repórter leão - n°64

28
1 repórter LEÃO

Upload: horus-comunicacao-e-marketing

Post on 04-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Repórter Leão - n°64

TRANSCRIPT

Page 1: Repórter Leão - n°64

1repórter LEÃO

Page 2: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO2

Page 3: Repórter Leão - n°64

3repórter LEÃO

Page 4: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO4

EDITORIAL

Diretoria:Jeferson PlazaVladimir PlazaMarcos Osni Plaza

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.350 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação:Hórus Comunicação e Marketing

Reportagem, Redação e Impressão:Enfim Ribeirão Editora e Gráfica Ltda-ME

Jornalistas Responsáveis:José Mário SousaElton de Sousa Piachoski

Cartum:Oscar da Silva

A Bombas Leão não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos autores e nem concorda necessariamente com os conceitos deles.

Boletim informativo de circulação interna e externa destinado a clientes, colaboradores e fornecedores.

EXPEDIENTE

Bombas Leão S/AVia Sebastião Fioreze, 400Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.9101 – Fax: (17) 3361.9112www.leao.com.br

Bombas Leão Nordeste Ltda.Rua Humberto de Campos, 1454Bairro Lourival Parente Teresina – PI – CEP 64023-600Tel. (86) 2107.5200 – Fax: (86) 2107.5201

Bombas Leão Recife Ltda.Av. Engº. Alves de Souza, 135 – ImbiribeiraRecife – PE – CEP 51170-300Tel. (81) 3339.9113 – Fax: (81) 3339.9114

Painéis Leão Ltda.Via Sebastião Fioreze, 160Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.1102

Melhoria sempreNa edição passada vimos o lançamento de novos

produtos e muita novidade. Nesta edição, estamos co-memorando mais uma vitória: a recertificação ISO9000, pois passamos pela auditoria de recertificação e fomos recomendados. Isso mostra o quanto nosso sistema de gestão de qualidade vem amadurecendo, trazendo me-lhorias contínuas para nossos processos como um todo. Essa filosofia acompanha a Leão sempre, desde sua fun-dação.

Se antes era de uma forma não estruturada, sem for-malização, hoje através da norma ganhou corpo, forma-lização e principalmente, controle. Assim, conseguimos monitorar nossos processos de forma mais eficaz, propor soluções mais rapidamente e ser consistentes. Quero dei-xar aqui os parabéns a toda nossa equipe, uma vez que melhoria é um conceito de cada um, que levamos ou não nas nossas vidas. Qualidade é atitude. Vamos agir cada vez mais.

Vladimir PlazaDiretor Administrativo / RD

Page 5: Repórter Leão - n°64

5repórter LEÃO

06 - COMPROMISSO LEÃO 20 - ISO É QUALIDADE

13 - LEÃO RECEBE 22 - LEÃO EM PAUTA

10 - EVENTOS 21 - COMISSÃO DE EVENTOS

18 - NOSSO SEGMENTO 24 - FIQUE POR DENTRO

índ

ice

Ediç

ão 6

4

14CAPA

Água: uma questão de saúde pública

Saiba quais são as responsabilidades depois

da perfuração

9Representação, um negócio de pai para filho

Perfil

22Sandra da Silva

Leão em Pauta

Page 6: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO6

Fundada no ano de 1999 por Juarez Atanael da Silva na cidade de Chapecó-SC, cidade localizada no Oeste Catarinense, a 630 km de Florianópolis e con-siderada a capital brasileira da agroindústria, a Cristal Poços Artesianos é hoje referência no estado do Rio Grande do Sul e Paraná.

Reinaugurada em dezembro de 2006, após alguns anos inativa, a empresa - que é parceria da Bombas Leão desde 2007 - desde então não parou de crescer e expandir seus negócios.

Com um atendimento amplo, mas focado em indústrias, aviculturas, suinoculturas e órgãos públi-cos em geral, a Cristal Poços presta diversos serviços como perfuração e instalação de poços artesianos, além da comercialização de produtos do segmento, como tubos galvanizados, tubos de PVC em diversas bitolas e reservatórios de água.

De acordo com Juarez Atanael da Silva, que hoje

tem a sociedade formada com Custódio Crippa, a empresa vem crescendo muito a cada ano, sempre inovando e proporcionando a seu consumidor o me-lhor em perfuração de poços semiartesianos, insta-lações de motobombas, abertura e fechamento de valas, redes de água e uma assistência técnica 24 horas, fornecendo serviço completo a seus clientes. “A nossa relação com a Leão não poderia ser melhor. “Conhecemos os produtos Leão há mais de 15 anos, através do meu grande amigo Valter, que era repre-sentante da Bombas Leão na nossa região. Foi a 1° motobomba que começamos a vender, desde então a parceria é um sucesso”, completa o empresário.

Para nós da Bombas Leão, também não poderia ser diferente. A parceria de sucesso vem devido ao esforço e comprometimento de ambas as partes. Por isso, Cristal Poços, nosso parabéns e obrigado por esta parceria.

COMPROMISSO LEÃO

Cristal Poços ArtesianosSucesso no Sul do Brasil.

Page 7: Repórter Leão - n°64

7repórter LEÃO

Atuando há mais de três décadas no mercado de poços artesianos, na cidade de Imperatriz-MA, com sede na rua Rio de Janeiro, 777, Bairro Jardim Três Poderes e contando também com um depósito, loca-lizado na BR 010/Vila Davi II, a Soloagua atualmente se tornou a maior empresa no ramo de perfuração do estado do Maranhão, sendo uma empresa dinâmica e respeitada no mercado.

Fundada pelo Sr. João Batista de Paiva, que hoje conta com o apoio do filho, João Batista de Paiva Jú-nior, a Soloagua é hoje líder no segmento no esta-do do Maranhão, Tocantins e Pará, e leva aos seus clientes uma completa infraestrutura capaz de aten-der os mais simples aos mais complexos projetos de perfuração, trabalhando com o que há de mais mo-derno e sempre com o mais alto padrão de qualida-de, seguindo normas estabelecidas pela ABNT. Assim, a Soloagua proporciona aos seus clientes satisfação, tranquilidade e a certeza de um bom trabalho.

Atuando em parceria com a Bombas Leão há mais

de 10 anos, ela faz perfuração de poços tubulares profundos, poços de rebaixamentos, piezômetros, além de desenvolver e utilizar as mais avançadas téc-nicas. A Soloagua é hoje líder no mercado da sua re-gião. Sem esquecer a consciência ecológica, é claro, oferecendo dessa maneira, seus serviços sem compro-meter o meio ambiente.

