jornal repórter notícias - edição 64

8
Quarta-feira, 13/11/2013 ANO VI • Nº 64 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIReTORA: DANIelA BeRÇOT DOIS MeSeS APÓS DeNÚNCIA De SUBORNO, GIl MANTÉM SeCReTÁRIO NO CARGO Veja os dias de visitação gratuita nos museus de SP PReFeITO NÃO ReABRe ASSOCIAÇÃO QUe DISTRIBUI leITe Prefeito desrespeita lei que garante pagamento do auxílio- transporte para servidores Judocas Araçariguamenses participam da Copa de Judô no Guarujá Gil contrata empresa ligada a seu ex-procurador para fazer cartão Barueri Sarah Brightman em turnê pelo Brasil Férias P . 7 Barueri P . 3 Santana de Parnaíba P . 5 Show P . 7 P . 8 Araçariguama P . 5 Osasco P . 3

Upload: daniela-bercot

Post on 10-Jun-2015

723 views

Category:

News & Politics


5 download

DESCRIPTION

Notícias de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Cotia, Jandira, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

Quarta-feira, 13/11/2013

ANO VI • Nº 64 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIReTORA: DANIelA BeRÇOT

DOIS MeSeS APÓS DeNÚNCIA De SUBORNO, GIl MANTÉM SeCReTÁRIO NO CARGO

Veja os dias de visitação gratuita nos museus de SP

PReFeITO NÃO ReABRe ASSOCIAÇÃO QUe DISTRIBUI leITe

Prefeito desrespeita lei que garante pagamento do auxílio-transportepara servidores

Judocas Araçariguamenses participam da Copa de Judô no Guarujá

Gil contrata empresa ligada a seu ex-procuradorpara fazer cartão Barueri

Sarah Brightman

em turnê pelo

Brasil

• Férias • P. 7

• Barueri • P. 3

• Santana de Parnaíba • P. 5

• Show • P. 7

P. 8

• Araçariguama • P. 5

• Osasco • P. 3

Page 2: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

2 • Cidades • Quarta-feira, 13/11/2013

Com estoques em nível crítico, em todo o Estado, a Fundação Pró-Sangue e a Secretaria da Saúde con-vocam a população para doar sangue. A maior ur-gência é para os tipos O positivo, O negativo, A po-sitivo e A negativo.

A proximidade dos feriados de novembro

- Proclamação da Re-pública, dia 15, e Cons-ciência Negra, dia 20 - preocupa ainda mais, segundo o coordenador da Hemorrede Esta-dual, Osvaldo Donini. “Aumenta a necessidade de doações por conta do aumento dos acidentes. Por isso, estamos con-

vocando a população a doar sangue e colaborar com a regularização dos estoques”, disse.

Para doar basta es-tar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alco-

ólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documen-to de identidade original com foto.

O site da Fundação Pró-Sangue traz a lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado e também no Brasil.

Pró-Sangue precisa de doações

A exploração de animais também acontece fora dos laboratórios

Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

• ARTIGO • luisa neves

Desde a madrugada do dia 19 de outubro, em que ativistas invadiram o Instituto Royal, em São Roque, São Paulo, para resgatar os 178 beagles, as opiniões se dividem a respeito de testes com animais.

De um lado, os defen-sores dos cachorrinhos dizem que há métodos substitutivos para fazer os experimentos. De ou-tro, os cientistas insistem que é impossível fazer ciência sem o uso de co-baias.

Todo método que use de crueldade para qual-quer ser vivo, não justifi-ca a causa, ainda que seja em benefício da saúde humana. Existem outras maneiras de testar me-dicações e cosméticos, como métodos matemá-ticos e computacionais. Se um algoritmo daria conta de prever os efei-tos de uma droga no or-ganismo canino, por que

os institutos de pesquisa insistem em causar sofri-mento nos cães?

Penso que não pode-mos ser hipócritas. Será que fora dos laboratórios tratamos os animais com a consideração que me-recem? Ao fazer o uso deles em rodeios, circos e para outros fins lucra-tivos, como o comércio desenfreado de filhotes na internet, também não os estamos explorando?

