mossoró - rn, 23 de junho de 2015 - nº 16.972 terÇa-feira...

16
R$ 1,50 Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 www.omossoroense.com.br TERÇA-FEIRA Página 3 Membro de uma das famílias mais influentes do RN, Agnelo dedicou sua vida à política e à sua maior paixão, o jornalismo. Morre o deputado jornalista Agnelo Alves Governo cede e deve apresentar proposta para servidores da Uern Reunião realizada ontem com Robinson Faria deixou representantes otimistas quanto a possíveis soluções. O MOSSOROENSE Página 3 (Cotidiano) Pescador localiza corpo boiando no rio Mossoró Página 6 Mudança de horário na programação gera polêmica no Cidade Junina Falha na organização gerou dúvida quanto à apresentação da banda Bonde do Brasil. Página 3 (Cotidiano) Página 6 Negociação Insatisfação Mistério Dono de academia morto em segunda tentativa de execução Página 6 Homicídio Guardas municipais agendam parada de advertência Página 5 (Cotidiano) Município atinge apenas 62,26% da meta de vacinação contra a gripe Campanha encerrada na sexta-feira deveria ter vacinado pelo menos 80% do público-alvo. Página 3 (Cotidiano) Prefeitura definirá situação dos táxis intermunicipais até sexta-feira Semob avalia sugestão de permitir desembarque de passageiros no centro da cidade. Capa (Cotidiano) Insuficiente Prazo Ex-prefeito de Natal e de Parnamirim, além de ex-senador, Agnelo Alves cumpria segundo mandato como deputado estadual Lei Seca causa desentendimento entre polícias civil e militar

Upload: vocong

Post on 21-Jan-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

R$ 1,50Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972

www.omossoroense.com.br

TERÇA-FEIRA

Página 3

Membro de uma das famílias mais influentes do RN, Agnelo dedicou sua vida à política e à sua maior paixão, o jornalismo.

Morre o deputadojornalista Agnelo Alves

Governo cede edeve apresentar proposta para

servidores da Uern

Reunião realizada ontem com Robinson Faria deixourepresentantes otimistas

quanto a possíveis soluções.

O MOSSOROENSE

Página 3 (Cotidiano)

Pescador localiza corpo boiando no rio

Mossoró

Página 6

Mudança de horáriona programação gera polêmica no

Cidade Junina

Falha na organização gerou dúvida quanto à apresentação da

banda Bonde do Brasil.

Página 3 (Cotidiano)

Página 6

Negociação

Insatisfação

Mistério

Dono de academiamorto em segunda

tentativa deexecução

Página 6

Homicídio

Guardas municipais agendam parada de advertência

Página 5 (Cotidiano)

Município atingeapenas 62,26% dameta de vacinação

contra a gripe

Campanha encerrada na sexta-feira deveria

ter vacinado pelo menos 80% do público-alvo.

Página 3 (Cotidiano)

Prefeitura definirásituação dos táxisintermunicipais até sexta-feira

Semob avalia sugestãode permitir desembarque

de passageiros no centro da cidade.

Capa (Cotidiano)

Insuficiente

Prazo

Ex-prefeito de Natal e de Parnamirim, além de ex-senador, Agnelo Alves cumpria segundo mandato como deputado estadual

Lei Seca causa desentendimento entre polícias civil e militar

Page 2: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Opinião2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

[email protected]

BONDE DO BRASILCarlos Santos no Twitter: "Bonde

do Brasil "passa o som" no palco daEstação das Artes. Recebeu pagamen-to no hotel, já na madrugada. Arran-jaram "debaixo do colchão". Diz, Car-los Santos.

ACADEMIADe uma só vez a Academia de Ciên-

cias Jurídicas e Sociais de Mossorófará a solenidade de sua instalação,dará posse à sua primeira diretoriae aos membros de suas respectivascadeiras. O acontecimento está pre-visto para o dia 24 de julho próximoa partir das 19 horas tendo como lo-cal o auditório da subseccional da Or-dem dos Advogados do Brasil nestacidade.

PROGRAMAÇÃOAlguns detalhes da programação

acima: juramento será feito pela con-freira Zélia Macedo Heronildes; pos-se da diretoria da Academia tendo àfrente Wellington Barreto; apresenta-ção da entidade por Milton Marquesde Medeiros e conferência do acadêmi-co Francisco Glauber Pessoa Alves,juiz federal.

AGNELODeixo aqui lavrada a minha home-

nagem a um dos símbolos do pleno jor-nalismo dos dias atuais que se cha-mava Agnelo Alves.

PERDAGovernador Robinson Faria ava-

liando a morte de Agnelo Alves: "Amorte de Agnelo Alves representa umaenorme perda para os ambientes po-lítico e jornalístico do Rio Grande doNorte".

DIOCESANOO Colégio Diocesano de tantas gló-

rias conquistou pela décima vez o pri-meiro lugar nos Jogos Escolares Mu-nicipais. Hoje, às 9 horas, seus pro-fessores e atletas vão estar disponíveispara uma entrevista coletiva. Viva oDiocesano velho de guerra.

CULTURAJornalista Lúcia Rocha indignada:

"O retrato da cultura no País de Mos-soró: sai de cena a Coleção Mossoroen-se para dar vez aos novos ídolos da mú-sica sertaneja bancados pelo poder pú-blico". Estão reclamando horrores aausência de Aviões do Forró.

HÉLIO MACEDOUns quarenta anos militando na

crônica esportiva pernambucana, masele começou mesmo foi aqui na RádioRural de Mossoró, onde se iniciou noano de 1966. Escrevo sobre o patuen-se mais mossoroense que se conhece eque se chama Hélio Macedo.

HÉLIO MACEDO IIHélio Macedo está visitando fami-

liares e revendo amigos em Mossoró eveio até aqui especificamente para amissa do sétimo dia de falecimento desua irmã, Hélia. Ainda estão aqui suasduas outras irmãs Zélia Macedo Hero-nildes (esposa de Elder Heronildes) eCélia Macedo Torquato, esposa de Jo-sé Torquato. Hélio retornou ontemmesmo a Recife.

LIXOO desacerto entre a Prefeitura de

Mossoró e a Sanepav já pode ser vistoa olhos claros nas ruas mossoroenses.Em alguns pontos já existe um consi-derável acúmulo de lixo.

SÃO VICENTEO padre Charles Lamartine, atual capelão de São Vicente, registrou no

Facebook toda a história do acordo da Prefeitura de Mossoró com a capelania.Neste ano, segundo o padre Charles, a Prefeitura já repassou a ajuda finan-ceira com a qual havia se comprometido e assegurou que até o final deste ano acapela terá limpeza e a pintura acordados.

VERSÃOA versão anteriormente veiculada neste espaço a respeito da limpeza e pin-

tura da capela de São Vicente me foi dada por uma fonte que me merece crédi-to. Não foi nada criado por mim aqui. Eu simplesmente acreditei na minhafonte e passei a sua versão adiante. É o que tenho a esclarecer.

INCLUSIVOQuinta-feira, 25, a partir de 15 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil,

subseccional de Mossoró, realizará o I Arraiá Inclusivo com renda em favor daAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A Apae está precisando de din-heiro, material de higiene pessoal, gêneros alimentícios e outros e este arraiáserá uma forma de ajudá-la.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

espiro aliviado com uma informa-ção que me está trazendo o dou-tor Dix-sept Rosado Sobrinho: a

Coleção Mossoroense nem a FundaçãoVingt-un Rosado chegaram ao fim. DizDix-sept Rosado que "a nau pode estarnavegante em mar bravio e imenso, semterra nem porto à vista." E é Dix-septRosado Sobrinho quem diz que "a de-

pender de minha obstinação, e a Deusquerer, "a Fundação Vingt-un Rosado ea Coleção Mossoroense encontrarão umporto seguro e duradouro". Na verdade,eu entendi assim (que era o fim), mas gra-ças a Deus veio a voz de quem tem a au-toridade para falar sobre essa questãoque é a do doutor Dix-sept Rosado So-brinho. Esclarecido.

RNão é o fim da Coleção

Emery Costa

Jor-

esde o início deste ano, muitas em-presas estão reduzindo seu quadrode colaboradores, fechando filiais

e, consequentemente, a oferta de vagastambém sofreu uma queda considerá-vel. Além disso, o envio de currículos pa-ra empresas de consultoria aumentou e,diante desse cenário, destacar-se em umprocesso seletivo pode garantir a vaga dossonhos e certa estabilidade em meio a tan-tas incertezas.

Não há, de fato, dicas que funcionempara todas as pessoas ou em todos os pro-cessos seletivos, como uma receita de bo-lo a ser seguida. Um bom começo é en-tender qual o perfil as empresas estão bus-cando e fazer uma autoavaliação a fimde aproveitar melhor asoportunidades que pos-sam surgir.

Diante disso, deixocinco principais conse-lhos:

1 - O seu currículo de-ve ser personalizado pa-ra cada vaga, incluindono campo “Objetivo”qual a sua vaga de inte-resse;

2 - Dê atenção à suavestimenta e vá vestidode forma adequada àcultura da empresa. Se for mais simples,poderá causar um distanciamento indode terno;

3 - Não passe despercebido. Você pre-cisa se destacar, de alguma forma, paraser lembrado;

4 - Dê exemplos de indicadores de re-sultados alcançados e contribuições re-levantes, para mostrar seu diferencial;

5 - Fique atento à imagem que possuina internet, mais de 80% dos recrutado-res consultam as redes sociais para bus-car mais informações sobre os candida-tos. E, acreditem, muitos são reprova-dos neste momento!

Nesse contexto, o conhecimento técni-co, que já foi unicamente valorizado emensurado, passou a ser secundário namaioria dos processos, ganhando maiorrelevância os aspectos comportamentais.Ou seja, não basta ter somente uma boaexperiência, se não tiver, em seu reper-

tório, habilidades e atitudes para ummelhor desempenho na função. Por exem-plo, para assumir um cargo na área devendas, a pessoa precisa ter o famoso “bri-lho nos olhos” pela área comercial, alémde comprovar as competências de comu-nicação, proatividade, relacionamento in-terpessoal, conhecimento do mercado, éti-ca, foco em resultados e no cliente, nego-ciação etc.

Quando digo “comprovar as competên-cias” que acabo de mencionar acima, merefiro a algo além do mero “Ctrl C + CtrlV” no currículo. Um bom processo seleti-vo realiza entrevistas por competência,cuja premissa básica é de que comporta-

mentos passados, predizem ocomportamento futuroem situações semelhan-tes.

Portanto, se um can-didato possui em seu his-tórico evidências dascompetências exigidaspela vaga, citando exem-plos vivenciados, comcontexto, ação e resulta-do (CAR), podemos pres-supor que, no novo em-prego, ele tende a se com-portar da mesma manei-ra, alcançando retornos

positivos, tanto para a organização, quan-to para si. Um exemplo desse tipo de per-gunta é: “Conte-me sobre algum resul-tado significativo que tenha alcançado emseu último trabalho, que tenha ultrapas-sado as suas expectativas”. Esse tipo deferramenta possibilita, sobretudo, mini-mizar os aspectos subjetivos associadosà interpretação de uma entrevista.

Vale lembrar que hoje não procura-mos somente “a pessoa certa” e sim, “apessoa certa para a empresa certa”. Porisso, é importante pesquisar sobre a cul-tura da empresa para identificar se vocêcompartilha dos mesmos valores, antesde aceitar um convite para participar deuma seleção.

Em resumo, um processo seletivo na-da mais é que a comparação do perfil doscandidatos com o perfil da vaga, e, nestecontexto, fica com o emprego aquele quetiver maior compatibilidade!

Vale lembrar que hoje nãoprocuramos somente “a pessoa

certa” e sim, “a pessoa certa paraa empresa certa”. Por isso, é

importante pesquisar sobre acultura da empresa para identificar

se você compartilha dos mesmosvalores, antes de aceitar um convite

para participar de uma seleção.

DMercado de trabalho em recessão: seja um profissional de destaque!

ArtigoSIMONE BONFIM JAIME

Professora de “Seleção de Talentos por Competência” no MBA Gestão de Pessoas por Competências,Indicadores e Resultados do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)

Page 3: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Política 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

Morreu no último do-mingo, aos 82 anos, o jor-nalista e deputado esta-dual Agnelo Alves (PDT).Ele estava internado noHospital Sírio Libanês,em São Paulo, onde tra-tava um quadro de infec-ção respiratória.

