panorama 19.04.2012

8
ANO 4 - Nº 37 - ABRIL DE 2012 Casal viaja de moto pela América do Sul Apaixonados por moto, Luciano e Lisandra, passaram 17 dias na estrada, com destino a Macchu Picchu página seis Mostra da Agricultura Familiar em Santo Cristo inicia-se sexta-feira Na sexta-feira haverá show com Alma Serrana, sábado show com Gaúcho da Fronteira e no domingo com o Grupo Vocal Sol Maior, no Parque José Reinoldo Steffens página sete Caminhódromo será inaugurado nesta sexta Mais de 100 manifestantes em Três Bocas Manifestação ocorreu na Argentina contra construção de barragens página seis Shows de motos foram atração no 6º Motaço Evento reuniu mais de 30 cidades, incluindo os municípios de Santa Catarina página cinco Comunidade de Catuípe terá local para caminhadas página dois

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 29-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 19.04.2012

ANO 4 - Nº 37 - ABRIL DE 2012

Casal viaja de moto pela América do Sul

Apaixonados por moto, Luciano e Lisandra, passaram 17 dias na estrada, com destino a Macchu Picchu

página seis

Mostra da Agricultura Familiar em Santo Cristo inicia-se sexta-feira

Na sexta-feira haverá show com Alma Serrana, sábado show com Gaúcho da Fronteira e no domingo com o Grupo Vocal Sol Maior,

no Parque José Reinoldo Steffenspágina sete

Caminhódromo será inaugurado

nesta sexta

Mais de 100 manifestantes em

Três Bocas

Manifestação ocorreu na Argentina contra construção de barragens

página seis

Shows de motos foram atração no

6º Motaço

Evento reuniu mais de 30 cidades, incluindo os municípios de

Santa Catarinapágina cinco

Comunidade de Catuípe terá local para caminhadas

página dois

Page 2: Panorama 19.04.2012

CidadesANO 4 - Nº37 - ABRIL 20122

Caminhódromo de Catuípe será inaugurado nesta sexta

Pensando no bem-estar da população catuipana, a Admi-nistração municipal de Catuípe irá inaugurar nesta sexta-feira o Caminhódromo Público, que fica localizado no trevo de aces-so à cidade na RS 342.

A obra foi toda construída com recursos próprios do mu-nicípio e teve um investimento de R$ 150 mil. No local foram construídas, uma pista para caminhada com 700m e uma academia de ginástica, além disso, foram colocados bancos e lixeiras novas, e iluminação, que possibilitará a prática de atividade física durante a noite.

Durante esta semana estão sendo finalizados os trabalhos, como arborização e ajardina-mento, a previsão é para que tudo esteja pronto até quarta-feira.

Para o prefeito municipal Joelson Antônio Baroni, “esta obra foi feita para proporcionar aos catuipanos um local onde se possa praticar atividade física mais segura, pois antigamente as pessoas iam caminhar no as-falto, e isso era muito perigoso.

Agora elas possuem um lugar estruturado, com segurança, onde podem fazer seus exercí-cios tanto durante o dia, como à noite, pois há iluminação em toda a pista e também na academia”.

A inauguração está marcada

Bem-estar para a população: é esse o objetivo do Caminhódromo localizado no trevo de acesso à cidade pela ERS 342

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA

CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encar-tado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Sema-nário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jor-nal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe (Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informa-tivo Noroeste (Boa Vista do Buricá,

São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progres-so, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guar i ta , Derrubadas , Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tira-dentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Rama-da, Redentora) A Notícia (Condor), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não Me Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuça, Boa Vista do Cade-ado e Quinze de Novembro).

Edição: Taíse Heberle de Lima Diagramação: Nilton Golle.Telefone: (55) 3331- 0300

[email protected]ão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Caminhódromo irá beneficiar população catuipana

Ação ambiental conscientiza população de Tupanciretã

Ação Ambiental Eu sou Cons-ciente é um projeto da Asso-ciação Amigos do Rio Jaguari (AARJ), do Programa Respira Tupã (produtoras rurais de Tupanciretã, Jarí e Quevedos) e da Lagartus Ambiental com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), lança a ação ambiental 2012, imprensa escrita e falada de Tupanciretã, Sindicato Rural, Secretaria de Educação e Cultu-ra e Rotary Club Mãe de Deus.

O evento vai contar com uma série de palestras, vídeos

para acontecer às 17h30, e o prefeito faz um convite espe-cial aos moradores. “Queremos convidar a comunidade para participar da inauguração, pois além do ato solene, teremos atividades diferenciadas para todos os presentes” concluiu.

Santo Augusto - A aluna do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, do IF Farroupilha, Campus Santo Augusto, Vivian Francieli Fucilini, publicou um artigo no último número da Revista Brasileira de Zootecnia, principal periódico da área de Zootecnia do país, intitulado Measurement of rib-eye area by the method of digital images.

