pódio - 14 de dezembro de 2013

8
MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected] É cada um por si O Grêmio foi a equipe brasileira mais prejudicada no sorteio dos grupos da Libertadores da América do próximo ano. Já o atual campeão, Atlético-MG, e o Cruzeiro terão vida fácil, enquanto o Flamengo enfrentará, na mesma chave, seu algoz de 2012. Pódio E7 Pódio E5 Flu se isenta de ação contra a Lusa Pódio E5 Vasco e Furacão punidos por briga

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 14 de dezembro de 2013

MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013 [email protected]

É cada um por si

O Grêmio foi a equipe brasileira mais prejudicada no sorteio dos grupos da Libertadores da América do próximo ano. Já o atual campeão, Atlético-MG, e o Cruzeiro terão vida fácil, enquanto o Flamengo enfrentará, na mesma

chave, seu algoz de 2012. Pódio E7

Pódio E5

Flu se isenta de ação contra a Lusa

Pódio E5

Vasco e Furacão punidos por briga

E01 - PÓDIO.indd 8 14/12/2013 00:33:23

Page 2: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E2 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

PROVER

Atletas da luta olímpica foram os destaques do Amazonas em competições fora do Estado

Com recordes de meda-lhas e de convocações de amazonenses às seleções brasileiras de

suas respectivas modalidades, o programa do Centro de Trei-namento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara) completou, ontem, 9 anos. E, para 2014, é provável que o programa inclua mais alguma modalidade.

“Nossos planos são esses, eu sei que haverá uma inclusão de um esporte no programa, mas não sei exatamente qual modalidade entrará. Houve uma ampliação do programa que nos permitiu um destaque maior. Hoje nós só temos a comemorar por esse ano de 2013”, comen-tou o coordenador do Ctara, Ricardo Ribeiro.

O quadro de medalhas — que ainda está em aberto — alcan-çou a marca recorde de 515 em competições regionais, nacionais e internacionais. Um crescimento signifi cativo, pois o Estado conquistou 163 meda-lhas em 2012. “Além do número de medalhas, o mais importante foi que, em 2013, o Ctara con-tabilizou 64 convocações para seleções”, enfatizou.

Um dos principais destaques neste ano, a luta olímpica, que tem Helton Henrique — um dos técnicos da seleção brasileira — e o Waldeci Silva no coman-do, foi o que mais rendeu bons resultados. “Nunca saíamos da cidade para competir. Tivemos uma oportunidade este ano e soubemos aproveitar”, comen-tou o primeiro.

MIC

HAE

L D

ANTA

S/SE

JEL

Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia completa 9 anos de existência e técnicos comemoram conquista inédita de medalhas e convocações

‘Colheita’ recorde em 2013 Campeão mundial ministra seminário para crianças

Disseminar bons valores e esperança. Este é o objetivo do Seminário Benefi cente, que será ministrado pelo campeão mundial de Jiu-Jítsu Rodrigo Pinheiro, hoje, 9h, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim 1, Zona Sul da capital. Além da palestra, haverá distribuição de 100 kimonos para as crianças que comparecem. A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia.

Morando atualmente em San Antonio, no Texas, Ro-drigo Pinheiro voltou à cidade especialmente para o evento. Segundo o lutador do Bella-

tor, o objetivo do seminário é mostrar para as crianças que é sempre importante lu-tar por seus sonhos. “Muita coisa na minha vida mudou graças ao esporte. Na minha infância não tive nada em abundância, mas graças ao jiu-jítsu eu consegui mudar esta realidade. Hoje eu tenho cinco academias nos Estados Unidos e quero mostrar para essas crianças que é possível mudar a sua história”, disse.

Segundo ele, o seminário não é direcionado apenas para crianças. A expectativa é que uma média de 400 lutadores participem do evento.

JIU-JÍTSU

Amazonense compete em Sul-Americano no Chile

O Brasil está representa-do em mais uma competição da ginástica. Desde quinta-feira (12), atletas das sele-ções de ginástica rítmica individual e de conjunto participam do Campeona-to Sul-Americano adulto, em Santiago, no Chile. A competição termina hoje. No evento, o conjunto foi composto pela amazonen-se Bianca Maia Mendonça, Beatriz Pomini Francisco, Dayane Amaral, Débora Falda, Francielly Machado Pereira e Mayra Gmach, trei-nadas por Camila Ferezin.

Ontem, pelo individual, as apresentações valiam me-dalhas por equipes e pelo individual geral, além da clas-sifi catória por aparelhos. As oito melhores em cada um vão para as fi nais. Já pelo no conjunto, o primeiro dia será reservado para as séries dos cinco pares de maças, enquanto no segundo, das três bolas e duas fi tas. A campeã no geral é a equipe que mais pontuar na soma das duas coreografi as. Esta será a última competição do ano para o conjunto nacional de ginástica rítmica.

GINÁSTICA RÍTMICA

O professor destacou que o reconhecimento e a remune-ração dos professor do proje-to foi um dos fatores que con-tribuiu para o desempenho. “Não dá para viver apenas de esporte, infelizmente, essa é a situação atual. Um profes-sor, especialista na modali-dade deve ser reconhecido pelo trabalho que executa e encontramos essa porta

aberta aqui”, afi rmou.Helton Henrique disse, ain-

da, que os instrutores traba-lham as bases da modalidade nos Centros de Convivência da Família. “No Ctara não dá para inserir esses meninos que estão iniciando agora. Tanto é que, nos Centros de Convivência, temos profes-sores que estão trabalhando nas bases”, encerrou.

O programa de alto ren-dimento, dentro da Vila Olímpica de Manaus, conta com profi ssionais especia-lizados e com experiência internacional, como médi-co, dentista, fi sioterapeuta, massoterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, preparador físico e técnicos especialistas em diversas modalidades.

Trabalho é focado desde a base

E02 - PÓDIO.indd 2 14/12/2013 00:37:16

Page 3: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E3 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013S, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

Tio de dirigente, Raí opina sobre os reforços do clube

Entre as qualidades citadas pelo São Paulo no anúncio de Gustavo Vieira como gerente executivo de futebol do São Paulo, em julho, estava o fato de ser sobrinho de Raí, ídolo da tor-cida tricolor. Aposentado dos gramados e já mais distante do clube, o tio o procura sempre na espera de novidades, na condição de torcedor.

“Eu procuro passar o que eu conheço, minha experiência. Mas ele tem o estilo dele. E ele já conhecia bem o clube; internamente, talvez melhor do que eu, hoje em dia. Ele é jo-vem ainda, mas tem bagagem e muito a oferecer, com sua competência e inteligência”, diz o ex-atacante.

Desde que deixou de ofere-cer assessoria jurídica para se tornar gestor do futebol são-paulino, Gustavo participou de três contratações: o zagueiro Roger Carvalho, o atacante Welliton e o lateral-direito Luis Ricardo. Agora, entre uma tem-

porada e outra, o volume de negociações é muito maior. E Raí, privilegiado pela proximi-dade familiar, tenta se inteirar em primeira mão.

“Eu não participo das de-cisões, mas a gente sempre

troca ideias dos jogadores que estão aí e dos que estão por vir. Porque eu sou torcedor e quero saber (risos). Se puder dar minha opinião, eu dou, mas a decisão é interna, dos diri-gentes que estão ali”, conta.

SÃO PAULO

NEGÓCIOSDesde que se tornou gestor do futebol são-paulino, sobrinho de Raí participou de três contratações: do zagueiro Roger Car-valho, do atacante Welliton e do lateral-direito Luis Ricardo

Sem arrependimentos por PatoAo menos publicamente,

Alexandre Pato continua respaldado pelos dirigentes do Corinthians. O diretor de futebol Roberto de Andrade é um dos que defende o refor-ço mais caro da história do futebol brasileiro – apesar de torcedores cobrarem a saída do atacante desde o pênalti caricato que eliminou o time da Copa do Brasil.

