesso.

Paraíso chocólatra (FoxLife/NET, TVA, Sky, qua, dia 16, às 22h45) A estreia de ‘’Chocco Fantasy’’, nesta quarta, vai mexer com os sentidos dos telespecta-dores. A série mostra os bas-tidores da vida dos confeitei-ros da Choccywoccydoodah, uma loja britânica que é re-ferência mundial em confei-

taria. Madonna, Hugh Grant, Kaylie Minogue e Christian Louboutin são alguns dos clientes mais famosos, que já pagaram até 9 mil libras por verdadeiras obras de arte.

Heróis de carne e osso (History/NET, TVA, Sky, qui, dia 17, às 22h) Os super-heróis saíram dos quadrinhos e invadiram a vida real. A série ‘’Super-hu-manos: América Latina’’, que estreia nesta quinta, mostra pessoas que possuem habi-lidades extraordinárias. No primeiro episódio, Leo Tu-sam, apresentador do pro-grama, vai a São Paulo para registrar as habilidades de Ricardo Nord, cuja força de seu corpo é capaz de arras-tar dois caminhões.

Vida de sociedade(Globosat HD/NET, TVA, Sky, sab, dia 19, às 22h)A vida da aristocracia ingle-sa é o foco da série ‘’Downton Abbey’’ neste sábado. A pro-dução entrou para o Guin-ness como o ‘’programa de TV de língua inglesa mais acla-mado pela crítica’’ do ano. Ficção e fatos históricos se misturam enquanto os per-sonagens têm de lidar com os principais acontecimentos da época. Como o naufrágio do Titanic, em 1912, e tudo o que se passa nos dois anos antes da Primeira Guerra Mundial.

Sobre as águas(Eurochannel/NET, TVA, Sky,sex, dia 18, às 22h30) Romântica e misteriosa, Ve-neza é um dos pontos tu-rísticos mais procurados da Europa. Mas o que faz a pe-quena cidade italiana ser tão desejada pelos viajantes? O documentário ‘’Seis em Ve-neza’’ desbrava, nesta sex-ta, a cultura, a arquitetura e a icônica lagoa sobre a qual a cidade foi montada. A pro-dução mostra Veneza por meio das histórias de seis moradores: um garçom de hotel, um arqueólogo, um mestre aposentado, um pin-tor que também é pescador, um ladrão, e um estudante.

Embate europeu(ESPN/NET, TVA, Sky, sab, dia 19, 15h30)Contrariando as previsões, Real Madrid e Barcelona es-tão fora da fi nal da ‘’Cham-pions League’’ neste sábado. A decisão do título fi ca entre o Bayern de Munique, da Ale-manha, e o Chelsea, da Ingla-terra. O jogo acontece na casa do Bayern, no estádio Allianz Arena. A disputa marca uma interrupção na invencibilida-de dos times espanhóis, que já colecionam 13 títulos.

Vergonha virtual(Telecine Premium/NET, TVA, Sky, sab, dia 19, às 22h)

Após o sucesso da série no canal Multishow, Bruno Ma-zzeo resolveu levar a pro-posta para o cinema com o filme ‘’Cilada.com’’, que es-treia neste sábado. Depois de ser pego traindo a na-morada, a vida de Bruno se torna um inferno. Por vin-gança, ela posta um vídeo na internet de uma transa em que ele passa vergonha. Agora, Bruno enfrenta situ-ações hilárias para melhorar sua fama.

/// DICASO Telecine Touch prepa-rou uma programação es-pecial para o Dia das Mães. Neste domingo, o canal exi-be em sequência os fi lmes ‘’Em Qualquer Outro Lugar’’ e ‘’Novidades no Amor’’. (Te-lecine Touch/NET, TVA, Sky, dom, dia 13, às 20 h)

A releza espanhola ganha es-paço na série ‘’Reis da Espa-nha’’, nesta segunda. A produ-ção mostra a dinastia Filipina, marcada pelos reinados de Felipe II e Felipe III. (Euro-channel/NET, TVA, Sky, seg, dia 14, às 20h)

Vai ao ar, nesta quinta, o capítulo final da série ‘’Ti-tanic’’. A produção mos-tra uma das maiores tragé-dias marítimas do século XX. (GNT/NET, TVA, Sky, qui, dia 17, às 23h15)

Cilada.com, no Telecine

Premiun, dia 5, às 22h

Por

Car

olin

e B

org

es

Div

ulg

ação

Page 51: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

51

5111 de maio de 2012

café da manhã

almoço - buffet executivo

happy hour

jantar - menu degustação

NOVOS SABORES,NOVAS SENSAÇÕESe um novo chef.

Sables Hotel: Av. Salgado Filho, 1176 - Jd Maia

www.itaunasrestaurante.com.br

Page 52: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

52

52

American Pie - O reencontro“American Reunion”, EUA, 2012. Direção: Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg. Dez anos após os acontecimen-tos de American Pie, os pro-tagonistas reúnem-se para relembrar os velhos tem-pos. Michelle (Alyson Hanni-gan) e Jim (Jason Biggs) es-tão habituando-se à vida de casados, enquanto cuidam de seu fi lho. Kevin (Thomas Ian Nicholas) e Vicky sepa-raram-se, Oz (Chris Klein) e Heather estão distanciando--se aos poucos, mas Finch (Eddie Kaye Thomas) conti-nua louco pela mãe de Stifl er (Seann William Scott). Comé-dia, 114 min, classifi cação: 14 anos. Shopping Bonsucesso: 16h30, 19h, 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 16h, 18h40 (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias

11 e 12/05 (sexta e sábado): 0h15 (dublado). Sessão que não será exibida no dia 12/05 (sábado): 21h40 (dublado).

Anjos da lei“21 Jump Street”, EUA, 2012. Direção: Phil Lord e Chris Miller. Jenko (Channing Ta-tum) e Schimidt (Jonah Hill) formaram-se na mesma tur-ma da academia de polícia, mas são bem diferentes. Mes-mo assim, um completando o outro das maneiras mais inusitadas possíveis, acabam formando uma boa dupla. Agora, os dois foram designa-dos para trabalhar disfarçados juntos com o Capitão Walters (Ice Cube), em uma área do-minada pelos jovens e o tra-fi cante Eric (Dave Franco). O problema é que os dois pa-recem ter entrado fundo de-mais nessa coisa de infi ltrar-

-se e a farra vai comer solta. Comédia, 109 min, classifi ca-ção: 16 anos. Shopping Bon-sucesso: 14h30, 17h, 19h20, 21h40 (dublado). Internacio-nal Shopping: 14h40, 19h40, 22h (dublado).

Espelho, espelho meu“Mirror, mirror”. EUA, 2012, Direção: Tarsem Singh. Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa, a Rainha Má (Ju-lia Roberts), passa a controlar o reino. Extremamente vaido-sa, ela começa a cobrar cada vez mais impostos para sus-tentar sua vida cheia de ex-cessos. Ao mesmo tempo, mantém presa em seu quarto Branca de Neve (Lily Collins), sua enteada. Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrori-zada com a situação de fome

e miséria do povo, ela retor-na decidida a derrubar sua madrasta. Aventura, 106min, classifi cação: livre. Interna-cional Shopping: 12h, 17h15 (dublado).

