repórter leão n67

28
1 repórter LEÃO repórter www.leao.com.br INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 68 – Julho / Agosto 2011 Criatividade aplicada à gestão e ao processo é um dos segredos de nossa liderança Inovar para competir

Upload: horus-comunicacao-e-marketing

Post on 01-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Repórter Leão

TRANSCRIPT

Page 1: Repórter Leão n67

1repórter LEÃO

repórter www.leao.com.br

INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 68 – Julho / Agosto 2011

Criatividade aplicada à gestão e ao processoé um dos segredos de nossa liderança

Inovar paracompetir

Page 2: Repórter Leão n67

repórter LEÃO2

Page 3: Repórter Leão n67

3repórter LEÃO

Page 4: Repórter Leão n67

repórter LEÃO4

EDITORIAL

Diretoria:Jeferson PlazaVladimir PlazaMarcos Osni Plaza

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.600 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação:Hórus Comunicação e Marketing

Reportagem, Redação:Litterati Assessoria & Comunicação

Impressão:Enfim Ribeirão Editora e Gráfica Ltda-ME

Jornalista Responsável:Guilherme Plaza – MTB 63.933

Colaboração:Rodrigo BenettiJônatas MesquitaMarco Aurélio Tarlá

A Bombas Leão não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos autores e nem concorda necessariamente com os conceitos deles.

Boletim informativo de circulação interna e externa destinado a clientes, colaboradores e fornecedores.

EXPEDIENTE

Bombas Leão S/AVia Sebastião Fioreze, 400Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.9101 – Fax: (17) 3361.9112www.leao.com.br

Bombas Leão Nordeste Ltda.Rua Humberto de Campos, 1454Bairro Lourival Parente Teresina – PI – CEP 64023-600Tel. (86) 2107.5200 – Fax: (86) 2107.5201

Bombas Leão Recife Ltda.Av. Engº. Alves de Souza, 135 – ImbiribeiraRecife – PE – CEP 51170-300Tel. (81) 3339.9113 – Fax: (81) 3339.9114

Painéis Leão Ltda.Via Sebastião Fioreze, 160Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.1102

Soluções caseiras

Nos dias atuais, temos que ser criativos e buscar a otimização dos nossos recursos. É com esse espí-rito que, muitas vezes, as soluções caseiras para os problemas tendem ser as melhores. A Leão tem essa característica há muito tempo, na procura de ter so-luções de acordo com suas necessidades e caracte-rísticas próprias. Desde um pequeno dispositivo para facilitar algum processo, quanto o desenvolvimento de uma máquina mais complexa. Tudo, com o intuito

de facilitar o trabalho e obter a melhor qualidade para o processo, para o produto advindo deste e para o trabalhador, que ganha até na ergonomia. É com essa mesma certeza e dedicação que vamos ao encontro das necessidades de cada parceiro, cada cliente, para uma solução que atenda caso a caso. Não queremos apenas vender produtos: queremos ser – e somos - a melhor solução dos nossos clientes!

Um abraço a todos!

Vladimir PlazaDiretor Administrativo / RD

Page 5: Repórter Leão n67

5repórter LEÃO

índ

ice

Ediç

ão 6

8

06 - COMPROMISSO LEÃO

20 - LEÃO EM PAUTA

16 - ISO É QUALIDADE

24 - FIQUE POR DENTRO

10 - EVENTOS

23 - COMISSÃO DE ESPORTES

18 - RH E MOTIVAÇÃO

19 - SEGURANÇA

14Na medida

CAPA

Processo e administração feitos para a nossa realidade

12Escolha o produto certo na hora de perfurar o seu poço

Variedade

09Uma das mais

importantes do setor

Fenasan 2011

Page 6: Repórter Leão n67

repórter LEÃO6

Fundada em 03 de maio de 1955, a Aliança de Ouro S.A. - pioneira na região do Cariri, Ceará - atua também em Pernambuco, Paraíba e Piauí. O fundador da empresa foi o Sr. Antonio Correia Celestino que, mais tarde, firmou sociedade com os Srs. Pedro Cruz Sampaio, José Feijó de Sá e Vicente Teixeira de Mace-do. Atualmente, a empresa é gerida pelos Srs. José Ivo de Sá - Diretor Superintendente - e Sr. Genilson Calau de Araujo - Diretor Presidente.

Com duas lojas em Juazeiro do Norte e uma em Crato, a Aliança de Ouro S.A. conta atualmente com 60 funcionários, atendendo pessoas físicas, agriculto-res, órgãos públicos, entre outros. Na lista dos prin-cipais produtos comercializados pela empresa estão materiais de construção – elétricos e hidráulicos - ma-terial industrial e produtos especiais para irrigação. Entre os serviços disponibilizados estão projetos e montagens de sistemas de irrigação.

COMPROMISSO LEÃO

Parceira da Leão há mais de 13 anos, a Aliança de Ouro atua como revenda exclusiva da marca, traba-lhando com seriedade e honestidade naquilo que se propõe e possuindo como objetivo principal a satis-fação de seus clientes. “A nossa parceria tem dado muito certo pela qualidade de nossas empresas e excelência de seus produtos, principalmente no de-sempenho, aparência e competitividade”, afirma Sr. Genilson.

Para ele, a Aliança de Ouro está amparada sempre no ótimo atendimento profissional e comercialização de produtos de alta qualidade, respaldada pela tradi-ção que sempre proporciona aos seus colaboradores e amigos “a confiança de quem já está na estrada há muitos anos”. “A parceria com a Leão representa melhores negócios e satisfação de nossos clientes”, completa.

Aliança de Ouro56 anos de tradição no Ceará

Aliança de Ouro, em Cariri, CearáSr. Genilson e funcionários da Aliança de Ouro S.A.

Page 7: Repórter Leão n67

7repórter LEÃO

produtores rurais estamos comercializando transfor-madores. Sempre pensando no produtor rural. Nossos serviços vão de montagem de irrigação a assistência do sistema”, afirma Sr. Arlindo.

O empresário nos conta ainda que a parceira entre Modenesi Irrigação e Bombas Leão, estabelecida há oito anos, nasceu da necessidade do produto na re-gião. “Escolhemos a Leão por ser um produto ímpar quando falamos em bomba submersa”. Outro ponto relevante para Sr. Arlindo é que a empresa valoriza suas revendas, levando sempre em consideração o trabalho feito por elas, o que faz com que as reven-das tenham cada vez mais subsídios para desenvolver seus trabalhos. “Podemos garantir seriedade e respon-sabilidade da Leão com seus produtos”, finaliza.

