pódio - 20 de abril de 2014

8
MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014 [email protected] O ‘aperitivo’ E o Brasileirão segue hoje - ap ós c omeço ontem - , com sete partidas. A briga nesses primeiros jogos antes da paralisação da Copa do Mund o deve ser ainda mais acirrada do que em anos anterior es. P ódio E 2 a E 5

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 31-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 20 de abril de 2014

Pódio E2 e E3DIEGO JANATÃ

banzeiro

MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014 [email protected]

O ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ ‘aperitivo’ E o Brasileirão segue hoje - após começo ontem -, com sete partidas. A briga nesses primeiros jogos antes da paralisação da Copa do Mundo deve ser ainda mais acirrada do que em anos anteriores. Pódio E2 a E5

E01 - PÓDIO.indd 8 18/4/2014 22:15:45

Page 2: Pódio - 20 de abril de 2014

E2 MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Só um ap eritivo...Ofuscado pela Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro começou

neste fi m de semana sob ameaças de ações na Justiça e com

favoritos que carregam honra do bom desempenho do ano passado

Encerrados os princi-pais campeonatos estaduais do país, as atenções se voltarão

para o Campeonato Brasileiro a partir deste fi m de semana, quando terá início a 58ª edição da competição. Inseridos na fórmula de disputa por pon-tos corridos, estabelecida em 2003, os 20 clubes da Série A começaram a briga pelo título ontem.

Em suas primeiras rodadas, o Brasileirão conviverá com a ansiedade pela abertura da Copa do Mundo. Por causa do Mundial no Brasil, serão dis-putadas apenas nove rodadas até o primeiro fi m de semana de junho, quando o Nacional será paralisado por mais de um mês. A 10ª rodada será realizada somente a partir do dia 16 de julho.

A competição começa ainda sob ameaças de ações na Jus-tiça em virtude de problemas que ocorreram na edição pas-sada. Rebaixada por escalar um jogador de forma irregular

na última rodada, a Portugue-sa não desistiu de lutar por seus direitos. Derrotada nos apelos ao Superior Tribunal de Justiça (STJD), a equipe do Canindé vai entrar em campo pela Série B conforme deter-mina a tabela da Confede-ração Brasileira de Futebol (CBF), mas mantém ação na Justiça comum e as consequ-ências são imprevisíveis.

Outra questão envolve o ce-arense Icasa. Quinto colocado na Série B de 2013, o clube alega que o Figueirense, que terminou a competição em quarto e conquistou o acesso à elite, escalou um jogador de forma irregular. A denúncia foi arquivada pelo STJD sem ir à julgamento. Sentindo-se prejudicado, o Icasa entrou com ação na Justiça comum e obteve liminar que obriga a CBF a incluir o time na Série A. Dentro de campo, os prin-cipais candidatos ao título em 2014 são, coincidentemente as equipes que mais se des-tacaram no ano passado.

SÃO PAULO: 28RIO DE JANEIRO: 16(contando o do Flamengo de 87, não reconhecido pela CBF)RIO GRANDE DO SUL: 5MINAS GERAIS: 4PARANÁ: 2BAHIA: 2PERNAMBUCO: 1 (contando o do Sport de 87, reconhecido pela CBF)

Número de títulos por Estado

ATLÉTICO MINEIRO - Outro remanescente brasileiro na Libertadores, o Atlético-MG tenta renovar o título sul-americano para tentar voltar ao Mun-dial. A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando foi apenas o oitavo colocado no Brasileiro, o Galo deve concentrar seus esforços na competição internacional à medida que for avançando.

TIME-BASE: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Ota-mendi e Dátolo; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho e Tardelli; Fernandinho e Jô

ATLÉTICO PARANAENSE - A eliminação da primeira fase da Libertadores teve um efeito devastador sobre o Furacão. O contrato do atacante Adriano, o Imperador, foi rescindido e o zagueiro Manoel, líder e capitão da equipe, foi afastado sob alegação de indisciplina. Apesar da insatisfação da torcida com o seu trabalho, o técnico Miguel Ángel Portugal foi mantido à frente da equipe rubro-negra de Curitiba.

TIME-BASE: Weverton; Carlos César, Dráusio, Cleberson e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias, Felipe (Bruno Mendes) e Fran Mérida; Marcelo e Ederson

BAHIA - Motivado pelo título do Campeonato Baiano, conquistado no último fi nal de semana, o Tricolor de Aço não fez muitas alterações no grupo que conquistou a competição regional. O treinador acredita que o entrosamento e principalmente a experiência dos jogadores que formam a equipe serão fundamental para que o time tenha uma boa arrancada na competição nacional.

TIME-BASE: Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Uelliton, Anderson Talisca e Lincoln; Maxi Bianccuchi e Rhayner

BOTAFOGO - Dos três cariocas que disputarão o Brasileirão, o Botafogo é o que chega em pior condições. As piores campanhas de sua história no Campeonato Carioca, onde sequer chegou às semifi nais, e na Libertadores, onde caiu na fase de grupos, está longe de animar. Junte-se a isso crise fi nanceira, salários atrasados, ano eleitoral, estádio interditado e um técnico recém-contratado, Vágner Mancini.

TIME-BASE: Jeff erson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Pablo Zeballos e Emerson

CHAPECOENSE - Depois da bela campanha na série B do ano passado, a estre-ante Chapecoense pretende transformar a sua passagem pela divisão de elite em uma experiência duradoura. O clube do interior catarinense que conquistou recentemente a Taça SC, vem se preparando para fazer uma boa campanha e o objetivo é se afastar, desde as primeiras rodadas, da temida zona de rebaixamento. O técnico Gilmar Dal Pozzo que dirige o time desde o ano passado vai utilizar a base que conquistou o acesso à Série A.

TIME-BASE: Danilo, Ednei, Rafael Lima, André Paulino(Neuton) e Tiago Saletti; Wanderson, Willian Arão, Dedé e Régis; Bergson e Roni.

CORINTHIANS -Comandado por Mano Menezes desde o início do ano, o Corinthians ainda tenta superar a saída de Tite e reconstruir o caminho das vitórias. Eliminado logo na primeira fase do Campeonato Paulista, a equipe tem como trunfo o fato de estar apenas treinando há quase um mês. Ao menos cinco dos principais jogadores que compuseram o time no Brasileirão do ano passado já não estão mais no clube de Parque São Jorge: o zagueiro Paulo André, o lateral-direito Alessandro, o meia Douglas e os atacantes Pato e Emerson.

