pódio - 19 de dezembro de 2013

8
BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS O torcedor atleticano vai ter que voltar para casa com o gosto amargo da eliminação. Isso porque o Atlético Mineiro perdeu por 3 a 1, ontem, para o Raja Casablanca, logo na estreia no Mundial de Clubes. Pódio E5 Pódio E6 Fábregas sai em defesa de Messi MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected] FRUSTRAÇÃO Pódio E7 Zarif leva título de melhor de 2013 Pódio E8 MPT libera obras na Arena da Amazônia Pódio E3 Vascaínos seguem presos em Joinville DIEGO JANATÃ

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 25-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

BRA

ZIL

PHO

TO P

RESS

/FO

LHAP

RESS

O torcedor atleticano vai ter que voltar para casa com o gosto amargo da eliminação. Isso

porque o Atlético Mineiro perdeu por 3 a 1, ontem, para o Raja Casablanca, logo na estreia no Mundial de Clubes. Pódio E5

Pódio E6

Fábregas sai em defesa de Messi

MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected]

FRUSTRAÇÃO

Pódio E7

Zarif leva título de melhor de 2013

Pódio E8

MPT libera obras na Arena da Amazônia

Pódio E3

Vascaínos seguem presos em Joinville

DIE

GO

JAN

ATÃ

, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected]

E01 - PÓDIO.indd 8 18/12/2013 22:39:25

E2 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Renovação de Marcelo indefi nida

As difi culdades do Palmei-ras em, ao menos, manter jogadores que participaram da campanha do título da Série B do Brasileiro apare-cem até mesmo com reser-vas. O clube tem o direito unilateral de renovar com Marcelo Oliveira, apesar de o volante pertencer ao Cruzeiro, e conta com a prio-ridade dada pelo jogador, mas sua permanência ainda não está garantida.

As negociações se man-têm com o desejo de ambos na prorrogação do vínculo, mas o acordo não está pró-ximo. “O Palmeiras fez uma proposta, a gente fez uma contraproposta, o Palmeiras fez uma contraproposta da contraposta, a gente fez uma contraproposta da contra-proposta da contrapropos-ta... Por aí, vai. Estamos es-perando”, disse Nick Arcuri, empresário do jogador.

Apesar da difi culdade, Marcelo Oliveira quer con-tinuar no clube e o técnico Gilson Kleina solicitou a sua permanência, já que consi-dera bastante útil a capaci-dade do atleta em atuar no meio-campo, na lateral es-querda e até como zagueiro. “Apalavrei com o Palmeiras. Enquanto a gente não de-fi nir, seja pelo sim ou pelo não, não vou conversar com outros clubes. Se fi zer isso, faria um leilão desnecessá-rio”, explicou Arcuri.

PALMEIRAS

Por falta de quórum em reunião, oposição adia decisão sobre reforma do Morumbi. Projeto do estádio só pode ser aprovado caso 75% dos conselheiros estivessem presentes para votação

Depois de um ano tur-bulento dentro de campo, o São Paulo entrou de vez em cli-

ma eleitoral na última terça-feira (17). Em reunião convo-cada para ratifi car o contrato da cobertura, da nova arena e dos estacionamentos do Mo-rumbi, membros da oposição se abstiveram e a defi nição do assunto foi adiada.

O projeto só poderia ser aprovado caso 75% dos con-selheiros estivessem presen-tes na votação, número que não foi alcançado em nenhu-ma das chamadas. O boicote

foi organizado por partidários de Kalil Rocha Abdalla, ex-diretor jurídico da gestão do presidente Juvenal Juvêncio e agora candidato da oposição às eleições de abril.

Os oposicionistas acusam a situação de manter o contrato da obra longe do alcance dos conselheiros e exige que de-talhes sejam revelados antes que a votação seja iniciada. De acordo com as normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no entanto, não é permitido que o contrato seja exibido na íntegra antes de ser assinado.

Com a votação adiada, os membros da oposição – alguns fi caram do lado de fora do Sa-lão Nobre nesta terça – espe-ram que uma nova reunião seja convocada e que as dúvidas sejam esclarecidas. O grupo liderado por Abdalla garante que apoia a modernização do estádio, mas pede que o pro-cesso seja feito às claras.

Já Carlos Miguel Aidar, can-didato de Juvenal Juvêncio na corrida eleitoral, alega que quem se considera um verda-deiro são-paulino não poderia criar entraves para a constru-ção, atualmente estimada em

pouco mais de R$ 400 milhões. O valor será bancado por um fundo de investimentos orga-nizado pela construtora An-drade Gutierrez, sem custos para o São Paulo.

Palco de showA nova data de entrega do

estádio Allianz Parque, do Pal-meiras, que passou de abril para junho, já começou a al-terar os planos da construtora da WTorre e do clube. Marcado para os dias 10 e 11 de maio, o show da banda pop inglesa One Direction não vai mais acontecer no local.

Com a alteração, Palmeiras e WTorre deixam de arrecadar dinheiro. De acordo com o con-trato fi rmado entre as partes, o Palmeiras já teria direito a 20% do que fosse arrecada-do com o show. O montante cresce 5% a cada ano.

Ontem, pessoas que com-praram ingressos foram in-formadas pela Time For Fun, organizadora do evento, de que o show foi transferido para o estádio do Morumbi. Como estádio do São Paulo tem capacidade maior, a empresa organizadora do evento vai dis-ponibilizar mais bilhetes.

Boicote político

Possibilidade de reforma do estádio do Tricolor Paulista está “empacada”

DIVULGAÇÃO

Edenílson espera decisão sobre proposta italiana

Procurado por um clube italiano “de médio porte”, Edenílson gostou da pro-posta e definiu os salários que receberá em caso de acerto. Agora, o Corin-thians aguarda a oficiali-zação da oferta, que giraria em torno dos 5 milhões de euros (R$ 16, 1 milhões), para resolver o caso.

A negociação foi confi r-mada pelo empresário Jor-ge Machado. De acordo com ele, o lateral direito gostou do que lhe foi oferecido, um ganho mensal bem superior ao recebido por ele no clube do Parque São Jorge — que lhe deu um aumento não faz muito tempo.

“É uma proposta boa. O Edenílson acha que seria uma situação boa. Apesar de o Corinthians ter reconhe-cido o trabalho dele, o fute-bol brasileiro não consegue competir com a Europa em salários”, disse Machado.

A diretoria alvinegra rea-justou a grana paga ao late-ral no meio do ano, quando ele foi alvo de interesse do futebol alemão. Na ocasião, o presidente Mário Gobbi disse que não pretendia se desfazer dele nem de Ro-marinho – outro que gerava interesse do exterior — por-que os dois chegariam à seleção brasileira.

A situação mudou com o mau segundo semestre do Co-rinthians. E a ideia de contra-tar o lateral direito Rafi nha, do Bayern de Munique, aliada ao bom dinheiro que lhe é ofere-cido, fez Edenílson julgar que chegou a hora de partir.

MarketingO Corinthians anunciou

o nome do novo diretor de marketing. Izael Sinem Júnior assumirá o posto vago desde agosto, quando Ivan Marques, sócio da agência de publicida-de F/Nazca, deixou o cargo.

CORINTHIANS

Presidente exalta novos reforçosPresidente em exercício do

Santos, Odílio Rodrigues fez questão de comentar as no-vas aquisições do clube para a temporada de 2014: o técnico Oswaldo de Oliveira, ex-Bo-tafogo, e o centroavante Le-andro Damião, que defendia o Internacional. Na visão do mandatário alvinegro, ambos atendem os requisitos do Pei-xe e ajudarão o clube na briga por títulos em 2014.

“O Oswaldo de Oliveira possui um currículo vitorio-so, sabe trabalhar em grupo, está atualizado com as no-vas tecnologias do futebol, sua metodologia de trabalho também é moderna e tem espaço para trabalhar com jovens atletas das catego-rias de base. Preenche todos os requisitos que desejamos em um técnico”, declarou o presidente.

Odílio também elogiou Le-andro Damião, depositando uma grande confi ança no

potencial do novo camisa 9. “Precisávamos de um jogador de defi nição, aquele que faz o gol. Hoje, temos poucas op-ções disponíveis e o Damião é disparado a melhor delas. O Santos se empenhou para trazer o atleta que é a nossa esperança de gols para o ano que vem”, sintetizou.

