revista fecoopace ed. 25

20
REVISTA FECOOPACE ANO II - Nº 25 - JANEIRO, 2012 - FORTALEZA-CE Salmito Filho, Secretário de Turismo de Fortaleza, fala com exclusividade para a Revista FECOOPACE. PÁGINA 04 PÁGINA 05 PÁGINA 06 PÁGINA VERDE CONFRATERNIZAÇÃO INTERCOOPERAÇÃO Dirigentes da FECOOPACE se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o prefeito de Fortaleza para empenhar o compromisso de colaborar com a gestão municipal no que for possível. Pág: 03 FECOOPACE e COOPTRANSCRAT na I Feira da Intercooperação Transporte de qualidade e mobilidade urbana na pauta do novo prefeito Agentes do transporte comple- mentar e políticos na confraterni- zação natalina da Federação

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Vigésima quinta edição da Revista Fecoopace.

TRANSCRIPT

REVISTAFECOOPACE

ANO II - Nº 25 - JANEIRO, 2012 - FORTALEZA-CE

Salmito Filho, Secretário de Turismo de Fortaleza, fala com exclusividade para a Revista FECOOPACE.

PÁGI

NA 0

4PÁ

GINA

05

PÁGI

NA 0

6

PÁGINA VERDE

CONFRATERNIZAÇÃO

INTERCOOPERAÇÃO

Dirigentes da FECOOPACE se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o prefeito de

Fortaleza para empenhar o compromisso de colaborar com a gestão municipal no que for possível. Pág: 03

FECOOPACE e COOPTRANSCRAT na I Feira da Intercooperação

Transporte de qualidade e mobilidade urbana na pauta do novo prefeito

Agentes do transporte comple-mentar e políticos na confraterni-zação natalina da Federação

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Iniciamos 2013 com grandes expectativas. A pos-se do novo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláu-dio, coroa o esforço que todos temos feito em

prol de uma cidade melhor, que caminhe de braços dados com um estado que atinge níveis de desenvol-vimento jamais vistos antes. O discurso proferido em sua posse traz a marca da dedicação ao fortalezense: “Sigo para essa nova tarefa com um sentimento de grande alegria, orgulho, vontade de trabalhar e tam-bém com um enorme senso de responsabilidade”.

Ainda em seu discurso, Roberto Cláudio relembrou três grandes prioridades: saúde, educação e mobili-dade urbana. Sobre este último assunto, o gestor foi objetivo e alimentou esperanças de dias ainda melho-res: “Nosso primeiro grande desafio será a melhoria do transporte urbano de Fortaleza e a implantação do Bilhete Único, já no primeiro semestre da ges-tão. Além disso, já iniciamos uma força-tarefa para conclusão das obras de mobilidade para a Copa do Mundo, que, na verdade, serão grandes legados para a população de Fortaleza”. Pensamentos positivos e ainda mais apoio para Roberto Cláudio: é o que nos-sa categoria quer oferecer diariamente.

Nossa revista traz, também, a cobertura da I Fei-ra da Intercooperação, promovida em dezembro de 2012, pelo sistema OCB/Sescoop-CE. A FECOOPA-CE participou ativamente, mostrou sua experiência a cooperativistas de todo o Ceará, dialogou e conheceu trabalhos realizados em outras partes do País. A ini-

ciativa marcou o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, momento muito especial em que nós, cooperativistas, pudemos mostrar a toda a socie-dade que o cooperativismo não é apenas mais uma opção, mas sim a única alternativa para um desen-volvimento mais igualitário, democrático e justo. Du-rante todo o ano de 2012, divulgamos os benefícios advindos do sistema cooperativista em nossos canais de comunicação, reuniões, encontros, palestras. Pro-curamos seguir à risca os ensinamentos de coopera-tivistas como Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB nacional, além de honrar a grande vitória que foi o reconhecimento da ONU ao nosso movimento. Estamos certos de que os esforços foram frutíferos e os resultados serão cada vez mais abundantes nos pró-ximos anos.

Por fim, a direção da Federação quer agradecer a presença das cooperativas filiadas em nossa con-fraternização de fim de ano, momento de integração e reavivamento de boas intenções. Queremos, so-bretudo, agradecer ao trabalho que foi desenvolvido durante todo o ano, com empenho, transparência e competência. Que 2013 seja um grande ano para to-dos nós.

A DIREÇÃO

A Revista FECOOPACE é uma publicação da Assessoria de Imprensa da FECOOPACE - Federação das Cooperativas de Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará.

Direção AdministrativaPresidente: Marcos César Bezerra NobrePrimeiro Vice-presidente: Agostinho Clesson de Souza LimaSegundo Vice-presidente: Maceno dos Santos Diretor Financeiro: Ricardo Oliveira de Lima Diretor Secretário: Xilon de SouzaDiretor Administrativo: Francisco Gutembergue MachadoDiretor Social: Eduardo Figueiredo Carvalho

Conselho Fiscal 2012/2013Primeiro efetivo: Francisco Hélio Miranda Segundo efetivo: José Jucá de Queiroz Campos Terceiro efetivo: Cícero Antônio Bezerra Gomes Primeiro suplente: Francisco Magela de Souza Segundo suplente: Haroldo Cardoso Portela

Terceiro suplente: Edrauto Gonçalves BatistaEndereço FECOOPACEPatio MarapongaAv. Godofredo Maciel, 2640 - Salas 15 e 16Fone: (85) 3291.2100 - www.fecoopace.com.brJornalista Responsável:Julyanna dos Santos Albuquerque (Mtb CE 2292) Reportagem e Revisão: Thaís Pereira, Jackson Pereira e Rafael VerasUma publicação da assessoria de imprensa da FECOOPACEE-mail: [email protected]: (85) 3055.8965Colaboração: Xilon de Sousa. Consultorias: Saúde: Dra. Eliane Pinheiro; Contábil: Marcelo Falho e Jurídica: Arcelino Calado Fotos: Imprensa FECOOPACE E-mail: [email protected]ção: Julyanna Albuquerque Impressão: Expressão Gráfica Editora.Aqui, sua marca aparece para quem interessa. Para anunciar entre em contato pelo (85) 3291.2100 e saiba mais.

