panorama 03.05.2012

8
ANO 4 - Nº 39 -MAIO DE 2012 Boeing é transformado em cinema e biblioteca Construído em 1986 e desativado, o boeing recebeu adaptações em Panambi página seis Fenii realiza palestra sobre agroindústrias Menos de 10% das agroindústrias gaúchas estão legalizadas ContraCapa Fenasoja encerra programação domingo Público pode conferir diversas atrações no Parque de Exposições de Santa Rosa página sete Balsa amplia horários até domingo O horário de funcionamento da Balsa Porto Mauá/ Alba Posse é extendido devido a Fenasoja página dois Rudolf Wallner foi visitar as construções de argila no Peru Motociclista austríaco passa pelo Brasil página três Publicação será distribuída gratuitamente aos estudantes do município Grupo JM lança publicação dos 121 anos de Ijuí página cinco

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 12-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 03.05.2012

ANO 4 - Nº 39 -MAIO DE 2012

Boeing é transformado em cinema e biblioteca

Construído em 1986 e desativado, o boeing recebeu adaptações em Panambipágina seis

Fenii realiza palestra sobre agroindústrias

Menos de 10% das agroindústrias gaúchas estão legalizadas

ContraCapa

Fenasoja encerra programação

domingo

Público pode conferir diversas atrações no Parque de

Exposições de Santa Rosapágina sete

Balsa amplia horários até domingo

O horário de funcionamento da Balsa Porto Mauá/ Alba Posse é extendido

devido a Fenasoja

página dois

Rudolf Wallner foi visitar as construções de argila no Peru

Motociclista austríaco passa

pelo Brasil

página três

Publicação será distribuída gratuitamente aos estudantes

do município

Grupo JM lança publicação dos 121 anos de Ijuí

página cinco

Page 2: Panorama 03.05.2012

CidadesANO 4 - Nº39 - MAIO 20122

Município tem programa de repovoamento de rios

Santo Augusto - O municí-pio de Santo Augusto possui convênio com a Colônia de Pescadores Z-18 de Ijuí, no qual são repassados recursos para reprodução de alevinos e a Colônia de Pescadores retribui com alevinos para repovoa-mento dos rios localizados em Santo Augusto.

No dia 21 de abril aconteceu esta atividade de repovoamen-to do rio com a liberação de 10 mil alevinos no Rio Turvo, em dois locais: acima da Cascata, na Fazenda de Araci Sperotto e no Rincão dos Fagundes. Esta ação foi programada e realizada pela Sedagro e coor-denada pelo secretário Alberto Tomelero.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente realizou uma importante ação de preservação de peixes nos rios

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA

CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encar-tado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Sema-nário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jor-nal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe (Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informa-tivo Noroeste (Boa Vista do Buricá,

São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progres-so, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guar i ta , Derrubadas , Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tira-dentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Rama-da, Redentora) A Notícia (Condor), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não Me Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado e Quinze de Novembro).

Edição: Taíse Heberle de Lima Diagramação: Nilton Golle.Telefone: (55) 3331- 0300

[email protected]ão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Repovoamento de rios está sendo realizado pela Z-18

Somente no período de 27 de abril a 6 de maio de 2012, por ocasião da realização da 19ª Fenasoja, de Santa Rosa, haverá mudança no horário de porto nas Aduanas de Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina), na Fronteira No-roeste do Estado.

As alterações de horário ocorrerão somente no período da tarde, iniciando e termi-nando com meia hora de atra-so. Com a alteração, o horário passará a ser o seguinte:

- de segunda a sexta-feira: das 8 às 11h30 e das 14h30 às 18h;

- nos sábados, domingos e feriados: das 8h30 às 11h30 e das 15 às 18h.

Segundo o departamento de migração da Argentina, que realiza o controle de trânsito de pessoas e veículos, o passo

A fim de homenagear as mães catuipanas pelo seu dia, o Ga-binete da primeira dama e a se-cretária de Assistência Social de Catuípe, promovem no próximo dia 9, quarta-feira, a Festa do Dia das Mães com o 3º Desfile de Moda.

Segundo a primeira-dama Elai-ne Baroni, o evento promete ser grandioso como nos outros anos. “Nós estamos organizando uma festa muito bonita para nossas mães de Catuípe, esperamos que todas gostem, e sintam-se felizes com esse momento que vamos proporcionar a elas, assim como ocorreu nos outros anos em que realizamos este dia

especial”, disse.O evento, que será realizado

no Salão Paroquial, terá início às 10h30. Ao meio dia será ser-vido almoço, após apresentações artísticas, seguido de desfile de moda realizado pelas lojas do município, e com a participação de modelos-mães.

