panorama 21.03.2013

8
Projeto Gastronomia e Nutrição - A Arte de Comer Bem é implementado no município de Santo Ângelo. Pág. 6 festa do butiá Realizada em Porto Mauá, etapa da compeção esta- dual tem o maior público da história. Pág. 3 Encontro de mobilização regional aconteceu na úlma semana, em Ijuí . Pág. 5 São José do Inhacorá realiza programação especial aos 21 anos do município. Pág. 6 região se mobiliza pela implantação do curso de medicina em IJUÍ copa ventura de velocross Município de Giruá desperta a atenção da região com exposição de sua cultura e origem. Pág. 2 alimentação REGIONAL ANO 5 - Nº 230 - MARÇO DE 2013 panorama_capa.indd 1 21/03/2013 09:56:04

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 27-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 21.03.2013

Projeto Gastronomia e Nutrição - A Arte de Comer Bem é implementado no município de Santo Ângelo. Pág. 6

festa do butiá

Realizada em Porto Mauá, etapa da competição esta-dual tem o maior público da história. Pág. 3

Encontro de mobilização regional aconteceu na última semana, em Ijuí . Pág. 5

São José do Inhacorá realiza programação especial aos 21 anos do município. Pág. 6

região se mobiliza pela implantação do cursode medicina em IJUÍ

copa ventura de velocross

Município de Giruá desperta a atenção da região com exposição de sua cultura e origem. Pág. 2

alimentação

REGIONALANO 5 - Nº 230 - mArçO DE 2013

panorama_capa.indd 1 21/03/2013 09:56:04

Page 2: Panorama 21.03.2013

Mais uma vez, Giruá desperta a atenção da região com a exposição de sua cultura e sua essência. Mais de uma centena de expositores di-vidirão as atenções do público com seus produtos artesanais e gastro-nômicos, bem como com os shows e atividades culturais, e, é claro, com a cor e o sabor do butiá, símbolo do município de Giruá.

O evento mantém a fidelidade aos princípios que justificaram a retoma-

noroeste - Pescadores arte-sanais de diferentes municípios da região Noroeste terão Gar-ruchos como ponto de encon-tro no próximo dia 21 de mar-ço. No município será realizado o Encontro Regional da Pesca Artesanal, promovido pela Se-cretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater. O início do even-to está previsto para as 9h, na Associação dos Pescadores de Garruchos, localizada na rua Gerci Aquino Nene, 758 - Cen-tro.

No município de Garruchos a pesca é uma importante ativida-de econômica para aproximada-mente 100 famílias assistidas pela Emater. O cronograma do encontro iniciará com apresen-tação dos programas RS Pesca e Aquicultura, Agroindústria Fa-miliar e Cooperativismo, vincula-dos à SDR. Logo após, por volta das 10h30, serão apresenta-das as políticas do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Superintendência do MPA/RS.

santo ângelo - O 6º Canto Missioneiro da Música Nativa foi lançado na noite de 18 de março, no Restaurante Vitrine Gaúcha, em Porto Alegre. A atividade é uma promoção da prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Nesta edição do festival foram inscritas quase 900 composições de todo o Estado. As músicas encontram-se agora na fase de triagem, na capital gaúcha.

No dia 13 de março, houve a realização ao vivo do programa “Gaita-ço”, apresentado pelo radialista Elói de Avila, junto ao pavilhão da Festa dos Navegantes, às margens do Rio Uruguai, em Porto Mauá, alusivo a programação da Semana do Município.

Houve a apresentação de diversos artistas (gaiteiros e violeiros) do município e da região. Dentre os artistas do município, apresentaram-se: Nico Rocha & Pedro, Soeli Massaia, Selvino Dallago, Sadi Barcellos Farias, Adão Carvalho, Zuzi e Jacob Kalb com seu Bandoneon de mais de 130 anos de idade.

Diversas pessoas prestigiaram o evento, inclusive o prefeito Pisoni e o vice Jacir Taffarel.

Encontro Regional da Pesca Artesanal6º Canto Missioneiro da

Música nativa é lançado em Porto alegre

Município no clima da 7ª Festa

do Butiá

programa gaitaço acontece no município

da da Festa, em 2009. Gratuidade aos expositores, onde Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e patrocinadores arcam com as des-pesas de estrutura e logística, gratui-dade ao público, que circula livremen-te nos estandes e assiste aos shows

sem qualquer cobrança de ingresso, e a mostra internacional das cultu-ras, para ressaltar a importância do resgate histórico-cultural.