2013 – Um ano pleno de realizações

2

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

A FORTALEZA DE ROBERTO CLÁUDIO

Dirigentes da FECOOPACE se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o prefeito de Fortaleza, na manhã de

11 de dezembro, para empenhar o compromisso de colaborar com a gestão municipal no que for possível. Prontificaram-se como colaboradores para a abertura política de diálogo entre as cooperativas de transporte complementar e o poder público.

No encontro de quase uma hora com Roberto Cláudio, os dirigentes cooperativistas trataram dos projetos para a área de mobilidade urbana e a implantação do bilhete único.

A Federação esteve representada pelo presidente César Nobre; o primeiro Vice-Presidente Agostinho Clesson; o diretor Financeiro Ricardo Oliveira; e o diretor Social Eduardo Cavalcanti. O encontro foi acompanhado pelo deputado Lula Morais (PCdoB), constante apoiador dos projetos cooperativistas desenvolvidos no Estado.

Federação comprometidaPara César Nobre, o encontro reafirmou o objetivo

da federação em trabalhar em prol da administração municipal e a serviço da população. “Estou confiante que teremos total alinhamento entre as ações do governador Cid Gomes e do prefeito Roberto Cláudio no que diz respeito ao transporte e à mobilidade urbana. Essa convergência de pensamentos é fundamental para que os processos caminhem de forma mais rápida e beneficiem o cidadão”, analisou.

Reconhecimento ao valor do complementarRoberto Cláudio afirmou que sente a existência de

um “divórcio” entre as entidades ligadas ao transporte e que pretende integrar mais os serviços. “Quero reeditar a Secretaria de Serviços Urbanos, à qual vão se subordinar Etufor, AMC e Emlurb. Quero criar uma Secretaria de Serviços Públicos e ter um gerente para cobrar resultados.” Em relação ao trabalho desenvolvido pelo transporte complementar, o prefeito assegurou: “Fiquem certos que sou a pessoa que reconhecerá a importância de vocês”.

Transporte de qualidade e mobilidade urbana na pauta do novo prefeito

Da esq. para a dir.: Agostinho Clesson (Primeiro Vice-presidente da FECOOPACE), Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB), Roberto Cláudio (Prefeito de Fortaleza), César Nobre (Presidente da FECOOPACE, Gutembergue Machado

(Diretor Administrativo da FECOOPACE), Eduardo Figueiredo (Diretor Social da FECOOPACE) e Ricardo Oliveira ( Diretor Financeiro da FECOOPACE).

“Nossa preocupação é trabalhar duas frentes: uma de adequação das vias públicas, que precisam ser alargadas e ter calçadas e meio-fios recuperados. Temos também que pensar em novas vias; estou propondo uma alça expressa ligando o Pirambu ao Mucuripe.

Já para a Copa, quero fazer a transformação da Via Expressa em Via Expressa de fato, a ligação da Dedé Brasil ao lado oeste da cidade, como também a retirada de sinais da Perimetral.

Para além disso, junto com as cooperativas de transporte complementar, sindicato de ônibus, metrô de Fortaleza e região metropolitana, iremos construir um processo progressivo de integração do transporte público, e isso certamente será muito bom para a população, que terá mais alternativas, mais conforto e mais agilidade no transporte público.

A população ficará mais interessada em trocar o carro pelo transporte coletivo. Esse o nosso trabalho. Ao longo desses 4 anos, a minha missão será essa.”

Roberto Cláudio falou com exclusividade para a Revista da FECOOPACE

3

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

CONFRATERNIZAÇÃO

Comemorar as conquistas, o crescimento do Sistema Complementar de Transporte no ano que se finda e celebrar a renovação de esperanças e prosperidade

que o novo traz. Esse o espírito da Festa de Final de Ano da FECOOPACE, realizada em 5 de dezembro no Restaurante Spettus. Mais de 100 cooperados, além de colaboradores, cooperativistas e autoridades presentes.

O presidente César Nobre destacou as principais conquistas de 2012, entre elas o Projeto “O Povo em todo lugar”, o parecer favorável ao pleito de redução da taxa da ARCE e a tão sonhada isenção do IPVA.

Ressaltou ainda o convite do SESCOOP/PE para apresentar o bem-sucedido caso da FECOOPACE à recém-criada Federação de Transporte do Complementar do Estado de Pernambuco. Agradece aos que participaram da campanha do prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do vereador Salmito Filho, também eleito, presente ao evento. Desejou muito sucesso e serenidade na escolha dos melhores caminhos.

Amigos dos complementaresPresença ainda do deputado federal João Ananias e do

estadual Lula Morais, ambos do PC do B. Aninas, primeiro a falar, destacou, a sentido de união da categoria como fator decisivo para os excelentes resultados obtidos. “O movimento, que conheço e ao qual sempre me dediquei, é algo tão coeso e integrado que chamou a atenção do governador Cid Gomes, que deu total apoio aos pleitos dos complementares. Parabéns a todos”.

Para Lula, a luta da Federação tem o seu apoio desde

que era vereador; ao lado de Salmito foi responsável pela emancipação do movimento. “De transporte complementar de qualidade, referencial para o país, nós estamos bem servidos. O que nos falta agora é chuva”, completou o parlamentar comunista.

Salmito agradeceu o carinho recebido e colocou-se à disposição do movimento complementar do estado. “Buscaremos fazer o melhor na Câmara. E esse trabalho teve início quando fizemos o Plano Diretor de Fortaleza, tempos atrás”.

