jornal carlos neder - ed julho

4
D iscutir a conjuntura, pres- tar contas, debater propostas, apostar na reflexão e na mu- dança. O deputado Carlos Neder acre- dita que as plenárias do mandato, que acontecem duas vezes ao ano, represen- tam um dos momentos mais importan- tes de sua atuação e a maior instância de definição política do mandato. Com a participação de apoiadoras e apoiado- res, militantes de movimentos sociais, lideranças sindicais, servidores públi- cos, estudantes, moradores das diversas regiões da cidade, da Grande São Paulo e do interior, as plenárias do mandato representam o motor que impulsiona, dá vida e faz valer – na prática e com entusiasmo - a importância essencial da política em nossas vidas. Com a partici- pação da sociedade, o mandato não en- velhece. Ele se reinventa incorporando novas aspirações sociais às bandeiras históricas da revolução democrática no Brasil e à luta por um mundo melhor. PLENÁRIAS APONTAM CAMINHOS PARA O MANDATO Deputado Estadual Jornal Deputado Estadual Carlos Neder | Julho - Agosto de 2013 Aliança com as Cidades Paulistas Dia Mundial da Saúde Em defesa do SUS P ara que serve a Assembleia Legislativa? E um mandato de deputado estadual? São dúvidas correntes entre os paulistas e diante delas achamos que a melhor resposta é dar publicidade às diversas maneiras como se pode atuar em defesa do interesse público e com compromisso partidário. Sim! Porque não há democracia verdadeira sem organização da sociedade e sem partidos políticos. Um trabalho voltado para as pessoas. Ouvir demandas, apresentar propostas, debater e dialogar cotidianamente sobre os temas das cidades, do estado e da nação. Implica em assumir posições e escolher caminhos. Estar no legislativo é acreditar na construção conjunta e inovadora, que não pode estar de costas voltadas para o sentimento das ruas. O mandato do Deputado Carlos Neder acredita em uma nova cultura política e busca a construção coletiva de um Brasil melhor, em que as ações de democracia direta se somam à participação eleitoral e nos colegiados de gestão. Reflexão e mudança mandato Carlos Neder, uma construção coletiva Reunião com Núcleo Urbano da Reforma Agrária, na cidade de Glicério.

Upload: carlos-neder

Post on 08-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Reflexão e mudanças

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Carlos Neder - Ed Julho

Discutir a conjuntura, pres-tar contas, debater propostas, apostar na reflexão e na mu-

dança. O deputado Carlos Neder acre-dita que as plenárias do mandato, que acontecem duas vezes ao ano, represen-tam um dos momentos mais importan-tes de sua atuação e a maior instância

de definição política do mandato. Com a participação de apoiadoras e apoiado-res, militantes de movimentos sociais, lideranças sindicais, servidores públi-cos, estudantes, moradores das diversas regiões da cidade, da Grande São Paulo e do interior, as plenárias do mandato representam o motor que impulsiona,

dá vida e faz valer – na prática e com entusiasmo - a importância essencial da política em nossas vidas. Com a partici-pação da sociedade, o mandato não en-velhece. Ele se reinventa incorporando novas aspirações sociais às bandeiras históricas da revolução democrática no Brasil e à luta por um mundo melhor.

PLENÁRIAs APONTAm CAMINHOS PARA O MANDATO

Deputado Estadual

Jornal Deputado Estadual Carlos Neder | Julho - Agosto de 2013

Aliança com as Cidades Paulistas

Dia Mundial da SaúdeEm defesa do SUS

Para que serve a Assembleia Legislativa? E um mandato de deputado estadual? São dúvidas correntes entre os paulistas e diante delas achamos que a melhor resposta é dar publicidade às diversas maneiras como se pode atuar em defesa do interesse público e com compromisso partidário. Sim! Porque não há democracia verdadeira sem organização da sociedade e sem partidos políticos. Um trabalho voltado para as pessoas.

Ouvir demandas, apresentar propostas, debater e dialogar cotidianamente sobre os temas das cidades, do estado e da nação. Implica em assumir posições e escolher caminhos. Estar no legislativo é acreditar na construção conjunta e inovadora, que não pode estar de costas voltadas para o sentimento das ruas. O mandato do Deputado Carlos Neder acredita em uma nova cultura política e busca a construção coletiva de um Brasil melhor, em que as ações de democracia direta se somam à participação eleitoral e nos colegiados de gestão.

Reflexão e mudança mandato Carlos Neder,

uma construção coletiva

Reunião com Núcleo Urbano da Reforma Agrária, na cidade de Glicério.