O Sr. João Batista ainda lembra que a Soloagua é uma das empresas mais completas e equipadas do ramo de perfuração. Possuindo equipamentos modernos, seja pelo método rotativo, percussão e rotopneumático. “Fazemos o que está ao nosso al-cance para garantir aos nossos clientes a qualidade e a eficiência dos nossos serviços”, afirma Batista, que completa: “Somos parceiros da Bombas Leão na re-gião Tocantina, temos um laço de amizade e respeito com seus representantes, gerentes, diretores e com a família Leão. Hoje para Soloagua, a empresa significa a melhor para se trabalhar no ramo de bombas sub-mersas no Brasil”.

COMPROMISSO LEÃO

SoloaguaQualidade garantida no Maranhão.

Page 8: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO8

Matheus AntonioSales executive

Vogel - Brasil

No mundo de comércio exterior é de extrema impor-tância que empresas e profissionais de comércio exterior estejam totalmente alinhados e comprometidos para o sucesso de uma operação.

Bombas Leão e Vogel tem uma parceria sólida de mais de 10 anos baseada exatamente nessa condição e, por isso, a cada ano vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional.

Cada destino de uma exportação requer uma análise eficaz da nossa parte (Vogel), além de todas as informa-ções obtidas através dos profissionais da tecnologia dos produtos da Bombas Leão.

Um excelente exemplo dos países que a Bombas Leão exporta com sucesso suas mercadorias - apesar de todas as barreiras e burocracias envolvidas na operação - é a Venezuela.

Segundo alguns economistas, a década de Chávez beneficiou muito de certa forma a economia brasileira, pois o movimento de nossas exportações para lá au-mentaram cerca de sete vezes desde 1998.

A Venezuela, segundo maior país da América Latina, é um importante mercado para países exportadores de

bens e serviços. A importação Venezuelana compreen-de em uma variada gama de produtos que inclui nossas FAMOSAS BOMBAS SUBMERSAS até os produtos de primeiras necessidades.

As exportações para esse país impõem uma série de exigências e burocracias criadas pelo governo. Porém, Bombas Leão e Vogel estão unidas pelo mesmo ideal, cumprem e ainda conseguem driblar os problemas que os próprios importadores enfrentam para conseguirem adquirir os produtos.

O bom profissional de comércio exterior se faz 50% da sua união com a empresa exportadora/importadora, como a real extensão da sala de comércio exterior da empresa até nós e vice versa.

Essa ideologia de sucesso nas operações é consegui-da dessa forma. Consolidamos-nos a cada ano mais e mais, quando se tem parceiros de sucesso em nossa tra-jetória, assim como Bombas Leão.

COMPROMISSO LEÃO

Bombas Leão e Vogel exportando para Venezuela

Page 9: Repórter Leão - n°64

9repórter LEÃO

PERFIL

RepresentaçãoUm negócio de pai para filho.

Não é a toa que a palavra representação é a esco-lhida para definir a carreira dos “vendedores” de uma determinada marca ou produto. No caso da represen-tação, a questão em si não é apenas a venda, mas sim todo seu desdobramento. Fica fácil de entender a diferença quando se está em contato em uma relação de representação. O vendedor não traz a carga de responsabilidade de um representante. Um exemplo é o pós-venda. Traduzindo em mi-údos, a representação é a via mais fácil para o contato do cliente com a empresa, seja esse contato de qualquer ordem, como compra ou venda, faturamento, garantia, prazo de entrega e a satisfação com a qualidade. Assim, o leque de atuação de um representante é vasto dentro das negociações co-merciais se comparado com a de um simples vendedor. O compro-metimento é outro.

Nesta edição, vamos conhecer um pouco mais de Luis Eduardo Ferreira dos Santos Pereira da Silva, o Pereira, como é mais co-nhecido no noroeste do estado de São Paulo, região onde atua. Logo no começo da entrevista, quando questionado a respeito de seu comprido nome, o representante se defendeu: “Os nobres sempre têm nomes compridos”. Observando e depois de al-gumas edições traçando o perfil dos representantes Leão, fica nítida uma qualidade que se mostra impres-cindível: o bom humor.

Pereira começou seu trabalho de representação em 1990, ainda com seu pai, como explica: “Meu pai, José Pereira da Silva Neto, era representante comer-

cial. Então aprendi a atividade com ele. Inclusive, her-dei seu nome conhecido no meio. Nesta época eu era o Pereirinha e, hoje, passados 20 anos, sou o Pereira, assim como ele”, contou orgulhoso.

Antes de trabalhar na Bombas Leão, o represen-tante já estava no setor de bombas submersas. “Estou na Leão desde 1998”.

Aos 46 anos de idade, 12 deles de Leão, Pereira fala um pouco de sua atividade. “No começo as viagens eram bem difíceis. Já trabalhei em outras re-giões, longe de casa. Hoje não, além de estar mais acostumado com o trecho, faço uma região próxima a de minha casa, que fica em Bebedouro”.

Segundo ele, a marca Leão é um sinônimo dentro do segmen-to. “Não existem grandes dificul-dades. A marca representa quali-dade. Então quem compra sabe que está adquirindo um produto com alta tecnologia de bombea-mento. E este nem precisa ser um argumento de venda, uma vez que já é de conhecimento de to-dos”.

Outra importante observação feita por Pereira é com relação às mudanças apresentadas pelo mercado. “Antigamente, os per-

furadores compravam o equipamento. Hoje também funciona desta maneira, porém, existem muitas lojas, muitos pontos de vendas. Eles são a maioria, diferen-temente de 20 anos atrás.

Pereira atualmente se dedica à Rosângela, sua es-posa, e seus filhos: Rodrigo, 16 anos, Rafael de dez anos e Maria Eduarda de apenas dois.

Page 10: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO10

EVENTOS

No dia 30 de setembro Bombas Leão recebeu atra-vés de seu diretor comercial, Jeferson Plaza, uma home-nagem no plenário da Câmara Municipal da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A iniciativa da Casa foi resultado da resolução no 14/10, aprovada por unani-midade. A deferência, que contou com a presença de várias autoridades, aconteceu como reconhecimento da atuação da empresa junto aos seus distribuidores e sociedade rural, pelos treinamentos e orientações pro-porcionadas à comunidade. Já são 240 comunidades que - graças a parceria entre Prefeitura, Bombas Leão

e Câmara Municipal, sentem o impacto positivo gera-do pela presença dos produtos Leão. Jeferson recebeu a placa “Alferes José Lopes de Carvalho” das mãos do autor da homenagem, o vereador José Marcos Martins de Freitas. “Em nome da Leão eu quero agradecer esta homenagem feita pela Câmara de Montes Claros e dizer que o nosso trabalho continua nesta região, levando de-senvolvimento e mais qualidade de vida para as comuni-dades rurais. A Leão atua no município há anos e agora tem o seu trabalho de atuar junto aos distribuidores e comunidades locais”, agradeceu o diretor comercial.

