repórter leão - n°63

32

Upload: horus-comunicacao-e-marketing

Post on 08-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Repórter Leão - n°63

TRANSCRIPT

Page 1: Repórter Leão - n°63
Page 2: Repórter Leão - n°63
Page 3: Repórter Leão - n°63
Page 4: Repórter Leão - n°63

EDITORIAL

4 repórter LEÃO

Diretoria:Jeferson PlazaVladimir PlazaMarcos Osni Plaza

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.000 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação:Hórus Comunicação e Marketing

Reportagem, Redação e Impressão:Enfim Ribeirão Editora e Gráfica Ltda-ME

Jornalista Responsável:José Mário Sousa

Cartum:Oscar da Silva

A Bombas Leão não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos autores e nem concorda necessariamente com os conceitos deles.

Boletim informativo de circulação interna e externa destinado a clientes, colaboradores e fornecedores.

EXPEDIENTE

Bombas Leão S/AVia Sebastião Fioreze, 400Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.9101 – Fax: (17) 3361.9112www.leao.com.br

Bombas Leão Nordeste Ltda.Rua Humberto de Campos, 1454Bairro Lourival Parente Teresina – PI – CEP 64023-600Tel. (86) 2107.5200 – Fax: (86) 2107.5201

Bombas Leão Recife Ltda.Av. Engº. Alves de Souza, 135 – ImbiribeiraRecife – PE – CEP 51170-300Tel. (81) 3339.9113 – Fax: (81) 3339.9114

Painéis Leão Ltda.Via Sebastião Fioreze, 160Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.1102

EncontrosNesta edição do Repórter temos um assunto em

especial: o lançamento da nova linha 4RIA. Esta é mais uma produção que veio para ficar, suprindo uma neces-sidade que havia em nossa linha de produtos. Valeu a pena a espera. Agora, todos poderão ver o resultado de tanto trabalho e pesquisa. Um produto simples e eficien-te. Mais uma vez a Leão está dentro da filosofia de tra-balhar de forma simples para atender sua demanda com muita eficiência. Outras novidades virão, é só aguardar.

Também temos nesse número um especial sobre a

Leão Nordeste, unidade onde produzimos grande parte da linha de 4” comercializada. É uma unidade que vem crescendo a cada ano, cada dia - mais organizada e com seu pessoal cada vez mais adaptado à cultura de nossa organização. Outra novidade é nossa nova página na in-ternet que está mais atual e dinâmica, com notícias que podem interessar a todos. Assim, como sempre, conti-nuamos evoluindo e buscando o “a mais”. Vale a pena uma visita. Lá, sempre existe uma novidade para você. Visite-nos. Estamos te aguardando.

Vladimir PlazaDiretor Administrativo / RD

Erramos: Na edição anterior de n. 62, publicamos equivocadamente a foto da empresa Pica Pau no lugar da foto da Cacoal Moto Serra. A mesma se encontra publicada corretamente na revista que está disponível em nosso site. www.leao.com.br

Page 5: Repórter Leão - n°63

06 - COMPROMISSO LEÃO 19 - ISO É QUALIDADE

10 - EVENTOS 25 - ESPORTES

08 - NOSSO SEGMENTO 21 - FIQUE POR DENTRO

15 - PERFIL TÉCNICO 28 - COMISSÃO DE EVENTOS

índ

ice

Ediç

ão 6

3

16CAPA

Inovar: o combustível certo do sucesso LeãoNovos modelos da linha de 4 polegadas chegam ao mercado

2017ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segurança

7Porto, sete anos de

representação

PERFIL

26Cristina MantellisLeão em Pauta

Page 6: Repórter Leão - n°63

6 repórter LEÃO

COMPROMISSO LEÃO

Desde 1985 no mercado de perfuração, a Padre Cí-cero Poços Artesianos atualmente se destaca como uma das maiores do estado de São Paulo no segmento. Lo-calizada em Monte Azul Paulista, bem pertinho da Bom-bas Leão S/A, a empresa fundada por Diógenes Elino dos Santos é parceira Leão desde sua fundação, como o mesmo explica: “O primeiro serviço de perfuração que fiz pela Padre Cícero foi, também, o marco desta parce-ria comercial”.

Atualmente a Padre Cícero atua em várias regiões do país. “Contamos com seis equipes. Atendemos prin-cipalmente aos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo”. Entre seus principais clientes estão fazendas, sítios e indústrias. Mas a empresa de Diógenes atende ainda a órgãos públicos e até residências.

E a tendência é que a Padre Cícero cresça cada vez mais. Afinal, Diógenes investe na expansão e no aten-dimento. “Temos uma filial em Uberaba, Minas Gerais, e estamos abrindo outra em Luis Eduardo Magalhães, Bahia. A intenção é atender cada vez melhor”, explica o fundador que continua: “Ninguém fica 25 anos por aca-

so no mercado. Estamos há tanto tempo porque busca-mos primordialmente a satisfação dos nossos clientes. O nosso foco são eles”.

Segundo Diógenes, seu diferencial está no pós-ven-das. E como consequência do trabalho bem feito está o reconhecimento. “Nós fazemos propaganda, mas te-mos muita procura em decorrência da satisfação. Clien-tes novos, normalmente, aparecem por indicação feita por um cliente mais antigo. Isso é muito gratificante”.

Com relação à parceria entre Leão e Padre Cícero, Di-ógenes foi incisivo: “Não tenho nem o que falar. A Leão, desde o primeiro dia que eu resolvi entrar na empre-sa, sempre esteve de portas abertas e disposta a ajudar. Parece exagero, mas sempre foi assim. Dúvida técnica, garantia, forma de pagamento, seja lá o que eu precise, a Leão firma o compromisso mesmo. Parceria é isso, é saber se relacionar acima de tudo”, finaliza.

Bombas Leão se enche de orgulho ao saber que foi importante no desenvolvimento de uma empresa com-prometida com a sociedade, com seus clientes e cola-boradores. E deseja todo sucesso e continuidade a esta importante parceira, a Padre Cícero Poços Artesianos.

Padre Cícero25 anos de empresa é igual a

25 anos de parceria

Page 7: Repórter Leão - n°63

É indiscutível que a carreira voltada para a área co-mercial pode ser desenvolvida ao longo dos anos. Estu-dar o comércio e conseguir olhá-lo com olhos de lince, com visão apurada, pode e deve desenvolver a perso-nalidade profissional de um comerciante. Contudo, será que é possível trazer de berço tal competência para o negócio?

O representante que conheceremos neste espaço dedicado aos empenhados profissionais que multipli-cam e disseminam a marca Leão ao longo de nosso país, Fhabien de Medeiros Porto, conhecido como Porto, talvez e, dependendo da interpretação, pode ser visto como uma exceção a essa regra. Afinal, quando ques-tionado a respeito de seu desenvolvimento na área co-mercial, Porto foi firme e demonstrou saber a resposta há muito tempo. “Eu nunca me vi trabalhando em outro setor. Vendas é a minha vida e sempre foi assim”, afir-ma o representante do estado do Piauí. Esta certeza de Porto possui uma raiz fincada na sua formação familiar. Paraibano de Campina Grande, o representante é neto e filho de comerciantes, como o mesmo explica. “De-pois que meus pais se formaram, ainda na década de cinquenta, viemos para o estado do Piauí. Os dois traba-lhavam para o estado, até que minha mãe saiu e come-çou a trabalhar com confecção, e desde então, além do trabalho que meu avô exercia profissionalmente, minha mãe começou a fazer também. E eu tive a felicidade de acompanhar tudo isso bem de perto”, completa.