A Festa do Butiá será realizada de 21 a 24 de março, na Praça Aládio Ferreira.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

santa rosa Porto Mauá

Uma das atrações da feira é a exposição de produtos artesanais e gastronômicos

giruá

Evento acontece no balneário Chico Alferes, e está em sua oitava edição

Quase 900 composições de todo o Estado foram inscritas nessa edição

Festa do suíno irá acontecer todo ano

CrissiuMal - No dia 15 de março esteve reunida a Asso-ciação do Suinocultores de Crissiumal, juntamente a Secretaria de Agricultura e o prefeito municipal Walter Luiz Heck, onde a pauta da reunião foram as atividades que a Associação de Sui-nocultores irá desempenhar juntamente com a administração municipal no decorrer deste ano.

Outro assunto debatido foi a Festa do Suíno, onde ficou definido que será realizada anualmente, e no ano que acontecer a Expocris, a Festa do Suíno será acrescentada na programação, para acon-tecer junto à feira.

2ano 5 - nº 230- MarÇo De 2013

panorama_pg02.indd 1 21/03/2013 10:13:45

Page 3: Panorama 21.03.2013

A Confraria Recanto do Sabiá realizou o seu 19º Encontro Ar-tístico e Cultural. A programação foi aberta no dia 8 de março, com tema livre e no dia 9 foi re-alizada disputa com o tema “mu-lher gaúcha”.

Na noite de sexta, na catego-ria poema, o primeiro lugar ficou com Entre a sanga e o lajeado, com letra e interpretação de Ruben César Trampuch. Em se-gundo ficou “O poncho”, escrito e interpretado por Claudino de Luc-

porto mauá - No dia 17 de março, fazendo parte da progra-mação dos 21 anos de emanci-pação político-administrativa de Porto Mauá, houve a realização

realizada a 3ª Etapa Da Copa VENtura DE VELoCroSS

Confraria recanto do Sabiá reuniu-se em duas noites de cultura e alegriaca. Em terceiro, “Holocausto na boca do monte”, poema de João Antunes, Afrânio Marchi e José Dirceu Dutra. A interpretação foi de Dutra, considerado ainda o melhor intérprete.

Já na categoria música, a ter-ceira posição ficou com a com-posição “De campo, mangueira e galpão”, uma letra de João An-tunes e Afrânio Marchi, que teve Fábio de Oliveira como intérprete. Em segundo lugar ficou com “Re-quiem para Cenair Maicá”, com

SaNto âNgELo

Público foi o maior da história do evento

Domingo foi dia de Feira de páscoa na cidadetrêS paSSoS - A Feira de Páscoa 2013, pro-

movida pela Secretaria Municipal de Educação e Casa da Cultura, aconteceu no domingo, 17, a partir das 15h, na Praça Reneu Geraldino Mertz, em Três Passos, com mateada.

Exposição e comercialização de artesanato de Páscoa, sorteio de prêmios, jogos e brin-cadeiras como cama elástica e pintura facial com as crianças foram as atrações da feira.

Programação foi aberta no dia 8 de março

letra e interpretação de Claudino de Lucca e Jonas Demeneghi. A vencedora foi “No apagar das lu-zes”, de Mauro Notargiacomo, Marcel Chagas e Juarez Pires.

Fábio de Oliveira foi escolhido o melhor intérprete e Mário Seffrin o melhor instrumentista.

Na noite de sábado, com o tema mulher gaúcha, na catego-ria poema, Ruben Trampuch foi o vencedor, produzindo e interpre-tando “Velha prenda”.

grupo máscara está sem local para ensaios

Cruz aLta - O Grupo Teatral Máscara continua sem local para ensaios e apresentações do Cena às Sete, enquanto isso, segue para outras cidades, nas próximas semanas, com o projeto Corti-na Aberta, em Santa Rosa e na Feira do Livro de Capão da Canoa,

O ator do Máscara, Luís Fernando Lara, divulga que está sendo montado o cronograma para que o projeto em Santa Rosa, co-mece em abril. Também no mesmo mês, no dia 2 de abril, estarão apresentando o espetáculo a Maldição do Vale Negro, na feira do livro de Capão da Canoa.Ele ainda relata que a estreia do Matinê do grupo Máscara, no último sábado, no auditório do Sesc, foi um sucesso e que apesar de o grupo não estar realizando o Cena às Sete, por causa da interdição da Casa de Cultura, as atividades do Máscara estão em plena atividade.

Conforme o vereador, Everlei Martins, nos próximos dias, será marcada uma audiência pública para tratar sobre o tema. Em entrevista ao ponto crítico, na manhã de ontem, dia 13 de março, o vereador afirmou que se o Executivo não ficar atento ao prazo, junto ao Siconve, para o uso da Emenda Parlamentar, solicitada pelo ex-deputado Luís Noé, o valor do repasse financeiro para re-forma da casa, pode voltar para o governo federal.

da 3ª etapa do circuito Estadual da Copa Ventura de Velocross, junto ao parque de eventos do município.