Com sede em Aracruz, Espírito Santo, a Modenesi Silva Irrigação foi fundada pelo Sr. Arlindo Modenesi, sua esposa, Dona Jocinéia Passos Modenesi e o Sr. Gilberto Silva Passos. Com 10 anos de serviços pres-tados a empresa atualmente é comandada pelos fun-dadores e atua no estado do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Dentre os clientes atendidos pela Modenesi Irriga-ção – como também é conhecida - estão empresas pri-vadas e, principalmente, agricultores, que encontram na loja uma variedade enorme de produtos, dentre eles equipamentos para instalação de irrigação rural e de jardinagem, como motobombas e mangueiras, além de produtos para automatizar sistemas de irriga-ção. “Para completar o mix e melhor atendermos os

COMPROMISSO LEÃO

Modenesi IrrigaçãoOito anos de parceria

Proprietários da Modenesi Irrigação: Arlindo Modenesi, Jocinéia Passos Modenesi e Gilberto Silva Passos

Modenesi Irrigação: 8 anos de parceria com a Leão

Page 8: Repórter Leão n67

repórter LEÃO8

COMPROMISSO LEÃO

Hidromar e Bombas Leãoparceiras há uma década

Localizada na cidade de Franca, interior do esta-do de São Paulo, a RA Produtos – também conhecida como Hidromar – completa dez anos de atividade em 2011. Os fundadores e atuais proprietários da empre-sa são: Luiz José de Oliveira, Ozaries Roberto José de Oliveira – também conhecido apenas por Roberto - e Alair Rodrigues de Freitas.

Atuando em Franca e região, a Hidromar possui – há quatro anos - outra loja na cidade, que aten-de clientes de diversos segmentos. “Nós trabalhamos com vários tipos de profissionais, empresas de hi-dráulica, elétrica e bombas, encanadores, eletricistas, perfurador de poço, arquitetos e engenheiros, assim como órgãos públicos”, afirma Roberto.

Com funcionários dedicados que não medem es-forços para atender aos clientes, a RA Produtos pos-sui um acervo de mais de 20 mil itens à disposição,

trabalhando com venda de materiais hidráulicos, en-genharia e comércio de materiais elétricos, venda de bombas para poços artesianos, linha de acabamen-tos, metais, dentre outros.

A Hidromar é parceira da Leão desde sua funda-ção em 1991. Nesses dez anos, a união de qualidade estabelecida entre as empresas tem rendido frutos para ambos os lados. Para Roberto, entre os principais pontos positivos da Leão estão o atendimento, a agi-lidade da entrega e qualidade nos serviços prestados. “Ganhamos muito com essa parceria, na qualidade e nos serviços”, diz. Para o empresário, a assistência técnica também é um elemento de destaque. “Sem-pre que precisamos, o atendimento é excelente”, afirma Roberto, que completa: “Além de todos esses benefícios tem a questão do preço que também é um destaque da Leão”, conclui.

Fachada da loja 1 Fachada da loja 2

Page 9: Repórter Leão n67

9repórter LEÃO

A Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Am-biente), promovida há 22 anos pela AESabesp, é reconhe-cida como uma das mais importantes do setor de sanea-mento realizadas no Brasil e no exterior. Reunindo cerca de 10 mil pessoas a cada ano, o evento – que ocorreu entre os dias 01 e 03 de agosto, na Expo Center Norte, em São Paulo - contou com a participação da Bombas Leão.

Devido a grande procura de expositores e investidores no ano passado, neste ano a Fenasan foi realizada no Pa-vilhão Branco – que possui 13.272m² de área total, maior que o espaço anterior, o Pavilhão Amarelo, que possui 8.828m². A feira, que vem crescendo a cada ano, contou com 194 expositores e, de acordo com a AESabesp, em 2012 terá o espaço ampliado para uma área de 17.042m².

Simultaneamente a Fenasan, a AESabesp promove e organiza um Encontro Técnico, evento consolidado e re-conhecido internacionalmente como um dos mais impor-tantes do setor.

Como nos anos anteriores, a Bombas Leão participou do evento. Estiveram presentes membros da área comer-cial e alguns representantes. Para o gerente de Órgãos Pú-blicos Carlos Trimer, a Fenasan é uma das melhores opor-tunidades de prospectar novos clientes durante o ano. “É um evento muito importante. Nele, além da prospecção de novos clientes, temos a oportunidade de nos reunir com os clientes atuais e de apresentar novas aplicações das nossas bombas, como é o caso do sistema booster”, conclui Trimer.

FENASAN 2011Feira promovida há 22 anos é uma das mais importantes do segmento

Page 10: Repórter Leão n67

repórter LEÃO10

Baratão Irrigação na Expocrato

A Baratão Irrigação, em parceria com a Bombas Leão, participou da Expocrato 2011, que aconteceu en-tre os dias 08 e 17 de julho, na cidade de Crato, Ceará.

Em sua 60ª edição, com 600 mil visitantes, a Ex-posição Agropecuária do Crato (Expocrato), fechou com volume de negócios acima do esperado, R$ 70 milhões contra R$ 60 mi, previstos inicialmente. Se-gundo Paulo Wagner Uchoa, proprietário da empre-sa, a participação na feira foi ótima para buscar novos clientes. “Tivemos uma excelente visitação do público. Realizamos bons negócios durante o evento e com

boas perspectivas de negócios futuros, além da divul-gação dos produtos e fornecedores parceiros”, afirma.

Para Valdir de Santo, representante da Bombas Leão no Ceará, o evento tem tudo para continuar crescen-do. “Tinha muita gente. E a estrutura está muito boa. Acredito que essa foi uma das mais importantes partici-pações nossa em eventos nesse ano”, afirma Valdir. E é por isso que Uchoa acredita que essa foi a primeira das muitas participações da Baratão Irrigação na Expocrato. “É quase certeza que participemos novamente devido a boa impressão causada”, finaliza o empresário.

EVENTOS

Estande da Baratão Irrigação na Expocrato

Page 11: Repórter Leão n67

11repórter LEÃO

A Geodril, parceira da Bombas Leão há 35 anos, com sede em Formosa, Goiás, participou no mês de maio da AgroBrasília, feira de tecnologia e negócios voltada para o agronegócio. Realizada em Brasília desde 2008, a feira tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

A Bombas Leão apoiou a Geodril, que participou do evento pela terceira vez. Durante a feira, os visitantes pu-deram adquirir bombas da Leão que estavam em evidência e foram vendidas no local. “Pessoas que possuíam poços perfurados, que queriam trocar a bomba, o bombeador

ou o motor, nos procuraram”, afirma Deysimara Pereira dos Santos Cavalini, sócia administrativa da Geodril.

O balanço do evento para ambas as empresas foi mui-to positivo. Deysi nos conta que a feira foi divulgada não apenas em Brasília, mas em Cristalina e no entorno de Goiás. “Esse ano o evento contou também com uma par-ticipação muito grande do pessoal de São Paulo”, afirma a empresária, que completa: “Foram três ótimos anos, sendo 2011 o melhor. A expectativa é que o ano seguinte seja ainda mais brilhante”.

