pódio - 21 de dezembro de 2013

8
FOTOS: DIVULGAÇÃO Pódio E2 Novo prazo para Arena da Amazônia só em 2014 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected] Mundial termina hoje Enquanto o Bayern de Munique tem todo o favoritismo para superar a “zebra” da casa, R aja Casablanca, o Atlético-MG tenta fechar o torneio de clubes de forma digna. Time mineiro quer conquistar o terceiro lugar, contra o Guangzhou Evergrande. Pódio E7

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 06-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 21 de dezembro de 2013

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Pódio E2

Novo prazo para Arena da Amazônia só em 2014

MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected]

Mundial termina hojeEnquanto o Bayern de Munique tem todo o favoritismo para superar a “zebra” da casa,

Raja Casablanca, o Atlético-MG tenta fechar o torneio de clubes de forma digna. Time mineiro

quer conquistar o terceiro lugar, contra o Guangzhou Evergrande. Pódio E7

E01 - PÓDIO.indd 8 20/12/2013 23:22:50

Page 2: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E2 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

Open Nova União terá 1,1 mil participantes

A segunda etapa do ter-ceiro Open Nova União de Jiu-Jítsu será realizada amanhã (22), às 9h, no ginásio Renné Monteiro — avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Cen-tro-Sul. O acesso é gratui-to ao público, porém, os realizadores incentivam à comunidade da luta a doar alimentos não perecíveis e roupas no portão de entrada.

Segundo a organização do campeonato, 1,1 mil

lutadores estão inscritos nesta etapa – a primeira foi realizada no último sábado (14), com a pre-sença do líder da Nova União do Rio de Janeiro, André Pederneiras. Neste domingo, entram em cena os atletas das faixas bran-ca a preta, nas categorias Adulto, Feminino, Máster e Sênior.

Em Manaus, a Nova União do Amazonas tem como líder o mestre No-nato Machado.

JIU-JÍTSU

Princesa faz jogo-treino em evento de Manacapuru

Apresentado ofi cialmente nessa semana, os jogadores do Princesa do Solimões já começam a trabalhar com bola de olho no bicampeona-to estadual. Hoje, às 15h, o grupo do técnico Marquinhos Piter faz um jogo-treino na comunidade da Bela Vista, em Manacapuru (a 68 quilôme-tros de Manaus). “O Princesa será atração na programação das fi nais de futebol da co-munidade. Vamos aproveitar para fazer um treino, mes-clando jogadores do Princesa com atletas locais”, disse o diretor de futebol do Tubarão, Raphael Maddy.

Além do Amazonense, o Princesa terá mais três com-petições em 2014: a Copa Verde, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro. Segundo a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Estadual de terá a participação de dez clubes. A primeira rodada será nos dias 1º e 2 de fevereiro, com quatro partidas: Nacional de Manaus x Nacional de Bor-ba (Sesi), Penarol x Holanda (Floro de Mendonça), Fast x Sul América (Ulbra) e Prin-cesa do Solimões e Manaus (Gilberto Mestrinho). Folgam nessa data as equipes do São Raimundo e do Iranduba.

FUTEBOL

Os últimos cronogra-mas apontavam para o dia 20 de dezem-bro, ontem, como um

marco histórico para a capital amazonense com a inaugura-ção da Arena da Amazônia. Mas, a entrega do estádio foi mais uma vez adiada, após um ope-rário morrer durante a jornada de trabalho e a paralisação do canteiro de obras pelo Minis-tério Público do Trabalho 11ª Região, por quatro dias.

A nova data de entrega será anunciada após o relatório de conclusão da perícia que será em 30 dias, ou seja, na segunda quinzena de janeiro, quando a Unidade Gestora do Projeto Copa em Manaus (UGP-Copa)

e a construtora Andrade Gu-tierrez refi zeram o cronograma. O coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango, afi rmou ontem em um programa de TV que os jogos da Copa Verde, no qual Princesa do Solimões e Nacional participam, devem ocorrer no estádio. As partidas estão marcadas para os dias 12 e 19 de fevereiro.

Fifa faz ‘balanço’Coincidentemente, o secretá-

rio geral da Federação Interna-cional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, também publicou ontem uma espécie de ‘último artigo’ do ano. Nele, o representante afi rma que voltará ao país a par-tir do dia 20 de janeiro, quando

visitará as cidades de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Cuiabá para lançar um projeto social e faz um balanço de todas as atividades pré-Copa.

“Nenhum de nós organiza-dores — Fifa, o Comitê Orga-nizador Local (COL), o Gover-no Federal e as cidades-sede — tem o menor motivo para sentar e descansar. Os últimos retoques são cruciais, e eles precisam ser adicionados em uma série de áreas. Os traba-lhos nos seis estádios que não receberam partidas na Copa das Confederações estão nos estágios fi nais. Com exceção de São Paulo, todos os outros cinco terão pelo menos três eventos-teste dentro dos pri-

meiros três meses de 2014”, diz em um trecho.

Jérôme ainda afi rma que os estádio deverão ser entregues a entidade máxima de futebol para padronização. “Além disso, as estruturas temporárias em todos os 12 estádios precisam ser levados até os padrões e tamanhos da Copa do Mundo Fifa”.

No artigo o secretário relem-bra que as vendas de bilhetes para os jogos do mundial são procurados principalmente por brasileiros e que até o dia 30 de janeiro de 2014. “Mais de 80% dos 2,1 milhões de solicitações recebidas durante a atual fase de venda de ingressos são de brasileiros”.

Com previsão inicial de entrega da Arena da Amazônia para ontem, novo cronograma depende de laudo

Qual era o prazo

mesmo?

Independentemente de parte das obras do estádio terem sido paralisadas, entrega não teria como ser feita nessa sexta-feira

ALEX

AND

RE F

ON

SECA

E02 - PÓDIO.indd 2 20/12/2013 23:24:20

Page 3: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E3 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

FERNANDO DANTAS/GAZETA PRESS

Sem autonomiaComo “antepassados” do São Paulo antes, Muricy Ramalho também sofre para ser atendido pela diretoria. Escolha de reforços está longe das exigências dele

Por ter dado três tí-tulos brasileiros ao São Paulo, Muricy Ramalho é talvez o

único treinador com autono-mia e liberdade sufi cientes para criticar em público a diretoria. Porém, tem sofri-do do mesmo mal que seus menos destemidos anteces-sores, os quais igualmente quase não eram atendidos pelo clube nos pedidos por reforços para o time.

Após a eliminação na Copa Sul-Americana, Muricy atre-lou a temporada sofrível ao ruim planejamento e exi-giu contratações de ponta. “Tem que ser de nível muito alto, senão eu não vou con-cordar. Tem que ter currículo

para ser campeão”, disse, em recado ao presidente tricolor, Juvenal Juvêncio.

No entanto, dias depois, antes mesmo de renovar contrato com o treinador, o mandatário desdenhou da exigência. “Não tem nada de estrela. Quero o cara que joga mesmo, que carrega o piano. Estou precisando disso”, declarou Juvenal, quando questionado sobre as declarações do técnico.

De lá para cá, o único jogador a reforçar o elenco foi Luis Ricardo. Porém, o lateral de 29 anos, além de não se encaixar ao perfi l pe-dido pela comissão técnica – despontou apenas nesta temporada, com a camisa

da Portuguesa –, era alvo de interesse da diretoria antes mesmo de Muricy ter retor-nado. Não foi, portanto, uma solicitação sua, ainda que lhe agrade.

