revista típica - edição 09

40
O bicampeão mundial fala sobre as Olimpíadas no Brasil em 2016 Ano II • Edição 09 • Dezembro de 2009 www.tipica.com.br RECEITAS FESTIVAS Veja o que dois tradicionais restaurantes da cidade preparam para suas comemorações E A CRISE? Veja como anda a relação da crise Econômica com o comércio sumareense BALLET A dança que atravessa gerações e não perde o glamour

Upload: seta-regional

Post on 09-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Revista Típica é uma publicação da Editora Seta Regional e têm como objetivo levar a seus leitores, entretenimento, tendências, atualidades, informação regional e divulgação de conteúdos que contribuam na valorização das raízes culturais de nossa região - Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Típica - Edição 09

COM A PALAVRA MAURICIO DO VOLEYO bicampeão mundial fala sobre as Olimpíadas no Brasil em 2016

Ano II • Edição 09 • Dezembro de 2009www.tipica.com.br

TÍPICARECEITAS FESTIVAS

Veja o que dois tradicionais restaurantes da cidade preparam

para suas comemorações

E A CRISE?Veja como anda a relação da

crise Econômica com o comércio sumareense

BALLETA dança que atravessa gerações

e não perde o glamour

Page 2: Revista Típica - Edição 09
Page 3: Revista Típica - Edição 09
Page 4: Revista Típica - Edição 09

4 • TÍPICA

Faltam apenas alguns dias para o fim de mais um ano repleto de conquistas, vi-tórias, desafios, momentos de alegria

e dos menos alegres. É quase impossível, nessa época, não realizarmos o “exame de consciência”, ora para nos convencermos de que o que fizemos foi bom, ora para ame-nizarmos a culpa pelo que não fizemos no momento que deveria ter sido feito.

Mas, independente do que nos co-bra a própria consciência, o que passou já é passado e o importante é praticar, a cada novo dia, o melhor de si para o outro e jun-tos, quem sabe, promover o amor e a paz (no mínimo) ao nosso redor, com os amigos e a família. E a dica para 2010 é: não se es-queçam de exercitar constantemente aquela frase “não faça ao outro o que não gostaria

que fizesse a você”. Para finalizar mais um ano em grande estilo, não poderíamos deixar de

agradecer a duas importantes fatias da família Típica: a vocês leitores, que partici-param ativamente de todas as nossas publicações e a todos os nossos anunciantes, que sem vocês, não seria possível planejar e finalizar cada edição. Obrigado tam-bém a todos da equipe pela colaboração, dinamismo, parceria e companheirismo.

A Todos, Um Feliz Natal e Grandes Realizações de Sonhos em 2010. E por falar em Natal, vêm na mente os pratos maravilhosos, cheirosos

e apetitosos. Hum, dá uma fome! Então participe da seção Gastronomia e ganhe receitas para a ceia em família de tradicionais restaurantes da região.

Nos avanços da tecnologia, o tempo não pára, voa. Você sabe o que é Twitter? É a mais nova sensação da temporada. Veja os detalhes na editoria Com-portamento e fique ligado.

Em Foco, reflita sobre a linda mensagem de esperança e paz enviada por Dom Bruno Gamberini, Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, da qual a cidade de Sumaré também faz parte.

Nessa edição, Em Alta aborda a relação comércio e crise dentro do mer-cado sumareense, voltado ao aquecimento que ocorre no final do ano. E se você está numa situação de conflito que precisa dos serviços judiciais, veja na seção Ci-dades como funciona o Tribunal Arbitral em Sumaré, um novo método alternativo na lentidão de processos judiciários.

Na matéria de Capa, veja as expectativas para as Olimpíadas de 2016 na visão do bicampeão Mauricio do Vôlei, ex-levantador da consagrada equipe de Bernardinho.

Quando o assunto é água, não temos a verdade noção do quanto ela é im-portante à vida terrestre. Acompanhe na seção Saúde algumas curiosidades sobre a importância do consumo diário e o quanto ela beneficia o organismo.

Quem é Irmã Rita? Em Personalidades trazemos um pouco da vida dessa mulher respeitada, que faz história na cidade de Sumaré. Na seção Movimento, aprecie algumas curiosidades sobre a dança que encanta: o ballet.

Ficamos por aqui e nos despedimos desejando, mais uma vez, Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo e nos vemos no ano que vem. Até lá.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

A revista Típica é uma publicação bimestral da Editora Seta Regional. Circula em

Sumaré-SP, com tiragem de 6 mil exemplares.

Edição, Administração e Publicidade:Editora Seta Regional Ltda.

Rua Antonio Pereira de Camargo, 421 Sala 03, Centro - Sumaré-SP

Cep: 13170-200Telefone: (19) 3873.1745

[email protected]: www.setaregional.com.br

Diretora Executiva:

Andressa Pirschner Assunçã[email protected]

Diretor Executivo e Comercial:

Leandro Perez [email protected]

Jornalista Responsável:

Andréia Dorta, MTb: 52.196 [email protected]

Jornalistas Assistentes: Cleyton A. Jacintho, MTb: 51.959

[email protected]

Marcelo Pendezza, MTb: [email protected]

Silmara Soares, MTb: [email protected]

Edição de Arte / Diagramação: Emily Andrade

[email protected]

Samira Oschin [email protected]

Comercial: Leandro Perez Ribeiro

[email protected]

Cecília Souza [email protected]

Administrativo/Financeiro: Andressa Pirschner Assunçã[email protected]

Colaborador: Eduardo Castilho

[email protected]

Colunista: Dom Bruno Gamberini

[email protected]

Fotos Maurício Lima: Cláudia Moretto

Impressão: Mundo Digital Gráfica e Editora Ltda.

Assessoria Contábil: Exato Contabilidade

Importante:As informações contidas nesta revista são para

fins educacionais e informativos. A revista Típica não se responsabiliza pela utilização inadequada

das informações aqui veiculadas, nem pelas opini-ões de nossos colaboradores e anunciantes.

“Tudo posso naquele que me fortalece” - Filipenses 4:13

Andressa Pirschner AssunçãoDiretora Executiva

Leandro Perez RibeiroDiretor Executivo

Page 5: Revista Típica - Edição 09
Page 6: Revista Típica - Edição 09

SUMÁRIO

08 COMPORTAMENTOComo funciona o Twitter, a nova onda de

relacionamento via internet.

10 CIDADESAcabe com a lentidão dos processos judiciais

por meio do Tribunal Arbitral de Sumaré.

12 EM ALTAVeja como anda a relação da crise

Econômica com o comércio sumareense.

14 MOVIMENTOBallet: a dança que atravessa gerações

e não perde o glamour.

16 SAÚDESaiba mais sobre os benefícios que o

consumo de água traz ao seu organismo.

26 SOCIALQuem? Quando? Onde? Em Sumaré!

32 PERSONALIDADESConheça a vida da mulher que faz

história em Sumaré: Irmã Rita.

34 GASTRONOMIA Acompanhe o que os bares e restaurantes da

cidade estão preparando para você

nesse final de ano.

38 EM FOCONessa edição, Dom Bruno Gamberini traz

uma linda mensagem de amor e esperança.

18 CAPAMauricio Lima, ex levantador da seleção brasileira de vôlei, expõe as esperanças para as Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Clá

udia

Mor

etto

Page 7: Revista Típica - Edição 09
Page 8: Revista Típica - Edição 09

8 • TÍPICA

COMPORTAMENTOCOMPORTAMENTO

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?Conheça o Twitter: a nova sensação da internet

Cleyton A. Jacintho

quisa feita pela Nielsen EUA, o Twitter teve um cresci-mento de 1392% no número de usuários em apenas um ano, passou dos 475 mil em 2008, para cerca de 7 milhões até fevereiro de 2009. Em maio a consultoria americana ComScore informou que este número era de 32 milhões, hoje passa dos 50 milhões. Não é por acaso que nos Esta-dos Unidos, ele foi usado na campanha presidencial, tanto pelo candidato derrotado John McCain, quanto pelo presi-dente eleito Barack Obama, cujo perfil é um dos que pos-suem mais seguidores naquele país.

Emissoras de televisão, de rádio, os grandes jornais como Folha de São Paulo e Estadão, revistas, partidos po-líticos, empresas, artistas, celebridades, anônimos, cantores, escritores, atletas, livrarias, faculdades, instituições religio-sas, todos estão no Twitter, cada um com seu interesse espe-cífico, enviando e recebendo mensagens à todo instante. Os cinco perfis com maior número de seguidores no Brasil são: Luciano Huck, Mano Menesez, Fantástico, Rafinha Bastos e Ivete Sangalo.

