repórter leão n67

28
1 repórter LEÃO repórter www.leao.com.br INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 67 – Maio / Junho 2011 Atividades físicas com intensidade leve a moderada trazem qualidade de vida e harmonizam mente e corpo Esporte: Equilíbrio para uma vida Atividades físicas com intensidade leve a moderada trazem qualidade de vida e harmonizam mente e corpo Esporte: Equilíbrio para uma vida

Upload: horus-comunicacao-e-marketing

Post on 09-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Repórter Leão

TRANSCRIPT

Page 1: Repórter Leão n67

1repórter LEÃO

repórter www.leao.com.br

INFORMATIVO DO GRUPO LEÃO ANO 18 – Nº 67 – Maio / Junho 2011

Atividades físicas com intensidade leve a moderada trazem qualidade de vida e harmonizam mente e corpo

Esporte: Equilíbrio para uma vidaAtividades físicas com intensidade leve a moderada trazem qualidade de vida e harmonizam mente e corpo

Esporte: Equilíbrio para uma vida

Page 2: Repórter Leão n67

repórter LEÃO2

Page 3: Repórter Leão n67

3repórter LEÃO

Page 4: Repórter Leão n67

repórter LEÃO4

EDITORIAL

Diretoria:Jeferson PlazaVladimir PlazaMarcos Osni Plaza

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.800 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação:Hórus Comunicação e Marketing

Reportagem, Redação:Litterati Assessoria & Comunicação

Impressão:Enfim Ribeirão Editora e Gráfica Ltda-ME

Jornalista Responsável:Guilherme Plaza Sousa

Colaboração:Rodrigo BenettiJônatas MesquitaMarco Aurélio Tarlá

Cartum: Oscar da Silva

A Bombas Leão não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos autores e nem concorda necessariamente com os conceitos deles.

Boletim informativo de circulação interna e externa destinado a clientes, colaboradores e fornecedores.

EXPEDIENTE

Bombas Leão S/AVia Sebastião Fioreze, 400Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.9101 – Fax: (17) 3361.9112www.leao.com.br

Bombas Leão Nordeste Ltda.Rua Humberto de Campos, 1454Bairro Lourival Parente Teresina – PI – CEP 64023-600Tel. (86) 2107.5200 – Fax: (86) 2107.5201

Bombas Leão Recife Ltda.Av. Engº. Alves de Souza, 135 – ImbiribeiraRecife – PE – CEP 51170-300Tel. (81) 3339.9113 – Fax: (81) 3339.9114

Painéis Leão Ltda.Via Sebastião Fioreze, 160Monte Azul Paulista – SP – CEP 14730-000Tel. (17) 3361.1102

Os Esportes e a Qualidade de VidaTodos sabem o quanto é importante na vida de hoje

praticarmos alguma atividade física. Tanto para o corpo quanto para a mente. Para que possamos usufruir de uma boa qualidade de vida, precisamos encontrar aquela ativi-dade que melhor nos adaptemos. O corpo em atividade traz ao indivíduo, além de mais disposição e ânimo, uma saúde diferenciada. É o que dizem os especialistas e isso pode ser comprovado quando aplicamos nas nossas vidas.

Como um dos valores da Leão é a qualidade de vida, nós centramos diversos esforços nessa questão: patroci-nando times e eventos esportivos, e promovendo, entre seus colaboradores, a prática de atividades esportivas. Para isso, existe uma Comissão Interna de Esportes, que cuida da realização de eventos internos com a finalida-

de de integrar os colaboradores, seus familiares e a co-munidade, bem como incentivar a atividade física. Com esse espírito, voltamos esse ano a participar dos Jogos do SESI. Toda empresa se movimenta para que a parti-cipação seja especial. Alguns entram nas competições, outros podem não competir, mas vão aos jogos para torcer e incentivar aqueles que lá estão representando a empresa. A família se envolve. Toda uma dinâmica acon-tece para que tudo saia da melhor maneira possível.

Podemos sempre acompanhar essas novidades por meio desse informativo, que nos traz notícias sobre as participações esportivas.

E você? O que faz? Mexa-se e verá a diferença.

Vladimir PlazaDiretor Administrativo / RD

Page 5: Repórter Leão n67

5repórter LEÃO

índ

ice

Ediç

ão 6

7

06 - COMPROMISSO LEÃO

22 - ESPORTE

13 - ISO É QUALIDADE

24 - FIQUE POR DENTRO

12 - RECONHECIMENTO

23 - AÇÃO SOLIDÁRIA

14 - PERFIL TÉCNICO

15 - RH E MOTIVAÇÃO

1610 em cada 10 médicos recomendam

atividades físicas. Não é à toa!

Esporte para qualidade de vida

09Perfil

Valdir: 16 anos de Leão

10Os cuidados para evitar a floculaçãoNosso Segmento

20 Conta pra gente Alcides!Leão em Pauta

Page 6: Repórter Leão n67

repórter LEÃO6

Fundada por Adhemar de Oliveira em 1985, na cidade de Boituva – maior centro de pára-quedismo da América Latina, a Garça Poços Artesianos vem trilhando seus pas-sos de sucesso para além da região sudeste. Atualmente, comandada por Adhemar e João Carlos de Oliveira, a empresa atua em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná.

Com 26 anos de serviços prestados, a empresa atende clientes físicos e jurídicos, órgãos públicos, condomínios e chácaras. Dentre os serviços disponibilizados estão: perfu-rações, manutenções e recuperações em poços tubulares profundos - inclusive com equipamento especial para espa-ços reduzidos - fornecimentos e instalações de equipamen-to de bombeamento e toda parte de regularizações junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Parceira da Leão desde a fundação, a Garça Poços atua no mercado de perfurações sempre preocupa-da com a excelência nos serviços prestados. Para isso, conta com colaboradores altamente capacitados, equi-

COMPROMISSO LEÃO

pamentos de última geração e as mais avançadas me-todologias. A união com a Bombas Leão, segundo An-dré Scarpinelo, do Departamento Comercial da Garça Poços, contribui em muito com a empresa. “Todos os esforços na construção do melhor poço possível não se refletiria em sucesso se no momento mais importante da nossa obra - a produção de água - não pudéssemos contar com um equipamento à altura dos nossos servi-ços. Por isto, somos parceiros da Leão”, afirma.

A parceria entre as duas empresas une o que há de melhor em benefício dos clientes, atendendo com qua-lidade e prontidão suas necessidades. “Às vezes nossas ações superam as meras necessidades, às vezes – juntos - realizamos sonhos de água em abundância, com quali-dade e dentro da melhor tecnologia. Nós da Garça Poços nos orgulhamos de ter empregado a Bombas Leão, refe-rência em tecnologia de captação de águas subterrâne-as, ao longo de nossa vida de sucesso”, completa André.

Garça Poços ArtesianosServiço de qualidade há 26 anos

Colaboradores altamente capacitados para atender os clientesGarça Poços Artesianos, 26 anos de serviços prestados

Page 7: Repórter Leão n67

7repórter LEÃO

A parceria entre Hidrobel e Bombas Leão foi fir-mada desde a fundação da empresa. A empresária nos conta sobre a importância dessa união: “A Leão significa muito para nós. É uma empresa muito boa e nos ajuda bastante, uma vez que compramos semanal-mente e ela nos dá suporte”. A procura por bombas da Leão na Hidrobel é muito grande, segundo Dona Jane-te. “É uma empresa muito divulgada em nossa região e com um produto de qualidade muito procurado”, diz. A atenção e o cuidado na venda é outro diferencial de qualidade que agrada. “Nós compramos sempre mais através do Recife e as meninas que nos atendem são educadas e nos dedicam muita atenção”, finaliza.