Além da aluna Vivian, o traba-lho também teve como autores os professores, Otoniel Geter Lauz Ferreira e Fábio Diniz Rossi, a engenheira agrônoma, Marlova Benedetti e o aluno já formado pelo curso superior de Tecnologia em Agronegócio, Régis Antônio Teixeira Coelho. O trabalho foi realizado no Campus Santo Augusto e testa a funcionalidade do software Determinador Digital de Áreas (DDA), desenvolvido no ano de 2008 pelos professores Otoniel e Fábio, juntamente com o analis-ta de Tecnologia da Informação, Claudino Andrighetto.

Segundo o professor Otoniel, o DDA é um software que foi criado para determinar área de foliar, índice de área foliar e área de olho de lombo a partir de

imagens digitalizadas de folhas e do músculo Longissimus dorsi, variáveis frequentemente anali-sadas em trabalhos de pesquisa com forragicultura e qualidade de carcaças e carne.

Vivian Francieli Fucilini tem 22 anos e é natural de Santo Augusto. Ingressou no Campus Santo Augusto, em 2008, no curso técnico subsequente ao Ensino Médio em Agropecuária com habilitação em Zootecnia, o qual concluiu em 2010. Em julho de 2009 ingressou no curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, o qual concluirá em março de 2013.

Para o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agro-negócio, professor Dr. Cristiano Nunes dos Santos, “a aluna Vivian demonstra novamente o diferencial dos alunos do Instituto. Ela é um exemplo de dedicação e competência, atri-butos que se refletem em seus feitos acadêmicos”.

O artigo da Revista Brasileira de Zootecnia, Technical Note, pode ser acessado gratuitamente através do link http://www.revista.sbz.org.br/artigo/visu-alizar.php?artigo=66610.

Aluna publica artigo na Revista Brasileira de Zootecnia

e dinâmicas coletivas em um trabalho educativo visando o consumo consciente com títu-lo - Eu sou Consciente - que num primeiro momento vai trabalhar com as crianças e jo-vens das escolas do município, num segundo, a comunidade como um todo e por último, ações nos município vizinhos de Tupanciretã.

A ação visa conscientizar de que o que há na natureza foi herdada e deve-se conser-var para as próximas gerações. Que economizar alimentos e

água são necessidades pre-mentes, de usar as praticas entre outras de reciclar, re-pensar e adotar o reusar na nossas atitudes que devemos ter diariamente e, por final, que repercuta positivamente em prol da sociedade como um todo.

O período desta ação ocorre de 15 de abril até 15 de junho. Os interessados pela palestra deverão entrar em contato pe-los telefones (55) 3272-2603 (55) 9941-5083 (55) 9988-3099 para agendar a data.

Page 3: Panorama 19.04.2012

ANO 4 - Nº 37 - ABRIL 2012 3

Fenasoja oferecerá Café Colonial

Iniciou na terça-feira e se estende até a sexta-feira , no Parque Municipal Rudolf Arno Goldhardt a ediçao 2012 da Feira do Livro “Lendo no Parque” de Panambi. A programação conta-rá com diversas atrações para o público local e regional.

Haverá comercialização de livros e atrações envolvendo escritores e contadores de his-tórias, ocorrerá também oficinas de teatro, confecção de bonecos para teatro e de acordeon.

As ofcinas são destinadas a todas as pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos nestas áreas. Também serão ministradas oficinas de inglês para alunos das escolas do município, em parceria com escolas de idiomas.

Escritores - Os escritores terão destaque na programação que

Santa Rosa - Agricultores de 74 municípios do Noroeste gaúcho estiveram reunidos em Santa Rosa neste mês como forma de mobilização por me-lhores condições de trabalho no campo. O 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que contou com a participação de aproximadamente 5 mil pes-soas, teve por objetivo chamar a atenção da sociedade e dos governantes sobre a impor-tância da agricultura familiar, especialmente neste momento sócioeconômico delicado em função da seca.

De acordo com o vice-presi-dente da Federação dos Traba-lhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) Carlos Joel da Silva, presente no

segue até o dia 20 de abril. Jonara Nifa Gabbi, Marcelo

Spalding e o professor Etádio Weschenfelder são os escritores que já estiveram presentes na Feira do Livro.

Já o professor Hari Baron,

evento, a luta é por condições e recursos que mantenham o jovem no campo e incentivem a prática da agricultura familiar. Entre as reivindicações estão a liberação de recursos para os atingidos pela seca; garantir os direitos já adquiridos pela

Santa Rosa - Um típico e delicioso café colonial é uma das novidades que a Etnia Italiana de Santa Rosa estará oferecendo para os visitantes e expositores da 19ª Fenasoja. O anúncio é da Diretoria da Associação Brasitália, presidida por Vital Parise.

A ideia do Café Colonial par-tiu de uma comissão composta por Carlos Casagrande, Valdir Tomazini e Benaldo Liberali. De acordo com Liberali, muitos contatos estão sendo realizados para organizar a realização do Café. “Estamos na linha de frente, e estamos agregando novos italianos que ainda não estavam engajados na Brasitália. Conseguimos adesão de toda família Bonetti que trará toda sua experiência no preparo de seu comprovado Café Colonial, com os quais aprenderemos essa nova modalidade de atender aos visitantes”, afirma Benaldo.

