reflexão sobre o modelo de auto avaliação

2
Reflexão sobre o Modelo de Auto-avaliação Sou apenas uma simples professora bibliotecária li bastante sobre o que se escreveu sobre a aplicação do modelo, estudei o seu conteúdo e utilidade. Verifico que não acrescentarei nada de novo que os estudiosos já referiram sobre este modelo, mas como o aplico na prática, juntei algumas questões a colocar: Será que se torna eficaz um documento extenso e complexo desta natureza? Será que não apresenta itens muito repetidos prejudicando uma leitura objectiva’ Será que a sua densidade informativa ajudam a objectividade da informação e a clarificar o que realmente é fundamentar? Reflexão sobre a forma proposta de apresentação WORKSHOP Tenho reparado que muitas pessoas passaram a confundir WORKSHOP com apresentação power point. E quero aqui reflectir sobre isso, porque apesar de também ter construído um power point tentei inseri-lo num contexto de workshop que é uma actividade bem diferente. Em relação a esta tarefa, também senti que me pôs a questionar e a criar novas formas de apresentação, recorrendo, por exemplo, ao uso de guiões –protocolo que ajuda a provocar de forma mais activa o envolvimento dos participantes. Assim, em relação à forma do Workshop enviei o programa previsto a realizar de forma a ilustrar como e o que pretendia desenvolver. As actividades nele propostas foram construídas tendo em conta a rentabilização dos recursos e zonas funcionais da BE para que dessa forma, os participantes tenham oportunidade de desenvolver a autonomia, a reflexão e a participação. Mais informo que as apresentações Power Point enviadas por partes são integradas dessa forma no desenvolvimento do programa que se pretende que seja interactivo e aberto às reflexões dos participantes no workshop. Embora seja complicado enviar todos os materiais, tenho de referir que para a realização de um workshop tal como o que sugeri exige os seguintes instrumentos a produzir: - Guiões -protocolo para o participante; - Ficha de avaliação do Workshop;

Upload: esperancasantos

Post on 25-May-2015

578 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reflexão sobre o modelo de auto avaliação

Reflexão sobre o Modelo de Auto-avaliação

Sou apenas uma simples professora bibliotecária li bastante sobre o que se escreveu sobre a aplicação do modelo, estudei o seu conteúdo e utilidade.

Verifico que não acrescentarei nada de novo que os estudiosos já referiram sobre este modelo, mas como o aplico na prática, juntei algumas questões a colocar:

Será que se torna eficaz um documento extenso e complexo desta natureza? Será que não apresenta itens muito repetidos prejudicando uma leitura

objectiva’

Será que a sua densidade informativa ajudam a objectividade da informação e a clarificar o que realmente é fundamentar?

Reflexão sobre a forma proposta de apresentação WORKSHOP

Tenho reparado que muitas pessoas passaram a confundir WORKSHOP com apresentação power point. E quero aqui reflectir sobre isso, porque apesar de também ter construído um power point tentei inseri-lo num contexto de workshop que é uma actividade bem diferente.

Em relação a esta tarefa, também senti que me pôs a questionar e a criar novas formas de apresentação, recorrendo, por exemplo, ao uso de guiões –protocolo que ajuda a provocar de forma mais activa o envolvimento dos participantes.

Assim, em relação à forma do Workshop enviei o programa previsto a realizar de forma a ilustrar como e o que pretendia desenvolver.

As actividades nele propostas foram construídas tendo em conta a rentabilização dos recursos e zonas funcionais da BE para que dessa forma, os participantes tenham oportunidade de desenvolver a autonomia, a reflexão e a participação.

Mais informo que as apresentações Power Point enviadas por partes são integradas dessa forma no desenvolvimento do programa que se pretende que seja interactivo e aberto às reflexões dos participantes no workshop.

Embora seja complicado enviar todos os materiais,  tenho de referir que  para a realização de um workshop tal como o que sugeri exige os seguintes instrumentos a produzir:

- Guiões -protocolo para o participante;

- Ficha de avaliação do Workshop;

- Material de divulgação ( cartazes, folhetos, memorandos,...)

- Fichas de Inscrição;

- Material de apoio ( jogo, dísticos,...)

- Certificado de Participação;

- Guiões de orientação nas diversas zonas funcionais;

Page 2: Reflexão sobre o modelo de auto avaliação

- Apresentação power point ( foi toda enviada por partes de acordo com a sua apresentação no desenrolar do programa do workshop);

- Convite a entidades para estarem presentes;