revista 09

28
APAGÃO SESCAP-Ceará 23 anos de lutas e conquistas Projeto Fortaleza OnLine: investimentos modernizam relacionamento das empresas com o Fisco Municipal DA MÃO-DE-OBRA Empresas sentem os efeitos da escassez de profissionais qualificados

Upload: sescap-ce

Post on 06-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Revosta 09

TRANSCRIPT

APAGÃO

SESCAP-Ceará 23 anos de lutas e conquistas

Projeto Fortaleza OnLine: investimentos modernizam relacionamento das empresas com o Fisco Municipal

DA MÃO-DE-OBRAEmpresas sentem os efeitos da escassez de profissionais qualificados

matéria desta capa traz um assunto palpitante, pelo fato da educação fazer parte da

vida de todos e ser fator decisivo para o fracasso ou o sucesso de pes-soas, empresas, governos e projetos. A atenção e o cuidado que dermos ao assunto, decidirá que futuro teremos. Mas a quem cabe tamanha responsa-bilidade? Ao governo? Às empresas? Entendo que é uma responsabilidade de toda a sociedade, cada um cum-prindo o seu papel e não se omitindo.

Vejamos dois exemplos. Primeiro a Coreia do Sul, que com um pro-grama de educação básica – refiro-me à educação escolar formal –, transformou-se em 4 décadas em um país competitivo e com altos índices sociais. É um exemplo de que com uma visão de médio e longo prazos vale a pena investir na formação escolar, preparando seu povo para uma competição global, de igual para igual. Não é à toa que hoje marcas mundialmente conhecidas e deseja-das são sul-coreanas: LG, Hyundai, Kia, Samsung e outras.

O outro exemplo é o Japão, que já há bem mais tempo transita nos círcu-los da elite do desenvolvimento. Mas o Japão avançou por outra frente, a da educação técnica. As corporações japonesas são verdadeiras fábricas de conhecimento e inovação, pois investem e apostam na capacita-ção profissional como alavanca de crescimento e sucesso, o que vem dando muito certo, apesar das crises financeiras que assolam o planeta. As marcas japonesas estão entre as mais valiosas do mundo e muitas delas líderes mundiais. Preciso citar alguma? Acho que não.

Estes exemplos servem para re-forçar a idéia de que a revolução pela educação deve ser uma ação com diversos atores e também para lembrar à classe empresarial de que temos a nossa parcela de contribui-ção a dar. Temos responsabilidade com o treinamento, com a orientação e a capacitação do nosso pessoal. O

SESCAP, preocupado em auxiliar suas empresas associadas nessa missão, vem discutindo e procurando a melhor forma de oportunizar ações de capacitação de qualidade, que supram carências e deficiências não sanadas na educação formal.

São várias as alternativas que apon-tam para este projeto educacional: plataforma WEB, Educação à Distân-cia (EAD), Laboratório de Práticas Contábeis, Encontros presenciais, dentre outros. No momento busca-mos parceiros que possam agregar valor ao que estamos projetando, e em breve, esperamos poder dar boas notícias. Afinal de contas, grandes investimentos batem à nossa porta e não poderemos ser pegos de surpre-sa.

Além deste assunto, temos também uma matéria sobre o Projeto Forta-leza OnLine, uma entrevista com o presidente da FENACON, além das seções fixas. Espero que esta nova edição possa contribuir mais uma vez com o seu aprendizado e com o seu entretenimento.

Boa leitura!

Carlos MapurungaPresidente do SESCAP-Ceará

Editorial

Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará.

Endereço: Av. Washington Soares,1400 sl. 401 Edson QueirozCEP: 60.811-341 - Fortaleza-CETelefone: (85) 3273.2255Fax: (85) [email protected]

Diretoria Triênio 2010-2013

Presidente:Carlos Augusto Carvalho MapurungaVice-presidente:Daniel Mesquita CoêlhoDiretor Administrativo:Eudes Costa de HolandaDiretor Financeiro: José de Arimatéia QueirozDiretora de Comunicação:Viviane Maciel VieiraDiretora de Eventos:Silvia Solange Marinho PintoDiretor de Relações Trabalhistas:João Carlos Mineiro MoreiraDiretor de Regionais:Helder Viana RochaDiretor de Tecnologia:Anderson Ximenes Prado

SuplentesLuciano Peixoto GuedesJorge Martins de LimaFrancisco Otaciano LopesFrancisco de Assis Lopes de CastroIdelfonso Fernandes da Silva Wanderley de AlmeidaTânia Maria Paz LimeiraFrancisco Helço SalesAna Cláudia Cavalcante Araújo

Conselho FiscalTitularesPretextato Salvador Quaresma GomesEuvaldo Holanda NogueiraDanyelle Sales Mapurunga

SuplentesHaroldo Marques De AndradeJosé Teixeira De Souza FilhoNadja Helena Martins Saraiva

Delegados Representantes junto a FenaconCarlos Augusto Carvalho Mapurunga Cassius Regis Antunes Coelho

ImpressãoFacForm Gráfica

Tiragem: 5.000 exemplares

Projeto Gráfico, diagramação, ediçãoCQueiroz ComunicaçãoF. (81) [email protected]

A

O futuro do setor de serviços em nossas mãosExpediente

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 4 |

Transforme o Twitter na ferramenta certa para a sua empresa

Projeto Fortaleza Online: menos burocracia, mais agilidade

OBESIDADE: a disputa com a balança está ficando mais acirrada

Sumário

17

18

21

22

24

26

Artigo

Realizações

Parcerias em Destaque

Mural de Fotos

Dicas

Happy Hour

Entrevista

Ambiente Empre-sarial 2010

Matéria de Capa

14

Empresas sentem os efeitos da escassez de profissionais qualificados.

Tecnologia

05

Valdir Pietrobon

Saúde

19

Metade da população brasileira está obesa. Saiba o que fazer para não entrar na estatística.

Ação SESCAP

06 SESCAP-Ceará: 23 anos de lutas e conquistas

Tema Livre

12

Qualidade em Pauta

Branding: a im-portância da marca para o seu negócio

AÇÃO SESCAP

09

11

Investimentos modernizam relacio-namento das empresas com o Fisco Municipal.

23

Saiba o que pode ser o diferencial da sua empresa para fidelizar a sua marca.

Saiba tudo o que aconteceu neste evento, que é um dos mais importan-tes do setor de serviços do estado do Ceará.

“A Lei Geral da Micro

e Pequena Empresa veio

para fazer história”

APAGÃO da mão-de-obra

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 5 |

Tecnologia

uito mais que apenas responder “O que você está fazendo?”, o

Twitter é um meio de relacionamento que proporciona diversas ações para o usuá-rio, em especial a divulgação dos negó-cios. De comunicação muito mais rápida do que qualquer outro meio, o Twitter vem sendo a sensação da internet no úl-timo ano. Mas de que forma o microblog pode ser útil para a sua empresa?

Hoje, a ferramenta é considerada funda-mental para as organizações quanto ao seu relacionamento com os clientes, além de uma ótima fonte de informação. Não bastasse esses atrativos, o microblog ain-da é um meio de economia em verbas de marketing e contratação de pessoal, pois

Transforme o Twitter na ferramenta certa para a sua empresa

Prepare-se para as TVs do futuro

You Tube vai virar sala de cinema

ão bastasse o sucesso de seu ser-viço de vídeo, o YouTube agora

também vai ter cinema. É isso mesmo. É que o Google entrou em negociação com estúdios de cinema para disponibilizar um serviço mundial de locação de vídeos, entre eles, filmes de Hollywood. A expec-tativa é que até o final do ano o serviço seja lançado, primeiro nos Estados Unidos e depois em outros países, pois as negocia-ções, que já estão acontecendo há alguns meses, tiveram uma certa aceleração devido aos desdobramentos dos serviços de TV da Apple, segundo informações do jornal Financial Times. A disponibilização dos filmes na rede seria simultânea ao seu lançamento em DVD nas lojas Amazon e iTunes.

Fonte: Terra

N

N

M a empresa pode divulgar seus produtos e serviços ali mesmo naquele espaço de 140 caracteres.

Mas cuidado: o feitiço pode virar contra o feiticeiro e você pode perder clientes e manchar a reputação da sua empresa se não souber utilizar a ferramen-ta de forma correta. Não fazer do Twitter uma metralhadora de spam já é um bom meio de começar a agradar os seguidores, além de postar sempre notícias e promoções interessantes. Agindo assim, o Twitter pode se tornar o melhor amigo da sua empresa.