EntEnda o twittEr

A ferramenta é uma mistura de rede social, micro-blogging e SMS. Para usá-lo, é só criar gratuitamente uma conta no endereço www.twitter.com. Depois você pode importar os contatos da sua conta de email e personalizar sua página. Pode mudar a cor, a fonte, inserir sua foto, en-fim, deixar de acordo com seu estilo. A partir daí comece enviar e receber mensagens de até 140 caracteres.

Diga o que você está fazendo, o que está pensando,

Desde 1995, com a popularização da internet, a maneira de nos comunicar e relacionar está em constante transição. Muitas ferramentas de in-teração foram criadas e a noção de privacidade

muda a todo instante. O sociólogo canadense Marshall McLuhan (1911-1980) já previa que as sociedades teriam suas relações interligadas pelos avanços tecnológicos, sobre tudo pela televisão. A teoria ficou mundialmente conhecida como aldeia global, mas foi a consolidação da internet o fator crucial nestas transformações.

A cada novidade, uma certa euforia traz um tipo de reação diferente. Foi assim com as salas de bate-papo, ICQ, MSN, fotologs, os blogs, e o Youtube. E por fim as redes sociais. As mais conhecidas por nós brasileiros são: o My Space, o Facebook e a mais popular e acessada no Brasil, o Orkut. Agora o fenômeno do momento é o Twitter.

O Twitter é uma rede social que se diferencia das outras por enviar e receber em tempo real, e num ritmo impressionante, mensagens curtas de até 140 caracteres, os chamados “tweets”. Os textos são acompanhados pelos seguidores do perfil.

Criado pelos programadores Evan Willians, Jack Dorsey e Biz Stone, a ideia era criar uma forma de unir SMS à Web. A partir daí eles começaram a trabalhar no projeto, e em outubro de 2006 o Twitter foi oficialmente lançado, com a pergunta: O que você está fazendo? Apesar de não terem obtido nenhum lucro com o serviço até o momento e de não saberem ao certo como o fazer, os criadores já recusaram propostas de compra por parte do Facebook e do Google.

O sucesso do serviço é estrondoso. Segundo pes-

Page 9: Revista Típica - Edição 09

TWITADASo que chama sua atenção, faça perguntas, indique blogs, en-vie links interessantes, exponha seus pensamentos, comente um livro, dê dicas de filmes, vídeos, enfim, compartilhe.

Por meio da página você recebe as mensagens dos perfis que você segue , os “following”, e envia mensagem para seus seguidores, os “followers” . Para seguir um per-fil, não é necessário que a pessoa autorize, é só adicionar e pronto. Se preferir acompanhar as mensagens, não é preciso fazer o cadastro, é só digitar o endereço do perfil (ex: www.twitter.com/huckluciano).

O Brasil é líder em participação no serviço, por isso, um dos fundadores da ferramenta, anunciou que a par-tir de 2010 estará disponível a versão em português, o que pode popularizar ainda mais o micro-blogging. Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de presença Digital da Bulet, no Brasil a maioria dos usuários do Twitter são homens formadores de opinião; com idade entre 21 e 30 anos; têm curso superior completo ou estão cursando; pas-sam cerca 50 horas conectados por semana; possuem blogs e utilizam outras redes sociais; e a maioria, cerca de 46% vivem no estado de São Paulo.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o mi-cro-blogging, ou deseja aprender como utilizá-lo, acesse o site www.twitterbrasil.org e comece twittar. •

Luciano Huck“Seu Jorge Canta Michael Jackson”, show em prol do Criar, a festa + show será no começo de dezembro e será transmitido pelo Multishow.

William BonnerQue semana! Mas agora o tio vai agradecer o apoio e o carinho - e desejar que tenhamos todos uma BOA NOITE!

Preta Gilmeus amores o Twitter é uma democracia, quando dou minha opinião, é a minha opinião o que não que dizer que estou certa, simplesmente.

Helio de la Penãcomo diz o ministro lobão, nem sempre se vê lágrima no escuro... principalmente durante o apagão.

Page 10: Revista Típica - Edição 09

10 • TÍPICA

Um método alternativo de justiça na resolução de conflitos, que pode ser usado por pessoas físicas, empresas e instituições

CIDADES

Cleyton A. Jacintho

foram realizadas mais de 40 mil audiências. Somente na justi-ça trabalhista, foram homologadas quase 26 mil conciliações.

Outra forma de aliviar o Poder Judiciário, que têm ganhado força nos últimos anos, é a Arbitragem: meio pri-vado de solução de conflitos, cuja característica principal é o enfoque na conciliação, a fim de buscar uma solução pacífica ao conflito. É um procedimento informal, no qual as próprias partes expõem e defendem oralmente o caso. A sentença do acordo tem força judicial, pois constitui um título executivo judicial, ou seja, poderá ser executada judi-cialmente, se a partes não cumprirem o determinado.

Mais de 67 milhões de processos pendentes para julgamento: esta é a situação no Poder Judiciá-rio Brasileiro. Todos os anos milhões de casos são impetrados na justiça, fato que culmina na

sobrecarga de juizes e desembargadores. Isso sem contar o grande número de recursos, que travam o andamento dos processos e aumentam a morosidade nas sentenças finais.

Desde 2004, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem promovido a Semana Nacional de Conciliação, como modo alternativo de diminuir esta demanda de processos e agilizar na solução de conflitos. Este ano, segundo o CNJ,

JUSTIÇA ARBITRAL

Page 11: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 11

A Lei de Arbitragem é de 1996, quando a lei 9.307 en-trou em vigor com o intuito de ser usada como forma moderna e flexível de justiça. Porém, alguns de seus dispositivos foram considerados inconstitucionais. Somente em 12 de dezembro de 2001, depois de votação realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), passou a ser considerada constitucional.

Em Sumaré o 1º Tribunal de Justiça Arbitral da Região Metropolitana (TJAMESP) está em atividade desde 25 de novembro de 2008, com o objetivo de realizar con-ciliações e acordos. Neste primeiro ano de funcionamento, cerca de 160 causas deram entrada e foram resolvidas.

Um dos grandes benefícios da arbitragem é o tem-po na solução dos casos. “A vantagem principal é a agilidade na resolução dos litígios, pois enquanto na Justiça Comum, um processo leva de um a dois anos para ser resolvido, no Tribunal Arbitral o procedimento é deliberado entre quinze e vinte dias. Essa agilidade é fruto da especialização dos juizes arbitrais nas questões a serem solucionadas, além da formação voltada às conciliações”, explica o Dr. Jair Nunes de Barros, Presidente do TJAMESP.

De acordo com Jair, outra facilidade é a legislação própria, pois a Lei de Arbitragem tem o procedimento rápi-do e eficaz, no qual diz claramente que as causas resolvidas por conciliação ou por meio da arbitragem não tem direi-to à nenhum recurso em instâncias superiores. Outro fator importante é o sigilo, ao contrário dos processos judiciais

que são públicos, na justiça arbitral nada do que for tratado poderá ser divulgado a terceiros.

Entre os casos resolvidos pelo TJAMESP, 80% dos procedimentos foram propostos por empresas, outros 20% de pessoas físicas. O motivo da maior procura das empresas é o baixo custo para resolver os conflitos de direitos dispo-níveis e o pouco tempo gasto na solução das questões de relação trabalhista.

Podem ser resolvidas por meio do TJAMESP todas as questões em que as partes negociam sem envolvimento de incapazes. Na área cível procedimentos como: contratos, cumprimento ou descumprimento; despejos residenciais ou comerciais; condomínios; cobranças; planos de saúde; conflitos entre vizinhos; acidentes de transito; reparação de danos; indenizações; danos morais e materiais; direito do consumidor e empresas, entre outros. Na área trabalhista, reclamações e homologações de direitos disponíveis.

Alguns tipos de casos como: separação de casal; disputa por guarda dos filhos; processos criminais; questões ligadas a impostos, não podem ser resolvidos pela Justiça Arbitral.

O TJAMESP abrange as 19 cidades que compõem a Região Metropolitana e atende no horário comercial de segunda à sexta-feira na Rua Ângelo Ongaro, 903, Parque-Versailles. Outras informações são obtidas pelo telefone (19) 3306-8739 ou pelo site www.tjamesp.com.br.•

Page 12: Revista Típica - Edição 09

12 • TÍPICA

EM ALTA

NATAL SEM CRISESem fantasma da crise, comércio prevê Natal forte

Silmara Soares

Para isso, a gerente afirma que o estoque da loja será reabas-tecido para oferecer diversidade à população sumareense.