A sociedade deve exi-gir esclarecimento dos cientistas. Concordo em testes feitos em cobaias somente se não houver outra opção. Por outro lado, o que os ativistas pretendem fazer com os cães? Terão como dar abrigo e sustento a eles? Ou toda a ação foi base-ada apenas em boas in-tenções? Aproveitamos a deixa para refletir sobre todas as formas de explo-ração dos animais.

Fonte: Central Sul

Repórter Notícias é uma publicação da S.A. Edições Jornalísticas Ltda.

E-mail: [email protected]@reporternoticias.com

Telefone: (11) 3532-6014

Circulação: Osasco (Vila São Francisco), Carapicuíba, Barueri, (Alphaville e Tamboré), Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi,

Cotia, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque e Região Oeste da Cidade de São Paulo.

Diretora e Jornalista Responsável:Daniela Berçot - MTB: 51.057/SP

Editor Chefe: Osvaldo Gregório Júnior - MTB: 54.862/SP

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do jornal ou do seu editor. Os colaboradores, articulistas e colunis-

tas não possuem qualquer vínculo empregatício com a empresa.

No Brasil, doença é uma das principaiscausas de mortes entre os homens

Depois de o mês de outubro ser mar-cado pela campa-

nha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacional-

mente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do ho-mem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é

o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior in-cidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quar-tos dos casos no mundo

ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e cor-responde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Tipos O positivo, O negativo, A positivo e A negativo estão com estoques em nível crítico

Foto

s: Di

vulg

ação

Page 3: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

3• Cidades •Quarta-feira, 13/11/2013

DOIS MeSeS APÓS DeNÚNCIA De SUBORNO, GIl MANTÉM SeCReTÁRIO NO CARGOWaine Billafon,

secretário de co-municação de

Gil Arantes, foi acusado de tentar silenciar o presiden-te da Associação Transpa-rência Barueri, o advogado Sérgio Dias, que tornou pública uma gravação que segundo ele, seria uma ten-tativa de suborno por parte de Billafon a mando de Gil. Nas gravações, o secretá-rio de comunicação estaria propondo uma trégua para que o prefeito conseguisse respirar em meio a tantas denúncias sobre seu gover-no, inclusive envolvendo seus filhos, o que de fato parece aborrecer Arantes. Billafon teria oferecido 1 milhão e 300 mil reais ao presidente da entidade, além de um valor mensal, denuncia Sérgio Dias.

O fato é que, mesmo depois dessa grave denún-cia reforçada inclusive por gravações, onde parece ser

• Barueri •

a voz de Billafon, o pre-feito não tomou nenhuma atitude. Não veio a públi-co negar ou explicar, nem tampouco afastou o secre-tário para que fosse apu-rada essa grave denúncia.

Confira no Youtube a gravação onde Billafon supostamente oferece dinheiro para o presidente da ATB no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=MfFhF1Xuk4g

Em 24 de fevereiro de 2003, era sancionada a Lei 3751, que instituiu o auxílio-transporte em pecúnia para servido-res públicos municipais pertencentes aos qua-dros de pessoal da Pre-feitura de Osasco. Hoje, os servidores vivem um transtorno com a deci-são da atual secretária de Administração de mudar o sistema de pa-gamento do benefício.

Com a ideia de não mais pagar o auxílio-transporte em dinhei-ro aos servidores de Osasco, mas sim em um cartão, a prefeitu-ra de Osasco organiza um recadastramento daqueles que precisam do benefício. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Tra-

balhadores em Serviços do Município de Osasco e região (Sintrasp), a prefeitura não consul-tou os servidores sobre a mudança. “Além de não haver diálogo da Administração com os funcionários, nem da Administração com o Sindicato, os servido-res são chamados para fazer o cadastramento, mas quando chegam ao local, o sistema não está funcionando. Isso mos-tra tamanho desrespei-to com os servidores”, completa.