São José do Belmonte, cidade do estado de Per-nambuco, tem o orgulho de abrigar a sede da Hidro-bel, empresa fundada em 14 de agosto de 1987 pelo Sr. José Cícero de Carvalho e sua esposa, Sra. Eponi-na Janete Diniz - ou Dona Janete, como é conhecida. Com 24 anos de existência, a empresa atua com mui-ta força também no estado do Ceará.

Com clientes de diversas áreas, a Hidrobel atende principalmente órgãos públicos e particulares, disponi-bilizando em sua gama de produtos itens de irrigação, tubos, revestimentos para poços, materiais elétricos e hidráulicos, dentre outros. “Trabalhamos também com fornecimento de bombas submersas, eletrobom-bas e material de construção”, diz Dona Janete.

COMPROMISSO LEÃO

HidrobelSucesso em Pernambuco e no Ceará

Gerente comercial Paulo Nicolas, Repres. Comercial Walter Rocha e Eponina Janete Diniz

Page 8: Repórter Leão n67

repórter LEÃO8

COMPROMISSO LEÃO

Tubos e CiaInauguração de filial amplia atendimento de qualidade

Com sede em Franca, interior do estado de São Paulo, a Tubos e Cia vem prestando serviços de qua-lidade há sete anos. Fundada em agosto de 2004, a empresa é comandada atualmente por Marcelo Gar-cia Martins e Luis Fernando Ferreira da Silva, atuando em cidades como São José da Bela Vista, Patrocínio Paulista, Ituverava e Pedregulho, dentre outras.

A empresa atende principalmente consumidores finais, assim como agricultores, indústrias e órgãos públicos, oferecendo produtos de hidráulica, elétrica, acabamentos, bombas, materiais contra incêndio, irri-gação, dentre outros. Entre os serviços prestados pela Tubos e Cia, está a manutenção de poços.

A parceria entre Tubos e Cia e Leão vem se

fortalecendo a cada ano. Para Marcelo, a união vem rendendo resultados para ambas as partes. “Nosso faturamento, nossas compras e vendas têm aumen-tado. Estamos ficando cada vez mais conhecidos pelo trabalho com produtos de poços artesianos”, diz o empresário, que completa: “Trabalhos apenas com bombas da Leão”.

Para ampliar o atendimento aos clientes foi inaugurada uma filial da empresa na cidade de Fran-ca, em maio deste ano. Segundo Marcelo, as visitas e faturamento estão superando as expectativas previs-tas. Ele lembra que a Leão tem um espaço especial na nova loja. “No melhor local de exposição da loja tem um painel de 6x2m da Leão”, conta.

Page 9: Repórter Leão n67

9repórter LEÃO

PERFIL

VALDIRDe Santo e o “Padim Pade Ciço”

“Eu tenho trinta e um... Mais vinte!”, brinca com Repórter Leão quando questionado – indiscretamente – sobre sua idade o simpático Valdir de Santo, reven-dedor de bombas submersas na região de Fortaleza, Ceará.

Valdir é de Pitanguei-ras, interior de São Paulo, mas trabalha no nordes-te do país representando Bombas Leão há três anos. “Fui gerente comercial por 13 anos e me transfe-riram para cá, havia gran-de demanda de bombas à pronta entrega. Atuo em todo o estado do Ceará, visitando as revendas e órgãos públicos, sendo federais, estaduais e mu-nicipais. Também atendo todos os profissionais do segmento, incluindo per-furadores de poços e ins-taladores de bombas”, ex-plica. Casado com Thatia Kaline, pai de duas garo-tas da primeira união, Mi-chele e Mariana e avô do pequeno Antônio, o entrevistado desta edição dedica horas a fio para o trabalho. “Tenho muita simpatia pela área, atuo como vendedor há mais de 25 anos, 16 deles na família Leão. Tenho excelente relaciona-mento com as pessoas e a diretoria da empresa, me sinto sempre em casa”.

A vida corrida de um representante nem sempre é fácil, mas para Valdir a viagem não é um proble-ma. “Viajar sempre implica em alguns riscos, princi-palmente na estrada. Mas não há nada que impeça meu prazer no trabalho, há muito mais vantagens do que desvantagens”, comenta. E sobre os raros

momentos de lazer, res-ponde: “Bem... nesses eu também vendo bomba! (risos). Quando posso vou à praia tomar uma cerve-jinha à beira-mar...E belas praias, por sinal”. Além de relaxar ao sol em pai-sagens paradisíacas, a cul-tura local o fez um grande devoto de Padre Cícero. “Meu padim pade ciço? Com certeza!”, imita o lin-guajar popular. “É uma fé em vários estados do nor-deste, uma tradição que passa de geração em gera-ção e me cativou. Sempre fui católico”, diz.

À frente da Hidroco-mando Bombas, empresa que comercializa os pro-

dutos Leão, Valdir conta qual é a fórmula na parceria de sucesso com Bombas Leão. “Além da qualidade dos produtos ser indiscutível, fazendo parte da lide-rança absoluta de mercado, as pessoas da Leão são comprometidas em tratar bem e valorizar as outras. Esse é o grande diferencial”, finaliza.

Page 10: Repórter Leão n67

repórter LEÃO10

Floculação pode ser evitadaSaiba como preparar corretamente fluidos a base de bentonita

A floculação é uma situação corriqueira quando se faz a utilização de bentonita em conjunto com alguns aditivos poliméricos encapsulantes em fluidos de per-furação. Essa situação tem se tornado um problema relativamente frequente para o perfurador e empre-sas de construção de poços tubulares.

As formações geológicas que mais necessitam do uso da bentonita no fluido também necessitam de complementação da formulação com polímeros encap-suladores, a fim de se maximizar a limpeza do poço e o processo de decantação. Contudo, se o fluido não estiver com a dosagem correta dos aditivos e não for preparado corretamente, pode apresentar-se floculado.

O estado de fluido floculado não é adequado para a perfuração, pois o volume de filtrado (volume de água que filtra do fluido para a formação geológi-ca) estará alto e fora das especificações requeridas, mesmo que o fluido apresente valores de viscosidade dentro de um intervalo aceitável.

A melhor forma de evitar a floculação é en-tender como ela ocorre, evitando os pontos críticos na hora de preparação do fluido.

A preparação do fluido inicia-se, na maioria das ve-zes, com a preparação da dispersão de bentonita, onde

esta é adicionada na água em um tanque com um agi-tador. Deixa-se o sistema sob agitação por cerca de dez minutos ou até que o fluido apresente-se sem pelotas e homogêneo. Em seguida, normalmente, já se adiciona o aditivo polimérico e inicia-se novamente a agitação até que o fluido apresente a viscosidade desejada.