Aos 43 anos de idade, hoje Porto olha para trás e vê

sua formação profissional consolidada. “Eu tenho quase trinta anos no comércio. Comecei aos catorze, quinze anos, trabalhando em uma empresa de automação de portões eletrônicos. Era um trabalho de porta em porta, que tive o prazer de conhecer. Com ele, aprendi muitas coisas, inclusive técnicas que uso até hoje na hora que vou efetuar uma venda”.

Como destaque da atividade de representação co-mercial, Porto falou da capacidade de individualizar cada um de seus clientes. “Tenho clientes que guardam di-nheiro na mesa trancada à chave, mas tenho também clientes que hoje estão com uma grande estrutura, que são imensos. O que posso dizer é que consigo indivi-dualizar cada um deles, respeitando suas diferenças e tratando-os com grande importância. Porque de fato, todos os meus clientes são muito importantes. Essa é uma característica que julgo importante para o sucesso da profissão, está diretamente ligada ao relacionamen-to e, consequentemente à transação comercial”, afirma Porto que completa: “E fico honrado em saber que essa é e sempre foi uma premissa da Leão. Faz sete anos que estou aqui, represento outras empresas, e o que posso observar é que essa importância ao estreitamento do laço comercial é muito visto dentro da Leão. Talvez seja o grande segredo da empresa”.

Segundo Porto, é muito satisfatório trabalhar em uma empresa reconhecida no mercado. “Aonde vou, sou muito bem recebido. A Leão é uma forte marca no mercado, sinônimo de qualidade e transparência nas re-lações comerciais. Isso tudo reflete no crescimento da marca, na facilidade do trabalho. Afinal, sinto-me em casa dentro e fora da empresa, principalmente quando estou representando a marca”, finaliza.

Porto:Sete anos de representação. Uma vida inteira no comércio.

PERFIL

7repórter LEÃO

Page 8: Repórter Leão - n°63

NOSSO SEGMENTO

Dimensionamento de Bombas SubmersasPerda de carga em tubulaçõesPor Carlos Trimer

Page 9: Repórter Leão - n°63

Para o correto dimensionamento de um conjunto motobomba submerso é necessário calcular a Altura Manométrica Total (AMT), ou seja, a pressão necessária para se obter o volume de água desejado no ponto de descarga.

A altura manométrica total para dimensionamento de bombas para poços tubulares profundos é calculada com a seguinte fórmula: AMT= ND+ DN + PG

Sendo ND = Nível dinâmico do poço; DN= Desnível geométrico entre o nível dinânico e o ponto de descar-ga e PG = Perda de carga em tubulação.

O nível dinâmico (ND) é um dado obtido no teste de vazão do poço, o desnível geométrico (DN), também é facilmente calculado com medidas de campo. Porém para a perda de carga (PG) é necessário o conhecimen-to de toda a tubulação, seu diâmetro, comprimento, material construtivo e a vazão que vai passar por ela.

A perda de carga em tubulações de recalque pode ser definida como o atrito exercido na parede inter-na da tubulação quanto à passagem da água pelo seu interior. A perda de carga pode variar em função da rugosidade interna da tubulação, seu diâmetro, com-primento e a vazão a ser bombeada.

Para o cálculo de perda de carga (PG) podemos uti-lizar as fórmulas de Hazem-Willians e de Flamant, ou tabelas elaboradas com essas fórmulas, onde se tem a perda de carga para cada cem metros de tubos, em vários diâmetros e vazões.

Como já citado acima, para obtermos a perda de carga de uma instalação de um poço é preciso conhe-cer detalhadamente a tubulação, tanto edutora (den-

tro do poço), como a da adutora (externa), além de to-dos os acessórios instalados na rede (curvas, registros, válvulas, entre outras).

Alguns técnicos, quando calculam a perda de carga de tubulação, não levam em conta a perda da tubula-ção edutora, o que pode levar a um subdimensiona-mento do equipamento de bombeamento, ou seja, o equipamento não tem condição de bombear a vazão desejada.

A escolha certa da tubulação, em relação ao diâ-metro e a vazão bombeada, pode reduzir muito a per-da de carga, diminuindo a altura manométrica total e levando a escolha de um equipamento com menor potência, com menor custo de aquisição e um menor consumo de energia. Portanto, é preciso sempre avaliar qual a tubulação edutora e adutora que apresenta a menor perda de carga possível para que se tenha um sistema de bombeamento mais eficiente e econômico.

Outro fator importante a se destacar é que - como a perda de carga é em função da rugosidade interna e do diâmetro da tubulação, ao longo da utilização, po-dem ocorrer precipitações e incrustrações de materiais (óxidos de ferro e carbonatos). Assim, a perda de carga pode aumentar com o tempo, levando a uma queda gradual da vazão inicial. Portanto, é recomendável a manutenção periódica das tubulações, a fim de manter as condições originais do sistema.

9repórter LEÃO

Autor:Carlos Trimer

Geólogo e Gerente de Vendas

Page 10: Repórter Leão - n°63

10 repórter LEÃO

EVENTOS

Trazendo como tema principal “A importância da so-ciedade organizada na promoção do saneamento am-biental”, AESabesp – Fenasan 2010, surpreendeu em mais uma edição.

Organizada pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, AESabesp, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo - SP.

A Fenasan 2010, em sua 21ª edição, teve 160 ex-positores. Devido à grande procura de investidores (expositores), em 2011 o evento trocará os 8.000 m2 do Pavilhão Amarelo para os 12.000 m² do Pavilhão

Branco. Este já é considerado o maior evento de sane-amento ambiental da América Latina.

Em sintonia com a Feira que discute e apresenta soluções para a gestão socioambiental, Bombas Leão mais uma vez es-teve presente com estande próprio. Na oportunidade, aten-deu profissionais do setor do país inteiro. Eles puderam co-nhecer a gama de produtos expostos, tirar suas dúvidas sobre os produtos e aplicações. A iniciativa é o momento ideal para que especialistas do setor possam discutir tendências socio-ambientalmente corretas na área de saneamento. E a Leão não podia ficar de fora. Representantes da área técnica e co-mercial estiveram presentes para recepcionar e tirar dúvidas dos visitantes.

FENASAN 2010Evento da área de saneamento obtevesucesso em sua 21ª edição.

Page 11: Repórter Leão - n°63

11repórter LEÃO

Page 12: Repórter Leão - n°63

12 repórter LEÃO

EVENTOS

Aconteceu, do dia 31 de agosto a 03 de setembro, na cidade de São Luis, capital do estado do Mara-nhão, o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâ-neas e o XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, eventos simultâneos à V Fenágua, Feira Nacio-nal da Água.

