repórter leão nº 69

28
1 repórter LEÃO repórter www.leao.com.br INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 69 – Setembro / Outubro 2011 Bombas Leão ultrapassa marca de 500 mil equipamentos fabricados, 200 mil deles em pouco mais de 4 anos. Mais de Meio Milhão

Upload: horus-comunicacao-e-marketing

Post on 06-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Repórter Leão nº 69 - Setembro e Outubro

TRANSCRIPT

Page 1: Repórter Leão nº 69

1repórter LEÃO

repórter www.leao.com.br

INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 69 – Setembro / Outubro 2011

Bombas Leão ultrapassa marca de 500 mil equipamentos fabricados, 200 mil deles em pouco mais de 4 anos.

Mais deMeio Milhão

Page 2: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO2

Page 3: Repórter Leão nº 69

3repórter LEÃO

Page 4: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO4

EDITORIAL

Diretoria:Jeferson PlazaVladimir PlazaMarcos Osni Plaza

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.300 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação:Hórus Comunicação e Marketing

Reportagem, Redação:Litterati Assessoria & Comunicação

Impressão:Enfim Ribeirão Editora e Gráfica Ltda-ME

A Bombas Leão não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos autores e nem concorda necessariamente com os conceitos deles.

Boletim informativo de circulação interna e externa destinado a clientes, colaboradores e fornecedores.

EXPEDIENTE

Bombas Leão S/AVia Sebastião Fioreze, 400Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.9101 – Fax: (17) 3361.9112www.leao.com.br

Bombas Leão Nordeste Ltda.Rua Humberto de Campos, 1454Bairro Lourival ParenteTeresina – PI – CEP 64023-600Tel. (86) 2107.5200 – Fax: (86) 2107.5201

Bombas Leão Recife Ltda.Av. Engº. Alves de Souza, 135 – ImbiribeiraRecife – PE – CEP 51170-300Tel. (81) 3339.9113 – Fax: (81) 3339.9114

Painéis Leão LtdaVia Sebastião Fioreze, 160Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17)3361.1102

Entre o físico e o jurídico

Há semelhanças entre o comportamento dos homens e o empresarial. Algumas delas, inclusive, bem nítidas, como a importância do comprometimento financeiro, da visão em longo prazo e do cuidado com o bom funcionamento do processo, que pode ser comparado à fluidez de um or-ganismo humano. Contudo, uma semelhança é bem pecu-liar, a necessidade do desenvolvimento e da ampliação da perspectiva. Mas qual perspectiva?

De crescimento e maturação do indivíduo, seja pessoa ou empresa. A perspectiva de ampliação.

A Bombas Leão que conhecemos e construímos todos os dias tem esse compromisso implícito em sua gestão. In-

vestimos em equipamentos, em desenvolvimento pessoal e em compromisso com os nossos clientes. O resultado não poderia ser outro senão a expansão e o desenvolvimento.

E a marca de 500 mil conjuntos motobombas fabrica-dos, atingida em setembro, mostra para que trabalhamos e porque somos os líderes do mercado na América Latina.

Em março de 2007 comemorávamos a produção de 300 mil equipamentos, quatro anos e sete meses depois fo-ram o suficiente para produzirmos 200 mil equipamentos.

São 47 anos de história, 500 mil equipamentos fabri-cados e muita, muita confiança em nosso mercado, que só faz crescer. Por tanta perspectiva, obrigado a todos!

Vladimir PlazaDiretor Administrativo / RD

Page 5: Repórter Leão nº 69

5repórter LEÃO

índ

ice

Ediç

ão 6

9

22 - ESPORTES

23 - LEÃO RECEBE

06 - COMPROMISSO LEÃO

09 - NOSSO SEGMENTO

18 - RH E MOTIVAÇÃO

15 - PERFIL

09Saiba como fazer a limpeza em

tubulações de recalque

Nosso Segmento

12Exposição Internacional de Mineração aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro; a Leão estava lá.

Exposibram 2011

16Especial

CAPA

Em 47 anos de história, fabricamos mais de 500 mil equipamentos

Page 6: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO6

nutenção preventiva, manutenção corretiva e regu-larização de poços. Em relação aos produtos comer-cializados pela empresa, estão tubulações, bombas, canos de aço carbono e de PVC, cabos, entre outros.

Desde a fundação da Arco Íris, há 16 anos, foi es-tabelecida uma parceria com a Bombas Leão, mas o Sr. Benedito nos conta que a união é mais longa. “Nós somos parceiros da Leão desde que tínhamos outra empresa”, conta. “O que seria de nós sem bombas de qualidade? É uma parceria muito importante na nossa vida”, completa o empresário.

A Arco Íris Perfuradora de Poços Artesianos foi fundada em 1995 pelo atual proprietário, Sr. Benedi-to de Almeida Peixinho. A empresa está localizada em Tietê, São Paulo, cidade que fica a 121 km da capital. O empreendimento do Sr. Benedito tem como filoso-fia o respeito, a sinceridade e a honestidade com o cliente. Além do estado de São Paulo, a empresa atua também em Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Arco Íris, como também é conhecida, atende agricultores, órgãos públicos e privados, dentre ou-tros. E conta com uma lista diversificada de serviços como perfuração de poços tubulares profundos, ma-

COMPROMISSO LEÃO

Arco Íris Perfuradora de Poços Artesianos Parceira Leão há 16 anos

Equipe Arco ÍrisArco Íris Perfuradora de Poços Artesianos, localizada em Tietê, SP

Page 7: Repórter Leão nº 69

7repórter LEÃO

Os irmãos Emilio e Valtair Lemos Lopes são exemplos de persistência, competência e sucesso em Porto Velho, maior município de Rondônia. Eles são proprietários fundadores de duas empresas de destaque no estado: Lopes Rebobina-gem e Loja das Bombas, com 19 e 3 (três) anos de existên-cia, respectivamente.

As empresas, como conta Emilio, atuam em todo es-tado de Rondônia: “Nós temos clientes desde o começo do estado, em Vilhena. Também temos clientes em parte do Amazonas”, afirma o empresário, que completa: “Em relação aos nossos clientes contamos com uma lista bem diversificada, como órgãos públicos e privados, agriculto-res, dentre outros”.

