panorama 12.04.2012

8
Estiagem faz com que seja possível atravessar o Rio Uruguai a pé ANO 4 - Nº 36 - ABRIL DE 2012 Feicap de Três Passos inicia-se na terça-feira com shows para todos os gostos Paula Fernandes sobe ao palco na próxima semana Panambi abre inscrições para concurso de foto página sete página sete Quedas do Salto do Yucumã ficaram mais visíveis com a seca página três Segundo Grito de Alerta Missões é nesta quinta página seis A travessia das balsas continua normal, mas para chegar até a Festa dos Navegantes pode-se ir caminhando página três

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 29-Mar-2016

289 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 12.04.2012

Estiagem faz com que seja possível atravessar o Rio Uruguai

a pé

ANO 4 - Nº 36 - ABRIL DE 2012

Feicap de Três Passos inicia-se na terça-feira com showspara todos os gostos

Paula Fernandes sobe ao palco na próxima semana

Panambi abre inscrições para

concurso de foto

página sete

página sete

Quedas do Salto do Yucumã ficaram mais

visíveis com a secapágina três

Segundo Grito de Alerta Missões é

nesta quintapágina seis

A travessia das balsas continua normal, mas para chegar até a Festa dos Navegantes pode-se ir caminhando

página três

Page 2: Panorama 12.04.2012

CidadesANO 4 - Nº36 - ABRIL 20122

Depois de quatro anos, escola será entregue à comunidade

Condor - Depois de quase cinco anos em andamento, está concluída a obra da creche de Condor e que custou cerca de R$ 1,6 milhão. O novo educandário tem capacidade para abrigar 120 crianças em turno integral e re-ceberá toda a estrutura da Escola de Educação Infantil Sonho Feliz.

Um almoço comemorativo, promovido pelo Círculo de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sonho Feliz no dia 14 de abril irá marcar o início das atividades letivas das novas instalações do educandário. O almoço será por adesão, ao cus-to de R$ 5 para adultos, sendo que crianças menores de 12 anos não pagam. No cardápio, será servido carreteiro no disco.

O novo prédio, construído jun-to a Rua Castelo Branco, ao lado do Ginásio Municipal, irá abrigar toda a estrutura da Emei, que hoje funciona junto a um prédio público na Rua XV de Novembro.

O projeto da nova creche, todo executado e aferido pelo Minis-tério da Educação, prevê capaci-

dade para abrigar 120 alunos em turno integral, no entanto, neste momento incial, apenas haverá a transferência dos alunos da Emei para o novo ambiente. “Temos hoje 81 alunos atendidos na Emei, que serão automaticamente transferidos para a nova escola. Gradativamente, iremos adaptan-do a estrutura para chegarmos à capacidade pretendida”, enfatizou

O novo educandário tem capacidade para abrigar 120 crianças em turno integral

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA

CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encar-tado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Sema-nário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jor-nal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe (Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informa-tivo Noroeste (Boa Vista do Buricá,

São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progres-so, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guar i ta , Derrubadas , Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tira-dentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Rama-da, Redentora) A Notícia (Condor), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não Me Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuça, Boa Vista do Cade-ado e Quinze de Novembro).

Edição: Taíse Heberle de Lima Diagramação: Nilton Golle.Telefone: (55) 3331- 0300

[email protected]ão: Cia de Arte - Ijuí/RS

O novo educandária abrigará 120 crianças em turno integral

Exército arrecadará donativos em bairrosSanta Rosa - Para que as famílias

de Santa Rosa comecem o inverno bem agasalhadas e protegidas do frio, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado Regimento San Martín promove a Campanha do Agasalho 2012. Até dia 19 de abril será reali-zada a coleta dos donativos.

No sábado, o caminhão percor-rerá os bairros Cruzeiro e Central, durante todo o dia.

Percurso no bairro Cruzeiro:Vilas Cruzeiro do Sul, Lotea-

mento More Bem, Vila Ibanês, Re-sidencial Harmonia, Vila Speroni, Vila Morada do Sol, Vila Pereira, Vila Progresso, Vila Jardim e Re-sidencial Esplanada

Percurso no bairro Central:Vila Oliveira, Vila Beatriz, Vila

Arrecadação acontece até o dia 19 de abril

a secretária Municipal de Educação e Cultura, Sandra de Bairros.

Conforme destaca Sandra, os re-cursos para manutenção do ensino básico são viabilizados pelas regras do Fundo de Manutenção e Desen-volvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que condiciona a quantidade de alunos registrados pelo Censo Escolar.

Com trajes da época cerca de 40 atores fizeram um belo espetáculo

Três Passos - Centenas de fiéis acompanharam a procissão e encenação da paixão e morte de Jesus Cristo na Sexta-Feira Santa em Três Passos.

A encenação dos principais momentos da paixão, iniciando com a prisão de Jesus, sua con-denação e calvário carregando a cruz e sofrendo até a morte foi feita por atores amadores da Paróquia Santa Inês, sob a

coordenação do padre Maurício Karpinski.

Vestidos com trajes da épo-ca, os mais de 40 atores pro-porcionaram não só um belo espetáculo como momentos de reflexão e até de emoção à comunidade que acompanhou toda a caminhada que partiu do Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), indo até a Matriz Santa Inês.