Flor da neve e o leque secreto“Snow Flower and the Secret Fan”, EUA, China, 2011. Di-reção: Wayne Wang. Flor da Neve (Gianna Jun) e Lily (Bin-gbing Li) são garotas que vi-vem isoladas de suas famílias. Elas se comunicam através de uma linguagem secreta, com mensagens sendo transmiti-das através de leques de seda. Nos dias atuais, Nina (Bin-gbing Li) e Sophia (Gianna Jun) tentam manter a amiza-de de infância em meio às di-fi culdades da vida adulta, in-cluindo complicadas histórias de amor e as necessidades

[ C

INE

MA

]

Battleship -A Batalha dos mares“Battleship”, 2012, Direção: Peter Berg. Alex Hopper (Taylor Kitsch) é um ofi cial naval do navio USS John Paul Jones, comandado pelo almirante Shane (Liam Neeson). Alex é noivo de Sam (Brooklyn Decker), fi lha de Shane, apesar de não ser bem visto por ele. Já em alto mar, eles precisam unir forças com a tripulação do navio USS Samson, comandado pelo irmão mais velho de Alex, Stone (Alexander Skarsgaard), ao encontrar uma força alienígena desconhecida, que ameaça a existência da humanidade. Um grupo de cientistas, comandados por Cal Zapata (Hamish Linklater), e de especialistas em armas, como Cora Raikers (Rihanna), também compõem a equipe. Acompanhando tanto o lado dos humanos quanto o lado dos alienígenas, Battleship apresenta a intensa disputa pelo controle da Terra. Ação, 135 min, classifi cação: 10 anos. Shopping Bonsucesso: 12h40, 15h25, 18h10, 21h (dublado). Internacional Shopping: 12h20, 13h20, 15h20, 16h20, 18h20, 19h20, 21h20, 22h20 (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sábado): 0h20 (dublado). 14h20, 17h20, 20h20 (legendado). Sessão que será exibida so-mente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sábado): 23h20 (legendado). Sessão que será exibida somente nos dias 12 e 13/05 (sábado e domingo): 11h20 (legendado).

Divulgação

Page 53: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

53

5311 de maio de 2012

Page 54: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

54

54

da carreira. Drama, 104 min, classifi cação: 12 anos. Inter-nacional Shopping: 13h50 (le-gendado).

O Lorax: Em busca da trúfula perdida“Dr. Seuss’ The Lorax”, EUA, 2012, Direção: Chris Renaud e Kyle Balda. O menino Ted (Zac Efron) descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey (Taylor Swift), é ver uma ár-vore de verdade, algo em ex-tinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca em uma aventura por uma terra des-conhecida, cheia de cor, na-tureza e árvores. É lá que co-nhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugen-to Lorax (Danny DeVito), uma criatura curiosa e preocupada com o futuro de seu próprio mundo. Infantil, 87 min, clas-sifi cação: livre. Shopping Bon-sucesso: 14h20 (dublado).

O Corvo“The Raven”, EUA, 2012, Dire-ção: James McTeigue. O es-critor Edgar Alan Poe (John Cusack) está a caça de um assassino em série que imi-ta os crimes de seus contos e ainda sequestrou sua noiva Emily (Alice Eve). Para ajudá--lo na investigação, o deteti-ve Emmet (Luke Evans) assu-me o caso e pretende dar um fi m aos terríveis assassinatos, que são seguidos de charadas criadas pelo criminoso, que desafi a a inteligência do autor num jogo de gato e rato. Sus-pense, 111 min, classifi cação: 14 anos. Internacional Shop-ping: 21h40 (dublado) - está sessão será exibida somente no dia 12/05 (sábado).

Os Vingadores“The Avengers”, EUA, 2012, Direção: Joss Whedon. Quan-do um inimigo inesperado surge ameaçando a seguran-ça global, Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agên-cia internacional de paz, co-nhecido como Shield, recruta uma equipe para livrar o mun-do de uma possível destrui-ção: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris He-msworth), Hulk (Mark Ru� a-lo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scar-lett Johansson). Ação, 136 min, classifi cação: 12 anos. Shopping Bonsucesso: 13h, 15h40, 18h35, 21h25 (dubla-do). Internacional Shopping: 12h30, 13h30, 14h30, 14h50, 15h30, 16h30, 17h30, 17h50,

18h30, 19h30, 20h30, 20h50, 21h30, 22h30 (dublado). Ses-sões que serão exibidas so-mente nos dias 12 e 13/05 (sábado e domingo): 11h30, 11h40 (dublado). Sessões que serão exibidas somente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sába-do): 23h30, 23h50, 0h30 (du-blado). 12h50, 15h50, 18h50, 21h50 (lengendado).

Os Vingadores 3DVer sinopse em “Os Vingado-res”. Internacional Shopping: 12h10, 13h, 15h10, 16h10, 18h10, 19h10, 21h10, 22h10 (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sábado): 0h10 (dublado). 14h, 17h10, 20h10 (legendado). Sessão que será exibida somente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sábado): 23h10 (legendado). Sessão que será exibida somente nos dias 12 e 13/05 (sábado e domingo): 11h (legendado).

Paraísos artifi ciaisNacional, 2012, Direção: Marcos Prado. Erika (Nathalia Dill) é uma DJ de relativo su-cesso e muito amiga de Lara (Lívia de Bueno). Durante um festival onde Erika trabalha-va, elas conheceram Nando (Luca Bianchi) e, juntos, vi-vem um momento intenso. Entretanto, logo em seguida, o trio separa-se. Anos depois Erika e Nando reencontram--se em Amsterdã, onde apai-xonam-se. Só que apenas Erika lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles afas-taram-se pouco após conhe-cerem-se, anos antes. Dra-ma, 96 min, classifi cação: 16 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20h, 22h. In-ternacional Shopping: 12h40, 17h40, 22h15.

Um homem de sorte“The Lucky One”, EUA, 2012. Direção: Scott Hicks. En-

quanto estava no meio do conflito no Iraque, o sargen-to da Marinha norte-ame-ricana Logan Thibault (Zac Efron) encontra a fotografia de Beth (Taylor Schilling), sem conhecê-la e passa a considerar o fato como uma espécie de amuleto em ter-ras inimigas. Quando retor-na para seu país, decide que vai encontrá-la e, através de um pedido de emprego que fez para a mãe dela, Nana (Blythe Danner), começa a manter contato, mas guar-dando em segredo o verda-deiro motivo de sua vinda. Beth tem problemas pesso-ais com seu ex-marido, com quem tem um filho. O ro-mance entre Beth e Logan acaba brotando, apesar de toda a desconfiança que ela mantém sobre o misterio-so funcionário da casa. In-ternacional Shopping: 15h, 19h50 (legendado).

Divulgação

[ C

INE

MA

]

Piratas pirados“The Pirates! Band of Misfi ts”, EUA, 2012, Direção: Peter Lord. O Capitão Pirata (Hugh Grant) é um dos mais trapalhões piratas dos sete mares e sua maré de azar anda incomodando. O pior é que ele é louco para derrotar seus rivais Black Bellamy (Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) na premiação Piratas do Ano, mas sua tripulação pra lá de doida atrapalha mais do que ajuda. Para completar, o capitão vai ter que encarar uma enfezada Rainha Victoria (Imelda Staunton) na companhia do famoso pesquisador Charles Darwin (David Tennant). Aventura, 88 min, classi-fi cação: livre. Shopping Bonsucesso: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30 (dublado). Internacional Shopping:12h15, 14h35, 16h40, 19h, 21h15 (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias 11 e 12/05 (sexta e sábado): 23h40 (dublado).