TIME-BASE: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Elias, Renato Augusto e Jadson; Romarinho

CORITIBA - O fraco rendimento no Campeonato Paranaense fez a diretoria do Coxa trocar Dado Cavalcante pelo experiente Celso Roth, na esperança de que a equipe faça uma boa campanha na competição nacional. Roth começou com o pé direito na Copa do Brasil, mas sabe que terá que fazer milagres com o grupo atual, considerado muito limitado pela própria torcida.

TIME-BASE: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Le-andro Almeida e Carlinhos; Baraka, Gil, Robinho e Alex; Roni e Julio Cesar

CRICIÚMA - O desempenho neste início de temporada não foi animador. O Tigre decepcionou no campeonato catarinense, mas a diretoria decidiu manter o técnico Caio Júnior e reforçar o grupo que não tem muitas ambições no Brasileirão. Repetir a campanha do ano passado, quando fi cou longe da zona de rebaixamento, já será um prêmio para a diretoria que recorreu a jogadores experientes para compor o grupo.

TIME-BASE: Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Giovanni; Serginho(Rodrigo Souza), João Vitor, Martinez, Paulo Baier e Wellington Bruno; Cristiano.

CRUZEIRO - Detentor do título nacional, o Cruzeiro começará a disputa do Brasileirão dividindo as atenções com a Libertadores. Campeão com larga vantagem em 2013 – 11 pontos sobre o segundo colocado -, o time celeste manteve a vitoriosa base comandada por Marcelo Oliveira e ainda trouxe reforços. O lateral-esquerdo paraguaio Samudio, os meio-campistas William Farias e Marlone e o centroavante Marcelo Moreno foram contratados.

TIME-BASE: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Samu-dio; Lucas Silva, Nilton, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Dagoberto e Júlio Baptista

FIGUEIRENSE - Campeão catarinense, o Figueirense está envolvido em briga ju-dicial com o Icasa, do Ceará, pela vaga na série A, mas acredita que terá sua participação confi rmada, pela CBF, na divisão principal do Brasileirão. O técnico Vinicius Eutrópio segue preparando a equipe que ganhou o reforço do meia Marco Antonio que atualmente estava na reserva do Grêmio.

TIME-BASE:Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto; Dudu, Everton Santos e Lúcio Maranhão

E02-03 - PÓDIO.indd 2 18/4/2014 22:25:26

Page 3: Pódio - 20 de abril de 2014

E3MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Só um ap eritivo...FLAMENGO - Campeão carioca e da Copa do Brasil, o Flamengo poderia entrar no

Campeonato Brasileiro com um astral bem mais alto do que vai iniciar a competição. Isso porque na Gávea ainda se respira a eliminação na Copa Libertadores. O técnico Jayme de Almeida, campeão das duas competições, chega para o Brasileirão, inclusive, ameaçado de demissão. Alguns tropeços no início podem complicar a vida do treinador.

TIME-BASE: Felipe, Leonardo Moura, Samir, Wallace e An-dré Santos; Márcio Araújo, Luiz Antônio, Elano e Everton; Paulinho e Alecsandro

FLUMINENSE - Carregando o peso do rebaixamento em campo para a Segunda Divisão, que foi evitado apenas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Fluminense entra pressionado no Campeonato Brasileiro. O time, eliminado nas semifi nais do Campeonato Carioca, está longe de contar com a confi ança da torcida e as principais peças ainda não encaixaram totalmente. Nada que deixe o técnico Cristóvão Borges, que assumiu recentemente na vaga de Renato Gaúcho, desanimado.

TIME-BASE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Car-linhos; Diguinho, Jean, Wagner e Darío Conca; Rafael Sobis e Fred

GOIÁS - O ano não começou bem para o Verdão de Goiânia. Depois de perder o título goiano para o Atlético-GO, sofrendo um gol nos acréscimos, o Goiás trocou o técnico Claudinei Oliveira por Ricardo Drubscky. O treinador que deixou o Paraná, depois de uma partida, para assumir novo desafi o, também não começou com o pé direito. O Goiás foi eliminado da primeira fase da Copa do Brasil pelo Botafogo, da Paraíba. O polêmico meia Carlos Alberto, com passagens pelos principais clubes brasileiros, é a principal contratação da temporada.

TIME-BASE:Renan; Vítor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes (Tiago Real) e Ramon(Carlos Alberto); Araújo e Rychely

GRÊMIO - Vice-campeão em 2013, o Grêmio não concentrará sua atenção nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Classifi cado às oitavas de fi nal da Libertadores, o time treinado por Enderson Moreira deve priorizar a competição sul-americana, que conquistou pela última vez há quase 20 anos.

TIME-BASE: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros, Ramiro e Alán Ruiz; Luan e Barcos

INTERNACIONAL - Motivado pela conquista do título gaúcho sobre o arquirrival, o Internacional confi a no currículo vencedor de Abel Braga para brigar pelo título brasileiro. Campeão da Libertadores e do Mundial pelo Colorado, o treinador retornou ao Beira-Rio disposto a atender as expectativas que cercam a equipe em todo início de ano. Reformulado, o elenco reforçado por Dida e Wellington Paulista ainda tem o argentino D’Alessandro como referência.

TIME-BASE: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura

PALMEIRAS - De volta à elite após conquistar a Série B, o Palmeiras buscará o título para coroar os 100 anos de sua história, que serão comemorados no dia 26 de agosto. Dos quatro grandes paulistas, o Verdão é o que está há mais tempo sem levantar o troféu da principal competição nacional: 20 anos. Reforçado principalmente pelo pentacampeão Lúcio e o meia Bruno César, o time comandado por Gilson Kleina manteve a base que conquistou o acesso à primeira divisão nacional.

TIME-BASE: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley e Valdívia; Bruno César, Leandro e Alan Kardec

SANTOS - Finalista do Campeonato Paulista nos últimos 6 anos, o Santos não tem conseguido manter, ao longo do Campeonato Brasileiro, o fôlego do início da temporada. A última conquista da equipe da Vila Belmiro aconteceu há 10 anos, quando Vanderlei Luxemburgo era o treinador.

