revista brinquedo #53

84
ESPAçO BRINQUEDO REVISTA | ANO 9 | Nº 53 WWW.ESPACOBRINQUEDO.COM.BR www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 53 fev/mar 1,2,3... Valendo! Mercado de brinquedo inicia o ano, com a realização de grandes feiras internacionais. Confira a cobertura completa!

Upload: ep-grupo-agencia-de-conteudo

Post on 07-Mar-2016

274 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

1,2,3... Valendo!Mercado de brinquedo inicia o ano, com arealização de grandes feiras internacionais.Confira a cobertura completa!

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Brinquedo #53

es

paç

o b

rin

qu

ed

o r

ev

ista

| an

o 9 | n

º 53 ww

w.e

spa

co

br

inq

ue

do

.co

m.b

r

www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 53 fev/mar

1,2,3... Valendo!Mercado de brinquedo inicia o ano, com a realização de grandes feiras internacionais.Confira a cobertura completa!

CAPA_EB-53.indd 1 2/15/12 3:57 PM

Page 2: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 2 2/1/12 9:52 AM

Page 3: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 3 2/1/12 9:53 AM

Page 4: Revista Brinquedo #53

[índice]

8 Feedback

10 Panorama

18 Entrevista – Fnac

20 Em foco – 9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo

28 Capa – Feiras internacionais de brinquedo

40 Papo de especialista – e-commerce

44 Mercado – Panorama do setor em 2011

50 Gôndola – Páscoa

54 Em destaque – Pesquisa aponta desafios e planos

58 Os 10+

64 Licenciamento – Top Five

66 Perfil de Loja – Vila Brinkê

70 Papo de especialista – PDV

78 Representante

80 Se fosse criança

82 Zoom

50

20

64

Indice.indd 4 2/15/12 5:14 PM

Page 5: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:44 PM

Page 6: Revista Brinquedo #53

Ano 9 – Ed. 53 – fev./mar. – 2012

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]

Renata Del Nero

[ Redação ]

Camila Guimarães

Kika Martins

[ Arte ]

Wilson Alves

Victor Ichiba

[ Marketing ]

Livia Gimenes

Luiz Paulo Ferreira

[ Departamento comercial ]

Alessandra Aragon Frate

Daiane Cássia

[ Assistente administrativa ]

Natânia Soares

[ Administração, publicidade e redação ]

Rua Arapapi, 45

Moema - São Paulo/SP

CEP: 04516-020

Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403

E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ]

(11) 5092-5588 ou pelo site

www.epeditora.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

[editorial]

É com a certeza de que este ano será ótimo para o setor nacional de brinquedo que iniciamos nosso trabalho. Esse olhar positivo é reflexo dos profissionais com os quais conversamos para a matéria “Mercado”. O balanço é de aprendizado, expansão e muito tra-balho pela frente.

No fim de 2011 os destaques do ano foram contemplados com o 9º Prêmio Espaço Brinquedo. A cobertura do evento que reúne o mercado é um dos destaques da primeira edição do ano.

O que aconteceu nas principais feiras internacionais de brinquedo? Você confere em nossas páginas. As novidades, tendências e temas em pauta no mundo do brinquedo estão na cobertura dos eventos de Hong Kong, Nuremberg e Nova York.

Os lançamentos para montar o mix de Páscoa de sua loja estão na Vitri-ne. Os brinquedos mais vendidos no Natal e os personagens mais procura-dos na data estão em os 10+ Natal e em licenciamento, respectivamente. Entrevista, artigos, pesquisa, perfil de loja, representantes... A primeira edi-ção de 2012 está com tudo!

Aproveite o conteúdo!Ótimos negócios e até a próxima.

Marici [email protected]

Wilson Alves

Marici Ferreira

Camila Guimarães Kika Martins

Natânia SoaresLivia Gimenes

Victor IchibaDaiane Cássia

Luiz Paulo Ferreira

Bem-vindo, 2012!

Alessandra Frate

Editoral.indd 6 2/15/12 10:12 AM

Page 7: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:45 PM

Page 8: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 8 Fevereiro / Março 2012

[feedback]

Queremos saber sua opinião sobre a Revista Espaço Brinquedo. Sugestões, críticas, ideias de pautas também serão bem-vindas. Faça parte da publicação!

Caro leitor, esta página foi criada especialmente para você!

“Acompanho da revista desde a primeira edição e posso dizer que o veículo só tem crescido, sendo hoje a revista mais interessante em nosso mercado. As matérias são interessantíssimas tanto para o lojista quanto os fabricantes, sempre buscando temas em evidência. Gosto muito também da cobertura sobre as feiras, mostrando lançamentos e tendências do mercado, eviden-ciando, sempre, as licenças mais usadas no momento. A equipe esta sempre presente em todos os eventos buscando novidades e alternativas para nosso mercado! Enfim, a Espaço Brinquedo continua crescendo e com muito mérito.

Graziela MaSonDiretora de marketing da Brasilflex

 

escreva para a redação! – [email protected][email protected]

“É bom saber que há no mercado uma publicação na qual os produtos da Turma da Mônica e a indústria, como um todo, são tratados com a seriedade que merecem. Que a Espaço Brinquedo seja sempre a revista em que o brinquedo tem espaço.”

eQuipe MauriCio De SouSa proDuçõeS

“Profissionalismo com visão, inspiração. Trabalho com competência, amor e prazer pelo que faz. Carinho que se tem por um filho. Muito carinho, pois a cada 60 dias nasce um. Assim vejo a Espaço Brinquedo. Como resultado da dedicação de sua maravilhosa equipe. Vitrine para quem anuncia: o que não é visto não é comprado. Fonte de atualização. Elo para quem atua no segmento. Indispensável. Devíamos brindar com champagne francês servido em taça de cristal da Boêmia, quando recebemos uma nova edição.”

DirCeu lopeSDiretor da auge representações

feedback.indd 8 2/15/12 10:15 AM

Page 9: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:46 PM

Page 10: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201210

[panorama][panorama]

Entre os dia 14 e 16 de março, será a vez da cidade de Moscou realizar sua feira anual de brinquedos e artigos infantis – a Toys & Kids Rússia, no Crocus Expo IEC. A exposição será visitada por profissionais do mercado, vindos de todas as partes do mundo. Brinquedos me-cânicos, de ação, feitos em madeira, jogos, livros, brinquedos educativos, bonecas, pelú-cias, eletrônicos e ao ar livre são algumas das categorias expostas a cada edição.

Em 2011, o evento registrou a presença de 246 expositores e 7.023 visitantes, de 13 paí-ses. Entre eles: atacadistas nacionais e interna-cionais, comerciantes de brinquedos da Rússia e de outros países do Leste Europeu, represen-tantes do governo russo, representantes de insti-tuições de ensino e culturais. O evento, organi-zado pela CJSC RNTA Expo, Spielwarenmesse e G e RNTA - Russian National Toy Association, apresentará as novidades e tendências do setor.

Para obter mais informações, entre em conta-to com Anna Antoshina, do CJSC, pelo telefone: +7 495/2588032.

Toys & Kids Rússia

Com previsão de estrear na TV paga ainda neste semestre, o canal infantil Gloob já possui uma identidade visual, que remete aos brinque-dos e às lembranças da infância.

A marca foi desenvolvida pela área de Cria-ção e Arte da Globosat e apresenta as letras do nome Gloob como se fossem cubos geométricos, nas cores azul, amarelo, verde, roxa e rosa.

Com o canal, a Globosat pretende ingressar no gênero infantil, que é responsável, na média, pelas maiores audiências registradas na TV paga. Por enquanto, pouco foi divulgado sobre o estilo do Gloob e as estratégias de conquista do públi-co-alvo. A Globosat já divulgou que será voltado a crianças entre 5 e 8 anos de idade.

Fonte: Meio & Mensagem – janeiro/2012.

Canal infantil Gloob apresenta marca

A Sunny trouxe mais uma novidade para o mundo dos brinquedos. Durante as compras, os clientes poderão assistir a vídeos com comerciais das linhas e o passo a passo sobre os brinquedos Ben 10, Power

Rangers, Playmobil, Lançadores Xploderz e Max force em 75 TVs de LCD espalhadas entre lojas, magazines e reven-dedoras com a finalidade aproximar o cliente do universo dos brinquedos. As TVs são customizadas com o formato do logo da Sunny.

Para a empresa, a tecnologia digital também resultará positivamente nas vendas já que aproximará o cliente do produto. A expectativa de crescimento é de 15%.

Fonte: Promoview - 4/1/2012.

Sunny Brinquedos investe em TV corporativa

Panorama.indd 10 2/15/12 11:14 AM

Page 11: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:48 PM

Page 12: Revista Brinquedo #53

[panorama][panorama][panorama][panorama]

Entre os dias 25, 26 e 27 de ja-neiro, toda a equipe de vendas da Sid-Nyl esteve reunida no Hotel Al-pino, em São Roque (SP) para mais uma convenção. Além das novas estratégias traçadas para este ano, na ocasião, foram apresentados os lançamentos da empresa.

Sid-Nyl realiza 3ª Convenção Nacional de

Vendas

A empresa “2 a 1” e a TV Pinguim fecharam uma parceria com a BR Malls para o desenvolvimento de eventos do Peixonauta em shoppings. São esperadas oito mil crianças em cada um dos sete shoppings já fechados, sendo que a lista pode crescer ao longo do ano. Villa Lobos São Paulo – 3 de julho a 31 de julho; Uberlândia Minas – 9 de julho a 7 de agosto; Norte Shopping Rio – 18 de setembro a 14 de outubro; Tijuca Rio – 4 de outubro a 29 de outubro e Fashion Mall Rio – 27 de setembro a 15 de outubro são alguns dos locais previstos na programação.

Recentemente, a animação brasileira estreou nos Estados Unidos pelo canal Discovery Family e via Netflix. Segundo a Redibra, agência que licencia o personagem, a marca infantil fechou contrato com a Packpel para produção de embalagens.

Para obter mais informações, acesse: www.redibra.com.br ou ligue na Redibra: (11) 3383-1616.

Peixonauta não para de nadar!

Parte de um acordo de licenciamento com a Warner Bros. Consumer Products (WBCP), o Hopi Hari prepa-rou uma nova área temática dentro do parque, localiza-do em Vinhedo (SP). O espaço, batizado de Infantasia, é decorado com os personagens da turma Looney Tunes – Pernalonga, Piu-Piu, Frajola, Patolino e Coiote, entre outros, permitindo a interação dos visitantes.

Para este ano, estão previstos outros espaços seme-lhantes para a Liga da Justiça e para a personagem Pe-nélope Charmosa.

Hopi Hari inaugura atrações com Looney Tunes

O Estúdio Ecolinos acaba de finalizar o teaser da série Ecolinos em Ação. Em breve, a turminha estará nas telinhas. O vídeo foi produzido com tecnologia 3D e realidade aumentada, por Danyael Lopes. A música é uma versão, adaptada por Nelson Fonte, da sinfonia “Outono”, de Vivaldi. A dublagem foi realizada pela Luminus Dublagens.

Para obter mais informações, entre em contato com Ismael Gomes do Estúdio Ecolinos pelo e-mail: [email protected]. O vídeo está disponível no seguinte ende-reço: http://www.youtube.com/watch?v=TGsNHIcyExA&context=C33d088bADOEgsToPDskKQ602bMu1YJq6oLXqknWh3.

Vamos ecolonizar o Brasil?

Panorama.indd 12 2/15/12 11:15 AM

Page 13: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:49 PM

Page 14: Revista Brinquedo #53

[panorama]

Depois de passar pela capital paulista, a mostra itine-rante “O Pequeno Príncipe” segue pelo interior do País. Agora, toda a magia da famosa história do escritor fran-cês Antoine de Saint-Exupéry pode ser apreciada numa mostra organizada na cidade de Campinas.

Mais informações sobre a mostra podem ser en-contradas no site do Shopping Iguatemi Campinas: http://www.iguatemicampinas.com.br/eventos/even-tos-1251.shtm.

O criador dos personagens capixabas Macakids, Maikel A. Santos, anuncia novos projetos de licencia-mento para esse ano. Nessas férias de verão, a turmi-nha foi convocada para ser a principal atração de um parque aquático em Guarapari – ES, o Acquamania. Além disso, o empresário fechou um contrato com a afiliada da Rede Globo na região para veiculação de um programa de TV estrelado pelos personagens. Nos próximos três anos, a ex-diretora de núcleo da Rede Globo, Marlene Mattos, comandará a direção do pro-grama. Marlene terá direitos em todo o território nacional, exceto no Espírito Santo, onde a equipe co-mandada por Maikel A. Santos vem fazendo um trabalho com notável reconhecimento do público local.

Logo mais será apresentado um projeto em parceria com o governo do estado, cujo objetivo é levar estudantes de até 10 anos de idade para um espaço temático do Macakids, de educação e entretenimento, com inauguração prevista para julho de 2012.

Conheça melhor os personagens e produtos pelo site: http://www.turminhamacakids.com.br/.