A primeira-dama ainda contou que haverá uma surpresa. “Nós estamos preparando uma surpresa que as mães vão adorar”, contou. Este evento é totalmente gratuito, e contará com a participação de integrantes dos Clubes de Mães da cidade e do interior, de entidades, além de moradoras que tiverem interesse em participar.

Mães catuipanas serão homenageadas com desfile

internacional de Alba Posse / Porto Mauá é o segundo porto fluvial da Província de Missio-

nes, o primeiro é o da capital de Posadas, sobre o rio Paraná, na ponte Roque Gonzales.

Balsa Porto Mauá/Alba Posse amplia horário durante Fenasoja

Esse é o segundo porto fluvial da Província de Missiones

Primeira-dama realiza homenagem às mães de Catuípe

Page 3: Panorama 03.05.2012

ANO 4 - Nº 39 - MAIO 2012 3

Unicruz é aprovada para mais uma operação do

Projeto Rondon Na última semana a Borracharia

do Claudinho, em Panambi, rece-beu um cliente diferente; tratava-se de um estrangeiro que falava uma língua que o proprietário do estabe-lecimento não domina e nos primei-ros momentos a comunicação ficou difícil. Claudinho então chamou os vizinhos que trabalham no escritó-rio de uma das granjas da família Strobel e aí foi possível entender o que o motociclista desejava, pois o idioma alemão facilitou as coisas.

Depois de ter o pneu da sua motocicleta Honda 600cc ano 1990 consertado, Rudolf Wallner, 58 anos, natural de Graz, Áustria, contou que viajava pela BR-158 em direção a Cruz Alta quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal.

Como estava muito escuro e era intenso o tráfego de caminhões naquele momento, os policiais da Polícia Rodoviária Federal o aconselharam a descansar e até o escoltaram para um hotel do centro da cidade de Panambi.

Da Áustria para o Uruguai Rudolf Wallner, que é carpintei-

ro de profissão, anos atrás comprou uma fazenda de 200 hectares no departamento de Colônia, no Uru-guai, com a intenção de se dedicar à criação de gado. Questões climá-ticas e ocorrência de alguns tipos de doenças no gado fizeram com que seu negócio não prosperasse e ele então decidiu vender a propriedade.

Com o dinheiro adquiriu uma quinta (chácara) nas proximidades da cidade de Colônia do Sacramen-to e a motocicleta que ainda está com placa da Áustria. A cada ano ele faz uma longa viagem com o objetivo de conhecer as mais dife-rentes regiões do mundo. Já esteve na África e nos Estados Unidos.

Neste ano ele decidiu sair do Uruguai para conhecer o Peru e especialmente a construção de casas com o uso de argila. Ele diz que esse tipo de construção é muito saudável para as pessoas e, por ser barata e ecologicamente correta, pretende implantar o sistema no Uruguai para beneficiar as famílias

Cruz Alta - A Universidade de Cruz Alta teve mais uma proposta aprovada para o Pro-jeto Rondon, do Ministério da Defesa. Desta vez, a Unicruz foi selecionada para o Conjun-to A da Operação Açaí, que será realizada no Pará.

O grupo da Instituição irá desenvolver atividades na cidade paraense de Magalhães Barata no período de 6 a 29 de julho de 2012. A viagem precursora será de 6 a 12 de maio.

Nos meses de janeiro e fe-

Cidades

Rondonistas da Unicruz durante operação Babaçu

vereiro deste ano, uma equipe da Unicruz participou da Operação Babaçu, em Aguiar-nópolis, Tocantins.

“A experiência no Projeto Rondon é doar tempo e conhe-cimento: isso que caracteriza a ‘lição de cidadania’, slogan do Rondon. A lição de vida é através do convívio com pes-soas de diferentes culturas e de locais diferentes, isso nos faz valorizar mais o que temos e a cidade em que vivemos”, diz a estudante de direito da Unicruz, Jéssica Silvano

Expo Terneira foi lançada

Motociclista austríaco faz parada em Panambi

Rudolf ficou impressionado com o trafego de caminhões pelas estradas do Brasil

Três de Maio - Na quinta-feira da semana passada foi realizado o lançamento oficial da Expo Terneira com a apresentação dos materiais de divulgação, das en-tidades promotoras e atividades já confirmadas da programação.

O evento ocorreu no restauran-te do Clube Buricá e foi acom-panhado por patrocinadores, comissão organizadora, imprensa e convidados.