Pela terceira vez consecutiva

esta etapa estadual é realizada em Porto Mauá.

Foi o maior público nos três anos de prova, favorecido pelo clima ameno (frio e nublado). O grande público sentado na grama do barranco da RS 344 aplaudiu Robson Batista (hori-zontinense) quando este rece-beu a bandeirada de 2º lugar na força livre, pois este sempre quando passava defronte da torcida com a sua moto número 311, a empinava em longo per-curso da pista.

A força livre é disputada em duas baterias, na primeira e úl-tima prova, na primeira Robson ficou em primeiro lugar e Rasia em segundo, e na última prova houve inversão das posições. Na classificação geral, Rasia foi campeão.

Feira aconteceu na praça Reneu Geraldino Mertz

apae promove almoço tradicional

tENENtE portELa - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-nais- Apae de Tenente Portela, mantenedora da Escola de Educação Especial Recanto da Alegria realiza o tradicional almoço da Institui-ção.

O evento será realizado no dia 24 de março de 2013 nas depen-dências da Apae. O cardápio será porco assado, galeto, lasanhas, massas, e saladas diversas e sobremesas.

aNo 5 - Nº 230 - marÇo DE 2013 3

panorama_pg03.indd 1 21/03/2013 10:13:27

Page 4: Panorama 21.03.2013

Lua de mel deve acontecer em Ilha Maldivas

Projeto propõe triagem de adolescentes de baixa renda

Eleita de Jude Law é Alicia Rountree

Previsão de lançamento é para o mês de maio

Charlô convence Dominguinhos a aceitar sua proposta. Felipe faz um convite a Roberta. Vânia con-sola Juliana. Nando pensa em Ju-liana e Ulisses se preocupa. Dalete e Lucilene implicam com Frô. Kiko pensa em conquistar Frô. Zenon se preocupa com Analú. Juliana e Nando pensam um no outro. Char-lô e Olívia ficam surpresas com a atitude de Dominguinhos. Dino sente o perfume de Nieta em Se-míramis e fica perturbado.

Nando procura Juliana na man-são, enquanto ela vai atrás dele na casa de Ulisses. Carolina confessa para Felipe o que fez no desfile. Nando decide ir para a casa de Roberta.

SALVE JORGETheo vence competição

Alberto promete a Ester que eles não vão embora do Caribe até descobrirem o que aconteceu com Cassiano. Chico não acredita nas boas intenções de Alberto. Al-berto convence Ester a esperá-lo, enquanto vai à fazenda de Dom Rafael. Cassiano foge dos capan-gas de Dom Rafael e se esconde na igreja onde está Ester, que não percebe sua presença. Doralice conta para Juliano que Hélio pediu um advogado a Dionísio para de-fender seu pai.

Alberto entrega os diamantes verdadeiros para Dom Rafael e recebe a certidão de óbito de Cas-siano.

FLOR DO CARIBECassiano foge de capangas

Almir manda as fotos de Wan-da e Irina para Helô. Ciro e Márcia torcem para Theo enquanto Lívia o observa. Almir avisa Morena que eles irão sair da Capadócia. Theo vence a competição e Lívia não gosta. Érica fica eufórica ao saber da vitória de Theo. Áurea reclama da nora para Cacilda. Lívia diz a Élcio que vai convidar Theo para o coquetel em sua homenagem. Theo afirma a Ciro que vai seduzir Lívia para descobrir a verdade so-bre o sumiço de Morena. Bianca se declara para Zyah, que fica per-turbado. Morena convida Demir para ser padrinho de seu filho.

GUERRA DOS SEXOSZenon se preocupa com Analú

novo álbum

A cantora Sandy já definiu como será o nome de seu segundo álbum da carreira solo. O disco irá se chamar ‘Sim’, título também de uma das novas músicas. O projeto terá canções inéditas e também as cinco faixas que compõem o EP Princípios, Meios e Fins. De acordo com a as-sessoria de imprensa da estrela, a previsão de lançamento é para maio pela Universal Music.

O título ‘Sim’ também dá nome à nova turnê da cantora, que deverá começar em 13 de abril na cidade de Vitória, Espírito Santo. Depois, San-dy embarca para o Rio de Janeiro, dia 21, e São Paulo, em 17 de maio.

“Comecei 2013 bastante inspirada e cheia de vontade de produzir coisas novas. Estou com-pondo e me divertindo bastante com a pré-pro-dução do meu novo disco, tendo várias ideias pro meu novo show”, comentou ela, recentemente.

Além do segundo disco, a mulher de Lucas Lima está no elenco do filme Quando Eu Era Vivo, do qual também faz parte da trilha sonora, e gravou uma participação especial na novela Sangue Bom, próxima trama das 7 da Globo, que estreia em abril.