Há três anos, ele luta-va contra um câncer noesôfago. Agnelo Alves ha-via sido transferido daCasa de Saúde São Lu-cas, em Natal, para o Hos-pital Sírio Libanês, no fi-nal de semana passado.No domingo de madruga-da, em São Paulo, o depu-tado teve queda acentua-da de pressão e piora deinfecção respiratória.Com as defesas do orga-nismo baixas, em conse-quência da quimiotera-pia contra o câncer, nãoresistiu à complicação.

O corpo do deputadoestadual chegou a Natalontem, por volta das14h30, no Aeroporto In-ternacional Aluizio Al-ves, em São Gonçalo doAmarante. De lá, seguiudireto para o cemité-rio Morada da Paz, emEmaús, acompanhadopor quatro batedores daPolícia Militar, após pro-cedimentos legais, ain-da no aeroporto, na Agên-cia Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) ena Polícia Federal.

Sob aplausos, o corpofoi conduzido até a cape-la do cemitério. O caixãoestava coberto com ban-deiras do Rio Grande doNorte, Assembleia Legis-lativa do RN e do ABC. Amissa de corpo presentefoi presidida pelo arcebis-po metropolitano domJaime Vieira Rocha e ou-tros quatro celebrantes.O sepultamento ocorreupor volta das 20h.

Jornalista e político morreu aos 82 anos, em São Paulo, devido à complicações de uma infecção respitatória

Agnelo Alves lutava há três anos contra um câncer no esôfago

Rio Grande do Norte se despede de Agnelo AlvesPesar

Classe política lamentapartida do deputadoestadual Agnelo Alves

O velório e sepultamen-to do jornalista e deputa-do estadual Agnelo Alvesfoi acompanhado pelos pa-rentes mais próximos, in-cluindo seu filho CarlosEduardo, prefeito de Na-tal; o senador GaribaldiAlves Filho; e o ministrodo Turismo, HenriqueEduardo Alves. Políticosdo Rio Grande do Norte erepresentantes de órgãose instituições do Estadotambém acompanharama despedida ao político.

LUTOPor causa da morte de

Agnelo Alves, o Governodo Estado decretou lutooficial de três dias.

O prefeito CarlosEduardo, filho do deputa-do Agnelo Alves, também

decretou luto oficial detrês dias no município.Luto oficial também foidecretado pela Prefeitu-ra de Parnamirim.

Agnelo foi prefeito deNatal entre os anos de1966 e 1969 quando foicassado pela ditadura mi-litar. Já no ano 2000, Ag-nelo assumiu a Prefeitu-ra de Parnamirim.

Ainda foi decretado lu-to de três dias pela As-sembleia Legislativa doRio Grande do Norte(AL/RN). A Casa Legisla-tiva suspendeu as ses-sões, audiências públicase reunião das comissõeslegislativas previstas pa-ra o período. Agnelo Alvesestava em seu segundomandato como deputadoestadual.

TRANSIÇÃO Com a morte de Agne-

lo Alves, Vivaldo Costa,primeiro suplente da coli-gação, assumirá a vaga.

A solenidade que ofi-cializará Vivaldo como ti-tular na Assembléia Le-gislativa está agendadapara a quinta-feira, às10h.

Vivaldo Costa foi can-didato à reeleição em2014 e obteve 34.457 vo-tos. Também foi vice-gov-ernador e governador nadécada de 90. Com sua as-sunção, na condição de ti-tular do mandato devidoà vacância na vaga causa-da pela morte de Agnelo,a ex-deputada estadualLarissa Rosado (PSB)passa à primeira suplên-cia na coligação.

Durante o dia de on-tem, políticos, órgãos ins-titucionais e entidadesemitiram nota de pesarao falecimento de Agne-lo Alves.

O prefeito de Natal,Carlos Eduardo Alves,externou seus sentimen-tos através do seu perfilno Twitter e declarou es-tar com o "coração sofri-do" pela morte do pai."Perdi meu pai. Creio quesão os desígnios de Deus,o grande controlador.Aqui no peito, coração so-frido, choroso e angustia-do", declarou o prefeito.

O ministro do Turis-mo, Henrique EduardoAlves, sobrinho de Agne-lo, declarou que o RioGrande do Norte perdeuum homem público exem-plar. "Agnelo Alves deveservir de inspiração pa-ra todos nós. A dignida-de com que lutou contrao câncer por quatro anos,a simplicidade com queviveu a vida e a serieda-de com que trabalhou nasprefeituras de Parnami-rim e Natal, no SenadoFederal e, mais recente-mente, na Assembleia Le-gislativa não serão esque-cidas", disse.

O senador GaribaldiAlves Filho também res-saltou que Agnelo semprefoi um exemplo de comose deve exercer a vida pú-blica. "No jornalismo, assuas duas grandes mar-cas foram sempre a com-batividade e a coragem.Como administrador,mostrou-se um gestor

austero e dinâmico", de-clarou.

Para o suplente de de-putado estadual, VivaldoCosta, com a morte de Ag-nelo Alves, o Rio Grandedo Norte perdeu uma dassuas maiores reservasmorais. "Tive a oportuni-dade de conhecer e con-viver com Agnelo desdecedo. Homem íntegro, jor-nalista reconhecido pelassuas opiniões, político quemarcou a história pela de-fesa e honradez ao seu po-vo", externou.

Também emitiram no-ta de pesar pelo faleci-mento de Agnelo Alves,a ex-governadora Rosal-ba Ciarlini, o senador Jo-sé Agripino, a Prefeiturado Natal, o Governo doEstado, o Tribunal deJustiça do Rio Grande doNorte (TJ/RN), a Câma-ra Municipal de Parna-mirim, a vice-prefeita deNatal e presidente doPSB/RN, Wilma de Faria;o presidente estadual doPR, João Maia; a depu-tada estadual MárciaMaia.

Externaram aindaseus votos de pesar a As-sembleia Legislativa doRN; a Federação do Co-mércio do RN (Fecomér-cio); o ministro da Pesca,Helder Barbalho; a dire-toria do ABC Futebol Clu-be; a Federação das Câ-maras Municipais do RN(Fecam-RN); Federaçãodos Municípios do RioGrande do Norte (Fe-murn); e a Câmara Muni-cipal de Mossoró (CMM).

Agnelo Alves deixa legado no jornalismo e na política potiguarMembro de uma das fa-

mílias mais influentes dapolítica do Rio Grande doNorte, Agnelo Alves dedi-cou grande parte de sua vi-da à trajetória política. Eleé irmão de Aluízio Alves;pai do atual prefeito de Na-tal, Carlos Eduardo Alves;e tio do atual ministro doTurismo, HenriqueEduardo Alves; e do sena-dor Garibaldo Alves Filho.

Agnelo Alves nasceu nacidade de Ceará-Mirim, nodia 16 de julho de 1932.Se tornou jornalista pro-fissional trabalhando naTribuna do Norte, jornalque pertencia ao seu ir-mão, Aluízio Alves. Em1955 foi para o Rio de Ja-neiro, onde trabalhou co-mo jornalista na Tribunada Imprensa, Diário Ca-rioca, Jornal do Brasil e

Diário de Pernambuco. De volta a Natal, de-

sempenhou várias fun-ções no governo de Aluí-zio Alves. Como presiden-te da Fundhap, implantouo projeto da Cidade da Es-perança, primeira expe-riência em habitação po-pular no Brasil. Em 1965,decidiu ingressar na car-reira política, se candida-tando a prefeito de Natal.

Venceu as eleições e gover-nou a capital do Estado de1966 até 1969, pelo MDB,quando teve seus direitospolíticos cassados pelo re-gime militar em maio de1969.

Como jornalista, teveparticipação efetiva nacampanha das "DiretasJá", e depois na campanhade Tancredo Neves à Pre-sidência da República.

Com o retorno do Brasil aoregime democrático, assu-miu a diretoria de créditogeral do BNB, e em segui-da a presidência do bancoaté maio de 1990. Atuoucomo apresentador doBom Dia RN, telejornal daInter TV Cabugi até o anode 1996.

Em 1998, se tornou su-plente do senador Fernan-do Bezerra. Com a posse

de Bezerra no Ministérioda Integração Nacional,Agnelo assumiu o manda-to entre 3 de agosto de1999 e 31 de dezembro de2000. Ainda no ano 2000se candidatou a Prefeitu-ra de Parnamirim e ven-ceu as eleições. Foi reelei-to em 2004. Em 2010 foieleito deputado estadualpelo PDT e reeleito em2014.

Page 4: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Política4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

Solenidade

Dilma Rousseff assina decretos queregularizam dez terras quilombolas

LUANA LOURENÇO Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

A presidenta DilmaRousseff assinou ontem,durante a cerimônia delançamento do Plano Sa-

fra da Agricultura Fami-liar, dez decretos de regu-larização fundiária de ter-ras quilombolas.

Os decretos regulari-zam áreas nos estados doMaranhão, da Bahia, dePernambuco, do Ceará, de

Santa Catarina, do Para-ná, Pará e Rio de Janei-ro. A regularização devebeneficiar aproximada-mente 2,4 mil famíliasquilombolas.

Entre as terras que se-rão regularizadas estão as

dos quilombos Santa Ro-sa dos Pretos, em Itapecu-ru-Mirim, no Maranhão;Família Thomaz, no muni-cípio de Treze de Maio, emSanta Catarina, e o Qui-lombo do Cabral, em Pa-raty, no Rio de Janeiro.

Composição

Posse da diretoria da Uvernserá realizada em agosto

A diretoria da União dosVereadores do Rio Gran-de do Norte (Uvern) reali-zou no último sábado, 20,sua primeira reunião ofi-cial, na Câmara Municipalde Guamaré. No encontro,foram deliberados, entreoutros pontos, sobre a pos-se da diretoria. A solenida-de ficou agendada para odia 8 de agosto, no muni-cípio de Severiano Melo.

A diretoria da Uvern écomposta da seguinte ma-neira: presidente, Brunode Melo; o 1º vice-presi-dente, Genivan Vale; os 2ºe 3º vice, Edinor Melo e Joa-nilson de Paula, respecti-vamente; o secretário ge-ral, João Evangelista; o 1º

secretário, Carlos AntônioAlves; o tesoureiro geral,Washington Carlos. Alémdo presidente, vice e mem-bro efetivo do Conselho Fis-cal, Francisco Marcos, Nil-ton Jose da Silva e Francis-co Cláudio, respectiva-mente; e do presidente doConselho Deliberativo, Re-nan Santos Melo.

Na oportunidade, ficoudefinido que a sede da en-tidade será instalada emMossoró. Também foramdeliberadas questões sobrea construção do site da U-vern, definição sobre os en-contros regionais, filiaçõese criação de 10 pólos regio-nais, a fim de potencializara assistência da entidade

Projeto promoverá apresentações culturais na comunidade de Riacho Grande

Câmara Cultural tem suaprimeira edição na zona rural

Iniciativa

Hoje, noite de SãoJoão, a Câmara Munici-pal de Mossoró fará o "Ar-rastapé no Interior". Tra-ta-se do projeto CâmaraCultural, que pela pri-meira vez será realizadona zona rural do muni-cípio.

A programação iniciaàs 18h, na comunidadede Riacho Grande. A pro-gramação contará com asbandas Magnatas doForró e Forro com Ella.Também haverá a apre-sentação da quadrilha ju-nina Buscapé, feira de ar-tesanato, feira de comi-das típicas e ainda a en-trega do Troféu Gonza-ga Chimbinho.

Nesta edição, a home-nagem será entregue àfamília da jovem Laris-sa Hanna Dias, vítima

em um trágico acidentena RN-015. Larissa era

considerada uma das me-lhores dançarinas de qua-

drilhas da comunidadeRiacho Grande.

Câmara homenageará jovem da comunidade de Riacho Grande

Reunião da diretoria foi realizada em Guamaré

aos vereadores do Estado. Ainda no encontro, ficou

acertado que os membrosda diretoria da Uvern sereunirão posteriormentecom a bancada federal ecom prefeitos potiguares

para apresentar propostasde ações para as cidades doRio Grande do Norte, ela-boradas a partir das suges-tões feitas nas reuniões dos10 pólos regionais da enti-dade.

[email protected]

BarretoBruno

MultaAs operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro foram multa-

das pelo Procon de São Paulo em R$ 22,7 milhões, porbloquearem a internet de planos que anunciavam co-mo ilimitados. A situação se repete no Rio Grande doNorte, sem que haja providências efetivas para im-pedir o abuso.

