panorama hospitalar 25ª edição março de 2015

36
Panorama hospitalar A revista + completa do setor da saúde ph Ano 2 • N o 25 • Março/2015 PANORAMA HOSPITALAR: NOVO PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL 25 9 772359 052009 ISSN 2359-0521 Presidente da ABIMO, Franco Pallamolla: “A saúde no Brasil precisa ser repensada”

Upload: vp-group

Post on 08-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A revista Panorama Hospitalar apresenta ao administradores de hospitais e clínicas notícias atualizadas sobre o mercado, entrevistas e reportagens sobre novas tecnologias e os principais temas do segmento, além de coberturas jornalísticas dos eventos do setor.

TRANSCRIPT

PanoramahospitalarA revista + completa do setor da saúde

phA

no 2

• N

o 25

• M

arço

/201

5PANORAMA HOSPITALAR: NOVO PROJETO GRáficO E EdiTORiAl

25

977

2359

0520

09

ISS

N 2

359-

0521

Presidente da ABiMO, Franco Pallamolla:“A saúde no Brasil precisa ser repensada”

FUNDAMENTOS PARA MELHORIA DA QUALIDADE E SEGURANÇAO Consórcio Brasileiro de Acreditação lança o seu mais novo produto o Fundamentals For Care que tem por objetivo possibilitar que instituições de saúde hospitalares e ambulatoriais conheçam e possam implantar um conjunto de Fundamentos e Critérios voltados a viabilizar a melhoria da qualidade e segurança da assistência prestada aos pacientes.

INFORMAÇÕES: Assessoria de Relações Institucionais - (21) [email protected]

PARCERIA/SUPORTE

WWW.CBACRED.ORG.BR

anuncio - 3.indd 1 10/20/2014 6:06:05 PM

Panorama Hospitalar | Março, 2015 3

Edição: Ano 2 • N° 25 • Março de 2015

Presidência e CEOVictor Hugo [email protected]

RedaçãoEditora e Coordenadora EditorialCarla [email protected]

ArteFlávio [email protected]

Carlos Eduardo [email protected]

Giovana [email protected]

Web DesignRobson [email protected]

Comercial Diretor ComercialChristian [email protected]

Gerentes de ContasViviane Romãoviviane.romã[email protected]

Ismael [email protected]

MarketingGerente de MarketingTomás [email protected]

AnalistaThiago [email protected]

AssistenteMichelle [email protected]

SistemasFernanda Perdigã[email protected]

Wander [email protected]

FinanceiroRodrigo [email protected]

A RevistaA revista Panorama Hospitalar apresenta aos administradores de hospitais e clínicas notícias atualizadas sobre o mercado, entrevistas e reportagens sobre novas tecnologias e os principais temas do segmento, além de coberturas jornalísticas dos eventos do setor.

Panorama Hospitalar Onlinewww.revistapanoramahospitalar.com.br

Tiragem: 15.000 exemplaresImpressão: Duograf

Alameda Madeira, 53, Cj. 92 - 9º andar06454-010 - Barueri – SP • + 55 (11) 4197 - 7500www.vpgroup.com.br

Durante os meus 16 anos, quando fui uma das ganhadoras do con-curso de redação sobre a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos (SP) - minha cidade natal -, certamente, não estava ciente que na-

quele momento o DNA da minha trajetória profissional seria a área de saúde. Ainda nesta época, a única certeza: queria ser jornalista. A deci-são ocorreu poracreditar que as palavras têm em si o dom transforma-dor; ou seja, de renovar o velho; de provocar sentimentos, muitas vezes, escondidos dentro da nossa concha, como o choro e o riso. E, quando escritas, estas mesmas palavras eternizam laços, desfazem os nós e assu-mem a sua divindade para cada um. Trata-se de um espetáculo!

Minha carreira foi construindo-se e desenhando-se. A primeira parte aconteceu ainda na terra que nasci. A segunda em Presidente Prudente, pois a vivência do jornalismo diário e impresso pautaram-me. Em 2006, o reencontro com a saúde se fez presente. Graças ao médico Roberto Lofti, então diretor de Comunicação da APM (Associação Paulista de Medicina).Com esta experiência, o reencontro com este setor dinâmico pontuou o meu entusiasmo. Na APM escrevi livros, prestei assessoria na área da saúde e estive na coordenação de comunicação da HOSPITALAR Feira + Fórum e da Reabilitação Feira + Fórum, áreas onde vivenciei o setor em seu dinamismo mais amplo. Fui uma célula do maior palco da saúde da América Latina, que movimenta a indústria mundial, reúne os players da saúde global, faz interlocução com todo o segmento, pois em cada uma de suas edições – HOSPITALAR e REABILITAÇÃO, a saúde é a protagonista para sua evolução. Graças à atuação de liderança da presidente de ambos os eventos, Dra. Waleska Santos, pude aprender, durante a nossa convivência, que o segredo de qualquer sucesso gira na roda do entusiasmo, da simplicidade, da empatia, da sabedoria e da dedicação ao trabalho.

Com esta expertise adquirida, agregada ao início da VP Group com a concretização do meu bem maior: compartilhar o meu efeito motivador de cada dia – a saúde – surge a revista Panorama Hospitalar em minha vida. Este entusiasmo pela saúde foi sentido e percebido face à perspicaz da então editora da PH, Keila Marques, o CEO da VP Group, agência de comunicação responsável pela publicação e Victor Hugo Piiroja, que me convidaram para assumir o doce desafio de ser editora da publicação. Desafio aceito!

Nesta edição, a revista Panorama Hospitalar reinventa-se e atualiza-se por meio de um novo projeto gráfico e editorial, aproximando-se mais do setor e imprimindo a inovação em todo o seu contexto.

Queridos leitores, confiram a revista PH contemporânea!

Boa leitura a todos e à equipe um início de uma ótima parceria!

Do DNA DA SAúDe à inovação da revista PanoraMa HosPitalar

Carla NogueiraEditora e Coordenadora Editorial

Panoramahospitalara revista + completa do setor da saúde

ph

4 Panorama Hospitalar | Março, 2015

índiceSumário

+ eficiência 6Gestão eficaz da logística hospitalar contribui na promoção do sistema de saúde

Tudo novo 8Panorama Hospitalar apresenta projeto gráfico e editorial

nova fase 9Iside Falzetta assume Núcleo de Comunicação e Marketing da L+M

coluna 10/11As novidades do setor da saúde

Medicina 12Beneficiência Portuguesa investe em Medicina Nuclear

especial 14/15/16/17Entrevista com o presidente da ABIMO, Franco Pallamolla

novas Medidas 18/19Ministério da Saúde e Anvisa: anunciam novo ajuste de preço de medicamentos

Ampliação 20Gnatus Group lança portfólio para equipamentos médico-hospitalares

Tendências 22Tecnologia brasileira produz prótese não convencional

evolução 24MV cresce 20% e se consolida no mercado de software de saúde no Brasil

Humanização 26Incentivo ao parto normal é destaque na saúde suplementar

diálogo 28Secretários da Saúde discutem a integralidade do SUS

Assistência 29HC elege 20 doenças raras como prioritárias em 2015

em pauta 30Anuário Brasileiro da Saúde discute a era da cooperação

e-health 32Estudo aponta a importância da tecnologia na promoção da saúde

novidade 34 Albert Einstein instala moderna solução para administrar dados de pacientes

6 Panorama Hospitalar | Março, 2015

A boa gestão em hospitais e instituições de saúde pre-coniza a valorização profissional, a humanização no atendimento e a melhoria na qualidade dos serviços.

Práticas que devem ser adotadas também nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Às vezes imperceptível, a logís-tica hospitalar também contribui para que médicos e suas equipes multiprofissionais possam oferecer segurança na administração de medicamentos aos pacientes, um reflexo das práticas de humanização e da qualidade dos serviços.

“Possibilitar que medicamentos e insumos estejam sem-pre à disposição do médico e do paciente é uma atribui-ção da logística hospitalar, que deve ter controle absoluto sobre todo o estoque, atividades e relatórios que envol-vem essa dinâmica”, diz o empresário e especialista em logística hospitalar e presidente da UniHealth, Domingos Fonseca. “Não existe boa gestão se essa prática não for cotidiana, se não estivermos atentos ao abastecimento e reabastecimento dos medicamentos e insumos necessá-rios”, completa.

No ambiente hospitalar, e em serviços de saúde em ge-ral, não existe recall. Qualquer erro pode ser fatal para o paciente – e em muitos casos também para a imagem da instituição. Há muitos anos, a margem de erro na admi-nistração de medicamentos em UTIs é a mesma, ou seja, de aproximadamente 3%. Em boa parte isso acontece até hoje pela manutenção de práticas de gestão idênticas há

SegurAnçA

gestão eficaz da logísticahospitalar contribui na promoção e qualidade do sistema de saúde

+ Eficiência

mais de 14 anos. Práticas como a falta de informação no momento da prescrição, com erros que poderiam ser evi-tados caso fossem aplicadas soluções modernas, como a rastreabilidade de medicamentos. “Com o apoio de um cadastro máster, onde são catalogados mais de 15 mil itens, é possível garantir que nunca faltem medicamentos. Mas, se por algum motivo isso ocorrer, ainda assim o mé-dico poderá consultar o cadastro, fazer o cruzamento de dados, optar por medicamentos similares e sem riscos para o paciente”, explica Domingos.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), medicamentos e insumos hospitalares são os produtos mais onerosos de toda a cadeia hospitalar, podendo representar até 40% do total dos recursos. Para ter excelência na qualidade dos serviços de UTI, é preciso também que todo o sistema hos-pitalar e de saúde reduzam drasticamente gastos desne-cessários. Para Domingos Fonseca, essa é uma das maiores contribuições da logística hospitalar. “Não se pode pensar apenas nos aspectos financeiros que, claro, são impor-tantes, mas é possível ter uma boa gestão partindo, por exemplo, para atitudes como a utilização racional de me-dicamentos. E essa é uma das atividades fins da logística hospitalar”, conclui o executivo.