Encenação da Paixão e Morte em Três Passos

Balneária, Vila Flores, Vila Santos e Vila Bancários

O 19º RC Mec distribuirá os agasalhos arrecadados para as

famílias em vulnerabilidade social da comunidade santarosense, em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Page 3: Panorama 12.04.2012

ANO 4 - Nº 36 - ABRIL 2012 3

Estiagem baixa o nível do Rio Uruguai

Santa Rosa - A cinoterapia é muito utilizada como terapia para crianças com problemas psicológicos, de relacionamen-to social ou afetividade (por exemplo, autismo), distúrbios de aprendizagem ou de audição. Em Santa Rosa, uma cadela da raça labrador, chamada de Luna é o xodó dos alunos que abrem um sorriso assim que a veem. A labrador deixa-se guiar, montar, abraçar e corre pela sala.

Luna nasceu no canil do Pelo-tão. A ideia inicial é que ela fosse utilizada para trabalhos de faro de entorpecentes. Mas logo seu perfil dócil pendeu para uma missão maior: sanar as carências afetivas e auxiliar no fortalecimento da autoconfiança de crianças surdas.

Em torno de 20 crianças par-ticipam uma vez por semana do projeto piloto desenvolvido em conjunto com soldados do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar.

De acordo com a psicóloga educacional Tatiana Giovelli, que acompanha as sessões de terapia assistida com cães na escola, os

O Rio Grande do Sul tem 320 municípios em situação de emer-gência devido à estiagem, de acordo com a Defesa Civil do Es-tado. Situação que deixa lavouras arrasadas e causa prejuízos em todas as regiões. Mas, mesmo assim, há cidades que se bene-ficiam de alguma forma com a seca. É o caso de Derrubadas, no Noroeste. A falta de chuva deixou as quedas do Salto do Yucumã mais visíveis. Com isso, o número de turistas aumentou no parque.

Para chegar até as quedas é preciso percorrer um trajeto em meio à natureza. São 15 quilô-metros desde o portão do Parque Estadual do Turvo até o Salto do Yucumã. O local está recebendo investimentos para melhor re-

benefícios da cinoterapia vão desde o nível emocional até a integração do grupo.

Além da autoestima, desde que as crianças têm a oportunidade de conviver com Luna é observada uma evolução no relacionamento em grupo e na afetividade entre as crianças.

“Quando surgiu a ideia do projeto, logo optamos por ela, pois é um cachorro muito dócil e não tem perfil agressivo”, releva o soldado Gustavo Luiz Vogt, 25

ceber os visitantes. “O centro de visitantes está quase pronto, e também já temos asfalto no município”, disse o gestor do parque, Leandro Strimgari.

As cachoeiras formam uma cor-tina de água com uma extensão total de 2 quilômetros. Com a estiagem, as pessoas conseguem se aproximar do canal do rio. Em épocas de precipitações normais, a área que hoje é acessível fica coberta de água. Neste ano, o número de visitantes já é cerca de 30% maior do que nos anteriores. “É importante destacar que não são só gaúchos, são turistas de outros estados e principalmente de outros países, como Itália, Alemanha, Argentina, Japão...”, comentou o secretário de Turismo

Porto Mauá - Com a estiagem prolongada neste ano de 2012, o Rio Uruguai em Porto Mauá está com o nível das águas cada vez mais baixo, transparentes, sendo possível atravessar a pé o rio, de costa a costa, ou seja, do Brasil a Argentina.

Na Comunidade de Volta Grande, a largura do rio em li-nha reta é de 770 metros, sendo possível atravessar caminhando transversalmente em torno de mil metros por cima das pedras do leito do rio, o único obstácu-lo de travessia a pé é o canalão, que possui aproximadamente 15 metros de largura. É um es-petáculo efetuar a travessia do Rio Uruguai a pé, observando as pedras do leito do rio formando pequenas piscinas naturais, formação de pequenos córre-gos, com pequenas quedas de água (cachoeiras), caramujos e alevinos que ficaram presos às poças de água nas rochas, a presença de diversas garças se alimentando dos que ficaram ilhados.

Além da estiagem, o que deve estar contribuindo com o baixo nível do Rio Uruguai é a reten-ção de águas junto a barragem

Cidades

Cães auxiliam no atendimento psicológico de crianças surdas

Crianças de um a 13 anos participam de sessões de cinoterapia, realizadas na Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos

Projeto piloto é desenvolvido em conjunto com soldados

Para chegar a principal ilha pode-se ir caminhando

de Derrubadas, Adelar Seffrin.O ingresso para visitantes é

de R$ 7,27 para motocicletas; R$ 11,98 para carros; R$ 79,76 para vans e micro-ônibus; e R$

anos, que tem formação cinotéc-nica para poder trabalhar com a terapia assistida.

A psicóloga educacional afirma que mesmo com as diferentes brincadeiras realizadas pelos alu-nos, Luna não se exalta.