Parceira da Leão participa de Feira em crescimento

EVENTOS

Page 12: Repórter Leão n67

repórter LEÃO12

NOSSO SEGMENTO

Existe uma grande variedade de produtos para uso em fluidos de perfuração disponível no mercado atualmente. Contudo, escolher o produto certo para sua obra, às ve-zes, torna-se uma tarefa complicada justamente porque as vantagens de cada produto nem sempre são exatamente os itens que você mais necessita e, as desvantagens dos produtos, nem sempre são bem conhecidas pelos sonda-dores e profissionais de execução da obra.

Em linhas gerais, é possível dividir os produtos em cin-co classes principais:

1. Viscosificantes;2. Redutores de filtrado;3. Inibidores de argilas expansivas;4. Lubrificantes;5. Produtos de intervenção e correção;Os viscosificantes são os produtos que melhoram a ca-

pacidade do fluido arrastar os recortes de perfuração do fundo do furo até a superfície. Esses produtos podem ser de vários tipos de matérias-primas, onde o mais usado é a bentonita. Também são utilizados produtos aditivos de base polimérica que possuem maior capacidade de gerar viscosidade que a bentonita, além de oferecerem outras

vantagens, como dosagens bem menores e controle de filtrado conjuntamente. Você deve usar viscosificantes quando sua obra de perfuração não tem um avanço satis-fatório e quando o poço apresenta desmoronamentos ou os chamados “caimentos”, normalmente apresentados quando são perfuradas formações inconsolidadas, areno-sas ou com material fraturado.

Os redutores de filtrado são produtos que diminuem a água que o fluido perde para a formação geológica (sendo esta chamada de filtrado). Alguns produtos desse tipo fun-cionam pela capacidade de impermeabilizar o reboco que é gerado na parede do poço, evitando que a água do flui-do penetre na porosidade das rochas subterrâneas. Alguns viscosificantes também podem oferecer essa propriedade de maneira automática, como nos casos de produtos à base de CMC (carboximetilcelulose). Você deve usar os re-dutores de filtrado quando sua obra de perfuração atingir formações arenosas intercaladas com formações de argilas expansivas e quando for perfurar formações muito poro-sas, onde é possível verificar que os níveis de fluido nos tanques diminuem rapidamente e diz-se que o poço está “bebendo” o fluido. Também é aconselhável usar reduto-

Como escolher o produto correto para sua perfuração?

Page 13: Repórter Leão n67

13repórter LEÃO

Autor:Juliano Magalhães

Químico de Desenvolvimento de ProdutosDepartamento de Química

System Mud Ind. e Com. Ltda.(47)3404-5005

[email protected]

res de filtrado para poços de grande profundidade, pois a pressão da coluna de fluido normalmente causa aumento de água que passa do fluido para a formação.

Os inibidores de argilas expansivas são produtos que reagem quimicamente com as argilas presentes nas rochas subterrâneas e tornam estas inertes frente ao contato com a água presente no fluido. Estes produtos não geram vis-cosidade e não alteram o filtrado. Eles somente irão atuar nas argilas e mantê-las sob controle para que não inchem e provoquem estreitamento do diâmetro do furo e também causem desmoronamentos ou caimentos. Estes produtos devem ser utilizados quando a obra de perfuração será exe-cutada em formações geológicas sedimentares, que pos-sivelmente terão argilas expansivas. Cabe ressaltar que os inibidores são produtos reagentes e necessitam serem do-sados na quantidade estipulada, inclusive sendo repostos durante a perfuração, uma vez que estes serão “gastos” ao contato com as argilas do subsolo. Certas obras de perfu-ração para grandes diâmetros e grande profundidade tam-bém necessitam quase que obrigatoriamente de inibidores de argilas, uma vez que esses produtos serão os que irão viabilizar a estabilidade do furo nessas condições, como no caso dos chamados “pré-sets” para poços de petróleo.

Os lubrificantes são produtos para diminuir o atrito en-tre a coluna de perfuração de aço e a formação geológica rochosa, evitando o desgaste prematuro do ferramental e fazendo com que seja possível a perfuratriz trabalhar sem forçar as hastes de perfuração e as partes móveis, inclusive

gerando economia no combustível gasto para movimentar a máquina. Os lubrificantes devem ser utilizados quando a formação geológica a ser perfurada apresenta grande abrasividade ou tende a pressionar a coluna de perfuração durante a operação, gerando dificuldade para a máquina executar o movimento giratório.

Os produtos de intervenção e correção são os insumos que corrigem algum problema encontrado durante a per-furação, como nos casos de aprisionamento da coluna, baixo ou nenhum retorno de fluido (chamado de “fuga de lama”), caimentos generalizados e caso a obra encontre formações geológicas não previstas no projeto de perfu-ração, entre outros. Os produtos corretivos para aprisiona-mentos da coluna são dispersantes específicos para tentar soltar a coluna e retomar a perfuração. Os produtos para corrigir baixo retorno de fluido são fibras que se dispersam no fluido e tampam a porosidade da rocha, formando um reboco impermeabilizado. Também existem agentes pre-ventivos para o baixo retorno de fluido que são à base de aglomerantes poliméricos e esses também corrigem casos de caimento generalizados e podem ser aplicados conjun-tamente com os produtos fibrosos.

Consulte as empresas especializadas em fluidos de perfuração e conheça os métodos de utilização e combi-nação de produtos que podem atender sua necessidade específica. Usualmente, os fluidos corretamente ajusta-dos representam muita segurança e economia para to-das as fases de sua obra.

Page 14: Repórter Leão n67

repórter LEÃO14

ESPECIAL

A Bombas Leão, desde sua fundação em 64, traz con-sigo alguns valores que são sua marca no mercado de bombas submersas. A qualidade em seus produtos e ser-viços é uma delas. E é por isso que a empresa faz questão de não se limitar, buscando inovações e soluções criativas para caminhar sempre pelo melhor e mais justo caminho, seja para o começo ou final de sua cadeia produtiva.

E quando o assunto é melhorar, todos participam. Um exemplo disso é o Projeto LEME, que ocorreu em meados dos anos 90. Com ele, a Leão conseguiu descobrir sua voca-ção organizacional e justificou o nome do movimento, LEão MElhor (LEME), que também serviu como um direcionador às tendências e necessidades administrativas da época.

Outro trabalho que deu certo foi o PIC (Programa de Incentivo à Criatividade). Iniciado em 2000 e funcionan-do até hoje, ele serve como um estimulador ao desen-volvimento. A cada sugestão feita pelos colaboradores, uma comissão investiga a viabilidade em contornos ge-rais considerando uma série de fatores, como qualida-de, processo, ergonomia, entre outros. Se for viável, o idealizador da sugestão recebe um bônus em dinheiro proporcional ao impacto do benefício gerado.