Bombas Leão recebe homenagem por atuação nas comunidadesCâmara Municipal de Montes Claros formaliza agradecimento à empresa pelo suporte proporcionado nos últimos anos.

Vereador Marcos Ném e Jeferson Plaza

Page 11: Repórter Leão - n°64

11repórter LEÃO

Jeferson Plaza e Secretário de Agricultura Roberto Amaral

Secretário Adjunto de Agricultura Reinaldo Rabelo, Jeferson Plaza e Vereador Marcos Ném

Câmara Municipal de Montes Claros

Elevir Chiarelli, Jeferson Plaza, Vereador Marcos Ném e Empresária Maria das Graças (Casa do Motor)

Jeferson Plaza e Vereadores de Montes Claros (Raimundo do INSS, Marcos Ném, Rita Vieira, Frank Cabeleireiro, Pastor Elair, Alfredo Ramos, Claudim da Prefeitura, Damásio e João de Deus)

Page 12: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO12

A cada ano, a Feira Comercial e Industrial de Ituiuta-ba – Fecit – vem se destacando mais e mais. Em 2010, ficou clara sua importante relevância para o cenário co-mercial e industrial da região de sua cidade sede, Ituiu-taba, Minas Gerais. A 16a edição do evento aconteceu do dia 11 a 19 de setembro no Parque de Exposições JK. Bombas Leão e Casa das Bombas, parceira Leão de Ituiutaba, participaram do evento através de um estan-de. Segundo Flávio Queiroz de Oliveira, proprietário da empresa, o evento serviu como uma vitrine para o seg-mento: “Tivemos a oportunidade de mostrar a nossa empresa, levando para nossos clientes e para os demais visitantes o que de melhor temos a oferecer, a qualidade de nossos produtos e serviços”, finalizou.

EVENTOS

Bombas Leão e Aquatec - empresa de Contagem, Minas Gerais – estiveram presentes, através de um es-tande, na 22a edição da Expo Usipa, que aconteceu do dia 21 a 24 de julho na Associação Esportiva e Recrea-tiva Usipa, em Ipatinga, Minas Gerais. O evento, com tema “Sustentabilidade para bons negócios”, contou com 179 expositores dos mais diversos segmentos, como comércio, indústrias e prestação de serviços. Mui-tas palestras também foram ministradas, uma delas, in-clusive, proposta pela própria Aquatec. Ronaldo Gonçal-ves, engenheiro elétrico da empresa, falou sobre poços artesianos, dimensionamento e instalação, ressaltando as várias formas de aplicação.

XXII EXPO USIPAEvento de Ipatinga reúne mais de 33 mil visitantes.

FECIT 2010Evento se destaca como maior feira de negócios do Pontal do Triângulo Mineiro.

Page 13: Repórter Leão - n°64

13repórter LEÃO

RECONHECIMENTO / LEÃO RECEBE

No mês de setembro o gerente comercial da Bom-bas Leão, Paulo Nicolas, esteve na cidade de Manaus em visita à Maqmoto, parceira Leão há 15 anos. Na ocasião, Nicolas aproveitou para entregar para Wálter Távora, sócio da empresa ao lado de seu pai, Gilberto Távora, uma placa em reconhecimento às vendas pra-ticadas pela a empresa no ano de 2009.

A Maqmoto possui 25 anos de história, sempre se destacando pelo seu atendimento. Além de bom-bas submersas, a empresa ainda comercializa bom-bas horizontais, tubos, conexões, motores elétricos e materiais para sistema de esgoto. São duas lojas na capital do estado, a principal no bairro Cachoeirinha e uma filial no bairro São José. “O grupo Maqmoto ainda possui uma empresa que atua na área de grupo geradores, a Sotemaq, localizada na região portuária de Manaus”, diz Wálter. Quanto à homenagem, o só-cio explicou: “Esse reconhecimento é reflexo de um trabalho que exercemos há 25 anos. É uma honra e

MaqmotoDestaque em vendas no norte brasileiro.

Os parceiros Leão visitam a empresa com o intui-to de receber informações atualizadas sobre os pro-dutos que comercializam e, assim, aprimorar cada vez mais seu atendimento. Em outubro recebemos com satisfação a presença de Valdirene Santos e Le-andro Oliveira da Nutrimaq/BA.

O resultado dessas visitas são parceiros qualifica-dos para atender, a cada dia, melhor o cliente Leão. Outro importante ganho é com relação ao estreita-mento de uma relação sólida entre a Leão e seus parceiros. A empresa está de portas abertas para re-ceber seus parceiros. O que você está esperando? Venha nos visitar. Sua presença será sempre um pra-zer para nós.

Visitas na empresa

um prazer receber essa homenagem de uma empresa como a Leão, a maior empresa do segmento da Amé-rica Latina. A parceria nos torna uma grande família”, conclui o empresário.

A Bombas Leão é que agradece pelo empenho deste grande parceiro comercial e deseja sucesso, hoje e sempre.

Leandro Oliveira Valdirene Santos

Page 14: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO14

ESPECIAL

Água: inodora,incolor e insípidaPara cuidar da saúde é preciso começar com a qualidade da água.

Page 15: Repórter Leão - n°64

15repórter LEÃO

A água é um recurso essencial para a vida. Sem-pre se soube disso, porém, na prática, pouco se vê em iniciativas para proteger este recurso. O Repórter Leão vem abordando o tema nas últimas edições. Mas sempre expondo o mau uso, o desperdício e ainda a contaminação. Todas estas questões são de fato de suma importância. Tanto se vê por sua necessidade. Para se ter ideia, 75% do corpo humano é constituído por água. E, por outro lado, apenas 1% da água do planeta estaria apta para ser consumida, número que não considera a poluição. Entretanto, é importante pensar nas responsabilidades decorrentes da explora-ção da água, já que a mesma é uma questão de saúde pública, principalmente quando se trata da distribui-ção para consumo.

Existe um regimento específico para cuidar da questão, trata-se da Portaria no 518, instituída no dia 25 de março de 2004 pelo Ministério da Saúde, que veio para substituir a Portaria no 1469, de 29 de de-zembro de 2000.

O documento vigente dispõe sobre os procedi-mentos e responsabilidades inerentes ao controle e à vigilância da qualidade da água para consumo hu-mano, estabelecendo, assim, padrões de potabilida-de. Dessa maneira, segundo a Portaria no 518, fica definida água potável: “Água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não oferece riscos à saúde”.

Portanto, a perfuração de um poço implica em diversas responsabilidades que devem ser atentadas, como afirma Rafael Rodas Lemo, biomédico espe-cialista em análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. “Essa é uma questão de saúde pública. Caso não seja acompanha-da a qualidade da água em distribuição, várias doen-ças podem aparecer, como é o caso da cólera, hepati-te, entre diversas outras parasitoses. Então, este é um trabalho importantíssimo que a Vigilância Sanitária tem que fazer. É preciso acompanhar mesmo. A partir deste ponto, já fica evidente a importância de comba-ter poços clandestinos”, afirma Lemo.