O ator Jude Law já tem um novo amor. A eleita é Alicia Rountree, uma modelo de 26 anos, natural das Ilhas Maurício e que é sócia do restaurante italiano Tartinery, em Nova York, local onde os dois teriam se conhecido, segundo a imprensa internacional.

Alicia vive entre Nova York, Paris, Londres e Milão. Estudou ballet e fala fluentemente inglês, francês está lançando uma linha de biquínis e outra de joias.

O casal foi fotografado junto em vários locais e Alicia já está sendo conhecida como uma mulher de cora-gem, já que Jude Law tem várias traições no currículo.

Vale lembrar que Jude Law tem quatro filhos, três de seu casamento com Sadie Frost e uma filha com a atriz Samantha Burke.

Depois perder um voo no sá-bado e ter problemas para pe-gar um outro voo de Nova York até Los Angeles, no dia 18 de março, Lindsay Lohan finalmen-te chegou à corte da cidade californiana. Ela tinha uma audi-ência nesta segunda-feira, mas se atrasou 48 minutos.

Resta saber se a juíza res-ponsável pelo caso será tole-rante com LiLo, que foi amea-çada de ter a prisão decretada, caso não aparecesse. Lindsay é acusada de mentir sobre um acidente de carro ocorrido em junho do ano passado.

novo amoratraso

A apresentadora Ana Luiza Castro, 33 anos, se casa com o executivo Pedro Navio, 32, dia 23 de março, às 20h, na Casa Fasano, em São Paulo, com festa para 500 convidados.

De acordo com a colunista Regina Rito, do jornal O Dia, o vestido da noiva é assinado por Monique Lhuilier, a decoração é de Lais Agiar, da Rubens Decoração.

O Coral Del Chiaro, com a maestrina Rita Del Chiaro, será responsável pelas músicas da cerimônia. A lua de mel do casal será nas pa-radisíacas Ilha Maldivas, no Oceano Índico, ao sudoeste da Índia.

Luciano Huck esteve em São Paulo na tarde de 18 de março para coman-dar um evento promovido pela marca de higiene dental Oral B na casa de shows Credicard Hall, na zona sul da capital paulista.

Além do apresentador quem tam-bém prestigiou o evento foram os ato-res Cauã Reymond e Paola Oliveira.

O projeto apresentado nesta segun-da-feira tem o nome de Turma do Bem e propõe uma triagem de adolescentes de baixa renda, entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odonto-lógico.

turma do bem

CASAMENTO

ANO 5 - Nº 230 - MARÇO DE 20134

panorama_pg04ok.indd 1 21/03/2013 09:36:30

Page 5: Panorama 21.03.2013

ANO 5 - Nº 230 - MARÇO DE 2013 5

HCI participa de mobilizaçãopró curso de medicina em Ijuí

Encontro foi realizado na Unijuí e mobilizou a região pela implantação do curso

O Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí realizou na tarde de segunda-feira, dia 18 de março, no Salão Azul do Campus da Unijuí, um encontro de mobilização regional visando garantir a implantação do curso de Medicina na Unijuí.

O evento foi promovido pela Unijuí, Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), Prefeitura Municipal de Ijuí, Câmara Municipal de Vere-adores, Associação Comercial e Industrial(ACI) e com apoio da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), dos Coredes Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste, Fundação Mu-nicipal de Saúde de Santa Rosa e Unicruz de Cruz Alta.

O reitor da Unijuí, Martinho Kelm disse que o momento está

de Federal de Santa Maria, en-quanto a outra metade possui um número maior de cursos.

O presidente do HCI, Claudio Matte Martins, destacou que o hospital é referência macror-regional e a estrutura está adequada para contribuir com a instituição do curso de Me-dicina. “Sabemos da importân-cia deste momento, que sem dúvida nenhuma, fica marcado na história da cidade e de toda a macrorregião, pois qualifica ainda mais a medicina e forta-lece a região como um todo em todos os segmentos produti-vos. Estamos preparados para que o projeto possa avançar”, disse Matte Martins.

Além do presidente, também prestigiaram o evento os dire-tores voluntários, Cícero Tre-mea dos Santos, Antônia Bus-mann, Alfredo Brandt, Reinoldo Castanhede, Ivo Joel Boratti e Erlo Endruweit.

guARANI DAs MIssõEs - A Comissão de Cidadania e Direitos Huma-nos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Je-ferson Fernandes (PT) promove no dia 22 de março a audiência pública “Dia Internacional da Mulher: políticas públicas e autonomia das mulheres”. A atividade ocorre no Salão Paroquial da Igreja de Guarani das Missões, localizado na Rua Leão Warpechowsky, sem número, no centro da cidade.

O objetivo do encontro é debater as políticas públicas já existen-tes a nível estadual e federal e avançar na construção destas em nível municipal, sendo aberto à participação de todos que tenham interesse em conhecer e contribuir na melhoria dessa atividade.