MáquinasAgora, outra característica que impressiona dentro

da Leão é sua capacidade de observação e adaptação. Com tecnologia de ponta e atenta ao processo produ-tivo, a empresa desenvolve máquinas que melhoram o desempenho de alguns setores. Dessa maneira, utili-zando o investimento feito em capital humano do de-partamento de engenharia, a Leão já desenvolveu seis máquinas exclusivas para sua realidade. Na verdade, são equipamentos facilitadores, que trazem benefícios que vão além da qualidade. “A ideia começou porque perce-bemos alguns gargalos e resolvemos diminuir o impac-

to que eles tinham em nossa produção diária”, afirma Miguel Rubens de Lima, gerente do departamento de engenharia da Bombas Leão.

Miguel, na época da implantação da primeira má-quina, em 2000, era o gerente de produção da empresa e viu de perto os benefícios que a tecnologia própria trouxe para o chão de fábrica.

“Quando uma empresa se adapta e cria uma solução até então impensável, as vantagens vão além. É possível observar impactos positivos na qualidade do produto, desempenho, ergonomia do colaborador, satisfação e muito mais”, conta.

Hoje, Evandro Diniz é o gerente de produção da fá-brica, mas ele também esteve do outro lado, no depar-tamento de engenharia, ajudando no desenvolvimento dos equipamentos. “Ajudei no projeto da máquina de usinar caçamba, a primeira feita aqui. E desenvolvi o projeto da Inducto Head”, explica.

É por acreditar no potencial de seus colaboradores que a Bombas Leão continua com desenvolvimento de máqui-nas especiais, feitas na medida de sua própria realidade.

Conheça as algumas dos equipamentos e seus be-nefícios:

Se não tem, a gente inventaBombas Leão aposta em novas ideias para manter dianteirano competitivo mercado de bombas submersas

Page 15: Repórter Leão n67

15repórter LEÃO

A máquina de “usinar corpo de estágio” [caçamba] foi a primeira a ser desenvolvida, em 2000. O projeto, fei-to pelos engenheiros Ronaldo Gonçalves e Evandro Diniz, dá eficiência e segurança ao facear os corpos de estágio.

A “solda do rotor” [Inducto Head] foi desenvolvi-da pelo Diniz e derrubou o tempo de soldagem. E o melhor, deu qualidade e padrão às soldas.

A “bobinadeira”, feita em 2002 por Ronaldo Gonçalves, acabou com o trabalho artesanal executa-do até então no setor de enrolamento.

A partir de 2008, três máquinas foram desenvolvidas pelas mãos de Jorge Bocato: “frisadeira de rosca Edson”, “dispositivo de solda para tubo” e “prensa para fecha-mento de bombeadores”. As três máquinas registraram melhora considerável de produção e ergonomia.

Page 16: Repórter Leão n67

repórter LEÃO16

ISO É QUALIDADE

Kaoru Ishikawa no início dos anos ’90 já possuía prestígio quando em uma das suas palestras um par-ticipante lhe pergunta: “Senhor Ishikawa, de forma prática, por onde se começa a implantação da Qua-lidade?”. “A implantação da qualidade começa com uma boa vassourada”, responde Ishikawa.

Vinte anos se passaram e muitas empresas já vi-venciaram o sucesso por terem acreditado que a base dos ganhos de qualidade e de produtividade está numa cultura organizacional voltada à limpeza, or-dem e disciplina – enquanto outras empresas ainda não tiveram este privilégio.

O que faz as empresas seguirem caminhos tão di-ferentes? O que há por trás das decisões de escolhas de caminhos?

Primeiramente, é importante entender que apesar de uma empresa ser formada por inúmeras pesso-as, somente uma no máximo duas pessoas decidem o destino dela! E é da cultura, do conhecimento, da crença, dos valores e da experiência de quem a dirige que emerge a cultura da organização – seja para os ganhos ou para as perdas. Se quem dirige a empresa tem uma forma de gerenciar mecanicista, então pro-movem-se ações que objetivariam ganhos e conquis-tas imediatas – como se a empresa fosse uma máqui-na: basta ligá-la para cuspir rapidamente produtos. É uma forma de gerenciar que brada por rapidez e eficiência – raramente atingidas.

“A Qualidade começa com uma boa vassourada”

Page 17: Repórter Leão n67

17repórter LEÃO

Após implantar estes primeiros “5 Sensos” a em-presa descobrirá ganhos reais de qualidade, de produ-tividade e de custos, num ambiente de trabalho mais organizado e mais seguro.

Esta evolução não para por aí. Empresas de suces-so já implantaram outros “S”: o Senso de Determi-nação que possibilita distinguir os profissionais que dominam seus próprios trabalhos, o Senso de Apren-dizado que instiga os profissionais a aprenderem mais sobre seu trabalho, o Senso de Economia que pro-move a cultura do combate contínuo e incessante ao desperdício, indo até ao Senso da Ética que estabele-ce a importância de um ambiente profissional calcado na conduta honesta e ao Senso da Responsabilida-de Social que estabelece a importância do sucesso profissional aliado ao sucesso pessoal e humano. A organização e a disciplina são fundamentais para as empresas que querem chegar ao Sucesso.

Afinal, sonham os que acreditam que grandes conquistas são realizadas sem esforços.

ISO É QUALIDADE

Cometem-se absurdos em nome destas pretensas “ações rápidas” – desde querer um certificado ISO 9000 estando a empresa totalmente desorganizada e suja, até exigir ganhos de produtividade sem antes fo-car o ganho de qualidade no trabalho, isto é, produzir com mínimos erros e quase sem perdas (é aqui que está o verdadeiro ganho de produtividade).

Na outra ponta estão as empresas dirigidas por profissionais que acreditam que a rapidez, a eficiência e a produtividade são consequências da qualidade – qualidade do trabalho, que advém da competência de quem o executa, alinhada ao modus operandi da organização. Esta forma de ser da organização é que diferencia, dentro de um mesmo segmento, as em-presas de maior sucesso. São organizações que têm um forte componente para a limpeza, a ordem e a disciplina – e são justamente estes os fatores que pro-movem grandes mudanças numa empresa.

São empresas que já passaram por uma implanta-ção do Programa “5S”. Este programa, quando bem implantado, possibilita que os funcionários da empre-sa descubram por si só os benefícios profissionais (e por que não dizer, pessoais) de se trabalhar de forma limpa, higiênica, segura e disciplinada – independente do porte ou ramo da empresa.

Oceano Zacharias é Consultor em Gestão Empresarial – qualidade, planejamento,

custos e produtividade. Diretor da Quality®www.quality.eng.br

Page 18: Repórter Leão n67

repórter LEÃO18

O ambiente de trabalho é o lugar onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo, por isso não há nada mais comum do que fazer dos colegas de profissão, amigos e isso é uma escolha pessoal. Esco-lhemos nossos amigos, não nossos colegas de trabalho.