Page 55: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

55

5511 de maio de 2012

Page 56: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

56

56

/// DANÇADança do Ventre 12 de maioApresentações de coreografi as em grupo ou solos, de alunas da Academia Holos que estão concluindo um determinado nível da dança do ventre. Além dessa modalidade, apresen-tará também o balé infantil e um grupo de step. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia e portadores da Cartei-ra do Ator da Sec. de Cultura de Guarulhos) e R$ 5. Mais in-formações pelo telefone 2421-7952. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Sábado, às 19h.

Cálamo – Insaio Cia. de Arte19 de maio“Cálamo” explora, pela poética da dança, a pele como espaço que pode explicitar modos de vida e conter expressividades humanas. Limite passível de perfurações, atravessamen-tos e vertigens, camadas que trilham por entre os poros. É quase como reter uma escri-ta no interior mais profundo do corpo, matéria-prima de experimentação, decifração de desejos e encantamentos. As diferentes grafi as, o cor-po escrevendo. A extensão da própria pele é a pele do ou-tro. Projeto realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011 – ProAC. Dire-ção geral, Concepção e Co-reografi a: Claudia Palma. In-dicação: 14 anos. Retirar um ingresso na bilheteria do tea-tro uma hora antes do início do espetáculo. Mais informa-ções pelo telefone 2459-1813. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Sábado, às 20h.

/// MÚSICAGregory Rodrigues canta em homenagem às mães11 de maioO jovem cantor, que já se apresentou no Programa Raul Gil, interpretará clássicos, como “New York, New York”, de Frank Sinatra, composições próprias e canções da música popular brasileira (MPB), em evento promovido pela vere-adora Luiza Cordeiro. Grátis. Centro Comercial do Parque Cecap. Sexta, às 19h.

Viola Viva: Especial Dia das Mães13 de maioExcepcionalmente neste

mês, o tradicional encontro de música sertaneja com Áu-rea Fontes, Banda Viola Viva e convidados será apresenta-do no segundo domingo do mês, em comemoração ao Dia das Mães. Retirar um in-gresso na bilheteria do tea-tro uma hora antes do início do espetáculo. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coquei-ros, 74, lago de vila Galvão. Domingo, às 16h.

Almir Sater 16 de maioO violeiro, compositor, ator sul-matogrossense Almir Sa-ter, nesta única apresenta-ção, fará um passeio por sua carreira artística que comple-tou 31 anos. Dono de um jei-to manso de falar, Almir vai apresentar grandes sucessos como Ana Bonita, Rio de Lá-grimas, Um Violeiro Toca, Se-mente, Galopada, Chalana, Tristeza do Jeca, entre outras. Com dez álbuns solo na disco-grafi a, o artista lota shows por todas as regiões do país. Almir Sater é considerado um artista versátil da MPB, tendo partici-pado na TV em novelas como

“Rei do Gado”, “Ana Raio e Zé Trovão” e “Pantanal”. Suas mú-sicas também fi zeram parte de várias trilhas sonoras de algu-mas produções televisivas. In-gressos à venda na Amrsing, avenida Tiradentes, 2.386, pelo telefone 2440-0748, das 9h às 17h, e na bilheteria do teatro, a partir do dia 8, das 14h às 20h – R$ 100 (inteira), R$ 70 (promocional) e R$ 50 (meia, incluindo os portadores da “Carteira do Ator” emitida pela Secretaria de Cultura de Guarulhos). Mais informações pelos telefones 4427-7986 ou 4427-4360. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lo-bato, 734, Macedo. Quarta, às 21h.

The Platters18 de maioConsolidado pelo grande su-cesso ”Only You”, The Platters é considerado o maior gru-po vocal de todos os tempos. Este foi o primeiro de muitos outros sucessos, tais como: “Smoke Gets in Your Eyes”, “The Great Pretender”, “The Magic Touch, Remember When”, “My Prayer” e outros.

The Platers tem Kevin Car-rol como líder singer, o te-nor Ronn Howard, a soprano Dawn Carla e o barítono B.J. Mitchell, líder do grupo há mais de 40 anos. Indicação: 10 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, a par-tir do dia 14, das 14h às 20h – R$ 80 (inteira), R$ 60 (pro-moção e antecipado) e R$ 40 (meia, incluindo os por-tadores da “Carteira do Ator” emitida pela Secretaria de Cultura de Guarulhos). Mais informações pelo telefone 3931-1448. Teatro Adamas-tor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Guarulhos. Sex-ta, às 20h30.

/// TEATROSopro de Vida 26 e 27 de maioNathália Timberg e Rosama-ria Murtinho encenam tex-to de um dos dramaturgos ingleses mais consagrados das últimas décadas – Da-vid Hare, autor de sucessos como “As Horas” e “O Leitor”. A história de “Sopro de Vida” é inusitada: duas mulheres enfrentam-se num sutil em-

[ E

SPE

CU

LOS

] Márcio

Mo

nteiro

As Máscaras Caem – Cia. Naíka de Teatro19 e 20 de maioJosé é um desses casos raros e fascinantes de pessoas que se recordam de suas vidas passadas. Auxiliado por um famoso terapeuta, especialista em regressão hipnótica (e sua bela assistente), tentará descobrir o exato local onde ele teria enterrado um valioso tesouro. Para isso, terá de reviver traumas e dramas de suas vidas anteriores. Direção: Wilson Fumoy. Gênero: Comédia. Duração: 75 minutos. Indicação: 12 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro a partir do dia 16 de maio, das 14h às 20h, e no dia do espetáculo, a partir das 18h – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia e promocional, incluindo portadores da Carteira do Ator e da Carteira de Descontos para Espetáculos de Dança, emitidas pela Sec. de Cultura). Mais informações pelos telefones 8010-5030 e 7883-0156. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado e domingo, às 20h.

Page 57: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

57

5711 de maio de 2012

bate pelo mesmo homem, partilhado por ambas du-rante mais de 25 anos. Com um detalhe surpreendente: a amante (Timberg) é mais ve-lha que a esposa (Murtinho) e até mesmo que o próprio marido. A partir desta trama, as personagens revelam uma gama de sensações, senti-mentos e, por que não, seus preconceitos. Direção: Naum Alves de Souza. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, a partir do dia 22 de maio, das 15h às 20h, e no dia do espetá-culo, a partir das 15h – R$ 70 (inteira), R$ 50 (antecipado), R$ 45 (promocional) e R$ 35 (meia). Mais informações pelo telefone 2809-1907. Te-atro Adamastor Centro. Ave-nida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 21h e domingo, às 19h.

A Velha Atriz – Grupo Arte Cultura29 de maioEspetáculo premiado no ETC 2011 (Encontro de Teatro da Cidade), a peça fragmenta a vida de uma velha atriz no fi nal da carreira, através de três atores que mergulham no universo de suas perso-nagens, num elo entre o passado, o presente e a von-tade de viver o futuro, mos-trando a alma do verdadeiro artista. Direção: Júnior Lo-pez. Indicação: 14 anos. Re-tirar um ingresso na bilhete-ria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 2087-4183. Teatro Adamas-tor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Terça, às 20h.