O presidente da Acias (Associação Comercial, In-dústria e Agropecuária de Sumaré), Valter Roberto Matteu-zzi, destaca que Sumaré andou o ano inteiro contra a crise. Acredita que o motivo desse quadro positivo foram diver-sos fatores que ocorreram no município. “Sumaré recebeu diversas empresas, novas lojas e magazines se instalaram no município. Isso tudo fez a economia girar”, avalia o empre-sário.

Diante desse cenário, Matteuzzi acredita que as vendas do Natal irão superar as expectativas, atingindo um aumento entre 15% e 20% no volume em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Acias procura motivar o consumidor o ano intei-ro, com diversos sorteios. E para o Natal irá sortear um car-ro zero quilometro. Para Matteuzzi, essas ações são como “incentivo, motivação social e hábitos de comercialização na cidade em que se vive”.

CONFIANÇA NA TRADIÇÃO

A proprietária ROSE MODAS, loja do ramo de calçados, roupas e bijuterias, Rosangela Silva, espera os

Com a proximidade do Natal, a movimentação no comércio sumareense já começa a dar sinais de que, apesar da crise econômica mundial, os lojistas estão investindo em mercadorias novas.

Com os atrativos decorando as vitrines, os empresários se veem motivados a ampliar seu quadro de funcionários, so-bretudo, com a contratação de empregados temporários para garantir a atenção dos clientes e, consequentemente, aumentar os lucros. Os preparativos visam atender a me-lhor data comemorativa do ano, período que movimenta o mercado de itens direcionados para o público masculino e feminino de todas as idades.

Experiente no setor de vendas, a gerente da RICK Brinquedos e Roupas, Ana Carolina Augusto, conta que já contrataram nove funcionários, no mês de outubro para o Dia das Crianças, que vão até final de dezembro. Mas, que pretende contratar mais vendedoras para o início de dezem-bro. Ana acredita que com o horário especial de funciona-mento, haverá trabalho intenso para todos os funcionários da loja. “Vamos facilitar para os consumidores, e a flexibili-dade de horário é um dos atrativos “, explica Ana.

As expectativas da gerente são boas, ela garante que não tiveram quedas nas vendas. “ Os meses que não cres-cemos, pelo menos conseguimos manter a média de 2008”.

Page 13: Revista Típica - Edição 09

fregueses para as compras natalinas nos dias mais próxi-mos do Natal, como de costume. Há 30 anos no ramo, ressalta que o mais importante para se obter um bom resultado nas vendas, são os investimentos realizados no estabelecimento e a preparação para receber os consumi-dores. “Tudo em nome da satisfação da clientela. Nós não paramos, estamos sempre com coleções novas. Além de trazermos as novidades, produtos que acabaram de ser lançados, temos vestidos sociais para casamentos e for-maturas”, destacou.

Para Rosangela, esse leque de opções ajuda a man-ter aquecida a venda mensal. Apesar da Rose Modas contar com várias funcionárias, a proprietária afirma que, como de tradição, fará contratação de mais vendedoras para atender a demanda do final de ano.

A gerente de vendas da MAELÔ, Renata Mateuzzi Baccan, afirma que está se preparando para o aumento no movimento a partir da primeira semana de dezembro. “Não temos costume de contratar várias funcionárias de ‘tempo-rão’. Nós fazemos uma força tarefa e o pessoal do escritó-rio desce para ajudar no atendimento”, conta a empresária.

Mesmo assim, Renata adianta que estão com duas novas funcionárias em adaptação.

O comércio sumareense suportou de forma tran-qüila a crise que assolou a economia mundial nesse ano. Agora para garantir um Feliz Natal para todos, a progra-mação para os últimos dias, antes da data religiosa, prevê a expansão do horário de funcionamento do comércio a par-tir do dia 5 de dezembro. Já nessa primeira semana, a lojas ficarão de portas abertas das 9 horas e até às 22 horas. Aos sábados das 9 às 18 horas e no último domingo antes do Natal, as lojas funcionarão também, das 9 às 18 horas.

A Prefeitura de Sumaré informou que com o horário especial de funcionamento do comércio, também passarão a iluminar as ruas da cidade a decoração natalina. Além do en-feites, a avenida Sete de Setembro será fechada para trânsito, ficando o fluxo apenas nas ruas transversais. A Administra-ção está organizando a chegada do Papai Noel em todas as regiões da cidade e, ainda, apresentações musicais e culturais durante os dias de horário diferenciado do comércio.

Então, já que a crise ficou do lado de fora, vamos às compras! •

Page 14: Revista Típica - Edição 09

14 • TÍPICA

MOVIMENTO

BELEZA, FORMOSURA E PERFEIÇÃO NA PONTA DOS PÉS

Esses são alguns adjetivos que fazem do ballet a dança do encanto

Andréia Dorta

Ted Shawn dizia que “a dança é a forma de vida que conduzirá a humanidade ao crescimento permanen-te”. Se observarmos os benefícios físicos e psíquicos das pessoas que dançam, é nítida a paixão pela vida.

No ballet, a paixão transcorre por gerações há mais de 500 anos.

Por volta do século XV, na Itália, os nobres promo-viam espetáculos que uniam poesia, dança e música. Apre-sentados em grandes salões, os espetáculos duravam horas e até dias. Os ballets desenvolveram graciosos movimentos de braços, cabeça e tronco; e por fim delicados movimentos de pernas e pés. Ao contrário do que vemos hoje, a roupagem da época dificultava tais movimentos por ser feita de mate-rial e ornamentos pesados.

O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, no casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon e o segundo momento mais importante foi em 1533, na França, quando Catarina de Medicis casou-se com o Rei Henrique II. Foi ela que introduziu o ballet em todos os espetáculos da corte francesa.

Uma curiosidade: até meados do século XVII, o ballet era composto apenas por homens e só no final desse mesmo século, as mulheres ganharam importância. A mais famosa bailarina foi Marie Camargo, por revolucionar a vestimenta do ballet: encurtou a saia acima dos tornozelos e usou sapatos leves, que permitiram mostrar a delicadeza dos saltos no ar.

O ballet se espalhou pelo mundo. Passou por crises em toda a Europa e no Brasil começou em 1927, com a vin-da da bailarina russa Maria Oleneva ao Rio de Janeiro, onde

fundou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, tornando-se o principal centro de formação de bailarinos do país.

Os ventos trouxeram a dança clássica para Sumaré. “Meu pai queria que estudasse piano, mas como era muito ativa, não conseguia me concentrar. Então ele sugeriu que fi-zesse ballet”. E foi assim que Giovana Menuzzo (34), profes-sora de educação física e bailarina formada pela Royal Acade-my of Dance de Londres, fundou a Ballet Giovana Menuzzo.

“Minha vida foi e está sendo um desafio. Além de dar aulas, tenho que montar as coreografias, dirigir os espetáculos, ser professora do Projeto Dança e Cidadania em Campinas e administrar a academia. Me sinto realizada quando vejo o progresso dos alunos.” E acrescenta que é gratificante perceber que pôde contribuir de alguma forma no desenvolvimento dos alunos.

Giovana já elabora planos futuros, mas é neces-sária a construção de infra-estrutura na cidade, como, por exemplo, teatro e o desenvolvimento de projetos sociais de dança. “Nossa cidade infelizmente possui pouquíssimas op-ções para prestigiar eventos culturais. Na verdade, a cultura em Sumaré anda baixa. Quanta criança carente que poderia estar desenvolvendo habilidades inatas se Sumaré tivesse a sensibilidade de oferecer condições para isso”, desabafa.

Para Giovana, o ballet é uma atividade que além de beneficiar o corpo, faz bem a alma. “Tentem nem que seja por um dia praticá-lo, para sentir o quanto é bom dançar. Repito: nem que seja por um dia”.

As mães e avós de hoje desejaram, um dia, vestir as sapatilhas de ponta dura, saia de tule, meia calça e colã,

Giovana Menuzzo em apresentação

Foto

s: A

rqui

vo P

esso

al

Page 15: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 15

tudo de preferência rosa. E as que não realizaram o sonho, com certeza depositam esse desejo nas filhas ou netas logo que nascem.

“Minha mãe sempre sonhou em ser bailarina, mas não conseguiu. Logo que nasci, dizia a meu pai que a pri-meira coisa que faria seria me colocar nas aulas de ballet”. E foi assim que Camila Azevedo teve contato com o ballet dos quatro aos quinze anos, mas optou por outra carreira. Com 32 anos, hoje é advogada e afirma que a primeira filha tam-bém fará o que a mãe fez “Acho o ballet lindo, uma dança que proporciona a mulher o auge da elegância e feminilida-de, mas que prevaleça a vontade de minha filhota”.