Atuando no setor há cerca de 30 anos, a UniHealth é uma das referências na implementação de soluções em lo-gística hospitalar, realizando a gestão de mais de 100 hospi-tais e unidades de saúde e, atendendo mais de 10 mil leitos hospitalares. “A organização movimenta 800 milhões de unidades e mais de 5 milhões de requisições por ano com mais de 500 colaboradores. Mantemos também um centro de pesquisa e inovação tecnológica”, finaliza.

Cadastro máster: permite a catalogação de 15 mil itens: garantia para não faltar medicamentos

Executivo, especialista em logística hospitalar e presidente da UniHealth: Domingos Fonseca

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

PORTAS COMUNS DE HOSPITAIS QUEBRAM ATÉ TRÊS VEZES POR ANO

AS PORTAS PALMETAL EM AÇO INOX ELIMINAM ESSE CUSTO E PERMITEM QUE SEUS

QUARTOS FUNCIONEM SEM PARADAS PARA MANUTENÇÃO.

FALE COM:Alexandre do [email protected]

CADEIRA INOX EXPURGO CARRO DE LIMPEZACALHA DE ESCOAMENTOLAVATÓRIO MESA DE TRABALHOLIXEIRA

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio_230x310_PanoramaHospitalar_Marco_2015.pdf 1 20/02/2015 18:32:36

8 Panorama Hospitalar | Março, 2015

A revista Panorama Hospitalar (PH), a partir desta edi-ção, inaugura importante e renovada fase. A pu-blicação, um dos braços de atuação da VP Group,

agência de comunicação integrada com forte atuação no mercado nacional e internacional está mais estratégica e com foco em todo o setor da saúde.

A inovação, segundo o CEO da VP Group Victor Hugo Piiroja marca o momento da organização em fortalecer a marca Panorama Hospitalar em toda a cadeia da saúde, bem como, reforçar o posicionamento da empresa como uma das mais importantes deste setor.

“A VP Group tem em seu DNA a importância da inova-ção em sua teoria e prática. Renovar a Panorama Hospita-lar marca este momento como um dos mais promissores para a empresa e também para todo o setor da saúde, que receberá um conteúdo mais ampliado e completo. Tam-bém com este novo projeto estamos consolidando uma interlocução mais direta com as lideranças, dirigentes e principais players da saúde”.

Mudanças – O conteúdo editorial será voltado para todo o setor da saúde, o que proporcionará assuntos mais abran-gentes e atualizados. “A saúde é pauta todos os dias. Vamos trazer matérias especiais e entrevistas com estes players que movimentam, lideram e permeiam este segmento. Também reportagens específicas de assuntos que estão em debates e que pedem uma reflexão mais ampla”, comenta a editora e coordenadora editorial, Carla Nogueira.

Para o designer Flávio Bissolotti, que assina a nova lo-gomarca e o projeto gráfico da Panorama Hospitalar, a revista está com “layout mais contemporâneo, utilizando das tendências de ícones, fontes e infográficos proporcio-nando uma leitura mais agradável para o público deste segmento”. E complementa, “é um setor exigente e atua-lizado. Fizemos um estudo criterioso para entender o perfil deste leitor para chegarmos a este resultado”.

Panorama Hospitalar em eventos – Piiroja também adiantou que ações estratégicas como parcerias com enti-dades e presenças em grandes eventos de saúde serão mais presentes na agenda da Panorama Hospitalar. “Já iniciamos algumas alianças com importantes instituições e empresas, o que permitirá mais visibilidade para a Panorama Hospita-lar. Também estaremos na HOSPITALAR Feira + Fórum, gra-ças a uma parceria com a mostra, onde vamos potencializar esta nova fase da publicação”, concluiu o CEO.

NovidAdes

Revista Panorama Hospitalarchega ao mercado de saúde com novo projeto gráfico e editorial

Tudo Novo

VP Group – É especializada em oferecer as melhores solu-ções em comunicação integrada e global aos seus clientes. A agência, através de seu Núcleo de Negócios, cria estra-tégias de marketing, desenvolve planos de comunicação para impulsionar o crescimento dos negócios de seus par-ceiros, fomenta a visibilidade da sua empresa na grande imprensa e mídia especializada e realiza eventos inéditos para toda a América Latina.

CEO da VP Group, agência de comunicação responsável pela Panorama Hospitalar: “..Renovar a Panorama Hospitalar marca este momento como um dos mais promissores para a empresa e também para todo o setor da saúde, que receberá um conteúdo mais ampliado e completo”

Editora e coordenadora editorial da PH, Carla Nogueira, “Vamos trazer matérias especiais e entrevistas com estes players que movimentam, lideram e permeiam este segmento”

Designer Flávio Bissolotti da PH, “é um setor exigente e atualizado. Fizemos um estudo criterioso para entender o perfil deste leitor para chegarmos a este resultado”.

Panorama Hospitalar | Março, 2015 9

Líder na América Latina na gestão de espaços e tecno-logias em saúde com expertise em arquitetura, mon-tagem, manutenção e gestão de infraestrutura de

hospitais, a L+M inaugura sua fase mais estratégica para todo o mercado.

A executiva Iside Falzetta assume a diretoria do núcleo de Comunicação, Markerting e Relações Institucionais da organização. Falzetta será responsável por todo o desen-volvimento e implantação do planejamento estratégico de comunicação, relações públicas, relacionamento e ações específicas para todo o mercado latinoamericano que a L+M atua. A criação do Núcleo reforça a expansão da L+M em todo o mercado e do processo de fortalecimento da marca em toda a América Latina.

“Esta nova estruturação vai permitir maior interlocução com toda a cadeia da saúde, o que possibilita abertura de novos canais para parcerias, atuação e possibilidades de negócios para a L+M. Também potencializará ações que a L+M vem desenvolvendo em outros estados brasileiros por exemplo”, ressalta Falzetta.

Novos conceitos – Para executar as novas estratégias, Falzetta adianta que a L+M está redesenhando todo seu projeto de comunicação: promocional, institucional e in-

Estratégia

iside Falzetta assume a direção do Núcleo de Comunicação, Marketing e relações institucionais da L+M

Nova Fase

terna. “É essencial implementar novos conceitos em todos os processos de comunicação da L+M para que o mer-cado, o setor e até os nossos colaboradores entendam a nova fase que a organização chegou e quais os objetivos que queremos alcançar”, pontua a diretora.

Mais presença – Marcar presença em importantes even-tos do setor da saúde também é uma das frentes de atu-ação do Núcleo de Comunicação da L+M. No primeiro semestre, segundo Falzetta, a empresa tem uma agenda completa e bem definida de quais os congressos, encon-tros, simpósios e feiras a empresa participará como: En-contro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e XXI Sueco – Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantis .“Estas ações imprimem cada vez mais a força ins-titucional e promocional da L+M”, diz Falzetta. Na HOSPITALAR - Um dos pontos altos da L+M é a parti-cipação durante a HOSPITALAR 2015, nos dias 19 a 22 de maio, no Expo Center Norte. Este ano, a empresa estará com o tradicional Hospital Contemporâneo (HC), um dos espaços mais visitados da mostra, com o tema, “Hospitais, metrópoles da saúde: planejamento, gestão e mobilidade a serviço do cidadão”.

Além do HC, a L+M estará na programação do Fórum Hospitalar com a Manhã de Tecnologia e o II Congresso de Design e Operação com o tema integrado do Hos-pital Contemporâneo. “Os participantes poderão ver no Hospital Contemporâneo o que nos eventos – Manhã de Tecnologia e Congresso de Design e Operação foram discutidos durante a programação oferecendo o conheci-mento e atualização profissional de forma mais ampla”, conclui Falzetta.

Hospital Contemporâneo: recebe mais de duas mil visitas/dias durante a HOSPITALAR

Iside Falzetta: “Esta nova estrutura vai permitir maior interlocução com toda a cadeia da saúde”

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

O setOrColuna

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

10 Panorama Hospitalar | Março, 2015

Hospital Bandeirantes recebe Certificação Internacional

O Hospital Bandeirantes recebeu a Certificação Internacional QMentum, metodologia

de excelência que envolve toda a instituição na padronização de melhores práticas. O evento contou com a presença cônsul geral do Canadá, Stéphane Larue. “É gratificante nosso hospital ser reconhecido por essa certificação, uma vez que estamos sempre em busca de melhores resultados, buscando a igualdade com as melhores instituições de saúde internacionais”, declara Dr. Mário Lúcio Baptista, diretor clínico do Hospital Bandeirantes.