O primeiro compromisso do Santos em 2014 será no dia 19 de janeiro, um domingo, às 15h (de Manaus), diante do XV de Piracicaba, na Vila Belmiro, em partida válida pela roda-da inaugural do Campeonato Paulista. O Alvinegro praiano está no Grupo C, ao lado de Paulista, Ponte Preta, Portu-guesa e São Bernardo.

Léo é homenageadoAproveitando o fi m da tem-

porada para curtir férias em Campos dos Goytacazes, o santista Léo foi homenagea-do na noite desta terça-feira pela Câmara dos Vereadores

de sua cidade natal. O joga-dor recebeu uma placa e um diploma com uma “moção de aplauso” por elevar o nome da cidade no esporte nacional.

“Adotei Santos como minha cidade por todos esses anos em que jogo no clube, mas minhas raízes estão aqui em Campos, onde nasci e mora toda minha família. Essa ho-menagem me deixou muito emocionado e gostaria de agradecer aos vereadores e

SANTOS

Lateral direito gostou do que lhe foi oferecido na Europa

LUIS

MO

URA

/GAZ

ETA

PRES

S

Odílio elogiou novo técnico e chegada de centroavante

RICA

RDO

SAI

BU

N/G

AZET

A PR

ESS

LUIS

MO

URA

/GAZ

ETA

PRES

S

E02 - PÓDIO.indd 2 18/12/2013 22:46:47

E3MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Ney Franco no topo das prioridades

Após assegurar perma-nência na Série A do Campe-onato Brasileiro, a diretoria do Fluminense começa a planejar 2014. A prioridade passa a ser acertar o mais rapidamente possível com o novo treinador, que terá a missão de formar um elenco em condições de apagar o péssimo desem-penho no ano. O clube inten-sifi cou as negociações com Ney Franco.

O nome do treinador é o preferido de Felipe Xime-nes. O dirigente trabalhou com Franco no Coritiba e ambos têm um bom rela-cionamento. Ney, inclusive, ainda não assinou com o Vi-tória em respeito ao diretor. Peter Siemsen, presidente do Fluminense, também tem simpatia por Ney, a quem tentou contratar no fi m do ano passado, logo depois da saída de Abel Braga.

Outro nome que corre por fora é de Cristóvão Borges, que recentemente deixou o Bahia. O treinador também é visto com bons olhos por Peter, já que foi jogador do Tricolor. Ele chegou a ser procurado quando o Brasi-leirão acabou e deixou as portas abertas.

Enquanto o novo coman-dante não é anunciado, Celso Barros, presidente da Unimed, principal patroci-nadora do Tricolor, tenta convencer Peter a procurar Renato Gaúcho, que deixou o Grêmio recentemente.

FLUMINENSE

Base será valorizada com torneio

A diretoria do Flamengo espera fazer um bom inves-timento no elenco para a próxima temporada. Com a conquista da Copa do Brasil, o time ganhou o direito de disputar a Libertadores, uma prioridade na Gávea, e algu-mas peças de nome deverão ser contratadas. A lista com as posições consideradas caren-tes já foi entregue pelo técnico Jayme de Almeida, porém, ele também foi comunicado de que precisará valorizar mais as categorias de base.

A ideia é usar os jogadores revelados no clube para com-por o elenco e, aos poucos, lançá-los entre os titulares. O treinador pretende montar dois times em 2014. Um mais forte e com os principais no-mes do elenco para a Copa Libertadores. O segundo, que terá reservas e boa parte dos atletas revelados pelo clube, para o Campeonato Carioca. Essa segunda equipe será uma chance para atletas que não vinham tendo oportunidades.

O Flamengo também espera acertar algumas pendências envolvendo o atual elenco. O volante Elias, que tem os di-reitos federativos ligados ao Sporting, de Portugal, ainda não renovou contrato, já que o clube português não pretende estender o empréstimo e só aceita uma negociação em defi nitivo. O pai e represen-tante do atleta retornou de Lisboa esta semana e espera ter novidades nos próximos dias.

FLAMENGO

‘Camisa do Flu’ poderá ser usada na Segundona

Como forma de protes-to pela derrota no Su-perior Tribunal de Justi-ça Desportiva (STJD), a Portuguesa pode vestir um uniforme igual ao do Fluminense na Série B do Campeonato Brasileiro. Inspirada pela ideia dos torcedores, a diretoria da Lusa quer usar o fato de os dois clubes vestirem co-res parecidas — branco, verde e vermelho (grená, no caso do Flu) —, para provocar o clube carioca.

“Se fi carmos realmente na Série B, usar a camisa do Fluminense seria uma grande forma de protes-to contra um clube que sempre dá um jeito de escapar do rebaixamento pelo tapetão. Se usarmos a camisa, o Fluminense estaria no lugar que me-rece e onde a Lusa não deveria estar, pois con-quistou dentro de campo o

direito de fi car na Série A”, afi rmou o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Roberto dos Santos.

Não desistiuApós ser punida em pri-

meira instância pelo STJD, a Portuguesa se baseará no “BID da Suspensão” e colocará a Confedera-ção Brasileira de Futebol (CBF) como coautora do erro pela escalação irre-gular do meia Héverton. O clube será julgado no Pleno, a última instância no STJD, no dia 27.

“Esse documento ofi -cial da CBF, que é liberado por meio desse novo sis-tema, deu condições de jogo ao Héverton. Tanto que um funcionário da Portuguesa fez a consulta antes e depois do jogo”, explicouFelipe Ezabella, um dos advogados do time paulista.

PORTUGUESA

Eduardo Húngaro é novo técnico do time principal

A diretoria do Botafogo confi rmou Eduardo Húnga-ro como novo comandante do time profi ssional e o apresentou na tarde de on-tem, em General Severiano. Ele era o comandante dos juniores, além de auxiliar técnico de Oswaldo de Oli-veira. A efetivação é vista como uma solução caseira, já que o treinador conhece a maior parte do elenco.

Sem problemas para o acerto do contrato, essa é a melhor chance da car-reira de Húngaro, que não havia sido anunciado ape-nas pelo receio de alguns dirigentes, com medo de uma possível inexperiência. Dória, Gabriel, Octávio e Sassá têm ótimo relacio-namento com o novo efe-tivado, que já treina com o elenco profi ssional.

O novo técnico chegou

ao clube no fi m de 2009, quando assumiu a equipe mirim. Em 2011, conseguiu quebrar um jejum de 11 anos de títulos dos junio-res. Duda, seu apelido no Botafogo, começou a ter visibilidade na temporada 2007/2008, quando levou o Sertanense às oitavas de fi nal da Taça de Por-tugal. Na época, o clube encontrava-se na terceira divisão do país.

Com a defi nição do trei-nador, agora, a diretoria alvinegra trabalha para ter boa parte do elenco fechado em 2 de janeiro do próximo ano, quando o grupo se reapresenta e começa a preparação para enfrentar o Deportivo Qui-to, pela Pré-Libertadores da América. O Campeonato Carioca deverá ser jogado com os reservas.

BOTAFOGO

Técnico passou por todas as categorias de base do clube

WAG

NER

MEI

ER/A

GIF

/GAZ

ETA

PRES

S

A Justiça negou, ontem, o pedido de liberda-de provisória aos três torcedores do Vasco

que foram presos em fl agran-te por tentativa de homicídio e outros crimes, na briga en-tre as torcidas vascaína e do Atlético-PR, na Arena Joinville, no último dia 8. Na sentença, a juíza Karen Francis Schu-bert Reimer justifi cou que a detenção dos torcedores é ne-cessária para manter a ordem pública e evitar a continuidade deste tipo de violência.

Os crimes cometidos foram classifi cados pela magistrada como “hediondos”, de “extre-

ma gravidade”, mediante a “grave violência a pessoa”. “Ao menos por ora, é conveniente a segregação dos acusados para manutenção da ordem pública, para que se afaste da sociedade pessoas que fazem do crime seu meio de vida e para que se evite que a soltura dos acusados sirva de estí-mulo para que persistam em práticas ilícitas”, disse.

Arthur Barcelos Lima Fer-reira, Jonathan Fernandes dos Santos e Leone Mendes da Silva participaram da briga generalizada entre vascaínos e atleticanos. Os torcedores do clube carioca foram fl agra-

dos por imagens agredindo adeptos do Furacão. O con-fronto deixou um saldo de qua-tro torcedores hospitalizados – um deles, que sofreu fratura no crânio, só recebeu alta na última sexta-feira (13).