Na oportunidade, as recep-cionistas da 2ª edição da Expo Terneira também foram apresen-tadas. São elas: Andressa Leviski; Andressa Zawaski; Luiza Perin; Tamara Rius e Vanessa Leviski. As meninas vão circular pelo parque durante os dias do evento e au-

xiliar os visitantes e expositores no que for preciso. Será também, com a participação delas, que alguns locais serão visitados para a divulgação do evento na região. O trabalho das cinco meninas é voluntário e sem dúvida muito importante para o evento.

Lembrando que a Expo Terneira ocorre de 7 a 10 de junho, no Par-que de Exposições de Três de Maio e tem entre as atrações o Fórum Regional da Agricultura Familiar, Etapa do Rio Grande Canta o Co-operativismo, show do grupo Os Fagundes, Expodinâmica, Festa Campeira, Encontro de Mulheres Agricultoras, Moto Cross, e expo-sição feira do comércio, indústria, serviços e agricultura familiar.

mais carentes. Nessa viagem de 12 mil qui-

lômetros, ele decidiu retornar por dentro do Brasil, desde Porto Velho. Viajando cerca de 600 quilômetros por dia, saiu de Panambi pouco antes do meio-dia de terça-feira passada em direção ao Uruguai, passando por Pelotas e Jaguarão.

Sobre o Brasil, mostrou-se impressionado com o progresso

que está evidente no intenso tráfego de caminhões pelas estradas. “Do Mato Grosso até aqui só vi desen-volvimento. O país de vocês está explodindo”.

Antes de se despedir do grupo de panambienses que ouvia os seus relatos, Rudolf disse: “Sou um pássaro livre. Ainda quero percorrer muitas estradas, conhecer novos lugares”.

O austriáco foi conhecer as construções de argila no Peru

Rudolf Wallner viajou cerca de 12 mil quilômetros passando pelo Brasil

Page 4: Panorama 03.05.2012

É forte na Globo a cam-panha para que Ana Paula

Arósio volte. Dois autores e um

diretor já foram pedir que a emissora converse com

a atriz.

Gabi vê a entrevista da irmã ao lado de Bruno, Juliana e Tati. Virgílio ten-ta encontrar o telefone de Rodrigo na lista telefônica. Jacira repreende Valéria por dar esperanças a Josué. Regina sorri ao saber que Fer-nando terminou com Miriam. Virgílio consegue o endereço da casa de Verbena. Kátia vai à pizzaria com Beto. Fernan-do observa Miriam ir embora após a entrevista. Virgílio chega à mansão de Rodrigo e consegue entrar na casa.

>> Amor Eterno AmorRodrigo fica encantado ao ver Miriam na televisão

Luan Santana homenageia Rio Grande do Sul em show realizado no interior

Objetos da casa de Tufão em Avenida Brasil são os mais procurados pelo público

Família real britânica vira Lego

A estranha decoração da mansão do Tufão (Murilo Benício) em “Ave-nida Brasil” (Globo) tem chamado a atenção dos telespectadores.

É grande a procura na central de atendimento da emissora por obje-tos exagerados da casa do jogador.

Um dos itens que tem chamado a atenção do público é o gato de porcelana italiano que fica na sala.

Há também os 26 abacaxis que servem como luminárias e decoram a mesa de jantar e as panelas ver-melhas da cozinha de Nina (Débora Falabella).

O Castelo de Windsor, localizado em uma pequena cidade ao norte de Londres, foi

recriado pela Lego, famosa marca de brin-quedos de montar. A réplica é uma home-nagem ao Jubileu de Diamante da rainha

Elizabeth, que será comemorado no dia 2 de junho com uma grande festa no Palácio de

Buckingham.O brinquedo traz ainda a réplica do

casamento de Kate Middleton e do príncipe William, que fizeram um ano de casados no

dia 29 de abril.O casal passou o dia 29 em sua fa-

zenda em North Wales e comemorou com um jantar romântico planejado há semanas, cuidadosamente, por

Kate.

Danielle Winits posta foto do rostinho de seu filho

Ainda em clima de comemoração pelo primeiro aninho de Guy, seu filho caçula, Danielle Winits postou imagem do pequeno bem de pertinho. “The Guy (“O cara”, em português) Primeiro ano de amor pra vida inteira....”, escreveu ela.

