panorama 03.01.2013

8
unirol instituto girassol tropeiros do buricá Companhia teatral de Cruz Alta comemora bom ano pág.2 Reunindo alunos, professores, pais, funcionários e amigos, instituto comemorou seu quinto aniversário. pág.6 Pela primeira vez, mulher assume patronagem do CTG de Três de Maio. pág.5 Virada de ano foi brindada com espetáculo, celebra- ção religiosa e queima de fogos. pág.2 Ato realizado em Augusto Pestana discuu tecnolo- gias para aumentar produvidade e diminuir impacto ambiental pág. 8 grupo máschara Réveillon reúne turistas nas missões REGIONAL ANO 4 - Nº 72 - JANEIRO DE 2013 panorama_capa.indd 1 03/01/2013 10:04:39

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 29-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 03.01.2013

unirol

instituto girassol

tropeiros do buricá

Companhia teatral de Cruz Alta comemora bom ano pág.2

Reunindo alunos, professores, pais, funcionários e amigos, instituto comemorou seu quinto aniversário. pág.6

Pela primeira vez, mulher assume patronagem do CTG de Três de Maio. pág.5 Virada de ano foi brindada com espetáculo, celebra-

ção religiosa e queima de fogos. pág.2

Ato realizado em Augusto Pestana discutiu tecnolo-gias para aumentar produtividade e diminuir impacto ambiental pág. 8

grupo máschara

Réveillon reúne

turistas nas missões

REGIONALANO 4 - Nº 72 - jANeiRO De 2013

panorama_capa.indd 1 03/01/2013 10:04:39

Page 2: Panorama 03.01.2013

Nos dias 28 e 29 de dezembro, a uva foram motivo de festa em Tucunduva, município que possui em torno de 35 hectares da fruta. Neles, a média de produção che-ga a 15 toneladas por hectare. A celebração da colheita da uva, que dá nome ao evento, “Vendimia” ou “Vindima”, foi realizada na proprie-dade de Roque Cembranel, na saí-da para Horizontina.

carazinho - A Ulbra Carazinho está com as inscrições abertas para o curso de especialização em Gestão Estratégica de Pes-soas. O curso tem como objetivo qualificar os profissionais para a tomada de decisões no âmbito organizacional, focando nos resul-tados para a gestão de pessoas.

Este aprendizado se destina aos profissionais e gestores com nível de graduação, que busquem formação continuada e atualizada na gestão de pessoas com foco na valorização do capital humano. Gestores de recursos humanos ou outros setores das organiza-ções, responsáveis por liderar pessoas e equipes, administra-dores, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais in-teressados na temática.

Com duração de 24 meses, os encontros são quinzenais, nas sextas-feiras à noite e sábados manhã e tarde. As inscrições podem ser feitas através do site www.ulbra.br/pós-gradua-ção. Informações pelo telefone (54)3329-1111.

O ano de 2012 foi mui-to produtivo para o Grupo Teatral Máschara. O Cena às 7, projeto idealizado em 2005, por Cléber Lo-renzoni e Thiago Amorim, consolidou-se mantendo bom público e plateia ca-tiva. Foram onze edições do projeto, com a opção dos sábados, além dos domingos. Para 2013, o grupo prepara-se para a realização do Cena às 7 também em Santa Rosa. Os integrantes do grupo estão muito felizes com a amplitude do projeto que começa a tomar rumo re-gional.

Foram várias viagens no decorrer do ano, levando variados espetáculos pelo Estado. Entre as cidades percorridas estão Porto Alegre, Bento Gonçalves, Osório e Garibaldi.

Duas estreias impor-tantes foram Os Saltim-bancos, espetáculo infan-til e o espetáculo adulto O Santo e a Porca.

A Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões preparou uma programação junto ao Sítio Arqueológico que foi das 19h às 24h. Foi realizado um ritual especial de passagem de ano com a presença de um grupo de benzedores locais, a apresentação do espetáculo Som e Luz, em que é narrada a saga da história das Missões.