“Não estamos nem um pou-co arrependidos de ter feito esse negócio”, bradou An-drade, em entrevista sobre o planejamento do Corinthians para a próxima temporada. Pato está incluído no projeto, ainda mais, porque ninguém se dispôs a gastar muito para tirá-lo do Parque São Jorge.

Uma das difi culdades para o Timão se reforçar para 2014 é fi nanceira. O mercado está infl acionado, talvez de forma exagerada, porque o clube aceitou pagar R$ 40 milhões

para tirar Pato do Milan. “Não acredito que seja

isso. O pessoal não está exigindo mais porque se trata do Corinthians. Exis-tem salários e luvas quando não há direitos econômi-cos. Quando compramos o Pato, foi uma oportunidade de mercado”, argumentou o diretor de futebol.

O principal incumbido de fazer torcedores se arrepen-derem de críticas a Alexandre Pato será Mano Menezes. Em seu retorno ao Corinthians, o técnico terá também a missão de resgatar o bom futebol do astro.

“Por enquanto, não conver-samos sobre isso. O Mano assumirá o time no dia 3. Será da competência dele dizer se o Pato deve jogar aqui ou ali. Não sou eu que vou falar que ele precisa jogar porque cus-tou tantos milhões”, garantiu Roberto de Andrade.

CORINTHIANS

Pato está incluído no projeto do time alvinegro para 2014

DJA

LMA

VASS

ÃO/G

AZET

A PR

ESS

Salário de Diego difi culta

O presidente do Santos, Odílio Rodrigues, negou que o clube já tenha tudo acertado com o meia Die-go, atualmente no Wol-fsburg, da Alemanha. O dirigente admitiu que se reuniu com o pai e agente do jogador, Djair Ribas, que transmitiu a Odílio os va-lores recebidos por Diego no futebol europeu.

“Nós tivemos algumas reuniões com o pai do Die-go. Ficamos preocupados com os números. O que ele ganha na Alemanha é eleva-do para o futebol brasileiro. O Santos, evidentemente, tem interesse em atletas como o Diego. A negocia-ção é difícil, pelos valores envolvidos”, disse Odílio.

Muito dinheiroOs salários de Diego na

Alemanha superariam a casa de R$ 1 milhão. Reve-lado pelo Santos, o jogador garantiu, no entanto, que a questão fi nanceira não seria preponderante para uma volta à Vila Belmiro.

Diego tem contrato com o Wolfsburg, que ocupa a quinta colocação do Campeonato Alemão, até a metade de 2014. O jo-gador, que também teria despertado o interesse do Southampton, da Ingla-terra, poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do começo do próximo ano.

SANTOS

Vilson recusa salário menor oferecido pelo Palmeiras e já negocia com dois clubes

‘Encaminhado’

Um dos titu-lares do Pal-meiras na conquista

da Série B do Brasileiro difi cil-mente fi cará para o centenário. Vilson acordou uma renovação com o clube assim que chegou, em fevereiro, mas recebeu uma proposta diferente, dentro da ideia de contrato de produtivi-dade, com salário reduzido. O zagueiro recusou e a oferta está perto de dois outros clubes.

A informação foi repassada pelo advogado do jogador, Tia-go Faria. “Temos duas situações encaminhadas com um clube do Brasil e outro do exterior. Vamos esperar que o Palmeiras exerça a sua preferência até o dia 25”, disse o representante do defensor, alegando não poder revelar as equipes para evitar prejuízos nas negociações.

De acordo com Faria, quan-do assinou o contrato que acaba em 31 de dezembro, Vilson formalizou por escrito com o Palmeiras uma prorro-gação do vínculo para 2014. Porém, o presidente Paulo Nobre resolveu adotar a po-lítica de produtividade, no qual o salário é menor, mas os prêmios por objetivo con-quistado são maiores.

“Fizeram uma proposta com uma redução signifi -cativa, muito inferior ao que já tinha sido fi rmado e formalizado com a própria

diretoria em fevereiro. Quise-ram mudar o que já estava acordado aos 49 minutos do segundo tempo. Se não houver proposta melhor, será difícil re-novar”, explicou o empresário.

A última conversa dos re-presentantes de Vilson com o Verdão foi há cerca de duas semanas. “O Vilson já deixou claro seu desejo de fi car, mas não com a redução salarial que estão querendo. O Palmeiras pode exercer sua preferência até o dia 31, mas não pode-

mos esperar tanto tempo para defi nir o futuro dele”, afi rmou o advogado.

Em fevereiro, fi cou acerta-do que o Palmeiras liberaria o zagueiro no meio do ano caso aparecesse uma proposta do exterior e o seu futuro clube só deveria arcar com o que o Verdão gastou em salários, R$ 700 mil. Em agosto, o jogador soube que estava perto do Stut-tgart e foi para Alemanha, mas voltou sem fechar com o clube e disputou o resto da Série B.

Lúcio volta a estar en-tre os pretendidos pelo Palmeiras, mas, diferen-temente do ano passa-do, tem como entrave os atos de indisciplina que o deixaram sem jogar no São Paulo durante o segundo semestre. Para saber se vale a pena apostar no veterano, contudo, Paulo Nobre conta com uma fórmula: repetir o “papo reto” que adotou com Valdivia.

“Não existe nenhum preconceito, mas, ob-viamente, teremos uma conversa direta e franca com os jogadores que têm problema”, afi rmou o mandatário, sem ne-gar nem confi rmar ofi -cialmente o interesse no defensor do Tricolor, com quem o atleta tem um ano de contrato.

O zagueiro desrespei-tou Ney Franco e Paulo Autuori, sendo afastado de imediato pela dire-toria. Em sua chegada, Muricy Ramalho foi avi-sado para nem contar com Lúcio.

Verdão terá ‘papo reto’ com Lúcio

ALTERAÇÃOQuando assinou o con-trato, Vilson formalizou com o Palmeiras uma prorrogação do vínculo para 2014. Porém, o presidente do Verdão, Paulo Nobre, resolveu adotar a política de produtividade

Zagueiro recusou oferta do presidente do Ver-dão e negocia com dois outros clubes

NU

NO

GU

IMAR

ÃES/

GAZ

ETA

PRES

S

E03 - PÓDIO.indd 3 14/12/2013 00:39:42

Page 4: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E4 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

Abel Braga é o novo técnico do Internacional. O trei-nador da maior conquista da história do clube, o

Mundial de 2006, iniciará, em janeiro, a sexta passagem pelo Beira-Rio. A confi rmação ofi cial veio por meio de publicação no site ofi cial do Colorado. A apre-sentação de Abel deve ocorrer no início da próxima semana.

Uma reunião ocorrida na ma-nhã de ontem também defi niu Marcelo Medeiros, que foi diretor de futebol do clube em 2013, como novo vice de futebol do Colorado. A defi nição de quem seria o comandante do futebol do Inter em 2014 era pré-requisito para o clube confi rmar a volta de Abel de forma ofi cial. Os demais integrantes do departamento de futebol serão anunciados.

Aos 61 anos, Abel Braga já teve cinco passagens pelo Beira-Rio. A primeira ocorreu em 1988 e, a últi-ma, em 2008. A mais vitoriosa foi a de 2006 a 2007, quando venceu a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes pelo Colorado. Ele ganhou também o Campeonato Gaúcho de 2008 pelo Colorado.

ReforçoVice-campeão da Libertadores

deste ano pelo Olímpia, o uruguaio Martín Silva pode ser o primeiro re-forço de peso do Internacional para 2014. Indicado por Abel Braga, ele é o goleiro reserva da seleção do Uruguai que disputará a Copa do Mundo de 2014. Com a lesão

do titular Muslera, foi ele quem assumiu a camisa 1 da Celeste na repescagem das eliminatórias.

