jornal novo ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ano i - nº 25

20
Harley-Davidson apresenta sua primeira moto elétrica Página 15 Página 4 Macaé amplia fonte de recursos para tratamento do câncer Obras de Barra de São João entram em nova fase Página 2 Inaugurada Clínica da Família em Rio das Ostras Na sexta-feira, dia 20, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sa- bino, inauguraram a Clíni- ca da Família Paulo Henri- que Gussen, instalada no bairro Âncora. A unidade é fruto da parceria entre o município e o Estado, pelo Programa Somando For- ças, e vai beneficiar cerca de 2.800 famílias. A nova unidade permi- te ao Município expandir a Estratégia de Saúde da Família, que visa à saúde preventiva, atendendo aos moradores da própria loca- lidade e de áreas vizinhas como Praiamar, Enseadas das Gaivotas, Village, en- tre outras. Em seu discurso, o prefeito de Rio das Os- tras disse que estava feliz com a inauguração e com A Subprefeitura de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, está mais próxima de se tornar realidade. Na última semana foi feita a primeira laje do prédio que receberá várias secretarias e atenderá a população com mais comodidade e conforto. Com dois mil metros quadrados de área construída, dois andares e 20 salas, o prédio vai abrigar todos os serviços essenciais à população do distrito. Obras, Saúde, Administração e Educação estarão entre as secretarias que vão ter representantes em Barra de São João para atender aos munícipes. Página 10 Cotidiano Frio requer atenção com saúde dos olhos Petróleo Página 6 Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos a refinarias Saúde O que fazer antes do ‘sim’ à promoção Carreira Página 16 a parceria com o Governo do Estado. “Nesta Admi- nistração, essa é a tercei- ra vez que contamos com a presença do Pezão em nossa cidade, parceria que tem rendido bons frutos à nossa população. Tudo que foi acertado está sen- do feito. Já inauguramos a Companhia Pedagógica da Polícia Militar, a reforma da Delegacia Legal, a UPA está chegando e a obra da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto está em andamento, bem como a ampliação da rede de dis- tribuição de água”, disse. O prefeito destacou também a homenagem fei- ta a Paulo Henrique Gus- sen. “Dr. Paulo administrou o Centro de Reabilitação com muita competência. Era um profissional dedi- cado e atencioso”, comple- tou. Página 19 Página 12 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

Upload: rede-novo

Post on 31-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nesta Edição: - Inaugurada Clínica da Família em Rio das Ostras - Macaé amplia fonte de recursos para tratamento do câncer - Frio requer atenção com saúde dos olhos - Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos a refinarias - Obras de Barra de São João entram em nova fase

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

Harley-Davidson apresenta sua primeira moto elétricaPágina 15

Página 4

Macaé amplia fonte de recursos para tratamento do câncer

Obras de Barra de São João entram em nova fase

Página 2

Inaugurada Clínica da Família em Rio das OstrasNa sexta-feira, dia 20,

o governador do Rio deJaneiro, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sa-bino, inauguraram a Clíni-ca da Família Paulo Henri-que Gussen, instalada no bairro Âncora. A unidade é fruto da parceria entre o município e o Estado, pelo Programa Somando For-ças, e vai beneficiar cerca de 2.800 famílias.

A nova unidade permi-te ao Município expandir a Estratégia de Saúde da Família, que visa à saúde preventiva, atendendo aos moradores da própria loca-lidade e de áreas vizinhas como Praiamar, Enseadas das Gaivotas, Village, en-tre outras.

Em seu discurso, o prefeito de Rio das Os-tras disse que estava feliz com a inauguração e com

A Subprefeitura de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, está mais próxima de se tornar realidade. Na última semana foi feita a primeira laje do prédio que receberá várias secretarias e atenderá a população com mais comodidade e conforto.

Com dois mil metros quadrados de área construída, dois andares e 20 salas, o prédio vai abrigar todos os serviços essenciais à população do distrito. Obras, Saúde, Administração e Educação estarão entre as secretarias que vão ter representantes em Barra de São João para atender aos munícipes.

Página 10

Cotidiano

Frio requer atenção com saúde dos olhos

Petróleo

Página 6

Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos a refinarias

Saúde

O que fazer antes do ‘sim’ à promoçãoCarreira

Página 16

a parceria com o Governo do Estado. “Nesta Admi-nistração, essa é a tercei-ra vez que contamos com a presença do Pezão em nossa cidade, parceria que tem rendido bons frutos à nossa população. Tudo que foi acertado está sen-do feito. Já inauguramos a Companhia Pedagógica da Polícia Militar, a reforma da Delegacia Legal, a UPA está chegando e a obra da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto está em andamento, bem como a ampliação da rede de dis-tribuição de água”, disse.

O prefeito destacou também a homenagem fei-ta a Paulo Henrique Gus-sen. “Dr. Paulo administrou o Centro de Reabilitaçãocom muita competência. Era um profissional dedi-cado e atencioso”, comple-tou.

Página 19 Página 12

26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

Page 2: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|2| Cotidiano 26 de junho a 2 de julho de 2014

Editorial

As temperaturas baixaram e com isso muitos de nós tira-ram do guarda-roupa os ves-tuários mais “quentinhos”. É a hora de curtir um novo estilo de moda e tirar o cheiro de “guardado” das peças.

Aproveitando esse mo-mento, trazemos três reporta-gens (sobre beleza e saúde) referentes a estação mais fria do ano. O inverno 2014 traz novidades para o público feminino usar e abusar nas mãos. Os esmaltes ganham novos tons, efeitos de deco-ração e ainda mais – se isso era possível – estilo. Unhas decoradas e diferenciadas tornaram-se parte do vestuá-rio da mulher e representam muito sobre a mesma, sua personalidade e cotidiano.

Falando ainda da par-te boa do inverno – fora as comidas saborosas e rou-pas estilosas – o clima frio pode ser um grande aliado na perda de peso corporal. A baixa temperatura faz com que o corpo gaste mais ener-gia para mantê-lo aquecido, preservando o equilíbrio do mesmo. Por isso, lute contra a preguiça – que fica mais forte nesse período – e man-de para bem longe aqueles quilinhos extras que tanto desejava. Acompanhe dicas de especialistas na página de Saúde.

No outro lado existem os cuidados que a estação re-quer: ficar muito tempo em lugares fechados favorece o aparecimento de algumasdoenças. Ainda na editoria de Saúde, leia com atenção as dicas de oftalmologistas para tratar bem da sua visão.

Para os moradores de Rio das Ostras, o inverno traz também um evento musical muito esperado: o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Famoso na cidade e seu en-torno, o evento reúne nomes consagrados desse estilo atraindo centenas de turistas. Este ano, o Festival terá uma novidade! Leia a reportagem na editoria de Cultura e des-cubra qual é!

Tenha uma ótima leitura!

A Direção

Inverno quente

Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem novo telefoneA população de Rio das Os-

tras conta com um serviço de ouvidoria especial para infor-mações, dúvidas, reclamações e sugestões sobre os serviços municipais de Saúde do muni-cípio. Desde a última semana, a Ouvidoria atende em um novo telefone: 0800-022-0638, que possibilita à população realizar ligação gratuita.

O serviço recebe em média 60 ligações por mês. As solicita-

ções e dúvidas dos cidadãos são imediatamente respondidas ou encaminhadas para os setores responsáveis na Secretaria de Saúde para retorno.

Demandas sobre saúde, além de outras áreas, também podem ser encaminhadas à prefeitura por e-mail, pelo link “Fale Conos-co” do Portal da Prefeitura de Rio das Ostras: http://www.riodasos-tras.rj.gov.br/fale-conosco.

Macaé amplia fonte de recursos para tratamento do câncer

Tornar Macaé uma referên-cia no tratamento de câncer. Esse é objetivo da Lei Municipal 4.054/2014 publicada no dia 18, quarta-feira, que destina uma contribuição social de 2% do fa-turamento bruto dos contratos das empresas fornecedoras da Prefeitura de Macaé para o Pro-grama Pró Tratamento do Câncer.