TIME-BASE: Aranha; Bruno Peres, Neto, David Braz e Emerson; Arouca, Cícero e Gabriel; Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro

SÃO PAULO - Seriamente ameaçado de rebaixamento no campeonato do ano passado, o São Paulo foi salvo pelo técnico Muricy Ramalho, o responsável por conduzir o Tricolor à conquista de seu último título nacional: o tricampeonato brasileiro, em 2008. Esta será a última vez que um grande ídolo da torcida tricolor, Rogério Ceni, disputará o Campeonato Brasileiro.

TIME-BASE: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antô-nio Carlos e Álvaro Pereira; Wellington, Maicon e Ganso; Osvaldo, Alexandre Pato e Luís Fabiano

SPORT RECIFE - O Leão da Ilha do Retiro teve um bom começo de temporada. Depois de substituir o técnico Geninho por Eduardo Baptista, o rubro-negro conquistou a Copa do Nordeste e está bem encaminhado para ser campeão estadual, uma vez que venceu, com facilidade, o primeiro confronto com o Náutico. A diretoria vai esperar o início do Brasileiro para avaliar a necessidade de novas contratações, pois considera que o elenco é numeroso e que o treinador tem muitas opções para escalar a equipe.

TIME-BASE: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Ewerton Páscoa, Rodrigo Mancha, Wendel e Aílton; Neto Baiano e Felipe Azevedo

VITÓRIA - Muitos acreditam que o técnico Ney Franco seria demitido, após perder a decisão estadual para o Bahia,mas ele foi mantido no comando da equipe rubro-negra. Após a derrota para o maior rival, a diretoria do Vitória decidiu investir no ataque para melhorar o rendimento do setor e trouxe os atacantes Vinicius e Caio.

TIME-BASE: Wilson; Mansur, Matheus Salustiano, Ro-drigo Defendi e Juan; José Welison, Cáceres, Marquinhos e Hugo; William Henrique(Vinicius) e Dinei(Caio)

E02-03 - PÓDIO.indd 3 18/4/2014 21:52:21

Page 4: Pódio - 20 de abril de 2014

E4 MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Timão pega o Galo em UberlândiaMano Menezes usou a curta

preparação e a necessidade de reformular o grupo como justifi cativas para o mau Campeonato Paulista do Co-rinthians. Agora, justamen-te pela eliminação precoce no Estadual, a já bastante reformulada equipe estreia no Brasileiro preparada por quase um mês de treinamen-tos. Não faltou tempo para azeitar o time, que, adaptado aos conceitos do treinador, começará a sua campanha no Nacional às 15h (de Manaus) de hoje, contra o Atlético-MG, em Uberlândia. Chegou a hora de ver o que mudou em relação à formação que não conseguiu passar da fase inaugural na primeira compe-tição da temporada.

“Vamos enfrentar o cam-peão da Libertadores, fora de casa. Vamos medir a nossa capacidade lá”, disse Mano, sem mencionar o fato de que o adversário está mais preocupado com a busca do bi sul-americano e, pu-nido com a perda do man-do de campo, não vai atuar em Belo Horizonte.

“A gente tem que tirar proveito disso. Eles podem estar mais focados na Li-bertadores do que no Brasi-leiro. Temos que fazer nossa

parte, jogar bem e conquis-tar três pontos que vão ser importantes para a nossa arrancada. Vai ser um jogo difícil, mas temos que fazer o que fi zemos nesse período de treinamentos”,,afi rmou o meia Jadson.

A preocupação do Atléti-co-MG, porém, é justamente evitar um começo ruim no Nacional apesar da priorida-de à disputa continental, algo que aconteceu no ano pas-sado. Atuar longe do Horto não vem sendo usado como justifi cativa prévia para o time, escalado com o que de melhor tem à disposição Paulo Autuori.

“Independentemente de campo ou adversário, a gente tem que jogar bem e co-meçar um bom Campeonato Brasileiro. É um sonho da torcida e nosso também, a gente sabe da importância do campeonato. Vamos entrar com tudo para buscar esse título também”, prometeu o goleiro Victor.

Contra o Corinthians, o time mineiro terá a estreia do lateral esquerdo Emerson Conceição, que espera resol-ver o problema de um setor que vinha sendo preenchido com improvisações. Alex Sil-va passará ao lado direito,

já que Marcos Rocha está vetado. Guilherme também é provável desfalque.

Do lado paulistano, apesar da preocupação com as dores de Renato Augusto no joelho direito, a equipe deverá ser aquela na qual insistiu Mano Menezes ao longo de quase todo o mês de preparação.

MANO COMANDA

FICHA TÉCNICAATLÉTICO-MG CORINTHIANS-SP

Local:

Horário:

Árbitro:

estádio Parque do Sabiá, em Uber-lândia (MG)

15h

Heber Roberto Lopes (SC)

ATLÉTICO-MG : Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson; Pierre e Leandro; Diego Tardelli, Ronaldinho e Fernandinho; Jô. Técnico: Paulo Autuori

CORINTHIANS-SP: Marcelo Grohe; Pará, Bressan, Geromel e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Dudu e BarcosTécnico: Enderson Moreira

Para esquecer o PaulistãoApós o vice-campeonato

Paulista, o Santos espera começar o Campeonato Bra-sileiro com o pé direito contra o Sport hoje, às 17h30 (de Manaus), no estádio da Vila Belmiro. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira terá a volta de importantes peças, enquanto que o time de Recife está pensando na decisão do Campeonato Pernambucano no meio de semana.

No Santos, as novidades são as voltas do meio-campo Cícero e do atacante Leandro Damião, que se recuperaram de incômodos físicos e estão confi rmados por Oswaldo de Oliveira para o duelo contra o Sport. Arouca e Thiago Ri-beiro não participaram das atividades de sexta-feira, mas não preocupam.

Para ajudar a conhecer o rival, o Santos conta com Lu-cas Lima, meio-campo que se destacou no Sport em 2013. “É um clube pelo qual tenho muito carinho e respeito. Lá, na Ilha do Retiro, fi z muitos amigos, ganhei o respeito da torcida e pude desenvolver o meu melhor futebol, o que acabou me trazendo para o Peixe”, afi rmou.

Se o Santos tem um “espião”

no seu elenco, o Sport tam-bém conta com ex-jogadores do time da Baixada Santista. O zagueiro Durval e o ata-cante Felipe Azevedo atuaram pelo Peixe. O centroavante esteve em 2009 no elenco paulista e avisa o que os per-nambucanos podem esperar sobre o rival.