Estarão presentes no debate a prefeita do município, Janete Dauek; o deputado estadual, Jeferson Fernandes; representante da secretaria de Políticas para as Mulheres, Evelize Souza; repre-sentante do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais, Genove-va Haas; representante do Movimento de Mulheres Camponesas e Marcha Mundial de Mulheres, Lisiane Cunha; além de prefeitos (as), vereadores (as), sindicatos e entidades representativas.

município realiza debatevoltado às mulheres

Fenamilho é lançada oficialmente

sANtO âNgElO

Na noite de 19, ocorreu o lançamento oficial da Fenamilho, considerado o principal evento de Santo Ângelo. Autoridades, co-munidade e imprensa local e regional participaram do lançamento realizado nas dependências da Acisa.

Na oportunidade, o pre-sidente da feira, Antonio Alberto Toscani, enfatizou o foco do evento. “A cada edição, a Fenamilho tem se mostrado uma grande fomentadora do desenvolvi-mento regional. Neste ano, não será diferente, pois es-tamos trabalhando inten-samente na programação e na preparação da feira para atrair visitantes e es-timular a comercialização”, disse.

favorável para trazer o curso de Medicina para a macrorre-gião missioneira. “O Ministério da Educação está introduzindo uma dinâmica de editais. Com isso, vai definir as regiões e selecionará universidades para a implantação de cursos de Medicina”, explica. Segundo Kelm, é fundamental incluir no próximo edital a macrorregião. “Como venho dizendo, agora é a hora da mobilização, pois precisamos estar incluídos neste edital”, avalia.

Entre as justificativas estão o histórico da Unijuí com cursos na área de saúde, sendo que a vinda do curso de Medicina agrega e fortalece a área e a formação de médicos para atu-ar com alta competência técni-ca. Além disso, outro fator da viabilidade do curso na região é que a metade oeste do RS possui apenas um curso de Me-dicina, localizado na Universida-

Encontro Oral-Rad traz Marco Frazão

“O Diagnóstico na Tomografia Cone-Beam e as diferenças em especialidades clínicas” será o tema do I Encontro Oral-Rad. O palestrante, Dr. Marco Frazão, é especialista em Radiologia Odontológica, mestre em Biofísica/Radiologia e pro-

Evento acontecerá no dia 3 de abril

fessor de 17 cursos de especialização em Ra-diologia e Implantodon-tia por todo o Nordeste do Brasil.

A noite ainda contará com a Apresentação de Casos de Tomografia Cone-Beam da Oral-rad, pelo Radiologista da clí-nica Ricardo M. Goecks.

Durante o evento também será apresen-tado o novo site Oral-Rad aos presentes.

O evento ocorrerá no dia 3 de abril, em anexo ao Restaurante Confra-ria, a partir das 19h30, e é destinado aos pro-fissionais da área da odontologia de Ijuí e re-gião.

panorama_pg05.indd 1 21/03/2013 10:14:03

Page 6: Panorama 21.03.2013

Aberta comercialização de espaços para o Encontro Estadual de Hortigranjeiros

Oficina contou com verificação de pressão arterial e orientações de profissionais

ExpoRedentora divulgará programação oficial ainda neste mês

sAnto ângElo

REdEntoRA

Trazer os prazeres do paladar, numa mistura de ingredientes, sabores e culturas, é o principal objetivo do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem. Que depois do sucesso com o público ijuiense será ministrado em Santo Ângelo, de 8 a 11 de abril, no Clube Gaúcho.

A Unijuí está oferecendo quatro cursos de extensão, contem-plando diferentes cozinhas e com diferentes e renomados chefs, para qualificar estudantes, cozinheiros, auxiliares de cozinha e to-dos os que gostam da arte de cozinhar.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, no Portal da Unijuí. O curso está dividido em quatro módulos, sendo que os interessados podem realizar todos os módulos, ou optarem por um deles. Cada módulo conta com quatro horas/aula, totalizando 16 horas para os que fizerem os quatro cursos oferecidos.

Os sabores da Itália serão trazidos pelo chef Marcelus Vieira, ele é sócio em um projeto pioneiro no país, o Al Mondo, que con-siste em levar visitantes para viverem a rotina de um local, em um outro país, com muita comida e vinho.

Com muitos aromas e temperos, o chef Felippe Sica traz as pe-culiaridades da cozinha tailandesa uma chef gaúcho especializado nas culinárias tailandesa e francesa. Unijuí oferece quatro cursos de extensão, contemplando diferentes cozinhas

Cursos de Extensão em gastronomia são realizados no município

Durante entrevista a uma rádio do município, o prefeito Marcos Giacomini, que é vice-presidente da 2ª ExpoRedentora, revelou que a programação oficial da edição 2013 será divul-gada até o fim de março. Ele ressaltou que a comis-são organizadora foi esco-lhida recentemente e con-centra os trabalhos iniciais na parte administrativa. A etapa seguinte, conforme o vice-presidente, é a for-mação de 17 comissões que contribuem no desen-volvimento do projeto da ExpoRedentora.