Não é de hoje que a atual gestão busca opções nem sempre indicadas pelos trei-nadores. Desde o ano passa-do, principalmente quando Ney Franco dirigia o time, a maior parte dos reforços era de jogadores pensados pelos próprios dirigentes, oferecidos por empresários ou que vinham como com-pensação de outras tran-sações.

Poucos foram os que vin-garam. O lateral esquerdo Reinaldo não só tomou a

titularidade como renovou contrato por quatro anos. Mas foi uma exceção em meio a uma lista de outros tantos que não deram certo, como o zagueiro Lúcio e o lateral esquerdo Clemente Rodríguez, além do meia-atacante Roni e o atacante Silvinho, por exemplo.

Muricy, por sua vez, elabo-rou uma detalhada lista de possíveis reforços, alguns que já atuaram consigo em outros times, mas até agora também não teve sucesso. O treinador está irritado com a demora para reforçar o grupo, principal exigência quando aceitou prolongar por dois anos o vínculo com o clube.

Muricy Ramalho tem pedidos de jogadores “ignorados” pelo presi-dente do clube paulista

Clube faz oferta para ter seu ‘último’ estrangeiro

Praticamente certo com o lateral direito paraguaio Jorge Moreira, do Libertad, o Palmeiras tenta contratar o quinto e último estrangeiro permitido pela Confedera-ção Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o em-presário David Pezúa, o clube fez proposta pelo atacante peruano Raúl Ruidíaz, que pertence ao Coritiba e acaba de ser campeão em seu país pelo Universitario.

O agente confi rmou a ofer-ta, reiterando que basta o acerto salarial para concluir a negociação. “Conversei com o presidente do Coriti-ba e obtive um documento escrito dele se comprome-tendo a ceder Raúl até o fi m de 2014 ao clube que ele escolher”, declarou. Ruidíaz conta com a intenção do Universitario em mantê-lo, mas gostou bastante do in-teresse do Verdão.

Apresentação de Mano Menezes já está defi nida

O Corinthians confi rmou, ontem, a data de apresen-tação de Mano Menezes. O novo técnico alvinegro concederá a primeira en-trevista no retorno ao clube do Parque São Jorge no dia do início da pré-temporada no CT do Parque Ecológico, em 6 de janeiro.

A apresentação ofi cial acontecerá após a pri-meira sessão de trabalho dos atletas, na manhã de segunda-feira. Ao meio-dia, com a bênção do pre-sidente Mário Gobbi – o diretor de futebol em sua primeira passagem –, o gaúcho voltará a ocupar ofi cialmente o posto que deixou em 2010.

O contrato de Mano com o Timão vai até dezembro de 2014. A diretoria adotou como padrão os compro-missos de um ano com

os técnicos, algo reforça-do pela questão eleitoral. Haverá nova disputa pela presidência em 2015, mais um motivo pelo qual foi evitado um acordo longo.

O gaúcho de Passo do Sobrado chegou ao clu-be pela primeira vez em 2008, logo após o traumá-tico rebaixamento à Série B. Depois de devolver a equipe à primeira divisão, conquistou um Campeo-nato Paulista e uma Copa do Brasil antes de fracas-sar na Copa Libertado-res e se despedir rumo àSeleção em 2010.

Agora, Mano encontra-rá um cenário diferente. O próprio técnico admitiu que a responsabilidade será maior após os triunfos de Tite, que ganhou pratica-mente tudo de 2010 para cá, do Paulista ao Mundial.

CORINTHIANSPALMEIRAS

Rival deixa acerto com Eduardo Vargas mais difícil

Jogador do Napoli, o ata-cante Eduardo Vargas es-teve emprestado ao Grê-mio para o Campeonato Brasileiro da Série A e despertou o interesse do Santos. Porém, a inserção de novos concorrentes na disputa pelo chileno afas-tou o atleta e irritou a di-retoria santista. Principal-mente, o superintendente de futebol, André Zanotta, que contestou o “leilão” feito pelo clube italia-no, à medida que novos clubes apareceram.

Um dos clubes que fa-zem frente ao Santos para ter Vargas é o São Paulo. O Tricolor do Mo-rumbi enviou seu gerente de futebol, Gustavo Vieira de Oliveira, à cidade de Nápoles-ITA, para discu-tir valores contratuais. A equipe paulistana, no

primeiro semestre, tentou contar com o atacante por empréstimo, mas não ob-teve sucesso na negocia-ção. Porém, neste contex-to, a diretoria são-paulina cogita adquirir parte dos direitos do chileno.

Entretanto, não é ape-nas o São Paulo que entrou na disputa pelo chileno. Um clube inglês, um alemão e um ucra-niano também apresen-taram propostas vanta-josas fi nanceiramente.

Defendendo o Grêmio, Vargas disputou 37 par-tidas e balançou as redes em nove oportunidades. Caso não consiga o acerto com o atacante, o San-tos voltará suas atenções para o atacante Rildo, vice-campeão da Copa Sul-Americana, defenden-do a Ponte Preta.

SANTOS

Peruano pertence ao Coxa, mas está interessado no Verdão

DIVULGAÇÃO

E03 - PÓDIO.indd 3 20/12/2013 23:26:08

Page 4: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E4 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

ESCUDERO MAIS PERTO DE FICAR De acordo com o empresário do meia Escudero, José Galante,

a permanência do jogador em Salvador agora só depende do Vitória. O jogador, que se destacou no Campeonato Brasileiro, estava emprestado ao clube pelo Boca Juniors, que cedeu e concordou em negociar o atleta em defi nitivo. Faltam seis meses para o fi m do contrato com o Boca e estamos buscando uma rescisão. Já havia um valor esti-pulado para transferência defi nitiva. O Vitória nos pediu que tentasse reduzir e consegui. Escudero pediu para dar prioridade”, disse o agente.

FIGUEIRENSE RENOVA COM SEIS A diretoria do Figueirense divulgou, ontem, a lista com os joga-

dores que tiveram os contratos renovados e permanecem no clube para a próxima temporada. Atletas que participaram da campanha que rendeu o acesso à Série A do Brasileiro estão entre os que estenderam o vínculo. Os jogadores que renovaram contrato são: o lateral Willian, os volantes Paulo Roberto, Nem e Rivaldo, e o atacante Ricardo Bueno. Além disso, o goleiro Ricardo, o zagueiro Bruno Alves e o lateral esquerdo Marquinhos Pedroso, emprestados a outras equipes também retornam.

ALEX TELLES DEVE DEIXAR GRÊMIO De-pois do aceite do Grêmio, foi a vez de Alex Telles

aceitar a proposta do Galatasaray para 2014. O melhor lateral esquerdo do Brasileirão acertou salários com o clube turco e não atuará mais pelo Tricolor. O anúncio deve ocorrer no máximo até segunda-feira (23). Dono de 40% do passe de Alex Telles, o Grêmio receberá R$ 9 milhões pelo negócio. A transação toda envolve 7 milhões de euros, ou R$ 22 milhões. O Juventude, clube que revelou o jogador, tem 5% do passe do ala, e receberá R$ 1,1 milhão.

GIRO POR OUTROS CLUBES

Zagueiro anunciado em breve

Se o Grêmio anunciou Edinho, ex-jogador do In-ternacional, na última quin-ta-feira (19), o Colorado deve dar o troco neste fi m de semana. O zagueiro Pau-lão, com passagem pelo Tricolor Gaúcho em 2010, está acertado com o Inter e deve ser anunciado nos próximos dias como novo reforço do clube. Apenas a burocracia emperra o anún-cio ofi cial.