Em seguida aconteceu dentro da antiga igreja jesuítica de São Miguel Arcanjo, celebração religiosa e mística com a presença do bispo emé-rito de Santo Ângelo dom Estanislau Amadeu Kreutz. Também aconte-ceram apresentações musicais ao vivo com artistas locais, e contagem regressiva para entrada de 2013, com queima de fogos e brinde de espumantes.

gestão estratégica de pessoas um bom

ano para o grupo

máschara

uva é atração principal de

evento

desfile das escolas de sambacruz alta - Foi definido na

última semana que as datas de desfile das escolas de samba de Cruz Alta serão nos dias 22 e 25 de fevereiro, no sambódromo Mestre Vidal. Segundo o representante da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, Leandro Dal Forno, a mudança da data atende um pedido não somente das escolas, mas também da ad-ministração municipal.

réveillon é atração nas missões

Fruta in natura, vinho, suco e ge-leia de uva serão algumas das de-lícias que puderam ser apreciadas entre as 9h e 20h. As frutas po-dem ser adquiridas também no si-

tema “colha e pague”, com possibi-lidade de colher na hora, embaixo do parreiral. Além dos derivados da fruta, também foramcomercia-lizados outros produtos coloniais.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

augusto pestana são miguel das missões

Além da uva, outros produtos coloniais foram comercializados

tucunduva

Virada de ano é brindada com queima de fogos e contagem regressiva

ano 4 - nº 72 - janeiro de 20132

panorama_pg02.indd 1 03/01/2013 10:23:30

Page 3: Panorama 03.01.2013

Clair Peres da Silva, técnica de enfermagem, dedicou 27 anos de seu trabalho ao Hospital Vida & Saúde. A vontade de ajudar os outros fez com que ela bus-casse uma vaga na Instituição em 1985, “É uma profissão que significa vida, a gente ajuda os

ibirubá - A Associação Cultural Ibirubense de Música promoveu no dia 29 de dezembro, o 10º Midnight Rockfest, no Ginásio Assis de Souza Roque. Cerca de 300 pessoas de Ibirubá e região pres-tigiaram o evento, que contou com diversas bandas e sorteio da ação entre amigos.

Em relação ao ano passado o público dobrou, superando as ex-pectativas dos organizadores. Quem esteve presente aproveitou o show das bandas Jack Daniels, Berserk, Ostra Bêbada, Excellence e Pylla C14.

Os funcionários da Hemodiálise se reuniram e organizaram uma festa especial para os pacientes do setor. Os 68 pacientes, dos 4 turnos, receberam uma lembrança que foi entregue por um profissio-nal que estava vestido de Papai Noel. A funcionária Cátia também cantou músicas natalinas durante a festividade. O objetivo foi resga-tar o espírito natalino e também le-var a alegria para os pacientes que realizam tratamento na Hemodiáli-se no Hospital.

Festa de Natal na Hemodiálise do Vida & Saúde

projeto social é ampliado

exemplo de solidariedade

ACiM realiza o 10º Midnight rockfest

outros e parece que chega mais perto de Deus”.

Conhecida como “tia Clã”, co-meçou no Pronto Socorro do Hospital, onde atuou por 3 anos, “Sempre gostei muito, pois era o que eu queria ajudar os outros e também minha família com o

NoroeSte

Objetivo da ação foi resgatar o espírito natalino

teNeNte portelA - O secretá-rio estadual do Esporte e do La-zer (SEL) Kalil Sehbe assinou, na sexta-feira (21), convênio com o prefeito de Tenente Portela Clair-ton Carboni para o projeto Escola Educar em Artes Marciais.

Na oportunidade Kalil ressaltou que este ano foram mais de 500 convênios assinados com enti-dade e prefeituras, fazendo com deste ato a democratização do

esporte no Rio Grande do Sul.Os recursos de R$ 15.964,00

da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) – órgão vincula-do à SEL, serão utilizados para de-senvolver o projeto da Escola que atende crianças e adolescentes com aulas de taekwondo e kara-te. O objetivo é ampliar o atendi-mento para pessoas da terceira idade com aulas de Ioga e Tai Chi Chuan.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram as bandas no festival

projeto do programa Cidade Digital já está pronto

Cruz AltA - Na manhã do dia primeiro de janeiro foi entregue pela empresa JN Telecom o pro-jeto final do programa Inclusão Di-gital, que possibilita ao município abrir o processo licitatório para a contratação da empresa respon-sável pela instalação das torres e da parte técnica. O programa Ci-dade Digital prevê a instalação de quatro torres, e propõe o acesso à internet banda larga, promo-vendo a inclusão digital dos cru-zaltenses. Segundo a secretária

