pódio - 20 de dezembro de 2013

8
Pódio E7 Galo na galeria de vexames brasileiros no Mundial MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected] Reviravolta Após ser rebaixada para a Segundona, a Portuguesa correu atrás e achou motivos para culpar a CBF por sua escalação irregular. O problema é que se ganhar recurso no STJD, quem vai amargar na Série B é o Flamengo, primeiro acima da zona. Pódio D5

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 13-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Pódio E7

Galo na galeria de vexames brasileiros no Mundial

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected]

ReviravoltaApós ser rebaixada para a Segundona, a Portuguesa

correu atrás e achou motivos para culpar a CBF por sua escalação irregular. O problema é que se ganhar recurso no STJD, quem vai amargar na Série B é o Flamengo, primeiro acima da zona. Pódio D5

E01 - PÓDIO.indd 8 19/12/2013 22:57:36

E2 MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

MAU

RO N

ETO

/SEM

JEL

FLAÍZE VIANA Equipe EM TEMPO

O lutador amazonense Robert Pato se pre-para para o último desafi o deste ano em

um octógono: o Jungle Figth 63, em Belém (PA). No evento ele en-cara Paulo Victor “Cabal” Lisboa, pela categoria até 77 kg.

De volta ao antigo peso, Pato quer repetir a vitória con-quistada no evento Rei da Selva, em novembro passado, quando nocauteou o oponente com 1 minuto e 18 segundos de luta. “Sem dúvida tive um bom retorno nos 77 kg no Rei da Selva e obviamente tenta-rei fazer bonito aqui também.

Essa é minha segunda luta no Jungle Figth, na primeira participação eu tinha acaba-do de mudar de categoria, baixei demais o meu peso e o resultado não foi favorável”, relembrou o lutador que baixou até os 68 kg para sua estreia no evento de Wallid Ismail.

Para o combate deste sábado, Pato não escondeu o treinamen-to. “A preparação é a mesma. Voltei ao sparring e manterei o mesmo foco. Do Rei a Sel-va até aqui parei quatro dias, mas acredito que não interfe-riu muito. Me sinto a vontade nessa categoria e agora é es-tudar a luta, e tanto faz se ela vai ser defi nida de pé ou não chão, quero mesmo é trazer

um bom resultado”, comentou. Sem problemas com a ba-

lança, Pato precisa baixar dois quilos ou até menos para che-gar ao peso ideal no dia da luta. “Cheguei hoje (ontem), vou dar uma corrida de leve para tentar baixar esse peso. Caso contrário, amanhã (hoje) farei um treino de leve. Como estou na categoria ideal, o peso não tem me preocupado muito”, considerou.

Além de Robert Pato, outros dois amazonenses também subirão ao octógono monta-do na Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rivaldo Júnior (Top Life Amazonas) — que enfrentará Antonio da Silva ‘Titan’ (Marajó Brothers Team)

nos 61kg—, e Junior “Boya” (Black Belt /Game Fight) que duelará contra Francis John (Fight Center Team), na cate-goria até 57 kg.

Disputa de cinturão O Jungle Fight 63 encerra-

rá o ano com duas disputas de cinturões, nas categorias meio-médio (até 77 kg) e galo feminino (até 61 kg), além de oito lutas no card prelimi-nar. Atleta da casa, Rodrigo “Monstro” terá a honra de terminar a temporada em grande estilo diante do mexi-cano Gabriel “Gorilla”, na luta principal da noite. A luta femi-nina fi ca por conta de Larissa Pacheco e Irene Aldana.

A última do ano Três amazonenses entram no octógono do Jungle Figth 63, amanhã, em Belém do Pará. O evento terá dez lutas, sendo duas defesas de cinturão

De volta à categoria dos 77 kg, Robert Pato que re-petir feito do Rei da Selva

Ginástica encerra ano com demonstrações de Bianca

Encerrando as atividades da temporada 2013, o giná-sio Renné Monteiro, na Ave-nida Constantino Nery, em Manaus, recebeu o evento “Gala Gym” - Festa Anual da Ginástica Amazonense. A programação teve apre-sentações das equipes da modalidade: Adalberto Valle, CCF Magdalena Arce Daou, Centro de Excelência Caixa, Dance Hall e La Salle. Foi uma festa de ritmos, como boi-bumbá, samba, funk, bossa nova e até Roberto Carlos. As apresentações ter-minaram com a performance de Bianca Maia Mendonça, amazonense da seleção bra-sileira de ginástica rítmica.

Na semana passada, em Santiago, a ginasta con-quistou o tricampeonato sul-americano com a equi-pe canarinha. “Este foi um ano muito promissor, com inúmeras vitórias. Fechar as atividades aqui no Gala

Gym, na minha terra e onde tudo começou, é o melhor de tudo”, disse Bianca.

Intercâmbio Para uma das técnicas do

Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Ama-zônia (CTARA), professora Alessandra Balbi, a tempo-rada de 20 dias de estágio na Bulgária, realizada no mês de junho pelas atletas Karla Costa, Emilly Góes, Laísa Silva, Maria Izabel Padilha e Vitória Nicole, foi bastante proveitosa já que conquistaram boas coloca-ções nas disputas interna-cionais. “Sem dúvida, esse intercâmbio foi o diferen-cial para nossas meninas em 2013, pois com esse apoio de viagens interna-cionais que recebemos do Governo do Estado pode-mos estudar mais as con-correntes e adquirir novas experiências técnicas”.

GALA GYM

MIC

HAE

L D

ANTA

S/SE

JEL

Bianca ainda comemora o tricampeonato sul-americano

E02 - PÓDIO.indd 2 19/12/2013 23:00:32

E3MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Por títulos em 2014, Ceni orienta reforço

Rogério Ceni não reno-vou contrato com o São Paulo à toa. Prestes a completar 41 anos, em janeiro, o goleiro-arti-lheiro pretende encerrar a carreira com ao me-nos um título importan-te. Por isso, antes mesmo do fi m de 2013, ele já tem tomado medidas re-ferentes à próxima tem-porada. Como orientar a quem chega como deve se comportar e, mesmo de férias, fazer academia.

Após o último com-promisso do ano (derro-ta para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro), ele foi ao CT da Barra Funda, na segunda-feira, e encontrou Luis Ricardo, único reforço contratado até o momento. Chama-do de canto depois de complementar os exames

médicos, o lateral direito ouviu os mandamentos de como se fi rmar com a camisa tricolor.

Na cartilha verbal, Ceni destacou a importância que o técnico Muricy Ra-malho dá aos horários e ao comprometimento diário nos treinamentos. Falou ainda que acredita no po-tencial do reforço – que o vazou na derrota da Portuguesa por 2 a 1 para o São Paulo, no segundo turno da competição na-cional – e espera que ele não siga o caminho de alguns que se acomodam por simplesmente chegar a um clube grande.

O capitão fez o mes-mo com outros atletas no passado. Fez em ou-tro tom com o zaguei-ro Lúcio, por exemplo, no início do ano.

SÃO PAULO

Rafi nha frustra Timão e renova com o Bayern

O Corinthians foi frus-trado no plano de con-tratar Rafi nha, um de seus alvos para a pró-xima temporada. No Marrocos, onde disputa o Mundial de Clubes, o lateral direito de 28 anos assinou a renovação de seu compromisso com o Bayern de Munique.

“É muito importante para mim, para minha carreira e para minha família que eu tenha a chance de continu-ar trabalhando em um dos melhores clubes do mundo. Estou muito orgulhoso”, afi rmou o brasileiro.

A diretoria alvinegra ha-via entrado em um acor-do salarial com o atleta, cujo contrato com o clu-be bávaro acabaria em maio. Querendo contar com ele já em janeiro, o Corinthians ouviu um pe-

dido de espera até o fi m da competição na África para novas conversas.

