panorama 30.08.2012

8

Click here to load reader

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 09-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 30.08.2012

2ª Corrida do Coração acontece domingo

A corrida tem início às 10h da manhã na Praça da República e terá premiação no valor total de R$ 19 mil

página cinco

ANO 4 - Nº 55 - AGOSTO DE 2012

Definida identidade visual

do MusicantoAutor do cartaz diz que a intenção foi fazer algo

diferente

página seis

A Feira acontece de sete a nove de

setembro em Panambi página sete

Hortiflora estará presente na Fecolônia

Apae realiza apresentação

de dança

O espetáculo teve como público as escolas do município de Panambi

página dois

Tradição gaúcha

preservadaAtravés de utensílios antigos,

Recanto Missioneiro preserva memória histórica

página três

Page 2: Panorama 30.08.2012

Escola ficou com nota 5,5 em uma média de 0 a 10

CidadesANO 4 - Nº 55 - AGOSTO 20122

Condor obteve resultado satisfatório do Ideb

Foram divulgados os resulta-dos do Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica (Ideb) para todo o país neste mês de agosto. A nota desse índice é baseado nos resultados do rendimento da Prova Brasil nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa e dados do Censo Escolar.

É um resultado importante, um indicador da qualidade da educação e demonstrativo do aprendizado dos alunos. A meta

Escola Bruno Laux obteve

média satisfatória e entrou para

as escolas de destaque na

região

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA

CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encar-tado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Sema-nário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jor-nal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regio-nal (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jor-nal Informativo Noroeste (Boa Vis-ta do Buricá, São Martinho, Nova

Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pes-tana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Bra-ga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Criss iumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bica-co, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Tribuna das Cidades (Ta-pera, Lagoa dos Três Cantos, Espu-moso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não Me Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado e Quinze de Novembro).

Edição: Talita Cindrowski MazzolaDiagramação: Nilton Golle.

Esta edição teve a colaboração de: Jornal Observador, Jornal Atualidades, Folha das Máquinas, Gazeta Regional de Ajuricaba.

Telefone: (55) 3331- 0300 [email protected]

Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Apresentação aconteceu para outras escolas do município

Panambi – Em comemo-ração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Inte-lectual e Múltipla celebrada pela Apae/Panambi, os alu-nos realizaram apresentações artísticas para as escolas do município. O evento aconte-ceu no salão nobre do CEP e atraiu um público significati-vo que ficou encantado com as apresentações.

A programação contou ain-da com uma balada especial realizada no Mr. John Pub e um dia da família na escola.

Alunos da Apae realizam espetáculo de dança

Mais de 2 mil pessoas participaram do Sol a Sol

Esporte, integração cultural, troca de experiências e saber popular levaram representantes de 22 comunidades rurais de Santo Ângelo à etapa municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol. O evento reuniu em torno de três mil e quinhentas pessoas na comunidade de Lajeado Cerne.

Entre as modalidades que divertiram o público e envol-veram mais de mil atletas, es-tiveram futebol, bolãozinho de

do Brasil até 2021 é atingir a nota de 6.7, média correspon-dente à qualidade na educação comparável aos países desenvol-vidos, em uma escala de 0 a10.

A rede municipal de Condor obteve resultado satisfatório nos Anos Iniciais, com nota 5.5, superando as metas de 2011. Sendo a primeira vez que uma escola do município participou da avaliação.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza

os alunos, professores, fun-cionários e equipe diretiva da EMEF Bruno Laux, escola que participou da avaliação e obte-ve excelentes resultados, o que demonstra avanços na qualidade da educação no município, pro-posta pedagógica comprometida com o aprendizado e em cons-tante aperfeiçoamento, forma-ção continuada de professores, projetos escolares, atividades extraclasses, e participação da família na escola.

mesa, bocha, voleibol, canastra, cabo de guerra, corte de lenha, milho no buraco, corrida, salto em distância, corrida do saco, chute de pênalti, bocha tiro 48, debulha de milho, tricô, crochê, batida de prego, tiro na lata e chute no pneu. Inerentes à cul-tura do município, foram dispu-tadas também partidas de tênis de mesa, baralho espanhol, três sete e futebol veterano para atletas com mais de 50 anos.