Com atendimento de qualidade, a Lopes Rebobinagem e a Loja das Bombas possuem uma lista variada de produtos à disposição de seus clientes, desde bombas d’água, tubos e conexões até materiais elétricos, ferramentas e outros. As empresas também disponibilizam serviços de qualidade para seus clientes, como limpeza de encanamentos e poços artesianos e manutenção na área de poços e bombas. A riqueza de produtos e a presteza nos serviços prestados fa-zem da Lopes Rebobinagem e da Loja das Bombas as em-presas mais completas do segmento de bombas submersas do estado de Rondônia. “Estamos trabalhado sempre nis-so. Nosso forte são bombas”, afirma Emílio.

A parceria com a Leão vem há dez anos rendendo frutos para ambos os lados. “Para nós essa parceria é muito inte-ressante, até porque o produto é muito conhecido na região, então, tem pessoas que exigem marca”, afirma Emílio.

COMPROMISSO LEÃO

Lopes Rebobinagens e Loja das BombasDobradinha de sucesso em Rondônia

Funcionários da Loja das Bombas reunidos

Funcionários da Lopes Rebobinagem reunidos

Page 8: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO8

COMPROMISSO LEÃO

Pereira & Pereira Bombas e Tuboscomemora aniversário em novembro

A Pereira & Pereira Bombas e Tubos surgiu de uma parceria entre dois representantes da Bombas Leão, em novembro de 2010, na cidade de São José do Rio Preto. Gildo Bráz Pereira e Luiz Eduardo Pereira se conheceram na Leão e decidiram fundar a própria empresa, aliando suas experiências. Afinal, juntos, somam mais de 43 anos de mercado.

A empresa dos Pereiras, que atua praticamente em todo estado de São Paulo, alcança também Paraná, Goiás e Minas Gerais e conta com uma lista diver-sificada de clientes entre perfuradores de poços, indústrias e órgãos públi-cos. Dentre os principais produtos disponibilizados pela empresa estão bombas submersas, tubos, cabos e materiais para poço artesiano, desde pré-filtro até cabo e painel de comando.

A parceria entre Pereira & Pereira Bombas e Tubos e Bombas Leão foi firmada logo na abertura da empresa.

“Na verdade, a parceria vem desde os tempos em que trabalhávamos na Leão”, afirma Luiz. Ele nos conta que, juntamente com Gildo, emprega no dia a dia da empresa todo aprendizado que adquiriram enquanto representan-tes. “Todo conhecimento que a gente adquiriu na Leão

a gente trouxe para cá, conhecimento de clientes e de produtos”, afirma o empresário que completa: “Cerca de 90% das bom-bas que a gente comer-cializa é da Leão, que tem um nome muito forte na região e nos ajuda muito”.

A Pereira & Pereira completa 1 ano de existên-cia em novembro de 2011. Luiz nos conta que foi um ano de muito trabalho e

que as expectativas para os anos seguintes são excelentes. A Bombas Leão deseja sucesso nessa nova empreitada de seus parceiros Gildo e Luiz! Na foto, da esquerda para a direita, Luiz Eduardo Pereira, seu filho Rodrigo Pereira, Rafael Lourenço Pereira e o pai Gildo Bráz Pereira.

Page 9: Repórter Leão nº 69

9repórter LEÃO

Os sistemas de tubulações externas e de recalque utilizados em poços de água também necessitam de limpeza e manutenções periódicas, onde cabe ao pro-prietário cuidar para que o sistema esteja sempre em perfeitas condições de utilização.

Quando o poço está iniciando sua operação, uma inspeção na tubulação de recalque deve ser feita uma vez por mês, de acordo com o uso, onde será possível determinar quando o sistema necessitará de manu-tenção. Essa inspeção tem que ser executada pela abertura da flange na saída do poço e pela análise visual da quantidade de material que apresenta-se aderido às paredes internas desta, como mostrado nas figuras ilustrativas deste texto.

As inspeções podem agir de forma a evitar que es-ses problemas cheguem a um nível crítico, onde deve-se executar a limpeza da tubulação se verificado que o grau de sujeira ou incrustação aderida às paredes apresentam-se excessivos.

Poços que apresentam tendência a formar incrus-tação devem ser monitorados constantemente para evitar que a sujeira acumulada na tubulação de recal-que cause problemas para o bombeamento. Essa su-jeira pode diminuir drasticamente o diâmetro interno dos tubos e levar a bomba a trabalhar de maneira for-çada (pois aumenta a perda de carga), além de outros problemas que pode causar, como funcionamento ir-regular de registros e válvulas de retenção.

Dentre os vários métodos que podem ser uti-lizados para efetuar a limpeza do sistema, é possível citar os principais:

Limpezaem tubulações de recalque

NOSSO SEGMENTO

• Lancetagem: consiste em raspar o interior dos tubos individualmente com um raspador ou esco-va preso à ponta de uma lança;

• Passagem de raspadores livres: comumen-te chamados de seu nome em inglês: pig, consiste em inserir uma peça livre de metal ou escova dentro da tubulação ainda montada e forçar sua passagem ligando o bombeamento, onde o fluxo de água irá impulsionar a peça até o final da linha;

• Ataque químico: consiste em injetar produ-tos reativos específicos para a sujeira presente, pro-mover a homogeneização destes produtos ao longo da linha, manter o produto durante o tempo necessá-rio para ele agir sobre a sujeira e executar o total es-gotamento do produto de dentro da tubulação antes de religá-la à rede.

Análise de uma flange incrustada

Page 10: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO10

NOSSO SEGMENTO

A recomendação de qual método utilizar para a limpeza das tubulações depende de vários fatores, como material da tubulação, diâmetro nominal, quan-tidade de conexões ou acessórios presentes na linha, a presença de curvas e o tipo de sujeira ou incrustação que se necessitam limpar. Os procedimentos para exe-cutar essas limpezas utilizando cada um dos 3 méto-dos serão melhores detalhados em matérias futuras.

O material do qual a tubulação é feita restringe a alguns métodos ou materiais a serem utilizados, onde, por exemplo, não é aconselhável utilizar ata-que químico com ácidos fortes em tubulações de aço galvanizado, pois irá retirar a camada de zinco protetora e gerar pontos de corrosão. Também não é aconselhável usar escovas de aço ou lancetagem com raspadores metálicos em tubos de PVC.

O método dos raspadores livres é uma tecnologia ainda não muito divulgada para pequenos sistemas hidráulicos, mas possui grande potencial para uso nos mais variados segmentos da área de poços tubulares. Contudo, seu uso necessita de conhecimento e técni-

cas apropriadas para ser devidamente útil nos proces-sos de limpeza.