Um dia após a briga, a Justiça determinou a prisão preventiva dos suspeitos. Com base em imagens e depoimen-tos, a Polícia Civil solicitou o in-diciamento dos vascaínos por tentativa de homicídio, dano ao patrimônio, associação cri-minosa e crimes previstos no Estatuto do Torcedor.

Na terça-feira passada (10), os três presos foram transfe-

ridos do Presídio Regional de Joinville para a Penitenciária Agrícola da cidade.

Um segundo inquérito aber-to pela Polícia Civil de Santa

Catarina tenta identifi car ou-tros torcedores envolvidos no confronto, apurar as respon-sabilidades de clubes e enti-dades envolvidos na partida e detalhes sobre o aluguel e a segurança do estádio. A polícia já teria identifi cado cerca de 40 outros envolvidos.

ReforçosCom contrato renovado,

Adilson Batista deixou o pre-sidente, Roberto Dinamite, e o gerente de futebol, Ricar-do Gomes, aliviados. A dupla espera que, com a defi nição do comandante para 2014, a organização do elenco se

torne ainda mais rápida. Na próxima temporada o Cruz-Maltino, além do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, vai disputar o acesso à Série A do Brasileirão.

A ideia é que o Estadual sirva de laboratório para a formação do elenco que vai à Copa do Brasil em suas fases mais decisivas e a Série B na-cional. Outra determinação da diretoria é valorizar os atletas revelados nas categorias de base. A ideia é utilizar esses garotos ao longo do Estadual para que eles adquiram expe-riência e estejam prontos para ajudar na segunda divisão.

Justiça nega pedido de liberdade a torcedores do Vasco. Crimes cometidos pelos cruz-maltinos no jogo contra o Atlético-PR, na última rodada do Brasileirão, foram considerados “hediondos” e de “extrema violência” por magistrada

Para ‘manter a ordem’REPROVADASPelo quarto ano conse-cutivo, o conselho fi s-cal do Vasco reprovou as contas da gestão de Roberto Dinamite. Em 2009, 2010 e 2011 o fato se repetiu e a aprovação veio com ressalvas e ajustes

HEU

LER

AND

REY/

AGIF

/GAZ

ETA

PRES

S

Vascaínos estão presos por tenta-tiva de homicídio contra torcedores do Furacão

E03 - PÓDIO.indd 3 18/12/2013 22:50:41

E4 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Raposa já tem data para estrear na Libertadores

A Confederação Sul-Ame-ricana de Futebol (Conme-bol) divulgou a tabela da primeira e da segunda fa-ses da Copa Libertadores da América de 2014 e o Cruzeiro fará a estreia em 12 de fe-vereiro, no Peru, contra Uni-versitario, em Lima, ou Real Garcilaso, em Cuzco.

Atual campeã brasileira, a Raposa está no grupo 5. Além da equipe peruana, terá também como adversários na chave: Defensor Spor-ting-URU e um outro time, paraguaio ou chileno, a ser

defi nido posteriormente en-tre Guarani, que enfrenta o vencedor de Universidad de Chile, e Iquique-CHI.

Nessa quarta-feira, o time celeste conheceu o adversário peruano.

A decisão do Torneio Descentralizado foi entre Universitario e Real Garci-laso, que surpreendeu na Libertadores de 2013.

A altitude de Cuzco tam-bém pode ser um obstá-culo a mais para a equipe caso o Garcilaso entre no grupo dos mineiros.

CRUZEIRO

Adriano treina com bola e dá mais um passo para fi car

O atacante Adriano deu mais um importante passo para sua recuperação física, meta que é colocada a prova desde a última semana no CT do Caju, em Curitiba.

Tentando abandonar sua aposentadoria precoce, o jogador fez seu primeiro treino com bola junto com atletas das categorias de base do Furacão.

O esforço, que deve se seguir até as festas de final de ano, é a primeira etapa antes de convencer a diretoria rubro-negra que tem condições de voltar a ser um atacante compe-titivo e a grande estrela

do clube na Libertadores da América, especialmente após a eminente saída do meia Paulo Baier.

Em janeiro deste ano, antes da reapresentação do grupo, as partes de-vem se reunir em busca de um acordo.

O Atlético pretende ofe-recer um contrato baseado na produtividade de Adria-no, ou seja, além de R$ 100 mil mensais, que estaria de acordo com o teto pago pelo Furacão.

O restante dos rendimen-tos dependeria do núme-ro de partidas disputadas e de gols marcados.

ATLÉTICO-PRNovo comandante do Goiás, Claudinei Oliveira terá que “devolver” Libertadores ao clube. Pelo menos, é o que diz apostar o presidente do Esmeraldino, Sérgio Rassi

ingrata

Mesmo vinculado ao Santos até o próximo dia 31, o técnico Claudinei

Oliveira já está no Centro-Oeste, onde tem os primeiros contatos com seu futuro clube, o Goiás. Mesmo sem nunca ter dirigido o Esmeraldino, o ex-comandante santista possui um histórico positivo enfren-tando o clube goiano.

À frente do Alvinegro, o trei-nador eliminou o Alviverde da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no primeiro semestre, e tirou a vaga na Libertadores das mãos dos comandados

de Enderson Moreira. A se-quência de “carrasco” fez o futuro presidente do Goiás, Sérgio Rassi, atribuir uma ta-refa ingrata ao novo dono da prancheta: devolver a vaga internacional aos torcedores.

Bem humorado, o mandatá-rio atribuiu a perda da vaga à Claudinei. “Ele é o responsável por ter nos tirado da Liberta-dores”, disse. Porém, adotou o tom sério para exaltar as qualidades do novo técnico. “Ficamos encantados com ele. É uma pessoa que prestigia a base. Esperamos, respeitando todas as cláusulas contratu-

ais, contar com ele no nosso time”, completou.

Adiante, o futuro mandatário do Esmeraldino destacou o mo-tivo que levou o clube a procurar pelo ex-santista. “O trabalho que Claudinei consegue desen-volver à frente da categoria de base pesa bastante. Além do mais, ele levou o Santos a ser o melhor clube paulista no Campeonato Brasileiro da Série A. Esse é o profi ssional que queremos”, sintetizou.

Por fi m, Rassi expôs que a base do clube goiano está amadurecida e à disposição de Claudinei: “Em 2013, nossa

base ainda estava imatura para ser lançada. Agora, eles estão com mais bagagem. Po-rém, o momento é do Claudi-nei. Se ele ver que nossos garo-tos não possuem valores, tem a liberdade para nos trazer outros nomes, para fortalecer nosso elenco”, revelou.

Claudinei Oliveira esteve em Goiânia nos últimos dias e, segundo Rassi, “gostou muito do clube e da cidade”. O Goiás estreia no Campeonato Esta-dual no dia 18 de janeiro, um sábado, às 15h (de Manaus), diante da Anapolina, no estádio Jonas Duarte.

Tarefa

Ex-técnico santista, Claudinei foi considerado o “culpado” pelo time esmeraldino ter perdido a vaga no torneio continental

GUILHERME DIONIZIO/GAZETA PRESS

E04 - PÓDIO.indd 4 18/12/2013 22:53:51

E5MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

‘IMPOSSÍVEL’

Técnico do Guangzhou

Evergrande exaltou adver-

sário alemão

DIV

ULG

AÇÃO

Monterrey goleia e termina em 5ºMonterrey e Al-Ahly due-

laram para decidir o quin-to colocado do Mundial de Clubes de 2013, ontem. Me-lhor para os mexicanos, que deram show no Marrakech Stadium, no Marrocos, e golearam os egípcios por 5 a 1, dando adeus em grande estilo, após a de-cepcionante derrota para o Raja Casablanca, nas quar-tas de fi nal.

Em grande noite, o chileno Humberto Suazo liderou a vi-tória do time de Nuevo León. López, Delgado e Cardozo também marcaram, comple-tando a goleada. Meteab, artilheiro do Al-Ahly, fez sua parte e tentou amenizar as coisas, mas nada pôde fazer para parar o entrosado setor ofensivo dos Rayados.

No primeiro tempo de um time só, os mexicanos co-meçaram o jogo com tudo. Logo aos três minutos, Neri Cardozo deslocou o goleiro do Al-Ahly e

chutou forte no canto direi-to, abrindo o placar para o Monterrey, que teve, logo em seguida, outra boa chance com o mesmo jogador, pa-rada por impedimento.