Aos 27 anos, Paulão saiu do Barueri para o Grêmio em 2010 e foi um dos destaques da equipe que saiu da zona de rebaixa-mento para a Libertadores naquele Brasileirão. Vendi-do para o futebol chinês, o zagueiro foi cedido ao Cruzeiro por empréstimo neste ano. Perdeu espaço com a chegada de Dedé, e retornaria ao Guangzhou Evergrande, clube ao qual pertence.

ReforçosO defensor é o segundo re-

forço trazido pelo Inter para a zaga. Ernando, do Goiás, é o outro. O clube renovará o contrato de Índio, mas deve negociar Juan. O Flamengo é o seu destino mais provável. Já Dida, 40, não fi cará no Grê-mio e desperta o interesse do Internacional. O Colora-do evita falar abertamente no assunto, esperando o fi m do contrato do goleiro com o rival.

INTERNACIONAL

Em férias, Marcelo Oliveira está atento ao mercado

Os jogadores e comissão téc-nica do Cruzeiro estão de férias, mas o trabalho do comandante Marcelo Oliveira continua. O treinador afi rma que tenta es-quecer o futebol no fi m de ano, mas entende que tem que estar atento a tudo que acontece, por isso, deixa o celular ligado para qualquer tipo de eventualidade que possa acontecer.

“O treinador não deixa de pensar na próxima temporada, não deixa de pensar no elenco, nas competições. Isso tudo faz

CRUZEIRO

parte. Seria ideal para o treina-dor dar uma desligada de pelo menos uma semana, porque o futebol nos consome muito e a gente precisa voltar com a bateria carregada. Vou viajar alguns dias, mas sempre com o celular ligado”, declarou.

Para a próxima temporada, o Cruzeiro já acertou a con-tratação do lateral-esquerdo paraguaio Samudio, que estava no Libertad-PAR e do meia-ata-cante Marlone, que defendeu o Vasco no último Brasileiro.

O clube ainda busca um atacante, mas recebeu uma negativa de Fred, que está no Fluminense e agora tenta Marcelo Moreno, do Grêmio.“É importante ter va-

riantes”, comentou o trei-nador, que terá missão

de levar a Raposa ao tricampeonato

da Liberta-dores.

O clube ainda busca um atacante, mas recebeu uma negativa de Fred, que está no Fluminense e agora tenta Marcelo Moreno, do Grêmio.“É importante ter va-

riantes”, comentou o trei-nador, que terá missão

de levar a Raposa ao tricampeonato

da Liberta-dores.

Diretoria desiste de Paulo BaierTrês dias depois de anunciar

a intenção de repatriar Paulo Baier, a diretoria do Criciúma resolveu desistir das negocia-ções. Os dirigentes do Tigre não revelaram as razões do re-cuo, apenas garantiram que a desistência não está relaciona-da a problemas fi nanceiros. Já o novo técnico Ricardo Drubksy negou que tenha infl uenciado na decisão da cúpula.

“Nós tínhamos interesse nele, sim, é claro. Mas nós nos retiramos da negociação. Não foi por questões fi nancei-ras, mas também não posso revelar porque tomamos essa decisão”, declarou o executivo de futebol Carlos Kika, em en-trevista ao Diário Catarinense. Na última terça-feira (17), o di-retor de futebol Cláudio Gomes havia confi rmado a vontade de trazer o veterano.

Se o lado fi nanceiro foi des-cartado pela diretoria como fator para ter causado a de-sistência, o técnico Ricardo Drubsky não teve como fugir das perguntas sobre uma pos-

sível briga com Paulo Baier no Atlético-PR. Os dois participa-ram da campanha do acesso do Furacão em 2012, quando o meia não tinha sequência de jogos na equipe titular.

No início deste ano, Drubsky voltou a preterir o experiente jogador e acabou demitido do clube após começo irregular no Campeonato Brasileiro. Vágner Mancini assumiu o comando rubro-negro, reco-locou Baier entre os titulares e levou a equipe à vaga na Copa Libertadores da Améri-ca e ao vice-campeonato da Copa do Brasil.

Contratado para substituir Argel Fukcs, Drubsky rechaça ter vetado a chegada do ex-comandado. “Eu poderia até me dar ao luxo de não res-ponder isso. Briga é um termo muito pesado. Não teve abso-lutamente nada, tenho uma relação muito boa com ele. Prefi ro que você pergunte a ele sobre essa briga, porque eu sinceramente desconhe-ço”, sentenciou.

CRICIÚMA

Mesmo em férias, trei-nador analisa reforços

DIVULGAÇÃO

Motivo da desistência da contratação não foi divulgado

DIVULGAÇÃO

Serra

movimentada

A diretoria do Goiás anunciou, ontem, a saída do lateral-es-querdo William Ma-

theus. Os mandatários do Esmeraldino não chegaram a um consenso com o re-presentante do defensor e o entrave culminou na dispensa do atleta, de 23 anos. Com um ano inconstante, o jogador não era unanimidade entre os torcedores.

Contratado junto ao Vasco, no início desta temporada, o lateral-esquerdo chegou a Goiânia com a função de substituir Egídio, que fora contratado pelo Cruzeiro. Na

primeira competição que dis-putou com o Esmeraldino, o Campeonato Goiano, William Matheus fora vaiado por di-versas vezes e oscilou de pro-dução em Serra Dourada.

Porém, com a confi ança de Enderson Moreira, realizou um bom trabalho no Campe-onato Brasileiro da Série A, despertando nos mandatários goianos o interesse na reno-vação. Entretanto, as partes não chegaram em um acordo. William Matheus deixa o Goi-ás com 59 jogos disputados, 34 deles na Série A. Na elite nacional, balançou as redes em duas oportunidades.

Enquanto o jovem confi r-mou a saída, o vencedor da Bola de Prata na posição de zagueiro, Rodrigo não garantiu a permanência no Esmeraldino para a tempo-rada de 2014. O defensor expressou desânimo com a diretoria, afi rmando que se sentiu desvalorizado pela pro-posta de prorrogação de vín-culo recebida. Além do mais, está na mira do Dínamo de Kiev-UCR.

“Recebi uma boa proposta do Dínamo de Kiev, muito interessante para mim profi s-sionalmente, de dois anos de contrato. A diretoria do Goiás

me ofereceu apenas mais um ano de prorrogação, com pra-ticamente o mesmo salário que eu recebo hoje. Pela boa temporada que venho fazen-do junto ao time, me senti desvalorizado pela direção”, declarou o zagueiro.

Informado da posição do defensor, o diretor de futebol alviverde, Marcelo Segurado, foi enfático. “Quanto ao Ro-drigo, já temos uma noção. O jogador pediu acima do que podemos pagar”, expôs. As divergências de Rodrigo com a diretoria goiana não tem início neste mês. Em agosto, o zagueiro informou os man-

datários esmeraldinos sobre o interesse dos ucranianos e rapidamente recebeu uma prorrogação contratual.

DesmancheJunto com o zagueiro, é

esperado que o Goiás perca o centroavante Walter e os meias Eduardo Sasha e Re-nan Oliveira, que retornam ao Internacional e Atlético-MG, respectivamente. Tam-bém trilha o caminho colora-do o zagueiro Ernando. Com as saídas já acertadas, se encontram o volante Dudu Cearense, o meia Hugo e o centroavante Júnior Viçosa.

