relatÓrio - met. e t.t

3
RELATÓRIO – METALOGRAFIA E TRATAMENTOS TÉRMICOS TURMA: 2BN Objetivo geral: Caracterização de um aço-carbono Objetivos especifícos: Determinação de propriedades mecânicas como dureza e tração, ensaio metalográfico (micrografia) e tratamento térmico (têmpera). Metodologia Ensaio Metalográfico Para começo deste trabalho, foi feita a preparação da amostra para o ensaio metalográfico. Primeiramente a amostra foi cortada por serragem, havendo o pulo da etapa de embutimento. A marcação também foi feita a partir da serragem. A etapa posterior foi a de lixamento, com lixas de 220, 320, 400 e 600, utilizando água como meio refrigerante. A seguir foi feito o polimento com uma pasta de diamante sintético de 6µ, depois ataca-se a amostra com nital 2%. Interessante frisar que ao final de cada etapa, a amostra foi limpa com algodão embebido de álcool e depois se utiliza ar quente. Ao final de todo processo, o material estava pronto para ser observado no microscópio óptico. Tratamento Térmico Em uma outra amostra foi utilizado um tratamento térmico convencional, aqueceu-se a amostra até uma

Upload: felipe-azeredo

Post on 17-Sep-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Me

TRANSCRIPT

RELATRIO METALOGRAFIA E TRATAMENTOS TRMICOSTURMA: 2BN

Objetivo geral: Caracterizao de um ao-carbono

Objetivos especifcos: Determinao de propriedades mecnicas como dureza e trao, ensaio metalogrfico (micrografia) e tratamento trmico (tmpera).

Metodologia

Ensaio MetalogrficoPara comeo deste trabalho, foi feita a preparao da amostra para o ensaio metalogrfico. Primeiramente a amostra foi cortada por serragem, havendo o pulo da etapa de embutimento. A marcao tambm foi feita a partir da serragem. A etapa posterior foi a de lixamento, com lixas de 220, 320, 400 e 600, utilizando gua como meio refrigerante. A seguir foi feito o polimento com uma pasta de diamante sinttico de 6, depois ataca-se a amostra com nital 2%. Interessante frisar que ao final de cada etapa, a amostra foi limpa com algodo embebido de lcool e depois se utiliza ar quente. Ao final de todo processo, o material estava pronto para ser observado no microscpio ptico.

Tratamento TrmicoEm uma outra amostra foi utilizado um tratamento trmico convencional, aqueceu-se a amostra at uma temperatura de 850C e depois foi resfriada rapidamente (tmpera), para ensaios de dureza e observao no microscpio

Ensaio de DurezaEnsaios de dureza foram realizados para a amostra preparada metalograficamente e a amostra que sofreu o tratamento trmico. Para a primeira amostra foi realizado um ensaio relacionado dureza Rockwell B, com carga de 60 kgf e pr-carga de 10 kgf e uma esfera de ao como penetrador. Para a segunda amostra, o ensaio foi da dureza Rockwell C, com carga de 150 kgf, pr-carga de 10 kgf e um cone de diamante como penetrador.

Ensaio de Trao

Resultados e Discusso

MetalografiaAo final do ensaio metalogrfico, a amostra foi analisada por um microscpio ptico, e acredita-se que o ao em questo seja um ao 1050, com a disposio de ferrita e perlita em iguais propores na amostra.

Tratamento TrmicoDepois de ser temperada, a amostra foi analisada por um microscpio ptico, e verificou-se na microestrutura, agulhas de martensita, microestrutura proveniente do rpido resfriamento do material.

Ensaio de DurezaPara a primeira amostra, o resultado encontrado foi de uma dureza 100 HRB (dureza Rockwell B) e de acordo com o catlogo do fabricante, este ao tem uma dureza HB 241 (dureza Brinell). Para a segunda amostra, temperada, resultados de maior dureza eram esperados, j que a tmpera confere maior dureza ao material, ento, foram encontradas durezas de 54 HRC (dureza Rockwell C) e HB 534, de acordo com o catlogo do fabricante.

Ensaio de trao