Antes mesmo da de-cisão – contra o Raja Casablanca, no próximo sábado –, chegou-se a um acerto para a permanên-cia do lateral, que ganhou espaço com a chegada do técnico Pep Guardiola ao Bayern. O novo contrato terá duração até o fi nal da temporada 2016/2017.

É possível que a frus-tração interfi ra nos planos em relação a Edenílson. O lateral direito alvinegro aceitou uma proposta sa-larial do Napoli e está no aguardo da resposta do Corinthians. A oferta dos italianos é de 5 milhões de euros (cerca de R$ 16,1 milhões) e agradou inicialmente a direção preta e branca.

MERCADO

Cícero pode deixar Santos por uma brecha contratual

Artilheiro da equipe com 24 gols na temporada, Cí-cero pode não defender a camisa do Santos no próxi-mo ano. Com proposta do Shandong Luneng, da China, o volante possui cláusula em seu contrato que garante a possibilidade de transferên-cia caso haja interesse de clubes do exterior.

Cícero revelou a existência da cláusula em sua última entrevista coletiva, quando criticou a postura dos diri-gentes do Santos e cobrou reconhecimento pelo bom ano

que fez. O volante já impôs as condições que deseja para permanecer no clube: novo aumento de salário, que foi reajustado em 25% na metade no ano passado, e extensão do vínculo contratual com direito a recebimento de luvas.

Atualmente, o volante está emprestado pelo Tomben-se-MG, clube utilizado pelo agente do jogador, Eduardo Uram, para registrar atletas. O empréstimo se encerra em dezembro de 2014. A diretoria alvinegra não vê vantagem em comprar parte do passe.

SANTOS

DIV

ULG

AÇÃO

Cícero seria benefi ciado por cláusula que o libera para “gringos”

Segundo o portal espa-nhol “El Gol”, o Allianz Parque é a arena “mais espetacular do mundo”.

O site analisou dez estádios em construção e, entre Rússia, Espanha, França e Turquia, a futura nova casa do Palmeiras fi cou em primeiro lugar.

Os serviços oferecidos, a arquitetura e o design de cada projeto foram levados em con-sideração. Por ser uma arena multiuso, o Allianz Parque foi o mais elogiado. “Será uma referência no que se refere

ao desenho dos estádios de futebol em toda a América. Apesa de ter capacidade para apenas 45 mil espectadores, será equipado por inúmeras comodidades, como restau-rantes e suítes de luxo”.

Com mais de 70% dos traba-lhos concluídos, atualmente, a obra está na fase de fi nali-zação da cobertura. Além do futebol, o novo estádio rece-berá outros esportes, entrete-nimento, shows, gastronomia e compras sem precisar de adaptação estrutural.

Terá mais de 40 mil luga-res cobertos, anfi teatro com até 12 mil cadeiras, espaço para shows com espaço para 55 mil espectadores, cama-rotes para três mil pesso-as, restaurante panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções e estacionamento para dois mil veículos.

O Allianz Parque terá dois grandes telões e inclinação na arquibancada para que todos os lances possam ser acompanhados com clareza pelos torcedores.

Jornal confi rma MoreiraO Palmeiras ainda não anun-

ciou ofi cialmente nenhum re-forço para o centenário, mas o jornal paraguaio ABC Color já confi rmou a segunda contrata-ção do clube para 2014. O lateral direito Jorge Moreira, segundo a publicação, deixou a Libertad por quase R$ 3 milhões. e o acordo foi fechado por US$ 1,2 milhão, valor equivalente a R$ 2,823 milhões. O ABC informa ainda que o jogador receberá R$ 706 mil em luvas e salários de US$ 60 mil (R$ 142 mil).

Allianz Parque: a arena “mais espetacular do mundo”

Nova casa do Palmeiras foi eleita por portal espanhol e barrou estádios da Rússia, Espanha, França e Turquia

DIV

ULG

AÇÃO

ESTÁDIOS MAIS ESPETACULARES DO FUTURO:1 - Allianz Parque, do Palmeiras - São Paulo, Brasil2 - Stade Velodrome, do Olympique Marseille - Marselha, França3 - Stade des Lumières, do Lyon - Lyon, França4 - Nou Mestalla, do Valencia - Valência, Espanha5 - Beira-Rio, do Inter - Porto Alegre, Brasil6 - Stadion Spartak, do Spartak Moscou - Moscou, Rússia7- Arena Pantanal, de propriedade estatal - Cuiabá, Brasil8 - Arena Corinthians, do Corinthians - São Paulo, Brasil9 - CSKA Moscou Stadium, do CSKA - Moscou, Rússia10 - Vodafone Arena, do Besiktas - Istambul, Turquia

*Fonte: site El Gol Digital:

Estádio do alviverde foi exaltado pela arquitetura e design

E03 - PÓDIO.indd 3 19/12/2013 23:04:29

E4 MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

JOGADOR NEGA CONTATO DO FIGUEIRA Um dos principais objetivos do Figueirense para a

próxima temporada é a contratação de um volante expe-riente. Rodrigo Souto e Marcos Assunção são os nomes trabalhados pela diretoria, que diz só ter espaço para um deles. O superintendente de esportes do clube, Rodrigo Pastana, revelou que, neste momento, Assunção está mais próximo do Orlando Scarpelli. O ex-jogador do Santos, no entanto, disse que fi cou sabendo do interesse do Figueira pela imprensa e que até agora não foi procurado pelo clube catarinense.

SCOCCO MIRA ARGENTINA Em entrevista ao jornal Olé, de Buenos Aires, o atacante Scocco

afi rmou que já conversou com a direção do Internacional sobre o desejo de voltar ao futebol argentino. Ofi cialmente, a direção nega que sua saída seja possível e, com a venda de Leandro Damião, a tendência é aproveitá-lo mais em 2014. O River Plate está interessado no artilheiro da Liber-tadores e pode fazer proposta nos próximos dias. A estreia do time principal colorado no Gauchão deve ocorrer no dia 2 de fevereiro, na quinta rodada, contra o Cruzeiro-RS, ou no dia 5, contra o Pelotas.

SPORT TRAVA EM NEGOCIAÇÃO As trata-tivas do Sport para acertar o retorno do zagueiro

Durval à Ilha do Retiro ainda se arrastam. De acordo com o Diário de Pernambuco, os dirigentes leoninos e o empresário do jogador, Luiz Gustavo, tiveram outra reunião ontem. O principal empecilho para que a ne-gociação termine seria uma divergência em relação ao valor dos salários do defensor. De acordo com o jornal, as partes teriam chegado a um acordo em outro ponto divergente: o tempo de contrato. O Sport aceitou assinar um vínculo por dois anos.

GIRO POR OUTROS CLUBES

De tricolorpara tricolorpara tricolor

O Grêmio anunciou, ontem, por meio do site ofi cial, a con-tratação do volante

Edinho. O jogador despontou para o futebol brasileiro no Internacional, passou por Lec-ce (Itália), Palmeiras e estava desde 2011 no Fluminense. O contrato com o clube carioca expirou após o Campeonato Brasileiro, fazendo com que o jogador fi casse livre para o Tricolor Gaúcho.

Edinho, que fará 31 anos em janeiro, terá contrato de um ano com o Grêmio. Além de volante, sabe também jogar como zagueiro. A apresenta-ção ocorreu no fi nal da tarde desa quinta-feira, na sala de conferências do Estádio Olím-pico. Ele é o primeiro jogador contratado para a temporada 2014, quando o clube disputará Libertadores, Gauchão, Brasi-leirão e Copa do Brasil.

Outro nome que pode ser confi rmado é o do zagueiro Pedro Geromel, que pertence ao Colônia, da Alemanha, mas está emprestado ao Mallorca, da Espanha. Geromel tem 28 anos e é especulado no Grê-mio desde a metade do ano. O acordo que deve trazê-lo a Porto Alegre terá vigência de um ano e também não terá custos ao Tricolor.