Cúpula do Goiás anuncia saída do lateral-esquerdo William Matheus e corre o risco de perder outros jogadores. Zagueiro Rodrigo é um dos que não têm certeza de permanência

Dourada

DIVULGAÇÃO

Saída de William Matheus foi anunciada ontem pela

diretoria esmeraldina

E04 - PÓDIO.indd 4 20/12/2013 23:29:33

Page 5: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E5 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

Su r -p r e -s a c o m

a atitude do volante Luiz Antonio, que entrou na Justiça do Trabalho pe-dindo o en-cerramento do seu contra-to, alegando

falta de paga-mento, a dire-toria do Fla-

mengo garante que não deve

nada ao jogador. Flávio Willeman,

vice-jurídico do clube da Gávea, as-

segurou que o vínculo do atleta com o clube

continua inalterado. O dirigente revelou que

Luiz Antonio teve negados os pedidos de antecipação de tutela e mandado de seguran-ça, para que o jogador fi casse livre. O volante terá que se apresentar junto aos demais jogadores, dia 8 de janeiro, no Ninho do Urubu, sob pena de

punição severa. A ação será julgada no dia 15 de janeiro, na 16ª vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

“Não consta nenhum débito com o atleta e se constasse, o procedimento correto se-ria ele nos procurar antes e mostrar isso. Lamentamos a postura dele”, declarou o vice-presidente de futebol do Fla, Wallim Vasconcellos.

A reação da diretoria rubro-negra não assustou Francisco Dambros, empresário do joga-dor, e responsável pela atitude tomada por Luiz Antonio. Ele garantiu que não existe hi-pótese de o clube ganhar a causa, porque o jogador tem direito a tudo o que pede na Justiça. O volante está de férias e evitado se pronunciar sobre o assunto.

Enquanto isso, nos bastido-res do Fla, o departamento de futebol vai elaborar uma lista de dispensas. Depois que voltou das rápidas férias, o técnico Jayme de Almeida tem conversado com os dirigentes para montar o elenco para a próxima temporada. De acor-do com as primeiras informa-ções da comissão técnica, os

volantes Diego Silva e Val não estão nos planos.

E-mailsO advogado Michel Assef

Filho se mostrou indignado com a divulgação dos e-mails trocados dentro do clube sobre a situação do Flamengo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele alegou

que as mensagens sofreram manipulação e prometeu en-trar com uma queixa na Dele-gacia de Repressão aos Crimes de Informática para que o caso seja investigado.

Ele também considerou absurda a hipótese de a Portuguesa ser absolvida no

Pleno do STJD, no dia 27, e o Flamengo condenado, o que representaria a queda da equipe rubro-negra para a série B. “É inacreditável que isso possa acontecer. Se a norma dá diferentes interpre-tações, então, que absolvam oFlamengo”, enfatizou.

MP investiga degolaO Ministério Público do Esta-

do de São Paulo (MPE-SP) abriu uma investigação sobre o caso que culminou no rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Campeonato Brasileiro. O caso foi julgado em pri-meira instância pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nessa semana, mas a Lusa recorreu.

O recurso será julgado pelo Pleno do STJD no próximo dia 27. Roberto Senise, pro-motor de Justiça da área do consumidor, quer investigar os motivos de a Lusa não ter sido avisada por seu advoga-do, Osvaldo Sestário Filho, da suspensão. De acordo com o MPE, um inquérito pode ser aberto por uma eventu-al fraude ao consumidor, o torcedor, no caso.

Choque na JustiçaFlamengo contesta reclamação trabalhista do volante Luiz Antonio, que deve receber uma punição severa ao se reapresentar na Gávea

PROCESSOO volante, destaque do Fla na Copa do Brasil 2013, entrou na justiça contra o clube, ale-gando uma dívida de prêmios e luvas desde 2011 e pedindo para ser liberado de graça para outro time

Fábio Rochemback pode ser repatriado em 2014

Depois da confirma-ção da volta do meia Dario Conca, e a da transferência do volante Edinho para o Grêmio, o Fluminense estaria acertando a contrata-ção do volante Fábio Rochemback. A exemplo de Conca, Rochemback também está vinculado ao futebol chinês e já acertou a rescisão com o Dalian Aerbin para re-tornar ao Brasil.

Os dirigentes confir-maram os primeiros con-tatos, mas garantiram que o acerto do joga-dor só será concretiza-do quando ele aparecer para conversar nas La-ranjeiras. Além disso, a diretoria está na expec-tativa da contratação do novo técnico que terá a missão de aprovar, ou não, a contratação de Rochemback.

Segundo o jornal por-tuguês “A Bola”, o Flu também estaria se mo-vimentando para con-tratar o meia Diego, revelado pelo Santos, atualmente no Wolfs-burg da Alemanha. Por outro lado, quem poderá deixar o clube carioca é o atacante Rafael Sobis. O artilheiro da equipe no último Campeonato Brasileiro já recebeu propostas e a diretoria tricolor não deve se opor à liberação.

Botafogo, Internacio-nal, Palmeiras e São Paulo já manifestaram interesse em Sobis, mas a diretoria do Tricolor das Laranjeiras garan-te não recebido qual-quer sondagem oficial sobre o jogador.

TreinadorA diretoria do Flu-

minense ainda procu-ra um novo treinador. Segundo informações que circulam nas La-ranjeiras, Ney Franco,

atualmente no Vitória, é o nome preferido do presidente Peter Siem-sen e do gerente Felipe Ximenes. Celso Barros, presidente da patroci-nadora, prefere Renato Gaúcho que acabou de deixar o Grêmio, mas não teria queixas se o clube recontratasse Dorival Júnior que comandou o time na reta final doCampeonato Brasileiro.

FLUMINENSE

Cúpula alvinegra foca em reforços bons, mas baratos

Com as receitas reduzidas pelo fechamento do Enge-nhão, a diretoria do Botafogo reconheceu que não existem condições para grandes con-tratações. A saída do técnico Oswaldo de Oliveira e a substi-tuição por Eduardo Hungaro já signifi cou uma boa economia no orçamento e a intenção é reforçar o elenco com joga-dores de bom nível e que não custem muito.

O primeiro a acertar foi o meia Jorge Wagner, cuja transferência nada vai custar aos cofres do clube, uma vez que o contrato do jogador com o Kashiva Reysol, do Ja-pão, termina no dia 31 de dezembro e ele estará liberado para assinar com o clube de General Severiano. Agora, a próxima missão da diretoria é renovar o empréstimo do atacante Elias.

Caso o objetivo seja alcan-çado, Bruno Mendes que teve um desempenho irregular em 2013, deve ser liberado. Apesar de não ter marcado nenhum gol

com a camisa alvinegra, Henri-que também deve fi car, pois a diretoria acredita que ele ainda pode ser muito útil. O zagueiro André Bahia renovou por mais uma temporada, mas Rodrigo Defendi deve ser liberado.

Alguns jogadores que foram lançados por Oswaldo de Oli-veira durante o Campeonato Brasileiro devem ser empres-tados para ganhar experiên-cia. O goleiro Milton Raphael foi o primeiro a sair. Ele vai de-fender o Caxias, do Rio Grande do Sul, por empréstimo.

Pré-temporadaAs más condições do campo

do CT da Confederação Bra-sileira de Vôlei (CBV) podem alterar os planos do Botafogo que pretendia realizar a pré-temporada, em Saquarema (RJ). Neste fi m de semana, um funcionário do departamento de futebol vai visitar as instala-ções para avaliar a real situação do gramado e se o mesmo estará reformado em janeiro para o elenco alvinegro.