PosseA posse de Vivaldo Costa (PROS) na vaga deixada

por Agnelo Alves (PDT) na Assembleia Legislativaestá prevista para quinta-feira, após luto oficial de-cretado pela presidência da Casa. Especula-se que, em-bora eleito pela oposição, o "Papa" integrará a banca-da governista.

O jornalista Agnelo Alvesdeputado estadual Agnelo Alves, morto domin-go no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, dei-

xa, sem dúvida, um vácuo na política do RN. Ex-senador da República e ex-prefeito de Natal e Par-namirim, participoude eventos importantes para oEstado e para o Brasil, a exemplo da campanha das"Diretas Já". A grande marca de Agnelo, no entan-to, e certamente pela qual desejaria ser lembrado, éa do jornalista militante, com destacada atuaçãonos jornais Tribuna do Norte, Tribuna da Impren-sa, Diário Carioca, Jornal do Brasil e Diário de Per-nambuco, além da Rádio e TV Cabugi. Ao homem pú-blico e ao colega, o reconhecimento e a homenagemda equipe do O Mossoroense. Que descanse em paz.

InvisívelO governador Robin-

son Faria veio ao CidadeJunina, no final de sema-na, depois de muita insis-tência do prefeito Fran-cisco José da Silveira Jú-nior, com quem não fez es-forço para ser visto. Si-nal dos tempos.

Lei SecaO capitão Styvenson

Valentim, chefe interga-láctico da Lei Seca, terrordos pinguços motoriza-dos de Oropa, França eBahia, esteve em Mosso-ró onde andou se estra-nhando com o delegado ci-vil Roberto Moura.

Lei Seca 2O delegado, segundo

dizem,recusou-se a au-tuar em flagrante oitopessoas presas pelaequi-pe do capitão, porque,após o chamado "reteste",o bafômetro não teriaacusado álcoolno orga-nismo dos suspeitos.Up!

UtopiaFrase de Luiz Inácio

Lula da Silva sobre oscompanheiros petistas,em seminário realizadoontem,no instituto Lula:"só pensam em cargo, ememprego, em ser eleito".E mais: "O PT perdeu autopia".

O

FériasO jornalista Bruno Barreto curte merecidas fé-

rias em algum lugar do Caribe. Enquanto isso,uma legião de repórteres e informantes revezam-se na árdua tarefa de manter o padrão de qualida-de deste espaço.

Dom Dieguito Maradona, o invejoso que sempre sonhou ter o talento de Pelé e a silhueta de Ronaldinho,

vai concorrer à presidência da Fifa. Interessou-se ao saber que a entidade será reduzida a pó.

INTERINO

Page 5: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Opinião 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

m quanto tempo após a mor-te do corpo físico o Espírito reen-carnará? Eis a indagação que

nos chega. Conforme afirmam os Es-píritos Superiores, na maioria das ve-zes só depois de intervalos mais ou me-nos longos. A duração pode ser desdealgumas horas até milhares de sécu-los. Não há um limite extremo defini-do. Em mundos mais elevados se dáquase sempre de forma imediata.

O intervalo entre uma reencarna-ção e outra é denominado erraticida-de e o Espírito chamado de errante. Nes-se período estudam o passado e procu-ram meios de elevar-se, Veem, obser-vam o que se passa nos lugares que per-correm, ouvem discursos e conselhosdos Espíritos mais elevados, desen-volvem tarefas, aprendem. Mas é naexistência corporal que põem em prá-tica as novas ideias que adquiriram.

No estágio da erraticidade os Es-píritos são felizes ou infelizes, de acor-do com os próprios méritos. Sofrem porefeito das paixões cujo princípio con-servaram; angústias morais que os tor-turam mais do que sofrimentos físicos.São felizes quanto mais desapegadosda matéria e das más inclinações.

Estando no mundo dos Espíritos,a alma tem ainda as percepções quetinha na Terra e outras mais que nãopossuía, porque o corpo de certa for-ma aprisiona, obscurece. E quantomais se aproxima da perfeição, maioro conhecimento. A inteligência, apesarde ser atributo do Espírito, se manifes-ta mais livremente quando não temobstáculos a vencer.

No estado errante, antes de come-çar nova existência corporal, o Espíri-to tem consciência e previsão do gêne-ro de provas as quais deseja se sub-

meter, e nisso consiste seu livre-ar-bítrio. Ele escolhe as que lhe possamservir segundo a natureza das faltascometidas, e o faça progredir mais de-pressa. Uns, impõem a si mesmos umavida de privações para suportá-la comcoragem. Outros querem experimen-tar as tentações da riqueza e do po-der, muito mais perigosas pelo abusoe mau uso que possam fazer. Outrosmais, querem ser provados nas lutasque terão de enfrentar no contato como vício.

Nesse ponto, o leitor pode até ques-tionar se naturalmente o Espírito nãoirá escolher as provas menos doloro-sas. Para um encarnado, seria. Mas oEspírito já desprendido do corpo físi-co não tem ilusões e é outra a manei-ra de pensar. Dessa forma, optará pe-lo avanço através da luta, ciente quea bondade divina não o abandonará.

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

CRÍTICA - Em seu per-fil no Twitter, o padreTalvacy Chaves deFreitas criticou o usopolítico acerca da libe-ração dos viadutos doComplexo Viário daAbolição.

CIDADE JUNINA - De úl-tima hora, a Prefeiturade Mossoró decidiu in-cluir o show de GabrielDiniz na programaçãooficial do Mossoró Cida-de Junina. A apresenta-ção será hoje, noite deSão João, a partir das19h, na Estação das Ar-tes Elizeu Ventania.

PALESTRA - Na próximaquinta-feira, a CDL pro-moverá palestra sobre otema "Agir Diferenteem Tempos de Crise:Gerenciando os Recur-sos Financeiros". A ini-ciativa faz parte de umcalendário de ativida-des que serão desenvol-vidas pela entidade.

SEDENTARISMO Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o seden-

tarismo atinge 45,9% dos brasileiros. O problema é maiscomum entre as mulheres, grupo no qual o índice chegaa 50,4%.

PESAR A equipe do jornal O Mossoroense externa seu

pesar pelo falecimento do deputado estadual Agne-lo Alves. É uma grande perda para a política norte-rio-grandense.

COLETIVAO bispo promoverá hoje coletiva para a entrega

do resultado do Gesto Concreto da Campanha daFraternidade 2015 ao Projeto Reviver, que realizaações com mulheres vítimas da dependência quími-ca. O encontro será às 10h, na Cúria Diocesana.

EVida espiritual

Gael e Duca iniciam sua busca por Cobrae Jade, sem saber que Pedro e Karina estãoescondidos na mala do carro. Heideguer ofer-ece mais dinheiro a Juvenal para encontraros jovens. Haroldo incentiva Jade a usar ospertences de sua falecida esposa. Gael sur-preende Karina e Pedro em seu carro. Renée Dandara contam para Delma que Pedrofoi com Karina atrás de Cobra. Heideguerpede que Henrique deixe tudo preparado parao caso de precisar fugir do país.

Malhação

Terça (23/6)

CRÍTICA 2 - "Antes dequalquer 'dono da obra'do viaduto fazer festa,deveria se ajoelhar e pe-dir perdão à população,sobretudo às vítimas aci-dentadas", disse o reli-gioso.

Mari não identifica Máximo, que é lev-ado desacordado pela polícia. Soraya tra-ta Mari de forma arrogante e não a a-gradece por ter salvado sua vida. Ximenasubstitui Grego e é desafiada por Sereno.Soraya convida Mari para trabalhar paraela. Natasha conta a Paulucha que Tomásé pai de Mari. Clarice avisa aos filhos queela e Tomás estão separados. Ximena de-scobre que o restaurante japonês ondeGrego almoçou com Soraya foi fechado.

I Love Paraisópolis Pedro se declara para Júlia. Iara afirma a

Arthurzinho que cuidará de Léo. Júlia confes-sa a Elisa que ficou sensibilizada com o discur-so de Pedro. Marlene conversa com Bernardosobre Durval. Eriberto desabafa com Renansobre Marta. Felipe descobre que Pedro procurouJúlia e confronta o irmão. Lauro afirma a Is-abel que prefere não vender o apartamento dosdois. Elisa tem uma tontura e pede segredo aBernardo. Isabel confessa a Lígia que não temcertezas sobre sua vida com Luís.

Sete Vidas

Furiosa, Zípora dá um tapa no rostode Moisés e sai indignada, deixando-ocontente. Betânia culpa Zípora de ter es-tragado o plano dela namorar com Moi-sés. Sozinho, Moisés pensa em Zípora.Betânia se aproxima e pede desculpa pa-ra ele. Moisés assente que está tudo beme diz que ela deveria ficar preocupadacom Jetro. Hur se encanta ao ver Miriãtocando harpa e cantando acompanha-da de Anrão.

Os Dez MandamentosCarmen, Matilde e Cintia entram na por-

ta do tesouro ao ver que a mesma está aber-ta. As vilãs também se deparam com a out-ra porta que possui as imagens das quatrotelas dos cavaleiros. Lucia espia toda a movi-mentação. Carmen diz que possui uma dastelas, mas Cintia lembra que não tem maisa dela. Lucia passa por Ernestina, quedorme na sala, e vai para o quarto das meni-nas. Ernestina entra no quarto e perguntaquem é a pequenina.

ChiquititasAderbal diz a Consuelo que vai tirar Laís do Rio de Ja-

neiro. Paula pergunta se Teresa sabe de alguém que possaempregar Regina. Maria José vai à casa de Rafael e con-versa com Wilma. Carlos Alberto chama Regina para jan-tar e os dois são interrompidos por Vinícius. Vinícius e Re-gina conversam, mas se desentendem novamente. CarlosAlberto beija Regina, mas ela recua e pede um tempo. Ader-bal entra na casa de Sandrinha, em Teresópolis, e encontraLaís. Beatriz visita Evandro e conversa sobre Alice. Olgatenta convencer Alice de que Murilo mudou. Laís enfrentaAderbal e diz que não vai se separar de Rafael. Inês se des-controla na delegacia e a delegada Vera fica chocada.

Babilônia

ão é raro encontrar na sua ro-da de amigos pessoas que sesentem infelizes no trabalho.

Segundo dados levantados por umapesquisa realizada pelo instituto Is-ma (International Stress Manage-ment Association), 72% das pessoasestão insatisfeitas com a ocupação.Dessas, 89% estão relacionados coma falta de reconhecimento, 78% comexcesso de tarefas e 63% com proble-mas de relacionamento. Mas, o quefazer em uma situação dessas? Abrirseu próprio negócio pode ser a solução.

Porém, é preciso cautela antes dejogar tudo para o alto e se aventurarna abertura de uma empresa. Muitasvezes, as dificuldades em seu ambi-ente de trabalho podem ser resolvidasfacilmente, com uma boa e sincera con-versa com os superiores e lideranças.Em alguns casos, uma simples trocade setor ou uma reunião de alin-hamento podem mudar, completa-mente, o clima do local. A falta de diál-ogo é um dos principais problemas nascorporações e pode gerar consequên-cias graves nos trabalhadores, comoestresse, ansiedade e depressão.

Agora, se o seu caso for mais com-plicado, arriscar-se no mundo dos em-preendedores pode ser uma boa opção.Com experiência de causa, afirmo quenão há nada mais empolgante do que

planejar a abertura do seu próprionegócio. Está ali, nas suas mãos, to-dos os seus sonhos e expectativas.

Mas, como tudo na vida, abrir umaempresa requer planejamento e dis-ciplina. Infelizmente, segundo dadosdo Sebrae, cerca de 30% dos novosempreendimentos decretam falênciaantes dos primeiros dois anos de vi-da. Neste ano, com a crise econômica,a situação está ainda pior. De janeiroa abril, o número de falências decre-tadas, de acordo com a Boa VistaSCPC, cresceu 30,8% em relação aomesmo período de 2014. Na com-paração entre os meses de abril, onúmero quase dobrou: houve alta de98%. Isso acontece, normalmente,porque há falhas em um ou mais pon-tos do plano de negócios.

Por estes e outros motivos, o for-mato de franquias, que nasceu nos Es-tados Unidos, vem crescendo a um rit-mo acelerado aqui no Brasil. Conformenúmeros divulgados pela ABF - As-sociação Brasileira de Franchising, aatividade defranchising é responsáv-el por 2,1% do Produto Interno Bru-to, com faturamento anual de maisde 75 bilhões de reais. Somente noprimeiro trimestre deste ano, o setorcresceu 9,2%.