Preparador físicoTambém ontem, além do

anúncio da contratação de Edinho, a diretoria gremista confi rmou ofi cialmente Fábio Mahseredjian como novo pre-parador físico. Ele assumirá os trabalhos no começo de janeiro, quando se inicia a pré-tempora-da, junto do técnico Enderson Moreira. A apresentação ocorrerá no retor-no do grupo para a pré-temporada, em janeiro.

A contratação não chega a ser uma surpre-sa. Na semana passada, o téc-nico Tite re-velou que o preparador campeão do mundo em 2012 com ele no Corinthians negociava a ida para o Trico-lor Gaúcho. Mah-seredjian trabalhou também no São Paulo, Santos, Vasco, Flamen-go, Palmeiras, Fluminense e Internacional. Passou, ainda, pela comissão técnica da Seleção, em 2010.

Edinho, ex-Internacional e Fluminense, é o novo reforço do Grêmio para a temporada 2014. Tricolor Gaúcho também anunciou preparador físico

Agente diz que diretoria do Vitória terá de ceder

Maxi Biancucchi tem contrato com o Vitória até o fim de 2013 e ainda não definiu seu futuro. A diretoria rubro-negra e o jogador não chegaram a um acordo e o em-presário Régis Marques Chedid prometeu uma reunião com o diretor de futebol, Raimundo Quei-roz, na próxima semana, para acertarem a per-manência do argentino.

“Tem que perguntar como está o caixa do Vitória. Sei o que vou pedir, mas não sei o que vou receber. Ano pas-sado me pressionaram

e eu cedi, hoje são eles que terão que ceder. É hora de valorizar. Ele quer ficar, mas não é por isso que vamos ce-der de novo”, afirmou em entrevista ao jornal Correio, de Salvador.

Recentemente, a má relação entre diretoria, agente e jogador foi externada via redes so-ciais. Pelo Twitter, Maxi e Régis se manifestaram de forma dura em res-posta ao ex-presidente do Leão, Alexi Portela, quando o mandatário afirmou que não faria loucuras pelo atleta.

SEM ACORDO

CBF confi rma início dos Estaduais para janeiro

Depois de já ter anunciado que alguns campeonatos es-taduais começariam em 12 de janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confi rmou a informação on-tem, quando divulgou ofi cial-mente o calendário 2014. A primeira competição orga-nizada pela entidade será a Copa do Nordeste, com o início marcado para o dia 19 do primeiro mês do ano.

Em busca de uma maior pré-temporada para os clu-bes, algumas federações pe-diram para que as compe-tições estaduais iniciassem apenas no dia 19, o que não foi atendido pela entidade que comanda o futebol bra-sileiro. Por outro lado, estes torneios serão disputados em 21 datas, atendendo também a exigências por um

calendário mais enxuto.Com os Estaduais meno-

res, o Campeonato Brasilei-ro também começará mais cedo em 2014. De acordo com o calendário ofi cial da CBF, a bola rola na princi-pal competição do país no dia 20 de abril, no mesmo fi nal de semana de início da Série B. Na sequência, dia 27, será a vez de abrir a Série C nacional.

A informação divulgada pela entidade nessa quinta-feira também confi rmou a ausência de jogos durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Série A e Série C serão paralisadas no dia 1 de junho, enquanto a Série B sofrerá a interrupção dois dias mais tarde. As com-petições da CBF retornam no dia 15 de julho.

CALENDÁRIO

Volante estava no

clube cario-ca desde

2011

Sem Fred, alvo é Marcelo MorenoO Cruzeiro está atrás de um

centroavante para a próxima temporada e após saber que o Fluminense não quer nego-ciar Fred, sonho antigo da diretoria, o nome de Marce-lo Moreno começa a ganhar força na Raposa. O joga-dor pertence ao Grê-

mio, mas

estava emprestado ao Fla-mengo, onde não conseguiu se fi rmar como titular.

O time gaúcho iniciou um processo de contenção de despesas, e o salário do ata-cante boliviano é conside-

rado alto demais, o que pode ajudar no negócio com o Cruzeiro. Para se ver livre de Marcelo

Moreno existe até a possibilidade

de gremis-tas e cru-zeirenses dividirem os ven-

cimentos do jogador, que deixou saudades na torcida do Cruzeiro.Antes do Brasileiro deste

ano, a cúpula celeste recebeu

uma consulta dos gaúchos que queriam trocar Marcelo Moreno pelo zagueiro Paulão, mas na ocasião, o Cruzeiro não aceitou a troca. Paulão perdeu espaço no Cruzeiro e não fi ca mais em Belo Hori-zonte, o que abre caminho para os gaúchos negociarem com o defensor.

O técnico Marcelo Oliveira conta atualmente com Bor-ges, Vinícius Araújo e Ansel-mo Ramon para a posição. Borges não é unanimidade entre os torcedores, Vinícius Araújo ainda é considerado um garoto em evolução e An-selmo Ramon deverá deixar o Cruzeiro. William, Dagoberto, Martinuccio e Luan também são peças ofensivas da equi-pe celeste.

CRUZEIRO

Defi nição de Walter só em janeiroO futuro de Walter se-

gue indefi nido. O artilheiro tem o nome especulado nos principais clubes do Campe-onato Brasileiro, enquanto o Goiás tenta encontrar uma solução para mantê-lo no Serra Dourada no ano que vem. O caminho, entretanto, só será discutido a partir de ja-neiro, quando o centro-

avante se reapresenta no Porto.

Revelado nas categorias de base do Internacional após passar a infância em Pernambuco, Walter assinou contrato de cinco anos com o time português em 2010 para deixar o Beira-Rio. Se-gundo o jornal A Bola, os Dra-gões já estariam ouvindo propostas do Corinthians há algumas semanas e agora teria também o interesse

do São Paulo.O empresário do

jogador, no entan-to, nega que tenha sido procurado por qualquer equipe, até mesmo pelo

Goiás. Teo Constantin foi enfático: “Não tem nada, não confi rmo interesse do São Paulo, nem de ninguém. O contrato é com o Porto agora, não com o Goiás, e só a partir de 2 de janeiro, quando ele se reapresenta, é que poderemos falar”.

No último fi nal de se-mana, o vice-presidente e futuro mandatário do Esmeraldino, Sérgio Ras-si, analisou a situação de Walter. Em entrevista ao jornal O Povo, o dirigente sugeriu que a torcida aju-dasse o clube ao organizar uma “vaquinha” para arre-cadar fundos e contratar o artilheiro em defi nitivo.

GOIÁS

diretoria, o nome de Marce-lo Moreno começa a ganhar força na Raposa. O joga-dor pertence ao Grê-

mio, mas

despesas, e o salário do ata-cante boliviano é conside-

rado alto demais, o que pode ajudar no negócio com o Cruzeiro. Para se ver livre de Marcelo

Moreno existe até a possibilidade

de gremis-tas e cru-zeirenses dividirem os ven-

cimentos do jogador, que deixou saudades na torcida do Cruzeiro.Antes do Brasileiro deste

ano, a cúpula celeste recebeu

vem. O caminho, entretanto, só será discutido a partir de ja-neiro, quando o centro-

para deixar o Beira-Rio. Se-gundo o jornal A Bola, os Dra-gões já estariam ouvindo propostas do Corinthians há algumas semanas e agora teria também o interesse

do São Paulo.O empresário do

jogador, no entan-to, nega que tenha sido procurado por qualquer equipe, até mesmo pelo

Futuro do jogador ainda está indefi nido

Centroavante do Flamengo está no topo da lista

FERN

AND

O C

AZAE

S/PH

OTO

CAM

ERA

DIVU

LGAÇ

ÃO

DIVULG

AÇÃO

E04 - PÓDIO.indd 4 19/12/2013 23:06:25

E5MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Nova “remexida” no Campeonato Brasileiro pode atingir time rubro-negro, que pode ser rebaixado caso a Portuguesa reconquiste os seus pontos

e pode rebaixar o Flae pode rebaixar o Flae pode rebaixar o Flae pode rebaixar o FlaLusa culpa CBF

Se recurso no Superior Tribunal de Justiça Des-

portiva (STJD) tirou o Fluminense da zona

de rebaixamento e da consequente participa-

ção da Série B do Cam-peonato Brasileiro, agora

ele pode colocar um time que nem ameaçado estava

inicialmente: o Flamengo. O time rubro-negro está na

16ª colocação do nacional, uma posição da degola. Caso a Portuguesa realmente entre com recurso e conquiste seus pontos de volta, ao culpar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por escalação irregular do meia Héverton, o time paulista sobe e quem cai, por soma de pontos inferior, é o Flamengo.