”Eles são muito fortes na Vila. O campo é acanhado. A meninada lá vai para cima mesmo. Temos que saber jo-gar. Marcar primeiro, mas não só fi car esperando o time deles. Precisamos sair para jogar, mas não podemos nos atirar com tudo. Temos que apro-veitar o bom momento nosso para tirar van-tagem”, afi rmou Feli-pe Azevedo ao Diário de Pernambuco.

Pensando também na decisão do Cam-peonato Pernambu-cano, o técnico do Sport, Eduardo Baptista, ainda está na dúvida se vai preser-var Wendel e escalar Ana-nias ou Dani-lo. Outro que

não deve atuar é Aílton, podendo ser substituído por Renan Oliveira.

SANTOS

O zagueiro Durval e o ata-cante Felipe Azevedo atuaram pelo Peixe. O centroavante esteve em 2009 no elenco paulista e avisa o que os per-nambucanos podem esperar sobre o rival.

”Eles são muito fortes na Vila. O campo é acanhado. A meninada lá vai para cima mesmo. Temos que saber jo-gar. Marcar primeiro, mas não só fi car esperando o time deles. Precisamos sair para jogar, mas não podemos nos atirar com tudo. Temos que apro-veitar o bom momento nosso para tirar van-tagem”, afi rmou Feli-pe Azevedo ao Diário de Pernambuco.

Pensando também na decisão do Cam-peonato Pernambu-cano, o técnico do Sport, Eduardo Baptista, ainda está na dúvida se vai preser-var Wendel e escalar Ana-nias ou Dani-lo. Outro que

Cícero volta à equipe hoje após se recuperar de incômodos físicos e ser liberado pelo de-partamento médico

GU

ILH

ERM

E D

ION

IZIO

/GAZ

ETA

PRES

S

O Alviverde está de volta

O Palmeiras retorna à elite do futebol brasileiro hoje, em partida contra o Criciúma, disposto a deixar traumas do rebaixamento

A última partida do Pal-meiras na Série A do Campeonato Brasileiro foi disputada no dia 1º

de dezembro de 2012, em uma derrota para o rival Santos. De lá para cá, o clube trocou de presi-dente (Arnaldo Tirone por Paulo Nobre), passou com tranquilidade pela Série B, mudou sua política de contratações e reformulou o elenco. Neste domingo, às 17h30 (de Manaus), o Verdão retorna à elite nacional em confronto contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse.

Mantido desde o rebaixamento, o técnico Gilson Kleina tenta mos-trar que o time está recuperado da eliminação na semifi nal do Paulistão passado, principalmen-te pela responsabilidade que o elenco carrega para fazer uma boa campanha no ano do cente-nário. O lateral esquerdo Juninho assegura que a equipe está pronta para o desafi o.

”Já trabalhamos muito forte no dia a dia e podem ter cer-teza de que todos nós estamos com a cabeça nos pontos for-tes do Criciúma e no Brasileiro. Joguei três anos em Santa Ca-tarina e sei as difi culdades de jogar no estádio deles, pois a torcida faz um caldeirão. Procuro conversar para passar isso aos companheiros”, comentou o la-teral esquerdo Juninho, que atuou pelo Figueirense.

A meta do Palmeiras é conquis-tar uma arrancada antes da pa-ralisação para a Copa do Mundo, até para não repetir o grande erro de 2012, quando o time iniciou muito mal o Brasileirão e não conseguiu se recuperar mais. “O início é muito importante, fi cou o

aprendizado do ano do descenso”, admitiu Juninho.

Para começar a competição, Gilson Kleina tem boas notícias, pois seis jogadores que desfalca-ram a equipe na Copa do Brasil estão de volta, recuperados de lesão: Fernando Prass, Wendel, Juninho, Wesley, Valdivia e Alan Kardec. Todos estão confi rmados entre os titulares.

Pelo lado do Criciúma, a equipe do técnico Caio Júnior mira me-lhorar o desempenho do time na história dos pontos corridos da primeira divisão do Brasileiro. O melhor posicionamento do Tigre na competição foi em 2004, quan-do garantiu o 14º posto.

FICHA TÉCNICACRICIÚMA-SC PALMEIRAS-SP

Local:

Horário:

Árbitro:

Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)

17h30

André Luiz de Freitas Castro (GO)

Criciúma: Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Giovanni; Serginho, Ricardinho, João Vitor e Paulo Baier; Silvinho e Bruno Lopes Técnico: Caio Júnior

Palmeiras: Fernando Prass; Wen-del, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira e Wesley; Bruno César, Valdivia e Leandro (Marqui-nhos Gabriel); Alan KardecTécnico: Gilson Kleina

Gilson Kleina segue no comando da equipe e escalou Juninho (à direita) para hoje

MAU

RO H

ORI

TA/G

AZET

A PR

ESS

E04 - PÓDIO.indd 4 18/4/2014 21:57:55

Page 5: Pódio - 20 de abril de 2014

E5MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Atual campeão quer mais títulosTime de melhor campanha

tanto dentro quanto fora de casa no Campeonato Brasi-leiro de 2013, quando con-quistou o tricampeonato da competição, o Cruzeiro inicia a disputa do torneio nacional deste ano como visitante, encarando o Bahia, hoje, às 15h, na Fonte Nova, em Sal-vador. O objetivo da Raposa é repetir o feito da tempo-rada, para a isso, a equipe manteve a base.

A diferença em 2014, é que o Cruzeiro luta em duas frentes, Brasileiro e Liber-tadores, e principalmente neste início, a sequência de jogos decisivos tem exigido muito da equipe cruzeirense, o que vai fazer o técnico Mar-celo Oliveira poupar atletas na estreia. “Se tiver algum jogador que a gente tenha que tirar, temos qualidade sufi ciente para jogar com outro time e iniciar bem o

Brasileiro”, declarou.A opinião do comandante

é a mesma dos jogadores celestes. De acordo com o volante Nilton, a Raposa pre-cisa manter, em 2014, a re-gularidade que demonstrou como visitante no torneio do ano passado. “Acho que esse ano o Brasileiro está mais difícil. O próprio Grêmio, o In-ternacional, o Corinthians, as equipes do ano passado que poderiam ser consideradas campeãs, têm o favoritismo ainda, além é claro do Cru-zeiro também por causa do ano passado. Vamos tentar manter a regularidade”.