Este procedimento descrito acima funciona bem para sistemas que possuem um agitador com potên-cia suficiente para evitar a formação dos flocos que se formariam pela união da bentonita com o polímero encapsulante. Contudo, para agitadores de baixa po-tência ou de baixa eficiência de agitação, esse pro-cedimento pode não dar certo e o fluido irá flocular, apresentando-se com aspecto de “leite coalhado”.

Devemos entender que o processo de floculação con-siste em um polímero encapsulante interagindo com a superfície de um material sólido em suspensão. Essa inte-ração irá causar a aglomeração do material sólido até que este sistema forme um floco. Esta etapa é a fase crítica do processo de floculação, pois, uma vez formado o floco, este torna-se um sistema sólido estável. Assim sendo, a energia necessária para desagregá-lo será maior que a energia que seria usada para evitar a sua formação.

Dessa forma, é muito mais fácil evitar que o fluido

NOSSO SEGMENTO

Tanque de preparação

Fluido em boas condições de uso no misturador

Fluido em boas condições de uso no tanque de sucção

Fluido em perfeitas condições de uso 1

Fluido em perfeitas condições de uso 2

Retorno de fluido (detalhe)

Page 11: Repórter Leão n67

11repórter LEÃO

flocule do que tentar recuperar um fluido já floculado. Assim sendo, o agitador e o processo de mistura são os pontos chave para preparar um fluido corretamente.

A agitação necessária para que seja evitada a floculação pode ser calculada de acordo com a velocidade tangencial de giro da hélice do agitador ou pela frequência de rotação, descrito usualmente como rotações por minuto (rpm).

O cálculo mencionado acima é baseado na tensão crítica de cisalhamento do fluido, conhecida usualmen-te como força gel. Uma força cisalhante é conceituada como a força aplicada perpendicularmente à superfície de um material sólido. No caso de fluidos plásticos de Bingham (que possuem força gel), a tensão crítica de cisalhamento pode ser interpretada como a força ne-cessária para romper o gel (característica de sólido do fluido) e causar uma deformação irreversível, iniciando o fluxo do sistema como um fluido.

Desse modo, podemos confeccionar uma quanti-dade do fluido a ser utilizado (dentro da formulação necessária) para um teste de laboratório e medir a força gel e viscosidade através de um viscosímetro de cilindros concêntricos. Essa leitura irá fornecer o valor mínimo da força que deve ser aplicada para evitar a floculação. Após isso, é possível verificar se o agita-dor irá prover essa força pelo cálculo envolvendo a relação de rotações por minuto que é atingida por este. Também devem ser contabilizados no cálculo: o diâmetro da hélice, o volume do tanque de agitação e a viscosidade programada do fluido.

NOSSO SEGMENTO

Autor: Juliano MagalhãesQuímico de Desenvolvimento de Produtos

Departamento de QuímicaSystem Mud Ind. e Com. Ltda. (47)3404-5005

[email protected]

Retorno de fluido em boas condições

Sequência do Processo de Floculação

Com isso, podemos adquirir uma recomendação de trabalho de um valor mínimo de rotações por mi-nuto que o agitador deve prover para que a flocu-lação seja evitada. Em ensaios laboratoriais, existem procedimentos padrões para se obter com fidelidade os valores que podem ser utilizados em escala real, mas pode-se também gerar recomendações generali-zadas para uso em campo.

Recomenda-se para um misturador de até 1 m3, acoplado com uma hélice tipo naval de 20 cm, e para uma viscosidade programada de 50 s/1/4gal (Funil Marsh) para o fluido, que este opere acima de 1800 rpm para evitar completamente a floculação.

Em casos de uso de hélices de menor diâmetro ou com geometria diferente do tipo hélice naval, será neces-sário determinar a eficiência destes relativamente a evitar a floculação, utilizando a ideia de cálculo descrita acima.

Em certos sistemas de perfuração, existem agita-dores que auxiliam nessa tarefa e possuem direcio-nadores de fluxo acoplado à hélice do agitador que garantem uma maior eficiência de mistura, como de-monstrado nas fotos ilustrativas a este texto.

Se para a sua realidade de perfurador (ou para a sua empresa) o uso deste tipo de fluido é comum e o pro-blema de floculação é frequente, a melhor escolha a ser feita é melhorar a eficiência do misturador pelo melhor dimensionamento da hélice ou efetuar a troca do mis-turador por um de maior potência. Também é benéfico deixar que a bentonita hidrate completamente antes de iniciar a dosagem de polímero, pois desta maneira a floculação torna-se menos favorável do ponto de vista químico. O tempo de hidratação completa da bentonita gira em torno de 6 a 12 horas, mas pode ser executado dentro do cronograma de trabalho da sonda.

Em todo caso, compensa pensar e trabalhar a res-peito deste tema, pois o fluido funcionando perfeita-mente é garantia de economia em sua obra.

Page 12: Repórter Leão n67

repórter LEÃO12

RECONHECIMENTO

Com sede na cidade de Irecê, sertão da Bahia, na região noroeste, a Geocomercial – fundada em março de 1977 - possui atualmente cinco filiais. São quatro lojas e um posto de gasolina localizados nas cidades de Canarana, Jacobina, João Dourado e Seabra, to-das no estado baiano. Destaque de vendas em 2010, a empresa recebeu uma placa comemorativa em re-conhecimento pelo bom desempenho.

A H2O Perfurações, empresa localizada na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, foi destaque em ven-das em 2010. Para selar o reconhecimento, o gerente comercial da Bombas Leão, Paulo Nicolas, acompa-nhado do representante Valdir de Santo, esteve na H2O e entregou uma placa comemorativa ao proprie-tário da empresa, Sr. Francisco Irapuan.

A Bombas Leão Recife vem crescendo cada vez mais no mercado nordestino. Funcionando como um centro de distribuição dos produtos Leão para o mer-cado litorâneo, a empresa conta com o bom trabalho de Dayse Câmara e os colaboradores Mirian e Silvio, que trabalham em sintonia para atingir todas as metas. Prova do trabalho de qualidade realizado pela equipe é que a Leão Recife é sucesso de vendas em 2011.

GeocomercialReconhecimento pelo desempenho em 2010

H2O Perfurações é destaque em 2010

Leão Recifesucesso em vendas 2011

Page 13: Repórter Leão n67

13repórter LEÃO

RECONHECIMENTO / ISO É QUALIDADE

A palavra qualidade, quando ouvida, muitas vezes nos leva a pensar em produtos e serviços, sem perce-ber que todo desempenho, característica e valor dos mesmos vêm da qualidade das pessoas, de como o trabalho foi realizado e com quais mãos foi execu-tado. É a qualidade que diferencia o notável do co-mum, com as pessoas, os materiais e as ferramentas. Ou seja, as condições das quais nasce o produto ou o serviço. Vamos falar um pouco de uma característica que diferencia as pessoas: a iniciativa.

As organizações precisam e estão à procura de colaboradores que tenham iniciativa, atitude, que chamem a responsabilidade para si e que, continu-amente, possam oferecer bons serviços aos clientes, fazendo o que precisa ser feito sem serem solicita-das, que arrisquem, se dediquem como se fossem donas do negócio e resolvam problemas sem ficarem transferindo a terceiros. Uma empresa que conte com pessoas com essa postura certamente construirá uma equipe de qualidade.