Não poderia haver lugar melhor para sediar o even-to, uma vez que o estado está sobre a segunda maior bacia sedimentar do país, a do Parnaíba. Cerca de 97% deste gigante é servido por aquíferos. Para se ter ideia da importância social do Parnaíba, aproximadamente 80% dos municípios que estão em sua área dependem diretamente do abastecimento subterrâneo.

E a Bombas Leão esteve mais uma vez presente nesta incrível feira. Com estande próprio, esta foi mais uma oportunidade da Leão apresentar seus no-vos produtos, assim como estreitar suas parcerias co-merciais. “Foi ótimo recebermos nossos clientes, den-

tre eles no setor de perfuração de poços, revendas e grandes empresas públicas e privadas. Pudemos tam-bém atender estudantes e profissionais liberais que trabalham diretamente com a água”, afirmou Manoel Jr., representante comercial Leão na região. Estiveram presentes ainda Jeferson Plaza, diretor comercial, Pau-lo Nicolas, gerente comercial e Wilson Draeger, geren-te comercial da Leão Nordeste.

Segundo Draeger, a Fenágua já se transformou em referência no segmento. “Este evento funciona como uma enorme confraternização do segmento em que atuamos. E a nossa participação mais uma vez foi um sucesso”.

Bombas Leão agradece o apoio de todos os perso-nagens que fizeram o evento acontecer e, em espe-cial, aos representantes Leão que estiveram presentes: Alexandre e Bruno Figueiras, Valdir de Santo, Fhabien Porto e Walter Rocha.

FENáGUA 2010

Page 13: Repórter Leão - n°63

13repórter LEÃO

José de Ribamar Fernandes, Diretor de Obras e Projetos - CAEMA; Paulo Nicolas, Bombas Leão; José Antonio Forti, Bombas Leão; João Reis Moreira Lima, Diretor Presidente - CAEMA e Jeferson Plaza, Diretor Comercial Bombas Leão

Renaldo Lima Oliveira, Diretor Comercial Maqbombas; Maurício Macedo, Secretário da Indústria e Comércio/MA e Jeferson Plaza, Diretor Comercial - Bombas Leão

Romário Rodrigues de Araújo, Técnico de Bombeamento; João Batista de Paiva Junior, Diretor Administrativo; Francisco José Nascimento de Goes, Gerente de Obra - SOLOÁGUA

Francisco L. Correia Filho, CPRM e Jeferson Plaza, Bombas Leão Paulo Nicolas, Bombas Leão; Maria Claudia Oliveira e Celeste de Carvalho Ávila, Minas Bombas e Wilson Draeger, Bombas Leão Nordeste

Delvani Júnior, Hidtec; Paulo Nícolas, Bombas Leão; Hélio Guioto, Hidtec e Wilson Draeger, Bombas Leão Nordeste

Page 14: Repórter Leão - n°63

14 repórter LEÃO

EVENTOS

Do dia 29 de abril a 04 de maio aconteceu a 10ª edição da Vaquejada de Picos, no Parque Santino Xavier, dentro das dependências do Parque de Exposições, na cidade de Picos – PI. A empresa Motorpeças, também da cidade de Picos, em conjunto com Bombas Leão, apoiou o evento através de patrocínio. Segundo o proprietário da empresa, Doriedson, o apoio é importante devido ao valor cultural que o evento representa. “A vaquejada

é uma festa genuinamente brasileira. Um evento com mais de 100 anos que, em Picos, completou 40 anos de tradição. Aqui, segundo o público e a mídia, temos a maior vaquejada do estado e uma das melhores do país. Já entrou, inclusive, para o calendário de eventos do Piauí”, completou Doriedson.

A 10ª edição contou com mais de 900 inscritos de 12 diferentes estados e premiação total de R$ 90 mil.

MotorpeçasParceira Leão patrocinou maior evento do estilo, do estado do Piauí, a Vaquejada

CLASSIFICAÇÃOAMADOR REGIONAL

1º E 2º LUGAR MAURICIO E CEBINHAARMAZÉM DO POVO/PICOS – PI

3º E 4º LUGARROMILDO E MARQUINHOPREF. SÃO JOÃO DA CANABRAVA/PICOS – PI

5º LUGARGENIVAL PIO E TATUANGICO BRANCO/PICOS – PI

CLASSIFICAÇÃOAMADOR

1º LUGARBERGMAN MOTA E MANOEL FRAZÃOPARQUE SILVAN TELES/FERRAS BRITO – CE

2º LUGARVILA RICA E PAULO VITORALUMIARTE TROFÉUS/PETROLINA – PE

3º LUGAREVERARDO E MEZENGAPARQUE SÃO JOSE SHOW/TERESINA – PI

4º LUGARJACKSON PEIXOTO E NALDO PINHEIROPARQUE DJECI PEIXOTO/EXU – PE

5º LUGARMURILO E GILSON SAMPAIOPONTO SEGURO FARDAMENTOS/PETRO-LINA – PE

CLASSIFICAÇÃOPROFISSIONAL

1º LUGARRAIMUNDO FILHO E RAINELLEHARAS G/PARAMBU – CE

2º LUGARJUNIOR NATECIO E EVERARDOPARQUE EXPEDITO GALVÃO/ IGARAPÉ GRANDE – MA

3º LUGARKASIO E RAINELLE HARAS G/ PARAMBU – CE

4º LUGARBIÔ E BINHAVODKA SLOVA/TERESINA – PI

5º LUGARZÉ FILHO E ZÉ FILHOTECNOLIT/JUAZEIRO DO NORTE – CE

Page 15: Repórter Leão - n°63

Há dez anos José Alves Rodrigues embarcou em um setor que exigia perspicácia: A recuperação e manuten-ção de motobombas submersas.

Na pacata cidade de Crato, a segunda cidade mais importante do Cariri em termos econômicos depois de Juazeiro do Norte, ao sul do Ceará, o empresário vislum-brou na região e cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba a oportunidade de oferecer um serviço de forte demanda em dois sentidos, rapidez e qualidade. “Todos nós sabemos que a água é a condição existencial mínima de um ser humano. Atender nossos clientes com agili-dade é essencial, pois a maior parte deles nem sempre possui uma bomba reserva”, destaca o empreendedor.

A “J. Rodrigues – Bombas Submersas”, administrada por José Alves Rodrigues e Maria Socorro Barbosa Rodri-gues, tem ampla cobertura em manutenção dos mais diversos produtos para bombas submersas. “Prestamos serviços em motores submersos e convencionais até 150cv, bombas centrífugas e submersas, bombeadores, painéis, máquinas de solda, geradores e outros”, ressal-

ta. “Mas não paramos por aí. A manutenção é o nosso forte assim como a comercialização de motobombas submersas e centrífugas, motores convencionais, painéis e peças de reposição.”