Funcionários municipais recebem treinamento da RGE

Augusto Pestana - Um treina-mento com o engenheiro de Segu-rança do Trabalho Douglas Briske e com a engenheira florestal Isabel Kleinpaul foi disponibilizado pela empresa RGE para orientar os funcionários municipais quanto a utilização de equipamentos de segurança e os procedimentos de prevenção que devem ser adota-dos.

O treinamento também teve por objetivo orientar os funcio-nários quanto a poda correta das árvores e os cuidados ne-cessários para o manuseio dos equipamentos, principalmente próximo à rede elétrica. Uma orientação sobre a utilização do caminhão equipado com cesto aéreo também foi prestada aos profissionais presentes.

Page 3: Panorama 30.08.2012

ANO 4 - Nº 55 - AGOSTO 2012 3Cidades

Som e Luz

Através da preservação, Recanto Missioneiro resgata a tradição gaúcha

Artigos como uma espada da Revolução Farroupilha e utensílios antigos contam a história do povo gaúcho em um museu montado num galpão crioulo

Sino

Catuípe - Resgatar e cultivar a cultura e as raízes do povo gaúcho. Esse é o objetivo do tradicionalista Beto Porsani. O catuipano é proprietário de um galpão crioulo batizado de Recanto Missioneiro, onde procura cultivar as recordações da tradição gaúcha através de artefatos que fizeram história ao longo dos anos.

Possani conta que em seu recanto possui, dentre inú-meros artefatos, uma espada da Revolução Farroupilha, a qual fez questão de comprar para relembrar os feitos que marcaram essa época. “Tenho ainda um candeeiro, fogareiro antigo, máquina de costura, rádio antigo, cerca de 40 pa-nelas de ferro e 20 chaleiras de ferro, dentre outros inúmeros artigos que contam a história de nosso povo”, relata.

São mais de dois mil itens que compõem o Recanto Mis-sioneiro e que foram adquiri-dos durante os anos. Entretan-to, indagado sobre a possível venda de algum de seus ma-

Tibúrcio da Estância inaugura CTG que preserva tradiçãoMovido pelo gosto da cultura

nativista e pela importância de preservar a memória histórica, fortalecendo os valores do Rio Grande do Sul, o músico, compositor e intérprete regio-nalista Alvício Mawes, conhe-cido como Tibúrcio da Estância nos meios tradicionalistas e artísticos, está concluindo um espaço particular para refletir a ancestralidade. Trata-se de um galpão crioulo denominado CTG Estância do Tibúrcio, que foi inaugurado no dia 25 de agos-to, nas imediações da Estação Rodoviária de Santo Augusto.

Beto Porsani busca resgatar a cultura e a tradição gaúcha

Tibúrcio da Estância já possui cinco CDs e dois DVDs grava-dos. Suas letras e as imagens associadas retratam a vida campeira e as grandezas que fundamentam o tradiciona-lismo gaúcho. O espaço inau-gurado reúne utensílios em uso nos galpões e nas lidas de antanho, peças típicas que, em seu conjunto, dão origem a um pequeno museu, harmonizando o ambiente com forno campei-ro e o fogo de chão. O local é um retorno a ancestralidade e possui uma inconfundível marca da tradição. Alvício Mewes, o Tibúrcio da Estância Peças de uso e costume

teriais, Beto é enfático: “não vendo absolutamente nada do que adquiri, apenas compro novas peças”.

O “museu”, como alguns gos-tam de chamar, o local é aberto para visitantes, entretanto, na Semana Farroupilha apenas

amigos e família participam das comemorações. “Gosto de preservar a tradição e faço isso com meus amigos e família.

Todos nós somos amantes da nossa cultura e por isso damos continuidade a ela através da preservação”, finaliza.