O diâmetro, a presença de acessórios e curvas na tubulação de recalque restringem o uso de raspadores livres, os pigs, onde para executar uma limpeza por esse método é necessário desconectar todas as seções retas e fazer o bombeamento por setores lineares e livres. Somente dessa forma este método torna-se aplicável para a maioria das linhas de recalque. Con-tudo, em linhas de abastecimento público, que pos-suem centenas de metros de tubulação sem curvas e sem acessórios que possam bloquear a passagem do raspador, este método é muito utilizado e bem viável operacionalmente.

Cabe ressaltar que a passagem de raspadores li-vres é um método para limpeza de tubulações de po-ços relativamente novos, que ainda apresentam suas tubulações relativamente limpas e desobstruídas.

Um alto grau de incrustação na tubulação e sua natureza química (se for carbonática ou com dureza Tubo de recalque incrustado

Diminuição de diâmetro interno em um acoplamento

Page 11: Repórter Leão nº 69

11repórter LEÃO

NOSSO SEGMENTO

mecânica elevada) praticamente inviabilizam o uso de pigs, pois é provável que a peça acabe por prender-se durante a passagem e cause mais transtornos. Nesse caso, recomenda-se uma limpeza com produtos quí-micos ou lancetagem.

Entre muitos aspectos positivos de realizar uma boa limpeza nas tubulações subsequentes ao poço, é possível citar casos relatados de contaminações de

Tubo a ser lancetado Inserção da ferramenta de lancetagem

Saída da ferramenta de lancetagem

Autor:Juliano Magalhães

Químico de Desenvolvimento de ProdutosDepartamento de Química

System Mud Ind. e Com. Ltda.(47) 3404-5005

[email protected]

poços que no início de operação possuíam água de ótima qualidade e depois de algum tempo apresen-taram contaminação por micro-organismos presentes nas tubulações externas de outros poços conhecida-mente contaminados e que estavam conectados à mesma rede.

Estes poços apresentaram melhora no processo de incrustação quando tiveram essas tubulações exter-nas limpas e desinfetadas.

Procure saber mais sobre as novas técnicas e os mé-todos mais adequados para a limpeza das tubulações de seu poço consultando as empresas especializadas. Tenha sempre em mente que procedimentos de inspe-ção e manutenção são fáceis de executar e são garan-tias de economia e qualidade para você e seu poço.

Page 12: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO12

EVENTOS

Bombas Leão participa da Exposibram 2011

A Bombas Leão participou no mês de setembro da décima quarta edição da Exposibram (Exposição Internacional de Mineração). A feira foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, no Cen-tro de Eventos Expominas, em Belo Horizonte (MG). Também foi realizado no mesmo período o 14º Con-gresso Brasileiro de Mineração. Juntos, os eventos reuniram, além de técnicos brasileiros, especialistas de vários países, que aproveitaram a ocasião para debateram e traçarem rumos para a mineração nas próximas décadas.

Os eventos, realizados duas vezes ao ano, são considerados os mais importantes do setor de mi-neração do País e da América Latina. Setor esse que está em franca expansão. O setor de mineração anunciou altos investimentos no Brasil ao longo do período 2010-2014. Ao todo, serão investidos US$ 62 bilhões, sendo a maior parte para os estados de Minas Gerais e Pará.

O evento foi realizado em um dos maiores e me-lhores centros para realização de eventos e feiras de grande porte do Brasil. Com mais de 71 mil m2 de área construída, o Expominas é o único no Brasil a oferecer climatização e tratamento acústico, além de cabeamento de última geração, sistema de au-tomação, contemplando 3.500 pontos para voz e dados, 500 pares para telefonia, detecção e alarme contra incêndio e segurança eletrônica. Ao todo, 289 expositores participaram da feira apresentando seus produtos e serviços.

O estande da Bombas Leão foi visitado por todas as empresas do ramo de mineração que estiveram no evento, clientes, fornecedores e até mesmo con-correntes. “Fomos muito elogiados e parabeniza-

dos pelo trabalho que realizamos”, conta Marines Trevisan, coordenadora de vendas, que completa: “Estarmos presentes significou firmar nossa marca neste mercado tão competitivo”.

A Leão conta com um trabalho específico de um representante comercial focado neste segmento, o que faz das expectativas para a feira – que é bienal – as melhores possíveis para 2012. A participação da empresa no evento é de extrema importância, existem grades possibilidades e oportunidades de negócios para serem exploradas, como agendamen-to e visitas técnicas no local para análise da neces-sidade e aplicação dos produtos Leão. “Gostaria de compartilhar, que o esforço de fazer a marca Leão ser líder absoluta neste mercado, é mérito de todos os funcionários e colaboradores, que dedicam seu tempo e seu esforço para produzirem e entregarem os melhores produtos /serviços no mercado”, fina-liza Marines.

Estande da Bombas Leão na Exposibram 2011

Page 13: Repórter Leão nº 69

13repórter LEÃO

EVENTOS

Page 14: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO14

EVENTOS

Realizado no Salão de Eventos da Loja Maçônica Acácia Mineira, em Espinosa – MG, o evento teve como objetivo orientar os participantes com informações técnicas e di-mensionamento de bombas submersas, assim como evi-tar avarias que podem acontecer no campo. O seminário aconteceu no dia 16 de setembro, às 17h e contou com a participação de cerca de 48 pessoas, dentre elas colabo-radores da Gemaq e das prefeituras de cidades da região.

As palestras que constituíram o seminário foram reali-zadas pelo pós-vendas Wilson Plaza Neto, com a presença do representante comercial no norte de minas e sul do oes-te da Bahia, Elevir Chiarelli. A palestra foi apresentada para os representantes das cidades de Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Gameleiras, Riacho dos Machados, e outras cidades do estado de Minas Gerais; e Urandi, Licínio de Almeida e Condeubas, do estado da Bahia.

O evento foi satisfatório tanto para Gemaq como para a Bombas Leão, além de auxiliar todos os participantes como instalar e manusear bombas submersas e esclarecer dúvidas existentes. “Foi um evento muito positivo, uma vez que fortaleceu nossa parceria com a Gemaq e também a marca Leão na região de Minas e da Bahia”, afirma Wilson. “Foi um evento excelente.”, completa o proprietário e di-retor da Gemaq, Sr. Geraldo Marcos Fernandes Barbosa.