ão só os smart phones são o foco da criação de aplicativos que aumentem

suas funcionalidades junto ao usuário. Agora também são as TVs do futuro que ganharão programas para tornar o hábito de assistir TV uma verdadeira aventura vir-tual. A Samsung já saiu à frente nesta corrida, reunindo desenvolvedo-res de programas para criar aplicativos para a sua loja, tanto para as TVs quanto para os aparelhos Blue-ray. Ferramentas de vídeo em streaming, canais de rádio via Internet e jogos são o objetivo principal da empresa, que também permanece atenta aos movimentos das concorren-tes Apple e Google em seus projetos futuros de lançar a Web TV.

Fonte: Uol

Ação SESCAP

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 6 |

o dia 13 ao dia 15 de agosto, toda a diretoria e colabora-

dores do SESCAP estiveram reunidos discutindo os destinos do Sindicato para o próximo triênio. Todos os de-safios que deverão ser enfrentados ao longo da nova gestão foram colocados no papel, em busca de ações e eficazes

ara o SESCAP-Ceará, agosto é um mês de comemoração. E no último dia 26 daquele mês, o

Sindicato completou 23 anos de existência, evidenciando uma história repleta de lu-tas e conquis-tas. Em todos esses anos, o SESCAP vem desenvolven-do atividades e atuando em campanhas que trazem benefícios para as categorias que representa, e também para toda a sociedade brasileira. Exemplo disso foram as campanhas “Carga Tributária: Chega de Abuso”, “Quero Mais Brasil”, “De olho no Imposto” e “Frente Empresarial para a aprovação da Medida Provisória 232”. Além da oferta de diversos serviços e benefícios para os associados, como os pos-tos de Certificação Digital SESCAP-Ceará e os diversos cursos e eventos promovidos.

Planejamento Estratégico 2010-2013 D

SESCAP-Ceará: 23 anos de lutas e conquistas P Agindo como porta-voz e motivador do

setor, fortalecendo a representatividade, promovendo a qualificação das empresas de serviços e defendendo os interesses dos

associados, diversas foram as conquistas do SESCAP para a categoria, como a in-clusão das empresas

de contabilidade no anexo 3 do Simples Nacional, a aprovação da Lei Geral e do Empreendedor Individual, a aprovação da MP do Bem. A atuação política do sindicato sempre se deu em busca da redução da car-ga tributária e desburocratização, apoiando e incentivando o núcleo parlamentar de es-tudos contábeis e tributários no Congresso Nacional. E muito mais ainda se pretende realizar, sempre defendendo os interesses e buscando a melhoria do setor de serviços.

estratégias, em prol dos associados. O presidente, Carlos Mapurunga, apre-sentou os 12 objetivos estratégicos que devem nortear as ações da atual ges-tão. A partir de cada objetivo, foram traçados os principais projetos a serem desenvolvidos, e uma ferramenta de avaliação dos resultados também foi

apresentada, devendo ocorrer a cada 3 meses uma avaliação global da ges-tão do sindicato. Os trabalhos foram intensos e a participação, compromisso e contribuição de todos os presentes foi o que mais marcou o encontro.

uscando sempre mais con-quistas para a classe contábil, o SESCAP-Ceará trabalha em

prol de facilidades e melhorias para toda a categoria. Um exemplo disso são as prorrogações de prazos de entregas de declarações; reivindicações da classe que foram tomadas como prioridade para o Sindicato. FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição), Declaração sobre a Inclusão da Totalidade dos Débitos no Parcelamento, Declaração de Infor-mações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ e SPED Fiscal foram alguns dos tributos prorrogados graças a solicitações do sistema Fenacon, que fo-ram prontamente atendidas pela Receita Federal. As medidas atenderam aos di-versos apelos feitos pelos associados, em virtude das dificuldades em se cumprir o prazo estipulado, devido à quantidade de informações que os contribuintes tinham que fazer em pouco tempo e também pela burocracia envolvida.

Prorrogaçõesde obrigações: conquistas para a classe B

Diretoria reunida para discutir as estratégias da gestão

Hélder Viana e Daniel Coêlho na entrega de um dos notebooks

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 7 |

ção de utilida-de para

toda a família SESCAP: é que no mês de julho o Sindicato impri-miu um manual do SPED Contábil para distribuir gratuitamente a todos os seus associados e parte dos filiados. De autoria dos contadores Ni-valdo Cleto e Fábio Rodrigues de Oliveira, o manual traz aborda-gens essenciais sobre o tema, e que o SESCAP acredita ser de fundamental importância para a atividade contábil, envolvendo também o fisco e as empresas. O Sindicato espera que o material seja de grande valia a todos os operadores do SPED, além de referência para quem ainda tem alguma dúvida sobre o assunto.

o dia 23 de julho, o vice-presidente do SESCAP, Daniel

Coêlho, e o diretor de Regionais, Helder Viana, fizeram visita ao posto de Cer-tificação Digital da cidade de Sobral. O objetivo foi fazer um levanta-mento da estrutura de TI para melhorar cada vez mais o atendimento, sempre buscan-do a qualidade e a rapidez nos serviços. Desta manei-ra, já foi entregue no ato um novo equipamento de notebook, iniciando tais melhorias. A ocasião também serviu para avaliar outras demandas necessárias, no intuito de providenciar mais aqui-sições e melhorar todo o processo de atendimento

A

Renovação da estrutura de TI dos Postos de Certificação Digital de Sobral e Juazeiro do NorteN do posto. Outra cidade que também

recebeu a visita foi Juazeiro do Norte, no dia 30 de julho, também para levanta-mento da estrutura de TI dos postos de Certificação Digital.

SESCAP distribui Manual do SPED para associados e filiados

SESCAP em Curso: por dentro do IFRSconteceu nos dias 19 a 21 de agosto, mais um curso promovido pelo SESCAP-

Ceará: ‘Elaboração das demonstra-ções contábeis segundo o CPC e a convergência com o IFRS’. O grande destaque foi o alto nível do treina-mento ministrado por especialistas no assunto e com conteúdo de gran-de interesse para a classe contábil e também bastante discutido atual-mente. O evento, que reuniu mais de 30 participantes, aconteceu no Hotel Oásis Atlântico e teve como instru-tores os autores e consultores con-tábeis Manfredo

A Krieck e Oldoni Pedro Floriani.

O público era formado basicamente por auditores independentes, que buscavam qualificação para atender às exigências do programa de edu-cação continuada do CFC e também a deliberação 570/09 da CVM. O objetivo do curso foi o de proporcio-

nar aos participantes conhecimentos aprofundados quanto às regras e exigências do Comitê de Pronun-ciamentos Contábeis e do IFRS, capacitando-os a adotar referidos procedimentos na elaboração das demonstrações contábeis.

O presidente do SESCAP-Ceará, Carlos Mapurunga, entre os participantes do jantar.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 8 |

nteração foi a palavra de ordem no jantar realizado pela FE-NACON juntamente com o

SESCAP-Ceará, no dia 30 de agosto, no Restaurante Spettus do Shopping Salinas. Na ocasião, o presidente do Sindicato, Carlos Mapurunga, recebeu o presidente da FENACON, Valdir Pietro-bon, para discutir a regulamentação da

este mês de outubro será iniciado o prazo para que os municípios e estados realizem a

primeira avaliação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e para isso, é necessário o Certificado Digital válido. O SESCAP-Ceará, desde o mês de setem-bro, vem divulgando comunicados para informar que se encontra apto, habilitado e credenciado a emitir o certificado que estes órgãos precisam tanto em seus postos da capital (Sedes do SESCAP e CRC-CE) quanto nos postos do interior (Sobral e Juazeiro do Norte), oferecendo completo suporte para atendimento, compra e instalação do Certificado. A necessidade foi reforçada através de co-municado publicado no site da APRECE, Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará, no dia 23 de agosto. Para saber mais sobre a Certificação Di-gital ou agendar um horário para validar ou adquirir o Certificado, basta acessar o site do SESCAP (www.sescapce.org.br).