No Bahia, o técnico Mar-quinhos Santos poderá fazer os atletas esquecerem o tí-tulo Baiano, e assim virar a página para o Brasileiro. O treinador fi cou satisfeito com satisfeito com a con-quista, mas acha que o Bahia pode ir mais longe.

CONTRA O BAHIA

Borges é um dos que integram equipe da Raposa para repetir dose do ano passado

MAR

CELO

PRA

TES/

HO

JE E

M D

IA/G

AZET

A PR

ESS

Para deletar as más lembrançasPor um turno, o São Pau-

lo não está em 2014 na segunda divisão do Cam-peonato Brasileiro. Depois de conviver com a ameaça de queda principalmente na metade da edição passada - e se salvar do rebaixamento após a chegada de Muricy Ramalho -, a equipe reco-meça sua trajetória na elite nacional às 15h (de Manaus) de hoje, diante do Botafogo, que estreia o técnico Vagner Mancini, no Morumbi.

Muricy foi contratado para substituir Paulo Autuori, de-pois da última rodada do pri-meiro turno, com a equipe na 18ª posição (com 18 pontos ganhos em 19 rodadas). Três vitórias seguidas a tiraram momentaneamente da zona de rebaixamento, mas, logo depois, três derrotas estabe-leceram nova crise. A salva-ção defi nitiva só veio após uma dura que levou o elenco

a engatar uma sequência de sete rodadas invicto (cinco triunfos, incluindo um sobre o líder e depois campeão Cruzeiro, e dois empates).

De lá para cá, o São Paulo mudou. Mas, mais do que a mudança de no-mes, Muricy valoriza a mudança de clima.

No Botafogo, que chegou à Libertadores com um bom quarto lugar no Brasileiro passado, as lamentações são maiores. Além de não ter ido bem no campeonato estadual, nem sequer passou da fase de grupos no torneio. Tropeços que mexeram na comissão técnica, agora che-fi ada por Vagner Mancini. “O que vai tornar o jogo mais difícil ou mais fácil para nós é a postura do Botafogo. Temos que ter postura de time campeão. Vencedor não é o time que chega na última rodada para conquistar”.

‘TRAUMA’

Mancini (à frente) estreia hoje no comando do Botafogo. Ele assume vaga de Húngaro

SATI

RO S

OD

RE/G

AZET

A PR

ESS

FICHA TÉCNICAFLAMENGOGOIÁS-GO

Local:

Horário: Árbitro:

estádio Mané Gar-rincha, em Brasília (DF)17h30 (de Manaus)Anderson Daronco (RS)

FLAMENGO: Felipe, Léo Mou-ra, Chicão, Wallace e Everton; Amaral, Luiz Antônio, Márcio Araújo e Lucas Mugni; Paulinho e Alecsandro Técnico: Jayme de Almeida

GOIÁS: Renan, Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, João Paulo e Ramon; Rychely e Léo BonatiniTécnico: Ricardo Drubscky

PED

RO M

ARTI

NS/

GAZ

ETA

PRES

S

FICHA TÉCNICABAHIA-BA CRUZEIRO-MG

Local:

Horário:

Árbitro:

Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA)

15h (de Manaus)

Luiz Flávio de Oliveira (SP)

BAHIA: Marcelo Lomba; Die-go Macedo, Titi, Demerson e Pará; Rafael Miranda, Pittoni, Lincoln e Talisca; Rhayner e RafinhaTécnico: Marquinhos Santos

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Alex e Egídio; Souza, Nil-ton, Tinga e Marlone, Willian e Borges. Técnico: Marcelo Oliveira

FICHA TÉCNICASÃO PAULOBOTAFOGO-RJ

Local:

Horário:

Árbitro:

Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)15h (de Manaus)

Wilton Pereira Sampaio (GO)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Boschilia e Ganso; Pato e Luis FabianoTécnico Muricy Ramalho

BOTAFOGO: Jeff erson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Ga-briel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e FerreyraTécnico: Vagner Mancini

Jayme de Almeida carrega nas costas o peso de melhorar desempenho do clube rubro-negro

O Flamengo estreia hoje no Campeona-to Brasileiro, contra o Goiás, no estádio

Mané Garrincha, em Brasília. Os rubro-negros buscam um bom início de competição para não repetirem a má campanha da temporada passada. Já os goianos, em crise após a perda do Estadual e a eliminação da Copa do Brasil, tenta juntar os cacos e retomar os bons resultados.

No Flamengo, o pensamento é aproveitar os jogos antes da paralisação para a Copa do

Mundo para somar o máximo de pontos possível. O za-

gueiro Wallace lembrou que em 2013, os ru-

bro-negros so-freram neste

período e

fi caram pressionados durante a Copa dos Confederações. Ele espera que a equipe faça sua parte em casa e conquiste pontos longe.

“Vai servir de parâmetro para todas as equipes este período. Serão 27 pontos e nossa meta é ganhar pelo menos seis jogos. Assim, abri-mos uma margem boa. Ano passado, foram cinco pontos nos cinco primeiros jogos. Te-mos a convicção de que vai ser diferente”, disse.

Em relação a escalação, o técnico Jayme de Almeida tem muitos desfalques. O lateral-esquerdo André Santos está suspenso. Já o zagueiro Samir, o volante Cácares, o meia Elano e o atacante Hernane estão lesionados. Para este jogo, o treinador optou pela

escalação de Ever-ton na lateral e

o argentino Lucas Mugni no meio. No restante, é a mesma equipe da fi nal do Carioca.

Jayme de Almeida destacou que o Goiás vinha tendo uma temporada muito boa até a última semana, quando foi derrotado pelo Atlético-GO, na fi nal do Goiano, e acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo-PB. No entan-to, o comandante rubro-negro elogiou o rival. “O time do Goi-ás eu estava acompanhando, é uma equipe bem montado. O futebol é assim, em três jogos caiu tudo. Não podemos achar que será fácil para a gente”, comentou.

Pelo lado do Goiás, o clima está tenso. O técnico Ricardo Drubscky foi apresentado nes-ta semana e trabalhou pouco com o elenco. O presidente afi rmou que o clube não tem recurso para contratações. .