Trecho do discurso de César Nobre“Se o primeiro semestre de 2012 foi bom, o segundo foi

ainda mais vitorioso. Com o nosso apoio, Roberto Cláudio foi eleito prefeito, uma grande conquista para a categoria. Elegemos também dois representantes do transporte para o poder legislativo dos municípios de Caucaia (Neto do Palnalto) e Maracanaú (Nilson Nogueira). É o transporte complementar ocupando seu espaço na sociedade por meio de um trabalho sério e focado em qualidade.

Para 2013, desejamos muita garra e vontade de vencer. Que cada cooperativa integrante da Federação possa alçar voos ainda mais altos, buscar qualificação e oferecer à população um serviço de excelência. Lembremos, sempre, que nosso trabalho faz toda a diferença na vida das pessoas e é por elas que devemos fazer sempre o nosso melhor. Muito sucesso a todos e serenidade para escolher os melhores caminhos. Muito obrigado.”

Agentes do transporte complementar e políticos na confraternização natalina da Federação

Da esq. para a dir.: Nilson Nogueira (Vereador de Maranguape), Deputado Federal João Ananias (PCdoB), Agostinho Clesson (Primeiro Vice-presidente da FECOOPACE), Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB), César Nobre (Presidente da FECOOPACE, Gutembergue Machado (Diretor Administrativo da FECOOPACE), Ricardo Oliveira ( Diretor Financeiro da FECOOPACE), Salmito Filho (Secretário de Turismo de Fortaleza) Eduardo Figueiredo (Diretor Social da FECOOPACE) e

Xilon de Souza (Diretor Secretário da FECOOPACE).

4

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

Professor, sociólogo e vereador de Fortaleza desde 2005, Salmito Filho Iniciou sua atividade política no movimento estudantil ainda nos tempos de Colégio

Cearense.

Em 1999, como bolsista da Fundação Rotária, em Lon-dres, percebeu que poderia fazer muito mais pelo seu povo no parlamento. Decidiu ingressar no mundo da política. Em 2004, era eleito vereador de Fortaleza. Presidiu a Comissão de Legislação (2005-2006), Comissão de Educação (2007-2008) e foi relator do Plano Diretor de Fortaleza - uma das leis mais importantes para a cidade, disciplinando as regras de urbanismo.

De volta à Câmara Municipal em 2008, foi eleito pre-sidente em 2009. Construiu, junto com a sociedade civil, o “Pacto por Fortaleza – A Cidade que Queremos até 2020”, que diagnosticou os problemas da cidade e apresentou so-luções concretas.

O trabalho de Salmito na Câmara tem dado especial atenção à questão da mobilidade urbana. Membro da Co-missão do Transporte, trabalha pela integração dos diversos modais em prol da população fortalezense. Agora ele assu-me a Secretaria de Turismo de Fortaleza.

Mais sobre o vereador Salmito Filho a seguir.

Sobre a isenção do IPVA e a redução da taxa da ARCE

São mais duas ações acertadas do governador Cid Go-mes, que incentiva a mobilidade dos cearenses a partir da principal solução de mobilidade: a priorização e o incentivo ao transporte coletivo, aí incluído o transporte complementar. São ações de estímulo ao transporte coletivo que vão atender bem o nosso irmão cearense, o nosso povo.

Crescimento de Fortaleza e o transporte na ges-tão Roberto Cláudio

Um dos principais compromissos do prefeito Roberto Cláudio é com a mobilidade e, portanto, com o transporte coletivo, especialmente no que diz respeito ao bilhete único.

E fará isso de forma dialogada, respeitando o segmento do transporte, especificamente do transporte complementar.

No meu caso, já tenho essa relação com o transporte complementar de há muito; sou membro da Comissão do Transporte. Quando fui presidente da Câmara Municipal, consegui articular com todos os vereadores a colocação, na Lei Orgânica do Município de Fortaleza, da previsão do ser-viço de transporte complementar. Tenho convicção de que o prefeito Roberto Cláudio vai promover, tal como o governa-dor Cid Gomes, de forma transparente, clara, republicana, a valorização necessária para o transporte complementar. Especificamente, ele vai bem servir o sistema de transporte coletivo de Fortaleza; consequentemente, servir bem à po-pulação.

O desafio da Copa

Fortaleza vai passar por dois grandes momentos, talvez os maiores eventos já realizados na história da cidade: a Copa das Confederações, já no próximo ano, e a Copa do Mundo, em 2014, notoriamente o maior evento do planeta.

Fortaleza já se prepara nesse sentido, através das ações do governo do estado, como a Arena Castelão. Temos ainda as ações do governo federal, como a reforma do aeroporto Pinto Martins. Agora, com o prefeito Roberto Cláudio, na ver-dadeira aliança com o governador Cid Gomes, tenho certeza de que vamos deslanchar obras como a Via Expressa, de res-ponsabilidade da prefeitura, e que até agora sequer foram iniciadas. Também vamos viabilizar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O metrô já é uma realidade.

Portanto, com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, nós vamos ter um sistema de transporte coletivo que vai permitir maior mobilidade para o fortalezense. Isso não apenas para a Copa; essas são obras que vão ficar para o cidadão de Fortaleza e região metropolitana, a partir dos recursos da Copa, recursos federais do PAC da Copa e da mobilidade urbana.

Mensagem

Desejo um ano novo de muita paz, saúde e prosperidade a todos os que fazem o transporte complementar e à Fe-deração das Cooperativas do Transporte Complementar do estado do Ceará. Quero dizer, também, que tenho um com-promisso de acompanhar, de apoiar esse segmento como um todo. Um dos maiores desafios da cidade de Fortaleza, e uma das maiores reclamações da população, são as condi-ções de deslocamento com mais facilidade. É meu dever de homem público tornar esse sonho viável. Quero fazer isso de mãos dadas com o segmento, dialogando, respeitando, valorizando, para servir bem à população.