BOTAFOGO

Meia Jorge Wagner foi apresentado ontem pela diretoria do time

WAG

NER

MEI

ER/A

GIF

/GAZ

ETA

PRES

S

PROPOSTAOs dirigentes confi rmaram os primeiros conta-tos, mas garanti-ram que o acerto do volante só será concretizado quan-do ele aparecer nas Laranjeiras

Diretoria confi ante em nova batalha judicial

Os dirigentes ainda mos-tram confi ança de que o Vasco poderá disputar a primeira divisão em 2014. Depois de duas negativas do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o departamento jurídi-co viu, com satisfação, o presidente Flávio Zveiter repassar o recurso do clu-be para o Pleno, que vai julgar, no dia 27, o pedido de impugnação da partida contra o Atlético-PR.

No recurso, o Cruz-Malti-no argumenta que o Fura-cão, mandante do jogo em Joinville (SC), não garantiu a segurança do público ao não colocar o policiamento dentro do estádio — qua-tro pessoas fi caram feridas em confronto de torcedo-res. No mesmo recurso, o clube carioca também pede também a redução da pena imposta pelo STJD que condenou o Vasco a perda de oito mandos de campo, sendo quatro jogos com portões fechados.

Enquanto a decisão não sai, o técnico Adilson Batis-ta já começou a trabalhar na montagem da equipe. No momento, a gran-de preocupação é com o setor ofensivo. Dos sete atacantes disponíveis na temporada passada, ele só conta com Reginaldo e Thales. Tenório, André e Willie vão ter os com-promissos encerrados no próximo dia 31 e já foram

liberados pela diretoria. O treinador conversa com o dirigente Ricardo Gomes para avaliar os pontos fra-cos do elenco.

Alguns jogadores se-guem com situação inde-fi nida. O zagueiro Cris e os meias Guinãzu, Dakson e Montoya ainda dependem de um parecer do treina-dor Adilson Batista. O caso de Juninho Pernambucano é especial. O experiente jogador está lesionado e tinha manifestado o inte-resse de encerrar a carreira, mas só quando ele retornar

das férias é que a dire-toria fi cará sabendo das verdadeiras intenções do jogador pernambucano.

Segundo o vice-presi-dente de futebol, Ercoli-no de Luca, os jogadores que formarão o elenco em 2014, terão que se adaptar à realidade fi nanceira do clube que perderá algumas receitas por ter sido rebai-xado para a Série B.

VASCO

ARGUMENTOCruz-Maltino argu-menta que o Fura-cão, mandante do jogo em Joinville, não garantiu a se-gurança do público ao não colocar o policiamento den-tro do estádio

mengo garante que não deve

nada ao jogador. Flávio Willeman,

vice-jurídico do clube da Gávea, as-

segurou que o vínculo do atleta com o clube

continua inalterado. O dirigente revelou que

Luiz Antonio teve negados os pedidos de antecipação de tutela e mandado de seguran-ça, para que o jogador fi casse livre. O volante terá que se apresentar junto aos demais jogadores, dia 8 de janeiro, no Ninho do Urubu, sob pena de

Choque na JustiçaChoque na JustiçaChoque na JustiçaChoque na JustiçaChoque na Justiça

FAB

IO C

ASTR

O/A

GIF

/GAZ

ETA

PRES

S

Volante Luiz Antonio entrou na Justiça pedindo o encerra-mento do contrato, alegando

falta de pagamento

E05 - PÓDIO.indd 3 20/12/2013 23:45:03

Page 6: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E6 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

LEVERKUSEN CAÇA BAYERN O Bayern de Munique, líder do Campeonato Alemão, com 44

pontos, não joga neste fi m de semana por estar na fi nal do Mundial de Clubes. E o vice-líder com 37 pontos, Bayer Leverkusen, tem uma chance de se aproximar da ponta da tabela, se derrotar o Werder Bremen. O duelo é hoje, às 10h30 (de Manaus), na Weserstadion, em Bremen. O time da casa atravessa uma fase difícil na competição e ocupa o 14º lugar com apenas 16 pontos ganhos e está mais perto da zona do rebaixamento do que das primeiras posições.

SPORTING TENTA MANTER LIDERANÇA Porto e Benfi ca buscam a liderança do Campeonato Por-

tuguês, mas o Sporting só depende das suas forças para continuar na frente da classifi cação. Hoje, às 16h15 (de Manaus), no José Alvalade, em Lisboa, o Sporting tentará manter a privilegiada posição diante do Nacional da Ilha da Madeira em confronto que promete ser equilibrado. Outro jogo que chama a atenção é entre Belenense e Estoril. A equipe visitante ocupa a quarta posição, com 23 pontos, enquanto o Belenense está ameaçado de rebaixamento, em 13º, com apenas 11 pontos.

ATLÉTICO DE MADRID QUER PRESSIONAR Atlético de Madrid e Barcelona fazem campanhas

muito parecidas no Campeonato Espanhol e, hoje, dividem a liderança com 43 pontos. Ciente de que pode pressionar o adversário pelo fato de entrar primeiro em campo, o time atleticano busca um triunfo hoje, quando recebe o Levante no Estádio Vicente Calderón, em Madri, pela 17ª rodada. O Barça vai atuar apenas amanhã (22). Além de contar com o apoio dos torcedores, o Atlético terá pela frente um adversário que faz campanha irregular, com 20 pontos, na parte intermediária da tabela de classifi cação.

GIRO INTERNACIONAL

Lionel Messi nega pedido de aumento ao Barcelona

O atacante Lionel Messi negou ter pedido aumento salarial e disparou contra o vice-presidente da área eco-nômica do Barcelona, Javier Faus. O cartola questionou recentemente o contrato do jogador com o clube espanhol e afi rmou que não vê razão para melhorar o vínculo do atleta a cada seis meses.

“O senhor Faus é uma pes-soa que não sabe nada de fute-bol e quer administrar o Barça como se fosse uma empresa, e não é”, disse. “O Barça é a melhor equipe do mundo e me-rece ser representado pelos melhores dirigentes também. Se bem me lembro, nem eu e nem ninguém do meu estafe pedimos um aumento ou uma renovação. E ele sabe muito bem disso”, afi rmou.

O argentino também se de-fendeu das denúncias de uma possível lavagem de dinheiro em partidas benefi centes or-ganizadas por sua fundação, que envolve o seu pai. “Lamen-to profundamente o que estão dizendo, não só a mim, mas

também a pessoas que amo como o meu pai ou jogadores que são amigos. O que faze-mos nessas partidas é 100% benefi cente. Eu me dedico a jogar futebol e ele (meu pai) se dedica aos meus interesses fora de campo”, disse.

RecuperaçãoLionel Messi Barcelona está

fazendo tratamento em Bue-nos Aires, na Argentina, de uma lesão muscular na perna esquerda e não joga desde 10 de novembro. Ele deve voltar a jogar no início de janeiro. De acordo com o resultado de testes feitos na sede da Associação de Futebol Argen-tino (AFA), ele concluiu a fase clínica da recuperação.

O próximo passo do trata-mento do craque é o condi-cionamento físico. O médico do Barcelona, Ricard Pruna, acompanhado do diretor de futebol Andoni Zubizarreta viajaram na última terça-feira (17) para verifi car como esta-va o argentino e o tratamento do camisa 10.

MAL-ENTENDIDO

Liverpool entra em campo com possibilidade de liderar

A 17ª rodada do Campeona-to Inglês só será encerrada na segunda-feira (23), mas, hoje, o Liverpool, segundo colocado com 33 pontos, terá a chance de assumir a liderança — que pertence ao Arsenal, com 35 pontos. O time de Philippe Coutinho receberá o Cardiff , 15º colocado, com 17 pon-tos, às 8h45 (de Manaus), no Amfi eld Road.