Ação SESCAP

Lei Geral é prato principal em jantar promovido pelo SESCAP-CE e FENACON

SESCAP apto a emitir Certificado Digital para as prefeituras

I

N

Lei Geral das MPEs dos municípios do Ceará. Cerca de 120 pessoas comparece-ram ao evento, denotando a importância de se debater o tema e os aspectos que regem as micro e pequenas empresas. Também estiveram presentes no jantar o deputado federal, José Pimentel; o presi-dente do CRC, Cassius Coelho; e diversos dirigentes de entidades contábeis, como

ACONTECE, Federação dos Contabilis-tas, SINDCONT e ex-presidentes do SES-CAP, completando o rol de autoridades e personalidades do segmento de serviços do estado. Segundo o presidente, Carlos Mapurunga, que foi o anfitrião da noite, “eventos desse tipo fortalecem a imagem do SESCAP e do setor de serviços como um todo”.

Identidade visual renovadampulsionado pela busca por inovar e melhorar a cada dia, o Sindicato resolveu ousar e mu-

dou as cores de sua logomarca e também de todas as peças de sua comunicação. A moderna combinação de cores, azul e cinza, veio transmitir seriedade e uma personalidade mais corporativa à logo-marca, reforçando a tônica empresarial do SESCAP. O novo estudo de cor, de-senvolvido pela agência de comunicação responsável pelas campanhas do Sindi-cato, teve a participação direta de toda a diretoria, em especial da diretora de Comunicação, Viviane Maciel. Para o presidente do SESCAP-Ceará, Carlos Mapurunga, o caráter, até então, monocromático da logomarca e seus tons terrosos, já não expres-savam o avanço vivenciado pela entidade e isso era um senti-mento geral da diretoria. Era o momento de ousar, moderni-zar, sem perder a identidade. A primeira peça de comu-nicação que chegou com

I a nova marca do Sindicato, foi a news-letter, agora com a nova denominação Ponto de Informação. A nova identidade está sendo inserida aos poucos nas peças publicitárias e papelaria do SESCAP.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 9 |

conteceu nos dias 15 e 16 de julho, a terceira edição do Am-biente Empresarial, no Centro

de Convenções do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Aproximadamente 250 pessoas, entre empresas públicas e privadas, lideranças do setor de ser-viços, entidades de classe, contadores e empresários em geral, marcaram presença, cujo tema, “Ética e Gover-nança Corporativa como Vantagem Competitiva na Gestão de Serviços”, deu um show de conhecimento e troca de experiências.

A abertura do evento contou com a palestra “Ética na Política: Impactos Econômicos e Sociais”, comandada pelo ex-deputado, ex-senador e presidente nacional do PPS, Roberto Freire. O

A

Ambiente Empresarial 2010presidente do SESCAP-Ceará, Carlos Mapurunga, marcou presença no even-to, afirmando que cada palestra, cada momento, teve como objetivo criar e desenvolver nos participantes, habili-dades e competências que asseguras-sem sucesso na atividade, fossem elas empresarial, acadêmica ou até mesmo pessoal.

O segundo dia do encontro começou com a palestra “Desafios e Perspectivas para a Adoção do IFRS e a Influência nas Práticas de Governança Corpo-rativa”, apresentada pelo contador e presidente do IBEF-CE, Sérgio Melo. Em seguida, foi a vez do contador e ad-vogado, Marcos Viveiros explanar suas ideias, palestrando sobre como a ética faz a diferença nos negócios, em meio ao cenário da governança corporativa. À tarde, Mário Mateus, tam-bém contador e advogado, discor-reu sobre o tema “Ética e Qualida-de em Serviços”. Fechando o AE 2010, o pales-trante e consultor em Gestão Em-presarial, Waldez Ludwig, apresen-tou sua palestra-espetáculo “Ética

como instrumento de manutenção e conquista de clientes”.

Prêmio Perfil Gestor a abertura do Ambiente Em-presarial 2010, também foi realizada a esperada entrega

do Prêmio Perfil Gestor. No mês de maio aconteceu a indicação das empresas, por parte dos associados, para premiação durante o AE 2010, dois meses depois das indicações. O reconhecimento foi concedido para os destaques do setor de serviços nas categorias Empreendedorismo, Exce-lência em Gestão e Responsabilidade Socioambiental, tendo como vence-dores o Fujisan, Câmara de Dirigen-tes Lojistas de Fortaleza (CDL-Forta-leza) e a Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (EDISCA), respectivamente.

N

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 10 |

Ação SESCAP

ealizado pelo CRC-CE, CFC e FBC - Fundação Brasileira de Contabili-

dade e com o apoio do SESCAP-Ceará, APCEC e CREA-CE, desde o mês de julho a Caravana do Conhecimento vem percorrendo o Ceará com o Seminário Regio-nal de Contabilidade, uma série de palestras sobre diversos temas da Contabilidade e objetivo de integrar toda a classe contábil cearense. O SESCAP tem sido re-presentado nestas paradas através do diretor de Regio-nais, Helder Viana e, sempre que possível, é acompanhado por outros membros da diretoria, como o vice-presidente do Sindicato, Daniel Coêlho; o diretor de Tecnologia, Anderson Ximenes; a diretora de Eventos, Solange Marinho; e o presi-dente Carlos Mapu-runga.

Já receberam a caravana as regiões Metropolitana, do Ja-guaribe, Norte, e Ibia-paba. O seminário da

questão da responsabilidade social é reforçada pelo Sindica-

to através da “Campanha SOS Santana do Mundaú-AL”, que, juntamente com outras entidades contábeis como CFC e FBC, visa doar um terreno e construir 100 casas populares para os moradores daquela cidade, que foi abatida pela tragédia das chuvas há alguns meses. Santana do Mundaú fica a 106 Km de Maceió e está sendo reconstruída em outro local. O SESCAP fez uma doação para ajudar esta causa, e você ainda pode fazer a sua parte. A FBC criou uma conta bancária para doações e os depósitos podem ser feitos a partir de R$ 10,00 em nome da Fundação Brasileira de Con-tabilidade. Contribua com esta causa e ative a solidariedade que existe em você! Seguem abaixo os dados para você fazer sua doação:

CAIXA ECONÔMICA FEDERALFundação Brasileira de ContabilidadeCNPJ: 02.428.413/0001-05Agência: 0647 - Operação: 003Conta Corrente: 621-4

SESCAP apóia vítimas das enchentes em AlagoasA

Seminários Regionais deContabilidade, apoiados pelo SESCAP, percorrem o CearáR região Norte, em especial, recebeu

os serviços do posto de certificação digital da cidade de Sobral, que foi deslocado para o local do encontro, realizando atendimentos, inclusive os já agendados, no estande do Sindicato. O objetivo foi levar os serviços já prestados pelo posto até os participantes do Seminário. A próxima parada ocorrerá na região do Cariri nos dias 21 e 22 de outubro, e fechando o calendário, a região do Sertão Central, no dia 29 do mesmo mês.

m coquetel em que estiveram presentes várias personalidades da vida do SESCAP, como ex-

presidentes, associados e outros convi-dados, foram inauguradas no dia 27 de setembro as novas instalações da Certifi-cação Digital, mais modernas, amplas e confortáveis. Aproveitando as mudanças, foi criado um espaço exclusivo e todo es-truturado para as reuniões. Isso espelha a visão estratégica do SESCAP, que enxer-ga na atividade uma grande oportunida-

E

SESCAP inaugura novas instalações da Certificação Digitalde para contribuir com o desenvolvimento do setor de serviços, levan-do tecnologia de ponta e bom atendimento aos seus associados e filia-dos. Durante o mesmo coquetel foi descerrada a placa com foto do con-tador Cassius Coelho na galeria de ex-presidentes do SESCAP-Ceará.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 11 |

Entrevista

Ponto Empresarial: Quais as principais alterações do PLP 591/2010?

Valdir Pietrobon: O projeto de lei com-plementar 591/2010 traz importantes avanços, como a correção de valores da receita bruta anual para enquadra-mento das microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs), de R$ 2,4 milhões de faturamento anual para R$ 3,6 milhões, entre outras mudanças. O projeto prevê também o enquadra-mento de mais segmentos no Simples Nacional e a criação do parcelamento automático dos débitos tributários, fixando critérios e procedimentos para dividir automaticamente em até 180 dias os débitos em atraso de micro e pequenos empresários, além de proi-bir a substituição tributária do ICMS em transações que envolvam micro e pequenas empresas.