Gemaq Irrigação e Bombas Leão realizam seminário em Espinosa – MG

Page 15: Repórter Leão nº 69

15repórter LEÃO

Casado e pai de três filhos, quando não está traba-lhando, o representante comercial se dedica à família, amigos e ao seu hobby. Se possível, tudo ao mesmo tempo: “Gosto muito de cozinhar”, completa.

PERFIL

Perguntar para um comerciante do ramo de bombas submersas no estado do Mato Grosso, Acre e Rondônia quem é o representante comercial Élcio, talvez seja difícil descobrir. Agora, se for Paulo Mota, todos conhecem.

O representante comercial que veremos nesta edi-ção é Élcio Paulo Mota, da Eletromota Representações.

Com 42 anos de idade, Paulo parece ter nascido predestinado a trabalhar na área comercial. Ele come-çou com representação com apenas 19 anos, atuan-do em outra área, de materiais elétricos. “Trabalhei até 2009 representando materiais elétricos”.

Para Mota, escolher seguir carreira de represen-tante comercial, aos 19, foi um divisor de águas em sua vida. “Foi uma decisão importante que tomei. Mas não me arrependo”.

Antes de vender materiais elétricos, Paulo já traba-lhava em um escritório de representações, mas com atividades internas.

Atualmente, em seu dia a dia, muito trabalho. Paulo mora em Várzea Grande, onde fica sua em-presa. E para dar volume ao seu trabalho, focando mais as visitas e viagens, ele conta com a ajuda da irmã Elice Regina Cabraia Soares. “O trabalho dela é fundamental. Enquanto faço as visitas, ela resolve as questões mais burocráticas do pedido”.

E como parceria faz parte da atividade de Mota, o representante conta também com uma outra ajuda importante, a do amigo e sócio, Célio Rangel da Silva. Célio é sócio de Paulo na empresa CRE Representa-ções Ltda, que atua nos estados de Rondônia e Acre, e é conhecida também como Eletromota.

Há 2 anos representando Bombas Leão, Paulo diz que trabalhar junto à Leão tem sido uma parceria de sucesso. “É uma marca muito reconhecida e respeita-da no mercado”.

Paulo MotaRepresentante Leão no Mato Grosso e Rondônia

Treinamento CB Agrícola

Page 16: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO16

ESPECIAL

Há pouco mais de quatro anos, para ser mais preciso, em março de 2007, a Bombas Leão co-memorava uma data histórica na empresa, uma vez que havia atingido a marca de 300 mil con-juntos motobombas produzidos desde sua funda-ção, em 1964. Hoje, com 47 anos de existência, a empresa, líder no mercado de bombas submersas na América Latina, tem muito a comemorar tam-bém, uma vez que atingiu, em setembro último, a marca de 500 mil conjuntos motobombas produ-zidos, sendo que deste universo podemos desta-car que os motores série 230 representa mais de 100 mil motores vendidos neste período.

Em pouco mais de quatro anos foram fabri-cados 200 mil conjuntos motobombas. A média fica próxima a 50 mil unidades por ano, um au-mento de produção que denota nitidamente o crescimento da Leão nos últimos anos. Esse sal-to na produção de motobombas se deve a vários fatores estratégicos como velocidade de entrega, preços competitivos, disponibilidade de estoques avançados e facilidade no contato do cliente com a fábrica. Tudo isso, é o que nos conta os gerentes da área comercial de Bombas Leão, Paulo Nicolas e Carlos Trimer, que afirmam que “esse aumento também se deve a um relacionamento mais próxi-

Bombas Leão alcança a marca de 500 mil equipamentos produzidos; 200 mil deles, nos últimos quatro anos

47 Anos de história e

meio milhãode equipamentos fabricados

mo com os clientes. Também contamos com qua-lidade excelente do produto e possuímos a maior rede de assistência técnica do segmento”.

Esse crescimento significativo da produção da empresa se deve também a prospecção de clien-tes desde 2007 e a abertura de novos mercados, o que possibilitou o aumento da participação no mercado. Em relação ao mercado externo, a

Page 17: Repórter Leão nº 69

17repórter LEÃO

ESPECIAL

Bombas Leão vem aumentando sua participação. O desenvolvimento da fábrica, de seus colabora-dores e do processo fabril também são quesitos que merecem destaque dentro da marca de 500 mil equipamentos produzidos. A Leão muda to-dos os dias. Amadurece seu processo, investe em tecnologia e capacitação profissional. Com isso, permanece como líder de mercado. O produto tem sempre a qualidade que proporciona con-fiança até debaixo d’água. Já o atendimento, é aquele do qual o cliente se acostumou: o melhor caminho para ser o produto Leão a solução em abastecimento.

Outro fator de destaque nesse momento im-portante vivido pela empresa é o atendimento da Bombas Leão Nordeste e Bombas Leão Reci-fe. “Elas proporcionaram um aumento expressivo que alavancou vendas e participação de merca-do”, afirma Paulo Nicolas que diz que os pontos estratégicos da Leão são desenvolvidos de acordo com a demanda de mercado, e as expectativas para 2012 são muito positivas. “Nós temos mui-tos projetos em andamento para o próximo ano”. A Bombas Leão agradece a todos os parceiros pela confiança, respeito e amizade adquirida ao longo desses 47 anos de sucesso.

Page 18: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO18

Seu trabalho lhe satisfaz? Se sim, aproveite a sa-tisfação e não se esqueça de que a vida é muito dinâ-mica e necessita de adaptação. Porém, se a resposta for não, reflita porque as suas ações não lhe propor-cionam satisfação.

Certamente conhecemos pessoas insatisfeitas com o trabalho. Pessoas que não encontram prazer na profissão, sentem-se infelizes, só veem ou propa-gam apenas os aspectos negativos da vida. Elas vão trabalhar, todos os dias, desanimadas ou achando a rotina um sofrimento.

É muito comum encontrarmos pessoas nesta situ-ação. E vale destacar que o futuro é pouco promis-sor para elas - tanto na empresa em que trabalham, quanto para sua própria carreira e vida pessoal. Afi-nal, ninguém quer reter profissionais insatisfeitos ou pouco motivados.

RH E MOTIVAÇÃO

Satisfação no Trabalho:Encontre o que você ama

Um salário melhor resolve temporariamente, mas se as condições de ambiente e crescimento não fo-rem favoráveis, logo a insatisfação retorna.