Um dos pontos que mais atraemnovos empreendedores para as fran-

quias é o modelo de gestão já preesta-belecido e a transmissão de know-howda franqueadora para os franqueados.Isso porque a marca já é conhecida nomercado e as chances de o negócio darerrado são muito menores. Existem ho-je diversas marcas franqueadoras, dosmais diversos segmentos. Basta vocêpesquisar e escolher a que mais se en-caixa no seu perfil.

Agora, engana-se quem pensa queabrir uma franquia é algo muito caro,com investimentos fora da realidadeda maioria dos brasileiros. Na Encon-tre Sua Viagem, por exemplo, há mod-elos de franquias de agência de turis-mo com taxas a partir de R$ 3 mil emensalidades de R$ 175, para o mod-elo home-office. E é possível atingir umfaturamento que varia de R$ 5 mil aR$ 100 mil por mês. Também há out-ros modelos maiores, como quiosquee loja física, com investimentos e rendi-mentos mais significativos.

Depois disso tudo que expliquei eno mundo globalizado em que vive-mos, com tantas opções de negócios esegmentos de mercado, não dá praficar estagnado, vendo as coisas a-contecerem e insatisfeito com o seucargo, função ou empresa. Tome de-cisões, planeje sua vida! Seja feliz tra-balhando e ganhando dinheiro com al-go que goste.

NN

Insatisfeito no trabalho? Abrir um negócio próprio pode ser a soluçãoHENRIQUE MOL - Especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo

Page 6: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Homem flagrado em barreira policial com cigarros contrabandeados e arma de fogo

O senhor Jonas Pe-dro de Moura, 60, re-sidente na rua JoãoCordeiro, bairro San-to Antônio, foi presoontem acusado de con-trabandear cigarrosdo Paraguai paraMossoró. Ele foi deti-do em uma blitz da Po-lícia Estadual deTrânsito, armado comum revólver calibre 38e vários pacotes de ci-garros, além de tentarsubornar os policiaiscom R$ 2 mil, para li-vrar o flagrante.

Segundo informa-ções repassadas pelaPolícia Militar, o sus-peito dirigia um veícu-lo Meriva, de cor pre-

ta, quando foi paradoem uma barreira. Aoter o veículo revistado,os policiais encontra-ram a arma, ocasiãoem que Jonas Pedroofereceu o dinheiroaos militares.

Preso em flagrante,o senhor revelou queem sua residência ha-via outras caixas comcigarros contraban-deados. Os policiaisrevistaram o imóvel eencontraram 100 cai-xas. Levado para serautuado na PrimeiraDelegacia de Plantão,Jonas Pedro disse queé trabalhador e que hámais de 30 anos co-mercializa cigarros.

Flagrante

Polícia6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

Problema se originou após 19 pessoas serem detidas por embriaguez e o flagrante só ter sido feito cinco horas depois

Polícia Civil e Polícia Militar sedesentendem por causa da Lei Seca

Polêmica

Pescador encontra corpo de homemem avançado estado de decomposição

Óbito

Na madrugada do do-mingo (21), uma blitz daLei Seca no centro dacidade gerou um desen-tendimento entre as po-lícias civil e militar após19 pessoas terem sido de-tidas por embriaguez aovolante, na Operação LeiSeca coordenada pelo ca-pitão Styverson Valen-tim.

Na ocasião todos fize-ram teste do bafômetroe oito irão responder porembriaguez ao volante,uma vez que dois fugiramda Delegacia de Plantãoe outros nove foram libe-rados pelo delegado, oque motivou a discórdia.

Em entrevista à im-prensa,Styverson expli-cou que os presos foramliberados porque o dele-gado pediu que fosse fei-ta a contraprova dos eti-lômetros mesmo após cin-co horas do flagrante.

Por sua vez, em entre-vista ao O Mossoroen-se, o delegado DenysCarvalho da Ponte, titu-lar da Delegacia Regionalde Polícia Civil de Mos-soró, saiu em defesa do de-legado José Roberto Mou-ra, que estava responden-do pela DP de Plantão, namadrugada do ocorrido."O desconforto gerado en-tre Styverson e o delega-do Roberto Moura se deudevido o comandante daLei Seca ter flagrantea-do as 19 pessoas e só tê-lasapresentado mais de cin-co horas depois. Quandoas pessoas chegaram naDP, Roberto Moura soli-citou a contraprova, quedeu negativa em nove pes-soas, então diante da si-tuação não restou maisnada a fazer se não libe-rar os detidos por falta deprovas", explicou.

Para o delegado Re-

Um pescador encon-trou ontem o corpo de umhomem boiando naságuas do rio Mossoró, nasproximidades da Praçados Seresteiros, no centroda cidade. O corpo, já emavançado estado de de-composição, não foi reco-nhecido por ninguém.

Segundo informaçõesrepassadas pelo CentroIntegrado de SegurançaPública (Ciosp), por voltadas 13h um pescadoravistou o corpo boiando

por entre a ramagem quefica à margem do rio.Uma guarnição policialfoi acionada e o Corpo deBombeiros para retirar ocorpo da água.

A equipe do InstitutoTécnico e Científico de Po-lícia (Itep) que removeuo cadáver para necropsiaacredita que a vítima te-nha morrido há pelo me-nos três dias.

Após a necropsia é queo Itep deverá esclareceras causas da morte.

No último domingoà noite, o ex-presidiárioAdriano Rebouças daSilva, 29, que era natu-ral e residente na cida-de de Apodi, foi assas-sinado a tiros quandoparticipava de uma fes-ta na comunidade deBamburral, zona rural.

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, por volta das22h30, Adriano havia en-trado no banheiro da fes-ta e um homem não iden-tificado o seguiu, e quan-do deixava o local foi atin-gido por um tiro nas cos-

tas. Mesmo baleado, eleainda tentou correr, masfoi alcançado e sofreu cin-co tiros na cabeça e no tó-rax.

O ex-presidiário aindachegou a ser levado porpopulares para o Hospi-tal Hélio Marinho, emApodi, mas não resistiu.Adriano havia cumpridopena por tráfico de dro-gas e atualmente estavaem liberdade, trabalhan-do de vendedor ambulan-te.

O crime será investi-gado pela Delegacia dePolícia Civil de Apodi.

Dono de academia executadoa tiros no bairro Santo Antônio

Ex-presidiárioassassinado a tirosdurante festa nazona rural do Apodi

Homicídio

Na madrugada do úl-timo sábado, o cabelei-reiro e empresário doramo de academiaFrancisco Jedino de Oli-veira, 29, morreu emum dos leitos do Hospi-tal Regional TarcísioMaia (HRTM), horasdepois de ter sido feri-

do à bala no bairro San-to Antônio.

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, por volta das22h da sexta-feira (19),Francisco Jedino estavana rua Seis de Janeiroquando sofreu um aten-tado, sendo atingido por

tiros de pistola nas per-nas, braços e tórax.

A vítima foi levadapor uma viatura do Sa-mu ao HRTM, onde, de-vido o agravamento doseu quadro clínico, mor-reu horas depois.

A Delegacia Especia-lizada em Homicídios

(Dehom), que investigao caso, informou queFrancisco Jedino já ha-via sofrido um atenta-do, no entanto as causase os motivos, bem comoos assassinos só serãoconhecidos após instau-ração de inquérito poli-cial.

Blitz da Lei Seca montada no centro de Mossoró

Violência

Corpo encontrado nas águas do rio Mossoró

Capitão Styvenson Valentim

gional, o capitão deveria,assim que fez o flagran-te, ter conduzido os mo-toristas autuados paraque fosse lavrado o fla-grante. "No obstante queuma pessoa é flagrantea-da, deve imediatamenteser conduzida à autori-dade policial e não foi is-so que aconteceu. Styver-son esperou acabar ablitz para conduzir as 19

pessoas para o Plantão",concluiu.

Durante a blitz da LeiSeca, além dos 19 presospor embriaguez ao vo-lante, 86 motoristas fo-ram autuados adminis-trativamente. A blitz foirealizada na avenidaCunha da Mota, nas pro-ximidades de onde acon-tece o Mossoró CidadeJunina.

Cesar Lellys

Page 7: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

O torcedor do Flamengo reagiu de forma dura à notí-cia de que o lateral Léo Moura estaria acertando seu re-torno ao Brasil para defender o Vasco. Hoje é assim quefunciona a vida do profissional, não tem mais aquelaligação quase que pessoal do atleta com o clube, embo-ra praticamente todos beijem a camisa na hora da con-tratação.

Mossoroenses largam bem e vencem na estreia do sub-19Estadual

Não convenceu, mas venceu. Dos males o menor paraa seleção brasileira que conseguiu se classificar para asegunda fase da Copa América vencendo a Venezuelapor 2 a 1. Vencia por 2 a 0, mas Dunga resolveu se fechartodo na retranca colocando o time com quatro zagueirosem campo, isso além dos dois laterais e volantes. Re-cuado, chamou a Venezuela para cima que diminuiu adiferença e esteve perto do empate. Ponto positivo, aentrada de Robinho. Fisicamente não parecia muitobem, apesar da temporada já haver chegado na metade,mas mesmo assim conseguiu cadenciar um pouco asaída de bola do Brasil, principalmente na ligação como ataque. Depois de um primeiro tempo fraco, o timeteve uma leve melhora na etapa complementar, porémnada que empolgasse. O que salva é o nível irregular dasequipes adversárias que até tocam bem e mantêm a posseda bola, mas não chegam para finalizar com perigo.

Depois da parada forçada o América-RN volta a dis-putar um jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Seráno próximo sábado encarando o Vila Nova em Goiás. Atéo treinador Roberto Fernandes espera entrosar o time comos novos jogadores que reforçam o elenco para o restanteda competição. Além da Série C o alvirrubro também jáadota providências para o jogo contra o Vasco pela Copado Brasil. É dia de ganhar dinheiro em 22 de julho. Vejamatéria nesta edição sobre venda de ingressos.

ACABOU a Copa América para Neymar. Precisa ser mais dis-ciplinado. Bola tem.

DOMINGO tem clássico do rebaixamento: Vasco x Fla-mengo.

ATÉ a Chapecoense aprontou. Meteu 1 a 0 no Cruzeiro deLuxemburgo em Minas Gerais.

NA Série B, apesar do empate em casa, o Botafogo seguelíder.

LARGADABoa largada para Potiguar e

MEC no Campeonato EstadualSub-19. O alvirrubro bateu oSanta Cruz-RN por 3 a 2 em jo-go bem disputado e em seguida,na rodada dupla do Nogueirão,o MEC atropelou o Atlético Po-tengi, 3 a 0. Daqui, meus para-béns aos jogadores e aos treina-dores Edinho Cardoso e Dalcivanpelo trabalho. Campeão e vice re-presentam o RN na Copa SãoPaulo de Juniores.

CARLINHOSComo disse parte de um tex-

to noticiando o fato, a semana co-meça mais triste para o Flamen-go. Ontem morreu o ex-jogadore treinador da equipe, Carlinhos.Ídolo no clube de maior torcidado Brasil, ele recebeu inclusive,em vida, uma homenagem comum busto na sede do clube. Aos77 anos, Carlinhos morre víti-ma de insuficiência cardíaca.

APLAUSOSAplausos para o nosso repre-

sentante solitário nordestino noCampeonato Brasileiro da Sé-rie A, o Sport Club do Recife, quevenceu o Vasco da Gama, 2 a 1 eretomou a liderança da compe-tição nacional. Vai ser campeão?Ninguém sabe, mas mantendoessa pegada, no mínimo, já se ga-rante para o próximo ano. A es-trada é longa.

REAÇÃO

Os dois representan-tes mossoroenses estrea-ram com vitória no Cam-peonato Estadual Sub-19na rodada disputada nosábado à tarde no está-dio Nogueirão. A compe-tição vai indicar ao finalos dois representantes doRio Grande do Norte naCopa São Paulo de Junio-res disputada em diferen-tes cidades paulistanas.

A jornada dupla come-çou às 14h30 quando en-trou em campo o Potiguarpara enfrentar o SantaCruz-RN. Em jogo eletri-zante de cinco gols, o alvir-rubro levou a melhor ven-cendo por 3 a 2 um adver-sário difícil, como definiuo treinador Edinho Cardo-

so. Os gols do “Time Macho”foram marcados por Thia-go, Jeferson e Neto, en-quanto Juninho, cobran-do pênalti, e Neto diminuí-ram para o Santa. Na pró-xima rodada o Potiguar en-frenta o América em Natal.