A ótima fase de Luizito Suarez é a grande arma do Liverpool, que faz sua melhor campanha dos últimos anos e parece disposto a quebrar o jejum de títulos que dura des-de a temporada 89/90. Quem também vem embalado é o Manchester City que aplicou

uma goleada no Totenham, resultado que custou o em-prego do técnico português André Villas Boas.

Ainda sem contar com o atacante Aguero, lesionado, o time dirigido por Manuel Pel-legrini vai enfrentar o Fulham, outro que corre sério risco de rebaixamento, às 11h, no Cra-ven Cottage. O time londrino ocupa a penúltima colocação com apenas 13 pontos.

Já o Manchester United, que faz a sua pior campanha dos últimos anos, vai tentar melhorar a posição na tabela de classifi cação, recebendo o West Ham United, no Old Traff ord, em partida marcada para às 11h (de Manaus)

INGLATERRA

8h45 Liverpool x Cardiff 11h Crystal Palace x New-castle11h Fulham x Manchester City

11h Manchester United x West Ham11h Stoke x Aston Villa11h Sunderland x Norwich11h West Brom x Hull

Jogos de hoje

Argentino rebateu declarações de dirigente do time catalão

DIVULGAÇÃO

Comissão investiga ajuda públicaA Comissão Europeia (órgão

executivo da União Europeia) abriu um inquérito, na última quarta-feira (18) para investi-gar uma possível ajuda pública ilegal a sete clubes espanhóis de futebol: Real Madrid, Barce-lona, Athletic Bilbao, Osasuna, Valencia, Elche e Hércules.

O caso repercutiu bastante na Espanha, e o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, disparou contra a Comissão Europeia. “Eu creio que há uma campanha contra o futebol es-panhol”, disse o dirigente, já que o país é o atual campeão mundial e europeu.

O governo espanhol tam-bém se queixou da investiga-ção. “Prejudicou seriamente a imagem do futebol e do esporte espanhol. Essa é a realidade”, disse o secretário de Esportes do governo espa-nhol, Miguel Cardenal.

O ministro de Assuntos Ex-teriores, José Manuel García Margallo, também disse que não vê irregularidade. “É óbvio que o governo vai batalhar até o fi nal na defesa dos clubes

espanhóis”, disse Margallo para o jornal “El Pais”.

Loek Jorritsma, ex-assessor do Ministério do Esporte da Ho-landa, foi um dos denunciantes da suposta ajuda pública ilegal. Ele também fez em 2010 uma queixa envolvendo clubes na Holanda. Segundo ele, a mo-tivação é identifi car possíveis casos irregulares, onde quer que eles acontecessem na Europa.

“É uma campanha em prol do equilíbrio competitivo, contra o jogo sujo e por um nivelamen-to no campo de jogo, que é perturbado pela ajuda estatal”, disse Jorritsma”, disse o ex-funcionário, hoje aposentado, aos 70 anos. Um dos tópicos que Jorrtisma salientou envolve um negócio imobiliário do Real com a prefeitura de Madri, em 2011, que a Comissão disse que aparentava ser “muito vantajo-so” para o clube.

A investigação da Espanha, que pode durar meses, tam-bém examinará se Real, Barça, Bilbao e Osasuna se bene-fi ciaram de um tratamento tributário especial.

NA JUSTIÇA

Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, criticou entidade

DIVULGAÇÃO

Sumiço da taça Jules Rimet completou três décadas ontem. Troféu foi entregue à CBF depois que Brasil conquistou título da Copa pela terceira vez, em 1970

Roubada há 30 anos

O roubo da taça Jules Rimet, obtida defi niti-vamente pela seleção brasileira com o tri-

campeonato na Copa de 1970, completou 30 anos ontem. O troféu, batizado de Jules Rimet em homenagem ao fundador da Copa do Mundo e presidente da Federação Internacional de Fu-tebol Associado (Fifa) na época, foi roubado na sede da Confe-deração Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Se a lei não puniu e nem bus-cou os culpados, pelo menos serve o consolo de que nenhum dos envolvidos conseguiu co-lher os frutos do crime de roubar a taça criada para ser entregue de posse defi nitiva ao primeiro país a vencer três vezes a Copa do Mundo.

Criada em 1928 pelo francês Abel Lafl eur, a estatueta de 30cm e 3,8 kg de ouro puro tinha uma base de mármore. Ela foi derretida de forma tão fácil quanto fazer um gol sem goleiro, em uma história não totalmente explicada, mas cheia de mistérios.

O primeiro deles é a inco-erência de guardar no cofre a réplica da taça enquanto a original estava exposta na sala de troféus, protegida por um vidro blindado, mas presa à parede por uma moldura de madeira. “Foi uma ofensa ao povo brasileiro, um furto nacional”,disse o capitão do Brasil na Copa de 1970 Carlos Alberto Torres.

A polícia chegou aos cri-minosos após a denúncia de Antônio Setta que participa-ria do roubo, mas desistiu. Em 1985, ele morreu de ataque cardíaco. Em 1988, três dos envolvidos foram condena-dos a nove anos de prisão e, outro, a três anos. Este últi-mo, o argentino Juan Carlos Hernandez, é o acusado de ter derretido a taça.

Enquanto recorria em li-berdade, Francisco Rivera,

foi assassinado em 1989. Cinco anos depois, Sérgio Ayres, o Peralta, foi preso. Ficou dois anos na cadeia, saiu e, em 2003, morreu de infarto. O terceiro, José Luiz da Silva, foi encontrado após denúncia anônima em 1995. Cumpriu pena por três anos até ganhar condicional.

Já o argentino, que vivia ilegalmente no Brasil, nunca esteve preso por ter derretido a taça, mas só foi capturado

em 1998 por tráfi co de dro-gas. Depois de sete anos foi libertado. O ouro resultado do derretimento e o cheque pela venda do material nunca foram encontrados.

No ano seguinte ao roubo, restou à CBF acolher uma réplica, feita na Alemanha. “Eu viajei para buscá-la. É idêntica. Se alguém não sabe que a Jules Rimet foi roubada, vai dizer que é a original”, disse Torres.

Maioria dos envolvidos morreu

DIVULGAÇÃO

Troféu desapareceu há 30 décadas, após Brasil conquistá-lo pela tercei-ra vez, e foi substituído por réplica

E06 - PÓDIO.indd 6 20/12/2013 23:36:01

Page 7: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E7 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

Favorito, mas cautelosoApontada como melhor, Bayern de Munique tenta espantar zebra Raja Casablanca para ser campeão do Mundial de Clubes pela terceira vez

Favorito ab-soluto, o Bayern de M u n i q u e

tenta espantar a zebra Raja Casablanca para conquistar o título do Mundial de Clubes. A grande decisão é hoje, às 15h30 (de Manaus), no Marrakech Sta-dium, em Marrakech, no Marrocos. Cam-peão da Champions League e apontado como melhor equipe do mundo no momen-to, o representante alemão tenta repe-

tir o feito de 1976 e 2001, quando conquis-

tou o Mundial, contra Cruzeiro e Boca Juniors,

respectivamente.Para chegar nesta de-

cisão, o Bayern eliminou o chinês Guangzhou Evergrande, por 3 a 0, na última terça-feira (17). Já os africanos aplicaram 3 a 1 no Atlético-MG nas semifi -nais, protagonizando a grande zebra do torneio até aqui, no dia seguinte. O espanhol Josep Guardiola, técnico do Bayern, alertou os comandados sobre os perigos do adversário. Ele lembrou que o Raja teve gran-de desempenho contra os brasileiros.

“O Raja Casablanca não pediu para chegar a esta fi nal. Está nela por méritos.