O Estúdio EMT e a Fundação Pró-memória de Indaiatuba (SP) realizarão de janeiro a julho deste ano o 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho.

A comissão organizadora escolheu dois temas: História do Brasil e História de Indaiatuba. Os par-ticipantes (de 9 a 14 anos) devem fazer um desenho e enviar para: Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, 13330-210, Indaiatuba, SP. Ou entregar direto na secretaria do Casarão Cultural Pau Preto.

Serão oferecidos tablets aos autores dos três melhores desenhos.O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (19) 3875-8383 ou 3834-6319.Uma realização do Estúdio EMT e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Apoio da Prefeitura Munici-

pal de Indaiatuba (SP). Acesse: www.estudioemt.com.br turmadogabi.com.br e www.editoraemt.com.br.

Exposição “O Pequeno Príncipe”

Macakids apresenta novidades em 2012

6º Concurso Cultural da Turma do Gabi - Desenho 2012

Panorama.indd 14 2/15/12 11:15 AM

Page 15: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:50 PM

Page 16: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201216

[panorama]

Recentemente, a Viacom Networks Brasil anunciou uma parceria com a Rainbow S.p.A para licenciamento da anima-ção Winx Club. A série estreou na Itália, há seis anos, e rapi-damente tornou-se um fenômeno de audiência.

A partir de outubro de 2012, uma linha de produtos estará no mercado, em diferentes categorias. Publicações, brinquedos, eletrônicos, vestuário e acessórios são algumas delas. Além dis-so, está previsto um longa-metragem sobre as personagens. Os produtos também estarão disponíveis em outros mercados da América Latina.

Uma propriedade totalmente fashion, as bonecas Winx Club ditam moda e influenciam as garotas. Winx terá ainda o apoio dos canais SBT e Nickelodeon, que exibirão os episódios da ani-mação no Brasil, este ano. A Nickelodeon nos Estados Unidos e a Rainbow S.p.A. produziram 52 novos episódios para as tem-poradas 5 e 6.

No Brasil, a propriedade era licenciada pela Sato Company, agente licenciador da Rainbow, desde 2009. A partir de agora, passa a ser realizado pela área de Consumer Products da Via-com Brasil. A Sato continuará no gerenciamento dos direitos da marca para a TV.

Nickelodeon fecha parceria para licenciamento de “Winx Club”

Os brinquedos doados pelos convidados do 9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo, realizado no dia 6 de dezembro de 2011, fizeram a alegria de inúmeras crianças neste Natal.

Parte da arrecadação foi levada para o interior de São Paulo, para um abrigo onde vivem 24 filhos de presidiárias. No momento, o grupo é formado por cinco bebês, dezesseis crianças, entre 7 e 9 anos de idade, e três adolescentes.

Por uma questão judicial, os menores não puderam ser fotografados. Sendo assim, as responsáveis pelo projeto po-saram com os brinquedos doados pouco antes da entrega, como agradecimento a todos que participaram dessa ação.

Os demais produtos foram levados para a entidade Casa Santa Maria - www.casasantamaria.com.br/ - localizada na cidade de Santos.

A Espaço Palavra Editora e Arte também agradece a colaboração e deseja um ótimo 2012 a todos os parceiros!

Evento arrecada brinquedos para doação

Até 31 de março a Bebê Sto-re, loja on-line de produtos para bebês e mamães, realiza a Cam-panha Mude 1 Vida por 1 Real, iniciativa que tem como objetivo arrecadar doações para a Funda-ção Abrinq – Save the Children e para o Graacc.

É possível participar de duas formas: com compra on-line (neste caso a opção de doação é acres-centada automaticamente) ou ape-nas doando pelo link www.bebes-tore.com.br/doar.asp.

Para cada doação, a Bebê Sto-re se compromete a doar mais 1 Real. Todos os doadores e as duas instituições receberão um recibo com o valor doado.

Campanha Mude 1 Vida por 1 Real

Panorama.indd 16 2/15/12 11:16 AM

Page 17: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:50 PM

Page 18: Revista Brinquedo #53

[entrevista]

Espaço Brinquedo Revista 18Fevereiro / Março 2012

A Fnac é uma rede varejista de origem eu-ropeia, com 157 lojas espalhadas pelo mundo. No Brasil, chegou em 1999 e, hoje, mantém dez unidades físicas e uma virtual. Para março, está confirma-

da a abertura da 11ª loja física, na cidade de Goiânia. Segundo a compradora de produtos da Fnac Kids, Pa-trícia Santos, o plano de expansão prevê 25 lojas até 2015. Para conhecer melhor a rede e, sobretudo, o es-paço dedicado ao brinquedo, leia a entrevista realizada com a profissional que já soma 13 anos de empresa.

Quais as categorias de produto oferecidas pela rede?

Uma vasta seleção em literatura, música e no-vas tecnologias como televisões, sons e vídeos, equipamentos fotográficos, acessórios para tele-fonia, produtos de papelaria e brinquedos. Nossa proposta é que o cliente descubra o que existe de mais inovador e se reencontre com a cultura.

Como surgiu a Fnac Kids? O conceito de Fnac Kids é o de loja dentro da

loja. Inaugurado em 2008, esse espaço foi total-mente pensado para as crianças de 0 a 8 anos de idade. Reunimos no mesmo espaço tudo o que faz parte do universo infantil, livros, CDs, DVDs, tec-nologia e brinquedos.

Quais os critérios para a escolha das mercado-

rias que estarão nas lojas?A preocupação inicial é descobrir brinquedos que

correspondam aos nossos critérios de originalidade, qualidade, valor e adequação ao desenvolvimento in-fantil. Buscamos por produtos de qualidade atestada que auxiliam a criança em sua descoberta do mundo.

Qual a porcentagem de brinquedos no mix total?A participação dos brinquedos é de 33%, no mix

total da Fnac Kids.Além de livros, jogos educativos e pelúcias, que

tipo de brinquedos a Fnac comercializa? Nosso conceito é amplo e se encontra muita oferta

no mercado. Com isso, conseguimos passear em nosso conceito, oferecendo brinquedos para a primeira infân-cia como blocos de montar, jogos cartonados, produ-tos que desenvolvem a criatividade como cavaletes de pintura, massa de modelar, brinquedos clássicos como pião, corda de pular, peteca e ioiô, até brinquedos de tecnologia, como DVDs portáteis desenvolvidos, espe-cialmente, para o manuseio dos pequenos.

Quais categorias têm mais saída? Em 2011, o ranking de produtos mais vendidos foi

composto primeiro pelos artigos de Personagens, es-pecialmente a pelúcia da Galinha Pintadinha e outros produtos da licença; depois itens de Arte e Criação - composto por massas de modelar, cavaletes e kits de pintura; Multimídia – DVDs portáteis, laptops infantis

“A participação dos brinquedos é de 33%, no mix total da Fnac Kids”

Entrevista.indd 18 2/15/12 11:19 AM

Page 19: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista19Fevereiro / Março 2012

e brinquedos eletrônicos; Brinquedos Clássicos – aqueles que atraem os pais, como corda de pular, barracas e, por fim, a linha de Primeira Infância – blocos de montar, mordedores, chocalhos.

Existe espaço para ações promocionais nas lojas?Sim, acreditamos bastante nas ações em ponto

de venda. Mantemos uma ótima parceria com nos-sos fornecedores, o que possibilita um calendário recheado de ações promocionais e uma programa-ção de eventos voltados para as crianças. Todas as atrações são gratuitas, acontecem em todas as nos-sas lojas e vão desde oficina de artes, desfiles de fantasias e personagens, contações de histórias e lançamentos, entre outras ações que visam divulgar e promover os produtos.

Qual o perfil do frequentador da Fnac?O perfil atual é de 43% de mulheres e 57% de

homens, classes A e B. Mais da metade são gradu-ados em nível superior. O cliente Fnac busca brin-quedos diferenciados, inovação e ao mesmo tempo o clássico – querem mostrar a seus filhos como eles brincavam, buscam a solução completa em termos de licença (o quebra-cabeça, o personagem, o jogo da memória e o livro de seu personagem favorito). Ele espera ver na Fnac as tendências, como Galinha Pintadinha, que trabalhamos com muita força desde seu surgimento em DVD.

Os funcionários Fnac recebem algum tipo de treinamento?

Os consultores na Fnac Kids são apaixonados pelo que fazem. Recebem curso especializado em atendimento, por meio do departamento de Recur-sos Humanos e treinamento de produto ministrado por fornecedores. Este ainda é um ponto de melho-ria, nossa ambição é ter verdadeiros conselheiros, disponíveis a guiar os clientes na escolha dos pro-dutos. Hoje, o fluxo é imenso. Por ano, são 15 mi-lhões de pessoas passando pela Fnac.

Como se avalia o ambiente das lojas?  Nossas lojas possuem em média 3 mil metros qua-

drados e se tornaram um ponto de encontro. A Fnac Kids não é diferente. Os móveis são apropriados aos pe-

quenos e eles podem manusear os livros, assistir à TV e descobrir o que há de mais interessante em brinquedos.

Quais as principais diferenças entre as unidades espalhadas pelo Brasil?

Todo o abastecimento é centralizado, inclusive para o site. Temos uma estrutura que nos permite en-xergar e gerenciar o desempenho de cada loja. Exis-tem diversas variações de uma região para outra, por isso a necessidade de estudar a região e montar um mix diferenciado de acordo com o perfil local.

Como avalia o mercado nacional de brinquedo?Vejo a indústria nacional com potencial enor-

me. É extremamente produtiva e criativa, enfrenta uma concorrência muito forte com os importados no aspecto econômico. Há espaço para as duas, desde que os produtos ofereçam total segurança as crianças. O universo infantil ainda tem muito a ser explorado, é estratégico e justifica investimento. Afinal, estamos formando nosso consumidor, edu-cador, político e cidadão de amanhã. O varejo já percebeu isso e a oferta cresce a cada dia. Fecha-mos 2011 com crescimento de 36%, em relação a 2010, e o objetivo para 2012 é bastante desafiador. Temos um longo trabalho pela frente.

Serviço:Fnac Brasil – www.fnac.com.br/index.htmlTel. +55 11 4003-9696.

Patrícia Santos, compradora da Fnac Kids.

Entrevista.indd 19 2/15/12 11:19 AM

Page 20: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201220

Dia 6 de dezembro o mercado brasileiro de brinque-do se reuniu na cidade de São Paulo, no Buffet Torres, para prestigiar o prêmio anual realizado pela Revista Espaço Brinquedo que revela os destaques do ano em diversas categorias e promove a confraternização dos profissionais das diversas plataformas de negócios que envolvem o setor de brinquedo.

Mais de 300 convidados, vindos de di-versas regiões de todo o País, marcaram pre-sença, ressaltando a relevância do encontro para o segmento.

Synésio Batista, presidente da Abrinq, falou sobre os rumos do setor.

Marici Ferreira, diretora da Espaço Brinquedo, deu as boas-vindas aos convidados.

Os destaques do setor de brinquedo em 2011

Foto

s: M

arce

lo M

osca

rdi e

Már

cio

Mos

card

i

9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo revela os melhores do ano

[em foco]

Em Foco_.indd 20 2/15/12 11:40 AM

Page 21: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro / Março 2012 21

Angela Regina da Reval, destaque na Categoria Comprador do Ano, recebeu o prêmio das mãos de Thiago Almeida e Tatiane Ramos da Oregon Cientific.

Roberto Caderña da Nig Brinquedos entregou o prêmio Comprador do Ano a Edson Salles da Bmart Brinquedos.

Hevelin Matos da Multibrink conferiu o prêmio a Sandra Fagundes da Havan, mais um destaque Comprador do Ano, representada na noite da premiação por Aldo Borges.

Claudia Gama da Leader Magazine foi contemplada na Categoria Comprador do Ano. David Diesendruck da Redibra conferiu o troféu a vencedora.

Audir Queixa da BBRA entregou o trófeu a equipe de compras do Magazine Luiza que também foi destaque na Categoria Comprador do Ano.

A equipe da Reval, ganhadora na Categoria Atacadista/Distribuidor, recebeu o troféu das mãos de Marcelo Griebler da Yellow.

Confira os vencedores de 2011

Geraldo Zinato da Lider Brinquedos premiou a Armarinhos Fernando na Categoria Referência de Mercado Atacado. O representante comercial Manuel Filho representou a empresa na premiação.

Carlos Bazzo da Cotiplás entregou o troféu Referência de Mercado Varejo ao Roberto Saba, sócio-diretor da Ri Happy Brinquedos.

João Vicente da Grow contemplou a Havan, vencedora na Categoria Supermercado/Magazine.

* A Lojas França foi a ganhadora na Categoria Loja Destaque Região Sul, mas nenhum represenante da empresa pôde comparacer ao evento.

Em Foco_.indd 21 2/15/12 11:41 AM

Page 22: Revista Brinquedo #53

[em foco]

João Gilberto da Anjo e Usual Plastic conferiu o prêmio na Categoria Loja Destaque Região Norte/Nordeste a atacado dos presentes representada por Martinho Marques.