Segundo José, a parceria com a Bombas Leão refor-çou há cinco anos a busca por excelência, reafirmando os seus ideais com os da empresa. “A Leão faz parte do coração da empresa, é nosso suporte técnico. Temos muita facilidade em contatar a fábrica. O senhor Wilson Draeger, gerente da unidade Leão Nordeste, é muito atencioso e sempre disposto a nos atender, assegurando mais uma vez o compromisso deles com os clientes e distribuidores”.

Para atender a uma variedade de exigentes consu-midores tais como agricultores, empresas privadas, pre-feituras, órgãos públicos e perfuradores de poços, a em-presa conta com os produtos da Bombas Leão Nordeste e uma frase de dar inveja à qualquer concorrente do setor: “Aprovo e confio na Leão pelos seus excelentes produtos, sem deixar nada a desejar”.

PERFIL TÉCNICO

15repórter LEÃO

José Alves Rodrigues“Rapidez e qualidade” é o lema

Page 16: Repórter Leão - n°63

ESPECIAL

IA, IB e PA – Os mais novos líderes de mercadoBombas Leão mais uma vez inova, sai na frente e reinventa a melhoria contínua

O negócio principal da Bombas Leão sempre foi bombear água do subsolo. Isso não é de hoje, são quarenta e seis anos que a empresa tem como ob-jetivo principal “facilitar ao homem o acesso à água, através da tecnologia de bombeamento”. Simples as-sim, mas esta é e sempre foi a sua Missão. E sem sair da sua essência institucional, podemos falar ainda de sua Visão, que já começa assim: “Ser a primeira marca lembrada pelo cliente no segmento de bombas sub-mersas...” Mas ao olhar tanta tecnologia aplicada em um único equipamento, fica difícil imaginar a teia de processos para o desenvolvimento de um único pro-duto. Esta questão - porém, sempre foi o diferencial da Leão: a inovação.

A marca Leão carrega a responsabilidade de ser a primeira do segmento com tecnologia 100% nacio-nal. Uma verdadeira honra. Foi ela quem impulsionou a linha quatro polegadas no Brasil e, sem falar em sua imensa rede de Assistências Técnicas Autorizadas. O poder criativo esteve presente em vários outros mo-mentos, como na utilização do grafite no mancal do motor ou mesmo quando passou a garantir sua quali-

dade através de um certificado mundialmente conhe-cido, o ISO 9000. Através destes trabalhos e reflexo deles, a marca Leão continua sendo lembrada quando se fala em excelência de produtos e serviços. Assim, ela segue à risca em busca de sua Missão e Visão. E mais uma vez a Leão inova, lançando a partir de se-tembro modelos que vão revolucionar o mercado de bombas da linha de quatro polegadas. Trata-se do IA – IB e PA.

O que muda?Para explicar este novo produto é preciso começar

pelo nome. Para os três modelos, IA, IB e PA, a primei-ra letra faz a representação do material, enquanto a segunda indica sua versão. Por exemplo, o IA é o equi-pamento em Inox na versão A. Já o PA é o produto em tecnopolímero na versão A. Tecnicamente, os três novos modelos são uma evolução da linha 4R. Mas então o que muda?

Muda o jeito de se fazer, como explica o geren-te de engenharia da Bombas Leão, Miguel Rubens de Lima. “Para ficar fácil de entender, internamente, quando ainda estávamos na fase de desenvolvimento,

Page 17: Repórter Leão - n°63
Page 18: Repórter Leão - n°63

18 repórter LEÃO

os modelos eram conhecidos como BBB: bom bonito e barato”, explica Miguel que continua: “Na composição do bombeador, a estrutura é basicamente a mesma. O siste-ma de fixação da válvula no tubo é que muda. Antes, era com rosca, agora, ela é selada. Nos modelos IA e IB o crivo da sucção passou a ser externo e em inóx. No PA, continua em tecnopolímero, montado na parte interna do bombeador”.

Esta mudança acarretou em ganho no processo fabril com a garantia do desempe-nho Leão. “A curva de desempenho do equipamento é a mesma, não mudou. O que conseguimos foi fazer um equipamento com materiais mais nobres (no caso do IA e IB) com um preço inacreditável. Além, é claro, da nova estética do equipamento, que ficou muito bonita. No caso do IA, por exemplo, o corpo de sucção, a válvula e o mancal in-termediário, são em inox, mas com preço similar a linha anterior”. Segundo Miguel, isso foi possível graças ao no processo de fabricação. “A economia gerada foi repassada para o produto”.

Já o IB, possui as mesmas características do IA, a diferença está no rotor que também é em inox e não em tecnopolímero; enquanto o PA possui válvula e corpo de sucção feitos em tecnopolímero, mas com a válvula selada.

É importante ressaltar que, mesmo sendo selada a válvula no tubo, o novo processo permite a desmontagem do equipamento em caso de manutenção. Basta desmontá-lo a partir do corpo de sucção.

O gerente de engenharia destacou ainda a fase de desenvolvimento do produto: “Tra-balhamos muito com o entendimento de novos processos e com o desenvolvimento de fornecedores. Este é o nosso trabalho: otimizar, melhorar, sem comprometer a qualidade e a eficiência do produto. O que cabe a nós como líderes de mercado é cumprir com as expectativas. E nesta nova linha cumprimos direitinho com o nosso papel”, finalizou.

Evandro Diniz, Edson Oliveira e Miguel Rubens, engenheiros da Bombas Leão

Page 19: Repórter Leão - n°63

19repórter LEÃO

5S

ISO É QUALIDADE

O sucesso de qualquer projeto deve-se a um plano de implementação consistente, visando a segurança de torná-lo possível. Um planejamento adequado e cons-tante proporciona uma cultura saudável na empresa, pois dissemina metodologias de trabalho que podem ser reaplicadas nos projetos futuros. Mas, sabemos também que os princípios e as ferramentas que apren-demos no nosso cotidiano de trabalho, precisam ser úteis e práticos no nosso próprio local de trabalho, seja na produção, no escritório ou em qualquer ambiente para o mesmo.

O programa SOL - Segurança, Ordem e Limpeza - teve seu início em 1994, junto com o Programa de Qualidade Total. A empresa, com essa implementação, obteve ganhos de produtividade. Afinal, em um am-biente organizado e limpo, as pessoas produzem mais e com satisfação, na segurança com locais sem risco de acidentes, fortalecidas pelo trabalho em equipe, na saúde física e mental. Atualmente fizemos uma mu-dança e começamos a implementar o 5S e tem sido executado de forma satisfatória. Para entender melhor, o 5S é proveniente de: SEIRI - Senso de Descarte; SEI-TON - Senso de Organização; SEISO - Senso de Limpe-za; SEIKETSU - Senso de Higiene e SHITSUKE - Senso de Ordem Mantida.

A grande vantagem do 5S é a melhoria comporta-mental por meio de uma metodologia simples. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser apli-

cados na vida profissional e pessoal. As pessoas que praticam os conceitos que regem o 5S tornam-se ges-toras de si mesmas, proporcionam uma melhoria para a organização e para o trabalho.