Ponto: Você pode citar os benefícios que serão oferecidos às MPEs com o novo projeto de lei?

VP: A Lei Geral da Micro e Peque-na Empresa veio para fazer história. Então, a cada nova proposta que é feita para alterá-la é significado de que os benefícios aumentarão. O PLP 591 traz significativos benefícios como a cor-reção do enquadramento para R$ 3,6 milhões, a inclusão de novas categorias e vários outros benefícios citados na resposta anterior.

Ponto: A expectativa é que o PLP seja apro-vado ainda este ano. Existe algum entrave para isso não acontecer?

VP: Vamos fazer de tudo para que o

projeto seja aprovado ainda neste ano. Mesmo que não haja uma plena con-cessão, as partes que geram conflitos devem ser tiradas para serem inseridas depois e o projeto aprovado para a nova Lei Geral vigorar a partir do ano que vem.

Ponto: Uma vez o senhor afirmou que as mudanças na Lei Geral são essencialmente sociais. Por quê?

VP: A Lei Geral é, sobretudo, para criar empregos e pagar menos impostos. As micro e pequenas empresas são o alicerce da sociedade brasileira. Em plena crise criaram mais de 1 milhão

Ponto: Um dos pontos fortes do projeto é a criação do chamado Simples Rural. Como vai funcionar?

VP: O Simples Rural equipara o produ-tor rural de pequeno porte aos peque-nos negócios urbanos para os efeitos da lei da pequena empresa, incluindo o acesso às compras governamentais. Ou-tros aspectos que serão contemplados na proposta é a questão das compras governamentais e a manutenção de todas as vantagens que os empreende-dores já possuem com a lei existente.

Ponto: O que o projeto representará para a economia brasileira?

VP: As mudanças deverão facilitar, equilibrar e deixar menos injusta as relações entre as micro e pequenas em-presas e o sistema, além de tirar muitas pessoas da informalidade.

Ponto: E sobre a Fenacon. Quais os planos que a Federação tem para 2011?

VP: As metas da Fenacon para 2011 são continuar a lutar contra a alta carga tributária, a diminuição da burocracia, a busca de um novo calendário para entrega de obrigações acessórias para receita federal, Reforma Tributária, Re-forma Trabalhista e a massificação da Cerificação Digital, entre outros pontos. Com isso queremos garantir um melhor ambiente de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas do país, que tanto alavancam a economia nacio-nal.

Em tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei complementar PLP 591/2010 propõe modificações à Lei Geral, aperfeiçoando e am-pliando seus benefícios. O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon,

em entrevista exclusiva para a Ponto Empresarial, explica sobre o novo projeto, suas vantagens, seu papel na economia brasileira e fala tam-

bém sobre os planos da Federação para o ano que vem.

“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa veio para fazer história”

A Lei Geral é, sobretudo, para criar empregos e pagar menos impos-tos. As micro e pequenas empre-sas são o alicerce da sociedade

brasileira.

“ “

ValdirPietrobon

de empregos no Brasil. Enquanto os grandes sempre possuem vantagens, como a redução ou corte do IPI em mo-mentos difíceis, os pequenos sempre sofrem com a desigualdade do sistema gerada por uma legislação que neces-sita urgentemente da reforma. Se não fazemos isso o pequeno empresário será sempre prejudicado.

Presidente da Fenacon

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 12 |

Tema Livre

Investimentos modernizam relacionamento das empresas com o Fisco Municipal

o dia 06 de outubro a Prefei-tura de Fortaleza lançou, pela Secretaria de Finanças de

Fortaleza (Sefin), o Projeto Fortaleza Online – Sistemas de Modernização com o objetivo de modernizar os processos de abertura de empresas, escrituração e emissão de notas fiscais de serviços de forma eletrô-nica, com a finalidade de promover a simpli-ficação dos sistemas, num projeto orçado em R$ 14,7 milhões.

Icad, Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) e GissOnline formam o conjunto de sistemas que estão disponíveis pelo Projeto para beneficiar vários segmentos empresa-riais da Capital. Normalmente, uma empresa precisaria visitar por volta de oito instituições antes de conseguir a autorização para funcionamento. Já com o Fortaleza Online implementado, qualquer empresa de serviços poderá emitir e escriturar notas fiscais por meio da internet. A expectativa da Prefeitura é que o tempo necessário para a aber-tura de uma empresa na cidade caia de aproximadamente 73 para 24 horas. O mesmo ambiente vir-tual disponibilizará, de forma rápida, a qualquer cidadão interessado em montar um negócio, todos os proce-dimentos necessários para abrir uma empresa.

No sistema NFS-e as empresas podem emitir através da internet suas notas fiscais. A rede disponibilizada pelo Fortaleza Online está integrada com o programa nacional RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do

N Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), integrando e tornando compatíveis procedimentos, a fim de

evitar a duplicidade de exigências. Além dessas vantagens, o Projeto está integrado com órgãos oficiais com Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, o que permite o andamento eletrônico de todo proces-so.

De acordo com o cronograma de implantação, os sistemas destinados à homologação e cadastramento de em-presas começaram a funcionar desde meados de outubro. A estimativa é que

em novembro as empresas já deverão estruturar as notas eletronicamente. A última fase é a emissão da nota fiscal eletrônica que passará a ser obriga-tória a partir de janeiro de 2011, para

alguns setores. Mesmo assim, as empresas interessadas em aderir

a nota fiscal eletrônica anteci-padamente, poderão reque-

rer uma autorização junto à Secretaria de Finanças

do Município – Sefin. Porém, para o serviço de abertura de empre-sas, o sistema ficará disponível após apro-vação do projeto de Lei que se encontra em

tramitação na Câmara Municipal e que regula-

menta a simplificação de procedimentos na abertura

de empresas em Fortaleza.

A expectativa da Prefeitura é que esse ambiente modernizado forta-leça a geração de emprego e renda, ao passo que a Capital desburo-cratiza processos à abertura de empresas e a absorção de outras em outros tipos de mercado. Além das facilidades, o Projeto garante apoio aos interessados.

SERVIÇOS – A Prefeitura de Fortale-za organizou um esquema de plantão telefônico, para que qualquer interes-sado possa ligar e obter informações sobre a implantação do projeto. O telefone do Plantão é 0800.2800.155 e o funcionamento vai das 08h às 17h. A ligação é gratuita. Os sistemas estão disponíveis para acesso no site da Sefin, através do endereço eletrônico www.sefin.fortaleza.ce.gov.br.

Projeto Fortaleza Online:menos burocracia, mais agilidade

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 13 |

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 14 |

Matéria de Capa

APAGÃO

O

Empresas sentem os efeitos da escassez de profissionais qualificados

da mão-de-obra:

Brasil tem passado por situações contraditórias quando o assunto é o mercado de trabalho. De um lado a população reclama dos altos índices de desemprego, mesmo que este tenha diminuído nos últimos anos; do outro, os empresá-rios reclamam da escassez de mão-de-obra qualificada. Mas o tema vai muito além de críticas à demanda de trabalho.

O cerne da questão envolve ações muito mais complexas do que se possa imaginar, especialmente com os grandes investimen-tos como a Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal e, mais especificamente no Ceará, siderúrgica e refinaria, em que se teme um “apagão” de profissionais qualificados para suprir as demandas. A Ponto Empresarial discorre, nesta edição, sobre as causas dessa escassez de empregados e consequências sérias que o problema pode trazer para a economia do país.

Passado e presente

Visualize o panorama: ontem, em-presas que exigiam funcionários que conseguissem executar bem as funções solicitadas; hoje, cada vez mais as organizações demandam profissionais com diversas habilidades e caracte-rísticas de liderança, elevado nível de conhecimentos gerais e escolaridade e visão estratégica. A globalização, os avanços tecnológicos e a rapidez na comunicação exigiram que as empre-sas mudassem, e consequentemente, as pessoas. E como tudo na vida, quem não se atualiza, termina ficando para trás e até mesmo obsoleto.

Inovar, planejar, conquistar novos clientes, manter os antigos, gerar resultados, tudo isso ficou mais complicado com a velocidade das informações e o corre-corre do dia a dia, gerando a necessidade de descen-tralizar os poderes, dando autonomia a um maior número de profissionais. Estes, por sua vez, devem ser pró-ativos, criativos e ter uma visão micro e macro da empresa. E é fato que na maioria das vezes, é um desafio encon-trar profissionais que possuam essas qualidades. O problema só se agrava quando a quantidade de novas vagas que surgem no mercado é inversa-mente proporcional à quantidade de pessoas que se atualizam e conseguem assumir tais cargos.