Grupos de trabalho bem estruturados conseguem motivar os envolvidos em projetos a alcançarem as metas, mostrando o que se ganha atuando com qua-

A Qualidade

Vieira SantosCrescimento encorajado pela Leão

Fátima Baraldi VazCoordenadora do SGQ

Localizada em Querência do Norte, no Paraná, a Viei-ra Santos foi fundada em agosto de 2007 por José Apa-recido dos Santos, conhecido como Cido. Atualmente, além do Sr. Cido, seus filhos são proprietários da empre-sa, que possui filial em Maringá e atua em todo o estado do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. O bom trabalho realizado pela empresa desde sua fundação vem cres-cendo a cada ano. Prova disso é que ela foi destaque em vendas no ano de 2010, recebendo – por parte da Leão - uma placa comemorativa de reconhecimento.

lidade e encarando os problemas do dia a dia como oportunidades de crescimento. A Bombas Leão tem uma excelente ferramenta de trabalho que há 12 anos vem promovendo melhorias na empresa, nas pessoas e nos processos - a ISO 9001 - e podemos afirmar que esse diferencial vem da qualidade do tra-balho das pessoas que atuam continuamente buscan-do bons resultados.

Page 14: Repórter Leão n67

repórter LEÃO14

HOMENAGEM

A Agil Motores – ou Casa das Bombas, como também é conhecida – foi fundada pelos irmãos Alcides Malerba e Antônio Carlos Malerba em 1984, na cidade de Impe-ratriz, segunda mais populosa do estado do Maranhão. Com 27 anos de existência, a empresa possui um leque variado de clientes, dentre eles agricultores, pecuaristas e órgãos públicos como hospitais e prefeituras. “Temos uma diversidade imensa de clientes, principalmente na parte de assistência”, conta Antônio Raimundo, gerente de vendas e assistência técnica da empresa.

A força da Agil Motores se expande para além do es-tado do Maranhão, uma vez que a empresa também atua em parte do Tocantins e do Pará, disponibilizando aos seus clientes serviços como manutenção em painéis, bombea-dores e motores de todas as potências. No que diz respeito a poços, a empresa trabalha com perfuração até 500 m e dá respaldo para a instalação e manutenção dos mesmos.

Em 1985, a Agil Motores se tornou assistência au-torizada da Leão. Antônio, que começou a trabalhar na empresa em 1989, conta que a opção pela Bombas Leão foi feita pela força que a empresa tem no Maranhão. “Quando começou a surgir bombas submersas a Leão foi a primeira e tinha muita mídia. Para investirmos na peça,

Agil MotoresAssistência de qualidade há 26 anos

PERFIL TÉCNICO

tínhamos que investir em marca trabalhando na região, pois caso tivesse algum defeito, conseguiríamos arrumar. Logo nos cadastramos como assistentes”, conta.

Atualmente, a empresa presta manutenção para todo e qualquer modelo de bombas da Leão e pos-sui técnicos treinados na própria fábrica, obedecendo assim o padrão de reposição de peças e consertos, regulagens e testes de vazão estipulados pela Leão.

Na atividade de assistência técnica há diversos de-safios. Para Antônio, é difícil identificar o maior desa-fio, já que a cada dia surge algo novo. O segredo do sucesso e do bom trabalho é se motivar em ultrapassar cada barreira todos os dias. “O que nos motiva nesse ramo de manutenção é que sempre aparece algo dife-rente. Nossa satisfação é superar os desafios, identifi-cando os problemas e solucionando-os”, diz Antônio.

A parceria entre as empresas vem, ao longo dos anos, rendendo frutos para os dois lados. “A Leão, sempre com bons produtos e garantia sólida, nos dá muito mais segurança para trabalhar”, conta Antônio. “A facilidade em aquisição de peças, de manutenção, o catálogo sim-plificado e o melhor rendimento de bombas do mercado faz da Leão uma excelente parceira”, completa.

Page 15: Repórter Leão n67

15repórter LEÃO

Nas diversas áreas de uma empresa, é preciso aprender a “arte” de trabalhar em grupo. Ou melhor, trabalhar em equipe. Nem sempre é fácil conseguir que colaboradores interajam de maneira harmônica. E quase sempre, é em reflexo dessa integração que aparece o sucesso nos negócios. Além de ganhos em produtividade, eficácia e eficiência, os envolvidos no processo percebem seu trabalho com gratificação.

Nem sempre no dia a dia podemos escolher quem vai integrar nossa equipe. E grande parte das empre-sas não aproveita o potencial justamente por conta de desavenças entre colaboradores, sócios, entre outros personagens do mundo empresarial. Esse é um fator que decorre da dificuldade do profissional de traba-lhar em equipe, ou mesmo porque seus objetivos, em relação aos outros colaboradores, se distanciam.

Existem objetivos particulares, que devem ser res-peitados. Entretanto, em uma equipe é preciso ter em mente, ainda, outro objetivo, o comum. Ou seja, para o sucesso de empresa e colaborador é necessário que as pessoas envolvidas no processo consigam separar o ‘joio do trigo’, o ‘particular do comum’. Um não deve corromper o outro, fazendo uso de valores éticos para definir seu compromisso.

Como já falamos, a integração entre as pessoas é extremamente importante para o sucesso de uma em-presa. Quem não sabe delegar e compartilhar respon-sabilidades fica sobrecarregado e em geral apresenta diversas falhas e torna seu trabalho inexpressivo.

RH E MOTIVAÇÃO

Trabalhando em equipe

Rodrigo Bognin – Recursos Humanos

As características individuais, se bem aplicadas e admi-nistradas através da divisão de responsabilidades, são ca-pazes de enriquecer uma empresa, pois utiliza bem a força de todos, que devem “remar” em uma mesma direção.

Há várias teorias sobre trabalho em grupos/equi-pe, falaremos mais sobre um assunto: a divisão das responsabilidades. Os encargos atribuídos devem ser feitos considerando a capacidade e a personalidade de cada um. Achar que as pessoas são todas iguais é uma aposta errada e pouco inteligente, pessoas não são máquinas feitas em série.

A falta de união leva a grandes transtornos. É pre-ciso saber que as pessoas podem e devem se desen-volver no seu ambiente de trabalho. A rotulação pode bloquear o desenvolvimento da organização como um todo. Alguns têm tendência para liderar, outros para trabalhos rotineiros, para inovar, criar ou mesmo calcular, e assim por diante. Por isso, conhecer as pes-soas e suas diversidades é fundamental para conse-guir do colaborador o melhor que ele tem a oferecer.

O que podemos aprender com equipes bem suce-didas é que nelas cada integrante assume sua respon-sabilidade, cumpre seus compromissos e prazos, além de apoiar companheiros, aceitar críticas e aprender com os erros. O jargão “isso não é comigo” simples-mente não existe para essas equipes.

É importante lembrar sempre: “quando todos estão no lugar certo, já foi dado um bom passo para o sucesso”.

Page 16: Repórter Leão n67

repórter LEÃO16

ESPECIAL

O esporte brasileiro está em alta. Recentemente, o Santos Futebol Clube pintou a América de verde e ama-relo ao conquistar a Taça Libertadores da América. No vôlei de praia, as duplas brasileiras Juliana e Larissa e Emanuel e Alison foram campeãs mundiais. No tatame estivemos em todos os níveis do pódio na etapa São Paulo do Campeonato Mundial de judô. Os exemplos são muitos, não há como questionar o crescimento do Brasil no mundo esportivo. Somos privilegiados por fa-zer parte de uma geração de conquistas no esporte.