Se hoje o grande desafio é gerar comprometimento nas empresas, que é o que ocorre quando os colabo-radores percebem que sua relação com a organização significa também valor para sua própria vida, foi com essa expectativa que foi planejado, organizado e reim-plantado o programa 5S na Bombas Leão S.A.. Dessa forma, esperamos o desenvolvimento das estratégias que a empresa busca dentro do projeto SUPERAÇÃO.

Diante disso, que sejam atingidas também algumas mudanças nas atitudes dos profissionais alinhadas ao contexto geral desta ferramenta, pois somente quan-do os colaboradores se sentirem orgulhosos por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente teremos a compreensão da verdadeira essência do programa 5S. Essa essência é a iniciativa, espírito de equipe, autoconhecimento e autodisciplina, além de um altíssimo compromisso com a melhoria contínua.

Sendo assim, o programa voltou a ser implementa-do na Bombas Leão com o objetivo maior de melhorar as condições de trabalho e reforçar o ambiente de qua-lidade. Ou seja, revitalizar a cultura organizacional vol-tada para a Qualidade Total que sempre perseguimos desde os anos 90.

Autoras:Fátima Baraldi Vaz (Coordenadora SGQ)

Neide Damasceno Drago (Psicóloga)

Page 20: Repórter Leão - n°63

20 repórter LEÃO

SEGURANÇA

Foi realizada a 17ª SIPAT – Semana Interna de Pre-venção de Acidentes de Trabalho, no período de 12 a 16 de julho. Com o tema “Seja campeão em Pre-venção”, o evento contou com a presença de vários profissionais que ministraram palestras sobre seguran-ça no trabalho. Entre os assuntos abordados estavam “Métodos Preventivos para Qualidade de Vida”, “Hi-giene Bucal e Câncer de Boca”, “Câncer de Próstata”, Segurança no Trânsito”, “Quick Massagem”, “Alcoo-lismo e Drogas” e “Aids e DST”. Foram distribuídos aos colaboradores panfletos informativos relacionados a prevenção das doenças, preservativos e kits de higie-ne pessoal.

Para consagrar esta semana e a fim de estimulá-la ainda mais, a Bombas Leão organizou um concurso, premiando a melhor frase criada em cima do tema da SIPAT. A colaboradora Maira Cristina Caieiro Hernandes

foi a premiada com a frase: “Dê um drible nos aciden-tes, trabalhe com segurança e faça um gol de placa”.

Agradecemos a todos que participaram, direta ou indiretamente, por esta semana de aprendizado e edu-cação. Lembrando que o sucesso na política de com-bate de acidentes de trabalho e melhora na qualidade de vida começa com vocês.

17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, simplesmente um sucesso

Colaboradores durante uma das palestras promovidas durante a SIPAT

Maira recebendo prêmio de Marcos Plaza, diretor industrial

Page 21: Repórter Leão - n°63

21repórter LEÃO

O curso, que teve início em julho e se estende até setembro, tem o intuito de proporcionar aos colaborado-res interessados o aperfeiçoamento na área de Desenho Técnico Mecânico Profissional. O objetivo é o desenvol-vimento de competências relativas às habilidades inter-pretativas de desenho e de técnicas básicas de traçado a partir de necessidades de prática profissional.

Alguns colaboradores estão sendo treinados no local de trabalho, externamente e também em Procedimentos e Instruções de Trabalho por instrutores da empresa.

Em julho aconteceu o treinamento do novo pro-cedimento para emissão da Nota Fiscal Eletrônica aos colaboradores de áreas envolvidas no processo.

A Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, instituiu um novo modelo digital de documento fiscal no Brasil. Inicia-tiva de substituição ao modelo tradicional de papel. No país, estima-se que mais de 100 milhões de no-

tas são emitidas por mês. Calcula-se que aproxima-damente 60% são referentes somente às emissões feitas no estado de São Paulo. Com a adoção do novo método de emissão, a agilidade e a econo-mia alcançadas nos processos de negócio, estima-se que trarão grandes impactos positivos a toda a sociedade.

Treinamento Sistêmico Nota Fiscal Eletrônica

Desenho Técnico Mecânico - SENAI

FIQUE POR DENTRO

Colaboradores durante Curso de Desenho Técnico Mecânico

A Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, instituiu um novo modelo digital de documento fiscal no Brasil. Iniciativa de substituição ao modelo tradicional de papel.

Page 22: Repórter Leão - n°63

22 repórter LEÃO

FIQUE POR DENTRO

A empresa Jomag, da cidade de Arcos, Minas Gerais, enviou dois funcionários para estagiar na fá-brica. Outra empresa preocupada em ofertar bons serviços a seus clientes foi a Antonio Carlos da Sil-va – ME, da cidade de Teodoro Sampaio, São Paulo, que enviou três técnicos para enriquecer seus conhe-cimentos.

A empresa Elétrica Wolshic da cidade de Cris-talina, Goiás, também não perdeu tempo e enviou dois técnicos para estagiar na fábrica. Santa Helena Poços Artesianos, empresa localizada na cidade de Santa Helena, Paraná, também enviou dois técnicos.

Aos estagiários e suas respectivas empresas, o nosso muito obrigado.

EstagiáriosMês de Julho e Agosto

Treinamentos realizados peloSupervisor Técnico Silvio Antolini

Silvio Antolini Supervisor Técnico

Dia 12/08/2010: Foi realizado um treinamento para a nova loja na cidade de Varginha / MG da empresa Eletromarzinho.

O evento contou com a presença de 15 par-ticipantes, onde foram abordados os seguintes temas: Poços Artesianos Profundos, Instalação e

Operação de Conjuntos Moto Bombas Submerso, Histórico da Bomba Submersa, Apresentação do Conjunto Moto Bomba, Problemas Técnicos, Di-mensionamento de Bombas Submersas e Sistema Booster.

Aos participantes o nosso muito obrigado.

Page 23: Repórter Leão - n°63

23repórter LEÃO

Desde 1964 a Bombas Leão está na difícil trajetória de se manter à frente no mercado nacional de bom-bas submersas. Para garantir-se durante tanto tempo na liderança do mercado, algumas ações dependem diretamente da política da empresa. Como exem-plo, pode-se citar a inovação e, sobretudo, a melho-ria contínua. Sempre pensando em seus clientes, na satisfação plena dos personagens que dão sentido a toda engrenagem, em 2001 nasceu a Leão Nordeste, na cidade de Teresina, capital do Piauí.

A empresa na época nasceu com o intuito de su-prir e melhorar o atendimento à demanda na região norte e nordeste do Brasil. Tratando-se de um país de grandes extensões territoriais, a Leão Nordeste não poderia ter destino diferente que não o sucesso. Nove anos se passaram desde que a pequena empresa sur-

giu como importante ponto logístico de distribuição. Entretanto, o tempo a fez evoluir, transformando-a em uma empresa essencial para todo o Grupo. A participação de seus colaboradores na jornada evo-lutiva é um dos pontos de destaque. Hoje, a fábrica de Teresina, conhecida também como Leão Nordes-te, já caminha firmemente pela trajetória da melhoria contínua. Basta olhar para trás, o começo, e hoje. O significativo caminho percorrido, de centro de distri-buição à parque fabril, enobrece. Porém, é impor-tante a consciência de que esta história é apenas um fragmento da busca incessante de todo Grupo Leão: a excelência.