Anahp tem nova equipe de relacionamento com parceiros

A Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados amplia a sua

carteira de produtos e serviços destinados às empresas parceiras e passa a contar com uma equipe de relacionamento dedicada exclusivamente ao Programa Parceiros Anahp.Liderada por Jadson Costa, que possui mais de 20 anos de experiência no segmento da saúde, com passagens pelo Dasa, Centro de Hematologia de São Paulo e Diagnóstika, a equipe de relacionamento da Anahp conta com o reforço de Camila Magalhães, que há dez anos atua nas áreas de marketing e estratégia na indústria farmacêutica, passando por empresas como Gambro,

Biolab e União Química. Para completar o time, Bruna Strifezzi, com oito anos de experiência na área comercial em saúde, passa a dar suporte aos parceiros da entidade.Para o diretor Executivo da Anahp, Carlos Figueiredo, o que a Anahp proporciona aos seus parceiros vai muito além das iniciativas praticadas no mercado. “Procuramos oferecer informações qualificadas e que sejam interessantes para os nossos parceiros. Entendemos que a proximidade da indústria com os prestadores de serviços de saúde é fundamental para o entendimento das reais necessidades do setor”, explica.

A ABIMED - Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde concluiu o processo eleitoral para escolha de dois novos diretores para o Conselho de Administração da entidade: Luiz Verzegnassi, gerente Brasil da GE Healthcare, e Sandro Dian, diretor geral da Stryker do Brasil. Eles integram o Conselho ao lado do presidente

Fabrício Campolina, da Johnson & Johnson; Daniel Mazon, da Philips; Pedro Stern, da Sonova e Kurt Kaninski, da St. Jude.Na GE Healthcare desde 2009, Luiz Verzegnassi foi gerente geral de serviços para a América Latina e vp de serviços globais de cirurgia antes de assumir a gerência Brasil. Sandro Dian está na Stryker há 10 anos, tendo atuado como diretor comercial da companhia. As mudanças na ABIMED incluem ainda a contratação de Aurimar Pinto para assumir a recém-criada diretoria executiva de relações institucionais.

Nova diretoria do Conselho de Administração da ABIMeD tem executivos da Ge Healthcare e stryker do Brasil

Panorama Hospitalar | Março, 2015 11

O CEO da VP Group/Panorama Hospitalar, Victor Hugo Piiroja e a editora e coordenadora editorial da publicação, Carla Nogueira conheceram uma das

empresas que vem despontando e criando inovações em mobiliários para hospitais, clínicas e demais ambientes de saúde. A TETO, organização 100% brasileira conquistou o mercado por imprimir criatividade, mobilidade e desenvolver projetos altamente eficazes em atender a instituição e o paciente. Em seu portfólio, a TETO assinou projetos no Hospital Albert Einstein, Municipal Mogi das Cruzes, São Camilo (Unidades Pompéia, Santana e Ipiranga), São Luiz (unidades Itaim, Morumbi e Tatuapé), e para laboratórios como Delboni, Fleury e Dr. Consulta. “A TETO está cada vez mais se especializando neste setor. A saúde é um mercado em que o design está se profissionalizando cada vez mais”, disse o diretor e sócio da empresa, Sérgio Fix.

ph

O mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares encerrou 2014 com

crescimento de 2,5% em relação a 2013, ao registrar 50,84 milhões de beneficiários. Um acréscimo de 1,26 milhão de vínculos em 12 meses. Em dezembro de 2014, o crescimento foi de 0,9% em

comparação a setembro de 2014. Os dados são do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e constarão do boletim Saúde Suplementar em Números.

O IESS identificou que a expansão do total de beneficiários foi impulsionada pelos planos coletivos empresariais, que

registraram crescimento de 3,3% em 12 meses, ao atingir 33,70 milhões de vínculos ao término de 2014. O que equivale a um acréscimo de 1,07 milhão de beneficiários. Em dezembro de 2014, em relação a dezembro de 2013, as contratações subiram 1,1%.

Cresce 2,5% contratação de planos de saúde médico-hospitalares em 2014, indica Iess

Panorama Hospitalar conhece o estilo inovador da tetO

A medicina nuclear tem ganhado cada vez mais a con-fiança e respeito dos médicos brasileiros.

O que comprova isso são 392.264 procedimentos ambulatoriais de medicina nuclear feitos pelo SUS em ape-nas um ano (2012). O método, que consiste em utilizar a radiação em pequena porção para a realização de exa-mes e tratamentos, é apontado por especialistas como o futuro da medicina. Para Fabiana Gimenes, coordenadora da medicina nuclear da Beneficência Portuguesa de São Paulo, isso se deve a eficácia do procedimento, aliada aos benefícios que oferece ao paciente. “Hoje, a quantidade de radiação que um individuo recebe em um exame nu-clear é menor que a radiação recebida em um Raio-X, por exemplo”, diz a especialista.

Acreditando nesse método, que se destaca por apre-sentar diagnósticos mais rápidos e assertivos de doenças que crescem a cada dia, como câncer, doenças cardiovas-culares, endócrinas, entre outras, a Beneficência Portugue-sa de São Paulo investiu R$ 4 milhões para formar uma das mais completas áreas de medicina nuclear do Brasil. Atualmente, é composta por uma equipe multidisciplinar

Futuro

Beneficiência Portuguesainveste r$ 4 milhões em medicina nuclear

Medicina

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

de médicos nucleares, radiologistas, físicos médicos, bi-ólogos, biomédicos e farmacêuticos. Além disso, o setor oferece também tecnologia de ponta para seus pacientes.

“Somos pioneiros na aquisição da mais moderna tecno-logia da área, o PET CT com Gálio 68”, conta Fabiana. A especialista explica também que esse exame é a evolução do tradicional PET CT, que diferencia lesões benignas das malignas, determina a fase de desenvolvimento do tumor e ainda monitora o resultado dos tratamentos aplicados.

O cirurgião geral da Beneficência Portuguesa de São Paulo, André David, também acredita na importância da medicina nuclear, pois aumenta a possibilidade de terapias seguindo a premissa do mínimo efeito colateral. “Os no-vos métodos são mais precisos. Em caso de tratamentos de radioterapia, por exemplo, as ondas de radiação afetam apenas o tumor”. E finaliza, “A medicina nuclear vai ao encontro da nova medicina, que é celular e molecular e não apenas superficial e anatômica”.

Equipe é multidisciplinar formada por médicos nucleares, radiologistas, físicos médicos, biólogos, biomédicos e farmacêutico

Nova área conceitua instituição como uma das mais completas do Brasil

12 Panorama Hospitalar | Março, 2015

SUS realiza 392.264 procedimentos ambulatoriais

de medicina nuclear

14 Panorama Hospitalar | Março, 2015

Executivo e líder no setor da saúde, Franco Pallamolla é presidente da Lifemed, empresa nacional com mais de 30 anos de atividade na área de produção de equi-

pamentos e insumos destinados ao setor médico-hospita-lar. Desde 2007, sua vivência e expertise como gestor de negócios na saúde são aplicadas no cotidiano institucional da ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório-, uma das mais importantes entidades que fomenta e fortalece a indústria da saúde brasileira no mercado global. Frente à entidade, Pallamolla junto a sua diretoria executiva e a superintendência de Paulo Fraccaro criam estratégicas e políticas para o desenvolvimento da indústria. Através deste trabalho, a princípio direto com seus associados, hoje a ABIMO é reconhecida no setor como plataforma essencial para o crescimento, interlocu-ção e atuação de todo este mercado.

Prestes a comemorar em março mais um mandato na ABIMO, Pallamolla, que pontou sua gestão num perfil mais “comunicativo” com toda a cadeia produtiva da saú-de, conversa abertamente com a revista Panorama Hospi-talar sobre a atuação e os principais desafios da entidade; dos gargalos e embates do setor; do cenário econômico do País e as perspectivas para o segmento, com reflexos nos resultados de 2014, que mesmo na contramão das expectativas de desempenho dos demais setores, a saúde ainda apresenta um cenário promissor e positivo.

PH – A indústria da saúde brasileira em 2014, teve uma participação no PIB setorial cerca de 10% e seu faturamento com aumento de 7%. O setor permane-ce neste movimento em 2015, mesmo com as incerte-zas econômicas e digamos até política do País?Pallamolla: “A saúde tem seu desenvolvimento natural. As pessoas não conseguem administrar suas necessidades hospitalares. Mesmo com um ano extremamente difícil para o Brasil em todas as esferas, a expectativa é que o nosso setor tenha um crescimento no PIB setorial superior a 4,6%. Ou seja, comparando toda a economia do País, a saúde é a mais atraente, promissora, apresentando grande potencial de desenvolvimento em 2015.