O gosto amargo seria con-sequência dos quatro pontos perdidos pelo rubro-negro na última semana, quan-do ele foi punido pelo tri-bunal por também escalar irregularmente André Santos.

O suspense tomou conta novamente do Brasileiro on-tem, quando o setor jurídico

da Portuguesa confi rmou que irá se sustentar na tese em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contribuiu para o equívoco na escalação do meia Héverton diante do Grêmio, pela última rodada do Brasileirão, no julgamento Pleno do clube no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), agendado para o pró-ximo dia 27. A irregularidade defi niu o rebaixamento do clube para a Série B do Bra-sileirão em primeira instância na última segunda-feira.

Segundo os advogados do clube, um sistema da CBF conhecido como “BID das sus-pensões” informou que Héver-ton já havia cumprido suspen-são e estava liberado para jogar. O sistema, semelhante ao Boletim Informativo Diário (BID), foi implementado em setembro e informa aos clubes a situação dos jogadores para as próximas rodadas.

Já a entidade se defen-de afi rmando que o siste-ma não é ofi cial, mas pode ser implementado no fu-turo. A CBF alega que só atualiza o “BID” quando os dados do STJD chegam.

Um email encaminhado para um pessoa de fora da diretoria rubro-negra ex-pôs a discordância entre os dirigentes sobre o episódio que levou o clube a perder quatro pontos no STJD. Na lista de emails, o advo-gado Michel Assef Filho discorda da nota publicada após a punição do tribunal e afi rma que a estratégia utilizada para confundir as teses da CBF e da Justiça Desportiva funcionou. As-sef diz, ainda, que se não fosse o descuido da Por-tuguesa, o Flamengo teria sido rebaixado.

Os emails foram troca-dos na terça-feira entre Michel, Walter D’Agostino, vice-presidente geral, e Luiz Eduardo Baptista, vice de marketing. No mesmo dia o clube carioca tinha publicado nota atacando o STJD por puni-lo com a perda da de quatro

pontos pela escalação de André Santos.

Bap chega a tentar co-locar “panos quentes” para diminuir a revolta de Michel. Ele fala até em saber que não ganhará o recurso no Pleno. No entanto, o advogado ga-rante que tem esperanças de mudar o quadro, caso contrário não poderia confi ar em seu trabalho.

Consultado pelo Globo-Esporte.com, Michel Asseff Filho não se mostrou preo-cupado e disse que houve violação de uma troca de e-mails entre advogado e cliente: “Reafi rmo que ja-mais disse que o Flamengo errou ao escalar o jogador, confi o que reverteremos a decisão no Pleno do STJD. Tenho convicção que o jo-gador foi escalado correta-mente. Vamos à DRCI para registrar queixa e pedir in-vestigação de violação”.

E-mails de diretoria ‘vazam’

Operação acaba em mais prisões

Depois da briga que man-chou o fi nal do Campeona-to Brasileiro, no duelo en-tre Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville, as atitudes esperadas começaram a ser tomadas. Na madrugada de ontem, as polícias civis de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro iniciaram a ope-ração Cartão Vermelho, que tem como objetivo prender os envolvidos na pancadaria.

De acordo com o Diário Catarinense, 12 pessoas fo-ram presas até as 10 horas da manhã. Desses, nove fo-

ram presos em Curitiba, um no Rio de Janeiro, um em Joinville e um em Blumenau. Ato total, são esperados 28 mandados de prisão, sendo 19 deles contra torcedores do Atlético-PR.

Entre esses mandados está o de Juliano Borghetti, ex-vereador de Curitiba. Apesar das informações de que ele não foi encontrado, Borghetti já se manifestou afi rmando que prestará depoimentos.

Além da punição aos envol-vidos diretamente com a bri-ga, os dois clubes foram pu-

nidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por ser a equipe mandante do confronto, os atleticanos tiveram punição maior e per-derão 12 mandos de campo, terão portões fechados em seis deles e pagarão multa de R$ 140 mil.

O Vasco foi punido com a perda de oito mandos, quatro com portões fechados, mais a multa de R$ 80 mil. A diretoria do Atlético-PR irá recorrer para tentar diminuir a pena e o julgamento será realizado no dia 27 de dezembro.

ARENA JOINVILLE

Confronto na Arena Joinville resultou em torcedores feridos e encaminhados ao hospital

DIVULGAÇÃOBotafogo dá início a temporada

A confi rmação de que Eduardo Hungaro será mesmo o treinador do Botafogo em 2014 deu o pontapé inicial para a defi nição do elenco para a próxima tempo-rada. Nos dias que estão por vir alguns anúncios serão feitos pela direto-ria, que até o momento já confi rmou as reno-vações de contrato do lateral direito Edilson e do zagueiro Bolívar.

A permanência de ou-tros jogadores também será efetivada, assim como a preparação de uma barca com nomes que não fazem mais par-te dos planos da comis-são técnica.

No gol, Jéff erson tem presença certa no elen-co. O terceiro goleiro será oriundo das cate-gorias de base.

REFORÇOSNey Franco pode assumir time do Flu nesta sexta

A diretoria do Fluminen-se busca um novo treina-dor para a temporada de 2014. Porém, antes disso, o departamento de futebol já trabalha para montar uma “barca” composta por joga-dores que não interessam mais ao clube. Essa lista seria avaliada pelo futuro treina-dor, já que a decisão sobre os dispensados vai aten-der fatores como custo e empatia com a torcida.

O presidente Peter Sie-msen já avisou o executivo do departamento de futebol, Felipe Ximenes, que alguns nome vão fi car e deverão ser comunicados nos próximos dias. O zagueiro Anderson e o volante Edinho estão descartados. Diguinho será usado como moeda de tro-ca e Felipe poderá sair por render pouco e custar caro. Quem pode se salvar por ser querido pela torcida é o volante Valencia. Presen-ça constante no departa-mento médico, ele costuma desfalcar o time por ser

constantemente convocado para a seleção colombiana. O primeiro integrante da bar-ca é Rhayner, que teve seu contrato rescindido.

Além de descartar alguns jogadores, o clube ainda pode perder peças para ou-tros clubes do futebol bra-sileiro e mundial. O lateral esquerdo Carlinhos está nos planos de Palmeiras e Corinthians. O atacante Rafael Sobis desperta o interesse do São Paulo e também dos palmeirenses. O volante Jean e o atacan-te Samuel têm sondagens de clubes do exterior, mais precisamente da Espanha.

Sobre os reforços, a ten-dência é aguardar a defi -nição do novo treinador, a fi m de que ele possa ser consultado sobre as suas preferências. A diretoria não vai investir em nomes de peso para 2014 e a grande contratação será mesmo o meia argentino Darío Conca, que no sábado se despede do Guangzhou Evergrande.

COTADO

E05 - PÓDIO.indd 3 19/12/2013 23:08:17

E6 MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

O presidente do Barce-lona, Sandro Rosell, disse que não terá problemas em acatar

o pedido da Justiça espanhola para apresentar os contratos de Neymar. O clube foi denunciado por “apropriação indevida de valores” no negócio. “Ficaremos satisfeitos em trazer toda a do-cumentação pedida pela Justiça espanhol”, declarou.