Espada uasada na Revolução compõe os artefatos do Recanto

Page 4: Panorama 30.08.2012

Depois de perder todo seu dinheiro e ficar pobre, Ernani Sarmento ainda será preso nos próximos capítulos de Cheias de Charme, a

novela das 19h da Rede Globo. A cena vai ao ar no próximo dia 4. Depois de anos cometen-

do crimes em suas transações comerciais, o advogado finalmente será preso por todas as falcatruas que cometeu. Preocupado, Sarmen-to tentará fazer com que Marisette faça parte

de sua defesa, mentindo para protegê-lo. Elano vai perceber as intenções do advogado e proteger a secretária. Cida será a pessoa

mais afetada com a notícia da prisão do ho-mem que acabou de descobrir que é seu pai e decidirá apoiá-lo, apesar de todos os indícios

contra os crimes que ele cometeu.Elisa confessa a Virgílio

que se apaixonou por Rodrigo e afirma que Melissa e Dimas são os culpados pelo seques-tro do rapaz. Rodrigo janta com Miriam. Jáqui confessa para Valdirene que está inte-ressada em Henrique. Virgílio revela a Rodrigo o paradeiro de Elisa. Henrique afirma a Juliana que está interessado em Jáqui, mas que não pode terminar seu relacionamento com Laura. Rodrigo chega à casa noturna onde Elisa se encontra.

>> Amor Eterno AmorRodrigo encontra Elisa em casa noturna

Nathalia Dill está cotada para estrelar novela de Walcyr Carrasco

Isis Valverde faz trabalho ao lado da mãe

Tom Cruise emagrece com

separaçãoIsis Valverde fez um

trabalho ao lado de sua mãe, Rosalba, neste domingo, 26, e postou imagens no Twitter. “Mamãe e eu juntas em cena!!! Bom demais sô!”, escreveu a atriz, que é mineira. Em outra foto, Isis disse que ado-rou trabalhar ao lado da mãe. “Amooo!!! Experi-ência incrível!”.

Casado com três mulheres, Cadinho ainda se interessará por Suelen

Casado com Verônica, Alexia e Noêmia, Cadinho ainda se in-teressará por Suelen em Avenida Brasil. Falido e humilhado pelas esposas, o empresário vai passar uma temporada no Divino e ficará encantado com a periguete.

Cadinho pedirá ajuda a Muricy e ela hospedará o antigo patrão numa casa pequena no bairro. O empresário vai adorar a vida no subúrbio e logo fará vários amigos. Certo dia, quando estiver jo-gando sinuca no bar de Silas, verá a periguete passar e perguntará seu nome.

Mundo das EstrelasANO 4 - Nº 55- AGOSTO 20124

> Classificação

> Linha dura O GNT produz a série “Mulheres de aço”, que segue a rotina

de quatro agentes policiais. Com as gravações em curso, duas delas foram desligadas do programa, porque participaram de um concurso público que teve sua legitimidade questionada. Ainda assim, a atração estreia dia 18 de outubro.

Dinho fica surpreso com o afastamento de Ju e Lia fica faceira ao saber da notícia. Bruno decepciona Nélio por não deixá-lo confortar sua irmã. Nando ouve Morgana reclamar dele. Pilha entrega o dinheiro que recebeu por passear com os cachorros para Rosa. Lia implica com Lorenzo por querer saber de Marcela. Fera aconselha Dinho a ficar com Ju. Dinho pede para na-morar Ju.

>> MalhaçãoDinho pede para namorar Ju

Fabian/Inácio é antipático com Rosário e reclama das fãs para os jornalistas. Sarmento avisa que pode ser condenado em seu processo. Rosário acre-dita que descobrirá o misté-rio de Fabian. Lygia convida Penha para ir à sua casa. Cida encontra Elano e fica abalada. Sidney avisa que acompanhará Rosário em sua turnê e Inácio fica nervoso. Penha descon-fia de que Sandro esteja com Branca. Rosário se revolta ao saber que Fabian se apresenta-rá usando playback.

>> Cheias de Charme Penha desconfia de Sandro

Carminha não consegue convencer Tufão a desistir da separação. Leleco pede que Jorginho abra mão de Nina. Ivana diz a Max que passará a noite com ele na lancha. Zezé conta para Janaína que encontrou roupas de homem na chácara. Leleco fica aliviado quando o teste de gravidez de Tessália dá negativo. Verônica e Noêmia rejeitam Cadinho. Verônica tenta vender uma escultu-ra para Monalisa. Jorginho tenta convencer Nina a viajar com ele.