Polenta, fortaia, salame, queijos, bolos, pães, copa, morcela, bife, melado, nata, mel, geléias diversas e café são algumas das delicias que serão servidas na Casa da Etnia Italia-na no parque. Benaldo também destaca que a decoração terá um tratamento especial pelos integrantes da etnia. “No res-taurante haverá a decoração tradicional, montado pelas senhoras voluntárias da etnia. Na frente, para a Praça das Na-

Cidades

Lendo no Parque, em Panambi, vai até sexta-feira

Comunidade local e regional poderá conferir oficinas durante a programação da Feira do Livro

Diversas atrações culturais estão sendo realizadas

Café Colonial será realizado na Casa da etnia italiana

agricultura familiar e que não estão sendo cumpridos; renegociação das operações de crédito fundiário, cédula da terra e banco da terra; e, entrega da semente de milho do programa troca-troca até o final de junho.

especialista em orientação edu-cacional, apresenta durante essa edição da feira do livro a obra Família - Estrutura básica para a construção de uma sociedade mais segura, justa, consciente e estável.

ções, montaremos um pequeno recinto típico, onde o público poderá rever ou ver o ambiente de nossos antepassados, com suas dificuldades e maneiras de enfrentá-las no cotidiano, com as limitações de toda ordem”, afirma.

A etnia está em parceria com a metalúrgica Fratelli Ltda., através do diretor Moacir Lo-catelli, e apresentará o que há de mais moderno na geração de energia limpa, ou seja, a captação da energia solar pelo sistema Fotovoltaico, transfor-mando a luz do sol em energia elétrica. “Essa energia será con-duzida a acumuladores que for-necerão energia elétrica para o ambiente do Café Colonial e os refletores noturnos na fachada de nossa sede. Todo o sistema estará à visitação pública em nosso pátio”, comenta Benaldo.

Os visitantes que quiserem levar para casa alimentos típi-cos poderão adquirir os itens junto ao Bolicho Italiano, que será montado junto à Casa. O valor do Café Colonial deverá ser definido nos próximos dias. O Café será servido na casa da etnia italiana, na Praça das Nações, das 8h às 10h, das 11h30 às 14h30 e das 16h às 22h, durante a 19ª Fenasoja, que ocorre de 27 de abril a 6 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.

Grito de Alerta Missões destaca reinvidicações

Agricultores de 74 municípios se reuniram em Santa Rosa

Page 4: Panorama 19.04.2012

O apresentador Otávio Mesquita diz que sabe “do cari-

nho” que os humoris-tas do “Pânico” têm com ele e que não

ficou chateado com a sátira “Otário Mes-quita” no programa

na Band.“Me preocupou o

nome, mas já supe-rei. O Emilio Surita [líder do programa] me falou: ‘Você tem 25 anos de carreira, é rico, bem casado, de otário não tem

nada’.”, disse Mesquita.

Miriam sugere que Rodri-go peça um exame de DNA para confirmar a paternidade do filho de Valéria. Marlene se preocupa com a conta do consumo de Laís na lan house. Miriam é convidada para participar de um pro-grama de televisão. Fernando fica radiante com a notícia da gravidez de Valéria. Lexor explica para Verbena que ela ainda não pode voltar para a Terra desacompanhada. Me-lissa fica furiosa ao saber que Rodrigo terá um filho.

>> Amor Eterno AmorMelissa fica furiosa ao saber que Rodrigo será pai

Britney Spears deve receber US$ 15 milhões para ser jurada do “X-Factor”

Rodrigo Veronese deixa a Globo para tirar um ano de férias

Comercial mais compartilhado

da históriaO ator Rodrigo Veronese rescindiu amigavel-

mente seu contrato com a TV Globo, após atuar em “Malhação”, no papel de João (pai de duas garotas hiperativas). O ator foi assediado pela Re-cord nos últimos meses para retornar à emissora, onde trabalhou de 98 a 2001, mas decidiu tirar ao menos um ano de descanso.

Além de “Malhação”, nos últimos cinco anos o ator Rodrigo Otávio de Albuquerque Veronese, 41 anos, atuou em “Caminho das Índias”, “Acampa-mento de Férias”, “Beleza Pura” e “Paraíso Tropi-cal”. Ele também teve uma rápida passagem pelo SBT em 2002, onde atuou em “Pequena Travessa”.

Rodrigo, que também já foi apresentador de programas infanto-juvenis, é irmão de João Carlos Albuquerque, apresentador do “Bate-Bola” do canal pago ESPN.

Um anúncio do canal pago TNT para promover o “drama” de seu conteúdo se tornou o segundo vídeo mais comparti-

lhado da história.Segundo a Unruly, empresa de

pesquisa em vídeo, o vídeo foi compar-tilhado 3 milhões de vezes desde seu

lançamento em 11 de abril.Apenas o vídeo “The Force”, da

Volkswagen, exibido no ano passado no Super Bowl, teve mais compartilhamen-tos. Mas ainda há chances de o comer-

cial da TNT passá-lo.O anúncio mostra um “pequena cida-

de na Bélgica onde nada acontece”. Um botão para “adicionar drama” é colocado no centro da praça. Após ser apertado, o botão detona uma cena de ação cheia de

desdobramentos.