Na última quarta-feira (18), o juiz Pablo Ruz ordenou que fosse apresentado o contrato de Neymar, bem como os relatórios fi nanceiros do clube no último triênio. O pedido veio a partir de uma denúncia de Jordi Ca-ses, sócio do Barça, que afi rma que o contrato, que chegou ao Barça por 57,1 milhões de euros (R$184 milhões), foi ocultado pela diretoria.

Acusações à parte, Rosell anunciou, ontem, a renovação do contrato do meia Andrés Iniesta. O vinculo atual do joga-dor com o clube catalão tinha duração até 2015 e foi ampliado por mais três anos, com térmi-no apenas em junho de 2018. Caso permaneça no Barcelona até o fi nal do novo contra-to, Iniesta, 29, irá completar 22 anos no clube.

O Albacete, entre 1994 e 1996, quando tinha de 10 a 12 anos, foi a única equipe defendida pelo meia além do Barça. O anúncio encerra as especulações sobre uma possí-

vel saída do jogador em 2015. Iniesta teria recusado a primeira oferta de renovação do Barce-lona, em setembro, avaliada em 12 milhões de euros (R$ 35 mi-lhões). O camisa 8 teria pedido um valor muito maior.

Além de Iniesta, apenas mais quatro jogadores do elenco atu-al do Barcelona estão garanti-dos para 2018. São eles Sergio Busquets, Cristian Tello, Lionel Messi e Neymar. O próximo

passo do clube espanhol é ga-rantir a renovação do zagueiro Gerard Piqué.

Gerardo MartinoNa manhã de ontem, a televi-

são argentina DirecTV afi rmou ter ouvido de fontes seguras que Gerardo Martino deixaria o comando do Barcelona após o término da temporada em maio do próximo ano. Horas depois, o presidente do time catalão, Sandro Rosell, encer-

rou a polêmica ao cravar a permanência do técnico.

Responsável por levar o Newell’s Old Boys à semifi nal da Copa Libertadores, Martino chegou ao Barça com o aval de Lionel Mes-si, ambos nascidos em Rosário. A imprensa ar-gentina alega que Tata está incomodado com a pres-são dos jor-nalistas es-panhóis, o que poderia causar a an-tecipação do fi m do contrato, vá-lido até 2015, com os culé.

Ele inclusive, já teria projeta-do até mesmo o futuro do treina-dor. Independen-temente do resul-tado da Argentina na Copa do Mundo de 2014, Alejandro Sabella abando-naria o cargo à frente da seleção, deixando o caminho livre para Gerardo Martino assumir o comando.

Seria o segundo se-lecionado do técni-co, que dirigiu o Paraguai entre 2007 e 2011.

DIV

ULG

AÇÃO

Jack Wilshere suspenso por gesto obsceno

O meia Jack Wilshere, 21, do Arsenal, recebeu, ontem, dois jogos de suspensão por ter feito um gesto obsceno contra a torcida do Man-chester City, na derrota do seu time por 6 a 3, fora de casa, no último sábado (14), pelo Campeonato Inglês.

Por mostrar o dedo médio aos torcedores adversários, ele não poderá defender o líder da competição nos dérbis (clássicos) londrinos contra o Chelsea, na próxima segunda-feira (23), em casa, e o West Ham, no próximo dia 26, como visitante.

A atitude agressiva do jogador da seleção inglesa não foi vista pela arbitra-gem da partida, mas fla-grada pela TV. Apesar de aceitar a punição, Wilshere a considerou excessiva. Tom Ince, do Blackpool, sofreu a mesma pena na segunda divisão inglesa por idêntico ato de indisciplina.

Ingleses iniciam preparo para o clima de Manaus

Roy Hodgson segue se mostrando insatisfeito por ter de encarar o ca-lor de Manaus na Copa do Mundo de 2014. A capital amazonense será palco da estreia dos ingleses em um dos jogos mais espera-dos da competição, diante da Itália. E para fugir ao máximo das condições climáticas manauaras, o técnico apresentará pla-nejamento diferente das outras seleções.

“Decidimos que chega-

remos com a equipe dois dias antes e não o de cos-tume”, cravou Hodgson.

Enquanto os rivais farão toda a preparação para o Mundial já em solo bra-sileiro, buscando hospe-dagem e centros de trei-namento em localizações estratégicas, a Inglaterra fará a “pré-temporada” nos Estados Unidos.

Antes de estrear pelo grupo D, Roy Hodgson planeja conhecer pesso-almente Manaus.

EM MIAMIARSENAL

Técnico da seleção, Roy Hodgson, revelou “estratégia”

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

ELCHE E MÁLAGA ABREM A RODADA Elche e Málaga se enfrentam nesta sexta-feira em jogo

isolado que abre a 17ª rodada do Campeonato Espanhol. As duas equipes fazem campanha irregular e, com 17 pontos conquistados cada, aparecem na parte intermedi-ária da tabela de classifi cação — porém, mais próximos da zona de rebaixamento do que do grupo que sonha com uma vaga nas próximas competições europeias. O nacional deste ano está muito equilibrado e Atlético de Madrid e Barcelona dividem a liderança com 43 pontos, cinco a mais que o Real Madrid.

EINTRACHT FRANKFURT RECEBE O AUGS-BURG O Eintracht Frankfurt recebe o Augsburg, hoje,

em jogo isolado que abre a 17ª rodada do Campeonato Alemão. A partida envolve duas equipes que não fazem campanhas empolgantes, mas que ainda precisam do triunfo para se aproximar de objetivos traçados para a temporada. O anfi trião, por exemplo, soma apenas 14 pontos e pode se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento em caso de tropeço. O Augsburg tem planos um pouco mais audaciosos. Com 23 pontos, na oitava posição, tenta se aproximar da zona de classifi cação para a Liga Europa.

MONACO QUER ASSUMIR LIDERANÇA Vice-líder com 41 pontos, dois a menos que o Paris

Saint-Germain, o Monaco quer assumir, nem que seja pro-visoriamente, a liderança do Campeonato Francês, hoje. O time do Principado recebe o Valenciennes em jogo isolado que vai abrir a 19ª rodada. Ganhando, o Monaco passará a noite na ponta da tabela de classifi cação e jogará pressão no PSG, que enfrenta o Lille no domingo (22). Já o Valen-ciennes não pode se dar ao luxo de pensar grande. Com apenas 11 pontos conquistados o time pretende apenas deixar a zona de rebaixamento.

GIRO INTERNACIONAL

Brasil confi rma amistoso

A Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF) agendou para às 13h (de Manaus), do dia 5 de mar-ço, a partida amistosa contra a África do Sul. O confronto será realizado no estádio Soccer City, em Joanesburgo, local da abertura e fi nal da Copa do Mundo de 2014.

O duelo entre o último e o próximo anfi trião da principal competição en-tre seleções é repetido pouco mais de um ano depois. No dia 7 de se-tembro do ano passado, o Brasil venceu os Bafana Bafana por 1 a 0, no Mo-rumbi, com gol de Hulk.

A seleção brasilei-ra venceu 13 das 19 partidas disputadas em 2013, tendo con-quistado a Copa das Confederações neste ano. O time vai para o confronto com um re-trospecto de seis vitó-rias seguidas e faz seu último amistoso antes de receber a Copa do Mundo em casa.

Diferentemente do time nacional, África do Sul, por sua vez, não se classifi cou para o torneio mundial e ainda encara Mali dois meses antes de enfrentar a seleção canarinho.

CONTRA ÁFRICA

Diante de acusações de fraude na compra de Neymar, presidente do Barça aceita mostrar contrato em tribunal

CRIMEPresidente do Barcelona, Sandro Rosell é acusado de ocultar os reais valores da negociação do jogador brasileiro com o Santos. Ele foi denunciado por Jordi Cases, sócio do Barça

O presidente do Barce-lona, Sandro Rosell, disse que não terá problemas em acatar

o pedido da Justiça espanhola para apresentar os contratos de Neymar. O clube foi denunciado por “apropriação indevida de valores” no negócio. “Ficaremos satisfeitos em trazer toda a do-cumentação pedida pela Justiça espanhol”, declarou.