O Flamengo encara o Goiás, hoje, em Brasília, disposto a somar o máximo de pontos antes da paralisação da Copa do Mundo

fica para trásOu dispara, ou

fica para trás

E05 - PÓDIO.indd 4 18/4/2014 21:54:09

Page 6: Pódio - 20 de abril de 2014

E6 MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Moradores já investem em enfeites para receber torcidas ou simplesmente torcer pela Copa do Mundo

Só para ver a Copa passar!

A cada quatro anos o Brasil se veste de verde e amarelo. São camisas da seleção

brasileira, carros com ban-deiras, propagandas de te-levisão por todos os cantos que, juntos, dão forma ao encanto da Copa do Mun-do. E as ruas se juntam e esse cenário. Nesse perío-do, várias ruas de todo o país deixam de ser apenas logradouros comuns e sim-ples para se transformarem em verdadeiros espetáculos a céu aberto, com mosaicos que retratam os itens rela-cionados ao Mundial.

Em Manaus, cidade-sede da Copa, os preparativos as-sim como as ornamentações já iniciaram. Tradicionais bairros como Morro da Li-berdade, Centro e Aparecida já deram o “pontapé inicial” e com o suor e esforço dos moradores de cada bairro, prometem encantar os olhos dos visitantes e turistas do mundo inteiro.

Há quase um ano entre reuniões e eventos para arre-cadar valores para a compra dos enfeites, os moradores da rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul, começaram a ter destaque na cidade. Desde fevereiro, o grupo de mo-radores deu início aos mo-

saicos que formam a ban-deira do Brasil, uma bola de futebol e o brasão da

Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Começamos a nos organizar em junho do ano passado. Desde lá fi ze-mos reuniões e promoções. Festival do peixe frito e as-sado, feijoadas, bingo, rifas para arrecadar o dinheiro”, disse um dos membros da comissão Eduardo Lucas da Silva, de 47 anos.

Mas para chegar à perfei-ção foi preciso “apanhar”. Na Copa de 2002, realizada na Coreia e Japão, os moradores se uniram para enfeitar a rua pela primeira vez. O resulta-do não foi dos melhores, mas fi cou o aprendizado.

Os investimentos destina-dos no primeiro momento para a compra das fi tas plás-ticas que formam as cores da bandeira do Brasil e do Amazonas chegam aos R$ 80 mil. O valor será ultrapassa-do com a compra das tintas e mais fi tas que serão usadas no local. Em breve, a rua vai receber um portal de boas vindas e o aluguel de telões de led’s no dia dos jogos do Brasil. “Vamos pintar de verde e amarelo a fachada das casas e a ruas, vamos fazer um portal e alugar te-lões de led. Nosso objetivo é atrair turistas e aproveitar os holofotes para mostrar lado ruim e que precisa ser visto pelos órgãos públicos”.

ANDERSON SILVAEquipe EM TEMPO

Tradicional por decorar a rua desde o mundial de 82 e campeã de alguns concursos com a rua mais enfeitada da Copa, a Santa Isabel, bairro Praça 14, também na Zona Sul, já está em ritmo de Copa. . Os moradores agilizam os trabalhos. Nos eventos da Copa das Confe-derações e Copa do Mundo o local recebe mais de 55 mil pessoas, que se aglo-meram para assistir aos jogos do Brasil.

Para garantir uma boa recepção, reuniões diárias reforçam a necessidade de planejamento para os próximos dias. “Nos já es-tamos nos movimentando,

trabalhando para que tudo ocorra perfeitamente. Te-mos uma faixa de 50 pes-soas trabalhando”, disse a funcionária pública Sônia Tome, membro da comissão de organização.

A meta dos organizadores é fazer com que este ano seja ainda mais especial. Sem fazer alardes e tra-balhando devagarzinho, to-dos os envolvidos querem mostrar para o mundo um belo trabalho. “Nós vamos mostrar para o mundo a alegria do país do futebol. Temos uma boa linhagem de artistas culturais, paisagis-tas que estão trabalhando com alegria para fazer o

melhor”, acrescentou.Como é de costume, o local

vai ter um portal na entrada da rua chamando convidan-do a população para estar na festa. Além da bela or-namentação, com escudos, bandeiras e pinturas, e dos telões, após os jogos a fes-ta vai fi car por conta dos trio elétricos com bandas para animar o torcedor. “Vai ser uma festa muito bonita, como sempre aconteceu. A rua vai fi car bonita e vou lá prestigiar os jogos do Brasil, aliás desde a Copa de 2006 assisto os jogos na Santa Isabel”, destacou o indus-triário, Rueldson Martins, morador próximo do local.

Santa Izabel: tradição mantida

Bastante conheci-da do torcedor ma-nauense, a rua Le-onardo Malcher, no Centro, quer ter o destaque antes não obtido. Há mais de 30 anos ornamentando o local apenas para a vizinhança da área, desta vez os mora-dores decidiram se or-ganizar mais e mudar a estratégia. Mais de 20 pessoas, divididas em dois grupos, se empenham para ob-ter recursos.

O turismólogo Feli-pe Mesquita, 30, co-manda uma equipe que realiza diversas atividades para con-quistar dinheiro. “Até a última quinta-feira estávamos fazen-do um trabalho de bastidores vendendo rifas, bingos e proven-do feijoadas. A partir da próxima sema-na vamos começar as ornamentações”.

Com a previsão do turismo em alta, os organizadores se pro-puseram a fazer um bom atrativo para os turistas que terá uma recepção especial.

Vontade de surpreender o visitante

Eduardo disse que os moradores do Morro começaram a se organizar em junho do ano passado

FOTOS: ANDERSON SILVA

Bandeiras enchem o “céu” dos moradores do Morro da Liberdade

E06 - PÓDIO.indd 6 18/4/2014 22:00:45

Page 7: Pódio - 20 de abril de 2014

E7 MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Atrás de Atlético de Madrid e de Real Madrid, o Barcelo-na chega para a

34ª rodada do Campeo-nato Espanhol na terceira colocação com 78 pontos, com as chances de título bem mais reduzidas. Jun-te-se a isso o fato de que o time foi eliminado nas quartas de fi nal da Liga dos Campeões da Europa. O caldeirão só aumentou no meio de semana, após a derrota para o próprio rival Real Madrid na fi nal da Copa do Rei. Tentando melhorar este cenário que o Barça recebe o Athletic Bilbao hoje, no Nou Camp, em Barcelona.