A negociação, porém, não é sim-ples. Por Martín Silva, o Inter deve enfrentar a concorrência do Vasco, que tam-bém pretende com o goleiro para 2014. Apesar da indicação de Abel e da amizade com Forlán, Silva está mais próximo de São Januário

que do Beira-Rio. As negociações com o clube carioca estão mais adiantadas, mas a chance de atuar em Porto Alegre existe.

Destaque da campanha do Olímpia na última Libertadores, Silva tem 30 anos. Começou a carreira em 2002 pelo Defensor, clube no qual atuou até 2011. Naquele ano, transferiu-se para o Olímpia. Foi também o terceiro goleiro uruguaio na Copa do Mun-do de 2010, quando a Celeste foi semifi nalista.

do titular Muslera, foi ele quem assumiu a camisa 1 da Celeste na repescagem das

porém, não é sim-ples. Por Martín Silva, o Inter deve enfrentar a concorrência do Vasco, que tam-bém pretende com o goleiro para 2014. Apesar da indicação de Abel e da amizade com Forlán, Silva está mais próximo de São Januário

que do Beira-Rio. As negociações com o clube carioca estão mais adiantadas, mas a chance de atuar em Porto Alegre existe.

Destaque da campanha do Olímpia na última Libertadores, Silva tem 30 anos. Começou a carreira em 2002 pelo Defensor, clube no qual atuou até 2011. Naquele ano, transferiu-se para o Olímpia. Foi também o terceiro goleiro uruguaio na Copa do Mun-do de 2010, quando a Celeste foi

PASSAGEMDe 2006 a 2007, Abel Braga venceu a Copa Libertadores da Amé-rica e o Mundial de Clubes pelo Internacio-nal. O técnico ganhou também o Campeonato Gaúcho de 2008 pelo time colorado

Última passa-gem do técnico Abel Braga pelo Beira-Rio foi há 6 anos

Pela sexta vezAbel Braga é anunciado como novo treinador do Internacional. Última vez que comandou o Colorado, em 2008, depois de várias conquistas no clube

DIVULGAÇÃO

Dado Cavalcanti assume o CoxaA diretoria do Coritiba con-

fi rmou, ontem o nome de Dado Cavalcanti como novo técnico do time para a tem-porada 2014. O treinador, que neste ano se destacou pela campanha do Mogi Mi-rim, no Campeonato Paulis-ta, mas na sequência não conseguiu levar o Paraná Clube ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, começará imediatamente o planejamento, já consciente de alguns desafi os.

O primeiro deles é liderar um projeto e montar uma equipe que faça o meia Alex permanecer no Alto da Glória. O ídolo coxa-branca entrou em férias e viajou com a família, deixando sua defi ni-ção apenas para o retorno, quando já encontrará a nova comissão técnica. Como re-ferência positiva, o jogador sempre apoio Marquinhos Santos, técnico jovem, da

nova geração, como o novo comandante coxa-branca.

Com elenco pronto, a primeira meta é manter a hegemonia no Estado, bus-cando o pentacampeonato paranaense, aproveitando para deixar o time pronto para os principais objetivos, ou seja, levantar um título nacional e conseguir a vaga na Libertadores da América, algo que o rival Atlético-PR já conseguiu em 2013.

Em seu primeiro time na Série A do Brasileirão, Dado garante estar preparado para encarar os obstáculos em seu maior desafi o da carreira. “É uma honra vestir e defender essa camisa. Estou muito feliz de poder comandar o Coritiba. Me sinto preparado e confi ante. Existe um ditado do futebol que diz que quanto mais difícil o jogo, melhor o jogador joga. E no lado profi s-sional do treinador também.

O clube me traz essa confi an-ça de poder buscar objetivos neste ano”, concluiu.

Alex fi caA certeza do presidente do

Coritiba, Vilson Ribeiro de An-drade, sobre a permanência do meia Alex no Alto da Glória para a próxima temporada ga-nhou mais uma testemunha ontem. O novo técnico alvi-verde revelou que conversou o jogador antes da apresen-tação ofi cial e conta com sua presença no elenco.

A permanência de Tcheco no departamento de futebol, agora como gerente, manten-do um contato mais próximo com os atletas, e de Mario Ma-zzuco como superintendente no lugar de Felipe Ximenes também teria agradado Alex. Porém, para encerrar de vez com as especulações, falta apenas uma declaração ofi -cial do jogador.

CORITIBA

Dado Cavalcante garante estar preparado para encarar desafi o de colocar Coxa em destaque

DIVULGAÇÃO

Capitão do acesso, Rafael Lima renova para Série A

Capitão da Chapecoen-se na campanha do acesso inédito ao Campeonato Bra-sileiro da Série A, o zagueiro Rafael Lima, 27, renovou seu contrato com o Verdão do Oeste. O anúncio foi exposto pelo vice-presidente do clube, João Carlos Maringá. “Tínha-mos interesse de selar o novo contrato, pois a presença do Rafael Lima para a Série A é muito importante. Foi tudo feito de uma forma tranquila e salutar para ambos os la-dos”, declarou.

De férias na capital ca-tarinense, Lima fez questão de expressar a satisfação em seguir no elenco da Chape. “Agradeço muito ao clube, à forma que o Marin-gá conduziu tudo com meu empresário, à confi ança da comissão técnica, na fi gura do Gilmar (Dal Pozzo, trei-nador), Lucianinho (auxiliar técnico), Paixão (Anderson,

preparador físico) e demais membros. Tenho certeza que vamos fazer um grande ano, tanto no Estadual, quanto na Série A”, projetou.

Na campanha vitoriosa do Verdão do Oeste, Rafael Lima esteve em campo em 35 oportunidades, onde re-cebeu oito cartões amarelos, mas nenhum vermelho. Com ajuda do capitão, os coman-dados de Gilmar Dal Pozzo conquistaram 17 vitórias, 12 empates e seis derrotas.

TransferênciaArtilheiro Maior goleador

da história do Campeonato Brasileiro da Série B, com 31 redes balançadas, Bruno Ran-gel está próximo do Al Kohr, clube do Catar. O centroa-vante recebeu uma proposta vantajosa do Remo-PA, clube que contratou seu compa-nheiro Athos, mas deve seguir rumo ao mundo árabe.

CHAPECOENSE

Jorginho deixa o comando

Mesmo tendo co-mandado a Ponte Pre-ta na boa campanha que culminou no vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o trei-nador Jorginho não permanece no clube na próxima tempora-da. A saída aconteceu por divergências eco-nômicas e a diretoria da Macaca liberou o técnico ontem.

Jorginho não deve ser o único a deixar a Ponte até o começo da temporada que vem. O presidente Márcio Della Volpe quer fechar o elenco que defenderá a Macaca no próximo ano em no máximo 18 dias. “Com a fi nal da Sul-Americana, deixamos de lado o planejamento para 2014. Agora não tem jeito. Precisamos sentar e discutir tudo. Afi nal, 2014 já está aí. Não temos mais tem-po a perder. Vamos sair da estaca zero”, admite o dirigente.

Alguns atletas do gru-po alvinegro estão na mira de outros clubes e podem ser transferidos. Uendel e Rildo caso se-jam negociados, devem render uma boa renda aos cofres da Ponte Pre-ta. Já Baraka e Roberto estão livres para nego-ciar com outras equipes a partir do dia 31. O elenco ganhou férias e volta a trabalhar no início de janeiro.

