panorama 09.08.2012

8
Museu Militar de Panambi possui maior acervo da América Latina ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO DE 2012 Com dez agroindústrias familiares legalizadas, Panambi lançou sua Feira Fecolônia é lançada com café colonial Banda IDR busca novas parcerias página seis página três Famílias que vivem no campo relatam suas histórias O Museu conta com mais de 100 viaturas militares restauradas e em condições de funcionamento contra capa Banda firmou parceria para apresentações página sete

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 19-Feb-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 09.08.2012

Museu Militar de

Panambi possui maior acervo da América Latina

ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO DE 2012

Com dez agroindústrias familiares legalizadas, Panambi lançou sua Feira

Fecolônia é lançada com café colonial Banda IDR

busca novas parcerias

página seis

página três

Famílias que vivem no campo relatam suas histórias

O Museu conta com mais de 100 viaturas militares restauradas e em condições de funcionamentocontra capa

Banda firmou parceria para apresentações

página sete

Page 2: Panorama 09.08.2012

O primeiro caminhão a realizar a travessia era do Paraguai

CidadesANO 4 - Nº 52 - AGOSTO 20122

Caminhão realiza primeira travessia em Porto Mauá

No dia 6 de agosto de 2012, às 17h40, desembarcou no Porto Internacional de Porto Mauá, na fronteira Noroeste do Estado, o primeiro caminhão a efetuar a travessia de balsa após a liberação das aduanas de Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Ar-gentina), para importação e ex-portação de cargas, solenidade realizada nesta data, às 10h30.

O caminhão estava vazio, proveniente de Encarnacion/ Paraguai e estava se deslocando para a cidade gaúcha de Cruz Alta (Brasil), para carregamento de adubo. O caminhão é da em-presa Costa Express Transporte Internacional, com sede na ci-dade de Encarnacion / Paraguai e estava sendo conduzido pelo motorista Brizuela Franco.

A solenidade da liberação das aduanas e da travessia entre Porto Mauá e Alba Posse foi na segunda-feira

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA

CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encar-tado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Sema-nário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jor-nal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regio-nal (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jor-nal Informativo Noroeste (Boa Vis-ta do Buricá, São Martinho, Nova

Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pes-tana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Bra-ga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Criss iumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bica-co, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Tribuna das Cidades (Ta-pera, Lagoa dos Três Cantos, Espu-moso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não Me Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado e Quinze de Novembro).

Edição: Taíse Heberle de Lima.Diagramação: Nilton Golle.

Esta edição teve a colaboração de: Jornal Folha das Máquinas, Jornal da Integração e Jornal O Jacuí.

Telefone: (55) 3331- 0300 [email protected]

Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

A Escola de Educação Especial Girassol (Apae) de Tapera está trabalhando para a implantação da atividade de equiterapia a partir do ano de 2013. A ati-vidade beneficiará a demanda da instituição, que hoje conta com 53 educandos, dos quais vários apresentam indicação para realizarem a atividade como complementação de seu plano educacional e terapêutico.

Esse é um método terapêu-tico utilizado numa aborda-gem interdisciplinar entre as áreas de educação, saúde e equitação, que visa melhor desenvolvimento nos aspectos físico, emocional, cognitivo e biopsicossocial, e se dá na interação com cavalo.

A interação com o animal, desde os primeiros contatos e cuidados preliminares até a montaria, desenvolve novas formas de comunicação, socia-

Apae de Tapera com projeto de equoterapia

Cerca de 180 cavalarianos participaram de evento em Panambi

Unidade de Cooperativismo fortalecerá a região

Santo Cristo - Em um dia de apresentação de prioridades e pla-nejamento de ações da Emater/RS-Ascar, Santo Cristo sediou a rodada regional de balanço reali-zada pela diretoria da Instituição. Extensionistas dos 45 municípios da região administrativa de Santa Rosa participaram do encontro que contou com a presença do presidente da Emater/RS e supe-rintendente geral da Ascar, Lino De David, do diretor técnico,

O rebocador da balsa foi tripu-lado pelo balseiro Cleomar Zóia (Brasil), balsa esta que possui capacidade de carga para 124 mil toneladas. Estes portos são

providos de três balsas para efe-tuar a travessia de caminhões, com as respectivas capacidades de carga: 124, 90 e 59 mil tone-ladas cada.

lização, confiança em si mesmo e a autoestima.

O projeto Equoterapia da Apae Tapera já foi apresentado a algumas empresas, associa-ções e órgãos no intuito de

pleitear verbas, uma vez que já dispomos de local e equipe pre-parada para o desenvolvimento do trabalho, necessitando de parcerias para viabilizar os custos mensais do mesmo.