Sul e Sudeste

A dificuldade é sentida nos mais diver-sos nichos profissionais e em todas as regiões do país. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, onde as multinacionais mais se instalam, as informações circulam com mais influência e a concentração de pessoas é maior, o natural é que as cabeças mais pensantes migrem para estas regiões, que encontram menos dificuldades para conseguir profissio-nais qualificados. Além disso, as matri-zes da grande maioria das empresas que se instalam em outras regiões encontram-se nas regiões Sul e Sudes-te, fazendo com que sejam de fato a força motriz da economia brasileira.

Segundo publicação da Você S/A, ci-dades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte “foram as que mais geraram empregos no primeiro se-mestre do ano. Os setores mais aque-cidos são óleo e gás, construção civil, automotivo e serviços”. E como se não bastasse, as cidades do interior dessas regiões também voltaram a ser pólos excelentes para fazer carreira. Porém, quando o assunto é o setor de serviços, a escassez é mais sentida na região Su-deste do que em qualquer outra região do país.

Nordeste

A realidade no Nordeste não é muito diferente do resto do país. Mesmo sendo uma região promissora, em especial por causa das refinarias que estão sendo construídas em estados como Pernambuco e Ceará, a falta de mão-de-obra qualificada ainda é preocupante. Mesmo com a criação do Prominp, o Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo Gás, que pretende formar nos próximos três anos 207 mil profissio-nais, a ansiedade do Governo e em especial da Petrobrás, que criou o pro-grama, ainda é grande. O crescimento da indústria naval é latente e o interes-se em qualificar os candidatos às vagas é grande por parte da empresa petro-leira. No Ceará, através da construção da Usina Siderúrgica do Ceará (USC), cujo investimento foi de US$ 754 mi-lhões com produção estimada em 1,5 milhão de toneladas de aço por ano, a qualificação de pessoal se faz ainda mais necessária, especialmente com as obras logísticas do Porto de Pecém, que precisa atender às necessidades da usina e da refinaria.

Para amenizar a situação do apagão da mão-de-obra, uma realidade mais animadora paira no Ceará. A taxa de analfabetismo funcional entre adultos teve redução de 18,71% entre 2002 e 2007. “O que nós percebemos é que o

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 15 |

Investimentos em massa serão demandados e o fantasma da falta de mão-de-obra qualificada assombra os investidores.

“ “

Ceará está evoluindo bastante. Um dos dados que chamou a nossa atenção foi a melhora na taxa de analfabetismo, que apresentou resultados positivos”, afirma Eveline Barbosa, diretora-geral interina do Ipece – Instituto de Pesquisa Estratégica Econômica do Estado, em entrevista concedida ao blog Diálogos Políticos. Boas expec-tativas assim impulsionam os investi-mentos em capacitação para qualifica-ção de mão-de-obra, uma vez que os investidores percebem uma busca por melhorias em termos de educação e profissionalismo.

Copa do Mundo, Olimpíadas e Pré-sal

Uma das maiores preocupações das empresas, e também do governo, refere-se a grandes projetos para os próximos anos: Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal e etanol. Investi-mentos em massa serão demandados e o fantasma da falta de mão-de-obra qualificada assombra os investidores, que temem não obter o retorno espe-rado, em especial no setor de serviços. A princípio, os incentivos começam nas escolas: educadores orientam os alunos a optar pelos cursos de enge-nharia, que têm um enorme leque de possibilidades desses investimentos. Porém, não para por aí. Além da parte técnica na área das engenharias, o profissional ainda deve possuir noções de recursos humanos, finanças e tam-bém visão estratégica, para ter mais oportunidades no mercado. E este é apenas um exemplo.

Uma das sedes da Copa, a cidade de Fortaleza tem grandes desafios pela frente: reformas no Castelão, melho-ria na infraestrutura da cidade para acomodar os turistas, diminuição dos problemas de desigualdade social e criminalidade, além de reformas no aeroporto Pinto Martins, para que possa suportar a grande quantidade de vôos, além de outros quesitos, como sistema de transportes e saneamento e limpeza pública. Os benefícios conse-guidos através destas medidas ultra-passam 2014, transcendendo o evento esportivo.

O apagão no setor de serviços

Com a Copa do Mundo e as Olimpía-das chegando, mesmo quem não tem um alto nível de escolaridade terá que “arranhar” no inglês, no mínimo, para conseguir êxito relevante nos negó-cios. No setor de serviços, a busca por qualificação é percebida em vários pontos, em especial, no quesito idio-mas. E esta é apenas uma das melho-rias. Diversas outras são necessárias no intuito de aperfeiçoar o relacio-namento com o cliente, rumo à sua satisfação, como higiene, boa apresen-tação do estabelecimento, qualidade do produto, etc. Responsável por dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) do país e pelos maiores índices de em-pregabilidade, o setor de serviços tem sofrido com a falta de qualificação,

citada entre os seis maiores desafios na gestão de negócios. Na área contábil, essa escassez recebe uma preocupação extra, uma vez que os contabilistas são peças chave para o auxílio no desenvolvimento da gestão econômica do país. A falta de qualifi-cação profissional tem feito com que diversas empresas de contabilidade tomem medidas para amenizar os pre-juízos, redefinindo papeis dentro da organização, adotando o gerenciamen-to de pessoas por meio de mudanças e realizando ações de treinamento de capacitação.

Da escuridão à luz

Para produzir um melhor clima interno, reduzindo a rotatividade e mantendo ou atraindo talentos, é necessário que as empresas se reci-clem, criando um ambiente de tra-balho mais flexível e motivador, com oportunidades para que os funcioná-rios se engajem em atividades extras, inclusive de responsabilidade social. O SESCAP-Ceará tem interesse nessas práticas e já trabalha para isso. O presidente, Carlos Mapurunga, afirma que há empenho “em fazer um labo-ratório para diminuir o vazio na área contábil, aumentando a capacitação e motivação em crescer profissional-mente”.

O presidente também relata a história ouvida de um headhunter (caça-talen-tos): “Uma grande empresa buscava um profissional para ocupar um cargo executivo e traçou o perfil que queria. O headhunter, após analisar o per-fil e buscá-lo no mercado, chegou à seguinte conclusão: ‘esse profissional não existe, vocês terão que formá-lo’. Isso ressalta a responsabilidade e ne-

cessidade das empresas em capacitar e formar os profissionais que precisam, com as habilidades e competências ajustadas às peculiaridades do seu negócio e da sua realidade”.

Num país das dimensões do Brasil, apesar de ações isoladas funcionarem, faz-se necessária uma grande medida conjunta entre governo, empresas e sociedade, em prol do desenvolvimen-to e implantação de novos métodos e programas de qualificação, além de

campanhas orientadoras nas escolas acerca da escolha profissional, para que os resultados sejam alcançados num menor espaço de tempo possível. Cabe de fato ao país como um todo – inclusos todos os setores econômicos e sociais – melhorar a qualidade da educação para crescer e gerar mais renda para a economia, rumo à luz do desenvolvimento.

Fontes: Você S/A|Cebrasse|Diário de Pernambuco|Folha de São Paulo|G1|Verdes Mares|ANDIFES|Portal 2014| Blog Diálogos Políticos

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 17 |

Contencioso Administrativo do Estado do Ceará surgiu originalmente com a Lei nº

7.066 de 31 de dezembro de 1963, que criou um órgão de julgamento administrativo na esfera do Poder Executivo, ligado à Secretaria da Fazenda, com o fito de solucionar as questões tributárias entre os contri-buintes e o Estado, bem como expor entendimentos relacionados a essas questões, buscando preservar o prin-cípio da legalidade nas ações fiscais.

Atualmente, esse órgão é regido pelo Decreto nº 25.468/1999 que regula-menta a Lei nº 12.732/97, e possui competências, dentre outras, para decidir, na esfera administrativa, as questões referentes às relações jurídicas entre o Estado do Ceará e o sujeito passivo da obrigação tributá-ria, quer seja em razão de exigência do crédito tributário, de restituição de tributos pagos indevidamente ou de penalidades e demais encargos, decorrentes de Autos de Infração.