Bombas Leão agradece a todos os envolvidos no desenvolvimento desta importante e vital empresa que se tornou a Leão Nordeste.

FIQUE POR DENTRO

Leão NordesteComo todo o Grupo, na busca contínua da excelência

Page 24: Repórter Leão - n°63

24 repórter LEÃO

LEÃO RECEBE

Visitaram a Bombas LeãoAgualuz Ferragens Paraíba

Importar ou Exportar? Fale com a gente!

Brocas | Máquinas para Perfuração | Carros | Outros produtos

Garantimos transação segura, com comodidade, rapidez e eficiência.

TRADINGWPF COMEX

www.wpfcomex.com.br

[email protected]

Tel. (17) 3361. 3202

Nos últimos meses vários parceiros Leão visitaram a sede da empresa. O intuito é receber informações atu-alizadas sobre os produtos que comercializam e, assim, aprimorar cada vez mais o atendimento.

O resultado dessas visitas são parceiros qualificados para atender a cada dia melhor o cliente Leão. Além do

estreitamento de uma relação sólida na distribuição de bombas e motores por todo Brasil.

A empresa continua de portas abertas para receber seus parceiros.

O que é que você está esperando? Venha nos visitar. Sua presença será sempre um prazer para nós.

Reges D. Meneghetti, Erik Jean Sabatovich, Giovani de Oliveira, Paulo Nicolas, Valéria Silva e Raimundo Nonato Machado

Junior Paraíba, Carlos Trimer, Gilmar Ferreira, Jeferson Plaza, Carlos Vieira, Paulo Nicolas, Fabhien Porto, João Carlos Bocato e Carlos Greijal

Page 25: Repórter Leão - n°63

25repórter LEÃO

Algumas iniciativas devem e precisam de apoio. Prin-cipalmente aquelas que se norteiam através de práticas que estão diretamente relacionadas à cidadania. Sejam culturais, sociais, de educação ou mesmo de incentivo à prática do esporte.

No ano de 2004 surgiu o Grupo Mont Bikers, aqui mesmo, em Monte Azul Paulista, cidade sede da Bom-bas Leão.

Ao longo desses seis anos muita coisa aconteceu. O que se iniciou apenas como prática esportiva, do ponto de vista da diversão, foi se tornando cada vez mais uma prática também levada a sério por seus participantes. Al-guns deles, aliás, vem se destacando nas competições.

Mas o início, a proposta do lazer familiar, do passeio e da interação entre amigos, é um espírito vivo dentro deste grupo de ciclistas.

Entre os participante da equipe Mont Bikers em des-taque estão, Rubens Casagrande e João Pedro Sandrini. Rubens, com 52 anos, produtor de mudas de laranja, é competidor há 27 anos, mas sempre levando a ativida-de como Hobby. Sagrou-se campeão por diversas vezes, as mais recentes conquistas foram: Barretos em 2008 e 2009, Colina em 2009, Sertãozinho em 2008, entre outras. Já João Pedro há pouco adotou a prática do es-porte, há dois anos. João tem apenas 14 anos, idade suficiente, como provou ser, para se tornar destaque nas competições em que vem participando. João conquistou em 2010 o disputado circuito “Jaborandi na Trilha”.

Ambos os ciclistas sagraram-se campeões de suas categorias da 4ª Etapa Intermunicipal de Mountain Bike, que aconteceu no dia 29 de agosto de 2010 na cidade de Pirassununga.

Bombas Leão tem satisfação em apoiar um grupo que faz da prática esportiva mais que uma atividade para o corpo, transformando-a em uma filosofia de vida saudável.

Sucesso aos meninos e meninas que tanto orgulham Monte Azul Paulista.

ESPORTE

Mont BikersLegitimamente monteazulenses

João Pedro

Rubens

Page 26: Repórter Leão - n°63

26 repórter LEÃO

LEÃO EM PAUTA

Poucas vezes uma entrevista sai com tanta fluidez como a entrevista concedida por Cristina Mantellis. Des-de 1979 ela faz parte da história da Leão. Mais do que isso, é bom poder ver o resultado da interação entre empresa e funcionário que, como disse, é tão real que sai com muita facilidade. Cristina resumiu sua história aqui dentro, falou de tudo um pouco. Mas a certeza que ficou é que, por ela, muita água ainda vai passar por debaixo desta ponte. Então, que seja assim Cristina...

Repórter Leão – Quando e como você entrou na empresa?

Cristina Mantellis – Eu entrei em dezembro de 1979, há 31 anos. Depois disso, durante um tempo, saí da empresa. Mas graças a Deus voltei e estou aqui até hoje.

Eu entrei através de minha tia, Yolanda, que duran-te muito tempo foi telefonista daqui. Ela, junto com o Alemão Sarti, conseguiram o trabalho para mim. Na época, a empresa ficava na rua Sete de Setembro. Comparada com a fábrica de hoje, era superpequena.

Repórter Leão – E como foi esse começo? Você já começou trabalhando na área de enrolamento de motores?

Cristina – Sim, comecei nessa área. Já fui logo aprendendo a enrolar motor. Entrava às sete da noi-te e saia às dez da noite. A Dulce Caieiro quem me ensinou a trabalhar. Quem me ouve dizer, pode pen-sar que é exagero, mas era muito bom. Lembro que, quando não tínhamos nada para fazer, ela nos ensi-nava a dançar (risos).

Repórter Leão – Mas assim? No meio da fábrica?Cristina – Naquela época a fábrica era totalmente

diferente. O conceito era outro. Não era tudo aberto como hoje em dia, os departamentos eram fechados. Então, imagine: quatro mulheres no mesmo departa-mento aprendendo com a Dulce fora do horário... Era bem legal (risos).

Repórter Leão - E depois? Quando a empresa mudou para a Via Sebastião Fioreze? Você se lembra dessa época?

Cristina – Lembro sim. Aconteceu em 1983. No começo era tudo estranho. Afinal, havia muito espa-ço.

Cristina MantellisMuita água passou, mas que venha ainda mais

Page 27: Repórter Leão - n°63

Olhando hoje, fica difícil acreditar que aquele exa-gero de espaço de 1983 foi todo tomado. E olha que muita coisa foi construída de lá para cá.

Repórter Leão – Mas mudanças são necessárias às vezes...

Cristina – Com certeza. As coisas precisam mudar. Hoje em dia tudo muda muito rápido. Para ter ideia, de dezembro de 90 até setembro de 93 eu fiquei lon-ge da Leão. Aquela foi uma época muito difícil para mim. Saí depois de uma greve, eu era muito nova e não consegui avaliar direito todo o contexto que o país passava - que são as mudanças que estamos fa-lando - mas graças a Deus tive mais uma oportunida-de de voltar. E voltei!

Repórter Leão – Há algum tempo publicamos uma matéria que falava dos parentes trabalhando na empre-sa. E parece que você dava sorte com isso, Cristina?