Por outro lado, a indústria deve ficar atenta pois terá problemas na parte dos recebimentos, o que exigirá uma administração que chamamos de “rédeas curtas e vendas sadias”. O Programa Mais Médicos, - que aqui não quero analisá-lo politicamente-, está trazendo para uma zona de consumo de cerca de 30 milhões de brasileiros que come-çam a utilizar o tratamento básico dos hospitais. Se o go-verno não iniciar um planejamento estratégico neste sen-tido, logo teremos mais aumento nas filas dos hospitais, as instituições de saúde ficarão totalmente sem estrutura para cumprir: o atendimento da grande demanda e os pa-gamentos aos fornecedores por conta do orçamento vindo do governo. O ano vai exigir uma gestão de rédeas curtas e vendas sadias”

Franco PallaMolla

Presidente da aBIMo, Franco Pallamolla:“comparando com toda a economia do País, a saúde é a mais promissora”

Especial

Por Carla Nogueira

ph

A saúde apresenta grande potencial de desenvolvimento em 2015

Foto

: Div

ulga

ção

16 Panorama Hospitalar | Março, 2015

PH – Mas o senhor acredita que o governo possa desen-volver algo estratégico para solucionar este “gargalo”?Pallamolla: “O governo tem sempre a saúde como es-tratégia política. Quando começar a respingar estes pro-blemas, certamente terá um plano de ação a curto prazo. Lógico, não se resolve os problemas da saúde de forma simples. Não temos resposta para todos os cenários. Mas esta questão, certamente terá um posicionamento”.

PH – A lei sancionada 13043/2014, que prevê a isen-ção de PIS e COFINS para o setor de equipamentos para a saúde, quando regulamentada, será um estí-mulo para a indústria brasileira, o senhor tem uma prospecção desta evolução?Pallamolla: “Primeiro temos que celebrar e muito esta conquista do setor produtivo brasileiro e agora a expecta-tiva é que a lei seja regulamentada. É a ponta de esperan-ça para a indústria que no contexto econômico prevemos um crescimento de 6,5%. Este percentual dentro de uma crise econômica é significativo. Após a lei regulamentada começaremos a batalha para a redução do IPI e ICMS que o importado tem.

É importante entendermos o “time” da lei, sua aplica-ção na indústria e seus reflexos no mercado, o que deverá ocorrer mesmo no segundo semestre de 2016.

A busca pela isonomia tributária era um antigo pleito da ABIMO. Foram meses e meses de reuniões, encontros, compromissos em agências governamentais, na Câmara e Senado em busca de apoio de parlamentares. A ABIMO es-teve com grandes nomes da política brasileira, mostrando a difícil realidade vivida pelas indústrias de equipamentos instaladas no País, a exemplo do absurdo fato de terem sua competitividade comprometida ao serem tarifadas de forma diferente dos produtos importados em casos de compras feitas por hospitais públicos e filantrópicos”.

PH – O setor hospitalar brasileiro ganhou um incenti-vo para atrair investimentos através da medida provi-sória 656/14, o que permitirá a participação direta ou indireta do capital estrangeiro para hospitais, clínica geral e especializada, laboratórios, serviços de aten-dimento a empresas e atendimento filantrópico. Para a assistência pública na saúde será positivo? Pallamolla: “É positivo para os todos os lados. O setor ga-nha investimento e para a população, certamente o refle-xo e impacto das experiências desta gestão mais moderna e organizada. Este modelo “estrangeiro” mais profissio-nalizado vai impactar na redução de custo; aumento de atendimento e qualidade na assistência básica da saúde da população. Não é um projeto para curto prazo. A MP ainda tem tópicos que não está muito definido. Este ano será de muito diálogo e entendimento”.

PH – A maior prevalência das doenças crônicas, o aumen-to da complexidade das doenças com tratamentos mais longos e a longevidade são as novas demandas do mer-cado de saúde. Na sua opinião, a indústria brasileira está preparada para estes “novos modelos de negócios”?Pallamolla: “Precisamos pensar a saúde como todo Per-cebemos algumas iniciativas do governo de prevenção e promoção da saúde como o projeto Brasil Sorridente; no mercado de ortopedia devido aos números de acidentes e a fabricação de novas drogas para o tratamento do câncer. Este trabalho preventivo é fundamental principalmente para não criarmos uma “crise na saúde” devido a estas novas demandas. A indústria segue este movimento. O que é ne-cessário é o governo se organizar para o futuro. Ter estra-tégias, campanhas preventivas e ações para evitarmos mais problemas principalmente na assistência pública de saúde”.

PH – E por falar em SUS, a implementação das UPAS (Unidade de Pronto Atendimento) e AMES (Assistên-cia Médica Especializada) não são modelos eficazes para “desinchar” as filas de atendimento dos hospi-tais e desta forma, otimizar o sistema?Pallamolla: “Evidente que sim e indo mais longe, acredito que até o modelo de hospital dia poderia ser implemen-tado junto às UPAS e AMES em todo o Brasil para des-centralizar os principais hospitais de determinada região. Com esta expansão, o governo teria condições exatas de gerenciar de forma mais competente os recursos e pessoas do SUS. E por outro lado, repensar a remuneração dos pro-cedimentos como Neurologia, Ortopedia e Cardiologia”.

PH – O SUS, sabemos que é o melhor modelo univer-sal de saúde pública na teoria. O que falta para ser na prática?

Franco PallaMollaEspecial

O ano vai exigir uma gestão de rédeas

curtas e vendas sadias

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Panorama Hospitalar | Março, 2015 17

Pallamolla: “O grande problema da saúde pública brasi-leira é a gestão. Está tudo errado. Um exemplo: Os recur-sos vão para os hospitais e os mesmos não são convergi-dos para tais atividades, entre outros processos. A saúde deveria passar por uma nova constituinte, ser repensada. Criar tudo e repensar porque só aí vamos perceber o que gastamos em saúde pública é muito pouco”

ph

PH – Não é redundante afirmar que o SUS necessita de um novo modelo de gestão? A indústria neste ce-nário tem algum estímulo?Pallamolla:“É uma redundância, mas é uma realidade. A indústria tem o estímulo com o setor que está em evolução. Antes não tínhamos mecanismos para ajudar neste impas-se, atualmente o Brasil tem mais articulações através das en-tidades setoriais, abertura de novos mercados, por exemplo. Estes fatores fomentam e fortalecem a indústria”.

PH – A palavra de ordem na saúde é inovação. Como a indústria brasileira pode aplicá-la?Pallamolla: “(Risos)....Temos que pensar que a inovação passa por três pilares: governo, indústria e academia. Diria que anos atrás, cada pilar estava em um espaço diferente, hoje existe ao menos, uma comunicação, mas falta muito, principalmente um diálogo entre os três pilares de maneira uniforme de que todos os pares atuam em prol do projeto/produto. O Brasil ainda está aprendendo com a inovação”.

PH – A ABIMO em toda sua história vem se destacando como interlocutora de grandes ações para o desenvol-vimento da indústria da saúde. De uns tempos pra cá, percebe-se este movimento de outras entidades seto-riais, o que é extremamente positivo para o setor. Seria um novo modelo de atuação das entidades? Pallamolla: “A ABIMO em cada gestão reforça o diálogo da indústria com toda a cadeia produtiva da saúde, mas principalmente, com as lideranças políticas onde nossa atuação é deixar claro sua importância em todo o contex-to econômico e no complexo industrial do País. Podemos dizer que a saúde até uns 3, 4 anos não fazia parte das grandes discussões em plenárias governamentais. Hoje temos esta interlocução. Um dos exemplos foi a PPP- Par-ceria Público/Privada, onde o governo teve na pressão que transferir a tecnologia do sistema privado para o público, resultando no amadurecimento do sistema.

As entidades setoriais hoje estão par a passo em gran-des movimentos e colaborando para as causas de suas ca-tegorias. Não seria exatamente um novo modelo de atua-ção das entidades, mas sim, as instituições ganhando cada vez mais sua importância política e estratégica para o bem comum, crescimento e desenvolvimento do País. É uma grande conquista para todos nós”.

O grande problema da saúde pública

brasileira é a gestão. Está tudo errado

INDÚSTRIA BRASILEIRA DA SAÚDE

Fonte: ABIMO

62,8 mil empregos

Exporta para mais de 180 países

R$ 6 MILHÕES/faturamento anual

US$ 779,6 milhões: exportações

US$ 4,78 bilhões: importações

11,5%: crescimento em 2014

7º maior mercado de produtos para a saúde do mundo Presidente da ABIMO, Franco Pallamolla e o

Superintendente da instituição, Paulo Fraccaro

18 Panorama Hospitalar | Março, 2015

O cálculo feito para reajustar os preços de medicamen-to em todo o País passará por mudanças. O Minis-tério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância

Sanitária (Anvisa) anunciaram a definição de novos crité-rios para melhor adequar o índice à realidade do mercado farmacêutico, favorecendo a concorrência. A expectativa é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da in-flação, que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos fatores terá uma data fixa para ser divulgado, dando maior transparência ao processo, segurança e previsibili-dade ao setor.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a nova meto-dologia, ao reduzir o percentual de ajuste do preço, trará um impacto expressivo nos gastos com medicamentos no país. “A expectativa é ter uma redução na ordem de R$ 100 milhões, em um ano, para o mercado geral de medi-camentos do País, para as famílias, governos e prestadores de serviços que compram medicamento”, afirma. Entre os avanços da medida está o maior acompanhamento deste setor. “Como é um mercado muito dinâmico, a nova regu-lação permite fazer um monitoramento melhor. A partir de agora, a atualização de dados por parte da indústria será semestral, o que vai facilitar o monitoramento de mudan-ças e tendências no mercado”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

O percentual de reajuste será divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos no dia 31 de março, após a publicação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como prevê a regra.