Na última quarta-feira (18), o juiz Pablo Ruz ordenou que fosse apresentado o contrato de Neymar, bem como os relatórios fi nanceiros do clube no último triênio. O pedido veio a partir de uma denúncia de Jordi Ca-ses, sócio do Barça, que afi rma que o contrato, que chegou ao Barça por 57,1 milhões de euros (R$184 milhões), foi ocultado pela diretoria.

Acusações à parte, Rosell anunciou, ontem, a renovação do contrato do meia Andrés Iniesta. O vinculo atual do joga-dor com o clube catalão tinha duração até 2015 e foi ampliado por mais três anos, com térmi-no apenas em junho de 2018. Caso permaneça no Barcelona até o fi nal do novo contra-to, Iniesta, 29, irá completar 22 anos no clube.

O Albacete, entre 1994 e 1996, quando tinha de 10 a 12 anos, foi a única equipe defendida pelo meia além do Barça. O anúncio encerra as especulações sobre uma possí-

vel saída do jogador em 2015. Iniesta teria recusado a primeira oferta de renovação do Barce-lona, em setembro, avaliada em 12 milhões de euros (R$ 35 mi-lhões). O camisa 8 teria pedido um valor muito maior.

Além de Iniesta, apenas mais quatro jogadores do elenco atu-al do Barcelona estão garanti-dos para 2018. São eles Sergio Busquets, Cristian Tello, Lionel Messi e Neymar. O próximo

passo do clube espanhol é ga-rantir a renovação do zagueiro Gerard Piqué.

Gerardo MartinoNa manhã de ontem, a televi-

são argentina DirecTV afi rmou ter ouvido de fontes seguras que Gerardo Martino deixaria o comando do Barcelona após o término da temporada em maio do próximo ano. Horas depois, o presidente do time catalão, Sandro Rosell, encer-

rou a polêmica ao cravar a permanência do técnico.

Responsável por levar o Newell’s Old Boys à semifi nal da Copa Libertadores, Martino chegou ao Barça com o aval de Lionel Mes-si, ambos nascidos em Rosário. A imprensa ar-gentina alega que Tata está incomodado com a pres-são dos jor-nalistas es-panhóis, o que poderia causar a an-tecipação do fi m do contrato, vá-lido até 2015, com os culé.

Ele inclusive, já teria projeta-do até mesmo o futuro do treina-dor. Independen-temente do resul-tado da Argentina na Copa do Mundo de 2014, Alejandro Sabella abando-naria o cargo à frente da seleção, deixando o caminho livre para Gerardo Martino assumir o comando.

Seria o segundo se-lecionado do técni-co, que dirigiu o Paraguai entre 2007 e 2011.

Diante de acusações de fraude na compra de Neymar, presidente do Barça aceita mostrar contrato em tribunal

CRIMEPresidente do Barcelona, Sandro Rosell é acusado de ocultar os reais valores da negociação do jogador brasileirocom o Santos. Ele foi denunciado por Jordi Cases, sócio do Barça

Sandro Rosell disse que não terá problemas

em acatar o pedido da Justiça espanhola

Diante de acusações de fraude na compra de Neymar,

Só na Justiça

TOP 10

Fifa divulga ranking com a Espanha na liderança

Sem nenhuma alteração entre os líderes, a Federa-ção Internacional de Futebol Associado (Fifa) divulgou o último ranking de seleções do ano, ontem. A Espanha, atual campeã do mundo e da Europa, se garantiu na ponta pelo sexto ano consecutivo.

Já a seleção brasileira só poderá escapar da décima colocação em 2014, no ano

em que é anfi triã da Copa.Enquanto a Fúria levou o

prêmio de melhor seleciona-do da temporada, a Ucrânia foi nomeada como Seleção que mais evoluiu no ano, posto nunca alcançado pelo time. Eliminados pela França na repescagem das Elimina-tórias Europeias, os ucrania-nos somaram 312 pontos desde dezembro de 2012.

RANKING DA FIFA - TOP 10

1º - Espanha – 1507 pontos2º - Alemanha – 1318 pontos3º - Argentina - 1251 pontos4º - Colômbia – 1200 pontos5º - Portugal – 1172 pontos6º - Uruguai – 1132 pontos7º - Itália – 1120 pontos8º - Suíça – 1113 pontos9º - Holanda – 1106 pontos10º - Brasil – 1102 pontos

E06 - PÓDIO.indd 6 19/12/2013 23:11:34

E7 MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Fifa deve realizar próximo Mundial na Ásia novamente

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) vai abrir, daqui a dois meses, o processo de candidatura para as edições do Mundial de Clubes que acontecerão entre 2015 e 2018. É mui-to provável que a competi-ção volte para a Ásia após mais um ano no Marrocos, onde acontece a disputa atual e onde será realizado o torneio em 2014.

“Esperamos tomar a deci-são até setembro. Podemos voltar ao Japão, porque temos um acordo para voltar para lá eventualmente, e temos o interesse da China. O Oriente Médio também tem interesse. Queremos defi nir já as quatro edições”, afi rmou o presiden-te da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter.

Um país receberá as edi-ções de 2015 e 2016, fi cando as duas competições seguin-tes com outro país. Além dos nomes citados por Blatter, a entidade também tem grande interesse na Índia, cuja popu-

lação superior a um bilhão de pessoas é um grande atrativo. “Eles vão ver que existe muito mais do que o críquete”, de-clarou o dirigente.

Após a edição inicial no Brasil, em 2000, e um hia-to até a volta, nos moldes atuais, em 2005, o Mundial teve a maior parte de suas

edições realizadas no Japão. A disputa só não aconteceu por lá em 2009 e 2010, cabendo a organização aos Emirados Árabes Unidos, e agora, com o torneio no Marrocos.

LUCRO

PRESSASegundo Joseph Blat-ter, a intenção da Fifa é defi nir o mais breve possível as próximas quatro edições do Mundial de Clubes. O Japão está entre os principais cotados para realização do evento

LUIZ

CO

STA/

HO

JE E

M D

IA/G

AZET

A PR

ESS

JAPÃO FICARÁ HOSPEDADO EM ITU O go-vernador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou,

via Twitter, o local de preparação da seleção japonesa durante a Copa do Mundo, de 2014, no Brasil. Os atletas orientais ficarão em Itu, no interior do Estado. Outras dez seleções já confirmaram estadia em território paulistano: Irã (São Paulo), México (Santos), Costa Rica (Santos), Bósnia e Herzegovina (Guarujá), Honduras (Porto Feliz), Portugal (Campinas), Rússia (Itu), França (Ribeirão Preto) e Bélgica (Mogi das Cruzes) e Nigéria (Campinas).

ODEBRECHT PROMETE FINDAR HORAS EX-TRAS A Odebrecht, empresa responsável pela constru-

ção do estádio do Corinthians, assinou, ontem, um termo de compromisso com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). O acordo prevê o fi m das horas extras dos operadores de guin-dastes e a contratação de 80 novos profi ssionais para a obra. A queda de um guindaste, que matou dois operários e causou danos na área leste da construção, no dia 27/11. Houve uma denúncia de que o operador da máquina do acidente estava havia mais de duas semanas sem folga, algo inicialmente negado pela empreiteira.

TIRA-TEIMA E SPRAY SERÃO UTILIZADOS A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa)

inseriu novas tecnologias no Mundial de Clubes deste ano, no Marrocos, e está satisfeita com o resultado obtido. A utilização do spray na demarcação da barreira, durante cobrança de faltas, foi um sucesso e estará presente na Copa do Mundo de 2014, segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter. Outra tecnologia elogiada foi o tira-teima utilizado em todos os jogos do Mundial. Mesmo sem lances polêmicos, a efi ciência do recurso agradou ao presidente. “Todos gostaram da novidade”, disse.