PONTE PRETA

Jogador esteve em campo 35 vezes na Série B do Brasileiro

E04 - PÓDIO.indd 4 14/12/2013 00:42:56

Page 5: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E5 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

Flu nega ‘tapetão’Nas vésperas do julgamento que pode benefi ciar Tricolor, presidente garante: clube não participou de denúncia

As trocas de acusação entre Portuguesa e Fluminense devido à possibilidade de

perda de pontos do time paulista na tabela do Campe-onato Brasileiro ganharam mais um capítulo ontem. O presidente Tricolor Carioca, Peter Siemsen, convocou uma entrevista coletiva para esclarecer a posição do time das Laranjeiras e negou ter agido nos bastidores para denunciar a Lusa pela escala-ção irregular de Héverton.

“Já estávamos no começo do planejamento para dis-putar a Série B quando nos deparamos com a notícia da possível irregularidade de um atleta da Portuguesa. Fui surpreendido e passamos a acompanhar a situação. Apesar de não ter nenhuma relação com o Fluminense, parte da mídia e das pessoas associou o Fluminense a uma situação de irregularidade, mas o clube não tem nenhu-ma participação”, declarou.

Ele também lamentou o sentimento de revanche de-vido às “viradas de mesa” protagonizadas pelo clube na década de 1990. “Asso-ciar isso ao clube não tem nada a ver. Querer justifi -car a não aplicação de uma pena porque o Fluminense no passado esteve relacionado a situações que nem eram

provocadas por ele, também. Em 1996 houve escânda-lo da arbitragem do Ivens Mendes e o Fluminense não tinha nada a ver”, enfatizou Siemsen.

Medo de perseguiçãoO presidente negou que

o clube use sua força nos bastidores para se benefi ciar na luta contra a Portuguesa nos tribunais e reclamou do tratamento do caso, como se fosse um duelo entre time grande e pequeno. Ele ainda lembrou que, caso a per-manência na Série A seja confi rmada, o Fluminense passará toda a temporada sendo perseguido pela im-prensa e pelos rivais.

“Querem que não se cum-pra a regra para que o Flu-minense caia. O Fluminense já estará punido, pois será questionado o ano inteiro. E não é o clube que decide em qual série irá jogar. Se decidi-rem que vamos jogar a Série B, vamos seguir nosso plane-jamento. Só não queremos um ambiente hostil. Somos uma instituição cumpridora de regras”, ressaltou.

O Superior Tribunal de Justi-ça Desportiva (STJD) iniciará o julgamento das denúncias contra Portuguesa e Flamen-go na próxima segunda-feira (16), às 15h (de Manaus), no Rio de Janeiro.

DHAVID NORMANDO/PHOTOCAMERA

Mesmo com vínculo contratual encerrado com a Portuguesa, o meia Souza não deixou de se preocu-par com o clube que defendeu em 2013. Questionado sobre o possível rebaixamen-to da Lusa, por causa da escalação do meia Héverton, na última rodada do Brasileiro, o jogador mostrou sua indignação e disparou contra o Fluminense.

“Quando se fala em Fluminense, se fala em virada de mesa. O que conquistamos foi em campo. Nin-guém é maluco de pegar a arma e dar tiro no pé, escalando jogador irregular. “Se isso acontecer será uma tamanha vergo-nha. Respeito muito a torcida do Fluminense, mas ia manchar mais ainda a história do clube”, disse.

Ex-lusa reclama de processo

Peter Siemsen disse ter fi cado surpreso com a notícia de que time paulista usou um jogador irregular

Atlético-PR e Vasco sem torcidaJulgado pela 4ª Comissão

Disciplinar do Superior Tri-bunal de Justiça Desportiva (STJD), o caso da briga gene-ralizada em Joinville (SC) en-tre torcedores do Atlético-PR e do Vasco, no último domingo (8), pela rodada fi nal do Campeonato Brasileiro, ren-deu ao clube paranaense 12 perdas de mando de campo. Já o carioca foi penalizado em oito partidas.

A condenação tem por base o artigo 213 do Código Bra-sileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição aos times que “deixam de tomar provi-dências capazes de prevenir e reprimir desordens na pra-ça de desporto”. O Furacão

deve cumprir seis jogos com os portões fechados e dispu-tar o restante das partidas fora de Curitiba.

Além da punição desportiva, o clube foi multado em R$ 120 mil. A pena do Atlético-PR foi maior, porque também foi enquadrado nos artigos 191, que pune agremiações que não cumprem medidas sufi cientes para garantir a segurança do público, e 211, que compreende a obrigação de manter o estádio com infraestrutura adequada para a segurança.

Assim como o Furacão, o Vasco também terá de cumprir metade da pena com portões fechados. A multa do time

cruz-maltino, estabelecida em R$ 80 mil, foi menor. A arbi-tragem da partida também foi punida pelo tribunal por não cumprir as obrigações de sua função. Já as federações paranaense e catarinense também foram denunciadas pelo artigo 191.

Torcedor tem altaWilliam Batista da Silva, úni-

co torcedor que ainda perma-necia internado por causa da briga durante a partida entre Atlético-PR e Vasco, recebeu alta ontem. O torcedor, ini-cialmente internado no Hos-pital Municipal São José, havia sido transferido para o Centro Hospitalar da Unimed. Ele foi

levado da Arena Joinville até o hospital em um helicóptero e teve detectada uma fratura no crânio. Os outros três torcedo-res já haviam recebido alta.

A briga teve início aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o placar marcava 1 a 0 para o Atlético-PR. Adeptos de ambos os times se aprovei-taram que poucos seguranças faziam a separação entre as torcidas e deram início ao confronto. O reinício da par-tida só aconteceu mais de uma hora depois da eclosão da briga. O placar fi nal de 5 a 1 garantiu a terceira coloca-ção ao Atlético-PR e decretou o rebaixamento do Vasco à Série B do Brasileiro.

POR BRIGA

Diretoria prepara lista de vendas e ‘moedas’

Precisando reforçar o elenco para 2014, quan-do terá a Copa Liberta-dores como prioridade, a diretoria do Flamengo tenta agilizar a redução do plantel para se “livrar” dos atletas que não estão nos planos do técnico Jayme de Almeida. Assim, reduzir a folha salarial e ter mais fôlego para ir ao mercado. Além disso, alguns dos “dis-pensáveis” podem servir de moeda de troca.

Apesar de a diretoria não confi rmar, não fazem parte dos planos o lateral direito Digão, o zagueiro Frauches, os meias Mat-theus, Adryan e Gabriel e os atacantes Rafi nha e Marcelo Moreno, que, in-clusive, será devolvido de maneira ofi cial ao Grêmio em 31 de dezembro, quan-do encerra o contrato. O Tricolor gaúcho, inclusive, já foi notifi cado.

Os jovens rubro-negros que não estão nos planos não serão dispensados defi nitivamente e, sim, emprestados ou troca-dos. Adryan, por exemplo, está muito próximo de ser anunciado por um clube italiano. O vice-presiden-te de relações exteriores do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, deixou essa tran-sação encaminhada e o nome do futuro time de-verá ser revelado na se-gunda-feira (16).

Mattheus, fi lho do te-tracampeão Bebeto, ainda não tem destino defi nido, mas recebeu algumas son-dagens do futebol espa-nhol. O Fla pretende con-

duzir o caso do jogador do mesmo jeito que faz com Adryan, emprestando para ganhar experiência, mas sem perder os direitos federativos, já que ele pode “estourar” futuramente e dar lucro ao clube.

Outro jogador que será emprestado, mas por via de troca, é o meia Rafi -nha. Ele será incluído na negociação que deve levar o volante Feijão, do Bahia, para a Gávea. O jogador se destacou pelo Tricolor Baiano no Campeonato Brasileiro e, com 19 anos,

é visto como promissor. A ideia é que o acordo seja feito este mês, com ambos os clubes podendo adquirir os direitos federativos.

No meio da negociação para contratar Feijão, a diretoria do Flamengo foi informada de que o Bahia também pretende contar, por empréstimo, com o apoiador Gabriel, contra-tado no início do ano pelo clube carioca junto ao clu-be baiano. Essa transação está no começo, mas o bom relacionamento entre os di-rigentes deve contribuir.