/// TEATRO INFANTILA branca de neve e os sete anões – 4D12 e 13 de maioO musical, que conta a clás-sica história de Branca de Neve e os sete Anões, tem os diálogos e as músicas can-tadas em português, além de muitos efeitos especiais e de iluminação. O espetá-culo tem ainda recursos de gelo seco, telões em 3D, le-vitações, ilusionismo, explo-sões, aromas e um sem fi m de equipamentos que fazem a plateia ter a sensação de estar dentro do espetácu-lo, chamado 4D, divertindo toda a família. Ingressos: R$ 100 (inteira), R$ 70 (promo-ção) e R$ 50 (meia, clientes da Porto Seguro + 1 acom-

panhante - desconto indivi-dual, funcionário público do município, Proguaru, porta-dores da Carteira do Ator e Carteira de descontos para Espetáculos de Dança (mu-nidos de documento com foto). Mais informações pelo telefone 2093-3176. Adamas-tor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo. Sába-do e domingo, às 16h.

E agora, João23 de maioO espetáculo, realizado em parceria da Prefeitura de Guarulhos com o Sesc San-tana, conta a história do me-nino João e sua família, que gastam muito tempo na fren-te da TV. Depois de ser mui-to usada pela família, a TV – chamada de Senhora Tele-visão – reclama que está can-sada e zangada por não ser desligada. Contrariada, a Se-nhora Televisão engole o me-nino! Nesse momento, João inicia uma viagem lúdica e efi ciente, e conhece perso-nagens estranhos e diverti-dos que o ajudarão com os confl itos apresentados. Tea-

tro Adamastor. Rua Monteiro Lobato, 734 – Macedo. Quar-ta, às 15h.

Muitas Luas – Cia. de Teatro Umburana de Cheiro24 de maioA história relata os proble-mas de um rei que tenta sa-tisfazer todos os desejos de sua única filha, uma prince-sinha mimada que, após co-mer vários pedaços de doce, adoece. Para submeter-se ao tratamento, ela impõe um pedido que parece im-possível de ser atendido. A solução é apresentada pela própria princesa, de manei-ra simples e poética. Dire-ção: Atílio Garret (in memo-riam). Indicação: a partir dos 4 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 14h – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia, incluindo portado-res da Carteira do Ator emi-tida pela Secretaria de Cul-tura). Mais informações pelo telefone 6718-1726. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Mace-do. Quinta, às 15h.

Os Smurfs e o Mistério da Floresta Encantada – Troupe Teatral Paulistana20 de maioDesastrado chama pelos amigos Ranzinza, Gênio e Smurfete, para contar-lhes a sensacional notícia que aca-bara de ver na televisão: a de que havia um fabuloso te-souro na fl oresta encantada onde eles viviam. Acontece que Gargamel, o terrível vi-lão, sem que eles percebes-sem, também ouvira o que Desastrado havia contado para seus amigos. A partir deste momento, confusões engraçadas irão acontecer. Ingressos à venda na bilhe-teria do teatro uma hora an-tes do início do espetáculo – R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia e portadores da Carteira do Ator da Secretaria de Cultura de Guarulhos). Mais informa-ções e vendas antecipadas de ingressos pelos telefones 2819-9130, ou 8459-3020 e/ou no www.troupeteatral.multiply.com. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coquei-ros, 74, lago de vila Galvão. Domingo, às 11h e às 16h.

Foto

Nico

llas Orn

elas/PM

G

Violão na Era do Rádio: Recital11 de maioO projeto “Violão na Era do Rádio”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos – FunCultura, vem percorrendo, desde outubro de 2011, vários palcos da cidade, como o Te-atro Nelson Rodrigues, Anfi teatro Pedro Dias Gonçalves, Calçadão da Dom Pedro e Tenda do Bosque Maia. O objetivo é reviver os grandes violonistas que marcaram época na era de ouro do rádio brasileiro. O violonista Rodrigo Soares, idealizador do projeto e intérprete, trará, no quinto recital da série, obras de artistas como Dilermando Reis, Américo Jacomino (Canhoto), João Pernambuco, Garoto, Ernesto Nazareth, entre outros. Entrada franca. Auditório Antonio Geraldo Delorenzo. Avenida Tiradentes, 2.529, vila São Jorge. Sexta, às 20h.

Page 58: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

58

58

/// CURSOS Reiki - nível 212 de maioO curso, voltado para a práti-ca ambulatorial, trabalha com a introdução dos três símbo-los da técnica e como ela pode ser utilizada, assim como téc-nicas de meditação, cura a dis-tância, calatonia e demais trata-mentos. Pré-requisito: ter feito o curso de reiki - nível 1. Valor: R$ 190 (2 parcelas de R$ 95), atra-vés de inscrição no site (www.espacoki.com.br) e pagamento na sede. Espaço Ki. Rua Doutor José Maurício, 152, Gopoúva. Informações: 2408-2078, 2409-2533 e [email protected]. Sábado, das 9h às 18h.

Inscrições para o curso “ECA Comentado”Até 14 de maioO projeto desenvolvido pelo Instituto Pró-Cidadania, que visa a esclarecer o Estatuto da Criança e Adolescente em sua totalidade, é aberto ao público. Interessados podem inscrever--se até o dia 14 - data da primei-ra aula -, pelos telefones 2885-6997, 9383-4727, 7379-9562, 7065-0018, e do e-mail [email protected], median-te a entrega de 1 kg de alimento não perecível no Centro Edu-cacional Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Centro), onde as aulas serão realizadas às segundas, das 17h30 às 19h.

/// EVENTO9ª Rodada de Negócios de Guarulhos11 de maioO evento, realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Esta-do de São Paulo) e pela Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), com apoio da Prefeitura de Guarulhos, da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), teve início no dia 10, com a participação de 26 empresas e palestra organiza-da pelo Sebrae, com foco no empreendedorismo. Interna-cional Eventos. Rua João Ca-valari, 133, Ponte Grande. O evento é aberto ao público no dia 11 (sexta), das 9h às 17h. In-formações: 2440-9622 (Ciesp), 2412-6054 (Asec), ou www.rodadadenegociosguarulhos.com.br

/// EXPOSIÇÕES Texturas: Pelo Tato Descubra o MundoAté 30 de maioA equipe da Ação Cultural, em parceria com a Secretaria de

Cultura, apresenta a exposição sensorial “Texturas: Pelo Tato Descubra o Mundo” e “Corre-dor dos Sentidos”. A exposição é parte da comemoração dos 12 anos do Espaço Braile e foi pen-sada para atender a defi cientes e não defi cientes. O intuito é fazer com que todos vivenciem as di-fi culdades do outro. Curadoria: Marina Pinto. Assessoria: Luci-claudia. Entrada franca. Agendar visita monitorada pelo telefone 2087-6900. Biblioteca Montei-ro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30. Sábado, das 9h às 13h, exceto feriados.