“A cinoterapia é aplicada em diferentes tipos de público, desde hospitais até lares de idosos. Não sei de registro algum que o cão tenha mostrado agressividade com quem estava interagindo”, comenta Giovelli.

da Foz do Chapecó.O baixo nível das águas deste

ano é semelhante ao do que ocorreu em 1979. Naquele ano se conseguia caminhar desde o barranco, em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstá-culo para efetuar a travessia a pé. Para cruzar o canal basta utilizar um caíco ou cruzar a nado.

Para se chegar à principal ilha de Porto Mauá, próximo aos pavilhões da Festa dos Nave-gantes, pode-se ir caminhando, o nível máximo de água atinge 40 cm.

A travessia de balsas con-tinua normal, pois o trajeto é realizado onde o nível das águas é mais profundo.

Seca faz turismo crescer em Derrubadas159,30 para ônibus. A visitação ao Salto do Yucumã fica aberta de quarta a domingo, das 8h às 16h, de acordo com a prefeitura de Derrubadas.

Para chegar até as quedas é preciso percorrer um trajeto em meio à natureza

Emenda para o Estádio Piratini é encaminhadaPanambi - Esteve visitando o

prefeito de Panambi na última semana o deputado federal Gio-vanni Cherini.

Ele estava acompanhado de li-deranças do seu partido, o PDT, e comunicou que apresentou uma emenda ao orçamento de 2013 de um valor de R$ 200 mil para a ampliação das arquibancadas do Complexo Esportivo Piratini em Panambi. O prefeito municipal, Miguel Schmitt-Prym, agradeceu a iniciativa e disse que no mo-mento oportuno vai apresentar o projeto de mais uma etapa das arquibancadas.

Page 4: Panorama 12.04.2012

O cantor Gusttavo Lima disse que pretende se casar com a próxima namorada e já até esco-lheu o nome dos filhos que pretende ter com ela. O jovem terminou recentemente o namo-ro com a coleguinha

do Caldeirão do Huck, Karen. Mesmo assim, ele

já pensa em um novo relacionamento.Durante um show,

ele disse para a plateia: “Vou me casar com a

próxima namorada que arrumar. E quero ter

dois filhos ainda. O Vi-tor e a Maria Eduarda”, contou descontraído.

Teresa sugere que Rodrigo tente encontrar Elisa através da ONG. Francisco repara que Regina responde por Michele, e a secretária fica constran-gida. Ribamar é impedido de colocar uma câmera em frente a sua estátua. Miriam entre-ga a joia que Melissa pediu e elogia a futura sogra para Rodrigo. Gracinha e Pedro chegam ao Rio de Janeiro e são recebidos por Rodrigo.

>> Amor Eterno AmorGracinha e Pedro chegam ao Rio

Claudia Abreu vai cantar de verdade em Cheias de Charme

Após retirada de tumor, Hebe volta a gravar programa

Globo lançará CD de Gabriela só com músicas de Ivete Sangalo

No próximo dia 23, Hebe Camargo volta a gravar o seu programa na Rede TV!. A apre-sentadora foi afastada após ser submetida a uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino, em 11 de março.

No dia 2 abril, Hebe gravou em sua casa, pela primeira vez, chamadas para o programa. Na manhã desta última terça-feira,

A Globo quer aproveitar a participação de Ivete Sangalo no remake de Gabriela para lançar um CD só com músi-cas interpretadas por ela em

cena. Na trama, a cantora baia-

na viverá Maria Machadão, dona do cabaret Bataclan,

onde fará diversas apresenta-ções musicais.

Seria algo parecido com o CD de Passione só com mú-sicas italianas interpretadas pelo ator Daniel Boaventura, que era cantor de uma canti-

na na novela.

Laisa e Yuri divulgam foto juntos e afastam boatos de separação

Os ex-BBBs Yuri e Laisa continuam namorando.

Os dois publicaram em seus respectivos perfis no Twitter uma foto na qual aparecem juntos, segundo eles, em Porto Alegre.

Yuri e Laisa começaram a namorar no “BBB12”. O na-

Mundo das EstrelasANO 4 - Nº 36 - ABRIL 20124

>> Globo vai investir na carreira do ex-BBB Jonas como ator

>> Juliana Paes revela que marido não assiste suas cenas românticas

O ex-BBB Jonas Sulzbach é participante da 12ª edição que mais vai lucrar fora do confinamento. O Mister já fez partici-pação no seriado “Louco por Elas”, ao lado de Debora Secco, está rodando o país fazendo “presença VIP” e é o mais novo pupílo da TV Globo. Assim como aconteceu com Grazi Massafe-ra, o modelo está sendo instruído a se preparar para ser ator. Como o mercado de galãs está em baixa, Jonas caiu como uma luva para a emissora.

Juliana Paes falou sobre a relação com o marido Carlos Eduardo Baptista, em entrevista para a última edição de uma revista. A atriz, que estará no remake de Gabriela, revelou que seu marido não assiste suas cenas românticas.”Queria que ele visse tudo. Até que um dia ele me disse: ‘Amor, eu estava vendo, sim, mas parei porque teve uma cena que não me fez bem’. Foi ótimo ele se abrir comigo. Entendi, pedi desculpas pela minha cobrança e decidi que nunca mais ia encher o meu marido com isso”, revelou a atriz.