FLAMENGO

GIULIANO GOMES/GAZETA PRESS

‘FAXINA’Precisando reforçar o elenco para 2014, a cúpula do Flamen-go tenta agilizar a redução do plantel para se “livrar” dos atletas que não estão nos planos do técnico Jayme de Almeida

Confron-to resultou em perda de mandos de campo e multas

E05 - PÓDIO.indd 3 14/12/2013 00:47:58

Page 6: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E6 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

BAYERN PEGA O HAMBURGO Antes de viajar para o Marrocos para o Mundial de Clubes, o Bayern

de Munique entra em campo hoje, pela 16ª rodada do Cam-peonato Alemão. O time, que lidera com 41 pontos, quatro a mais que o Bayer Leverkusen, perseguidor mais direto, recebe o Hamburgo, que tem 16 pontos e está na parte intermediária da tabela de classifi cação. Terceiro colocado com 31 pontos, e ainda tentando se manter na luta pelo título, o Borussia Dortmund, longe de casa, medirá forças com o Hoff enheim, que tem 17 pontos e aparece na parte intermediária da tabela.

JUVE JUNTA OS CACOS PARA VENCER SAS-SUOLO Eliminada de maneira precoce na Liga

dos Campeões da Europa, tendo perdido por 1 a 0 para o Galatasaray, na Turquia, na última quarta-feira (11), a Juventus junta os cacos e volta as suas atenções para o Campeonato Italiano. A Velha Senhora, que lidera com 40 pontos, três a mais que a Roma, perseguidora mais direta, recebe o Sassuolo na Arena Juventus, em Turim. A anfi triã pode ser considerada favorita, pois, além de jogar em casa, terá pela frente um rival que faz campanha bem irregular e, com 14 pontos, fl erta com a zona de rebaixamento.

BARCELONA RECEBE O VILLARREAL Emba-lado pela goleada de 6 a 1 sobre o Celtic na Liga

dos Campeões da Europa, o Barcelona volta a campo pelo Campeonato Espanhol hoje, quando recebe o Villarreal, no Nou Camp, em choque válido pela 16ª rodada. O Barça divide a liderança com o Atlético de Madrid, ambos com 40 pontos. Também neste sábado, o Real Madrid, com 37 pontos, tenta encurtar a distância para os líderes e, para alcançar esse objetivo, precisa, como visitante, superar o Osasuna, que faz campanha muito irregular e, com 13 pontos, fl erta com a zona de rebaixamento.

Itália fi cará em cidade carioca

O técnico da Itália, Cesare Prandelli, confi rmou, ontem, que a Azzurra se concentrará a cerca de 100 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, antes da Copa do Mundo de 2014. A cidade escolhida foi Mangaratiba-RJ, em um dos centros de treinamento lista-dos pela Federação Interna-cional de Futebol Associado (Fifa), o resort Portobello.

Segundo Prandelli, um dos fatores preponderantes para a escolha foi que o local tem um campo de treina-mento na mesma área do hotel. “Lá é onde poderemos fazer um trabalho de quali-dade. Não gosto de perder horas de ônibus entre o hotel e o campo”, explicou.

Assim como a Itália, outras três seleções já confi rmaram que se hospedam no Estado para o torneio mundial. Ho-landa e Inglaterra fi carão na capital carioca, enquanto o Brasil usará a Granja Coma-ry, em Teresópolis-RJ.

Integrando o grupo D, a Itá-lia enfrenta Uruguai, Costa Rica e Inglaterra na primeira fase da Copa de 2014. A es-treia da Azzurra será contra os ingleses, às no dia 14 de junho, em Manaus.

COPA-2014

Favorito, Guangzhou pega Al AhlyO Guangzhou Evergrande,

da China, time onde joga o meia argentino Darío Conca, encara o Al Ahly, do Egito, hoje, às 12h (de Manaus), no Estádio Nacional de Agadir, em Agadir, no Marrocos, no duelo que abre a segunda etapa do Mundial de Clubes. O ganhador vai encarar o Bayern de Munique, campeão europeu, nas semifi nais, na terça-feira (17).

Neste duelo o favoritismo é todo do time oriental, que conta com um elenco bem mais qualifi cado graças a um grupo de investidores que assumiu o comando do time. O técnico italiano Mar-

cello Lippi conseguiu levar o time ao Mundial graças ao fato de ter conquistado o título da Liga de Clubes da Ásia, batendo na decisão o Seul, da Coréia do Sul.

Além de Conca, que é o cé-rebro do time, o elenco conta com jogadores de habilidade, como a dupla de atacantes, composta pelos brasileiros Murique, ex-Vasco, e Elkeson, ex-Botafogo. O time chinês sonha alto. “Nós acreditamos que podemos brigar pela con-quista do título, mas sabemos que para isso é preciso passar por esse primeiro jogo”, disse Conca.

Já o O Al Ahly é um dos ex-

perientes times dessa edição. O representante do Egito já disputou o Mundial de Clubes quatro vezes: em 2005, 2006, 2008 e 2012. Em 2008 conse-guiu o terceiro lugar. O clube é considerado um gigante da África, tendo conquistado nada menos do que 17 títulos continentais.

Campeão da Liga dos Campeões da África, tendo superado na fi nal o Orlando Pirates, da África do Sul, o Al Ahly sofre com a crise do futebol egípcio, suspenso por conta da crise política no país. O técnico Mohamed Youssef tem como destaque o meia Mohamed Aboutrika.

MUNDIAL DE CLUBES

Alemanha vai montar CT

A Federação Alemã de Futebol informou, ontem, que vai montar o seu pró-prio centro de treinamento em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, para a Copa do Mun-do de 2014, no Brasil.

Chamado de “Campo Bahia”, o quartel-general da seleção alemã terá uma atmosfera de vila com 65 salas. O campo de treina-mento fi cará a cinco minutos das acomodações que serão construídas para jogadores e comissão técnica.

Financiado por empresá-rios da Alemanha, o “Campo Bahia” já está em constru-ção e, segundo a federação alemã, deve fi car pronto em março de 2014. O local fi ca a 45 minutos do aeroporto.

A seleção alemã está no Grupo G do Mundial, ao lado de Portugal, Gana e Estados Unidos. A estreia vai aconte-cer em 16 de junho, contra os portugueses, justamen-te em Salvador, às 12h (de Manaus). A segunda partida está marcada para o dia 21 de junho, contra Gana, em Fortaleza. O último jogo da fase de grupos é contra os Estados Unidos, em Recife.

NA BAHIA

Argentino Dário Conca é um dos destaques do time chinês

DIVULGAÇÃO

‘Ataque poderoso’ Diante da possibilidade de enfrentar o Bayern na decisão do Mundial de Clubes, goleiro do Galo diz estar preparado

O Atlético-MG ain-da precisa passar pela semifi nal para ter a possibilidade

de duelar contra o poderoso Bayern de Munique, mas os jogadores do Galo não con-seguem parar de pensar no possível confronto. O goleiro Victor sabe que vai precisar trabalhar muito caso o Galo enfrente os alemães, mas o jogador garante que enfren-tou desafi os semelhantes na carreira.

“Para o goleiro, às vezes é ruim jogar partidas em que a bola chega pouco e que, quando chega, o cara acaba acertando um chute na gave-ta. Contra ataques poderosos, você participa mais ativamen-te, o nível de concentração é maior. Mas não é nada que me assuste, já passei por esse tipo de situação, jogando contra ataques poderosos, e fi z gran-des atuações”, declarou.

Um dos heróis da conquista da Libertadores, Victor espera repetir as boas atuações no

Mundial de Clubes. O atleta lembra que goleiros como Rogério Ceni e Cássio foram decisivos em favor de São Paulo e Corinthians, e agora o jogador quer assumir o papel de protagonista para ajudar o Atlético-MG a conquistar o maior título de sua história.