Varal de Poesia – Glauco MattosoAté 31 de maio Glauco Mattoso é poeta, fi ccio-nista, cronista e colunista em diversas mídias. Pseudônimo de Pedro José Ferreira da Silva (paulistano de 1951), o nome artístico é um trocadilho com “glaucomatoso” (portador de glaucoma, doença congênita que lhe acarretou perda pro-gressiva da visão, até a ceguei-ra total em 1995), além de aludir a Gregório de Mattos, de quem é herdeiro na sátira política e na crítica de costumes. Bibliote-ca Paulo do Carmo Dias. Praça Cícero Miranda, 74, lago da vila Galvão. Segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados.

/// OPORTUNIDADESInscrições para

Festival de Hip-Hop Até 11 de maioRealizado pela Prefeitura de Guarulhos, o Festival de Hip--Hop está com inscrições aber-tas e irá premiar MCs, DJs e dançarinos de break. As elimi-natórias acontecem nos dias 26 e 27 de maio e 3 de junho no Teatro Adamastor Pimentas. Os vencedores apresentam-se no Show de Premiação no dia 1º de julho. Mais informações sobre o concurso e os requisi-tos para inscrição podem ser conferidos no edital publicado na área de Destaques do portal da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br). Lá tam-bém estão as fi chas de inscri-ção que devem ser impressas, preenchidas e entregues na Secretaria de Cultura, avenida Monteiro Lobato, 734, 1º an-dar, Macedo. Tels.: 2087-4160 / 2087-4161.

Inscrições para concurso para soldado da PM de SPAté 23 de maioA organizadora Vunesp publi-cou edital para o concurso de soldado da Polícia Militar de SP para ambos os sexos. São 1.160 vagas com salário inicial de R$ 2.242 mensais, para quem tem de 18 a 30 anos e cursou ní-vel médio. O valor da taxa é de R$ 50. Os candidatos passarão por uma prova objetiva e por exames físicos e psicológicos. A prova está marcada para o dia 24 de junho. Informações:

www.centraldeconcursos.com.br. Tel.: 2447-8800.

/// PALESTRASPalestras do Núcleo de Escolas Particulares15 e 22 de maioA entidade, integrante do Pro-grama Empreendedor Guaru-lhos, organiza atividades volta-das para instituições de ensino para aprimoramento de gestão de negócios e tomadas de de-cisões. No dia 15 haverá debate sobre “Ferramentas de cobrança e como tratar a inadimplência”, com participações de Marcos Keler Kremer, consultor jurídico do Sebrae-SP; e de Cláudio Mira Luz, representante da ACE-Gua-rulhos. No dia 22, o tema será “Critérios e análise para uma boa matrícula”. Interessados podem enviar perguntas para o e-mail [email protected]. As palestras são gratui-tas, mas as vagas são limitadas. Inscrições no site http://www.aceguarulhos.com.br/. Infor-mações: 2137-9333. ACE-Gua-rulhos. Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima. Sá-bados, às 8h30.

“O poder da comunicação”30 de maioO palestrante Letterino Santo-ro, fi lósofo, consultor e presi-dente da Associação Brasileira de Estudos da Comunicação (Abrecom), aborda assuntos relacionados à comunicação e como ela é fundamental no

[ A

GE

ND

A ] D

ivulg

ação

Exposição de Ficção Científi ca Até 19 de maioO gênero, que desde as primeiras décadas do século XX, causa fascínio no imaginário popular, será o tema da mostra, através de painéis que traçam linha do tempo e que detalham o trabalho de artistas que se destacaram através de linguagens variadas. Também haverá exibições dos fi lmes “Brazil, O Filme”; ”Guerra dos Mundos”, “Frankenstein” e “O Homem que Caiu na Terra”; leitura da peça “Henceforward”, de Alan Ayckbourn; show da banda paulistana Diafanes; e de-bate sobre a série “Doctor Who”, exibida na TV Cultura. Cultura Inglesa-Guarulhos. Rua Brasília Castanho de Oliveira, 280, Centro. Informações: 2461-1032 e www.culturainglesasp.com.br. De segunda a quinta, das 9h às 20h; sextas, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 14h. Entrada franca. Até 19 de maio.

Cena do fi lme “Brazil” (1984), dirigido por Terry Gilliam

Page 59: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

59

5911 de maio de 2012

/// CURSOS Reiki - nível 212 de maioO curso, voltado para a práti-ca ambulatorial, trabalha com a introdução dos três símbo-los da técnica e como ela pode ser utilizada, assim como téc-nicas de meditação, cura a dis-tância, calatonia e demais trata-mentos. Pré-requisito: ter feito o curso de reiki - nível 1. Valor: R$ 190 (2 parcelas de R$ 95), atra-vés de inscrição no site (www.espacoki.com.br) e pagamento na sede. Espaço Ki. Rua Doutor José Maurício, 152, Gopoúva. Informações: 2408-2078, 2409-2533 e [email protected]. Sábado, das 9h às 18h.

Inscrições para o curso “ECA Comentado”Até 14 de maioO projeto desenvolvido pelo Instituto Pró-Cidadania, que visa a esclarecer o Estatuto da Criança e Adolescente em sua totalidade, é aberto ao público. Interessados podem inscrever--se até o dia 14 - data da primei-ra aula -, pelos telefones 2885-6997, 9383-4727, 7379-9562, 7065-0018, e do e-mail [email protected], median-te a entrega de 1 kg de alimento não perecível no Centro Edu-cacional Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Centro), onde as aulas serão realizadas às segundas, das 17h30 às 19h.

/// EVENTO9ª Rodada de Negócios de Guarulhos11 de maioO evento, realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Esta-do de São Paulo) e pela Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), com apoio da Prefeitura de Guarulhos, da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), teve início no dia 10, com a participação de 26 empresas e palestra organiza-da pelo Sebrae, com foco no empreendedorismo. Interna-cional Eventos. Rua João Ca-valari, 133, Ponte Grande. O evento é aberto ao público no dia 11 (sexta), das 9h às 17h. In-formações: 2440-9622 (Ciesp), 2412-6054 (Asec), ou www.rodadadenegociosguarulhos.com.br

/// EXPOSIÇÕES Texturas: Pelo Tato Descubra o MundoAté 30 de maioA equipe da Ação Cultural, em parceria com a Secretaria de

Cultura, apresenta a exposição sensorial “Texturas: Pelo Tato Descubra o Mundo” e “Corre-dor dos Sentidos”. A exposição é parte da comemoração dos 12 anos do Espaço Braile e foi pen-sada para atender a defi cientes e não defi cientes. O intuito é fazer com que todos vivenciem as di-fi culdades do outro. Curadoria: Marina Pinto. Assessoria: Luci-claudia. Entrada franca. Agendar visita monitorada pelo telefone 2087-6900. Biblioteca Montei-ro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30. Sábado, das 9h às 13h, exceto feriados.

Varal de Poesia – Glauco MattosoAté 31 de maio Glauco Mattoso é poeta, fi ccio-nista, cronista e colunista em diversas mídias. Pseudônimo de Pedro José Ferreira da Silva (paulistano de 1951), o nome artístico é um trocadilho com “glaucomatoso” (portador de glaucoma, doença congênita que lhe acarretou perda pro-gressiva da visão, até a ceguei-ra total em 1995), além de aludir a Gregório de Mattos, de quem é herdeiro na sátira política e na crítica de costumes. Bibliote-ca Paulo do Carmo Dias. Praça Cícero Miranda, 74, lago da vila Galvão. Segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados.

/// OPORTUNIDADESInscrições para

Festival de Hip-Hop Até 11 de maioRealizado pela Prefeitura de Guarulhos, o Festival de Hip--Hop está com inscrições aber-tas e irá premiar MCs, DJs e dançarinos de break. As elimi-natórias acontecem nos dias 26 e 27 de maio e 3 de junho no Teatro Adamastor Pimentas. Os vencedores apresentam-se no Show de Premiação no dia 1º de julho. Mais informações sobre o concurso e os requisi-tos para inscrição podem ser conferidos no edital publicado na área de Destaques do portal da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br). Lá tam-bém estão as fi chas de inscri-ção que devem ser impressas, preenchidas e entregues na Secretaria de Cultura, avenida Monteiro Lobato, 734, 1º an-dar, Macedo. Tels.: 2087-4160 / 2087-4161.

Inscrições para concurso para soldado da PM de SPAté 23 de maioA organizadora Vunesp publi-cou edital para o concurso de soldado da Polícia Militar de SP para ambos os sexos. São 1.160 vagas com salário inicial de R$ 2.242 mensais, para quem tem de 18 a 30 anos e cursou ní-vel médio. O valor da taxa é de R$ 50. Os candidatos passarão por uma prova objetiva e por exames físicos e psicológicos. A prova está marcada para o dia 24 de junho. Informações:

www.centraldeconcursos.com.br. Tel.: 2447-8800.

/// PALESTRASPalestras do Núcleo de Escolas Particulares15 e 22 de maioA entidade, integrante do Pro-grama Empreendedor Guaru-lhos, organiza atividades volta-das para instituições de ensino para aprimoramento de gestão de negócios e tomadas de de-cisões. No dia 15 haverá debate sobre “Ferramentas de cobrança e como tratar a inadimplência”, com participações de Marcos Keler Kremer, consultor jurídico do Sebrae-SP; e de Cláudio Mira Luz, representante da ACE-Gua-rulhos. No dia 22, o tema será “Critérios e análise para uma boa matrícula”. Interessados podem enviar perguntas para o e-mail [email protected]. As palestras são gratui-tas, mas as vagas são limitadas. Inscrições no site http://www.aceguarulhos.com.br/. Infor-mações: 2137-9333. ACE-Gua-rulhos. Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima. Sá-bados, às 8h30.

“O poder da comunicação”30 de maioO palestrante Letterino Santo-ro, fi lósofo, consultor e presi-dente da Associação Brasileira de Estudos da Comunicação (Abrecom), aborda assuntos relacionados à comunicação e como ela é fundamental no

[ A

GE

ND

A ] D

ivulg

ação

Exposição de Ficção Científi ca Até 19 de maioO gênero, que desde as primeiras décadas do século XX, causa fascínio no imaginário popular, será o tema da mostra, através de painéis que traçam linha do tempo e que detalham o trabalho de artistas que se destacaram através de linguagens variadas. Também haverá exibições dos fi lmes “Brazil, O Filme”; ”Guerra dos Mundos”, “Frankenstein” e “O Homem que Caiu na Terra”; leitura da peça “Henceforward”, de Alan Ayckbourn; show da banda paulistana Diafanes; e de-bate sobre a série “Doctor Who”, exibida na TV Cultura. Cultura Inglesa-Guarulhos. Rua Brasília Castanho de Oliveira, 280, Centro. Informações: 2461-1032 e www.culturainglesasp.com.br. De segunda a quinta, das 9h às 20h; sextas, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 14h. Entrada franca. Até 19 de maio.

Cena do fi lme “Brazil” (1984), dirigido por Terry Gilliam

Page 60: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

60

60

mundo empresarial. Faculda-de Anhanguera. Rua do Rosá-rio, 300, Bom Clima (campus 1). Inscrições no site www.co-muniqueseeventos.com.br (R$ 20). Informações: 9883-2550 (Talyta). Quarta (30 de maio), às 19h.

Inscrições para o Selo AmbientalAté 18 de maioEm virtude dos feriados recen-tes, as inscrições para a 9ª edi-ção do Selo Ambiental foram prorrogadas até o dia 18. Essa medida benefi ciará as catego-rias que irão concorrer ao selo: Criança, Jovem, Cidadã, Cida-dão, Órgão Público, Empresa, Instituição de Ensino, Asso-ciação e/ou Fundação, Movi-mento Social, Coletivo (rela-tivo às políticas públicas na sociedade) e Imprensa e Mí-dia Amiga do Meio Ambien-te. Regulamento no site www.camaraguarulhos.sp.gov.br. Informações e inscrições na Câmara Municipal (rua João Gonçalves, 604, Centro). Tel.: 2475-0200 (ramal 443).

/// CAMINHADAPela cultura de paz11 de maioA iniciativa, integrante do pro-jeto “A escola de mãos dadas: rumo à Rio + 20”, visa a divul-gar temas relacionados a práti-cas pacifi cadoras, comunicação, alimentação integral e resídu-os sólidos. Concentração: EPG Selma Colalillo Marquez. Aveni-da Salgado Filho, 3.437, vila Rio de Janeiro. Informações: 2458-4579. Sexta, às 15h.

/// SOLIDARIEDADECampanha do Agasalho 2012A Casa de David está arreca-dando cobertores, edredons, meias, gorros, toucas, cami-setas de mangas compridas e agasalhos de moletom ou soft. A instituição dá preferência às roupas que não tenham zípe-res, muitos botões ou enfeites que possam ser arrancados fa-cilmente e levados à boca, da-nifi cadas dentro do processo de lavagem hospitalar no qual todas as roupas são levadas. In-formações: 2453-6600 ou no site: www.casadedavid.org.br.

Rodovia Fernão Dias, km 82. De segunda a sábado, das 8h às 17h.

Jantar benefi cente11 de maioO evento, organizado para auxí-lio das crianças da Creche Joana D’Arc, terá cardápio preparado pela Cantina D’Elia, especializa-da em massas. Convite: R$ 30 (sorvete e um cálice de vinho in-clusos). Creche Joana D’Arc. Rua Taguai, 33B, Jardim São Paulo. Informações: 2404-3052. Sexta, às 20h.

Campanha do Agasalho 2012 na UNGAté 1º de junhoA Universidade Guarulhos (UnG) promove a Campanha do Agasalho 2012. Foram instala-dos pontos de arrecadação em todas unidades da Instituição. Podem ser doados cobertores, blusas, calças (em bom estado de conservação) e fraldas, infan-til ou geriátrica. Os produtos se-rão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e ao Fundo Social de Solidarie-

dade de Itaquaquecetuba, que farão o repasse às comunida-des carentes. Tel.: 2475-8300. Guarulhos-Centro. Praça Tereza Cristina, 88, Centro. Guarulhos--Dutra . Avenida Anton Phillips, 01, vila Hermínia. Segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábados, das 9h às 15h.