Mundo das EstrelasANO 4 - Nº 39 - MAIO 20124

>> De caso com Whitney Houston

>> Propaganda de Carrossel irrita telespectadores

Michael Jackson e Whitney Houston teriam tido um tórri-do caso de amor em 1991, afirmou guarda costas de Michael. “Whitney praticamente se mudou para o rancho de Michael e eles tiveram um caso assim como qualquer outro jovem casal. Mas Michael disse mais tarde que ele sempre esperou que o relacionamento deles tivesse ido além, e eu sei que ele sonha-va se casar com ela”, disse.

O uso de uma nova forma de publicidade institucional no SBT está incomodando o telespectador. A inserção é colocada enquanto qualquer programa da emissora está no ar, o SBT mantém o áudio do programa original, mas insere na tela uma imagem verde com os dizeres Carrossel vem aí. O novo estilo de propaganda do SBT vem sendo alvo de críticas em redes sociais e blogs.

Moisés exige que Cristal lhe entregue o gravador com a entrevista de Juninho, e ela esconde o aparelho dentro de seu colchão. Jefferson ajuda Dieguinho a compor a música para eles entregarem a Berto-ni. Cristal afirma para Natália que não deixará Gabriel ver o filho se ele não se casar com ela. Dieguinho entrega a música para Bertoni. Moisés manda Carcará e Sabiá entra-rem no apartamento de Cris-tal para conseguir o gravador com a entrevista de Juninho.

>> MalhaçãoDieguinho entrega a música do seriado para Bertoni

Inácio aparece no bufê. Ly-gia resolve emprestar dinheiro para Penha pagar sua dívida e faz uma proposta para a empregada dormir no serviço. Brunessa se encontra com um namorado secreto. Os ami-gos de Conrado recebem uma mensagem dizendo que ele está saindo com uma emprega-da. Fabian chama Rosário para cantar com ele no palco.

>> Cheias de Charme Fabian convida Rosário para cantar com ele

Débora ofende Lucinda e ela a expulsa de sua casa. Verônica conta para Cadi-nho que a filha terminou o noivado. Carminha não aceita o fim do relacionamento de seu filho. Jorginho avisa que Nina tem um anúncio para fazer à família e ela se apavo-ra. Janaína imita o jeito de Carminha ao chegar a sua casa. Leleco se incomoda com o cuidado que Muricy tem com Adauto. Lúcio engana um garçom e Iran fica inco-modado. Leleco tem ciúmes de Tessália. Nina lê o recado que Max manda para Carmi-nha.

>> Avenida Brasil Débora ofende Lucinda e ela a expulsa

Ana Paula Arósio ganha campanha

para voltar à Globo

Patrícia Abravanel está com programa no horário do Chaves

Luan Santana realizou uma cobertura via Twitter do show realizado domingo em Frederico Westphalen, município do Estado.

Antes de partir rumo ao evento, publicou uma foto de seu jatinho.

Após o show, postou via Instagram uma foto de sua apresentação e elogiou os fãs da cidade. “Galera de Frederico Westphalen RS foi perfeita hj! Fraga ae amorzinhos!”, disse em rede social.

Enrolado na bandeira do Rio Grande do Sul, Luan Santana terminou a cober-tura homenageando os gaú-chos no Twitter. “... e grita junto comigo: viva o Rio Grande do Sul!”, finalizou no Twitter.

>> Neymar diz não ser o melhor do mundo

O jogador de futebol mais badalado do momento, Neymar (Santos Futebol Clube), ficou De Frente Com Gaby. “Foi im-pressão minha ou você fez uma tromba por não ter recebido o prêmio de ‘melhor jogador do mundo’?”, perguntou-lhe a jornalista. “Não, que nada... até porque na minha opinião eu ainda não estou entre os melhores do mundo”, respondeu-lhe com humildade o grande craque da atualidade, Neymar.

Filho de Winits completou 1 aninho no dia 28 de abril

Autores querem Ana Paula Arósio de volta

Page 5: Panorama 03.05.2012

5ANO 4 - Nº 39 - MAIO 2012 5Destaque

Grupo JM lança publicação sobre história de Ijuí

Com o objetivo de aproximar a história de Ijuí dos cidadãos ijuienses em formação, foi lançada a publicação “História dos 121 anos de Ijuí – Relato Ilustrado”. O projeto, financiado pela Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do RS - Lei de Incentivo à Cultura (LIC), é uma realização da Sul Gráfica Editora do grupo Jornal da Manhã e recebeu o patrocínio do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). O lançamento ocorreu na noite de sexta-feira, 27, após a solenidade de abertura da 5ª Feira de Negó-cios da Indústria de Ijuí (Fenii), no Parque Municipal Wanderley Burmann, de Ijuí.

