panorama 16.05.2013

8
Ajuricaba conta com 3º Encon- tro de Carros Angos na programação de aniversário do município. Pág. 2 58ª expotupã e 9ª expocultura são preparadas para receber a região Soberanas representam a feira que acontece em Tupanciretã de 29 de maio a 2 de junho. Pág. 5 carros antigos REGIONAL ANO 5 - Nº 238 - MAIO DE 2013 panorama_capa_D.indd 1 16/05/2013 10:22:06

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 05-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 16.05.2013

Ajuricaba conta com 3º Encon-tro de Carros Antigos na programação de aniversário do município. Pág. 2

58ª expotupã e 9ª expocultura são preparadas para receber a região

Soberanas representam a feira que acontece em Tupanciretã de 29 de maio a 2 de junho. Pág. 5

carros antigos

REGIONALANO 5 - Nº 238 - mAiO DE 2013

panorama_capa_D.indd 1 16/05/2013 10:22:06

Page 2: Panorama 16.05.2013

A 3ª Rua do Lazer, realizada no dia 11 de maio, na Praça Pi-nheiro Machado, em Santo Ân-gelo, reuniu mais de 800 pesso-as, de todas as faixas etárias. O evento promovido pelo curso de Educação Física da URI – cam-pus de Santo Ângelo, teve como objetivo realizar atividades de la-zer e recreação, visando mobili-zar e informar a comunidade so-bre a importância do lazer ativo.

A Empresa Brasileira de Pes-quisa Agropecuária (Embrapa) completa 40 anos em 2013. Para reconhecer o importante trabalho que ela exerce, a As-sembleia Legislativa irá home-nagear a instituição com uma medalha da 53ª Legislatura. O deputado estadual, Dr. Basegio (PDT), propôs a homenagem, seus colegas deputados Pedro Westphalen, Adão Villaverde, Catarina Paladini e Frederico Antunes também o apoiaram e irão participar da solenidade de entrega. “Faz parte do nosso pa-pel como parlamentares reco-nhecer aqueles que trabalham pelo desenvolvimento social e que desempenham funções que ampliam e qualificam o meio em que estão. A Embrapa é exem-plo disso e merecedora dessa medalha”, afirmou Dr. Basegio. Receberam a honraria as unida-des da Embrapa com sede no estado: Trigo; Uva e Vinho; Clima Temperado e Pecuária Sul.

No dia 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrasta-zu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vincu-lada ao Ministério da Agricul-tura. Desde então, a empresa contribui cada vez mais no seg-mento e em 2013 completa 40 anos de história.

O agricultor aposentado Egon Kohler, residente na cidade de Porto Mauá, ao se deslocar a pé até sua propriedade rural, localizada na Barra do Santo Cristo, ficou surpreso ao ver na beira da estrada que um cacho de banana estava nascendo no meio do tronco da bananeira, sendo que o normal é nascer na extremidade superior do tronco.

Em julho de 2003, chegou a colher no seu bananal um cacho de 43 kg, medindo 1,8 metros de altura e com 455 dedos (fruta de banana).

Acontece no dia 26 de maio, na programação de aniversário do município de Ajuricaba, o III Encontro de Carros Antigos. O evento, beneficente à Apae, é promovido pela Associação Ami-gos dos carros antigos de Ajuricaba, com apoio de entidades e empresas.

O Encontro de Carros Antigos de Ajuricaba vem sendo uma marca regional. Iniciado em 2008 durante a 9ª Fenape, teve seu ponto alto no ano passado, na 10ª Fenape, quando 107 veículos estiveram no parque, sendo clássicos e esportivos que marcaram época.

Para o evento deste ano, muitos colecionadores de toda a re-gião já confirmaram presença, o que deverá garantir o sucesso.

Parte dos recursos arrecadados com o evento será destina-do para a Apae de Ajuricaba que, inclusive, promove almoço ao meio-dia no Salão Paroquial, ao lado do evento, que acontece nas ruas ao redor da Praça Central, a partir das 9h30 da manhã.