SANtA roSA

Clair começou a ajudar os outros no hospital Vida e Saúde

municipal de Planejamento, Luisa Pieniz, será estruturado um gru-po de trabalho responsável por disciplinar o funcionamento do programa, determinando quem serão os beneficiados, se haverá pontos restritos de acesso e se será cobrada alguma taxa. Para o diretor comercial da empresa JN Telecom, Juarez Cordeiro, o programa traz vários benefícios ao município, como levar telefo-nia digital com custo baixo para o consumidor final, interligar os

prédios públicos, auxiliar na ques-tão da segurança pública, pois a rede também serve para trans-missão de imagem, e possibilita o acesso à internet com boa veloci-dade. “Com a tecnologia de trans-missão por micro-ondas, a veloci-dade dos dados amplia-se mais de 100%”, ressalta Cordeiro. O diretor destaca que devido às ex-periências da empresa, o ideal é que seja cobrada uma taxa para a criação de um fundo de manu-tenção para a rede.

emprego”. Depois passou 20 anos trabalhando como técnica na UTI, ela afirma que foi um período de muito trabalho e aprendizado. “Foi uma época muito emocionante, pois ajudamos a salvar várias vi-das, e também aprendi nesse pe-ríodo”.

ANo 4 - Nº 72 - jANeiro De 2013 3

panorama_pg03.indd 1 03/01/2013 10:23:59

Page 4: Panorama 03.01.2013

Atriz usou seu Facebook para contar novidade

ísis aproveita o início do ano para descansar

União teria acontecido ainda em 2012

Anne deseja ter tantos filhos quanto ela puder

Felipe e Roberta gritam por socorro. Otávio enfrenta Isadora, mas se assusta com seu compor-tamento. Nando explica a Charlô por que se aproximou de Rober-ta. Vânia revela para Juliana que Carolina armou seu flagrante com Felipe. Nando descobre que Roberta está presa e vai para a Charlô’s. Nando e Vânia surpreen-dem Roberta e Felipe ao entrarem no frigorífico. Isadora expulsa Otá-vio da sala de Charlô.

Otávio conta seu plano contra Roberta e Felipe não gosta da ideia. Nando sente ciúmes de Ro-berta. Felipe confidencia a Fábio que sente atração por Roberta. Kiko e Analú veem Nando e Rober-ta se beijando.

SALVE JORGERaquel não aceita sair com Stênio

Zé Maria trabalha como masca-te, vendendo os artigos de Caniço. Laura diz à mãe que não há mais vínculo entre elas. Quequé se nega a auxiliar Catarina na preparação do palco para seu recital. Cons-tância pede a Veronese que demi-ta Laura do emprego. Sandra se emociona com as dedicatórias de Teodoro, escritas para ela.

Mario comunica a Isabel que a próxima apresentação do espetá-culo está quase lotada. Albertinho convida Gilda para assistir ao jogo de futebol de seu time.

lado a ladoQuequé se nega a auxiliar Catarina

Irina descobre que Jéssica fu-giu. Junior conta para Érica que Morena voltará para o Brasil. Lí-via culpa Wanda pelos problemas que Morena arruma para a orga-nização. Sarila ofende Bianca ao chegar à casa de Esma e Kemal. Jéssica anda perdida pelo Grand Bazar. Morena explica a Waleska como ajudou Jéssica a fugir.

Raquel não aceita sair com Stê-nio. Aída compra uma aliança para Nunes. Jéssica é localizada e Irina avisa a Russo. Bianca fica desani-mada na casa de Esma e Kemal. Jéssica descobre que vai ser de-portada.

GUERRA DOS SEXOSNando sente ciúmes de Roberta

muitos filhos

Anne Hathaway está muito interessada em co-meçar uma família com o ator e designer de joias Adam Shulman, com quem ela se casou em setem-bro de 2012. Recentemente, ela disse que gostaria de ter tantos filhos quanto ela pudesse ‘’sustentar’’ e insistiu que cada um deve se sentir ‘’especial’’.

‘’Quero ser mãe desde que eu tinha 16 anos. Te-nho 30 e quero ter uma família de um determinado tamanho. Vou começar com um garoto saudável, mas eu gostaria de adotar também. Eu gostaria de ter quantos posso sustentar, não só financeiramen-te, mas em termos de tempo, porque você quer ter certeza que cada um se sinta especial.’’