GIRO PELA COPA-2014

Raja como 1º anfi trião na fi nalEm análise do Mundial de

Clubes de 2014, o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter, esqueceu-se daquela que é considerada pela própria entidade a pri-meira edição da competição, em 2000. Ao comentar a classifi cação do Raja Casablanca à fi nal no Marrocos, ele apon-tou a equipe como a primeira re-presentante

local a decidir o título.“O campeão africano (Al

Ahly) foi eliminado, mas a for-mação anfi triã foi para a deci-são. Pela primeira vez temos uma fi nal em que não estão dois campeões continentais, mas será a decisão entre as

duas melhores equipes da

disputa”, afi rmou o dirigen-te, que parece ter esquecido de outro anfi trião.

O próprio Blatter entre-gou, em 14 de janeiro de 2000, a taça do Mundial a Freddy Rincón. O capitão do Corinthians, que era o representante do país-sede naquela competição, ergueu o troféu após um empate por 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã, seguido de vitória do time do Parque São Jorge nos pênaltis.

No confuso sistema ado-tado pela Fifa naquele ano, o Corinthians foi escolhido como anfi trião por ter sido o campeão brasileiro de 1998. A equipe legitimou sua par-ticipação conquistando o

Nacional em

1999, mas o mesmo não aconteceu com o Vasco, vencedor da Libertado-res de 1998. O Palmeiras foi o campeão sul-ame-ricano de 1999 e não participou da competição.

O Mundial não teve sequ-ência imediata, por ques-tões comerciais, e voltou a ser disputado em 2005, já nos moldes atuais, com triunfo do São Paulo. De lá para cá, com a maior parte das edições realizadas no Japão, realmente nenhum time da casa havia chega-do à decisão, como o Raja Casablanca fez agora.

O time do Marrocos estava no Mundial de 2000 e foi o adversário do Corinthians na estreia, perdendo por 2 a 0. Na ocasião, a formação alviverde entrou na dispu-ta como campeã africana. Neste, sua participação está ocorrendo por causa da con-quista da última edição do Campeonato Marroquino.

CONFUSO

pela própria entidade a pri-meira edição da competição, em 2000. Ao comentar a classifi cação do Raja Casablanca à fi nal no Marrocos, ele apon-tou a equipe como a primeira re-presentante

dois campeões continentais, mas será a decisão entre as

duas melhores equipes da

a Freddy Rincón. O capitão do Corinthians, que era o representante do país-sede naquela competição, ergueu o troféu após um empate por 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã, seguido de vitória do time do Parque São Jorge nos pênaltis.

No confuso sistema ado-tado pela Fifa naquele ano, o Corinthians foi escolhido como anfi trião por ter sido o campeão brasileiro de 1998. A equipe legitimou sua par-ticipação conquistando o

Nacional em

participou da competição.O Mundial não teve sequ-

ência imediata, por ques-tões comerciais, e voltou a ser disputado em 2005, já nos moldes atuais, com triunfo do São Paulo. De lá para cá, com a maior parte das edições realizadas no Japão, realmente nenhum time da casa havia chega-do à decisão, como o Raja Casablanca fez agora.

O time do Marrocos estava no Mundial de 2000 e foi o adversário do Corinthians na estreia, perdendo por 2 a 0. Na ocasião, a formação alviverde entrou na dispu-ta como campeã africana. Neste, sua participação está ocorrendo por causa da con-quista da última edição do Campeonato Marroquino.

Presidente da Fifa esqueceu que Corinthians já foi fi nalista no Brasil

Hall da vergonha’O Atlético-MG não foi

páreo para o Raja Casablanca, na noi-te da última quarta-

feira (18), e se despediu preco-cemente do Mundial de Clubes da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). As-sim, o time mineiro entrou para a “galeria de decepções brasileiras” no torneio, que inclui times como o Santos de Neymar, o Palmeiras de Alex, o Cruzeiro de Palhinha e o Vasco de Juninho Pernambucano.

Em 2011, a equipe da Vila Belmiro chegou à competição sonhando com o tricampeo-nato. Tinha boas armas para vencer, como Ganso e Neymar, mas sucumbiu na fi nal diante do Barcelona, de Messi. Foi derrotado por 4 a 0. Um ano antes, a decepção fi cou por conta do Inter. A equipe gaú-cha caiu na semifi nal ao perder por 2 a 0 para o Mazembe, do Congo. Ficou apenas com a terceira colocação ao vencer o Seongnam, da Coreia do Sul. A Inter de Milão foi campeã.

Em 2000, o Vasco chegou até a fi nal, mas decepcio-nou a torcida ao perder nos pênaltis para o Corinthians, em pleno Maracanã. Edmun-do desperdiçou a última pe-

nalidade. Um ano antes, o Palmeiras — então com os cofres cheios por conta da parceria com a Parmalat —, não suportou a força do Man-chester United no Japão e foi derrotado por 1 a 0.

O Vasco, do técnico Antônio Lopes, chegou ao Mundial de 1999 para encarar o Real Ma-drid esperançoso por causa do elenco experiente. O ata-que era formado por Luizão e Donizete. No meio, Juninho Pernambucano e Ramon. Ti-nha ainda Mauro Galvão na defesa e Carlos Germano no gol. Mas o Real Madrid não deu chances aos brasileiros e venceu por 2 a 1.

O Cruzeiro, grande arquir-rival do Atlético-MG, já par-ticipou de dois Mundiais. E perdeu tanto em 1976, quanto em 1997. Os dois carrascos foram times alemães. Na pri-meira oportunidade, mesmo com jogadores como Jairzi-nho e Palhinha, caiu diante do Bayern de Munique. Na segunda, foi derrotado pelo Borussia Dortmund.

O Grêmio, campeão em 1983, teve a chance do bi-campeonato em 1995, mas não foi páreo para o Ajax, da Holanda. Segurou o em-

pate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, mas caiu nos pênaltis.

Kalil nega vexameDo céu ao inferno em 90

minutos. Foi exatamente isso o que aconteceu com o Atlético-MG no Mundial de Clubes. O time mineiro che-gou ao Marrocos sonhando em conquistar o mundo, mas foi derrotado pelo modesto Raja Casablanca, com uma exibição muito apática, que mereceu críticas do presiden-te Alexandre Kalil.

O mandatário atleticano deixou claro que não gostou da postura da equipe. Segundo ele, sobrou estrelismo para os jogadores e faltou humildade para respeitar a equipe afri-cana. Mesmo com o revés, Kalil avalia que o Galo tem tudo para voltar a disputar a competição em 2014.

“Em fevereiro, começa a Libertadores. Se tinha Pelé e gênio aqui, não tem mais. Todo mundo vai voltar à escala zero. Desse Mundial, sai o favorito para o bi da Libertadores. Essa é minha humilde opinião. Em Mundial, não tem vexame. É um Campeonato Mundial”, disse”, completou.

Com eliminação diante de uma “zebra” de 2013, Atlético-MG entra para galeria das decepções brasileiras no Mundial

Presidente do Galo ad-mitiu “estrelismo” dos jogadores, mas negou vexame no Mundial

DIV

ULG

AÇÃO

E07 - PÓDIO.indd 7 19/12/2013 23:13:18

E8 MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

DIV

ULG

AÇÃO

Mesmo com Marta em campo, Seleção Brasileira Feminina fi cou no 0 a 0 com o Canadá

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Fora do Rio-2016Com êxodo de atletas para a modalidade profi ssional, presidente da Confederação Brasileira de Boxe critica decisão. Para Mauro, eles estão na “direção errada”

Os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão já trocaram a modalidade amadora pelo

profi ssional

DIV

ULG

AÇÃO

WIZARDS VENCEM NETS FORA DE CASA Recuperado de uma tendinite no pé direito, Nenê

voltou às quadras na rodada da última quarta-feira (18). Depois de começar no banco de reservas, o brasileiro teve um desempenho excelente e contribuiu com a vitória do Washington Wizards sobre o Brooklyn Nets, por 113 a 107, na casa dos adversários. Durante os 22 minutos que esteve em quadra, Nenê conseguiu marcar 17 pontos, além de apanhar três rebotes e dar duas assistências. O número de pontos marcados na equipe foi apenas menor do que a marca de John Wall, que fez 21.