Babi afasta Alexia de Moisés e Gabriel fica aliviado. Nelson estranha a ligação de Helena. Gabriel repreende Kiko. Débora elogia o beijo de Jefferson. Um fio de luz começa a entrar em curto na festa e ninguém percebe. Alexia aconselha a Natália lutar para ficar com Nelson. Carmem critica o compor-tamento de Nelson assim que ele chega em casa. Babi deixa a boate após ver Betão beijar Maria. Fabiano e Laura namoram.

>> MalhaçãoNatália decide terminar com Nelson

Locanda joga as cinzas de Felizardo na Shunel. Iara segue seu caminho no mun-do espiritual com a ajuda de Hermanita. Antes de se mudar, Marisol se despede de Marus-chka. Desfile da Quase Shunel, desenhado por Marisol, é um grande sucesso.

>> Aque Beijo Locanda joga as cinzas de Felizardo na Shunel

Jorginho acorda na rua e Nina o leva de volta para casa. Jair pressiona Tessália. Carminha agradece Nina por ter ajudado Jorginho. Mona-lisa e Olenka contam a Leleco que Tessália sumiu e ele de-cide procurá-la. Jorginho diz a Débora que Nina arriscou a vida para salvá-lo. Roniquito planeja pegar as provas que Suelen tem contra Diógenes. Nilo aborda Nina ao vê-la chegar à casa de Lucinda. Max leva Tufão a um evento sem nenhuma importância e o ex-jogador fica incomoda-do. Fininho defende Jerôni-mo de Nilo. Leleco protege Tessália de Jair, mas acaba sendo preso. Nilo invade a casa de Tufão e Carminha fica irritada.

>> Avenida Brasil Nilo invade a casa de Tufão

Gusttavo Lima pretende se casar

com a próxima namorada

Atriz interpretará cantora brega, Chayane, em novela

moro causou polêmica após a estudante revelar que os dois fizeram sexo dentro do programa.

Laisa deixou o reality show algumas semanas antes do lutador e, depois que ele também foi eliminado, os dois assumiram o namoro.

A atriz Claudia Abreu está empolgadíssima com a perso-nagem Chayene, uma cantora brega que fará maldades na novela “Cheias de Charme” (Rede Globo). Ela afirmou que cantará com sua própria voz na trama das 19h e que está se preparando para surpreender.

Em entrevista, Claudia disse que se apaixonou pela vilã des-de o início: “Me apaixonei pela Chayene quando li a sinopse e só aceitei fazer a novela porque é uma personagem completa-mente diferente de tudo o que eu fiz”, declarou.

Para dar vida a Chayene, a atriz retomou as aulas de canto e dança, além de fazer questão de usar a própria voz em cena: “Eu não sou nenhuma Marisa Monte, mas a Chayene também não é. Então ela pode cantar com a minha voz numa boa”.

Ainda sobre a personagem, a atriz afirma: “Ela é uma vilã divertida, que não fica se cul-pando por fazer maldades. E

ela confirmou que estará de volta no próximo dia 23.

como tem uma vaidade muito grande, passa por cima de quem atrapalha seu caminho”. É aguardar...

Os dois publicaram fotos no twitter,

nas quais aparecem juntos

Page 5: Panorama 12.04.2012

5ANO 4 - Nº 36 - ABRIL 2012 5Destaque

Centro de tratamento do câncer do HCI: uma década salvando vidas

No dia 10 de dezembro de 2002, iniciava um dos serviços de alta complexidade do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que hoje é uma referência no sul do país, considerado pelo Instituto Nacio-nal do Câncer e reconhecido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, como único centro completo de tratamento do câncer do interior gaúcho. “O nosso principal diferencial é o atendimento que prestamos, pois vamos além do cuidado e mostra-mos que é possível sim, manter-mos um padrão de serviço pelo Sistema Único de Saúde”, avalia a coordenadora administrativa do centro Rosani Staudt.

O centro de alta complexidade em Oncologia, conhecido como Cacon, teve avanços enormes, tanto no cuidado dos pacientes com uma equipe multidiscipli-nar (nutricionista, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, enfermeiro, farmacêutico), sem contar nos medicamentos revo-lucionários como também em tecnologias de ponta. Atualmente atinge uma média de 125 municí-pios, em uma área de abrangência de 1,5 milhão de pessoas. “Lem-bro que no ano de 2000, dos 20

Os serviços de alta complexidade do HCI são referência no Estado, considerado pelo Instituto Nacional do Câncer

Música inspira moda no SetremUma amostra dos trabalhos de-

senvolvidos pelas estudantes do Curso Técnico em Design de Moda da Setrem será apresentada na segunda-feira, durante o Desfile Música Inspira Moda. As ten-dências para o Verão 2012/2013 serviram de referência para as peças que integram o desfile.

Na sua 2ª edição, o evento apresenta as criações feitas em aula por dez alunas do Curso Técnico em Design de Moda, em que cada estudante tem sua coleção baseada em estilos e/ou ídolos da música. O desfile tem entrada gratuita e ocorre às 21h na rótula interna do Campus Setrem.

centros previstos no projeto do Ministério da Saúde, apenas seis se concretizaram e nós fomos be-neficiados”, disse o coordenador médico do Cacon Fábio Franke.