PÁGINA VERDE

EM PROL DO TRANSPORTE COLETIVO E DA MOBILIDADE URBANA. PARA BEM SERVIR À POPULAÇÃO

ENTREVISTA: SALMITO FILHO (PSB), SECRETÁRIO DE TURISMO DE FORTALEZA

“É meu dever de homem público melhorar as

condições de deslocamento da população”

5

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

Durante todo o dia 13 de dezembro, cooperativistas cearenses se reuniram no Hotel Oásis Atlântico de Fortaleza para participar de triplo evento: Feira da

Intercooperação, I Fórum de Presidentes de Cooperativas do Ceará e III Simpósio de Cooperativismo de Crédito do Ceará. Promovida pelo sistema OCB/Sescoop-CE, a ação marcou o encerramento das comemorações ao Ano Internacional das Cooperativas.

I Feira da IntercooperaçãoEspaço reservado à várias cooperativas para a divulgação

de suas ações e produtos, a Feira recebeu a visita de aproximadamente _________ pessoas. Pelo estande conjunto FECOOPACE/Cooptranscrat passaram líderes, dirigentes, técnicos e representantes de diversos ramos do cooperativismo locais e nacionais.

Recepcionando o púbico, entre outros, o presidente da Cooperativa crateusense, Cícero Gomes; o coordenador de transporte, Edmilton Araújo da Silva; e o cooperado e delegado regional da federação Francisco das Chagas Soares Coelho. Trio animado com a possibilidade de troca de experiências com outros cooperativistas. “O estande está ótimo e podemos conhecer diversas realidades, está valendo a pena”, afirmou Soares Coelho.

A diretoria da Federação também marcou presença na feira. Além de participar ativamente do Fórum e do Simpósio, o presidente César Nobre esteve em todas as palestras, interagindo com palestrantes e convidados em discussões sobre as potencialidades do modelo cooperativista, sobretudo o ramo transporte.

Governança corporativaPalestras e mesa redonda realizadas na manhã de 13/12

abordaram tema atual e de grande relevância: os novos modelos de governança corporativa em cooperativas.

O Presidente do Sistema OCEPAR, João Paulo Koslovski, destacou o Fórum de Presidentes como instrumento de

gestão e relatou a experiência bem-sucedida do órgão paranaense no tocante à governança. “É necessário difundir o cooperativismo de forma maciça para alavancar apoio de órgãos públicos e da sociedade”, sentenciou.

Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira, do Rio Grande do Sul, fez longa explanação sobre os diferentes modelos de governança corporativa e contou sobre as práticas adotadas em sua cooperativa, a mais antiga cooperativa de crédito do país.

A mesa redonda teve a participação de Francisco José Mesquita, Coordenador do Instituto Unicred, representando o presidente da Unicred Fortaleza, Nazareno Sampaio.

Programação da tardeAs projeções econômicas para o Ceará em 2013 deram

o tom no início da tarde. A palestra de Adriano Sarquis, Diretor de Estudos Econômicos do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), abordou o cenário atual, os investimentos do governo do Estado e de que forma as cooperativas podem participar ainda mais ativamente do processo de crescimento econômico e social cearense.

A Lei 12.690/12, que traz grandes mudanças para as cooperativas de trabalho, foi discutida na palestra do Assessor Jurídico da OCB nacional, Adriano Campos Alves, e na mesa redonda, formada por ele e por Frederico Joffily, vice-presidente do sistema OCB/CE; André Fontenele, Assessor Jurídico da OCB/CE; e Francisco Fontenele Meira, Representante do Ramo Trabalho na OCB.

Celebrando a HistóriaÀs 18h30, o coquetel de encerramento do evento com o

aguardado lançamento do livro “Cooperativismo no Ceará: Sociedade, História e Memória”, de autoria de Manoel Alves de Sousa, editado pela cooperativa Ágora e financiado pelo sistema OCB/CE. Cooperativistas receberam exemplares gratuitos, além de uma revista.

INTERCOOPERAÇÃO

FECOOPACE e COOPTRANSCRAT na I Feira da Intercooperação, juntas!

Da esq. para a dir.: Márcio Lopes de Freitas (Presidente Nacional do Sistema OCB/SESCOOP), Cícero Gomes (Presidente da COOPTRANSCRAT), César Nobre (Presidente da FECOOPACE), Petrúcio Magalhães (Presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM), Nicédio Alves Nogueira (Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-CE) e Francisco Nizo ( Presidente da

COOPRECENSUL)6

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

Os investimentos que estão sendo feitos no estado devem beneficiar e muito a população, no longo prazo. As projeções para 2013 são otimistas. Eu entendo que o cooperativismo, com essa visão de trabalhar de forma solidária, não assistencialista, está muito melhor encaixado no sistema capitalista do que qualquer outra forma de organização social. Se o cooperativismo tiver uma estratégia mais ousada, que atinja os micro e pequenos produtores, por exemplo, isso será fundamental. Essa é a prioridade do governo. O cooperativismo também pode contribuir fortemente para a redução das desigualdades; a tecnologia cooperativista é muito melhor do que a de qualquer órgão público. Mas é importante que se faça uma articulação política inteligente, com eficiência.”

“O cooperativismo do Ceará está de parabéns. Parabéns à OCB-CE, liderada pelo João Nicédio, todos os conselheiros, à FECOOPACE que participa ativamente. Acho que a temática do encontro é extremamente contemporânea, importantíssima para o contexto atual das cooperativas. importantíssima essa visão de profissionalizar a gestão das cooperativas, de promover um fórum permanente anual de discussão entre os presidentes, para que possam não só alinhar os discursos e os negócios, mas também interagir e promover a intercooperação. Acho que as regiões Norte e Nordeste, que eram sempre mais atrasadas, do ponto de vista de gestão, têm tido um crescimento, um alinhamento. Considero muito importante a presença das regiões Sul e Sudeste aqui, ajudando a construir esse caminho.”