As mudanças incluíram sugestões da consulta públi-

IndústrIa farMacêutIca

Ministério da saúde e anvisaanunciam novo cálculo para ajuste de preço dos medicamentos

Medida

Metodologia torna o reajuste anual mais preciso à

realidade do mercado, dando transparência ao processo e previsibilidade ao setor

ca realizada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) em 2014, com a participação de entidades que representam mais de 150 indústrias farma-cêuticas, e cuja resolução será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (2). São considerados para o cálculo de ajuste anual, a inflação do período (de março de 2014 até fevereiro de 2015), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do próprio setor.Impacto - Um dos principais impactos da mudança é a re-dução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço, diminuindo o peso no bolso do consumidor. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste. Esse grupo, composto por medicamentos de maior concorrência e que, por isso, tendem a manutenção de pre-ços mais baixos, representa 21,57% dos medicamentos re-gulados e também os de menor preço e custo tecnológico.

A maioria dos medicamentos (51,73%) vai aplicar o menor índice de reajuste. São produtos de maior custo, de baixa concorrência e alta tecnologia, que compõem grupo classificado como mercado altamente concentrado. Os de mercados moderadamente concentrados respondem por

ph

26,70% do total. Os três níveis de reajuste de preço são definidos confor-

me a concorrência dos grupos de mercados, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. A ampliação do grupo auto-rizado a fazer o menor reajuste de preço ocorre porque o novo cálculo adotará modelo internacional para a medição do poder de mercado individual de empresas ou grupos econômicos, o Índice Herfindahl-Hirschman (IHH). A partir de agora, também será considerado o mercado como um todo, não somente o varejista, tanto que pela primeira vez serão incluídas as vendas hospitalares e compras públicas.

As novas medidas dão maior transparência ao processo, com a publicação da resolução, e previsibilidade ao setor. Cada um dos fatores que compõem a fórmula, como pro-dutividade (x), os ajustes de preços relativos entre setores (y) e intrassetor (Z), terá uma data para serem publicados pela CMED. O fator X deve ser divulgado em setembro, o Y 30 dias antes do ajuste e o Z até 60 dias após as empresas en-tregarem seus relatórios de comercialização com informações sobre faturamento e quantidade de produtos vendidos.

Mercado – Juntamente com as mudanças nos critérios de ajuste de preços da CMED, o ministro da Saúde, Ar-thur Chioro, apresenta também novidades relacionadas ao Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medi-camentos (Sammed), que passam a vigorar para o setor farmacêutico a partir de setembro de 2015. Agora, as in-formações que compõem esse banco de dados deverão ser enviadas pelas empresas semestralmente ao invés de uma vez ao ano, permitindo melhor acompanhamento do mercado farmacêutico.

Outra novidade é que a Sammed trará informações de comercialização das empresas produtoras de medicamen-tos por tipo de comprador. Será possível identificar se o comprador do medicamento é o governo, distribuidor, es-tabelecimento privado ou público de saúde, rede de far-mácias e drogarias privadas ou pessoa física.

Essa medida também vai permitir estimar melhor os preços adotados no mercado privado e público, dando mais precisão na elaboração de políticas públicas para o setor farmacêutico. Será possível, por exemplo, mensurar o impacto e acompanhar com mais rapidez as tendências e o comportamento do mercado farmacêutico e os efeitos da nova medida.

A CMED é um órgão interministerial que têm entre as suas principais atribuições regular o mercado de medica-mentos, destaca-se o de fixar o índice de ajuste do preço de fábrica anualmente, com base em critérios técnicos de-finidos na Lei Federal 10.742 de 2003.

Chioro: “A expectativa é ter uma redução na ordem de R$ 100 milhões, em um ano, para o mercado geral de medicamentos do País, para as famílias, governos e prestadores de serviços que compram medicamento”

Foto

: Div

ulga

ção

Inaugurando uma nova fase de expansão e inovação, a Gnatus Group, organização genuinamente brasileira e referência como uma das maiores fabricantes de equi-

pamentos odontológicos do mundo, anuncia sua amplia-ção no setor da saúde. A empresa formaliza seu portfólio dedicado aos equipamentos médico-hospitalares. A novi-dade, segundo o diretor de Novos Mercados da Gnatus, Fernando Roca, “reforça o potencial do mercado brasileiro de saúde aonde as esferas – empresários e governos estão no mesmo diálogo para ampliar a atuação da indústria da saúde”. E complementa, “os estudos de mercado apon-taram um cenário favorável para todo o setor com forte crescimento para o País nos próximos anos, o que colocará entre um dos maiores mercados do mundo”.

Outro ponto para Roca positivo para a indústria brasileira da saúde é a lei que entre outros benefícios, prevê a isenção de PIS e COFINS para o setor de equipamentos para a saú-de, “a indústria está motivada e fica claro o compromisso do governo em investir no setor da saúde mais lógico que valorizar a indústria local, que hoje, detém tecnologia de referência mundial à disposição do mercado brasileiro”.

Nova linha médico hospitalar – Alta tecnologia define os equipamentos da linha médico-hospitalar da Gnatus. Dis-ponível no mercado desde dezembro de 2014, a empresa conta com soluções de ultrassom marca FIGLABS (portáteis e fixos) atendendo aplicações para ginecologia, cardiologia,

vascular, urologia, entre outras especialida-des.

Também lançou as macas elétricas que garantem qualidade e conforto, adequa-das à acessibilidade de pacientes e er-gonomia de profissionais. “Contamos também com uma linha completa de biossegurança com autoclaves, destila-

doras, seladoras de embalagens ci-rúrgicas e lavadoras ultrassônicas. Estes produtos já são consagrados na área odontológica, agora dis-

poníveis no mercado médico- hos-pitalar”, ressalta Roca.

A Gnatus imprime sua confiabili-dade nos novos produtos, além já sua expertise no setor da saúde mas tam-bém na qualidade do pós venda e as-

sistência técnica. Segundo Roca, a

Novos NegócIos

gnatus grouplança portfólio dedicado a equipamentos médico-hospitalares

Ampliação

Diretor de Novos Mercados da Gnatus, Fernando Roca

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

marca possui mais de 240 pontos de assistência técnica credenciadas pelo Grupo em todo o Brasil, “nossa meta é implementar o maior número possível destes pontos à disposição da classe médica hospitalar de todo o País”.

Para fortalecer a ampliação da atuação da Gnatus, a em-presa está investindo em ações específicas e estratégicas de marketing, “estamos com participações especiais em diver-sas feiras e congressos no Brasil e no exterior para fortalecer este momento especial da Gnatus e apresentar ao mercado as novas opções que oferecemos com qualidade, durabilidade e excelência”, diz Roca.

Ultrassom portátil e fixos: atende aplicações de várias especialidades

Macas elétricas: adequadas à acessibilidade de pacientes e

ergonomia de profissionais

20 Panorama Hospitalar | Março, 2015

22 Panorama Hospitalar | Março, 2015

Além da aplicação de uma quimioterapia correta, que aumenta a sobrevida de pacientes com câncer ósseo de 20% para 70%%, as próteses não convencionais

de titânio para joelho, quadril e ombro, fabricadas pela Baumer, empresa brasileira, vem melhorando a qualidade de vida dos pacientes com tumores ósseos, pois evitam a amputação, reduzindo-as a 25% dos casos, por serem mais leves e com menos propensão à rejeições.

“A Baumer tem em seu DNA a inovação, realizando par-cerias nacionais e internacionais, o que permite apresentar produtos que impactam na melhoria da população”, com-plementa o CEO da Baumer, Ruy Baumer.

Esse tipo de evolução das próteses aconteceu graças a estudos realizados pelo Dr. Reynaldo Jesus-Garcia, chefe do Setor de Tumores Musculoesqueléticos da Escola Pau-lista de Medicina (EPM), que foi para Houston na metade da década de 1980 com o intuito de aprender a fazer ci-rurgias com as próteses que vinham sendo desenvolvidas no mercado americano.

Nessa época, os tumores de osso (sarcomas) eram tra-tados apenas com amputação, além de permitirem um

InovAçãoTêndencias

Foto

: Div

ulga

ção

CEO da Baumer, Ruy Baumer, “a empresa tem parcerias nacionais e internacionais”

Tecnologia brasileirana produção de próteses não convencionais é pioneira no País

Panorama Hospitalar | Março, 2015 23

Produto nasceu graças a estudos realizados na metade da década de 1980

ph

índice de sobrevida baixo dos pacientes, que chegava a apenas 20%, já que a quimioterapia era muito intensa as próteses produzidas na época para o ramo ortopédico eram superficiais.

Após dois anos de estudo, Garcia retornou ao Brasil e procurou a Baumer para a produção de próteses nacio-nais. “O que fizemos foi desenvolver as próteses metálicas, substituindo as de polietileno ou acrílico, que não tinham estrutura, resistência. Apenas preenchiam o espaço”, es-clarece. “Nós colocamos o conhecimento ortopédico da metalurgia da época em uma prótese que funcionasse”, explica. Com isso, a Baumer foi a primeira do Brasil a de-senvolver esse tipo de aparelho para cirurgias oncológicas ligadas à ortopedia.

Outro tipo de prótese desenvolvida pelo Dr. Reynaldo, em parceria com os engenheiros da Baumer, foi a próte-se expansível. Sistema de rosqueamento utilizado em sua fabricação permitem que ela “cresça”. Assim, ela pode ser aplicada em crianças e adolescentes sem precisar fazer qualquer tipo de substituição.