Passamos boa parte da vida no trabalho, mais de 10 horas diárias. E temos pouco tempo para lazer, família, amigos. O estresse do dia a dia pode causar grandes dificuldades de relacionamento. Por isso, o autoconhecimento é fundamental.

É preciso buscar os reais desejos, competências e identificar atividades que lhe tragam prazer. A partir daí, poderá expor suas insatisfações a quem é de in-teresse, porque falar pelos cantos não é profissional-mente saudável.

Pese os prós e contras, a empresa não lhe dá o que espera? E a contrapartida?O que você fez ou faz?

Page 19: Repórter Leão nº 69

19repórter LEÃO

É preciso ter consciência de que as empresas não são perfeitas. Sendo assim, você é livre para ir em busca de novos ares. Procure empresas que tenham políticas e práticas compatíveis com seus valores. To-dos temos a capacidade de fazer escolhas. Então, faça a sua.

A palavra é Atitude. É ela que diferencia as pesso-as satisfeitas das insatisfeitas. Se não sabe, aprenda. Vá atrás das soluções e não prenda-se ao problema. Peça ajuda. Mostre o que sabe fazer. Demonstre ati-tude e você superará seus problemas ou - pelo menos - saberá que tentou. Reclamar da vida por reclamar é extremamente fácil.

Defina metas e objetivos e trace estratégias para as mudanças que inevitavelmente virão em sua busca pela felicidade e realização profissional. E, como es-sas mudanças de postura terão reflexos também na sua vida pessoal, procure se conhecer melhor, identi-ficando com clareza o momento atual de sua vida e o porquê de tomar este ou aquele rumo. Em outras palavras, as mudanças exigem coragem.

Rodrigo Bognin – Recursos Humanos

Miguel Cervantes

RH E MOTIVAÇÃO

“Você tem que encontrar o que você ama”

“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho, quan-

to para com as pessoas que você ama”.

Frase de um dos maiores gênios da inovação “Steve Jobs”, considerado por muitos o maior

empreendedor e inovador do século XXI.

Page 20: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO20

Vândeir Aparecido Peralta na Leão, e na cidade tam-bém, é chamado apenas por Vânde. É sujeito conheci-do, tido com respeito e carinho pelos colegas de traba-lho. Vânde gosta de conversar e, por isso, sabe de quase tudo; mas diz que nem sempre foi assim. E como novi-dade, fala de Teoner, esposa, e de seus filhos – André e Laura – gêmeos de apenas onze meses. Vamos conhecer um pouco mais de sua história.

Repórter Leão – Como foi seu contato com a Leão?Vândeir Aparecido Peralta – Vim para cá em 94

para ser torneiro mecânico. Na época, o Jorge Bocato era o responsável pela produção e foi me chamar para trabalhar aqui.

Repórter Leão – E onde você trabalhava?Vânde – No Plaza e Puglieri. Como a cidade é pe-

quena e todo mundo conhece todo mundo, ele foi lá me chamar. Além disso, não tinha muita mão de obra de tornearia disponível no mercado, aí ele me procurou. Ele já tinha me procurado antes.

Repórter Leão - E você não quis vir para a Leão antes?Vânde - Tinha outros planos, estava fazendo um

exame para Polícia Militar.Repórter Leão - E passou?Vânde – Passei e ia para Ribeirão, mas pouco antes,

desisti. A segunda vez que o Jorge me procurou, já tinha

acabado o curso.Repórter Leão – E por que desistiu?Vânde - Os amigos falavam bastante para mim, me

alertaram sobre a profissão.Repórter Leão - Você se arrependeu de não ter ido

para a Polícia?Vânde – Não. Muito pelo contrário, não me arre-

pendo nem um pouco. Devo muito a Leão em termos profissionais por conta dos vários treinamentos que tive. Cresci muito como pessoa. Alguns treinamentos são direcionados ao trabalho, mas também fiz curso para melhorar como pessoa. Então, se hoje eu sou um pou-quinho melhor em comportamento, é por isso. O Jorge mesmo fala que quando entrei era um pouco tímido. Tinha dificuldade para me comunicar.

Repórter Leão - Você tinha dificuldade de conversar?Vânde - Eu tinha vergonha de falar com desconhe-

cidos. Era bem acanhado.Repórter Leão - Se eu colocar isso na revista você

acha que alguém vai acreditar?Vânde - É claro que vai! É verdade. (risos)Repórter Leão – E como você escolheu sua profissão?Vânde - Acho que um pouco vem do destino e um

pouco vem das escolhas que você faz. Na verdade, as oportunidades vão aparecendo e te encaminhando.

No Plaza e Puglieri, entrei como lavador de peças,

LEÃO EM PAUTA

Que a gente escuta!Fala Vânde...

Page 21: Repórter Leão nº 69

21repórter LEÃO

LEÃO EM PAUTA

trabalhei três meses e passei para mecânica. Depois, fui para a ferramentaria e em seguida fui ajudar os tornei-ros. Me identifiquei com o trabalho.

Repórter Leão - E quem te ensinou a trabalhar?Vânde - O Cláudio Magosso, o Boiadeiro, um tor-

neiro muito bom. Com seis meses de serviço, eu estava trabalhando sozinho. O bom do Plaza e Puglieri é que aprendia muito. Como lá consertava implementos, o cara nunca tinha o desenho da peça em si, então era um trabalho cheio de diversidade. Isso ajudou a desenvolver. As outras empresas buscavam muita gente lá.

Repórter Leão - E por que você tentou a PM, então?Vânde - Porque o policial ganhava, na época, muito mais.Repórter Leão – E quando veio para a Leão, já co-

nhecia os tornos CNC?Vânde – Não, nunca tinha visto. A Leão tinha três. E

eu nunca imaginei que iria trabalhar com CNC. Achava que era uma máquina muito complexa. E na verdade, é mesmo.

Repórter Leão - E como foi esse contato?Vânde - Depois de uns quatro anos trabalhando

com o torno convencional, o Jorge e o Miguel me cha-maram para mexer com a programação. Eles faziam esse trabalho, mas tiveram que ir para a Qualidade fazer os procedimentos de implantação da ISO. Então eles me escolheram para fazer a programação de torno.

Repórter Leão - E foi fácil para você, que já tinha experiência em tornos?