OPINÃO de quem lá esteve

“O cooperativismo faz coisas fantásticas, a ponto de ser reconhecido pelas Nações Unidas. As cooperativas realmente têm um impacto importante na mitigação dos efeitos da crise; todo bom governante pode observar isso. Nossos modelos de comunicação ainda são muito frágeis, as cooperativas se preocupam muito em se comunicar com o sócio, e pouco com a comunidade. Como é que nós estamos mostrando nossa eficiência para os outros? Somos tímidos nisso. O Ano Internacional nos deu essa oportunidade de romper a timidez. E a proposta é que isso não pare por aqui, que a gente aproveite o ano de 2012 para iniciar um processo de comunicação mais forte, de mostrar os nossos resultados, de trabalhar internamente projetos estruturantes.”

Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB nacional

Adriano Sarquis – Diretor de Estudos Econômicos do IPECE

Petrúcio Magalhães - Presidente do Sistema OCB/Sescoop Amazonas

Início de ano, momento de colocar em prática tudo que sonhamos. Posso dizer que 2012 trouxe gran-des realizações para nós que fazemos a FECOOPA-

CE. Por meio de muito trabalho, planejamento e diálogo, avançamos e muito!

As expectativas para 2013 não poderiam ser melho-res.

Temos em vista a licitação da região metropolitana e a bilhetagem eletrônica em todo o sistema, oportunida-des grandiosas para o transporte complementar e muito aguardadas.

Queremos concentrar nossos esforços, também, na profissionalização da gestão das cooperativas, por meio de cursos de formação, reuniões, assessorias, planeja-mento.

Acompanhando o processo de implantação de novos modelos de governança nas grandes cooperativas bra-sileiras e nos órgãos que fomentam o cooperativismo, pretendemos avançar em nosso próprio modelo de go-vernança e colaborar para mudanças positivas em nossas cooperativas federadas.

E, por fim, o essencial, para este novo ano, é não se

esquecer de nossas bases e continuar buscando a melho-ria contínua do sistema como temos feito desde a nossa fundação, incansavelmente.

Para 2013, a FECOOPACE deseja a você muita garra e vontade de vencer. Que cada cooperativa integrante da federação possa alçar voos ainda maiores, buscar quali-ficação e oferecer à população um serviço de excelência. Lembremos, sempre, que nosso trabalho faz toda a dife-rença na vida das pessoas e é por elas que devemos fazer sempre o nosso melhor. Muito sucesso a todos e serenida-de para escolher os melhores caminhos.

FALA PRESIDENTE

César NobrePresidente da FECOOPACE

2013: muitos projetos em mente; a excelência em vista

7

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

PARCERIA

FECOOPACE celebra convênio com Unicred Fortaleza

Na manhã de 08 de janeiro, na sede da Unicred Fortaleza, foi celebrado convênio entre FECOOPACE e Unicred Fortaleza. A iniciativa tem

o objetivo de levar ainda mais comodidade aos federados, que poderão centralizar as solicitações de crédito e financiamento na sede da federação.

Tudo dentro de casaA partir de agora, além de contar com as taxas

e condições diferenciadas da Unicred Fortaleza, as cooperativas filiadas à FECOOPACE vão poder resolver tudo dentro de casa, com muita facilidade.

O consultor de empresas Islá Queiroz, que presta serviços para a FECOOPACE desde o segundo semestre de 2012, será o responsável por atender, na sede da FECOOPACE, aos interessados em linhas de crédito e reunir toda a documentação necessária para envio à Unicred.

Orientação e intermediação“Com esse convênio, a vida do federado fica mais

fácil. Ele tem alguém dentro da federação para orientá-lo e intermediar o processo, tornando tudo mais rápido e cômodo”, contou César Nobre, presidente da FECOOPACE.

Parceria ganha-ganhaNazareno Sampaio, presidente da Unicred Fortaleza,

afirmou que essa é a chamada parceria ganha-ganha, com a Unicred ganhando mais cooperados e a FECOOPACE maior volume de sobras ao final do exercício, o que permite que possa até reduzir seus custos administrativos. “Desejo

que os cooperados FECOOPACE possam conhecer com mais profundidade a estrutura da Unicred, uma instituição financeira sem fins lucrativos, que pode oferecer mais vantagens dentro do modelo cooperativista”, convidou.

Egberto Albuquerque, Gerente Geral de Negócios, também comentou a parceria: “Foi um projeto pensado especialmente para a FECOOPACE, que poderá atender de forma ainda melhor às cooperativas filiadas”.

Diretores da FECOOPACE selam convênio com a UNICRED Fortaleza

Presidente da FECOOPACE, César Nobre, assina convênio com a UNICRED

8

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

INVESTIMENTOS

Área de Transportes recebe investimentos maciços do governo do Estado do Ceará

Os números impressionam: nos últimos 6 anos, du-rante a gestão do governador Cid Gomes, foram implantados 3 mil quilômetros de novas estradas

no Ceará, com recursos provenientes do Banco Interameri-cano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro Estadual. Em toda a história política do estado, apenas 3 mil quilômetros haviam sido construídos. A malha rodoviária, hoje de 6 mil quilômetros, têm recebido investimentos de manutenção, du-plicação, recuperação de asfalto e sinalização.

Em entrevista exclusiva à Revista da FECOOPACE, César Barreto, Superintendente Adjunto do Departamento Estadu-al de Rodovias (DER), falou sobre os principais investimentos que têm sido realizados e sobre o diálogo mantido entre o órgão e a FECOOPACE e a Unicred Fortaleza.