Sem se abater e na tenta-tiva de equilibrar a partida, o Al-Ahly foi para cima e empatou com Meteab aos sete minutos. O atacante empurrou a bola para o fun-do das redes no meio das pernas de Ibarra. Bem ar-mado e com várias enfi adas de bola, o Monterrey furou a forte marcação egípcia com Delgado, aos 21. Quarto dele na temporada e segundo do time no duelo, jogando um balde de água fria nos planos ofensivos do adversário.

Se Ibarra falhou, com Ekramy não foi diferente. Aos 27, o zagueiro Lopez foi para a grande área e, após cobrança de escanteio, chutou forte e viu o goleiro errar feio na defesa. Perdi-

da, a zaga do Ah-Ahly

começou a fazer mais faltas e Gomaa derrubou Lopez dentro da área. O juiz mar-cou o pênalti claro. Suazo cobrou e Ekramy tentou se redimir, pulando no canto certo, mas não alcançou a bola e levou o quarto gol aos 44 minutos.

Com o resultado feito na primeira etapa, o segundo tempo não guardou gran-des surpresas para o públi-co presente no Marrakech Stadium: amplo domino do time de Nuevo Léon, que se-guiu atacando e a conseguiu aumentar a contagem. Aos 21, Suazo, em apresentação irretocável, deixou Delgado na cara do gol para anotar o quinto tento.

Daí em diante, o esforço da equipe de Jeddah para chegar ao ataque de nada adiantou. Alguns chutes ain-da tentaram se aproximar da meta de Ibarra, mas nada que ameaçasse a superio-

ridade mexicana.

DESPEDIDA

Lippi reconhece força do BayernAntes de encarar o gi-

gante Bayern de Munique, os chineses do Guangzhou Evergrande tentavam apre-sentar discurso confi ante no Mundial de Clubes. Bastou a bola rolar no estádio de Agadir pela semifi nal do torneio, porém, para que os asiáticos armassem retran-ca e apenas assistissem aos toques envolventes do time alemão.

“Nesta noite vimos a verda-deira diferença entre o time mais forte do mundo e todos os outros. Eles jogam sempre assim, com essa intensida-de e essa superioridade. Às vezes até com mais. Talvez pudéssemos ter feito um pou-co a mais, mas nada que pudesse evitar esse domínio deles”, reconheceu o técnico italiano Marcello Lippi.

A defesa chinesa suportou a pressão bávara por quase

40 minutos, quando Frank Ribéry abriu o placar. Pou-co depois, Mario Mandzukic ampliou e, com menos de dois minutos do segundo

tempo, Mario Gotze fechou a conta dos 3 a 0. O argen-tino Darío Conca se perdia na marcação germânica, enquanto Muriqui e Elkeson tentavam explorar a lentidão do belga Van Buyten.

“Nós nos defendemos bem, fi zemos um bom trabalho e tivemos uma bola para fazer um gol logo na volta do se-gundo tempo (com Muriqui) que poderia dar mais cora-gem Poderíamos ter ataca-do mais. Jogamos bem no último jogo contra o Al Ahly e pudemos participar deste torneio com tantas equipes importantes no planeta gra-ças ao trabalho de um ano”, valorizou.

O desempenho do Guan-gzhou ao longo da tempo-rada, inclusive, foi valorizado até mesmo por Pep Guar-diola, treinador rival. “Não posso opinar muito sobre o futebol chinês porque nunca vi, mas os números deles mostram que tiveram uma grande temporada. Sabía-mos que seria um oponente difícil se não fi zéssemos nos-so trabalho”, fi nalizou.

DESAFIOTécnico de time chinês, Lippi disse que era fácil notar que equipe do Bayern mantém a intensidade do jogo de tal forma que seria impossível o seu time fazer algo que evitasse esse domínio rival

da, a zaga do Ah-Ahly ridade mexicana.da, a zaga do Ah-Ahly

Após meses de expectativa, o Atlético-MG perdeu para time marroquino e está fora do Mundial de Clubes. Anfi trião, Raja é considerado surpresa da disputa

Deu zebra...A tensão atleticana de

seis meses deu lugar às lágrimas em Mar-rakech. O Galo não

conseguiu se encontrar em campo diante do Raja Casa-blanca, como se aguardasse uma jogada genial de Ronal-dinho Gaúcho. A mágica do craque até veio para aliviar a pressão, mas a reação não passou de esboço e os mar-roquinos surpreenderam os campeões da América.

Os anfitriões venceram por 3 a 1 e se garantiram na decisão de contra o Bayern de Munique, neste sábado (21), às 15h30 (de Manaus). Assim como em 2010, quan-do o Internacional caiu para os congoleses do Mazem-be, a África levou a melhor sobre o Brasil.

Sem colocar a bola no chão, o Atlético-MG precisou de seis minutos para entrar de vez na partida. Marcos Rocha desarmou Karrouchy no cam-po de ataque e bateu forte por cima da meta de Askri. Os donos da casa ajustaram a marcação e logo o equilíbrio foi retomado na partida.

O confronto seguia preso no meio de campo. Dez minutos depois da chance de Jô, Fer-nandinho recebeu sozinho na grande área após cruzamento de Marcos Rocha e também teve a oportunidade de aliviar a pressão. A pancada seca e rasteira passou rente à tra-

ve esquerda de Askri e saiu pela linha de fundo.

A partir daí, o sofrimento que parecia prestes a aca-bar voltou intenso. O lateral esquerdo Karrouchy passou a explorar as descidas de Marcos Rocha e aos 35 mi-nutos cruzou para trás. O capitão Moutaouali apareceu livre para bater de primeira e exigiu o primeiro milagre de Victor.

Antes do apito fi nal, Mar-cos Rocha cruzou mais uma e Jô errou mais um carrinho. Os atleticanos desceram ir-ritados para os vestiários, enquanto os marroquinos e s b a n j a v a m confi ança.

A dife-rença psi-cológica fez diferença logo aos cinco minutos do segundo tempo. Erraki puxou contra-ataque pela esquerda e virou o jogo de maneira sensacional para achar Iajour sozinho nas cos-tas do perdido Lucas Cândi-do. O atacante teve frieza para invadir a área e, cara a cara com Victor, bater cru-zado para abrir o placar.

Fernandinho sofreu falta na entrada da área pela meia esquerda e Ronaldi-nho Gaúcho foi para a bola. Com maestria, o camisa 10 mandou no ângulo esquerdo e deixou Askri imóvel no centro do gol.

Na saída de bola, o cra-que aplicou chapéu des-concertante em Erraki para mostrar de vez quem mandaria em campo.

O cronômetro já marcava 38 minutos quando o árbi-

tro espanhol Carlos Velas-co Carballo apontou a marca da

cal após

Réver errar o tempo de bola e acertar Iajour na grande área. O capitão Moutaouali respirou fundo diante do herói atleticano na Libertadores da América e bateu no canto es-querdo o segundo tento afri-cano. A classifi cação histórica para a fi nal, ainda contou com o gol de Mabide após Mou-taouali carimbar o travessão d e Victor.

FICHA TÉCNICARAJA CASABLANCAATLÉTICO-MG

Local:

Árbitro:

Le Grande Stade, em Marrakesh (MAR)Carlos Velasco Carballo (ESP)

RAJA CASABLANCA: Askri; El Hachimi, Adil Karrouchy, Mohamed Oulhaj e Benlamalem; Erraki, Guehi, Chtibi (Mabide) e Moutaouali; Lajour (Coulibaly) e Hafi di (Kanda). Técnico: Nabil Maaloul

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha (Luan), Leonardo Silva, Ré-ver e Lucas Cândido (Alecsandro); Pierre, Josué (Leandro Donizete), Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho Técnico: Cuca

Gols: RAJA: Iajour, aos cinco, Moutaouali, aos 38, e Mabide, aos 48mins do 2º tempo; ATLÉ-TICO-MG: Ronaldinho Gaúcho, aos 18mins do 2º tempo

31

O meia Ronaldinho Gaúcho foi o mais asse-diado depois da vitória do Raja Casablanca por 3 a 1 sobre o Atléti-co-MG, na semifi nal do Mundial de Clubes, no Marrocos. Dois joga-dores da equipe mar-roquina abraçaram o brasileiro e, em segui-da, se abaixaram, desa-marraram as chuteiras dele e as levaram como “souvenir”.

Ronaldinho ainda foi cumprimentado por ou-tros jogadores do Raja e trocou camisas com um deles. O R10 já foi astro mundial pela Seleção e pelo Barcelona.