Gervásio Paulus, e de assessores, na última quinta-feira.

Ao final do evento, foi rea-lizado ainda, o ato oficial de apresentação da Unidade de Coo-perativismo (UC), com a presença de autoridades, cooperativas, sindicatos, agricultores e da equipe responsável pelo trabalho. O objetivo é dar assistência para o fortalecimento das cooperati-vas familiares dos 45 municípios da região de Santa Rosa.

O objetivo é dar assistência para o fortalecimento das cooperativas familiares

Método terapêutico é utilizado nas áreas da educação e saúde

Page 3: Panorama 09.08.2012

ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO 2012 3Cidades

Som e Luz

A simplicidade e as dificuldades de quem mora no campo

Comunidades do interior de Jacuizinho recebem melhorias na infraestrutura das Vilas

Sino

Na última semana, a equipe do do Jornal O Jacuí percorreu mais de 40 quilômetros em busca de histórias no interior de Jacuizinho. Em meio a áreas nativas, pequenas propriedades de agricultores familiares e paisagens que impressionam pelas belezas naturais. Na Vila Botboleta vivem cerca de 60 famílias, há 15 quilômetros do centro da cidade de Jacuizinho.

Parque Estadual do Turvo, localizado em Derrubadas, recebe visitantes

Leitores puderam conferir o grande acervo que esteve na praça

Falta de infraestrutura dificulta o cotidiano de quem vive no campo

Morador próximo da Linha das Borboletas, Paulo César dos Santos Brandão, mostra à comunidade que tem sua base econômica na agricultura e na produção leiteira. Uma das recentes conquistas dos mora-dores é a construção de uma nova escola e um pavilhão, que iniciou em junho deste ano. O local que ainda está sendo construído vai atender alunos

Comunidade da Vila Borboleta recebe a construção de nova escola

Santo Cristo reúne livros e leitores na praçaNo último fim de

semana, Santo Cristo promoveu a 2ª Feira do Livro, que ocor-re na Praça Wolfran Metzler. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura e a Escola ELO receberam os leitores.

Na feira, além da venda de livros, houve a Hora do Conto, brin-quedos para crianças, mateada.

No sábado foi reali-zado passeio ciclístico.

A Hora do Conto fez parte das atrações do público que conferiu a Feira

e a comunidade.O modo simples de viver é

revelado através das tradições repassadas de pai para filho. Um exemplo disso é Letícia Madril dos Santos, de 7 anos, filha de Leandro e Rosália Madril. Com toda a habilidade e segurança, ela cavalga tranquilamente no Loiro no campo próximo de sua casa.

Dificuldade é uma realidade enfrentada pelos pequenos produtores de fumo, da Linha Flecha Azul, localizada a 20 quilômetros de Jacuizinho. Eles enfrentam principalmente a falta de investimentos em infraestrutura e transporte no meio rural. Um exemplo disso é o da família Ferreira, que para ter acesso à estrada principal que liga o interior com a cidade precisava passar por dentro do rio que corta a propriedade.

Outro desafio enfrentado pelas famílias é o transporte. Para ir até a cidade, as famílias precisam percorrer cerca de três quilômetros até a parada do ônibus que passa pela loca-lidade duas vezes na semana.

As dificuldades das famílias do interior são inúmeras. “Em época de aula, as três crianças que vão para escola, tinham que passar por dentro da água. Eles passavam e do outro lado se secavam e colocavam os cal-çados. Em dias de frio, a gente levava eles nas costas”, conta Tereza Aparecida Silva.

De acordo com Carla Maria Ferreira, há cerca de um mês foi construído um pontilhão no local, mas ela acredita que no momento de uma enxurrada, a estrutura não vai aguentar. “Foi feito esse pontilhão, mas se der uma chuva forte, que o rio fique cheio, vai levar tudo”, diz a moradora.

Page 4: Panorama 09.08.2012

A corrida por 2020 já começou. A Olimpíada de Londres ainda está no ar, mas os bastidores das negociações das próximas edições da competição já agi-tam os dirigentes dos canais brasileiros,

e seus bolsos também.Enquanto se preparam para dividir a

transmissão da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, Globo e Record já se ar-mam para tentar comprar com exclusivi-dade os Jogos Olímpicos de 2020, ainda sem país sede. Uma luta que, segundo diretores das emissoras, pode custar

muito caro.Difícil imaginar um evento esportivo que

tenha os direitos de transmissão tão valori-zados em tão pouco tempo na TV brasileira.