Investimentos“As novas rodovias im-

pactam positivamente na qualidade de vida do povo cearense, além de trazer grandes ganhos para a economia. Nós termina-mos agora um programa financiado pelo BID, o Pro-grama Ceará III. Já esta-mos iniciando o programa Ceará IV, o Programa Viá-rio de Integração e Logís-tica do estado do Ceará. Envolve US$ 756 milhões, US$ 600 milhões de em-préstimos do BID e US$ 156 milhões do estado do Ceará. A contrapartida do estado é a parte de proje-tos de desapropriação e algumas rodovias que o governo já estava execu-tando. Os projetos já es-tão em casa, em 2013 já começaremos a licitar.”

As obras“Vamos construir 480 quilômetros de novas rodovias e

fazer a restauração de 1440 quilômetros. Além disso, o go-verno está fazendo um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de mais de R$ 1 bilhão; destes, 260 milhões serão destinados ao DER para implantar um programa de restauração funcional; va-mos restaurar o que for preciso: sinalização, pavimento etc., isto é, dar uma sobrevida aos pavimentos de mais 5 anos.

Outro projeto que interessa muito à população é o de duplicações. Nós já estamos duplicando o Anel Viário, em uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestru-

tura de Transportes (DNIT); em 2014, entregaremos 32 quilômetros ligando os municípios de Eusébio, Marangua-pe, Caucaia, Maracanaú, da CE 040 a CE 060.

A CE 085, que vai beneficiar a si-derúrgica, a refinaria e a população do entorno, estará em obras de Cau-caia até Paracuru. Serão mais de 60 km com financiamento do Pacto Andi-no. Há também a duplicação Pacatu-ba – Redenção, passando pela Unilab. Serão 76 quilômetros de obras, com processo já licitado.

Outra obra importante é a interli-gação da ponte do Sabiaguaba com o Anel Viário por meio de uma avenida. O governador está pleiteando recur-sos do Ministério do Transporte para licitarmos essa obra.

O Arco Metropolitano vai ligar a fazenda Guarani, em Pacajus, até o Porto do Pecém, o que torna a obra importante por conta do desvio da

carga pesada para o porto. Será um investimento de R$ 400 milhões, aproximadamente 108 quilômetros, passando por vários municípios.

Por fim, a obra de alargamento na frente do Shopping Iguatemi, uma parceria com o shopping, e a construção de 3 passarelas modernas, com elevadores e escadas rolantes, uma na saída do Aeroporto Pinto Martins, uma no Centro de Eventos e outra no Iguatemi.”

Mais segurança nas estradas“O DER tem procurado caminhar de mãos dadas com

DNIT, SEINFRA e Casa Civil: é hoje um trabalho casado. A prioridade do governo Cid Gomes é deixar o estado com estradas modernas e seguras. Muitas pessoas morrem anu-almente nas nossas estradas, muitas vítimas da imprudência, excesso de velocidade; nós precisamos fazer campanhas de segurança nas nossas estradas, de orientação e conscientiza-ção, além de ter estradas bem sinalizadas.”

Cooperativismo construindo um mundo melhorFECOOPACE e Unicred Fortaleza entendem que investir

em transporte é trazer mais desenvolvimento, modernização e qualidade de vida para a população. Por isso, as duas coo-perativas estão em negociação com o DER para uma parceria em que as instituições se responsabilizem pela manutenção dos jardins da Rodovia 025 (Maestro Lisboa).

“Foram duplicados 7 quilômetros da Maestro Lisboa, in-vestimento de R$ 28 milhões que incluiu projeto paisagístico todo renovado. Fomos contactados pela FECOOPACE e pela Unicred Fortaleza: ambas se mostraram interessadas em fi-car responsáveis pela manutenção dos jardins. A proposta está sendo analisada nos aspectos jurídicos pela Casa Civil e torcemos para que se concretize”, afirmou César Barreto.

O Superintendente Adjunto lembra, ainda, que a FECO-OPACE tem sido parceira do Governo do estado nos últimos anos, apoiando as iniciativas públicas e fazendo um traba-lho de qualidade em benefício da população cearense. “Foi um começo difícil, uma promessa do governador cumprida integralmente assim que assumiu. Hoje, o transporte com-plementar é um sucesso, até mesmo copiado para outros estados”.

Nos jardins mantidos pelas instituições, seriam veiculados materiais de publicidade. “Para nós, do DER, a parceria seria benéfica na questão financeira e também por ajudar a divul-gar o cooperativismo, modelo que acreditamos ser eficiente e de reconhecimento do governador”, explicou Barreto.

Lagoa dos Talos

LagamarGererau

La. doLagamar Lagoa

Banana

Lag.Sapiranga

La.Umari

Açude Pacajus

Aç.Pacoti

Aç.Riachao

Aç. Gavião

Lagoado Poço

Rio Coco

Pirangi

Jagu

arib

e

dos

Corr

Fernandes

Umbu

rana

s

RchPreta

Camara

Corr

Alaga

mar

Choro

do

Rio

Rio

CapongaCatu

Rch

CabrasTrabalhador

do

do

RchBaixa

Corr

Canal

das

Rch.Mal Cozinhado

Funda

Barra do Ceara

Rio

Coac

u

R.Co

co

Barra do Cauipe

Rio

Ceara

Mara

ngua

pe

Rio Pa

coti

Cavacos

Rch

Rch

Arere

Choro

Rio Água Verde

Pacoti

Rio

Aracoiaba

Rch

Corr

Corr

RchMaria

Corr

Juazeiro

Pira

ngi

Feijao

S.