Carlos Cardoso da Brinquedos Cardoso entregou o troféu a José Raimundo de Oliveira da Balão Mágico, vencedora na Categoria Loja Destaque Região Sudeste.

A Ciatoy, ganhadora do troféu Loja Destaque Região Centro-Oeste, representada por Carlos Amorin, recebeu o prêmio das mãos de Vagner Lefort da Long Jump.

A Boneca Mônica Patinadora da Grow foi a ganhadora na Categoria Brinquedo Nacional. José Raimundo de Oliveira da Balão Mágico entregou o troféu a João Nagano da Grow.

Vera Lucia da PBkids contemplou a Hasbro, ganhadora na Categoria Brinquedo Importado com Beyblade de Batalha. Thaísa Borges, representante da empresa recebeu o troféu.

Patati Patatá com seu criador Rinaldo e Ana kasmanas.

Junior Muzilli da Lider Brinquedos recebeu uma placa de homenagem da Equipe Espaço Brinquedo, representada por Alessandra Frate e daiane Cássia, pela colaboração editorial em todos os projetos da editora.

Rosânia Calissi da Ri Happy entregou o troféu Licença do Ano para Ana kasmanas da kasmanas Licensing, agenciadora da marca Patati Patatá.

Aires Fernandes da Brinquedos Estrela foi homenageado pelos 30 anos de atuação no mercado nacional de brinquedo. O executivo recebeu o troféu das mãos de Marici Ferreira da Espaço Palavra.

A Ri Happy, eleita a Loja Virtual Destaque do Ano, representada por Patricia Oliveira e Camila Favaro, recebeu o trófeu das mãos de André Yeh da Braskit.

souto da Bmart recebeu de Urgel simões da Hasbro o prêmio na Categoria Loja Especializada.

A Brinquedolândia, ganhadora na Categoria Expansão de Negócios e representada por Rogério Camelote, recebeu o troféu das mãos de Claudio Thadeo da Algazarra/PlastBrinq.

Em Foco_.indd 22 2/15/12 11:42 AM

Page 23: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:51 PM

Page 24: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201224

[em foco]

Aires Fernandes, da Estrela, contemplou a ganhadora do concurso Silvia Vieira dos Santos.

Vera Lucia, da PBKidS Brinquedos, conferiu o prêmio de terceiro colocado aos alunos Bruno Camargo e Rafaely Bernardineli.

Geraldo Zinato, da Lider Brinquedos, contemplou Vinícius Marin Romeiro, o segundo colocado.

Mauricio Rollo, do Cartoon Network, entregou a placa de Menção Honrosa ao aluno Alexandre Costalunga.

Promovido pela Espaço Brinquedo, o Concurso de Criação de Brinquedo promove e premia a atividade inventiva. Os vencedores recebem seus prêmios durante a festa do brinquedo das mãos dos parceiros que viabilizam a iniciativa. Confira!

1º lugar 2º lugar

Menção Honrosa3º lugar

Em Foco_.indd 24 2/15/12 11:42 AM

Page 25: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:52 PM

Page 26: Revista Brinquedo #53

[circulando]

(1) Synésio Batista (Abrinq), Geraldo Zinato (Lider), Souto (BMart) e Rinaldo (Rinaldi Produções); (2) Ana Kasmanas (Kasmanas), Audir Queixa

(BBRA), Rosânia Calissi (Ri Happy) e Aires Fernandes (Estrela); (3) Equipe da Nig Brinquedos: Eduardo Alves Lima, Roberto Cadernã, Cristina

Cadernã e Cristina Sampaio Cezar Lima; (4) Roberto Saba e Margareth Saba (Ri Happy) com Nanci de Sena e José Roberto (Multibrink). (5) Germano Brandino (BBRA), Eduardo Kapaz Jr. (Elka) e Jean Paulo Zakka (Preçolândia); (6) Equipe da Lider Brinquedos.

1

4

5

6

2

3

Em Foco_.indd 26 2/15/12 11:51 AM

Page 27: Revista Brinquedo #53

(7) Marlete Souto, Carivaldo Souto (Bmart), Marcelo Griebler (Yellow), Renata Pinheiro (Disney), Sara Zinato, Geraldo Zinato (Lider) e

Fabiana Fujihara ( Disney); (8) Mario Honorato (Ri Happy) e João Vicente (Grow); (9) Inês Yeh (Braskit), Maria Terezinha Gonzaga e José

Raimundo de Oliveira da Balão Mágico e Eduardo Yeh , da Braskit; (10) Tatiane Ramos (Oregon), Lidio Giannico (Emdisa), Edimilson Santana

(Centro Atacadista Barão) e Thiago Almeida (Oregon); (11) Daniela Diesendruck, David Diesendruck (Redibra) e João Nagano (Grow);

(12) Nando Faustino (BBRA), Solange Faustino (BBRA), Sueli Rodrigues (BBRA), Rosânia Calissi (Ri Happy) e Regiane Longo (Ri Happy);

8

7

10

11

9

Em Foco_.indd 27 2/15/12 11:44 AM

Page 28: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201228

[capa – especial hong kong]

38ª H

KTD

C

Hon

g Ko

ng &

Gam

es F

air

A HKTDC Hong Kong Toys & Games Fair é a maior feira do setor na Ásia e a segunda maior no mundo. A tradição de Hong Kong no design e

na fabricação de brinquedos, bem como na expertise de realizar eventos de negócios, é o principal fator que atrai compradores do mundo todo para esse encontro. Ao visitar a feira é certo o contato com os principais lançamentos e a oportunidade de realizar parcerias com fornecedores de qualidade.

Simultaneamente com a HKTDC Hong Kong Toys & Games Fair foram realizadas feiras de produtos para bebês, itens de pa-pelaria e licenciamento, que dentre as no-vas propriedades, apresentava a nossa co-nhecida e brasileiríssima Turma da Mônica e seus personagens.

Os quatro eventos, realizados entre os dias

9 e 12 de janeiro no Hong Kong Convention and Exhi-bition Centre, chamaram a atenção de compradores de todos os cantos do mundo e permitiram negociações eficientes e troca de informações valiosas de mercado entre expositores e compradores.

Capa Hong Kong.indd 28 2/15/12 11:58 AM

Page 29: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro / Março 2012 29

Presidente Kids rocKing balançoCadeira que pode ser usada como um ba-

lanço ou como uma cadeira de balanço, graças a seu design ergonômico e confortável. Além de balançar, a cadeira toca músicas.

Produtos em destaque!

toy baKing utensilsKit de utensílios de cozinha

para o pequeno chef brincar de fazer biscoitos e bolos. São fa-bricados com materiais de qua-lidade visando à durabilidade e o design diferenciado.

die-cast car setPosto de gasolina idêntico ao de verdade.

Cada peça é produzida com a máxima atenção aos detalhes e à autenticidade.

eco-Friendly Puzzle bamboo Quebra-cabeça elaborado em bam-

bu. Processo de fabricação sustentável à base de água e verniz. Os seis modelos trazem designs diferenciados e convida a criança a exercitar o cérebro.

children’s cameraCâmera que alia a função de

tirar fotografia com 30 jogos di-vertidos. Vem com tela colorida LCD para uma exibição incrível. Possui a capacidade para arma-zenar 10 mil fotos.

Capa Hong Kong.indd 29 2/15/12 12:00 PM

Page 30: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201230

[capa – especial hong kong]

Ride-On TOyCom design e função de escavadora,

o carro é fabricado em plástico resistente garantindo durabilidade e segurança.

MOTO Kids POlice PaTROlA moto elétrica no modelo patrulha policial

tem capacidade máxima de peso de 35 quilos, duração entre 90 e 120 minutos e atinge de 3 a 7 km por hora.

KiT ROlleR sKaTe O kit traz todos os equipa-

mentos necessários para que a criança ande de patins em segurança. Além dos patins, inclui capacete, joelheiras e cotoveleiras. Os itens vêm numa bolsa transparente, fa-cilitando o transporte.

GOlf PlayseTKit de golfe completo

para crianças que gostam do esporte e de se exercitarem ao ar livre. Excelente design e acabamento.

Musical caR WindOW shade

Brinquedo interativo e musical para ser afixado na janela do carro. Protege a criança do sol, conta com espelho de segurança e traz ainda controle remoto.

Capa Hong Kong.indd 30 2/15/12 12:02 PM

Page 31: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/17/12 2:27 PM

Page 32: Revista Brinquedo #53

[capa – especial hong kong]

O ano começa bem no mundo dos brinquedos e seg-mentos afins. Muitos fabricantes aproveitam o início do ano para apresentar seus grandes lançamentos.

Quem esteve na HKTDC Toys & Games, Spotlight Baby Products, Stationery and Licensing Fairs em Hong Kong – a maior feira de brinquedos do mundo – no mês de janeiro, pôde identificar a aposta de grandes fabricantes de brinquedos da Ásia, com grande desta-que para as tendências, como brinquedos ecológicos e oriundos de materiais sustentáveis.

Neste 2012, tivemos pela primeira vez 38 participan-tes de regiões como Grécia, Macau, Rússia e Ucrânia e pavilhões específicos que reuniu grupos de empresas da China continental, Índia, Coreia do Sul, Espanha, Taiwan e Tailândia. Outros destaques incluíram o World of Toys Pavilion – uma nova zona de produtos com o retorno da Eco Brinquedos, com 80 expositores – 30% a mais que no ano passado.

O Hong Kong Toys Conferência olhou com carinho para as mais recentes diretrizes de segurança da União Europeia e dos Estados Unidos, explorando tendências de brinquedo de sourcing e de mercado, bem como tendên-cias de design ambiental em produtos: brinquedos, papelaria e bebê.

Mas a grande tendência mes-mo, que encheu os olhos dos visi-tantes, ficou por conta dos brinquedos controlados a partir dos iPhones e iPads, com os helicópteros.

Diário De viagem por roberto marinho

produtos para bebêsEssa edição contou com 6% a mais de expositores em

comparação ao ano passado. O evento acolheu pela pri-meira vez participantes da Colômbia, Polônia e África do Sul, como também apresentou o prêmio Hong Kong Brin-quedos e Produtos de Bebê 2012. Concedeu premiação para os melhores brinquedos voltados para bebês, bem como acessórios, carrinhos e outros itens para os baixi-nhos, assim como brinquedos educativos, eletrônicos e de controle remoto.

papelaria A 12 ª edição da feira de artigos de papelaria contou

pela primeira vez com participantes da Costa Rica, Itália, Suíça, Emirados Árabes e Reino Unido e um grupo de ex-positores de Taiwan, Tailândia, com especial atenção para os produtos e artigos de papelaria infantil, material escolar, artigos/papelaria para o segmento de expressão social, ma-terial de escritório e papel e produtos de impressão.

Especialistas no segmento em papelaria internacio-nal estavam nos seminários debatendo as tendências de papelaria e oportunidades de mercado no Japão e na Coreia.

Licenciamento Já no mundo do licenciamento, a 10 ª edição da Li-

censing Show em HK teve um conceito bem definido. Baseou-se em uma década de sucessos, e, neste ano atraiu mais de 170 expositores de 16 países e regiões e apresentou mais de 500 propriedades – com estreia ga-rantida para o fenômeno jogo Angry Birds, bem como a parte continental “Shan Mao” e o Pororo Little Penguin, da Coreia do Sul.

O show de licenciamento atraiu pela primeira vez expo-sitores da Alemanha e do Vietnã, e pavilhões do continente, Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Reino Unido. Neste ano, os palestrantes se propuseram a falar do licenciamento dos gi-

gantes como Disney, Sanrio e Sony Pictures Entertainment.tendência perspectivas da indústriaA tendência de mercado apresentada neste ano ficou

por conta dos produtos feitos com materiais sustentáveis expostos na amostra.

roberto marinho é jornalista (mtb 18.914), diretor da ppi Worldwide brasil

e parceiro da espaço palavra.

Roberto Marinho é jornalista, diretor da PPI Worldwide Brasil e parceiro da Espaço Palavra.

Capa Hong Kong.indd 32 2/15/12 12:04 PM

Page 33: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:52 PM

Page 34: Revista Brinquedo #53

Fevereiro / Março 2012

[capa – especial nuremberg]

Entre os dias 1º e 6 de fevereiro, a cidade alemã de Nuremberg foi tomada pelo es-pírito da brincadeira e diversão com a edi-ção 2012 da maior feira de brinquedos do mundo, a Internacional Fair Toy Nürnberg.

O evento recebeu cerca de 80 mil visitantes que puderam conhecer mais de 70 mil novos produtos apresentados pelos mais de 2.500 expositores.

Adolescentes no foco da feira Toys4Teens (brinquedos para adolescentes) foi o

tema da edição 2012. A feira que promove o maior vo-lume de negócios dos setores de briquedo, hobby e la-zer no mundo mostrou aos compradores como resgatar os consumidores com idades entre 13 e 17 anos.