Chuteiras de Ronaldinho são cobiçadas

A frustração atleticana de não ter chegado à fi -nal do Mundial de Clubes, ontem, se misturou aos foguetórios dos cruzeiren-ses, os torcedores do clu-be rival de Belo Horizonte. Nas ruas vazias de carros da região da Savassi, na Zona Sul da cidade, torce-dores atleticanos deixaram os bares cabisbaixos logo após a partida.

A maior concentração de atleticanos para assis-tir ao duelo foi no está-

dio Independência, onde o Galo manda os seus jogos. Dois telões foram montados no gramado do estádio para que os tor-cedores pudessem acom-panhar a partida. No fi nal, foram muitos os lamentos, especialmente com a má apresentação do time.

Foi a terceira vez que um clube mineiro disputou o título mundial e saiu der-rotado. Em 1976 e 1997, o Cruzeiro perdeu também as duas disputas.

Cruzeirenses soltam fogos

Ronaldinho era a grande esperança do Galo e, apesar de ter aberto o placar, fi cou apa-

gado em grande parte do jogo

MATTHEW ASHTON/FRAME

esquerdo Karrouchy passou a explorar as descidas de Marcos Rocha e aos 35 mi-nutos cruzou para trás. O capitão Moutaouali apareceu livre para bater de primeira e exigiu o primeiro milagre

Antes do apito fi nal, Mar-cos Rocha cruzou mais uma e Jô errou mais um carrinho. Os atleticanos desceram ir-ritados para os vestiários, enquanto os marroquinos e s b a n j a v a m

cológica fez diferença logo aos cinco minutos do segundo tempo. Erraki puxou contra-ataque pela esquerda e virou o jogo de maneira sensacional para achar Iajour sozinho nas cos-tas do perdido Lucas Cândi-do. O atacante teve frieza para invadir a área e, cara a cara com Victor, bater cru-zado para abrir o placar.

Fernandinho sofreu falta na entrada da área pela meia esquerda e Ronaldi-nho Gaúcho foi para a bola. Com maestria, o camisa 10 mandou no ângulo esquerdo e deixou Askri imóvel no centro do gol.

O cronômetro já marcava 38 minutos quando o árbi-

tro espanhol Carlos Velas-co Carballo apontou a marca da

cal após

América e bateu no canto es-querdo o segundo tento afri-cano. A classifi cação histórica para a fi nal, ainda contou com o gol de Mabide após Mou-taouali carimbar o travessão d e Victor.

Ronaldinho era a grande esperança do Galo e, apesar de ter aberto o placar, fi cou apa-

gado em grande parte do jogo

E05 - PÓDIO.indd 3 18/12/2013 22:58:03

E6 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

CLUBES PUNIDOS POR TORCEDORES Parte das arquibancadas do estádio San Siro reservada a

torcedores da Inter de Milão será fechada no domingo (22), em clássico contra o Milan, e diante do Chievo, dia 12 de janeiro. A punição foi imposta pela Liga Italiana de Futebol (Lega) ontem, sob a alegação de “discriminação territorial” na partida contra o Napoli. A Roma recebeu a mesma punição por seus torcedores entoarem gritos racistas contra Mario Balotelli. Já a Lazio será punida porque torcedores lançaram ofensas racistas contra Ibrahima. A Liga decidiu aplicar multa no valor de R$ 160 mil a Roma e Inter.

RÚSSIA ESCOLHE ITU Rússia escolheu a cidade de Itu (101 km de São Paulo) como sua sede para a

Copa do Mundo de 2014, no Brasil, anunciou ontem o téc-nico da seleção, o italiano Fabio Capello. “Nossa sede está localizada perto de São Paulo. Eu acho que nós estamos em uma posição muito boa dado a agenda dos nossos jogos. É uma opção perfeita para nós”, disse Capello. A Rússia está no Grupo H da Copa, ao lado de Bélgica, Coreia do Sul e Argélia. Apesar de fi car em São Paulo, os russos não farão nenhum jogo da primeira fase no Estado.A estreia está marcada para acontecer no dia 17 de junho.

SAN LORENZO OFERECE TROFÉU AO PAPA ma delegação do San Lorenzo esteve no Vaticano

ontem para visitar o Papa Francisco e levar ao pontífi ce o troféu do Torneio Inicial do Campeonato Argentino, con-quistado no último domingo (15). Jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica posaram para fotos e também presentearam Francisco com uma camisa per-sonalizada. Apaixonado por futebol e torcedor fanático do time de Almagro — do qual é sócio desde 2008 —, o Papa Francisco expressou, na última segunda-feira (16), a alegria pela conquista do San Lorenzo.

GIRO INTERNACIONAL

Neymar ganha mais descanso

Após marcar seis gols nos últimos três jogos, o atacante Neymar ganhou um período maior de folga do técnico do Barcelona, Gerardo Martino. “Ele não descansa desde a Copa das Confederações. Jo-gou uma grande quantidade de jogos e teve de se adaptar de forma muito rápida. Terá três dias a mais que o resto”, disse o treinador.

A liberação antecipada do brasileiro se deve ao fato dele estar suspenso do próximo compromisso do Barcelona, contra o Getafe, no domingo. Assim, Neymar deverá retor-nar ao Brasil hoje. Ele deverá se reapresentar ao time cata-lão no dia 2 de janeiro.

Neymar marcou seis gols nos últimos três jogos do clube. Na última quarta (18), o atacante fez três na vitória do Barça so-bre o Celtic por 6 a 1. No sábado (14), fez dois no triunfo sobre o Villarreal por 2 a 1. Ontem, o atacante marcou um na vitória sobre o Cartagena 3 a 0.

BARCELONA

Maradona aposta em Argentina como campeã

Maior jogador da história da seleção argentina, o ex-meia Diego Maradona co-mentou ontem a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na opinião do Pibe, a Argentina desbancará o Brasil e conquistará o tri-campeonato mundial. “Nós vamos repetir a campanha de 86 e seremos campeões. Precisamos vencer os brasi-leiros. Eles estão terríveis”, declarou Maradona.

Ele também avaliou as pos-sibilidades de outras seleções

apontadas como favoritas ao título mundial. “Alemanha e Holanda estão muito bem. A Itália nem tanto, e a Espanha está fi cando entediada com o seu próprio toque de bola. Eles tocam e tocam, mas não defi nem”, disse.

Cabeça de chave, a Ar-gentina está no grupo F da Copa, ao lado de Bósnia-Her-zegovina, Irã e Nigéria. Se o favoritismo se confi rmar, um encontro entre brasileiros e argentinos só será possível na fi nal da competição.

COPA DE 2014

Para Maradona, único entrave será vencer os brasileiros

DIVULGAÇÃO

Coca-Cola terá que indenizar CBFA camisa verde e amarela

tem dono: a Confederação Brasileira de Futebol. A CBF entrou com ação na Justi-ça - e ganhou- para que a Coca-Cola fosse condenada por fazer propaganda com atletas vestindo as cores da seleção nacional sem pa-gar pelo direito de uso. Em decisão publicada ontem, o Superior Tribunal Justiça (STJ) rejeitou o argumento da Coca-Cola, que defendia que a camisa levava as cores do Brasil e, por isso, era de domínio público. Para o STJ, o argumento não se aplica, uma vez que a intenção era imitar a seleção.

A Terceira Turma do STJ manteve decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que condenou a Coca-Cola a indenizar a CBF por lucros cessantes decorrentes do uso indevido de imagem em campa-nha publicitária vei-culada em 2009, du-rante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Segundo o proces-

so, a campanha mostrou os ex-jogadores Bebeto, Biro-Biro e Dario trajando vesti-menta bem parecida com o uniforme da seleção brasilei-ra e teria induzido o espec-tador a associar o sucesso da seleção ao refrige-rante.

H o j e , Bebeto é um dos e x - j o -gadores mais pró-ximos da cú-pula do fute-bol brasileiro e ocupa cargo

no Comitê Organizador da Copa. O TJ-RJ entendeu que a empresa lucrou com o uso indevido, por imitação, do uniforme e do distintivo de propriedade da CBF, e que

por isso a Coca Cola deveria indenizar a

CBF, patrocinada pela concorrente que produz o Gua-raná Antarctica.

O tribunal do Rio determinou que o valor a ser indeni-zado fosse fi xado em

liquidação por arbi-tramento.