Sucesso de Michel Teló faz Globo criar programa de clipes no exterior

A Globo Internacional lançará em breve o programa “Afinados”.

Será uma parada de videoclipes só com músicas brasi-leiras.

A atração foi criada de olho no sucesso que artistas como Michel Teló têm feito no exterior.

Mundo das EstrelasANO 4 - Nº 37 - ABRIL 20124

>> CQC, Hillary Clinton e a colisão entre jornalismo e humor

>> Ao invés de bolo, Victoria Beckham comemora aniversário com salada de frutas

O debate sobre os limites do humor acaba de ganhar mais um capítulo conturbado. Desta vez não foi nenhuma celebri-dade que se sentiu ofendida com uma gracinha fora de hora, mas toda uma categoria profissional: os jornalistas.

Victoria Beckham não abriu mão da dieta rigorosa no dia de seu aniversário de 38 anos. Para assoprar as velinhas, a cantora deixou o bolo de lado e comemorou com uma salada de frutas. “Almoço de aniversário! Que dia maravilhoso!!!”, escreveu. Ela ainda aproveitou para agradecer aos fãs pelas mensagens.

Kiko chega à quadra, se-guido por Gabriel e Natália e Moisés deixa o local. Uma fa-xineira pega a pilha de enve-lopes que Débora achava ser de correspondências e joga no lixo. Carmem pede ajuda a Betão para reencontrar seu antigo namorado. Kiko aceita participar do desfile das artesãs. Gabriel tem uma ideia para que Moisés concor-de com o centro esportivo na comunidade e pede ajuda

>> MalhaçãoCarmem pede ajuda a Betão para reencontrar

Naldo recomenda que So-corro volte para o Piauí. Dinha se insinua para Inácio. Sidney consegue uma apresentação para a filha no Chopeokê do Borralho. Alejandro nota que Lygia está sensibilizada com a causa de Penha. Socorro tenta recuperar seu emprego na casa da advogada. Chayene diz a Laércio para contratar Rosário.

>> Cheias de Charme Chayene diz a Laércio para contratar Rosário

Lucinda entrega a Nina as cartas que Jorginho lhe escreveu quando ainda era criança. Débora sofre um acidente durante o seu trei-namento e é levada para o hospital. Muricy insiste que Adauto fique na mansão até se recuperar. Iran marca um encontro com Olenka. Max se interessa pela proposta de Cleberson. Cadinho se surpre-ende ao encontrar Verônica e Débora no mesmo hospital para o qual levou Noêmia. Suelen entra no carro de Iran sem que ele perceba e atrapalha o seu romance com Olenka. Max tenta conseguir dinheiro com Ivana para dar a Cleberson.

>> Avenida Brasil Débora sofre acidente durante treinamento

Otávio Mesquita diz que sátira do “Pânico” não o deixa chateado

Britney deve ser a nova jurada no X-Factor

A cantora Britney Spears pode levar US$ 15 milhões para ser a nova jurada do programa “X Factor”.

Só faltam alguns pontos do contrato para ser afinados, mas os termos principais já estão fechados.

Uma vez que o contrato for assinado, ele passará pelo pai e tutor de Britney, Jamie Spears, assim como seus advogados.

Fontes ligadas a negociação disseram que é dado como certo que todos irão assinar o contrato.

Simon Cowell, produtor exe-cutivo do “X-Factor”, disse na terça que “adoraria tê-la no programa. Eu acho que ela seria uma pessoa fascinante para se sentar ao lado”

A assessoria do “X-Factor” não confirmou ou negou a história.

>> Shakira dá uma de Vanusa e erra o hino do próprio país

A cantora colombiana Shakira, 35, está vivendo seus dias de Vanusa, 64. Assim como a musa brasileira da Jovem Guarda, ela errou algumas estrofes do hino de seu país natal. A gafe aconteceu durante a Cúpula das Américas, realizada em Carta-gena, na Colômbia, e encerrada no último domingo.

Sucesso de cantor sertanejo inspirou programa de TV

Page 5: Panorama 19.04.2012

5ANO 4 - Nº 37 - ABRIL 2012 5Destaque

Os destaques do MBA Gestão Financeira na Setrem

Entre os cursos de pós-gradua-ção oferecidos pela Setrem neste 1º semestre de 2012, o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria que visa identificar, propor métodos e possibilitar a melhora do desempenho das empresas. Os cursos de pós-graduação (lato sensu) são cada vez mais importantes para os profissionais que almejam me-lhorar de cargo e crescer dentro de uma Organização.

Para Jorge Antônio Rambo, coordenador de Pós-graduação e Pesquisa da Setrem, investir em uma especialização é valorizar o conhecimento e pensar no cres-cimento profissional e pessoal. “Percebe-se uma necessidade crescente de pessoas capacitadas para ocupar postos de trabalho especializados nas empresas. Isso pode representar uma grande oportunidade para quem busca algo mais ou para aqueles que conseguem perceber as mudan-ças”, expõe.