Cristina – (risos) O pessoal fala bastante de mim com relação a isso, mas na verdade eu dava muita sorte. Consegui trabalho para uma porção de gente. Arrumei para o meu pai, para dois irmãos, pra minha

irmã e uma prima... Mas todos eles fizeram por mere-cer e preenchiam a vaga.

Repórter Leão – Então não é a toa que o pessoal comenta que a família Mantellis vai tomar conta?

Cristina – (risos) Acho que não... Mas tudo isso acontece porque tenho muito ca-

rinho pela Leão. Sei muito bem que é um lugar óti-mo para se trabalhar. Gostaria muito inclusive que a minha filha, a Débora, quando crescesse, trabalhasse aqui. Aí sim eu ficaria realizada.

Repórter Leão – E depois de tantos anos, o que você pode falar sobre a Bombas Leão?

Cristina – Posso dizer o que teoricamente é óbvio, mas acho que muitos não avaliam deste jeito: grande parte do que eu vivi - alegrias e tristezas - aconte-ceram deste portão para dentro. Então acho que é impossível não ter ligação. Gosto muito daqui e fico muito satisfeita em saber que um pedaço importante da história da empresa pode ser contado por mim. E é bom saber que a Leão também fez e faz parte da minha história. Fico muito satisfeita.

27repórter LEÃO

Page 28: Repórter Leão - n°63

COMISSÃO DE EVENTOS

Dia dos Pais...

Page 29: Repórter Leão - n°63

Assumida pela Comissão de Eventos da empresa Bombas Leão S/A, a Festa Julhina este ano foi benefi-cente. O evento aconteceu no dia 16 de julho no Cen-tenário, em Monte Azul Paulista. Participaram da festa as entidades filantrópicas: GAMA – Grupo de Apoio Monteazulense e a AVBV - Associação Vida bem Vivida.

O Gama presta atendimento social mensalmente para famílias que possuem casos de HIV. São pessoas de baixa-renda que recebem os mais diversos tipos de ajuda, como cestas de alimentos, medicamentos, entre outros utensílios. O trabalho não conta com ajuda fi-nanceira, como repasse de recursos de órgãos públicos, somente a partir de doações de empresas e fundos fi-nanceiros arrecadados em eventos.

Já a Associação Vida Bem Vivida é uma entidade sem fins lucrativos, sem vínculo político ou religioso e

vem atuando na comunidade monteazulense com fina-lidade de envolver crianças, adolescentes, adultos e fa-mílias em iniciativas de combate e prevenção às drogas. Assim como restaurar valores e melhorar a qualidade de vida de todos. A Associação oferece atividades que pro-movam a autoestima e o melhor desenvolvimento na integridade humana.

Foi uma festa cheia de comemoração onde as pesso-as puderam se descontrair com os familiares e amigos. A decoração estava bem alegre e muito convidativa para a Quadrilha “Vai quem Quer”.

As barracas ofereceram diversas guloseimas e muitas brincadeiras para a criançada.

O melhor de tudo foi que a Bombas Leão pode aju-dar essas entidades, que tanto contribuem com a for-mação e recuperação das pessoas.

29repórter LEÃO

Page 30: Repórter Leão - n°63

AMAPáMEGATÉCNICA EMPREEND.MACAPÁALMEIDA(96) [email protected]

AMAZONASNORTE MOTORES E SERV.MANAUSKARINA GUEDES(92) [email protected]

M. S. COMERCIO E SERV.MANAUSMIGUEL SILVEIRA(92) [email protected]

B A COMERCIO E ENG.MANAUSANA MARIA(92) [email protected]

ALAGOASMONTE AZUL ALAGOANAMACEIÓMÁRCIO ALVES(82) [email protected]

EDVALDO A. JOVENALMACEIÓBRUNO GIOVANNI(82) [email protected]

BAHIAMINAS BOMBASVITÓRIA DA CONQUISTAMURILO RAMOS(77) 3421.0597 [email protected]

EMCIL ELETROMECANICASALVADORBRUNO GOES(71) [email protected]

SOLO SONDABRUMADONELSON AGUIAR(77) [email protected]

ELÉTRICA FERMAMFEIRA DE SANTANAMANOEL PAULINO(75) [email protected]

S R MOTORESSALVADORCARLA PAIVA(71) [email protected]

HIDRATECIRECÊHAILTON T. VAZ(74) [email protected]

CARLOS TEODORO ISAIASTEIXEIRA DE FREITASCARLOS TEODORO(73) [email protected]

MINAS BOMBASGUANAMBÍJOSÉ HERBERT(77) [email protected]

BRASÍLIA - DFELETRO ENROLAMENTOTAGUATINGAAVAÍDE MATEUS(61) [email protected]

CEARáANTONIO NEY FERREIRA SOUSANOVA RUSSASANTONIO NEY(88) [email protected]

J. RODRIGUES BOMBAS SUB.CRATOJOSÉ RODRIGUES(88) [email protected]

ARNÓBIO ARAÚJO VIEIRAIGUATÚCARLOS ALBERTO(88) [email protected]

MAPURUNGA S. MAQUINASFORTALEZAMARCOS MAPURUNGA(85) [email protected]

ELETROTÉCNICA KVM LTDAFORTALEZAJOSÉ ARIMATÉIA(85) [email protected]

ADROVANDO CAVALCANTEUBAJARAADROVANDO TOMÁS(88) [email protected]

ESPÍRITO SANTOCELSO LEONARDO FIGUEIRASERRACELSO LEONARDO(27) [email protected]

ELÉTRICA MARTINSLINHARESDIEGNER MARTINS(27) [email protected]

ELÉTRICA ANDRADECOLATINAFABIANO ANDRADE(27) [email protected] GOIáSGOIÁS BOMBASGOIANIAGILVAN VIEIRA SOUZA / SILVIA(62) [email protected]

AJEL MOTORESRIO VERDEWILBER GOMES(64) [email protected]

MATO GROSSOELETRO CONSTRUTORA COSTAPRIMAVERA DO LESTEMARCELINOTel. (66) 3498.2299

LAERCIO MUNARO & CIASORRISOLAERCIO MUNARO(66) [email protected]

VALÉRIO B. & FONTANACUIABÁVALÉRIO BEATRIZ(65) 3661.3453 [email protected] MATO GROSSO DO SULELETRO JUPIÁTRES LAGOASANTONIO TEIXEIRA(67) [email protected]

AVILA DA CRUZDOURADOSURIAS AVILA(67) [email protected]

ELÉTRICA RADARPONTA PORÃALDO LUÍS(67) [email protected]

ELETROSERV ASSISTÊCIA TÉCNICADOURADOSLUIS CARLOS(67) [email protected]

ELETRO BOMBASCAMPO GRANDEJANSER NUNES(67) [email protected]

ASSISTENSILCAMPO GRANDESÍDNEI ANTONIO(67) [email protected] MARANHÃOE. P. ENGENHARIA LTDASÃO LUÍSADAUTO DE SOUZATEL: (98) 2106.0800

AGIL MOTORESIMPERATRIZANTONIO RAIMUNDO(99) [email protected]