A prefeitura não pode desrespeitar a Lei que garante o paga-mento em pecúnia. “Se o prefeito Lapas tentar alterar essa lei, nossa categoria irá invadir a Câmara Municipal. O

Sintrasp e os servidores não irão se calar dian-te disso”, afirma o vice-presidente.

Prefeito desrespeita lei que garante pagamento do auxílio-transporte para servidores

Secretaria da Mulher de Barueri realiza Fórum de enfrentamento à Violência contra a Mulher

• Osasco •

Simplesmente ignorou o fato de ter seu secretário e homem de confiança en-volvido em um escândalo desses.

Será que Billafon dis-põe de todo esse dinheiro, apenas para “calar” quem aborrece o prefeito? Essa propina milionária sairia dos cofres da prefeitura? Ao contrário de alguma “punição”, o secretário não parece nem um pouco constrangido em ter sido flagrado em conversas no mínimo suspeitas, e foi agraciado pelo governo para acompanhar uma co-missão de vereadores à Bélgica para conhecer uma usina incineradora de lixo em funcionamento. Sim, ao invés de ir o secretário do Meio Ambiente, foi es-calado o de Comunicação. Será um prêmio por ser tão fiel e colocar seu pescoço na forca por seu mestre e amigo?

Fórum de Enfrenta-mento à Violência contra a Mulher será realizado pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mu-lher, no próximo dia 26 de novembro.

O evento tem como ob-jetivo promover o diálogo e troca de experiência deste fenômeno que está em to-das as classes sociais, mas que tem consequências de-vastadoras para as mulhe-res, filhos e para todas as famílias vitimas diretas ou indiretas de agressão.

O Fórum é um espaço para discutir a violência e principalmente para possi-bilitar ação ágil e unificada da rede de atendimento e acolhimento às vitimas de violência. Os direitos hu-manos, conquistas e avan-ços no combate a violência contra mulher são temas do Fórum que contará com debates da Promotora de Justiça, Eliana Faleiros Vendramini Carneiro. A desembargadora do Tri-bunal de Justiça de São Paulo, Angélica de Maria

Mello de Almeida e o mes-tre em direito pela USP o professor de graduação e pós-graduação, Pietro Nar-della Dellova, participam também com palestra.

O Fórum será realizado no dia 26 de novembro, das 8 às 13 horas, no Centro de Eventos de Barueri. As ins-crições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Quer saber mais, entre em contato através do email [email protected] ou no tele-fone 4706-4046 ramal 255

Fotos: Divulgação

Reprodução

Page 4: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

Em cerimônia rea-lizada no auditório da ETEC Prefeito Braz Paschoalin na terça-feira, 5 de novembro, a primeira turma de Jan-dira formada pelo Via Rápida Empregos e pelo Programa Estadual de Qualificação Profissio-nal (PEQ) receberam os certificados de conclu-são de curso. Os alunos frequentaram durante três meses aulas que os qualificaram para atu-ar como Almoxarife e Estoquista, Assistente de Logística, e Assisten-te Administrativo, que começaram, respectiva-mente, com 20, 20 e 30 inscritos.

A promoção dos cursos foi uma inicia-tiva da Prefeitura, por meio da Secretaria de Politicas de Atenção à Mulher e em parceria com a ETEC. Dois dos professores, Carlos Au-gusto Lopes e Edivaldo Rocha, que receberam muitos elogios e aplau-sos dos ex-alunos, com-puseram a mesa solene, formada ainda pelo pre-feito Geraldo Teotônio da Silva, a secretária de Atenção à Mulher, Mar-ly Lobato, a diretora da ETEC de Jandira, Ira-cema Ricci; a auxiliar de coordenadoria da Fatec de Carapicuíba, Cintia Leal; a coordenadora do PEQ, Vanessa Rocha; e Daniel Roberto de Oli-veira, coordenador do Via Rápida e do PEQ no município.