Inspiradas, pessoas de todas as idades se sentem cada vez mais dispostas a começar a praticar alguma ativida-de física. Esportes coletivos como o futebol, o handball ou o voleibol exercitam em cada esportista a paciência, o respeito e a solidariedade para com o companheiro. Além disso, existem também os esportes praticados indi-vidualmente, como o judô, aikidô ou o karatê, que têm

por característica alinhar o corpo e a mente mantendo o equilíbrio no dia a dia.

Competir por prazer ou disputar uma medalha bus-cando a vitória aumenta a autoestima, uma vez que a pes-soa se sente capaz de conquistar algo. Seja o futebol com os amigos ou o voleibol com os colegas de trabalho, o im-portante é se sentir bem e melhorar a qualidade de vida.

O que podemos dizer, afinal, do esporte? É uma atividade que além de nos entreter e deixar-nos mais dispostos é indicada por diminuir o risco de contrair algumas doenças no futuro. A prática de atividades físicas reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a controlar a obesidade, diabetes, hipertensão e aumento de colesterol. “Além desse controle de fatores de risco, a prática de exercícios físicos reduz as chances de contrair infarto, ansiedade, depressão, além de inúmeros estudos recentes demonstrarem

Movimento para a qualidade de vidaO esporte sob orientação médica pode prevenir acidentes cardíacos e propiciar boa saúde

Page 17: Repórter Leão n67

17repórter LEÃO

ESPECIAL

que aumenta a expectativa de vida em pacientes on-cológicos e com doença coronariana”, afirma Dr. Pe-dro Schwartzmann, da USP de Ribeirão Preto.

De acordo com o médico, exercícios físicos que promovem a melhora do prognóstico em várias do-enças são aqueles que envolvem grandes grupos musculares. “Nesse contexto, caminhada, bicicleta e natação são os mais lembrados. A caminhada é muito recomendada, pois é um exercício físico muito dispo-nível e fácil de ser orientado, além de preencher os requisitos para trazer benefícios à saúde”. Segundo Dr. Pedro, a recomendação geral é que cada pessoa realize pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica ao longo do dia, de preferência de forma contínua.

Helena Aparecida Fogari da Silva faz natação desde os 7 anos de idade e conta que só parou de praticar o esporte em função de suas gestações. “Sinto bem mais

disposição após nadar, é um dos esportes que mais gosto”, diz. A atleta conta que praticar um esporte se reflete até no ambiente de trabalho, quando ela se sente com mais energia. “É um esporte que mexe com o corpo todo, não tem impacto, é muito bom”, diz.

Julio Cesar Anastácio começou a praticar aikidô - arte marcial japonesa - há seis meses e diz que no início não se sentia tão disposto. “Acredito que pela falta de condicionamento físico não me sentia dispos-to, mas após um mês de treino já notava uma grande diferença. Hoje, após os treinos, me sinto muito mais revigorado”, conta. Em relação à saúde, Julio conta que sente respiração e disposição melhores após seis meses de atividades. “Pode ser coincidência, mas des-de então não fiquei sequer resfriado”, conta.

Mesmo trazendo inúmeros benefícios à saúde e sendo indicada a toda população, a prática de ativida-

Page 18: Repórter Leão n67

repórter LEÃO18

ESPECIAL

des físicas sem ajuda profissional não é aconselhável a pessoas que não estão acostumadas a se exercitarem. O educador físico Vilson Martins alerta que a primeira atitude a ser tomada por alguém disposto a iniciar suas práticas esportivas é procurar um médico para saber se está apto. “É necessário ter uma opinião médica. Após a liberação do médico, procurar um profissional da área de educação física para saber quais exercícios são mais indicados para a finalidade que ela deseja”, diz. Dr. Pedro afirma que a procura por um médico “é necessária para que seja feita uma avaliação pré-parti-cipação para determinar a intensidade da atividade fí-sica e diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares ocultas - cuja manifestação pode ocorrer de maneira

dramática, principalmente quando a prática é intensa em um indivíduo previamente sedentário”.

De acordo com o Dr. Pedro, a avaliação pré-parti-cipação nesse contexto contempla uma consulta com cardiologista experiente, com história clínica e exame físico detalhados, além de eletrocardiograma e um teste de esforço na dependência da idade, fatores de risco e intensidade da atividade física a ser realizada. “Para atletas amadores ou profissionais, um exame como o teste ergométrico e, principalmente, o teste cardiopulmonar (ergoespirometria) - que tem análise de gases e medida objetiva do consumo de oxigê-nio - tem uma dupla finalidade: descartar doenças e programar a intensidade correta da atividade física”,

Page 19: Repórter Leão n67

19repórter LEÃO

ESPECIAL

completa. Após procurar um médico e iniciar suas ati-vidades, de acordo com o Dr. Pedro, a partir de duas ou três semanas de prática regular de exercícios já há melhora significativa na capacidade aeróbica e me-lhora da qualidade de vida do praticante.

Como em qualquer situação na vida, se ex-ceder ao realizar atividades físicas é nocivo à saúde. Às vezes, na pressa de modificar o corpo buscando a perfeição ou na ânsia por perder alguns quilos rapida-mente, as pessoas acabam ultrapassando seus limites. De acordo com Vilson, o corpo pode apresentar dores constantes, o que pode ser um indício de que algo está errado. “São dores principalmente articulares. A pessoa pode vir a ter alguns problemas na articulação

dos joelhos, do quadril, na própria coluna, no torno-zelo, dores no pé, inflamação... Ela tem que ir obser-vando essas coisas para saber se está se exercitando ou não de forma correta”, diz. Para saber se essas do-res são do excesso de atividades físicas ou que apare-cem no cotidiano, é preciso procurar um médico. “Na verdade, sem orientação, a pessoa não deve praticar nada intenso. A melhor forma de prevenção para que a pessoa realize os exercícios de forma correta seria acompanhada de uma orientação adequada, profis-sional, o que faria com que essas dores não apare-cessem”, alerta. Segundo Dr. Pedro, o benefício para a saúde se encontra nas atividades físicas de leve a moderada intensidade.

Page 20: Repórter Leão n67

repórter LEÃO20

LEÃO EM PAUTA

O colaborador em destaque desta edição é Alcides Luiz Ricciardi Junior. Casado com Rosa Helena de Oli-veira Ricciardi e na Leão há 27 anos, Alcides é conta-dor da empresa. Uma pessoa brincalhona que sempre está de bom humor. É impressionante! Arranca gar-galhadas dos colegas mesmo com poucos esforços. “Deixa eu arrumar meu cabelo”, brinca ele buscando os poucos fios. Mas junto à imagem do já conheci-do brincalhão está o profissional dedicado e leal com seus próprios objetivos, e claro, sem se esquecer da empresa. “Eu falo para os meninos aqui: aquele que teve a oportunidade de entrar na Leão, agarre, abra-ce, porque você está em uma família – com certeza”.