JUSTIÇA

ça - e ganhou- para que a Coca-Cola fosse condenada por fazer propaganda com atletas vestindo as cores da seleção nacional sem pa-gar pelo direito de uso. Em decisão publicada ontem, o Superior Tribunal Justiça (STJ) rejeitou o argumento da Coca-Cola, que defendia que a camisa levava as cores do Brasil e, por isso, era de domínio público. Para o STJ, o argumento não se aplica, uma vez que a intenção era

A Terceira Turma do STJ manteve decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que condenou a Coca-Cola a indenizar a CBF por lucros cessantes decorrentes do uso indevido de imagem em campa-nha publicitária vei-culada em 2009, du-rante as eliminatórias da Copa do Mundo de

Segundo o proces-

uniforme da seleção brasilei-ra e teria induzido o espec-tador a associar o sucesso da seleção ao refrige-rante.

H o j e , Bebeto é um dos e x - j o -gadores mais pró-ximos da cú-pula do fute-bol brasileiro e ocupa cargo

uniforme e do distintivo de propriedade da CBF, e que

por isso a Coca Cola deveria indenizar a

CBF, patrocinada pela concorrente que produz o Gua-raná Antarctica.

O tribunal do Rio determinou que o valor a ser indeni-zado fosse fi xado em

liquidação por arbi-tramento.

Bebeto foi um dos jo-gadores que participa-ram do comercial alvo de processo da CBF

Três jogadores dis-putam o prêmio de melhor jogador do ano da Fifa. O fran-

cês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, Cristiano Ro-naldo, q u e

d e -

fende o Real Madrid, e o bar-celonista Lionel Messi. Nesta semana, Diego Armando Maradona apontou o astro português como merecedor da Bola de Ouro, expondo que seu conterrâneo teve uma sequên-cia inconstante, atrapalhada pelas frequentes lesões. Tal declaração fez com que o compa-nheiro de Mes- si, o

meia Césc Fábregas, se mani-festasse em favor do camisa 10. Na visão do atleta es-

panhol, tudo não passa

de um complô, já que

o clube catalão é sempre favorito.

“Há muita gente que quer algo novo. Estão cansados de que sempre o Barcelona ganhe, ou que Messi seja o melhor. Querem que existam outras vias para que novos

clubes e jogadores di-tem o ritmo do fu-tebol mundial. Mas

Messi vem sendo o melhor du-

rante mui-tos anos e agora pa-rece que, p o r q u e

está lesiona-do, já querem

falar algo sobre ele, algo de ruim. Ele é o melhor. Não há nada melhor que ele. Venho j o g a n d o com ele e, provavel-m e n t e , não vere-mos um jogador

como ele por muitos anos”, expôs Fábregas, em entrevis-ta ao jornal espanhol Mundo Deportivo.

Messi segue tratando de sua lesão em solo argentino e deve voltar ao Camp Nou apenas em janeiro. No dia 13 do mesmo mês, em Zu-rique, na Suíça, o vencedor deste prêmio será anuncia-do, em cerimônia de gala realizada pela Fifa.

Messi negaA suspeita sobre a ligação

de Jorge Messi, pai de Lionel Messi, com o narcotráfi co continua em destaque na im-prensa espanhola. Ontem, o jornal “El País” publicou que Messi, Daniel Alves, Pinto e Mascherano foram interro-gados no último dia 29 por agentes da Unidade Central Operacional. Segundo a pu-blicação, o craque do Bar-celona teria dito em seu de-poimento que a organização das excursões envolvendo os “Amigos de Messi” no ano passado é de total respon-sabilidade da empresa Player

Imagen, e que desconhece quem foi o responsável por organizar o amistoso em Bogotá, capital colombiana, que teria desencadeado a investigação.

No depoimento, Messi também teria afi rmado que seu pai era o intermediário entre a Fundação Leo Mes-si (mantida pelo jogador) e Guillermo Marín, gestor da Player Imagen. O camisa 10 do Barça garantiu que não recebe nenhuma quan-tia para disputar os jogos benefi centes – com exceção à partida realizada em Bo-gotá, quando recebeu uma doação para sua fundação.

O periódico segue a linha do que foi publicado pelo jornal El Mundo na última segunda-feira. O El País diz que os outros jogadores que prestaram depoimento não estão sendo investigados por lavagem de dinheiro. Daniel Alves, Pinto e Mascherano foram ouvidos apenas a fi m de confi rmar se recebiam ou não alguma quantia para dis-putarem os amistosos.

Três jogadores dis-putam o prêmio de melhor jogador do ano da Fifa. O fran-

cês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, Cristiano Ro-naldo, q u e

d e -

fende o Real Madrid, e o bar-celonista Lionel Messi. Nesta semana, Diego Armando Maradona apontou o astro português como merecedor da Bola de Ouro, expondo que seu conterrâneo teve uma sequên-cia inconstante, atrapalhada pelas frequentes lesões. Tal declaração fez com que o compa-nheiro de Mes- si, o

meia Césc Fábregas, se mani-festasse em favor do camisa 10. Na visão do atleta es-

panhol, tudo não passa

de um complô, já que

o clube catalão é sempre favorito.

“Há muita gente que quer algo novo. Estão cansados de que sempre o Barcelona ganhe, ou que Messi seja o melhor. Querem que existam outras vias para que novos

clubes e jogadores di-tem o ritmo do fu-tebol mundial. Mas

Messi vem sendo o melhor du-

rante mui-tos anos e agora pa-rece que, p o r q u e

está lesiona-do, já querem

falar algo sobre ele, algo de ruim. Ele é o melhor. Não há nada melhor que ele. Venho j o g a n d o com ele e, provavel-Fábregas defendeu o co-

lega de time e disse que não há jogador melhor do que ele no mundo

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Fábregas aponta ‘complô’ contra MessiJogador saiu em defesa de colega e disse que opositores aproveitam lesão para “rebaixá-lo” do posto de melhor do mundo

E06 - PÓDIO.indd 6 18/12/2013 23:00:17

E7 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

FEDERAÇÃO DE LUTAS ANUNCIA MUDANÇA Federação Internacional de Lutas Associadas anunciou

ofi cialmente as categorias que serão disputadas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro. Entre as mu-danças, estão duas novas adições em modalidades femininas e a remoção de uma classe masculina. O estilo livre feminino passou de quatro faixas de peso para seis. No masculino, o estilo greco-romano e o estilo livre perderam uma prova cada. A medida uniformiza as três modalidades de lutas disputadas nas Olimpíadas, que terão seis faixas de peso cada. As mu-danças são válidas a partir da temporada 2014.

BRASIL VENCE E CHEGA À 1ª SEMIFINAL NO MUNDIAL Em partida emocionante, a Seleção Brasilei-

ra feminina de Handebol venceu a Hungria por 33 a 31, pelas quartas de fi nal do Mundial de Handebol da Sérvia de 2013. É a primeira vez que a equipe consegue chegar à semifi nal de uma competição internacional. O Brasil havia sido eliminado nas quartas de fi nal do último Mundial, em 2011, no Brasil, e dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Disputado ponto a ponto a partir do segundo tempo, o jogo teve dois tempos extra de dez minutos e só foi decidido nos últimos segundos, quando Samira colocou o Brasil dois pontos na frente.

EUA ANUNCIA ATLETAS GAYS NA DELE-GAÇÃO Em resposta à lei anti-gay na Rússia,

os Estados Unidos anunciaram ontem a inclusão de duas atletas gays em sua delegação para a Olimpíada de Inverno de Sochi-2014: a ex-tenista Billie Jean King e a jogadora de hóquei Caitlin Cahow. Além disso, pela primeira vez desde 2000, os Estados Unidos não es-tarão representados na cerimônia de abertura por seu presidente, ex-presidente, vice ou primeira-dama. De acordo com um comunicado da Casa Branca, a agenda de Barack Obama não permite que ele viaje à Rússia.

GIRO POR OUTRAS MODALIDADES

Pezão é fl agrado no antidoping Um dos maiores combates

entre pesos pesados da his-tória do Ultimate acaba de receber um enorme asterisco e deve se transformar em um no contest (luta sem resultado) nos próximos dias. De acor-do com o site “MMA Junkie”, após a batalha de cinco rounds que culminou em um empate histórico contra Mark Hunt no UFC Fight Night 33, no último dia 7 de dezembro, o brasileiro Antônio Pezão foi

fl agrado no exame antidoping apresentando níveis elevados de testosterona.