“Tudo passa, mas o conhecimento é algo que ninguém jamais nos tira”, disse Marly Loba-to. “Eu acredito que de tudo temos de tirar pro-veito e, portanto, como vocês já conhecem o pro-

grama Via Rápida, sugi-ro que procurem fazer outros cursos e, assim, tenham sempre novas possibilidades de vencer na vida”. Vanessa Lopes afirmou que a oportuni-dade de fazer um curso por um dos dois progra-mas estaduais permite ao jovem adquirir uma visão mais ampla do mercado de trabalho. “Por esta razão tenho certeza que daqui mais alguns dias muitos de vocês já estarão empre-gados”, avaliou. Para ajudá-los neste sentido, Cíntia Leal colocou à disposição dos que re-ceberam o certificado o endereço eletrônico pelo qual é responsável na Fatec e solicitou que os currículos deles sejam enviados para avaliação das empresas parceiras da instituição.

O prefeito Geraldo Teotônio fez a entrega de três primeiros certi-ficados aos alunos Ali-ce de Oliveira Moreira Lima (Almoxarifado), Audrey Torres Fonseca e Cesar Augusto Soa-res (ambos Assistentes Administrativos). Um pouco antes, enfatizara a importância para a construção de uma sóli-da carreira profissional de apostar e investir em conhecimentos. “Hoje em dia ninguém pode querer disputar uma vaga no mercado de trabalho imaginando que possuir apenas um único conhecimento é o suficiente”, observou. “Saber e estar cada vez mais preparado faz par-te do cotidiano, além do mais, toda vez que a gen-te faz um curso por si só ele já é válido para cada um de nós”.

4 • Cidades • Quarta-feira, 13/11/2013

Primeiras turmas do Via Rápida e do PEQ recebem certificados em Jandira

Fotos: Divulgação

Capital ganha mais 7,9 quilômetros de faixas exclusivas para ônibusAvenidas Jaguaré e

Queiroz Filho ga-nharam 3,6 km de

faixas. Além disso, faixa da avenida Corifeu de Aze-vedo Marques foi amplia-da, assim como o horário de funcionamento da ave-nida Mateo Bei. Prefeitura implementou 256 km de vias exclusivas neste ano

A cidade de São Pau-lo ganhou nesta segunda-feira (11) mais 7,9 km de faixas exclusivas. Fazem parte desta ampliação 3,6 km nas avenidas Jaguaré e Queiroz Filho e outros 4,3 km que foram adicio-nados na avenida Corifeu de Azevedo Marques, am-bas as vias na Zona Oeste. Com isso, a malha de fai-xas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chega a 256,6 km. Além dessas ampliações, a faixa da avenida Mateo Bei, Zona Leste, ganhou período de funcionamento

estendido.Essas intervenções fa-

zem parte da na “Operação Dá Licença para o Ônibus”, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho

dos ônibus nos corredores. Até o fim deste ano, a Pre-feitura irá implantar 300 km de faixas exclusivas nas vias da capital.

FiscalizaçãoDe acordo com o

Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tran-sitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Guarda Municipal de Itapevi forma 11 novos agentes para atuação na cidade

Mais 11 guardas mu-nicipais passaram a atuar nas ruas de Itapevi. É que na noite da quarta-feira (6), durante cerimônia ofi-cial, os agentes receberam certificado de conclusão de curso de formação das mãos do prefeito Jaci Ta-deu e do secretário de Se-gurança, Kleber Maruxo.

De acordo com o secre-tário, os novos guardas vão atuar nas ruas e avenidas centrais, para ampliar a sensação de segurança en-tre munícipes e comercian-tes. “Itapevi tem um dos mais aquecidos comércios da região oeste. Diaria-mente, milhares de pesso-as circulam pelas ruas, daí a necessidade de se manter um efetivo apto ao trabalho na região central da cida-de”, comentou o secretário Maruxo.

A Guarda Municipal de Itapevi, vinculada à Secre-taria de Segurança, atua há 16 anos na cidade e tem ampliado sua atuação, bem como seu quadro de efetivos. Prova disso são os cursos de formação de novos agentes, realizados frequentemente e que são

mantidos pela Prefeitura. Os cursos têm duração de cinco meses, sendo três de aulas teóricas e práticas, e mais dois meses de estágio dentro do município.