Marcos Giacomini salien-tou que a comissão orga-nizadora já efetua encami-nhamentos para buscar incentivos financeiros junto à Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Outra ação prevista para as próximas semanas é o acerto com os patroci-nadores másters.

O vice-presidente garan-te que o objetivo principal da ExpoRedentora é a par-ticipação do público. Em 2011, tivemos um exce-lente número de pessoas circulando pela feira que foram atraídas pela pro-gramação variada e o bai-xo preço do ingresso - su-blinhou Giacomini.

A segunda edição da ex-posição de Redentora vai acontecer entre os dias 3 e 6 de outubro, na Praça Redenção e imediações.

sAntA RosA - No dia 15 de março, deu-se o pontapé inicial à comercialização de espaços de exposição do Encontro Es-tadual de Hortigranjeiros, evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Pro-dutores de Hortigranjeiros de Santa Rosa. Para o Encontro - que será realizado entre os dias 2 e 6 de outubro de 2013, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa –, estão previstas diversas atrações comemorativas aos 30 anos de evento.

Segundo o presidente da 30ª edição do Hortigranjeiros, Vânio Heimerdinger, a expectativa é de que 600 expositores integrem o evento deste ano. Em um primeiro momento, de 15 a 30 de março, haverá preferência de comercialização de espaços a expositores que já participaram do Encontro em 2012. “É uma forma de reconhecer a parceria já anterior-mente estabelecida”, afirma o presidente.

A partir do dia 1º de abril, novos expositores podem fazer a adesão, de acordo com a disponibilidade de espaço para comercialização.

A consulta de valores, políticas de locação e espaços dis-poníveis pode ser realizada no site oficial do evento, pelo endereço www.hortigranjeiros.com.br.

PoRto MAUÁ REAlIZA dIA dA CIdAdAnIA

Abertura oficial do aniversário do município tem Festa Popular são josé do InHACoRÁ - Os

festejos alusivos aos 21 anos de São José do Inhacorá ini-ciaram com programação no dia 9 de março e tem seu en-cerramento previsto para o dia 24. A abertura oficial que estava prevista para o dia 10 de março junto à comunidade de Mato Queimado com festa esportiva, não ocorreu devido ao mau tempo que se aba-teu naquele domingo. Toda-via, a festa popular do dia 15

trouxe a abertura oficial onde o prefeito municipal Sr. Eliseu Schenkel saudou os presentes e agradeceu a todas comunida-des e entidades parceiras que colaboraram direta ou indireta-mente para o desenvolvimento de sua programação. Deu ain-da, visibilidade ao lema: o ser humano em 1º lugar onde se propõe a fazer o que vem ao encontro dos desejos e neces-sidades de sua população.

A festa popular na Praça Mu-

nicipal, a qual congregou um público de aproximadamente 1000 pessoas, levou ao palco a banda Sol Maior do Município de Tucunduva/RS. Após, subiu ao palco um grupo musical lo-cal -a banda Alvorada, que abri-lhantou a noite, com muita ale-gria, dança e confraternização.

Já no domingo dia 17, o 3º Trilhão de Motos do Grupo As-sulera de São José do Inhacorá reuniu em torno de 200 parti-cipantes.

No dia 14 de março, ocorreu o Dia da Cidadania, em Porto Mauá, em comemoração ao aniversário de 21 anos do município, com pintura facial para crianças, corte de cabelo, maquiagem, pintura de unhas, maquiagem pelos profissionais do Senac, brin-cadeiras e teatro com Grupo IPLYC da Argentina, que arrancaram gargalhadas da criançada e público presente. Também aconteceu a oficina de saúde com verificação de pressão arterial, orienta-ções pelos profissionais: médicos, dentistas, fisioterapeutas, psi-cólogos, nutricionista, assistente social, enfermeiros, agentes de saúde, agentes de endemias, orientação sobre o Programa Nacio-nal de Habitação Rural e Urbana, e sobre o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’.

Festa popular levou ao palco a banda Sol Maior, de Tucunduva

Ano 5 - nº 230 - MARÇo dE 20136

panorama_pg06.indd 1 21/03/2013 10:14:20

Page 7: Panorama 21.03.2013

Estudante participa de prova de seleção para olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Selecionado para participar do processo de treina-mento à distância e posterior prova de seleção que culminará com a classificação das duas equipes que representarão o Brasil na International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA) em 2013, o estudante Vitor José da Silva Classmann realizou a prova neste sábado, 16 de março, em Por-to Alegre.