O médico pioneiro do serviço em Ijuí, destaca o crescimento da pesquisa clínica que vem realizando testes e estudos com medicamentos inovadores, que vêm de países como França, Estados Unidos, Japão e Ale-manha e utilizados no combate aos tumores. O primeiro estudo foi realizado em 2006 com uma paciente que estava com câncer de pulmão. Atualmente, são 55 protocolos de pesquisa para os mais diversos tipos de tumores. “Os tratamentos hoje são dire-cionados ao câncer, afetando menos as células normais (sa-dias) possibilitando então que a gente tenha um tratamento com mais eficácia e com menos efei-tos colaterais”, disse o médico.

O Cacon, pela posição es-tratégica, também se qualifica na área tecnológica. O médico radioterapeuta e também dire-tor técnico do HCI Airton Buss Júnior, comemora a aprovação e liberação de recursos para novas tecnologias. Ele destaca

o segundo acelerador linear que vai permitir a utilização da Radioterapia com Intensidade Modulada de Feixe (IMRT) que permite isolar perfeitamente a área do tumor a ser tratada, possibilitando o aumento da dose de radiação, com menor efeito sobre as células sadias. “Outra aquisição importante é o novo sistema de planejamento da braquiterapia, que trata tumores de colo de útero, que vai permitir uma dosagem mais precisa, tra-zendo mais rapidez e agilidade no tratamento”, avalia Buss Júnior.

A estatística do Cacon é a prova do tamanho da importância deste serviço. São 1.500 consultas/mês, 800 consultas/mês com a equipe multidisciplinar, 1.800 pacientes/mês de quimioterapia, 140 pacientes/mês de radio-terapia e 25 pacientes/mês de braquiterapia. Segundo levanta-mento do HCI, os tipos de câncer com maior incidência, na área de abrangência do Cacon, são de mama e de próstata. Em um com-parativo dos últimos quatro anos, o câncer de mama teve 33.904 registros, aumento de 41,55%, sendo 9.766 somente em 2011. O câncer de próstata registrou

13.308 casos, sendo 3.988 em 2011, um aumento de 49,91% na média dos últimos quatro anos. “A principal recomendação que damos é fazer os exames preven-tivos e também buscar informa-ção, neste sentido, o HCI fez um belo trabalho com a distribuição de DVDs com vídeos-palestras

gravadas por nós médicos com muitas dicas de prevenção e dire-cionado aos alunos(Projeto Saúde na Sala de Aula), envolvendo 14 mil professores, 145 mil crianças e adolescentes de 116 cidades, com apoio das coordenadorias regionais de educação e é claro, de saúde”, finaliza Fábio Franke.

Durante os anos o Cacon teve grandes avanços no cuidado com os pacientes

O evento revelará as criações feitas em aula por alunas

1º Anuncia-Me transfere festival

A comissão organizadora do 1º Anuncia-Me promovido pela Paróquia Santo Antônio de Ca-tuípe informa a transferência de data do 1º Anuncia-Me Festival da canção jovem Cristã de Catuí-pe, o qual seria promovido neste sábado no salão paroquial.

A não realização nesta data se deve que a banda contratada para acompanhar os intérpretes durante o festival, ou seja, ban-da Som Alegre de Entre-Ijuís, ter comunicado que não teria condições de cumprir com o contrato, por não conseguir tirar as músicas, assim, desis-tindo do acompanhamento do

festival. A comissão organizadora deve

se reunir nos próximos dias para marcar uma nova data para a realização deste evento.

Page 6: Panorama 12.04.2012

Feisa tem início no final deste mês

2º Grito de Alerta Missões acontece nesta quinta-feira Campanha incentiva o voto

consciente aos 16 anos

Comitiva da Feisa 2012 esteve em Porto Alegre no mês passa-do para divulgar as potenciali-dades do município e da Feira.

Na avaliação da comitiva, a Feisa vem colhendo belos resul-tados nas esferas de poder do Estado, visto que as visitas ao vice-governador e ao presiden-te da Assembléia Legislativa tiveram uma positiva reper-cussão em relação a Sarandi. “Fomos muito bem recebidos em todas as visitas que fizemos em Porto Alegre. Sarandi se destaca fortemente como muni-cípio industrial e a feira é uma vitrine desse potencial”, afirma Nilson Rempel, presidente da Acisar e Feisa 2012.

A Feisa 2012 acontece de 27 de abril a 1º de maio. O lança-mento da feira foi no dia 20 de março, no Clube Comercial de Sarandi, onde foi apresentado aos associados da Acisar, auto-ridades, expositores e impren-sa, o material de campanha da feira, como spot, jingle e VT.

No lançamento da Feira da Indústria de Sarandi (Feisa)

Realizada em todo o país, a campanha “Se liga 16”, que in-centiva o voto consciente aos 16 anos, foi lançada na Assembleia Legislativa.