Armamento - munição e tiro; Legislação; Civismo; Código de Defesa do Consu-midor; Condicionamento Fí-sico; Defesa Pessoal; Direi-tos Humanos; Defesa Civil; Direção Defensiva; Direito das Pessoas com Necessi-dades Especiais; Educação Ambiental; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Funções do Profissional de Seguran-

ça; Funções e Atribuições dos Guardas, Hierarquia e Segurança; Hinos e Can-ções, dentre outros temas, compõem a grade curricu-lar do Curso de Formação de Guardas. Passado esse período, os alunos se juntam aos profissionais que já atuam na cidade para se tornarem, efetivamente, guardas muni-cipais.

Com a formação dos no-vos agentes de segurança, a Guarda Municipal passará a contar com um efetivo de 243 guardas em atuação no município. Além dos agentes de Itapevi, a Guarda formou

também outros sete alunos que participaram do curso de formação e que vão atuar como guardas municipais na cidade de Mairinque.

Um dos principais obje-tivos da atual administração municipal é reduzir o índice de criminalidade na cidade, bem como oferecer seguran-ça aos moradores de Itapevi, apoiando as forças estaduais de segurança pública. Para tanto, a Secretaria Municipal de Segurança tem investido esforços – junto à Prefeitu-ra – para estabelecer uma aproximação maior com os munícipes.

Victor Bustamante/Divulgação

Page 5: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

5• Cidades •Quarta-feira, 13/11/2013

que as participações em competições e campeona-tos são muito importantes e enriquecedoras, pois des-

sa forma os judocas tro-cam experiências, aperfei-çoando e aprimorando os conhecimentos adquiridos.

Judocas Araçariguamenses participam da Copa de Judô no Guarujá GGuarujá foi o des-

tino dos judocas do Projeto de Judô da

Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Araça-riguama no último final de semana, onde participaram da Copa de Judô Reinaldo Arantes no Guarujá.

A equipe de Araçari-guama foi composta por Amanda Fornarolli, Rena-to Lopes, Giovanna Lebre, Nathália Aires, acompa-nhados dos professores Ricardo Lebre e Adriana Lebre. Renato Lopes e Amanda Fornarolli con-quistaram o bronze e Na-thália Aires, a prata.

Os professores relatam

PReFeITO NÃO ReABRe ASSOCIAÇÃO QUe DISTRIBUI leITe

• Parnaíba •

A Associação dos Moradores do Parque Santana ainda não re-cebeu autorização da prefeitura para retomar suas atividades. A ONG, que distribui leite a cer-ca de 300 famílias todas as terças-feiras, foi inter-ditada pela prefeitura.

O problema aparen-ta ser uma disputa polí-tica, pois o presidente da associação, Alfredo Re-zek, afirma se recusar a fazer parte do grupo político do prefeito inte-rino, Elvis Cezar.

A situação é triste para os moradores que dependem do leite dis-tribuído. Dentre eles, idosos, mulheres com crianças de colo e defi-cientes físicos precisam

ficar na fila, do lado de fora da instituição, pois o

prefeito insiste em não re-abrir a entidade.

A casa da família Ce-zar fica em frente, o que parece incomodá-los.

O problema já vem se arrastando há meses. O vereador Angelo da Silva (PROS) sempre comenta nas sessões da Câmara sobre o absurdo de uma instituição tão importan-te continuar fechada por meras picuinhas políticas.

Segundo o discurso inflamado do edil, o pre-feito interino Elvis Cezar “não tem palavra, assim como o seu pai, Marmo Cezar”.

Nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas até o fechamento dessa edição não tivemos retorno.

Fotos: Divulgação

Page 6: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

6 • Cidades • Quarta-feira, 13/11/2013

pedestres e motoristas. “Também está sendo re-alizada a eliminação dos pontos de alagamento com abertura de valas laterais para escoamento da água”.