Segundo o especialista, basicamente existem três tipos de captação de água: Solução Alternativa Cole-tiva, Solução Alternativa Pública e Solução Alternativa Particular.

Rafael Rodas Lemo

Page 16: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO16

A Coletiva é toda modalidade de abastecimen-to coletivo de água distinta do sistema de abasteci-mento de água, incluindo, entre outras, fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador, instalações condominiais horizontal e vertical. Rafael afirma que para este tipo de modalidade, o controle da qualidade é exigido por lei, sendo necessária uma verificação mensal: “Mensalmente se analisa a cor, turbidez, odor, sabor, coliformes totais e coliformes termotolerantes, provenientes de matéria advinda de animais. Porém, anualmente, se faz uma análise mais completa. Essas são as checagens exigidas por lei para soluções alternativas coletivas. Essas verifi-cações são de grande importância, já que possuem grande poder de conservação da saúde da comu-nidade”, completa. Rafael explicou que, para este tipo de poço, é necessário ainda dosagem de cloro, responsável por matar micro-organismos.

Os poços que funcionam como Solução Alterna-tiva Pública são aqueles que fazem parte do siste-ma de abastecimento de água. Assim, necessitam de testes mais rigorosos, feitos também periodica-mente. Esta modalidade, além de outros parâmetros laboratoriais que são exigidos, necessita ainda de aplicação de flúor, para o cuidado público da saúde oral.

Já as Soluções Alternativas Particulares necessi-tam de testes de qualidade da água apenas para a outorga do poço. Porém, segundo Rafael Lemo, esta é uma questão que não apresenta nenhum be-nefício. “A responsabilidade é do proprietário do poço. Não fazer análises da potabilidade da água pode estar colocando a saúde da própria família em risco. O que eu sempre aconselho é que se faça uma verificação a cada seis meses pelo menos. Com saú-de não se brinca”, finaliza Rafael.

Page 17: Repórter Leão - n°64

17repórter LEÃO

PERFIL TÉCNICO

Atuando há 22 anos no mercado de bombas hi-dráulicas e há mais de 15 anos como assistência au-torizada Leão, a “Teresina Bombas Hidráulicas Ltda”, conhecida também como Irritec, é referência hoje no Brasil, atuando nos estados do Piauí, leste do Mara-nhão e oeste do Ceará.

Fundada em 28 de agosto de 1988 por Antônio Clemente Fontenele, na cidade de Teresina, capital do Piauí, a Teresina Bombas traz consigo a ideia de inovar os serviços de bombas hidráulicas na região, fazendo da empresa uma das principais no ramo de equipa-mentos e serviços prestados. Entre os principais servi-ços estão: recuperação de bombas, motores elétricos industriais, submersos, bombeadores, instalação de conjuntos motobombas e manutenção de painéis para equipamentos de até 500 cavalos.

A empresa que hoje é administrada pela família Clemente, com o Sr. Antônio Clemente Fontenele e sua esposa Maria Francisca do Nascimento Fontenele, e atende principalmente a órgãos públicos (Prefeituras, SAAE’s, Agespisa), condomínios, hospitais, indústrias e clientes do setor primário, dando total respaldo em ins-

talações e manutenções, com serviços de filmagens e orientação quanto à melhor maneira de explorar racio-nalmente a mina. Assim, ela expande os laços comer-ciais e o forte nome da empresa com a finalidade de melhorar a prestação de serviços e gerenciar os contra-tos com a rede de assistência técnica autorizada. A Te-resina Bombas Hidráulicas Ltda, inaugurou - no último mês de abril - uma filial, localizada também na cidade de Teresina.A finalidade é o atendimento 24 horas por dia, dando mais tranquilidade e comodidade a todos os clientes, deixando-os mais seguros e satisfeitos.

De acordo o Sr. Antônio Clemente, a principal ban-deira da empresa é a comercialização dos produtos da Bombas Leão, que vem ajudando a ultrapassar frontei-ras e fixar o nome da Irritec entre os milhares de con-sumidores do produto no Brasil. “A Leão é uma marca forte e consolidada no mercado, que sempre inova com produtos de qualidade e que vem a somar com a estratégia e aos valores da Irritec. Ao lado da Bom-bas Leão, temos como missão ser a melhor assistência técnica do Brasil, à frente das expectativas de nossos clientes”, conclui.

Teresina BombasAgilidade e garantia são marcas registradas.

Page 18: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO18

NOSSO SEGMENTO

É comum encontrar proprietários de poços tubulares com problemas em relação à baixa qualidade química da água extraída. Quase sempre esse tipo de assunto é apresentado com certo conformismo, sendo essa baixa qualidade associada à contaminações diversas da área interna do poço.

Dificilmente esse problema ganha outras associa-ções, porque é sempre uma das causas mais prováveis. Contudo, determinar realmente qual é o problema do poço é uma tarefa árdua e necessita de um grande co-nhecimento dos processos de construção, desenvolvi-mento e manutenção de poços tubulares.

Normalmente, o proprietário do poço nota que a água produzida começa a apre-sentar coloração diferenciada, cheiro e gosto metálico. Também é comum que sejam notadas pe-quenas incrustações ou material decantado nas tubulações e cai-xas d’água. Em seguida, inicia-se um processo caseiro de tentar limpar o sistema e eliminar o problema, o que quase nunca tem resultados satisfatórios. Isso ocorre porque alguns problemas que os poços apresentam neces-sitam de intervenções enérgicas, a exemplo dos casos de conta-minação do poço por bactérias, que exigem um trata-mento extremamente diferenciado com produtos espe-cíficos (tema já abordado em edições anteriores deste informativo).

Após verificar que os procedimentos mais simples de limpeza não são suficientes, o proprietário normalmente entra em contato com as empresas especialistas em po-ços tubulares e procura uma solução para seu problema.

Entretanto, às vezes é bastante difícil dar uma solu-ção efetiva para o problema sem conhecer o histórico do poço, seu sistema de construção e a região em que este se situa. Para isso que é necessário que o proprietário

faça a legalização do poço perante os órgãos ambien-tais, registrando-o e guardando o seu projeto de cons-trução.

Para resolver problemas no futuro, o mais importante é ter sempre o projeto de construção do poço de manei-ra acessível, pois isso facilita muito a tomada de decisão sobre quais produtos utilizar na limpeza e a dosagem correta, obtendo economia no processo de limpeza ou manutenção, com resultados satisfatórios e precisos.