Além da anulação do resul-tado, Pezão ainda vai perder o bônus de luta da noite con-quistado (cerca de R$ 116 mil) e receberá uma suspensão de nove meses. A organização ainda esclareceu que o caso de Antônio Silva está relacio-nado à má administração do uso da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT). “Silva

tem uma aprovação para uso da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) e estava em conformidade com as di-retrizes terapêuticas em todos os testes pré-luta realizados antes do evento. Os resultados do seu teste no dia do evento indicaram um nível de testos-terona fora do limite permitido. Silva foi informado de que o nível elevado de testosterona é uma violação do seu acordo promocional com a Zuff a e da

política de conduta dos lutado-res”, declarou o UFC, também ao site norte-americano.

Em seu perfi l no Twitter, Dana White, um dos maiores entusiastas do combate entre Hunt e Pezão, lamentou o ocor-rido. “Eu tinha adorado esta luta” escreveu o dirigente, que primeiramente havia publica-do somente um sinal de tristeza na rede de microblogs e depois afi rmou que o neozelandês é um cara “durão”.

LUTA ÉPICA

Pezão (à direita) apresentou níveis elevados de testosterona

DIVULGAÇÃO

Sérvio e Serena são eleitos os ‘tops’ do ano pela ITF

A Federação Internacional de Tênis (ITF) elegeu o sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams como os melhores atletas da modalidade da temporada. O anúncio foi feito ontem, mas os jogadores só receberão o prêmio no dia 3 de junho de 2014, em um jantar da entidade durante o torneio de Roland Garros.

Djokovic, que também foi escolhido pela ITF em 2011 e 2012, terminou a temporada como número dois do mundo e conquisto sete títulos neste ano. Serena Williams venceu a eleição da entidade pela

quarta vez e terminou como número 1 do ranking mundial. Os irmãos americanos Bob e Mike Bryan também foram eleitos os melhores na cate-goria de dupla pela décima vez. Enquanto as italianas Sara Errani e Roberta Vinci garantiram a segunda.

Becker é treinador O tenista sérvio Novak

Djokovic terá novo treinador para a temporada de 2014. O ex-atleta acompanhará o técnico eslovaco Marian Vajda nas disputas dos tor-neios em Indian Wells, Madri, Toronto e Pequim.

TÊNIS

Kobe Bryant lidera triunfo dos Lakers sobre o L.A.

Na melhor partida de Kobe Bryant desde seu retorno à equipe de Los Angeles, os Lakers derrotaram o Mem-phis Grizzlies por 96 a 92 na madrugada de ontem. O jogador estava afastado desde abril por causa de uma lesão no tendão de Aquiles no pé esquerdo e voltou para as quadras no dia 9 de dezembro, mas desde então não vinha tendo atuações de destaque. No ginásio FedExForum, Bryant foi um dos responsáveis pelo triunfo do seu time, com 21 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

Enquanto isso, seu compa-nheiro de equipe Pau Gasol também teve uma atuação importante na vitória dos Lakers. O pivô anotou 21 pontos e nove rebotes.

Ocupando a 12ª posição da tabela de classifi cação da Conferência Oeste, o Los Angeles Lakers enfrentam o Minnesota Timberwolves, em casa, no sábado. Já o Memphis Grizzlies, donos da 14ª colocação, enfrentam o NY Knicks também no sába-do, no Square Garden, em Nova York. O Oklahoma City Thunder derrotou os Nug-gets por 105 a 93.

NBA

Djokovic receberá o prêmio dia 3 de junho, em jantar da ITF

DIVULGAÇÃO

Velejador desbancou favoritos ao título de atleta do ano, como o nadador César Cielo e ginasta Arthur Zanetti, e estreou na lista de premiados do COB

Nem Cielo, nem Zanetti. Zarif é o melhor de 2013

Os concorrentes eram fortes. Entre os três indicados ao prêmio de Melhor

Atleta de 2013 estavam Cé-sar Cielo, vencedor de duas medalhas de ouro no Mundial de Natação, e Arthur Zanetti, detentor de um ano perfeito, vencendo todas as competi-ções que disputou. O veleja-dor Jorge Zarif, no entanto, surpreendeu. Em cerimônia realizada na terça-feira, ele desbancou os dois competi-dores e levou o Prêmio Brasil Olímpico pela primeira vez.

Para defi nir os três fi nalistas em cada categoria, feminina e masculina, e os vencedores de cada modalidade, o Comitê Olímpico Brasileiro organizou um júri composto por jorna-listas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do espor-te. Esta comissão teve peso de 50% no resultado fi nal. A

outra metade foi formada pela votação do público pela internet, encerrada apenas durante a realização da ce-rimônia do prêmio.

Jorge Zarif conquistou um feito histórico em 2013. Aos 20 anos, o velejador unificou os títulos da classe Finn em duas categorias pela primei-ra vez. Em julho, o brasileiro se tornou bicampeão mun-dial júnior, em Malcesine, na Itália. Já em agosto, conquis-tou o Campeonato Mundial adulto, em Tallin, na Estônia. Desta forma, o melhor atleta do país em 2013 é também o mais jovem a levar as duas competições.

Mutirão para ganharPara ganhar o prêmio Zarif

promoveu uma espécie de mutirão por votos na faculda-de. Com o sucesso da estra-tégia, o velejador de 21 anos

teve a chance de se lembrar do falecido pai ao receber seu troféu em São Paulo. “Preferi não falar muito sobre isso, porque acho que choraria, mas foi meu pai que me

ensinou a velejar. Vendo ele competir, decidi que queria ser um velejador profi ssional. Apesar de não estar aqui, ele tem 100% de ‘culpa’ por esse título”, declarou.

Jorge Zarif Neto represen-tou o Brasil nos Jogos Olím-picos de Los Angeles-1984 e Seul-1988. Antes de ser vitimado por um enfarte com apenas 50 anos em 2008, transmitiu conhecimentos ao fi lho, campeão mundial juvenil e adulto na Classe Finn.

O jovem concorreu com o nadador César Cielo e o ginasta Arthur Zanetti, dois campeões mundiais e olímpi-cos, pela principal honraria da noite. Os amigos da faculda-de foram fundamentais para vencer os favoritos.

“Levei para a faculdade três laptops, o meu, o da minha irmã e o da minha mãe, e mandei o pessoal fi car votan-do. Repeti de semestre, mas pelo menos consegui ganhar”, contou, assumindo a condi-ção de zebra. ”A campanha que fi z, mesmo para poucas pessoas, surtiu efeito”.

Jorge Tarif admitiu que, ao saber dos seus adversários, promoveu mutirão na faculdade onde estuda, para conquistar mais votos

SATIRO SODRE/GAZETA PRESS

DESTAQUEEmbora não tenha apelo entre o grande público, a vela é o terceiro esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil nas Olimpí-adas (17), superada apenas pelo vôlei (20) e pelo judô (19)

Confi ra a lista dos atletas de cada modalidade:

Atletismo – Mauro Vinicius da SilvaBadminton – Lohaynny VicenteBasquete – Tiago SplitterBoxe – Robson ConceiçãoCanoagem Slalom – Ana SátilaCanoagem Velocidade – Isa-quias QueirozCiclismo BMX – Renato Re-zendeCiclismo Estrada – Rafael AndriatoCiclismo Mountain Bike – Henrique AvanciniCiclismo Pista – Flavio CiprianoDesportos na Neve – Isabel ClarkDesportos no Gelo – Isadora WilliamsEsgrima – Gabriela CecchiniFutebol – Neymar JuniorGinástica Artística – Arthur ZanettiGinástica de Trampolim – Gio-vanna MatheusGinástica Rítmica – Angelica KvieczynskiGolfe – Adilson da SilvaHandebol – Alexandra Nasci-mentoHipismo Adestramento – Lu-íza Almeida

Hipismo CCE – Marcelo TosiHipismo Saltos – Alvaro Aff on-so de Miranda Neto - DodaHóquei Sobre Grama – Ma-theus Borges FerreiraJudô – Rafaela SilvaLevantamento de Peso – Fer-nando ReisLutas – Joice SilvaMaratona Aquática – Poliana OkimotoNatação – Cesar CieloNatação Sincronizada – Lo-rena MolinosPentatlo Moderno – Yane MarquesPolo Aquático – Izabella Chia-ppiniRemo – Fabiana BeltrameRugby – Julia SardáSaltos Ornamentais – Cesar CastroTaekwondo – Guilherme DiasTênis – Bruno SoaresTênis de Mesa – Hugo Cal-deranoTiro com Arco – Sarah NikitinTiro Esportivo – Cassio RippelTriatlo – Pâmella OliveiraVela – Jorge ZarifVôlei de praia – Talita AntunesVôlei - Thaisa Daher

Confi ra a lista dos atletas de cada modalidade:

MELHORES

E07 - PÓDIO.indd 7 18/12/2013 23:02:51

E8 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Time representará AM em competição nacional

Pela primeira vez a Re-gião Norte será repre-sentada no Campeonato Brasileiro Seven de Rubgy. A competição será neste sábado e domingo (21 e 22), em Indaiatuba (SP), e a formação sairá do Ama-zonas. No grupo D da com-petição, atletas do Grupo da Universidade Federal do Amazonas (Grua) estreiam contra o Curitiba e, na se-quência, pegam a equipe do Alecrim (RN) e de Varginha (MG). “Nós pegamos uma chave muito boa e temos a oportunidade de trazer um troféu. O primeiro oponen-te é forte, mas nós também somos”, apostou o técnico Cayo Nicolau.