>> Avenida Brasil Teste de gravidez de Tessália dá negativo

Sarmento será preso por seus crimes em Cheias de Charme Nathalia Dill é a atriz mais cotada para estrelar a novela que Walcyr

Carrasco prepara para as 21h e que terá direção de núcleo de Wolf Maya. A atriz, no ar em “Avenida Brasil”, já mostrou que está pronta para o papel da protagonista de uma produção da faixa nobre.

> Em plena dança, um filme No ar em “A dança dos famosos”, Bárbara Paz está rodando,

com Luiz Fernando Guimarães, “Se puder... Dirija!”. É o primeiro longa brasileiro de ação em 3D. A produção é da Total Filmes.

O SBT pediu ao Ministério da Justiça a classificação da nova temporada de “Quem convence ganha mais” para não recomen-dado para menores de 10 anos, o que permitiria a exibição em qualquer horário, mas o requerimento foi negado. Segundo o entendimento do Ministério, a atração “tem linguagem impró-pria e descrição de violência”. Foi recomendada para menores de 12 anos e portanto, só poderia ir ao ar após as 20h.

> Voltam antes do previsto“Os caras de pau” voltará duas semanas antes do previsto,

dia 14 de outubro. Eles ficariam cinco semanas fora do ar por causa do “The voice”. É para driblar os efeitos do horário de verão sobre a audiência.

Se a separação fez mal ao coração de Tom Crui-se, certamente fez bem ao seu corpo. De acordo com nota publicada pelo jornal “Daily Mail”, o ator emagreceu mais de 6 quilos desde que seu casamento com Katie Hol-mes acabou. Segundo o tablóide britânico, Cruise perdeu peso em apenas três semanas.

Page 5: Panorama 30.08.2012

5ANO 4 - Nº 55 - AGOSTO 2012 5Destaque

A corrida terá uma premiação no valor total de 19 mil reais

Domingo tem a 2ª Corrida do Coração promovida pelo Incor/HCI

As categorias estudantil masculina e feminina são isentas de taxa de inscrição

IFF deu início à Segunda Semana de Ciclo de

Palestras em Panambi

Encerram-se na sexta-feira, dia 31 de agosto, as inscrições para a 2ª Corrida do Coração, evento esportivo promovido pelo Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) através do Instituto do Coração. A corrida acontece no domingo, dia 2 de setem-bro, com o objetivo de alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse precioso órgão e, prin-cipalmente, ensinar a preveni-las. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ucrsm.com/rusticadocoracao ou pelo email [email protected] sendo que a taxa de ins-crição de 20 reais deve ser depositada na conta do clube de corredores de Ijuí, caixa federal, agência 0483, conta nº00091290-4 e apresentada no dia da prova para retirada do kit de corrida. Os primeiros duzentos inscritos recebem camiseta personalizada do evento. As categorias estudan-til masculina e feminina são isentas de taxa de inscrição. O regulamento completo tam-

Teve início no dia 27 de agos-to a Segunda Semana de Ciclo de Palestras dos Cursos Técnicos do Instituto Federal Farroupilha de Panambi. Na abertura con-tou com a palestra “Inteligência Emocional e Trabalho”, a cargo da psicóloga Rachel Loureiro Andreata, de Santa Maria.O evento acontece no auditório do Sesi.

bém está disponível no site oficial do evento.

A corrida, que tem uma previsão de mais de trezentos atletas, começa às 10 da ma-nhã na Praça da República, com qualquer tempo e terá uma premiação no valor total de 19 mil reais, com troféus e premiação em dinheiro aos 3 primeiros geral, troféu para o 1º de cada categoria e medalhas para o 2º ao 5º de cada categoria, também terá premiação em dinheiro para o 1º ao 5º das categorias e ainda troféu para o atleta mais idoso, no masculino e no feminino que concluir o trajeto.