O CONAT é composto por 6 (seis) órgãos, que são: Célula de Julgamen-to de 1ª instância; Célula de Perícias e Diligências; Célula de Consultoria e Planejamento; Célula de Suporte ao Processo Administrativo Tributário; Célula de Apoio Logístico e Conselho de Recursos Tributários dividido em Conselho Pleno e Câmaras de Julga-mento.

No que concerne ao Conselho de Recursos Tributários, destaca-se a participação efetiva de representan-tes classistas dos contribuintes nas decisões do CONAT. Cada Câmara de julgamento, no total 2 (duas), possuem 9 (nove) membros votantes,

Artigo

Conhecendo oCONATUm passeio pelos processos de funciona-mento do órgão da Secretaria da Fazenda

O

João Carlos Mineiro Moreira Sócio da Sertecon Consulto-ria de Empresas S/S Ltda., Conselheiro Titular da 2º Câmara de Julgamento da Secretaria da Fazenda e Diretor de Relações Traba-

lhistas do SESCAP-Ceará.

dentre os quais 4 (quatro) repre-sentam os contribuintes e 5 (cinco), sendo 1 (um) o presidente, represen-tam o Fisco. Não podemos esquecer a participação da Douta Procuradoria do Estado com um representante em cada Câmara. Importante destacar que dentre as classes representadas no Conselho estão as federações do comércio, da indústria, da agricultu-ra e das micro e pequenas empresas do Estado do Ceará.

Dessa maneira, cada processo ad-ministrativo tributário é debatido e julgado levando-se em conta as interpretações e entendimentos da legislação fiscal por parte dos Agentes Fazendários, bem como dos Contribuintes, através de seus representantes, gerando assim um resultado mais democrático nas de-cisões do CONAT. Vale ressaltar que o CONAT é uma importante arma na defesa dos direitos dos contribuintes, pois dispensa formalidades exces-sivas e ritos processuais complexos característicos do Poder Judiciário, não sendo obrigatória a constituição de advogado. Também possibilita a administração pública rever e reti-ficar seus atos, além de ser gratuito, possibilitando o acesso de todos à

justiça administrativa.

Por fim, cabe aqui um destaque es-pecial para a inauguração do Anexo IV da Secretaria da Fazenda. Um dos marcos da arquitetura moderna cearense, o prédio do “Centro dos Exportadores”, declarado em 2004, patrimônio histórico do Ceará, foi totalmente reformado para se tornar um marco na evolução tecnológica deste Estado, abrigando o Conselho Administrativo Tributário (CONAT), a Corregedoria Fazendária e o Centro Integrado de Informações e Ope-rações Fiscais (CIOF). O referido prédio proporcionará aos membros integrantes do CONAT, bem como aos contribuintes que se utilizam deste órgão, a partir do 2º semestre deste ano, a acompanhar todos os andamentos do processo de forma eletrônica. Todo o procedimento administrativo será virtualizado eletronicamente com a utilização de certificação digital, o que trará maior comodidade, segurança e rapidez nas informações.

Dessa maneira, além de ser uma obra que valoriza o resgate do patrimônio cultural também proporciona evo-lução e modernização tecnológica ao Estado do Ceará, prestigiando o empresário e cidadão cearense.

SEFAZ-CE

“ “O CONAT é uma importante arma na defesa dos direitos

dos contribuintes, pois dispen-sa formalidades excessivas e ritos processuais complexos

Realizações

Solenidade de Entrega de Carteiras do CRCData: 09/08O presidente do SESCAP-Ceará re-presentou o sindicato na Solenidade de Posse da Entrega das Carteiras dos novos contabilistas do CRC-CE.

Empreender 2010Data: 10/08Quarta edição do Seminário Em-preender, que contou com a parti-cipação de diversas autoridades do segmento empresarial e contábil, inclusive do SESCAP-Ceará.

Novas instalações da SEFAZ Data: 01/07

Negociação com a FETRACE é concluída Data: 05/06Foi concluída a negociação entre o Sindicato e a Convenção Coletiva de Trabalho com a FETRACE, onde o Sindicato recomenda que as empresas sujeitas a esta Convenção a apliquem de imediato.

O presidente do SESCAP-Ceará, Carlos Mapurunga, participou da inauguração das novas instalações da Câmara de Recursos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Visita ao SESCAP-PR

Participação na TV O Povo

Feira do Empreendedor

Posse nova diretoria FENACON

Data: 20/08Com a presença do presidente, Carlos Mapurunga, tomou posse em solenida-de ocorrida em Curitiba a nova diretoria da FENACON.

Mapurunga visita OAB

Semana de Ciências Contá-beis da UFC

Jantar com a Fenacon em PE

Data: 06/07Carlos Mapurunga e o contador e advogado, Marcos Viveiros, parti-ciparam do programa Economia e Finanças, do IBEF-CE.

Data: 20/08Carlos Mapurunga realizou visita ao SESCAP-PR, para conhecer suas instalações e serviços oferecidos aos associados.

Data: 23/08Visita que iniciou as negociações para a parceria de atendimento na validação de certificados digitais para os advoga-dos cearenses.

Data: De 04 a 07/08/2010O SESCAP-Ceará participou do evento tirando dúvidas do público presente acerca de seus serviços, especialmente sobre a Certificação Digital, NF-e e SPED.

Data: 16/08O presidente do SESCAP-Ceará, participou de um jantar promovido pela FENACON e SESCAP-PE, sobre a regulamentação da Lei Geral das MPEs.

Data: 01/09

O SESCAP marcou presença na sole-nidade, através de seu vice-presidente, Daniel Coêlho.

Jantar em homenagem a LulaData: 18/08Jantar em homenagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em decorrência da aprovação da Lei nº 12.249/10, que entre outras medidas, discorre sobre a volta do Exame de Suficiência.

SESCAP envia ofício à JUCECData: 06/09Ofício enviado à Junta Comercial do Estado do Ceará - JUCEC, acerca da de-mora no processamento das alterações cadastrais solicitadas àquela entidade.

Comemoração Sala do Em-preendedor individual

Data: 13/09Carlos Mapurunga e o vice-presidente, Daniel Coêlho, participaram do evento que comemorou um ano da Sala.

Reunião das FederaçõesData: 15/09 Mapurunga e Daniel participaram de reunião junto aos conselhos Re-gionais do SESC/AR/CE e SENAC/AR/CE .

Apresentação do Projeto Fortaleza Cidadã – SEFIN

Troféu O EquilibristaData: 21/09

Carlos Mapurunga, Daniel Coêlho e Wellington Andrade participaram do evento que premia destaques nas áreas de gestão empresarial.

Lançamendo do Movimento Brasil Eficiente

Inauguração nova sala da Certificação Digital

Data: 21/09O presidente Carlos Mapurunga participou do evento que lançou o Movimento, que sugere uma nova forma de tributação no país.

Data: 27/09Evento que inaugurou as novas ins-talações da Certificação Digital, mais modernas, amplas e confortáveis, le-vando tecnologia de ponta e bom aten-dimento aos seus filiados e associados.

Data: 24/09 O diretor Administrativo João Eudes Holanda participou do evento.

5º Encontro das Empresas de Serviços de PE e 1ª Reunião da Região NE Data: 24/09 Mapurunga e Daniel participaram dos eventos na cidade de Caruaru/PE.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 18 |

Saúde

ecentemente a mídia publicou notícias sobre o crescimento da obesidade no Brasil. Uma

pesquisa revelou que cerca de 60% da população brasileira adulta é gorda ou obesa. E para agravar o quadro, o pro-blema também está se tornando comum entre crianças e adolescentes. Mas o que será que está acontecendo com as pes-soas? Ansiedade? Consumismo desen-freado? Vida agitada e falta de tempo? Nesta edição a Ponto Empresarial trará alguns dados sobre a doença, além das causas e consequências da briga com a balança.

A DOENÇA

A obesidade é um pro- blema antigo no Bra-sil, porém, vem se agravando com o tempo, pois a população está ficando mais gorda, numa velocidade maior. Desde 1974, a população obesa pas-sou de 2,8% para 12,4% nos homens a partir dos 20 anos e 16,9% nas mulheres da mesma idade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ainda se-gundo o IBGE, as regiões mais atingidas pela obesidade são Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É uma doença crônica, que acontece quando a ingestão alimentar é superior ao gasto

R energético, podendo gerar diversos outros problemas de saúde como con-sequência.