Com tiragem de 30 mil exemplares, o objetivo da pu-blicação é atingir os estudantes do município. Para isso, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o material será distribuído gratuitamente em todas as escolas de Ijuí. “Fei-to o lançamento oficial dessa publicação da história dos 121 anos de Ijuí, passamos para a etapa de distribuição. Escolas municipais, estaduais e particu-lares do município vão receber

Com tiragem de 30 mil exemplares, é destinada aos estudantes e será distribuída gratuitamente em todas as escolas de Ijuí

Na noite de lançamento, exemplares foram entregues às autoridadeseste material. Nossa intenção é atingir os estudantes, futuros cidadão ijuienses, e dentro des-sa ideia é que esse material foi produzido”, explica Iara Soares, coordenadora do projeto.

Iara esclarece que a publi-cação contempla a história de Ijuí desde a colonização até os dias atuais, considerando os principais fatos que ocorreram ao longo dos anos. “É um re-lato histórico combinado com imagens, uma publicação que ficou muito atraente ao olhar e que, certamente, vai beneficiar os estudantes dentro da sala de aula. Nós estamos satisfeitos

com o resultado e esperamos que os estudantes tenham um amplo aproveitamento desse material”, afirma. Além disso, segundo ela, o material apresenta uma biografia de alguns personagens marcantes de Ijuí, um histórico de empresas que tiveram expressão na econo-mia do município nos segmentos comércio e indústria, uma relação com todos os administradores e legisladores, além de um espaço destinado a cada uma das etnias formadoras da população de Ijuí.

Até a década de 1970, a pesqui-sa de fatos históricos foi realizada em livros, documentos, revistas e outras publicações, principalmen-te do acervo do Museu Antropo-lógico. Já a partir de 1973, com a inauguração do Jornal da Manhã, a pesquisa passou a se basear nos registros publicados das edições do JM. O grupo de trabalho contou ainda com pesquisas do jornalista Ademar Campos Bindé, do profes-sor Teobaldo Branco e da redatora do grupo JM Luciene Ferrari. A coordenadora do projeto destaca que a publicação também contou com o apoio do Museu Antro-pológico Diretor Pestana, União das Etnias (Ueti) e da Secretaria Municipal da Educação. Fioravante Ballin, prefeito de Ijuí, e Alceu Van Der Sand, presidente do Demei

Page 6: Panorama 03.05.2012

Avião é transformado em sala de cinema e biblioteca

Rodovias receberão R$ 20 milhões em investimentos

Panambi - Um Boeing 737 construído em 1986 virou sala de cinema e biblioteca na cida-de de Panambi, na Região No-roeste do Rio Grande do Sul. A inauguração foi na sexta-feira. A websérie “Heróis”, que narra a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial, foi escolhida para inaugurar o mais novo cinema do município, instalado no Museu Militar Brasileiro.

A ideia de transformar o avião em uma sala de cinema surgiu em 2010, quando uma grande operação foi organiza-da para a viagem de mais de 390 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, até Panambi. Foi preciso uma grande operação rodoviária para transportar as mais de 20 toneladas da aeronave com 33 metros de comprimento. O em-presário Sefferson Steindorff reformou o avião para passar filmes em Panambi, para isso envolveu toda a família, o acervo conta com 100 filmes, que contam principalmente a história militar.

GeralANO 4 - Nº 39 - MAIO 20126

O conceito Viver é Viver, que caracteriza a atual campanha de marketing, vem marcando a par-ticipação da Unimed Noroeste/RS em feiras na região. Entre os dias 17 a 22 de abril, a Cooperativa participou da 12ª Feicap, em Três Passos. A partir de sexta-feira, dia 27, a Unimed esteve presente no Parque de Exposições

O secretário estadual de In-fraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, esteve nesta quarta-feira na região para um ato oficial do governo.

Várias autoridades, como os deputados estaduais Jeferson Fernandes e Aloísio Classmann, acompanharam a comitiva.

Na oportunidade anunciou a retomada do asfaltamento da rodovia que liga Horizontina a Crissiumal, a ERS 305.

Aos prefeitos Sergio Drumm,

Unimed Noroeste/RS valorizaconceito Viver é Viver em feiras

de Crissiumal, e de Irineu Colat-to, de Horizontina, o secretário Beto Albuquerque reiterou o compromisso de finalizar a obra nesta gestão.

Também afirmou que o inte-resse do Estado é promover o asfaltamento até Três Passos.

A empresa SBS Engenharia é a responsável pela execução dos 34,8 quilômetros de pavi-mentação da rodovia que terá um investimento de aproxima-damente R$ 20 milhões.