Embrapa será homenageada na Assembleia Legislativa

CACHO DE BANANA NASCE NO MEIO DO TRONCO DA BANANEIRA

Rua do Lazer reuniu mais de 800 pessoas

Encontro de Carros Antigos acontece no município

Diversas atividades foram re-alizadas durante toda a tarde, dentre elas, pintura de rosto, cama elástica, chute a gol, fute-bol de sabão, tobogã, slack line, pista de ciclismo, pista de ska-te, arremesso à cesta, pingue-pongue, jogos de mesa (xadrez e dama, futebol de botão), cinco-marias, peteca, corda e brinca-deira do elástico, boliche, vai e vem, corrida do saco coopera-

tiva, perna-de-pau, minivoleibol, circuito psicomotor e túnel, pon-

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

pORTO MAuá AJuRICABA

Diversas atividades foram realizadas durante toda a tarde

Cacho foi encontrado em uma propriedade localizada na Barra do Santo Cristo

2ANO 5 - Nº 238 - MAIO DE 2013

te solidária, esqui de verão e mi-nitramp.

Evento será beneficente para a Apae de Ajuricaba

SANTO ÂNgELO

panorama_pg02.indd 1 16/05/2013 10:24:43

Page 3: Panorama 16.05.2013

O consolidado Grupo Teatral Máschara de Cruz Alta volta aos palcos no mês de junho, desta vez, em Santa Rosa, no dia 7 de junho, onde participará de um festival de teatro. Os artistas de nossa cidade terão três apresen-tações no mesmo dia, incluindo espetáculos infantis e adultos, como nos contou do ator Luís Fernando Lara.

Exposição Conhecer para Preservar chega à sua sexta edição

grupo máschara se apresenta em santa rosa

Luís diz que é um prazer partici-par dessas atividades em outras cidades, onde conseguem levar o nome de Cruz Alta. Sobre as ativi-dades em nossa cidade, o ator re-lata que a última edição do Matinê do grupo Máschara no Clube In-ternacional foi um sucesso. Atual-mente o grupo está organizando a agenda para as próximas edições do Cena às Sete e do Matinê.

Evento está acontecendo no Museu Antropológico Diretor Pestana

biblioteca busca doações de estantes

Nos tempos atuais, onde a maioria das pessoas visa o lucro financeiro em qualquer atividade que realiza, encon-tramos uma iniciativa que não tem esse propósito e sim tem por objetivo fomentar o habito da leitura, junto a uma bibliote-ca comunitária no bairro Alvo-rada, de Cruz Alta, onde a co-munidade tem acesso a livros de uma forma gratuita. Essa é a Biblioteca Norma Ramos, localizada na Rua Abílio Rocha 226, que desenvolve suas ati-vidades, há mais de 3 anos, em uma sala anexa à casa do bibliotecário, como comentou Hildebrando de Oliveira.

O responsável pela bibliote-ca destaca que atualmente possuem mais de 2.000 livros, incluindo diversas temáticas que vão desde os clássicos da literatura até a área das exa-tas. Ele ainda nos conta, que a biblioteca está passando por uma remodelação e que por isso estão solicitando doa-ções de estantes para acomo-dar as obras e proporcionar um espaço melhor para que a comunidade possa se sentir mais à vontade no local.

Os interessados em colabo-rar com a biblioteca, através de doação de estantes, ar-mários ou livros, podem en-trar em contato com telefone 9105 4621 ou na Biblioteca Comunitária Norma Ramos, localizada na Rua Abilio Rocha 226, no bairro Alvorada.

A Sala de Exposições Tempo-rárias do Museu Antropológico Diretor Pestana está abrigando a sexta edição da exposição “Co-nhecer para Preservar”, promo-vida pelo Curso de Ciências Bio-lógicas da Unijuí e pelo Museu Antropológico (MADP/Fidene). A exposição foi oficialmente aberta na tarde de segunda-feira, po-dendo ser visitada até o dia 28 de junho.

A professora Francesca Fer-reira, curadora da mostra, des-tacou que a exposição, em sua sexta edição, procura sempre inovar, trazendo para a discus-são temas da atualidade. Des-ta vez, a temática central é “Os ecossistemas e o bem-estar humano”, dentro da proposta de discutir sobre os serviços am-bientais, ou seja, os benefícios que as pessoas obtêm dos ecos-sistemas. Esses serviços podem ser classificados como de supor-te - formação de solos, produção primária, ciclagem de nutrientes

Um Fusca ano 86 será sorteado durante o evento

FESTA DO PADROEIRO ACONTECE EM PORTO MAUÁ

No dia 19 de maio, haverá Festa do Padroeiro em São José do Mauá, no interior de Porto Mauá.

A programação será iniciada às 10 horas, com missa festiva, seguida de almoço no salão da comunidade.

Durante a tarde, a partir das 14 horas, acontecerá reunião dançante animada pelas bandas Musical JS e Indústria Musical.

Um dos motes da divulgação da festa é que forem ao evento de Fusca terão estacionamento exclusivo e concorrerão a prê-mios.