Tudo indica que o momento é agora para Anne. ‘’Tive um objetivo em mente durante os últimos 12 anos, que era: fazer um filme, fazer um filme, fazer um filme. Agora poderia ter um bebê,’’ ela acrescen-tou à revista Stella.

Parece que o casamento mais aguardado de 2013 em Hollywood já aconteceu em 2012. De acordo com fontes do jornal britânico Telegraph, Brad Pitt e Angelina Jolie celebraram a união durante o Natal, nas ilhas caribenhas Turks e Caicos. As assessorias dos atores não comentaram a notícia.

O casal está no destino hospedado na propriedade da estilista norte-americana Donna Karan junto com seus seis filhos, os pais e os irmãos de Pitt. Segundo o Telegraph, a equipe que acompanha o casal nas férias inclui duas babás para cada um dos filhos.

O ano que passou foi muito importante na carreira de Da-niel. Por isso, o sertanejo partiu para os Estados Unidos, onde curtiu um de seus primeiros Réveillons longe dos palcos, ao lado de sua família. À meia-noi-te, Daniel não dispensou usar um figurino todo branco para trazer boas energias, além de usar uma cueca bem novinha.

CASAMENTO VIAGEM

Após fazer muito mistério sobre sua possível segunda gravidez, Juliana Paes, que já é mãe do pequeno Pedro, de 2 anos, aproveitou o primeiro dia do ano para anunciar oficialmente que espera mais um herdeiro.

A atriz usou sua página na rede social Facebook para contar a novidade aos fãs e postar uma foto da barriguinha de aproximadamente três meses de gesta-ção de mais um menino.

Depois de muito trabalho em 2012, Isis Valverde está curtin-do o começo de 2013 descan-sando no Caribe. Entretanto, algo falta para que a viagem da atriz esteja completa: a presen-ça do namorado. A bela artista vem publicando fotos em seu Instagram de seus momentos de passeio na famosa ilha e aproveitou para demonstrar que sente a falta do amado, Tom Rezende. Em uma das le-gendas, ela escreveu “Miss u”, que significa “Saudade” ou “Sin-to sua falta” em inglês.

SAUDADE

MAIS UM MENINO

ANO 4 - Nº 72 - JANEIRO DE 20134

panorama_pg04.indd 1 03/01/2013 09:53:14

Page 5: Panorama 03.01.2013

Proibida pesca em razão da piracema

noroeste - Autoridades ambientais ressaltam que está em vigor o período da Piracema, tempo em que é proibida a pesca nos rios da região.

O prazo em que vale a proibição, segundo portaria do Ministério da Pesca, prolonga-se até o dia 31 de janeiro.

A medida leva em conta que nessa época há movimento migra-tório dos peixes no sentido contrário à correnteza dos rios para reprodução das espécies.

hci sedia formatura de escola infantil

22 alunos colaram grau durante o evento

A Consultec é uma empresa especializada em consultoria e planejamento agronômico, sob pro-priedade dos engenheiros agronômos César Pet-tenon e Thomás Paulo Kazmirski.

Tendo como objetivo oferecer aos clientes o serviço de acompanhamento técnico dirigido a propriedades rurais, a empresa disponibiliza con-sultoria e planejamento técnico de atividades agropecuárias, juntamente com a elaboração de projetos técnicos agrícolas “custeios, investimen-tos e pecuários”.

Sua missão é ser uma empresa inovadora no setor do agronegócio, trabalhando para o desen-volvimento sustentável de seus clientes, através da criação e implementação de soluções baseadas no conhecimento agronômico, auxiliando o produtor na tomada de decisões, através da consultoria e do planejamento técnico das suas atividades. Ten-do o foco no cumprimento do papel do engenheiro agronômo, proporcionando crescimeno e rentabili-dade aos produtores.