A médica Alessandra Queiróz assegura que a dança é um excelente exercício. “Em relação ao ballet, digo por experiência que não é apenas dançar; aprendi o real sen-tido da disciplina”, Além disso, segundo a especialista, o

ballet incentiva a postura, ajuda a corrigir desvios posturais e ameniza problemas nos joelhos e pés, mas alerta: qualquer atividade física ou até mesmo psíquica praticada de forma exagerada provoca conseqüências. “Aprenda a respeitar a limitação de seu corpo”, alerta.

E não pensem que é uma atividade apenas femini-na: brasileiros como Thiago Soares fazem sucesso na Euro-pa. Hoje ele é a estrela do Royal Ballet de Londres.

Então, papais e mamães: se seu filho homem optar por ballet, não o recrimine, não pense no que os “outros” vão dizer e muito menos coloque a prova a masculinidade de seu pimpolho, pelo contrário: incentive-o, pois o ballet, levado a sério, com disciplina, incentivo e responsabilidade, pode dar asas a uma carreira promissora e transformá-lo em um con-ceituado profissional; é como imaginar promover um Kaká dentro de casa se fosse na modalidade de futebol. •

Apresentações do Ballet Giovana Menuzzo

Page 16: Revista Típica - Edição 09

16 • TÍPICA

SAÚDE

QUE IMPORTÂNCIA TEM A ÁGUA

NA SUA VIDA?

Andréia Dorta

Descubra como o hábito de consumi-la pode melhorar a saúde e até evitar alguns perigos

O conjunto de sol, calor e ponteiros acima de 40º manifesta a sensação de “férias na praia”, en-tretanto o que vemos diariamente é que esses elementos, ligados a má alimentação e estres-

se, levam ao limite do que podemos suportar, seja em casa ou no trabalho.

Tais fatores, típicos da brusca mudança meteoroló-gica da natureza, interferem na mente e no corpo, que reage de muitas formas e o que resta a fazer é se prevenir.

Uma dica simples e crucial para manter o equilíbrio do organismo, é consumir um componente sem contra in-dicações, insípido, incolor e inodoro: ÁGUA.

Composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), à água é o alimento indispensável ao funcionamento adequado do corpo e a substância mais abundante nele encontrado (entre 50% e 75%, dependendo da idade e condição física da pessoa).

“A água tem papel de grande importância ao re-gular as diversas funções vitais do organismo”, declara a nutricionista Ilana Sartori (24). A falta no corpo provoca inúmeros danos, um deles a desidratação. Segundo dados do CENAPAD (Centro Nacional de Processamento de

Alto Desempenho), a desidratação é uma doença comum no Brasil e a principal causadora de óbitos, principalmente de crianças, em países menos desenvolvidos como África. Apesar de ser grave, é de fácil prevenção e tratamento, bas-ta reconhecer alguns sintomas: boca seca, lábios rachados, diminuição da urina e diarréia.

Para Julio César Marineli (42), o ideal é que seja consumido de 02 a 03 litros de água por dia. “A desidrata-ção também provoca a perda de sódio e potássio no corpo e a reposição desses minerais podem ser feitos por meio da ingestão do soro caseiro: 01 copo de água filtrada ou fervi-da, 01 pitada de sal e 03 pitadas de açúcar”, declara o clínico geral. E orienta: em caso de pessoas com doenças cardíacas, pressão alta ou diabetes, procure imediatamente o médico, pois a ingestão de qualquer liquido contendo sódio pode aumentar a pressão.

Ilana reforça o consumo diário de água, entretanto, a quantidade pode variar conforme a temperatura do am-biente e atividade física de cada indivíduo. “Essa recomen-dação pode aumentar se ajustada de forma individualmente e no caso de crianças, é imprescindível oferecer água ao lon-go do dia, para que sejam estimuladas”, finaliza.

Page 17: Revista Típica - Edição 09

E quando o assunto é água, opções é o que não fal-tam: água de coco; mineral; com gás; sem gás; com sabores (tangerina, limão, maracujá); de caixinha; em copo; em gar-rafa individual; em galões de 20 litros; com suco natural de frutas. Até água de arroz existe, enfim, não há motivo para dizer “não consigo tomar água suficiente”.

E as novidades não acabam por aí. Imaginem to-mar água com nanopartículas de Ouro e Prata, é possível? Faz bem a saúde? A resposta para as duas perguntas é sim.

Conforme análise da pesquisa desenvolvida pela Unicamp, os metais ouro e prata, em tamanhos detectados apenas com auxilio de microscópios altamente desenvolvi-dos (até 60 mil vezes menor que um grão de areia), surgem na medicina como alternativa de “transporte” dentro do organismo. O fato é que essa descoberta pode amparar e reforçar os estudos no combate as células cancerígenas e cicatrização de lesões.

Em Campinas, segundo o laboratório CQA (Cen-tro de Qualidade Analítica), a amostra do laudo 93762 com-prova a presença dessas nanopartículas na Água Mineral Itajiporã. Situada na cidade de Ouro Fino (MG), a empresa existe há pouco mais de três anos e os dados se firmaram em Março de 2009. Para Maurílio Bueno, empresário, esse resultado confere característica única no mercado de águas minerais. •

1) o Brasil tem 12% de água doce corrente do mundo; 2) Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros;3) Uma torneira aberta por 05 minutos desperdiça 80 litros em média;4) Hoje, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável;5) Uma pessoa consegue ficar até 30 dias sem comida, enquanto sobrevive apenas três sem água.

aCoMPanHE aBaiXo oS ÍndiCES SoBrE a ÁGUa E QUE SirVa dE aLErta Para “SaLVÁ-La”.

Água Mineral Itajiporã em processo de envase

Fram

e Fo

to e

Víd

eo

Page 18: Revista Típica - Edição 09

18 • TÍPICA

CAPA

Marcelo Pendezza

Rio de Janeiro foi confirmado como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e em Sumaré,

jovens despertam para o esporte;campeão olímpico MAURÍCIO LIMA

acredita no desenvolvimento do esporte no país

SONHOOLÍMPICO

Clá

udia

Mor

etto

Page 19: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 19

Subir no ponto mais alto do pódio, receber a medalha de ouro olímpica e ouvir o hino nacional brasileiro: sem dúvida é o momento maior que um atleta pode almejar na carreira esportiva. A torcida, ao ver este

momento, se emociona e, para muitos, é motivo mais que suficiente para arrancar lágrimas de alegria.

Se estes sentimentos já foram compartilhados pela nação, através da telinha da televisão, como por exemplo, os títulos olímpicos dos times de vôlei masculino e feminino, ou por meio das braçadas firmes do nadador César Cielo Filho, imagine presenciar estas cenas pessoalmente aqui em nosso país. O sonho olímpico passou a ser realidade no dia 9 de outubro, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou em Copenhague, na Dinamarca, que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016, os pri-meiros na América do Sul.

Diante do anúncio, o país agora corre contra o tempo e se concentra no sentido de viabilizar as instalações olímpicas e a infraestrutura necessária para receber o maior evento do planeta. Os encargos estipulados pelo COI são muitos e a somatória de obras beneficiarão a vida dos bra-sileiros, não só o Rio de Janeiro, mas das principais cidades do Brasil, inclusive a Região Metropolitana de Campinas, onde Sumaré está inserida. Afinal, além das olimpíadas de 2016, o país sediará em 2014 a Copa do Mundo de Futebol. Dois grandes motivos para que o desenvolvimento do país seja alavancado com a devida qualidade.

Se o trabalho de criar às condições ideais para re-ceber os jogos exigirá um esforço gigantesco do Comitê Olímpico Brasileiro e das esferas governamentais (Prefeitu-ra, Estado e União), imagine a dedicação e os investimentos necessários para que possamos criar os futuros atletas, que estejam em condições de brigar por medalhas. O trabalho dos próximos sete anos será intenso, mas um sinal positivo começou aflorar desde o anúncio do Rio de Janeiro como sede de 2016. Jovens já se sentem estimulados a praticar esportes e, quem sabe, poder representar o Brasil no futuro em competições internacionais. Na opinião do ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico, Maurício Lima, este deve ser o grande legado que o país pode receber: a inclusão defini-tiva do Brasil como potência olímpica. O ex-levantador da seleção brasileira coordena o projeto Viva-Vôlei de Campi-nas, sua cidade natal. “Sem dúvida, o fato do Rio de Janeiro ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é um fator de estímu-lo para que crianças e jovens busquem a prática de esporte. Ao longo destes sete anos, este sentimento crescerá ainda mais e para absorver esta procura, será necessário garantir estrutura esportiva e condições para que as confederações possam descobrir futuros talentos”, comentou Maurício.