Estreia em grande esti-lo quem proporcionou foio Mossoró Esporte Clube,o "MEC". Não tomou co-nhecimento do Atlético Po-tengi de Natal e, fechan-do a jornada dupla no No-gueirão, goleou os visitan-tes por 3 a 0. Os gols doscomandados do treinadorDalcivan foram marcadospor Ênio Filho, cobrandopênalti, Nackson, aprovei-tando lançamento quesaiu do campo de defesa

Potiguar derrota Santa Cruz e MEC vence o Atlético Potengi no estádio Manoel Leonardo Nogueira

Final de semana começa com susto e terminacom pódio na Fórmula 1 para Felipe Massa

América-RN vendeingressos da Copado Brasil e treinapara a Série C

Preparativos

Na Áustria

Foi iniciada ontem(22) a venda do se-gundo lote de ingres-sos para América-RN x Vasco-RJ, dia22 de julho, às 22h,na Arena das Dunas,em partida válida pe-la terceira fase da Co-pa do Brasil. Diferen-temente do primeirolote, o segundo éaberto a todos os tor-cedores de ambas asequipes e os valoresvariam de R$ 25 a R$100 com promoçãopara o Sócio Mecão,que segue podendocomprar a preço dife-renciado com núme-ro máximo de 2 (dois)ingressos.

Os setores leste esul serão destinadosà torcida do Améri-ca e o noroeste à tor-cida do visitante. Se-tores Leste/Sul(América): R$ 60 (in-teira) e R$ 30 (meia);Setor Noroeste (Vas-co): R$ 60 (inteira) eR$ 30 (meia) e SetorPremium (mista): R$100 (inteira) e R$ 50(meia). Quanto aospontos de vendas,torcida do Vasco (Se-tores Noroeste e Pre-mium) podem com-prar no Pittsburg daAv. Prudente de Mo-rais, Sport Master doNatal Shopping eMidway ou pelo sitew w w . a r e n a d u -nas.com.br.

SÉRIE C - En-quanto não chega àdata do jogo da Copado Brasil, o América-RN tem compromis-so pelo CampeonatoBrasileiro da Série Cno sábado, 27. Viajaa Goiânia, onde en-frentará o Vila No-va(GO). Até lá, apósjogo amistoso contrao Globo, o treinadorRoberto Fernandesdisse que é precisotreinar muito paraentrosar aqueles jo-gadores que chega-ram para reforçar oelenco.

ABC PERDEU A PRIMEIRA

Depois de três jogos e três vitórias jogando fora deNatal, o ABC conheceu o sabor amargo da primeiraderrota na condição de visitante. Em Salvador-BA, oVitória não deu espaço e, bastou ser competente ape-nas nos 45 minutos iniciais para garantir a vitóriaem seus domínios por 2 a 0. Depois foi só adminis-trar.

Por sua vez, o time do ABC não conseguiu aproveitaras oportunidades. Esteve numericamente em van-tagem dentro de campo com a expulsão de dois jo-gadores do time baiano e, no final, ainda desperdiçoua cobrança de um pênalti com o artilheiro Kayke. Nãodeu nada certo.

PREPARATIVOS

Esporte 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

SÉRGIO OLIVEIRA

[email protected]

Esportivo

Momento de um dos gols na vitória do Potiguar

Yhan Victor/ACDP

e, fechando o placar, joga-da bem trabalhada pelo

meio para a finalização deCamilo. Próximo jogo do

MEC será em Ceará-Mir-im contra o Globo.

Ainda não foi o pontomais alto do pódio, mas foimotivo de comemoração e,acreditar que o carro po-de melhorar ainda mais.Em uma categoria ondea Mercedes parece ser deoutro mundo, não dandopraticamente nenhuma

chance às concorrentes,a terceira colocação de Fe-lipe Massa no GP da Áus-tria foi encarada pelo pi-loto como uma vitória daWilliams.

O brasileiro resistiu àpressão de Sebastian Vet-tel nas voltas finais e con-

seguiu seu primeiro pódiona temporada, o que serviupara renovar suas espe-ranças de novos pódios atéo final da temporada.Ba-tido por Massa, Vettel evi-tou desculpas pela 4ª posi-ção e preferiu exaltar a per-formance do piloto da Wil-

liams, que não deu chancesde ultrapassagens.

Foi um prêmio para umpiloto que parecia fadadoa mais um GP de proble-mas. O fim de semana co-meçou com um susto pa-ra Massa. Ele quase atro-pelou o chefe da Ferrari,

Mauricio Arrivabene, queerrou ao tentar atraves-sar o pit lane naquele mo-mento do treino. Massaevitou o acidente e aindafechou a passagem pelaÁustria voltando a subirao pódio, entre os três pri-meiros colocados.

Page 8: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

[email protected]

Pinto

Kadu Fonseca e EduardaPinto no Camarote

Thermas/Skoll do MCJ.

Carlos e AmandaFerdebêz comJordácio Fernandesno Pau de AraraElétrico do MCJ.

Divulgação

Divulgação

GATO POR LEBRENão é só no Brasil que os pro-

dutos made in China ou in Para-guai ganham as ruas e enganamos loucos por uma grife "da ho-ra". Nos EUA, eles também ata-cam. Cremes, perfumes e batonsestão entre os itens mais copiadosna forma e não no conteúdo colo-cando em risco a saúde e belezade lindinhas que vão a Orlandocom direito a parada em Miamipara abastecer as suas maletasde maquiagem - essas tambémnão resistem a um olhar mais exi-gente e seletivo.

EXCELÊNCIAO Hotel Thermas de Mossoró

acaba de receber o certificado deexcelência TripAdvisor 2015 emreconhecimento à qualidade dosserviços, atendimento e estrutu-ra oferecidos aos hóspedes do re-sort termal. O TripaAdvisor é umportal de viagens de referênciainternacional, considerado omaior site de planejamento deviagens e classificação de hotéisdo mundo. O prêmio é resultadoda votação de hóspedes e tudo éfeito por meio de opiniões deusuários, de forma espontânea,sem qualquer outra interferên-cia. Vivas!

@ Muda de idade hoje e recebe oscumprimentos da coluna: João Batista daMota Filho. Parabéns!

@ Ontem foi dia de festa paraJaqueline Amaral, Íris Menezes e Neu-ma Soares que mudaram de idade.Parabéns!

@ A vereadora Izabel Montenegrocomemorou o seu aniversário com fei-joada no Requinte Buffet. Colegasvereadores e amigos estiveram na"sessão parabéns pra você" de Izabel.

@ O Mossoró Cidade Junina gan-hará show extra na noite de São João.Quem faz a festa dentro da festa é ocantor Gabriel Diniz.

@ O espaço Cidadela Junina con-tinua sendo o mais visitado por quem vemconhecer de perto o MCJ. Mesmo com onome pejorativo que recebe, continuasendo o espaço pra se encantar com afesta dos santos juninos.

@Pesquisa divulgada aponta que90% dos brasileiros são favoráveis àredução da maioridade penal de 18para 16 anos.Os outros 10% mudarãode opinião quando forem vítimas deuma agressão praticada por um menor- esse dado não é da pesquisa é de nos-sa observação do comportamento daspessoas que um dia já foram contra aredução da maioridade penal.

Telefone: 84 9194 5192

Em pauta

Intenção de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é concluir a votação do projeto que reonera 56 setores da economia na quinta-feira

Projeto da desoneração é o tema mais polêmico do Congresso esta semana

IOLANDO LOURENÇO Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Mesmo com a ausênciada maioria dos deputadose senadores da bancadanordestina em função dosfestejos de São João, queocorrem nos dias 23 e 24,a Câmara inicia quarta-feira (24) a votação do pro-jeto de lei do Executivo quemuda as regras da desone-ração da folha de paga-mento, última proposta doajuste fiscal. A ideia do pre-sidente da Casa, depu-tado Eduardo Cunha(PMDB-RJ), é concluir avotação do projeto que reo-nera 56 setores da econo-mia na quinta-feira (25).“Estou prevendo quase 20votações nominais desseprojeto [regras da desone-ração], estou prevendo nomínimo dez horas de vo-tações”, disse Cunha.

Hoje, dia em que emgrande parte das cidadesda Região Nordeste pro-move as festas de São João,Cunha marcou votaçõesde vários recursos contraa tramitação conclusiva deprojetos aprovados pelascomissões da Casa e tam-bém de acordos internacio-nais assinados pelo Bra-

sil com os Estados Unidos(EUA). O parlamentar dis-se que quer votar essasmatérias para que a pre-sidenta Dilma Rousseffpossa viajar aos EUA comos acordos aprovados pe-lo Congresso. Em relaçãoaos nordestinos que nãocomparecerão às votaçõesde hoje, ele explicou queeles poderão justificar asausências na amanhã.

SENADOA semana de votações doSenado prevê a aprecia-ção da Medida Provisória(MP) 670, que reajusta acorreção da tabela de Im-posto de Renda PessoaFísica (IRPF), com varia-ção de 6,5% a 4,5%. Osreajustes valem desdeabril deste ano. A MPtranca a pauta do Sena-do e impede a votação deoutras matérias.

Além da MP, consta dapauta de votações do Se-nado a proposta de emen-da à Constituição (PEC74/13) que inclui o trans-porte no rol dos direitos so-ciais. Hoje deverá ocorrera segunda sessão de deba-tes da PEC. Consta tam-bém da pauta de votaçõesdos senadores o projeto delei que libera a Petrobras

da função de operadoraúnica no pré-sal e desobri-ga a empresa da participa-ção mínima de 30% dosblocos licitados.

Também no Senado, osdebates desta semana de-verão ser marcados pelavisita de uma comissão desenadores à Venezuela. Ossenadores querem convo-car o chanceler Mauro Vei-ra e o embaixador do Bra-sil no país, Rui Pereira, aprestar esclarecimentos àComissão de Relações Ex-teriores sobre os inciden-tes que marcaram a visi-ta da semana passada.

A maioria das comis-sões da Câmara tem reu-niões programadas na se-mana para a votação deproposições, realização deaudiências públicas e dedebates. A Comissão de Fi-nanças e Tributação mar-cou para hoje audiênciapública sobre as manobrasfiscais do governo, princi-palmente sobre os atrasosdos repasses de recursosa bancos públicos federais.Para a audiência foi convi-dado o ministro da Advo-cacia-Geral da União LuizInácio Adams, entre ou-tros.

Plenário da Câmara terá semana movimentada

Relação

Operação Lava Jato influenciaentrada de investimentos no país, avalia Banco Central

KELLY OLIVEIRARepórter da Agência BrasilEdição: José Romildo

O risco de racionamen-to de energia elétrica, aOperação Lava Jato (queinvestiga fraudes e paga-mento de propina em con-tratos da Petrobras) e oatraso na divulgação dobalanço da Petrobras in-fluenciaram a entrada deinvestimentos diretos noBrasil, segundo avaliaçãodo chefe do Departamen-to Econômico do BancoCentral (BC), Tulio Ma-ciel.

"À medida que isso es-tá sendo gradualmentedeixado para trás, tendea influenciar favoravel-mente o ingresso de inves-timento", disse Maciel.Ele acrescentou que tra-dicionalmente há ingres-sos maiores de investi-mento direto, no segundo

semestre do ano.Ontem, o BC informou

que manteve a projeçãopara o Investimento Dire-to no País (IDP) em US$80 bilhões, a mesma esti-mativa divulgada emmarço. Em relação ao Pro-duto Interno Bruto (PIB),o IDP deve ficar em 4,12%,contra 4,21% previstos an-teriormente pelo BC. Noscinco meses deste ano, oIDP chegou a US$25,520bilhões.

Quando o país tem dé-ficit em conta-corrente, ouseja, gasta além da ren-da, é preciso financiar es-se resultado com investi-mentos estrangeiros ou to-mar dinheiro emprestadono exterior. O IDP, recur-sos que entram no Brasile vão para o setor produ-tivo da economia, é consi-derado a melhor forma definanciar por ser de longoprazo.

Page 9: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

A situação dos moto-ristas de táxis intermu-nicipais que trafegampor Mossoró deve per-manecer indefinida pe-lo menos até o final dasemana, quando o novosistema de transportepúblico da cidade deve-rá começar a circular.De acordo com a Secre-taria de Mobilidade Ur-bana (Semob), a propos-ta dos taxistas ainda es-tá sendo avaliada pelopoder público.