As endopróteses especiais também foram outra criação

da empresa brasileira. Esse tipo de prótese encaixa-se no quesito das “não convencionais” e são fabricadas em titâ-nio, com a finalidade de reconstruir membros superiores. Hoje elas já se encontram na terceira geração e são dese-nhadas em programas de computador, sob demanda;

O titânio para este tipo de próteses é usado quase que exclusivamente no Brasil, já que a grande maioria das empresas do exterior utiliza o aço inox, pelo custo, ou o Cromo Cobalto, muito mais pesado, pelo processo mais rápido, como produto de manufatura.

Para o desenvolvimento correto de seus produtos, os responsáveis pelo procedimento da Baumer reúnem-se periodicamente com ortopedistas para discutirem as de-mandas para melhoria e inovação visando a qualdiade de vida do paciente.

Após o desenvolvimento, é preciso de uma autorização para que ela possa ser comercializada. Porém, o processo da demanda até a prótese feita demora até 3 anos no Bra-sil, pois precisam ser legalizadas e oficializadas pela Anvisa. Vários modelos inovadores estão disponíveis somente no exterior, explica Dr. Reynaldo.

Próteses da Baumer: melhoria na qualidade de vida dos

pacientes com tumores ósseos

24 Panorama Hospitalar | Março, 2015

MV, terceira maior empresa de software do Brasil, fechou 2014 com resultados positivos. Como con-sequência de estratégias bem definidas, o balanço

anual registrou R$ 161 milhões em receita líquida, o que representa crescimento de 20% e margem Ebitda de 27% em um período que para muitos empreendedores foi de pouco investimento e baixo desenvolvimento devido às in-certezas econômicas do País.

Representando para a empresa um ano de inovação e expansão, 2014 contou, por exemplo, com fortes investi-mentos em P&D e isso levou a MV a se antecipar às ten-dências do mercado e, mais uma vez, reforçar sua postura pioneira. Trazendo um novo cenário em cuidados de saúde e bem-estar para pacientes, médicos e hospitais, o Global Health – plataforma em cloud lançada durante a Hospita-lar 2014– promove uma gestão de saúde mais inteligente. Através de soluções web e aplicativos mobile, a plataforma armazena dados e informações como prontuários, prescri-ções médicas, exames e histórico familiar; permite realiza-ção de buscas por médicos de acordo com especialidades; possibilita o agendamento de consultas; e envia avisos por e-mail e SMS. Além disso, com o Minha Agenda, solução disponível no Global Health, médicos conseguem visuali-zar agenda, registrar chegada ou ausência de paciente e ter maior controle dos atendimentos diários.

Em 2014, a MV conquistou mais de 70 novos clientes, entre hospitais, unidades de pronto atendimento, secre-tarias de saúde e operadoras de planos de saúde, como o Hospital Santa Izabel (BA), a Santa Casa de São Carlos (SP), a Prefeitura Municipal de Itu (SP) e a Secretaria de Saúde do Piauí. A empresa também ampliou sua atuação no mercado externo. O Centro de Medicina Avançada e Diagnóstico e Conferências e Telemedicina (CEDIMAT), lo-calizado na República Dominicana e considerado de altíssi-ma especialidade, adquiriu o sistema de gestão hospitalar

Índice Positivo

Mv cresce 20%e se consolida como principal player de software de saúde no Brasil

Evolução

Organização fechou 2014 com R$ 161 milhões em receita líquida

Presidente da MV, Paulo Magnus, “os desafios passam por manter um crescimento de 20% com a continuidade dos investimentos em inovações...”

SOUL MV para garantir a conquista da certificação Joint Commission International (JCI).

Já como parte da estratégia de reforçar a atuação no mercado e consolidar seu posicionamento como principal player no fornecimento de software especializado para a área de saúde no Brasil, a MV adquiriu no ano passado a Racers, desenvolvedora de sistemas para Unimeds, e a Consulfarma, que tem foco em saúde pública e se destaca por ser a única do segmento com expertise para realizar o monitoramento estatístico periódico das informações de saúde dos municípios.

Novos clientes e novas aquisições permitiram, inclusive, que a MV ampliasse sua presença nacional e internacional com novas unidades em Cascavel (PR), Ribeirão Preto (SP), Teresina (PI) e Santiago, no Chile.

Para 2015, segundo o presidente da organização, Paulo Magnus, “os desafios passam por manter um crescimento de 20% com a continuidade dos investimentos em inova-ções; M&A; a consolidação do mercado de saúde pública; a ampliação da atuação no segmento de operadoras de planos de saúde; o fortalecimento das soluções RIS/PACS, tornando-as referência em Medicina Diagnóstica; e, tam-bém, o aperfeiçoamento da capacidade produtiva e tecno-lógica através de investimentos direcionados aos mais de 1000 profissionais do time MV”.

MV: mais de 70 clientes em todo o setor da saúde

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

PEÇA SUA CREDENCIAL para o maior evento de Saúde das Américas

Gestão e RealizaçãoEmpreendimento

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

SINDICATO DOS HOSPITAISDO ESTADO DE SÃO PAULO

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAINDÚSTRIA MÉDICO-ODONTOLÓGICA

Patrocínio InstitucionalPatrocínio Oficial Apoio

Empresa do Grupo Couromoda

ASSOCIAÇÃO NACIONALDE HOSPITAIS PRIVADOS

Tudo sobre a feira: www.hospitalar.comTel.: (11) 3897-6100 • [email protected]: /hospitalar • @hospitalarfeira

“ “

26 Panorama Hospitalar | Março, 2015

HUMANIZAÇãoEm Debate

AAgência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu representantes de hospitais e de operado-ras de planos de saúde de todo o País para apre-

sentar o projeto que visa incentivar a redução de cesá-reas desnecessárias na saúde suplementar. A iniciativa é uma parceria entre a ANS, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Mais de 130 representantes de entidades de diversos estados estiveram no encontro e discutiram detalhes do projeto. Também foram apresentados resultados de ex-

Incentivo ao parto normal na saúde suplementar é discutido entre os players

periências desenvolvidas por hospitais que já realizam iniciativas similares.

“Não há razões clínicas que justifiquem taxas tão altas de cesáreas no país. Por isso estamos estudando as razões e buscando alternativas que ajudem a mudar esse cenário”, explicou a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira. “A ideia é construirmos uma proposta conjunta. Queremos que esse projeto seja o início de uma verdadeira mudança no modelo de atenção ao parto e nascimento”, ressaltou a diretora.

Partos cesáreos na saúde suplementar

chegam a 84%

Panorama Hospitalar | Março, 2015 27

gerente executiva de Aprimoramento do Relacionamento entre Operadoras e Prestadores da ANS.

Ela explicou que os hospitais e operadoras têm um prazo para manifestar interesse em aderir ao projeto. A ANS divulga-rá os candidatos que farão parte da inciativa e, sem seguida, será dado início ao desenvolvimento do trabalho.

ph

“Não há razões clínicas que justifiquem taxas tão altas de cesáreas no País, explicou a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira

Atualmente, no Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% na saúde suplementar. A cesariana, quando não tem indicação médica, ocasiona riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê: aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no Brasil estão relacionados à prematuridade.

O projeto-piloto será desenvolvido por 20 hospitais que tiverem interesse em aderir à iniciativa. Serão trabalhados três modelos distintos de atendimento à parturiente: o parto realizado por uma equipe de plantonistas, por enfer-meiras obstetras e por uma equipe de médicos que se re-veza no atendimento à grávida durante o pré-natal. O hos-pital que participar poderá escolher, entre esses modelos, aquele que melhor se adapta à sua realidade e também propor outras estratégias a serem testadas. No escopo do projeto também devem ser discutidas questões como o treinamento dos profissionais e formas de financiamento do procedimento.

O diretor-executivo e coordenador regional do IHI na América Latina e Europa, Pedro Delgado, destacou o pio-neirismo da iniciativa brasileira. “Estamos muito conten-tes em estar participando desse projeto, que é pioneiro no mundo. Temos certeza que será bem sucedido, assim como outras experiências das quais fomos parceiros e que

Diretor do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto, “uma das principais contribuições da instituição será o treinamento e a capacitação dos profissionais envolvidos”

Mais de 130 representantes de entidades de diversos estados

estiveram no evento

hoje estão salvando vidas”, disse Delgado. “A iniciativa, ao mesmo tempo que é um grande desafio, é uma ex-celente oportunidade de oferecermos melhor saúde para a população, melhor experiência para mulheres e recém-nascidos e a custos menores”, completou.

O diretor do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto, ressaltou que uma das principais contri-buições da instituição será o treinamento e a capacitação dos profissionais envolvidos. “Nós esperamos que com esse projeto haja uma redução das cesáreas no Brasil, mas de uma forma que seja progressiva, respeitando as ques-tões culturais e as limitações que temos hoje em relação a treinamento, inclusive dos médicos. O Einstein também pode ajudar no treinamento das áreas de qualidade e ad-ministrativas que vão montar essa base dentro dos hospi-tais e maternidades”, explicou o diretor.