A contribuição social se dará em caráter complementar à im-plantação e manutenção do pro-grama. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, ressaltou, na exposição

de motivos enviada à Câmara dos Vereadores, que a prestação de contas periódicas da aplica-ção dos recursos terá total trans-parência, com a participação da sociedade e do Poder Legislativo, por meio de audiências públicas.

O projeto, de origem do poder executivo, foi aprovado por una-nimidade pela Câmara Municipal. A regulamentação da lei com os procedimentos para administra-tivos para retenção e destinação da contrapartida será feita em 30 dias.

PM apreende DVDs piratas em Rio das Ostras

A Polícia Miitar apreendeu 1.854 DVD’s piratas durante uma operação na terça-feira (17) em Rio das Ostras. O ma-terial foi encontrado com dois homens que faziam a venda no Centro da cidade. Eles foram conduzidos para a delegacia. De acordo com a polícia, após

realizar consulta foi constatado que um dos detidos já possuía anotações criminais por lesão corporal e por violação dos di-reitos autorais (pirataria). Os dois prestaram depoimento na delegacia e foram liberados. O material ficou apreendido no lo-cal.

Homem é preso tentando estuprar jovem em Rio das Ostras

Um homem foi preso em fla-grante tentando estuprar uma jo-vem de 19 anos em Rio das Os-tras. O suspeito, de 48 anos, foi detido pela Guarda Municipal e encaminhado para a delegacia da cidade.

Segundo informações da po-lícia, o homem estava agarrando à vítima e tentando estuprá-la. O ato aconteceu na Rua Pastor Laurentino, próximo ao colégio Elcio Pinheiro, no bairro Parque Zabulão. A tentativa de estupro

reforça um crime que só aumen-ta na cidade. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado, o ISP, de janeiro a abril do ano passado a cidade registrou 18 casos. Esse ano o número é alar-mante. No mesmo período, de ja-neiro a abril foram registrados 26 casos de estupro.

Janeiro foi o único mês que ne-nhuma ocorrência foi registrada. Por outro lado, no mês de março passado foram anotadas 14 ocor-rências.

Anvisa oferece curso on-line sobre manipulação de alimentos

A Agência Municipal de Vigi-lância Sanitária (Amvisa-Macaé) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou, na última semana, uma página dedicada ao curso de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação. O obje-tivo do curso é capacitar e auxiliar quem lida com alimentos a aper-feiçoarem o controle sobre os ali-mentos, reduzindo assim as do-enças associados ao consumo.

A carga horária do curso, que é gratuito, é de 12 horas. O pú-blico alvo são os funcionários de restaurantes, cantinas, bares e

lanchonetes ou pessoas respon-sáveis desses estabelecimentos para capacitação dos funcioná-rios. Mas, outras pessoas como donas de casa, empregados do-mésticos e cuidadores também podem melhorar suas práticas domésticas de preparo e armaze-namento de alimentos realizando esse treinamento.

Após a aula digital, os mes-mos devem realizar uma avalia-ção e com 70% de aproveitamen-to, no mínimo, há a emissão do certificado. O link para acessar o curso é: http://www20.anvisa.gov.br/restaurantes_curso/index.php

Agência suspende lotes de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) determinou na última terça-feira, dia 17, a sus-pensão do lote 0909108 do medi-camento Omeprazol 10 mg, com 14 cápsulas. Segundo a agência, o fabricante, o Laboratório Teu-to Brasileiro S.A, informou que o medicamento apresenta cápsulas de 20 miligramas, em vez de 10 miligramas, conforme indicado na embalagem.

O Omeprazol é indicado para tratar certas condições em que ocorra muita produção de ácido no estômago, como úlcera gás-trica e refluxo gastroesofágico. A empresa já informou à agência ter iniciado o recolhimento voluntário desse lote do medicamento.

Outra resolução determinou a suspensão dos lotes 130857,

130608 e 130609 do medicamen-to Mebendazol 20 mg/mLsuspen-são oral, produzidos pela empresa Mariol Industrial Ltda, foram sus-pensos por apresentar desvio de qualidade, especialmente relacio-nado à dificuldade de ressuspen-são. O fabricante informou que já iniciou o recolhimento dos lotes.

A Agência interditou caute-larmente, pelo prazo de 90 dias, os lotes nº 45071 e nº 45072 do medicamento Comple B Com-primidos Revestidos, produzidos pela empresa Natulab Laboratório S.A, após resultados insatisfató-rios obtidos nos ensaios de aná-lise de rotulagem e aspecto dos comprimidos, que apresentaram rachaduras e maior friabilidade. Ambos os lotes possuem validade até agosto de 2015.

Abertas inscrições para espetáculos em Macaé

A Fundação Macaé de Cultu-ra (FMC) acaba de abrir a pauta do Teatro Municipal de Macaé para o período de 01 de julho a 31 de agosto.

Os interessados devem aces-sar o site www.macaecultura.

com.br e preencher o formulário de inscrição. Os espetáculos se-lecionados receberão incentivos da FMC, que, após análise, en-trará em contato com os respon-sáveis. As apresentações vão acontecer neste mesmo período.

Foto: Divulgação

Page 3: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|3| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Page 4: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|4| Cotidiano 26 de junho a 2 de julho de 2014

Mais um motivo para você ter um hobby

Comprovado: fazer uma atividade prazerosa no tempo livre pode torná-lo mais produtivo durante o expediente

Foto: Divulgação

Para muita gente, ter um hobby é sinônimo de um tempo para espairecer. Para ou-

tros, a chance de conhecer gente nova. Ou, em alguns casos, o único meio para fa-

zer algo que renda brilho nos olhos. Agora quem pratica um hobby terá pelo menos mais uma justificativa para ter o que fazer no tempo livre. Pelo menos segundo pesqui-sa feita nos Estados Unidos.

Em artigo publicado no Journal of Occupational and Organizational Psychology, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco concluiu que atividades fora do trabalho

podem aumentar o desem-penho dos profissionais du-rante o expediente.

Eles constataram isso após analisar a performan-ce de 341 profissionais de diversas áreas e 92 oficiais do exército americano. O resultado indica que quem praticava um hobby ativa-mente tinha um desempe-nho de 15% a 30% maior do que quem não fazia absolu-tamente nada no tempo livre.

De acordo com o líder do estudo Kevin J. Eschle-man, uma explicação para isso reside no fato de que fazer atividades que trazem prazer, no mínimo, levam as pessoas a ter uma noção mais clara de si mesmas – algo fundamental para quem quer trabalhar de um jeito in-teligente. Como se vê, não é a tôa que Warren Buffet toca ukulelê ou que Larry Ellison tem o hábito de velejar.

Desempenho nas pessoas que praticavam algum hobby foi até 30% maior

Maio foi o mês mais quente do mundo desde 1880

A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) anunciou na se-gunda-feira, dia 23, que o mês de maio de 2014 foi o mais quente no mundodesde que começaram a subir as temperaturas em 1880.

“A temperatura média na superfície terrestre e dos oceanos atingiu 15,54 graus Celsius em maio, isto é, 0,74°C a mais que a média de 14,8°C no sé-culo XX. Também foi o 39º mês de maio consecutivo e o 351º mês seguido em que a temperatura global do planeta esteve acima da média do século XX”, explicou a NOAA.

A última vez em que a temperatura de um mês de maio foi inferior à média do século XX remontava a 1976. O último mês em que a temperatura esteve abaixo da média no sécu-lo passado foi em feverei-ro de 1985. A maior parte do planeta viveu em maio deste ano temperaturas mais quentes do que a

média com picos de calor no leste do Cazaquistão, partes da Indonésia e o no-roeste da Austrália, entre outros. No entanto, partes do nordeste do Atlântico e locais limitados no noroes-te e sudoeste do Pacífico, assim como nas águas oceânicas do sul da Améri-ca, foram mais frias do que a média.

A temperatura de abril de 2014 esteve a par com a de 2010, que tinha sido a mais quente registrada no planeta aquele mês desde 1880, segundo a NOAA. Segundo prognósticos da NOAA, há 70% de proba-bilidades de que a corrente quente do Pacífico El Niño volte a aparecer este ve-rão no hemisfério norte e 80% de possibilidades de que surja durante o outono e inverno próximos, o que poderia ter um impacto im-portante nas temperaturas e nas precipitações em todo o mundo.

Fonte: Terra

Page 5: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25
Page 6: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|6| Saúde 26 de junho a 2 de julho de 2014

Curta nossa páginafacebook.com/nuvemdojornaleiro

Leia Jornal Novo no tablet, no smartphone ou na web.A maior banca digital de jornais e revistas do Brasil.

APLICATIVO GRÁTIS

www.nuvemdojornaleiro.com.br

Baixe as edições atravésdo aplicativo Nuvem do Jornaleiroe experimente

Frio requer atenção com saúde dos olhosFoto: Divulgação

Clima seco e permanência em ambientes fechados facilita a propagação da doença

Com a chegada do inverno inicia-se mais que a tempo-rada de tirar os ca-

sacos do armário. É hora de ficar atento também à saúde visual.

Uma das doenças tra-dicionalmente ligadas ao verão, a conjuntivite, tem grande incidência de casos no período mais frio do ano, uma vez que as pessoas passam mais tempo em am-bientes fechados e, com isso, a transmissão viral ou bac-

teriana costuma aumentar.Entre os principais sintomas estão olhos avermelhados, lacrimejamento, coceira, pál-pebras inchadas e grudadas ao acordar, secreção e intole-rância à luz.

A médica oftalmologista, Marcia Beatriz Tartarella, ex-plica que o clima mais seco e os índices mais altos de po-luição típicos do inverno con-tribuem para a propagação da conjuntivite e da síndrome dos olhos secos, originada pela exposição prolongada

Alimentação pós-partoA alimentação da mu-

lher deve continuar bem equilibrada mesmo após o parto, fase na qual a medici-na a classifica como “puér-pera”, uma vez que deixou de ser gestante.

Deve-se atentar ao exa-gero de alguns alimentos que aumentam a flatulência como, por exemplo: bróco-lis, couve-flor, feijões, legu-minosas (grão de bico, len-tilha, ervilha, etc..), leite e derivados, e massas. Esses alimentos são ótimas fontes nutricionais e por isso não devem ser excluídos. Entre-tanto, devem ser ingeridos moderadamente.

A nova mamãe deve evitar bebida alcoólica, ali-mentos condimentados, com conservantes e medicação sem orientação médica. Os alimentos que devem ser priorizados são as frutas, le-gumes, miúdos (bife de fíga-do, ração, moela...) e líquido.

Todos os alimentos são importantes para boa nutri-ção da puérpera e indire-tamente para o bebê, por isso o ideal é seguir uma boa orientação nutricional e não deixar faltar nenhum nutriente.

É importante lembrar que o bebê dependerá da mãe para se alimentar nos primeiros meses, via alei-tamento materno. Mais um bom motivo para que a ali-mentação e nutrição desta sejam de boa qualidade.

A amamentação é um vínculo muito importante para a mãe e o bebê, pois esse é o momento em que o bebê aguça seus cincosentidos. Existem alguns fatores para que a pro-dução do leite aumente e melhore a nutrição do bebê. Recomenda-se: bom repouso e ingestão de bas-tante água (no mínimo dois litros por dia).

a ambientes fechados e com ar-condicionado. Para profis-sionais que trabalham com computadores, ela recomen-da adquirir o hábito de piscar mais vezes em frente ao mo-nitor. “A dica é uma maneira de minimizar a ocorrência da síndrome”, fala.

Tartarella também alerta sobre a importância de prote-ger os olhos contra os raios UV (ultravioletas), já que são intensos mesmo nesse perí-odo. “A radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na

conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis. É im-portante usar sempre óculos de sol e de grau que ofere-çam 100% de proteção”, res-salta.

A especialista acrescenta que, em caso de algum sin-toma, a pessoa deve buscar a avaliação de um oftalmolo-gista para que seja indicada a prescrição de colírios lubrifi-cantes e, dessa forma, preve-nir complicações mais graves.

Page 7: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|7| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Page 8: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|8| Cidades 26 de junho a 2 de julho de 2014

Rio das OstrasVencedor de Concurso de Bandas

abrirá Festival de Jazz & BluesM úsicos de Rio

das Ostras e região já podem sonhar em tocar

no palco principal do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que acontece nos finais de semana de 8,9 e 10 de agosto e 15, 16 e 17 de agosto. Iniciativa inédi-ta em 12 edições, o evento lança seu 1º Concurso de Bandas, que abrirá espaço para grupos de jazz, blues e instrumental. O vence-dor será premiado com a apresentação de duas músicas autorais no palco principal, na noite do show de uma das atrações mais esperadas deste ano, Al Jarreau. Além disso, a banda tem presença ga-rantida no próximo festi-val, em 2015.

O objetivo do concurso é abrir espaço para os mú-sicos do interior do Esta-do do Rio de Janeiro que

trazem esses gêneros no repertório. A competição ainda movimenta a cidade, já que a população e os turistas poderão prestigiar apresentações de qualida-de entre os dias 12 e 14 de

agosto, no período entre os dois finais de semana da programação principal.

Poderão se inscrever bandas de cidades das regiões Norte Fluminen-se, Noroeste Fluminense,

Serrana e Baixada Litorâ-nea que sejam compostas de três a sete integrantes. Para se inscrever, os can-didatos devem preencher a ficha disponível no site da Prefeitura de Rio das

Ostras (www.riodasostras.rj.gov.br/concursodeban-das) e enviar junto com um CD contendo três mú-sicas, sendo duas auto-rais e uma cover, dentro da proposta de gênero do

grupo. O material deve ser entregue até 15 de julho via Correios ou diretamen-te na sede da Secretaria de Turismo de Rio das Os-tras, no endereço: Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque, e Fundação de Cultura, Praça São Pedro, nº 109, Centro.

Ao todo, serão 18 gru-pos selecionados por uma equipe técnica composta por cinco jurados. Seis bandas se apresentam por dia, em shows de 18 mi-nutos. Serão observados pelo júri os quesitos inte-ração, letra em português ou inglês, melodia, harmo-nia, ritmo, criatividade, de-sempenho e a impressão geral dos jurados.

O edital está disponível no site da prefeitura. Ou-tras informações pelo tele-fone da organização (22) 99819-6969.

O vencedor se apresentará no palco principal na noite do show de Al Jarreau e ainda terá presença garantida na edição de 2015

Foto: Inpacto Produtora

Page 9: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|9| Cidades26 de junho a 2 de julho de 2014

Programas de transferência de renda auxiliam moradores

ASecretaria de Bem-Estar Social em Rio das Os-tras, responsável

pela administração do pro-grama de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família, ofereceà população necessitada mais de 20 projetos e pro-gramas na Proteção Social Básica, com a finalidade de prevenir riscos, assegurar a inclusão e o fortalecimento dos vínculos familiares e co-munitários.

No caso específico do Bolsa Família, recente-mente houve um aumento de 10% nos valores pagos aos beneficiários. É preci-so destacar que o cadastro das famílias segue diversos critérios, entre os quais é preciso que os beneficiários tenham renda per capita de até R$ 154.

A responsável pelo pro-grama no município, Adenil-sa dos Santos, destaca que aqueles que necessitarem do benefício precisam compa-recer a um Centro de Refe-

rência de Assistência Social (CRAS) para a realização do cadastro. “É importante levar os documentos do titular e de todos os integrantes da famí-lia, como documento de iden-tidade com foto, CPF, carteira de trabalho, certidão de nas-cimento, ou de casamento, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda e de todos os menores de 18 anos”, completou Ade-nilsa.

A Secretaria destaca ain-da que as crianças e adoles-centes que compõe o núcleo familiar precisam seguir o calendário de vacinação e manter frequência escolar. As gestantes devem ser acompanhadas nos postos de saúde, com atualização semestral.

Rio das Ostras possui atualmente 3.940 famílias be-neficiárias do Bolsa Família que, conforme perfil de cada uma, a partir deste mês rece-bem entre R$ 77 e R$ 336, valores já acrescidos dos 10% de reajuste feito pelo Governo Federal.

Outros benefíciosOs moradores de Rio das

Ostras que se encontrarem em situação de vulnerabilida-de social e que necessitam de ajuda monetária têm a possibi-lidade de receber auxílio finan-ceiro por meio do Programa do Cartão do Bem Social, da

Bolsa Família e benefícios municipais, como o Cartão do Bem Social, contribuem para aumento da renda familiar

Foto: Mauricio Rocha

Prefeitura de Rio das Ostras.Atualmente são 3.312 benefici-ários, que recebem R$ 100 por mês. Outro benefício que o Mu-nicípio disponibiliza se destina aos integrantes de baixa renda do Programa Feliz Idade. São 466 idosos beneficiados com o valor de R$ 360 por mês.

A Prefeitura ainda disponi-biliza outro programa de trans-ferência de renda, o Vencendo Barreiras, que é voltado para pessoas com deficiência ou doentes crônicos em vulnera-bilidade ou risco social. Nesse caso, cada um dos 426 ins-critos recebe 260 reais. A Se-

cretaria de Bem-Estar Social destaca que os programas de transferência de renda possibi-litam às famílias aquisição de produtos de acordo com suas prioridades, além de fazer com que o dinheiro circule no co-mércio local, movimentando a economia da cidade.

Page 10: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|10| Cidades 26 de junho a 2 de julho de 2014

Rio das OstrasInaugurada Clínica da Família em Rio das Ostras

N a sexta-feira, dia 20, o governador do Rio de Janei-ro, Luiz Fernan-

do Pezão, e o prefeito de Rio das Ostras, Alcebía-des Sabino, inauguraram a Clínica da Família Paulo Henrique Gussen, instala-da no bairro Âncora. A uni-dade é fruto da parceria entre o município e o Esta-do, pelo Programa Soman-do Forças, e vai beneficiar cerca de 2.800 famílias.

A nova unidade permi-te ao Município expandir a Estratégia de Saúde da Família, que visa à saú-de preventiva, atendendo aos moradores da própria localidade e de áreas vi-zinhas como Praiamar, Enseadas das Gaivotas, Village, entre outras.

Em seu discurso, o prefeito de Rio das Os-tras disse que estava feliz com a inauguração e com a parceria com o Governo do Estado. “Nesta Admi-nistração, essa é a ter-ceira vez que contamos com a presença do Pezão em nossa cidade, parce-

ria que tem rendido bons frutos à nossa população. Tudo que foi acertado está sendo feito. Já inaugura-mos a Companhia Peda-gógica da Polícia Militar, a reforma da Delegacia Le-gal, a UPA está chegando e a obra da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto está em andamento, bem como a ampliação da rede de distribuição de água”, disse.

O prefeito destacou também a homenagem fei-ta a Paulo Henrique Gus-sen. “Dr. Paulo administrou o Centro de Reabilitaçãocom muita competência. Era um profissional dedi-cado e atencioso”, comple-tou.

O governador Luiz Fer-nando Pezão ressaltou a importância da união en-tre União, Estados e Mu-nicípios. “Estamos entre-gando 59 unidades como essa em todo o Estado e isso graças ao bom enten-dimento que temos com o Governo Federal e o apoio que nos é dado pela pre-sidente Dilma. Tenho o

pensamento municipalista e entendo que se resolver-mos os problemas dos mu-nicípios, automaticamente vamos beneficiar o Esta-do. O Rio de Janeiro está

no trilho do crescimento e vamos continuar a traba-lhar para que municípios como Rio das Ostras se desenvolvam cada vez mais”, afirmou.

Para a secretária de Saúde, Ana Cristina Guer-rieri, a Clínica da Família será importante para o tra-balho preventivo de saúde. “A unidade atua com base na Estratégia de Saúde da Família, levando à po-pulação um atendimento mais acolhedor. Além do atendimento na unidade, as equipes farão vistas em domicílio e isso faz a diferença. A previsão é de que 2.800 famílias sejam beneficiadas”, declarou.

Participaram da sole-nidade de inauguração o vice-prefeito Gelson Apice-lo, os secretários estaduais de Saúde, Carlos Mussafir, e de Obras, Hudson Braga, secretários municipais, o de-putado federal Adrian Mussi, o prefeito de Casimiro deAbreu, Antônio Marcos, o presidente da Câmara, Alze-nir Pereira Melo, vereadores riostrenses e população.

CaracterísticasA unidade, construída

numa área de 362m2, vai oferecer atendimento de

clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia.

As instalações incluem recepção, banheiros aces-síveis a pessoas com defi-ciência e quatro consultó-rios. Também contará com salas de procedimentos, de reuniões e de vacinas; além de farmácia, copa cozinha para funcionários, salas para uso da adminis-tração, de arquivo médico, almoxarifado e vestiários para funcionários.

Clinica da Família já está pronta para atender à população de Rio das Ostras

Foto: Divulgação

Foto: Gilismar Correa

“A previsão é de que 2.800 famílias sejam beneficiadas”Ana Cristina Guerrieri Secretária de Saúde de Rio das Ostras

Page 11: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|11| Cidades26 de junho a 2 de julho de 2014

GM inicia patrulhamento com bicicletas nas ruas de Casimiro

A Guarda Munici-pal de Casimiro de Abreu iniciou essa semana o

patrulhamento com bici-cletas pelas ruas da ci-dade com o objetivo de garantir mais segurança à população. A ação tam-bém tem como finalida-de promover um trabalho de conscientização com os ciclistas para que não transitem pelas calçadas e utilizem a ciclovia e a ciclofaixa, a fim de evitar acidentes.

Dois agentes vão per-correr as ruas dos bairros Mataruna, Santa Therezi-nha e Centro, diariamente. O secretário de Seguran-ça Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, ressaltou que o patrulha-mento vai ser mais efetivo com a utilização das bici-cletas, já que seu acesso é facilitado em diversos locais. “O uso delas vai melhorar a mobilidade dos

guardas. Além da agilida-de, eles poderão patrulhar áreas mais amplas em me-nor tempo”, enfatizou.

De acordo com Shinka-do, o patrulhamento de bi-cicleta só está sendo pos-sível graças ao aumento no efetivo da Guarda pro-movido pelo último con-curso público. “Queremos que este patrulhamento

preventivo realizado pela Guarda Municipal traga um resultado muito posi-tivo na coibição de atos ilícitos, como porte de ar-mas e tráfico de drogas, além da apreensão de ma-teriais e furtos na cidade”, explica.

Segundo o secretário, a presença dos guardas “inibe a ação de vândalos

O uso de bicicletas contribuirá para a efetividade do patrulhamento

Foto: Juliana Guzzo e ajuda a população de várias formas”. “Eles dão informações aos morado-res, ajudam os idosos a atravessar a rodovia, en-fim, cuidam da nossa cida-de”, garantiu o secretário.

“Queremos que este patrulhamento preventivo traga um resultado muito positivo na coibição de atos ilícitos”Luiz Fernando ShinkadoSecretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu

Caminhada Circuito de Rio Dourado acontece no próximo dia 28

Desfrutar das belezas naturais e incentivar a prática esportiva em Casi-miro de Abreu. Com esta proposta será realizada a “Caminhada na Natureza - Circuito de Rio Doura-do”, no próximo dia 28. O evento é organizado em parceria pelas secretarias de Turismo e Eventos e de Esporte e Lazer e tem como objetivo fomentar o turismo, além de garantir a visitação a belas paisa-gens.

A expectativa dos or-ganizadores é que cerca de cem pessoas, vindas de Macaé, Nova Fribur-go, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Búzios e de Casimiro de Abreu parti-cipem da caminhada, que terá início no Palmital. A concentração acontece às 8 horas na praça do bair-ro, próximo ao Tanque de Pesca Comunitário.

Antes de iniciar a ca-minhada haverá uma ses-são de alongamento para

os participantes se prepa-rarem para o trajeto. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.ecobooking.com.br ou no local de início da cami-nhada.

O percurso será de 15 quilômetros com média de 2h30 de caminhada numa distância longa, com ca-minho plano, sem subidas e em estrada de terra.

“Nosso município tem em suas belezas naturais e culturais as caracterís-ticas necessárias para o desenvolvimento dos es-portes populares como as caminhadas. Teremos mais seis circuitos dife-rentes até o final do ano. No dia 3 de agosto, acon-tecerá a Caminhada Cir-cuito do Poeta, em Barra de São João. Todos deve-rão ficar bastante satisfei-tos com o percurso. Espe-ramos que seja mais um evento de sucesso”, disse o secretário de Turismo,Oscar Pires Júnior.

Page 12: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|12| Cidades 26 de junho a 2 de julho de 2014

Obras de Barra de São João entram em nova fase

A Subprefeitura de Barra de São João, distrito de Ca-simiro de Abreu, está mais próxima de se tornar reali-dade. Na última semana foi feita a primeira laje do pré-dio que receberá várias se-cretarias e atenderá a popu-lação com mais comodidade e conforto.

Com dois mil metros quadrados de área construí-da, dois andares e 20 salas, o prédio vai abrigar todosos serviços essenciais à po-pulação do distrito. Obras, Saúde, Administração e Educação estarão entre as secretarias que vão ter re-presentantes em Barra de São João para atender aos munícipes.

Para o secretário de Obras, Luiz Augusto Peres, essa é uma demonstração da preocupação da Admi-nistração com a qualidade do atendimento aos mora-dores de Barra de São João e seus bairros, como Palmi-tal, São João, Recanto dos Paratis, dentre outros que

Prêmio incentiva prática esportiva para alunos da Rede Municipal de Casimiro

A s escolas que integram a Rede Municipal de Educação de Ca-

simiro de Abreu participam na quinta-feira, dia 26 de junho, da abertura do Prê-mio do Programa Despor-tivo Educacional (Prodec). Ele acontecerá às 9 horas no Pavilhão de Esportes da Praça Feliciano Sodré. A iniciativa, realizada pela Prefeitura, por meio da Se-cretaria Municipal de Edu-cação, visa promover uma disputa saudável e eleger as melhores experiências esportivas, recreativas e de lazer, relacionadas ao mundial de 2014.

Os projetos já foram en-tregues pelas escolas. A partir de agora uma comis-são julgadora vai assistir a apresentação das ações propostas pelas unidades educacionais. Serão ava-liados pela comissão itens como paródia, mascote, logomarca, ornamentação,

coreografia, organização, planejamento, metodologia e interdisciplinaridade.

As melhores esco-las serão premiadas com troféu, enquanto os alu-nos receberão medalha. A unidade de ensino mais pontuada leva um kit de material esportivo. Já o estudante que desenhar o mascote mais criativo será premiado com uma bicicle-ta. A votação será feita por categoria de acordo com os níveis de ensino.

Segundo a secretária municipal de Educação, Sônia Coelho, a ação es-timula o envolvimento de toda comunidade escolar e valoriza o esporte como ferramenta de inclusão so-cial, auxiliando o ensino--aprendizagem dos alunos. “Esta é uma maneira de realizarmos atividades lú-dicas que destacam não só as práticas esportivas, como também as diferen-tes culturas dos países que

possuem representantes na competição mundial”, disse.

“Esta é uma maneira de realizarmos atividades lúdicas que destacam não só as práticas esportivas, como também as culturas dos países na competição”Sônia CoelhoSecretária municipal de Educação de Casimiro de Abreu

também serão beneficiados com a subprefeitura. “Que-remos levar o máximo de benefícios para a popula-ção de Barra, para que eles não precisem vir até a sede para resolver demandas. O objetivo do Governo é sem-pre realizar serviços em prol dos moradores”, afirma.

Um exemplo são os in-vestimentos para drenagem e pavimentação das ruas. Atualmente o bairro Peixe Dourado II está recebendo a equipe da Secretaria de

Obras que está calçando to-das as ruas do bairro.

No início do mês de ju-nho foi liberada a verba de R$ 16 milhões, resultado de uma parceria entre a Prefei-tura de Casimiro de Abreu e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de Programa Somando Forças. Desse total, R$ 11 milhões serão investidos na pavi-mentação de ruas dos bair-ros de Barra de São João. As obras começarão em breve.

O novo prédio irá abrigar todos os serviços essenciais à população

Foto: Juliana Guzzo

Page 13: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|13| Beleza26 de junho a 2 de julho de 2014

Unhas borradas, cromadas e ‘peladas’ estão entre as apostas para o inverno

Você troca de esmalte com a mesma frequ-ência que muda de roupa? Pode pare-

cer exagero, mas as unhas ganharam tanto destaque que, para muitas mulheres, viraram até acessórios. Hoje, possuem o mesmo status de um par de brincos ou um colar, por exemplo. E, assim como na moda, as tendências mudam a cada estação.

Mas, a exemplo do vestu-ário, nem todas as tendências combinam com todos perfis. Por isso, é importante saber a melhor maneira de atuali-zar seu estilo dentro de cada aposta. Veja a seguir quais serão os maiores hits de ma-nicure na estação mais fria do ano:

Unhas metalizadas“Os esmaltes com glitter

em formato hexagonal, em

vários tamanhos, estarão em alta e são boa alternati-va para as fãs dos metaliza-dos. Eles aparecem em co-res como dourado e prata”,

indica Danielle Honorato, responsável pelo blog “Unha Bonita”. Outra opção são os esmaltes cromados. Para quem prefere os tons claros,

aposte nos perolados. A in-tenção é criar pontos de luz em visuais que são, tradicio-nalmente, mais sóbrios por causa da estação.

Nail artQuem não dispensa uma

criação mais artística e é fã de cores claras vai encontrar uma tendência sofisticada na próxima temporada. “Estarão em alta nail arts que deixam partes da unha ‘pelada’. Isso é, sem cor, em uma referência clara às transparências nas roupas”, diz Agnes Cruz, dire-tora de marketing e estilo do salão Cosmopolish Nail Bar, em São Paulo. Outra nail art que chega bem posicionada - essa para as fãs de criações impactantes - é a unha man-chada, como se não tivesse sido limpada nas laterais. A moda surgiu com a cantora Lorde.

Unhas nudeAs mulheres mais clássi-

cas e sóbrias, fãs de esmal-tes nude, podem apostar em tonalidades rosadas, off-white

ou ocre. As que não curtem, inclusive, nenhum tipo de bri-lho, podem se animar com a volta da textura matte. Ra-íssa de Mello João, diretora de tendências do salão Che-ersNail Club, em São Paulo, acredita que o acabamento matte vai voltar. “Nas cores certas, o efeito opaco agrada muitas mulheres”, diz.

Tons pastelAs cores mais claras

também ganham espaço na temporada. “Além do verde militar, aposto nos acinzen-tados, mantendo o mesmo padrão de tonalidade pastel’”, diz Raíssa. “Sempre existe lugar para o verde-menta e azul-céu. São ‘cores de do-ces’ [candy color] que nunca falham em fazer a cabeça das fashionistas”, conclui Da-nielle.

Fonte: UOL

Inverno traz uma infinidade de possibilidades às unhas femininas, do clássico ao exótico

Foto: Divulgação

Page 14: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|14| Tecnologia 26 de junho a 2 de julho de 2014

Marco Civil da Internet entra em vigor

Sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 23 de abril, o Marco

Civil da Internet entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 23. A proposta equivale a uma “Constituição”, com

os direitos e deveres dos internautas e das empresas ligadas à web.

Apesar da aprovação, o site “Convergência Digital” informa que o ministério da Justiça trabalha na criação de uma consulta pública

para regulamentar alguns dos tópicos mais polêmi-cos - essa consulta deve ficar para depois da Copa.

Veja a seguir como o Marco Civil pode afetar, na prática, a vida de quem usa a internet no Brasil:

Neutralidade - o Marco Civil garantirá a neutralida-de da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafe-ga pela internet é tratado de forma igual. Em uma comparação simples, o marco garantirá que a sua internet funcione como a rede elétrica (não interes-sa se a energia será usada para a geladeira, o micro--ondas, a televisão) ou os Correios (o serviço cobra para entregar a carta, sem se importar com o conteú-do dela).

Acesso - as empresas de telecomunicações que fornecem acesso (como Vivo, Claro, TIM, NET, GVT, entre outras) poderão continuar vendendo veloci-dades diferentes - 1 Mbps, 10 Mbps e 50 Mbps, por exemplo. Mas terão de ofe-recer a conexão contratada independente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender paco-tes restritos (preço fechado para acesso apenas a re-des sociais ou serviços de e-mail).

O Marco Civil garantirá que todo conteúdo da internet seja tratado de forma igual

Foto: Divulgação

Metade dos softwares em PCs brasileiros é pirata

Levantamento realiza-do pela associação inter-nacional de empresas de software (BSA) descobriu que 50% dos programas em uso nos computadores brasileiros são piratas. Em 2009, o índice era 59%.

Apesar da evolução, o país ainda está longe dos Estados Unidos, Japão e Alemanha, que registram 18%, 19% e 24%, respec-tivamente. No entanto, vai melhor que os vizinhos Ar-gentina (69%) e Venezuela (88%).

Para Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, a utilização de programas não licenciados nas em-presas é o principal com-bustível para manter o ín-dice alto. Segundo estima-

tiva da entidade, as cópias ilegais causam prejuízo anual de aproximadamen-te R$ 6 bilhões no Brasil.

A alternativa para o mercado paralelo é o ar-mazenamento em nuvem, que não requer programas instalados no computador. Mas a tecnologia ainda é impopular. Estima-se que 10% do mercado corpora-tivo global seja adepto da prática.

No meio desta polê-mica também estão os softwares livres, que ofe-recem ao usuário liber-dade total para executar, distribuir e modificar os programas, de forma a compartilhar conhecimen-to a partir da liberação do código-fonte.

Page 15: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|15| Tecnologia 26 de junho a 2 de julho de 2014

Harley-Davidson apresenta sua primeira moto elétrica

A H a r l e y - D a v i d -son apresentou a sua primeira moto elétrica. O

modelo do fabricante nor-te-americano não pretende comercializá-lo, pelo me-nos neste momento, e lan-çou o desafio a alguns dos seus clientes e fãs a serem eles a experimentar o ve-ículo criado no âmbito do Projeto Live Wire e a co-mentar a sua performance.

A princípio, a moto dis-ponível para test drive so-mente nos Estados Unidos e, para dar uma volta no mais recente modelo da marca, a Harley-Davidson pede apenas que os seus clientes e potenciais com-pradores se inscrevam no site oficial. Quem não tiver carta de condução pode mesmo assim ter uma ex-periência de condução si-mulada numa loja.

A moto vai fazer uma viagem ao longo da famo-sa estrada 66 e visitar mais de 30 lojas Harley-David-

son até ao final deste ano e em 2015. No próximo ano, além dos Estados Unidos, o modelo vai estar disponível para ser testado no Canadá e na Europa, informa a marca. “Todas as decisões finais sobre

a possibilidade de trazer uma moto elétrica para o mercado – e quando – será feita numa data posterior”, indica a Harley-Davidson no seu site.

A moto criada no Pro-jeto Live Wire anda a uma

velocidade máxima de 148 quilômetros por hora e necessita de ser recarre-gada ao fim de cerca de 210 quilômetros. O recar-regamento dura entre 30 minutos e uma hora. No vídeo de apresentação da

Modelo não vai ser comercializado neste momento e vai ser testado primeiro nos Estados Unidos

moto disponível no site da Harley-Davidson, o modelo é silencioso.

“O Projeto Live Wire é mais como a primeira guitarra eléctrica, não um carro elétrico”, diz o vice--presidente da empresa, Mark-Hans Richer, citado pela BBC, segundo o qual o recente modelo é “uma expressão de individuali-dade e estilo icónico que por acaso é eléctrico”. “O Projeto Live Wire é uma afirmação ousada para nós como empresa e como marca”, reforça.

“O motor longitudinal do Projeto Live Wire é ins-pirado pelos compresso-res usados em dragsters [veículo leve com moto-res extremamente poten-tes]”, descreve a Harley--Davidson, acrescentando que o “design do chassis permite que o piloto abra-ce a moto e se torne par-te dela”. “A iluminação e a instrumentação adicionam uma aparência futurista.

E, como um produto pre-mium da Harley-Davidson, incorpora acabamentos metálicos e revestimentos de alta qualidade. É mais um exemplo do porquê das motos Harley-Davidson se-rem frequentemente des-critas como esculturas ro-lantes. É tecnologia trans-formada em arte”, conclui.

Foto: Divulgação

“O Projeto Live Wire é uma afirmação ousa-da para nós como em-presa e como marca”Harley-Davison em nota

Page 16: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|16| Petróleo 26 de junho a 2 de julho de 2014

E-mail: [email protected]

O milagre sempre nos surpreende O milagre nunca vem

como queremos que ele venha. Sempre chega de forma surpreendente. O modo de Deus agir em nos-sas vidas é sempre melhor do que a nossa maneira. Quando você estiver diante de uma situação ameaça-dora e sem saber muitas das vezes o que fazer, fique como a mulher Cananéia que foi insistente.

Esta mulher não recuou diante da situação amea-çadora, ela não se intimi-dou e nem se irritou com as palavras que Jesus lhe falou. Temos perdido gran-des oportunidades em nos-sas vidas simplesmente por não sabermos perseverar.

Precisamos valorizar os pães e as migalhas, pois tudo vem da mesa do nosso Senhor e Salva-dor. Lembre-se, aquilo que pode parecer pequeno para uma pessoa pode parecer grande para outra. Quan-

do lemos a passagem da mulher Cananéia, e vemos que ela é comparada a um cachorrinho, aprendemos uma lição. Por meio desta passagem Jesus nos mos-tra quais são as nossas prioridades.

O mais lindo de tudo isso é que Jesus em ne-nhum momento recrimina esta mulher, mas aproveita a ocasião para ensiná-la a receber o milagre.Será que estamos preparados para receber o milagre que Deus hoje quer colocar em suas mãos?

Creio que Deus tem o melhor para seus filhos, mas muitas das vezes va-mos precisar colocar em pauta o que nos é priorida-de neste momento.Espere o seu milagre, pois vai che-gar e não tardará.

Deus te abençoe e que tenhamos uma semana de coisas extraordinárias. Gra-ça e Paz.

Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos a refinarias

Foto: Divulgação

No dia 9 de junho, segunda-feira, a Pe-trobras lançou uma campanha para pre-

venir a soltura de balões em cidades onde ficam suas re-finarias e também comunida-des vizinhas que costumam registrar queda de balões em áreas industriais. A campa-nha, que terá duração de três semanas, é realizada todos os anos em função da proxi-midade com as festas juninas e julhinas. O objetivo é alertar a população para o perigo da soltura de balões e estimular as denúncias por meio do 190.

A campanha contempla-rá as regiões próximas às Refinarias de Paulínia, Pre-sidente Bernardes, Capuava e Henrique Lage, em São Paulo; Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; e

Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, envolven-do ao todo 22 cidades. Serão utilizados diferentes meios de comunicação como rádio, mí-dia exterior (outdoor, painéis etc) e carro de som.

A primeira ação de pre-venção à queda de balões foi feita em 1998 na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Desde então, o número de incidentes com balões vem diminuindo. Em 1998, por exemplo, foram registradas 72 quedas de balões na área da Reduc. Em 2012, apenas três ocorrências. No ano pas-sado, não foram registrados incidentes com balões nesta refinaria.

Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime. A legislação prevê de dois a quatros anos de prisão e multa para quem cometer

esse tipo de delito. O uso do artefato pode destruir áreas de preservação, como ma-tas e florestas, prédios e ferir pessoas.

Veja a seguir as localida-des participantes da cam-panha:

- Refinaria Presidente Bernardes: Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Bertioga (São Pau-lo)

- Refinaria Duque de Ca-xias: Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados e São Gonçalo (Rio de Janeiro)

- Refinaria Capuava: Mauá, Santo André, São Ber-nardo do Campo e São Cae-tano (São Paulo)

- Refinaria de Paulínia: Campinas, Americana e Pau-línia (São Paulo)

Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime, previsto em lei, com pena de dois a quatros anos de prisão e multa

- Refinaria Henrique Lage: São José dos Campos (São Paulo)

- Refinaria Presidente Getúlio Vargas: Araucária e Curitiba (Paraná)

Fonte: Agência Petrobras

Atrasos atingem fornecedores da área naval da Petrobras

O atraso em repasses da Petrobras a fornecedores é mais um sinal da situação fi-nanceira da estatal. Além das empresas terceirizadas em diferentes frentes de obras, também fornecedores da área naval reclamam, internamen-te, de atrasos e dificuldades na relação com a estatal.

A situação se prolonga há dois anos, quando a estatal viu a sua curva de produção se estagnar em função de pa-radas nas plataformas e em-barcações para manutenção. Para suprir a demanda, a em-presa importa mais derivados, como diesel e gasolina, reven-didos no mercado doméstico a preços inferiores que o valor de compra, cotado em dólar.

Mesmo após a concessão de dois aumentos, no último ano, a defasagem elevou em 13,2% o prejuízo na área de refino e abastecimento, res-ponsável pelo fornecimento dos combustíveis no País, na comparação entre o pri-meiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2013. O balanço, divulgado em março passado, também indicou alta no endividamento bruto da empresa, que pela primeira vez ultrapassou a marca de R$ 300 bilhões.

Com a dívida, a alavan-cagem da empresa ficou em 39%, pelo terceiro trimestre consecutivo acima da meta definida pela própria estatal (35%). O resultado geral foi de

queda de 29,9% no lucro da petroleira no primeiro trimes-tre, pressionado pela provisão de R$ 1,9 bilhão referentes ao programa de demissões vo-luntárias da Petrobras.

Programas de melhorias operacionais (R$ 3,1 bilhões no 1º trimestre) e de desinves-timentos (US$ 11 bilhões em quatro anos) também com-põem o esforço para diminuir custos. O objetivo é liberar o caixa da empresa para os in-vestimentos necessários para dobrar a produção até 2020, com participação de 53% da exploração no Pré-sal.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)/Da AE

Page 17: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|17| Esporte26 de junho a 2 de julho de 2014

Léo Presidente e Lucas Dantas

Esporte

As zebras latino-americanasAs zebras são animais nativos da África, mas

vieram passear no Brasil sob outro comando. Os países da América Latina vêm surpreendendo na Copa do Mundo, conquistando resultados expressi-vos contra seleções tradicionais.

No Grupo B, Chile conseguiu antecipadamente sua classificação, vencendo a poderosa Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia, que foi mais cedo pra casa. No Grupo C, a seleção co-lombiana também se classificou antecipadamente, com duas vitórias nas duas rodadas iniciais, apesar da ausência de seu maior astro, o atacante Falcão García. Mas a maior zebra conduzida pelos países latino-americanos foi a classificação da Costa Rica no “grupo da morte”, o primeiro da história das Co-pas com três campeões mundiais, de forma anteci-pada, surpreendendo os próprios costarriquenhos. Será que as zebras continuarão aparecendo na 2ª fase?

Copa sem favoritoA Copa do Mundo do Brasil segue sem um gran-

de favorito. A seleção brasileira, hexacampeã do mundo e sede da competição, talvez esteja na frente dos rivais, mas longe de ter uma grande vantagem. As seleções de Holanda e Alemanha, que apresen-taram um excelente futebol na 1ª rodada, tiveram dificuldades na 2º rodada, contra Austrália e Gana, respectivamente, levantando dúvidas sobre as atua-ções na estreia. Espanha e Inglaterra foram embora mais cedo para casa, decepcionando os seus torce-dores. Apenas a França teve duas goleadas contun-dentes, mas não tem um elenco tão rico como outras seleções para se postular como “o grande favorito”, sobretudo pela ausência do astro Ribéry.

Quem leva o troféu? Ninguém pode prever em uma copa com tantas surpresas e decepções.

Fazer exercícios físicos no inverno aumenta em até 30% queima de calorias

O inverno é a melhor época para queimar calorias. Isso acontece porque, para aquecer o corpo, o organismo passa a gastar mais energia, contribuindo para acelerar o metabolismo. E para quem pratica exercícios físicos esta perda é potencializada. Mas é preciso tomar cuidado para que a preguiça que vem jun-to com o frio não atrapalhe a rotina de malhação e acabe fazendo com que o peso au-mente durante a estação.

De acordo com os es-pecialistas, não é possível definir um percentual de per-da, pois isso varia para cada pessoa. A queima calórica está relacionada com o peso, idade e índice de gordura de cada um.

Outra orientação é que as pessoas fiquem atentas para

o correto aquecimento dos músculos durante a estação fria, a fim de prevenir lesões, e evitar o excesso de roupas para não atrapalhar o treina-mento.

As baixas temperaturas estão entre os principais mo-tivos pelos quais as pessoas abandonam as atividades fí-sicas. Até mesmo quem está acostumado a praticar exer-cícios regularmente sente os efeitos do frio e acaba redu-zindo seu desempenho.

No entanto, de acordo com Luis Carlos Oliveira, pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Cae-tano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, é justamente nes-sa época do ano que a prática pode proporcionar maiores

vantagens. Fazer exercícios no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mu-danças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no or-ganismo.

“Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerá-vel a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbi-tos no país”, afirma. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome, uma vez que em temperaturas baixas o metabolismo pode aumen-

tar o funcionamento em até cinco vezes para manter a temperatura normal do orga-nismo.

No inverno as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa, entre outros. Por isso é importante praticar os exer-cícios, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que po-dem evitar lesões muscula-res mais graves.

“Contudo, não podemos generalizar, pois os resulta-dos dependem da quantida-de e da intensidade do exer-cício, e principalmente de uma alimentação adequada”, explica o pesquisador. Al-guns cuidados são necessá-rios antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

- Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de mo-letom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;

- O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é im-portante aquecer e alongar;

- Hidratação antes, du-rante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, seu corpo também perde líquido por meio da transpiração.

Fonte: R7 Notícias

Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor

Page 18: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|18| Classificados 26 de junho a 2 de julho de 2014

Vendo casa com dois qtos, com

suítes, garagem, financiamento

pela CEF, direto com o

proprietário, Jd. Marilea, Valor

R$ 290 mil

Tel.:

(22) 99884-3755

Empresa em Rio das Ostras contrata técnico em Química com experiência em Gestão de Qualidade em Laboratórios. Enviar CV para o e-mail: [email protected]

Page 19: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25

|19| Carreira26 de junho a 2 de julho de 2014

Mulher presidente tem mais risco de demissão do que homem

Executivas do topo da hierarquia corpo-rativa que se segu-rem no cargo. Pes-

quisa recente da Strategy& com 2,5 mil maiores em-presas de capital aberto do mundo aponta que as chan-ces de demissão são maio-res para elas do que para os presidentes homens.

A conclusão parte da análise das movimentações de presidentes nos últimos dez anos. Enquanto quase 40% das mulheres foram demitidas do comando de empresas, no mesmo perí-odo, apenas 27% dos pre-sidentes homens perderam o cargo.

O coautor do estudo, Per-OlaKarlsson, disse em entrevista ao jornal Finan-cial Times que a busca por mais mulheres em postos de comando – alavancada por pressões culturais e políticas - leva empresas, muitas ve-zes, a escolhas ousadas que podem não funcionar.

Conselhos de administra-ção majoritariamente mas-culinos em sua composição também contribuem para este cenário porque tornam árido o ambiente de trabalho para as presidentes de empresa, se-gundo também afirmou Karls-son ao Financial Times.

Maioria masculina no conselho pode, em alguns

casos, se traduzir em menos apoio à presidente, segundo Karlsson apurou ao longo de conversas que teve com mu-lheres que ocupam postos de comando.

Pesquisa da Bain&Co. confirma em números o que Karlsson diz ter ouvido de executivas. Segundo este estudo, 41% das mulheres em cargos de gestão apon-tam a diferença de estilos entre os gêneros como o principal entrave para suas carreiras. Some-se a isso ao fato de 88% afirmarem que os chefes são mais pro-pensos a promover ou in-dicar profissionais com um estilo semelhante ao deles mesmos e o cenário desfa-vorável à mulher ganha ain-da mais força.

Aliás, os conselhos de administração continuam sendo um “calcanhar de Aquiles” da paridade de gê-nero entre os executivos. No Brasil, por exemplo, apenas 7,7% das posições em conselhos são de mu-lheres, segundo estudo do Catalyst.org. Na Noruega, elas estão em 40,9% das cadeiras dos conselhos.

Foto: Divulgação

Estudo mostra que índice de executivas demitidas é maior que de homens

O que fazer antes do ‘sim’ à promoção

Na mira de todo traba-lho bem feito está o objeti-vo de não ficar parado no mesmo lugar – profissional-mente falando. Entretanto, para muitos profissionais, ter a chance de subir a hie-rarquia nem sempre pode ter um efeito positivo para a sua carreira. Especialistas orientam calma e reflexão dos prós e contras antes do aceite ao novo cargo.

“É uma responsabilida-de enorme com a empresa, mas, mais ainda, com a sua imagem profissional”, diz Alexandre Prates, coach e sócio do Grupo Alquimia. O problema é que muita gen-te se esquece deste pres-suposto básico e, com um sorriso brilhante no rosto (provavelmente, já pensan-do na conta bancária), topa o desafio sem analisar as entrelinhas das novas obri-gações no trabalho.

“A tendência é vincular a promoção ao reconheci-mento”, diz Simone Leon, diretora de gestão de car-reiras e talentos da Right Managment. Esquece-se, portanto, que subir na hie-rarquia ou ganhar mais fun-ções é apenas uma das inú-meras formas da empresa mostrar que você está indo bem. O “porém” é que a promoção “nem sempre traz reconhecimento futuro”, se-gundo afirma a especialista.

Por isso, antes de gritar para o mundo “eu aceito ser promovido”, a dica é parar para refletir sobre algumas questões. Veja quais as per-guntas pertinentes para este processo:

Como eu fui avaliado?Saber quais foram os

critérios que o chefe usou para escolher você para a nova função pode ser um bom pontapé na sua refle-xão sobre a oportunidade. Às vezes, a resposta pode ser óbvia: você era o pró-ximo na linha de sucessão e já sabia disso. Mesmo nestes casos, vale buscar um feedback para buscar indícios do que influenciou a decisão e assim enten-

der quais pontos fortes a empresa enxerga em você bem como em que ainda precisa se desenvolver para dar conta do peso da nova função.

Quais habilidades serão demandadas?

Um dos passos centrais para saber se você dará conta do recado é fazer um mapeamento das habi-lidades técnicas requeridas pelo cargo em questão e compará-lo com o que você já domina. Se a distância entre a demanda e o seu perfil técnico for grande, a solução é ser transparente e negociar uma saída para isso – nem que a única solu-ção seja recusar a proposta.

Que habilidade comporta-mental precisarei ter?

Subestimadas por muita gente, as habilidades com-portamentais, na prática, são as que mais pesam na hora de uma demissão. Por isso, também é fundamental saber se você está pron-to para encarar o que vem pela frente. Se vai ser che-fe, você tem condições de liderar uma equipe? Sabe delegar? Dar feedback? “Tem condições de suportar a pressão que o novo cargo vai exigir?”, questiona Pra-tes.

Quem será meu chefe?

Ao assumir o novo car-go, quem passa a ser seu chefe direto? Qual é o estilo de gestão dele? Diante da resposta, olhe para dentro de si e questione: “Como eu lido com diferentes esti-los de gestão? Em que tipo de ambiente de trabalho te-nho melhores resultados?”, sugere Patrícia Volpi, da GNext MBA. As respostas convergem? Você conse-guiria encarar o tipo de che-fe que a promoção traz?

Que resultados terei que entregar?

“Tudo tem seu preço”, afirma Patrícia. Ou seja, o status mais elevado e o dinheiro a mais no holerite

vêm com um ônus. Qual é o seu ? É essencial investigar como você será avaliado e o que se espera do seu de-sempenho no curto, médio ou longo prazo. E, assim, coloque na balança o preço e a oportunidade.

Tenho condições pesso-ais de arcar com os cus-tos da nova função?

É hora de sair do cam-po profissional e olhar para a sua agenda fora do expe-diente. Os requisitos da fun-ção atropelam seus planos pessoais? O que você terá que abrir mão ao aceitar o novo cargo? Suas condições pessoais são favoráveis? Ou não? “É preciso pensar que impacto isso vai trazer para o seu dia a dia. Às vezes, você terá que adiar um plano ou envolver outras pessoas na decisão”, diz Simone.

A promoção agrega ao seu plano de carreira?

Com tudo isso em men-te, vale analisar se a pro-moção vai ao encontro do que você vislumbrou para o futuro ou se caminha para a direção oposta. Lembre-se: nem sempre dá para cons-truir uma trajetória linear na carreira. Até porque “esca-das são instáveis”, como disse Carol Bartz, ex-CEO do Yahoo!, em 2012. Ou seja, encarar a ascensão profissional como tais pode diminuir suas alternativas no futuro. Por conta disso, vez ou outra, uma oportunidade que não tem tanta relação com seu projeto profissional pode, no fim, acabar contri-buindo mais para seu obje-tivo do que se você tivesse trilhado o caminho conven-cional. Portanto, fique aten-to para a maneira como a nova função pode desenvol-ver você.

O aumento é digno?

Por fim, não ceda aos encantos das cifras apre-sentadas pelo chefe. Ganhar 40% a mais nem sempre sig-nifica mais dinheiro no bolso de fato. “Será que seu estilo de vida não vai ter que au-mentar?”, questiona Prates.

Por exemplo, se a nova função pressupõe viagens, você terá que arcar com es-tes custos? Ou por causa do desafio, terá menos tempo em casa e, portanto, preci-sará contratar uma empre-gada? Por aí vai. Faça as contas, se o saldo der nega-tivo, talvez a promoção não valha tanto a pena assim.

Fonte: Exame

Foto: Divulgação

Page 20: Jornal novo Ed. 25 / 26 de junho a 2 de julho de 2014 - ANO I - Nº 25