Eliminou um dos favoritos e precisamos ter muito cuida-do. É um time que encurta espaços e é muito perigoso nos contra-ataques. Não pode-mos pensar em fi car atrás no marcador, pois isso vai acabar sendo determinante para um tropeço. Acredito que pode-mos conquistar o título se con-seguirmos encaixar o nosso jogo”, disse, que vai repetir a escalação das semis.

Também sem problemas para armar o time, Faouzi Benzarti, técnico do anfi trião, deverá apostar na repetição da formação. Ele espera, contra os espanhóis, que a equipe repita a atitude exibida diante do Galo. “O mais importante neste momento é não deixarmos de acreditar um só minuto que podemos conquistar o título. Claro que o Bayern de Munique é favorito. Mas nós podemos, com obediência tática, apli-cação em campo e com nos-so talento, surpreender outra vez”, disse.

OtimismoSe alguém espera ver o Raja

Casablanca trancafi ado no campo de defesa para tentar suportar a pressão do Bayern de Munique está enganado. Artilheiro da equipe no Mun-dial de Clubes com dois gols, Mouhssine Iajour garante que o time marroquino partirá para cima dos alemães. Na atual

edição, o Raja é a equipe que mais marcou gols: sete em três partidas.

“O técnico anterior (Moha-med Fakhir) tinha uma táti-ca mais defensiva, enquanto agora o pensamento é dife-rente, é para frente. Jamais renunciamos a jogar no ataque, qualquer que seja o andamento da partida. Estamos liberados para atacar”, avisou Iajour, que abriu o caminho para a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG na semifi nal. Moutaouali e Ma-bide fecharam a conta.

Conquista históricaApós surpreender o Atléti-

co-MG nas semifi nais, o Raja Casablanca, do Marrocos, pode escrever a mais surpreendente história do Mundial de Clubes em todos os tempos. Isso, por-que nunca um time de fora da Europa ou da América do Sul sentiu o gostinho de ser campeão. O Brasil é o país mais vitorioso da história dos mundiais com dez títulos, um a mais que Argentina e Itália.

FICHA TÉCNICABAYERN DE MUNIQUE RAJA CASABLANCA

Local:

Horário:

Árbitro:

Marrakech Sta-dium, em Marrake-ch (Marrocos)15h30(de Brasília)

Sandro Meira Ricci (Fifa)

BAYERN DE MUNIQUE: Manuel Neuer, Rafinha, Da-niel Van Buyten, Jerome Bo-ateng e David Alaba; Thiago Alcântara, Toni Kroos, Mario Götze, Franck Ribéry e Philipp Lahm; Mario Mandzukic. Téc-nico: Josep Guardiola

RAJA CASABLANCA: Khalid Askri, El Hachimi, Adil Karrou-chy, Mohamed Oulhaj e Ismail Benlamalem; Issam Erraki, Kouko Guehi, Chemseddine Chtibi e Moshine Moutaouali; Mouhssine Iajour e Abdeli-lah Hafidi. Técnico: Faouzi Benzarti

LUIS SUÁREZ RENOVA COM LIVERPOOL Alvo de outros grandes clubes na última janela de

transferências europeia, o uruguaio Luis Suárez renovou seu contrato com o Liverpool ontem. O camisa 7, que chegou em janeiro de 2011, assinou a extensão de vínculo com os Reds até 2017. O antigo contrato do atacante se encerraria apenas em 2016, mas o interesse crescente de clubes como Real Madrid e Arsenal fizeram com que a diretoria do time da terra dos Beatles reformulasse o vínculo com o jogador, ajustando também os salários.

BECKHAM POR JOGAR NO BOLÍVAR O meia inglês David Beckham se aposentou em maio de

2013 como campeão francês pelo Paris Saint-Germain, mas pode voltar aos gramados para a Libertadores. E contra o Flamengo. De acordo com o diário boliviano La Razón, ele poderia reforçar o Bolívar em dois jogos da competição, um em casa, e um fora (contra o Fla), pelo Grupo 7. Isto porque ele é amigo pessoal do presidente de uma empre-sa que administra o clube boliviano, o milionário Marcelo Claure. A estreia da equipe na competição será no dia 13 de fevereiro, contra o Emelec.

CONSUMIDORES TESTAM BRAZUCA A Proteste Associação de Consumidores realizou,

durante a semana, um teste com a bola da Copa do Mundo de 2014, a Brazuca. O teste comparou a nova bola com a Jabulani, utilizada (e criticada) em 2010, na África do Sul. A nacional apresenta uma precisão maior no chute, tendo um coefi ciente de arrasto, isto é, resis-tência do ar, muito superior ao da sul-americana. Assim, um chute com a mesma força na nova bola, resulta em menos velocidade. Além disso, a velocidade de crise da Brazuca é menor: 60km/h contra 86km/h da Jabulani.

GIRO INTERNACIONAL

BRASILEIRO APITA FINALO árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci foi o escolhido para apitar a fi nal do Mundial de Clubes entre Bayern de Munique e Raja Casablanca, hoje. Ele vai liderar o trio de arbitragem do Brasil, que conta com Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Como o Atlético-MG fi cou fora da decisão, o árbitro voltou a ser opção.

Favorito,Apontada como melhor, Bayern de Munique tenta espantar zebra Raja Casablanca para ser campeão do Mundial de Clubes pela terceira vez

Ftenta espantar a zebra Raja Casablanca para conquistar o título do Mundial de Clubes. A grande decisão é hoje, às 15h30 (de Manaus), no Marrakech Sta-dium, em Marrakech, no Marrocos. Cam-peão da Champions League e apontado como melhor equipe do mundo no momen-to, o representante alemão tenta repe-

tir o feito de 1976 e 2001, quando conquis-

tou o Mundial, contra Cruzeiro e Boca Juniors,

respectivamente.Para chegar nesta de-

cisão, o Bayern eliminou o chinês Guangzhou Evergrande, por 3 a 0, na última terça-feira (17). Já os africanos aplicaram 3 a 1 no Atlético-MG nas semifi -nais, protagonizando a grande zebra do torneio até aqui, no dia seguinte. O espanhol Josep Guardiola, técnico do Bayern, alertou os comandados sobre os perigos do adversário. Ele lembrou que o Raja teve gran-de desempenho contra os brasileiros.

“O Raja Casablanca não pediu para chegar a esta fi nal. Está nela por méritos.

Franck Ribéry foi um dos destaques da equipe alemã na vitória sobre o Guan-gzhou Evergrande, na semifi nal

DIVU

LGAÇ

ÃO

TÍTULOS POR CONTINENTE:Europa: 26América do Sul: 26

TÍTULOS POR PAÍS:BRASIL: 10ARGENTINA: 9ITÁLIA: 9URUGUAI: 6ESPANHA: 6HOLANDA: 3ALEMANHA: 3PORTUGAL: 2INGLATERRA: 2IUGOSLÁVIA: 1PARAGUAI: 1

Galo mede forças com chinesesDepois de decepcionar mi-

lhões de torcedores pelo mundo, o Atlético-MG tenta juntar os cacos para a decisão do terceiro lugar do Mundial de Clubes. Os mineiros encaram os chine-ses do Guangzhou Evergrande, hoje, às 12h30 (de Manaus), em Marrakesh, no Marrocos. O con-fronto ainda carrega o tom de despedida já que será o último jogo de Cuca no Galo.