O professor ainda destaca que, os cursos de pós-graduação (Especialização e MBA) estão voltados para atender às deman-das do mercado, buscando sanar as expectativas dos estudantes, assim como atender aos anseios da sociedade. “Seu principal

A especialização inicia-se em maio e segue até junho de 2013, acrescidos de 6 meses para a realização do TCC

Mais de 30 cidades presentes no 6º MotaçoCidades do Rio Grande do

Sul e Santa Catarina esti-veram representados no 6º Motaço, foram mais de 30 cidades, que participaram do evento no último fim de semana em Panambi, no Par-que Municipal Rudolfo Arno Goldhardt.

Quem foi conferir o evento pôde conferir os shows de wheeling (manobras) e músi-ca ao vivo.

O evento foi iniciativa dos estradeiros do Moto Clube Cavalo de Aço.

objetivo é fazer a interação do conhecimento científico com a comunidade local e regional por meio da troca de saberes e estu-dos voltados para a sociedade”.

Na sua 5ª edição, o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da Setrem oportuniza a utilização de várias ferramen-tas e informações aplicáveis ao controle eficaz nas empresas. Dentre elas, destacam-se: a con-troladoria para medir o nível de desempenho por área na organi-zação; a contabilidade gerencial; a perícia contábil; a auditoria interna e externa, o conheci-mento do mercado financeiro e de capitais, além dos aspectos jurídicos das empresas, do pla-nejamento fiscal e tributário; da gestão financeira e de custos.

Voltado para preparar pro-fissionais junto ao ambiente sócioeconômico de sua atuação, e capacitá-los para uma maior acessibilidade ao mercado de trabalho, o curso de pós-gra-duação ganha prioridade na carreira dos profissionais que visam o sucesso. Neste sentido, a especialização tem o objetivo de fornecer elementos teóricos e práticos para que os profissio-nais estejam capacitados para elaborar diagnósticos, auxiliar

no planejamento e em processos de decisões financeiras e contá-beis das organizações.

A especialização inicia-se em maio deste ano e segue até junho de 2013, acrescidos de seis meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras e sábados em finais de semana alternados. Os interessados têm até o dia 30 de abril para realizar as inscrições no site http://www.setrem.com.br/pos.

Fim de semana foi de atrações para o público de

Panambi

Jorge Rambo

Cacon poderá ganhar importante aliado na prevenção do câncer

Ijuí poderá ser o quinto município do Estado a se-diar uma unidade regional do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). A intenção foi firmada nesta segunda-feira, durante visita ao instituto em Porto Alegre. Participaram da comitiva de Ijuí, a coordenadora do Centro de Alta Complexida-de em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Rosani Staudt, a vice-presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ivone Burtet Franzen, além das representantes do movimen-to de mulheres de Ijuí Janis Loureiro e Marruca Floriano. O grupo foi recebido pela supervisora das regionais do Imama, Rita de Cássia Cunha Castro.

Na opinião da representan-te do Imama, Ijuí pode ser referência no Estado como um case de sucesso na im-plantação de uma regional do Instituto da Mama. “Ijuí possui o Cacon que completa dez anos de atividades, tem uma Liga de Combate ao Câncer motivada, um Fórum de Mulheres atuante, além de ser um polo regional em saúde. Nossa expectativa é positiva. Será uma vitória para o Imama e para a região de abrangência do Cacon”, avaliou.

Segundo levantamento do HCI, os tipos de câncer com maior incidência, na área de abrangência do Cacon, são de mama e de próstata. Em um comparativo dos últimos quatro anos, o câncer de mama teve 33.904 registros, aumento de 41,55%, sendo 9.766 somente em 2011. De acordo com Rosani Staudt, do Cacon, o Imama em Ijuí vai qualificar o trabalho de prevenção e fortalecimento da rede de atendimento do SUS. “A metade dos casos que atendemos no Cacon é cân-

cer de mama. Essa realidade mostra a importância de tra-zermos o trabalho do Imama para a região, e alerta para a necessidade de diagnóstico precoce e prevenção”, pon-derou. Para a vice-presidente da Liga, o trabalho do Imama vai complementar as ações da entidade. “Vamos unir esfor-ços em um objetivo comum, que é ajudar as pessoas que enfrentam essa terrível doen-ça”, afirmou Ivone Franzen.

A visita é decorrência da mobilização do Outubro Rosa quando Ijuí recebeu a vice-presidente do Imama, Liane de Araújo. A palestra reali-zada no HCI foi organizada pelo Cacon, Liga de Combate ao Câncer, 17ª CRS, Secretaria Municipal de Saúde, Unijuí, Fórum Permanente da Mulher e Associação Médica Noroeste (Amen). Ao final, o grupo apontou como meta a implan-tação da unidade em Ijuí.