Para que isso venha acontecer, o bicampeão olím-pico (Barcelona-1992 e Atenas 2004) informou que o Co-mitê Olímpico Brasileiro, por meio do seu presidente, Car-los Arthur Nuzman, deve fazer um trabalho especial junto as confederações esportivas do Brasil, dando condições ao

Maurício Camargo Lima, 41 anos, natural de Campinas, é atualmente um dos maiores vencedores do vôlei bra-sileiro de todos os tempos. Bicampeão olímpico (1992/2004), Maurício iniciou no esporte em 1982 no Clube Fonte São Paulo. Em 1987 foi convocado para a seleção brasileira e em 1989 já era o levantador titular, posto que defen-deu por 14 anos, se ausentando apenas em 1999 durante campeonato mundial de vôlei.

Durante seu período de atleta, Maurício deu tudo de si pelo esporte, mesmo passando longos períodos longe de sua família, em virtude das inúme-ras viagens pela Seleção Brasileira. “A única coisa me fez falta nesses anos foi a convivência com a família. Fora isso, nunca me afetou não ter sábado, domingo, nem feriado. Sempre foi natu-ral, porque sempre soube que ia ser um atleta. Sinto-me muito realizado quan-do as pessoas me reconhecem e vem me agradecer, dizendo que fiz muito pelo Brasil”, declarou Maurício.

Consciente de que o “Maurício do vôlei” não poderia durar pra sempre, passou seus dois últimos anos de car-reira pela Seleção como reserva e, em 2005, aos 37 anos, “passou o bastão”. Despediu-se das quadras, da Seleção e da torcida com um “muito obrigado”.

Para o futuro, Maurício afirma que o vôlei de praia, que tem sido um cami-nho natural para os atletas aposentados das quadras, não é uma opção.

Mas pretende continuar no vôlei, desenvolvendo projetos pelo Brasil, ou quem sabe, como dirigente. Atualmente, ele coordena o projeto Viva Vôlei, em Campinas, e divulga o esporte como em-baixador pelo Banco do Brasil.

PERFILMAURÍCIO LIMA

Page 20: Revista Típica - Edição 09

20 • TÍPICA

desenvolvimento do trabalho esportivo de alto rendimento. “O Nuzman já afirmou que a ideia é realizar um trabalho semelhante com o que foi feito na Confederação Brasileira de Vôlei, a partir de 1977. Naquele ano, foi dada condição ao desenvolvimento do vôlei. Com a organização e investimentos, os frutos começaram a ser colhidos já em 1982, com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A famosa geração de prata com Bernard, Xandó, Willian, Bernardinho, entre outros que ficaram marcados por aquele feito. Os frutos que o vôlei brasileiro colhe hoje são devido ao trabalho ini-ciado lá atrás. Isso mostra que com planejamento é possível formar gerações campeãs”, declarou Maurício.

Para formação de campeões, Maurício fala com propriedade. O ex-levantador da seleção participou de cinco olimpíadas – Seul/1988, Barcelo-na/1992, Atlanta/1996, Sidney/2000, Atenas/2004 – e subiu no lugar mais alto do pódio em duas oportunidades: Barcelona e Atenas. Ele afirmou que no caso específico do vôlei, mesmo com a renovação que a seleção vem vivendo, será uma das favoritas a vencer qualquer competição nas próximas décadas. “O grau de excelência que o vôlei brasileiro conquistou é muito bom e os jovens jogadores têm uma condição técnica e física de altíssimo nível. Isso credencia as próximas gerações a continuar essa caminhada por títulos e a confirmação que o melhor vôlei é praticado no Brasil”, comentou.

EXEMPLO DE BARCELONA

Em 2016, durante 15 dias, o Rio de Janeiro será foco de todo o mundo. Por este período, a Cidade Maravilhosa se tornará a capital mundial do esporte. Milhares de pessoas, de todo o mundo, estarão presentes. Só

Clá

udia

Mor

etto

Page 21: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 21

entre atletas e dirigentes, serão mais de 25 mil pessoas. Para que tudo seja realizado da melhor forma possível, a previsão é que sejam instalados cerca de R$ 26 milhões na montagem das instalações esportivas e na melhoria da infraestrutura da cidade, aeroportos e do sistema hoteleiro.

Para o ex-levantador, o Comitê Organizador dará o tempero bem brasileiro na montagem dos Jogos e disse que um boa referência para o Rio de Janeiro deve ser as olimpíadas de Barcelona. “Participei de cinco olimpía-das e, sem dúvida, a melhor de todas, no que diz respeito a organização, es-trutura e de transformação urbanística da cidade foi a de Barcelona em 1992. Os jogos transformaram a cidade e até hoje seus reflexos são sentidos em sua estrutura. Um bom exemplo foi a construção da vila olímpica. Em Bar-celona ela foi construída em uma área decadente da Cataluña e a construção da vila transformou totalmente a região, valorizando-a e dando condições de cidadania para mais de 20 mil moradores de baixa renda. Acredito que esta transformação pode ser realizada no Rio de Janeiro, se transformando em um importante legado a população carioca”, disse Maurício.

Com o mesmo pensamento do ex-levantador, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, visitou no início de novembro as cidades de Barce-lona e Atenas, que já receberam os jogos, e a cidade de Londres, a próxima sede dos jogos 2012. O roteiro de missões internacionais vai divulgar o Rio de Janeiro, atrair novos negócios e intensificar a troca de informações sobre o maior evento esportivo do planeta. “Os Jogos Olímpicos representam um fantástico ganho a cidade, com a possibilidade de geração de fundos. Vamos aproveitar a janela aberta pela escolha do COI e mostrar nossa cidade ao mundo”, explicou Eduardo Paes.

A revitalização da Zona Portuária é uma das iniciativas estratégicas que foram apresentadas durante as reuniões de trabalho no exterior. O pro-jeto faz parte do Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro, entregue ao Co-mitê Olímpico Internacional. Na região, será construída uma Vila Olímpica, com 1.840 quartos. Além disso, o local receberá navios que também serão utilizados para hospedagem. “A revitalização do Porto abre um enorme le-que de possibilidades”, disse o prefeito carioca.

Maurício com suas medalhas e troféis

Clá

udia

Mor

etto

Page 22: Revista Típica - Edição 09

22 • TÍPICA

EM SUMARÉ, JOVENS DÃO PRIMEIRO PASSO

Uma corrida, um salto, um arremesso e vários sor-risos. Praticar atletismo para a turminha entre 8 e 14 anos configura mais como uma brincadeira de criança, que pode dar bons frutos no futuro. Em Sumaré, com o apoio da Prefeitura, o professor de educação física Vanderlei Maccari mantém em atividade há mais de duas décadas escolinhas de atletismo no Centro Esportivo Vereador José Pereira.

Futuros atletas conquistam medalhas no Circuito Regional de Atletismo

Com 50 alunos, o professor transmite aos jovens alunos as técnicas do esporte e por meio de competições como o Cir-cuito Regional de Atletismo e a Corrida Pedestre da Crian-ça, tenta manter acessa a motivação na continuidade dos treinamentos. “Em primeiro lugar, o esporte é visto antes de tudo como um trabalho social. As crianças devem estar matriculadas e participando das aulas. Após a escola, em vez de ficar muitas vezes na rua, eles vêm aqui no Centro Esportivo para aprender e praticar atletismo”, comentou o professor.

Durante as aulas, Maccari comentou que a partir da confirmação das olimpíadas no Brasil, os alunos se sentiram mais motivados e disse que este espírito olímpico pode ser benéfico a todo país para as próximas décadas. “As crianças entre 10 e 14 anos vêem nas olimpíadas um grande aconte-cimento, que serve de motivação. Sem dúvida, a federação de atletismo, com apoio dos governos e iniciativa privada, deve investir especialmente na melhora dos equipamentos esportivos e no desenvolvimento do esporte de alto rendi-mento. Outro ponto importante é realizar provas de atletis-mo e, se possível, que não seja cobrado taxa de inscrição. Só assim será possível desenvolver e descobrir talentos para o esporte”, explicou Maccari.

Entre os 50 alunos da escolinha de atletismo, o professor destacou a atuação de dois jovens talentos: João Paulo Lealdine Ribeiro e Lizandra de Freitas Fernandes, ambos com 10 anos. Os atletas vêm conquistando meda-lhas importantes no Circuito Regional de Atletismo e eles compartilham dos mesmos sonhos: participar de uma olim-píada. “Sei que sou muito novo ainda e nem terei idade para disputar as olimpíadas do Rio de Janeiro, mas pretendo con-tinuar batalhando no esporte e quem sabe um dia represen-tar o Brasil em alguma importante competição. Adoro fazer atletismo e, se eu não conseguir ser um grande atleta, quero ser um bom exemplo para a minha família”, comentou João Paulo, ele que é morador do jardim Picerno e vêm treinar semanalmente de bicicleta.