Vânde - Não, fácil não. O CNC é programado por planos cartesianos, e eu lembrava bem dos planos quan-do estava na escola. Por isso, não tive tanta dificuldade para entender.

Agora, a primeira vez que eu resolvi um problemi-nha de um CNC, me lembro bem. Eu fiquei das 10h às 23h para resolver. O problema aconteceu porque eu tinha digitado um pontinho a mais na programação da máquina (risos), e não conseguia resolver de jeito ne-nhum. A máquina dava uma mensagem em castelhano: “Puento fora de designação”, e eu não conseguia resol-ver. Naquele dia liguei um monte de vezes para o cara da Romi [fabricante do torno]. Rapaz, quase chorei de tanto desespero.

Repórter Leão - E como resolveu?Vânde - Lembro até hoje. Às 23h35 eu vi o ponto a

mais. Apaguei ele e a máquina rodou. Eu não tinha almo-çado nem jantado. Não conseguia pensar em outra coisa a não ser a mensagem “Puento fora de designação”.

Repórter Leão - O que significa a Leão para você?Vânde - A Leão moldou a minha forma de pensar e

agir. É claro que a gente já traz uma bagagem, mas me comunico melhor e tento entender um pouco mais as pessoas. Isso me ajudou muito. Aqui as pessoas também têm facilidade para falar com os gerentes e diretores. Tudo isso resultou em um respeito mútuo. Não posso falar que é uma família – porque família é de sangue – mas posso dizer que a empresa me acolheu de uma forma profissional e amigável, tudo ao mesmo tempo. A empresa, indiscutivelmente, me ajudou muito.

Repórter Leão – Para finalizar, recentemente você virou pai. Como está sendo essa experiência?

Vânde - Era um sonho meu e da Teoner. E está sen-do maravilhoso. É ainda mais intenso do que eu poderia imaginar.

Repórter Leão – E por serem dois deve se comparar a uma operação de guerra.

Vânde – Na verdade, eu chamo de linha de produ-ção. Enquanto um esquenta o leite, o outro troca aqui. Quando o leite chega, a gente passa e começa a trocar o outro... E assim vai indo.

Page 22: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO22

Amistoso Internacional

Galo do Tabuleiro é bicampeãoda Taça Fares Lopes

ESPORTES

Em agosto, estiveram na Venezuela, mais precisa-mente na cidade de El Tigre, os colaboradores Leão: Paulo Cao, Danilo Barbosa, Paulo Nicolas e Paulo Mantelli; e também o Engenheiro Ronaldo Gonçalves, da empresa Propeler.

Aproveitando os minutos de folga, os mesmos re-presentaram a empresa Odebrecht num jogo amisto-so de futebol Society contra uma equipe da cidade de El Tigre.

Prevaleceu o futebol canarinho, ganhando por 5 a 3, gols de Paulo Nicolas(2), Paulo Cao, Danilo Barbosa e Ronaldo Gonçalves.

O Horizonte Futebol Clube, equipe cearense pa-trocinada pela Bombas Leão, sagrou-se campeã da Taça Fares Lopes, vencendo por 4 a 2 o Guarani de Ju-azeiro. O jogo aconteceu no dia 12 de outubro. Com a vitória, o Galo do Tabuleiro – como é conhecido o time – garantiu vaga para a Copa do Brasil 2012. O Horizonte também foi campeão da Taça em 2010, por isso, agora é bicampeão.

Parabéns à equipe pelaconquista de mais este título.

Page 23: Repórter Leão nº 69

23repórter LEÃO

Sejam Bem VindosA Bombas Leão continua recebendo seus parceiros. O objetivo é investir para o estreitamento da relação comer-

cial e permitir que seus clientes continuem com atendimento qualificado por todo Brasil. A empresa está de portas abertas para receber todos os seus parceiros.

LEÃO RECEBE

Carlos Trimer, Felipe Ferro da empresa Agualim-pa / PI, Jeferson Plaza, Paulo Nicolas, Flávio dos Santos da empresa JFB dos Santos / MA e Sr. Fhabien Porto, representante comercial.

Sr. Roberly Messias Porto, gerente de vendas Paulo Nicolas, Sr. Michel Rocha de Almeida da empresa Geocomercial - Irece / BA e Sr. Valter Gonzales.

Eng. Carlos Eduardo, Alberto José de Moraes, Paulo Nícolas e Clovis José Mariani. Os visitantes são da empresa CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento/ES.

Page 24: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO24

Entre os dias 12 e 14 de outubro, o Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, virou um centro de pes-quisa energética. É isso mesmo! Afinal, a pista foi pal-co da Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Na competição, ganhava a equipe que conseguis-se rodar mais quilômetros com uma quantidade espe-cífica de combustível, que podia ser gasolina, etanol ou energia elétrica.

O evento 2011 foi marcado pela qualidade dos projetos, trabalhos acadêmicos de cerca de 500 pro-fessores e 22 instituições de ensino superior.

Dois recordes foram quebrados. Na categoria dos veículos movidos à gasolina, a Universidade da Re-gião de Joinville conseguiu a marca de 594,394 km/l, superarando o recorde anterior da pista, de 367,050 km/l, obtidos pela Unicamp em 2007. Na categoria etanol, a surpresa: a equipe paranaense da Unioeste conseguiu atingir 736,395 km com um único litro de combustível.

O colaborador da Leão Diego Trindade é aluno da Fundação Educacional de Barretos. A equipe de Die-go, chamada Tartaruga Apavorada, conseguiu o 8o lugar na categoria “carros elétricos”. Foi a primeira vez que a universidade de Barretos participa do even-to. Parabéns a todos.

Qualidade nos projetos marca Maratona de Eficiência EnergéticaColaborador da Leão participou do evento e ficou em 8º lugar

FIQUE POR DENTRO

Page 25: Repórter Leão nº 69

25repórter LEÃO

A empresa Servitec - da cidade de Monte Carmelo, MG - enviou um funcionário para estagiar na fábrica. Outra empresa preocupada em ofertar bons serviços a seus clientes foi a Geocomercial, da cidade de Ire-cê – BA, que enviou três técnicos para enriquecerem seus conhecimentos.

A empresa Hidromig (Assistência Técnica Autori-zada) da cidade de Belo Horizonte - MG também não perdeu tempo e enviou uma pessoa para estagiar na fábrica, assim como a empresa Enertec, da cidade de Campo Grande / MS.