A Consultec localiza-se no município de Ijuí – RS, próximo a matriz do Banco do Brasil, na Rua 20 de Setembro Nº45, Térreo, Centro. A empresa está à disposição dos produtores para contatos através 55 9925 3388/9939 3398 e e-mail: [email protected] / [email protected]

consultec: mais nova opção regional de assistência a propriedades rurais

A missão da Consultec é ser uma empresa inovadora no setor agronômico

pela primeira vez, mulher assume o comando do CtG tropeiros do Buricá

três de maio - Alessandra Castro Rei-nehr, 36 anos, foi eleita na noite de 27 de dezembro patroa do Tropeiros do Buricá. O vice dela é o especialista em cozinha campeira Francisco de Gaspari.

Alessandra assumirá o comando do Centro de Tradições Gaúchas local a par-tir de março de 2013 no lugar do atu-al patrão Leandro Schimidt, para uma gestão de dois anos. Uma de suas me-tas será investir em melhorias no prédio principal do CTG.

A produção de jornalismo da Rádio Co-lonial AM, conversou com a patroa eleita na manhã desta sexta-feira e ela confir-mou entrevista na emissora quando re-tornar de viagem que fará com a família a partir de hoje para anunciar suas propos-tas para administrar o CTG três-maiense.

ijuí - O auditório do Hospital de Caridade de Ijuí recebeu na noite de 15 de dezembro, pais, irmãos, avôs, tios e amigos dos 22 forman-dos da pré-escola, crianças filhos dos funcionários da Instituição. A convidada especial da mesa foi a professora universitária e também 2ª tesoureira da diretoria do HCI Antônia Carvalho Busmann, que es-teve ao lado da gerente de recur-sos humanos Elisabete do Santos, da coordenadora pedagógica Joce-laine Bellé, da professora paraninfa Fernanda Kramatschek, da profes-sora amiga da turma Adriele Cekal-ski Pereira e da professora regen-te Franciele Rodrigues Hermann.

O 1º tesoureiro Alfredo Brandt também prestigiou a solenidade.Um dos momentos marcantes foi

o vídeo produzido pela professora Franciele, que reproduziu os me-lhores momentos da turma. O ju-

ramentista deste ano foi o aluno Lorenzo Knebel Bueno da Silva.

ano 4 - nº 72 - janeiro de 2013 5

panorama_pg05.indd 1 03/01/2013 10:24:22

Page 6: Panorama 03.01.2013

Instituto Educacional Girassol comemora cinco anos

Evento contou com apresentação de danças e o momento mais esperado foi a chegada do Papai Noel

porto mauá - O produtor ru-ral, Carlos Perin, residente na vila de São José do Mauá, interior de Porto Mauá, pro-duz em seu parreiral uva da variedade “banana”. O parreiral de 2,5 hectares produz diversas variedades de uva. Em agosto de 2012, enxertou quatro mudas de uva da variedade “banana” e no final do mês de dezembro estas frutas já se encontra-vam maduras, próprias para o consumo, com cor ama-relada. Neste ano de 2013, será ampliado o plantio desta variedade que é proveniente da Embrapa de Bento Gon-çalves. O produtor rural é sócio da Coopervino, com sede em Tu-cunduva.

O Instituto Educa-cional Girassol co-memorou no dia 13 de dezembro, cinco anos de caminhada juntamente com a comunidade de Não-Me-Toque.

Uma grandiosa festa reuniu alunos do educandário, pais, professores, demais funcionários e amigos. O progra-ma festivo teve início com apresentação de danças, e um dos momentos mais aguardados pelos presentes, foi a che-gada do Papai Noel.

produtor rural cultiva uva banana

entregues medalhas da 53ª Legislatura ao programa a Voz do Campo

santo ânGELo

não-mE-toquE

noroEstE

O grupo de teatro A Turma do Dionísio, de Santo Ângelo, realizou no ano de 2012 o número de 182 apresentações. No seu histórico, a “Turma” ultrapassou a cifra de 500 mil espectadores em mais de 1.880 apresentações realizadas.

O ano de 2012 ficará marca-do para o Grupo santoangelense como o de maior número de apre-sentações em um único ano: 182. Elas foram realizadas em quatro Estados do Brasil e em diversas províncias do sul da Argentina. O público total do ano foi de 46.773 espectadores.

Para chegar a tais números, A Turma do Dionisio contou com parcerias e patrocinadores de

Ano de 2012 foi consagrado como o de maior número de apresentações em um único ano

projetos. Podemos destacar o Sesc Rio Grande do Sul e, espe-cialmente, o Sesc Santo Ângelo com o qual o grupo tem mantido histórica parceria. Também a Pro-motoria Regional de Educação, Ministério Público do Trabalho e OAB – todos de Santo Ângelo que, juntamente com a Acisa e SOS Vida, organizam o projeto “Arte Para a Vida”, com apresentações da peça teatral “Virada na Vida”.