LOK EQUIPAMENTOSSÃO LUÍSMAGNO MAPURUNGA(98) [email protected]

J.F.B. DOS SANTOSSÃO JOSÉ DE RIBAMARFLÁVIO DOS SANTOS(98) [email protected]

MINAS GERAISMVA ELETRICIDADE INDUSTRIALSETE LAGOASJULIANO(31) [email protected]

ELETROTÉCNICA XAVIERUBERABAFERNANDO BARSANULFO(34) 3312.3905 [email protected]

AQUATEC PERFURAÇÕESBELO HORIZONTECARLOS BAÍA(31) [email protected]

GEMAQ MOTORESESPINOSAGERALDO MARCOS(38) [email protected]

HIDROVIDA POÇOS ARTESIANOSUBERLANDIAEDMAR GAMA(34) [email protected]

CASA DO MOTORMONTES CLAROSMARIA DAS GRAÇAS(38) [email protected]

LÚCIO FERREIRA BARBOSAMANHUAÇÚLÚCIO FERREIRA(33) [email protected]

ELETROMARZINHOPIUMHÍSENESOMAR MARZINHO(37) [email protected]

HIDROBOMBAS UBERLANDIAUBERLANDIAMARCIO CABRAL(34) [email protected]

HIDROMIGBELO HORIZONTEJOSUE(31) [email protected]

NORTE EL. MOTORESMONTES CLAROSGILBERTO(38) [email protected]

AUTORIZADAS

30 repórter LEÃO

Page 31: Repórter Leão - n°63

ÁGUA VIVA POÇOS ARTESIANOSARAGUARÍJOSÉ CARLOS(34) [email protected]

PARáJ. DOS R.R. TRAVASSOSSÃO MIGUEL DO GUAMÁALEX(91) [email protected]

A. G. BORGESPARAGOMINASARISTIDES(91) [email protected]

ELETROTÉCNICA WILSONBELÉMMARGARETH LOPES(91) [email protected]

VACEL ELETROTÉCNICAPARAGOMINASVALÉRIO FLORES(91) 3729.3558 [email protected]

K.M. TEC CASTANHALPAULO MOURA(91) [email protected]

T & S. NOLLISANTARÉMTÚLIO NOLLI(93) [email protected]

REBOBINADORA CIRCUITOMARABÁJOÃO GERALDO(94) [email protected]

ELETROVEL SERVIÇOSBELÉMPEDRO VELOSO(91) [email protected] PARAÍBAJOSÉ VALDEMIR DE SOUZACAJAZEIRASJOSÉ VALDEMIR(83) [email protected]

G M S - SERVIÇOS E COMÉRCIOJOÃO PESSOAALMIR SILVA(83) [email protected]

JOSÉ ROBERTO RAMOS DIASJOÃO PESSOAJOSÉ ROBERTO(83) 3233.0849

PARANáHIDROTOL ASSISTÊNCIA TÉCNICATOLEDONIVAN SILVINO(45) [email protected]

HCL BOMBASMARINGÁCELSO LINDOLFO(44) [email protected]

W W MANUTENÇÃOCURITIBAPAULO ROBERTO(41) [email protected]

IGUAÇÚ POÇOS ARTESIANOSCASCAVELPAULO ROTTA(45) [email protected] ÁGUA LIMPA POÇOS ARTESIANOSLONDRINAJOSÉ ROSSI(43) [email protected]

INGÁ BOMBAS E PAINÉISMARINGÁLAERCIO RIZZO(44) [email protected]

PERNAMBUCOHIDROVITAL BOMBAS MOT.RECIFEVITAL LINS(81) [email protected]

PIAUÍR S TTERESINARAIMUNDO SOARES(86) [email protected]

REFRICENTER SERVIÇOSPARNAÍBAVICENTE DE PAULO(86) [email protected]

ELETROBOMBASFLORIANOMANOEL MESSIAS(89) [email protected]

ÁGUA LIMPA LTDATERESINAJANIO CUNHA(86) [email protected]

IRRITEC – REPRESENTAÇÕESTERESINAMARCOS ANDERSON(86) [email protected]

RIO DE JANEIROJ. PESSANHACAMPOSOBIRATAN MELO(22) [email protected]

NOVA TENCODUQUE DE CAXIASHELITON BASTOS(21) [email protected]

NOVA TENCO DE RIO DAS OSTRASRIO DAS OSTRASTHIAGO MORAES DOS SANTOS(22) [email protected] RIO GRANDE DO NORTEJOÃO DEHONMOSSORÓJOÃO DEHON(84) [email protected] UNIVERSALNATALJOSÉ MARINALDO(84) [email protected]

RONDÔNIAVALTAIR LEMOS LOPESPORTO VELHOVALTAIR LEMOS(69) [email protected]

REMATECJÍ-PARANÁCLAUDIO DE JESUS(69) [email protected]

CACOAL MOTO SERRASCACOALMARCIO ANTONIO(69) [email protected]

RIO GRANDE DO SULHIDROMISSÕESSANTO ANGELOANTONIO LUÍS(55) [email protected]

CRIZEL ELETROMECÂNICARIO GRANDECELSON CRIZEL(53) [email protected]

SANTA CATARINALEÃO POÇOSCHAPECÓLAURO(49) 3323.1444 [email protected]

SERGIPECASA DOS MOTORESLAGARTOPAULO ARAÚJO(79) [email protected]

SÃO PAULOMEGA BOMBASSÃO JOSÉ DOS CAMPOSVLADIMIR ROBERTO(12) [email protected]

SÃO JOSÉ MANUTENÇÃOSÃO JOSÉ DO RIO PRETOVANDERLEI PENA(17) [email protected]

HIDROSSOLO SERV. AMB.MARÍLIACARLOS(14) [email protected]

PASSARELLI ASSISTÊNCIA TÉCNICAARAÇATUBALUÍS CARLOS(18) [email protected]

PAP’SPRES. PRUDENTELUÍS CARLOS(18) [email protected]

PENTÁGONOPRES. VENCESLAUCLAUDINEI BARBOSA(18) [email protected]

BOMACBAURÚANTONIO JOEL(14) [email protected]

R B MJUNDIAÍFELIPE NOVAES(11) [email protected]

DEMAGETABOÃO DA SERRAGEREMIAS DONEDA(11) [email protected]

TECNOÁGUAARARAQUARAMARCUS FABIANO(16) [email protected]

SIRO TAMAGAWAJALESSIRO TAMAGAWA(17) 3632.2866

COMERCIAL TREVISANSOROCABASERGIO TREVISAN(15) [email protected]

DRILL CENTERAMERICANAAPOLO OLIVA(19) [email protected]

MOTORTEC ELETROTÉCNICANOVO HORIZONTENATANAEL DE FREITAS(17) [email protected]

TOCANTINSHIDROBOMBAS ARAGUAIAPALMASWISLEY TAVARES(63) [email protected]

E.FONTENELE DE BRITOARAGUAÍNAEDMILSON FONTENELE(63) [email protected]

31repórter LEÃO

Page 32: Repórter Leão - n°63