O objetivo principal da cam-panha é propiciar o debate sobre as questões de políticas públicas para a juventude e a importância do voto no proces-so democrático, facilitando a confecção de títulos de eleitor

GeralANO 4 - Nº 36 - ABRIL 20126

o presidente da Feira, Nilson Rempel, destacou a potencia-lidade industrial de Sarandi e o empenho da Comissão Or-ganizadora para que essa 16ª edição seja marcante para o município. A Feira conta com 130 expositores do setor in-

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Es-tadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirma mais cinco casos de Dengue contraídos no Rio Grande do Sul. Até o momento, os registros estão restritos à região Noroeste.

São cinco casos em Santa Rosa e seis em Três de Maio. Também foram confirmados outros cinco casos de pessoas que contraíram a doença fora do RS, totalizando agora 32 casos importados.

As medidas de controle de-senvolvidas incluem a elimina-ção de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos e mobilização e

A Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e suas regionais Mis-sões um, dois, Santa Rosa, Ijuí e Três Passos promovem nesse dia 12 de abril, em Santa Rosa, o 2° Grito de Alerta Missões Fronteira Noro-este. A manifestação, que deverá reunir mais de 5 mil pessoas, tem por objetivo mostrar à sociedade e autoridades os principais proble-mas que os trabalhadores rurais enfrentam em seu dia a dia.

Conforme o presidente da

dustrial de Sarandi e contará com atrações como mostra de pequenos animais, seminário de agronegócios, artesanato, desfiles, feira da agricultura familiar, agroindústrias e en-tretenimento com os bailes da Feisa Fest.

Cinco novos casos de Dengue são confirmados

esclarecimento da população e dos profissionais de saúde. Os municípios da região Noroeste estão em alerta para a identi-ficação de casos suspeitos de Dengue e intensificando as ações preventivas e de con-trole do mosquito.

A Secretaria Estadual da Saúde ressalta que os sinais e sintomas de Dengue são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos e diarreia. As pessoas que apresentarem esse quadro clínico devem procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica.

Fetag, Elton Weber, a luta da agricultura familiar é por garan-tia de renda na atividade rural, o campo com gente trabalhando, contra o êxodo rural, o direito ao acesso a terra, pela manutenção dos direitos previdenciários e pela garantia da produção de alimentos.

A concentração começará às 9h, na Praça da Independência, no centro da cidade, onde have-rá uma assembleia para decidir as ações ao longo do dia.

Comitiva entregou convite da Feira ao vice-governador Beto Grill

para os jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro, e também jovens de 15 a 17 anos.

Além da confecção dos títulos, também faz parte da campanha a promoção de debates e pales-tras sobre o tema nas escolas. O prazo para os jovens tirarem o seu título vai até o dia 5 de maio. No dia 6 de maio começa a campanha pelo voto consciente.

“Essa é uma campanha que in-terfere diretamente no processo eleitoral e as eleições de 5 de outubro vão definir o projeto para o país nos próximos quatro anos”, afirmou o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick.

A participação dos jovens é fundamental na condução do processo político do país.

Alegrete - 1 caso importadoAntônio Prado - 1 caso importadoBento Gonçalves - 1 caso importadoCarazinho - 1 caso importadoCaxias do Sul - 3 casos importadosFlores da Cunha - 1 caso importadoGuaíba - 1 caso importadoGaribaldi - 1 caso importadoGuarani das Missões - 1 caso importadoLindolfo Collor - 1 caso importado

Casos em 2012 por município de residência: Horizontina - 1 caso importadoMorrinhos do Sul - 1 caso importadoPorto Alegre - 8 casos importadosSanta Maria - 1 caso importadoSanta Rosa - 5 casos autóctones e 1 importadoSanto Ângelo - 1 caso importadoSão Marcos - 2 casos importadosSapiranga - 3 casos importadosTrês de Maio - 6 casos autóctonesTucunduva - 1 caso importadoViamão - 1 caso importado

A Feira acontece de 27 abril a 1º de maio, em Sarandi e contará com diversas atrações para a comunidade regional

Page 7: Panorama 12.04.2012

ANO 4 - Nº 36 - ABRIL 2012 7Agenda Cultural

Panambi recebe inscrições para concurso fotográfico

12ª Feicap tem início na terça-feira com diversas atrações

A Prefeitura Municipal de Panambi, através da Secre-taria Municipal de Educação e Cultura e do Departamento de Turismo, lança a segunda edição do Concurso Fotográfico Panambi em Foco, com o tema: Lazer e Turismo em Panambi.

Com o objetivo de ampliar o acervo de imagens que re-tratem as diferentes formas ou atividades de lazer e de turismo existentes no municí-pio para fins de utilização em materiais publicitários e de divulgação turística, os par-ticipantes poderão concorrer com fotografias que retratem as diferentes formas ou ati-

Três Passos - Inicia-se na próxima semana a 12ª edição da Feicap, que nesse ano ocorre de 17 a 22 de abril, no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer e que trará como atração principal o Show de Paula Fernades.