Repórter Leão - Como você ingressou na Leão?Alcides Luiz Ricciardi Junior - Eu comecei minha

carreira profissional em 12 de janeiro de 1979, em um escritório de contabilidade. Depois, surgiu uma oportunidade: iriam abrir duas vagas aqui na Bom-bas. Uma vaga era para a área contábil, para a função de auxiliar de contabilidade, e a outra para o setor de compras. O Carlos Vieira, por ser meu primo, convi-

dou-me para entrar na empresa. Foi em 10 de abril de 1984. Eu estava terminando o curso técnico contábil, estava no último ano quando surgiu a oportunidade de entrar aqui.

Repórter Leão - E como foi esse começo, foi difícil...?Alcides - Muito difícil. Apesar de já trabalhar em

escritório de contabilidade, eu não lidava diretamente com isso. Eu tinha a teoria, “o banco de escola”, e fui aprendendo a prática, mas foi muito difícil. Até hoje a gente brinca, eu ainda tinha cabelos na época em que comecei.

Repórter Leão - Conte-nos um pouco sobre sua rotina?Alcides - A parte contábil, como o Carlos costuma

dizer, é o funil da empresa. É ali que se registram todas as operações, tudo que a empresa faz: as compras, as vendas, apurações de resultados, trabalha com legisla-ção, o que no Brasil sempre foi complexo. Também fa-zemos os fechamentos mensais, além de apresentarmos esses dados para a diretoria e gerência... Essa é a rotina.

Repórter Leão - Você sempre trabalhou na Con-tabilidade da empresa, nunca outro setor?

Alcides - Aqui na Bombas Leão sempre na Con-

Alcides e o balançode seus 27 anosde Leão

Page 21: Repórter Leão n67

21repórter LEÃO

LEÃO EM PAUTA

tabilidade, já entrei direto como auxiliar de contabili-dade e, graças a Deus, estou aqui até hoje. A Bombas Leão é o único registro na minha carteira profissional. Já estou há 27 anos na empresa.

Repórter Leão - O que você tem a dizer sobre a Bombas Leão?

Alcides - Passa um filme na minha cabeça com esse período todo em que estou aqui... É uma em-presa muito bem sucedida para nossa cidade. Temos uma equipe muito forte e muito boa de trabalho aqui dentro, de A a Z. A Bombas Leão é muito boa em todos os aspectos.

Repórter Leão – Em sua opinião, qual é a fórmula do sucesso da empresa?

Alcides – A Leão é honesta, batalhadora e mui-to perseverante. Essas são as características que mais colaboram com o sucesso, na minha visão. E lógico, a equipe de trabalho é muito boa, você já deve ter ou-vido isso de outras pessoas: “aqui se entra e se veste a camisa da empresa”.

Repórter Leão – E por falar em pessoas, como é o seu relacionamento com outros colaboradores e diretoria?

Alcides - Tenho bom relacionamento com todos. Tenho esse meu jeito brincalhão e me dou muito bem com todo mundo, com a diretoria, com os funcioná-rios mais velhos, com os mais novos, com todos os companheiros de trabalho em geral.

Repórter Leão – Existe algum fato que tenha marcado sua trajetória profissional?

Alcides - Tudo sempre marcou desde que fui

convidado a entrar na empresa. Tudo que almejei e conquistei, é graças à empresa, que acabou virando família para mim. Não existe algo específico, é o pri-meiro registro da minha carteira e aqui estou até hoje, graças a Deus. Isso tudo é muito marcante para mim.

Repórter Leão - O que você tem a dizer às pesso-as que estão iniciando agora na empresa?

Alcides - Todo começo é difícil, mas tendo per-severança, vontade e garra, certamente é possível conquistar aquilo que se almeja. Na Leão, as pessoas não se arrependem em apostar em suas carreiras, por-que elas criam raízes aqui dentro. Você nunca pensa: vou procurar outra empresa, outro serviço. Cria raí-zes mesmo, vira família. Ainda que apareçam outras oportunidades, você não pensa em sair.

Repórter Leão - Como você enxerga seu futuro? Alcides - Promissor. Às vezes as pessoas vão falar:

você está há 27 anos na empresa, no mesmo setor e fala de futuro promissor? Eu sempre acredito, sempre vejo fases para crescer dentro da empresa. Eu acredito muito na Leão. Tenho muita fé em um futuro promis-sor, para mim e para a Bombas Leão.

Repórter Leão - O que você gosta de fazer nas horas de lazer?

Alcides - Como um bom brasileiro, gosto de uma boa pescaria e um bom churrasquinho, que não fa-zem mal a ninguém (Risos). Não sou muito de praticar esportes, agora que estou praticando um pouco de bicicleta com alguns amigos. Mas o que mais gosto é uma boa pescaria.

Page 22: Repórter Leão n67

repórter LEÃO22

Atletas da Leão mostram sua força nos Jogos do Sesi

ESPORTE

O SESI (Serviço Social da Indústria) realiza todo ano uma integração entre colaboradores de diversas empresas do país. A instituição utiliza o esporte como ferramenta principal para essa interação. O evento, Jogos do SESI, engloba diversas modalidades e se divi-de em cinco etapas: municipal, estadual, regional, na-cional e mundial. Os campeões selecionados de cada etapa avançam para a próxima.

Os atletas-colaboradores da Bombas Leão estão participando do evento em 2011, na cidade de Ser-tãozinho - SP. O entusiasmo é grande e as equipes estão fazendo seu melhor para continuar colocando o nome Leão entre as primeiras posições. E os resul-tados já começaram a aparecer. Tivemos medalha de ouro para as turmas do voleibol masculino e do biribol (vôlei de piscina). Em outras modalidades a expecta-tiva também é boa: estamos classificados com dois times nas semfinais do futebol de campo e com o fe-minino de vôlei na final. Até na sinuca estamos bem representados, com Luli avançando a cada etapa.

Parabéns a todos os participantes que se empe-nham e mostram que mais do que o resultado final, o importante é competir, conhecer novas pessoas e melhorar a qualidade de vida!

Page 23: Repórter Leão n67

23repórter LEÃO

A Comissão de Ação Solidária da Bombas Leão reali-zou entre os dias 01 e 25 de junho a Campanha do Aga-salho. Com o objetivo de arrecadar roupas para suprir as necessidades de famílias carentes, a empresa contou com o apoio da comunidade de Monte Azul Paulista. As roupas doadas foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade para serem distribuídas às famílias cadastradas no órgão.

A Leão agradece as pessoas que participaram da

Roupas foram enviadas ao Fundo Social de Solidariedade

CAMPANHA DO AGASALHOcampanha e as empresas parceiras que funcionaram como ponto de entrega de agasalhos, são elas: Su-permercado Iquegami, Panificadora e Confeitaria Ica-raí, Rádio Nova Era, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Colégio Alternativo, Colégio Espaço Livre, Posto de Saúde Municipal, Fórum, Academia Corpo e Vida, Academia A&F Sport, Drogaria Total, Papelaria Colibri e Auto Posto Tigrão.

Page 24: Repórter Leão n67

repórter LEÃO24

No mês de junho, 21 colaboradores da Leão receberam certificados de conclusão do curso de metodologia iTLS/Six Sigma. Realizado entre os dias 28/03 e 01/04, com duração de 40 horas, o curso teve como objetivo treinar e capacitar os participantes na metodologia para desenvolvimento e melhoria contínua.