A legalização do poço é a única maneira de garantir que este seja construído de maneira correta, pois será sujeito a fiscalização por profissionais habilitados ao fi-nal da obra. Inclusive esse procedimento de construção

é normatizado pela norma ABNT NBR 12244. Existem também apostilas e cartilhas informativas de construção de poços tubu-lares disponíveis na internet, a exemplo da oferecida pela Com-panhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geo-lógico do Brasil), disponível em ftp://ftp.cprm.gov.br/pub/pdf/dehid/manubpt.pdf. Essas apos-tilas podem ser utilizadas para acompanhamento da obra de construção de seu poço, dando ferramentas para o proprietário

observar se a construção está sendo bem executada e se as suas expectativas serão atingidas.

As fases de maior importância na construção de um poço tubular são:

• Determinação das entradas de água (obtida duran-te a perfuração do poço);

• Completação (consiste na colocação da tubulação do poço, sendo este o revestimento e os filtros, coloca-ção do pré-filtro e do selo sanitário);

• Desenvolvimento (consiste na remoção de mate-riais que obstruem a passagem da água para dentro do poço, sendo finos da própria formação e resíduos do

Completação e desenvolvimento de poços: economia a longo prazo

Page 19: Repórter Leão - n°64

19repórter LEÃO

LAJE DEPROTEÇÃO

REVESTIMENTO

PRÉ-FILTRO

TUBO DE RECARGA

TUBO DE BOCA

PREENCHIMENTO SELANTE

ISOLAMENTOSANITÁRIONORMA 12244 ABNT

fluido de perfuração). Normalmente são utilizados pro-dutos químicos específicos nessa etapa.

É importante ter as informações dessas etapas regis-tradas detalhadamente para auxiliar nas futuras manu-tenções e limpezas que o poço irá necessitar.

Como exemplo de problema relacionado a essas eta-pas, podemos ver casos nos quais a etapa de completa-ção foi efetuada sem o selo sanitário (poço tipo pontei-ra) ou com um selo sanitário deficiente (mal construído). Esse poço terá problemas de contaminação com água superficial de má qualidade, o que dificilmente poderá ser solucionado com limpezas.

Também podemos encontrar poços nos quais não foi executada a etapa de desenvolvimento ou esta foi feita de maneira ineficiente. Nesses casos, o poço apre-senta baixa vazão, aquém do esperado no projeto e, se isso for corretamente diagnosticado, uma simples apli-cação de um produto químico específico com ação dis-persante pode solucionar completamente o problema. Já foram encontrados casos em que poços com mais de dois anos de uso foram novamente desenvolvidos e foi possível verificar que ainda existia bentonita do fluido de perfuração presente na área de filtros. E era exatamente isso que bloqueava a passagem de água.

Os produtos utilizados na etapa de desenvolvimento devem possuir pH alcalino e ação tensoativa, pois so-mente produtos com essa ação específica dispersante são capazes de trabalhar quimicamente o empacota-mento do pré-filtro e proporcionar uma retirada com-pleta do fluido de perfuração. Isso ocorre porque alguns fluidos com aditivos poliméricos aniônicos precipitam nas paredes do poço caso o pH do produto utilizado seja ácido.

O melhor empacotamento do pré-filtro irá minimizar a entrada de finos da formação para dentro do poço, garantindo uma melhor qualidade da água produzida e

uma proteção maior para a bomba, que pode ter seus rotores danificados caso o poço produza materiais sóli-dos junto com a água.

Outra etapa que normalmente é negligenciada é efetuar a desinfecção do poço ao final da obra. Isso traz vários riscos à saúde, pois o interior do poço pode estar contaminado até por micro-organismos patogênicos. Corriqueiramente, a contaminação principal é por bac-térias (do gênero Gallionella, Leptothrix e Siderococcus) que podem vir a iniciar o processo de incrustação do poço. Elas são levadas para dentro do poço exatamente pelo processo de perfuração, pois não são nativas do meio subterrâneo. Existem produtos específicos para essa etapa que conseguem eliminar os tipos mais resis-tentes destes microorganismos. Efetuar essa desinfec-ção é muito importante, pois irá prolongar bastante o tempo de utilização do poço sem que este necessite de uma limpeza ou de um tratamento de desincrustação. Isso é economia direta nos custos de manutenção do poço futuramente.

Todos os procedimentos descritos neste texto podem ser encontrados com melhor detalhamento em sites de órgãos públicos de apoio à prospecção de água subter-rânea, agências governamentais de ação regulatória e associações do setor, com a ANA, CETESB e a ABAS. Também podem ser encontradas informações técnicas nos sites das empresas especialistas na área.

A dica é ficar atento às fases de construção de seu poço. Pois essa atitude só traz vantagens, tanto iniciais quanto futuras, gerando economia e certeza quanto à qualidade da água produzida.

Autor:Juliano Magalhães

Químico de Desenvolvimento de Produtos

Page 20: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO20

O Sistema de Gestão da Qualidade da Bombas Leão S/A é certificado há 11 anos. Ao longo deste tempo, a cada dia, enxergamos os nossos processos mais consis-tentes, os clientes mais satisfeitos com nosso trabalho e nossos produtos. E podemos afirmar isso pelos resulta-dos alcançados e pelas auditorias realizadas, que mos-tram a maturidade do nosso sistema. A cada três anos após a certificação, as empresas passam por auditorias para garantir e assegurar os processos de gerencia-mento da qualidade e manter o certificado ISO 9001. Esse processo é o de Recertificação. Através dele, é re-forçado o compromisso com a gestão da qualidade, que é direcionada aos seus clientes e colaboradores.

A auditoria de Recertificação é um processo de ex-trema e fundamental relevância para todas as organi-zações, sejam elas grandes ou pequenas.

Para a Bombas Leão, a Recertificação significa o amadurecimento do sistema de gestão nos moldes dos

requisitos da qualidade; significa a confiança que o tra-balho seja realizado conforme as melhores práticas de gestão, garantindo eficiência, eficácia e melhoria nos processos que fazem parte das rotinas de trabalho.

E é com muita satisfação que reafirmamos esse compromisso com a qualidade, tendo o nosso Sistema de Gestão da Qualidade Recertificado pelo organismo certificador SGS ICS Certificadora Ltda.

Agradecemos a todos os nossos clientes, fornece-dores e acionistas pela confiança. Um agradecimento em especial fica com toda a equipe de colaboradores Leão que, com muita competência, experiência e garra tem proporcionado essa solidez ao nosso SGQ.

Parabéns a todos!

Garantir a qualidade: mais uma vez conseguimos!

Fátima Baraldi VazCoordenadora do SGQ

Page 21: Repórter Leão - n°64

21repórter LEÃO

COMISSÃO DE EVENTOS

Um grande número de crianças, acompanhadas pelos pais e familiares, brincou e festejou durante a manhã do dia 12 de outubro, na Festa do Dia das Crianças, na Praça Central Rio Branco, em Monte Azul Paulista SP. No dia em especial, puderam desfrutar de pula-pula, oficina de pipa, oficina de pintura no ros-to, além das guloseimas como sorvete, algodão doce e pipoca. Houve ainda competições de bicicleta orga-nizadas pelo grupo de ciclistas Mont Bikers, sorteio de brindes que, em especial, contava com uma linda bici-cleta. Os pequeninos se divertiram à vontade e pude-ram celebrar esta data com muita alegria.