CAUSAS E EFEITOS

Não é apenas uma questão estética, mas uma questão de saúde. Osteoar-trite, apneia obstrutiva do sono, diabe-tes, câncer, doenças cardiovasculares e hepatite são algumas doenças tidas

como consequência da obesidade, seja pelo aumento da massa de

gordura ou do número de células adiposas. As causas também são as mais diversas: estilo de vida, genética, consumo excessivo de nutrientes combinado com

sedentarismo e estresse, além de doenças pre-

existentes e que con-duzem à obesidade,

como problemas hormonais (hipotiroidismo e síndrome de cushing).

Para tratar a obesidade é preciso uma

rigorosa redução da gordura cor-poral por meio de reeducação alimentar e exer-cícios físicos. Em alguns casos, se faz necessário o uso de algumas medicações auxiliares, psiquiatra para fazer o acompa-nhamento

do paciente, e cirurgia de

redução de estômago, nem

sempre recomen-dada pelos médi-cos.

OBESIDADE: a disputa com a balança está ficando mais acirrada

OBESIDADE INFANTIL

Preocupando tanto quanto os adultos, as crianças também têm brigado com a balança. Segundo dados do IBGE, mais da metade dos meninos e meninas com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso ideal. E as crianças são afe-tadas não só na saúde física, mas também mental e emocional, pois em geral ficam envergonhadas com seu corpo, um prato cheio para depressão, baixa autoestima e bullying. Para combater este problema, os métodos são basica-mente os mesmos utilizados nos adultos. A reeducação alimentar pode e deve ser controlada pelos pais, que também têm que servir de exemplo para os pequenos. Quanto menor a idade da criança, mais fácil fica para mudar a ali-mentação. O estímulo à prática de exercícios e brincadeiras que não envolvam ficar sentado em frente ao computador também são im-portantes, para que a criança possa queimar as calorias consumidas com mais facilidade e prazer.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 19 |

“ “Desde 1974, a população obesa passou de 2,8% para 12,4% nos homens a partir dos 20 anos e 16,9% nas

mulheres da mesma idade.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 21 |

Parcerias em Destaque

Confira os parceiros do SESCAP-Ceará e as vantagens oferecidas para os associados:

Outros convênios

CRC-CE | DCI | DIFERRENCE | FACULDADE ATENEU | FECOMÉRCIO | IBEF – INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECU-TIVOS DE FINANÇAS | JUCEC - JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO CEARÁ | MRH | NOTADEZ | PORTO SEGURO | QUARUP EDITORIAL | QVT - QUALIDADE DE VIDA | RCG CURSOS | SEBRAE-CE | SESC | UNICE | UNIMED

Conheça detalhes de todos os convênios através do site www.sescapce.org.br

Unice

Copyex

Prevê o oferecimento de cursos, simpósios e outros eventos para capacitação e o aper-feiçoamento dos dirigentes dos Sindicatos e dos seus associados. E ainda a uti-lização da estrutura social

Decoração em CasaNobel

Boi Preto

Associados, colaboradores e dependentes têm descontos espe-ciais na aquisição de produtos ou serviços como: cortinas de tecidos, persianas, rede de proteção, box em vidro temperado, fumê residencial e empresarial, adesivos decora-tivos, manutenção e lavagem de cortinas persianas, etc.

Uma das prin-cipais redes de restaurante da região que, em Fortaleza, além da ótima locali-zação e quali-dade nos pratos e carnes, dispõe de estacionamento com manobristas. O melhor dos atrativos é que associados em situação regular com o sindicato terão direito a 20% de desconto.

Serviços gráficos em geral realizados com descontos es-peciais para associados SESCAP-Ceará.

Descontos de 10% em to-das as compras, além de um café expresso do Vanilla Café gratuito na aquisição de qualquer livro. A li-vraria fica no piso L4 do Shopping Aldeota.

SENAC

Empresa que dispõe de uma grande es-trutura com barracas, shows musicais e humor, área de recreação, massagens e muito mais, instalada na Praia do Futuro, cartão postal de Fortaleza. Conhecida como “a sua casa de praia”, a Coco Beach está mais acessível aos

Coco Beach

e educacional do SENAC, como bibliotecas, auditórios, sistemas de teleconferência e a participação em eventos gerais não vinculados ao convênio.

O convênio prevê desconto de 35% para o curso de graduação de Ciên-cias Contábeis noturno e 40% para o mesmo curso no período diurno, além de 10% para a pós-graduação

associa-dos, que têm 15% de des-conto no pagamento à vista, e 10% no cartão.

e extensão. Os descontos são relativos às men-salidades.

Rede de assistência médico-hospitalar. Os planos ofere-cidos não têm carência, nem co-participação, e seguem três formulações diferentes (Nos-

Hapvidasoplano, Mix e Pleno). A escolha fica a cargo do asso-ciado que ainda pode incluir atendimento odontológico

no pacote.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 22 |

Mural de Fotos

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 23 |

Qualidade em Pauta

construção de um bom rela-cionamento com o seu pú-

blico-alvo tem como consequência o fortalecimento da sua marca no mer-cado. E para que este relacionamento satisfatório seja mantido e a marca bem gerida faz-se necessário um bom conhecimento de branding.

Quando se fala em branding, é nor-mal confundir com “marca”. Mas na realidade, é muito mais do que uma marca. Segundo a especialista Mônica Sabino, brand é de fato, “a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Não o que os profissionais de marke-ting pensam que a marca é, mas o que ELES, os consumidores acham que ela é”.

E o termo ainda toma um significado mais abrangente: “não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concor-rente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo”, segundo a Ameri-can Marketing Association. E Mônica ainda complementa: “é um sistema de comunicação que deixa claro por que a marca importa. É achar e comuni-car algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los de modos, algumas vezes, bem caros”.

E é a partir do momento em que a identificação do consumidor pelo produto se torna forte o bastante que a marca passa a valer mais do que o que o produto oferece. E é aí que en-tra o branding, para criar práticas e técnicas que não só construam, mas também fortaleçam essa marca. E o seu valor é direta-mente proporcional à estima que a empresa adquire. Vários são os exemplos de brands que deram certo em produtos que hoje atendem por si só nos recalls de marcas para os consumidores.

O trabalho para se chegar ao sucesso na gestão de uma marca é muito árduo e depende muitas vezes da criatividade para de-senvolver uma estratégia que chegue a gerar confiança no consumidor. Normalmente associadas à garan-tia de qualidade, algumas marcas tornam-se pontos de referência para os consumidores, que recordam e reconhecem-nas, associando-as a va-lores como honestidade e integridade. A partir daí, a fidelização da marca já foi realizada e o sucesso do branding alcançado, pois através da associação positiva do produto com a marca, o valor e a satisfação do consumidor em adquirir tais produtos terão sido atin-gidos através da persuasão garantida na hora da escolha.

Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano Branding, afirma que “esta-

A

mos vivendo uma fase onde cada vez mais o eixo da economia está se des-locando da produção para o mercado (para a competição)”. E é exatamente nessa competição de mercado que se localizam, acima de tudo, os planos das marcas e de outros intangíveis. “Os produtos são iguais, mas as mar-cas são diferentes. Ou, dito de outra forma: a diferença de personalidade entre as marcas conduz a uma per-cepção diferenciada dos produtos”, complementa, pontuando ainda que o branding é o instrumento de gestão “potencialmente mais eficaz na cons-trução de valor e de sustentabilidade na vida das organizações”.

Partindo desses princípios, fica fácil entender por que a marca é tão im-portante para produtos e serviços de uma empresa. E você, já está cuidan-do do branding da sua marca?

Fontes: Wikipédia/KYU/CDL Notícias/Midia-boom/Webinsider/HSM

Marcas pujantes foram pesquisadas pela Yankelovich & Partners, que che-garam à conclusão que, se sua marca é forte, as pessoas:

1

3

5

7

8

6

4

2

estão inclinados a investir em você e em seus produtos.

preferem seus produtos;

pagam mais pelos seus produtos;

recomendam seus produtos a outras pessoas;

se predispõem a aceitar seus novos produtos e sua entrada em novos mercados; recomendam sua empresa como um bom lugar para trabalhar;

recomendam sua empresa para uma possível joint-venture (empreendi-mento conjunto);acreditam em você em tempos de crise;

Branding: a importância da marca para o seu negócio

Nobel - Top 10Livros

Livros

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 24 |

Manual de Contabilidade Societária – Aplicável a todas as sociedades (824 págs.)