O treinador recebeu uma proposta milionária do Shan-dong Luneng, da China, e, antes mesmo de começar o Mundial, já tinha comunicado aos jogadores que deixaria o comandando da equipe. A ideia, porém, era ir embora com mais um título, o que não pode mais acontecer devido à derrota para o Raja Casablan-ca, por 3 a 1, na semifi nal.

Mesmo com a decepção,

Cuca tenta levantar o astral dos jogadores afi rmando que, neste momento, tem que existir profi ssionalismo. “Pro-fi ssionalismo e hombridade, tem que assim para decidir o terceiro lugar”, disse. O ata-cante Diego Tardelli concorda. “A gente precisa assumir a responsabilidade. Vamos ten-tar buscar o terceiro lugar para terminar bem o ano”, comentou.

Se na estreia do Mundial, o Atlético-MG contou com o apoio de grande número de torcedores, o mesmo não deve acontecer neste sábado. Milha-res de atleticanos tentam nego-ciar os ingressos para antecipar o retorno ao Brasil. Como o Raja Casablanca, time do Marrocos, vai decidir o torneio, fi cou fácil para os alvinegros negociarem as entradas.

Novo técnicoOntem, após treinamento do

elenco em Marrakech, o presi-dente do clube, Alexandre Ka-

lil, confi rmou que Paulo Autuori será o técnico da equipe na próxima temporada.

POR BRONZE

DIV

ULG

AÇÃO

TÍTULOS POR CONTINENTE: TÍTULOS POR CONTINENTE:Europa: 26Europa: 26América do Sul: 26América do Sul: 26

TÍTULOS POR PAÍS:BRASIL: 10ARGENTINA: 9ARGENTINA: 9ITÁLIA: 9ITÁLIA: 9ITÁLIA: 9URUGUAI: 6URUGUAI: 6ESPANHA: 6ESPANHA: 6HOLANDA: 3HOLANDA: 3ALEMANHA: 3ALEMANHA: 3PORTUGAL: 2PORTUGAL: 2INGLATERRA: 2INGLATERRA: 2IUGOSLÁVIA: 1IUGOSLÁVIA: 1PARAGUAI: 1PARAGUAI: 1

Galo mede forças com chinesesNovo técnicoOntem, após treinamento do

elenco em Marrakech, o presi-dente do clube, Alexandre Ka-

lil, confi rmou que Paulo Autuori será o técnico da equipe na próxima temporada.

FICHA TÉCNICAATLÉTICO-MG GUANGZHOU

Local:

Horário:

Árbitro:

Le Grande Stade, em Marrakesh (MAR)12h30 (de Ma-naus)Alireza Faghani (IRN)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leo-nardo Silva e Lucas Cândi-do; Pierre, Josué, Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho e Jô. Técnico: Cuca

GUANGZHOU: Zeng Cheng; Zhang Linpeng, Feng Xiaoting, Kim Youn-ggwon e Sun Xiang; Xuri Zhao, Zheng Zhi, Huang Bowen e Conca; Elkeson e Muriqui. Técnico: Marcello Lippi Ronaldinho Gaúcho e

companhia tentam fechar o torneio, pelo menos, com o terceiro lugar

E07 - PÓDIO.indd 7 20/12/2013 23:38:51

Page 8: Pódio - 21 de dezembro de 2013

E8 MANAUS, SÁBADO, 21 DE DEZEMBRO DE 2013

Brasil vence Dinamarca e está na fi nal do Mundial

O Brasil segue fazendo história no Mundial Femi-nino de Handebol da Sérvia. Ontem, a Seleção atrope-lou a tricampeã olímpica Dinamarca por 27 a 21 e garantiu vaga na fi nal da competição pela primeira vez na história. A adver-sária da decisão será a anfi triã Sérvia que, na outra semifi nal, venceu a Polônia por 24 a 18.

Esta foi a segunda vi-tória brasileira sobre uma das principais favoritas ao

título neste Mundial. Na pri-meira fase, o Brasil fez sua primeira grande exibição, com vitória por 23 a 18.

A Sérvia, rival da decisão, também foi superada por 25 a 23 pela Seleção no Grupo B. Ao contrário do jogo em Nis, a fi nal de amanhã (22), às 12h15 (de Manaus) deve contar com apoio em massa da torcida da casa. Na semi dessa sexta-feira, 16 mil pessoas acompanharam a vitória em cima da Polônia.

HANDEBOL

Ministério paga dois dos três meses em atraso

O governo federal pagou, ontem, dois dos três meses que devia a 5.691 esportistas de alto rendimento benefi -ciados pelo Bolsa Atleta. O pagamento de parte da dívida ocorre cinco dias após a Folha de S.Paulo publicar que as parcelas de outubro, novem-bro e dezembro não tinham sido pagas como acordado.

Hoje, atletas contaram à reportagem que houve o depósito de dois meses. Procurado, o Ministério do Esporte não respondeu até o momento. Na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, na última terça, em São

Paulo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário nacional de alto rendimento, Ricardo Leyser, afi rmaram que a bolsa seria quitada ainda nesta semana.

O Ministério do Esporte justifi cou-se dizendo que não houve atraso, pois qui-tou, em maio, o pagamento das 12 parcelas da bolsa re-ferente ao desempenho es-portivo dos atletas em 2011. Portanto, as parcelas que seriam pagas no segundo semestre deste ano seriam uma espécie de adianta-mento do valor que a ser pago apenas em 2014.

BOLSA ATLETA

Salvo por um brasileiroCom cesta de Tiago Splitter a apenas dois segundos do fi m, Spurs derrota Warriors. Jogo estava empatado e foi para prorrogação

Equilibrado durante todo o tempo, o jogo entre San Antonio Spurs e Golden State

Warriors, na noite da última quinta-feira (19), estava indo para a prorrogação até que, a dois segundos do fi m, Tiago Splitter acertou um arremesso, deixou o time de San Antonio com dois pontos na frente e garantiu a vitória por 104 a 102, fora de casa.

A cesta salvadora foi uma das poucas coisas que o brasileiro fez no jogo. Em quadra por 27 minutos, ele marcou quatro pontos, deu cinco assistências e apanhou dois rebotes. Pela equipe vencedora, os principais jogadores foram Marco Beli-nelli, com 28 pontos, e Hawhi Leonard, que atingiu a marca de dois dígitos, com 21 pontos e nove rebotes.

Enquanto isso, do outro lado do confronto, o melhor jogador e cestinha da partida foi o ala David Lee, que também conseguiu um duplo-duplo, ao

marcar 32 pontos e apanhar 13 rebotes. Além dele, Stephen Curry também teve um ótimo desempenho e fi cou com 30 pontos e 15 assistências pelos Warriors.

Jogando em casa, eles co-meçaram bem, mas não con-seguiram manter a vantagem, sofreram a virada e foram ao vestiário perdendo por 53 a 51. Na volta do intervalo, os Spurs mantiveram o ritmo e ampliaram a vantagem para oito pontos no fi nal do terceiro quarto. Com necessidade de reverter a situação, os anfi -triões foram melhores, mas viram Splitter acabar com as chances.

Ainda na terceira coloca-ção da Conferência Oeste, a franquia de San Antonio volta a jogar hoje, contra o Oklahoma City Thunder, dian-te da torcida. Já o Golden State Warriors enfrentará o Los Angeles Lakers, amanhã (22), novamente em seus do-mínios.

Splitter fez pouco em quadra, mas

o necessário para garantir a vitória

DIV

ULG

AÇÃO

RESULTADOSGolden State Warriors 102 x 104 San Antonio Spurs

Oklahoma City Thunder 107 x 95 Chicago Bulls

E08 - PÓDIO.indd 8 20/12/2013 23:43:25