“O Cássio e o Rogério fo-ram fundamentais nestas conquistas e sabemos da di-fi culdade que é disputar um Mundial, é a nata do fute-bol. As atuações deles, assim como a do Clemer contra o Barcelona, têm de ser vistas com bons olhos. Mas o mais importante de tudo é fazer a melhor preparação possível para ter uma grande atuação neste Mundial”, disse.

Salários em diaCom o dinheiro da venda do

meia-atacante Bernard preso na Fazenda Nacional, o Atléti-co-MG estava com problemas para pagar os jogadores, que estavam com os salários atra-sados há quase dois meses.

O presidente Alexandre Kalil, porém, conseguir quitar o débito com os atletas e vai se juntar ao time do Galo, que vai disputar o Mundial de Clubes.

“O presidente tinha de fi car aqui para pa-gar salário, colocar a folha em dia, que não estava e eu consegui colocar”, disse o mandatá-rio atleticano, ao ressaltar que se sente orgulho-so de colocar o Galo na d i s p u t a para ser o melhor time do mundo , feito al-cançado com a inédi- ta conquista da Libertadores em 2013. “Acho muito orgulho conse-guir levar o Atlético-MG ao campeonato mais importante do mundo”, declarou.

O Atlético-MG vai co-nhecer, hoje, o adversário nas semifi nais do Mundial de Clubes. Ele sairá do confronto entre Raja Ca-sablanca e Monterrey, do México, que se enfrentam às 15h30 (de Manaus), no Estádio Nacional de Agadir, em Agadir, no Marrocos. Os mexicanos farão a estreia, enquanto os marroquinos atuaram na última quarta-feira (11), quando elimina-ram o Auckland City, da Nova

Zelândia, com um triunfo por 2 a 1.

Por conta da maior tradi-ção o Monterrey, que chegou a este Mundial após con-quistar o tricampeonato da Liga dos Campeões da Con-cacaf, pode ser considerado favorito. Porém, está longe de ser um time confi ável. Fracassou no Campeonato Mexicano e fi cou fragilizado com a perda de jogadores importantes, como o meia Walter Ayov, que foi para o

Pachuca, e o atacante Aldo de Nigris, que se transferiu para o Chivas.

O técnico Víctor Manuel Vucetich também saiu e a equipe passou ao coman-do de José Cruz, bastante questionado. O elenco é en-velhecido e prova disso está em seu ataque, formado por Humberto Suazo e Cesar Delgado. No meio existe o volante Lucas Silva, conhe-cido dos brasileiros por ter defendido o Botafogo.

Galo conhece adversário hojeVictor res-saltou que é preciso ter um nível de concentração maior diante dos alemães

DEN

IS D

IAS/

GAZ

ETA

PRES

S

MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

‘Ataque poderoso’ Diante da possibilidade de enfrentar o Bayern na decisão do Mundial de Clubes, goleiro do Galo diz estar preparado

O presidente Alexandre Kalil, porém, conseguir quitar o débito com os atletas e vai se juntar ao time do Galo, que vai disputar o Mundial de Clubes.

“O presidente tinha de fi car aqui para pa-gar salário, colocar a folha em dia, que não estava e eu consegui colocar”, disse o mandatá-rio atleticano, ao ressaltar que se sente orgulho-so de colocar o Galo na d i s p u t a para ser o melhor time do mundo , feito al-cançado com a inédi- ta conquista da Libertadores em 2013. “Acho muito orgulho conse-guir levar o Atlético-MG ao campeonato mais importante do mundo”, declarou.

Pachuca, e o atacante Aldo de Nigris, que se transferiu para o Chivas.

O técnico Víctor Manuel Vucetich também saiu e a equipe passou ao coman-do de José Cruz, bastante questionado. O elenco é en-velhecido e prova disso está em seu ataque, formado por Humberto Suazo e Cesar Delgado. No meio existe o volante Lucas Silva, conhe-cido dos brasileiros por ter defendido o Botafogo.

Galo conhece adversário hojeVictor res-saltou que é preciso ter um nível de concentração maior diante dos alemães

DEN

IS D

IAS/

GAZ

ETA

PRES

S

E06 - PÓDIO.indd 6 14/12/2013 01:31:41

Page 7: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E7 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

SPORTING QUER DISPARAR No meio de se-mana Benfi ca e Porto foram eliminados da Liga dos

Campeões da Europa na fase de grupos. Ambos dividem a segunda posição do Campeonato Português com 27 pontos e mergulharam em uma profunda crise. Tentando tirar proveito desta situação e disparar na ponta da tabe-la, o Sporting, que tem dois pontos a mais que os rivais, entra em campo hoje, pela 13ª rodada, para medir forças com o Belenenses, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O adversário tem apenas 11 pontos e fl erta perigosamente com a zona de rebaixamento.

CHELSEA EM DUELO FÁCIL O Arsenal enfrenta o Manchester na tarde de hoje, fora de casa, em

Manchester, pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, na briga por melhores posições na tabela de classifi cação. Também neste sábado o Chelsea entra em campo diante de sua torcida, em Londres, para um compromisso bem mais tranquilo. Os Blues irão duelar com o modesto Crystal Palace, que estão na zona de rebaixamento, com 13 pontos, e, por isso mesmo, têm consciência da responsabilidade no jogo

FRANÇA: LÍDERES JOGAM FORA DE CASA O Paris Saint-Germain, líder com 40 pontos, e o

Monaco, segundo com dois pontos a menos, entram em campo hoje, como visitantes, para tentar vencer na 18ª rodada do Campeonato Francês. O PSG visita o Rennes, que tem 21 pontos e aparece na parte intermediária da tabela de classifi cação. O Monaco encara o Guingamp, outro que, com 23 pontos. Terceiro colocado com 36 pontos, o Lille recebe o Bastia, que tem 23 pontos. Amanhã, acontece o tradicional duelo entre Lyon, que soma 23 pontos, e Olym-pique de Marselha, que tem quatro pontos a mais.

GIRO INTERNACIONAL

Clube não escolhe rivais, diz diretorCabeça de chave do grupo 5

da Libertadores, o Cruzeiro caiu em boa chave e possivelmente não terá muitas difi culdades para avançar às oitavas de fi nal. Por enquanto, a Rapo-sa sabe apenas que duelará com o Defensor, do Uruguai. Os outros dois integrantes são desconhecidos. Um deles será peruano: Universitario ou Real Garcilaso. O outro sai do confronto entre Caracas, da Venezuela e uma equipe ar-gentina, que pode ser Lanús ou River Plate.

O diretor de futebol, Ale-xandre Mattos, entende que o Cruzeiro não pode escolher adversários, e deixa claro que

os celestes vão jogar a com-petição para superar qualquer obstáculo que apareça pela frente. Segundo ele, a equipe mineira entra forte para ser tricampeão da América. “O Cru-zeiro não foge de nada e encara o que tiver de encarar. Vamos chegar muito forte. O Cruzeiro é muito respeitado e isso é um orgulho, mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O dirigente cruzeirense disse ainda que a Raposa já está acostumada com a Libertado-res e que a torcida se envolve no torneio continental. “É um torneio que o Cruzeiro tem uma empatia muito grande, a torcida se envolve, e o Cru-

zeiro vai fazer uma grande competição. Vamos trabalhar e buscar muito este título que será mais um presente para nossa torcida”, afi rmou.

ReforçoA diretoria do Cruzeiro acer-

tou, ontem, a contratação do primeiro reforço do atual cam-peão brasileiro para a próxima temporada. Mattos confi rmou a contratação do lateral es-querdo Miguel Samudio, do Libertad-PAR e da seleção paraguaia. O atleta se apre-sentará em janeiro, para fazer os exames médicos e assinar contrato, por empréstimo de um ano, até o fi nal de 2014.