Um bom relacionamento no ambiente de trabalho traz benefícios não só aos colaboradores, mas também à organização. Um clima agradável é sempre vantajoso para as partes e o resultado é mais prazer em estar na empresa, mais envolvimento com o trabalho e melhor desempenho.

A comunicação é uma necessidade do ser humano, e o bom relacionamento entre os colegas pode ser mui-to produtivo, o que depende, única e exclusivamente, de saber separar as coisas. É necessário saber separar os pa-péis, bons profissionais sabem desempenhar cada papel na hora mais apropriada, as relações formais e informais no ambiente de trabalho não devem ser confundidas.

A boa convivência no trabalho é a prática de bus-car integração entre as pessoas, somar esforços para que as diferenças se tornem complemetos entre os diferentes estilos pessoais e formas de agir .Essa pra-tica exige que antes do confronto, façamos o esfor-ço necessário para encontrar um ponto de sintonia , entender o que valorizar e o que pode ser ignorado .

Não podemos nos distanciar da realidade: existem diferentes tipos de pessoas, com características e ne-cessidades individuais, que valorizam e que necessitam de fatores distintos para se sentir seguras, satisfeitas, reconhecidas e realizadas. É preciso ter equilibrio emo-cional para tentar entender as diferentes personalida-des e a maneira mais adequada de lidar com elas.

Boas práticas de convivência:• Respeito aos superiores, colegas, subordinados

e clientes, enfim, respeitar as pessoas - Quem respei-

ta, tem maiores possibilidades de ser respeitado.• Não corte a palavra de quem fala – Saber ouvir

é uma arte!• Fale pouco, mas com segurança • Seja claro na comunicação - Fale somente o necessário. • Cuidado com reações impulsivas e agressivas

elas abrem feridas que podem não cicatrizar facil-mente – Controlar emoções é fundamental.

• Conhecer a si mesmo e procurar ser compatível com colegas e chefia são itens básicos para o trabalho agradável.

• A maneira como você diz é mais importante do que aquilo que você diz. Nunca dizer categoricamente: Não! Não! “Não concordo! Você está errado” - Dizer a mesma coisa com outros termos tem efeitos distintos.

• Aprender a enaltecer as qualidades positivas das pessoas, por meio do elogio – Esta é a melhor arma para quem quer conquistar e cativar as pessoas.

• Não desvalorize o trabalho dos seus colegas para valorizar o seu, reconheça seus limites-Lembre-se: Quem não sabe ser grande, procura diminuir os outros.

• Palavrinhas mágicas? Lembra delas? Aplique-as corretamente: obrigado, por favor, com licença, etc. Educação e simpatia atraem afeições.

• Mostre interesse pelos outros. As pessoas gos-tam de receber atenção.

• Dar importância ao outro, por mais humilde que seja - Valorizar cada pessoa é uma questão de respeito.

“Não demonstre superioridade, lembre sempre que ninguém nasce sabendo - Aprender é descobrir as suas pró-prias ignorâncias; A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.”

Ambiente de trabalho

Rodrigo Bognin – Recursos Humanos

Miguel Cervantes

RH E MOTIVAÇÃO

Page 19: Repórter Leão n67

19repórter LEÃO

SEGURANÇA

Do dia 18 a 22 de julho, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizou a 18ª SIPAT (Se-mana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Com o tema “Saúde e Higiene no Trabalho”, o evento contou com a presença de vários profissionais, que ministraram palestras sobre diversos assuntos, como “Pedofilia”, “Hipertensão e Diabetes”, “Álco-ol e Drogas”, “Depressão”, “Violência Doméstica”, “Câncer de Mama” e “AIDS/DST”.

Como todos os anos, a Bombas Leão organizou um concurso que premiou a melhor frase criada sobre o tema principal: “Saúde e Higiene no Trabalho”. O colaborador Cássio Aparecido Leodoro foi o premiado colocado com a frase: “Na rua, no trabalho, no lar. Saúde e higiene em primeiro lugar”, e levou para casa um lindo micro-system. A mesa julgadora foi compos-ta por gerentes, diretores e - para completar a mesa – o consultor Sr. Luiz, da Goldratt de São Paulo.

Agradecemos à diretoria e ao RH por esta semana de aprendizado e educação. Agradecemos ainda aos colaboradores pela grande participação e aos pro-fissionais que ministraram as palestras. São eles: Sr. Alexandre, do Conselho Tutelar; Dr. Gustavo Lemos; Sr. Luiz Carlos da Silva; psicóloga Dra. Denise Dib; psi-cóloga Dra. Nilce França; Dr. Valdemir Sydnei Lemo e Dra. Emília Sawamura.

18ª SIPAT

Page 20: Repórter Leão n67

repórter LEÃO20

LEÃO EM PAUTA

O entrevistado desta edição é o torneiro mecâni-co Marco Antônio Braz, de 42 anos. Mais que um profissional da área de metalurgia, Braz – como é co-nhecido – é figura ‘carimbada’ dentro da empresa. Está sempre com bom humor, mesmo com seu jeito, digamos, acanhado.

E não se engane, é do lado de fora da Bombas Leão que Marco é ainda mais conhecido. Ele adora estar e participar de uma festa. Tanto que – há al-guns anos – começou a fazer disso sua segunda pro-fissão. É isso mesmo. Atualmente, além de trabalhar na Bombas Leão, Braz é churrasqueiro profissional. Basta ir a alguns churrascos em Monte Azul Paulista para ver Braz de avental dominando a churrasqueira. Combinação perfeita nas mãos do torneiro, que faz um churrasco de primeira.

Repórter Leão - Para começar, conta um pouco sobre essa história de ser churrasqueiro...

Marco Antônio Braz - [risos] Pois é, esse é um “bico” que faço.

Repórter Leão - E como você começou a fazer?Braz - Eu sempre gostei de churrasco, e as pessoas

gostavam muito quando eu cuidava da churrasqueira. Foi meio sem perceber, porque quando eu vi, estava sendo convidado para ir profissionalmente às festas.

Repórter Leão - Você faz sozinho? Braz - Não, hoje não. A minha esposa me ajuda

quando precisa, quando é uma festa maior.Repórter Leão - Qual o nome dela?Braz - Odete Gomes.Repórter Leão – E refeições, vocês preparam também?Braz – Só quando o pessoal pede. Normalmente é

quando minha esposa ajuda. Comida é com ela.Repórter Leão - Vocês têm filhos?Braz - Sim. Temos a Carol, de 16 anos, e o Marco

Antônio Júnior, de 9.Repórter Leão - E antes de entrar na Leão, você

trabalhou onde?Braz - Já trabalhei na Glaspuma [empresa que fa-

bricava caixas d’água] e como secretário de uma es-cola aqui de Monte Azul.