Page 2: Jornal Carlos Neder - Ed Julho

2

A Assembleia Legislativa dialoga com a realidade das diferentes macrorregiões e cidades, com seus prefeitos, vereadores e lideranças sociais. Produz políticas públicas que vão interferir no cotidiano das pessoas, a partir de projetos de iniciativa do Executivo ou do próprio Legislativo.

Tendo assumido o mandato em janeiro de 2013, priorizei nesse semestre agenda no interior do estado para retomar contatos e abrir novas possibilidades de ação conjunta com lideranças municipais e regionais em torno do programa partidário e da nossa plataforma de trabalho. Isso se expressa nos pronunciamentos feitos, nas emendas apresentadas ao orçamento estadual, nos projetos de leis e na relação estabelecida com os órgãos de comunicação. A bandeira da democratização dos meios de comunicação, de incentivo às rádios e TVs comunitárias e de controle das concessões públicas foi assumida com destaque pelo mandato.

O combate à corrupção, a defesa da ética na política e de ampla reforma política - com financiamento público de campanhas eleitorais, fidelidade partidária, voto em lista, democratização dos partidos políticos, entre outros dispositivos - fez parte do debate assumido pelo mandato, assim como o papel dos organismos de controle externo sobre os atos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e a importância de mantermos o poder de investigação dos Ministérios Públicos, que também não podem prescindir de controle por parte da sociedade.

No caso do Hospital Sorocabana, retomamos a luta para que haja a cessão definitiva do imóvel do estado para o Município de São Paulo, por meio de projeto de lei a ser enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa, e que ele seja aberto à população como hospital geral, sob gestão pública e controle social.

Pautamos, também, a necessidade do Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social, organismo similar ao que criamos na Câmara Municipal por uma São Paulo Saudável e Sustentável e que vem realizando debates essenciais para a capital, como o seu Plano Diretor. Fóruns esses que articulam as lutas da sociedade civil e ajudam a democratizar os parlamentos.

Discutimos e apresentamos projetos de resolução para democratizar e aprimorar o funcionamento da Assembleia Legislativa, bem como para garantir a participação dos cidadãos no processo legislativo e orçamentário.

No momento em que comemoramos os 33 anos de existência do PT e as conquistas obtidas com a colaboração do partido conclamamos todas as companheiras e companheiros a conosco participarem do enfrentamento aos novos desafios que virão.

Da Assembleia para asruas e delas para o

parlamento

O deputado Carlos Neder esteve em mais de 40 municípios durante o primeiro semestre de 2013, sobretudo nas macrorregiões de Bauru, Ara-çatuba, Campinas e Osasco.

No segundo semestre, ao lado dessas e de outras regiões, intensificará sua presença na Capital e municípios da Grande São Paulo. Nesses contatos, Neder se reúne com prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e outras lideranças locais, além de dialogar

com a comunidade por meio dos meios de comunicação..

As informações recebidas orientam as atividades do mandato, seja para a solicitação de audiências, envio de ofícios e indicações ao Executivo, bem como a destinação de recursos do orçamento do estado para as prioridades. Interessante observar que na escolha desses municípios não ocorre qualquer tipo de discriminação partidária.

Aliança com as cidades paulistas

COMUNICAÇÃO

Macatuba recebe equipamentos de Raio-X, adquiridos com recursos de emenda parlamentar de Carlos Neder.

Cidade de Tejupá, durante entrega de equipamento conquistado com sua emenda parlamentar

Deputado em encontro para discutir a questão da Santa Casa, em Penápolis.

Ademir Zanóbia, Paulo Blascke (Prefeito de Leme), Dr. Nelson Brambilla (Prefeito de Araras) e Deputado Neder.

Os cadernos de leis editados pelo mandato ajudam a divulgar a sua vasta e significativa produção legislativa. Neles, uma parte de suas leis e projetos está agrupada em torno de temas como Saúde, Saúde do Trabalhador, Saúde Integrativa, Educação e Eco-nomia Solidária. Eles podem ser acessados no site www.carlosneder.com.br. São leis estaduais e municipais, como as que criaram o banco do povo (SP Confia), as feiras de economia solidária, o dia em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, a lei das CIPAs e projetos para flexibilização na forma de cumprimen-to da jornada de trabalho do servidor responsável por pessoas com deficiência, para resguardar direitos dos trabalhadores municipalizados e fiscalizar o uso ade-quado das verbas públicas.

Neste semestre apresentamos 10 projetos de lei, entre eles o que promo-ve a informação em saúde, o que garante espaços para a sociedade em unidades de educação e cultura, o que fortalece a economia solidária, além de vários projetos na área da saúde como o programa de saúde integrativa, assistência farmacêutica, direito a acompanhante em maternidades sem a cobrança de ta-xas, entre outros.

Produção legislativa

edItOrIAl

Neder é intensamente demandado pelo setor saúde

Na passeata em comemoração ao Dia Mun-dial da Saúde, Neder esteve junto com os trabalha-dores e movimentos populares nas ruas da capital e fez questão de reafirmar o seu compromisso com o SUS, sob gestão pública e lembrou de seu proje-to que torna obrigatório o uso do símbolo oficial do SUS por todos que utilizam verbas públicas.

Participação social foi o tema abordado pelo deputado em palestra durante encontro promovido pelo Conselho Estadual de Saúde. Neder apontou a importância da atualização das legislações para que estas não deixem de atender às necessidades reais da sociedade e defendeu o envio de projeto de lei à Assembleia para disciplinar o funcionamento do Conselho Estadual de Saúde e criar os conselhos gestores nas unidades estaduais.

O deputado lembrou aos presentes o quanto as manifestações de rua se somam à atuação dos conselheiros e do parlamento e ajudam a qualificar e a renovar o processo democrático. Outro exemplo citado é a criação de salas multiuso nas unidades de

saúde e escolas. É sua a lei municipal 14.670/08 que destina espaços para reuniões da comunidade e dos trabalhadores sobre temas diversos, para a prática de saúde integrativa e atividades como música na saú-de (encantadores), teatro, dança, medicinas tradicio-nais, yoga, fitoterapia, economia solidária e tantas outras que mudam a prática em saúde.

Nos municípios que visita, os temas do fi-nanciamento do SUS e das Santas Casas tem sido ponto obrigatório e por meio do mandato gestores dialogam com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde

O deputado deununciou o abandono do Ia-mspe, a não participação do Governo do Estado no financiamento paritário do Hospital do Servidor Público Estadual e de suas unidades descentralizadas, o desrespeito do governo estadual com os seus ser-vidores e o abandono dos municipalizados.

Na Alesp, Neder inte-gra as comissões de educa-ção e de política metropoli- Deputado Neder fala aos trabalhadores da saúde.

Page 3: Jornal Carlos Neder - Ed Julho

13

Inúmeras atividades de formação, planejamento e definição de prioridades fo-ram realizadas com apoiadores do man-dato nas áreas de educação, ciência e tecnologia, saúde e em torno de outros temas. Além disso, o mandato promoveu debates com parla-mentares petistas da capital, abordando as respectivas prio-ridades e diferentes temas: Criança e Adoles-cente, com o vereador Paulo Fiorilo; Educa-ção, com o vereador Reis; Plano Dire-tor, com o vereador Nabil Bonduki; e sobre Comissão da Verdade e conjun-tura com o deputa-do Adriano Diogo. Os encontros, re-alizados em nosso escritório político, reuniram dezenas de militantes para debater a participação dos jovens na política, redes so-ciais, manifestações de rua, o papel dos partidos de esquer-da e do PT, além da recuperação em ví-deo, do processo de anistia e seu reflexo nos dias de hoje. Outros encontros estão sendo progra-mados para o se-gundo semestre, como é o caso da vereadora Juliana Cardoso e deputados do partido.

Novo site abre espaço para você manifestar sua opiniãoInteratividade e diálogo! Palavras que caracterizam um mandato popular, participativo, com

espaço de debate e construção coletiva de políticas públicas. Estas palavras que sempre guia-ram o projeto político de Carlos Neder, estão agora, presentes em uma das mais importantes

ferramentas de comunicação: o novo site e a rede social RCN. As novas ferramentas incorporadas dão ao espaço uma qualidade extraordinária de debate e diálogo. Além de acessar notícias, agenda, arquivo de projetos, leis e pronunciamentos, galeria de fotos, TV Neder e Rádio, as pessoas vão participar da RCN, a rede social do mandato e postar comentários, ideias e propostas para que outros usuários do site vejam e participem.

Este recurso foi um pedido de muitos apoiadores que querem criar fóruns de dis-cussão e participar autonomamente das reflexões que o mandato atualmente tem feito. Então, não espere mais! Todo mundo pode participar, não importa se é militante, apoiador, simpatizante, filiado do PT ou apenas uma pessoa interessada no debate por um São Paulo melhor! Acesse o www.deputadocarlosneder.com.br , crie um usuário e deixe sua opinião! Se precisar de ajuda, acesse o vídeo de apresentação do site!

twitter.com/deputadoneder

youtube.com/13999Neder facebook.com/carlos.neder.73

www.carlosneder.com.br

O mandato do Deputado Carlos Neder re-presenta um grande coletivo que quer transformar a sociedade. O mandato reúne militantes de diver-sas áreas como saúde, economia solidária, meio ambiente, gestão democrática, controle social, moradia, funcionalismo, educação, comunicação e tantos outros setores dispostos a participar desse esforço de elaboração e intervenção política. Daí surgiram projetos, como é o caso dos que irão atu-alizar leis de sua autoria no Município de São Pau-lo, entre elas o Educom (rádios nas escolas) e os conselhos gestores das unidades de saúde, CEUs, parques públicos municipais e que, lamentavel-mente, aguardam votação na Câmara Municipal de São Paulo.

Carlos Neder colaborou, a convite do Con-selho Municipal de Saúde, na elaboração do im-portante decreto que atualiza a legislação da parti-cipação social no SUS em São Paulo (Decreto n.º 53.990/2013), superando as dificuldades criadas nos Governos Serra e Kassab.

Toda conquista política é fruto de organiza-ção, mobilização e luta social. O mandato do de-putado Carlos Neder realiza planejamento estraté-gico de modo a responder às demandas vindas dos movimentos e às prioridades definidas pela equipe e apoiadores. Saber onde se quer chegar ajuda a aproximar as pessoas e concentrar as forças para vencer as batalhas. Por isso é que reafirmamos: juntos somos fortes!

Encontros com militantes e

parlamentares:aulas de democraciaJuntos às lutas sociais

tana, além de ser suplente nas de saúde, ciência e tecnologia e meio ambiente.

Comissão de Educação discute respeito aos educadores

Carlos Neder questiona a péssima qualidade de ensino, as más condições de trabalho e salários dos educadores e trabalhadores públicos e a violên-cia nas escolas. Em audiência pública com a presen-ça do Secretário de Educação, Neder questionou as razões que levaram à greve no setor, a fragilidade dos conselhos de escola e defendeu a necessidade de democratizar a gestão, com participação efetiva dos conselheiros e instalação de comissões de prevenção

de violência nas escolas. Neder defendeu a

luta dos educadores, traba-lhadores e alunos da Unesp, questionando a ausência da reitoria e solicitou nova audiência ao reitor, com a participação de deputados e segmentos interessados.

Assuntos Metropolitanos e Municipais; Ciência e Tecnologia;

Meio AmbienteNessas comissões, o deputado Carlos Neder

destaca o enfoque metropolitano que deve prevale-cer em políticas públicas como saúde e mobilidade urbana. Destaque para os seus projetos que criam o Conselho de Ciência e Tecnologia e a Frente Par-lamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pes-quisa. Defende a retomada dos espaços tecnologia e saúde na Assembleia.

Segurança Pública, RodoviasAo lado dos prefeitos de Araras, Dr. Nelson

Brambilla, e de Leme, Paulo Blascke, o deputado Neder participou de audiência no Ministério da Jus-tiça, em Brasília. Da mesma forma, manteve reunião com os Secretários Estaduais de Segurança Pública e de Assuntos Penitenciários. O deputado se engajou ainda na luta pela duplicação da SP-255, também conhecida como rodovia da morte, em razão do alto índice de mortalidade na mesma. Para tanto, apre-sentou proposta de Frente Parlamentar.Deputado Neder fala aos trabalhadores da saúde.

Neder participa de Ato do Dia Mundial da Saúde 2013

Page 4: Jornal Carlos Neder - Ed Julho

4

Jornal Deputado Estadual Carlos Neder | Julho - Agosto de 2013

IMPRESSO

Assembleia Legislativa do Estado de São PauloPalácio 9 de Julho, Av. Pedro Álvares Cabral, 2012º andar - Sala 2109 - Ibirapuera - CEP: 04097-900São Paulo - SP - Fone: (11) 3886-6886

Com os movimentos desencadeados em todo o país tendo por objetivo declarado a re-dução de tarifas e a melhoria dos transportes públicos, a conjuntura evolui em ritmo acele-rado e multiplicam-se as interpretações de o que teria levado ao caráter explosivo e mas-sivo que rapidamente eles assumiram. Todos concordamos que já é insuficiente ressaltar o fato novo de os jovens terem ido às ruas lan-çando mão de novos métodos de convenci-mento e mobilização, bem como repudiar as ações violentas por parte do Estado e de parce-la dos participantes, como denunciamos da tri-buna da Assembleia. Há muito mais a dizer e, sobretudo, a pensar a respeito!

No que diz respeito aos transportes co-letivos, sistema de responsabilidade dos três níveis de governo, impossível fazer no calor da batalha a adequada difusão de informações técnicas e de propostas em andamento para sua renovação. O recuo no aumento dado nas tari-fas tornou-se inevitável e necessário. A pressão popular por mudanças significativas na oferta e qualidade desses transportes deverá pautar o próximo período, abrindo a possibilidade de que os compromissos assumidos em progra-mas de governo e os estudos existentes acerca de sua viabilidade econômica sejam discutidos à exaustão com a sociedade interessada.

Ocorre que as ações de democracia di-reta vieram também no sentido de questionar a cultura política que prevalece entre nós, com a ênfase dada às modalidades de democracia

representativa (partidos, eleições, cargos insti-tucionais) e participativa (colegiados e outros mecanismos institucionais de participação e de democratização da gestão).

Exigem-se novos métodos e – ainda que de modo insuficiente diante de tamanha expectativa de mudanças – devemos garantir pelo menos a articulação eficiente dessas três modalidades de democracia e participação, de modo a não criminalizar os movimentos, suas lideranças e sua autonomia. Esse foi o tema da exposição que fiz a convite do Conselho Esta-dual de Saúde de São Paulo.

A discussão transcende o tema dos transportes e chega a outros igualmente im-portantes e que também foram destacados pe-los manifestantes, aos milhares. É o caso da saúde, sobre o qual falei para o Metro News, educação, redução da violência e combate à corrupção. Diante de tantos desafios resolve-mos aproveitar a plenária de prestação de con-tas de seis meses do mandato para propiciar o aprofundamento dessa reflexão, que deverá ter consequências na ação política do PT e em todos os ambientes em que os filiados atuam, tais como Executivos, Legislativos, entidades, movimentos e outros espaços de organização da sociedade.O que inclui, naturalmente, um novo entendimento do papel das redes sociais e da mídia no processo de transformação da sociedade que desejamos.

——————————————————Carlos Neder.

O momento exigereflexão e mudançade métodos!

ArtIGO

Sob a coordenação do deputado Carlos Neder, o Setorial Estadual de Saúde vem re-alizando um trabalho de fôlego, que mantém acesa a discussão sobre a saúde e rearticula a militância do PT. Seguindo as diretrizes deli-beradas pelo coletivo este ano, o Setorial Es-tadual estimula a criação de novos setoriais de saúde nas macrorregiões e nos municípios em que o PT está organizado. Já estão em funcio-namento os setoriais das macros Campinas e Baixada Santista. As macros Araçatuba, Bauru e ABC discutem a criação de seus respectivos setoriais, com o apoio do Setorial Estadual de Saúde. Esses setoriais serão de grande valia para a elaboração do programa de saúde a ser apresentado em 2014.

Eventos Nos últimos meses, o Setorial Estadual

de Saúde promoveu quatro importantes semi-nários temáticos. Em maio de 2013, cerca de 200 pessoas, representando 18 cidades partici-param do encontro “Alternativas de Gestão no SUS”, que reuniu na mesma mesa o cientista político André Singer, da USP e o professor Nelson Rodrigues dos Santos, da Unicamp, que também preside o Instituto de Direito Sanitário. Veja os relatos e os vídeos em www.carlosne-der.com.br ou www.pt-sp.org.br/saude. Novos encontros deverão enfocar saúde do trabalha-dor e adoecimento dos servidores públicos, proposta de contratação de médicos estrangei-ros e balanço das realizações do Ministério da Saúde no Governo Dilma, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Setorial retoma a força da militância petista

na Saúde

André Singer, professor Adalberto e deputado Carlos Neder, na abertura do seminário Alternativas de Gestão.

EXPEDIENTEPublicação do Gabinete do Deputado Estadual Carlos Neder – PT. Produção: Equipe de comunicação do mandatoProjeto e produção gráfica: Aramá Comunicações.Participe da RCN, nossa nova rede social! www.carlosneder.com.br | [email protected]: Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 2º andar - Sala 2109 - Ibirapuera - São Paulo - SP - CEP: 04097-900Escritório: Rua Japurá, 43 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01319-020 - Telefone: 11 3105-5632