FEDERAÇÃO CRITICA PRÊMIO PARA DJOKO-VIC O sérvio Novak Djokovic foi eleito pelo segundo

ano consecutivo como o melhor jogador da temporada pela Federação Internacional de Tênis (ITF). A decisão, no entanto, não é bem aceita pela Federação Espanhola de Tênis (RFET), que cita Rafael Nadal como real me-recedor da premiação. “Consideramos que a temporada realizada por Nadal merecia todos os reconhecimentos”, disse José Luis Escañuela, dirtor esportivo da entidade. Neste ano, Djokovic conquistou sete títulos, enquanto o espanhol venceu dez competições.

BRASILEIRAS CONHECEM PREMIAÇÕES A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)

determinou os valores das premiações das atletas pelo desempenho no Mundial feminino da Sérvia. Caso sejam campeãs, as jogadoras receberão R$ 18 mil cada. O vice-campeonato dará R$ 12 mil a cada uma, enquanto o bronze resultaria em um ganho de R$ 7 mil. O quarto lugar daria R$ 3 mil para cada atleta. A seleção brasileira tem pela frente a Dinamarca, hoje, às 15h45 (de Manaus), em jogo válido pela semifi nal do torneio. A outra chave será disputada entre Polônia e Sérvia.

GIRO POR OUTRAS MODALIDADES

Brasil fi ca em empate sem golsO torcedor brasileiro que

compareceu ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na noi-te da última quarta-feira (18), se decepcionou com o desem-penho da seleção de futebol feminino. A equipe liderada pela camisa 10 Marta enfren-tou o Canadá no último jogo da primeira fase do Torneio Internacional, mas fi cou no empate sem gols.

Com duas vitórias na com-

petição, o Brasil precisava apenas de um empate para avançar à decisão e não se es-forçou para fazer mais do que o necessário. Se o torcedor esperava espetáculo , acabou sofrendo com a chuva e o mau desempenho do time.

Ainda com chances de clas-sifi cação, o Canadá precisava de uma improvável vitória sobre as brasileiras, mas fi -cou longe de criar algo pra

movimentar o marcador.O talento de Marta fi cou

apagado sob a chuva de Bra-sília. A Seleção não aprovei-tou sequer da superioridade numérica nos minutos fi nais, com a expulsão da canadense Sesselman foi expulsa aos 32 minutos da etapa com-plementar. A exibição chata, porém, garantiu o primeiro lugar às brasileiras na fase de classifi cação.

FEMININO

Grosjean se vê entre os melhoresFÓRMULA 1

DIV

ULG

AÇÃO

Piloto suíço afi rma estar pronto para ser líder

Dos três medalhistas olímpicos do Brasil nos Jogos de Londres-2012, dois decidiram

abrir mão de lutar no Rio de Janeiro-2016 para atuar pro-fi ssionalmente. Mauro José da Silva, presidente da Confedera-ção Brasileira de Boxe (CBBoxe), vê Esquiva e Yamaguchi Falcão na direção errada.

O primeiro assinou com a Top Rank e o segundo, com a Golden Boy, do astro Oscar de la Hoya. Esquiva recomendou aos ex-companheiros o mesmo caminho e citou alguns possí-veis alvos dos promotores pro-fi ssionais. “Medalha não enche barriga”, afi rmou na ocasião.

“Não tenho receio algum (de perder outros boxeadores amadores). Quem escolheu o profi ssionalismo hoje está na contramão. O boxe olímpico vem recebendo apoio do Mi-nistério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da CBBoxe e da Petrobras”, disse o presidente da CBBoxe.

A demora na concessão do Bolsa Pódio, benefício do go-verno federal voltado aos Jogos Olímpicos, foi um dos motivos que levaram os Falcão para o boxe profi ssional. A tendência é que, a partir de 2014, a Petro-bras diminua seu investimento em modalidades olímpicas.

Além de Esquiva (prata) e Yamaguchi (bronze), Adriana

Araújo (bronze) também me-dalhou nos Jogos Olímpicos de Londres. Diferentemente dos dois irmãos, a lutadora per-manece no amadorismo, mas deixou a Seleção de maneira pouco amistosa.

“Respeito a decisão do Esqui-va e do Yamaguchi. Eles têm o direito de decidir. Vivemos em um país democrático e desejo sorte a eles. Os três medalhistas olímpicos nos deram imensa alegria e seremos eternamente gratos a todos eles”, afi rmou Mauro José da Silva.

Em vez de falar do trio, o presi-dente da CBBoxe prefere valori-zar os feitos dos atuais lutadores da Seleção na temporada. Rób-son Conceição (prata) e Éverton Lopes (bronze), por exemplo, subiram ao pódio no Mundial. O primeiro tem proposta para lutar profi ssionalmente.

“A gente valoriza quem está representando a Seleção. O ano foi positivo e os resultados mostram que estamos no caminho certo. Nosso tra-balho é voltado às dez ca-tegorias masculinas e três femininas para que o Bra-sil não dependa de um ou dois atletas”, declarou.

De volta ao boxe após meses de inatividade, David Lourenço, campeão mundial e olímpico juvenil em 2010, espera retornar à equipe na-cional depois de deixar o grupo

de maneira conturbada. Mauro José da Silva não se alongou, mas desejou sorte ao lutador.

Mais um amador na miraO boxe olímpico brasileiro

corre risco de perder mais um talento no ciclo para os Jogos do Rio de Janeiro-2016. Premiado com a medalha de prata na última edição do Mundial da Associação Inter-nacional de Boxe (AIBA), Rób-son Conceição é assediado por empresas que promovem lutas profi ssionais.

“Já recebi vários convites

para lutar profi ssional-mente, mas estou pen-sando direitinho para não me precipitar”, disse Róbson.

DIV

ULG

AÇÃO

Piloto suíço afi rma estar pronto para ser líder

Depois de um 2012 mar-cada pela irregularidade, Romain Grosjean melhorou neste ano e terminou na sétima colocação do Cam-peonato Mundial, com 132 pontos, 71 a mais do que havia feito. Feliz com a campanha, o piloto comemorou os resultados e se colo-cou como um dos me-lhores do grid atual da Fórmula 1.

“Acho que tenho provado que faço parte dos melhores pilotos. É assim que me considero. Levou algum trabalho e al-gum tempo doloroso

para chegar lá, mas agora estou orgulhoso do que estou fazendo e não acho que posso fazer mais”, disse o suíço, que chegou seis vezes ao pódio nesta temporada.

Ao lado do fi nlandês Kimi Raikkonen, ele foi mui-

to importante por deixar a Lotus na quarta colo-cação do Mun-dial, próxima

de Ferrari e Mercedes, que ter-m i n a r a m no top 3,

e longe da McLaren, que

fechou na q u i n t a

colocação. Grosjean garan-tiu se sentir em casa atu-almente e que está pron-to para assumir um papel ainda maior na equipe.

“Provavelmente, 2012 foi o ano mais negativo. Odeio não ser capaz de fazer o que quero ser capaz de fazer, então, foi difícil. Não era agradável ler esses comentários, mas isso não era o pior, o pior era não estar feliz com o que eu estava fazendo. Agora, estou orgulho-so. É sempre bom ler comen-tários agradáveis”, declarou. “A equipe me conhece e eu os conheço muito bem. Sinto-me em casa. Trabalhamos duro e somos sempre capazes de dizer as coisas cara a cara, o que é importante quando não estou pilotando bem e quando

não estou feliz com algo que eles tenham feito. Acho que eles estão prontos para que eu

seja o líder”.

E08 - PÓDIO.indd 8 19/12/2013 23:17:59