Em 2012, o “Dionisio” também realizou apresentações por dois editais públicos em que foi con-templado: um local, da Secretaria Municipal de Cultura e outro do Ministério da Cultura.

a turma do dionísio realizou 182 apresentações em 2012

Durante a manhã de 19 de de-zembro, o presidente da Assem-bleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Alexandre Postal entregou a Medalha da 53ª Le-gislatura ao Programa A Voz do Campo, junto com o deputado Er-nani Polo (PP), proponente da ho-menagem. O ato, realizado na Sala da Presidência da ALRS, destacou a iniciativa voltada à comunicação rural que chega atualmente a 250 municípios e mais de três milhões de gaúchos, por meio de oito emis-soras de rádio.

Postal elogiou a iniciativa volta-da a levar para todo o Estado in-formações sobre a realidade do campo. Após conceder a Meda-lha, ele retornou ao comando da sessão plenária extraordinária da ALRS, deixando como represen-tante na solenidade o deputado Pedro Westphalen (PP). Também participou do ato o deputado Jor-ge Pozzobom (PSDB). Westpha-len parabenizou o proponente da honraria em vista da relevância do setor primário para a economia gaúcha.

O projeto de comunicação ru-ral teve início pela vontade de um agricultor de se comunicar com a sociedade e mostrar a realidade do campo, junto com um profissio-nal de rádio em busca de oportuni-dades, recordou Polo, referindo-se a Alcides Meneghine e Marcelo Brum. “Toda boa semente planta-da e cultivada gera frutos. Assim, A Voz do Campo cresceu e mais parceiros chegaram para ajudar”, frisou ao lembrar de diversos apoiadores.

Valdecir Sovernigo falou em nome da equipe do Programa. Entre os presentes estavam o representante do Tribunal de Con-tas, Marco Peixoto, e integrantes da equipe do Programa, Sandro Cardinal, representante da Asso-ciação A Voz do Campo; Marcelo Brum, Omar Wenning, Carlinhos Malheiros, Alber Guedes e Rogério Malheiros, além do presidente do Sindicato Rural de Tapes, Juarez Petry.

ano 4 - nº 72 - janEIro DE 20136

panorama_pg06.indd 1 03/01/2013 10:22:35

Page 7: Panorama 03.01.2013

investimentos qualificam ensino municipal

Substituição do piso das quadras por assoalho visa qualificar o espaço

O poder público municipal, atra-vés da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Santo Augusto realizou a remode-lação dos Ginásios Poliesportivos das Escolas Municipais Antonio Liberato e São João.

A substituição do piso das qua-dras por assoalho, qualificando o espaço para as práticas esporti-vas; os reparos em geral; os aces-sos cobertos dos prédios escola-res até os Ginásios; a substituição da rede trarão grandes benefícios à comunidade escolar no próximo ano letivo, principalmente aos alu-nos e professores.

Para a secretária de Educação,

santa rosa - O quinto rodeio crioulo do Piquete Esteio do Rio Grande ocorrerá durante três dias, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

Com entrada franca, o evento campeiro começará nesta sexta-feira, dia 4, e vai até domingo, dia 6.

Haverá provas de tiro de laço, em várias categorias, com boa premiação em dinheiro e troféus.

Também será realizada a tradicional gineteada.O rodeio também reservará um atrativo especial ao aspec-

to artístico e cultural, promovendo provas de declamação, danças artísticas e gaita.

A realização do evento é do Círculo Operário de Santa Rosa, entidade que está completando 65 anos.

A Escola Técnica Machado de Assis forma primeira turma em Robótica Básica. Ênfase: Plataforma Arduino. O curso, que abordou desde os conceitos básicos, integração do mundo físico e virtu-al através de sensores, plataforma arduino, projeto de protótipos robóticos até a eletrônica digital e analógica, teve duração de 45 horas/aula.