A grande participação de hospitais e operadoras de pla-nos de saúde no encontro foi avaliada como positiva pela ANS. “Foi um encontro muito produtivo, com a presença de hospitais e operadoras relevantes de várias partes do país - Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Ceará, entre outros. A demonstração de in-teresse e a grande participação dos presentes só reforça a certeza que temos de que esse é um tema urgente a ser discutido e enfrentado”, constatou Jacqueline Torres,

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

28 Panorama Hospitalar | Março, 2015

Na primeira reunião do Conselho Nacional de Secre-tários de Saúde (Conass) no ano, ocorrida em Brasí-lia, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o

financiamento da saúde deve ser amplamente debatido. “A sociedade brasileira precisa discutir qual o padrão de integralidade. Queremos um sistema integral, tudo pra to-dos? Tem um custo, não cabe hipocrisia. Vamos taxar as grandes fortunas, como parte do movimento do Conselho Nacional de Saúde coloca? Renúncia fiscal?“, questionou.

O movimento ao qual Chioro se referiu é o Saúde+10, orquestrado por entidades da área e pelo Conselho Nacio-nal de Saúde, que elaborou um projeto de lei de iniciativa popular, destinando 10% da receita corrente bruta do país

SiSteMa

Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde discute o SUS e sua integralidade

Diálogo

ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro criticou o projeto, dizendo que a proposta não aponta de onde sairá a verba para a implementação.

Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, que estipula aumento gradativo de investimento mínimo na saúde, até chegar a 15% da re-ceita corrente líquida em 2018, Chioro disse que o impac-to para o próximo ano está sendo estudado pelo governo. “A PEC que aprova o percentual de 13,2% e vai chegar a 15% da receita corrente líquida pode, a médio prazo, significar um volume de recursos que atenda a nossas ne-cessidades, a curto prazo temos que discutir.”

A reunião contou com a participação de 26 secretários de Saúde, dos quais 23 começaram a gestão em 2015. O ministro alertou aos gestores que eles podem usar parte dos recursos das emendas parlamentares para custeio da saúde, mas a destinação da verba deve ser bem estudada, já que quando usada para investimento gera custos.

“Lembrem que recurso de investimento gera custeio no dia seguinte à inauguração. Lembrem-se disso quando acei-tarem recursos não só para rede própria dos estados, mas para os municípios, que tenham o day after. Fazer o planeja-mento no médio e longo prazos é decisivo”, alertou.

Chioro também aconselhou aos gestores que querem investimentos a tentar articulação com os parlamentares, já que, segundo ele, o ministério não vai ter verba para in-vestimento em programas. “A maneira como foi construído o Orçamento, com a entrada das emendas parlamentares agora impositivas, como gastos com ações e serviços de saúde, que não eram contadas anteriormente, significa que aqueles que pretendem priorizar os investimentos nos esta-dos, devem fortemente articular as bancadas de deputados e senadores no sentido de valorização da saúde.”Encontrou reuniu cerca de 23 secretários da saúde

Por Agência Brasil

Foto

: Div

ulga

ção

Panorama Hospitalar | Março, 2015 29

São considerados raros os distúrbios que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, o que representa 1,3 casos para cada duas mil pessoas. “Considerando

uma amostragem de 200 milhões, podemos estimar que no Brasil tem entre oito e 10 milhões de pessoas com do-ença rara, a maior parte, certamente, ainda não diagnosti-cada”, afirma a imunoalergologista pediátrica, presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança e proponente do Projeto de Assistência aos Portadores de Doenças Raras (DORA) do Estado de São Paulo, desde 2011, Professora Doutora Magda Carneiro Sampaio.

O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculda-de de Medicina da USP, como um dos centros de referência na investigação e tratamento de algumas dessas patologias para crianças e adolescentes encaminhados pelas unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo, priorizou 20 doenças raras, entre elas, “as Imunode-ficiências Primárias, como por exemplo, a síndrome de DiGe-orge, as Anomalias da Diferenciação Sexual como a síndrome de Turner, além da síndrome de Williams”, informa Magda.

Segundo a especialista, a maioria dessas patologias tem origem genética e cerca de 80% delas decorrem da altera-ção de um único gene, sendo assim chamadas de mono-gênicas. Muitas, inclusive, se apresentam logo na infância. “É muito importante, portanto, que o pediatra esteja par-ticularmente atento ao seu paciente e promova um diag-nóstico precoce. Perguntas sobre consanguinidade entre os pais e doenças semelhantes na família representam pontos essenciais da anamnese da criança”, ressalta.

Prevenção

Instituto do Hospital das Clínicas elege 20 doenças raras como prioritárias em 2015

Assistência

Novas perspectivas para a pediatria no estado – As doenças raras quase sempre são crônicas, progressivas, degenerativas, comprometem a qualidade de vida e im-plicam em grande sofrimento para o paciente e sua famí-lia. Várias delas trazem riscos imediatos à vida, tais como as imunodeficiências combinadas graves, que são 100% letais se não forem tratadas com transplante de células hematopoiéticas de medula óssea ou de cordão umbilical.

Diante da melhora da qualidade de vida e da assistência à saúde, as doenças infecciosas tais como diarreia, saram-po, tuberculose e tétano, felizmente estão deixando de fi-gurar como causas importantes de mortalidade infantil no Brasil. Atualmente, os problemas neonatais, as anomalias genéticas e as malformações congênitas, representam as principais causas de mortalidade infantil no Estado de São Paulo. “É preciso salientar que nossas taxas de mortalida-de infantil - um indicador crítico para o Índice de Desenvol-vimento Humano (IDH) - ainda são altas: 15 por mil nasci-dos em 2014, no Brasil como um todo. Enquanto isso, no Chile, este índice está em 7% e em Portugal e Espanha, em apenas 3%”, destaca a especialista.

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP: um dos centros de referência na investigação e tratamento das doenças raras

Imunoalergologista e presidente do Conselho do Instituto da Criança do HC: Dra. Magda Carneiro Sampaio

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

30 Panorama Hospitalar | Março, 2015

A edição de 2015 do Anuário Brasileiro da Saúde, tra-dicional publicação do SINDHOSP - Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São

Paulo e da FEHOESP - Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, em parceria com a Public Projetos Editoriais será lançada oficialmente durante a Hospitalar Feira + Fórum, no dia 19 de maio, em São Paulo, trazendo como tema central, “Saúde no século XXI: A era da cooperação”.

O conteúdo contará com reportagens sobre a segu-rança do paciente e os impactos das novas exigências da Anvisa, as mudanças climáticas que impactam a oferta de água no mundo e suas consequências para a saúde da população, além de entrevistas sobre políticas, análises se-toriais, entre outros.

O presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Júnior, afirma que a publicação leva ao debate e à reflexão: “Queremos problematizar e debater a questão da saúde, de forma abrangente, clara, objetiva e densa”.

A obra, com 15 mil exemplares impressos, é distribuída a hospitais privados do País, às maiores clínicas e laborató-rios do estado de São Paulo, além de operadoras de planos de saúde, autoridades e imprensa. Entidades importantes do setor saúde apoiam a publicação, como a Confedera-ção Nacional de Saúde (CNS), a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), o Comitê de Saúde da Fiesp (ComSaúde), a HOSPITALAR Feira e Fórum, a Asso-ciação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia (Abimed),

LAnçAMento

Anuário Brasileiro da Saúde vai discutir a era da cooperação

Em Pauta

a Associação Brasileira da Indústria Médico-Hospitalar (Abimo) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), entre outras.

O Anuário foi eleito, em 2011, pelo Prêmio Allianz Se-guros de Jornalismo como uma das cinco melhores pu-blicações de jornalismo corporativo do País. A publicação pioneira na área da saúde a ser totalmente sustentável, obtendo o selo Neutro de Carbono, concedido pelo Insti-tuto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

Na área da saúde, a obra foi a primeira a ter lançada sua versão digital para tablets e smartphones. A versão digital do Anuário Brasileiro da Saúde deve ser lançada junto à edição impressa.

Outras ações – Outras ações das entidades estão agen-dadas durante a HOSPITALAR, como os Congressos Bra-sileiros de Gestão em Saúde, voltados a laboratórios e clínicas. Ambos serão realizados no dia 20 de maio, simul-taneamente, na tradicional área do Fórum Hospitalar. No mesmo espaço, nos dias subsequentes, o IEPAS - (Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde) se reunirá com a Empreender Saúde (organização voltada para o fomen-to e a inovação do setor no Brasil) e leva, pela primeira vez para dentro da feira, o evento “Startups da Área da Saúde”, realizado anualmente e que em 2015 terá sua 3ª edição. Gratuito, o encontro reunirá startups pré-selecio-nadas para apresentação de seus projetos e subsequentes rodadas de negócios.

Anuário será distribuído para os hospitais privados, clínicas, laboratórios e principais players

2013/2014

2013/2014

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Júnior: “Queremos problematizar e debater a questão da saúde, de forma abrangente, clara, objetiva e densa”

32 Panorama Hospitalar | Março, 2015

Estudo GEE - Health

A medicina tem progredido a passos largos nos últi-mos anos, mas a saúde ainda enfrenta muitos desa-fios, como orçamentos reduzidos, envelhecimento

da população e aumento da incidência de doenças crôni-cas. A conexão entre as tecnologias e entre tecnologias e pessoas, também conhecida como “internet industrial”, está cada vez mais sendo utilizada na área da saúde para melhorar o atendimento a pacientes em todo o mundo.