CRUZEIRO

Tite tem oferta para LibertadoresA diretoria do Botafogo

abriu ofi cialmente negocia-ções com o técnico Tite, que deixou recentemente o Corin-thians, para que ele assuma o time na temporada de 2014, quando o Alvinegro vai jo-gar a Copa Libertadores, o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. O treinador foi informado do planejamento e gostou do que ouviu.

Por várias vezes, Tite disse que gostaria de trabalhar no fu-tebol carioca e a oportunidade pode estar aparecendo. O que pode atrapalhar o acerto é que ele está inclinado a fi car parado por três meses para curtir os

familiares. O treinador preten-de ainda viajar para a Europa a fi m de estudar a evolução tática no Velho Continente.

Porém, fi cou satisfeito com o que ouviu dos dirigentes botafoguenses e a possibi-lidade de voltar a disputar uma Libertadores. Sobre o aspecto fi nanceiro, a dife-rença entre o que foi pedido pelo treinador e oferecido pelo Glorioso é de R$ 150 mil. Porém, Tite estaria dis-posto a reduzir a pedida para se aproximar desta quantia, enquanto o clube tenta viabi-lizar um pequeno aumento.

O outro nome que vinha sendo ventilado nos corre-

dores de General Severiano era o de Paulo Autuori, mas neste caso apenas sonda-gens foram feitas e nenhuma conversa iniciada, ao contrá-rio de Tite. O Botafogo foi in-formado que Autuori estaria apalavrado com outro clube do futebol brasileiro, de fora do eixo Rio-São Paulo.

Nos bastidores, há quem defenda a efetivação do au-xiliar Eduardo Húngaro como técnico para reduzir custos e permitir a contratação de re-forços de peso. Porém, o pre-sidente Maurício Assumpção não parece disposto a fazer experiências em um ano que o time volta à Libertadores.

BOTAFOGO

GRUPOS DA COPA

LIBERTADORESPrimeira fase

(Pré-Libertadores)*:

O Grêmio foi a equipe brasileira mais pre-judicada no sorteio dos grupos da Copa

Libertadores da América de 2014, realizado em Luque (PAR), na noite da última quin-ta-feira (12). Integrante do Grupo 6, o Tricolor Gaúcho terá como adversários o argentino Newell’s Old Boys e o colom-biano Atletico Nacional de Me-dellín. Além disso, o Nacional (URU) pode juntar-se ao trio de fi nalistas da competição,

caso passe pela primeira fase da competição.

Já o atual campeão Atlético-MG terá vida muito mais fácil no Grupo 4. Apesar de encarar o tradicional Nacional (PAR), o Galo terá pela frente o Za-mora (VEN) e o vencedor do confronto entre Morelia (MEX) e Santa Fe (COL). Seu rival Cru-zeiro também terá um grupo relativamente tranquilo.

Cabeça de chave do quinto quadrangular, a Raposa sabe apenas que duelará com o De-

fensor (URU). Os outros dois integrantes são desconheci-dos. Um deles será peruano: Universitario ou Real Garcila-so. O outro sai do confronto entre Caracas (VEN) e uma equipe argentina, que pode ser Lanús ou River Plate.

Outra equipe brasileira a entrar direto na fase de gru-pos, o Flamengo reencontrará um antigo algoz no Grupo 7. Responsável por sua eli-minação na Libertadores de 2012, o Emelec (ECU) tem a

companhia de Bolívar (BOL) e León (MEX) no quadrangular. Enquanto isso, Atlético-PR e Botafogo precisam disputar a primeira fase do continental, a chamada “Pré-Libertadores”.

Se o Furacão passar pelo Sporting Cristal, irá integrar o Grupo 1, ao lado de Vélez Sarsfi eld, uma equipe peruana (Real Garcilaso ou Universi-tario) e outra boliviana. Já o Fogão precisa eliminar o Deportivo Quito (EQU) para enfrentar União Española

(CHI), Independiente José Te-rán (EQU) e o campeão argen-tino no Grupo 2.

Graças a regra estabeleci-da pela Conmebol para esta edição, nenhum grupo contará com dois times brasileiros, fato comum nos últimos anos. De acordo com a entidade, ne-nhuma das equipes que decide a primeira fase em casa, casos de Atlético-PR e Botafogo, po-deria cair em um quadrangular em que já existisse um clube de seu país.

Sporting Cristal (PER) x Atlético-PRG1

Deportivo Quito (EQU) x BotafogoG2

Chile 3 x Guaraní (PAR)G3

Caracas (VEN) x Argentina 5 (Lanús ou River Plate)

G4

Santa Fe (COL) x Monarcas Morelia (MEX)

G5

Nacional (URU) x Oriente Petrolero (BOL)

G6

Grupo 1:Vélez Sarsfi eld (ARG)Bolívia 2Peru 1 (Real Garcilaso ou Univer-sitario)G1 (Sporting Cristal ou Atlético-PR)

Grupo 2:União Española (CHI)Argentina 3 (Lanús ou San Lorenzo)Independiente José Terán (ECU)G2 (Deportivo Quito ou Botafogo)

Grupo 3:Cerro Porteño (PAR)O’Higgins (CHI)Deportivo Cali (COL)G3 (Chile 3 ou Guaraní)

Grupo 4:Atlético-MGNacional (PAR)Zamora (VEN)G5 (Morelia ou Santa Fe)

Grupo 5:CruzeiroDefensor (URU)Peru 2 (Universitario ou Real Garcilaso)G4 (Caracas ou Argentina 5)

Grupo 6:Newell’s Old Boys (ARG)GrêmioAtlético Nacional (COL)G6 (Nacional ou Oriente Petro-lero)

Grupo 7:Bolívar (BOL)FlamengoEmelec (ECU)León (MEX)

Grupo 8:Peñarol (URU)Arsenal de SarandÍ (ARG)Anzoategui (VEN)Santos Laguna (MEX)

*Times em segundo decidem em casa

Brasileiros conhecem adversários

Enquanto Grêmio pega Newell’s e Atletico Nacional no grupo da morte da Libertadores de 2014, Atlético-MG e Cruzeiro caem em chave mais tranquila. Já o Flamengo reencontrará algoz de 2012

E07 - PÓDIO.indd 7 14/12/2013 01:33:25

Page 8: Pódio - 14 de dezembro de 2013

E8 MANAUS, SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO DE 2013

SELEÇÃO FEMININA ESTREIA COM VITÓRIAA seleção brasileira iniciou a busca pelo tetracampeo-

nato do Torneio Internacional de Futebol Feminino com o pé direito. Na noite da última quinta-feira (12), a equipe contou com o apoio da torcida no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para vencer o Chile por 2 a 0. Os gols brasilei-ros foram marcados no primeiro tempo de jogo. Principal estrela da Seleção, Marta fez bela jogada individual, deixou a goleira adversária para trás e abriu o placar logo aos 11 minutos. Aos 33, Thaisa aproveitou bom passe de Debinha para ampliar.

WTA DE FLORIPA TEM DATAS ALTERADASO WTA de Florianópolis tem previsão de começar no dia

24 de fevereiro de 2014. No entanto, de acordo com os calendários divulgados pela organização, a competição será realizada em junho nos anos de 2015 e 2016. O principal motivo da mudança é o Long Summer, um verão europeu mais longo que causou a mudança de datas de algumas competições na temporada. Com a alteração, o torneio brasileiro será realizado antes das competições nas quadras rápidas dos Estados Unidos. O torneio será realizado uma semana antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

ESTREANTE NO MUNDIAL, DUDA AVANÇA Duda, de 15 anos, é a atleta mais jovem do Brasil a

competir uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No Open de Durban, seu primeiro torneio inter-nacional adulto, ela segue invicta. Ontem, ao lado de Thais, venceu a terceira partida no Grupo H e avançou às oitavas de fi nal do torneio sul-africano. A dupla brasileira derrotou as austríacas Swoboda e Zass, por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-16. Um dia antes, já havia superado a dupla chinesa Yue e Ma, além das dons da casa Judith e Pocock.