A ideia de transformar o avião em uma sala de cinema surgiu em 2010Poetas participantes do Afluencias estiveram em acampamento

O estande da Unimed Noroeste/RS apresenta inovações neste ano

Monsenhor Vitor Battistella, em Frederico Westphalen, onde ocorreu a Expofred 2012, até a terça-feira, dia 1º.

O estande da Unimed Noroes-te/RS apresenta inovações neste ano, estabelecendo um novo pa-drão que será adotado a partir de agora nas participações em feiras na região. Com novos jogos,

voltados a estabelecer interação com o público, a Unimed Noro-este/RS busca valorizar a pre-sença de crianças, adolescentes e adultos em seu estande. Além disso, a participação da Medici-na Preventiva evidencia o novo perfil de atuação da Cooperativa, valorizando a promoção à saúde e a qualidade de vida.

Livro Afluencias reúne poetas de diversos estados

A lua cheia de outubro ser-ve de inspiração para poetas de vários estados brasileiros, que participam, em Entre-Ijuís, do Acampamento da Poesia. O livro, resultado do 10º Acampamento, foi lan-çado na sexta-feira, 27 de abril, no CTG Passo de Ijuí, em Entre-Ijuís.

O livro traz obras de poetas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espirito Santo e até da Bahia, que participa-ram do acampamento. O lan-çamento foi realizado durante um jantar típico guarani, em homenagem aos antepassados

das Missões, e em meio a um recital, onde participaram, além dos poetas do acampa-mento, membros da Academia Santo-angelense de Letras, e convidados.

O Acampamento da Poe-sia é realizado anualmente, no Parque das Fontes, em Entre-Ijuís, sob a chancela da Academia Santo-angelense de Letras, Prefeitura de Entre-Ijuís e Parque das Fontes. É um dos maiores eventos de cunho literário do interior. Em sua 10ª edição, esteve sob a coordenação do advogado Renato Schorr.

Daer prepara obras de sinalização em rodovia regionalO Departamento Autônomo

de Estradas de Rodagem (Daer) de Cruz Alta estão realizando desde segunda-feira atividades de sinalização no trecho da ERS-342 que liga Ijuí a Catuípe. A expectativa é que as obras durem até quatro dias.

O superintendente do Daer de Cruz Alta, Fabiano Séchi, destacou que o tipo de trabalho pode ser diferenciado de trecho

a trecho da rodovia. “Em alguns pontos talvez tenhamos que fazer uma pré-marcação. Onde ainda é visível fica mais fácil”, disse. Atualmente, a sinaliza-ção neste trecho da rodovia é precária e mal sinalizada no que diz respeito à pintura.

Uma empresa que já atua na região de Santiago e Tupan-ciretã será responsável pelas atividades.

Boeing 737 construído em 1986 e desativado recebeu adaptações.Filme Heróis, sobre os pracinhas brasileiros é exibido para crianças

Page 7: Panorama 03.05.2012

ANO 4 - Nº 39 - MAIO 2012 7Agenda Cultural

Fenasoja recebe 44 mil pessoas no primeiro fim de semana

Feicassis tem shows definidos para o mês de junho

Cerca de 44 mil pessoas cir-cularam pelo Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson no primeiro final de semana, durante a 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) 2012. Os visitantes têm a opor-tunidade de conhecer produtos e serviços dos mais de 600 expositores, além de conhecer novidades na agricultura e pecuária.

Positividade e reggae toma-ram conta do palco de show da 19ª Fenasoja. Na segunda noite do evento, a banda gaúcha Chimarruts reuniu um público de cerca de 5 mil pessoas no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson. O Gru-po trouxe um repertório com os maiores sucessos da banda e músicas no novo CD Só pra Brilhar.

O grupo esteve recente-mente participando de um show na Argentina com o can-tor Armandinho. “Fomos muito bem recebidos e estamos pre-parando um projeto para ser executado no país vizinho. Eles gostam das músicas e cantam junto. Há um intercâmbio cul-

São Francisco de Assis - A Feira Regional da Indústria, Agroindústria, Comércio, Ar-tesanatos e Serviços de São Francisco de Assis - 12ª Fei-cassis acontecerá de 6 a 10 de junho de 2012 e a Prefeitura Municipal através da Secreta-ria de Habitação, Indústria e Comércio (SMHIC) está com tudo organizado para mais uma grande feira.