Nesta semana, por exemplo, as equipes pas-saram pela Estrada do Fur-quim e Estrada do Caiapiá. Outros serviços estão pro-gramados para os próxi-mos dias.

Prefeitura de Cotia realiza manutenção nas ruas não pavimentadasPor conta das chuvas,

a Secretaria Munici-pal de Obras e Servi-

ços Urbanos tem realizado constantemente um trabalho de manutenção das ruas não pavimentadas na cidade.

O secretário Antonio Melo explicou que a manu-tenção é realizada através da colocação de pedras e materiais adequados para melhorar a circulação de

Mecatrônica é o curso mais concorrido do Vestibulinho Etec

Meio Ambiente de Barueri alerta para temporada de animais silvestres filhotes

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso técnico de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio da Etec (Es-cola Técnica Estadual) Martin Luther King, no bairro do Tatuapé, na capital, é o mais concorrido do Vesti-bulinho Etec 2014. O índice é de 28,90 candidatos por vaga. A demanda por curso e unidade está disponível no site do Vestibulinho Etec.

No curso técnico, o maior índice ficou com Edifi-cações, oferecido na Etec Guaracy Silveira, também na capital, com 16,93 candidatos por vaga. Quanto à demanda do Ensino Médio, é a Etec Getúlio Vargas, outra unidade de São Paulo, que está com a maior relação candidato/vaga: 22,60.

Mais de 344 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o 1º semestre de 2014. A prova será realizada no dia 1º de dezembro. Neste ano, são oferecidas 88.743 va-gas, sendo 61 mil para cursos técnicos, 16.113 para o técnico integrado ao Ensino Médio e 11.630 para o Ensino Médio.

Curso da escola técnica do bairro do Tatuapé, na capital, tem o maior índice de candidatos por vaga – 28,90

• Utilidade Pública •

Essa é a época do ano em que é mais comum en-contrarmos animais silves-tres, principalmente filho-tes, nas áreas urbanas. Isso porque a primavera é o seu período de reprodução, já que a oferta de alimentos para eles é maior nessa es-tação.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) recebe ani-mais doentes ou vítimas de maus tratos, de acidentes e do comércio ilegal. No entanto, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri aler-ta a população sobre a real necessidade de recolha destes animais.

Em busca de parceiros para reproduzir ou de ali-mentos para seus filhotes, os animais saem com mais frequência de seu habitat nessa época – por isso, ao encontrá-los, muitas vezes não é necessário tomar nenhuma providência se o animal não estiver feri-do ou apresentando riscos para a população.

Quanto aos filhotes o cuidado deve ser ainda maior. Se eles forem reco-lhidos e crescerem em cati-veiro, as chances de serem reintroduzidos ao seu meio

natural são muito menores. Isso porque animais silves-tres recém nascidos apren-dem com seus pais a sobre-viver no meio selvagem. No caso das aves, por exemplo, é muito provável que o fi-lhote tenha apenas caído do ninho e logo seja socorrido pelos demais de sua espécie que estão por perto.

Caso seja identificado que o animal precisa de as-sistência, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo SOS Verde, no número 0800 771 99 19, para receber orientações dos técnicos. A ligação é

gratuita. Fora do horário comercial, o contato pode ser feito com a Defesa Ci-vil, pelo número 199.

Aumento do tráfico de animais silvestres

Com o aumento da re-produção cresce também o tráfico de animais silves-tres. Muitas pessoas não sabem, mas traficar ani-mais não significa apenas capturar, transportar ou vendê-los sem autorização, mas também comprá-los e mantê-los em cativeiro.

De cada 10 animais retirados da natureza, nove

morrem durante o tráfico – isso porque eles são trans-portados nas piores condi-ções possíveis, em lugares sem ventilação e ficam dias sem se alimentar.

O tráfico de animais silvestres gera desequilí-brio ambiental, empobre-cimento da biodiversidade e da qualidade ambiental, além de dor e sofrimento para os animais. Denuncie a venda, a compra e a cria-ção ilegal de animais sil-vestres pelo SOS Verde ou para a Polícia Ambiental de Barueri, pelo número 4707-6103.