Foi realizada em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, palestra técnica ministrada pelo gerente comercial da Leão, Paulo Nicolas. Com o objetivo de apresentar toda linha de produtos da Leão para consumidores finais, en-genheiros técnicos e montadores da região para atualização de conhecimentos técnicos, vantagens e benefícios da marca, a palestra foi um sucesso. Estiveram presentes no evento engenheiros e técnicos da Compesa – Cia Pernambucana de Saneamento, Regional Sertão e o representante da Leão Walter Rocha. Na ocasião, foi sorteada uma motobomba entre os participantes.

Certificado de qualidade

Palestra Técnica

FIQUE POR DENTRO

Page 25: Repórter Leão n67

25repórter LEÃO

Estagiários de Maio e JunhoEmpresa: Jilmar Alves Araújo MECidade: Altamira - PAEstagiários: Gilberto Santos Silva e Jilmar Alves AraújoEmpresa: HidroparanáCidade: Maringá - PREstagiários: Rubens Hoffmann Pizzo e Wagner José Pezzoti HoffmanEmpresa: JFB dos SantosCidade: São José do Ribamar - MAEstagiários: José Flávio Braga dos Santos e Diego Raniel Silva dos SantosEmpresa: Françualdo da Costa LucenaCidade: Patos - PBEstagiários: Françualdo da Costa LucenaEmpresa: José Valtemir de SouzaCidade: Cajazeiras - PBEstagiários: José Valdemir de SouzaEmpresa: Fluxor PoçosCidade: Brasília - DFEstagiários: Fernando Leoncio de Almeida

Empresa: S.AAECidade: Unaí - MGEstagiários: Elismar José Barros e Valdirnei Pereira RibeirãoEmpresa: I. Santos AraújoCidade: São Miguel do Guamá - PAEstagiários: Fabrício Santos de AraújoEmpresa: S.D.C. ManutençãoCidade: São Paulo - SPEstagiários: Leonardo Santos de França e João Antonio dos Santos NetoEmpresa: Joás Pessoa de MoraesCidade: Tangará da Serra - MTEstagiários: Joás Pessoa de MoraesEmpresa: Eletro RebobinadoraCidade: Primavera do Leste - MTEstagiários: Junior Cesar Neves BarbosaEmpresa: EletromotoresCidade: Campo Verde - MTEstagiários: Edvaldo Gonçalves da SilvaEmpresa: Tecno FluxoCidade: São Paulo - SPEstagiários: Aldemir Nogueira e Élcio Nasser Nogueira

Aos estagiários e a Universo Moto Bombas, o nosso muito obrigado.

No mês de maio o supervisor técnico da Bombas Leão, Silvio Antolini, esteve no estado do Mato Gros-so realizando treinamento sobre “Dimensionamento de Bombas Submersas”. No estado, Silvio ministrou o treinamento para técnicos dos Hipermercados Go-tardo - das cidades de Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis e Sapezal – e para funcionários da Samar Agrícola, das mato-grossenses Sorriso, Nova Ubiratã e Lucas do Rio Verde. Já no mês de junho o super-visor técnico esteve na cidade de Maringá – estado

do Paraná, onde realizou treinamento sobre “Dimen-sionamento e Instalação de Conjuntos Motobombas” no auditório do Consórcio Samaes. Diversos técnicos do órgão participaram do evento, enviados das unida-des: Marialva, Terra Rica, Peabirú, Marechal Candido Rondon, Sarandí, Munhoz de Melo, Japurá, Pitan-gueiras, Jussara, Lobato e Prado Ferreira.

Bombas Leão agradece a todos os participantes.

Treinamentos Técnicos

Silvio Antolini Supervisor Técnico

FIQUE POR DENTRO

Da esquerda para a direita: Carlos Trimer, Valter Gonzales, João Carlos Bocato, Valdemir de Souza da cidade Cajazeiras/PB , Paulo Nicolas, Wilson Neto e Sr. Franço-

aldo da Costa Lucena da cidade de Patos/PB .

Page 26: Repórter Leão n67

repórter LEÃO26

AMAPÁMEGATÉCNICA EMPREEND.MACAPÁALMEIDA(96) [email protected]

AMAZONASNORTE MOTORES E SERV.MANAUSKARINA GUEDES(92) [email protected]

M. S. COMERCIO E SERV.MANAUSMIGUEL SILVEIRA(92) [email protected]

B A COMERCIO E ENG.MANAUSANA MARIA(92) [email protected]

ALAGOASMONTE AZUL ALAGOANAMACEIÓMÁRCIO ALVES(82) [email protected]

EDVALDO A. JOVENALMACEIÓBRUNO GIOVANNI(82) [email protected]

BAHIAMINAS BOMBASVITÓRIA DA CONQUISTAMURILO RAMOS(77) 3421.0597 [email protected]

EMCIL ELETROMECANICASALVADORBRUNO GOES(71) [email protected]

ELÉTRICA FERMAMFEIRA DE SANTANAMANOEL PAULINO(75) [email protected]

S R MOTORESSALVADORCARLA PAIVA(71) [email protected]

HIDRATECIRECÊHAILTON T. VAZ(74) [email protected]

CARLOS TEODORO ISAIASTEIXEIRA DE FREITASCARLOS TEODORO(73) [email protected]

DUARTE COMERCIO INSTALAÇÃO E MANUT.SEABRAJUSSILENO(75) [email protected]

MINAS BOMBASGUANAMBÍJOSÉ HERBERT(77) [email protected]

BRASÍLIA - DFELETRO ENROLAMENTOTAGUATINGAAVAÍDE MATEUS(61) [email protected]

CEARÁJ. RODRIGUES BOMBAS SUB.CRATOJOSÉ RODRIGUES(88) [email protected]

SERVELETRICAIGUATÚHESLEY FELIPE SILVA(88) [email protected]

ELETROTÉCNICA KVM LTDAFORTALEZAJOSÉ ARIMATÉIA(85) [email protected]

ADROVANDO T. CAVALCANTEUBAJARAADROVANDO TOMÁS(88) [email protected]

ESPÍRITO SANTOCELSO LEONARDO FIGUEIRASERRACELSO LEONARDO(27) [email protected]

ELÉTRICA MARTINSLINHARESDIEGNER MARTINS(27) [email protected]

ELÉTRICA ANDRADECOLATINAFABIANO(27) [email protected] GOIÁSGOIÁS BOMBASGOIANIAGILVAN VIEIRA SOUZA / SILVIA(62) [email protected]

AJEL MOTORESRIO VERDEWILBER GOMES(64) [email protected]

MATO GROSSOLAERCIO MUNARO & CIASORRISOLAERCIO MUNARO(66) [email protected]

VALÉRIO B. & FONTANACUIABÁVALÉRIO BEATRIZ(65) 3661.3453 [email protected] MATO GROSSO DO SULELÉTRICA RADARPONTA PORÃALDO LUÍS(67) [email protected]

ELETROSERV ASSISTÊCIA TÉCNICADOURADOSLUIS CARLOS(67) [email protected]

ELETRO BOMBASCAMPO GRANDEJANSER NUNES(67) [email protected]