Além da gama de lança-mentos para este público, a conferência Toys4Teens – No-vos Caminhos para os Varejis-tas de Brinquedos orientou os profissionais com dicas impor-tantes sobre como atrair este nicho para dentro da loja de brinquedo.

A pedido da organizadora da feira, no final de 2011, foi re-alizada uma pesquisa com 500 adolescentes alemães, com ida-de entre 13 e 17 anos, a fim de analisar os comportamentos de

compra e hábitos de jogo. Também foi realizada uma pes-quisa com 50 empresas da área partindo da perspectiva do comércio varejista especializado no ramo de brinquedos.

Por meio desse levantamento chegou-se a conclusão que os jogos eletrônicos e de consoles são os preferi-dos e os mais vendidos seguidos por jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. A pesquisa completa está disponível no site da feira:

http://www.toyfair.de

LicenciamentoO tema adolescentes também marcou presença no

LicenseCenter. Uma vitrine com as marcas mais signifi-cativas para esse público estava à disposição dos visitan-tes. As vendas de brinquedos licenciados na Alemanha tiveram aumento de 20% em 2011 e, diante desse con-texto, percebeu-se a necessidade de melhorar a coorde-nação entre agentes e licenciados. O LicenseLounge foi então estruturado para auxiliar nessa organização, além de apresentar licenças destaques de diversos países.

Mais temasOutros assuntos também foram debatidos durante

os dias do evento no Toy Conferência Global. Além do resgate do consumidor adolescente, a segurança dos brinquedos, o futuro do setor – oportunidades e desa-fios e marketing 3.0 foram alguns dos assuntos que pau-taram a edição 2012.

Para varejistas do mundo todo, Nuremberg é uma fonte inesgotável de inspiração para o desenvolvimento dos negócios.

por Silvia Vieira dos Santos

The Spielwarenmesse International Toy Fair Nürnberg

Silvia Vieira dos Santos: vencedora do VII Concurso de Criação de Brinquedo e correspondente da Espaço Brinquedo na Alemanha.

Capa NU.indd 34 2/15/12 12:16 PM

Page 35: Revista Brinquedo #53

produtos em destaque!

Enzo FErrari Diversão e tecnologia aliadas

em um único brinquedo voltado para pré-adolescentes a adultos: o carrinho que funciona por meio de Bluetooth. Para isso o usuário deve baixar um software e instalá-lo em seu iPad, iPhone ou iPod Touch, que passará a funcionar como um controle remoto. www.silverlit.com

Flying ClownFish a expressão “Como um peixe

fora d’água!” se encaixa perfeita-mente para este brinquedo! Por meio da manipulação do controle remoto é possível conduzi-lo em suaves movimentos que simulam um nado ao ar livre, incluindo ba-lance da cauda e deslocamentos para cima e para baixo, com gi-ros de 360º. a flutuação acontece pelo uso do gás hélio.www.airswimmers.com

MarusEnko sPhErE Quebra-cabeça em forma de

esfera, disponível em até oito com-binações de cores e cinco níveis de dificuldades. o usuário deve mo-ver suas partes em diferentes dire-ções em busca de um padrão nas cores. Mesmo ao cair no chão o brinquedo não quebra, pois é pos-sível encaixar as peças novamente sobre a base.www.marusenko.com

laQPequenas peças que se conec-

tam e permitem a construção de diferentes padrões, estruturas bidi-mensionais, tridimensionais e esfé-ricas, em diferentes complexidades, estimulando a criatividade e a co-ordenação motora. são sete peças diferentes disponíveis em dez cores, possibilitando infinitas criações, sen-do que duas peças básicas permitem todas as conexões. Voltado para usu-ários acima de 8 anos de idade. http://laq.co.jp

TriQo Brinquedo de construção e

encaixe que conta com uma varie-dade de peças em 10 cores dife-rentes, sendo que duas são básicas na conexão. resistentes e produ-zidas em polipropileno, permitem a montagem de uma infinidade de estruturas. ideal para crianças aci-ma de 5 anos de idade porque já possuem força suficiente para rea-lizar o encaixe das peças.www.triqo.com

you roCk Esse instrumento de precisão

musical permite tocar como se fosse uma guitarra de verdade. Pode ser utilizado por pessoas em diferentes níveis, de alunos a professores, e é uma boa ferramenta no aprendizado musical. a peça é totalmente funcio-nal, possuindo cordas e sensibilidade ao toque, com diferentes saídas para plugar em videogames, amplificado-res, computadores, celulares e fones de ouvido. a empresa responsável disponibiliza a tradução do manual.www.yourockguitar.com

Capa NU.indd 35 2/15/12 12:17 PM

Page 36: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201236

[capa – especial nuremberg]

Pentago Um jogo voltado para crianças

e adultos, fácil e rápido de apren-der, mas que exige muita concen-tração, estratégia e raciocínio du-rante a partida. o jogo para dois jogadores consiste em um tabuleiro dividido em quatro partes móveis e bolinhas brancas e vermelhas, com um único objetivo: criar antes do oponente uma linha com cinco bo-linhas da mesma cor e em qualquer direção. Porém, a dificuldade au-menta a cada rodada, uma vez que após a colocação de uma bolinha em um dos quadrantes o jogador obrigatoriamente deve girar um dos outros três quadrantes. www.pentago.com/games/pentago-ce/

PoPtiballPara os amantes de futebol, um

divertido jogo que envolve uma bola e 13 ventosas de borracha. as ventosas são molhadas, pres-sionadas e fixadas sobre a bola em diferentes pontos dando início a competição. o jogador deve rea-lizar embaixadinhas tentando ba-ter o recorde de tempo, antes que todas as ventosas se desprendam. também é possível fixar as vento-sas em paredes não porosas, com o objetivo de acertar uma a uma com a bola. Um CD que acompa-nha o kit ensina diferentes modali-dades de brincadeira, mas o usuá-rio tem total liberdade de inventar e adaptar novos estilos de jogos.http://thepopitballgame.com/

RoRy’s stoRy CUbes Um divertido, simples, fácil

e didático jogo que contém nove dados de cinco lados cada, resul-tando em 54 imagens diferentes e 10 milhões de combinações. o jo-gador deve lançar os cinco dados e inventar histórias, a partir das figuras resultantes. indicado para crianças acima de 4 anos de idade e até mesmo adultos, pois o jogo estimula a imaginação, criativida-de, a linguagem, a liberdade de expressão e possibilita um número ilimitado de histórias.http://www.storycubes.com/

Uno DiCe game Com uma embalagem atraente que lembra uma lata de refrigerante, o

Uno passou do tão vendido e clássico jogo de cartas para um diferente jogo de dados. a embalagem vem com 11 dados e o manual de regras, sendo voltado para faixa etária acima dos sete anos de idade. o funcionamento é semelhante ao jogo de cartas, porém nesse o objetivo é se livrar de todos os dados e atingir 200 pontos antes que os oponentes.

Silvia vieira doS SantoS é a vencedora do vii Concurso de Criação de Brinquedo, promovido pela revista espaço Brinquedo. Como primeira colocada, ganhou uma viagem para conhecer a toy Fair nürnberg e, assim, virou a correspondente da espaço Brinquedo na alemanha.

Capa NU.indd 36 2/15/12 12:17 PM

Page 37: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:53 PM

Page 38: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201238

[capa – especial nova york]

A American International Toy Fair é o maior evento de negócios do setor de brinquedo no hemisfé-rio ocidental, organizado pela Associação dos Fabricantes de

Brinquedo dos Estados Unidos, a Toy Industry Association (TIA).

A 109 ª edição do encontro aconteceu entre os dias 12 e 15 de fevereiro no Jacob K. Javits Conven-tion Center, em Nova York, e reuniu mais de 1.100 fabricantes, importadores e distribuidores de brin-quedo do mundo todo. Desse montante, 250 em-presas mostraram suas novidades pela primeira vez na American International Toy Fair.

A feira apresentou aos 34 mil visitantes, vindos de quase 100 países, entre eles vare-jistas, atacadistas, importadores e grupos de compras 100 mil novos brinquedos, desde os clássicos aos mais tecnológicos nas mais di-versas categorias como figuras de ação e bo-necas, jogos e quebra-cabeças, brinquedos de construção, artes, veículos infantis, pelúcia, áudio e vídeo, videogames, equipamentos es-portivos, itens de Halloween, Natal, livros, pa-pelaria e artigos de festa.

Especialistas de mercado detectaram algumas ten-dências durante o encontro. Em breve, estas novidades estarão nas prateleiras do comércio brinquedeiro:

• Permanência de brinquedos ligados aos mais recen-tes avanços no mundo da tecnologia, uma abundância de produtos com dispositivos inteligentes e aplicativos.

• Brinquedos relacionados às artes e ao artesanato. Brilhar no escuro ou mudar de cor são elementos com-plementares aos itens.

• Brinquedos e jogos que desenvolvem habilidades cognitivas.

• Jogos dinâmicos e passíveis de personalização. 

• Brinquedos musicais para todas as idades. Permi-tem tocar, dançar e brincar com as melodias.

Além dos estandes na feira, showrooms localizados em diversas localidades da cidade nova-iorquina estavam à disposição dos compradores com produtos exclusivos.

109ª American International Toy Fair

Silvia Vieira dos Santos: vencedora do VII Concurso de Criação de Brinquedo e correspondente da Espaço Brinquedo na Alemanha.

Capa NY.indd 38 2/16/12 5:20 PM

Page 39: Revista Brinquedo #53

Fevereiro / Março 2012 39

Fire Temple (lego)A brincadeira acontece no cenário do templo

ninja, no qual a criança se envolve na história da batalha pelo controle das quatro armas Spinjitzu.

HoT WHeelS WAll TrAckS (mattel) Agora os veículos Hot Wheels vão andar pelas pa-

redes. As pistas são penduradas e trazem manobras e corridas na parede. As pistas ainda podem ser acopla-das entre elas e com outras da linha Wall Track.

leAppAd explorer (leapFrog enterprises) Tablet de aprendizagem para

crianças. com uma câmera em-butida e uma biblioteca imensa de histórias, jogos e atividades, o leappad apresenta aplicativos inovadores que inspiram a cria-tividade e transformam a leitura em diversão. É uma nova forma de aprender e de jogar.

FijiT FriendS inTerAcTive FigureS (mattel) Brinquedo com diversos recursos interativos, in-

clusive o reconhecimento de voz, detector de batida, modo de dança, entre outros. São diversos modelos.

eleFun BuSy BAll popper (Hasbro/ playskool)possui um dispositivo que

quando acionado, faz o brinque-do lançar bolinhas para o alto enquanto toca músicas e interage com a criança. o produto inclui bolinhas de plástico e toca mais de 10 músicas diferentes.

rockBoArd ScooTer – mini (m.y. products llc.)Scooter dobrável em miniatura. Tem

o recurso de ajustar a altura do guidão, conforme o crescimento da criança.

Confira os venCedores do “Toy of The year”, premiação realizada duranTe a feira:

Capa NY.indd 39 2/16/12 5:23 PM

Page 40: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 40 Fevereiro / Março 2012

www.pagamentoja.com.br

Espaço Brinquedo Revista

Saber o que está fazendo é primordial na hora de montar o negócio on-line

O negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece certos ris-cos de investimentos. Infeliz-mente no Brasil, 60% das lo-

jas virtuais fecham antes de completar um ano de vida. Por que isso acontece e como evitar? Conhecendo as respostas, a chance de sucesso aumentará muito. Por isso é importante conhe-cer os motivos principais que levam à decadên-cia, chamados por mim de os 8Fs do insucesso:

1– Falta de planejamento: Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro, talvez seja esse o motivo de o Sebrae apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos três primeiros anos de vida. É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, o pontapé inicial que deve ser dado

respondendo às seguintes questões: O que vou vender? Quem vai montar minha loja? Quem é meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o negócio?

2– Foco no mercado: Não tente vender de tudo, deixe isso para as grandes lojas. Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja fí-sica e que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o começo. Na internet uma pe-quena fatia de mercado representa milhões de consumidores, basta ter “foco”.

3– Falta de mão de obra qualificada: Não basta saber navegar na internet, é impor-tante conhecer minimamente o “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de tráfego. Esses três itens são básicos e essenciais.

40

Os 8 Fs do insucesso das lojas virtuais

[papo de especialista] e-commerce[papo de especialista] e-commerce

por Arnaldo Korn

Papo ecommerce_duas simples.indd 40 2/15/12 12:21 PM

Page 41: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:54 PM

Page 42: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 42 Fevereiro / Março 2012

www.pagamentoja.com.br

4– Falha na divulgação: Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e, portanto, ninguém irá com-prar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação”, para otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patroci-nado, apoio em redes sociais, divulgação em outros sites, assessoria de imprensa etc.

5- Falta de planejamento logístico: Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se desse fato, é bom fazer um planejamento de maneira deli-cada e detalhada de seu sistema de logística.

6- Fraude: A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando a seu fechamento, além de acabar devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas. Por-tanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em pagamentos

com sistema antifraude conferindo grande se-gurança nas transações. (www.pagamentoja.com.br).