A 2ª Corrida do Coração é promovida em parceria com o clube de corredores de Ijuí e com diversos apoiadores como a Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Ijuí, 27º Grupo de Artilharia de Campanha, Brigada Militar, Coordena-doria Municipal de Trânsito, Santander, Rotary Club Ijuí

Nova Geração, Ramos e Copi-ni, Hemovita, Laboratório de Patologia Rocha Gonzatti e

O primeiro dia do evento foi aberto ao público, mas a pro-gramação que segue desde o dia 28 até o dia 31 de agosto, será dirigida aos alunos dos cursos Técnico Integrado em Química, Técnico Integrado em Suporte de Informática, Secre-tariado Pós-Colheita de Grãos, Controle Ambiental, Alimentos e Edificações.

Orientadores e Supervisores Educacionais realizam encontroNo dia 14 de setembro ocorre

no Campus Setrem o 5º Encon-tro Regional de Orientadores e Supervisores Educacionais. O evento tem por objetivo refletir sobre uma abordagem que coti-dianamente vem ocupando des-taque na esfera social. Trata-se da questão do Uso e Abuso da Medicalização, suas Repercus-sões no Cotidiano Escolar.

Este tema vem provocando

inquietações, carecendo de dis-cussões sobre como a sociedade brasileira vive um processo crescente de medicalização em todas as esferas da vida, e que, de um modo geral, transcorre cotidianamente em nossas escolas.

Medicalizar significa definir, em termos médicos, problemas sociais e buscar sua origem na biologia. Significa também

acreditar que a frequência das curas está diretamente ligada à intensidade do ato médico.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificados. As inscrições podem ser realizadas através do site www.setrem.com.br.

Para mais informações basta entrar em contato com a pro-fessora Márcia Brun, através do fone (55) 3535 4667.

Jornal da Manhã . O trajeto adulto será de um total de 10 km e o estudantil de 2,5 km,

com uma novidade para esta edição, a prova de revezamen-to 5 X 5 km.

Page 6: Panorama 30.08.2012

GeralANO 4 - Nº 55 - AGOSTO 20126

Unicruz abre inscrições para bolsas institucionaisOs acadêmicos da Universi-

dade de Cruz Alta que desejam participar de bolsas institu-cionais já podem se inscrever para a seleção. No edital, serão disponibilizadas bolsas par-ciais de 25% ou 50% do valor da mensalidade. O recurso é decorrente de Entidade Bene-ficente de Assistência Social

da Unicruz.Os interessados têm até o dia

28 de setembro para realizarem as inscrições. A documentação deve ser entregue no Programa Intersetorial de Assistência Social (PIAS), na Secretaria Aca-dêmica do Campus Universitário.

Mais informações estão dis-poníveis no portal da Unicruz.

Na última semana, uma ban-ca de examinadores formada por membros e convidados elegeu, no Rocket’s Café em Santa Rosa, a nova Identidade Visual do 26º Musicanto Sul Americano de Nativismo.

Os autores do cartaz e do jingle são Pável Bauken de Oliveira e Márcio Clein, que receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 500 cada. O concurso estendeu-se às agências de publicidade e artistas plásticos com sede administrativa e residência na região da Grande Santa Rosa.

O autor do cartaz vencedor, Pável Bauken de Oliveira desta-ca que pensou inicialmente em fazer um estilo completamente diferente do que já haviam fei-to nas outras edições, incluin-

Musicanto tem identidade visual definida

Implantação de parque eólico na região é

estudadoColorado – Município deu

início aos estudos para implan-tação de um parque eólico. A iniciativa partiu de uma empre-sa especializada e contou com o incentivo da prefeitura. As atividades tiveram início a par-tir de um levantamento na área rural, através de contatos com os proprietários rurais e futura adequação de uma antena capaz de medir as condições do local.

A escolha do município de Colorado para esta implemen-tação se deu a partir de uma análise de mapas dos ventos. O próximo passo é aguardar testes realizados com a antena,

Autor do cartaz vencedor foi Pavél Bauken de Oliveira que destacou novas cores e um mesclado dos principais meios de informação que, segundo determinação da

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), instituição que regula essas atividades, deverá permanecer em teste por três anos, devido aos possíveis fenô-menos climáticos, como La Niña, e as alterações que acontecem durante as estações do ano.