Braz,o tornoe a churrasqueira

Page 21: Repórter Leão n67

21repórter LEÃO

LEÃO EM PAUTA

Repórter Leão - A Glaspuma foi o seu primeiro trabalho?

Braz - Na verdade não. Eu já tinha trabalhado com o meu pai, em um sítio.

Repórter Leão - Fazendo o quê?Braz - Meu pai era retireiro, ele tirava leite das vacas.

E eu, entregava o leite na cidade, de porta em porta.Repórter Leão - Você vendia o leite? Braz - Não, naquela época o “leiteiro” passava

entregando, assim como o padeiro, lembra?Repórter Leão – Lembro. E na Leão? Quando e

como você começou?Braz – Comecei em 93. E entrei entregando currícu-

lo mesmo, mas os donos da empresa já me conheciam.Repórter Leão – E já entrou como torneiro mesmo?Braz – Não. Só aprendi a trabalhar com torno bem

depois. Eu entrei aqui como ajudante geral, depois de um período, fiz um curso de tornearia em Bebedouro. Assim que surgiu uma vaga, eu fui trabalhar no torno mecânico. E estou até hoje. Até eu começar a trabalhar com torno, eu passei por várias seções da indústria.

Repórter Leão – E onde você passou?Braz – No início fui ajudante geral. Ajudava em

todas as seções, onde precisava. Depois, fui para a estamparia. Da estamparia, segui para ajudar na usi-nagem de eixo. Em seguida, fui para o torno revólver. E, por último, o torno mecânico.

Repórter Leão - Como você entrou na indústria?Braz - Entrei através de currículo. Eu já tinha tra-

balhado na Glaspuma por bastante tempo, então a família já me conhecia. Vim para cá em 93.

Repórter Leão – E você tem vontade de ir para o torno CNC?

Braz – Tenho sim. É um aprendizado a mais, não é mesmo?

Repórter Leão – E o que representa a Bombas Leão para você?

Braz – É uma empresa conceituada e que sempre teve papel importante na minha vida profissional, e pes-soal também. É um lugar muito bom de trabalhar porque existem pessoas boas. Eu tenho prazer de trabalhar aqui.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer às pessoas que me deram a oportunidade de começar a trabalhar com o torno.

Repórter Leão – E quem são eles?Braz – O Chicória [Jorge Bocato], que na época

era o encarregado geral, e o Ni [Marcos Plaza], que era gerente industrial.

Page 22: Repórter Leão n67

repórter LEÃO22

Diversão teve dia certo para aproveitar com os pais

COMISSÃO DE EVENTOS

No sábado, dia 13 de agosto, tivemos um encontro – que aconteceu na Chácara do Sebastião Machado - para comemorar o dia dos pais, ocorrido no dia 14.

Foi uma manhã descontraída, com muitas brincadei-ras, pipoca, cachorro quente e suco à vontade para a criançada e os homenageados.

Claudia Xavier / Comissão de Eventos

Todos os pais participaram com seus filhos da corrida do ovo, jogo de futebol e vôlei. Eles também puderam aproveitar o evento para soltar pipas, fizer desenhos, do-braduras, e muito mais.

A grande atração foi a pintura no rosto de cada uma das crianças, feita pela voluntária Ana Paula Miotto.

Resumindo... Foi um grande dia onde os pais pude-ram compartilhar de uma manhã com seus filhos acom-panhados de muita diversão e emoção.

Agradecemos a presença de todos os pais e filhos, ao pessoal que colaborou na realização do evento e a di-retoria por mais uma vez incentivar a união entre mem-bros da família e colaboradores.

Page 23: Repórter Leão n67

23repórter LEÃO

O ano de 2011 ficará marcado para a Comissão de Es-portes da Bombas Leão como o ano que a empresa voltou a participar dos Jogos Industriários do SESI (JOIS). Foram sete anos sem lutar pelos troféus. A competição é o maior even-to esportivo relacionado às indústrias da América Latina.

Em 2011, a 64ª edição do evento, que aconteceu do dia 15 de maio a 17 de agosto em Sertãozinho, terminou com a Leão vice-campeã, ficando apenas 13 pontos atrás da primeira colocada, a TGM. Foram 256 pontos contra 243 da Leão.

Dois fatores encheram de orgulho os colaboradores Leão

Depois de sete anos, Leão faz bonito nos Jogos do Sesi

ESPORTE

durante os JOIS. O primeiro, é que a Bombas Leão foi a única empresa visitante, ou seja, a única que não está sediada na cidade de Sertãozinho. Outro destaque foi o volume de par-ticipação dos colaboradores, como explica Marcos Aurélio Magusso, integrante da Comissão de Esportes da empresa: “Das 34 modalidades, deixamos de participar apenas do fut-sal, do truco – ambos femininos – e do buraco misto”.

A Bombas Leão se orgulha do empenho demonstrado por todos os participantes e agradece a presença da comu-nidade, que se deslocou em grande número até Sertãozi-nho, por diversas vezes, para apoiar nossas equipes.

As Equipes de Ouro: Natação Feminina, Vôlei de Quadra e Vôlei de Areia

Linha Direta Leão

repórter LEÃO23

Apoio Administrativo de VendasMarines Trevisan (17) 3361-9119

[email protected]

Valeria da Silva (17) 3361-9120

[email protected]

Vanessa Nolli (17) 3361-9108

[email protected]

Vendas

Claudeilson Santos (17) 3361-9106

[email protected]

Ricardo Raposo (17) 3361-9109

[email protected]

Leandro Giro (17) 3361-9118

[email protected]

Silvia Hernandes (17) 3361-9107

[email protected]

Santiago C. Júnior (17) 3361-9117

[email protected]

Cadastro e CréditoElaine Baldo (17) 3361-9126

[email protected]

Órgão Público / MineradorasRonaldo Falcheti (17) 3361-9115

[email protected]

Maria Izabel Vidotti (17) 3361-9113

[email protected]

Carlos E. H. Filho (17) 3361-9114

[email protected]

FiscalSelma Navarro (17) 3361-9123

[email protected]

Assistência Técnica Leonardo de Castro (17) 3361-9124

[email protected]

Antonio Marcos Isaias (17) 3361-9101

[email protected]

Cobrança

Rosangela Fabricio (17) 3361-9125

[email protected]

Page 24: Repórter Leão n67

repórter LEÃO24

Com o objetivo de se aproximar aos seus clientes, a Bombas Leão esteve no estado de Rondônia repre-sentada por seu apoio técnico, Wilson Plaza Neto, que durante alguns dias, percorreu mais de mil qui-lômetros e ministrou treinamentos em oito cidades diferentes, totalizando 150 treinados.