7- Falta de monitoramento: Muitas lojas acabam fracassando, pois sua administração não consegue ou não sabe vi-sualizar o que está ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões – na maioria das vezes erradas – baseadas em su-posições. Sendo assim, a web-análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que o web-empreendedor se familiarize com o “Google Analytics”. 

8- Falha no atendimento: Muito se fala em atendimento – e deveria se falar muito mais – e a sua loja pode ser virtual, mas seu cliente é real e necessita de atendimento. Seu cliente precisa saber exatamente o que está acontecendo com seu pedido de compra, seu site precisa ter um bom canal de comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade.

ArnAldo Korn é diretor-presidente do por-tal Pagamento Já: pagamentoja.com.br.

[papo de especialista] e-commerce

por Arnaldo Korn

Papo ecommerce_duas simples.indd 42 2/15/12 12:22 PM

Page 43: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:54 PM

Page 44: Revista Brinquedo #53

[mercado]

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201244

Avaliação dos brinquedeirosOtimismo para este ano, sem esquecer as lições de 2011

Em toda primeira edição do ano abrimos espaço para um balanço do setor. Como os dados de mercado validados pela Associação Brasileira

dos Fabricantes de Brinquedo (Abrinq) são divulgados em abril, durante a realização da Feira Nacional de Brinquedos, a Abrin, recorremos aos porta-vozes do setor. Afinal, quem melhor para falar do negócio que os próprios players?

Confira as opiniões de fabricantes, importadores, dis-tribuidores, varejistas... que formam um panorama interes-sante sobre o resultado do segmento no Brasil em 2011.

“O mercado de brinquedos em 2011 cresceu em tor-no de 8%. O avanço foi menor que o de 2009 para 2010 em função de um cenário macroeconômico

pior, muito mais no mercado externo do que no Brasil, que permaneceu com a economia aquecida. De qualquer forma, vejo o crescimento de 8% como bastante positivo e acredito que ele em parte também se deve às novas fa-mílias que foram incorporadas ao mercado de consumo.”

Carlos Tilkian Presidente da Brinquedos Estrela

“O mercado de brinquedos vem perdendo espa-

ço, em especial, para o mercado de eletrô-nicos. Cada vez mais cedo as crianças se in-teressam por gadgets, celulares, computa-dores, videogames. A

indústria brasileira precisa aproveitar o grande mo-mento da economia nacional e a perda do poder competitivo da China, dado o aumento dos custos chineses, para investir no desenvolvimento de brin-quedos atrativos, modernos, de boa qualidade e que atendam a esse novo perfil de público. Dessa forma, haverá a valorização da indústria nacional e conse-quentemente a redução da necessidade de recorrer à importação para compor seu mix de produtos.”

Alamir Chacur A Feira Livre

“Foi um ano de atenção e desconfiança, geradas pelos rumores de crises externas, mesmo com um cresci-mento de 15% em relação ao ano anterior. Acredito que a preocupação era somente de ter o produto no ponto de venda, somente o necessário, não houve grandes apostas, os investimentos foram bem calcula-

dos e postergados ao máximo, o que reduziu o tempo de venda e reposição, mais que foram incentivados pelo baixo risco de grandes inventários, o que resulta no favorecimento do ano de 2012 desde seu início, gerando excelentes expectativas.”

Gilson Pestana Gerente comercial do Barão Distribuidor

Mercado.indd 44 2/15/12 12:25 PM

Page 45: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro / Março 2012 45

“Durante o ano de 2011, o mercado brasileiro de brinquedos pri-vilegiou a criatividade, as soluções inovadoras e diferentes. Isso foi excelente, porque fez com que os fabricantes se mexessem

e criassem alternativas, brinquedos novos, divertidos. E isso foi ótimo para a Oregon, pois sempre investimos em produtos diferenciados, educativos e modernos. Dessa forma, percebemos que não podemos ficar sentados sobre soluções prontas, ou mesmo confiar apenas em uma fórmula que já tenha funcionado, ou em um personagem. O con-sumidor é cada vez mais exigente, então é preciso que os fabricantes também sejam exigentes com o desenvolvimento das linhas. Pensar ‘fora da caixa’, ser criativo, oferecer sempre mais, pensar, discutir e tornar os brinquedos um sonho de consumo para pais e filhos.”

Tatiane RamosDiretora-geral da Oregon Scientific Brasil

“Tivemos um ano atípico, eu diria. O mercado teve

um primeiro semestre interessante, que deu uma boa perspecti-va para a Semana da Criança. Em outubro os resultados do va-

rejo não foram exatamente ruins, mas aquém das expectativas. Como consequência, para o Natal, as reposições foram focadas e comedidas, mas as vendas surpreenderam: foi um Natal melhor que o esperado. No final, posso dizer que foi um ano ra-zoável para o mercado.”

Guilherme Pañella Gerente de marketing da Toyster

“Em 2011 tivemos um ano difícil no segmento de brinquedo. Tivemos um pequeno cresci-mento em vendas, cerca de 3% só. Detecta-

mos que a lucratividade está muito baixa, pois para acompanharmos as grandes redes e os magazines tivemos de baixar as margens diminuindo, assim, a lucratividade. Mesmo assim, foi um bom ano nos encorajando para um trabalho melhor ainda em 2012.”

Luís Antônio Avenida Presentes

Mercado.indd 45 2/15/12 12:26 PM

Page 46: Revista Brinquedo #53

[mercado]

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201246

“2011 foi um ano de muito trabalho. Cada dia fica prova-se mais a frase de que o brasileiro (de nascença ou de coração ) trabalha muito. Antes, mais com os braços, agora, cada vez mais com a

cabeça. O diferencial brasileiro que atrai tanto o investimento quanto a atenção estrangeira em outros setores também tem sido a tônica en-tre nós “brinquedeiros”. Muito planejamento, muito treinamento, muita dedicação e muito investimento. O ano de 2011 requereu tudo isso para ser um ano bom! Mas, Graças a Deus, conseguimos! Nosso setor chega em 2012 com a casa arrumada, com estoques mais baixos, com equipes mais profissionais e treinadas, com boa infraestrutura física, logística e virtual. Nota baixa apenas para as margens mínimas dos varejistas e para a burocracia e o custo dos impostos em todas as eta-pas do setor, que faz nossos pequenos consumidores pagarem até seis vezes mais que nossos pares mais abastados do hemisfério norte. Finan-ceiramente, existe um mercado propenso à entrada de novos grupos e fusões. Que venha 2012 com muita paz, saúde e progresso a todos!”

Marcelo Mouawad Diretor comercial da Semaan

“O ano de 2011 começou muito bem e aqueci-do por conta do Natal de 2010 que superou as expectativas do mercado em geral. Analisando

as marcas que mais apareceram no varejo, a Redi-bra novamente se destaca com a linha de brinque-dos do Ben10 que cresceu ainda mais e continua em um patamar de vendas muito bom. O lança-mento do filme Rio da Fox também se destacou no varejo pelas vendas dos brinquedos da Grow, que desenvolveu uma linha de cartonados, jogos e bo-necos. O Dia das Crianças também superou as proje-ções de algumas empresas. O aumento na demanda de produtos pré-escolares também veio como uma boa novidade para que nos focássemos no desenvol-vimento de uma linha diferenciada para Peixonauta e para a Galinha Pintadinha, esta última com lança-mentos apenas no segundo semestre e destaque em 2012.”

David Diesendruck Presidente da Redibra

“Tivemos uma feira Abrin repleta de lançamen-tos, conquistamos novos clientes e ampliamos a parceria com alguns clientes estratégicos.

Consolidamos nossas marcas próprias California Soft (linha de pelúcias), California Collectibles (linha de miniaturas) e lançamos em parceria com a Greenli-ght, três coleções de miniaturas com custo-beneficio excelente. Conquistamos a representação de marcas importantes como Cararama, Autoart, M2 e amplia-mos a distribuição de marcas importantes como Maisto, Jada Toys, Hot Wheels Elite e Greenlight.”

João Ricardo Nascimento Gerente comercial da California Toys

Mercado.indd 46 2/15/12 12:37 PM

Page 47: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:55 PM

Page 48: Revista Brinquedo #53

[mercado]

“O ano de 2011 consolidou o fortalecimento

do mercado de brin-quedos. Na PBKIDS Brinquedos tivemos fortes investimentos

em lançamentos, produtos exclusivos e comu-nicação com os clientes. Demos continuação ao nosso plano de expansão, inaugurando importantes unidades na capital paulista, na grande São Paulo e no Rio de Janeiro. Cresce-mos em vendas, expandimos nossa atuação no segmento de franquias e aumentamos nossa presença nos mercados.” Celso Pilnik Diretor comercial da PBKIDS Brinquedos

“2011 foi um ano que consideramos ‘bonzinho’ e nos leva a algumas refle-xões sérias sobre o negócio brinquedo.

Será que estamos acompanhando e entenden-do direito o que nosso principal consumidor, o lojista, está sinalizando? As lojas estão ‘lota-das’ de produtos. Quase todos são variações do mesmo tema, ou seja, bonecas iguais, pou-ca criatividade, brinquedos muito parecidos, cópias de nossos próprios concorrentes, im-portações óbvias, enfim... Cito como princi-pal consumidor o lojista e não a criança, por-que não chegamos na criança sem passarmos pelo lojista.”

Celso Schuwenck Gerente de marketing da Homeplay

AS últimAS do brinquedoVenda de brinquedos para o varejo cresce 8% no natal, diz

AbrinqA indústria registrou aumento de 8% nas vendas de brinquedos

ao varejo no Natal de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo balanço divulgado pela Abrinq (Associação Bra-sileira dos Fabricantes de Brinquedos).

O presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, atribui o aumento a uma maior produção (6% em relação a 2010), à ma-nutenção dos preços de anos anteriores e à retomada de merca-do dos importados chineses (2% no período). “Estamos levando à frente projeto para retomada de 15% do mercado de brinquedos importados”, diz.

O Natal representa 30% das vendas da indústria de brinquedos no ano, e o Dia das Crianças, 40%. “Pelas projeções, o setor deve ter faturado em 2011 R$ 5,7 bilhões, uma alta em torno dos 8% em relação a 2010”, afirma Costa.

Governo prorroga alíquota de 35% sobre importação de brinquedosPor: Yara Aquino, da Agência BrasilA Câmara de Comércio Exterior prorrogou até o final de 2012

a vigência da alíquota de 35% incidente sobre a importação de uma série de brinquedos como triciclos, patinetes, trens elétricos, quebra-cabeças e bonecos a corda ou elétricos. A medida está em resolução publicada na edição do dia 30 de dezembro de 2011 do Diário Oficial da União e evita que a alíquota volte a ser de 20%, a mesma usada até dezembro de 2010.

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brin-quedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, disse que a prorrogação fortalecerá a competitividade do setor diante dos brinquedos impor-tado, principalmente os chineses. “Essa alíquota inibe o excesso de importação, mantém a indústria e gera emprego. Estamos há cinco anos só contratando, sem demitir. Com esses 35% devemos contra-tar 3 mil pessoas em 2012”, declarou.

A indústria brasileira de brinquedos quer que a alíquota de 35%, percentual máximo permitido pela Organização Mundial do Co-mércio (OMC), seja permanente, mas é preciso ter a concordância dos demais países que integram o Mercosul.

O produto chinês continua sendo o principal concorrente dos brinquedos brasileiros, como explica o presidente da Abrinq. “Em 1975 tivemos o primeiro ataque da indústria chinesa, fizemos pro-gramas de recuperação, ajustes, mostramos capacidade de competir com os chineses, mas o governo chinês dá vantagens que nenhum outro dá”, disse.

Mercado.indd 48 2/15/12 12:38 PM

Page 49: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 4:56 PM

Page 50: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 50 Fevereiro / Março 2012

[gôndola] páscoa

Siga essas pegadas!Confira os lançamentos fabricados para a Páscoa 2012 e aproveite a data para vender.

Furreal Friends Coelhinhos [Hasbro]

Este coelho pula, como se fosse de verdade. Basta apertar o sensor em suas costas para o bichinho dar pulinhos circu-lares. Ao tocar no focinho, o coelho emite sons semelhantes ao do animal.

Idade indicada: acima de 4 anos.

Linha FurReal Friends.

Patati Patatá Páscoa [Multibrink]A dupla de palhaços mais co-

mentada no País ganha uma versão especialmente para essa data. Den-tro de um ovo de 23 centímetros de altura, os minibonecos de Patati Patatá destacam-se não apenas pela embalagem que pode ser pendurada, como se fosse um ovo de chocola-te, mas pela qualidade na confecção dos personagens.

Idade indicativa: a partir de 3 anos.Linha Páscoa.

Gondola-pascoa.indd 50 2/15/12 4:58 PM

Page 51: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista51Fevereiro / Março 2012 51

Coelho Dentinho [Brinquedos Ifa]Fabricado em vinil atóxico, o

brinquedo é bem macio, emite som ao ser apertado e está disponível nas cores rosa, amarelo, azul e ver-de. Para fazer a alegria dos bebês com total segurança, o produto não possui mecanismos acoplados. Este é apenas um dos modelos de bi-chinhos da coleção de mordedores Line Baby.