Os passos que precisam ser tomados para que a unidade torne-se uma realidade foram apresentados no encontro na Capital. “Com o Imama, po-deremos implantar projetos, programas, capacitações e eventos com foco na preven-ção, reabilitação e articulação de políticas visando a redução da incidência de câncer de mama e o apoio às pacientes da região, além de nos in-tegrarmos a um movimento ampliado no Estado”, apon-tou a integrante do Fórum Permanente da Mulher Janis Loureiro. Pres idido pela médica mastologista Maira Caleff i , o Imama busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessi-dade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qua-lidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Page 6: Panorama 19.04.2012

Casal viaja pela América do Sul sobre duas rodas

Argentina foi palco de manifesto contra construção de barragens

O casal Luciano Vilmar Albre-cht, natural de Ajuricaba, 35 anos e Lisandra da Silva, na-tual de Candelária, de 32 anos, realizaram uma viagem com duração de 17 dias, no período de 22 de janeiro a 7 de feverei-ro sobre duas rodas. Pensando em ter como principal destino Machu Picchu, o casal, que hoje reside em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, se conheceu na Universidade de Santa Maria, eram colegas do curso de Enfermagem e juntos tinham como afinidade a paixão por motos.

Luciano conta que foram con-vidados por outros colegas mo-tociclistas para realizar essa viagem. “Nos preparamos, com-pramos a moto que sabíamos ser a mais adequada, mas no final eles desistiram, mas nós não, então resolvemos ir sozinhos mesmo”, revela. Ele conta ainda que já realizaram outras viagens para Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Uruguai. “Então achamos que já tínhamos um pouquinho de experiência para irmos sozinhos, e o desejo de aventura superava qualquer re-

GeralANO 4 - Nº 37 - ABRIL 20126

O site www.tempresto.com.br é uma rede social literária que tem como objetivo permitir o emprés-timo de livros entre amigos e o gerenciamento de sua biblioteca particular. O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI, professor Denílson Rodrigues, é um dos sócios do site, que tem a universidade como apoiadora.

Para participar da rede é neces-sário realizar o cadastro, adicionar os livros que possui em seu acervo

particular, convidar os amigos e, a partir daí, usufruir dos serviços através do pedido e empréstimo de livros. Segundo o professor Denílson, essa é uma maneira de ler obras sem custos. “O site faz todo o controle do empréstimo, desde a data de devolução até lembrando seu amigo que ele tem um livro”, explica.

Outra facilidade é que o siste-ma permite marcar os livros que a pessoa tem interesse em ler e notifica o usuário quando a obra

está disponível. “Também poderá marcar os livros que já leu e ter um histórico no próprio site e muitas outras funcionalidades”, destaca.

Para consultar uma biblioteca sem sair da sua casa, basta realizar o cadastro no Tempresto, incluir seus livros e convidar os amigos. Os empréstimos são feitos em casa e não têm custo. Mais informa-ções, basta acessar a fanpage do Tempresto no facebook ou tam-bém contatar através do telefone (55) 3313-7966.

No último domingo, às 11h, na Argentina, no Porto Comu-nitário de Três Bocas, houve uma concentração de mais de 100 manifestantes contrários à construção das barragens de Pa-nambi e Garabi no rio Uruguai.

Às 13h, os manifestantes se deslocaram com canoas e bar-cos até o porto de Alba Posse, defronte a Porto Mauá (Brasil), realizando um percurso de 6

Região terá site para empréstimo de livrosquilômetros de extensão.

Em Alba Posse, ocorreu ato de manifestação em prol da defesa do rio Uruguai vivo, neste even-to havia a presença de mais de 500 pessoas, sendo mais de 20 brasileiros, inclusive o prefeito Pisoni de Porto Mauá. A cons-trução da barragem de Panambi causará o maior impacto social e ambiental justamente a esses dois municípios fronteiriços.

ceio”, acrescenta.As viagens sempre geram boas

histórias para contar, para Lisan-dra, na Argentina, rendeu uma parada inesperada. “Encontramos mais dificuldade na Argentina, em função da falta de gasolina. Tivemos que parar para dormir na cidade de Joaquim Gonzáles, o que não estava nos planos, pois os tanques estavam secos. A cidade estava a cerca de uma se-mana com falta de gasolina, mas tivemos a sorte de um caminhão chegar na noite em que estáva-mos lá”, revela Lisandra. Ela diz que o pessoal empurrava os car-ros, motos e caminhonetes com o tanque seco. Ainda na Argentina o casal que estava de moto foi pa-rado pela polícia argentina. “Após checar todos os documentos e verificar que estavam corretos, ainda assim solicitaram “una contribuicion” para seguirmos adiante sem problemas. Pagamos 10 pesos argentinos (cerca de R$ 4), e o policial ficou satisfeito”, destaca Luciano.

“Não sairão da memória vários lugares muito diferentes como Calama (uma cidade oásis que fica no meio do deserto do Ata-cama), Iquique (com o pôr do sol no oceano Pacífico), mas o local mais curioso certamente foi Puno, no Peru, mais especi-ficamente o Povo Uro, que mora em ilhas flutuantes feitas de uma espécie de capim chamado Totora que cresce no lago. As mulheres

lá são chamadas “cholas” e usam roupas muitos coloridas, com saias rodadas, um “sombrero” e carregam as crianças amarradas em um saco nas costas”, explica Lisiane.