O BR Sevens é composto por representantes das cin-co regiões do Brasil e vai reunir 20 equipes no mascu-lino. O Grua conquistou vaga na competição nacional em outubro deste ano, após vencer a terceira Copa Ama-zônia Legal. “O time está honrado por representar a região Norte no Brasileiro e estamos preparados fi sica-mente e psicologicamente para a competição. Não tenho dúvida que faremos

um excelente trabalho por lá”, comentou.

E a participação do Grua em eventos nacionais será mais intensa a partir do ano que vem. Isso porque a equi-pe pretende trabalhar para ter um amazonense nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pela mo-dalidade Rugby 7. “Temos

um destaque na equipe que é uma das promessas para 2016, o Ewerton Bezerra. Ele é um cara esforçado, rápido, veloz e muito forte. O Ewerton já foi muito elo-giado pela Confederação e estamos apostando nele, que faz parte do Grua e viaja na sexta-feira (amanhã)”, fi nalizou.

RUGBI

ADVERSÁRIOSNo grupo D, atletas do Grupo da Uni-versidade Federal do Amazonas (Grua) estreiam contra o Curitiba e, na sequ-ência, pegam a equi-pe do Alecrim (RN) e de Varginha (MG)

Rubro-negros aumentam 340% SÓCIO-TORCEDOR

Em outubro deste ano, o presidente do Flamengo, Edu-ardo Bandeira Mello, esteve em Manaus para lançar o programa sócio-torcedor e estabeleceu uma meta: 12 mil associados. O objetivo tornaria mais real a possi-bilidade de o time carioca realizar dois jogos na Arena da Amazônia. A proposta teve retorno e, segundo a empresa Angel Consultoria, o número de torcedores sócios aumen-tou em 340% após a vinda do representante rubro-negro.

De acordo com o represen-tante da Angel Consultoria — empresa que auxilia nas negociações e monitora o nú-mero de associados— , Nel-son Wessler, apesar de o mu-nicípio concentrar um número considerável de torcedores, o programa teve um aumen-to de 340,2%, um número mediano para demanda.“Nós saltamos de 318 sócio-torce-dores cadastrados para 1,4 mil novos. A gente sabe que independentemente de alcan-çar ou não a meta estipulada

pelo presidente, um jogo do Flamengo será sempre viável na capital, mas continuare-mos buscando novos parcei-ros”, afi rmou.

Em apenas dois meses efetivado na capital ama-zonense, o programa sócio-torcedor do Flamengo ainda está em fase inicial. “Pode-mos dizer que ainda estamos ‘engatinhando’. A tendência é que esses números aumen-tem a partir do momento em que for confi rmado um jogo na capital amazonense, já que

do programa ‘Ingressos’ para um jogo ofi cial é o principal atrativo”, considerou.

O presidente da Guerreiros Fla, Aleson Henrique, tam-bém reforçou a ideia de que para o projeto deslanchar na capital amazonense, os ru-bro-negros terão de jogar na cidade. “O principal atrativo do programa sócio-torcedor é compra de ingressos ‘reser-vados’, enquanto uma partida não for confi rmada aqui as pessoas não se interessarão realmente”, concluiu.

Em todo Amazonas, cada vez mais torcedores do Flamengo têm se associado ao programa sócio-torcedor do clube carioca

MARCELL MOTA/ARQUIVO EM TEMPO

E8 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2013

Mesmo sem cum-prir as recomen-dações iniciais do Ministério Público

do Trabalho 11ª Região (MPT-AM), que fi scaliza desde 2012 a obra da Arena da Amazônia, a construtora Andrade Gutier-rez voltará às atividades na cobertura do estádio — parali-sadas desde o último domingo (15). A decisão foi anunciada ontem, após a Justiça do Tra-balho avaliar que a empresa adotou as providências cor-retivas apontadas pelo perito judicial e cumprirá as medi-das de segurança. A partir de agora, os operários dos setores de trabalho em altura só executarão suas atividades durante o dia, quando há luz natural.

“Os pontos mais críticos dessa fi scalização foram os setores de ‘trabalho em al-

tura’. Ficou acordado junta-mente com a empresa que a partir de agora, os operários só poderão prosseguir com as atividades no anel superior ou cobertura no período do dia, quando há luz natural. Ferra-mentas de trabalho tais como marretas, parafusos ou qual-quer outro objetivo utilizado deverá ser preso a um cabo e as áreas abaixo da membrana (teto) devem ser isoladas até que o serviço seja fi nalizado. Além disso, serão adotados outros equipamentos no lugar dos andaimes e que podem ser facilmente adequados no trabalho da fachada, área la-teral do estádio”, explicou o procurador da justiça Jorsinei Dourado do Nascimento.

Em 30 dias, o órgão fará uma nova fi scalização para acompanhar os ajustes das 64 obrigações oriundas do processo de maio deste ano e as obrigações atuais. “Nós cumprimos ações desde o

inicio da obra, mas que fo-ram intensifi cadas em 2012, quando a empresa assinou o primeiro Termo de Ajusta-mento de Conduta (TAC). Em maio deste ano, a Andrade Gutierrez tinha 64 obrigações para cumprir, em junho uma nova fi scalização foi realiza-da e mais 12 irregularidades foram constatadas. Diante do fato, uma nova fi scalização foi marcada para 16 de dezem-bro, independentemente do acidente que vitimou o jovem no sábado (14), o Ministério do Trabalho já realizaria essa inspeção”, frisou a procura-dora da justiça, Maria Nely Bezerra de Oliveira.

A perícia começou a ser feita na segunda feira (16) e estendeu-se até a manhã de ontem. O laudo foi assinado por dois peritos judiciais e os trabalhos de inspeção foram acompanhados pelo perito do Ministério público do Trabalho (MPT), Antenor Garcia de Oli-

veira Junior, e por outros três peritos de segurança da cons-trutora Andrade Gutierrez.

Excesso de trabalho No primeiro de interdição

operários da obra se reunirão em frente ao estádio para de-nunciar o excesso da jornada de trabalho. Os procuradores afi rmaram que essa questão está listada e que brevemente será analisada. “A perícia não foi concluída e encerramos um ponto considerado crítico, que é o trabalho em altura. Em relação à jornada do trabalho excessivo ainda não foi total-mente averiguada. Sabemos que com prazos a cumprir a aceleração é um ponto ana-lisado, mas para gente o que importa são as condições de trabalho que serão oferecidas aos trabalhadores a partir de agora. Não podemos transfe-rir o ônus da aceleração sob as costas dos operários”, disse o procurador Jorsinei.

FLAÍZE VIANA Equipe EM TEMPO

Ministério anunciou, ontem, a liberação das obras em altura, realizadas na Arena da Amazônia. As irregularidades apontadas ainda não foram corrigidas. Sendo assim, obras só pela manhã

Liberada

Explicações sobre perícia foram dadas ontem por procuradores

FOTOS: DIEGO JANATÃ

Durante a execução da obra, a Andrade Gutierrez deveria cumprir 64 obrigações. Deste número, apenas uma foi concluída, pois se tratava de serviços de escavação. Como a obra é dinâmica, a única reco-mendação foi cumprida porque o estádio já passou da fase de escavação.

64 obrigações

Obras realizadas em grandes alturas tinham sido proibidas por determinação da Justiça

E08 - PÓDIO.indd 8 18/12/2013 23:08:07