A praça de alimentação, que

Chimarruts leva multidão até o Parque de Exposições de Santa Rosa no primeiro sábado de feira

Acontece nesta quinta Encontro Estadual do Milho

Santa Rosa abre suas portas para mais um grande evento, com o apoio da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abrami-lho). A região realizará no dia 3 de maio a 5° Edição do Encon-tro Estadual dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul no Auditório do Centro Administra-tivo do Parque de Exposições de Santa Rosa.

O evento terá início a partir das 8h e será finalizado às 17h. O principal objetivo é reunir os agricultores e produtores de milho e soja da região, para que conheçam melhor as estratégias que o Estado pode abordar para cultivar e cuidar das sementes. “Queremos apresentar algumas análises sobre o mercado regio-nal e mundial. É fundamental falarmos sobre a qualidade do solo, desempenho do plantio, colheita, irrigação e estiagem prolongada, dentre muitos outros pontos importantes ao agricul-tor”, ressalta Cláudio de Jesus, presidente da entidade.

“Toda estrutura e apoio das empresas para organizar as palestras e trazer os palestran-tes foi de extrema importância para o sucesso deste evento. Sem a ajuda deles, não tería-mos conseguido”, acrescenta

Banda Brilha Som estará na na Feira de São Fransisco de Assis

Sergio Schneider, integrante da comissão da Expo Rural/ RS. São esperados de 300 a 500 produtores e agricultores da cidade, além da população que também tenha interesse em aprender sobre o assunto e dar início a novos plantios de milho e soja em Santa Rita. O Estado possui uma área de 150 a 200 mil hectares de milho plantados.

tural entre Brasil e Argentina, e a Fenasoja é um momento de poder cantar para esses herma-nos”, afirma a vocalista. A Feira recebe a cada edição cerca de 5 mil visitantes estrangeiros.

Programação:Na sexta-feira, às 15h30,

acontece Prova Morfológica Credenciadora ao Freio de Ouro 2012, na pista campeira. Às 16h

lançamento do Programa rede Brasil Rural, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e às 22h show com Cláus e Vanessa, no palco de shows. No sábado acontecem as Provas Funcionais do Credenciadora ao Freio de Ouro 2012, com provas de Anda-dura, Figura, VSP e Esbarrada, na pista campeira, às 22h show com Raimundos, no palco de Shows.

Show com Chimarruts levou 5 mil pessoas à Fenasoja

é referência em feiras regionais, devido ao sucesso de edições anteriores, está com todos os estandes comercializados para empresas do setor.

No pavilhão de negócios, os estandes estão sendo comercia-lizados ao valor de R$ 300 para empresas locais e R$ 350 para empresas de outros municípios.

A Feicassis, além de propor-cionar a geração de negócios, é palco para shows, lazer, entre-

tenimento e cultura.Dia 6 de junho haverá show

com a Banda Proletários e a dupla de sertanejo universitário, Kelvin e Klaus. Dia 7 de junho, show com Brilha Som, dia 8 de junho a animação fica por conta da Banda SimFolia e Grupo Yandê (Sertanejo Universitário). Para o dia 9 de junho a animação fica por conta da Banda Indústria Musical. O último dia de feira quem sobe ao palco é a Cia. Show 4.

Confira programação:8h – Inscrição e entrega de

material;9h – Abertura;9h30 – Palestra: Estratégia do

estado para a cultura do milho no RS;

10h – Palestra: Mercado do Milho e Soja;

11h – Palestra: Milho no Brasil como cultura de Negó-cio (com apresentação do Sr. Alysson Paulinelli, presidente executivo da Abramilho);

12h – Almoço;13h30/ 14h – Entrega de Pre-

miações;14h30 – Palestra: Irrigação

para cultura do milho no RS;15h30 - Palestra: Como obter

alta produtividade na cultura do milho;

16h30 – Banco do Brasil, Pro-grama Mais Água mais Renda;

17h – Encerramento.

Page 8: Panorama 03.05.2012

ANO 4 - Nº 39 -MAIO DE 2012

Novas instalações no Parque de Exposições de Tupanciretã

Governo libera R$ 4 milhões para Parques Tecnológicos

O Sindicato Rural de Tu-panciretã, Jari e Quevedos, está realizando melhorias no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra, atendendo às necessida-des de infraestrutura que uma expofeira exige. Uma mudança significativa é a que está acon-tecendo no espaço de provas equestres, conforme as exigên-cias da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Estão sendo organizados no-vos estacionamentos, melhoria no galpão dos tropeiros, para assim aperfeiçoar o espaço que passará a ser usado para cursos do Senar, para atividades da Comissão das produtoras Rurais e outros ao longo do ano. Reforma no jardim de plantas medicinais e no antigo pavilhão de remates, a fim de adaptá-lo para a realização da Expocultura e outros eventos.