A tarefa de hoje tam-bém será complicada para o Barcelona, pois o Athletic

Bilbao faz uma bela campa-nha no Espanhol, aparece na quarta posição com 62 pontos e precisa do resulta-do para se aproximar ainda

mais de uma vaga na próxi-ma Champions League.

”Temos consciência de que o Athletic Bilbao não é o melhor adversário para

um momento como esse, pois tem qualidade, faz boa campanha e conta com jogadores crios, ca-pazes de se aproveitar de uma fase negativa de seu oponente. Porém, nós já gastamos a nossa cota de erros nesta temporada e não podemos mais vacilar. Eu continuo acreditando que podemos conquistar esse título e vou lutar por ele até o fi m”, disse o ar-gentino Gerardo Martino, técnico do Barcelona.

Também no domingo o Sevilla, que tem 56 pontos e é quem mais incomo-da o Athletic Bilbao nos seus planos de disputar a Champions League, re-cebe o Granada, que tem 37 pontos e praticamente cumpre tabela.

Na fuga da crise

O Barcelona encara o Atletic Bilbao para reverter a eliminação na Liga e a derrota na fi nal da Copa Rei

PRESSÃOOs jogadores do Barcelona também têm enfrentado duras críticas pelo fraco desempenho da equipe. Nem mesmo o ídolo e craque Lionel Messi tem sido poupado pela torcida do clube

DIV

ULG

AÇÃO

Monaco tenta incomodar time do Paris Saint Germain

A conquista do título do Campeonato Francês pelo Paris Saint-Germain parece questão de tempo. O time lidera com 79 pontos, dez a mais que o Monaco, segundo colocado, faltando apenas cinco jogos para cada um. Mas, tentando incomodar um pouco mais o PSG que o time do Principado entra em campo hoje, quando recebe o Nice pela 34ª rodada.

Jogando em casa, o Mo-naco não deverá encontrar maiores difi culdades para superar um Nice que está completamente desinteres-sado, com 39 pontos e pra-ticamente cumprindo tabela, pois não corre risco de queda e nem sonha com torneios europeus. Pelo lado do Mona-co o discurso é bem realista sobre as chances de título, mas existe a consciência da necessidade de vitória.

“Não sei se vamos ter al-guma chance de brigar pelo título. Realmente me parece pouco provável que o Paris Saint-Germain perca a sua regularidade toda de uma hora para outra. Mas é fun-damental que se isso aconte-cer a gente esteja preparado para aproveitar. Além disso, ainda não asseguramos a nossa classifi cação para a Liga dos Campeões e preci-samos ganhar nossos jogos em casa para atingirmos esse objetivo. Portanto, a partida deste domingo é fun-damental para nós”, afi rmou Claudio Ranieri, técnico do Monaco, lembrando que a vi-tória neste domingo garante seu time na Champions.

Com 63 pontos na zona de classifi cação para a Liga dos Campeões, o Lille visita o Olympique de Marselha, que tem 51 pontos.

FRANÇA

Ibra é um dos que estão cada vez mais pertos do título

DIV

ULG

AÇÃO

Liverpool encara Norwich em jogo com cara de fi nal

INGLÊS

O Liverpool joga hoje, longe de casa, contra o Norwich, pelo Campeona-to Inglês, que tem apenas 32 pontos e fl erta perigo-samente com a zona de

rebaixamento. Os vi-sitantes tratam

a partida

como mais uma fi nal.”Temos cinco fi nais de

campeonato pela frente e o jogo com o Norwich é a próxima fi nal. Para nós é algo complicado e desgas-tante matar um leão por rodada. Mas os jogadores do Liverpool sabem que isso só está acontecendo por-que estamos conseguindo desempenhar muito bem o nosso papel. Lutamos para jogarmos essas decisões e agora temos que fazer de tudo para ganhá-las”, disse o meia Steven Gerrard, líder do elenco do Liverpool.

O Manchester City en-tra em campo somente na segunda-feira, quando vai medir forças com o West Brom, que tem 33 pontos e luta para se manter na elite do futebol nacional.

Liverpool encara Norwich em jogo com cara de fi nal

INGLÊS

O Liverpool joga hoje, longe de casa, contra o Norwich, pelo Campeona-to Inglês, que tem apenas 32 pontos e fl erta perigo-samente com a zona de

rebaixamento. Os vi-sitantes tratam

a partida

como mais uma fi nal.”Temos cinco fi nais de

campeonato pela frente e o jogo com o Norwich é a próxima fi nal. Para nós é algo complicado e desgas-tante matar um leão por rodada. Mas os jogadores do Liverpool sabem que isso só está acontecendo por-que estamos conseguindo desempenhar muito bem o nosso papel. Lutamos para jogarmos essas decisões e agora temos que fazer de tudo para ganhá-las”, disse o meia Steven Gerrard, líder do elenco do Liverpool.

O Manchester City en-tra em campo somente na segunda-feira, quando vai medir forças com o West Brom, que tem 33 pontos e luta para se manter na elite do futebol nacional.

Perto de ser campeão antecipadoA 28ª rodada do Campe-

onato Português tem tudo para dar ao Benfi ca a con-quista do título por anteci-pação. Líder com setenta pontos, sete a mais que o segundo colocado Spor-ting, sua única ameaça, o time benfi quista recebe o Olhanense no Estádio da Luz, em Lisboa. O jogo é um verdadeiro choque de opostos, pois os visitan-tes seguram a lanterna com apenas 21 pontos conquistados.

Além de enfrentar a equipe de pior campanha da competição, o Benfi ca tem a seu favor o fato de ter derrotado o Porto no meio de semana por 3 a 1, se classifi cando para a fi nal da Taça de Portugal. Com moral em alta por conta deste resul-tado, os benfi quistas ad-mitem a ansiedade pelo

jogo de domingo.“Existe sim um clima

muito grande de ansieda-de, pois não é toda sema-na que podemos conquis-tar um título importante como é o do Campeonato Português. Os jogadores sabem o que represen-ta essa conquista para o Benfi ca, que no ano passa-do esteve muito perto de ser campeão e bateu na trave”, disse Jorge Jesus, técnico do Benfi ca.