A próxima viagem já está programada para os dias 26 de setembro a 12 de outubro, onde farão a Rota 66, nos Estados Unidos (da costa do Atlântico a Costa do Pacífico). “Já estamos ansiosos”, revela o casal. Porém a moto na próxima viagem será uma Harley Davidson locada em Chicago. E no mês de janeiro também já estão planejando ir até a Ushuaia (Terra do Fogo – Fim do Mundo), extremo sul da Argentina, onde acaba a América

Casal passeando pelo Lago Titicaca, Puno, no Peru

A moto passando pelo Túnel em Tocopilla, no Chile

A paixão por motos uniu Luciano e Lisandra para uma aventura que passou pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru

Page 7: Panorama 19.04.2012

ANO 4 - Nº 37 - ABRIL 2012 7Agenda Cultural

Mostra da Agricultura Familiar inicia-se em Santo Cristo

Festa Estadual do Milho acontece nesse fim de semana

Neste fim de semana acontece a terceira edição da 3ª Mostra da Agricultura Familiar, em Santo Cristo, que valoriza o pequeno produtor rural. A Mostra acontecerá no Parque de Exposições da cida-de e é presidida por Genoveva Meinerz Hass. Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefei-tura, Emater, Cresol, Acisa e Coopasc estão mobilizados em torno do projeto que valoriza a agricultura familiar.

No dia 20 de abril haverá show com a Banda Alma Ser-rana, a partir das 22h. Dia 21 haverá show com Gaúcho da Fronteira, a partir das 22h.

Já no dia 22, haverá show com o Grupo Vocal Sol Maior, a partir da meia-noite. Os sho-ws acontecem no Parque José Reinoldo Steffens.

Será no sábado e no domingo, a 1ª Festa Estadual do Milho, pro-movida pela Paróquia Cristo Rei, ocasião em que serão oferecidos à comunidade quitutes e pratos à base de milho e derivados. Segundo o padre Leôncio Lopes dos Santos, pároco da Cristo Rei, no sábado, a partir das 14h, já estarão à venda 17 pratos à base de milho. Durante o domingo haverá também almoço e animação, além da venda dos demais produtos durante todo o dia. “É com alegria que convidamos a população de Ijuí e região para que possam apreciar a primeira Festa do Milho”, destaca o padre.

O evento vai acontecer nas de-pendências do CTG Chaleira Preta e conta com apoio da Prefeitura de Ijuí, Apromilho e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Feira de Santo Cristo apresentará, além da agricultura familiar,diversos shows no fim de semana

Feicap encerra-se no domingo

Três Passos - Iniciou-se nessa semana a 12ª edição da Feicap, que nesse ano ocorre de 17 a 22 de abril, no Parque de Exposições Egon Júlio Go-elzer e que trará nessa quinta-feira como Show principal, Paula Fernandes.

Confira a programação:Quinta-feira - Paula

Fernandes, no Palco A;

Daniela Denardi, Indiara Tainá Scalei e Caroline Zaltron são as soberanas da Festa do Milho, que es-tiveram realizando a divulgação do evento na sessão

da Câmara de Vereadores de Ijuí

Fenape já tem suas soberanas

Ajuricaba - No dia 5 de abril, a comissão responsável pela escolha das soberanas da 10ª Fenape, se reuniu com as candidatas a rainha e prince-sas para a realização de uma prova escrita.

A prova escrita exigiu di-versos conhecimentos, como dados referentes ao muni-cípio e a Feira Nacional do Peixe Cultivado, além disso,

a comissão organizadora fez uma pequena entrevista com as candidatas para saber o interesse, disponibilidade e detalhes sobre cada uma.

Após a prova e entrevista foi conhecido o nome das soberanas: rainha - Flavia Bandeira, de 17 anos; 1ª prin-cesa - Leticia Andreguetto, de 16 anos e como 2ª princesa - Daiana Noster, de 17 anos.

Sexta-feira - Robson & Jo-ziel e Diego Strada (Sertanejo Universitário), no palco B; Sábado - Reação em Cadeia e Santograau, no palco A e Criptograma, no palco B; Domingo - Diego Max (músicas nativistas e latino-americana), Valdomiro Maicá e Apresentação dos CTG’s, no palco B.

Jantar de abertura da Feisa 2012

Sarandi - A comis-são organizadora da Feisa 2012 está organizando jantar oficial de abertura da Feira da Indústria de Sarandi, que acontece na

próxima sexta-feira, dia 27 de abril, às 20h, no CTG Porteira da Querência.

A Feira deste ano acon-tece de 27 de abril a 1º de maio.

Gaúcho da Fronteira sobe ao palco no dia 20 de abril, às 22h

Page 8: Panorama 19.04.2012

ANO 4 - Nº 37 - ABRIL DE 2012

Produtores intensificam preparativos para Fecolônia

População de índios no Estado diminui 15% em uma década

Produtores da agroindústria familiar já estão se preparando para o início da Fenii, que trará nessa edição a Fecolônia. Os pro-dutores já estão se preparando para a comercialização dos produtos, preparando uma grande variedade de sabores para o público poder prestigiar o evento que acontece no Parque de Exposições Wanderley Burmmann.