A Hidrovida (Assistência Técnica Autorizada) - em-

Estágios realizados na FábricaMês de Setembro e Outubro

Silvio Antolini Supervisor Técnico

FIQUE POR DENTRO

Aos estagiários e suas respectivas empresas,o nosso muito obrigado.

25

Apoio Administrativo de VendasMarines Trevisan (17) 3361-9119

[email protected]

Valeria da Silva (17) 3361-9120

[email protected]

Vanessa Nolli (17) 3361-9108

[email protected]

Vendas

Claudeilson Santos (17) 3361-9106

[email protected]

Ricardo Raposo (17) 3361-9109

[email protected]

Leandro Giro (17) 3361-9118

[email protected]

Silvia Hernandes (17) 3361-9107

[email protected]

Santiago C. Júnior (17) 3361-9117

[email protected]

Cadastro e CréditoElaine Baldo (17) 3361-9126

[email protected]

Órgãos Públicos / MineradorasRonaldo Falcheti (17) 3361-9115

[email protected]

Maria Izabel Vidotti (17) 3361-9113

[email protected]

Carlos E. H. Filho (17) 3361-9114

[email protected]

FiscalSelma Navarro (17) 3361-9123

[email protected]

Assistência Técnica Leonardo de Castro (17) 3361-9124

[email protected]

Antonio Marcos Isaias (17) 3361-9101

[email protected]

Cobrança

Rosangela Fabricio (17) 3361-9125

[email protected]

Linha Direta Leão

presa localizada em Uberlândia, MG - enviou um téc-nico, completando assim seu quadro de funcionários que participaram do programa de estágio. A empresa Venezuelana Dibombas também enviou duas pessoas para aprimoramento na nossa unidade fabril.

Quem enviou técnico também para fazer estágio, desta vez por intermédio da Casa do Motor, foi a Pre-feitura Municipal de Manga.

Mais uma Assistência Técnica Autorizada preocu-pada na prestação de bons serviços a seus clientes foi a empresa Eletromarzinho, da cidade de Piumhí - MG, que enviou três técnicos para a fábrica.

Page 26: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO26

AMAPÁMEGATÉCNICA EMPREEND.MACAPÁALMEIDA(96) [email protected]

AMAZONASNORTE MOTORES E SERV.MANAUSKARINA GUEDES(92) [email protected]

M. S. COMERCIO E SERV.MANAUSMIGUEL SILVEIRA(92) [email protected]

B A COMERCIO E ENG.MANAUSANA MARIA(92) [email protected]

ALAGOASMONTE AZUL ALAGOANAMACEIÓMÁRCIO ALVES(82) [email protected]

EDVALDO A. JOVENALMACEIÓBRUNO GIOVANNI(82) [email protected]

BAHIAMINAS BOMBASVITÓRIA DA CONQUISTAMURILO RAMOS(77) 3421.0597 [email protected]

EMCIL ELETROMECANICASALVADORBRUNO GOES(71) [email protected]

ELÉTRICA FERMAMFEIRA DE SANTANAMANOEL PAULINO(75) [email protected]

S R MOTORESSALVADORCARLA PAIVA(71) [email protected]

HIDRATECIRECÊHAILTON T. VAZ(74) [email protected]

CARLOS TEODORO ISAIASTEIXEIRA DE FREITASCARLOS TEODORO(73) [email protected]

DUARTE COMERCIO INSTALAÇÃO E MANUT.SEABRAJUSSILENO(75) [email protected]

MINAS BOMBASGUANAMBÍJOSÉ HERBERT(77) [email protected]

BRASÍLIA - DFELETRO ENROLAMENTOTAGUATINGAAVAÍDE MATEUS(61) [email protected]

CEARÁJ. RODRIGUES BOMBAS SUB.CRATOJOSÉ RODRIGUES(88) [email protected]

SERVELETRICAIGUATÚHESLEY FELIPE SILVA(88) [email protected]

ELETROTÉCNICA KVM LTDAFORTALEZAJOSÉ ARIMATÉIA(85) [email protected]

HIDROCOMANDO BOMBAS LTDAFORTALEZAVALDIR DE SANTO(85) [email protected]

ADROVANDO T. CAVALCANTEUBAJARAADROVANDO TOMÁS(88) [email protected]

ESPÍRITO SANTOCELSO LEONARDO FIGUEIRASERRACELSO LEONARDO(27) [email protected]

ELÉTRICA MARTINSLINHARESDIEGNER MARTINS(27) [email protected]

ELÉTRICA ANDRADECOLATINAFABIANO(27) [email protected] GOIÁSGOIÁS BOMBASGOIANIAGILVAN VIEIRA SOUZA / SILVIA(62) [email protected]

AJEL MOTORESRIO VERDEWILBER GOMES(64) [email protected]

MATO GROSSOLAERCIO MUNARO & CIASORRISOLAERCIO MUNARO(66) [email protected]

VALÉRIO B. & FONTANACUIABÁVALÉRIO BEATRIZ(65) 3661.3453 [email protected]

JOÁS PESSOA DE MORAESTANGARÁ DA SERRAJOÁS PESSOA(65) [email protected] MATO GROSSO DO SULELÉTRICA RADARPONTA PORÃALDO LUÍS(67) [email protected]

ELETROSERV ASSISTÊCIA TÉCNICADOURADOSLUIS CARLOS(67) [email protected]

ELETRO BOMBASCAMPO GRANDEJANSER NUNES(67) [email protected]

ASSISTENSILCAMPO GRANDESÍDNEI ANTONIO(67) [email protected] MARANHÃOGEOMÁQUINASAÇAILANDIADENEVAL(99) [email protected]

AGIL MOTORESIMPERATRIZANTONIO RAIMUNDO(99) [email protected]

LOK EQUIPAMENTOSSÃO LUÍSMAGNO MAPURUNGA(98) [email protected]

J. F. B. DOS SANTOSSÃO JOSÉ DE RIBAMARFLÁVIO DOS SANTOS(98) [email protected]

MINAS GERAISMVA ELETRICIDADE INDUSTRIALSETE LAGOASJULIANO VERDOLIN(31) [email protected]

ELETROTÉCNICA XAVIERUBERABAFERNANDO BARSANULFO(34) 3312.3905 [email protected]

AQUATEC PERFURAÇÕESBELO HORIZONTECARLOS BAÍA(31) [email protected]

GEMAQ MOTORESESPINOSAGERALDO MARCOS(38) [email protected]