Animais silvestres são encaminhados para o Cetas Barueri

Flávio Costa/ PMB

Fotos: Divulgação

Page 7: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

7• entretenimento •

Após 4 anos ausente, a sopra-no Sarah Brightman volta ao Brasil com a turnê Dre-

amchaser. A estrela dos musicais Cats e O Fantasma da Ópera tem mais de trinta anos de carreira, e atualmente viaja o mundo divul-gando seu 11º álbum.

Famosa por interpretar can-ções como Memory, Dust in the Wind (também conhecida do gru-po Scorpions), o novo álbum de Sarah traz um pouco de pop na canção “Eperdu”, além do cover de “Venus And Mars”, de Paul e Linda McCartney. Para comple-tar o mix eclético, defende também uma canção em japonês, “Kaze No Torimichi”.O Japão foi o país de lançamento da turnê.

Em 2015, a inglesa se prepara para uma viagem ainda mais lon-ga: a Estação Espacial Internacio-

nal, indo a bordo de um foguete Soyuz, que orbitará a Terra.

Em São Paulo, o show será dia 28 de novembro, no Credicard Hall. Os ingressos custam entre R$100-R$700, a inteira.

A Inglesa também se apresen-tará em Porto Alegre (24/11), Curi-tiba (26/11), Rio de Janeiro (1/12) e Belo Horizonte (3/12).

Para mais informações, acesse www.ticketsforfun.com.br ou pelo telefone 4003.5588.

Público pode entrar de graça em dias específicos no MIS, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa, entre outros

Conhecer os museus de São Paulo sem gastar é possível. A exemplo do que acontece aos sábados na Pinacoteca e no Museu da Língua Portuguesa, outros equipamentos cultu-rais oferecem um dia de visitação gratuita.

Às terças-feiras, o MIS (Museu da Imagem e do Som), que reúne música, cinema e tecnologia, abre as portas com ingressos a custo zero. Já o Museu do Futebol oferece a gra-tuidade às quintas-feiras. Aos sábados, além dos já citados Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra e a Estação Pinacoteca integram a programação cultu-ral gratuita da capital.

Aos domingos é a vez do Museu da Casa Brasileira. A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, o Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil e o Museu Índia Vanuíre em Tupã, oferecem livre acesso todos os dias.

A extensão da gratuidade no Museu da Língua Portu-guesa não foi escolhida ao acaso. Desde janeiro, o local passou a funcionar até 22h também às terças-feiras. A abertura estendida tem objetivo de ampliar as possibilida-des de acesso do público, principalmente para quem tra-balha ou estuda no horário tradicional de funcionamento.

Terças-feirasMuseu da imagem e do som - Mis (Av. Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo) Terça a sábado, das 12h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 21h / 1º e 2º andares: de terça a sábado, das 12h às 19h | domingos e feriados, das 11h às 18h (11) 2117-4777

QuinTas-feirasMuseu do futebol (Praça Charles Miller, s/nº - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo) (11) 3664-3848

sábadosPinacoteca (Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 17h30 (11) 3324-1000

Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz s/nº)Terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas(11) 3322-0080

Museu de arte sacra (Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 18h(11) 5627-5393

doMingosMuseu da Casa brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 18h(11) 3032-3727 | (11) 3032-2564

graTuiTos Todos os diasCasa das rosas (Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo) Terça a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 18h(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

Casa guilherme de almeida (R. Macapá, 187 - Pacaembu - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 17hAs visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser diminuto(11) 3673-1883 | (11) 3672-1391

Memorial da resistência (Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 17h30 Agendamento de visitas educativas (11) 3324-0943 | (11) 3324-0944 (11) 3335-4990

Museu afro brasil (R. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera, portão 10 - São Paulo) Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h) (11) 5579-8542

Museu Índia Vanuíre - Tupã (Rua Coroados, nº 521, Centro - Tupã) Terça a domingo, das 8h às 18h (14) 3491-2333

SeRVIÇO Visitação gratuita nos museus

Veja os dias de visitação gratuita nos museus de SP

Foto

s: Di

vulg

ação

Sarah Brightman em turnê pelo Brasil

Quarta-feira, 13/11/2013

Page 8: Jornal Repórter Notícias - Edição 64

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Agri-cultura, em parceria com a Coordenado-ria Estadual de Meio Ambiente – CEA, Sindicato da Construção de São Paulo – SINDUSCON e Instituto Geológico de São Paulo – IGSP adquiriu materiais para Educação Ambiental.