Idade indicada: a partir de 1 ano.Linha Vinil Line Baby.

Dora a Aventureira Páscoa [Multibrink]A personagem do canal Nick Jr. foi

vestida especialmente para a data. Com 40 centímetros, a boneca ganha uma ver-são de coelhinha, com corpo confeccio-nado em fibra atóxica, coberta por pelúcia e rosto de vinil.

Idade indicativa: a partir de 3 anos.

Linha Páscoa.

Ovo Tand Kids [Toyster]Com 18 peças coloridas, o ovo

estimula a criatividade propondo a montagem de diferentes formas.

Idade indicada: a partir de 3 anos.Linha Tand: blocos de montar e

peças de encaixe.

Gondola-pascoa.indd 51 2/15/12 4:59 PM

Page 52: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 52 Fevereiro / Março 2012

[gôndola] páscoa

Sansão Pequeno Páscoa [Multibrink]O personagem da Turma da Môni-

ca, Sansão, também ganha uma versão de 23 centímetros, dentro do ovo.

Idade indicativa: a partir de 3 anos.Linha Páscoa.

Coelhinho de pelúcia [California Toys]A coelha de lacinho tem 15 centíme-

tros e vem numa embalagem que pode ser utilizada como expositor e caixa para presente.

Idade indicada: Para todas as idades. Linha California Soft.

Bolhas de sabão Páscoa - Dog & Cats [Brasilflex]

Para aumentar as alternativas de presentes de páscoa, as novas bolhas de sabão ganharam motivos de Páscoa na embalagem. Atóxicas e coloridas, as bolhas são uma alternativa diverti-da e diferente para quem não pode ou não quer chocolate. Os cães e gatos da linha Keith Kimberly foram vestidos de coelhos nos rótulos do produto.

Idade indicada: a partir de 3 anos de idade.

Linha de bolhas de sabão.

Gondola-pascoa.indd 52 2/15/12 5:01 PM

Page 53: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:02 PM

Page 54: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201254

[em destaque]

Em meio às conquistas do Brasil como sede da Copa do Mundo e da Olimpía-da e às descobertas na camada pré-sal, executivos e empresários entrevistados apontaram as atividades de construção

(55%), petróleo e gás (54%) e turismo, hotelaria e lazer (28%) como as de maior potencial de cresci-mento para os próximos anos. Este é um dos pon-tos levantados na pesquisa realizada pela Deloitte, “Panorama Empresarial 2011 – Visões e expectati-vas sobre o novo ciclo de crescimento do Brasil”.

Nesta edição, para detectar os fatores que podem ser determinantes ao crescimento do País, o levantamento ampliou a análise das perspectivas dos entrevistados para 2015, di-ferentemente dos estudos anteriores, que consideravam apenas o período de um ano. Dessa forma, o levantamento permitiu algumas conclusões sobre as expectativas do empresa-riado para o restante de 2011 e o médio prazo, até 2015:

Destaques do panorama empresarial Capital humano como prioridade – reter e de-

senvolver talentos são hoje o maior desafio das empresas e o principal foco estratégico até 2015.

Interação com públicos de interesse – ações de relacionamento com clientes, consumido-res e fornecedores são as mais eficazes entre as adotadas pelas empresas para superar os desa-fios do mercado.

Panorama empresarial reúne 352 empresas

Pesquisa da Deloitte aponta desafios e planos de investimento do empresariado brasileiro até 2015

Inovar é preciso – aumenta a busca por par-cerias para pesquisas e cresce a participação de novos produtos na geração de receita.

Marketing e RH – estes são os principais desti-nos dos novos investimentos.

Setores em alta – construção, petróleo e gás e turismo são os que mais vão crescer.

Crescimento sustentável – o Brasil não cresceu mais do que 5% em 2011 e terá o mesmo crescimen-to até 2015, segundo a maioria dos entrevistados.

Resultados de 2010 – apenas 5% das empresas terminaram o ano sem crescer e só 8% deixaram de fazer investimentos.

Exportações em baixa – 41% dizem que não vão ampliar suas vendas no exterior mesmo até 2015.

O maior desafio apontado pelas empresas, para curto e médio prazo, é a retenção de capital humano e o desenvolvimento de talentos. “As mu-danças ocorridas no Brasil nos últimos anos têm contribuído para um aquecimento significativo do mercado de trabalho. Isso já se reflete no dia a dia das empresas. E a busca por profissionais qualifi-cados e a retenção dessas pessoas ganharam rele-vância junto aos empresários”, destaca José Paulo Rocha, sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte e responsável técnico pela pesquisa. Para ele, o fator “capital humano” passou a ser um diferencial competitivo no contexto econômico vi-vido pelo Brasil nos últimos anos.

Em destaque.indd 54 2/15/12 12:58 PM

Page 55: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:03 PM

Page 56: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201256

[em destaque]

Perfil das empresas participantes Olevantamento,realizadoentreosdias16de

dezembrode2010e31de janeirode2011, foirespondido,emsuamaioria,porsócios,diretoresepresidentesdeempresas(59%).

As empresas respondentes mantêm sedes emtodooPaís:73%noSudeste,18%noSul,4%noNordeste,4%noCentro-Oestee1%noNorte.Aamostraécompostaemsuamaioriaporempresasconsolidadas no mercado (79% delas atuam hámaisdedezanos)epoucomaisde50%realizamoperaçõesnoexterior–exportaçãoeimportaçãosãoasoperaçõesmaispraticadas.

Investimentos Umtotalde27%pretendiaaumentarseusin-

vestimentosentre5,1%e10%nosanosde2010e 2011. Esse mesmo incremento previsto para2015estánosplanosde25%dosentrevistados.Em 2011, os recursos foram destinados, princi-palmente,paraaçõesdemarketingecomunica-ção,segundo70%dosrespondentes.Osrecursoshumanosaparecememsegundolugar,deacordocom68%dosparticipantes.

Os entrevistados apontaram uma perspectivaotimistaparaoaumentodosinvestimentosestran-geiros,em2015,deacordocom86%dasrespos-tas.Ainternacionalizaçãodasempresasfoioutroaspectoapontadopor81%.Para79%,asfusõeseaquisiçõesdevemaumentarem2015.

Dentreasempresaspesquisadas,amaiorpar-te pretende lançarmais de20produtos ou ser-viçosnospróximosanos (43%em2011e34%

em 2015). Com relação ao cenário externo, osentrevistadosacreditamnaocorrênciadeumoumaisepisódiosdecrisenomundo(84%)etam-bémnaascendênciapolíticadospaísesemergen-tes(85%).

Megaeventos e públicos de interesse Osentrevistadosdestacaramcomomaiordesa-

fioparaosmegaeventosesportivosprevistosparaospróximosanosacriaçãodealternativasviáveisde transporteaéreo (76%).Amobilidadeurbanafoidestacadaem67%dasrespostaseasegurançaficouemterceirolugar,com43%.

Quandoquestionadas sobreoníveldeeficá-ciadas iniciativasadotadasouaseremadotadasnospróximosanos,paraendereçarosdesafiosdomercado,asempresasestãovalorizandoasaçõesderelacionamentocomoalternativa.

Crescimento e desafios econômicos Para a maioria dos participantes, o crescimen-

to do Brasil em 2011 e no médio prazo, ao fi-nal de 2015, não deve superar a marca de 5%ao ano, em linha com a tendência de diminui-ção do ritmo de expansão, em razão das medi-das governamentais pelo controle da inflação.Jáapartirdobomcrescimentodaeconomiaapre-sentadoem2010,apenas5%dasempresastermina-ramoanopassadosemcresceresó8%deixaramdefazerinvestimentos.Já41%afirmaramquenãovãoampliarsuasvendasnoexterior,mesmoaté2015,comopossívelreflexodorealvalorizado.

Mais informações: www.deloitte.com/about

Em destaque.indd 56 2/15/12 12:58 PM

Page 57: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:03 PM

Page 58: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 58 Fevereiro / Março 2012

[os 10 +]

Mimo & Cia [São Paulo]1º Beyblade de Batalha – Hasbro.2º Mó Barato – DTC.3º LIV Férias Tropicais – Long Jump.4º Disco Flash – DTC.5º Head Shotz – DTC.6º Zoobles Blister 2 peças – Long Jump.7º Shnooks – DTC.8º Aqua Pets – DTC.9º Lava Lava – Homeplay.10º Air Hogs Vectron Wave – Long Jump.

Dinolândia [Teresina - PI e São Luís - MA]1º Hot Wheels Carro Básico – Mattel.2º Beyblade de Batalha – Hasbro.3º Mo Barato – DTC.4º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel.5º Max Steel Figura Básica – Mattel.6º Barbie Escola de Princesa – Mattel.7º Little Momy Faz-de-Conta Jardim – Mattel.8º Barbie Princesa Moderna – Mattel.9º Max Steel Figura Especial – Mattel.10º Lançador Nerf Maverick – Hasbro.

Havan[Santa Catarina]1º Boneca Monster High Sort – Mattel.2º Barbie Escola de Princesas – Mattel.3º Bonecos Patati Patatá – BBRA.4º Helicóptero E 366 – Candide.5º Casa da Árvore – Homeplay.6º Carro Controle Dragon – Candide.7º Carro Plástico MK133 Gigatruk – Dismat.8º Max Steel V1101 Figura Básica – Mattel.9º Jogo Super Banco Imobiliário com cartão – Brinquedos Estrela.10º Laptop da Xuxa com 24 atividades – Candide.

No topo da lista do Papai NoelConheça os brinquedos mais vendidos no último Natal.

Os 10+.indd 58 2/15/12 1:02 PM

Page 59: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:03 PM

Page 60: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 60 Fevereiro / Março 2012

[os 10 +]

Centro Atacadista Barão[São Paulo]1º Hot Wheels Carros Básicos Novo Sortimento – Mattel.2º Max Steel Figura Básica Sort 2011 – Mattel.3º Barbie FAB- Barbie Fashion 2011 – Mattel.4º Barbie Escola Princesas – Mattel.5º Hot Wheels Racer – Barão Toys.6º Barbie Guitarra Infantil Luxo – Barão Toys.7º Hot Wheels Baía do Tubarão – Mattel.8º Barbie Quero Ser Bailarina 2011 – Mattel.9º Hot Wheels Guitarra Infantil Luxo – Barão Toys.10º Jogo Uno – Mattel.

PBKIdS Brinquedos[Brasil]1º Beyblade de Batalha – Hasbro.2º Imaginext Batcaverna – Mattel.3º Boneca Minha Baby Alive – Hasbro.4º Air Hogs Vectron Wave – Long Jump.5º MH Bon Passeio Shopping Sort – Mattel.6º RC Helicóptero Thunder – Candide.7º Banco Imobiliário Super – Brinquedos Estrela.8º Lava Lava – Homeplay.9º Splash Baleia – Long Jump.10º Real Construction Kit Pro – DTC.

Fnac[Brasil]1º Pelúcia Galinha Pintadinha – Light Toys.2º dVd Portátil Backyardigans – Tec Toy.3º Teimosinho - Galinha Pintadinha – Toyster Brinquedos.4º dVd Portátil disney – Tec Toy.5º Massa de Modelar Balde Backyardigans – Sunny Brinquedos.6º Cadeira Bricks & Klicks – Gulliver Brinquedos.7º Cavalete de Pintura completo – Conceito Básico.8º Pelúcia Backyardigans Tasha – Long Jump.9º Piscininha - Galinha Pintadinha – Toyster Brinquedos.10º Kit de Pintura Galinha Pintadinha – Brincadeira de Criança.

Brinquedos Laura[São Paulo]1º Beyblade de Batalha – Hasbro.2º Beyblade de Batalha Confronto – Hasbro.3º Mo Barato – DTC.4º disco Flash – DTC.5º Arena Beystadium – Hasbro.6º Chaveiro Angry Birds – Yellow.7º Splash Bolha – Aeromodelli.8º Autorama Cars – Aeromodelli.9º Jogo Mega Senha – Brinquedos Estrela.10º Furreal Cão Labrador Cookie – Hasbro.

Os 10+.indd 60 2/15/12 1:03 PM

Page 61: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:04 PM

Page 62: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 62 Fevereiro / Março 2012

Balão Mágico Brinquedos[São José do Rio Preto - SP]1º Hot Wheels Novo Sort Carrinhos Básicos – Mattel.2º Boneca Belinha – Brinquedos Estrela.3º Boneca Baby JR Fofinho Vestido – Cotiplás.4º Barbie Escola Princesas Barbie – Mattel.5º Max Steel Sort Figura Básica – Mattel.6º Barbie Quero Ser Bailarina – Mattel.7º Carro Bombeiro Fire – Dismat.8º Hot Wheels CS Lava Rápido Bubble Blast – Mattel.9º Barbie Fab Barbie Fashion – Mattel.10º Jogo Uno – Mattel.