A Secretaria da Ciência, Ino-vação e Desenvolvimento Tecno-lógico (SCIT) liberou, no primeiro quadrimestre de 2012, os recursos na ordem de R$ 4.011.137,26 mi-lhões a cinco Parques Tecnológicos do RS conveniados através do Programa Gaúcho de Apoio aos Parques (PGtec). Os valores estão sendo repassados conforme crono-grama de pagamentos elaborado pela SCIT e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para o ano de 2012.

Voltado ao desenvolvimento de processos e produtos voltados para o mar, o Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), conta com R$ 931 mil. O Parque Tecnológico da PUCRS (Tecno-puc) recebeu R$ 1 milhão para a execução do projeto Global Tec-nopuc. O Tecno-unisc, de Santa Cruz do Sul, investirá R$ 624 mil

no desenvolvimento de produtos e processos oleoquímicos e biotecno-lógicos. Os Parques do Vale do Caí (UCS) e do Planalto Médio (UPF), receberam R$ 530 mil e R$ 924 mil, respectivamente, ambos para investimento em infraestrutura.

Na avaliação do secretário da SCIT, Cleber Prodanov, os investimentos destinados a empre-endimentos focados na promoção de ciência, tecnologia e inovação são fundamentais. “Ao concreti-zar projetos, através dos recursos disponibilizados pelo Estado, os Parques Tecnológicos oportunizam não só que as empresas transformem pesquisa em produto, mas também se cria um ciclo importante que apro-xima os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (em-presas em geral)”, afirmou.

Produtos que serão comercializados na Feira já estão sendo feitos

Menos de 10% das agroindústrias gaúchas

estão legalizadasApenas 600, das 7.700

agroindústrias gaúchas estão formalizadas, segundo dados do censo de 2006 do IBGE. A informação é do diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Ricardo Fritsch, durante o Seminário da Agricultura Familiar, que ocorreu na segunda-feira na Casa do Produtor, durante a 5ª Fenii. Segundo ele, fortalecer e retirar da informalidade das agroindústrias familiares gaú-chas está entre os principais desafios da Secretaria.

Durante o seminário, Frits-ch falou sobre o fomento da fiscalização e destacou quais as políticas públicas que o Estado tem para a legalização das agroindústrias. Segundo o diretor, o principal entrave que impede essa formalização é a falta de informação. “Existe o medo de que, ao entrar para a formalidade, o produtor terá que pagar muitos impostos ou então que vai haver muita fiscalização”, ressalta.

Fritsch salienta, ainda, que desde outubro do ano passado,

há um aumento do interesse das pessoas pela formalização. Segundo ele, a maioria das mais de sete mil indústrias informais atuam na clandestinidade, o que dificulta a fiscalização. Dentre as indústrias que apresentam maior informalidade, de acordo com o diretor, são as de queijo.

Criada pela lei 13.921, de 17 de janeiro de 2012, a Polí-tica Estadual de Agroindústria Familiar, possibilitou a criação do Programa de Agroindústria Familiar, desenvolvido através da SDR e que tem o objetivo de possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhoran-do a renda e as condições de vida das famílias e contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível es-tadual, regional e municipal. O programa autoriza a utilização do selo Sabor Gaúcho que, segundo Fritsch, agrega valor à produção, pois confere às agroindústrias familiares a certificação de que seus produtos provém de um estabelecimento legalizado (fiscal,sanitário e ambiental). Até 2014, a SDR espera formalizar duas mil novas agroindústrias.O que são Parques Tecno-

lógicos Um parque tecnológico é forma-

do por universidades, laboratórios de pesquisa, empresas de alta tecnolo-gia, prestadoras de serviços e incu-badoras empresariais e tecnológicas, formando ambientes propícios ao desenvolvimento tecnológico, trabalhando com programas que estimulam a sinergia entre poder público, meio empresarial e acadê-mico. Neles, são exploradas diversas áreas do conhecimento, dependendo da vocação regional de onde está instalado: mecatrônica, tecnologia da informação, agribusiness, ener-gias limpas, saúde, nanotecnologia, engenharia de software, biocombus-tíveis, dentre outras. Atualmente o Rio Grande do Sul conta com 15 Parques Tecnológicos credenciados, sendo três deles consolidados.

Melhorias estão sendo realizadas no espaço de provas equestres para atender exigências

Palestrantes falaram da importância da legalização das agroindústrias