Uma ação entre amigos sorteará um Fusca ano 86 ou um prêmio de quatro mil reais ao contemplado.

CRUz AlTA

e processos ecológicos; de pro-visão - alimentos, água, lenha, fi-bras, princípios ativos, recursos genéticos; serviços de regulação - do clima, controle de doenças, de enchentes e desastres natu-rais, purificação do ar e da água, controle da erosão; e serviços culturais - espiritualidade, lazer, inspiração, educação e simbolis-mos. A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossiste-mas dos quais dependemos para alimentação e água potável, além da saúde, lazer, proteção contra desastres naturais, dentre ou-tros. Sua perda afeta a todos, espiritualmente e culturalmente.

Já a professora Mara Tissot-Squalli, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, destacou que a exposição Conhecer para Preservar é reconhecida como um importante espaço de intera-ção entre os saberes produzidos na Universidade e nas escolas. “O Museu é um espaço qualifi-cado para esta interação entre

o meio acadêmico e os alunos da educação básica”. A docente destacou, ainda, que a exposição é uma das ações do projeto de extensão “Museu de Ciências Naturais como Espaço Educa-cional”, desenvolvido pelo De-partamento de Ciências da Vida (DCVida), com o envolvimento de acadêmicos de Ciências Biológi-cas, integrantes do grupo PET Biologia (Programa de Educação

Tutorial).A exposição “Conhecer para

Preservar” segue aberta até o dia 28 de junho. Os agendamentos de escolas podem ser feitos na Secretaria do Museu, que atende pelo fone 55.3332.0257. Na pró-xima semana o Museu estará com uma programação especial, em comemoração aos seus 52 anos, que inclui a visitação gratuita para toda a comunidade.

Grupo teatral participará de festival no município

ANO 5 - Nº 238 - MAIO DE 2013 3

panorama_pg03.indd 1 16/05/2013 10:25:14

Page 4: Panorama 16.05.2013

Adriane Galisteu: sua ida para o SBT é dada como certa

Cantor contracenou com Tatá Werneck na gravaçãode Amor à Vida

Sophie Chalotte é a It-girl do momento

Wilson orienta Malu a levar as crianças para o Kim Park. Brenda e Tábata estranham a reação de Glória por causa de Wilson. Rose-mere consegue um emprego na Para Sempre. Lara decide mudar a pauta do Luxury e Peixinho fica apreensivo. Tina conhece Áurea na clínica de repouso. Fabinho conta para Bárbara que Natan gostaria de ser um cineasta. Amora avisa a Bárbara que Maurício descobriu seu caso com Natan. Tio Lili come-mora seu aniversário no Cantaí e Júlia observa Filipinho. Júlia finge ser uma produtora musical e cha-ma Filipinho para fazer um teste. Charlene flagra Wilson chorando.

MALHAÇÃOBruno e Fatinha se beijam

Reinaldo trata Natália como se os dois ainda fossem casados. Dionísio fica surpreso ao ver no álbum a foto que havia sumido e se vê forçado a pedir desculpas a Doralice. Cristal beija Cassiano sem saber que ele está com Ester. Guiomar descobre que Doralice roubou a foto de Dionísio e alerta a funcionária sobre o perigo de o sogro descobrir que está sendo investigado. Reinaldo se recusa a sair da casa de Natália mesmo sabendo que a ex-mulher está em um novo relacionamento.

FLOR DO CARIBECristal dá uma flor para Cassiano

Alemão manda Caixote seguir Sal. Fatinha provoca Bruno. Kika entrega dinheiro a Sal. Morgana reclama de ter assistido ao treino de Orelha. Kika conta para Sal que Lorenzo tem dinheiro e ele se in-teressa. Vitor e Lia saem do muti-rão escondidos. Caixote, Alemão e dois comparsas vão atrás de Sal. Bruno e Rasta flagram Vitor bei-jando Lia. Caixote e Alemão inva-dem a quitinete de Sal. Lia e Vitor contam a verdade para Bruno. Sal diz a Caixote e Alemão que encon-trou uma forma de pagar o que lhes deve. Bruno provoca Fatinha.

SANGUE BOMMalu se declarar para Maurício

Barbie gigante

Aprender algumas lições básicas de estilo foi parte da preparação que Sophie Charlotte teve que fazer para interpretar Amora, uma das pro-tagonistas de “Sangue bom”, novela no ar na faixa das 19h da Globo. Para dar vida à patricinha cria-da por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a atriz mergulhou no mundo da moda e tudo que o cerca, como blogs e revistas sobre o assunto.