Os taxistas haviamproposto à PrefeituraMunicipal de Mossoró(PMM) que ao invés deimpedir a entrada dosveículos na cidade, ostaxistas poderiam dei-xar seus passageirosem seu destino, e se di-rigirem aos terminaisdefinidos pelo poderpúblico, onde aguarda-riam os seus passagei-ros para retornarem àscidades de origem.

Conforme o gerenteexecutivo de Transpor-

te de Mossoró, LuísCorrea, esta propostaestá sendo avaliada pe-la PMM. Segundo ele,está em curso um estu-do técnico sobre a per-missão dos táxis inter-municipais na cidade,já que a decisão incideem mudanças estrutu-rais na mobilidade ur-bana da cidade.

"Com a presen-ça dos táxis de ou-tras cidades emMossoró precisare-mos dimensionar o nú-mero de paradas queserão estabelecidas,como será a entra-da desses carrosno trânsito domunicípio e co-mo isso vai in-fluenciar nofuncionamen-to do novo sis-tema de trans-porte público,entre outros de-talhes técni-cos", disse LuísCorreia.

Previsto para come-çar a circular no dia10 deste mês, a novafrota de ônibus estáprevista para iniciaras atividades na pró-xima sexta-feira (27),

é o que garante a Se-cretaria de Mobilida-de Urbana de Mosso-ró (Semob).

Serão 35 ônibus no-vos que chegarão aMossoró, dos quais,

90% possuem ar refri-gerado. Dos 35 veícu-los, 30 devem ser dis-tribuídos entre as 10linhas que realizam otransporte público deMossoró, os outros

cinco serão mantidosna reserva para qual-quer eventualidade.

A cidade, que pos-sui mais de 270 mil ha-bitantes, ganhará umaditivo de apenas 12

novos ônibus, já queaté o início deste mêsa frota da cidade pos-suía 18 carros rodan-do regularmente, dis-tribuídos entre as em-presas Sideral e Cida-

de do Sol. Os novos veí-culos dispõem de 47assentos, sendo setepróprios para cadei-rantes, um para obesoe 39 no tamanho pa-drão.

MobilidadePrefeitura deverá decidir situação de táxisintermunicipais até a próxima sexta-feira

Proposta que permite entrada de carros na cidade ainda está sendo avaliada pela Semob

MOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2015 MOBILIZAÇÃO

Guarda Civil Municipalfará parada de

advertência sexta-feira

PÁGINA 5COTIDIANO

Arquivo

PMM afirma que novo sistema de transporte público começará a funcionar no final de semana

Page 10: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

RN tem maior estrutura instaladapara a produção de energia eólica

Gerais2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

PrevençãoO secretário estadual

de Saúde, Ricardo Lagre-ca, ressaltou as medidasque vem tomando paraevitar problemas decor-rentes de quedas de ener-gia nos hospitais e demaisunidades da Secretariade Estado da Saúde Pú-blica (Sesap).

CasosNo último domingo

(21), houve uma queda deenergia na avenida Ale-xandrino de Alencar, emNatal, onde funciona oHemonorte, mas, devidoao funcionamento ade-quado do gerador, nãohouve prejuízo ao hemo-centro. Em Mossoró, casosimilar por pouco não aca-ba em tragédia.

UvernA diretoria da União

dos Vereadores do RioGrande do Norte (Uvern)realizou no último sába-do, 20, sua primeira reu-nião oficial, na CâmaraMunicipal de Guamaré.No encontro, foram deli-berados vários assuntospara o fortalecimento daentidade.

Posse e sedeUm dos pontos diz res-

peito à posse da diretoriada Uvern. A solenidade fi-cou agendada para o dia8 de agosto, no municípiode Severiano Melo. Tam-bém ficou definido que asede da entidade será ins-talada em Mossoró.

OscilaçãoAs frutas mais comer-

cializadas nas principaiscentrais de abastecimen-to do país no mês de maioapresentam queda nos pre-ços, enquanto que as hor-taliças não apresentam umcomportamento uniforme.É o que mostra o 3º Bole-tim de Comercialização deHortigranjeiros e Frutasnas Centrais de Abasteci-mento (Ceasas), divulgadoontem pela Conab.

SplendoreA Repav Construtora

lançará no próximo dia 27o Splendore Residence,empreendimento de altopadrão, localizado na ruaAmaro Duarte - Nova Be-tânia, com arrojado pro-jeto assinado pelo arquite-to Luciano Leite e pelo en-genheiro Jorge do Rosário.

CoquetelA entrega acontecerá em coquetel, com assinatu-

ra da Master Eventos e Josué Buffet, e Alan Jonescomo atração musical.

EstruturaO edifício tem 18 pavimentos residenciais, com 2

apartamentos por andar, mais 1 mezanino, 3 vagasna garagem, 2 elevadores, além de um completo com-plexo de lazer.

Despedida Ontem foi dia de despedida para familiares e ami-

gos do deputado estadual Agnelo Alves. Agnelo quelutava contra o câncer faleceu no último domingo.Deixa um legado como jornalista e político.

erca de 30 profissionais do Projeto Mais Mé-dicos no Rio Grande do Norte estarão, napróxima quinta-feira, 25, apresentando Tra-balhos de Conclusão do Curso (TCC) de espe-

cialização em Saúde da Família, das 8h às 18h, noCentro de Eventos do Praiamar Natal Hotel. Minis-trado pelo Departamento de Medicina Social da Uni-versidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel), ocurso de especialização em Saúde da Família é feitona modalidade de Ensino a Distância(EaD), atravésda Plataforma da Universidade Aberta do SistemaÚnico de Saúde(Unasus). Segundo Cláudia Frederi-co, coordenadora de Promoção à Saúde da Secretariade Estado da Saúde Pública (Sesap), os projetos deconclusão de curso são uma forma de intervençãodos profissionais na comunidade onde estão inseri-dos. A apresentação dos trabalhos será aberta ao pú-blico, devendo ter o comparecimento de estudantes,profissionais e usuários do sistema público de saú-de. Essa é a primeira turma de especialização, no es-tado, do curso ministrado pela Unasus/UFPel.

C“Mais Médicos”

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Plantas movidas à biomassa têm produção 28% maior na comparação com abril de 2014

Destaque

Dados consolidados doboletim InfoMercado men-sal da Câmara de Comer-cialização de Energia Elé-trica – CCEE mostram queas capacidades instaladasdas usinas eólicas e movi-das à biomassa brasileiras,juntas, alcançaram 16,7GW nos primeiros quatromeses de 2015.

Os dados consolidadosda CCEE apontam que en-tre os estados produtoresde energia eólica, o Rio

Grande do Norte continuacomo o principal destaqueem capacidade instalada,totalizando 2,1 GW. Logoapós, aparecem Ceará e RioGrande do Sul com 1,3 GWcada.

As 231 plantas movidasà biomassa cadastradasna CCEE atingiram amarca de 10,6 GW de ca-pacidade e registraram2,2 GW médios de ener-gia gerada em abril, mêsque marca o início da sa-

fra de cana-de-açúcar.O montante é 21% maior

do que o apontado no mes-mo mês do ano passado. Aseólicas também chegarama uma marca expressivaem termos de capacidadeinstalada. O total de 6,1GW, registrados entre as240 usinas analisadas, é84% maior do que o resul-tado de abril de 2014.

A maior geração dasplantas movidas à bio-massa por Estado, no

quarto mês de 2015, foi emSão Paulo com registro de941,4 MW médios. Na se-quência, aparecem MatoGrosso do Sul (322 MWmédios), Goiás (288 MWmédios) e Minas Gerais(189 MW médios).

Em capacidade instala-da, o ranking também é li-derado por São Paulo(4.942 MW), seguido porMato Grosso do Sul (1.670MW), Minas Gerais (1.110MW) e Goiás (1.015 MW).

AREIA BRANCA –Com o intuito de desta-car os políticos maisatuantes de cada muni-cípio, o Instituto Tira-dentes, da cidade de Vi-çosa (MG), realiza pes-quisas em todos os esta-dos brasileiros, median-te idônea consulta deopinião pública realiza-da por amostragem, viacontato telefônico, uti-lizando o sistema Sentiode pesquisa.

Em Areia Branca, oInstituto Tiradentesapurou que os vereado-res João Paulo Borja (PCdo B), Aldo Dantas (P-MDB) e Duarte Júnior(PMDB) fora os parla-mentares mais atuantesdo município, tendo sido

os melhores avaliadospela população, queapontou o trabalho dosedis como de maior des-taque.

A escolha dos três ve-readores lhes garanti-ram a Medalha dos In-confidentes, uma honra-ria especial direciona-da a cidadãos que pres-tam serviços de extremarelevância à sociedade,e exemplo para os de-mais, inspirados nas vir-tudes ensinadas pelo he-rói nacional, Tiradentes.

A honraria contem-pla diversas áreas, sen-do que na política é con-ferido o Mérito Eleitoralaos três vereadoresmais votados em cadamunicípio, graduando-

se respectivamente em:“Colar de Ouro”, para overeador mais votado;“Colar de Prata”, para osegundo vereador maisvotado; e “Colar de Bron-ze”, para o terceiro ve-reador mais votado.

O sistema realiza pes-quisas por telefone, on-de é elaborado uma per-gunta em todos os muni-cípios com os nomes detodos os vereadores. Ocidadão escolhe pelo pró-prio telefone o parla-mentar mais atuante.

Para garantir a lisu-ra do processo, o Institu-to Tiradentes possui umbanco de dados com maisde 120 milhões de tele-fones de todo o Brasil.Dependendo da quanti-

dade de habitantes decada cidade (Probabili-dade Proporcional aoTamanho - IBGE), sãosorteados pelo computa-dor entre 70 a 1.500 nú-meros de telefones parafazer parte da pesquisa,objetivando sempre queos resultados represen-tem a situação da popu-lação dos municípios.

A entrega da honra-ria aconteceu durante oSeminário Brasileiro dePrefeitos, Vereadores,Procuradores Jurídi-cos, Controladores In-ternos, Secretários eAssessores Municipaisrealizado nos dias 19 e20 deste mês, no auditó-rio do Park Hotel, emRecife (PE).

Exploração da energia eólica cresce no RN

Instituto de pesquisa de Minas Gerais apontavereadores mais atuantes de Areia Branca

Medalha

Page 11: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

As negociações entreGoverno do Estado e ser-vidores da Universidadedo Estado do Rio Grandedo Norte (Uern) avança-ram. No encontro reali-zado ontem, as parteschegaram a um consen-so quanto à busca de umaalternativa para encer-rar o movimento paredis-ta, iniciado no último dia25.

Na ocasião, o reitor daUern, Pedro Fernandes,demonstrou que com oscortes feitos pela admi-nistração da Universida-de, o aumento salarialpleiteado pelos servido-res pode ser concedidosem comprometer o Or-çamento. O governadorRobinson Faria ficou deanalisar os números e,junto com a administra-ção da Universidade,apresentar uma propos-ta aos servidores.

"A reunião foi muitoboa, conseguimos avan-çar nas negociações. O

Gerais 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

Negociações entre Governo eservidores da Uern avançam

Abertura

Problema

Reunião foi realizada ontem em Natal

O público que foi à Es-tação das Artes ElizeuVentania no último sába-do teve de aguardar porquase uma hora em um"vácuo" na programaçãodo evento. Após o show dabanda Calypso, por vol-ta da 0h30, nenhum gru-po estava a postos paraassumir as apresenta-ções musicais. O proble-ma, segundo a assessoriade comunicação da ban-da Bonde do Brasil, foi de-vido à troca do horário daapresentação da bandapela organização do even-to.

"Ao contrário do quedivulgaram na internet,não houve nenhum pro-blema da banda com aorganização do Mosso-ró Cidade Junina (MCJ)ou em relação ao paga-mento, pois o cachê foipago no dia anterior àfesta. Houve uma trocanos horários, mas nossohorário de apresentaçãoera o das 2h30 mesmo",afirma a assessoria decomunicação da banda

Bonde do Brasil.Devido ao problema na

organização, até mesmoa cobertura ao vivo doevento teve de ser sus-pensa. Contatada pelareportagem do O Mosso-roense, a assessoria decomunicação da Secreta-ria Municipal de Culturainformou que a responsa-bilidade pelas contrata-ções, pagamentos e todarealização do MCJ é daFerdebez. "O que houvesábado foi uma troca naordem das bandas, masisso não prejudicou emnenhum momento oevento", declarou.

Procurado pela equipede reportagem do jornalO Mossoroenseatravésdo número de telefonefornecido pela assessoriade comunicação da PMM,Carlos Ferdebez, repre-sentante da FerdebezProduções e Eventos, em-presa vencedora da lici-tação para organizar oMCJ deste ano, não aten-deu às chamadas telefô-nicas.

Prefeitura de Mossorónão atinge meta de vacinação contra a gripe

Mudança de horário causapolêmica e mal-estar noMossóró Cidade Junina

Insuficiência

A Prefeitura Munici-pal de Mossoró (PMM)não atingiu a meta devacinar 80% do público-alvo da campanha devacinação contra a gri-pe deste ano, encerradana última sexta-feira,19. De acordo com da-dos do Sistema de Infor-mações do ProgramaNacional de Imuniza-ções, nos 46 dias dacampanha foram apli-cadas somente 33.860das 54.385 doses previs-tas, o que equivale a62,26% da meta de va-cinação.

Nem mesmo entre ospróprios trabalhadoresda saúde a meta foi al-cançada, com 5.725 do-ses, correspondendo a69,68% do grupo. Nacampanha, foram vaci-nadas 10.076 criançasde seis meses a cincoanos de idade, o que cor-responde a 69,68% dameta. Foram imuniza-das ainda 1.081 gestan-tes, ou 60,42% deste pú-blico, além de 15.847idosos, 63,68% das pes-soas na terceira idade.

O único grupo emque a meta de vacinaçãofoi alcançada foi o daspuérperas, mulheresque deram a luz há até45 dias, com 411 doses,alcançando 83,88% des-ta população. Segundoa assessoria de comuni-cação da Secretaria Mu-nicipal de Saúde, a dis-ponibilização da vacinanas maternidades foiimportante para o re-sultado.

De acordo com a as-sessoria da PMM, as do-ses remanescentes davacina continuarão àdisposição nas Unida-des Básicas de Saúde(UBSs) para todosaqueles que a procura-rem, independente-mente de pertenceremou não ao público-alvo,bastando apresentarcarteira de vacinação. Aassessoria não soube in-formar quantas dosesainda restam e nemquais as unidades queas possuem, orientandoa população a se infor-mar com os profissio-nais de saúde.

Executivo e Reitoria devem apresentar hoje proposta que contemple a reivindicação das categorias

Governo, juntamentecom a Reitoria, ficou deapresentar uma propos-ta no intuito de que o acor-do firmado no ano passa-do seja cumprido. O Go-verno ficou de chamar acategoria para uma novareunião. Acreditamos queneste encontro seja apre-sentado uma solução pa-ra a questão", avalia o

professor Geraldo Car-neiro, membro da direto-ria da Associação dos Do-centes da Uern (Aduern).

Os docentes e técnicos-administrativos da Uernestão em greve desde o dia25 de maio. Eles aguar-dam pelo cumprimentode nove pontos elencadosna pauta de reivindica-ções da categoria. Dentre

eles destacam-se a ime-diata realização de con-curso público, melhoriasestruturais nos campi ea implementação do Pla-no de Cargos e Salários(PCS), o que deve ser rea-lizado com um realinha-mento salarial de 57,53%,em primeira parcela de12,035% a ser paga esteano.

Page 12: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Social4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

Flash

es V

IPs

[email protected]

Lima-Hoje a Clínica Mariana Lopes está em

festa com a passagem do aniversário dafisioterapeuta Lidiana Duarte Lopes. Comcerteza vai rolar muitas comemorações emtorno da data especial.

-Alexandre Oliveira, Terceiro Couto, DanísiaFreitas, Hiágo Jácome, Christiane Dantas, JoanaMoura, Marcello Araújo e Mariana Rosado curtirama música de André da Mata no Armazém 43, o no-vo point de Wanderlânia Lima que está causandofrisson na terrinha. Tarde de sábado.

-Pedro Henrique Amorim e Igor Allamopedalavam no Corredor Cultural, no domin-go, com as respectivas Cinara Meirelle eNatasha Mendes de olho no percurso dosatletas. Bom revê-los.

-A Master Produções está preparando commuita sofisticação uma balada chic para Kare-nine Fernandes, em alusão ao seu aniversário, nes-ta quinta-feira, no Requinte Buffet. Luzete Duarteserá a responsável pelo bolo da noite e o buffetficará por conta de Socorro Paiva. Vamos sim.

-Lorna Rosado e João Marcelo agen-daram casamento para o dia 1º de agosto.Os noivos criaram um site para que os con-vidados conheçam a história que os uniu,e detalhes da festa.

-O fotógrafo Daniel Zumba clicou esta colunistanas dependências da Marq Design. O ensaio vaiexibir o showroom da loja, além de produções in-críveis da nova coleção da New Marluce. As fotosserão publicadas em nosso perfil no Instagram.Acesse: www.instagram.com/lizana_lima.

-Toda a sociedade potiguar lamenta ofalecimento do deputado estadual Agne-lo Alves, um dos grandes nomes da políti-ca estadual. Sepultamento ocorreu ontem.Nossa solidariedade à família.

CONCEITO DE QUALIDADEMais uma conquista eleva o conceito de

qualidade Hotel Thermas. O empreendimen-to - mais que um cartão postal de Mossoró, écertificado pelo TripAdvisor 2015. Além doatendimento, a estrutura oferecida aos hós-pedes é um dos critérios avaliados para o re-cebimento do prêmio. O TripaAdvisor é umportal de viagens de referência internacional.A pontuação e as avaliações de viajantes, deforma espontânea, são responsáveis pelo re-sultado. Sucesso total.

CASA DE ACOLHIMENTOEm sessão realizada na Câmara Municipal

de Mossoró, o vereador Lairinho Rosado so-licitou a construção de uma casa de acolhi-mento para dependentes químicos, voltadapara crianças e adolescentes. Ao todo, emMossoró, existe cinco casas de apoio, mas nãosão para o atendimento a menores. Dessa for-ma, a nova casa de acolhimento destinariaatendimentos em saúde, psicológico, ter-apêutico e educacional visando à recuperaçãodas crianças e adolescente, e o processo farácom que esses dependentes evitem a passagempara o mundo do crime. Volto.

COLEÇÃO MOSSOROENSENilson Brasil, presidente da Acim, ao lado

dos presidentes da CDL e Sindivarejo reuni-ram-se com a secretária municipal da Cultura,Isolda Dantas, em busca de soluções para con-servar e tornar acessível ao público a ColeçãoMossoroense, que teve as suas atividadesencerradas no último mês devido à falta derecursos da Fundação Vingt-un Rosado paramantê-la. Durante a discussão, as entidadespropuseram uma parceria público-privadacom a prefeitura, sugerindo que o acervo setorne disponível em um espaço no Museu Mu-nicipal Lauro da Escóssia. Volto.

Em Natal, Hilneth Correia, Renata Passos e Priscilla Freire prestigiam Arthur Vilhena

na inauguração da loja Capri.

Christiane Dantas entre os amigos Hiágo Jácome e Alexandre Oliveira no samba

do Armazém 43, no último sábado.

Grávidos, Marcello Araújo e MarianaRosado curtiram o repertório do cantor

André da Mata, no Armazém 43.

A coluna hoje está em festa com a passagemdo aniversário da fisioterapeuta Lidiana

Duarte Lopes. Tudo de bom.

Page 13: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Social 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

Categoria pleiteia melhores condições de trabalho

Decisão visa sensibilizar o prefeito a receber os servidores para debater reivindicações

Guarda Civil Municipal realizará parada deadvertência na próxima sexta-feira

Mobilização

A Guarda Civil Mu-nicipal realizou assem-bleia extraordinária namanhã de ontem, ondedefiniu paralisação to-tal da categoria por 24hna próxima sexta-feira.O objetivo da parada édar visibilidade à pau-ta de reivindicações dacategoria e sensibilizara administração públicaa receber os servidoresem audiência.

De acordo com o dire-tor regional do Sindica-to dos Guardas Munici-pais do Estado do RioGrande do Norte (Sind-guardas/RN), Rillen Ro-cha, o conjunto de pau-tas dos guardas exige,entre outras coisas, queo comandante da guar-da seja um oficial de car-reira, diferentemente domodelo atual, onde o su-perior é o subtenente daPolícia Militar, JaílsonNogueira.

Além disso, os guar-das exigem o direito aoporte de arma, revisãodo adicional noturno,banco de horas extraspara a categoria, fim dafunção de fiscal na Guar-da Civil, implementaçãodo auxílio-fardamento,pagamento de adicionalde insalubridade, alémdo reajuste do Plano deCargos, Carreiras e Re-muneração (PCCR) dosservidores.

"Vamos realizar estaparada na sexta-feira ereunir todos os guardasde Mossoró para reali-zar uma doação coleti-va de sangue ao Hemo-centro local. Nosso ob-jetivo é mostrar que a ca-tegoria está unida e quetemos uma pauta de rei-vindicações que aindanão foi atendida pelaPrefeitura Municipal deMossoró (PMM)", con-cluiu Rillen Rocha.

RAINHA DO MILHO 2015

O concurso Rainha doMilho viveu domingo pas-sado um de seus momentosmais marcantes em um am-biente glamoroso na Praçade Eventos Maestro PedroRufino. Quatro candidatas:Lídia Noemy de Almeida,Tamires Oliveira Araújo,Layra Sabrina Souza Ca-valcanti e Brenda Souza Li-ma disputaram o maior con-curso de beleza junina doAlto Oeste potiguar. A esco-lhida Rainha do Milho foi abelíssima Tamires OliveiraAraújo.

CONCURSO DE CARROÇAS

O crepúsculo do domin-go (21) foi de muita concor-rência no circuito junino deSão Miguel/RN. Carroçase quadrilhas disputaramuma premiação de R$500,00 (quinhentos reais),patrocinado pelo Gás DoisIrmãos. É o segundo anoque acontece o concurso, efiquei encantado com o quevi: beleza e muita criativi-dade. Apresentações quemais pareciam um espetá-culo teatral. Muito difícilpara os julgadores defini-rem a vencedora. Mas a car-roça de Aldomar e Juarez foia grande campeã do noite:Carroça Chico Xibiu.

Momento da entrega do cheque à vencedora nanoite da escolha da Rainha do Milho. Os

empresários Carlos Queiroz e Elisdênia fazendo aentrega simbólica à rainha Tamires Oliveira.

Momento histórico: o prefeitoFabrício Torquato resgatou a Casa de Cultura Joaquim Correia em Pau dos Ferros/RN.

Em A

lta

CASA DE CULTURA POPULARMarco na história da cultura pau-ferrense, a inauguração da Casa da Cultura Popu-

lar Joaquim Correia aconteceu na noite da última sexta-feira, 19. A entrega do prédiofoi realizada pelo prefeito Fabrício Torquato, que esteve acompanhado do secretariadomunicipal, de representantes do Legislativo e da Fundação José Augusto. A Casa daCultura Popular Joaquim Correia passou por obras de reforma e ampliação. Além da Bi-blioteca Municipal Manoel Jácome de Lima, o prédio tem ambientes para oficinas e umauditório amplo e totalmente climatizado, o qual deverá receber apresentações teatraisregionais já no mês de agosto. Na ocasião, houve entrega de comendas para os artistasque participaram do vernissage (exposição de artes e fotografias) que fez parte do lança-mento do projeto "Olhares Pau-ferrenses".

# E a noite da Rainha do Milho 2015foi mesmo de fortes emoções. Na des-pedida de Lorena Gonçalves,Rainha doMilho 2014, o artista plástico Ary Sou-za deu um show no belíssimo vestidotodo iluminado que se abriu durante aapresentação transformando-se numaflor de algodão. Linda!

# Este ano, os organizadores esco-lheram personalidades de peso para o jú-ri: a médica Elaine Salviano, a eleganteClebia Penaforte, os empresários BebetoPinheiro e Noellys,o médico Shayanne Bar-boza,a odontóloga Nadja Gurgel,o em-presário Juliano Oliveira e a empresáriaDelia Souza.

# A TV Mídia Positiva deu um showde luzes e imagens no Concurso daRainha do Milho 2015. E no final umachuva de papel picado deu o brilho àcoroação de Tamires Oliveira. Ficoubelo!!!

# Momento lindo: A primeira Rainhado Milho do Arraiá do Tio Kalika, depoisde 18 anos, volta a São Miguel e faladaquela noite de São João quando foi co-roada a nossa eterna Rainha do Milho.Continua bela como antes! Sucesso, Eliza-beth Lira!

# Quero agradecer de um modo es-pecial ao odontólogo Welton Bezerra pe-lo empenho em mais uma vez fazer bo-nito na festa junina do Arraiá do TioKalika. E este ano trazendo de volta oJogo de Saia que aconteceu no estádio"O Torquatão", como também,o gran-de desfile de carroças e o ápice do con-curso Rainha do Milho. Merci!

# Reencontrei a elegante Najla Pinhei-ro Gurgel e a médica Ana Nocrato nanoite da Rainha do Milho.É sempre um pra-zer reencontrá-las em nossa Serra!

Carroça vencedora Chico Xibiu homenageouduas figuras históricas do Alto de

Santa Tereza: Chico Môco e Zefa Xibiu.

Page 14: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

SÃO JOÃOO São João em Pau dos

Ferros começou! Ontem,o Cortejo Junino abriu o IIIArrasta Fest. O desfile decarroças ornamentadascomeçou às 18h e saiu dapraça de eventos até a pra-ça da matriz. A festa con-tou com a animação dosanfoneiro Anízio Jr. OFestival de Quadrilhas(grupos matutinos e esti-lizados) vai abrilhantar afesta hoje e amanhã napraça de eventos.

CURSOO curso "Como reduzir

o custo da energia elétri-ca?" será realizado quin-ta-feira, 25, em Pau dosFerros, em mais uma ini-ciativa do PDA - Progra-ma de DesenvolvimentoAssociativo, realizado pe-la Fiern, em parceria coma CNI e o Sebrae, no âm-bito do Projeto Associa In-dústria. É gratuito e des-tinado a empresários dosetor industrial e profis-sionais responsáveis pelainfraestrutura de empre-sas industriais da regiãodo Alto Oeste potiguar.Oevento ocorrerá no Escri-tório Regional do SistemaFiern, na rua QuintinoBocaiuva, 281 - Centro.

Fique

por

Den

tro

José Filho com a esposa Rosimar Garcia. Ele amanheceu de idade nova ontem e

recebe daqui os nossos parabéns.

Geniza Raulino e Anchieta Raulino puxaram a quadrilha improvisada no Arraiá do Evolução

Em tempo, parabenizamos o jovem Hércules Freitas, aniversariante deontem. Aqui no clique com o prefeito Fabrício Torquato. Felicidades!!!

@ - Agradecemos a Bernadete Rê-go,prefeita da cidade de Riacho da Cruz,pelo convite para prestigiarmos o 26ºTradicional São Pedro que será re-alizado de 26 a 28 deste mês em Ria-cho da Cruz - RN.

@ - Também agradecemos a Nicó Jr.,prefeito da cidade de Rafael Fernandes,pelo convite para o Arraiá da Semasque será realizado na sexta-feira, 26,com André Luví e Fernando Farias.

@ - A final do concurso Miss Mossoró2015 acontecerá no programa Entre noClima da TCM (TV Cabo Mossoró), aovivo,nesta quarta-feira,24.A partir das15h15, as 13 candidatas à coroa des-filarão no estúdio do programa em tra-jes de gala e de banho. Organizadopelo colunista Georgiano Azevedo, oconcurso terá 10 jurados.

@ - Em tempo, parabenizamos osaniversariantes de ontem: HérculesFreitas, João Paulo Sena e José FilhoFontes. Já amanhã o dia será de festapara Joalison Diogo e Emanuelle Barros.

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Cidades6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

Page 15: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Social 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 23 de junho de 2015

PARABÉNS PRA VOCÊ...

Nesta data querida: hoje, aprima Neuma Soares Batalha,Everlane Rodrigues Braga Tar-gino e Lygia Suassuna. Ama-nhã, dr. Solano Suassuna, Alec-sandra Praxedes, VerlândiaMorais, Rita de Cássia Fran-ça, João Nilson Roque e DiogoGurgel. Quinta-feira, AnnyCristine Castro Suassuna, Ro-dolfo Freitas e Cindy Estevam.Muitas felicidades, muitos anosde vida!

CENTRO ESPÍRITA RENASCER

Acontecerá nos dias: 9,10 e11 de julho, a partir das 19 ho-ras, o IV Ciclo de Palestra Es-pírita de Caraúbas, com o tema:"A mediunidade da Educaçãodo Ser", evento esse que iráacontecer na Casa da CulturaPopular Manoel do Violão emarcará os 4 anos do Centro Es-pírita Renascer aqui de Caraú-bas. Desde já agradeço a genti-leza do convite. Obrigado!

BALADA CHICMais uma vez a colunista Ka-

renine Fernandes promete fer-ver Mossoró com festão dos bonspara brindar a vida, e na pró-xima quinta-feira realizará nossalões do Requinte Buffet, comProdução Master Festas, a suaBalada Chic que também teráos serviços de Socorro Paiva euma equipe mil contratada es-pecialmente para fazer da noi-te inesquecível. Achei chique!

Hoje é dia defestejar o domda vida daprima NeumaSoares Batalha,para quem desejamostudo de melhorsempre!

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

Amanhece de idade nova hoje LygiaSuassuna, a quem desejamos toda felicidadeque houvernessa vida!

Hoje a festa é para Everlane Rodrigues e amanhã é para sua cunhada Alecsandra

Praxedes. A coluna deseja muitas felicidadespara as duas que são queridas desde sempre!

Outra aniversariante da semana é AnnyCristine Castro. Ela vai apagar velinhas na

quinta-feira e hoje cantamos vivas. Tim-tim!

@ Quem já desembarcou naterrinha foi a promoter Marize-lia Maia. Ela está a mil por horaultimando o seu 17° Arraiá doChico Pedro. Bem-vinda!

@ Na última quinta-feira fui àcidade do Assú com os amigos:Marcelo Benevides/Mara Dantas,Marquinhos Fernandes/Silvana,epor lá encontramos Charles Dego-le e Raimundinho Duarte. Show!

@ A quadrilha junina ArraiáFilhos de Santana, da cidade deCampo Grande,deu um show nasexta-feira à noite aqui na terri-nha. Parabéns!

@ Próxima sexta-feira, 26,acontece o Arraiá do Bastião, daEscola Estadual Sebastião Gurgel,com passeio de carroça e muitaanimação na Casa da Cultura Po-pular Manoel do Violão!

[email protected]úbas

Rodrigues

CAÇULA BENEVIDESNa última sexta-feira nossa cidade ficou

em choque com a notícia da morte do músicoCaçula Benevides, o nosso mestre da sanfona.Caçula partiu e vai deixar saudade não só àfamília, mas a todos nós seus fãs e amigos. Àfamília desejamos que Deus lhe dê o confor-to necessário para superar tamanha perda.

ALUGA-SEAlugo apartamento de 52m², com dois quartos, sala, cozinha,

banheiro social e garagem, no condomínio R. Mendes IV, situ-ado na rua Luiz Pereira, nº 170, Nova Betânia, Mossoró-RN, a400 metros da Praça do Rotary, a 1,6 km do Centro e a 2 km daUnP. Mais informações, ligar para o (84) 98882-3998.

Cartilha elaborada por acadêmicas de nutrição temorientações relacionadas aos direitos da pessoa idosa

Debate

NATAL - Com objeti-vo de discutir e intensifi-car o melhor atendimen-to a pessoa com idadeigual ou superior a 60anos, a Secretaria Muni-cipal de Saúde (SMS) deNatal, por meio do CentroEspecializado de Atençãoà Saúde do Idoso (Ceasi),realizou reunião na sema-na passada para definir asações que serão postas emprática no mês de julho.

Sob a coordenação dadiretora do Ceasi, Antô-nia Lucas dos Santos, nodia 15 de julho, será rea-lizado palestra intitulada:"Violência contra a pessoaIdosa: onde e como buscarajuda".

No evento será lança-

da uma cartilha sobre as-sistência em saúde e as-sistência sociojurídica pa-ra a pessoa idosa da cida-de do Natal. Serão convi-dadas autoridades rela-cionadas à assistência àpessoa idosa e o público al-vo será composto pelosusuários assistidos noCeasi.

A cartilha foi elabora-da pelas acadêmicas docurso de nutrição da Uni-versidade Federal do RioGrande do Norte(UFRN), Mayana Ka-taryne de Freitas Senae Nathália Julianny deMacedo Olímpio, comorientação da nutricio-nista da SMS, Iêda Ma-ria de Araújo.

"A ideia central dacartilha é destacar infor-mações sobre quais au-toridades ou órgãos com-petentes os idosos devembuscar para ter acesso aassistência em saúde ea questões sociojurídi-cas, relacionadas aos di-reitos da pessoa idosa eatendimento diversifica-do em estabelecimentospúblicos", ressalta a nu-tricionista Iêda de Araú-jo.

O evento é alusivo aodia de conscientização so-bre a violência contra apessoa idosa, que ocorreuno último dia 15. Essasatividades já estão sendorealizadas por diversasunidades de saúde do mu-

Livreto temático será lançado em evento sobre assistência em saúde e assistência sociojurídica realizado em Natal

Cartilha orientará sobre assistência para a pessoa idosa da cidade do Natal

nicípio de Natal. O intui-to é mobilizar e desenvol-

ver ações pontuais, nosentido de reforçar a im-

portância e seriedade des-ta temática.

O Natalense

Page 16: Mossoró - RN, 23 de junho de 2015 - Nº 16.972 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_230615.pdf · presas estão reduzindo seu quadro de colaboradores,

Cidades8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 23 de junho de 2015

Areia Branca

Marisqueiras de Ponta do Melganham unidade de produçãoe beneficiamento de pescados

Solenidade contou com apresença de autoridades

Inauguração da Apmel contou com expressivo número de pessoas da comunidade praiana

Sede da Apmel, inaugurada durante a semana na vila-praia de Ponta do Mel

AREIA BRANCA - Asmulheres que trabalhamdiretamente com a pescade mariscos em Ponta doMel, no litoral areia-bran-quense, vão poder benefi-ciar seus produtos narecém-inaugurada Asso-ciação dos Produtores eBeneficiadores de Pesca-dos de Ponta do Mel(Apmel), construída pelaPetrobras naquela vila-praia, que graças à sua boa

estrutura possibilitarámelhores condições de tra-balho e impulsionará a ati-vidade.

Na quarta-feira, 17, aPetrobras, por meio daUnidade de Negócios deExploração e Produção doRN/CE, inaugurou emPonta do Mel a unidadeque foi construída em ter-reno doado pela Prefeitu-ra de Areia Branca.

O benefício faz parte

das medidas compensató-rias da estatal no municí-pio, voltadas para a ativi-dade pesqueira, como par-te do programa de Educa-ção Ambiental da BaciaPotiguar, que abrange oEstado do Ceará, exigidopelo licenciamento am-biental federal conduzidopelo Instituto Brasileirodo Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Reno-váveis (Ibama).

Para a presidente daAssociação das Maris-queiras de Ponta do Mel,Núbia Felipe de OliveiraMendonça, com a instala-ção da unidade de produ-ção vai melhorar bastan-te o desenvolvimento daatividade na comunidade,já que antes as mulheresenvolvidas com a pescados mariscos não tinhamcondições adequadas pa-ra embalar o produto.

O ato de inauguração daApmel contou com expres-sivo número de pessoas dacomunidade e da sede domunicípio, bem como as fa-mílias envolvidas com apesca de mariscos. Entreas autoridades, estavampresentes a prefeita deAreia Branca, Luana Bru-

no (PMDB), e o deputadoestadual Souza Neto(PHS), além de Manoel Pe-roba, da Petrobras.

Segundo a represen-tante das marisqueirasde Ponta do Mel, NúbiaFelipe de Oliveira Men-donça, a construção daunidade produtiva era

um sonho antigo e quemuitos não acreditavamque um dia se tornariarealidade.

Em seus discursos, re-presentantes do municípioe da estadual do petróleodestacaram que será mui-to grande o impacto da ins-talação da unidade de pro-

dução, pela Petrobras, so-bre o trabalho das maris-queiras na vila-praia. Elesacreditam que com a estru-turação da unidade de be-neficiamento, as mulheresestarão ganhando quali-dade de vida e isso refleti-rá nas famílias e na pró-pria comunidade.

Jalton Rodrigues