Confira a programação:Terça-feira - Banda IDR,

Banda Meia Estação e Banda BL4, no palco B; Quarta-feira - Show de Bandas - Banda G10, Musical Calmon, Indús-tria Musical, Portal da Serra e Danúbio Azul, no palco B; Quinta-feira - Paula Fernan-des, no Palco A; Sexta-feira - Robson & Joziel e Diego Strada (Sertanejo Universi-tário), no palco B; Sábado - Reação em Cadeia e Santogra-au, no palco A e Criptograma, no palco B; Domingo - Diego Max (músicas nativistas e latino americana), Valdomiro Maicá e Apresentação dos CTG’s, no palco B.

Participantes podem concorrer com fotografias que retratem as diferentes formas ou atividades de lazer e turismo do município

Depois de 22 anos, Fenamate volta a acontecer

Coronel Bicaco - O mu-nicípio que tem como árvo-re símbolo a erva-mate e é também a Capital Nacional da Erva-Mate realizou pela primeira vez a Feira em 1982. Foram realizadas cinco edi-ções da feira, sendo que a última há 22 anos, em 1990.

Nesta quinta a Feira será retomada com a 6ª edição, no Parque de Exposições Locais. Para esta edição foram comer-cializados 70 espaços, desti-nados à indústria e comércio,

Ingressos para Fenasoja podem ser adquiridos

pelo BanricomprasSanta Rosa - A Fenasoja

2012 começou a comercializa-ção de ingressos antecipados para o show de Guilherme e Santiago, e dos ingressos permanentes. A novidade é que os ingressos podem ser adquiridos com o cartão Ban-ricompras.

Através de uma parceria entre a Fenasoja e Banrisul, 20 máquinas foram dispo-nibilizadas para os pontos de venda para a comerciali-zação através do cartão. A ação permite o pagamento dos ingressos até o dia 30 de maio. Cléo Rockenbach, coordenador geral do evento, destaca que é uma forma de

facilitar o acesso da população às atrações da 19ª Fenasoja.

Os ingressos antecipados para o show de Guilherme e Santiago estão sendo co-mercializados a R$ 15, e os ingressos permanentes, que permitem acesso ao Parque nos 10 dias de evento, R$ 50. Os ingressos poderão ser adquiridos nos pontos de venda: Lojas Becker, Unijui Campus Santa Rosa, Posto Coopermil – BR (Denardin), Vencal Calçados e Farmácias do Pedrinho. A 19ª Fenasoja ocorre de 27 de abril a 6 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa.

aproximadamente 30 espaços externos destinados ao agro-negócio já foram vendidos, tendo cerca de 100 espaços já vendidos.

Segundo os organizado-res, a ideia é tornar o Parque habitado durante todo o ano, para isso será construído um caminhódromo, instalados equipamentos para ginástica ao ar livre, possivelmente um restaurante no interior do par-que, zeladores e presidentes para preservar o patrimônio.

Atração principal, Paula Fernandes, sobe

ao palco no dia 19

6º Motaço acontecerá nesse fim de semana

Panambi - Inicia-se nessa sexta-feira o Sexto Motaço de Panambi. A programação vai até domingo, no Parque Muni-cipal Rudolfo Arno Goldhart, a iniciativa é do Moto Clube Cavalo de Aço.

Entre as atrações haverá

vidades de lazer e de turismo existentes no município.

Podem participar do con-curso pessoas maiores de 15 anos, residente e domiciliadas em Panambi, cada participante pode inscrever até três fotogra-fias e somente podem concorrer fotos inéditas do município de Panambi. As inscrições vão até o dia 2 de outubro e serão gratuitas, devendo ser reali-zadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em horário comercial, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Ficha de Inscrição devidamente preenchida, cópia de comprovante de residência,

cópia da Identidade ou CPF, uma cópia da fotografia impressa em papel fotográfico (formato 20cmx30cm) e com resolução mínima de 3600 x 2400 Pixels (8 Megapixel), etiquetada no verso, conforme modelo, uma cópia da fotografia gravada em CD, formato JPEG, termo de acordo para uso de obras fotográficas, preenchido e assinado. Todos estes documentos deverão ser entregues em envelope fechado e etiquetado.

A premiação será em dinhei-ro, sendo que o primeiro lugar receberá R$ 1.000, segundo lugar R$ 750 e terceiro lugar R$ 300.

show de acrobacias com a equipe de Weeling 360 graus e show com a banda Excelen-ce, no dia 14 à noite, no Mr John Pub.

O evento tem apoio da Associação dos Motociclistas do RS e prefeitura de Panambi.

Page 8: Panorama 12.04.2012

ANO 4 - Nº 36 - ABRIL DE 2012

Tragédia da Linha Salto se transforma em livro

Preço da soja não paga prejuízos, afirma especialista

Descanso é o título do livro, escrito por Adair Philippsen, magistrado aposentado e atual presidente da Associação Lite-rária Mario Quintana (Alma) de Santo Cristo. A obra é resultado de um ano de pesquisas e entre-vistas com passageiros e com fa-miliares das vítimas do acidente ocorrido em Santa Catarina, há pouco mais de um ano.

No dia 5 de março de 2011, uma tragédia envolveu o grupo de bolão de Linha Salto, que viajava para Marechal Cândido Rondon, no Paraná. O choque entre uma carreta bitrem, car-regada de tábuas, e o ônibus que transportava os atletas e outros excursionistas culmi-nou em tragédia pouco depois das três horas daquele sábado, véspera de carnaval. A morte de 29 pessoas chocou o país.