Durante as palestras, Wilson apresentou a em-presa e os produtos. O técnico também falou sobre dimensionamento, manuseamento e armazenamen-to de bombas. Segundo Wilson, o saldo é positivo: “Tivemos a oportunidade de mostrar que estaremos sempre por perto para atendê-los, tirando dúvidas e cumprindo com as solicitações com agilidade e res-ponsabilidade”, disse e completou: “Medidas como essa, fortalece cada vez mais as nossas parcerias”.

Pimenta Bueno Casa dos Parafusos

Diságua

Diságua

Diságua

Guarujá Soldas e Implemaq

Cacoal Motoserras

ZM Máquinas

Polisoldas

Rolim de Moura

Cerejeiras

Vilhena

Ji Paraná

Cacoal

Ariquemes

Porto Velho

Cidades e empresas visitadas A Leão vai longe

FIQUE POR DENTRO

Page 25: Repórter Leão n67

25repórter LEÃO

Preocupada com a atualização técnica de seus fun-cionários, a empresa J. Rodrigues, da cidade de Crato, Ceará, enviou um técnico para estágio na fábrica.

Almejando fazer parte do nosso quadro de Assis-

A Bombas Leão continua recebendo seus parcei-ros. O objetivo é investir para o estreitamento da rela-ção comercial e permitir que seus clientes continuem com atendimento qualificado por todo Brasil. A em-presa está de portas abertas para receber todos os seus parceiros.

Em ordem: César e Leidiane, da Barcelar, e Gleydson e Wilson da Bombas Leão

Bacelar DistribuidoraNo mês de junho a Bombas Leão Nordeste teve o

prazer de receber a visita de César Barcelar Oliveira e sua esposa, Sra. Leidiane Martins Albuquerque. Na ocasião, o casal de Boa Vista, capital de Roraima, co-nheceu nossa unidade fabril de Teresina, Piauí.

Estágios realizados na FábricaMês de Julho e Agosto

Sejam Bem Vindos

Silvio Antolini Supervisor Técnico

FIQUE POR DENTRO / LEÃO RECEBE

Aos estagiários e suas respectivas empresas, o nosso muito obrigado.

tência Técnica Autorizada, a empresa Eletro Motores Fujitsu, da cidade de Tupã, São Paulo, enviou um téc-nico para aperfeiçoamento na fábrica.

Page 26: Repórter Leão n67

repórter LEÃO26

AMAPÁMEGATÉCNICA EMPREEND.MACAPÁALMEIDA(96) [email protected]

AMAZONASNORTE MOTORES E SERV.MANAUSKARINA GUEDES(92) [email protected]

M. S. COMERCIO E SERV.MANAUSMIGUEL SILVEIRA(92) [email protected]

B A COMERCIO E ENG.MANAUSANA MARIA(92) [email protected]

ALAGOASMONTE AZUL ALAGOANAMACEIÓMÁRCIO ALVES(82) [email protected]

EDVALDO A. JOVENALMACEIÓBRUNO GIOVANNI(82) [email protected]

BAHIAMINAS BOMBASVITÓRIA DA CONQUISTAMURILO RAMOS(77) 3421.0597 [email protected]

EMCIL ELETROMECANICASALVADORBRUNO GOES(71) [email protected]

ELÉTRICA FERMAMFEIRA DE SANTANAMANOEL PAULINO(75) [email protected]

S R MOTORESSALVADORCARLA PAIVA(71) [email protected]

HIDRATECIRECÊHAILTON T. VAZ(74) [email protected]

CARLOS TEODORO ISAIASTEIXEIRA DE FREITASCARLOS TEODORO(73) [email protected]

DUARTE COMERCIO INSTALAÇÃO E MANUT.SEABRAJUSSILENO(75) [email protected]

MINAS BOMBASGUANAMBÍJOSÉ HERBERT(77) [email protected]

BRASÍLIA - DFELETRO ENROLAMENTOTAGUATINGAAVAÍDE MATEUS(61) [email protected]

CEARÁJ. RODRIGUES BOMBAS SUB.CRATOJOSÉ RODRIGUES(88) [email protected]

SERVELETRICAIGUATÚHESLEY FELIPE SILVA(88) [email protected]

ELETROTÉCNICA KVM LTDAFORTALEZAJOSÉ ARIMATÉIA(85) [email protected]

HIDROCOMANDO BOMBAS LTDAFORTALEZAVALDIR DE SANTO(85) [email protected]

ADROVANDO T. CAVALCANTEUBAJARAADROVANDO TOMÁS(88) [email protected]

ESPÍRITO SANTOCELSO LEONARDO FIGUEIRASERRACELSO LEONARDO(27) [email protected]

ELÉTRICA MARTINSLINHARESDIEGNER MARTINS(27) [email protected]

ELÉTRICA ANDRADECOLATINAFABIANO(27) [email protected] GOIÁSGOIÁS BOMBASGOIANIAGILVAN VIEIRA SOUZA / SILVIA(62) [email protected]

AJEL MOTORESRIO VERDEWILBER GOMES(64) [email protected]

MATO GROSSOLAERCIO MUNARO & CIASORRISOLAERCIO MUNARO(66) [email protected]ÉRIO B. & FONTANACUIABÁVALÉRIO BEATRIZ(65) 3661.3453 [email protected] MATO GROSSO DO SULELÉTRICA RADARPONTA PORÃALDO LUÍS(67) [email protected]

ELETROSERV ASSISTÊCIA TÉCNICADOURADOSLUIS CARLOS(67) [email protected]

ELETRO BOMBASCAMPO GRANDEJANSER NUNES(67) [email protected]

ASSISTENSILCAMPO GRANDESÍDNEI ANTONIO(67) [email protected] MARANHÃOGEOMÁQUINASAÇAILANDIADENEVAL(99) [email protected]

AGIL MOTORESIMPERATRIZANTONIO RAIMUNDO(99) [email protected]

LOK EQUIPAMENTOSSÃO LUÍSMAGNO MAPURUNGA(98) [email protected]

J. F. B. DOS SANTOSSÃO JOSÉ DE RIBAMARFLÁVIO DOS SANTOS(98) [email protected]

MINAS GERAISMVA ELETRICIDADE INDUSTRIALSETE LAGOASJULIANO VERDOLIN(31) [email protected]

ELETROTÉCNICA XAVIERUBERABAFERNANDO BARSANULFO(34) 3312.3905 [email protected]

AQUATEC PERFURAÇÕESBELO HORIZONTECARLOS BAÍA(31) [email protected] MOTORESESPINOSAGERALDO MARCOS(38) [email protected]

HIDROVIDA POÇOS ARTESIANOSUBERLANDIAEDMAR GAMA(34) [email protected]

CASA DO MOTORMONTES CLAROSMARIA DAS GRAÇAS(38) [email protected]