Marlene fala para Tere-sa que contará a verdade para Laís. Tobias e Jacira se encontram e ela passa mal. Flavinha conta para Laís que Julinho vai fazer um inter-câmbio fora do país e ela fica triste. Bruno beija Cris. Marlene revela a Laís que Eduardo é seu pai. Fernando pede que Melissa e Dimas não se esqueçam de Zenóbio. Rodrigo tenta explicar para Miriam o mal-entendido sobre o anel de sua família, mas ela não lhe dá atenção. Angélica se encontra com Laudelino.

>> Amor Eterno Amor Angélica se encontra com Laudelino

Cadinho fica pobre e leva as três mulheres para o subúrbio

Zezé Di Camargo confirma que pôs fim ao casamento com Zilu

Carminha recupera fotos e faz Nina

parecer psicopata O cantor Zezé Di Ca-margo confirmou que encerrou seu casamen-to com Zilu Camargo.

“Estamos separados, mas vocês ainda vão nos ver num bar to-mando cerveja, jantan-do”, afirmou, segundo a publicação.

“A Zilu merece muito ser feliz”, teria comentado. “Temos uma história juntos.”

Uma nova reviravolta está prestes a ocor-rer em “Avenida Brasil” (Globo).

Carminha vai dar a volta por cima e, claro, cair matando em cima de Nina.

A vilã vai conseguir recuperar as fotos que a cozinheira fez dela com Max. Atualmente, há cópias das imagens com Débora, Begônia, Betânia e em um cofre de banco.

“Vai fazer fotos de Nina com Max, em que eles vão parecer estar namorando. E mostrará para Ivana”, completou. “Carminha fará Nina parecer uma psicopata.”

Jennifer Lopez quer US$ 20 milhões de ex-motorista que

ameaçou contar seus segredosApós exigir cerca de

US$2,8 milhões para não re-velar os segredos da ex-patroa Jennifer Lopez, o motorista Hakob Manoukian está sendo processado pela cantora por extorsão.

O funcionário teria presen-ciado conversas importantes enquanto dirigia:

“Ele ameaçava vazar informações confidenciais que seriam altamente embaraço-sas”, afirma J-Lo.

A artista revela ainda que o ex-motorista “ficou em-briagado pelo poder e queria controlar toda a sua equipe de segurança e ganhar mais dinheiro pelo serviço”.

Mundo das EstrelasANO 4 - Nº 52- AGOSTO 20124

> Futebol olímpico volta a deixar a Record à frente da Globo

> Gabriela tira sapatos e é repreendida por Nacib

Depois de conseguir driblar as beatas de Ilhéus, Nacib fi-nalmente conseguirá casar-se com Gabriela em uma festa tradi-cional. No capítulo do remake que foi ao ar nesta terça-feira, o casal recebeu a união na igreja.

Gabriel está vivendo um turbilhão de emoções. Sua avó Beatriz acaba de sofrer um AVC e foi para o hospital. Ao procurar a carteirinha do plano de saúde dela em casa, ele simplesmente descobre através de uma carta que não é filho biológico de quem achava que eram pais e que foi, na verda-de, adotado em Vila Velha, no Espírito Santo.

>> Malhação Carmem e Fabiano enfim ‘acham’ o filho desaparecido

Ariela tranquiliza Gracinha quanto a sua permanência na mansão. Cida flagra Conrado a admirando, Isadora também vê e o repreende. Cida conta para a imprensa que é filha de Sarmento. Tom conta para Rosário que Chayene abrirá o próximo show das Empregue-tes. Sandro tenta encontrar um emprego. Samuel e Lygia se acertam. Penha chama Otto para jantar em sua casa. Sônia leva um fora de Gracinha e fica sem graça. Rosário se encontra com Fabian.

>> Cheias de Charme Cida conta para a imprensa que é filha de Sarmento

Jorginho pede para Lu-cinda contar o que Nina tem contra Carminha. Max repre-ende Nina por sua vingança contra Carminha. Nilo chega à mansão de Tufão. Jorginho fica com ciúmes de Débora. Nilo segue Max até o local onde guarda o seu barco e o avisa para se afastar de Carminha enquanto é tempo. Adauto desconfia de Muricy e Leleco se irrita com Darkson. Tessália tenta acalmar Leleco e Darkson, que se desen-tendem. Carminha tenta se controlar na frente de Tufão. Jorginho assiste a um jogo de Picolé no colégio.

>> Avenida Brasil Max repreende Nina por sua vingança

Record e Globo já armam disputa pela exclusividade

da Olimpíada de 2020O polígamo Cadinho está com os dias de riqueza contados em “Avenida Brasil” (Globo). É que em breve, o polígamo vai ficar pobre e terá de se mu-dar com as três mulheres da zona sul do Rio para o subúrbio.

“Elas vão ter que se misturar com os suburbanos”, adiantou o autor João Emanuel Carneiro.

> Canal Viva vai reexibir minissérie JK em setembro

O canal pago Viva exibirá em setembro a minissérie “JK”. A produção de Maria Adelaide Amaral foi ao ar na Globo em 2006 com José Wilker no papel principal.

A partida entre Brasil e Coréia do Sul voltou a deixar a Re-cord à frente da Globo na terça-feira. Segundo números prévios do ibope, a Record marcou 11 pontos (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo). No mesmo horário, a Globo ficou com dez pontos, o SBT com cinco e a Band com dois.

> Gisele Bündchen exibe barriguinha de gravidez

Mesmo sem ter feito a confirmação oficial da segunda gravidez, Gisele Bündchen já não faz questão de esconder a barriguinha de quatro meses. A top gaúcha já foi flagrada algumas vezes com uma barriguinha suspeita, que a princípio ela bem que tentou esconder.

Page 5: Panorama 09.08.2012

5ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO 2012 5Destaque

Ação solidária teve colaboração de entidades e instituições que fazem parte da Rede Gaúcha

Pacientes passam a possuir cadastro com histórico de exames que pode ser acessado com login e senha

Cacon participa de atividade que vai beneficiar 22 entidades de Ijuí

Colaboradores estiveram na Cotrijui arrecadando donativos para 22 entidades

Hemovita disponibiliza resultados online para pacientes

Os colaboradores do Centro de Alta Complexidade em Oncolo-gia, Cacon, do Hospital de Cari-dade de Ijuí(HCI) participaram da atividade “Sábado Solidário”, promovida pela Associação Rede Gaúcha de Integração Social, Argis. Pelo HCI, a equipe lidera-da pela coordenadora adminis-trativa do serviço Rosani Staudt foi até o supermercado da sede administrativa da Cotrijuí, onde durante seis horas divididas em duas equipes, arrecadaram do-nativos para as 22 entidades e instituições que fazem parte da rede. Participaram da atividade também a assistente social do Cacon Ivanir Fischer, a enfer-meira da quimioterapia Sandra Ferraz e a nutricionista Mariele de Mello.

A ação solidária teve apoio das 22 entidades como a As-

Acompanhando a evolução tecnológica, o Hemovita, preo-cupado em manter a comodidade para seus pacientes, disponibi-liza a consulta dos resultados dos exames online. A proposta possibilita ao paciente o acesso em sua própria casa através de uma senha disponibilizada pelo laboratório.

Além disso, na internet é dis-ponibilizado um histórico dos exames do paciente, ficando guardado todos os exames realiza-dos por ele nos últimos 10 anos. Conforme Edmundo Kliemann, sócio-proprietário, isso facilita aos pacientes o acesso a todos os exames quando lhes for solicitado exames mais antigos para fazer comparativos. “Todavia, os mé-dicos também podem ter acesso aos exames de seus pacientes. Nós disponibilizamos para eles senhas que dão acesso aos resultados para

que possam fazer um acompanha-mento online”, destaca.

A medida, além de cômoda para médicos e pacientes, ainda tem um cunho ambiental, pois com esse sistema, muitos papéis dei-xam de ser impressos, poupando o desperdício de folhas de ofício.

Conheça esse novo sistema. Hemovita, na Avenida Davi José Martins, 152, anexo ao HCI. Te-lefone: 55 3332-5556. Filial 1 - Rua 15 de Novembro - Junto ao hotel Vera Cruz- Ijuí - Fone (55) 3332.9808. Filial 2 - Rua Brasilina Terra - Em frente a praça - Jóia - Fone (55) 3318.1071. Filial 3 - Rua do Comércio, 1143 - Próximo a sinaleira da Unijuí - Ijuí - Fone (55) 3333.2738. Filial 4 - Rua Benjamim Constant, 402 - Próxi-mo ao Hospital - Panambi - Fone (55) 3375.8185. Filial 5 - Rua Cel Bicaco, 305 - Catuípe - Fone (55)3336.1915.

sociação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae, Associação dos Catadores de Ijuí-Acata e Igreja São Geraldo, que além do supermercados Cotrijuí, tam-bém estiveram no Zaffari e no Nacional. Entre os beneficiados estão os pacientes oncológicos do Cacon em vulnerabilidade social. “Sabemos que não é a nossa missão maior, mas o lado humano fala mais alto e nos gratifica muito poder ajudar. O trabalho da nossa assistente social aponta dificuldades por parte dos pacientes até mesmo para adquirir uma cesta básica e nós queremos minimizar este sofrimento”, adianta a repre-sentante do HCI Rosani Staudt. Foram arrecadados alimentos não perecíveis como massa, fa-rinha, arroz, feijão, sal, açúcar, bolacha, óleo de soja e leite de

caixa.Na manhã de segunda-feira,

dia 6 de agosto, a assistente social da Apae Simone Corrêa Paz de Camargo acompanhada do motorista da escola João Camargo da Silva, da assistente social do Cacon Ivanir Fischer e da coordenadora administrativa Rosani Staudt, levou as doações até a filial de Ijuí da fabricante de maquinários agrícolas John Deere. A assistente administra-tiva da empresa Sabrina Rodri-gues, adiantou que a proposta da multinacional é dobrar a quantidade de alimentos arre-cadados. “Queremos agradecer a cada pessoa que nos ajudou nes-sa campanha. A atitude da John Deere nos motiva ainda mais a continuar a fazer atividade beneficentes e abre precedentes para que outras empresas façam

ações semelhantes”, finaliza a coordenadora da Rede Gaúcha

de Integração Social em Ijuí Maria Leda Roberto.

Page 6: Panorama 09.08.2012

GeralANO 4 - Nº 52 - AGOSTO 20126

Fecolônia 2012 destaca agroindústria familiar

Panambi - Com dez agroin-dústrias familiares legalizadas, Panambi lançou oficialmente na última sexta-feira, à noite, a Feira Estadual da Agroindús-tria Colonial (Fecolônia). Será a quarta vez que o município de 38 mil habitantes irá sediar a Fecolônia, a se realizar este ano de 7 e 9 de setembro. A cerimônia de lançamento, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, foi prestigiada por agricultores familiares, empresá-rios e lideranças políticas.

A Fecolônia, segundo o geren-te adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, simboliza o trabalho de base que vem sendo realizado pelo município, go-verno do Estado e pela própria Emater/RS-Ascar no sentido de qualificar a produção colonial e estimular os agricultores a saí-rem da informalidade. Altíssimo destacou algumas iniciativas como a Política Estadual da Agroindústria Familiar, Leite

Acadêmicos desenvolvem chuveiro elétrico movido

à energia solarTrês de Maio - No curso

de Engenharia de Produção, algumas das estratégias de en-sino utilizadas são através de aulas expositivas, práticas em laboratório, novas tecnologias e diversas situações-problema desafiadoras, que buscam propi-ciar ao aluno uma aprendizagem significativa.

Conforme a professora Carla Simone Sperling, que ministra os componentes curriculares de Física 1 e Física 2, a cada semestre é proposta a constru-ção de protótipos. “No primeiro semestre de 2012, em Física 2, os acadêmicos foram desafiados a desenvolver protótipos para so-luções de problemas predetermi-nados, utilizando a energia solar na produção de calor”, destaca.

Entre os protótipos, foram apresentados fogões solares, desidratadores de frutos e aque-cedores de água. Para realizar a atividade, os acadêmicos pode-riam utilizar recursos variados e reaproveitar materiais, além de utilizar informações e modelos já existentes como ponto de partida, mas sem que o protó-tipo fosse cópia de trabalhos já

O que os produtores familiares de Panambi produzem foi servido na noite de sexta-feira existentes

Segundo Carla, o desenvol-vimento e eficiência dos pro-tótipos foi algo notável, e nas apresentações surgiram soluções para diversos tipos de proble-mas. Dentre todos os trabalhos, o aquecedor solar de água dos acadêmicos Alan Diego Link, Cristian Júnior Patias e Edgar Rafael Hilgemann, merece des-taque. Os alunos se desempe-nharam tanto na atividade, que resolveram instalar o protótipo na residência de um deles.

Para Edgar, a principal difi-culdade do grupo foi em tirar o projeto do papel e colocar em prática, na montagem e corte do material. “Com este protótipo, o chuveiro pode trabalhar com potências menores no inverno, gerando economia na conta de luz, praticidade e não causando impacto ao meio ambiente“, destaca.

O equipamento foi instalado na residência de Cristian, em Horizontina, e a família do acadêmico gostou tanto do re-sultado, que já pediu para que seja realizada uma conexão para a pia da cozinha.

Cia Burzum estará em programa de TVA Cia Circense Burzum de

Santo Ângelo vai se apresentar no programa de televisão. Cinco artistas circenses viajam a São Paulo na próxima quinta-feira, para gravar o programa no dia 17, nos estúdios da TV, na cida-de de Osasco.

O diretor da Cia, Jairo Júnior, conta que a Burzum irá apre-sentar um compacto do espetá-culo Kayka, com duração de no máximo dois minutos. “Caso o grupo seja aprovado para a pró-xima fase, teremos que montar uma nova coreografia, com novo figurino para participarmos da próxima fase até chegar a final, em dezembro, quando poderemos ganhar o prêmio de R$ 50 mil”.

O programa Astros tem a par-ticipação de artistas circenses,

Para o gerente da Emater, a Fecolônia simboliza o trabalho do município

O equipamento foi instalado na residência de um dos alunos

Gaúcho e Sabor Gaúcho, todos do governo do Estado.

Um pouco de tudo que os agri-cultores familiares de Panambi produzem foi servido na noite de sexta-feira, pela Associação dos Agricultores Familiares de Panambi (Agrifami). No café

colonial não faltaram delícias como morcilha, copa, salame, pão de milho, käsekuchen (torta de queijo), polenta brustolada e as requisitadas tortas de abaca-xi com creme de chocolate, de pêssego com doce de leite e de chocolate.

dançarinos, atletas, comedian-tes e personagens que têm qualquer talento curioso. Os jurados são: Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e

Carlos Miranda.A apresentação da Burzum

deve ir ao ar no dia 20 de agos-to, segunda-feira, às 22h45, no SBT.

Na próxima semana grupo Burzum estará em São Paulo gravando para programa

Page 7: Panorama 09.08.2012

ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO 2012 7Agenda Cultural

Banda IDR busca novas parcerias

No último mês em ijuí, estiveram reuni-dos durante almoço os diretores da banda IDR e TV Pampa, firmando parceria e envolvimen-to para apresentações da banda na capital, centro do país e even-tos.

A IDR já conquis-tou o reconhecimento de público e critica fa-zendo várias apresenta-ções em grandes feiras, shows especiais e em casas noturnas, con-quistando seu espaço em rádios do Paraná, Santa Catarina e RS.

A IDR possui mais de 150 mil CDS no mercado e conta com uma legião de fãs espalhados por todo o país e agora busca no-vos desafios com esta parceria.

A IDR já conquistou o reconhecimento do público e crítica fazendo grandes apresentações e ganhando espaço nas rádios

Feira abre inscrições para lançamento de livros

A Academia santo-angelense de Letras (ASLE) está com ins-crições abertas para escritores de Santo Ângelo e da região que queiram lançar livros na 3ª Feira do Livro de Santo Ângelo.

A Feira é promovida pela prefeitura municipal, através das Secretarias de Cultura, La-zer e Juventude; e de Educação (SMed) e tem a Asle na coorde-nação dos lançamentos de obras regionais.

Considerado um dos maiores eventos de fomento à leitura na região, a Feira do Livro está programada para acontecer no

período de 27 a 30 de setembro deste ano. Tem como patronesse a escritora, e doutora em Letras, Nelci Muller. E, como diferen-cial, este ano, conta com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

O contato para interessados em realizar inscrição para lançar sua obra na Feira poderá ser rea-lizado via e-mail, para [email protected]; [email protected]; [email protected]. Diretamente pelo site www.ednalautert.com.br (no link contato). Ainda, via torpedo SMS para os telefones (55) 9964-3986 e (55) 9685- 3734.

Fãs da banda estão espalhados

por todo o país

História de Natal 2012 mobiliza 15 de Novembro

O Núcleo Cultural de Quinze de Novembro iniciou novamente os preparativos para a 6ª edição do evento “História de Natal” que acontece entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro de 2012. Do contrário da foto que foi divulgado na edição do dia 26 de julho, identificada como casa do Artesanato de 15 de Novembro, é a Fábrica do Noel.

Serão 19 dias de programa-ção cultural e artística, que já tornou-se referência no municí-pio e região e que neste ano terá novas atrações para emocionar o público visitante. As apresen-tações artísticas ocorrem em um ambiente preparado especial-mente para o evento, contando com o Bosque Encantado e seus anjos, a Casa do Papai Noel, a Fábrica do Noel, os cenários de época, a encenação da peça infantil “Pedrinho e a viagem encantada” e do belíssimo espe-táculo teatral “Jesus, o Rei dos Reis”. Como atrativo especial, este ano haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teu-tônia, que certamente encantará aos espectadores que visitarem a Vila de Natal em Quinze de Novembro.

O presidente do Núcleo Cul-tural, Roberli Goelzer, acredita que é importante ressaltar que

Hortigranjeiros se estende até domingoConsolidado como uma das

principais atrações do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, o Hortishow terá novidades apresentadas em um espaço mais centralizado no Parque de Exposições, durante a edição deste ano. Os atrativos dos 13 expositores poderão ser con-feridos em estrutura montada em frente ao pavilhão do gado leiteiro.

De acordo com o assistente

técnico regional da Emater/RS-Ascar Gilmar Vione, um dos organizadores do evento, o foco do Hortishow estará direciona-do a produtores de hortaliças, flores e frutas. Estão previstas excursões de agricultores que atuam nesses ramos em diferen-tes municípios da região.

Equipamentos de irrigação, sementes, fertilizantes, alter-nativas de cultivo protegido, estrutura de hidroponia, fer-

tilizante estimulador vegetal, adubo orgânico compostado, mudas de hortaliças e frutíferas e flores, além de equipamentos como plantadeiras artesanais, descascador de amendoim e uma serraria móvel estarão expostos no espaço.

O 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros será realizado de 8 a 12 de agosto, no Parque Municipal de Exposições de San-ta Rosa, e terá entrada gratuita.

o evento também prioriza o res-gate do espírito natalino. Outro aspecto fundamental salientado por Roberli é que a realização da 6ª edição da História de Na-tal somente está sendo possível porque os voluntários, colabora-dores, patrocinadores e a comu-nidade em geral, têm acreditado na proposta do Núcleo Cultural, e se envolvido efetivamente na realização do evento, dando con-tinuidade ao trabalho iniciado em 2007.

O evento é realizado na Rua Carlos Gomes, em frente ao Pa-vilhão Evangélico, e a visitação à Vila de Natal será gratuita, ha-vendo no local praça de alimen-tação com gastronomia típica, artesanato e várias apresentações culturais que serão divulgadas a partir de outubro. Para assistir à encenação do nascimento de Cristo, no palco principal, loca-lizado dentro do pavilhão evan-gélico, bem como a peça teatral infantil, será necessário adquirir ingresso que poderá ser obtido antecipadamente, tão logo sejam divulgados os locais de venda.

É importante lembrar que as peças teatrais serão encenadas em dias específicos a serem divulgados, possibilitando ao público optar pelo dia em que deseja assistir à encenação.

Page 8: Panorama 09.08.2012

ANO 4 - Nº 52 - AGOSTO DE 2012

Museu Militar possui maior acervo da América Latina

O fundador da Associação Cultural Museu Militar Bra-sileiro, empresário Sefferson Steindorf, relata a história da iniciativa que se tornou rea-lidade a partir de um antigo sonho que tinha desde que era menino na cidade de Santa Maria, onde viveu com a mãe e os irmãos depois que o pai faleceu no município de São Pedro do Sul.

Ele conta que “em geral o visitante que chega no Museu Militar Brasileiro, de Panambi, quer saber porque o acervo, que é o maior do gênero na América Latina, está num município com menos de 40 mil habitan-tes e que não tem quartéis”.

“Na chegada começaram os contratempos”, relata o em-presário. Enquanto a mudança estava sendo descarregada no bairro Erica, um forte tempo-ral atingiu uma faixa da área urbana de Panambi naquele ano de 1982, destruindo com-pletamente várias residências. E a casa alugada por Sefferson também foi atingida. Desgraça ainda maior foi a destruição do

Aparelho analisa grãos em segundos

Agricultores de Ijuí e região que necessitam de agilidade no resultado de análises de grãos, como soja, milho e trigo, contam com um diferencial. Graças ao Espectrofotômetro de Infraver-melho Próximo, conhecido como NIR (Near Infrared Reflectance), é possível saber em apenas seis segundos, o nível de proteína, fibra, gordura, matéria seca e matéria mineral, elementos que conferem qualidade aos grãos.

Adquirido há dois anos pela Universidade Regional do No-roeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), por meio da Prefeitura de Ijuí, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o equipamento foi importado dos Estados Unidos e custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. De metodologia bastante moderna, o aparelho adquirido é de última geração.

O NIR está disponível no Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Unijuí. Além de apoiar a pesquisa e o ensino na universidade, realiza análises para produtores rurais. Conforme a zootecnista responsável pelo laboratório da universidade, Juliana Comin, o espectrômetro NIR é um equipamento de alta precisão que efetua análises de alimentos por meio do princípio de emissão de radiação eletro-magnética. “A energia radiante

O empresário iniciou com a compra e venda de sucatas, em pouco tempo o terreno ficou pequeno para tanto material

seu pequeno caminhão F-350, ano 1967, que foi atingido por uma casa vizinha arremessada pela força dos ventos sobre o veículo.

Sefferson iniciou em Pa-nambi o seu trabalho de compra e venda de sucatas, mas só com materiais não ferrosos. Em pou-co tempo o pequeno terreno da rua Erica tornou-se pequeno e ele adquiriu uma área fora do perímetro urbano, no acesso à BR-285, no ano de 1986. E foi nessa época que ele comprou como sucata uma viatura mi-litar Dodge Commander ano 1942, que havia sido utilizada na 2ª Guerra Mundial.

Com muita paciência e de-dicação, o veículo foi restau-rado e hoje é uma das grandes relíquias do acervo do Museu Militar Brasileiro, situado no Km 418 da BR-285. O tempo foi passando e Sefferson aprimorou

a sua vocação de “garimpeiro” de peças de uso militar, adqui-rindo, nos mais diferentes pon-tos do Brasil jipes, caminhões tracionados, carros blindados, reboques e carros anfíbios.

Quando o acervo já conta-va com mais de 70 viaturas, Sefferson tomou consiciência de que todo esse patrimônio cultural deveria ser protegido por uma associação, e então, juntamente com amigos e par-ceiros entusiastas da sua causa, fundou a Associação Cultural Museu Militar Brasileiro.

O Museu, atualmente, conta com mais de 100 viaturas mili-tares perfeitamente restauradas e em condições de funciona-mento, além de centenas de peças acessórias da atividade militar, como barracas, equipa-mentos de rádio-comunicação, fardamentos e munições desa-tivadas.

O empresário Sefferson ao lado da Dodge Commander ano 1942

Artista plástica argentina expõe no Sesc

Neste mês de agosto acontece a exposição da Artista Plástica Juci Nonnenmacker, que traz a Santa Rosa suas obras com técnicas despojadas e modernas, que expressam cores, formas e sensações. A artista dedica-se a este trabalho há alguns anos na

Argentina, tendo vendido suas obras por várias cidades do país.

A exposição acontece na sala de exposições do Sesc Santa Rosa, desde segunda até o sábado, até as 22 horas. Quem desejar, além de prestigiar, poderá adqui-rir estas obras de arte.

Quem viaja pela BR-285 logo vê o grande destaque do Museu Militar Brasileiro: a aeronave Boeing 737-300 que há dois anos foi trazida a Panambi para integrar a coleção e também servir de sala de exibições e biblioteca. O avião, fabricado no ano de 1986, durante muito tempo serviu à aviação comercial russa e seu último voo terminou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde foi adquirido pelo empresário Sefferson Steindorff e transportado por via rodoviária sobre carretas até Panambi.

Agende-se - O Museu Militar Brasileiro está aberto à visita-ção pública todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira ele abre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nos sábados, domingos e feriados os visitantes têm acesso ao acervo das 10h às 12h e das 14h às 17h30. Agendamentos para visitação de grupos podem ser feitos pelo telefone (55)3375-0310 ou pelo e-mail [email protected].

Boeing 737-300

do infravermelho é empregada para caracterizar substâncias orgânicas. O espectrômetro NIR se baseia na aplicação da matemá-tica à química analítica, ou seja, a quimiometria. A técnica é uma integração da espectroscopia, es-tatística e computação de dados”, explicou Juliana.

A zootecnista destacou dois diferenciais das análises realiza-das pelo NIR: a agilidade na aná-lise completa, pois leva em torno de seis segundos para a obtenção do resultado de uma amostra, e o valor acessível para a realização da análise. “Pelo método químico tradicional, uma análise demora duas semanas para ficar pronta e o valor é de aproximadamente R$ 100, pois há custos de materiais utilizados no processo, como vidrarias e reagentes. Já a análise pelo método Niers custa R$ 29”, afirmou a zootecnista.

Os primeiros relatos do uso do NIR são de 1939, na Pensil-vânia. Quase meio século depois, em 1985, o método foi aceito comercialmente e, em 1988, ofi-cializado. No Estado, são poucos os locais que dispõem deste tipo de aparelho.

Hoje, no laboratório da Uni-juí, as análises pelo método NIR são realizadas com grãos. Em breve, também poderão ser analisadas amostras de forragens e silagem.

O NIR está disponível no Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Unijuí