Autores: Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke, Ariovaldo dos Santos e Sergio de IudicibusEditora: Atlas Obra que visa orientar em-presas e profissionais sobre a evolução das normas da Contabilidade Societária. Ao longo de várias edições foi incorpo-

Ficção 1. A Cabana | Intrínseca2. A Última Música | Novo Conceito3. Querido John | Novo Conceito4. O Mar de Monstros | Intrínseca5. A Batalha do Apocalipse | Verus6. A Batalha do Labirinto | Intrínseca7. A Lista de Schindler | Geração Edi-toria8. O Vendedor de Armas | Planeta9. Admirável Mundo Novo | Globo10. Um Certo Verão na Sicília | Objetiva

Não-ficção 1. Comer, Rezar, Amar | Record2. Caminhos de Mandela | Objetiva3. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil | Leya4. Comprometida | Objetiva5. Galileia | Alfaguara6. Diário de um Banana 3 | Vergara & Riba7. 1822 | Nova Fronteira8. Bullyng – Mentes Perigosas naEscola | Objetiva9. Retratos Imorais | Alfaguara10. Chaplin, Uma Vida | Larousse

Negócios / Religião / Autoajuda 1. 10 Respostas Que Vão Mudar Sua Vida | Ediouro2. Cartas Entre Amigos - Sobre Ganhar ou Perder | Globo3. O Aleph | Sextante4. Aumente Seu QI | Marco Zero5. Mentes Brilhantes, MentesTreinadas | Academia de Inteligência6. Verdadeiro Poder | Indg7. De Gênio e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco | Academia de Inteligência8. 101 Coisas Que Não Me Contaram Antes do Casamento | Best Seller9. Os Dez Mandamentos da Ética | Sem Fronteiras10. À Espera dos Filhos da Luz | Ediouro

Livraria NobelShopping Aldeota - Lojas 423/424 - Piso L4

Fone: (85) 3458.0404 - Fortaleza-CE

Manual da Nota Fiscal Eletrônica (186 págs.)

Autores: Aderbal Ni-colas Muller, Rafaela do Pilar e Viviane Mayumi KidoEditora: Jurua

A constante evolução tecnológica carece de acompanhamento profis-sional, especialmente na área contábil. Obra ideal para

os interessados em serviços profissionais de consultoria, contabilidade, assessoramen-to e advocacia tributária, traz histórico sobre o desenvolvi-mento da tributação, além de uma série de anexos com mo-delos adequados à operaciona-lização do sistema, consolidan-do o que há de mais recente no campo da NF-e.

Execução - A disciplina para atingir resultados (264 págs.)

Autores: Larry Bossidy e Ram CharanEditora: Campus

Neste livro, Bossidy e Charan expõem a importância do envolvimento do profissional em uma organização, explicando por que uma empresa ba-seada no realismo necessita de diálogo consistente entre pessoas, estratégias e operações. Avaliado como “excelente” entre diversos leitores de sites de com-pras de livros, “Execução” torna-se uma obra essencial para empresas e gestores justamente por mostrar como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados na corrida pelo desen-volvimento organizacional.

rando, dentro dos limites que a Lei permitia, um grande conjunto de nor-mas já convergentes às do IASB, aprovadas pela CVM e pelo CFC, e inseridas neste Manual. Importante não só para quem quer se manter atualizado, mas também para quem deseja aprender sobre o assunto.

O Vendedor de Armas (288 págs.)

Autor: Hugh LaurieEditora: Planeta do Brasil

Mostrando que tam-bém tem grande ta-lento para escrever, o ator Hugh Laurie, da série House, traz em “O Vendedor de Armas”, a história de Thomas Lang, ex-mi-litar de elite, que recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano. Engraça-do e fácil de ser lido, o livro é narrado sob a perspectiva de Lang, o que quer dizer que o leitor tem acesso a todos os pensamentos, ideias e conclusões do personagem. Aposta certa para virar best-seller aqui no Brasil, “O Vendedor de Armas” tem tudo para agradar quem ama ou até quem odeia House.

Criado especialmente para escla-recer dúvidas de contabilistas, microempresários e público em geral, interessados na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O site traz histórico sobre a Lei Geral, além da Legislação que rege a regulamentação e perguntas mais frequentes sobre o Simples Nacional, abertura de empresas e dicas importantes sobre diversos assuntos ligados ao Empreendedor Individual.

Dicas

Sites

CDs/DVDs

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 25 |

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)(www.sebrae.com.br/customizado/lei-geral/)

DVD: Invictus

Dirigido por Clint Eastwood, em um de seus melhores trabalhos, Invictus conta a história de Nelson Mandela após ser eleito presidente da África do Sul, quando ele descarta vingar-se, perdoa seus opressores e encontra esperança de unir toda a nação num campeonato de rugby. Sua heróica luta contra o apartheid e sua prisão política por 27 anos, fizeram de Mandela um grande

CD: Mombojó – Amigo do Tempo

Quatro anos após o lançamento de seu segundo álbum, Homem Espuma (2006), a banda pernambucana Mombojó volta à fórmula independente do primeiro disco, Nadadenovo (2004), com o ótimo “Amigo do Tempo”. Uma das queridinhas da cena independente brasileira, a Mombojó conquistou o rótulo de “banda difícil” – mesmo que não se preocupe com ele –,

Panda App (download.pandaapp.com)

Compatível com as plataformas Android, Windows Phone, Apple e Symbian, o site disponibiliza diversos aplicativos para download, muitas vezes bastante úteis para os smart phones. É dividido em categorias como negócios, comunicação, GPS, navegação e jogos, com inúmeras opções.

Classe Contábil(www.classecontabil.com.br/v3/)

Criado e mantido pela Fortes Informática há mais de 10 anos, o Classe Contábil é um portal de consultoria e notícias, cuja finalidade é contribuir com a classe contá-bil. Disponibiliza notícias, artigos técnicos, informativos, trabalhos acadêmicos, pes-quisas, enquetes e diversos outros serviços gratuitamente.

por sempre desafiar o ouvinte a entender as letras de suas composições

aliadas a melodias na medida certa. Em Amigo do Tempo, os meninos trazem o que chamam de MPPPB, ou música “papapa” brasileira,

se mostrando mais maduros e à vontade, convidando o ouvinte

a fazer parte desse amadurecimento, em músicas que envolvem e fazem apertar o play novamente no final.

exemplo de perseverança e fé nos ideais. E é através desta ótica que Eastwood traz a linguagem universal do esporte, para dirigir com maestria este filme sobre esperança, perdão e inspiração. Indicado a dois Oscar: melhor ator para a interpretação magistral de Morgan Freeman como Mandela, e melhor ator coadjuvante para Matt Damon,

que interpreta o capitão do time de rugby da África do Sul.

DVD: Um Sonho Possível

Baseado em fatos reais, Um Sonho Possível concorreu ao Oscar de Melhor Filme este ano, mas levou a estatueta apenas de Melhor Atriz, para Sandra Bullock, além do Globo de Ouro na mesma categoria. Conta a história de Michael Oher (interpretado por Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído e que é ajudado por Leigh Anne Tuohy (Bullock), decoradora e ex-cheerleader, que acredita em seu potencial. E quando os dois se encontram, surge um amor de mãe e filho, onde ambos se ajudam de forma intensa: ele, tendo um lar de verdade; ela, encontrando uma nova razão de vida.

Ponto Empresarial JUL/AGO/SET 2010| PÁG. 26 |

Happy Hour

ra uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para

ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar.

Entusiasmado com o instru-mento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De ime-diato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado a queima-roupa.

Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se. Foi ficando manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros. E foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.

Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A flauta soou, mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O toca-dor, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E en-quanto tocava e tocava, o caçador foi devorado.

A Flauta Mágica

E

Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles “falou” com sabedoria: “Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho”.

Moral da História:

•Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo: um dia podem falhar;

•Tenha sempre planos de contingên-cia;

•Prepare alternativas para as situa-ções imprevistas;

•Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se;

•Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.

“Cuidado com os leões surdos”.

Fonte: Blog Antonio Jerry

“ “De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o

tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar.