o evangelizador 121 - fevereiro 2009

8

Click here to load reader

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 14-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

N º 1 2 1 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • F E V E R E I R O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. (Dom Hélder Câmara)

SEMANA TEOLÓGICA CATEQUÉTICA RESGATA A HISTÓRIA DA CATEQUESE EM SALTO

O importante evento, realizado no Centro Comunitário Nossa Senhora do Monte Serrat no período de 28 a 30 de janeiro, comemorou o Ano Paulino e o início do Ano Catequético, e apresentou como ponto alto de sua programação a história da Catequese em Salto.

Além dos catequistas, participaram os alunos da Escola de Teologia para Leigos “Santo Tomás de Aquino” e alunos saltenses da Escola Diaconal “Santo Estevão”. Padre João Benedito Pires das Neves, diretor da Escola de Teologia, e Padre Lúcio Savieto, Assessor da Pastoral Catequética fizeram a abertura. Diáconos também participaram do evento.

No primeiro dia, foi feita apresentação da história da catequese na cidade e nas paróquias, com vídeo e fotos. Cada coordenadora paroquial apresentou o histórico de sua comunidade. Delza Zotti Caleffo fez a belíssima e dinâmica apresentação da Catequese na Paróquia São Benedito, com ilustração de fotos históricas e recentes, e narrativas dos frutos e dificuldades vividos desde a instalação da Paróquia em 27 de fevereiro de 1966.

Lourdes Mezzalira e Rosaura Garcia, ambas de Jundiaí e integrantes da equipe do Centro Catequético “Dom Gabriel”, fizeram a apresentação dos 50 anos da Catequese renovada no Brasil, e que deu uma ótima noção sobre o material didática da Catequese, como livros, documentos e diretórios, além do material sobre o Ano Catequético. A reflexão teve como subsídio a Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 10, e como lema “Como são belos os pés dos mensageiros que anunciam o Evangelho”.

Finalmente no dia 30, devido ausência do missionário Irmão Nery, o Padre João Benedito fez a apresentação da Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A Paz é fruto da Justiça”.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento.Tereza Cruz - Pascom

A D i o c e s e d e Jundiaí comunicou ao povo em geral, que no dia 28 de janeiro, o Papa Bento XVI nomeou Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais.

A posse em Juiz de Fora está marcada para dia 28 de março, às 14:30 h, na Catedral Metropolitana. Até aquela data, Dom Gil Antônio continua adminis-trando normalmente a Diocese de Jundiaí.

Foi realizada no dia 29 de janeiro uma coletiva da Imprensa, na Cúria Diocesana de Jundiaí com Dom Gil.

t quis a de o s s ró c ra do venCa e t s t da a pa quias parti ipa m e to o d do e a a nto r a d a e se r B ne

A Co r ena ra D lz prese u a histó i a c t que na Pa óquia São e dito

Page 2: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

Cantinho do Pe. Edélcio

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social - Coordenadora: Fabiana Franco

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Anderson R. Gessoli /

Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos Alves e Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 2 1D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / F E V E R E I R O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a lC a n t i n h o P e . E d é l c i o

2O Evangelizador

RPA CERIA COM ACPFL FÁCIL

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTOFone: 4029-5534 - Fax 4029-2851

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Nós, cristãos, não podemos perder de vista que a obra da criação, no seu perfeito equilíbrio natural, é que nos propõe o viver harmoniosamente. Ao homem criado a imagem e semelhança de Deus, dotado de inteligência, foi confiada a administração de todos os bens concedidos pelo Criador, oferecendo à ele todos os meios para viver em harmonia, amor, paz, felicidade etc.

Hoje nós também, a exemplo de Adão, vivemos quebrando essa corrente de benção e de graças (porque tudo nos foi dado gratuitamente) em troca do poder e do ter, como se isso fosse realmente o maior bem de nossa vida. Então, Deus que não abandona nunca a sua criatura, envia o seu Espírito e ilumina a sua Igreja para criar a Quaresma como um tempo específico de arrependimento, reconciliação e conversão, é uma ampliação do tempo de preparação para a Páscoa.

Portanto, celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, no sofrimento e na dor, na vida de um povo. Celebrar a Quaresma é juntar-se em mutirão com o povo de Deus, em busca da verdadeira libertação. No Brasil, desde 1964, pela Graça Divina e sob a Luz do Evangelho, a Campanha da Fraternidade tem nos ajudado a viver esse tempo de maneira mais concreta. É essencial celebrar a Quaresma com espírito de humildade, com desejo puro e sincero de alcançarmos a misericórdia de Deus e de ressuscitarmos com Cristo, de nos livrarmos de todas as amarras. Felicidade e paz para todos os irmãos e irmãs.

Diác. Antonio Barcelides Cruchello.

QUARESMA. POR QUE?

Em 1º de fevereiro ocorreu a abertura do Ano

Catequético na Diocese de Jundiaí. A Missa Solene foi

presidida pelo Bispo Diocesano D. Gil Antonio Moreira na

Catedral de Nossa Senhora do Desterro, concelebrada pelo

Padre José Raimundo Lucas Prazer, responsável pelo Centro

Catequético Dom Gabriel e presbíteros de diversas

paróquias, além de diáconos, seminaristas e religiosas.

Marcaram presenças catequistas das Paróquias da Diocese

de Jundiaí. A Paróquia São Benedito também enviou

representantes da Pastoral catequética.

Ano Catequético 2009

Esta carta foi enviada pelo Padre Edélcio Francisco, que pediu fosse divulgada aos paroquianos. Segue na íntegra.

Olá! Eu to vivo. “A depressão existe, é uma doença e é curável, depende de você!”

Logo no começo de janeiro me dei conta que estava entrando num momento turbulento na história de minha vida. Começava a perder a vontade de tudo. Conviver com as pessoas, sair, brincar, conversar, nada me dava alegria. Uma crise existencial tomou conta de mim. Tinha pouca vontade de rezar, mas ainda não tinha perdido a fé em Deus, nosso Senhor, por isso sempre preguei a vocês: “Duvidem de tudo, mas não duvidem de Deus”; “Seja agradecido ao Pai, como Jesus sempre foi”.

Enfim se alojou dentro de mim grandes questionamentos, sentia preso ao meus pensamentos de melancolia do passado. Não conseguia lidar com a morte, a perda dos meus irmãos, do pai, da mãe, tão repentinamente. Uma semana antes da posse em nossa Paróquia de São Benedito, estava sepultando o meu irmão caçula. Os deveres de padre em nossa paróquia, pareciam fardos pesados a cumprir, o que não deixei de fazê-los, por estes quatro anos. Os sentimentos que tinha eram de muita angústia. O dia e a noite não passavam, parecia que as palavras do salmista, quando dizia que “para Deus um dia são como mil anos e mil anos são como um dia”, enfim eram realidades na minha vida, pois a escuridão foi se apossando do meu ser.

Nesse instante procurei ajuda – êta palavrinha mágica – e como num piscar de olhos essa ajuda estava tão próxima de mim que não conseguia vê-la. Meus pensamentos me aprisionavam, mas eles mesmos, esses pensamentos me ajudaram a buscar luz, claridade, clareza. “Estou deprimido, vou me internar e buscar ajuda, pois sozinho eu estou e não pode ser assim. Ajuda eu peço, ajuda vou buscar”. Internei-me, estou buscando recuperação – que significa recuperar a ação -, ela estava dentro de mim, no meu coração, na minha mente, no meu pensar, na vontade de Deus por aquele momento na minha vida.

Só precisava de direção, buscar o oriente, o norte, pois estava desorientado, desnorteado. A ajuda veio, está vindo e continuará a vir, graças a Deus. São pessoas iguais a mim, identifico-me com elas, quando dou uma espiada na história de vida delas me encontro lá. Feliz a hora que voluntariamente procurei ajuda e hoje me encontro sendo ajudado. Essas pessoas do qual estou convivendo nesta internação, querem o mesmo que eu quero: a cura de uma doença, que tira de você aquilo que Deus te deu como dom, desde o nascimento: VIDA, e viver bem, de bem com você, com suas emoções, com seus anseios mais profundos, com seu passado, seu presente, de bem com Deus, Ele está dentro de você: “Buscai, batei que aporta ser-lhe-á aberta”.

Estou muito feliz e não vejo a hora de estar com vocês. Brevemente estarei aí, retomando minha missão, em obediência ao nosso Bispo diocesano e conduzido pelo próprio Deus. Continuarei meu tratamento, minha recuperação até o final natural da minha vida terrena e não estarei sozinho, precisarei da ajuda de todos vocês, principalmente de mim mesmo, o primeiro interessado em me curar e com a ajuda do compassivo bom Deus, seu Filho Jesus e o Espírito Santo. Ele, Deus, esteve e estará comigo nesta rendição, que desde o mês de janeiro deste ano me propus a realizar. Tenho objetivos e metas claras para o dia de hoje. Quero liberdade, honestidade, estar a serviço da vida.

“Estou voltando, de volta pro meu aconchego, trazendo na mala muitas saudades” Até breve! Que o Deus da vida vos abençoe, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Com carinho, Padre Edélcio Francisco Ferreira Netto.

ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE VIDA NOVACURITIBA/PR - FEVEREIRO DE 2009

Page 3: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

N o t í c i a s d a s P a r ó q u i a s 3O Evangelizador

* R E V E L A Ç Ã O E M 1 H O R A

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S

* F O T O S A É R E A S ,

* I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

Salão do Espaço Festivo esteve lotado para a posse do Padre Wagner Marques no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo.

A solene Eucaristia que marcou a posse do novo Pároco da paróquia São Roque de Salto foi presidida pelo Vigário Episcopal Padre João Benedito Pires das Neves, e concelebrada pelo coordenador da Região 08 de Pastoral Padre Lucio Savietto (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Padre Paulo André Labrosse (Nossa Senhora do Monte Serrat) e Padre José Luiz Nascibem (Vigário da Paróquia São Roque). O diácono Pascoal representou a Paróquia São Benedito. A celebração contou também com a presença do prefeito Geraldo Garcia, vice-prefeito Juvenil Cirelli e vereadores Lafaiete (presidente da Câmara), Divaldo Garotinho e Willis, e religiosas.

Todas as comunidades da Paróquia estiveram representadas, revelando a grande emoção dos paroquianos em receber seu novo pastor. Antes do Rito de Posse Padre Wagner conheceu esses representantes.

Na homilia Padre João Benedito falou da importância da acolhida, pois “o novo Pároco chega cheio de expectativas e fica muito mais tranqüilo quando há acolhida e a comunidade mostra,

como agora, a disposição de servir”, disse. Padre Wagner falou da experiência que teve nesta comunidade quando seminarista e da certeza de desenvolver um grande trabalho de evangelização como Pároco. “Vamos trabalhar unidos, corrigindo quando necessário, mas na certeza de que haverá colaboração mútua”, disse.

No final da Celebração Padre Wagner recebeu os cumprimentos dos fiéis.

(Fotos: Tereza Cruz – Pascom)

PROGRAMAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA PARÓQUIA SÃO BENEDITO

• Matriz São Benedito: 15h e 19h. • Comunidade São José Operário (Jd. Maria José): 19h. • Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus (Jd. Santa

Terezinha): 19h. • Comunidade Sant’Ana e São Joaquim (Parque Glória): 19h. • Comunidade Divino Espírito Santo (Pq. Bela Vista): 19h. • Comunidade Santo Inácio de Loyola (Jd. Santo Inácio): 19h.

A Quarta-feira de Cinzas é dia de Jejum e Abstinência de carne. Dia de Oração e Esmola.

O Grupo de Oração Divino espírito Santo estará comemorando mais um aniversário de fundação no dia 18 de fevereiro, com Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Eldis Lúcio Beltrão, assessor para a Renovação Carismática em Salto.

A Celebração ocorrerá na Igreja do Divino às 19h30.

Grupo de Oração

Page 4: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

A primeira reunião dos agentes da Pastoral da Saúde foi realizada no Salão “Dom Gabriel” do Centro Comunitário São Benedito, no dia 17 de janeiro. Agentes de todas as comunidades da Paróquia marcaram presença na reunião presidida pelo coordenador Antonio Carlos Lorençon.

Na abertura, o Diácono Antonio Cruchello expôs o Santíssimo Sacramento e conduziu a oração, com destaque para o louvor e para momentos de silêncio e escuta da Palavra. Diácono Antonio fez a leitura de texto da 1ª Carta aos Coríntios, capítulo 13, enfatizando a importância da Pastoral da Saúde na vida da Igreja e sua ação caritativa e social: “A caridade jamais passará.

P a s t o r a l d a S a ú d e 4O Evangelizador

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

R. Marechal Deodoro, 2711 - Jd. das Nações - Salto - SPDepósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações

Tel.: 4028-5544 e 4021-3499 - Tel/Fax: 4028-5543

Óptica e Relojoaria

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Vivendo a dimensão da caridade, a Pastoral realizará sempre uma missão grandiosa”. Falou ainda da importância da disponibilidade dos agentes, “pois levam auxílio, carinho, orações, acompanhando os ministros e ministras extraordinários que levam a Comunhão aos enfermos”, disse.

Carlos Lorençon destacou a abertura de coração e despojamento dos agentes, que se colocam a serviço da Igreja através da Pastoral da Saúde na Paróquia São Benedito. No final da reunião houve confraternização.

Tereza Cruz – Pascom.

O Centro Catequético Dom Gabriel iniciou as atividades de 2009 no dia 03 de fevereiro, com Aula Magna ministrada pelo Bispo Diocesano Dom Gil Antonio Moreira no Salão da Paróquia Santo Antonio do Anhangabaú, Jundiaí. Participaram os alunos das Escolas de Teologia da diocese, entre elas a Escola Teológica Bíblico-Catequética “Santo Tomás de Aquino”. As aulas da Escola Santo Tomás de Aquino tiveram início no dia 10 de fevereiro no Colégio Sagrada Família, com

Celebração da Palavra presidida pelo Diácono José Carlos Pascoal (para as turmas das terças-feiras), e no dia 11 de fevereiro, com Celebração da Palavra presidida por Edison da Silva Palagi, Ministro extraordinário da Palavra na Paróquia São Benedito e candidato ao Diaconado Permanente. Ulderico Neto, que faz parte da equipe de diretores, agradeceu a presença de todos os professores e alunos, e transmitiu mensagem do Diretor Padre João Benedito Pires das Neves.

CURSO DE TEOLOGIA

Page 5: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

N o t í c i a s d a s P a s t o r a i s 5O Evangelizador

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Toda função na Igreja é um chamado especial do Senhor para Amar mais, Doar mais e colocar-se a Serviço: o tempo, os dons, as limitações... E aceitando este pedido do Senhor para uma maior doação é que assume a nova Coordenação da Pastoral de Casais em 2ª União da nossa região, tendo como novo Assessor Eclesiástico o Diácono Vandelino Sampaio Monteiro (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat). Eis a equipe: Casal Coordenador Regional: Jairo e Kátia (Paróquia São Benedito), Casal Vice-Coordenador: José Carlos e Edna (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); Casal Secretário: Paulo e Flora (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat): Casal Tesoureiro: Sasaki e Naíde (Paróquia Cristo Rei), Casal Apoio: Ataíde e Dulce (Paróquia São Roque).

A nova equipe de Coordenação presta homenagem ao Diácono Antônio B. Cruchello, que desde a implantação da pastoral

PASTORAL DE CASAIS EM 2ª UNIÃO TEM NOVA COORDENAÇÃO

em 2002, atuou como Assessor na Região 8. Eis a mensagem: Querido Diácono Antônio, foi muito importante a sua atuação frente à Pastoral, desde o planejamento e implantação, há mais de seis anos, bem como no acompanhamento das Equipes e Coordenação em momentos de reflexões e espiritualidade em nossa cidade, bem como em todas as atividades da Diocese.

Neste tempo de caminhada pudemos contar com sua oração, sabedoria, amizade, carinho, dedicação, ajuda e testemunho autêntico, próprio de um discípulo missionário que serve ao Reino definitivo. Sabendo do seu grande amor por nós, queremos dizer-lhe: OBRIGADO por tudo! “GRANDE É QUEM SERVE”.

Abraços de seus “filhos” da Pastoral de Casais em 2ª União – Salto.

Jairo e Kátia – Par. São Benedito – Coordenadores Regionais

pastoralnossa

DESTAQUE DESTAQUE do MÊS!do MÊS!

O Centro Catequético “Dom Gabriel” e a Escola de Teologia para Leigos “Santo Tomás de Aquino” iniciam o ano a todo vapor. Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, houve a Formação Regional de Catequistas, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat. No dia 1º de fevereiro, ocorreu o lançamento diocesano do Ano Catequético, com Missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, presidida por Dom Gil Antonio, Bispo Diocesano. As Escolas de Teologia para Leigos iniciam o ano com novos alunos. A formação permanente de catequistas é o objetivo. ESTE É O DESTAQUE PASTORAL DO MÊS.

Campanha da fraternidade 2009A campanha da fraternidade deste ano tem como tema:

“Fraternidade e Segurança Pública” e o lema: "A Paz é Fruto da Justiça (IS 32,17)". Essa campanha além de trabalhar o assunto com a comunidade também chegará às escolas, onde os agentes pretender dar palestras para os alunos. Uma novidade é que haverá também o envolvimento da equipe da Pastoral Carcerária da Diocese. O principal objetivo da campanha é fazer com que as pessoas no Tempo da Quaresma entendam seu verdadeiro significado e consigam viver os elementos do espírito quaresmal: o jejum, a esmola e a oração.

No dia 07 de fevereiro aconteceu uma reunião de planejamento na Cúria Diocesana, e esteve presente o coordenador regional da CF e os integrantes da equipe Diocesana. Moacir Ferro e Cícero dos Reis representaram a Paróquia de São Benedito.

(Tatiane Pantaleão)

Nova equipe de coordenação na Região 8 de Pastoral

Jairo e Katia, da Paróquia São Benedito, são os novos coordenadores

Page 6: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

www.sbenedito.diocesedejundiai.org.br.

WWW

C a t e q u e s e b í b l i c a 6O Evangelizador

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

NA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA

Aeroportos, executivos, transportede funcionários e alunos.Conforto, segurança e qualidadeem micro-ônibus e vans.

Endereço: R. Rodrigues Alves, 515Centro - Salto/SPFone: 4028.0831Celular: 9989.5200e-mail: [email protected]

O PAI DA NOIVAUma jovem convidou o noivo para conhecer

seus pais. Depois do jantar, o pai foi conversar com o rapaz no escritório.- Então, quais são seus planos? – começou.

- Sou estudante de Teologia – respondeu o rapaz. - Admirável – disse o pai -, mas o que fará para proporcionar um bom lar à minha filha?- Vou estudar e Deus proverá - explicou.- E como vai criar os filhos?- Deus proverá.Os dois saíram do gabinete e a mãe perguntou ao marido:- Como foi?- Ele não tem dinheiro nem perspectiva de emprego – disse o pai. – Mas, por outro lado, pensa que sou Deus.

ERRO DOBRADOQuando erramos seu salário no mês passado

adicionando 500 reais, você não reclamou. Este mês em que reparamos o erro e descontamos 500 reais do seu salário, você vem reclamar?- É que um erro eu ainda tolero e deixo passar, mas dois já é demais!

CONVIDADOSO dono de uma festa resolveu mandar todos os

penetras embora, mas de forma educada, pois não queria dar vexame. Disse ao microfone:- Por favor, os convidados do noivo queiram se colocar à minha direita. Muitas pessoas se dirigiram para a direita do anfitrião. Ele voltou a dizer: – Por favor, agora os convidados da noiva queiram se postar à minha esquerda. Novamente, muitas pessoas se dirigiram à sua esquerda. E então ele disse: – Agora os que estiverem à minha direita e à minha esquerda, peço-lhes, por favor, que se retirem, porque esta não é uma festa de casamento, e sim de batizado.

PROCLAMAS DE CASAMENTOSPretendem casar-se nesta Paróquia:

28/03/2009, 16hs, na Igreja Santa Ana e São

Joaquim: EDUARDO GILBERTI BUSELLI e LILIANE VIEIRA. Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da lei.

Revelação é outro conceito de suma importância para um estudo da Bíblia. Este vocábulo, de origem latina (revelatio, revelationis),

significa “descobrir”, “tirar o véu”, “manifestar-se”, “deixar-se ver”.

No campo da Teologia, utiliza-se, pois, essa expressão, para se referir a algo que Deus deu a conhecer de Si mesmo ou de Seu projeto, ao longo da história da Salvação.

Entretanto, não devemos compreender a Revelação apenas como um conjunto de afirmações teóricas, de verdades abstratas, puramente especulativas. Precisamos compreendê-la como a automanifestação de Deus, que abarca tanto o Seu Ser como as Suas ações e as Suas palavras, pois o Deus revelado na Bíblia não é essência abstrata, como o deus da filosofia, mas uma Pessoa Viva!

A Bíblia nos apresenta a ação de Deus na história. E esta ação, esta Palavra de Deus (em hebraico, dabar), aponta, pouco a pouco, aos homens e mulheres, o Seu desígnio para a humanidade. Teremos, certamente, uma compreensão mais acurada da Revelação, se considerar algumas de suas características: a Revelação de Deus se deu de maneira lenta e progressiva; Deus se revelou aos poucos, na medida em que as pessoas estavam preparadas do ponto de vista humano e teológico. Ele assim procedeu, por respeitar a liberdade humana.

Ora, a fé, dom divino, supõe a resposta livre do ser humano. Não é uma evidência matemática, mas adesão a um Mistério. Diante do Deus que se revela o ser humano sempre pode aceitá-lo ou não.

Dessa forma, Deus se manifestou aos poucos. Acompanhou, pacientemente, a evolução humana e espiritual de seu povo e, a cada passo da caminhada, acrescentava um dado novo de fé, conforme o amadurecimento e a abertura do povo eleito, até a Revelação plena em Jesus Cristo.

Assim, todas as afirmações, procedimentos e costumes na Bíblia, para serem devidamente apreciados, devem ser interpretados a partir do contexto humano-teológico no qual foram concebidos, respeitando o lugar e o momento histórico que ocupam no âmbito da Revelação.

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

REVELAÇÃO

Entrou no ar no dia 30 de janeiro o remodelado site da Paróquia São Benedito www.sbenedito.diocesedejundiai.org.br. Criado pela empresa D&D Consultoria, de Salto, o site traz muitas informações com novidades, como seção de fotos e o informativo “O Evangelizador” online. Visite, aprecie e faça suas críticas e sugestões.

SITE DA PARÓQUIA REMODELADO

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

“Temos gr nd ari dade de material escolar.a e v e Pr ç s a essíveis com desc to. Venh conferir”

e o c on a

Page 7: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a P a s c o m 7O Evangelizador

Tel.: 4029.5009 - Fax: 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Indústria Mecânica Ltda.

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

• Estamos em fevereiro, o horário de verão se acabando e após o carnaval temos o Tempo da Quaresma, com a Campanha da Fraternidade levando-nos a refletir sobre a Segurança Pública, sobre a violência tão banalizada e sempre presente enquanto o homem não se voltar para o Criador, que nos gerou para a felicidade. • RETIRO DE CARNAVAL: O Conselho Missionário da Juventude programou um RETIRO DE CARNAVAL, que acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 08h, no Centro Comunitário São Benedito.• REBANHÃO DE CARNAVAL: A Renovação Carismática Católica estará promovendo o tradicional “REBANHÃO DE CARNAVAL”, nos dias 22 a 24 de fevereiro, no Espaço Missionário Festivo da Paróquia São Benedito.• LAUDES E VIA SACRA: No decorrer do Tempo da Quaresma, de segunda à sexta feira, às 05h20, na Matriz de São Benedito haverá Celebração das Laudes. Já a VIA SACRA acontecerá todas às sextas-feiras, às 19h, na Matriz e nas Comunidades.

Mensagem da Pastoral do DízimoCoordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

Vivemos num tempo onde o domínio da informação geraram novos e eficientes meios de comunicação. Somos diariamente atingidos por um incontável número de novas propostas. Em alguns momentos nos vemos diante de propostas que vão desde a venda de um mero produto que não custa mais que alguns centavos, até propostas maiores, que buscam a nossa participação e interação com formas de consumismo totalmente sem sentido.

Em outros momentos nos vemos diante de mensagens verdadeiramente boas, veiculadas por diversos meios de comunicação que mostram a realidade vivida por pessoas e instituições voltadas ao bem comum e amor ao próximo. Diante dessa dinâmica estamos nós da Igreja que é peregrina no mundo.

Por um lado a filosofia do “ter”, de outro a do “ser”, onde PARTILHA é a palavra que orienta. Nós, cristãos, somos convidados a penetrar cada vez mais profundamente na Palavra deixada a nós como herança de amor. Através da Palavra o nosso Senhor fala incansavelmente de amor e fraternidade. Essa é a dimensão do Dízimo. Ser dizimista é ir ao encontro do irmão. Se de um lado vivemos num mundo onde muitos querem tudo para si, do outro estão os cristãos autênticos que vivem para anunciar e testemunhar que o Amor Verdadeiro, um dia, se fez partilha por todos nós.

Edison Silva Palagi – Coordenador.

PARTILHAR É PRECISO!

JUVENTUDE MISSIONÁRIAVIVER A SANTIDADE NO CARNAVAL.

“Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras do mundo, mas que não sejam mundanos". (João Paulo II)

O Carnaval é uma festa popular cuja verdadeira origem gera polêmica. Essa festa arrebata multidões, inclusive jovens para as ruas e clubes em busca de curtição, euforia, bebedeira, quando na verdade estão em busca de alegria, amizade, amor e porque não SANTIDADE.

Muitos acham que Santidade é coisa de gente velha e adiam a conversão, sempre deixam para depois, (fala sério!) Porque não podemos ser felizes agora, curtindo tudo o que a vida oferece de positivo: baladas, namoro, família, amigos, igreja? Afinal, somos jovens aprendendo a viver tudo isso em santidade! Não é a hora de dar um basta em algumas atitudes que não nos leva a ser santos? Chega de ficar com qualquer um (a) para ter um pouco de carinho, ou de encher a cara para se alegrar, ISSO NÃO É SER JOVEM.

Você pode se decidir agora mesmo: ser um jovem como tantos por aí "levando martelada" ou ser um jovem santo na maneira de falar, vestir, pensar, sentir e agir! Você acha isto impossível? Faça a experiência e verás que serás muito mais livre do que imaginas, pois estará na liberdade do Senhor e não mais na liberalidade do mundo. Édipo Diego Sanches de Souza – Conselho Missionário da Juventude

A equipe paroquial litúrgica do Canto realizou ensaio para

o Tempo Comum (de fevereiro) e para a Quaresma, no último dia 18

d e j a n e i r o , n a c o m u n i d a d e S a n t a Te r e z i n h a .

Coincidentemente, em resposta às leituras desse final de semana,

tivemos o Salmo 39 (40) –“Eu disse: Eis que venho, Senhor! Com

prazer faço a vossa vontade!” - e, na ocasião pudemos comprovar

que crianças e jovens vêm respondendo ao chamado com muita

espontaneidade, ao ouvirmos as suaves e encantadoras vozes dos

mesmos, ressoando em meio às dos salmistas que já participam a

algum tempo desse ministério. 43 salmistas participaram do ensaio.

Com o objetivo de que todos possam conhecer melhor as

comunidades pertencentes à nossa Paróquia, contribuindo inclusive

para maior integração entre os membros das equipes, bem como

para a responsabilidade das mesmas, implantamos a idéia de

realização do ensaio mensal na respectiva comunidade

encarregada pela organização das músicas. Muito animado,

produtivo e interativo, iniciado às 14h30, sob a responsabilidade

das comunidades Santa Terezinha, Santo Inácio e São José, o ensaio

foi encerrado com um delicioso lanche – com direito a bolo e

refrigerante – preparado carinhosamente pela salmista Cida, da

comunidade Santa Terezinha!

PRÓXIMO ENSAIO: O próximo encontro acontecerá no

dia 15/02, às 14h30, na comunidade Santo Inácio, para

preparação de músicas do Tempo Pascal e Corpus Christi, onde

todos os salmistas estão convidados a participar com sugestões de

cantos litúrgicos. Aproveitamos para estender o convite aos

interessados em participar desse ministério, deixando-os a vontade

ao comparecimento neste dia, bem como quanto à participação nas

celebrações, independente de serem instrumentistas ou apenas

cantores, que procurem o responsável pelas equipes para

participarem junto, colaborando assim para a Evangelização do

Reino através da música. Colab: Maria Angélica Gonçalves – Coordenadora.

EVANGELIZAÇÃO PELO CANTO LITÚRGICO

Page 8: O Evangelizador 121 - Fevereiro 2009

• 01: Romeu Longatti – Caminho Neo-catecumenal.• 01: Clóvis A Veronezi – Pastoral da Saúde - Santa Ana.• 02: Simone Alves Aguiar – Pastoral da Criança – Santo Inácio.• 04: Vanda S. Santos Almeida – Pastoral da Saúde - Santo Inácio.• 05: Maria de Lourdes Santos – Grupo de Oração “Divino”.• 05: Alicia (Anizia) Leopoldino – Liturgia – Matriz.• 06: Francisca T. Fernandes – Liturgia - Santa Ana.• 06: Irma da Silva Alves – Pastoral da Saúde - Santo Inácio.• 06: Maria Aparecida A. Hespanhol – Pastoral da Liturgia – Divino.• 07: Rita de Cássia B. S. Vilela – Ministra da Palavra - Santa Ana.• 08: Siuzi Aparecida B. Santos – Grupo de Oração “Divino”.• 08: Maria Sanches Puentedura – Grupo de Oração “Divino”.• 08: Maria José A. Soares – Liturgia - São José Operário.• 08: Elaine Cristina L. Soares – Liturgia - São José Operário.• 08: Adimilson Dias – Caminho Neo-catecumenal.• 09: Cláudia de Oliveira Lima – Grupo de Oração “Divino”.• 09: Odete Telha – Caminho Neo-catecumenal.• 09: Andréia Aparecida Bonachela – Pastoral da Criança.• 10: José Carlos Cipriano – Conselho Econômico – Divino.• 11: Lucas Rodrigues – Grupo de Oração infantil “Divino”.• 11: Giselle de Limas – Canto Litúrgico - Santo Inácio.• 13: Laura Alves de Souza – Pastoral da Saúde – Matriz.• 13: Maria Dorli P. P. Costa – Ministra da Comunhão – Matriz.• 14: Valdira Alves Zacarias – Mãe Peregrina – Matriz.• 14: João Pereira – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.

• 15: Neide Batista Felício – Liturgia - Santa Teresinha.• 15: Mayara Rodrigues Marques Caldeira - Canto Litúrgico - Santo Inácio.• 16: Ana Maria Correia Domingues – Pastoral da Liturgia – Santa Ana.• 16: Vera Lúcia F. Arruda – Canto Litúrgico – Matriz.• 18: Edna Malaman Alvarenga – Ministra da Comunhão – Matriz.• 18: Taís Helena C. Carvalho – Caminho Neo-catecumenal.• 18: Marli Aparecida L. Rodrigues – Canto Litúrgico – Santa Ana.• 18: Priscila Cardoso de Oliveira – Canto Litúrgico – Divino.• 19: Graziele Félix P. Souza – Pastoral da Liturgia – São José Operário.• 20: Gileno do Carmo – Caminho Neo-catecumenal.• 21: Antonia Izabel Tezoto Toaliari – Pastoral da Liturgia – Matriz.• 21: Genésio R. da Silva – Pastoral do Batismo – Santo Inácio.• 21: Adalgiza H. Lourenço da Rosa – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.• 22: Edileuza F. da Silva – Coordenadora de Pastoral – Santo Inácio.• 23: Margarida Gonçalves Silva A. Azevedo – Grupo de Oração “Divino”.• 23: Laura Virginia Vieira da Silva – Canto Litúrgico – Divino.• 25: Miriam Bruni Amaral Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.• 25: Lucilaine Maísa Savassa – Pastoral da Liturgia – Divino.• 25: Conceição Aparecida Aguiar – Apostolado da Oração – Divino.• 26: Geraldo José Alvarenga – Ministro da Comunhão – Matriz.• 26: Marisa G. Cervezão – Caminho Neo-catecumenal.• 27: Maria Cristina S. de Souza – Ministra da Comunhão – Santa Ana.• 27: Elaine Cristina Magnusson - Grupo de Oração “Divino”.• 27: Rafael Henrique dos Santos Danieli – Canto Litúrgico – Santo Inácio.

Mês

de F

evere

iro

Aniv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s e E n t r e v i s t a 8O Evangelizador

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO• 24 de janeiro: Marcos de Almeida e Valéria Postinico de Almeida• 11 de fevereiro: Juvenil e Rita de Cássia Cirelli.• 12 de fevereiro: Lázaro e Tereza Onória G. Palhardi.• 14 de fevereiro: Edson e Maria José Silva Palagi.• 21 de fevereiro: Edson Bento e Maria Cristina S. Souza.

COMUNIDADE SANTO INÁCIO DE LOYOLA, 25 ANOS.

A Comunidade Santo I n á c i o d e L o y o l a completará no mês de abril 25 anos. Para m a r c a r a d a t a o “ E v a n g e l i z a d o r ” entrevista um dos seus agentes de pastoral. O entrevistado tem um arquivo pessoal que conta a história da comunidade, desde o início até os dias de hoje. Marcelino diz que anota tudo o que acontece na igreja.

Como surgiu a comunidade Santo Inácio?

Quando não havia a Igreja, eram feitos encontros nas casas das pessoas do bairro onde havia a partilha da Palavra. Quem tomou essa iniciativa foram as irmãs franciscanas que residiam em Salto nesta época, a irmã Lidwina Zehentmeire e a irmã Margarida Stendel, com o apoio de Maria Sebastiana da Rocha Nicolau e Aparecida Martimbianco dos Santos. Só após mais ou menos um ano é que foi construída a capela. A primeira missa foi celebrada em março de 1985, pelo Pároco Cônego Paulo Haenraetz.

Há quanto tempo você faz parte da comunidade?

A mais ou menos 10 anos, pois comecei a freqüentar essa igreja entre o final de 1998 e começo de 1999.

Que função você já ocupou na Comunidade Santo Inácio?

Pastoral do Batismo, Diretor de Patrimônio, Coordenador de Liturgia e atualmente sou Ministro extraordinário da Palavra, Tesoureiro e Cerimoniário da paróquia.

Nesse tempo em que você faz parte da comunidade o que mais marcou pra você?

Um momento triste foi a perda de um amigo e

Evangelizador:

Marcelino:

Evangelizador:

Marcelino:

Evangelizador:

Marcelino:

Evangelizador:

Marcelino:

Entrevista Com Marcelino Alves Nicolau membro da comunidade, Rubens Perón em 03/11/05. Já momentos alegres eu sempre gosto das festas do padroeiro. E também gostei muito quando Dom Amaury visitou a paróquia em 28/04/02, pois foi a partir de uma idéia dele que feita a torre da igreja.

O que você acha da comunidade?

Acho que há uma grande união. Um grande exemplo disso é que não há necessidade de fazermos festas e outros eventos para arrecadarmos dinheiro para comunidade, pois o dinheiro do dízimo já é suficiente. O último evento que fizemos foi em 2004.

Que mensagem você gostaria de deixar para comunidade nesta festa dos 25 anos?

Eu gostaria de parabenizar a todos que fizeram e ainda fazem parte desta comunidade, pois só foi possível o crescimento da igreja graças aos esforços de cada um. Espero que as pessoas continuem ativas, perseverantes, acolhedoras, participativas e principalmente unidas buscando sempre a face e a luz de Jesus Cristo, que é amar uns aos outros. E relembrando sempre a frase de Dom Gabriel: “Dar Cristo a quem não tem e a consciência de Cristo a quem já tem”.

(Tatiane Pantaleão)

Evangelizador:

Marcelino:

Evangelizador:

Marcelino:

A nossa Paróquia estará comemorando o 43º aniversário de instalação no dia 27 de fevereiro. Presidiu a Celebração Eucarística na data da instalação o então Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Antonio Maria Alves de Siqueira (o mesmo que celebrou quando da bênção da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito em 10 de dezembro de 1948).

Cônego Gastão Oliboni foi o primeiro Pároco.

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA SÃO BENEDITOANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA SÃO BENEDITO