O mesmo pensamento é compartilhado por Lizan-dra. Ela pratica atletismo há três anos e começou a correr com o apoio da família durante uma visita na casa da tia em Paranaguá, no Paraná. “Perto da casa da minha tia tem uma

Vanderlei Maccari e alunos do Centro Esportivo Vereador José Pereira

Page 23: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 23

pista de atletismo e resolvi correr. Em Sumaré procurei a es-colinha e desde então não parei mais. Em casa, conto com o apoio da minha família e pretendo continuar no esporte por toda a minha vida e, quem sabe, participar de uma grande competição. Quem sabe uma olimpíada?”, disse toda sorri-dente a jovem atleta.

Para motivar a “galerinha” do atletismo, o pro-fessor Maccari criou há sete anos a Corrida Pedestre da Criança do Jardim Picerno. Neste ano, cerca de 500 crian-ças participaram das provas. Todas elas receberam medalha de participação. “Essas provas servem de motivação para que elas participem das aulas. Além disso, a prova funciona como elemento divulgador do esporte. A cada ano, novas crianças querem participar das aulas, iniciando assim o trei-namento de atletismo. Neste sentido o evento se torna fun-damental na continuidade do desenvolvimento do esporte em Sumaré”, completou Maccari.

Para o próximo ano, além da Corrida Pedestre da Criança no Picerno, o professor deve realizar um evento idêntico no jardim João Paulo II. “Está tudo certo e deve-mos fazer no João Paulo II a corrida da criança, possivel-mente, no mês de maio”, adiantou o professor.

Os jovens que se destacam na escolinha, Maccari informou que costuma indicar os talentos sumareenses a

equipe da Fulinense, de Campinas. “Já encaminhamos vá-rias promessas do atletismo para a Fulinense. Eles são pe-dras brutas que devem ser lapidados. Em uma equipe de alto rendimento isso é possível e, quem sabe, proporcionar alegrias ao esporte nacional. Este é o nosso desejo”, disse o professor.

MAIS ESPORTE

Para o desenvolvimento das demais modalidades esportivas, os jovens sumareenses contarão com novos dis-positivos esportivos a partir do próximo ano. De acordo com o prefeito José Antonio Bacchim, o Centro Esportivo Vereador José Pereira está recebendo a segunda etapa de obras. O muro e a piscina estão recebendo reformas. Praças esportivas do Matão e do Jardim Ipiranga serão entregues a população. “Temos tratativas com o Governo Federal, jun-to ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, para que o mu-nicípio receba uma Praça da Juventude. No conceito do Mi-nistério, a Praça da Juventude tem por objetivo promover o desenvolvimento do esporte de alto rendimento. Neste sentido, estamos buscando este importante investimento e que colaborará com a formação de novos atletas”, declarou o prefeito. •

Page 24: Revista Típica - Edição 09

24 • TÍPICA

Page 25: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 25

Page 26: Revista Típica - Edição 09

SOCIAL

BAILE DO HAWAI DO CRS SURPREENDEA maior festa temática da região teve local e endereço certo: o Clube Recreativo Sumaré,

dia 28 de novembro. A chuva não impediu a presença do público e nem tirou o brilho dessa festa que já é tradição. Tanto é que o evento atraiu convidados de várias cidades da região, inclusive de São Paulo. Mais de 7 mil pessoas lotaram o recinto em quatro ambien-

tes, com belas decorações, numa estrutura espetacular, e sensacional show pirotécnico.

O evento

HASTEAMENTO PRAÇA DAS BANDEIRASO dia da bandeira foi celebrado em Sumaré

com ato de resgate ao civismo. A parceria entre Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Lions Clube de Sumaré proporcionou o patrocínio de 29 bandeiras, hasteadas no dia 19 de novembro

na Praça das Bandeiras. O evento contou também com a banda Municipal Dorival Gomes Barroca o Coral da Terceira idade e a 11ª Brigada da Infantaria de Campinas. Tam-

bém houve o plantio de árvore pau-brasil.

José Carlos e Cristina

Carolina Padovani, Patrícia Ribeiro e Paula Doná Di Serra, Ney Soares e Rodrigo Padovani

Hamilton e Flávia Lorençatto César e Regiane Barijan

Equipe do Lions Clube de Sumaré

Foto

s: N

ey S

oare

s do

Trib

una

Libe

ral

Dud

a G

ambe

ta

Page 27: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 27

REINAUGURAÇÃO GOOD BOMFoi reinaugurada em Sumaré no dia 18 de novembro, a filial da rede de super-mercados Good Bom, na Ivo Trevisan. Com novas instalações, trazendo mais qualidade, conforto e comodidade aos clientes. O evento foi marcado com um super happy hour com direito a queima

de fogos e um grande público prestigian-do mais uma conquista da família Gigo.

Eduardo Gigo com as filhas Rosana e Eliane

Lurdinha Bacchim e o prefeito José Antonio Bacchim

Fita é descerrada na reinauguração

Vice prefeito Vilson Alves, o presidente do Lions Club, Roque Correa e o gerente geral de controladoria do Good Bom, Renato Ghirardello

Evandro e o pai Zague, da Elétro Santa Rita

SUCESSO EM PARTICIPANTES, 1º SUMARÉ RUNNING

No dia 06 de dezembro a academia RR Sports em parceria com a secretaria de esportes, realizou o 1º Sumaré Running,

evento este que reuniu mais de 250 partici-pantes e premiou nas seguintes categorias:

10 Km Masculino, 10 Km Feminino, 5 Km Masculino, 5 Km Feminino além da

premiação de maior equipe. Os participantes se fizeram muito satisfei-tos com o evento e gratos pela iniciativa da academia RR Sports seus parceiros e

patrocinadores. Confira mais fotos do evento no site:

www.rrsports.com.br e aguardem mais novidades.

Ganhadoras dos 10 KM: 1º Maria Inês

2º Elizabete de Fatima 3º Rogéria de Paula

Ganhadores dos 10 KM: 1º Joaquin Martins 2º João Paulo 3º Eduardo Ibrahin

Foto

s: D

uda

Gam

beta

Page 28: Revista Típica - Edição 09

28 • TÍPICA

Proprietários da Casa do Ar:

Andréia Martins Galvão e Reginaldo Ribeiro Galvão

Inaugurada a CASA DO ARRecém inaugurada, a CASA DO AR traz anos de experiência e é sinônimo

de qualidade em se tratando de climatização de ambientes. O evento aconteceu no dia 14 de novembro onde foi oferecido um coquetel para amigos, parceiros e clientes da empresa.

Os proprietários Reginaldo Ribeiro Galvão e Andréia Martins Galvão declaram ser essa uma loja especializada ao consumidor final que vem cheia de projetos e novidades para 2010.

A empresa oferece no seu leque de produtos: ar-condicionados, aquecedores solar e a gás, coifas, umidificadores, além de toda gama de produtos relacionado à climatização. Outro diferencial é a qualidade na prestação de serviços de assistência técnica, já que o sócio-proprietário Reginaldo é graduado em engenharia mecânica, o que permite maior habilidade técnica para desenvolvimento de projetos de alta qualidade em conjunto com sua equipe. Segundo Reginaldo, o que os faz diferentes na região é a experiência e a qualidade nos serviços. “Estamos há 15 anos nesse mercado, iniciei nesse ramo sendo engenheiro de uma grande indústria desse segmento, no qual pude aperfeiçoar todo conhecimento técnico dos produtos. Logo após passei a ser distribuidor sendo representante comercial na região. Agora inauguro a CASA DO AR para ser referência no ramo de atividade.” Declara orgulhoso o empresário Reginaldo Galvão.

A esposa e também proprietária afirma que Sumaré é um excelente mercado a se trabalhar. “ Gosto dessa cidade, é tranqüila, bem localizada e

possui clima quente o que é ponto chave para nossos negócios” revela a psicóloga Andréia Martins Galvão.•

Nei Gasque (Sorocaba), Euvânio Carlos e Reginaldo Ribeiro Marcos César Alves e Reginaldo Ribeiro Fachada da Loja Casa do Ar

MEIRE GRIFF OFERECE COQUETEL PARA ABERTURA DA PROMOÇÃO

DE 11 ANOS DA LOJANo dia 25 de novembro, a loja Meire Griff realizou um coquetel em abertura do lançamento da Promoção 11 Anos de Meire Griff. O evento contou com a presença de clientes e amigos que abrilhantaram a loja. O Sorteio da Promoção aconteceu no dia 04 de

dezembro e premiou a cliente Telma Fabricante proprietária da PARA PNEUS

com roupas da loja.MEIRE premiando a Ganhadora da Promoção,

TELMA FABRICANTEAndréia Azevedo, Bete Novaes, Rosangela Lheira

Page 29: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 29

Page 30: Revista Típica - Edição 09

30 • TÍPICA

Clínica Estética Avançada Novidades, modernidade e tecnologia de ponta no mundo da beleza!