Caso o projeto seja viabiliza-do, o investimento deve partir do setor privado. Dentre os benefícios do projeto está o aumento da infraestrutura do município e da região. É previs-to ainda um grande desenvolvi-mento em pesquisa, tecnologia, comércio e habitações.

Ao meio o ganhador do cartaz, Pável Baukem

do novas cores e mesclando com um dos principais meios de vinculação de informação hoje, a internet.

“Quis expressar o Musicanto no cartaz com sua beleza e seus diversos estilos musicais que so-bem ao palco todo ano. Gostaria que o cartaz representa-se a diversidade dos países reunidos neste grande evento”, destacou Pável. Em breve a nova Identi-dade Visual será vinculada nas redes sociais do Musicanto.

Os convidados da noite tam-bém puderam apreciar o show musical com o cantor Charles Busker, de Porto Alegre.

O Musicanto acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa.

Desde terça-feira, o 26ª Mu-

sicanto Sul-Americano de Na-tivismo está com as inscrições abertas, e tem por obejtivo oportunizar, a partir dos valores mais legítimos da cultura rio-grandense e sul-americana, a criatividade e a manifestação dos artistas, com destaque para a música e a arte como um todo.

O evento é realizado anual-mente e visa o surgimento de novos valores no campo da arte de cunho nativista.

O concurso é destinado a compositores sul-americanos que devem inscrever canções inéditas em português, espa-nhol ou guarani até o dia 19 de setembro. As composições em língua guarani deverão vir acompanhadas de tradução para as línguas portuguesa ou espanhola.

Caso projeto seja viabilizado, investimento deve partir de setor privado

Escritor das Missões já vendeu mais de 1,2 mil exemplares do livro A Cura

Missões – O livro A Cura, do jornalista Rodrigo Bergsleithner, publicado em 2006, já vendeu 1.276 exemplares. O livro retrata, através de 46 poemas, o estilo de vida da humanidade, sociedade, sentimentos de alegria e tristeza.

Rodrigo escreveu o livro

durante 10 anos e foi embasado através de perguntas feitas a si mesmo sobre quais os sentimen-tos da humanidade, o por que de sermos da forma que somos e quem remete à tal realidade.

A venda iniciou após o lan-çamento do livro no Brique da

Praça de Santo Ângelo. O au-tor circulou de porta em porta, apresentando à comunidade o livro e realizando assim a venda. Durante três meses, o livro ficou exposto no site Poesia Libertina, e teve mais de 75 mil visualiza-ções e 2 mil downloads.

Page 7: Panorama 30.08.2012

ANO 4 - Nº 55 - AGOSTO 2012 7Agenda Cultural

Fecolônia terá participação da Hortiflora

A Feira Estadual da Agroin-dústria Colonial (Fecolônia) acontece de 7 a 9 de setembro no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, em Panam-bi, e terá a participação da Associação dos Produtores de Flores, Hortigranjeiros, Plan-tas Aromáticas e Bulbosas, a Hortiflora.

A associação fundada em 2009 conta atualmente com 20 associados da região do Alto Jacuí que produzem bulbosas. Dentre elas, 11 produzem flo-res e plantas de vaso. A Horti-flora busca alternativas de ren-da para a pequena propriedade rural baseada na agricultura familiar, com a promoção da permanência do produtor no campo de forma sustentável e ecologicamente correta.

A sede da associação é no município de Quinze de Novembro e atualmente os

Feira acontece em setembro, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldshimidt

Tertúlia Nativista está com inscrições abertas

Os interessados em participar da 20ª edição da Tertúlia Musical Nativista podem realizar suas inscrições até o dia 19 de outu-bro. Autores e compositores de todo o país podem participar. As inscrições devem ser realizadas na Casa de Cultura de Santa Maria, no Centro do Estado, localizada na Praça Saldanha Marinho e no Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, em Porto

Alegre. O festival ocorre nos dias 30

de novembro, 1º e 2 de dezem-bro, no largo da Gare, no Centro Ferroviário de Cultura em Santa Maria. O primeiro lugar levará o troféu Minuano e mais R$ 6 mil. Também haverá premiação para outras faixas de destaque.