Trinta e sete alunos realizaram o curso de qualificação, que foi ministrado pelo professor Fernando Pinheiro, e receberam o certi-ficado de conclusão. A próxima turma do curso de qualificação em Robótica Básica; Ênfase: Plataforma Arduino está prevista para o primeiro semestre de 2013. Os interessados podem realizar a pré-inscrição na Secretaria da Fema, Unidade I.

natal étnico premiado realiza sorteio

O secretário estadual do Espor-te e do Lazer, Kalil Sehbe assinou, no dia 21 de dezembro, convê-nio com o prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni para o Projeto Escola Educar em Artes Marciais.

Na oportunidade, Kalil ressal-tou que este ano foram mais de 500 convênios assinados com entidades e prefeituras, fazendo deste ato a democratização do esporte no Rio Grande do Sul.

Os recursos da fundação serão utilizados no desenvolver do pro-jeto, que atende crianças e ado-lescentes com aulas de taekwon-do e karate. O objetivo é ampliar o atendimento para pessoas da terceira idade com essas aulas.

tenente portelaInscrições abertas

Foi realizado na manhã de 21 de dezembro, o sorteio da cam-panha Beleza e Sustentabilidade, que envolveu grupos de escotei-ros, escolas municipais, estadu-ais e particulares do município.

O material arrecadado foi uti-lizado na confecção dos enfeites do Natal Alegria 2012.

carazinhoArrecadação

Último sorteio foi realizado na Acint

Duas turmas se formam em robótica

rodeio crioulo

Professora Marilei Andrighetto, as duas escolas municipais ofere-cem espaços qualificados para a aprendizagem integral dos alunos, bem como para a realização de vá-rias atividades e integração com a comunidade escolar e local. Este investimento é mais uma ação in-tegrada ao Projeto Educavida.

Para o prefeito Alvorindo Polo, realizar ações em educação e cultura é um dos maiores investi-mentos para a comunidade. Estas melhorias oportunizarão aos alu-nos promoção da aprendizagem e gestão eficiente dos recursos financeiros.

não-me-toque

santo augusto

Na noite de 28 de dezembro, foi realizado na Acint o último sorteio do Natal Étnico Premiado. Estive-ram presentes, autoridades, im-prensa, diretores da Acint e algu-mas pessoas da comunidade que prestigiaram o momento do sor-teio. O local do sorteio foi trans-ferido devido à instabilidade do tempo que fez chover durante boa parte da quinta-feira. A programa-ção do Natal Étnico na praça foi cancelada e o sorteio transferido para a sede da Acint.

A presidente da Acint, Ana Mi-chele de Morais, falou da satis-fação da entidade em realizar a promoção que tem por objetivo estimular as compras no comér-cio local.

“Foram distribuídas mais de 170 mil cautelas e se multiplicar-mos isso por R$50,00, que foi o valor em compras estabelecido para cada cautela, teremos um valor bem significativo que circulou nos estabelecimentos locais”, des-tacou a presidente da Acint.

O programa Projovem Traba-lhador - Juventude Cidadã, ofere-ce 500 vagas para administra-ção com ênfase em vendas, 30 vagas para Arte e Cultura, 185 para Construção e Reparos, 30 para Cuidados de Idosos, 50 para Tambo de Leite e 30 para Injeção Eletrônica de Carros.

Os interessados devem compa-recer na Secretaria de Desenvol-vimento Econômico na prefeitura municiapl, das 8h às 14h. Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos, que morem em Cruz Alta e tenham renda familiar de até um salário mínimo, sem carteira de trabalho assinada, que esteja mcursando ou concluído o Ensi-no Fundamental/Médio ou ainda que não tenha concluído o Ensino Superior.

cruz altaVagas para o Projovem

ano 4 - nº 72 - janeiro De 2013 7

panorama_pg07.indd 1 03/01/2013 10:24:49

Page 8: Panorama 03.01.2013

augusto pestana - O município de Augusto Pestana, em ato realizado no início do mês em Frederico Westpha-len, assinou um convênio com a Secre-taria Estadual de Desenvolvimento Ru-ral, Pesca e Cooperativismo, que prevê a liberação de recursos do Programa Irrigando a Agricultura Familiar.

Na oportunidade foram assinados 10 projetos de irrigação para o muni-cípio de Augusto Pestana, onde serão beneficiadas 10 famílias. Os projetos foram elaborados pela Emater/RS Ascar, que também acompanha a exe-cução das obras e dá assistência aos agricultores.