RchPadre

Nova

Barreiri

nha

Rch

Rch

JuaRio

Cauhipe

Rio

Anil

Rio

Gonç

alo

Pau d'Oleo

RioSa

o

R. ou Bau

Riacho da Cruz

Putiu

Rio

do Nilo

Aç.Desterro

Riacho M

uquenzinho

Rch

Rio

Mor

da

Lagoa

Rch

Rch

Rio

do

Salgadinho

Maria

464

455

454

453

452

450

426

423

75,82 Km

2,45 Km

32 K

m

18

12

11

10

9

7

2

5

4

4

7

2

2

6

4

24

1

5

5

1426

5

1

6 3

11

9

10

9

3

31

3

7

4

4

24

6

12

4

6

5

6

6

5

3

2

9

6

12

3

10

5

13

146

13

77

9

16

20

18

8

7

6

2

109

9

9

7913

8

16

8

15

17

16

4430

12

5

7

19

6

2 23

33

1

11

9

4

6

2

10

41

14

25

15

14

42

9 20

165

15

11

11

14

4

4

9

11

23

21

6

2

15

14

23

7

4

5

7

19

25

9

9

12

14

20

14

1012

20

27

4

33

2

14

14

3

44

3

5

6

2

Viçosa

Vertentes do Lajedo

Vargem da Onça

Vazante

Vazantes

Umarituba

Umarizeiras

Tanques

Tucunduba

Tapera

TerraPrometida

Taboleirinho

TabuleiroGrande

Tapuio

Triângulo

Timbaúbados Marinheiros

(Taquara)

Siqueira

Siupé

Sapupara

Santa Bárbara

Sítios Novos

Sucatinga

Serra do Félix

Sereno de Baixo

Sereno de Cima

Serragem

Santana

Sítio Catolé Sítio Flor

Sereno

Sto. Antôniodo Goldo

S.Gerardo

S.Sebastião

S. Luís

Salão

Riacho Verde

Rodrigues

Queimadas

Pernambuquinho

Praia do Paraíso

Praia do Canto Verde

Praia da Barra

Praia do Uruaú

Porto das Dunas

Patacas

Prainha

Presídio

Pecém

Pavuna

Praia do Cumbuco

Pajuçara

Penedo

ParajuruPalmeira

Praia das FontesPraia do Diogo

Paripueira

Pitombeiras

Pascoal

Porto Rico

Pico Alto

Pai João

Palmatória

Pesqueiro

Patos dosLiberato

Pagehuna

Pratiús

PorfírioSampaio

Plácido Matias

Pedra Branca

Primavera

Porto do Pecém

Praia da Tabuba

Porto do Mucuripe

Praia da Barrinha

Nova Betânia

Mirambé MondubimMessejana

Munguba

Matias

Milton Belo

M.Dias

Morro Branco

Maceió

LadeiraGrande

Lagoa da Serra

Lagoa Juvenal

Lagoa dasPanelas

Lagoa deSão João

La.Uruaú

Lagoinha

Lages

Jubáia

Jabuti

Iguape

Jaçanaú

Jacarecoara

Jaramataia

Justiniano Serpa

Jaguarão

Jurema

Itacima

Iparana

Itapó

Itapebussu

Inhuporanga

Itapeim

Itaipaba

Ideal

Icaraí

Gereaú

Garrote

Guaruru

Gado

Guajiru

Guanacés

Guarany

Guassi

Fátima

Flores

Erva Moura

Curupira

Curimatã

Cristais

Criancó

Cofeco

Coluna

Córrego dosFernandes

Colina

Caponga

Capongada Bernarda

Calumijuba

Caruassunga

Catuana

Carnaubinhas

Cavacos

Carqueja

Croatá

Croatá

Coité

Cedro

CarnaúbaCampestre

Campestre

Campestre

Camará

Cachoeira

Canal do Trabalhador

Bom Princípio

Boqueirãodo Cesário

Barro Preto

Batoque

Balbino

Boqueirão

Barra Nova

Boa Vista

Barra

Antônio Diogo

Aningas

Aterro Sanitário

Antônio Marques

Amanari

Arapuca

Aruaru

Areia

Ariscos dosMariano

Águas Belas

ÁguaVerde

Praias Belas

AR

CO

M

ETRO

PO

LITAN

O

ARCO METROPOLITANO

Corrego do Facó

Croatá

SÃO GONÇALODO AMARANTE

REDENÇÃO

PINDORETAMA

PALMÁCIA

PACOTI

PACATUBA

PACAJUS

OCARA

MULUNGU

ITAPIÚNA

ITAITINGA

HORIZONTE

GUARAMIRANGA

GUAIÚBA

FORTIM

EUSÉBIO

CHOROZINHO

CAUCAIA

CASCAVEL

CAPISTRANO

BEBERIBE

BATURITÉ

BARREIRA

ARATUBA

ARACATI

AQUIRAZ

ACARAPE

FORTALEZA

ARACOIABA

MARANGUAPE

14,0

Km

21,6

9 K

m

32 Km

21,86 Km

12,56 Km

108

Km

27,84 Km

32,14 Km

30,52 Km

MARACANAÚ

EM PROJETO 141,72 Km

EM OBRAS 12,56 Km

EXISTENTE 147,22 Km

RO D OV I A S D U P L I C A DA S ( R M F )

LICITADA/CONTRATADA 49,70 Km

EM OBRAS CONVÊNIO DNIT/DER 32,00 Km

EM OBRAS PMF 8,30 Km

OBRAS LICITADA (DNIT) 24,30 Km

BR-116 EXISTENTE (DNIT) 52,90 Km

RODOVIAS ESTADUAIS

RODOVIAS FEDERAIS/MUNICIPAIS

EM LICITAÇÃO 76,19 Km

TOTAL : 427,39 Km

TOTAL : 117,50 Km

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE RODOVIASSecretaria da Infraestrutura

2 0 1 1MAPA RODOVIÁRIO E POLÍTICOE S T A D O D O C E A R Á

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILPROGRAMA DE DUPLICAÇÃO RODOVIÁRIA(REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA)

Atualizado em: 05 de Dezembro de 2012

ARQUIVO: Mapa Rodoviário 2011 - Prog de Duplicação (Região Metropolitana)_v4.cdr

9

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

Para aumentar o diálogo entre as cooperativas e com o sistema de transporte como um todo, a FECOOPACE promoveu, durante o mês

de dezembro, dois encontros entre seus filiados e a superintendência do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-CE.