Aconteceu no dia 14/11/2009 na Clínica Estética Avançada evento que marcou a parceria entre as irmãs esteticistas Cristiane Caldeira e Dânia Almeida, além da cabeleireira Clarice Ferezin, renomada com mais de 22 anos de experiência no ramo, trazendo tendências internacionais de suas temporadas em Congressos em Las Vegas, Buenos Aires, Nova York e São Paulo.

As profissionais decidiram unir o dom e a experiência da equipe, soma essa que vem trazer técnicas diferenciadas para o público feminino.

E as novidades não param por aí, Cristiane e Dânia, proprietárias da clínica, nos revela a chegada de dois novos equipamentos de alta tecnologia para o mundo da estética, são eles, o I pulse, equipamento de fototerapia a laser indicado para rejuvenescimento, remoção de manchas, pêlos, acne e cicatriz. A outra novidade é o Power Plate, desenvolvido pela Nasa, sendo que 10 minutos em atividade nele correspondem a 3 horas de musculação. Outra tendência é o Peeling Químico, capaz de remover manchas severas em uma única aplicação.

Para Cristiane as expectativas são grandes. “Eu particularmente estou muito realizada com a parceria, com os novos equipamentos e a motivação de toda a equipe que está apta a atender com muita dedicação e carinho. Venha também conhecer nosso espaço.” Declara realizada a empresária Cristiane Caldeira.

A Clínica Estética Avançada está situada na rua: João Francisco Ramos, 518 no Centro de Sumaré, para contato ligue (19) 3828-1913. •

NET WORK REALIZA 9º FEIRA DO CONHECIMENTO(WIC)

De 23 a 27 de novembro a faculdade Net Work, realizou a 9º feira do conhecimento V WIC (Workshop de Iniciação Científica). Os

alunos do ensino fundamental e médio apre-sentaram projetos desenvolvidos em aula. O evento também foi palco do lançamento de três revistas que são produzidas anualmente

pela faculdade.

Cristiane Caldeira e Clarice Ferezin

Ana Paula Masquete e Dânia AlmeidaEquipe Clínica Estética Avançada

A diretora geral da Network, Tânia Cristina Bassani Cecílio

O mantenedor da Network, Alexandre Cecílio, Bill e Cauê Macris

Alunos apresentando projetos

Da Idealax, Fernando Jorge Neves Figueiredo, com Ramon Mole

Page 31: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 31

Page 32: Revista Típica - Edição 09

32 • TÍPICA

PERSONALIDADES

RITA BAROSSO ALBUQUERQUE

A IRMÃ DO MAIOR AMOR

Aos 83 anos, Irmã Rita, como é conhecida popularmente, é dona de uma inteligência eclética e de uma bondade sem limites. Para

ela, a vida religiosa também é dedicação à luta socialSilmara Soares

lhe garantiu condecorações da FAB (Força Aérea Brasileira). Aos 20 anos, formou-se em cirurgiã dentista e ingressou na pós-graduação. Aos 25 anos, Irmã Rita chegou a Sumaré para coordenar um trabalho social com famílias carentes do Jardim São Judas Tadeu.

Hoje, a freira vive em uma casa com mais duas companheiras: Irmã Julia e Irmã Aparecida, ambas com 93 anos, que também ajudam na distribuição de legumes e verduras que vêem do Ceasa, de Campinas, além de alimentos básicos como arroz, feijão, óleo e farinha. “Não podemos falar de Deus com a barriga vazia. Temos que ajudar primeiro”, ressalta.

“A mor é uma construção de vida”. E foi com amor ao próximo que uma personagem da história de Sumaré, traçou os rumos de sua vida. Aos 83 anos e com muita saúde,

Rita Barroso Albuquerque é exemplo e memória viva do engajamento dos cristãos brasileiros nas lutas pelo povo. Freira, dentista, fundadora e diretora da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu – que funciona no bairro há mais de 50 anos - não se cansa de ajudar o próximo.

Nascida no Estado do Ceará, aos 17 anos, pela “influência familiar”, do irmão, tios e cunhados militares, foi a primeira mulher cearense a pilotar um avião. A façanha

Page 33: Revista Típica - Edição 09

A Sociedade possui 190 famílias cadastradas, mas recebem cerca de 50 por semana, com distribuição de alimentos, oficinas, palavras de reflexão e acompanhamento de assistência social. “Frisamos muito a importância do convívio familiar. A família é a base de tudo, principalmente para uma criança”, explica a religiosa. A continuidade do auxílio depende da participação das famílias nas atividades desenvolvidas pelas religiosas. “Só dar comida, não resolve. Você tem de fazer a pessoa se sentir gente”, contou a freira

Apesar de já ter nascido em “berço” cristão, a caçula dos dezesseis irmãos, descobriu a vocação pela vida religiosa na faculdade, em Fortaleza, quando conheceu um grupo de freiras. “Me interessei pelo trabalho delas e passei a manter contatos. Mas só depois de um tempo que entrei para o convento, em Campinas”, relata. Típica ao questioná-la sobre o que a atraiu para o convento, a Irmã conta que encontrou na vida religiosa engajamento social e a forma de ajudar ao próximo. Logo que chegou ao convento, foi presenteada com um consultório dentário, para atender pessoas carentes.

Durante 17 anos, a Irmã Rita se deslocava do convento, em Campinas, para Sumaré com o objetivo de

ajudar a comunidade local. Em 1972, ela e outras freiras conseguiram construir um prédio que passou a servir de morada para elas e que, atualmente, desenvolve o atendimento as famílias, dando continuidade a sua vocação. Durante a semana oferecem trabalhos variados, como: curso de pintura de tecido, curso de corte e costura, curso de biomedicina – trabalhos com ervas naturais - e, nas sextas-feiras são entregas de alimentos. Aos sábados a Irmã Rita visita os lares de famílias com pessoas acamadas.

A Sociedade também programa confraternizações, bingos e festas em datas comemorativas. Já é de rotina das Irmãs, sempre na semana do Natal, comemorarem o nascimento de Jesus Cristo, com entrega de alimentos às famílias. “Entregamos também presentes, que recebemos de doações, às crianças, mas sempre ressaltando que não é esse o objetivo do Natal, e sim a comemoração do aniversário do Jesus Cristo”, declara. Ao final da entrevista, a Irmã Rita deixa um recado dizendo que as portas da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu estão sempre abertas para ajudar o próximo, independente de partido político ou religião. “Só não damos dinheiro. Damos o auxílio necessário que a pessoa precisa naquele momento”, contou a freira. •

Page 34: Revista Típica - Edição 09

34 • TÍPICA

GASTRONOMIA

Cleyton A. Jacintho

ARRASE NACEIA DE NATAL E NO REVEILLON

Nossos parceiros separaram receitas para você fazer sucesso e deixar seus amigos e familiares com água na boca

O final do ano esta aí, e neste mês as tradicionais confraternizações das empresas, escritórios, faculdades, ou entre velhos amigos começam a todo vapor, sem contar na tradicional e di-

vertida troca de presentes do amigo secreto. Pensando neste público especial, os restaurantes e bares também se prepa-ram para oferecer o melhor atendimento.

Em Sumaré, uma casa que já faz parte da cidade é o Restaurante Makey que está de braços abertos para receber os clientes neste final de ano. Desde 1976 os sumareenses têm o prazer de saborear o variado cardápio Makey. No al-moço, o self-service por quilo, além do a la carte, lanches e porções. A noite, mesa completa de frios, lanches, porções, pizzas e a la carte, além de uma carta de vinhos com mais de 20 rótulos. Entre os pratos que fazem mais sucesso estão: traíra aberta e sem espinhos, filé do mane e filé a parmeggia-na, sem contar o chopp gelado ao ponto certo.

A novidade neste mês de dezembro é o cardápio. “Vamos servir pratos típicos de natal no dia-a-dia do self-service por quilo como: tender, peru, leitoa desossada e recheada”, comenta Antonio Cesar de Vasconcellos Filho, proprietário do Makey. “Neste Natal, que o grande poten-cial da humanidade revele-se em cada um de nós para o iní-cio de um novo ano”, é o sentimento que César deseja aos amigos e clientes neste natal e o ano novo que se inicia.>>

SUGESTÃO DO RESTAURANTE MAKEY

TENDER FESTIVO

Ingredientes: • 1 tender de 4 a 5 quilos • 1 xícara de mel karo • 1 colher de sopa de mostarda • 1 colher de sopa de molho inglês Molho: • 1/2 garrafa de champanhe doce • 2 xícaras de suco de laranja ou calda de abacaxi

Modo de Preparo:Faça cortes superficiais em forma de losangos sobre o tender e espete os cravos. Misture a mostarda, o mel karo e o molho inglês e passe generosamente sobre o tender. Cubra com papel alumínio e asse por 1h30 em forno médio regando com a calda de champanhe e suco de frutas a cada 20 minutos. Enfeite com abacaxi, pêssego e cerejas.