A Feira Livre[Campos dos Goitacazes - RJ]1º Torre Copos Supertimer – Grow.2º Beyblade – Hasbro.3º Super Tuning Controle – Brinquedos Bandeirante.4º Barbie Escola de Princesa – Mattel.5º Toto – Xalingo.6º Boliches Personalizados – Lider.7º Detetive 3D – Brinquedos Estrela.8º Casas de Madeira – Bhoney.9º Piscina de Bola – Braskit.10º Carrinho de Boneca – M e P.

Azul e Rosa Brinquedos Educativos[São Paulo]1º Bola ao Cesto – Soft Mel.2º Casa de Bonecas – Bohney.3º Jogos de Estratégia – Mitra.4º Quebra-Cabeça 3D – Conceito Básico.5º Girafa – Soft Mel.6º Yoiô – Fênix.7º Bonecas de Tecido – Gui Gui.8º Kit Panelinhas de Alumínio – A de Aurélia.9º Instrumentos Musicais – Educo.10º Montagens em 3D – Atto.

Semaan[São Paulo]1º Beyblade – Hasbro.2º Monster High – Mattel.3º Casa da Barbie com Boneca – Mattel.4º Barbie Escola de Princesas – Mattel.5º Mônica Patinadora – Grow.6º Cookie Furreal – Hasbro.7º Super Banco Imobiliário – Brinquedos Estrela.8º Transformers Lider – Hasbro.9º Minha Baby Alive – Hasbro.10º Mini Chef Sorveteria – Long Jump.

[os 10 +]

Os 10+.indd 62 2/15/12 1:03 PM

Page 63: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:04 PM

Page 64: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 64 Fevereiro / Março 2012

5º Galinha Pintadinha

Agente: Redibra.

4º Max Steel

Agente: Mattel.

3º Beyblade

Agente: Hasbro.

2º Barbie Princesa

Agente: Mattel.

1º Hot Wheels Agente: Mattel.

[licenciamento]

TOP FIVEOs personagens do momento!

No Brasil, devido ao sucesso de alguns personagens, inúmeras licenças são disputadas pelos fabricantes. Por isso, com base nas informações passadas pelos lojistas da seção os 10+, fizemos uma seleção das propriedades recordistas de vendas de brinquedos no Natal. Saiba quais foram as mais procuradas e fique de olho nas tendências para potencializar suas linhas.

Ranking das licenças que mais venderam brinquedos no último Natal:

Licenciamento_ok.indd 64 2/15/12 1:07 PM

Page 65: Revista Brinquedo #53

Procurando solução Para distribuir seus Produtos?

JC BROTHERS IMP. EXP. E COM DE BRINQUEDOS LTDA. Av. PEDRO SEvERINO, 57 – JABAQUARA Tel: (11) 3567-5700 – www.brokerdistribui.com.br [email protected]

A Broker com seus 11 anos de mercado foi fundada por profissionais renomados com larga experiência. Temos como meta principal, sermos uma extensão da indústria.

Contamos com instalações adequadas, como sala de reunião para treinamentos e amplo Show Room para demonstração de produtos.

Possuímos um depósito de 1.500 m² e atendemos um cadastro de mais de 1.300 clientes, distribuídos em 320 cidades do Estado de São Paulo.

Atuamos no mercado corporativo tendo como foco atender:

• Indústrias (presentes de Natal para filhos de funcionários);• Escolas e Condomínios (brinquedos recreativos);• Órgãos públicos (licitações);• Hospitais, entre outros segmentos.

Somos o único distribuidor autorizado por Brinquedos Estrela para o Estado de São Paulo. Contamos com uma linha de produtos distribuída por nós com exclusividade.

No mês de julho de 2011 iniciamos a parceria com a MILK BRINQUEDOS, conceituado fabricante de bonecas, para distribuição de todo portfólio da linha no estado de São Paulo.

Super Banco Imobiliário

Milk Babys - 1º Consulta

Girls Jeans Rose Ring

Pé na Tábua

Boneca SarampinhoBoneca Pinturinha

Broker2.indd 1 2/15/12 12:07 PM

Page 66: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201266

Loja virtual materializa sonhos

A Vila Brinkê foi idealizada para entrar no universo infantil de forma

marcante. Em busca de um diferencial inovador, que

agradasse aos pais e às crianças, não bastaria

apenas vender brinquedos

[perfil de loja]

Imagine a euforia de uma criança ao se de-parar com seu personagem favorito, cheio de presentes trazidos especialmente para ela. Inesquecível, sem dúvida. Pois isso já é pos-sível. Nova no mercado, a loja virtual Vila

Brinkê oferece a opção de entrega dos brinquedos na cidade de São Paulo. Os personagens mais ama-dos pelos pequenos podem comparecer no dia da festa de aniversário, com todos os produtos da lista de presentes, de uma só vez.

Dessa maneira, a empresária Flavia Pulchinelli pas-sou a atender os consumidores da capital paulista, sem-pre sedentos por novidades. Além de brinquedos, a loja virtual oferece calçados, roupas e acessórios infantoju-venis. A seguir, confira como funciona esse negócio.

Como surgiu a ideia de comercializar produ-tos e oferecer serviços relacionados ao universo infantil?

A Vila Brinkê foi idealizada para entrar no uni-verso infantil de forma marcante. Em busca de um diferencial inovador, que agradasse aos pais e às crianças, não bastaria apenas vender brinquedos. Era necessário agregar outros serviços dos quais o universo infantil necessita e sobrevive. Que-ríamos agradar ainda mais a garotada, nossos principais clientes. Assim, optamos pelo encanto exercido pelos personagens e providenciamos a entrega personalizada das mercadorias. Ou seja, as crianças podem receber os presentes das mãos de seus heróis, das princesas, ou outro persona-gem admirado por ela.

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar apenas com e-commerce?

A vantagem é não ter o alto custo gerado por um espaço físico e a desvantagem ainda é a falta de confiança de alguns consumidores, principalmente as pessoas que não têm muita familiaridade com o mundo virtual.

Perfil de loja.indd 66 2/15/12 2:13 PM

Page 67: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro / Março 2012 67

Como funciona a venda apenas pela internet?O mundo virtual, apesar de parecer mais simples, é uma ferramenta que exige

dedicação e trabalho intenso.Podemos oferecer aos clientes inúmeras facilidades, desde entrega, lista de

aniversário, entrega especial dos presentes pelos personagens e produtos que muitas vezes ainda não chegaram às lojas, até uma simples embalagem de presente, porém a administração para que a experiência de compra do cliente seja real demanda atenção ao sistema como um todo.

Quais categorias de brinquedos são oferecidas pelo site?A Vila Brinkê disponibiliza 60% de

artigos nacionais e 40% importados, para crianças de 0 a 12 anos de idade. Entre eles, alguns itens são colecionáveis. Geralmente, estes são mais procurados por adultos colecionadores, tanto de car-rinhos como de bonecas. Atualmente, temos em torno de mil itens em estoque.

Qual o perfil dos consumidores da

Vila Brinkê?A busca por este tipo de serviço,

mais diferenciado e que vai além da escolha de um brinquedo, roupa, cal-çado ou acessório costuma ser feita por pais e mães de classe média alta, na maior parte das vezes.

De que maneira a Brinkê fideliza seus clientes?Neste ano, implantamos um sistema de fidelização por pontos. Assim,

quanto mais compras são feitas pelo site, mais o cliente acumula pontos. Essa pontuação permite que ele retire mercadoria ao atingir um mínimo estipulado.

Como a direção da empresa analisa o mercado brasileiro de brinquedo?Ainda é um mercado a ser explorado, podendo oferecer mais itens infantis

e de puericultura importados. Existem muitas novidades de qualidade pelo mundo que ainda não foram trazidas para o mercado brasileiro.

Para este ano, nosso estudo prevê um crescimento significativo, sobretudo no mês de outubro, com a loucura da Semana das Crianças. Nossa expectativa é expandir as entregas para outras cidades, embora ainda não tenhamos uma data certa.

Serviço: Vila Brinkê - http://www.vilabrinke.com.br/.

Perfil de loja.indd 67 2/15/12 2:14 PM

Page 68: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 2012

De 20 a 23 de abril será realizada a AsiaWorld-Expo em Hong Kong, na China. A feira é uma das ex-posições mais completas da Ásia para os setores de vestuário e

acessórios para bebês e crianças. Apresentando fornecedores profissionais, o en-

contro é o local certo para importar os melhores produtos com preços baixos e em local estratégico para os negócios: Hong Kong. Além da realização de negócios, a feira proporciona o contato com expo-sitores de outros mercados em crescimento da Ásia.

Em 2011, empresas de grande reconhecimen-to mundial, juntamente a milhares de compra-dores, visitaram e fecharam parcerias na China Sourcing Fair: Baby & Children’s Products. Essa já reconhecida plataforma de negócios contou, no ano passado, com a presença de Auchan, Best Buy, Benetton, Dollar General, El Corte Ingles, Lacoste, Levi’s, Marks & Spencer, Mothercare, Next, Procter & Gamble, Toys “R” Us, Woolwor-ths, Zara e muitos outros.

Segundo o presidente da feira, Tommy Wong, a presença de renomados expositores e compradores mostra a relevância do encontro no panorama mun-dial: “Nosso evento ganhou ainda mais peso junto aos fornecedores chineses e demostrou a qualidade dos produtos expostos ao trazer nos corredores da feira compradores de qualidade e renome”.

Conheça os mais recentes produtos nas se-guintes categorias:

Serviços complementaresOs visitantes podem, ainda, assistir gratuitamen-

te aos seminários oferecidos pela feira, utilizar o bar Wine & Cappuccino e acessar à internet gratuita no lounge criado para receber os compradores.

Bem localizado A AsiaWorld-Expo fica próxima do aeroporto

internacional de Hong Kong. Do centro da cidade ao local da feira são apenas 30 minutos. O cen-tro de exposição assegura uma confortável visita ao China Sourcing Fair com uma vasta seleção de modernas amenidades.

Atualize-se com os lançamentos de produtos para bebê e crianças provenientes da China! Re-gistre-se agora em www.chinasourcingfair.com/bcp para obter seu crachá de entrada livre.

China Sourcing Fair: Baby & Children’s Products

Produtos de higiene Produtos de proteção Produtos de viagem Produtos para brincar

ao ar livre Roupa de cama Vestuário

Alimentos Acessórios Bolsas Brinquedos,

jogos e puzzles Calçados Máscaras e fantasias Móveis

[feira] informe publicitário

Feira HK.indd 68 2/15/12 2:19 PM

Page 69: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:07 PM

Page 70: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 70 Fevereiro / Março 2012

O mês de janeiro começa com uma sensação de inquietude no setor de brinquedos. Para a maioria dos fabricantes e importadores, o ano de 2011 foi diferente.

Acostumados com os últimos cinco anos, nos quais o mercado brasileiro praticamente dobrou a demanda por brinquedos (vide análise setorial da Abrinq publicada em abril), alcançar as metas pro-jetadas para 2011 com base no que foi comprado e produzido foi tarefa muito difícil. Para a maioria, o foco dos últimos meses foi tentar manter o mesmo volume de vendas do ano anterior, e a maioria não conseguiu.

Com a mudança que o mercado de brinquedos vem sofrendo ao longo dos últimos anos, as recei-tas que deram certo no passado definitivamente estão defasadas e não funcionam mais. Da forma como as empresas tratavam o desenvolvimento dos produtos para lançamentos, passando pela es-colha de licenciamentos e chegando às estratégias de investimento em mídia e merchandising, quem não evoluiu com os movimentos de mercado terá cada vez mais dificuldades para alcançar suas metas.

Quem está mudando rapidamente, está colhen-do resultados.

Os investimentos em mídia passaram a ser me-gaestratégicos. Buscar uma combinação eficaz de cobertura e frequência junto aos diferentes targets e fazer com que seu anúncio tenha uma percepção destacada na avalanche de filmes que são veicula-dos nos canais infantis são os primeiros passos.

Cross media, merchandising eletrônico, filmes com produções mais bem elaboradas, criações estratégicas... já não são mais movimentos exclu-sivos da líder Mattel. Aliás, com base nos dados

publicados pelo Ibope num estudo chamado Ibope Monitor Evolution (se sua agência de propaganda for boa vai fornecer esse estudo gratuitamente à sua empresa), que levanta junto aos veículos de comu-nicação quanto cada empresa investiu em compra de espaço publicitário no Brasil, mais de 85% da verba investida em anúncios de brinquedos estão concentrados nas mãos de cinco grandes players desse mercado (Mattel, Long Jump, Estrela, Has-bro e Candide). Isso significa que os outros 15% da verba são rateados nos investimentos dos mais de 300 competidores. Percebe-se nitidamente que os investimentos em mídia são desproporcionais e que a eficiência dos resultados está atrelada à adoção de estratégias eficazes.

Mas se boa parte das empresas não investem na mesma proporção de suas receitas em mídia, por ou-tro lado devem estar investindo em outros esforços, correto? Errado.

No movimento de fim de ano dentro dos principais PDVs pode-se notar como as empresas estão atrasa-das com suas estratégias de merchandising. Mais uma vez, dentre as companhias mais ativas e também com ações de PDV amarradas estrategicamente, apenas as mesmas grandes empresas que investem forte em mí-dia são as que investem forte em merchandising.

Alguns competidores despejaram grandes volumes de verba na contratação de repositores adicionais, mas com o baixo cuidado no treinamento e, assim, perderam a oportunidade de construir um resultado diferenciado e conquistar uma fatia importante de participação de mercado.

Encerrada a loucura de fim de ano das lojas – es-pecialmente as da região da 25 de Março –, a maioria dos brinquedeiros faz as contas e se pergunta o quan-to valeu a pena todo o investimento em promotores, material de PDV, uniformes...

por Marcelo Rossi

O que faz a diferença nos resultados

[papo de especialista] ponto de venda

Papo PDV2.indd 70 2/15/12 5:09 PM

Page 71: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista71Fevereiro / Março 2012

Depois de toda a loucura, aquelas mesmas figuras (algumas carimbadíssimas) retornam às mesmas lojas para realizar o mes-mo trabalho de reposição sem muita novidade ou mudança no escopo de trabalho. Muita empresa vai passar mais um ano sem controles de giro de produtos, sem estratégias de posicionamen-to, sem acompanhar a concorrência e, o mais grave, sem uma ação efetiva que ajude os produtos a girar. É um círculo vicioso – “Já que não alcançamos as metas, reduzimos investimentos”.

Quando chegar setembro, começa novamente a correria de arranjar repositor para os PDVs, numa tentativa de obter máximo giro e potencializar o retorno sobre as vendas. Boa parte das em-presas sequer tem interesse em discutir questões de PDV no início do ano e já deixa claro que esse tipo de investimento será feito só no segundo semestre.

Mas, afinal, o que pode fazer diferença para as empresas que começam a investir desde já num trabalho estruturado de mer-chandising e que pode fazer a diferença nos resultados do fim de ano? Confira:

Continuidade de trabalho – Quem atua ao longo do ano nas lojas conquista a confiança dos gerentes de loja e amplia as pos-sibilidades de trabalho, além de confiar no recebimento de maio-res volumes de produtos. Afinal, terá apoio nos 12 meses do ano e não somente no período sazonal.

Aumento do share of shelf – Conquistar espaços adicionais é tarefa cada vez mais difícil com tantos lançamentos. Nos pe-ríodos de baixa sazonalidade, a competitividade por melhores espaços não é tão acirrada. Quem atua desde janeiro tem maior possibilidade de aproveitar as oportunidades de falta de produtos da concorrência e ampliar o espaço de suas marcas.

Layout de gôndola – Raríssimas empresas do setor atuam com layout de suas gôndolas. Ter um layout previamente defi-nido obriga sua estrutura de marketing a pensar na estratégia de posicionamento de seus produtos. Às vezes, o simples posicio-namento de um brinquedo próximo ou distante de um determi-nado concorrente impacta fortemente no giro dos produtos. Na maioria dos casos a padronização na exposição dos itens gera uma identidade junto ao consumidor que consegue compreen-der melhor as categorias de produtos, criando uma familiaridade com a marca.

Material de PDV – Apesar de a maioria dos gerentes torcer o nariz para a colocação de material de PDV nas lojas, mate-riais inteligentes e que não poluem visualmente são tolerados. Em alguns casos – como quando o material é combinado com

Papo PDV2.indd 71 2/15/12 5:09 PM

Page 72: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 72 Fevereiro / Março 2012

[papo de especialista] ponto de venda

a campanha de TV – os materiais são até bem-vindos! Além de impulsionar o giro, podem ser estratégicos para complementar mensagens que não puderam ser exploradas na campanha da TV. Mas cuidado: material de PDV custa caro e só deve ser produzido depois de consultar seu pes-soal de campo.

Planos de mídia – Sua empresa investe em mídia? Então que tal compartilhar seus planos de mídia com seu pessoal de merchandising e usar esses planos como forma de argumentação para negociar vitrines, pontas de gôndola, espaço extra, colocação de displays? Gerar tráfego de consumi-dores e colocar em destaque produtos que estão na mídia são fatores que multiplicam a possibilidade de sucesso no giro dos produtos.

Treinamento – Já pensou em melhorar um pouquinho a bagagem de informação e conhe-cimento técnico de sua equipe de promotores? Um trabalho de capacitação pode ajudar a reve-lar talentos em seu grupo e fazer com que toda a equipe vá além de simplesmente repor produtos nas prateleiras. Promotor eficiente é aquele que produz alguma diferença nas lojas nas quais atua. Os relatórios de visitas não são mais fonte de con-trole do trabalho dos promotores.

Seja estratégico! – O trabalho de PDV que é feito nas lojas Armarinhos Fernando é completa-mente diferente do trabalho realizado nas lojas da Ri Happy. Se sua empresa comercializa pro-dutos para a Fnac, então, mais diferente ainda. E se o trabalho se estender às lojas de bairro como Nivalmix, Miada ou Renascer, treinar sua equipe para que se adapte a cada perfil de loja passa a ser fundamental. Se não criar uma orientação específica para o trabalho de cada loja e uma estratégia que seja adequada a seu mix de pro-dutos em cada uma dessas redes, o trabalho se resumirá em um movimento básico de reposição de mercadorias.

Invista em material para a equipe – Capriche no uniforme, crie pastas e apostilas de apoio, promova encontros e reuniões esporádicas. Lembre-se que tudo remete à sua marca e custa muito pouco fazer com que sua equipe carregue com competência um material eficiente na construção de resultados.

Cuidado com quem veste a camiseta de sua empresa – Busque avaliar periodicamente sua equipe de promotores. Não deixe isso na res-ponsabilidade dos representantes. Converse com gerentes e encarregados de lojas – eles têm uma visão 360º de todas as empresas que atuam no PDV e das que são mais competentes.

No momento em que o mercado de brinquedos tem buscado tanta inovação, é hora do empresá-rio do setor “abrir” a cabeça para novos conceitos de trabalho. Contratar uma empresa de Gestão de PDV custa muito menos do que se imagina. Algu-mas empresas descobriram que trabalhar uma rede inteira no período de baixa sazonalidade apresen-ta custos inferiores aos de manter uma equipe de promotores efetiva ao longo do ano, além de trazer vantagens que podem colocá-la à frente da con-corrência nos períodos nos quais o mercado exige eficiência e estratégias inovadoras.

O ano de 2012 está apenas começando, mas já se pode sentir que a competitividade será acirrada e que buscar aumento na participação de mercado das empresas vai demandar estratégias eficazes e operações rentabilizadas.

Lembre-se: é no PDV que se concretiza todo o processo de criação, desenvolvimento, produção e comercialização – que movimenta esse merca-do mágico dos brinquedos. E ninguém vai querer deixar de lado essa etapa que pode fazer toda a diferença nesse mercado.

MarCelo roSSI é diretor da PDV active – Ges-tão de Ponto de Vendas [email protected] – (11) 2359-2026.

Papo PDV2.indd 72 2/15/12 5:10 PM

Page 73: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:10 PM

Page 74: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:11 PM

Page 75: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:12 PM

Page 76: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:12 PM

Page 77: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 5:13 PM

Page 78: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista 78 Fevereiro / Março 2012

Atendimento diferenciado

João Batista F. do NascimentoRepresentação: Estrela. Empresas representadas: Lider Brinquedos, Apolo Brinquedos e Soft são algumas das marcas representadas.Experiência no mercado: 10 anos.Região de atuação: Todo o estado do Rio de Janeiro. Diferencial: Além do atendimento, zelamos por nossos clientes. Desde o recebimento da mercadoria e a orientação para as ven-das, até a liquidação dos títulos. Dessa forma, intermediamos a relação entre as fábricas e o cliente. Nossa proposta é levar os lançamentos e concentrar alguns deles em nosso showroom, para que apreciem de perto os itens do catálogo.Contatos: (21) 7831-6286 / 3402-4025 / 3384-2650 – tratar com João Batista.

Ana Márcia de Oliveira MoreiraRepresentação: Aicram Representações Ltda.Empresas representadas: BBRA e Lider Brinquedos.Experiência no mercado: 10 anos.Região de atuação: Aracaju (SE) e Maceió (AL), ambas no Nordeste.Diferencial: Seriedade e assistência pós-venda.Contatos: (79) 9199-1100.

Representantes de brinquedo se dedicam ao mercado nacional

[representante]

Representante.indd 78 2/15/12 2:32 PM

Page 79: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 2:54 PM

Page 80: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 201280

[se eu fosse criança]

AdriAnA rAmos[Xuxa Produções]

Se eu fosse criança hoje, gostaria de ter um eletrônico da linha de laptops infantis. Na minha infância, nem sonhávamos com esse tipo de atividade. Além de serem divertidos, esses brinquedos são muito educativos e desenvolvem demais

o raciocínio da criançada. Acho bárbaro!Sem contar que gosto muito dos filmes da série Toy Story. Assistia com meus sobrinhos, quando eram crianças. Hoje, já crescidos, tenho a oportunidade de assistir com meu filho de 2 anos de idade. Ele também adora... O terceiro episódio é especialíssimo!

GUsTAVo GrAZioTTin[3d Comex]

Se eu fosse criança hoje, gostaria de ter um destes minicarros elétricos. Em minha infância, sempre participava das brincadeiras

de rua, e uma das minhas preferidas era manobrar carrinho de rolimã. Na verdade, a aventura começava com a construção do veículo, utilizando-se de tábuas, parafusos, pregos e rolamentos que normalmente eram doados por algum dono de ferro velho.

Esses carrinhos elétricos são uma versão bastante modernizada do brinquedo que eu mais gostava.

Como não poderia deixar de ser, curto o Relâmpago Mcqueen da animação Carros. Já assisti diversas

vezes com meu filho Eduardo, de 5 anos de idade, e demos boas risadas!

Se eu fosse crianca#53.indd 80 2/15/12 2:40 PM

Page 81: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 2:50 PM

Page 82: Revista Brinquedo #53

Espaço Brinquedo Revista Fevereiro / Março 2012

[zoom]

CursosAtualização para profissionais de Vendas e

Finanças“Gestão de Vendas de Alta Performance”,

“Trade Marketing” e “Finanças para Não

Financeiros” são alguns dos cursos de atualiza-

ção oferecidos pela ESPM, neste início de ano.

A instituição preparou também alguns temas di-

recionados para as áreas de Varejo, Pessoas e

Agronegócios, tais como: “E-Commerce: os novos

caminhos do varejo”, “Liderança de Equipes” e

“Marketing do Agronegócio com ênfase na Gestão

Integrada da Sustentabilidade”. Cursos disponíveis

até março de 2012.

A carga horária varia entre 30 e 90 horas/

aula, sendo ministradas no Campus Rodolfo Lima

Martensen, em São Paulo - Telefone: (11) 5081-

8225 ou pelo e-mail: [email protected].

Para mais informações e matrículas acesse:

www.espm.br/candidato.

Imag

ens

mer

amen

te il

ustr

ativ

as

Recomendaçãode leitura

Ser Vendedor ou Estar Vendedor

O escritor, orienta-

dor de excelência pes-

soal e neurolinguista,

Luiz Claudio Gomes,

acaba de lançar o livro “Ser

Vendedor ou Estar Vendedor”. Na obra, o

autor ensina técnicas importantes para criar vínculo

com o cliente e discorre sobre o estilo de comuni-

cação a ser utilizada para obter sucesso.

Gift Fair

Data: 27 de fevereiro a 1º de março de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http//www.laco.com.br.

Texfair Home

Data: 6 a 9 de março de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://www.texfair.com.br.

Próximos eventos

Modelo simples de em-preendedorismo pode de-finir trajetória

Com 25 anos de expe-

riência no mercado, Cassio

A. Spina lança “Investidor-Anjo

– Guia prático para empreendedores e investi-

dores”. A obra explica a importância de um “inves-

tidor-anjo”, perfil criado nos Estados Unidos e ainda

pouco conhecido no Brasil, profissional que reúne

experiência, estabilidade, inovação e recursos finan-

ceiros.

O livro publicado pela nVersos Editora apresenta um

rápido panorama desse tipo de administradores no Brasil

e reúne orientações sobre como se tornar um deles.

Grandes criações nascem de ideias simples, prá-

ticas e arrojadas. Entretanto, o sucesso depende de

uma administração eficiente, bons relacionamen-

tos, estratégias de marketing e, principalmente, de

investimentos.

Investidor-Anjo – Guia prático para empreendedo-

res e investidores

Autor: Cassio A. Spina.

Editora: nVersos - www.nversos.com.br.

Páginas: 176 páginas.

Zoom_eb53.indd 82 2/15/12 2:43 PM

Page 83: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 2:48 PM

Page 84: Revista Brinquedo #53

ANUNCIO_4x4.indt 1 2/15/12 2:48 PM