HIDROVIDA POÇOS ARTESIANOSUBERLANDIAEDMAR GAMA(34) [email protected]

CASA DO MOTORMONTES CLAROSMARIA DAS GRAÇAS(38) [email protected]

LÚCIO FERREIRA BARBOSAMANHUAÇÚLÚCIO FERREIRA(33) [email protected]

ELETROMARZINHOPIUMHÍSENESOMAR MARZINHO(37) [email protected]

HIDROBOMBAS UBERLANDIAUBERLANDIAMARCIO CABRAL(34) [email protected]

HIDROMIGBELO HORIZONTEJOSUE(31) [email protected]

NORTE EL. MOTORESMONTES CLAROSGILBERTO(38) [email protected]

ÁGUA VIVA POÇOS ARTESIANOSARAGUARÍJOSÉ CARLOS(34) [email protected]

PARÁJ. DOS R. R. TRAVASSOSSÃO MIGUEL DO GUAMÁALEX(91) [email protected]

AUTORIZADAS

Page 27: Repórter Leão nº 69

27repórter LEÃO

ELETROTÉCNICA WILSONBELÉMMARGARETH LOPES(91) [email protected]

VACEL ELETROTÉCNICAPARAGOMINASVALÉRIO FLORES(91) 3729.3558 [email protected]

K. M. TEC CASTANHALPAULO MOURA(91) [email protected]

T. & S. NOLLISANTARÉMTÚLIO NOLLI(93) [email protected]

REBOBINADORA CIRCUITOMARABÁJOÃO GERALDO(94) [email protected]

ELETROVEL SERVIÇOSBELÉMPEDRO VELOSO(91) [email protected] PARAÍBAFRIOELETRO REBOBINAMENTOCAJAZEIRASJOSÉ VALDEMIR(83) [email protected]

JOSÉ ROBERTO RAMOS DIASJOÃO PESSOAJOSÉ ROBERTO(83) 3233.0849

PARANÁHIDROTOL ASSISTÊNCIA TÉCNICATOLEDONIVAN SILVINO(45) [email protected]

HCL BOMBASMARINGÁCELSO LINDOLFO(44) [email protected]

W W MANUTENÇÃOCURITIBAPAULO ROBERTO(41) [email protected]

IGUAÇÚ POÇOS ARTESIANOSCASCAVELPAULO ROTTA(45) [email protected]

ÁGUA LIMPA POÇOS ARTESIANOSLONDRINAJOSÉ ROSSI(43) [email protected]

INGÁ BOMBAS E PAINÉISMARINGÁLAERCIO RIZZO(44) [email protected]

PERNAMBUCOHIDROVITAL BOMBAS MOT.RECIFEVITAL LINS(81) [email protected]

MAGRIPEL IRRIGAÇÃOPETROLINAPEDRO SAMPSON(87) [email protected]

PIAUÍREFRICENTER SERVIÇOSPARNAÍBAVICENTE DE PAULO(86) [email protected]

ELETROBOMBASFLORIANOMANOEL MESSIAS(89) [email protected]

ÁGUA LIMPA LTDATERESINAJANIO CUNHA(86) [email protected]

IRRITEC – REPRESENTAÇÕESTERESINAMARCOS ANDERSON(86) [email protected]

RIO DE JANEIROJ. PESSANHACAMPOSOBIRATAN MELO(22) [email protected]

NOVA TENCODUQUE DE CAXIASHELITON BASTOS(21) [email protected]

NOVA TENCO DE RIO DAS OSTRASRIO DAS OSTRASMichell Ribeiro Abrantes(22) 2760.3800 - (22) 2771.3830 [email protected] RIO GRANDE DO NORTEJOÃO DEHONMOSSORÓJOÃO DEHON(84) [email protected]

ELETRO UNIVERSALNATALJOSÉ MARINALDO(84) [email protected]

RONDÔNIAVALTAIR LEMOS LOPESPORTO VELHOVALTAIR LEMOS(69) [email protected]

REMATECJÍ-PARANÁCLAUDIO DE JESUS(69) [email protected]

CACOAL MOTO SERRASCACOALMARCIO ANTONIO(69) [email protected]

RIO GRANDE DO SULHIDROMISSÕESSANTO ANGELOANTONIO LUÍS(55) [email protected]

SANTA CATARINALEÃO POÇOSCHAPECÓLAURO(49) 3323.1444 [email protected]

SERGIPECASA DOS MOTORESLAGARTOPAULO ARAÚJO(79) [email protected]

SÃO PAULOTECNO FLUXO COM. DE EQUIP. E SERVIÇOSSÃO PAULOELCIO NASSER NOGUEIRA(11) [email protected]

MEGA BOMBASSÃO JOSÉ DOS CAMPOSVLADIMIR ROBERTO(12) [email protected]

SÃO JOSÉ MANUTENÇÃOSÃO JOSÉ DO RIO PRETOVANDERLEI PENA(17) [email protected]

PASSARELLI ASSISTÊNCIA TÉCNICAARAÇATUBALUÍS CARLOS(18) [email protected]

PAP’SPRESIDENTE PRUDENTELUÍS CARLOS(18) [email protected]

PENTÁGONOPRESIDENTE VENCESLAUCLAUDINEI BARBOSA(18) [email protected]

BOMACBAURÚANTONIO JOEL(14) [email protected]

R B MJUNDIAÍFELIPE NOVAES(11) [email protected]

DEMAGETABOÃO DA SERRAGEREMIAS DONEDA(11) [email protected]

TECNOÁGUAARARAQUARAMARCUS FABIANO(16) [email protected]

SIRO TAMAGAWAJALESSIRO TAMAGAWA(17) 3632.2866

COMERCIAL TREVISANSOROCABASERGIO TREVISAN(15) [email protected]

DRILL CENTERAMERICANAAPOLO OLIVA(19) [email protected]

MOTORTEC ELETROTÉCNICANOVO HORIZONTENATANAEL DE FREITAS(17) [email protected]

ELÉTRICA SÃO PAULOTEODORO SAMPAIOANTONIO CARLOS(18) [email protected]

TOCANTINSHIDROBOMBAS ARAGUAIAPALMASWISLEY TAVARES(63) [email protected]

E. FONTENELE DE BRITOARAGUAÍNAEDMILSON FONTENELE(63) [email protected]

Page 28: Repórter Leão nº 69

repórter LEÃO28