“Percebi que a bolsa está sempre na frente do corpo de uma verdadeira it-girl, em primeiro plano - observa Sophie, em entrevista à revista “Joyce Pascowitch”. - Virei uma barbie gigante”, comenta.

Além do papel de destaque na TV, Sophie tam-bém comemora o fato de ter rodado o filme “Ser-ra pelada”, de Heitor Dhalia.

“Fazer cinema foi mais do que tudo que sonhei a vida inteira”, destaca Sophie.

O cantor Gusttavo Lima gravou participação especial em Amor à Vida. Essa foi a primeira vez do sertanejo em novelas, e olha que sortudo: contracenou logo com Tatá Werneck. Além do jogador de futebol Neymar, a pe-riguete Valdirene, vivida pela atriz, também vai tentar seduzir o dono do hit “Gatinha Assanhada”. Dirigida por André Felipe Binder, a dupla se divertiu nas gravações. Gusttavo confessou até a vontade de virar ator. “Quero fazer mais testes, mais participações. Vamos ver se vou me sair bem! Tenho esse sonho. Gravei alguns clipes e bateu essa vontade de atuar, de dar sequência”.

Mel Lisboa, que deu à Luz

Clarice hà 11 meses, mostrou em ensaio fotográfico que já voltou à antiga silhueta. A atriz, que será uma das prota-gonistas de “Pecado mortal”, novela de Carlos Lombardi, posou para as lentes de An-dré Schiliró para a revista “Top magazine”.

Na história que sucederá à “Dona Xepa” na Record, ela vai interpretar uma prostituta de luxo. A atrz também é mãe de Bernardo, de 4 anos.

Gusttavo Lima diz que sonha em ser ator

Boa forma

Ninguém confirma oficialmente, mas, nos bastidores, é dada como certa a ida de Adriane Galisteu para o SBT. A Band teria oferecido R$ 300 mil para ela ficar, sem sucesso.

Silvio Santos acenou com participa-ção em merchandising. Para isso, claro, ela precisará estar no ar. No passado, ele a manteve na geladeira por muito tem-po.

Nova casa

No alvo da moda Bruna Marquezine é a estrela da campanha que

comemora os 18 anos de “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em prol do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Essa não é a primeira vez que Bruna vestiu a camiseta com o Alvo Azul. Quando era criança, a atriz também ajudou a divulgar a luta contra a doença atuando em uma campanha. Atriz posa para campanha contra câncer de mama

ANO 5 - Nº 238 - MAIO DE 20134

panorama_pg04ok.indd 1 16/05/2013 09:58:36

Page 5: Panorama 16.05.2013

ANO 5 - Nº 238 - mAiO DE 2013 5

iNTERCAmBiSTAS SÃO DECLARADOS HÓSPEDES OFiCiAiS DO mUNiCÍPiO

Na sexta-feira, dia 10 de maio, o Rotary Club realizou uma reunião para recepcionar cinco americanos que estão em Três de Maio realizando um intercâmbio promovido pela entidade.

O evento ocorreu na sede do Rotary, no Parque de Exposições Germano Dockhorn e além de contar com membros do clube, estiveram marcando presença a vice-prefeita, Eliane Fischer; o presidente do Rotary, Marcelino Colla; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Classmann; o presidente da ACI, Cris-tiano Rambo e o secretário de Governo, Pato Roberto.

Na oportunidade, Sandra Eckert-Stewart, Earnest Mccoy, Kia Breaux-Randle, Gentrie Shafer e Kimberlee Ried, americanos oriundos do estado de Missouri, receberam o documento em que são declarados hóspedes oficiais do município, conforme o Decreto Municipal 25/2013, de 9 de maio de 2013.

Em uso da palavra, a vice-prefeita, Eliane Fischer, deu as boas- vindas ao grupo e destacou que Três de Maio se orgulha de recebê-los em nosso meio.

Em seguida, Eliane foi presenteada com uma bandeira de Mis-souri e do Rotary District 6040 Northern Missouri/USA, ao qual o grupo pertence. Na sequência, os americanos se apre-sentaram e mostraram um vídeo sobre o estado de Missouri.

O evento é direcionado aos profissionais técnicos e enfermeiros que atuam no Hospital Unimed e também está aberto para acadêmi-cos do curso de enferma-gem da URI (com inscrições limitadas junto ao coordena-dor do curso) até o dia 20 de maio, em Santo Ângelo.