Mais informações pelo te-lefone 55 3921-7216 ou pelo e-mail [email protected].

Hortiflora busca alternativas de renda para a pequena propriedade

Fenasoja lança Fiesta Nacional Del Imingrante

A Comissão Central da 20ª Feira Nacional da Soja (Fenaso-ja), recebeu a comitiva de inte-grantes e autoridades de Oberá, na Argentina, para realizar o lançamento da 33ª Feira Nacio-nal Del Imingrante que estará acontecendo no mês de setembro, em Oberá.

associados conseguiram ex-pandir suas produções através de uma parceria com os Super-

mercados Zaffari, passando a produzir também flores e plantas em vasos.

Clube 29 de Maio recebe Mariana Marques no 1º Chamamé e Milonga

O Clube 29 de Maio de Ajuricaba realizou o 1º Cha-mamé e Milonga no dia 18 de agosto. A grande estrela da noite foi a cantora nativista Mariana Marques, natural do município de Ajuricaba. Seu talento musical surgiu aos três anos, quando sem perceber, nos momentos de brincadeira cantava e pedia espaço para mostrar seu inocente canto.

Mariana, aos poucos, ga-nhou os palcos da região e com o tempo amadureceu seus estu-dos vocais e organizou novos projetos. Deixando os palcos do Encontro Nacional de Arte e Tradição (Enart) para retor-nar à essência da música mis-sioneira e latino-americana, no dia 17 de agosto o grupo Arte e Cultura Os Costeiros,

A 33ª Feira Nacional Del Imingrante acontece no Parque das Nações e reúne representa-ções de 21 etnias, distribuídas em 14 casas étnicas. A festa reúne uma programação cultural, ex-pondo música, costumes, história e gastronomia de cada uma das etnias participantes.

Última edição da Tertúlia reuniu músicos de todo Estado

de Santa Rosa, abriu as portas para Mariana realizar seu show musical de chamamé.

No dia 18, Mariana este-ve no palco do Clube 29 de Maio, onde acompanhada pelo músico Adams Cezar, Yuri Menezes (guitarreiro de Luiz Carlos Borges) e Glauco

Vieira (acordeonista de Mano Lima) realizou um espetáculo com a participação do público que interagiu constantemente com o grupo.

A programação foi regada a uma culinária especial e serviu para abrir as portas para mais eventos.

Mariana Marques foi a grande atração da noite

Setrem promove eventos sobre Educação Profissional

A fim de fomentar a pesquisa técnica na Educação Profissional, o Campus Setrem será sede de dois eventos na próxima semana, que ocorrem entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Um dos eventos é o 3º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, que é

realizado através da Comissão de Projetos e Pesquisa da Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação. O outro, que ocorre no mesmo período é a 12ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional, que integra as atividades do X Salão de Pesquisa Setrem (SAPS).

Page 8: Panorama 30.08.2012

ANO 4 - Nº 55 - AGOSTO DE 2012

O professor Gerd Wassenberg, da Universidade de Ciências Apli-cadas de Aachen, da Alemanha, veio ao Brasil com o objetivo de ministrar uma disciplina no Mestrado em Desenvolvimento da Universidade, em Ijuí, entre outras agendas com acadêmicos, profes-sores e empresários da região.

Na sua chegada à Universida-de, Gerd Wassenberg foi recebido pelo Reitor, Martinho Kelm, pela Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Evelise Berlezi, e pela professora do Mestrado, Lurdes Froemming. No encontro o Reitor ressaltou a intenção de contar com a expe-riência de Wassenberg sobre a temática do empreendedorismo, para estabelecer uma parceria concreta que possa viabilizar projetos voltados a este tema na região: “a Universidade tem trabalhado fortemente neste sentido, procurando somar es-forços com o empresariado e poder público, no sentido de estimular o empreendedorismo e a inovação como agentes de desenvolvimento”.