PAVÊ DE NOZES E CHOCOLATE

• 1/4 xícara (chá) de manteiga sem sal• 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro• 3 gemas• 250grs de nozes moídas• 1 colher (chá) de essência de baunilha• 1 lata de creme de leite• 2 pacotes de biscoito Maria (400grs)• 1 xícara (chá) de leite• Nozes picadas para decorar

Cobertura:• 300grs de chocolate meio amargo picado• 1 lata de creme de leite

Modo de preparo:Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as gemas até formar uma mistura fofa e clara. Junte as nozes, a baunilha, o creme de leite e misture bem.Leve à geladeira por 15 minutos.Umedeça os biscoitos no leite e, em um refratário médio, alterne camadas de creme e de biscoito, terminando em biscoitos. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria, retire do fogo e leve à geladeira por 4 horas. misture o creme de leite. Espalhe sobre o pavê, decore com nozes e sirva.

Page 35: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 35

Page 36: Revista Típica - Edição 09

36 • TÍPICA

Outra casa tradicional de Sumaré é a Cachaçaria Água Doce. Há cerca de cinco anos, essa franquia que faz parte da maior rede de cachaçarias do mundo, oferece mui-to lazer, num ambiente acolhedor, aconchegante e muito agradável, onde se pode degustar o melhor da culinária brasileira e saborear as melhores bebidas e batidas de fruta. A decoração em estilo rústico, com detalhes de madeira, paredes em alvenaria e tonéis para o armazenamento de cachaça à mostra, além das garrafas de cachaças raras, traz um clima especial.

“Neste mês de dezembro estamos lançando o novo Cardápio 2010, trazendo cinco pratos novos, são eles: pica-nha recheada com provolone e tomate seco; costelinha com cachaça e mel; risoto de bacalhau; carne de sol com molho de requeijão e a isca de pernil com molho de manjericão”, comenta Larissa Soares Ranzani, proprietária da casa.

Na Água Doce de Sumaré, todos os clientes podem ouvir uma boa música ao vivo enquanto os seus filhos brin-cam num espaço reservado especialmente para eles (o Doce Cantinho), tudo pensado para proporcionar conforto e entre-tenimento às crianças e aos pais. E para quem prefere uma be-bida sem álcool, tem a opção da batida especial, elaborada com guaraná, abacaxi, mamão, uva, maçã, melão, cereja e groselha.

Este ano a expectativa é muito positiva. A casa está com uma promoção especial nas reservas de confraterniza-ção. Ela irá presentear os clientes com: Garrafas de Whisky Red Label, Black Label, Vinhos e até uma bicicleta, de acor-do com a tabela de consumo.

“Gostaríamos de agradecer aos milhares de clientes que passaram pela Àgua Doce Cachaçaria de Sumaré neste ano de 2009, esperamos poder proporcionar muitos mo-mentos de sabor e alegria e desejar muita saúde para o ano que se aproxima e que em 2010 nos re-encontremos para continuar brindando essa satisfação que temos de poder lhe proporcionar muitos momentos de prazer”, é a mensagem da equipe da Cachaçaria •

SUGESTÃO DA CACHAÇARIA ÁGUA DOCETENDER com MOLHO E PURÊ DE MAÇÃ

Ingredientes:• 1 tender sem osso (cerca de 1,5 kg)• 2 colheres (sopa) de manteiga• 1 xícara (chá) de vinho branco seco• 2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada Molho: • 2 colheres (sopa) de açúcar• Meia xícara (chá) de néctar de laranja• Meia xícara (chá) de vinho branco seco Purê de Maçã: • 12 maçãs vermelhas tipo Gala• 1 colher (sopa) de açúcar• 1 stick de tempero - Maggi Meu Segredo

Modo de Preparo:

Tender:Com a ponta de uma faca, risque a superfície do tender de modo que se formem losangos. Coloque o tender em uma assadeira e espalhe sobre ele a manteiga. Depois, regue com o vinho branco misturado com a sálvia. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180 °c), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire o papel de alumínio, regue com o caldo da assadeira e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos. Retire o tender da assadeira e reserve.

Molho:Leve a assadeira em que o tender foi assado à chama do fogão, acrescente o açúcar e deixe dourar em fogo baixo. Em seguida, junte o néctar de laranja e o vinho, raspe bem o fundo da assadeira e deixe ferver até apurar o molho. Depois, despeje cuidadosamente em uma molheira e sirva o tender com o molho à parte.

Purê de Maçã: Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em pedaços pequenos e leve-os ao fogo para cozinhar com meia xícara (chá) de água. Quando os pedaços de maçã estiverem macios, retire-os do fogo e bata-os no liquidificador. Em seguida, junte o açúcar, o tempero pronto “Meu Segredo” e leve novamente ao fogo mexendo sempre até obter consistência de purê. Sirva quente junto com o tender.

PERU COM ROMÃ Ingredientes:• 1 peru pequeno limpo com os miúdos à parte • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva • sal e pimenta-do-reino a gosto • 150 gramas de bacon em fatias • 2 ramos de alecrim • 4 romãs maduras Modo de Preparo: Envolver o peru com o bacon, de modo que não fique totalmente coberto. Colocar por cima os ramos de alecrim e amarrar o peru com barbante de cozinha para manter a forma durante o cozimento. Colocar o peru num refratário que tenha medida semelhante, levar ao forno médio, pré-aquecido, e assar por 45 minutos. De vez em quando, girar com 2 espátulas. Debulhar as romãs e faça com 2 delas um suco, passando as sementes pelo espremedor de batatas. Regue o peru com o suco de romã e deixar cozinhar por mais 50 minutos, ou até a carne ficar macia, regando de vez em quando com o caldo de cozimento. Picar muito bem os miúdos (se preferir, use miúdos de frango) e refogar numa frigideira antiaderente com o azeite por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta-do-reino, juntar as sementes das romãs restantes inteiras, misturar e deixar cozinhar por alguns minutos, em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando. Eliminar o alecrim e o bacon do peru e servir com o refogado à parte. Se preferir, usar xarope de romã no lugar do suco.

Page 37: Revista Típica - Edição 09
Page 38: Revista Típica - Edição 09

38 • TÍPICA

EM FOCO

Queridos irmãos e irmãs, leitores da revista

Típica. Louvado seja Nosso Senhor Jesus

Cristo.

Mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus,

Isaías profetizou o que seria o maior acontecimento de

todos os tempos: “...nasceu para nós um menino, um filho

nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real e ele se

chama ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Forte’, ‘Pai para

sempre’, ‘Príncipe da Paz’” (Is 9,5).

Essa profecia se concretiza com o nascimento de

Jesus, anunciado pelo anjo do Senhor aos pastores: “Eu

anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande

alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu

para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor”.

Nasceu Jesus. Pobre, no meio dos pobres, para

servir a todos. Para nós, hoje, essa data é motivo de grande

festa. Trocamos presentes, preparamos a Ceia, reunimos

os amigos, rezamos, bebemos, comemos... E é realmente

motivo de grande festa, pois celebramos o nascimento do

Filho de Deus, que deve ser celebrada com muita alegria.

Porém esta não deve ser apenas uma festa exterior.

O nascimento de Jesus é o ressurgir da esperança de que

NASCEU PARA NÓS

O MESSIAS

Dom Bruno Gamberini Arcebispo Metropolitano de Campinas

esse mundo seja, verdadeiramente, de irmãos, onde todos

possam usufruir das maravilhas da criação. Por isso, a festa

do Natal nos chama a deixarmos Jesus nascer em nossos

corações, em uma íntima experiência pessoal de Deus,

como tiveram os discípulos com a ressurreição.

O meu desejo é que todos vocês vivam com

alegria, paz, amor, saúde... esse período de preparação para

a Festa do Natal. Abracem seus filhos, seus pais, a esposa,

o esposo, os amigos... Vivam intensamente o que realmente

conta nesta vida, que é o amor, a doação, a felicidade.

Que o Menino Deus os abençoe e guarde e traga

muita paz para a vida de cada um de nós. •

Page 39: Revista Típica - Edição 09

TÍPICA • 39

Page 40: Revista Típica - Edição 09