/// VIAGEMGuarulhenses na Terra Santa e em RomaEnquanto houver vagasO pacote de viagens, oferecido pela agência de viagens CVC, terá duração de 12 dias e roteiro que passará por pontos turísti-cos religiosos. Entre as cidades inclusas no roteiro - Roma (Itá-lia), Tel Aviv e Galiléia (Israel), Jerusalém e o Estado do Vatica-no -, alguns dos locais simbóli-cos visitados serão o Muro das Lamentações; o Monte Sião; o Mar da Galileia, entre outros. Valor: R$ 7.910 (dez parcelas de R$ 719). Saídas promocionais em 12 de agosto e em 6 de ja-neiro de 2013. Informações: CVC Shopping Poli Guarulhos. 2475-0321.

[ A

GE

ND

A ]

/// 3º SALÃO DO LIVRO11 DE MAIO - SEXTA

Fique ligado 15h- Protagonismo e Cidadania: o ser interessado é interessante Com Felipe Mello

Letra & música 16h30 - Sylvio Passos e Toninho Buda discutem Raul Seixas

Café literário 19h30 - Tatiana Salem Levy

Guarulhos em verso & prosa 11h - Luma Jatobá - repórter da rádio Central Rock entrevista Janethe Fontes 14h30 - “Bate-papo poético” - Acadêmico Castelo Hassen 20h30 - “A linguagem matuta na poesia de Zé da Luz” - Acadêmico Gil Campos

Palestra 17h - Passarinho passa, mas a gente não esquece: era uma vez Bartô. Palestrante: Eliana Yunes.

Lusofonia literária 18h30 às 19h30 - Diálogos em Língua Portuguesa, com Abdulai Sila (Guiné-Bissau).

Intervenção polvos poéticos 18h - Leitura de poemas de Fernando Pessoa e Florbela Espanca – Grupo Sensus

Espetáculos infantis 8h30, 10h15, 12h30, 16h - 1001 Fantasmas, Cia.O Grito; 8h30, 10h15, 12h30, 16h - Alice no País das Maravilhas, Cia. Imago

Narração de histórias 14h30 - Benita Prieto

Sarau de cordel 20h - A poesia popular e a musicalidade da rima, Bosco Maciel

Ofi cinas 16h e às 19h - Leitura sem Fronteiras

Sessões de autógrafos 18h30 - Toninho Buda e Sylvio Passos 19h30 – Abdulai Sila - A última tragédia 20h30 – Tatiana Salem Levy - A chave de casa; Dois rios

12 DE MAIO - SÁBADO

Fique ligado 15h - Ler é bacana, com Thalita Rebouças

Talk show literário 16h30 - A literatura como prosa do cotidiano, com Bernardo Ajzenberb

Café fi losófi co 18h - O pensamento fi losófi co na contemporaneidade, Viviane Mosé.

Café literário 19h30 - Marcelo Rubens Paiva

Guarulhos em verso & prosa 11h - Sessão de autógrafos “Autoajuda e sentimento fatal”, Roberta Villa e Janethe Fontes 14h30 - Lançamento: “Alimento na alma vol. VI”, de Jane Rossi 16h30- Lançamento “Mulher-mãe-professora: um fi o que

costura existências femininas”, de Djenane Oliveira 18h30 - Minhas histórias: Anotações de um moleque das ruas do Brás”, Rubens Ramon Romero 20h30 - Lançamento “Rastros para um testamento”, Fabiano Fernandes Garcez

Narração de histórias 10h e 17h - Benita Prieto 15h - Débora Kikuti

Espetáculo infantil 17h - Alice no País das Maravilhas, Cia Imago

Lusofonia literária 18h - Língua - Vidas em português (exibição do documentário de Victor Lopes, comentado por ele mesmo).

Ofi cinas 14h - Leitura sem fronteiras

Sessões de autógrafos 16h - Thalita Rebouças - Fala sério, fi lha! (lançamento) 17h30 - Bernardo Ajzenberb - Duas novelas 19h - Viviane Mosé - O homem que sabe (lançamento) 20h30 - Marcelo Rubens Paiva

13 DE MAIO - DOMINGO

Fique ligado 15h - Literatura fantástica, com Raphael Draccon

Café fi losófi co 18h - Quem tem medo da democracia?, com Emir Sader

Café literário19h30 - Paulo Lins

Guarulhos em verso & prosa 11h - Sessão de autógrafos “Como se tornar um asno volante”, J.R. Jerônimo 14h30 - “Identidade cultural, ou como se constrói uma nação”, Bosco Maciel 20h30 - “João Ranali - a linha tênue que liga a história ao jornalismo”, acadêmicos André Figueiredo e Gil Campos

Alguma poesia17h - Drummond na Cooperifa, com Sérgio Vaz

Narração de histórias 15h - Débora Kikuti 17h - Benita Prieto

Café com letrinhas 40 anos de escrevinhação, com Flávio de Souza.

Espetáculo infantil 10h30 - Alice no País das Maravilhas, Cia Imago 17h - Grupo Teatral Los Xerebas

Sessões de autógrafos16h00 – Raphael Draccon - Série “Dragões de Éter”17h00 – Flávio de Souza - Pois é seu Noé17h30 – Adriana Falcão - Pequeno dicionário de palavras ao vento (infanto-juvenil)19h00 – Emir Sader - As armas da crítica20h30 – Paulo Lins - Desde que o Samba é Samba (lançamento)

Av. Odair Santanelli, s/n Parque Cecap - Grátis

Page 61: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

61

6111 de maio de 2012

mundo empresarial. Faculda-de Anhanguera. Rua do Rosá-rio, 300, Bom Clima (campus 1). Inscrições no site www.co-muniqueseeventos.com.br (R$ 20). Informações: 9883-2550 (Talyta). Quarta (30 de maio), às 19h.

Inscrições para o Selo AmbientalAté 18 de maioEm virtude dos feriados recen-tes, as inscrições para a 9ª edi-ção do Selo Ambiental foram prorrogadas até o dia 18. Essa medida benefi ciará as catego-rias que irão concorrer ao selo: Criança, Jovem, Cidadã, Cida-dão, Órgão Público, Empresa, Instituição de Ensino, Asso-ciação e/ou Fundação, Movi-mento Social, Coletivo (rela-tivo às políticas públicas na sociedade) e Imprensa e Mí-dia Amiga do Meio Ambien-te. Regulamento no site www.camaraguarulhos.sp.gov.br. Informações e inscrições na Câmara Municipal (rua João Gonçalves, 604, Centro). Tel.: 2475-0200 (ramal 443).

/// CAMINHADAPela cultura de paz11 de maioA iniciativa, integrante do pro-jeto “A escola de mãos dadas: rumo à Rio + 20”, visa a divul-gar temas relacionados a práti-cas pacifi cadoras, comunicação, alimentação integral e resídu-os sólidos. Concentração: EPG Selma Colalillo Marquez. Aveni-da Salgado Filho, 3.437, vila Rio de Janeiro. Informações: 2458-4579. Sexta, às 15h.

/// SOLIDARIEDADECampanha do Agasalho 2012A Casa de David está arreca-dando cobertores, edredons, meias, gorros, toucas, cami-setas de mangas compridas e agasalhos de moletom ou soft. A instituição dá preferência às roupas que não tenham zípe-res, muitos botões ou enfeites que possam ser arrancados fa-cilmente e levados à boca, da-nifi cadas dentro do processo de lavagem hospitalar no qual todas as roupas são levadas. In-formações: 2453-6600 ou no site: www.casadedavid.org.br.

Rodovia Fernão Dias, km 82. De segunda a sábado, das 8h às 17h.

Jantar benefi cente11 de maioO evento, organizado para auxí-lio das crianças da Creche Joana D’Arc, terá cardápio preparado pela Cantina D’Elia, especializa-da em massas. Convite: R$ 30 (sorvete e um cálice de vinho in-clusos). Creche Joana D’Arc. Rua Taguai, 33B, Jardim São Paulo. Informações: 2404-3052. Sexta, às 20h.

Campanha do Agasalho 2012 na UNGAté 1º de junhoA Universidade Guarulhos (UnG) promove a Campanha do Agasalho 2012. Foram instala-dos pontos de arrecadação em todas unidades da Instituição. Podem ser doados cobertores, blusas, calças (em bom estado de conservação) e fraldas, infan-til ou geriátrica. Os produtos se-rão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e ao Fundo Social de Solidarie-

dade de Itaquaquecetuba, que farão o repasse às comunida-des carentes. Tel.: 2475-8300. Guarulhos-Centro. Praça Tereza Cristina, 88, Centro. Guarulhos--Dutra . Avenida Anton Phillips, 01, vila Hermínia. Segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábados, das 9h às 15h.

/// VIAGEMGuarulhenses na Terra Santa e em RomaEnquanto houver vagasO pacote de viagens, oferecido pela agência de viagens CVC, terá duração de 12 dias e roteiro que passará por pontos turísti-cos religiosos. Entre as cidades inclusas no roteiro - Roma (Itá-lia), Tel Aviv e Galiléia (Israel), Jerusalém e o Estado do Vatica-no -, alguns dos locais simbóli-cos visitados serão o Muro das Lamentações; o Monte Sião; o Mar da Galileia, entre outros. Valor: R$ 7.910 (dez parcelas de R$ 719). Saídas promocionais em 12 de agosto e em 6 de ja-neiro de 2013. Informações: CVC Shopping Poli Guarulhos. 2475-0321.

[ A

GE

ND

A ]

/// 3º SALÃO DO LIVRO11 DE MAIO - SEXTA

Fique ligado 15h- Protagonismo e Cidadania: o ser interessado é interessante Com Felipe Mello

Letra & música 16h30 - Sylvio Passos e Toninho Buda discutem Raul Seixas

Café literário 19h30 - Tatiana Salem Levy

Guarulhos em verso & prosa 11h - Luma Jatobá - repórter da rádio Central Rock entrevista Janethe Fontes 14h30 - “Bate-papo poético” - Acadêmico Castelo Hassen 20h30 - “A linguagem matuta na poesia de Zé da Luz” - Acadêmico Gil Campos

Palestra 17h - Passarinho passa, mas a gente não esquece: era uma vez Bartô. Palestrante: Eliana Yunes.

Lusofonia literária 18h30 às 19h30 - Diálogos em Língua Portuguesa, com Abdulai Sila (Guiné-Bissau).

Intervenção polvos poéticos 18h - Leitura de poemas de Fernando Pessoa e Florbela Espanca – Grupo Sensus

Espetáculos infantis 8h30, 10h15, 12h30, 16h - 1001 Fantasmas, Cia.O Grito; 8h30, 10h15, 12h30, 16h - Alice no País das Maravilhas, Cia. Imago

Narração de histórias 14h30 - Benita Prieto

Sarau de cordel 20h - A poesia popular e a musicalidade da rima, Bosco Maciel

Ofi cinas 16h e às 19h - Leitura sem Fronteiras

Sessões de autógrafos 18h30 - Toninho Buda e Sylvio Passos 19h30 – Abdulai Sila - A última tragédia 20h30 – Tatiana Salem Levy - A chave de casa; Dois rios

12 DE MAIO - SÁBADO

Fique ligado 15h - Ler é bacana, com Thalita Rebouças

Talk show literário 16h30 - A literatura como prosa do cotidiano, com Bernardo Ajzenberb

Café fi losófi co 18h - O pensamento fi losófi co na contemporaneidade, Viviane Mosé.

Café literário 19h30 - Marcelo Rubens Paiva

Guarulhos em verso & prosa 11h - Sessão de autógrafos “Autoajuda e sentimento fatal”, Roberta Villa e Janethe Fontes 14h30 - Lançamento: “Alimento na alma vol. VI”, de Jane Rossi 16h30- Lançamento “Mulher-mãe-professora: um fi o que

costura existências femininas”, de Djenane Oliveira 18h30 - Minhas histórias: Anotações de um moleque das ruas do Brás”, Rubens Ramon Romero 20h30 - Lançamento “Rastros para um testamento”, Fabiano Fernandes Garcez

Narração de histórias 10h e 17h - Benita Prieto 15h - Débora Kikuti

Espetáculo infantil 17h - Alice no País das Maravilhas, Cia Imago

Lusofonia literária 18h - Língua - Vidas em português (exibição do documentário de Victor Lopes, comentado por ele mesmo).

Ofi cinas 14h - Leitura sem fronteiras

Sessões de autógrafos 16h - Thalita Rebouças - Fala sério, fi lha! (lançamento) 17h30 - Bernardo Ajzenberb - Duas novelas 19h - Viviane Mosé - O homem que sabe (lançamento) 20h30 - Marcelo Rubens Paiva

13 DE MAIO - DOMINGO

Fique ligado 15h - Literatura fantástica, com Raphael Draccon

Café fi losófi co 18h - Quem tem medo da democracia?, com Emir Sader

Café literário19h30 - Paulo Lins

Guarulhos em verso & prosa 11h - Sessão de autógrafos “Como se tornar um asno volante”, J.R. Jerônimo 14h30 - “Identidade cultural, ou como se constrói uma nação”, Bosco Maciel 20h30 - “João Ranali - a linha tênue que liga a história ao jornalismo”, acadêmicos André Figueiredo e Gil Campos

Alguma poesia17h - Drummond na Cooperifa, com Sérgio Vaz

Narração de histórias 15h - Débora Kikuti 17h - Benita Prieto

Café com letrinhas 40 anos de escrevinhação, com Flávio de Souza.

Espetáculo infantil 10h30 - Alice no País das Maravilhas, Cia Imago 17h - Grupo Teatral Los Xerebas

Sessões de autógrafos16h00 – Raphael Draccon - Série “Dragões de Éter”17h00 – Flávio de Souza - Pois é seu Noé17h30 – Adriana Falcão - Pequeno dicionário de palavras ao vento (infanto-juvenil)19h00 – Emir Sader - As armas da crítica20h30 – Paulo Lins - Desde que o Samba é Samba (lançamento)

Av. Odair Santanelli, s/n Parque Cecap - Grátis

Page 62: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

62

62

Page 63: Revista Weekend - Edição 129

meia página

crédito

re

vista

63

6311 de maio de 2012

[ C

LA

SSIF

ICA

DO

S ] [ foto & vídeo ]

[ empregos]

Vendedoras AutônomasModa feminina. Tels.: 2452-2006/ Oi 6899-1379 com Cris.

[ serviços ]

[ limpeza ] [ reformas ]

[ advocacia]

[ dentista]

[ cursos ]

Conserto de plasma e LCDPosto de serviço autorizado www.videotape.com.brTels. 2440-8902 / 2409-1054 /weekendrevista

Page 64: Revista Weekend - Edição 129

64