A atuação de Wassenberg na Unijuí ocorre através de convê-nio com a universidade alemã. Esta é a primeira vez que atua como professor de um compo-

Prefeituras do Noroeste recebem capacitação

Professor da Alemanha participa de aula na Unijuí

Representantes de 12 pre-feituras do Noroeste do Estado participaram da visita técnica na Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). No encontro, conheceram as bases de funcionamento do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer). A iniciativa é do Sebrae/RS.

Participaram do encontro agentes das cidades de Campo Novo, Cerro Largo, Coronel Bi-caco, Derrubadas, Humaitá, Jari, Santa Rosa, Santo Augusto, São Francisco de Assis, São Martinho, Tenente Portela e Tiradentes do Sul.

A secretária de Administra-ção de Recursos Humanos Stela Farias explicou que a ideia do Fornecer nasceu após uma conversa com o governador Tarso Genro, onde o chefe do Executivo demonstrou interesse em utilizar parte dos recursos

Relatório de ações para região Celeiro é apresentadoO vice-governador Beto Gril e

o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, estive-ram em Três Passos no dia 23 de agosto para entregar o relatório de ações do governo do Estado e debater o Programa de Combate às Desigualdades Regionais.

Danéris apresentou o retorno

Gerd Wassenberg, da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, da Alemanha, ministra disciplina no Mestrado em Desenvolvimento

Profissionais conheceram as bases de funcionamento do programa Fornecer

dos diálogos CDES-RS, realizado na região Celeiro em janeiro, quando reuniu a comunidade no município de Campo Novo, oca-sião em que foi apresentado um conjunto de demandas que agora o governo volta para comunicar os encaminhamentos.

Entre as informações apre-sentadas estiveram as obras em

diretamente nos municípios. “O programa possibilitou o acesso exclusivo das micro e pequenas empresas ao mercado de compras governamentais. Ou seja, permi-tiu a utilização de recursos dire-tamente dos municípios”, disse.

A subsecretária da Celic, Nizani Torres, afirmou que o programa é uma ferramenta de gestão pública. “A iniciativa per-mitiu ao governo do Estado obter economia e ao mesmo tempo proporcionar investimentos. O programa ampliou e diversifi-cou o número de fornecedores, passando de quatro para 87”, comentou.

O Fornecer é considerado modelo de uma nova política de licitações do governo do Estado. Somente na primeira etapa, o programa permitiu que o RS obtivesse uma economia de aproximadamente R$ 650 mil para os cofres públicos.

estradas, acessos municipais, viaturas e equipamentos para qua-lificar a segurança, recursos para microcrédito, apoio aos distritos industriais, reformas de escolas, apoio ao turismo, entre outras.

O orçamento do governo para investimentos na região Celeiro é de R$ 34,7 milhões em 2012, be-neficiando os 140 mil habitantes

dos 21 municípios. O vice-governador afirmou

que o programa já demonstrou resultados, sendo que em algu-mas regiões o desequilíbrio vem diminuindo. “Com a união de todos vamos fazer com que as re-giões sejam cada vez mais iguais, oportunizando desenvolvimento e qualidade de vida a todos os

gaúchos”, ressaltou Gril. O evento reuniu comunidade

e lideranças regionais que deba-teram formas e iniciativas para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, além de medidas para superar indicadores que promovem desigualdades entre as regiões do Estado.

nente curricular. Gerd destaca que ministrar um componente possibilita uma interação maior com acadêmicos e professores: “é mais proveitoso para mim e também para os estudantes, interagimos mais”.

Além das aulas no Mestra-do, Gerd Wassenberg participa de reuniões com professores do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), Projeto Extensão In-dustrial Exportadora (Peiex), e ministra palestras ligada ao

Setor de Relações Internacionais da Unijuí, em Ijuí e em Panambi.

Nas aulas, além de destacar conceitos de empreendedorismo e relatar experiências da Alema-nha, Gerd já realizou diversos testes sobre perfil empreendedor, criatividade e inovação com os alunos, e destaca: “em muitos testes, estão na frente dos ale-mães”. As aulas de Empreende-dorismo e Desenvolvimento com Gerd Wassenberg, no Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, começaram na semana passada, e seguem até o final deste mês.

Professor estará realizando trabalhos até o final deste mês na Unijuí