GIRO POR OUTRAS MODALIDADES

Bruno Senna faz o primeiro treino na pista de Interlagos

Às vésperas de fazer a pri-meira corrida na Stock Car, Bruno Senna teve a chan-ce de conhecer o carro da categoria ontem. O piloto participará da Corrida do Milhão, última prova do ano e que defi nirá o campeão da temporada, amanhã (15), às 8h30 (de Manaus).

O sobrinho de Ayrton Senna fez poucas voltas e se preocu-pou mais em conversar com os engenheiros sobre o fun-cionamento do carro. Durante

o tempo que esteve na pista de Interlagos, ele conseguiu completar sua melhor volta em 1min41s070. Ao total, ele deu 20 voltas, tendo termi-nado oito delas na marca de 1min41s.

Para que possa ser feito uma boa comparação, os números de Bruno podem ser analisa-dos com base no tempo de Júlio Campos, que foi o mais rápido no treino da prova de abertura, disputada em março, com a marca de 1min38s708.

CORRIDA DO MILHÃO

Zanetti e Péricles convidadosA seleção de ginástica

artística masculina fecha as competições de 2013 na Copa Toyota, com dois participantes convidados, neste fi m de semana. Na madrugada de hoje, às 1h (de Manaus), são as apre-sentações do solo e argolas, com Arthur Zanetti, e do cavalo com alças, com Pé-ricles da Silva. Amanhã (15), à meia noite, Péricles volta para as barras paralelas e

barra fi xa.Arthur participa pela se-

gunda vez da competição. Na última edição, no ano passado, o ginasta conquis-tou o ouro nas argolas e foi o quarto colocado no solo. O técnico Marcos Goto, da Seleção de Ginástica Artís-tica Masculina, conta que as expectativas são as melho-res. “Nós temos um objetivo, que é terminar 2013 man-tendo os grandes resultados

alcançados neste ano, já que o Arthur venceu todas as competições que partici-pou”, afi rmou.

Já Péricles faz sua estreia na competição que, segundo ele, é bastante difícil. “Este é um campeonato muito for-te, só para convidados. Eu vou testar minha série nova no cavalo com alças e espe-ro conseguir apresenta-la da melhor forma possível. Esses eventos são sempre

muito importantes, já que estamos sendo avaliados de olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016”, disse.

Pelo masculino, além de Arthur e Péricles, a Copa Toyota contará com ou-tros 17 participantes, da Alemanha, Canadá, Coreia, Grã-Bretanha, Hong Kong e Vietnã. Haverá também apresentações pelo femini-no, mas sem brasileiras.

COPA INTERNACIONAL

LeBron James lidera votos para jogar All-Star Game

Eleito quatro vezes o MVP da NBA, LeBron James con-tinua sendo um dos princi-pais jogadores da liga nor-te-americana. Uma prova disso é que, de acordo com a primeira parcial divulgada pela competição, o ala do Miami Heat é o mais votado para participar do All-Star Game em 2014.

Mais popular entre todos os jogadores, LeBron lidera na Conferência Leste com um total de 609.336 votos recebidos. Enquanto isso, o segundo mais votado foi Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, representante da Conferência Oeste, tem 607.407 votos.

Os outros jogadores que completam a lista dos cinco mais votados são: Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), com 501.215; Paul George (Indiana Pacers), com 489.335; e Carmelo Anthony (New York Knicks), com 424.211.

O All Star Game será reali-zado no dia 16 de fevereiro, na New Orleans Arena. Na votação que determinou os selecionados para o último duelo, Kobe Bryant terminou como o mais votado. Neste ano, mesmo fi cando muito tempo afastado por conta de uma lesão, ele é um dos pre-feridos pelos fãs da liga.

Blazers vencem Adversários na noite da

última quinta-feira (12), Le-Marcus Aldridge e Dwight Howard foram os grandes destaques desta rodada da NBA. Favorito, quem levou a melhor foi Aldridge, que fez com que o Portland Trail Blazers chegasse à 18ª vitória na competição ao bater o Houston Rockets, por 111 a 104, em casa.

Com o resultado, o time de

Portland ultrapassou o núme-ro de triunfos de San Antonio Spurs e do Oklahoma City Thunder e se manteve na lide-rança da Conferência Oeste. No confronto, Aldridge, que fi cou em quadra por 41 minu-tos, terminou com 31 pontos marcados e 25 rebotes. Quem também conseguiu um duplo-duplo foi Robin Lopez, com 16 pontos e dez rebotes.

NBA

NA PONTAMais popular entre todos os jogadores da liga norte-americana, o ala do Miami Heat lidera na Conferência Leste com um total de 609.336 votos recebidos somente na primeira etapa

Ala do Miami Heat tem mais de 609 mil votos recebidos

DIV

ULG

AÇÃO

Dispensado da Force Índia, alemão Adrian Sutil é anunciado pela Sauber para 2014. Ainda restam quatro vagas em diferentes equipes no Mundial de 2014

Nova chanceA equipe Sauber anun-

ciou ontem, a contra-tação de Adrian Sutil para a temporada

2014 da Fórmula 1. O piloto alemão ganha uma chance, após ter perdido sua vaga na Force India, que escolheu Ser-gio Pérez e Nico Hulkenberg como dupla no próximo ano. Os termos do contrato não foram revelados.

Sutil vai para a sétima tem-porada na principal categoria do automobilismo mundial e demonstrou felicidade no acer-to com a escuderia suíça para correr em 2014. “É hora de embarcar em um novo desafi o. Estou determinado em fazer

minha parte e ter sucesso jun-to à equipe Sauber”, projetou otimista.

Monisha Kalterborn, dona da Sauber, mostrou reciprocidade e espera o alemão em alto nível na próxima temporada. “Que-riamos trabalhar com ele faz um tempo. Ele já havia visitado a fábrica em setembro e co-nheceu nossa infraestrutura. Além de rápido, ele traz muita experiência, que vai ser muito importante nas regras novas de 2014”, declarou.

A Sauber afi rmou ainda não ter escolhido o segundo piloto. O mexicano Esteban Gutiérrez ainda não renovou, mas pode fazer parte da escuderia. Outro

especulado é o brasileiro Felipe Nasr. Após Sutil ter acertado com a equipe suíça, restam apenas quatro vagas na tem-porada 2014 da Fórmula 1: duas da Caterham, e uma de Sauber e Marussia.

Massa escolhe ‘19’Felipe Massa saiu na frente

dos outros pilotos e anunciou, ontem, qual é o número que ele passará a usar a partir da pró-xima temporada na Fórmula 1. Por meio de seu perfi l ofi cial do Instagram, o brasileiro postou a foto de um capacete com o número e comentou: “19 é o número”. A ideia de números fi xos para os pilotos a partir da próxima temporada foi apro-

vada em reunião entre o Grupo de Estratégia e a Comissão, na última segunda-feira (9), em Paris.

Segundo a Federação In-ternacional de Automobilismo (FIA), os pilotos deveriam en-viar à entidade os três números preferidos e, caso houvesse uma escolha igual, a defi nição seria feita com base no resulta-do do Mundial anterior. O único que não pode ser escolhido é o 1, reservado ao atual cam-peão. No entanto, fi ca a critério do piloto utilizar a numeração de campeão. O brasileiro, que correrá pela Williams ainda não confi rmou se o número foi aprovado.

Piloto alemão perdeu vaga na Force Índia para mexicano Sergio Pérez

DIV

ULG

AÇÃO

E08 - PÓDIO.indd 8 14/12/2013 01:35:16