ASSISTENSILCAMPO GRANDESÍDNEI ANTONIO(67) [email protected] MARANHÃOGEOMÁQUINASAÇAILANDIADENEVAL(99) [email protected]

AGIL MOTORESIMPERATRIZANTONIO RAIMUNDO(99) [email protected]

LOK EQUIPAMENTOSSÃO LUÍSMAGNO MAPURUNGA(98) [email protected]

J. F. B. DOS SANTOSSÃO JOSÉ DE RIBAMARFLÁVIO DOS SANTOS(98) [email protected]

MINAS GERAISMVA ELETRICIDADE INDUSTRIALSETE LAGOASJULIANO VERDOLIN(31) [email protected]

ELETROTÉCNICA XAVIERUBERABAFERNANDO BARSANULFO(34) 3312.3905 [email protected]

AQUATEC PERFURAÇÕESBELO HORIZONTECARLOS BAÍA(31) [email protected]

GEMAQ MOTORESESPINOSAGERALDO MARCOS(38) [email protected]

HIDROVIDA POÇOS ARTESIANOSUBERLANDIAEDMAR GAMA(34) [email protected]

CASA DO MOTORMONTES CLAROSMARIA DAS GRAÇAS(38) [email protected]

LÚCIO FERREIRA BARBOSAMANHUAÇÚLÚCIO FERREIRA(33) [email protected]

ELETROMARZINHOPIUMHÍSENESOMAR MARZINHO(37) [email protected]

HIDROBOMBAS UBERLANDIAUBERLANDIAMARCIO CABRAL(34) [email protected]

HIDROMIGBELO HORIZONTEJOSUE(31) [email protected]

NORTE EL. MOTORESMONTES CLAROSGILBERTO(38) [email protected]

ÁGUA VIVA POÇOS ARTESIANOSARAGUARÍJOSÉ CARLOS(34) [email protected]

PARÁJ. DOS R. R. TRAVASSOSSÃO MIGUEL DO GUAMÁALEX(91) [email protected]

ELETROTÉCNICA WILSONBELÉMMARGARETH LOPES(91) [email protected]

VACEL ELETROTÉCNICAPARAGOMINASVALÉRIO FLORES(91) 3729.3558 [email protected]

AUTORIZADAS

Page 27: Repórter Leão n67

27repórter LEÃO

K. M. TEC CASTANHALPAULO MOURA(91) [email protected]

T. & S. NOLLISANTARÉMTÚLIO NOLLI(93) [email protected]

REBOBINADORA CIRCUITOMARABÁJOÃO GERALDO(94) [email protected]

ELETROVEL SERVIÇOSBELÉMPEDRO VELOSO(91) [email protected] PARAÍBAFRIOELETRO REBOBINAMENTOCAJAZEIRASJOSÉ VALDEMIR(83) [email protected]

JOSÉ ROBERTO RAMOS DIASJOÃO PESSOAJOSÉ ROBERTO(83) 3233.0849

PARANÁHIDROTOL ASSISTÊNCIA TÉCNICATOLEDONIVAN SILVINO(45) [email protected]

HCL BOMBASMARINGÁCELSO LINDOLFO(44) [email protected]

W W MANUTENÇÃOCURITIBAPAULO ROBERTO(41) [email protected]

IGUAÇÚ POÇOS ARTESIANOSCASCAVELPAULO ROTTA(45) [email protected] ÁGUA LIMPA POÇOS ARTESIANOSLONDRINAJOSÉ ROSSI(43) [email protected]

INGÁ BOMBAS E PAINÉISMARINGÁLAERCIO RIZZO(44) [email protected]

PERNAMBUCOHIDROVITAL BOMBAS MOT.RECIFEVITAL LINS(81) [email protected]

MAGRIPEL IRRIGAÇÃOPETROLINAPEDRO SAMPSON(87) [email protected]

PIAUÍREFRICENTER SERVIÇOSPARNAÍBAVICENTE DE PAULO(86) [email protected]

ELETROBOMBASFLORIANOMANOEL MESSIAS(89) [email protected]

ÁGUA LIMPA LTDATERESINAJANIO CUNHA(86) [email protected]

IRRITEC – REPRESENTAÇÕESTERESINAMARCOS ANDERSON(86) [email protected]

RIO DE JANEIROJ. PESSANHACAMPOSOBIRATAN MELO(22) [email protected]

NOVA TENCODUQUE DE CAXIASHELITON BASTOS(21) [email protected]

NOVA TENCO DE RIO DAS OSTRASRIO DAS OSTRASMichell Ribeiro Abrantes(22) 2760.3800 - (22) 2771.3830 [email protected] RIO GRANDE DO NORTEJOÃO DEHONMOSSORÓJOÃO DEHON(84) [email protected]

ELETRO UNIVERSALNATALJOSÉ MARINALDO(84) [email protected]

RONDÔNIAVALTAIR LEMOS LOPESPORTO VELHOVALTAIR LEMOS(69) [email protected]

REMATECJÍ-PARANÁCLAUDIO DE JESUS(69) [email protected]

CACOAL MOTO SERRASCACOALMARCIO ANTONIO(69) [email protected]

RIO GRANDE DO SULHIDROMISSÕESSANTO ANGELOANTONIO LUÍS(55) [email protected]

SANTA CATARINALEÃO POÇOSCHAPECÓLAURO(49) 3323.1444 [email protected]

SERGIPECASA DOS MOTORESLAGARTOPAULO ARAÚJO(79) [email protected]

SÃO PAULOTECNO FLUXO COM. DE EQUIP. E SERVIÇOSSÃO PAULOELCIO NASSER NOGUEIRA(11) [email protected]

MEGA BOMBASSÃO JOSÉ DOS CAMPOSVLADIMIR ROBERTO(12) [email protected]

SÃO JOSÉ MANUTENÇÃOSÃO JOSÉ DO RIO PRETOVANDERLEI PENA(17) [email protected]

PASSARELLI ASSISTÊNCIA TÉCNICAARAÇATUBALUÍS CARLOS(18) [email protected]

PAP’SPRESIDENTE PRUDENTELUÍS CARLOS(18) [email protected]

PENTÁGONOPRESIDENTE VENCESLAUCLAUDINEI BARBOSA(18) [email protected]

BOMACBAURÚANTONIO JOEL(14) [email protected]

R B MJUNDIAÍFELIPE NOVAES(11) [email protected]

DEMAGETABOÃO DA SERRAGEREMIAS DONEDA(11) [email protected]

TECNOÁGUAARARAQUARAMARCUS FABIANO(16) [email protected]

SIRO TAMAGAWAJALESSIRO TAMAGAWA(17) 3632.2866

COMERCIAL TREVISANSOROCABASERGIO TREVISAN(15) [email protected]

DRILL CENTERAMERICANAAPOLO OLIVA(19) [email protected]

MOTORTEC ELETROTÉCNICANOVO HORIZONTENATANAEL DE FREITAS(17) [email protected]

TOCANTINSHIDROBOMBAS ARAGUAIAPALMASWISLEY TAVARES(63) [email protected]

E. FONTENELE DE BRITOARAGUAÍNAEDMILSON FONTENELE(63) [email protected]

Page 28: Repórter Leão n67

repórter LEÃO28ANA

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS