panorama 29.12

8
Praia artificial de Roque Gonzales será realidade página três Cia Burzum leva magia e encanto à região Museu de Panambi recebe prêmio Darcy Ribeiro 2011 página dois Grupo santo-angelense, criado em 2006, encanta o público da região com espetáculos como Sopro, Kabum e Kayka página seis ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO DE 2011 página dois

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 09-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

panorama 29.12

TRANSCRIPT

Page 1: panorama 29.12

Praiaartificialde RoqueGonzalesserárealidadepágina três

Cia Burzum leva magia eencanto à região

Museu de Panambi recebe prêmioDarcy Ribeiro 2011

página dois

Grupo santo-angelense, criado em 2006, encanta o público da região com espetáculos como Sopro, Kabum e Kayka página seis

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO DE 2011

página dois

Page 2: panorama 29.12

A g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d a

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi,Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada),

Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz eSanto Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis,

Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe(Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubaas e Barra doGuarita), Tribuna Alto Jacuí (Lagoa Três Cantos, Tapera, Espumoso, Selbach, Ibirubá, Victor Graeff),Impacto Regional (Humaitá, Sede Nova, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Três Passos, Bom Progresso,

Campo Novo), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo) eNovo Noroeste (Humaitá, Nova Candelária, Sede Nova, Bom Progresso e Campo Novo), O Sentinela(São Francisco de Assi), Cooperjornal (Três de Maio, Alegria, Boa Vista Buricá, Campina das Missões,

Cândido Godoi, Crissiumal, Doutor Mauricio Cardoso, Giruá, Horizontina, Humaitá, Independência, NovaCandelária, Novo Machado, Porto Mauá, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho,

Sede Nova, Tiradentes do Sul, Três Passos, Tucunduva e Tuparandi), A Notícia (Catuípe), Jornal Informati-vo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede

Nova, Campo Novo, Bom Progresso,São Valério do Sul).

Colaboradores: Tiago M. Albarello, Clóvis Kuntz (Folha das Máquinas).Edição: Damaris Rubert Diagramação: Nilton Golle.

Telefone: (55) 3331-0300 |[email protected] | Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO 201122222

Segunda edição do Acid RockFestival será em janeiro

Cruz Alta é selecionada para a final do Programa Prefeito Amigo da Criança

Museu Histórico de Panambi tem projeto selecionado no Ministério da Cultura

O Museu Histórico Hermann Weger-mann de Panambi teve o seu projeto"Casas Comerciais em Panambi no Sé-culo XX" selecionado no Ministério daCultura. Foram pré-qualificados onzeprojetos em todo o Brasil, entre os quaiso de Panambi ficou em segundo lugar.

No ano passado Panambi esteve emprimeiro lugar no mesmo concurso.

A Administração Municipal de Cruz Alta,através do Gabinete do Prefeito, atendendoaos requisitos referentes as ações voltadaspara a criança e o adolescente, foi selecio-nada para participar da última etapa do Pro-grama Prefeito Amigo da Criança (PPAC). OPrograma é realizado nacionalmente e o

Será realizado nos dias 14 e 15 de ja-neiro, em Santo Ângelo, o Acid Rock Fes-tival. A segunda edição do festival con-tará com bandas de várias partes do Es-tado.

O evento será realizado no Sítio ÁguaDoce, antigo local do Restaurante Águana Boca. O sítio fica a aproximadamente1,5km do trevo da Fenamilho, próximoa Barca dos Gabriel.

Além das atrações musicais, o festivaloferece local para camping, cineclubis-mo, oficina de yoga, desenho.

Menores podem participar somente comautorização assinada pelos pais ou respon-sáveis e acompanhados de um maior.

O museu receberá R$ 10 mil, que poderá aplicar livremente em suas atividades

Cantata realizada no Natal reuniu coral com quase quarenta vozes

Cantata em Catuípe faz reflexãopara o dia a dia Cristão

Cenário temático lembrando um curral,local onde teria nascido Jesus, luzes es-peciais, coral com quase quarenta vozes,todos vestidos a caráter, lembrando ostempos bíblicos, nove canções que enal-tecem o nascimento e o amor de Jesus eum público acima de quatrocentas pesso-as, que lotaram o Salão de Festas do ClubeComercial de Catuípe, é o que retrata a 3ªCantata de Natal, organizada pela IgrejaBatista Brasileira de Catuípe, no domingo.

Com a mensagem impactante: "Porque

Unidade frigorífica da Cotrijui é destaque em São Luiz Gonzaga

No dia 13 de dezembro, no município deSão Luiz Gonzaga, ocorreu a cerimônia deentrega de comendas às empresas que maiscontribuíram na formação do Valor Adici-onado do ICMS. Foram destaque no tradi-cional jantar realizado pela Associação Co-mercial e Industrial, 20 empresas. O even-to marcou o encerramento das atividadesanuais daquele município.

O palco do evento foi a Associação Atlé-tica do Banco do Brasil, com a participa-ção de autoridades, empresários locais e re-presentantes do Poder Público de São LuizGonzaga.

Pelo segundo ano consecutivo, a Cotri-jui - Cooperativa Agropecuária & Indus-trial, através de sua Unidade Frigorífica

Estão confirmadas, no Acid Rock Fes-tival 2012, as bandas Xispa Divina, Bar-doefada, Decoders, Monoteta, Amplifi-eld, Sacolas Voadoras e Belladona.

O Acid Rock Festival nasceu sob a égi-de do rock'n'roll, tendo como ideia prin-cipal o intercâmbio cultural entre mú-sicos artistas e público. Por ser um fes-tival independente e sem patrocínio, osprincipais colaboradores acabam sendoo público, a equipe organizadora e, so-bretudo os músicos. O festival acreditana valorização do artista, e o reconhececomo profissional que deve ser respei-tado, assim como qualquer outro encar-go de relevante valor social.

Xispa Divina será uma das atrações do Acid Rock Festival

Neste ano ficou em segundo lugar emtodo o Brasil e receberá R$ 10 mil, quepoderá aplicar livremente em suas ati-vidades.

O prefeito Miguel Schmitt-Prym ex-pressou a sua satisfação por mais este prê-mio, e congratulou a diretora do Mu-seu, Themia Wehrmann, e toda a equipeda Secretaria Municipal de Educação.

um menino nos nasceu, um filho se nosdeu, e o principado está sobre os seusombros, e se chamará o seu nome: Mara-vilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai daEternidade, Príncipe da Paz”, a programa-ção chamou os participantes a meditaçõesprofundas da vida cotidiana de cada um,lembrando que a paz, amor, bondade ouaté mesmo a mensagem de Cristo é mera-mente cultuada nestes períodos, quandoo objetivo de Cristo é para o dia a dia desua espiritualidade.

município integra os 316 finalistas.Para participar, é feito o monitoramen-

to das ações e dos investimentos e tam-bém realizadas inovações, como na saú-de da criança, qualificação da educaçãoinfantil e implementação dos níveis deproteção social.

(suínos), lidera o Ranking do Retorno deICMS do município de São Luiz Gonzaga,com o índice de 23,26% de participaçãono índice.

Os três primeiros classificados neste que-sito foram Cotrijui, Coopatrigo e o Su-permercado Feron, que além das comen-das, receberam também a escultura deno-minada Contra todos os Ventos, obra doescultor Vinicíus Ribeiro, troféu destaqueda ACI à empreendedores locais.

A Secretaria Municipal da Fazenda domunicípio de São Luiz Gonzaga apurou oranking das 20 empresas que mais contri-buíram para a formação do Índice de Re-torno de ICMS, as quais também foram ho-menageadas no evento.

Page 3: panorama 29.12

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO 2011 33333G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Roque Gonzales terá praia artificial

Cooperativa Piá realizaestudo na região

As obras para a construção dapraia artificial na cidade de Ro-que Gonzales tiveram início re-centemente. O empreendimen-to está localizado em uma áreade aproximadamente 1.300 me-tros, junto ao lago da Usina Hi-drelétrica Passo São João, da Ele-trosul.

Essa área está dentro dos 10%previstos em lei para uso de tu-rismo e lazer dentro da Área dePreservação Permanente (APP).É a primeira praia artificial naárea da Usina a sair do papel. Aempresa também entregou àprefeitura um caderno com su-

Uma equipe de gestores da in-dústria de lacticínios Piá estevevisitando o município de Tenen-te Portela durante esta quarta-feira, 21. Os diretores da coope-rativa estão efetuando uma aná-lise na região, a fim de fazer umestudo para a possível instalaçãode uma unidade da indústria lác-tea ou aquisição de produtos naregião Celeiro. Tenente Portela éum dos municípios a participardo estudo.

O vice-prefeito Claudenir Sche-rer, juntamente com o Secretá-rio de Indústria, Comércio e Tu-rismo, Valdir Machado Soares, oSecretário de Agricultura e MeioAmbiente, Gilmar Canzi, recebe-ram no gabinete do prefeito osgestores da empresa Piá, além delíderes de cooperativas leiteiras,membros da Emater e servidoresda pasta da agricultura.

Durante a reunião, foram dis-Atualmente a obra está na fase de preparo da área que ficará submersa

Foi feita uma visita a alguns produtores do interior do município

Confirmada a instalação dePolo do Ifet em Giruá

O prefeito de Giruá, FabiamThomas, juntamente com ovice-prefeito Elton Mentges e asecretária municipal de Educa-ção Fátima Ehlert trouxerampara o município na última se-mana a notícia da instalação doPolo do Instituto Federal de Edu-cação Tecnológica (Ifet) na ci-dade, dada pessoalmente pelosecretário de Educação Profissi-onal do Ministério da Educação(MEC), Eliezer Pacheco, no En-contro Estadual da Educação

No município, obras já começaram. Em São Luiz Gonzaga, outra praia artificial também deverá sair do papel

cutidos alguns pontos importan-tes na área leiteira, entre eles, omanejo do rebanho e a produti-vidade em Tenente Portela, quechega render R$ 8,7 milhões aoano. O vice-presidente da Piá,Nilson José Olbermann, destacouque a produção leiteira requerqualidade. "É muito importantetrabalhar com qualidade. Leitemelhor gera um produto me-lhor", enfatiza Olbermann.

Depois do encontro, foi feitauma visita a alguns produtoresdo interior do município, pararealizar um diagnóstico da pro-dução. A vinda de representan-tes da Empresa/Cooperativa Piápara verificar e analisar as poten-cialidades da Região Celeiro é umaarticulação da Unijuí e Amuce-leiro.

Em 2012 a Piá estará divulgan-do dados a respeito dos estudosrealizados na região.

Profissional a Distância da Redee-Tec Brasil.

O Polo em Giruá funcionaráno prédio alugado pelo Gover-no Municipal e totalmente re-vitalizado para atender às exi-gências do MEC quanto a ques-tões de acessibilidade.

Conforme o prefeito FabiamThomas, em janeiro Giruá sereunirá novamente com a rei-toria do Ifet em Santa Maria paradefinir cursos, tutoria, matrí-culas e início das aulas.

gestões do Programa de Apoioao Desenvolvimento Turístico,um dos 21 programas ambien-tais da obra, que foi finalizadono ano de 2009, e forneceu pro-jetos arquitetônicos para praiase parques na área disponível doreservatório para que as prefei-turas os pusessem em prática.

Atualmente a obra está nafase de preparo da área que fi-cará submersa. Para isso, a Ele-trosul contribuiu diminuindoum pouco o nível da água dolago e com a doação de pó debrita. A obra completa devedurar cerca de um ano, pois

além da areia, envolve constru-ção de banheiros, bebedouros,calçada, estacionamento e orla.O prefeito de Roque Gonzales,João Scheeren Haas, acreditaque possa ser utilizada parcial-mente já neste verão. "Acreditoque poderemos cobrir uma par-te de areia até fevereiro, o queainda permitirá o uso nesse ve-rão, mas a obra completa demo-ra um pouco mais", pondera oprefeito.

A outra praia artificial quedeve sair do papel em breve é ade Afonso Rodrigues, em SãoLuiz Gonzaga.

Indústria de leite se instalará em Três de MaioAtravés de um investimento de

R$ 5 milhões, a Cooperativa Mis-ta São Luiz Ltda (Coopermil), seinstalará em Três de Maio. Oanúncio foi feito no dia 22 dedezembro, durante reunião nosaguão da Prefeitura.

O prefeito do município, Olí-vio José Casali, ressaltou quevários estudos foram realizadospara a instalação da Cooperati-va, que entendeu como relevan-te preencher um espaço estraté-gico em Três de Maio, para en-tão realizar um profundo e gran-de investimento na área de grãos,insumos, supermercado e leite. O anúncio foi feito durante reunião no dia 22 de dezembro

Page 4: panorama 29.12

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO 201144444 M u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a s

Rio e Amanhecer são os campeõesde arrecadação de 2011 no Brasil

A Vida da Gente Globo

Manuela e Rodrigo ten-tam conter as lágrimas pertode Júlia. Rodrigo conversacom Ana. Cris tenta chamara atenção de Matias. Lúcioconfessa a Ana que está muitoenvolvido com ela. Matiaschega à mansão e Lorena oapressa para viajar para Gra-mado. Celina obriga Lúcio air a uma festa de réveilloncom ela. Iná diz para Wilsondançar com Moema. Rodrigoconversa com Júlia sobre aseparação. Ana deixa um re-cado na secretária de Manu-ela. Ela ouve a mensagem,mas a apaga em seguida. Ro-drigo envia um e-mail paraManuela.

Diretor de 'Game of Thrones'será responsável por 'Thor 2'

Alan Taylor, diretor da série da HBO Game of Thrones,foi escolhido para dirigir a sequência do filme do heróiThor. Taylor substitui Patty Jenkins, que desistiu doprojeto e deixou a atriz Natalie Portman chateada, jáque ela queria muito trabalhar com a diretora. Thor 2deve estrear em novembro de 2013.

Autora quer mostrarDercy Gonçalves alémdos palavrões

Depois de cinco semanas em cartaz, Amanhecer – Parte1 desbancou Rio e vai fechar 2011 como o filme maisvisto do ano no Brasil, com mais de 6,3 milhões deingressos vendidos. Graças à comercialização de bilhetespara as sessões 3D, a animação de Carlos Saldanha entrana última semana da temporada como a maior arrecada-ção de 2011 nos cinemas brasileiros. Rio faturou até aquiR$ 68,8 milhões, contra os R$ 59,9 milhões acumuladosde Amanhecer.

Rodrigo fala comJúlia sobre divórcio

Ferdinand incendeiaa casa de Griselda

Fina Estampa Globo

Tereza Cristina critica o car-dápio e a comida do restaurantee Renê a expulsa do estabeleci-mento. Paulo visita Esther e sedesentende com Guaracy. Tere-za Cristina exige que Ferdinandateie fogo na mansão de Grisel-da. Rafael consegue um alvaráde soltura e marca um encontrocom Amália. Ferdinand entra namansão de Griselda e trancaAmália no lavabo. Enzo se apro-xima de Barinsky. Ferdinand ter-mina de espalhar o líquido in-flamável na mansão de Griseldae vai embora depois de acendero isqueiro. Rafael chega ao Ma-rapendi Dreams. Tereza Cristinafinge espanto ao saber do incên-dio. Griselda se desespera ao versua casa pegar fogo com Amálialá dentro.

De volta ao Brasil,depois de uma semanaem Nova York, MariaAdelaide Amaral teve aideia de adaptar para atevê a história da atrizDercy Gonçalves, quemorreu em 2008, aos101 anos de idade.Amiga pessoal dapersonagem e respon-sável pela biografiaDercy de Cabo a Rabo,lançada em 1994, aautora não esconde aemoção ao conferir asprimeiras cenas damicrossérie Dercy deVerdade, com lançamen-to previsto para o dia10 de janeiro.

Humorístico Casseta & Planetaterá reformulações

Aquele Beijo Globo

Rubinho flagra Claudiae Vicente se abraçando

Íntima diz que não apoia-rá Belezinha, que encontrasuporte em seu pai. Albertodá a combinação do cofre paraMaruschka em troca da liber-tação de Valério. Joselito en-tra em transe e avisa a Otíliapara se afastar de Olga e Este-la. Olga fala para Maruschkaque o terreno do Covil doBagre não lhe pertence. Iarae Herondi se beijam. Lucenarecebe um telefonema da Co-lômbia. Brigitte sente falta deAgenor. Deusa chora vendo osfogos pela televisão de seuquarto. Íntima sente-se male vai para o hospital. Berna-dete beija Ricardo. Belezinhaconta para Agenor que estágrávida. Rubinho flagra Clau-dia e Vicente se abraçando.

Missão Impossível - Protocolo Fantasma liderou comfacilidade as bilheterias dos EUA e Canadá no fim de semananatalino, numa grande notícia para o galã Tom Cruise apósvários fracassos recentes.

O filme, quarto episódio da série Missão Impossível,arrecadou US$ 46 milhões entre sexta e segunda-feira,segundo estimativa da distribuidora Paramount. A produ-ção, que custou cerca de US$ 145 milhões, já soma US$ 78,6milhões de arrecadação nas suas duas primeiras semanas noscinemas.

Tom Cruise faz as pazes com abilheteria em novo filme

Previsto para estrear em abril, a nova temporada do“Casseta & Planeta” está dando o que falar. Além dasaída da Maria Paula, a atração promete muitas refor-mulações no elenco e também nos quadros. A primeiramudança está no nome. O programa começa trocando afrase “Casseta & Planeta, Urgente!” para “Casseta &Planeta, Vai Fundo”.

A atração será mais interativa e poderá ser vista depertinho por quem se interessar. Será ancorada toda asemana em uma lona cultural ou em uma praça complateia.

A reprise do show de Roberto Carlos em Jerusalém perdeuno confronto com o Domingo Espetacular, da Rede Record, por12 a 11 pontos. O show marcou dez pontos no Ibope daGrande São Paulo, nesse domingo (25). A primeira vez que foiexibido na Rede Globo, em setembro, marcou 22.

> Show de Roberto Carlos perde no ibope

> McConaughey vai casar com brasileiraApós cinco anos de namoro, o ator Matthew McConaughey

pediu a modelo brasileira, Camila Alves, em casamento. Onoivado aconteceu no domingo de Natal. McConaughey usou asua conta na rede social Facebook para publicar a notícia. Ocasal tem dois filhos, Vida e Levi, de 1 e 3 anos, respectivamen-te.

> Vilãs em HQ do BatmanLady Gaga, Madonna, Rihanna e Katy Perry extrapolaram o

mundo musical e caíram no mundo dos quadrinhos. As divaspop estão na última edição do gibi Batman Incorpotated:Leviathan Strikes!

Page 5: panorama 29.12

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO 2011 55555G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

A noite de sexta-feira foi desurpresa e emoção para famíli-as carentes da cidade e interiorde Humaitá.

Com o apoio de voluntários,realizou-se a 1ª edição do Na-tal dos Sonhos. A ação foi ide-alizada pelos conselheiros tu-telares Dieison Groff e SandraLaureano e também pela cola-boradora Jandréia Schuster,que mobilizaram moradores domunicípio na doação de brin-quedos, roupas, cobertores, ali-mentos, entre outros. A mobi-lização ganhou tanta força quechegou a arrecadar até umacama e um colchão. Pessoas dacomunidade auxiliaram de di-versas formas no sucesso dacampanha.

Ao todo, a campanha conse-guiu arrecadar aproximadamen-te duas mil peças de roupas (no-vas e usadas). Destas, estima-se que 1.200 tenham sido en-tregues na quinta-feira. A 1ªedição do ‘Natal dos Sonhos’ tam-bém recebeu cerca de 200 brin-quedos, 120 pares de calçados,entre outras doações como ali-

Giruá viveu as emoçõesdo Natal da Paz

Voluntários realizaramNatal dos Sonhos

em HumaitáO verdadeiro espírito do Na-

tal foi vivido pelos giruaensesnas últimas semanas em inten-sa programação realizada peloGoverno Municipal.

Envolvidos pelo sentimentode solidariedade, servidoresmunicipais, o prefeito FabiamThomas acompanhado da pri-meira-dama Carolina Konzen,confraternizaram com famíliase crianças no Parque IntegradoElso Pilau. Brincadeiras, distri-buição de lanches e brinquedoscom a presença do Papai Noelfez a alegria da garotada. Nosábado ao final da tarde, umshow de alto risco na Av. BentoGonçalves atraiu o público.

A mesma alegria pode ser per-cebida em diversas localidadesdo interior do município, ondeo Natal chegou através da Casada Família. O Papai Noel visitouas comunidades de Boca da Pi-cada, Cândido Freire, Barra dasTunas, São Paulo das Tunas,

Professores recebem premiaçãopor alfabetizar 100% dos alunos

No dia 20 de dezembro, o Ge-empa outorgou o Prêmio Alfabe-tização 100% aos docentes detodo o Estado que neste ano leti-vo ensinaram a ler e escrever atodos os alunos de sua turma.Foram agraciados com o prêmioprofessores que utilizaram a pro-posta pós-construtivista de alfa-betização neste ano e obtiveram100% de sucesso, isto é, levaramtodos os seus alunos a ler e a es-crever um texto.

Alunos da rede municipal de Tenente Portelareceberam visita do Papai Noel

A administração de TenentePortela, através da SecretariaMunicipal de Educação, Cultu-ra e Desporto, distribuiu na pri-meira quinzena de dezembro,doces para todas as crianças darede municipal. As crianças dasEscolas Municipais Santo Antô-nio, Oito de Março, Sadi Fortese Cristo Redentor, reuniram-sena localidade de Lajeado dos Ma-chados para um dia de confra-ternização.

Durante a programação o Pa-pai Noel apareceu de formamuito original, sendo visuali-zado pelas crianças numa lavou-ra de milho próxima à localida-de, para distribuir os doces paraas crianças.

mentos, chocolates, livros infan-tis e materiais escolares.

A distribuição das doações con-tou com a participação do PapaiNoel dos Sonhos, que posou para

fotos com as crianças.Foram visitadas famílias de

Bairro Operário, Vila Jardim, Li-nha Cascata, Linha Natal e LinhaWolff.

Warpol, Rincão dos Mellos, MatoGrande, Rincão dos Beltrames,Rincão dos Lubian, Rincão San-ta Cruz, Rincão XV de Novem-bro e Passo das Pedras.

No dia 18 de dezembro, maisde 3,5 mil pessoas de Giruá e vi-sitantes de 16 diferentes cida-des da região prestigiaram naPraça Aládio Ferreira, o showgospel realizado com apoio do Pro-grama Galera 10, que trouxe aopalco Mattos Nascimento e a ban-da Opus Dei, marcando oficial-mente a abertura do Natal da Paz.

Caminho das Luzes, formatu-ras e show de orquestras preen-cheram com alegria demais diasque antecederam a data maisimportante do ano. O encerra-mento da programação, com en-cenação do presépio vivo pelaCia Arte Realizando Sonhosaconteceu nesta quinta-feira,mostrando com emoção todo osentimento de paz e renovaçãoque envolve o Natal.

Papai Noel apareceu de forma original em Lajeado dos Machados

Três professoras da Rede Muni-cipal de Ensino de Giruá recebe-ram o reconhecimento na Sede doGeempa, em Porto Alegre.

A iniciativa reafirma o compro-misso do Governo Municipal coma aprendizagem de cada um deseus alunos, consciente de que odesenvolvimento de um municí-pio depende também do domínioda leitura, da escrita e da capaci-dade de realizar cálculos e resol-ver problemas.

A distribuição das doações contou com a participaçãodo Papai Noel dos Sonhos

No interior do município, o Natal chegou através da Casa da Família

Page 6: panorama 29.12

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO DE 201166666 C o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d o

A alegria através das artes circenses

Como teve início a Cia Bur-zum?

Tive a sorte de assistir umDVD do Cirque du Soleil, meapaixonei e, logo estava eu nagaragem dos meus pais, pendu-rado em um tecido. Lembro daexpressão da minha mãe quan-do fiz pirofagia pela primeiravez. O DVD Alegria me impul-sionou a montar um grupo, oqual se localizava dentro deuma escola.

O grupo possui quantoscomponentes?

Hoje temos 27 artistas e 36 nogrupo base, que são crianças de3 a 10 anos.

Como são feitos os ensaios?Os treinamento são realizados

todos os dias, em horários dife-renciados, de acordo com as

O grupo conta atualmente com 27 artistas

Livro publicado pela Alma

A Cia foi uma iniciativa de Jairo Ferreira Pereira Júnior, de 27 anos

Oficinas, no nosso novo espaçolocado, que fica na TravessaJoão Meller, 1789, ResidencialAdhara, em frente a Kemper’sHaus, Santo Ângelo.

Quais os espetáculos apre-sentados pelo grupo?

Já apresentamos o espetáculo"Sopro", "Kabum" e estamoscom o espetáculo "Kayka" e,entre as nossas atrações, estãoo Túnel do Terror e o Túnel daAlegria.

Às vésperas do Natal, comofoi a agenda do grupo? Co-mente sobre o espetáculo deNatal, promovido pela CiaBurzum.

Em dezembro estivemos emvárias cidades do nosso Estado.Todo final de espetáculo reve-renciávamos o Anjo que prote-

ge e cuida de todos nós. Em al-gumas cidades, as pessoas seemocionavam muito.

Quais os fatos mais marcan-tes da Cia Burzum, desde afundação?

A nossa ida à Curitiba, paraparticipar do "Desafio da Acro-batividade" e o treinamentocom o pessoal do CircoCan e al-guns artistas do Cirque du So-leil, foram os fatos que maismarcaram, com certeza, além dotreinamento que fizemos noTholl em Pelotas.

Quais os sonhos que a CiaBurzum ainda gostaria de al-cançar?

Não temos limites e, por isso,podemos dizer que o maior so-nho é poder levar o grupo parafora do país.

Sopro, Kabum, Kayka,Túnel do Terror e Túnel

da Alegria estão entreos espetáculos da Cia

Numa iniciativa de Jairo Ferreira Pereira Júnior, 27 anos, teve início em 2006a Cia Burzum, que encanta o público de toda a região

Page 7: panorama 29.12

ANO I V - Nº 21 - DEZEMBRO 2011 77777G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Bebidas refrescantes

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de caféfrio1/4 xícara (chá) dexarope de guaraná6 folhas de hortelã10 cubos de gelo

Modo de preparo: No liquidificador,bata o café, o xaropede guaraná, as folhasde hortelã e os cubosde gelo. Sirva aseguir.

Estudo indica poluição de rios da região Noroeste

O estudo classificou a qualidade da água dos mananciais da bacia como ruim

Marcial Salaverry

Nossos desejos

Um estudo divulgado peloComitê da Bacia Hidrográfica dosrios Turvo - Santa Rosa - SantoCristo apontou como alto oíndice de coliformestermotolerantes em setemananciais do Noroeste doEstado. O estudo integra oplanejamento dos usos da águacoordenado pelo Comitê, que temsede em Santa Rosa e abrangeoutros 54 municípios.

O Diagnóstico e Prognósticodas Demandas Hídricas foi querevelou os dados maispreocupantes. O estudoclassificou a qualidade da águados mananciais da bacia comoruim, ao analisar o parâmetro"Coliformes Termotolerantes". Asbactérias provocam doenças deveiculação hídrica na população,comprometendo a qualidade daágua.

O estudo ressaltou aindafontes de contaminação peloesgoto doméstico e resíduos daagropecuária, que encontram-sedifusos na bacia e irão demandar

O fim do ano está aí e, nesta época, a coisa que mais se fala éem desejos e o que se quer para o Ano Novo, por exemplo. Fala-se inicialmente, em Paz, Prosperidade, Saúde, e em tudo aquilode bom que nos poderá acontecer.

Mas, vamos tirar uma dúvida, será que é só no fim do ano queesses desejos são válidos? Será que não sobra um pouquinho dedesejos para o resto do ano? Penso que sempre poderemosdesejar o bem para todos, estejam próximos ou longe, e que essesdesejos tenham prazo de validade para o ano todo...

Fala-se muito em desejos, mas na verdade, o que são desejos?Normalmente os desejos nascem puros, eis que só se deseja

coisas boas, tais como felicidade, saúde, riqueza, boa sorte.Os bons desejos, nascem num cantinho especial de nosso

cérebro, dizem que lá colocado por Deus, por só cuidar de coisasboas... Seriam algo como fontes de luz de nosso interior.

São os desejos de realização pessoal, aquilo que tantosonhamos para nosso futuro, e nunca podemos deixar de ter essessonhos em mente, pois vivemos por um objetivo, e se não otivermos, é chegada a hora de deitar e esperar a morte chegar...

Os desejos normalmente alimentam a alma das pessoas, e são asomatória de três fatores determinantes de sua realização, quesão exatamente a vontade de se conseguir chegar àqueleobjetivo, a possibilidade de lá chegarmos, e, principalmente areal vontade, a real decisão de que estivemos imbuídos para orealizarmos.

Contudo, precisamos encarar esses desejos com cautela, poisnão é muito aconselhável nos entregarmos cegamente a umsonho, que poderá virar pesadelo. Seria como o combustível paravida... Vamos usar esse combustível com cuidado, semprepensando nas reais possibilidades, dando um só passo de cadavez...

Temos de entender que não temos poderes divinos, somoshumanos, portanto, contando com a falibilidade humana,estamos sujeitos a erros e acertos. Temos sempre que contar como imponderável, usando cautela e bom senso.

Isso não quer dizer que não devemos sonhar, mas sim,controlar nossos desejos, sempre mantendo os pés no chão,mantendo-nos o mais possível dentro dos limites.

Por vezes, deixamo-nos dominar de tal maneira por algo quemuito desejamos, que saímos fora da realidade, e não vemos osobstáculos que surgem, e tentamos superá-los de qualquermaneira, sem medir esforços, nem sacrifícios...

Bons desejos, sempre serão indicativo de um bom caráter. Umapessoa de maus sentimentos, não desejará nada de bom paraninguém. Uma tentativa de prejudicar outras pessoas, sempreserá indicativo de maldade no coração, eis que quem leva a pazdentro de si, apenas quer que a felicidade se espalhe por todos.Quem está feliz, sabe o quanto é bom sê-lo, e apenas pode quererque todos o sejam...

Portanto ao receber votos de um Feliz Natal, de um Feliz AnoNovo, ou simplesmente de um Bom Dia, sorria com prazer, poisquem estiver lhe dizendo isso, certamente, lhe quer bem, ou pelomenos, não lhe quer mal, pois lhe deseja felicidades...

Concurso Poema nos Ônibus divulga classificados da edição 2011

A Academia Santo-angelensede Letras entregou no início dessasemana a relação de poemasclassificados na edição 2011 doPoema nos Ônibus. Entre os 340poemas inscritos foramescolhidos 51 para serem fixadosposteriormente nos ônibuscoletivos da cidade.

Os autores foram classificadosnas categorias livre e estudantile receberão menção honrosa porparticipação, assim como serãopremiadas as três poesiasescolhidas em cada categoria,durante evento que deveráacontecer no início do próximoano. Foram escolhidos 51 poemas para serem fixados nos ônibus coletivos da cidade

Café com guaraná Batida deBombom

Ingredientes:

1 lata de leite condensado1/2 lata de vodka de suapreferência (utilize a lata deleite condensado para medir)6 bombons Sonho de Valsa

Modo de preparo: Em um liquidificador colo-que o leite condensado, avodka e os bombons. Batadurante 3 minutos, adicione ogelo e sirva.

ações de tratamento de esgoto ede dejetos de animais.

Outro diagnóstico revelouainda índices relacionados ao usoe à ocupação do solo. Na região

da bacia, as áreas de preservaçãopermanente estão em nível críticode degradação, devido à açãohumana e ao uso desses locaispara agricultura e pecuária.

Page 8: panorama 29.12

ANO IV - Nº 21 - DEZEMBRO DE 2011

Pedreira Tabille: empresa familiarcom 48 anos de experiência

O ndir am

Com a experiência de 48anos de mercado, a PedreiraTabille atua com seriedade ecompetência, destacando-se emtoda a região nacomercialização de pedras, areiae asfalto ecológico.

A família Tabille e Finklerestá desde 1917 na construçãocivil, repassando seus conheci-mentos às futuras gerações. Ofundador da empresa, JoséFinkler, foi o construtor da Ma-triz Católica Natividade e pos-teriormente passou a responsa-bilidade dos negócios paraAndré Tabille, seu genro. André Pedreira Tabille destaca-se em toda a região na comercialização de pedras, areia e asfalto ecológico

Madeiras e Móveis Rústicos você encontrana Madeireira Leal - Rustic Móveis

A Madeireira Leal há mais de23 anos oferece o melhor emmadeiras, materiais de acaba-mento, portas internas e exter-nas para a sua construção, alémde orientar o uso correto dasbitolas e tipos de madeiras, bemcomo a aplicação depreservantes para a sualongevidade.

As madeiras disponibilizadaspara a construção civil são ma-deiras certificadas e de reflores-tamento. E, a partir dos reta-lhos, filetes e madeira de demo-lição, a empresa fabrica móveisque levam a marca Rustic Mó-veis, para áreas internas e ex-ternas, dando assim o máximode aproveitamento à madeira.Esta atitude foi reconhecida em5 de maio de 2011, com oTrófeu Prêmio AmbientalLudwig Reichardt Filho, da Se-cretaria Municipal de Meio Am-biente, como mérito ambiental.

Os móveis fabricados possu-em design exclusivo para suacasa e área de lazer, como: me-

Tabille passou para WilsonTabille, seu filho mais velho.Com o falecimento de WilsonTabille, em 1975, Jandir Tabilleassumiu os negócios.

Atualmente, Jandir Tabilletrabalha com o filho, acadêmi-co em Engenharia Civil, DirjanTabille.

A empresa conta com apro-ximadamente 20 funcionários,na matriz e na filial. O escritó-rio está localizado na Rua do Co-mércio, 856. Fone: 3332-8222.A matriz da pedreira, onde é re-alizada a produção, está locali-zada em Coronel Barros.

sas, adegas, aparadores, racks,balcões para banheiro,cachepôs, bancos e cadeiras dejardim, que além de confortá-veis, fazem a diferença em qual-quer ambiente, tornando-o so-fisticado e aconchegante.

Todas as peças criadas rece-bem tratamento especial, desdeo lixamento até o acabamentofinal, que se dá com preservantesde qualidade, que garantem aconservação, a beleza e a dura-bilidade da madeira.

A empresa oferece tambémuma completa linha de cadeirasde palha, cadeiras estofadas einjetadas para o seu lar!

Atualmente vem executan-do o preparo de madeiras paradecks, pergolados e decoraçãoque, com a nobreza da madeira,tornam mais agradáveis jardins,casas, escritórios e áreas de lazer.Solicite um orçamento!

Rua Siqueira Couto, nº 406,Bairro Progresso, Ijuí/RS, Fone(55) 3333 2500 ou acessewww.rusticmoveis.com.br. Atualmente a Madeireira Leal vem executando o preparo de madeiras para decks, pergolados e decoração