Ser campeão é dar uma grande volta por cima e va-mos em busca disso contra o Olhanense. Se formos analisar as duas campa-nhas somos favoritos ab-solutos, mas com certeza o Olhanense vai tentar se aproveitar dessa realida-de para nos prejudicar”, continuou o treinador.

O Benfi ca poderá entrar em campo com o título

já assegurado. Para isso basta que o Sporting seja derrotado no sábado, fora de casa, pelo Belenenses. Porém, a hipótese é pouco provável, pois os anfi tri-ões têm apenas 24 pon-tos e lutam somente pela permanência na elite do futebol nacional.

Terceiro colocado com 55 pontos e fazendo uma das piores campanhas da sua história, o Porto entra em campo apenas na segunda-feira, quan-do recebe no Estádio do Dragão, na Cidade do Por-to, o Rio Ave, que pra-ticamente cumpre tabela com 31 pontos.

Um triunfo neste jogo colocará o Porto mate-maticamente na próxima Liga dos Campeões da Eu-ropa, o que serviria como prêmio de consolação para sua torcida.

PORTUGAL

Gerrard defende a partida de hoje como uma fi nal de campeonato

DIV

ULG

AÇÃO

Atrás de Atlético de Madrid e de Real Madrid, o Barcelo-na chega para a

34ª rodada do Campeo-nato Espanhol na terceira colocação com 78 pontos, com as chances de título bem mais reduzidas. Jun-te-se a isso o fato de que o time foi eliminado nas quartas de fi nal da Liga dos Campeões da Europa. O caldeirão só aumentou no meio de semana, após a derrota para o próprio rival Real Madrid na fi nal da Copa do Rei. Tentando melhorar este cenário que o Barça recebe o Athletic Bilbao hoje, no Nou Camp, em Barcelona.

A tarefa de hoje tam-bém será complicada para o Barcelona, pois o Athletic

Na fuga Na fuga da criseda crise

O Barcelona encara o Atletic Bilbao para reverter a eliminação na Liga e a derrota na fi nal da Copa Rei

Gerard Martino

está ciente de que mais uma derrota

hoje pode custar seu

cargo

E07 - PÓDIO.indd 7 18/4/2014 22:04:58

Page 8: Pódio - 20 de abril de 2014

E8 MANAUS, DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014

Circuito: Circuito Internacional de Xangai, ChinaPercurso: 5.451 kmN° de voltas: 56 (305.066 Km)

Resultados de 2012Vencedor: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)Segundo: Kimi Raikkönen (FIN/Lotus)Terceiro: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com o tempo de 1min34s484

Hora de dar o trocoA briga promete ser feia entre colegas de escuderia, hoje, no GP da China. É quando Rosberg tenta dar o troco em Hamilton, após a prova do Bahrein

A Mercedes é sem dú-vida a grande sen-sação deste início da temporada 2014 da

Fórmula 1. Foram três etapas e o mesmo número de vitórias para a equipe alemã, que, com exceção da prova de abertura na Austrália, quando um de seus carros abandonou, fez a dobradinha nas outras duas.

A superioridade dos carros prateados é tanta neste mo-mento, que ninguém duvida da sua condição de fran-cos favoritos para o Grande Prêmio da China, que será realizado neste domingo no circuito de Xangai. A questão é qual dos seus dois pilotos irá cruzar a linha de chagada em primeiro lugar.

Com os problemas mecâni-cos de Lewis Hamilton em Mel-bourne, Nico Rosberg não teve adversário à altura e venceu o GP da Austrália. Na Malásia, Hamilton deu o troco com uma performance impecável, e Rosberg teve de se contentar com o segundo posto.

Já no Bahrein, a dupla pro-tagonizou uma das mais sen-sacionais disputas pela vitó-ria da história da categoria. Rosberg largou na pole, mas Hamilton assumiu a ponta e liderou por quase toda a prova. Nas últimas voltas, Rosberg

tinha pneus macios e novos contra pneus duros do compa-nheiro. Claramente mais veloz na pista, o alemão partiu em busca da ultrapassagem.

Ao contrário de algumas equipes em situações passa-das, a Mercedes liberou a dis-puta por posições, desde que dentro de limites razoáveis. O que se viu foi um show de Ha-milton para segurar Rosberg em uma disputa eletrizante, e no fi nal o britânico e o público levaram a melhor.

”A corrida no Bahrein foi fantástica, não somente para nós como um time, mas para o esporte. Eu tenho certe-za que aquela não será a última vez que veremos um grande show este ano”, dis-se Hamilton. ”Eu estou real-mente numa boa posição no momentou”, completou.

GP DA CHINA

tempo de 1min34s484tempo de 1min34s484tempo de 1min34s484

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL 20141º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 61 pontos2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 503º Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 284º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 265º Jenson Button (ING/McLaren) - 236º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 237º Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 208º Valteri Bottas (FIN/Williams) - 189º Sérgio Perez (MEX/Force India) - 1610º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1211º Felipe Massa (BRA/Williams) - 1212º Kimi Raikkönen (FIN/Ferrari) - 713º Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 414º Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 3

Já a Ferrari chega à China com uma mudança no co-mando: pressionado pelos sucessivos fracassos nos últimos anos, Stefano Do-menicali deixou o posto de chefe da escuderia italiana no início da semana. Marco Mattiacci, atual presiden-te e CEO da Ferrari Amé-rica do Norte assumiu o comando da equipe.

Após o GP do Bahrein, quando Alonso e Raikko-nen terminaram em nono e décimo lugares, respectiva-

mente, na pior performance da equipe em 2014.

“O período desde o Bahrein foi muito inten-so para nós, quando exa-minamos todas as áreas do carro desde o motor até a suspensão e aero-dinâmica”, afi rmou o di-retor de engenharia, Pat Fry, em entrevista ao site da escuderia.

A largada para as 56 vol-tas do GP da China está marcada para as 3h da manhã de hoje.

Ferrari vai à China reformulada

Vettel ainda não conseguiu fazer valer seu tetracampeonato

FOTOS: DIVULGAÇÃO

1º Mercedes - 111 Pontos2º Force India-Mercedes - 443º McLaren-Mercedes - 434º Red Bull-Renault - 355º Ferrari - 336º Williams-Mercedes - 307º Toro-Rosso-Renault - 7

Construtores:

Nico Rosberg e Hamilton tem travado briga pela ponta da temporada desde a primeira prova

E08 - PÓDIO.indd 8 18/4/2014 22:08:49