Os profissionais estão ten-do a oportunidade de atu-alizar seus conhecimentos através de uma programa-ção diversificada que envol-verá abordagens técnicas, assistenciais, motivacionais e humanização, debates, sessão de cinema e discus-sões sobre vários temas.

“Os profissionais de en-fermagem têm papel funda-mental na assistência aos pacientes, os membros des-ta equipe precisam estar preparados para prestar cuidados às pessoas enfer-mas lançando mão de tec-nologia e conhecimento. O Manual de atendimento ao Pré Hospitalar traumatizado traz uma frase que diz: Nos-sos pacientes não nos esco-lhem... nós escolhemos tra-tar nossos pacientes. Para isso, precisamos desenvol-ver e qualificar nossa equipe continuamente. A I Semana de Enfermagem é uma das formas que a Unimed utiliza para demonstrar o reconhe-cimento pelo trabalho de sua equipe”, afirma o super-visor de Enfermagem Lucia-no Lemos.

Unimed missões promove Semana da Enfermagem

Intercambistas receberam documento em que são declarados hóspedes oficiais

TRÊS DE mAiO

Expotupã: cidade se prepara para receber toda a região

A 58ª Expotupã e 9ª Expocultura estão se aproximando, e o município de Tupanciretã está se preparando em todos os seto-res para melhor receber a comunidade do município e de toda a região.

O presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Queve-dos, Belquer Ubirajara da Silva Lopes, destaca a ampliação de espaços aos expositores com a transferência das antigas man-gueiras para local junto à pista de rodeios, que ao concentrar as atividades campeiras, complementa o planejamento estratégico conforme previsto no plano diretor do parque. “Devemos credi-tar ao Ilton Balzan esta conquista, que com seu espírito empre-endedor, realizou esta magnífica obra que habilitará ainda mais nosso parque para realização de grandes eventos no futuro”, relata Belquer.

Importante citar os novos alojamentos para os tratadores de animais, seguindo rigorosamente o que preconiza o Ministério do Trabalho.

O presidente também destaca que agora haverá o Espaço Ver-de ampliado e com programação intensa ao reunir várias enti-dades importantes num local recuperado do passado. Graças à sensibilidade das produtoras rurais que apostam em reciclar o velho para o bem do planeta, consolidando nossa vocação de pioneiros em boas ações.

O presidente do Sindicato Rural, Belquer Ubirajara da Silva Lo-pes, também destacou que comissão organizadora, coordenada por Ilton Bonfilho Balzan, tomou todas as providências necessá-rias para garantir segurança na 58ª Expotupã e 9ª Expocultura, atendendo exigência do Corpo de Bombeiros que após incêndio da boate Kiss, adotou mais rigor para conceder o alvará de fun-cionamento nos locais públicos. Além de atualização dos extinto-res e luzes de emergência e corrimões em escadarias das sedes e pavilhões do parque, foram instalados pararraios nos pavilhões com mais de 750 m. Foram adaptadas portas com abertura para fora e sinalização adequada.

TUPANCiRETÃ

Feira ocorre de 29 de maio a 2 de junho no Parque de Exposições de Tupanciretã

Rotary Club realizou reunião para receber cinco americanos

panorama_pg05.indd 1 16/05/2013 10:25:34

Page 6: Panorama 16.05.2013

Recurso será investido na perfuração de poços artesianos e construção de redes de água

Unicruz marca presença em eventos de Cruz Alta e região

Por meio do Programa Mais Água, Mais Renda, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Sea-pa), com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar, três propriedades tiveram sistemas de irrigação instalados nesta semana, no município de Mato Queimado, no Noroeste gaúcho. Dois equipamentos são voltados à irrigação de pastagens e um tem foco no milho.

A demanda por irrigação também revela a importância da pro-dução de leite nas propriedades. E, para que a alimentação dos animais seja garantida, a irrigação pode auxiliar.

No município, de acordo com a necessidade e o perfil da pro-priedade, há diferentes sistemas de irrigação já implantados, como pivô central, carretel autopropelido, por aspersão auto-matizado em malha, aspersão em malha semifixo e aspersão com malha móvel. Atualmente, a área irrigada em Mato Quei-mado corresponde a 270 hectares. A perspectiva é que ocorra, ainda neste ano, uma ampliação dessa área.

Área irrigada no município já chega a 270 hectares

Irrigação é aliada para qualificação da produção e geração de renda em propriedades

A partir de 16 de maio até o dia 18, a Universida-de de Cruz Alta marca pre-sença em eventos que vão acontecer em Cruz Alta e Região.

Dia 16 inicia a Feira Starmaq em Cruz Alta, oportunidade em que a Unicruz estará presente com a participação dos se-guintes cursos e serviços: Biomedicina fará testes de glicose e orientações sobre como prevenir a do-ença; Fisioterapia, teste da capacidade pulmonar; Enfermagem, verificação da pressão arterial; além da divulgação dos cursos de graduação e pós- gra-duação. No dia 17, às 16h, está prevista uma pales-tra com o coordenador do mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, Lucas Siqueira, que falará sobre “Novidades e Desa-fios na Nutrição e Repro-dução de Vacas”.

No dia 18, a Universi-dade participa de duas programações referentes ao Dia da Solidariedade. Em Ibirubá, as atividades serão na Praça General Osório, com a presença de cursos da Saúde e de Direito.

Já em Panambi, a ati-vidade referente ao Dia da Solidariedade será na Escola José de Anchieta, com a presença da Liga de Oncologia Preventiva da Instituição, que estará orientando a comunidade sobre o câncer de mama e de colo do útero.

SESI promove 20ª edição da Ação Global O Serviço Social da Indústria (Sesi), realiza no próximo sábado, 18

de maio, em todo o país a 20ª edição da Ação Global. Neste ano, o evento, que oferece serviços gratuitos à população de baixa renda, terá como foco o público feminino. Entre as ações programadas es-tão palestras educativas, oficinas de artesanato e culinária, além de serviços de saúde, cidadania e lazer. A expectativa é que sejam reali-zados 2 milhões de atendimentos nos 30 municípios onde ocorrerá. Ao todo, são mais de 2 mil instituições e empresas parceiras e 30 mil voluntários envolvidos.

Embora o tema seja “Mulher”, a Ação Global deste ano continuará oferecendo serviços para homens e mulheres de todas as idades. Haverá consultas médicas em diversas especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia e oncologia. Terá ainda emissão de cartei-ras de identidade e trabalho, realização de casamentos comunitários, abertura de contas em banco e oferta de serviços de beleza, além de atividades lúdicas, esportivas e culturais, entre outras ações.

Para o público feminino, há algumas novidades, como uma passe-ata contra a violência à mulher, realizada no Acre. Em Alagoas, as noivas que participarão do casamento comunitário terão um espaço para cuidados com a beleza, onde poderão usufruir de serviços de corte e escova de cabelo e maquiagem. Já em Goiás, as gestantes receberão doações de enxovais.

Os cuidados com a saúde da mulher também terão destaque na Ação Global. Em diversos municípios, haverá avaliação e prevenção do câncer de mama e exames ginecológicos. Além disso, elas receberão orientações sobre os cuidados com a saúde, a alimentação e o corpo, além de dicas profissionais.

Investimentos ampliarão abastecimento de água

trêS pASSoS - Com o objetivo de ampliar o abastecimento de água para as comunidades do interior e amenizar efeitos das se-guidas estiagens que assolam a região Celeiro, o município de Três Passos firmou convênio com o governo do Estado no valor de R$ 1.131.103,14, sendo R$ 904.882,37 do Estado e outros R$ 226.220,77 de contrapartida da prefeitura.

O recurso será investido na perfuração de poços artesianos e construção de 50 quilômetros de redes de água que estarão con-templando oito comunidades do interior três-passense.

mAto qUEImAdo

ANo 5 - Nº 238 - mAIo dE 20136

panorama_pg06.indd 1 16/05/2013 10:25:50

Page 7: Panorama 16.05.2013

No dia 15 de maio o escritor e patrono da 41ª Fetreli, que acontece em Três Passos, Jacó Beuren, esteve circulando pela feira, conversando com os leitores e autografando as suas obras.

Às 10h15, o autor se encontrou com os alunos do Colégio Ipi-ranga, no local de eventos, quando falou sobre sua trajetória de professor e escritor.

No mesmo dia houve prosseguimento os projetos Contação de Histórias, Dino Esperto e exposição Traçando Histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil – Sesc.

Na terça-feira, 14, o escritor trespassense Evaldino Schmidt lançou seu livro “Pelas bandas de Pajurá”. Além do lançamento e sessão de autógrafos, o escritor conversou com os alunos.

Indústria de Pequenas Centrais HidroelétricasNo próximo dia 25 de maio, es-

tará sendo feita uma campanha de doação de sangue em Três Passos, onde a comunidade está sendo convidada a ser solidária. Aqueles que desejarem participar da doação podem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde da Ave-nida Duque de Caxias, em frente à Brigada Militar, no horário das 7 às 11 horas da manhã.

As inscrições podem ser feitas junto ao Hospital de Caridade Três Passos.

Fábrica possui equipamentos únicos no Estado

A Comissão de Infraestrutura da Indumóveis, coordenada pelo engenheiro Ademir Meinerz, tra-balha para concluir nesta semana a troca da cobertura do pavilhão um do Parque de Exposições de Santa Rosa.

A cobertura será totalmente substituída, com investimento su-perior a R$ 60 mil articulado em parceria. A prefeitura destinou R$ 40 mil para a compra das telhas que serão usadas na reforma. Já a Indumóveis e a Fenasoja arca-rão com o custo da mão de obra, estimado em mais de R$ 20 mil.

santa rosaIndumóveis

Na primeira semana de maio, foi efetuado o convênio entre a escola Sinodal Idiomas – CFJL e a Escola Puertas del Sol, de On-cativo, província de Córdoba, Ar-gentina. A assinatura do convênio foi realizada durante a visita do representante legal da escola ar-gentina, Claudio Bartoloni.

De acordo com a professora Juciara Amaral, que coordena a Escola Sinodal Idiomas, “as ativida-des de intercâmbio em Oncativo estão agendadas para o período entre 4 e 13 de outubro”. Já os in-tercambistas argentinos deverão permanecer em Horizontina entre os dias 18 e 27 de outubro.

horizontinaIntercâmbio

A Hidroenergia Engenharia e Automação Ltda., www.hidro-energia.com.br, localizada no Distrito Industrial de Ijuí é uma empresa que conta com solu-ções completas em Pequenas Centrais Hidroelétricas. Com a produção de equipamentos e serviços, desde a criação à exe-cução do projeto até a entrega da usina em funcionamento, re-aliza sua contribuição para o fu-turo ao fornecer equipamentos tecnologicamente apropriados para a exploração consciente destes recursos hidroenergéti-cos, com o menor impacto am-biental possível.

Há mais de 20 anos de atuação no setor, a Hidroenergia conta com profissionais experientes e em constante atualização. Com-prometidos com os resultados da usina e com a satisfação das centenas de clientes espalha-dos por toda a América Latina conta com engenharia própria e em constante evolução tecnoló-gica. Firmou também parcerias com empresas europeias para a otimização de perfis hidráulicos das turbinas fabricadas (Francis, Kaplan, Pelton e Hidroenergia),

Patrono conversa com leitores e autografa suas obras na 41ª Fetreli

três passosCampanha de doação

Jacó falou sobre sua trajetória como professor e escritor

três passos

garantindo rendimentos eleva-dos.

Na parte de automação das usinas, produz Reguladores de Velocidade e Tensão, (com Har-dware e Softwares próprios) possuindo equipes especializa-das no desenvolvimento e ade-quações para as particularida-des de cada projeto. Fabrica também os geradores síncro-nos, com potências que variam de 500 a 20.000 kVA’s e com tensões de até 13,8 kV, produzi-dos a partir de projetos otimiza-dos e empregando os melhores materiais disponíveis no merca-do. É a única fábrica deste tipo de equipamento no RS.

A estrutura do parque fabril conta com mais de 4.000m² de área em uso e mais 800m² em fase de conclusão. Recen-temente colocou em atividade produtiva um torno vertical CNC de grande porte, com capaci-dade de usinagem de peças de até 3.600 mm de volteio, o que habilita a Hidroenergia atender projetos de maior porte, como também realizar prestação de serviços para Empresas que ne-cessitem desta tecnologia.

Empresa possui engenharia própria e constante evolução tecnológica

aNo 5 - Nº 238 - maio DE 2013 7

panorama_pg07.indd 1 16/05/2013 10:26:06

Page 8: Panorama 16.05.2013

três de maio - O governo do

Estado e a Emater/RS-Ascar

irão desenvolver projetos de

custeio e investimento em

benefício de famílias indíge-

nas de quatro municípios do

Noroeste gaúcho. A iniciativa

beneficia aproximadamente

900 famílias das etnias Kain-

gang e Guarani dos municí-

pios de Tenente Portela, São

Valério do Sul, Redentora e

Salto do Jacuí. A Emater/

RS-Ascar terá até o dia 14 de

junho para elaborar os pro-

jetos que terão, em âmbito

estadual, a coordenação da

Secretaria de Desenvolvimen-

to Rural, Pesca e Cooperati-

vismo (SDR).

Os extensiontas deverão

envolver o núcleo familiar - ho-

mens, mulheres e crianças-,

em todas as atividades.

A coordenadora da Ema-

ter/RS-Ascar destacou a

sensibilidade do governo em

agilizar a execução do traba-

lho, conciliando a liberação

dos recursos com o período

de plantio das culturas.

Na quarta-feira (15/5), em

Ijuí, o tema será debatido em

encontro com os extensionis-

tas da Emater/RS-Ascar que

irão assessorar as famílias

indígenas na elaboração e im-

plantação dos projetos.

Governo e emater farão projetos para indígenas do Noroeste

enfermagem intensivista é o tema da 2ª jornada da categoria no HCi

A gerência de enferma-gem do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), através do setor de educação continuada, com apoio do setor de Desenvol-vimento Humano, promove a 2ª jornada da categoria, com o tema “enfermagem intensi-vista”. O evento vai ser realiza-do nos dias 20 a 23 de maio, no auditório da instituição. Du-rante os quatro dias, profissio-nais das UTI’s do HCI(médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas) e convidados de outras instituições como da Unijuí, UFRGS, UFSM e Ul-bra, vão trocar experiências na área da terapia intensiva. “A nossa ideia é abordar todos os tipos de assuntos ligados a terapia intensiva como medi-das de prevenção de infecção por germes multirresistentes, estresse da equipe de enfer-magem na UTI, sistematiza-ção da assistência de enfer-magem, ventilação mecânica, gestão de enfermagem, aten-dimento ao neonato e eventos

Dois mini cursos farão parte da programação

13 aNos aLimeNtaNdo BeiJa-FLores

Neste ano, já faz 13 anos que os beija-flores são alimentados na residência de Vilson Winkler, em Porto Mauá, hábito diário que virou notícia na RBS TV a nível re-gional e estadual no dia 6 de julho de 2010 e no Canal Ru-ral no dia 7. A inspiração para o início deste hábito ocorreu na residência de Melita Loose Fenner (in-memoria), em Tupa-rendi, no ano 2000.

É um compromisso diário que deve ser realizado antes mesmo de clarear o dia, pois os colibris já começam a che-gar bem cedo e só vão embo-ra ao anoitecer.

A maior incidência de coli-bris ocorre no inverno e em dias chuvosos. No inverno mais intenso devido à falta de flores para se alimentarem e nos dias chuvosos devido a água das chuvas acumulada nas flores. Na propriedade também existem diversos ti-pos de flores, como o brinco de princesa que florescem o ano todo.

A empresa Plat Pet, com sede em Blumenau – SC, que viu a reportagem dos beija-flores enviou de presente 10 novos bebedouros big kiss, de

Maior incidência de colibris ocorre no inverno e em dias chuvosos

iJuí

capacidade de 920 ml cada.Na madrugada deste domin-

go, 12 de maio, choveu 10 mm, houve a instalação de cin-co bebedouros, um próximo do outro, debaixo de uma árvore, onde não há possibilidade de serem atingidos por raios so-lares, que é altamente prejudi-cial à saúde deles, foi propor-cionado mais um espetáculo dos colibris que consumiram 5,5 litros de água doce nes-te dia. O recorde de consumo é de 8 litros (11 de julho de 2010).

Além do cuidado com os raios solares, todas às noites os bebedouros devem ser lava-dos com esponja e sabão. As sobras diárias de água doce devem ser eliminadas. Sema-nalmente os bebedouros de-vem ser deixados de molho em água sanitária para eliminação total de qualquer fungo.

Se aparecerem abelhas, deve ser suspensa a instala-ção dos bebedouros por até dois meses.

Alimentar beija-flores requer cuidados: não expor os bebe-douros ao sol e ter higiene diária. Se não tiver estes cui-dados causará a morte dos mesmos.

adversos na terapia intensiva, sedação e analgesia e aborda-gem nutricional com a equipe da EMTN/HCI. ”, explica a en-fermeira da educação continu-ada Valéria Felin.

A enfermeira coordenadora da UTI do Hospital Nossa Se-nhora da Conceição de Porto Alegre Nara Selaimen Gaert-ner de Azeredo, com mais de 24 anos de experiência, vai falar sobre a resolução que dispõe sobre os requisitos mí-nimos para funcionamento das UTI’s. Dois minicursos fazem parte da programação com a realização e interpretação de eletrocardiograma e atendi-mento na parada cardiorrespi-ratória em adultos e crianças, onde todos os inscritos podem participar.

Além disto, está programada a palestra com o gerente de TI Pau-lo Fellippin que vai abordar a tec-nologia da informação auxiliando nos processos assistenciais e as tendências mundiais na área.

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 16/05/2013 10:24:23