LÚCIO FERREIRA BARBOSAMANHUAÇÚLÚCIO FERREIRA(33) [email protected]

ELETROMARZINHOPIUMHÍSENESOMAR MARZINHO(37) [email protected]

HIDROBOMBAS UBERLANDIAUBERLANDIAMARCIO CABRAL(34) [email protected]

HIDROMIGBELO HORIZONTEJOSUE(31) [email protected]

NORTE EL. MOTORESMONTES CLAROSGILBERTO(38) [email protected]

ÁGUA VIVA POÇOS ARTESIANOSARAGUARÍJOSÉ CARLOS(34) [email protected]

PARÁJ. DOS R. R. TRAVASSOSSÃO MIGUEL DO GUAMÁALEX(91) [email protected]

ELETROTÉCNICA WILSONBELÉMMARGARETH LOPES(91) [email protected]

AUTORIZADAS

Page 27: Repórter Leão n67

27repórter LEÃO

VACEL ELETROTÉCNICAPARAGOMINASVALÉRIO FLORES(91) 3729.3558 [email protected]

K. M. TEC CASTANHALPAULO MOURA(91) [email protected]

T. & S. NOLLISANTARÉMTÚLIO NOLLI(93) [email protected]

REBOBINADORA CIRCUITOMARABÁJOÃO GERALDO(94) [email protected]

ELETROVEL SERVIÇOSBELÉMPEDRO VELOSO(91) [email protected] PARAÍBAFRIOELETRO REBOBINAMENTOCAJAZEIRASJOSÉ VALDEMIR(83) [email protected]

JOSÉ ROBERTO RAMOS DIASJOÃO PESSOAJOSÉ ROBERTO(83) 3233.0849

PARANÁHIDROTOL ASSISTÊNCIA TÉCNICATOLEDONIVAN SILVINO(45) [email protected]

HCL BOMBASMARINGÁCELSO LINDOLFO(44) [email protected]

W W MANUTENÇÃOCURITIBAPAULO ROBERTO(41) [email protected]

IGUAÇÚ POÇOS ARTESIANOSCASCAVELPAULO ROTTA(45) [email protected] ÁGUA LIMPA POÇOS ARTESIANOSLONDRINAJOSÉ ROSSI(43) [email protected]

INGÁ BOMBAS E PAINÉISMARINGÁLAERCIO RIZZO(44) [email protected]

PERNAMBUCOHIDROVITAL BOMBAS MOT.RECIFEVITAL LINS(81) [email protected]

MAGRIPEL IRRIGAÇÃOPETROLINAPEDRO SAMPSON(87) [email protected]

PIAUÍREFRICENTER SERVIÇOSPARNAÍBAVICENTE DE PAULO(86) [email protected]

ELETROBOMBASFLORIANOMANOEL MESSIAS(89) [email protected]

ÁGUA LIMPA LTDATERESINAJANIO CUNHA(86) [email protected]

IRRITEC – REPRESENTAÇÕESTERESINAMARCOS ANDERSON(86) [email protected]

RIO DE JANEIROJ. PESSANHACAMPOSOBIRATAN MELO(22) [email protected]

NOVA TENCODUQUE DE CAXIASHELITON BASTOS(21) [email protected]

NOVA TENCO DE RIO DAS OSTRASRIO DAS OSTRASMichell Ribeiro Abrantes(22) 2760.3800 - (22) 2771.3830 [email protected] RIO GRANDE DO NORTEJOÃO DEHONMOSSORÓJOÃO DEHON(84) [email protected]

ELETRO UNIVERSALNATALJOSÉ MARINALDO(84) [email protected]

RONDÔNIAVALTAIR LEMOS LOPESPORTO VELHOVALTAIR LEMOS(69) [email protected]

REMATECJÍ-PARANÁCLAUDIO DE JESUS(69) [email protected]

CACOAL MOTO SERRASCACOALMARCIO ANTONIO(69) [email protected]

RIO GRANDE DO SULHIDROMISSÕESSANTO ANGELOANTONIO LUÍS(55) [email protected]

SANTA CATARINALEÃO POÇOSCHAPECÓLAURO(49) 3323.1444 [email protected]

SERGIPECASA DOS MOTORESLAGARTOPAULO ARAÚJO(79) [email protected]

SÃO PAULOTECNO FLUXO COM. DE EQUIP. E SERVIÇOSSÃO PAULOELCIO NASSER NOGUEIRA(11) [email protected]

MEGA BOMBASSÃO JOSÉ DOS CAMPOSVLADIMIR ROBERTO(12) [email protected]

SÃO JOSÉ MANUTENÇÃOSÃO JOSÉ DO RIO PRETOVANDERLEI PENA(17) [email protected]

PASSARELLI ASSISTÊNCIA TÉCNICAARAÇATUBALUÍS CARLOS(18) [email protected]

PAP’SPRESIDENTE PRUDENTELUÍS CARLOS(18) [email protected]

PENTÁGONOPRESIDENTE VENCESLAUCLAUDINEI BARBOSA(18) [email protected]

BOMACBAURÚANTONIO JOEL(14) [email protected]

R B MJUNDIAÍFELIPE NOVAES(11) [email protected]

DEMAGETABOÃO DA SERRAGEREMIAS DONEDA(11) [email protected]

TECNOÁGUAARARAQUARAMARCUS FABIANO(16) [email protected]

SIRO TAMAGAWAJALESSIRO TAMAGAWA(17) 3632.2866

COMERCIAL TREVISANSOROCABASERGIO TREVISAN(15) [email protected]

DRILL CENTERAMERICANAAPOLO OLIVA(19) [email protected]

MOTORTEC ELETROTÉCNICANOVO HORIZONTENATANAEL DE FREITAS(17) [email protected]

TOCANTINSHIDROBOMBAS ARAGUAIAPALMASWISLEY TAVARES(63) [email protected]

E. FONTENELE DE BRITOARAGUAÍNAEDMILSON FONTENELE(63) [email protected]

Page 28: Repórter Leão n67

repórter LEÃO28Quem usa conhece, quem usa confi a.www.leao.com.br

Trabalhando com tecnologia, implantando novos sistemas de gerenciamento, desenvolvimento e

produção, a Bombas Leão sempre inovou, buscando produtos e serviços de qualidade e ouvindo seus clientes.

O forte trabalho de mercado, juntamente com o suporte de marketing oferecido aos seus revendedores, são

estratégias responsáveis pelos resultados obtidos. É por isso que Bombas Leão é líder de mercado no segmento.Com essa dedicação direcionada a seus colaboradores,

entre eles as revendas e perfuradores de poços, além da credibilidade, a Bombas Leão ganhou uma carteira

de clientes fi éis, que adquirem seus produtos há muitos anos, pela qualidade, segurança e bom atendimento.

Bombas Submersas Leão