Do custo total do projeto, 20% são pagos pelo produtor e 80% são fundo perdido e assumidos pela SDR.

Deverão ser implantados cinco mil sistemas de irrigação até 2014 no Estado do Rio Grande do Sul, onde o município de Augusto Pestana deverá receber mais recurso da SDR no pró-ximo ano.

Evento discute tecnologias para aumentar produtividade e diminuir impacto ambiental

Cinco mil sistemas de irrigação devem ser implantados até 2014

município tem Central de Triagem de Resíduos da Construção

santa rosa - Um grande e significativo ato marcou a história do município de Santa Rosa, na área do meio ambiente. Na tarde de 26 de dezembro, tiveram início as obras da Central de Triagem de Resíduos de Construção (Resicon) e a inauguração da Usina de Biocombustível e da Extrusora de óleo vegetal.

Um ato, que reuniu autoridades, empresários, comunidade e profissionais da área ambiental, aconteceu no Lajeado Ipê, na Usina, próximo ao viveiro municipal.

A Central receberá resíduos de construção civil e fará a triagem e posterior reciclagem. O município de Santa Rosa cedeu o terreno de 37.870 m ², por 10 anos, podendo ser renovado por mais 10 anos. No total, o município adquiriu 47.870 m², sendo os 37.870 m² para a Resicon, 5 mil m² para a Cetric, empresa res-ponsável pelo encaminhamento do resíduo classe 1, e 5 mil m² para o projeto de energias renováveis, coleta de óleo de fritura, o qual está sendo feito por meio de convênio com a Coopersol.

De acordo com o empresário Jaime Matiazzi, responsável pela Resicon, Santa Rosa é um dos poucos municípios que se preocupa com o encaminhamento dos resíduos da construção civil.

trabalho de clube de mães é fortalecido

são miguel das missões - Ao longo de 2012, mulheres de São Mi-guel das Missões tiveram um ponto de encontro especial para troca de experiências e aprendizados: os Clubes de Mães. Atualmente, são 20 constituídos no município, que recebem apoio do Departamento de Assistência Social e da Emater/RS-Ascar.

Educação e promoção da saúde, promoção da cidadania e organi-zação social, segurança e soberania alimentar, educação ambiental e artesanato foram alguns dos temas abordados em reuniões, ofi-cinas e palestras, segundo a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Fátima Denize Zink Primaz. Além disso, os Clubes de Mães auxiliam na realização do Fórum da Mulher e Baile das Den-gosas.

Ato reuniu autoridades, empresários, comunidades e profissionais da área ambiental

projeto de modificações na fundação de saúde

santa rosa- Em uma de suas primeiras ações, o prefeito Alci-des Vicini encaminhou hoje pela manhã pedido de convocação de sessão extraordinária ao presidente da Câmara. O pedi-do se deve ao encaminhamen-to do projeto de modificações da estrutura administrativa da Fundação Municipal de Saúde, já apreciada pelo Conselho Mu-nicipal de Saúde e que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Ser-vidores da Fundação Municipal de Saúde. Uma das modifica-ções será da gratificação por dedicação exclusiva dos médi-cos do quadro.

O projeto altera a possibili-dade dos médicos realizarem atendimentos médicos na mo-dalidade de plantões nos dois hospitais do município e na Uni-dade de Pronto Atendimento, desde que não interfira em sua jornada normal de trabalho, sem interferir na carga horária e conforme interesse da funda-

ção. Em sua justificativa, o prefei-

to Vicini observa que a gestão pública vem sofrendo transfor-mações significativas na busca de tecnologias capazes de ga-rantir às organizações melho-res resultados na implantação de políticas sociais.

O prefeito ressaltou que as modificações na estrutura da Fundação busca modernizar a gestão publica através da orga-nização do trabalho de forma a estabelecer o sistema de saú-de local a partir dos princípios e diretrizes do SUS através do propósito de promover, restau-rar e manter a saúde da popu-lação.

Uma das prioridades da ad-ministração é que em cada Unidade de Saúde tenha um médico. Ainda hoje pela manhã, Paulinho dos Santos, presiden-te da Câmara comunicou ao prefeito que a sessão deve ser realizada nesta quinta-feira, dia 3.

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 03/01/2013 10:25:12