No ano de 2012 cerca de 800 mil alunos fizeram a prova. Dos que fizeram o nível IV foram selecionados os dois mil com as maiores nota para participarem de uma seletiva para a formação da comissão brasi-leira estudantil de astronomia.

Os dois mil alunos fizeram a primeira seletiva dia 1º de fevereiro, dos quais os duzentos melhores pas-saram para a segunda e última seletiva. Ela ocorrerá no campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na capital do Estado.

Na prova estão listados conteúdos de esfera celes-te, medidas, mecânica, astrofísica e cosmologia. Dos duzentos que farão a etapa final, culminará com ape-nas dez, dos quais cinco representarão o Brasil na IOAA, que, neste ano é na Grécia, e os outros cinco na OLAA. Vale lembrar que desses duzentos, Vitor está entre os únicos cinco do Rio Grande do Sul.

Prendas conquistam premiação estadual na 25ª FECARSNos dias 23 e 24 de março

será realizado o campeonato Quadrangular Interestadual de Futsal Sercesa/Ulbra. Parti-ciparão desta quadrangular as categorias sub 9, sub 11 e sub 13 do Sercesa/Ulbra, além dos times Grêmio Indus-trial Patobranquense/PR, CT Bugre do Oeste São Miguel do Oeste/SC e Colégio Marista de Chapecó/SC.

Os jogos serão realizados no Centro Poliesportivo Sercesa/ULBRA, a partir das 13h de sábado.

CARAZINHOCampeonato de Futsal

Rafaela e Luciana foram as prendas que se destacaram

sANtO AugustO/tRês pAssOs

tRês de mAIO

A cidade de Campo Bom sediou a 25ª edição da Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, evento promovido pelo MTG, que reúne tradicionalistas de todo o Estado para definir os melhores competidores em 28 modalidades campeiras e es-portivas.

Entre mais de 2 mil competidores, a 20ª Região Tradiciona-lista teve duas prendas que se destacaram, ganhando uma pre-miação estadual. Rafaela Karina Faccin, representando o CTG Tropeiros da Tradição, de Três Passos, e Luciana Pilla, do CTG Pompílio Silva, de Santo Augusto, conquistaram o título estadual na categoria Laço Prenda – duplas. Luciana também conquistou o primeiro lugar na categoria Laço Prenda Individual.

As duas foram recepcionadas em Santo Augusto. Em Três Pas-sos, uma carreata, no final da tarde, homenageou as duas pren-das, reconhecendo o esforço e valorizando essa bela conquista. Elas desfilaram no carro do Corpo de Bombeiros, exibindo os troféus conquistados e recebendo o carinho da comunidade.

A Setrem, em parceria com empresas e outras instituições, promoveu um Dia de Campo de Culturas de Verão na sexta-feira, 15, junto ao Campus da Institui-ção. A atividade contou com a participação de cerca de 370 pessoas, vindas de diversos municípios da região. Estudan-tes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da Setrem também usufruíram da atividade para aperfeiçoar seus conhecimentos.

O evento teve início às 13h30 e estendeu-se até as 17h.

três de maioCulturas de Verão

A prefeitura municipal de Boa Vista do Cadeado promoveu em parceria com o Senar/RS, Sindicato Rural de Cruz Alta, o curso de manejo de forrageiras de inverno para bovinos de lei-te, nos dias 14 e 15 de março, com o instrutor José Luis Kollet. O curso aconteceu das 8 e meia ao meio-dia e das 13 às 16 ho-ras e 30 minutos.

boa vista do cadeadoManejo de forrageiras

Estudante realizou a prova no dia 16 de março

ANO 5 - Nº 230 - mARÇO de 2013 7

panorama_pg07.indd 1 21/03/2013 10:14:39

Page 8: Panorama 21.03.2013

BAZAR FEMININO BENEFICENTE ULTRAPASSA R$ 2 MIL EM VENDAS

SANTO ÂNgELO - A comunidade regional poderá conferir no dia 23 de março o show de Sérgio Reis, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A atração é uma promoção da Associação Esportiva e Recre-ativa Santo Ângelo e Programa Volmir Martins, que estará na cidade efetuando gravações nos dias 22 e 23 de março.

Conforme os organizadores, o público vai conferir dois dias de fes-tas, shows e brincadeiras para todas as idades. No dia 22, das 10 ao meio-dia, no Parque de Exposições, Volmir Martins com Raul Canal farão apresentações das invernadas campeiras de CTGs da cidade e região. Já às 15 horas show com “Os Medeiros”; às 16 horas “Os Peixotos”; às 17 horas “Estampa Crioula”; às 18 horas “Família Mai-cá”; às 20h30 “Grupo Herança Missioneira” e às 22h30 “Raone e Banda”.

