potigura proteção juvenil

5
1 PROTEÇÃO INFANTO JUVENIL PATRULHA POTIGURA CURSO AVANÇADO RAMO SÊNIOR 2º.SEMESTRE 2016

Upload: fabio-spina

Post on 08-Jan-2017

33 views

Category:

Government & Nonprofit


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Potigura proteção juvenil

1

PROTEÇÃO INFANTO JUVENIL

PATRULHA POTIGURACURSO AVANÇADO RAMO

SÊNIOR2º.SEMESTRE 2016

Page 2: Potigura proteção juvenil

2

Apresentação da Patrulha

PATRULHA POTIGUARA

Bruno Camargo Silva Cláudio Zago

Fábio SpinaMarcelo Goulart

Carina Andreza

Christina Mirabal

Page 3: Potigura proteção juvenil

3

Questão A

A) Baseado na literatura no site da UEB sobre a Proteção Infanto Juvenil, quais são as regras adaptadas para o Ramo Sênior. Discuti-las.

As regras sobre proteção infanto juvenil se aplicam integralmente ao ramo sênior: intimidação, maus tratos, negligência, drogas, abuso sexual, são assuntos que podem ocorrer com o jovem integrante do ramo sênior, e nosso cuidado e vigilância deve ser constante, devido a familiaridade que temos com os jovens. Acredito que a adaptação é apenas quanto a idade e a forma de abordagem com o jovem, na idade deles eles já possuem um entendimento sobre o tema.

RESPOSTA:

Page 4: Potigura proteção juvenil

4

Questão B

B) Observado as mudanças repentinas de comportamento do jovem, como sondaremos e após constatação do abuso e exploração sexual, como abordaremos o assunto com jovem. Debater entre os elementos da patrulha.

Ao perceber as mudanças no comportamento, no ramo sênior a sondagem se dará através de conversa com o jovem, se constatado o abuso, a principal ferramenta é tranquilizar e instruir o jovem. escuta-lo é fundamental, não se demonstrar alarmado ou com vergonha da situação, não julga-la ou recrimina-la em nenhum momento, é importante também procurar um local adequado para esta conversa e faça perguntas que o motive a falar, buscar o apoio dos pais (caso não estejam diretamente envolvidos) e/ou das autoridades competentes e também se possível a ajuda de especialistas. E claro comunicar a diretoria do grupo

RESPOSTA:

Page 5: Potigura proteção juvenil

5

Questão C

C)   Nas Orientações da relação de Escotistas e Jovens no site descreve que adultos não devem dormir na barraca com jovens e vice-versa. Como fazer quando encontramos no final de tarde do primeiro dia  de acampamento um jovem adoentado (febre e dor de garganta) e estamos longe da sede (6 horas de distancia)? Discutir o assunto levando em consideração a proteção e a saúde infanto juvenil.

Em um acampamento deve se ter mais de um escotistas e a distância entre o hospital e um plano de emergências deve ter sido feito antes do acampamento. Portanto o menor deverá ser encaminhado para o hospital, caso haja apenas 2 escotistas no acampamento será necessário chamar outros membros do grupo ou pais para ajudar no caso, na ausência de suporte de adultos o acampamento deverá ser cancelado.

RESPOSTA: