panorama 17.01.2013

8
restauração homenagem Benecio é recebido nos lares, através da captação de poços artesianos. Pág. 8 Dias 1º e 2 de março será realizado o 2º Tributo à Música Missioneira, em Santo Ângelo. Pág. 3 Apresentação e workshop da banda do Rio de Janeiro acontecem no município de Panambi. Pág. 8 Expodireto Cotrijal 2013 é lançada em Não-Me-Toque. Pág. 7 catuípe desfruta de água mineral encanada em todas as residências fuzileiros navais na região Trilha Ecológica situada no interior de Porto Mauá volta a funcionar. Pág. 2 REGIONAL ANO 5 - Nº 221 - JANEIRO DE 2013 panorama_capa.indd 1 17/01/2013 09:58:14

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 11-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 17.01.2013

restauração

homenagem

Benefício é recebido nos lares, através da captação de poços artesianos. Pág. 8

Dias 1º e 2 de março será realizado o 2º Tributo à Música Missioneira, em Santo Ângelo. Pág. 3

Apresentação e workshop da banda do Rio de Janeiro acontecem no município de Panambi. Pág. 8

Expodireto Cotrijal 2013 é lançada em Não-Me-Toque. Pág. 7

catuípe desfruta de

água mineral encanada

em todas as residências

fuzileiros navais na região

Trilha Ecológica situada no interior de Porto Mauá volta a funcionar. Pág. 2

REGIONALANO 5 - Nº 221 - jANeirO De 2013

panorama_capa.indd 1 17/01/2013 09:58:14

Page 2: Panorama 17.01.2013

A Corsan - Companhia Estadual de Saneamento confirmou no dia 16 de janeiro, ser patrocinadora oficial da 6ª Expoagro, que será realizada nos dias 11 à 14 de abril de 2013 no Parque de Exposições de Santo Cristo. A confirmação foi anunciada pelo assessor da presidência, Sr. Carlos Eduardo de Oliveira ao Prefeito Municipal

ibirubá - Há 45 anos, um gru-po de agricultores da região do Alto Jacuí iluminou os caminhos do interior para o desenvolvimen-to. Em 14 de janeiro de 1968, foi fundada a Coprel.

Ao longo da década de 1960, a comunidade de Ibirubá e da re-gião do Alto Jacuí carecia de luz no interior, e essa necessidade não era atendida pelas grandes concessionárias, nem vista como prioridade pelo Poder Público. As-sim, o desafio ficou nas mãos de pessoas de muita determinação e coragem. Uma destas pesso-as foi Olavo Stefanello, na época, prefeito de Ibirubá. Mobilizando lideranças rurais e políticas da região, Stefanello levou adiante a criação da cooperativa, através da elaboração de um projeto re-gional de eletrificação rural, com o qual, posteriormente, conse-guiu financiamentos a longo pra-zo e a juros baixos.

Após apresentar o projeto para as lideranças e agricultores de diversos municípios, obteve apoio à causa e concretizou o crescimento da Coprel.

De 1º a 2 de março será re-alizado, em Santo Ângelo, o 2º Tributo à Música Missioneira. O anúncio foi feita nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Turismo e Esportes. De acor-do com o secretário de Turis-mo, Marcos Mattos, nesta edi-ção será feita homenagem aos músicos Noel Guarany e Jayme Caetano Braun.

Durante o evento haverá sho-ws de músicos como Daniel Tor-res, Luiz Marenco e Jorge Leal. As apresentações acontecerão em frente à Catedral Angelopo-litana. Essa definição do evento possibilita a continuidade de um projeto que iniciou em 2011. Na época, foram homenagea-dos os músicos Cenair Maicá e Tio Bilia. Estiveram no palco os músicos Luis Carlos Borges, Pedro Ortaça, Gilberto Mon-teiro, Arnóbio Bilia e a Família Maicá.

A Comunidade de Três Bocas, interior de Porto Mauá, definiu a data de retorno das atividades junto à Trilha Ecológica da localidade.

A partir do dia 28 de fevereiro, escolas, grupos de excursões e apreciadores da natureza poderão usufruir da trilha, já tradicional e de grande aceitação regional.

Nos últimos meses, a comunidade estava trabalhando em obras de reformas no local, o que motivou a suspensão das visitas.

Os interessados em participar da Trilha Ecológica de Três Bocas po-dem agendar visitas junto à Secretaria Municipal de Turismo, ou pelo telefone (055) 3545-1146.

coprel completa 45 anos Tributo à Música

Missioneira acontece em março

expoagro terá

patrocínio da corsan

novo coordenador da 20ª região

huMaiTá - O humaitense Eugênio Geraldo Batista as-sumiu na última sexta-feira a coordenação da 20ª Re-gião Tradicionalista. A pos-se aconteceu durante o 6º°Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santa Maria. O evento, que termina neste domingo, é promovido pelo Movimento Tradicionalis-ta Gaúcho (MTG).

Trilha Ecológica volta a funcionar em fevereiro

Sr. José Luis Seger e ao Presiden-te da 6ª Expoagro e Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Tu-rismo Sr. Emerson Fernando Ber-nardi.

Segundo afirmou Carlos Eduar-do, Santo Cristo, receberá signifi-cativos investimentos da compa-nhia para melhorar a qualidade da água, bem como investimentos no saneamento básico.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

sanTo ângElo porTo Mauá

Confirmação foi anunciada pelo assessor da presidência municipal

sanTo crisTo

A partir do dia 28 de fevereiro, visitantes poderão usufruir da atração regional

ano 5 - nº 221 - janEiro DE 20132

panorama_pg02.indd 1 17/01/2013 10:19:16

Page 3: Panorama 17.01.2013

O ato de abertura da colheita do milho irá ocorrer no dia 31, às 10h30, na propriedade de Joceli Noronha, no Distrito de Alto da União. A data foi definida durante encontro do presidente da Associação dos Produtores de Milho (Apromilho), Cláudio

santa rosa - No dia 5 de janeiro, aconteceu no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, o 1º Canto Circulista da Música Nativa Gaúcha, juntamente com o Primeiro Peticinho pra crianças até 8 anos de idade.

Apesar do tempo chuvoso, um excelente público prestigiou as 16 composições de toda a região que se apresentaram nessa primei-ra edição do festival.

No palco, sagrou-se em 3º lugar a Música Carta para o meu Pai; em 2º Lugar, Um Trago de Paixão; e a grande vencedora foi Razões do Existencial, uma Milonga de Santa Rosa.

Em encontro das entidades or-ganizadoras do evento, foi defini-da a data para realização da 2ª Exponova – Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Servi-ços de Sede Nova: será de 10 a 13 de outubro deste ano.

Segundo o prefeito Elcio Soder, o município não medirá esforços para repetir e superar o suces-so da primeira edição do evento, que destacou Sede Nova em âm-bito regional e estadual.

A meta para esse ano é am-pliar o público, diversificando as atrações de shows e gastrono-mia, além de possibilitar a am-pliação dos negócios.

2ª Exponova já tem data definida

programa educa mais brasil

município sedia abertura da colheita do milho

1° Canto Circulista da Música Nativa Gaúcha

de Jesus, representantes da Secretaria Municipal de Desen-volvimento Rural (SMDR) e do Executivo municipal.

Estarão presentes na abertu-ra da colheita o governador Tar-so Genro, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agro-

ijuí

Meta para esse ano é ampliar o público do evento

santo augusto - O programa Educa Mais Brasil abre inscrições para bolsas de estudos parciais destinadas ao primeiro semestre letivo de 2013. São disponibiliza-das vagas para graduação e pós-graduação (presencial e EAD), contemplando as diversas áreas de conhecimento.

Em Santo Augusto, as vagas são para graduação presencial

e são oferecidas bolsas de até 50%, destinadas às pessoas que não tiverem a oportunidade de in-gressar no ensino superior e de-pendem deste benefício.

O Educa Mais Brasil, conhe-cido por ser o maior programa de inclusão educacional do País, também oferece bolsas de estu-do para o ensino básico, que são válidas por todo o ciclo escolar.

Dezesseis composições foram apresentadas no festival

Vem aí a 9ª Edição dos jogos rurais julio dE Castilhos - A Ema-

ter/RS-Ascar promove, no do-mingo, com a abertura oficial às 8h, a 9ª Edição dos Jogos Rurais de Júlio de Castilhos, na localida-de do Assentamento Alvorada.

O evento, realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhado-res Rurais, prefeitura de Júlio de Castilhos e Comunidade do As-sentamento Alvorada, conta com mais de 500 atletas inscritos e contará com belas candidatas aos títulos de rainha e princesas

sEdE noVa

Pela segunda vez, município sediará abertura da colheita do milho no Estado

da festa. De acordo com a extensionista

do Escritório Municipal da Ema-ter/RS-ASCAR de Júlio de Casti-lhos, Marisete Rockenbach, a in-tenção é promover a integração e o espírito de confraternização en-tre as comunidades rurais. Além da prática esportiva e do lazer co-munitário, também o objetivo dos jogos rurais é contribuir para os processos de organização e mo-bilização da juventude rural.

Os organizadores esperam um

público superior a 1,5 mil pesso-as. Estão previstas competições de Futebol Sete, Futebol Cinco, Voleibol de Areia, Canastra, Três Sete, Bocha Trio, Corrida Minima-ratona, Vaca Parada, Balãozinho Livre até 7 atletas, Corrida do Saco, Pênalti no Pneu, Dança das Cadeiras, Jogo da Batata, Ensa-camento de Grãos, Cabo de Guer-ra, Jogo do Serrote, Lançamento de Milho, Debulha de Milho, Man-guá com Balão, Jogo do Botoque e Atividade Surpresa.

negócio, Luis Fernando Mainardi, além de outras autoridades do setor. “A gente definiu o local e a data com o apoio da prefeitura, da Emater, da Cotrijui e do gover-no do Estado, para realizar pela segunda vez a abertura da colhei-ta do milho no RS”, conta Cláudio.

ano 5 - nº 221 - janEiro dE 2013 3

panorama_pg03.indd 1 17/01/2013 10:19:29

Page 4: Panorama 17.01.2013

Cléo reforçou o samba da Verde e Rosa

Selena estaria saindo com Josh HutchersonShakira e Piquê fotografaram por uma causa nobre

Além do brasileiro, outros dois colegas latinos receberam a homenagem

Caio irá interpretar um judoca no cinema

Atriz posou para campanha da Brahma

Todos vibram com a vitória de Ulisses e Carolina fica furiosa. Ulisses agride Zenon. Nando che-ga com Roberta para a comemo-ração de Ulisses e todos ficam constrangidos. Vânia leva Felipe para casa. Nando levanta um brin-de para Ulisses, que se emociona. Zenon engana Carolina. Frô vai embora com Ronaldo. Olívia tem uma ideia para descobrir o misté-rio de Otávio.

Juliana fica perturbada ao ver Nando com Roberta. Vânia se re-cusa a ficar com Felipe. Ulisses pede para Lucilene passar a noite com ele. Charlô e Olívia observam as câmeras e microfones que se-rão colocados no quarto de Otávio.

SALVE JORGEMorena mente para Théo

Isabel afirma a Jurema que hu-milhará Constância em público. Isabel, Etelvina e Jurema casti-gam Berenice e Zenaide. Catarina revela a Neusinha que sabotará o palco para Isabel escorregar.

Assunção insiste para Constân-cia ir ao evento beneficente. Isabel exige que Catarina limpe o óleo que derramou no palco. Jonas fica atordoado ao ver Alice com Gusta-vo. Constância é vaiada no teatro. Assunção discute com Constân-cia. Elias sente medo ao ver Isabel.

lado a ladoConstância é vaiada no teatro

Théo e Morena se beijam. Jéssi-ca entra no hotel de Lívia e reco-nhece o local. Morena mente para Théo e afirma que não esteve em Copacabana. Morena afirma a Théo que não vai mais se separar dele. Jéssica conta para Morena que encontrou o hotel para onde foram levadas. Érica descobre que Théo não dormiu em casa. Élcio in-siste em se fazer de amigo íntimo do coronel na mansão dos Flores Galvão.

Théo descobre que Érica sabia da volta de Morena. Théo discute com Áurea e Érica. Russo intimida Morena. Sarila convida Zyah para a festa de noivado de Ayla.

GUERRA DOS SEXOSVânia leva Felipe para casa

MUSA DE CAMPANHA

Megan Fox trocou o glamouroso vestido Dolce & Gabbana e os sapatos Jimmy Choo, que usou na festa do Globo de Ouro, no dia 13 de janeiro, por um shortinho jeans rasgado e regatas verde e amarela para posar para a campanha da Brahma. A atriz é a musa do camarote da cervejaria no Carnaval carioca deste ano na Sapucaí.

Nas fotos promocionais, Megan está também com uma geladeira de isopor, como se fosse uma vendedora de cerveja de praia.

Se a Brahma de fato colocasse Fox para tra-balhar nas praias, as vendas da cervejaria, com certeza, iriam quebrar recordes.

Caio Castro já está incorporando seu próximo per-sonagem para o cinema. Nesta segunda-feira, o ator compartilhou uma foto no Instagram em que apare-ce treinando judô.

Isso porque ele interpretará um judoca em uma produção para o cinema que conta com o apoio da Confederação Brasileira de Judô.

Na imagem em preto e branco, o ator aparece de quimono, com esparadrapo nos dedos e em posição de luta.

Beyoncé e o marido Jay-Z gastaram ao redor de R$ 400 mil na festa de 1 aninho de sua primogênita Blue Ivy. De acordo com o jornal The Sun, os can-tores não economizaram no aniversário, cujo tema foi prin-cesas.

Segundo fonte do jornal, a festa aconteceu na segunda-feira, em Nova York, e um dos presentes que a menina rece-beu foi uma boneca Barbie com vários diamantes incrustados, avaliada em US$ 80 mil - em torno de R$ 160 mil.

judôEXAGERO

Escola que tem centenas de famosos em seus desfiles, a Grande Rio reuniu neste domingo muitos artistas em tor-no do presidente Jayder Soares para o ensaio técnico no Sambódromo, no Rio de Janeiro. Cleo Pires, que atualmente está na novela Salve Jorge, reforçou o samba da Verde e Rosa. Solteira, já que se separou recentemente, ela aprovei-tou o agito do samba.

Parece que Justin Bieber já faz parte do passado de Selena Gomez. Segundo o site americano HollywoodLife, a atriz e cantora foi vista numa festa pós Golden Globes, flertando com o astro de Jogos Vorazes, Josh Hutcherson.

O ator de 20 anos, que já namorou Vanessa Hudgens, teria deixado a fes-ta com a ex-namorada do intérprete de Baby.

A cantora colombiana Shakira exibiu o barrigão de quase nove meses posando para uma foto com o namorado, o joga-dor Gerard Piquê.

O motivo para o ensaio é nobre: Shaki-ra e o amado e estão promovendo um chá de bebê beneficente em parceria com a Unicef. A ideia é conseguir arre-cadação de dinheiro que será revertida em produtos e remédios, que salvarão a vida de milhões de crianças.

Rodrigo Santoro marcou ain-da mais seu nome nos Estados Unidos: o ator ganhou, na última semana, a chave da cidade de Miami, na Flórida, em um even-to oficial. A homenagem foi feita pelo prefeito do município, Tomas Regalado, durante a passagem do ator pelo local para divulgar seu novo filme, O Último Desafio, estrelado por Arnold Schwarze-negger.

Além do brasileiro, outros dois colegas latinos, presentes no longa, também ganharam o reco-nhecimento.

HOMENAGEM

pronta para o carnaval

em outrachá beneficente

ANO 5 - Nº 221 - JANEiRO DE 20134

panorama_pg04.indd 1 17/01/2013 09:42:16

Page 5: Panorama 17.01.2013

equipe parte para operação projeto rondon

cruz alta - Dois docentes e oito acadêmicos da Universidade de Cruz Alta participarão de mais uma operação do Projeto Rondon. Sob o título 2 de Julho, a ação englobará atividades no município de Itaquara, na Bahia. Amanhã de madrugada o grupo parte rumo ao Nordeste do Brasil para integrar o Conjunto B da operação, que tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Os rondonistas permanecem no municí-pio baiano até o dia 3 de fevereiro.

cruz alta - Cruz Alta já tem sua corte do Carnaval 2013. Rainhas e Reis Momos fo-ram escolhidos no dia 12 de janeiro, duran-te uma grande festa no Ginásio Municipal. Os vencedores foram:

Rainha Adulta - Márcia Ariely Pontes Fer-nandez, da escola Gaviões da Ferrô; 1ª Prin-cesa Adulta – Priscila Zonan Landwoigt da escola Unidos do Beco; 2ª Princesa Adulta – Jodiane Tamara Albuquerque, da escola Imperatriz da Zona Norte; Rainha Infantil - Lorrany Teixeira de Medeiros, da escola Imperatriz da Zona Norte; 1ª Princesa In-fantil – Evelin de Fátima Menezes Elicker, da escola Gaviões da Ferrô; 2ª Princesa Infantil – Melissa Isadora da Silva Santos, da escola Unidos de São José; Rainha da Melhor Idade - Maria Jocemar França da Rosa, da Escola Unidos do Beco; 1ª Princesa da 3ª idade – Vera Lucia S. Santos, da escola Acadêmi-cos do Sol; 2ª Princesa da 3ª idade – Ro-semeri de Moraes, da escola Imperatriz da Zona Norte; Rei Momo Adulto - Adam Porto Alegre, da escola Unidos de São José; Rei Momo Infantil - Luiz Othávio Silveira Dornel-les, da escola Unidos do Beco.

jornada nacional de literatura

Este ano, o evento acontece entre 27 e 31 de agosto, no Portal das Linguagens

municípiojá tem sua corte

cavalos crioulos ganham destaque em dia de campo

carazinho - Cerca de 40 ca-valos da Cabanha do Ouriço, em Carazinho, foram apresentados na manhã do último sábado, em um dia de campo realizado pelo proprietário da Cabanha, Luis Au-gusto Weber. “O objetivo é abrir as porteiras da casa e mostrar aquilo que temos de bom, o pro-cesso de seleção e a metodologia utilizada. A cabanha do Weber seleciona animais que tenham capacidade de competição em nível nacional”, falou o inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jorge Agnelo do Nas-cimento, que, junto com Weber, apresentou e avaliou os cavalos da Cabanha.

Os cavalos crioulos vêm ga-nhando destaque em nível nacio-nal e internacional, sendo a raça que mais cresce no Brasil. “A competitividade é o que leva ao

melhoramento da raça. Atualmente, existem muitas competições com prêmios muito bons e isto estimula a participação e a vontade de ser o vencedor”, comentou Nascimento. O Freio de Ouro, principal competição de ginetes e cavalos crioulos, acon-tece anualmente em Esteio e esti-mula muitos criadores de cavalos a fazerem um melhoramento morfoló-

gico da raça para criar cavalos cam-peões. “Começamos o planejamento do campeão no acasalamento. E depois disso, cuidamos no momen-to em que ele nasce, quando faz o desmame e a doma. Estes são itens altamente funcionais que a gente deve cuidar cada vez mais para ter-mos cavalos campeões”, disse Nas-cimento.

Cavalo crioulo é a raça que mais cresce no Brasil

passo fundo - Cupf e prefeitura de Passo Fundo lançaram a 15ª Jornada Nacional de Literatura, on-tem.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a prefeitu-ra lançaram à imprensa a 15ª Jornada Nacional de Literatura e 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, às 10h, no hall do Bourbon Shopping, em Passo Fundo.

A movimentação cultural acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, no Portal das Linguagens, Campus 1 da UPF. Neste ano, o tema central de debates é Leitu-ras Jovens do Mundo.

Na oportunidade, serão apresentados o 8º Prê-mio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, o 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, a programação paralela e as novidades dos cinco dias de programação.

ano 5 - nº 221 - janeiro de 2013 5

panorama_pg05.indd 1 17/01/2013 10:19:41

Page 6: Panorama 17.01.2013

Contratação emergencial de profissionais

Vagas são voltadas à contratação temporária e emergencial

três de maio - Em uma das mais importantes feiras do setor mobiliário no mundo, a IMM Cologne (Feira Inter-nacional de Móveis em Colô-nia) ocorre no início de cada ano e apresenta as novas tendências de mobiliários e design de interiores.Nesse ano, o evento será re-alizado até domingo, na cida-de de Colônia, na Alemanha. Além de exibir as tendências do setor, a feira busca apre-sentar produtos e ideias para fazer um bom negócio. A Setrem é uma parcei-ra Global da IMM Cologne 2013.

O preenchimento de cargos de professor em diversas disciplinas, além de servente e merendeira, estão entre as funções da seleção pública. A administração municipal de Três Passos comunica que está aberto o prazo para inscrições ao processo seletivo simplificado, vol-tado à contratação temporária ou emergencial, para o provimento do cargo de professor, nas espe-cialidades de Letras (Português); Matemática; Ciências; História; Geografia; Educação Física; Letras (Espanhol) e Pedagogia (séries ini-ciais).

Também foi aberto edital para processo seletivo visando o pro-vimento de cargos de servente e merendeira, também de forma temporária ou emergencial.

As inscrições podem ser feitas

Feira Internacional de Móveis

indústrias gaúchas apostam na identidade cultural

santo ângelo

três passos

A Comissão Social da Fena-milho Internacional - 16ª edi-ção, a Secretaria de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liessa) firmaram uma parceira, na tarde de segunda-feira, para a realiza-ção do concurso que irá eleger as soberanas da Feira.

A novidade é que neste ano o evento será realizado na noite do desfile das escolas de samba, dia 23 de fevereiro, na Marechal Flo-riano, no meio da “passarela do samba”, a partir das 19h. A ex-pectativa é de que 15 candidatas concorram aos títulos de rainha e princesas da Fenamilho.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro, na Câmara de Dirigen-Inscrições para o concurso estão abertas até dia 4 de fevereiro

tes Lojistas (CDL), de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e nos sábados, das 8h às 12h.

Segundo a coordenadora da Comissão Social, Lisiane Piltz Burtet, para participar é preciso, no mínimo, completar 17 anos até o dia 27 de abril; ser soltei-ra ou não possuir união estável e não ter filhos. A candidata deve preencher a ficha de inscrição, entregar uma foto 10x15 colori-da e a cópia da carteira de iden-tidade.

Após a inscrição, as candidatas serão chamadas para uma outra etapa que será de preparação ao concurso. Será ministrado um minicurso onde as meninas aprenderão noções de etiqueta social, além da história do muni-cípio e da Fenamilho.

Escolha das soberanas da Fenamilho será em fevereiro

As empresas gaúchas do setor têxtil que participam da 3ª Feira Internacional de Ne-gócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios – São Paulo Prêt à Porter apos-tam na construção de uma identidade e na diferenciação para atrair compradores. A mostra começou no dia 13 de janeiro e vai até 16 de janeiro, no Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Servi-ço de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), 28 em-presas gaúchas estão reuni-das em um estande coletivo. “Esse é o primeiro ano que o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), subsidia a participa-ção da indústria têxtil na fei-ra. Mesmo não fazendo parte dos 22 setores estratégicos, avaliamos que o setor têxtil é fundamental para a economia gaúcha”, ressalta a coordena-dora da Área Internacional da SDPI, Mariela Klee.

Entre as marcas do Rio Grande do Sul que participam da São Paulo Prêt à Porter, três fazem parte de um pro-jeto que valoriza a identidade cultural.

O projeto, realizado pelo Polo de Moda - APL apoiado pela po-lítica de economia da coopera-ção – e UCS, teve orientação do estilista Walter Rodrigues, que lançou às empresas o de-safio de perceberem os valo-res culturais para destacarem em suas coleções. A proposta é valorizar a identidade, desen-volvendo coleções que mes-clem experimentações, produ-tos de tecnologias conhecidas, mas ainda não trabalhadas pela marca, e itens que fazem parte do DNA da empresa.

no horário de expediente da prefei-tura de Três Passos, junto à Secre-taria de Educação e Cultura, até amanhã. Os editais encontram-se

na página do município na internet, através do site www.trespassos-rs.com.br e no mural da prefeitura três-passense.

ano 5 - nº 221 - janeiro de 20136

panorama_pg06.indd 1 17/01/2013 10:19:58

Page 7: Panorama 17.01.2013

Reunião definiu regras para Carnaval de rua

Carnaval permanece aos moldes dos anos anteriores, com pequenas novas medidas

Uma reunião junto à promoto-ria pública foi realizada na última sexta-feira, contando com a parti-cipação da promotora Paula Mho-or, conselho tutelar, órgãos de segurança pública, diretores das escolas de samba e responsáveis por concentrações de blocos.

Na oportunidade ficou definida que a regra para o período carna-valesco em Santo Ângelo perma-nece aos moldes dos anos ante-riores com pequenos acréscimos de novas medidas.

Os chamados blocos carnava-lescos podem manter os locais de concentração abertos até a

carazinho - No dia 24 de janeiro, o município de Carazinho comemora 82 anos de emancipação política e administrativa. Mesmo tendo assumido o Executivo há poucos dias, a atual ad-ministração determinou que algumas atividades comemorati-vas e alusivas à data fossem organizadas.

Haverá passeio ciclístico, artistas da cidade em frente à pre-feitura, no Altar da Pátria e culto comemorativo.

Na noite de quarta-feira, antecedendo o dia de aniversário da Capital da Hospitalidade, em parceria com o CTG Alfredo D’Amore, será realizado o jantar fandango com animação do Grupo Rodeio – a atividade será na sede da entidade tradicio-nalista.

cruz alta - Na manhã do dia 9, a Associação Comercial, Industrial, Cultural, Serviços e Agropecuária (ACI Cruz Alta) re-cebeu a visita do secretário adjunto de Desenvolvimento Eco-nômico de Cruz Alta, Francisco Noronha.

Membro da ACI Cruz Alta desde 2003, o secretário adjun-to tratou de vários assuntos importantes com o presidente da entidade, Manoel Emerson Cezar de Souza, referentes ao desenvolvimento do município. Entre os assuntos abordados estiveram a reestruturação do Comitê de Desenvolvimento Empresarial (Codem), o aeroporto regional, o Programa Pro-jovem, área industrial e o projeto Cruz Alta Empreendedora Rumos e Desafios.

Expodireto cotrijal: lançamento acontece dia 28

A Escolinha de Futebol de Cam-po do Grêmio de Futebol Porto-alegrense, de Santa Rosa, partici-pou da 7ª Copa Tricolor entre os dias 9 e 13 de janeiro, em Porto Alegre, sendo ao todo 58 equipes de todo o Estado.

santa rosaCopa Tricolor

Nos dias 26, 27 e 28 de janei-ro, tendo por local a estrutura hí-pica da Estância de Rodeios Nerci Liberato da Conceição, acontece-rá o 21º Grande Prêmio Cidade de Santo Augusto. Para o vence-dor, a premiação é de R$ 35 mil e R$ 5 mil para o segundo lugar.

santo augustoGrande Prêmio Cidade

Edição da feira irá acontecer de 4 a 8 de março

Secretário de Desenvolvimento Econômico reforça parceria com ACI

programação de aniversário do município é preparada

1h da madrugada com uma to-lerância de meia hora. Após isso, os integrantes não podem per-manecer nem mesmo à frente do local.

Igualmente, fica expressamen-te proibida nas concentrações a comercialização de bebidas al-coólicas a menores, sob pena de responsabilidade e punição aos responsáveis.

Para participar de escolas de samba, crianças e menores de 16 anos, durante os ensaios e mesmo no dia do desfile, devem estar acompanhadas pelo pai, mãe ou responsável.

não-mE-toquE

santo ângElo

O lançamento da Expodireto Cotrijal vai acontecer no dia 28 de janeiro, às 12h, no Clube Co-mercial de Passo Fundo, reunindo imprensa, autoridades e patroci-nadores.

Conforme o presidente da Co-trijal e da feira, Nei César Mâni-ca, durante o evento vai ser apre-sentado todo o planejamento da Expodireto Cotrijal 2013. Ele res-salta que a comercialização dos estandes já foi concluída e muitas empresas não puderam ser con-templadas neste ano, porque não

Iniciou no dia 9 de janeiro a já tradicional caminhada com a imagem da Padroeira Santa Inês pelos bairros da cidade de Três Passos, que culminará dia 19, com o retorno à Matriz. A festa da Padroeira acontece no domin-go, no Salão Paroquial municipal, com almoço ao meio-dia e sorteio de prêmios à tarde.

três passosFesta da Padroeira

De todas as edições já reali-zadas, este ano é o maior Verão Mágico em número de atletas e equipes inscritas nas diversas modalidades. Só na modalidade de futebol de areia, são 75 equi-pes inscritas.

“Vamos fazer um evento que vai ficar marcado na história es-portiva de Santa Rosa”, come-mora Luiz Fernando Rabuske, o Salsicha, secretário de Esportes e Lazer, ao se referir ao número recorde de inscritos em menos de duas semanas.

A equipe da Secretaria de Es-portes, juntamente com a Secre-taria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, está trabalhando na estruturação e embelezamen-to do Parcão.

santa rosaVerão Mágico

havia mais espaço. “Isso demons-tra a credibilidade que a Expodire-to Cotrijal alcançou em 13 anos de existência”, afirma, explicando que melhorias na infraestrutura do parque onde acontece a feira também estão em andamento, com o objetivo de proporcionar aos expositores e visitantes o melhor atendimento.

A 14ª edição da Expodireto Co-trijal vai acontecer de 4 a 8 de março de 2013 e a expectativa é de que repita o sucesso das an-teriores.

ano 5 - nº 221 - janEiro DE 2013 7

panorama_pg07.indd 1 17/01/2013 10:20:22

Page 8: Panorama 17.01.2013

Candidatas ao Garota Rural 2013 desfilam no dia 25, na Afucopal, para a escolha

escolha da garota rural 2013

panambi - O evento Garota Rural está se aproximando. No dia 25 des-te mês, dez belas jovens sobem à passarela na Associação dos Funcio-nários da Cotripal (Afucopal), em Panambi, para concorrer ao título de Garota Rural 2013.

As candidatas são Ana Paula Girardi, Andréia Lúcia Hoffmann, Andréia Wasem, Caroline Sommer, Cristina Ligia Schmidt, Fabiola Penafor, Maria Laura Felber Pereira, Micaela Jungbeck, Mylena Schaffazick e Naiana Pizone Rodrigues.

Colônia de Férias Da pazCATUÍPE É A TERRA DAS ÁGUAS MINERAIS

apresentação da banda dos Fuzileiros navais

panambi - No dia 11 de janeiro esteve na prefeitu-ra de Panambi o capitão de Fragata André Luiz Rodri-gues do Nascimento, dire-tor cultural da Banda Mar-cial dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

A Banda irá a Panam-bi no dia 16 de abril para um workshop com a Banda

Catuípe é uma cidade conhecida como a Terra das Águas Minerais. Ao tempo em que era um distrito de Santo Ângelo, chegou a ser clas-sificada como Estância Hidromineral, afinal, fica sobre o Aquífero Gua-raní. Os Tupis-Guaranis atribuíram o nome ao município porque, em sua língua, significava “águas claras”, motivados pelas ricas águas cristali-nas e em abundância.

Hoje, todas as residências do município recebem água mineral enca-nada, desfrutando de um componente invejável na questão da qualida-de de vida, distribuída em todas as torneiras.

Através de poços artesianos, via Corsan, a população recebe água mineral classificada como fluoretada e bicarbonetada. A qualidade da água mineral, além da culinária italiana e alemã, da cultura e da alegria do povo, faz de Catuípe um reconhecido cenário da região Noroeste do Estado.

.

Município chegou a ser classificado como Estância Hidromineral

Banda do Rio de Janeiro irá a Panambi no dia 16 de abril

SanTa ROSa - O Instituto Sinodal da Paz, de forma prazerosa e segu-ra, ofereceu a crianças de 4 a 12 anos uma nova opção de esporte e lazer: a 1ª Colônia de Férias do Da Paz, que foi realizada no período de 7 a 11 de janeiro.

Dança, artes, esportes, recreação, trilha ecológica, iniciação a ativi-dades aquáticas, caça ao tesouro, teatro, banho de mangueira e noite do pijama estiveram entre as atividades desenvolvidas pela equipe de profissionais do Da Paz e colaboradores.

O encerramento dessa 1ª Colônia de Férias do Da Paz aconteceu na última sexta-feira, às 20h, na Igreja Evangélica da Paz, com a presença das crianças participantes do projeto e de seus familiares.

Encerramento aconteceu no dia 11 de janeiro, na Igreja Evangélica da Paz

projeto mão na massa

No dia 7 de janeiro, às 19h30, na prefeitura de Santa Rosa, fo-ram recepcionadas as alunas do Projeto Mão na Massa - Cons-truindo Cidadania. No ato, a coor-denadora do projeto, a primeira-dama Elenir Vicini, contou com a companhia do vice-prefeito e pre-sidente da Fumssar, Luiz Antonio Benvegnú, e Fernando Borella, secretário municipal de Desen-volvimento Econômico.

De acordo com Elenir, “os cur-sos possuem carga horária de 120 horas cada, com previsão de participação de aproximada-mente 100 mulheres, que bus-cam a capacitação para atuação na área da construção civil”. As ofertas são nas áreas de aplica-ção de revestimento cerâmico e assemelhadas, pintura predial e instalação hidráulica.

O secretário Borella foi desig-nado pela primeira-dama para articular ações visando a conti-nuidade do projeto.

Emancipar e com a Escola de Talentos, e à noite fará uma apresentação no está-dio João Marimon Junior do Piratini. Se houver ameaça de chuva, a apresentação será no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt.

O prefeito Miguel Schmitt-Prym, ao autorizar o investi-mento de R$ 25 mil, disse

que as pessoas que criticam equivocadamente, dizendo que Panambi não tem atra-ções, devem aproveitar a oportunidade. A data de 16 de abril foi escolhida porque o Parque Municipal está com todas as datas de 2013 pré-agendadas, o que prova que existem múltiplas atrações, para todos os gostos.

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 17/01/2013 10:19:04