No sábado, no Parque de Exposições, das 10 ao meio-dia, serão coletadas imagens no Pavilhão 1 de invernadas de CTGs da cidade e região. Seguindo a programação, às 15 horas, quadro “Gaitas e Sanfonas” com Maycon Tedy e os convidados Thiago Quadros, a gai-teira do Grupo Herança e o gaiteiro do Sergão. Às 17 horas inicia o quadro “Matando a Saudade” com Graciele de Souza e os convidados “Família Maicá” e “Família Tio Bilia”. A programação continua às 20 horas com show de abertura com Fábio Oliveira; às 21 horas a apre-sentação de Volmir Martins e Banda, e às 22h30, show com Sérgio Reis e Banda.

O lucro do bazar foi de 2.381, revertido ao Imama

TRêS DE MAIO - No dia 16 de março, a Se-cretaria Municipal de Políticas da Mulher realizou o II Bazar Feminino Beneficente, em frente ao Palácio Municipal Walter Ullmann.

Estiveram presentes no evento o prefeito municipal, Olívio José Casali; a primeira-da-ma e coordenadora do Imama, Elizabeth Ca-raffa,; a secretária de Políticas da Mulher, Vera Kuhler; a assistente social, Débora Bordignon e o vereador Lilico Mella, repre-sentando a Câmara de Vereadores.

Na abertura do evento, a secretária Vera destacou que a mulher está alcançando vários espaços no município, e com a im-plantação do Centro de Referência da Mu-lher, as três-maienses estarão muito bem amparadas.

Em uso da palavra, o prefeito Casali des-tacou a importância da mulher e salientou a alegria do município em ter uma das cin-co Secretarias da Mulher do Estado e uma vice-prefeita.

Em seguida iniciou-se o Bazar, no qual fo-ram comercializados diversos itens, como roupas, sapatos, agasalhos, acessórios, móveis e utensílios domésticos.

A escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo está participando do 42º° Concurso Internacional de Cartas que é de autoria da União Postal Universal, que congrega atividades postais de 191 países em todo o mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios e se divide em quatro etapas- escolar, estadual, nacional e internacional, onde as es-colas escolhem duas redações para participarem da etapa estadual, sendo que as alunas Cristina Hentges e Gabriela Bertalucci, do se-gundo ano do Ensino Médio, foram selecionadas. A orientação desse trabalho foi realizada pela professora Roseli da Rosa Vianna.

O 42º ° Concurso Internacional de Cartas tem como tema esse ano: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”, onde alunos de até 15 anos podem partici-par e a redação deve ser uma carta argumentativa recente e inédita conforme padrão adotado pela UPC (União Postal Universal) com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contri-buindo para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Os critérios de avalia-ção das cartas são coerência no desenvolvimento do tema proposto, relevância internacional levando em conta a particularidade de cada local, criatividade na abordagem do tema, desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara, utilização de vocabulário diver-sificado e rico.

escola de crissiumal participa de concurso internacional de cartas

show de sérgio reis será no próximofim de semana

O Bazar encerrou as atividades da XVI Semana da Mu-lher e obteve um lucro de R$ 2.381, que foi revertido ao Imama de Três de Maio. A Secretaria da Mulher agradece a todas as pessoas que doaram e que participaram do II Bazar Feminino Beneficente e informa que mais uma edição do evento será realizada na sexta-feira, dia 22 de março.

O evento terá início às 15 horas e será realizado no Salão da Comunidade Evangélica de Consolata, com todos os artigos sendo comercializados ao valor de R$ 1,00.

CORUJÃO: INDÚSTRIA DEARTEFATOS DE CIMENTO

Uma das características mar-cantes do Corujão é a qualidade comprovada de seus produtos, o que a torna um referencial no mercado de Blocos de Concreto e Pisos Intertravados. É uma em-presa atenta à responsabilidade sócioambiental, com foco no clien-te. A preocupação ecológica é presente na empresa. Esta cons-ciência, aliada à excelência de seus serviços faz com que os pro-dutos Corujão, sejam a escolha correta para suas necessidades. O Corujão é uma empresa que conta com o apoio de uma equipe técnica e administrativa altamen-te qualificada. Se mantém firme no mercado, fruto da seriedade com que desenvolve seus pro-dutos e fundamentalmente pelo compromisso com seus clientes.”

Quando houver necessidade, entre em contato conosco através dos seguintes telefones:

Tel...55 3333 6289- FábricaTel...55 9159 4729- DireçãoTel...55 8449 2026- ComercialTel... 55 8449 1793...55 9169 2030- Vendaspeixes, outros produ-

tos serão comercializados durante a feira.

Empresa está atenta à responsabilidade socioambiental, com foco no cliente

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 21/03/2013 10:14:55