Mais de cinquenta pessoas foram entrevistadas, num total superior a quarenta horas de gravações. Quanto ao título, Adair explica, “Resolvi deno-miná-lo Descanso por três ra-zões: primeiro, porque os sal-

Com a quebra da safra de soja devido a estiagem que assolou o Estado, contabiliza-se uma quebra que gira em torno dos 60%.

“Esse número não é baixo”, destaca o analista de mercado Internacional, Argemiro Brum. Para ele, a quebra não está conta-bilizando a qualidade do produto, que em muitos casos é péssima e tem sido devolvida ao produtor. “A soja sendo devolvida tem servido apenas de ração animal”, revela. Em algumas regiões, os grãos que estão sendo colhidos apresentam uma quebra ainda maior que 60%.

tenses viajavam para descansar do trabalho diário, procurando se divertir com o esporte do bolão; segundo, porque remete à consequência mais trágica do acidente, causadora do descanso eterno das vítimas; e terceiro, porque, por uma dessas estranhas coincidências que envolvem a catástrofe, o fato ocorreu no município de Descanso”. A servidora pública, Rosângela Klein Schuster, uma das sobreviventes comenta sobre o livro. “A tragédia marcou para sempre nossas vi-das. Embora o tempo passe, as lembranças teimam em perma-necer. Descanso tem o condão de perenizar o triste episódio e registrar nossa dor”. Várias famílias foram mutiladas. Entre elas, a de Leandro Bocorni, que perdeu os pais e três tios, além de primos e amigos. Segundo Leandro, o livro “Consegue se aproximar da sensação de quem, como eu, repentina-mente viu arrancados, de modo brutal, seus entes mais caros”.

O lançamento de Descanso,

Conforme Argemiro, essa situ-ação está sendo subestimada por muita gente. “Por ser uma quebra dessa envergadura, não tem preço que pague essa quebra, então esse preço de R$ 52 no balcão ou R$ 56 alivia a situação, mas não paga o prejuízo, ao contrário do que algumas pessoas estão falando, o preço não paga as perdas”, frisa Brum. Segundo cálculos realiza-dos pelo analista no Estado há, por baixo, perdas de R$ 3 a R$ 4 bilhões apenas com a soja. “A soja não é compensada por este preço”, destaca.

A morte de 29 pessoas, no dia 5 de março de 2011, em Descanso, Santa Catarina, chocou o país

Banrisul firma convênio com 26 cooperativas

O Banrisul assinou nesta semana, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, parceria comercial com a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cre-sol) para a operacionalização do Programa Gaúcho de Mi-crocrédito. O ato de assinatura e o ingresso oficial da Cresol no programa contou com a presença do governador Tarso Genro, do secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedri-cki, do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, e de representantes da Cresol. Durante o evento, foi feita a entrega simbólica dos recursos para os primeiros empreendedores associados à Cresol.

Na ocasião, Túlio Zamin comemorou o êxito do Programa Gaúcho de Microcrédito, que teve um crescimento geomé-trico: “dobramos o número de municípios com o ingresso de 26 cooperativas”. Zamin ressaltou que, atualmente, já são 170 os municípios atendidos pelo mi-crocrédito. “Esta é uma iniciativa

importante para o desenvolvi-mento regional, focada em uma política que permite o acesso ao crédito e, com isso, promovendo o crescimento econômico e so-cial das regiões do nosso Estado de forma equilibrada.”

O Programa Gaúcho de Microcrédito já atingiu o vo-lume de financiamentos de R$ 12 milhões em mais de 1,5 mil operações. Os tomadores podem financiar recursos para capital de giro e investimentos fixo e misto. Os valores dos emprés-timos podem ir de R$ 100 a R$ 15 mil, com uma taxa de 0,64% ao mês, e prazo para pagamento em até 24 meses.

Toda a operacionalização, solicitação e encaminhamento de propostas de operações de microcrédito serão feitas e conduzidas pelas instituições de microcrédito conveniadas ao Programa Gaúcho de Mi-crocrédito. Para operacionali-zar o Microcrédito Produtivo e Orientado, as instituições de microcrédito deverão ser credenciadas pela Sesampe e firmar contrato de prestação de serviços com o Banrisul.

O analista lembra que os pro-dutores que tiveram menos quebra ou até nenhuma quebra por alguma sorte estão faturando alto. Ele lembra que o preço de balcão de R$ 52 não pode ser comparado ao preço de 2004, que chegou a R$ 51. “Só pode ser comparado de forma nominal, pois o poder aquisitivo mudou bastante num período de 8 anos e, segundo alguns cálculos que fiz, a soja de hoje, a preços de 2004, está valendo R$ 35 a saca, revelando que o poder de compra é outro e isso se deve à quebra de safra que na América do Sul”, conclui.

Adair Philippsen

uma publicação da editora Praça da Matriz, de Porto Alegre, deve ocorrer no dia 21 de abril, às 10h30, no Lonão da Cultura, durante a realização da Mostra da Agricultura Familiar, no parque de exposições de Santo Cristo.