Para um dos organizadores da Fecolônia, o médico veterinário do escritório municipal da Emater, Luiz Carlos Ávila, até o momento estão inscritas 21 famílias para participar da Fecolônia, na ex-posição dos produtos. “Estarão à disposição do público viveiros, alimentos e indústrias de queijos e cachaça”, destaca.

Conforme Ávila, o número de inscritos é alto e os produtos são de qualidade.”Essa é uma oportu-nidade dos agricultores oferecerem e colocarem à mostra seus produ-tos”, revela o médico veterinário. Ele diz ainda que “para esse ano espera-se uma boa comercializa-ção, já que todos os produtores vivem disso e são feirantes”.

A Feira Estadual da Agroin-dústria Colonial (Fecolônia) acontece dentro da programação

O número de índios que vivem no Rio Grande do Sul diminui em quase seis mil em 10 anos. A população indígena, que era de 38.718 em 2000, caiu para 32.989, em 2010, o que represen-ta uma queda de 15,03%, de acor-do com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados preliminares, que fazem parte do Censo 2010, fo-ram divulgados na manhã desta quarta-feira. São 5.729 indígenas

da Feira da Indústria de Ijuí (Fenii). Gelson e Marlise Treter, da

Linha 7 Leste, já estão no pro-cesso de preparação do que será comercializado e estará exposto para o público na 5ª Fenii. “São produtos oriundos da agricultura familiar, como bolachas, cucas, pães, bolos, sucos, folhados, pastéis, bolos salgados”, revela o produtor Treter. O que é produzido pela família Treter já é bastante conhecido por sempre participar das feiras. “Sempre participamos

a menos no Estado.As pessoas que se autodecla-

raram índios no levantamento do IBGE representam 0,53% da po-pulação gaúcha, que era de 10,7 milhões em 2010. O número de indígenas que vive em Porto Ale-gre também diminuiu de 6.356, em 2000, para 3.308, em 2010. No período, houve diminuição na população de índios que vive em cidades, enquanto houve crescimento no campo.

Produtos que serão comercializados na Feira já estão sendo feitos

Augusto Pestana realiza encontro com

produtoras ruraisA Associação dos Funcio-

nários da Cotrijui de Augusto Pestana/RS foi palco do 3° Encontro de Mulheres Produ-toras Rurais, evento promovido pela Unidade local e que reuniu aproximadamente 200 associa-das da Cooperativa.

Este é o terceiro ano que a Cotrijui de Augusto Pestana realiza o evento, todo dedicado às mulheres, desenvolvendo atividades e palestras com foco no crescimento pessoal e pro-fissional de produtoras rurais.

O vice presidente Luiz Ottonelli abriu o encontro ressaltando a importância da mulher nas tarefas do dia a dia e principalmente da sua

participação decisiva na ad-ministração da propriedade rural. Coube a professora Idolécia Coimbra falar a todas presentes sobre os cuidados com a família, a relação entre o casal e os filhos, saúde e lazer, sem se descuidar dos amores e vaidades pessoais.

Após o almoço, a dupla de teatro As Primas trouxer humor e muitas brincadeiras, interagindo com o público presente.

O evento teve encerramen-to com uma intensa gincana, ministrada pela formanda do Curso de Educação Física da Unijuí, Fabiele Madcke, que desenvolveu várias atividades com os grupos.

No total, os índios que vivem no RS representam 4,03% do total de índios do Brasil.

Ao todo, 817 mil pessoas se autodeclararam indígenas no Censo 2010, o que representa 0,4% da população nacional. Houve um crescimento no perí-odo 2000/2010 de 11,4% (84 mil pessoas). O aumento, entretanto, é bem menos expressivo do que observado no período 1991/2000, que foi de aproximadamente

Produção de quitutes a serem comercializados já iniciou

da Feira de Economia Solidária, uma vez por mês na Unijuí, sen-do que nessa semana as pessoas podem conferir os produtos que estarão à disposição, participamos na Natuagro e na Feira do Produtor, em Coronel Barros.

“Desde que ficamos mais conhecidos, a Emater começou a nos convidar e assim começamos a participar”, destaca Gelson Treter. Ele revela que irá oferecer alguns pratos e lanches para o público poder degustar e depois adquirir.

Cerca de 200 produtoras participaram de encontro com a Cotrijui

150% (440 mil pessoas).Na área urbana, o incremento

foi negativo, correspondendo a uma redução de 68 mil pes-soas, a maioria proveniente da região Sudeste. As pessoas que deixaram de se classificar como indígenas na área urbana podem não ter afinidade com seu povo de origem.

No período 1991/2000. Esse fato reflete o aumento do número de pessoas que, em 1991, se iden-

tificaram em outras categorias e que, em 2000, passaram a se identificar como indígenas.

O IBGE elaborou um docu-mento especial e uma página em homenagem ao Dia do Índio, com análises e dados comparativos dos Censos de 1991, 2000 e 2010 acerca da distribuição espacial da população que se autodeclarou indígena. O documento pode ser acessado neste link e a página, no link Indígenas.