programação da 1ª etapa 1ª série do ensino médio leonardo ... fileconceitos básicos para a...

4
“SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA.” Sto. Agostinho 2015 ANO INTERNACIONAL DA LUZ CONTEÚDOS: Introdução à Sociologia O homem e a sociedade Surgimento da Sociologia Objeto e objetivos das Ciências Sociais Divisão das Ciências Sociais Conceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES: Compreender os aspectos sociais do comportamento humano. Apontar as principais preocupações da Sociologia. Diferenciar as preocupações da Sociologia das preocupações da Filosofia. Reconhecer os principais problemas sociológicos. Distinguir problemas sociais de problemas sociológicos. Analisar o olhar social, político, econômico e ambiental da Sociologia. Caracterizar a pesquisa da Sociologia enquanto Ciência Social. Conceituar os principais termos sociológicos estudados. Identificar características sociológicas do período estudado. Analisar os processos de isolamento social. Reconhecer a Sociologia como compreensão científica da sociedade. Apontar historicamente o surgimento das ciências sociais. Analisar a importância da compreensão científica das relações sociais. Apresentar os autores clássicos e fundadores da Sociologia e suas teorias. Proporcionar o debate sobre problemas das sociedades industriais. Problematizar a objetividade do conhecimento das ciências sociais. Reconstruir o desenvolvimento do pensamento sociológico a partir do Renascimento. Perceber o caráter simbólico da atividade humana, que se expressa pela criação cultural e pela transmissão do conhecimento. Conhecer o percurso pelo qual a Sociologia foi aos poucos se diferenciando da filosofia social e se constituindo em um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas. Entender o significado do uso da razão para pensar o homem, a sociedade e a ciência método científico. Entender o tipo de influência que as ciências da natureza tiveram sobre as nascentes ciências da humanidade. Compreender que a sociedade não é regulada por leis históricas preexistentes. Valorizar a consciência e a prática cidadãs e os direitos humanos. Reconhecer que não há verdades absolutas na ciência, mas relativas, circunscritas no tempo e no espaço. Compreender que obter conhecimento é um processo sem fim. Comparar os diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. 1ª Série do Ensino Médio Programação da 1ª Etapa Leonardo O. de Vasconcelos Sociologia

Upload: lamtuong

Post on 07-Dec-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programação da 1ª Etapa 1ª Série do Ensino Médio Leonardo ... fileConceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES: Compreender os aspectos sociais do comportamento

“SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA.” Sto. Agostinho

2015 ANO INTERNACIONAL DA LUZ CONTEÚDOS: Introdução à Sociologia O homem e a sociedade

Surgimento da Sociologia

Objeto e objetivos das Ciências Sociais

Divisão das Ciências Sociais

Conceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES:

Compreender os aspectos sociais do comportamento humano.

Apontar as principais preocupações da Sociologia.

Diferenciar as preocupações da Sociologia das preocupações da Filosofia.

Reconhecer os principais problemas sociológicos.

Distinguir problemas sociais de problemas sociológicos.

Analisar o olhar social, político, econômico e ambiental da Sociologia.

Caracterizar a pesquisa da Sociologia enquanto Ciência Social.

Conceituar os principais termos sociológicos estudados.

Identificar características sociológicas do período estudado.

Analisar os processos de isolamento social.

Reconhecer a Sociologia como compreensão científica da sociedade.

Apontar historicamente o surgimento das ciências sociais.

Analisar a importância da compreensão científica das relações sociais.

Apresentar os autores clássicos e fundadores da Sociologia e suas teorias.

Proporcionar o debate sobre problemas das sociedades industriais.

Problematizar a objetividade do conhecimento das ciências sociais.

Reconstruir o desenvolvimento do pensamento sociológico a partir do Renascimento.

Perceber o caráter simbólico da atividade humana, que se expressa pela criação cultural e pela transmissão do conhecimento.

Conhecer o percurso pelo qual a Sociologia foi aos poucos se diferenciando da filosofia social e se constituindo em um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas.

Entender o significado do uso da razão para pensar o homem, a sociedade e a ciência – método científico.

Entender o tipo de influência que as ciências da natureza tiveram sobre as nascentes ciências da humanidade.

Compreender que a sociedade não é regulada por leis históricas preexistentes.

Valorizar a consciência e a prática cidadãs e os direitos humanos.

Reconhecer que não há verdades absolutas na ciência, mas relativas, circunscritas no tempo e no espaço.

Compreender que obter conhecimento é um processo sem fim.

Comparar os diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

1ª Série do Ensino Médio

Programação da 1ª Etapa

Leonardo O. de Vasconcelos

Sociologia

Page 2: Programação da 1ª Etapa 1ª Série do Ensino Médio Leonardo ... fileConceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES: Compreender os aspectos sociais do comportamento

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PE 033-2015

2

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS: * Dever de Casa: a não realização incorrerá em BANC.

Provas: 20,0 pontos

Simulado: 6,0 pontos

Trabalho: 4,0 pontos Total: 30 pontos DICAS DE APROFUNDAMENTO: Para ler:

Introdução à Sociologia, de Pérsio Santos de Oliveira.

Sociologia: Introdução à ciência da sociedade, de Cristina Costa.

Cartas a uma jovem socióloga, de Alain Tourraine. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. Publicação de cartas do autor a uma aluna com a qual se correspondeu em 1974, trocando ideias a respeito dos problemas sociais da época, especialmente daqueles enfrentados pelos sociólogos. Para assistir:

A guerra do fogo. Direção de Jean-Jacques Annaud. França e Canadá, 1981. (97 min.) Sinopse: vale observar neste filme os caminhos de humanização do homem, caracterizados principalmente pela utilização do fogo e pela transformação por que passam as relações sexuais, de início animalescas, com a captura da fêmea, e depois chegando à igualdade dos parceiros, simbolizada pelo face a face que personaliza esse ato.

Germinal, de Claude Berri, 1993. 170 min. Filme sobre as condições de vida e de trabalho dos mineiros da França durante o século XIX. Adaptação do romance homônimo de Émile Zola.

Tempos Modernos. Direção Charles Chaplin. Estados Unidos, 1936. (87 min.) Sinopse: trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que, ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista, conhecendo uma jovem por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, no qual o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".

Ladrões de bicicleta. Direção de Vittorio de Sica e Umberto Scarpelli. Itália, 1948. (102 min.) Sinopse: história de um desempregado que consegue trabalho e para isso precisa resgatar a bicicleta penhorada. Permite analisar o drama cotidiano de ser indivíduo e viver em determinadas condições sociais. O filme se mantém atual por sua singularidade e apelo à consciência solidária.

Dersu Uzala, de Akira Kurosawa. Japão/União Soviética, 1974. (140 min.) Militar russo é destacado para fazer o levantamento topográfico da Sibéria, onde encontra Dersu Uzala, um camponês mongol que o acompanha como guia na viagem. Durante o período de convivência, o camponês, humildemente, lhe ensina a “ler” a natureza siberiana, e apresenta uma nova forma de ver o mundo e as diferenças culturais entre eles. Para navegar:

Blog Pensar: http://blogpensar.blogspot.com

Portal Magnum-SOL: http://sol.magnum.com.br/magnumsol

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra: http://www.ces.uc.pt/ces

Portal UOL educação: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia

Page 3: Programação da 1ª Etapa 1ª Série do Ensino Médio Leonardo ... fileConceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES: Compreender os aspectos sociais do comportamento

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PE 033-2015

3

Revista Tempo Social: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site

Revista Carta Capital: www.cartacapital.com.br

Revista Isto é: www.istoe.com.br ROTEIRO DE TRABALHO: Tema: Os Pré-Socráticos – Filósofos da Natureza. Valor: 4,0 pontos Justificativa: conscientizar os alunos para as questões ambiental, ética e social, através do aprofundamento nas teorias cosmológicas dos pré-socráticos na antiguidade grega. Objetivos: conhecer o pensamento dos primeiros filósofos conhecidos como pré-socráticos e socializar suas ideias e preocupações. Desenvolvimento: o trabalho será ser desenvolvido a partir da pesquisa acerca da vida e obras dos pensadores pré-socráticos. O trabalho será em grupo, apresentação PowerPoint ou Prezi em sala de aula, abordando um dos temas. Ou seja, o grupo vai pesquisar e aprofundar a apresentação de um dos pensadores pré-socráticos, sua vida e suas obras (confira abaixo), entregue para o professor na data marcada a partir da terceira aula de Filosofia da 1ª Etapa.

GRUPO TEMA

1 TALES DE MILETO E A ÁGUA

2 ANAXIMANDRO DE MILETO E O ÁPEIRON (O INDETERMINADO)

3 ANAXÍMENES E O AR

4 PITÁGORAS DE SAMOS E OS NÚMEROS

5 HERÁCLITO DE ÉFESO E O FOGO (DEVIR)

6 PARMÊNIDES DE ELÉIA E O ENTE (O SER)

7 ZENÃO DE ELÉIA E O MOVIMENTO

8 DEMÓCRITO DE ABDERA E OS ÁTOMOS

Critérios para a avaliação: o trabalho deverá ser entregue digitalizado, em arquivo PowerPoint, vídeo ou Prezi , de acordo com as normas cultas da Língua Portuguesa e nos padrões da ABNT. Serão avaliadas a coerência e a coesão textual, de acordo com a norma culta, pontualidade e estética e fontes pesquisadas. Cada grupo deverá respeitar o tempo de apresentação estipulado estabelecido em mínimo de 6 minutos e máximo de 15 minutos. O grupo deverá trazer o arquivo salvo em PowerPoint (observação: salvar o arquivo como Apresentação do PowerPoint versão Word 97 -2003), ou em mp4 (no caso do vídeo) ou em Prezi para apresentação em pen drive.

Critérios para a avaliação Pontuação

Coerência e coesão textual 1,0 ponto

Fontes pesquisadas 1,0 ponto

Estética 1,0 ponto

Pontualidade 1,0 ponto

Cronograma: Início: segunda aula (mês de fevereiro) de Filosofia da 1ª Etapa. Apresentação: sexta aula (mês de março) da 1ª Etapa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de Ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

__________________. Textos básicos de Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Page 4: Programação da 1ª Etapa 1ª Série do Ensino Médio Leonardo ... fileConceitos básicos para a compreensão da vida social HABILIDADES: Compreender os aspectos sociais do comportamento

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PE 033-2015

4

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 4ª Edição. São Paulo: Moderna, 2010.

COMPARATO, Bruno Konder. Sociologia Geral. 2ª Edição. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

OBSERVAÇÃO: Este planejamento poderá sofrer alterações para se adaptar às circunstâncias do momento e de fatos ocorridos em sala, na mídia, na política e na sociedade como um todo.