Estiveram presentes no local para segurança de

A maioria das pessoas desconhece essa data festi-va, porém existe sim o “Dia do Idoso”, comemorado no dia 1º de outubro. Esta data, contudo, foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e traz a celebração anual para o tema. No Brasil, no entanto, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade.

Para celebrar juntos a essas pessoas carismáticas que, acima de tudo, são carentes de carinho e afeto, as

Ser CriançaGilberto dos Reis

Ser criança é acreditar que tudo é possívelÉ ser inesquecivelmente feliz com muito poucoÉ se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculosSer criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.

toda criançada a guarda civil, policiais, as secretarias de esportes e educação do município. A Bombas Leão não podia faltar, e esteve presente através de suas co-missões internas e de vários voluntários, dando conti-nuidade ao Projeto Integração Empresa, Colaborador e Comunidade.

Os filhos dos Colaboradores Leão, “pecinhas im-portantíssimas”, estiveram presentes no evento e se divertiram muito.

Para a empresa, o projeto é mais uma iniciativa que deu certo e com certeza ficamos muito felizes em po-der realizar e participar desse evento. Parabéns a todas as crianças.

comissões de Ação Solidária e de Eventos da Bombas Leão doaram lençóis e fronhas para o Asilo São Vicente de Paula, de Monte Azul Paulista. O intuito foi levar um pouco mais de conforto e alegria às expressões de tristeza.

Foi muito gratificante presenteá-los e ficar na com-panhia daquelas pessoas maravilhosas, compartilhan-do histórias e alegrias passadas.

Parabéns a todos os idosos.

Dia da Criança com o projeto “Integração Empresa, Colaborador e Comunidade”

Dia do Idoso

Page 22: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO22

LEÃO EM PAUTA

Com algumas décadas de empresa, Sandra Maria Rodrigues da Silva, auxiliar de expedição, durante en-trevista, conta um pouquinho de sua história, dentro e fora da empresa. Segundo ela, uma relação que é até difícil de explicar. “Gosto muito daqui, talvez nem saiba me expressar direito. Todo mundo comenta o fato de eu almoçar aqui, com parte do pessoal, afinal, tenho carro e poderia ir para casa. Mas acho tão legal poder ficar por aqui, conversando com todos!”. E é as-sim, mesmo depois de muitas primaveras, que Sandra vai seguindo, vivendo sua própria novela.

Repórter Leão – Há quanto tempo você está na empresa?

Sandra Maria Rodrigues da Silva – Faz muito tempo, afinal, já se vão mais de 25 anos. Entrei no final de fevereiro de 1985.

Repórter Leão – Foi seu primeiro emprego?Sandra – Não, já tinha trabalhado em casa de famí-

lia, cuidando de crianças.

Repórter Leão – E como foi a sua entrada na Leão?Sandra – Entrei através da minha mãe. Ela, assim

como eu, também trabalhou aqui por muito tempo, vinte e poucos anos. Quando ela entrou, a empresa ainda era na rua Sete de Setembro. Mas ela saiu em 2005, então hoje leva a vida de aposentada.

Repórter Leão – Quando entrou, foi contratada para fazer o quê?

Sandra – Essa é uma história interessante. Existiam alguns departamentos na produção que trabalhavam mulheres, mas eram departamentos específicos. Um exemplo é o enrolamento de motor, que era “dividi-do”, os motores menores as mulheres faziam, e os ho-mens ficavam com os grandes, esses subsetores eram inclusive separados fisicamente. Na produção, para fa-lar a verdade, não existiam mulheres. Eu fui a primeira, entrei na área de enchimento de rotor. Não existiam mulheres, então a minha entrada serviu para eles ve-rem se dava certo.

Sandra da SilvaUma experiência bem sucedida.

Page 23: Repórter Leão - n°64

23repórter LEÃO

Repórter Leão – Era outra época, não é mesmo Sandra?

Sandra – Tudo era diferente. Como estou aqui há muitos anos, consegui acompanhar bem esta evolu-ção. Quando entrei, a empresa já era na via Sebastião Fioreze, mas fazia pouco tempo, apenas dois anos. Lembro que tínhamos muito espaço, muretas separan-do os setores. Sabe que é até engraçado olhando para trás. Mas era o conceito da época.

Repórter Leão – E depois deste setor, você foi para onde?

Sandra – Passei no enchimento de carcaça, fui até convidada para tomar conta do setor, mas não sei exa-tamente o porquê, não quis. Eu gostava da ideia de ir para o Almoxarifado, então esperei abrir uma vaga e, assim que abriu, fui para lá. O Toninho Penteado que era o chefe do Almoxarifado na época.

Repórter Leão – E você não sabe por qual razão queria trabalhar lá?

Sandra – Não sei. Lembro que a ideia me agradou. (risos)

Repórter Leão – E quanto tempo você ficou só neste setor?

Sandra – Foram 22 anos.

Repórter Leão – E o que faz hoje?Sandra – Hoje eu trabalho na Expedição. São tra-

balhos similares, enquanto um cuida da entrada dos itens, o outro cuida da saída deles.

Repórter Leão – E como é sua vida fora da em-presa?

Sandra – Eu moro com minha mãe, Benedita, mi-nha irmã, Raquel, e com o Alison, meu filho. Sou muito caseira, adoro assistir uma novela (risos) e “jogar papo fora”.

Repórter Leão – Mas tem uma especial?Sandra – Que nada! (risos) Não me contento, assis-

to todas: das seis, das sete e das oito.

Repórter Leão – Depois de tantos anos, o que você pode falar da Leão?

Sandra – Eu só tenho a agradecer. Sempre que pre-cisei, jamais recebi um não. O inverso também é verda-deiro. Então sempre foi muito bom, porque a relação, tanto de mim para com a empresa quanto da empresa para comigo, sempre foi boa.

Page 24: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO24

tomadas de decisão podem, inclusive, antecipar qualquer necessidade de interromper a produção, gerando informações mais apuradas para o Pla-nejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), departamento responsável pela sistemati-zação do processo produtivo.

FIQUE POR DENTRO

Apontamento de Parada no Centro de Trabalho

Controle Dimensional - SENAI

Este treinamento, ocorrido no mês de outubro, foi destinado aos colaboradores do chão de fá-brica. Apontamento de Parada é informar para o sistema o tempo que o Centro de Trabalho (CT) ficou sem produzir. A importância são os indicado-res que o registro de parada proporcionam. Assim,

Também com início no mês de Outubro, o Cur-so de Aperfeiçoamento Profissional e Controle Di-mensional tem por objetivo o desenvolvimento de competências a nível básico relativo ao manuseio, conservação, aplicação e leituras de instrumentos de medição. Dessa forma, proporciona a melhoria

Rodrigo Bognin Auxiliar Administrativo/RH

dos processos da empresa, visando à qualificação do profissional para o presente e futuro.

Os colaboradores estão sendo treinados no lo-cal de trabalho, externamente e também em di-versos procedimentos e instruções de trabalho por instrutores da empresa.

Page 25: Repórter Leão - n°64

25repórter LEÃO

FIQUE POR DENTRO

Silvio Antolini Supervisor Técnico

O proprietário da empresa R.N.M.N. - da cidade de São Bernardo / MA, Sr. Raimundo Nonato, veio par-ticipar do estágio na fábrica almejando ser nosso As-sistente Técnico autorizado na região. Outra empresa preocupada em ofertar bons serviços a seus clientes foi a Trionic Produtos e equipamentos, da cidade de São Paulo/SP, que enviou dois técnicos para enrique-cer seus conhecimentos. A empresa Comercial Agro Industrial da cidade de Teixeira de Freitas também não perdeu tempo e enviou duas pessoas para estagiar na área comercial da fábrica. Eletrovel Serviços, Assistên-cia Técnica Autorizada da cidade de Belém/PA, enviou também enviou dois técnicos para reciclagem. Vieram fazer o estagio, ainda, quatro funcionários do órgão FUNASA do Amazonas.

Aos estagiários e suas respectivas empresas, o nos-so muito obrigado.

No mês de outubro aconteceu um dos maiores e mais antigos eventos voltados para o comércio do mundo, o China Import and Export Fair, ou Feira de Importação e Exportação da China, na cidade de Guangzhou, região do Cantão, China. Com mais de 50 anos, o evento é referência global. Bombas Leão esteve presente através de seu diretor comer-cial, Jeferson Plaza, e do gerente de engenharia, Miguel Rubens de Lima. Segundo Plaza, o evento é essencial na busca de um trabalho de excelência: “Buscamos parceiros e novas tendências tecnoló-gicas. Assim, continuamos com a nossa política de buscar novos horizontes”, finalizou.

Maicon Barros Virgulino e Pedro Paulo Veloso da Eletrovel

O diretor comercial, Jeferson Plaza, junto ao gerente de engenharia, Miguel Rubens de Lima, durante feira chinesa

Mês de Setembro e Outubro

Bombas Leão marca presença em evento internacional

Page 26: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO26

AMAPÁMEGATÉCNICA EMPREEND.MACAPÁALMEIDA(96) [email protected]

AMAZONASNORTE MOTORES E SERV.MANAUSKARINA GUEDES(92) [email protected]

M. S. COMERCIO E SERV.MANAUSMIGUEL SILVEIRA(92) [email protected]

B A COMERCIO E ENG.MANAUSANA MARIA(92) [email protected]

ALAGOASMONTE AZUL ALAGOANAMACEIÓMÁRCIO ALVES(82) [email protected]

EDVALDO A. JOVENALMACEIÓBRUNO GIOVANNI(82) [email protected]

BAHIAMINAS BOMBASVITÓRIA DA CONQUISTAMURILO RAMOS(77) 3421.0597 [email protected]

EMCIL ELETROMECANICASALVADORBRUNO GOES(71) [email protected]

SOLO SONDABRUMADONELSON AGUIAR(77) [email protected]

ELÉTRICA FERMAMFEIRA DE SANTANAMANOEL PAULINO(75) [email protected]

S R MOTORESSALVADORCARLA PAIVA(71) [email protected]

HIDRATECIRECÊHAILTON T. VAZ(74) [email protected]

CARLOS TEODORO ISAIASTEIXEIRA DE FREITASCARLOS TEODORO(73) [email protected]

MINAS BOMBASGUANAMBÍJOSÉ HERBERT(77) [email protected]

BRASÍLIA - DFELETRO ENROLAMENTOTAGUATINGAAVAÍDE MATEUS(61) [email protected]

CEARÁANTONIO NEY FERREIRA SOUSANOVA RUSSASANTONIO NEY(88) [email protected]

J. RODRIGUES BOMBAS SUB.CRATOJOSÉ RODRIGUES(88) [email protected]

ARNÓBIO ARAÚJO VIEIRAIGUATÚCARLOS ALBERTO(88) [email protected]

MAPURUNGA S. MAQUINASFORTALEZAMARCOS MAPURUNGA(85) [email protected]

ELETROTÉCNICA KVM LTDAFORTALEZAJOSÉ ARIMATÉIA(85) [email protected]

ADROVANDO CAVALCANTEUBAJARAADROVANDO TOMÁS(88) [email protected]

ESPÍRITO SANTOCELSO LEONARDO FIGUEIRASERRACELSO LEONARDO(27) [email protected]

ELÉTRICA MARTINSLINHARESDIEGNER MARTINS(27) [email protected]

ELÉTRICA ANDRADECOLATINAFABIANO ANDRADE(27) [email protected] GOIÁSGOIÁS BOMBASGOIANIAGILVAN VIEIRA SOUZA / SILVIA(62) [email protected]

AJEL MOTORESRIO VERDEWILBER GOMES(64) [email protected]

MATO GROSSOELETRO CONSTRUTORA COSTAPRIMAVERA DO LESTEMARCELINOTel. (66) 3498.2299

LAERCIO MUNARO & CIASORRISOLAERCIO MUNARO(66) [email protected]

VALÉRIO B. & FONTANACUIABÁVALÉRIO BEATRIZ(65) 3661.3453 [email protected] MATO GROSSO DO SULELETRO JUPIÁTRES LAGOASANTONIO TEIXEIRA(67) [email protected]

AVILA DA CRUZDOURADOSURIAS AVILA(67) [email protected]

ELÉTRICA RADARPONTA PORÃALDO LUÍS(67) [email protected]

ELETROSERV ASSISTÊCIA TÉCNICADOURADOSLUIS CARLOS(67) [email protected]

ELETRO BOMBASCAMPO GRANDEJANSER NUNES(67) [email protected]

ASSISTENSILCAMPO GRANDESÍDNEI ANTONIO(67) [email protected] MARANHÃOE. P. ENGENHARIA LTDASÃO LUÍSADAUTO DE SOUZATEL: (98) 2106.0800

AGIL MOTORESIMPERATRIZANTONIO RAIMUNDO(99) [email protected]

LOK EQUIPAMENTOSSÃO LUÍSMAGNO MAPURUNGA(98) [email protected]

J.F.B. DOS SANTOSSÃO JOSÉ DE RIBAMARFLÁVIO DOS SANTOS(98) [email protected]

MINAS GERAISMVA ELETRICIDADE INDUSTRIALSETE LAGOASJULIANO(31) [email protected]

ELETROTÉCNICA XAVIERUBERABAFERNANDO BARSANULFO(34) 3312.3905 [email protected]

AQUATEC PERFURAÇÕESBELO HORIZONTECARLOS BAÍA(31) [email protected]

GEMAQ MOTORESESPINOSAGERALDO MARCOS(38) [email protected]

HIDROVIDA POÇOS ARTESIANOSUBERLANDIAEDMAR GAMA(34) [email protected]

CASA DO MOTORMONTES CLAROSMARIA DAS GRAÇAS(38) [email protected]

LÚCIO FERREIRA BARBOSAMANHUAÇÚLÚCIO FERREIRA(33) [email protected]

ELETROMARZINHOPIUMHÍSENESOMAR MARZINHO(37) [email protected]

HIDROBOMBAS UBERLANDIAUBERLANDIAMARCIO CABRAL(34) [email protected]

HIDROMIGBELO HORIZONTEJOSUE(31) [email protected]

NORTE EL. MOTORESMONTES CLAROSGILBERTO(38) [email protected]

AUTORIZADAS

Page 27: Repórter Leão - n°64

27repórter LEÃO

ÁGUA VIVA POÇOS ARTESIANOSARAGUARÍJOSÉ CARLOS(34) [email protected]

PARÁJ. DOS R.R. TRAVASSOSSÃO MIGUEL DO GUAMÁALEX(91) [email protected]

A. G. BORGESPARAGOMINASARISTIDES(91) [email protected]

ELETROTÉCNICA WILSONBELÉMMARGARETH LOPES(91) [email protected]

VACEL ELETROTÉCNICAPARAGOMINASVALÉRIO FLORES(91) 3729.3558 [email protected]

K.M. TEC CASTANHALPAULO MOURA(91) [email protected]

T & S. NOLLISANTARÉMTÚLIO NOLLI(93) [email protected]

REBOBINADORA CIRCUITOMARABÁJOÃO GERALDO(94) [email protected]

ELETROVEL SERVIÇOSBELÉMPEDRO VELOSO(91) [email protected] PARAÍBAJOSÉ VALDEMIR DE SOUZACAJAZEIRASJOSÉ VALDEMIR(83) [email protected]

G M S - SERVIÇOS E COMÉRCIOJOÃO PESSOAALMIR SILVA(83) [email protected]

JOSÉ ROBERTO RAMOS DIASJOÃO PESSOAJOSÉ ROBERTO(83) 3233.0849

PARANÁHIDROTOL ASSISTÊNCIA TÉCNICATOLEDONIVAN SILVINO(45) [email protected]

HCL BOMBASMARINGÁCELSO LINDOLFO(44) [email protected]

W W MANUTENÇÃOCURITIBAPAULO ROBERTO(41) [email protected]

IGUAÇÚ POÇOS ARTESIANOSCASCAVELPAULO ROTTA(45) [email protected] ÁGUA LIMPA POÇOS ARTESIANOSLONDRINAJOSÉ ROSSI(43) [email protected]

INGÁ BOMBAS E PAINÉISMARINGÁLAERCIO RIZZO(44) [email protected]

PERNAMBUCOHIDROVITAL BOMBAS MOT.RECIFEVITAL LINS(81) [email protected]

PIAUÍR S TTERESINARAIMUNDO SOARES(86) [email protected]

REFRICENTER SERVIÇOSPARNAÍBAVICENTE DE PAULO(86) [email protected]

ELETROBOMBASFLORIANOMANOEL MESSIAS(89) [email protected]

ÁGUA LIMPA LTDATERESINAJANIO CUNHA(86) [email protected]

IRRITEC – REPRESENTAÇÕESTERESINAMARCOS ANDERSON(86) [email protected]

RIO DE JANEIROJ. PESSANHACAMPOSOBIRATAN MELO(22) [email protected]

NOVA TENCODUQUE DE CAXIASHELITON BASTOS(21) [email protected]

NOVA TENCO DE RIO DAS OSTRASRIO DAS OSTRASTHIAGO MORAES DOS SANTOS(22) [email protected] RIO GRANDE DO NORTEJOÃO DEHONMOSSORÓJOÃO DEHON(84) [email protected] UNIVERSALNATALJOSÉ MARINALDO(84) [email protected]

RONDÔNIAVALTAIR LEMOS LOPESPORTO VELHOVALTAIR LEMOS(69) [email protected]

REMATECJÍ-PARANÁCLAUDIO DE JESUS(69) [email protected]

CACOAL MOTO SERRASCACOALMARCIO ANTONIO(69) [email protected]

RIO GRANDE DO SULHIDROMISSÕESSANTO ANGELOANTONIO LUÍS(55) [email protected]

CRIZEL ELETROMECÂNICARIO GRANDECELSON CRIZEL(53) [email protected]

SANTA CATARINALEÃO POÇOSCHAPECÓLAURO(49) 3323.1444 [email protected]

SERGIPECASA DOS MOTORESLAGARTOPAULO ARAÚJO(79) [email protected]

SÃO PAULOMEGA BOMBASSÃO JOSÉ DOS CAMPOSVLADIMIR ROBERTO(12) [email protected]

SÃO JOSÉ MANUTENÇÃOSÃO JOSÉ DO RIO PRETOVANDERLEI PENA(17) [email protected]

HIDROSSOLO SERV. AMB.MARÍLIACARLOS(14) [email protected]

PASSARELLI ASSISTÊNCIA TÉCNICAARAÇATUBALUÍS CARLOS(18) [email protected]

PAP’SPRES. PRUDENTELUÍS CARLOS(18) [email protected]

PENTÁGONOPRES. VENCESLAUCLAUDINEI BARBOSA(18) [email protected]

BOMACBAURÚANTONIO JOEL(14) [email protected]

R B MJUNDIAÍFELIPE NOVAES(11) [email protected]

DEMAGETABOÃO DA SERRAGEREMIAS DONEDA(11) [email protected]

TECNOÁGUAARARAQUARAMARCUS FABIANO(16) [email protected]

SIRO TAMAGAWAJALESSIRO TAMAGAWA(17) 3632.2866

COMERCIAL TREVISANSOROCABASERGIO TREVISAN(15) [email protected]

DRILL CENTERAMERICANAAPOLO OLIVA(19) [email protected]

MOTORTEC ELETROTÉCNICANOVO HORIZONTENATANAEL DE FREITAS(17) [email protected]

TOCANTINSHIDROBOMBAS ARAGUAIAPALMASWISLEY TAVARES(63) [email protected]

E.FONTENELE DE BRITOARAGUAÍNAEDMILSON FONTENELE(63) [email protected]

Page 28: Repórter Leão - n°64

repórter LEÃO28