resumo merenda escolar adequação.pdf

2
ANÁLISE DA ADEQUAÇAO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PLANEJADA E PRATICADA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Simone Cardoso Lisboa Pereira Universidade Federal de Minas Gerais [email protected] Elizabete Bassani Universidade Federal do Espírito Santo [email protected] Claudenice Maria Véras Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo [email protected] Resumo: Objetivou-se analisar o aporte nutricional dos cardápios planejados e executados em cinco unidades de educação Infantil de Belo Horizonte, com base na resolução nº 38/2009 do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o estado nutricional das crianças atendidas. Trata-se de estudo onde se verificou que os cardápios planejados atendem a resolução, porém os executados têm deficiências nutricionais. O estado nutricional das crianças mostrou baixa prevalência de desnutrição e alto risco de sobrepeso. Os problemas evidenciados comprometem o objetivo do programa de segurança alimentar/nutricional. Palavras-chave: alimentação escolar; educação infantil; programa de alimentação escolar. INTRODUÇÃO A alimentação como direito universal de todos e condição nutricional e de sobrevivência digna da população, tem sido focalizada na discussão sobre segurança e insegurança alimentar, sendo incluída recentemente na Constituição Federal, como direito social. Essa abordagem de segurança alimentar necessita de políticas públicas efetivas, para garantir a sua aplicabilidade. Dentre essas políticas se insere o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como objetivo atender às necessidades nutricionais de alunos matriculados na rede pública de educação e à formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações articuladas e intersetoriais de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições adequadas e balanceadas, contribuindo assim para o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, para a sua aprendizagem, para a melhoria do rendimento escolar e a garantia da segurança alimentar e nutricional desse público. Com base no exposto, o presente estudo objetivou avaliar o processo produtivo dos cardápios, a partir da análise do aporte de nutrientes dos cardápios planejados e executados em creches conveniadas e Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEI) da região Leste de Belo Horizonte-MG, com base nas normas da resolução nº 38/2009 do PNAE; e avaliar o estado nutricional das crianças atendidas nas unidades estudadas.

Upload: cristiane

Post on 16-Feb-2015

256 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: resumo merenda escolar adequação.pdf

ANÁLISE DA ADEQUAÇAO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PLANEJADA E PRATICADA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Cardoso Lisboa PereiraUniversidade Federal de Minas Gerais

[email protected]

Elizabete BassaniUniversidade Federal do Espírito Santo

[email protected]

Claudenice Maria Véras NascimentoUniversidade Federal do Espírito Santo

[email protected]

Resumo: Objetivou-se analisar o aporte nutricional dos cardápios planejados e executados em cinco unidades de educação Infantil de Belo Horizonte, com base na resolução nº 38/2009 do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o estado nutricional das crianças atendidas. Trata-se de estudo onde se verificou que os cardápios planejados atendem a resolução, porém os executados têm deficiências nutricionais. O estado nutricional das crianças mostrou baixa prevalência de desnutrição e alto risco de sobrepeso. Os problemas evidenciados comprometem o objetivo do programa de segurança alimentar/nutricional.

Palavras-chave: alimentação escolar; educação infantil; programa de alimentação escolar.

INTRODUÇÃOA alimentação como direito universal de todos e condição nutricional e de sobrevivência

digna da população, tem sido focalizada na discussão sobre segurança e insegurança alimentar, sendo incluída recentemente na Constituição Federal, como direito social. Essa abordagem de segurança alimentar necessita de políticas públicas efetivas, para garantir a sua aplicabilidade. Dentre essas políticas se insere o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como objetivo atender às necessidades nutricionais de alunos matriculados na rede pública de educação e à formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações articuladas e intersetoriais de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições adequadas e balanceadas, contribuindo assim para o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, para a sua aprendizagem, para a melhoria do rendimento escolar e a garantia da segurança alimentar e nutricional desse público.

Com base no exposto, o presente estudo objetivou avaliar o processo produtivo dos cardápios, a partir da análise do aporte de nutrientes dos cardápios planejados e executados em creches conveniadas e Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEI) da região Leste de Belo Horizonte-MG, com base nas normas da resolução nº 38/2009 do PNAE; e avaliar o estado nutricional das crianças atendidas nas unidades estudadas.

Page 2: resumo merenda escolar adequação.pdf

��

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal desenvolvido em cinco creches conveniadas e UMEI no Distrito Sanitário Leste de Belo Horizonte-MG e conduzido em duas etapas: a primeira de avaliação do planejamento, processo produtivo e composição nutricional de cinco cardápios randomicamente selecionados e a segunda de avaliação antropométrica do estado nutricional das crianças de 2 a 6 anos atendidas nessas unidades de educação infantil. Esses cardápios foram analisados quanto ao aporte de carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas A e C, zinco, ferro e magnésio, conforme recomendações da resolução n° 38 do PNAE, utilizando o software Diet Win Professional 2008 e uma tabela de composição química dos alimentos.

RESULTADOS

Na avaliação da composição nutricional dos cinco cardápios planejados pela SMAAB, verificou-se uma adequação, diferença estatisticamente não significativa (p>0,05), em termos de calorias e de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, fibras e lipídios) e micronutrientes (vitaminas A e C; e minerais ferro, zinco, magnésio e cálcio) avaliados, quando comparados aos valores definidos na resolução nº 38 do PNAE/2009. Porém, no que concerne aos valores dos mesmos nutrientes e calorias dos cardápios realmente oferecidos pelas unidades avaliadas, verificou-se inadequações em relação ao proposto na legislação vigente para alguns nutrientes. As principais deficiências nutricionais significativas (p<0,05) foram: lipídeos, fibras e cálcio.

Na análise do estado nutricional das crianças constatou-se uma baixa prevalência de desnutrição (6%), porém observou-se que uma parcela considerável da população estudada apresentava risco de sobrepeso (20,0%). A análise da associação entre a média de ingestão de nutrientes com os índices antropométricos das crianças avaliadas não mostrou correlação estatisticamente significativa (p>0,05).

CONCLUSÃO

As inadequações nutricionais evidenciadas nos cardápios executados nas unidades de educação infantil deste estudo, associado a um alto risco de sobrepeso nas crianças avaliadas comprometem o objetivo do PNAE na perspectiva da promoção da segurança alimentar e nutricional das crianças atendidas, sinalizando a necessidade de estratégias para adequação da alimentação escolar no que concerne à legislação vigente deste programa e melhoria no quadro nutricional do público atendido.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 38, de 16 de julho de 2009. Atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, 2009.