Segundo Paulo Banevicius, diretor de Healthcare IT da GE Healthcare para América Latina, a internet industrial na área da saúde não se resume somente a criar equipamen-tos inteligentes. “É conectar os profissionais de saúde com sistemas que disponibilizem informações mais acuradas e rápidas, de maneira simples, permitindo que eles dedi-quem mais tempo cuidando dos pacientes, já que ficarão menos tempo gerenciando essas tecnologias”, explica.

Para saber a opinião das pessoas sobre como a tecno-logia da informação poderia ajudar a melhorar o sistema de saúde, a GE Healthcare realizou uma série de pesquisas intituladas “Valor do Saber”. Na última edição, que acon-teceu entre junho e setembro de 2014, com foco em tec-nologia, foram entrevistadas cerca de 10 mil pessoas em

Pesquisa identifica a importância dos avanços tecnológicos na assistência e promoção da saúde

dez países, incluindo o Brasil, China, Índia, Estados Unidos e Reino Unido.

Avaliando os resultados, foi possível perceber que a in-fraestrutura de saúde de cada lugar é reflexo de suas ca-racterísticas sociais, econômicas e políticas. Por exemplo, dos entrevistados do Brasil, 81% disseram que uma gran-de preocupação é diminuir o tempo de espera para serem atendidos, o que sugere que a saúde no Brasil é estratifica-da – ou seja, há uma lacuna entre padrões de atendimento público e privado que resulta em uma distribuição desigual de médicos e recursos no território nacional¹.

O País com o menor número de entrevistados preocu-pados com o tempo de espera foi a Austrália, com 62% dos respondentes. Esse dado pode ser interpretado como um reflexo da homogeneidade do sistema de saúde aus-traliano quando comparado a desigualdade do sistema de outros países, como o Brasil.

No que diz respeito ao uso de soluções computação em nuvem, 87% de todos os entrevistados e 95% dos brasilei-ros acreditam que o uso dessa tecnologia para monitorar a saúde à distância será a mais importante inovação médica nos próximos anos.

Diretor da Healthcare IT da GE Healthcare, Paulo Banevicius: “Conectar os profissionais de saúde com sistemas que disponibilizem informações mais acuradas e rápidas..”

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Internet industrial na saúde brasileiraFato importante é que os benefícios da internet industrial já são realidade para o sistema de saúde brasileiro. Um exemplo, foi a recente aprovação da Anvisa para que a GE Healthcare começasse a comercializar o Centricity Anesthesia, software que coleta todos os sinais vitais do paciente durante a cirurgia em tempo real, liberando o médico anestesiologista deste controle, para que possa focar sua atenção somente no paciente. Além disso, a solução disponibiliza protocolos de segurança para que todos os procedimentos cirúrgico sejam feitos de acordo com as normas padrão de saúde e do hospital. O Centricity Anesthesia é construido baseado na plataforma Predix, desenvolvido pela GE para suportar as suas soluções de Internet Industrial, otimizando as operações do sistema.

Panorama Hospitalar | Março, 2015 33

ph

95% dos brasileiros acreditam que o uso da

tecnologia para monitorar a saúde à distância

será a mais importante inovação médica.

47% dos entrevistados brasileiros acreditam que o tempo de duração das consultas médicas é adequado. Já 44% acham que esse tempo não é suficiente.

Dentre as tecnologias que os brasileiros acreditam que serão

importantes para o futuro dos cuidados com a saúde estão:

• Tecnologias para monitoramento de saúde fora do hospital: 95%• Equipamentos portáteis: 94%• Softwares de análise para reduzir o número de cancelamentos e atrasos nos atendimentos : 94%• Gravação e armazenamento digital dos dados dos pacientes: 93%

Dentre as tecnologias que os entrevistados acreditam que mudarão o atendimento de saúde estão:

• Equipamentos de diagnósticos mais rápidos: 83%• Tecnologias que reduzam o tempo de espera em pronto socorros : 81%• Acesso instantâneo dos médicos aos dados de saúde dos pacientes : 74%• Acesso instantâneo do próprio paciente aos dados médicos : 67%• Acesso a um médico online : 64%• 95% dos brasileiros acreditam que seria muito importante se os médicos avisassem do risco de cada paciente desenvolver uma doença, antes mesmo da doença aparecer.

34 Panorama Hospitalar | Março, 2015

O Hospital Israelita Albert Einstein inicia a implantação de uma nova solução tecnológica para administrar todos os dados de seus pacientes hospitalares e am-

bulatoriais e das suas múltiplas áreas de atuação.A solução Cerner Millennium será a primeira a ser im-

plementada em língua portuguesa pela Cerner, empresa norte-americana que provê sistemas que integram infor-mação e otimizam processos que eliminam erros e desper-dícios, e é especializada em hospitais e sistemas de saúde.

“O Albert Einstein é um hospital extremamente ino-vador em termos de qualidade e avanço tecnológico, e nós procuramos fornecedores com as mesmas caracterís-ticas.”, comenta o presidente da Instituição, Dr. Claudio Lottenberg. “Nossa prática clínica é centrada no paciente. A implantação da tecnologia integrada da Cerner vai agre-gar mais eficiência à nossa prática e incrementar a segu-rança do paciente.”, conclui.

“A implementação do Cerner Millenium não é apenas uma mudança tecnológica, mas também uma oportunida-de para a revisão da prática clínica, de forma que profis-sionais de saúde e tecnologia trabalhem de forma sinérgi-ca.”, diz Marcos García, vice-presidente e diretor geral da Cerner para Espanha e América Latina.

O Cerner Millenium oferece aos profissionais de saúde informações de forma ágil e segura, melhora a comunica-ção entre os profissionais, ajuda a reduzir a incidência de erros e reduz o tempo gasto com tarefas administrativas. Do ponto de vista médico, o Cerner Millenium facilita o acesso às informações necessárias para a tomada de deci-são clínica e definição da linha de cuidado.

O novo sistema proporciona que todo o histórico clínico da pessoa esteja corretamente armazenado e disponível à equipe médica e assistencial. Quando há comprometi-mento da saúde e é necessária a atuação de um grande número de profissionais, a atenção deve ser centrada no paciente. Além disso, o histórico está registrado eletroni-camente, liberando a pessoa de se recordar de cada episó-dio relacionado à sua doença, pois tudo está sendo gerido pelosoftware e disponível para a equipe de atendimento.

Segurança na infOrMaçãO

Hospital albert einsteinimplementa moderna solução tecnológica para administração de dados de pacientes

Novidade

O sistema Cerner Millenium permite que diversos itens sejam gerenciados simultaneamente, desde a entrada até a alta do paciente, como o controle dos protocolos clínicos e registros de administração de medicamentos; a gestão dos recursos disponíveis, por exemplo, quartos de interna-ção, quantidade de especialistas por área em cada plan-tão, entre outros.

A primeira fase do projeto consiste na tradução da fer-ramenta, o treinamento dos usuários na nova tecnologia e a implementação dos fluxos de trabalho de cada uma das áreas do Einstein, como documentação clínica, prontuário eletrônico, farmácia, gerenciamento de leitos, faturamen-to, emergência, UTI, Oncologia, Cardiologia, Medicina Diagnóstica, Centro Cirúrgico entre outras áreas.

A previsão de término da primeira fase da implantação do sistema é no final 2015 e a conclusão total será no final de 2016.

Presidente do Hospital Albert Einstein, Dr. Cláudio Lottenberg, “O Albert Einstein é um hospital extremamente inovador em termos de qualidade e avanço tecnológico, e nós procuramos fornecedores com as mesmas característica”

Foto

: Div

ulga

ção

Solução Cerner Millennium será a primeira

ser transferida para a língua portuguesa

CONTROLE

ACESSO

CONTROLE DE ACESSO POR BIOMETRIA FACIAL!

MADIS está entre as 5 indicadas na categoria

Controle de Frequência para o prêmio Top of Mind 2014

Matriz: (11) 3026-3000

Encontre a MADIS em todo o Brasil:

www.madis.com.br

facebook.com/solucoesMadis twitter.com/solucoesMadis

Conheça todas as nossas soluções para ponto, acesso, estacionamento e rastreamento.

CONTROLE DE ACESSO

SISTEMA DEESTACIONAMENTO

CONTROLE DE ACESSOPOR BIOMETRIA FACIAL

RASTREAMENTO EGESTÃO DE FROTA

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AnuncioDigitalSecurity.ai 1 7/3/14 2:34 PM

Mais do que segurança.

Videovigilância em hospitais.

Um bom sistema de vídeovigilância traz mais do que apenas a segurança para o paciente e equipe.Ela ajuda a melhorar processos - o que permite ao hospital concentrar seus esforços onde for mais necessário.

As câmeras de rede Axis permitem o monitoramento de pacientes para avaliação e priorização imediata de chamados dos leitos. O hospital também pode transmitir vídeos para fins educacionais: alunos e profissionais de saúde podem acompanhar demonstrações em qualidade HDTV.

Acesse: www.axis.com/healthcare

Fácil de instalar e usar, o sistema de vigilância IP da

Axis oferece vídeo de alta qualidade que leva você

muito além da segurança.

axis_ad_healthcare_digisec_br_pt_1408.indd 1 2014-08-15 14:57:53