Dentre os materiais adquiridos estão livros, apostilas, cartilhas, encartes, pan-fletos, dicionários, almanaques, CD's e DVD's, publicados pelo Governo do Esta-do em parceria com institutos, sindicatos e universidades. Ricos em informações, os materiais, que já se encontram a disposi-ção para consulta pública na Biblioteca Municipal Odette de Barros Mott, pos-suem linguagem simples e de fácil assimi-lação proporcionando uma leitura agra-dável para alunos, professores, técnicos e interessados em geral.

O objetivo da aquisição é ajudar na conscientização da importância de se adotar ações que possam contribuir ainda

mais para a qualidade de vida oferecida no município “Sensibilizar o cidadão so-bre as questões ambientais exige que a educação ambiental se enraíze em toda a sociedade. É o conhecimento que propicia a mudança de atitude, o comprometimen-to e a ação, tanto individual como cole-tiva, da população. Esse material, sem dúvida alguma, irá nos ajudar em nossas ações educativas divulgando conceitos e práticas ambientais adequadas” disse o Prefeito Roque Hoffmann.

“Além da consulta pública na biblio-teca e das inúmeras ações desenvolvidas no município, temos em mente o projeto de um Centro Integrado de Educação Ambiental, onde será disponibilizado para crianças, jovens e adultos, cursos e materiais de educação ambiental. Neste centro haverá atividades, dinâmicas, re-creação e contato direto com a natureza, o que possibilitará a desenvolvimento de pessoas empenhadas em trabalhar por um ambiente melhor” completa o Diretor de Meio Ambiente, Roberto A. Sabino.

8 • Cidades •

Gil contrata empresa ligada a seu ex-procurador para fazer cartão Barueri

Departamento de Meio Ambiente adquire materiais para educação Ambiental

“Gil Arantes e eufrásio Humberto Domingues mantinham estreitas relações de amizade”

Quarta-feira, 13/11/2013

• Araçariguama •

Curiosamente, a Ztec, empresa contratada pela prefeitura para

prestar serviços de informá-tica e fazer o polêmico car-tão Barueri é, de certa forma, ligada a pessoas relacionadas a Gil Arantes (DEM) e ao dono da Conspar, Eufrásio Humberto Domingues. Este último, figura muito conhe-cida do Ministério Público. Inclusive, está sendo investi-gado junto com Gil Arantes sobre um suposto esquema milionário de superfatura-mento de desapropriações na cidade. A acusação por parte do Ministério Público deu origem à matéria inti-tulada "Negócio da China em Barueri", da revista Isto É, edição 2219. Segundo o promotor Mendes Lyra, “Gil Arantes e Eufrásio Humberto Domingues mantinham es-treitas relações de amizade”.

Agora, avaliemos as coincidências que cercam a Ztec. Thaís Perez da Silva, sócia da empresa, é parente

de Tatiane Perez da Silva, uma corretora de imóveis que também é sócia de uma empresa cotista da Conspar, ligada a Eufrásio Domin-gues. A Ztec saltou de um capital social de R$ 50 mil para R$ 2 milhões com a en-trada da família de Tatiane, e ganhará quase 3 milhões de reais para fazer alguns ser-viços de informática durante apenas um ano. Mas talvez o maior prodígio desta empre-sa foi vencer uma licitação mais de um mês antes de ser constituída. Não é curioso?

Nossa reportagem fez contato telefônico com a pre-feitura, mas até o fechamento dessa edição não recebemos retorno.

Propaganda a título de doação