Cooperativas do interiorNo início do mês, as cooperativas do interior foram

convocadas para reunião com o superintendente do Detran, João Pupo, que recebeu dezenas de cooperados para uma conversa sobre o sistema atual.

O superintendente anunciou uma boa notícia para os cooperados da região metropolitana do Cariri, a isenção da emissão do bilhete de passagem. Agora não é mais necessário que todo passageiro que se desloque entre os nove municípios daquela região tire bilhete. Os municípios beneficiados são Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Pupo lembrou, porém,

que no deslocamento de um passageiro de um destes municípios para um município fora desta região ainda há obrigatoriedade do bilhete.

Outro ponto importante que mereceu destaque é a questão dos transportes irregulares e da fiscalização do DETRAN. O superintendente reconheceu a dificuldade atual do órgão em fiscalizar todas as rodovias do estado, já que o quadro atual de fiscalização conta com apenas 7 equipes, mas apresentou duas soluções para o problema.

Da parte institucional, o DETRAN se prepara para lançar, em 2013, um novo concurso público. Com esta ação, o numero de equipes de fiscalização vai aumentar, proporcionando mais eficácia no controle aos transportes irregulares.

Para facilitar o trabalho da fiscalização, o superintendente também pediu que as cooperativas regulamentadas atuem denunciando, repassando ao órgão localização e horários em que acontece esse tipo de transporte.

Superintendente do DETRAN recebe cooperativas de transporte do interior e da região metropolitana

DIÁLOGO

Outra importante reunião aconteceu no dia 19 de Dezembro, desta vez foram os representantes das cooperativas metropolitanas que se reuniram com o superintendente do DETRAN-CE, o Sr. João Pupo.

Em pauta o estudo feito pelo DETRAN para a realização da licitação do transporte complementar na região metropolitana de Fortaleza. Segundo o superintendente o estudo já traz uma prévia do edital que ainda será discutido de forma aberta, não apenas com as cooperativas de transporte, mas com a sociedade civil como um todo.

Ele lembrou ainda que a experiência da licitação de 2009 vai contar muito para esse novo processo. “o processo será parecido com o do pessoal do interior. Já temos o estudo feito, temos uma previa do edital, temos a experiência do outro processo, mas no tempo certo

vamos apresenta-lo”, ele também acredita que será um processo tranquilo e que aqueles que pretendem participar tem que começar a se preparar desde cedo, para não encontrarem dificuldades jurídicas e/ou administrativas durante a licitação.

Cooperativas metropolitanas

10

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

ANUNCIO_FEECOPACE_01-2013.pdf 18/12/2012 10:25:04

11

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

12

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

ARTIGO

As comemorações do Ano Internacional das Cooperativas

deve continuar em 2013

Certamente 2012 foi um ano inesquecível para todo o movimento cooperativista. O reconhecimento da ONU em instituir 2012 o

ano das cooperativas, repercutiu positivamente em todo o mundo.

No Brasil, sob a regência da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, e ecoada pelas Organizações Estaduais e cooperativas nos estados, a mídia correspondeu e, nunca se viu e falou tanto em cooperativas como nesse ano.

De Norte a Sul e de Leste a Oeste do país, as cooperativas foram reconhecidas e mais pessoas puderam saber sobre o papel dessas sociedades e como elas constroem um mundo melhor.

Já somos mais de 10 milhões de brasileiros. Inegavelmente as cooperativas prosperam no país. Basta analisarmos os indicadores econômicos para comprovar tal fato.

Sabemos que a redução das desigualdades sociais e regionais beneficia a todos, e as cooperativas são instrumentos importantes que promovem a inclusão social e a mais justa distribuindo renda.

Acredito que isto se deva a vários fatores, como: estabilidade econômica, redução das desigualdades sociais, ascensão da nova classe média, mas, sobretudo, pela profissionalização das próprias cooperativas.

Devemos reconhecer também que parte desse avanço deve-se as ações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, o nosso Sistema “S”, o “S” das cooperativas.

É gratificante compararmos os investimentos em educação cooperativista e confirmar a evolução do número de pessoas capacitadas, ações realizadas e cooperativas beneficiadas em todo o país pelo Sescoop.

Esse momento de prosperidade não pode e nem deve parar por aí. As expectativas são positivas para 2013, com maior crescimento econômico do país, e mais investimentos em infraestrutura e educação.

Teremos eventos importantes por aqui, como: copa das confederações, copa do mundo, olimpíadas, entre outros. Isso tudo aliado a perspectiva de melhoria de nossa economia, certamente, garantirá um legado e excelentes oportunidades de negócios para todos os 13 ramos de cooperativas brasileiras.

Principalmente as cooperativas de transporte devem estar preparadas e organizadas para ocuparem os espaços que surgirão com esses eventos. O oferecimento de serviços diferenciados é uma ótima estratégia, fazer o que os outros concorrentes ainda não fazem.

Entendo que devemos continuar acreditando no desenvolvimento do nosso país e, acima de tudo, dando nossa parcela de contribuição econômica e social nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

Infelizmente ainda não sabemos comunicar com a sociedade, e devemos reconhecer que precisamos investir mais em comunicação, dizer quem somos e o que fazemos para sermos reconhecidos pelos governantes, políticos e preferidos pela população.

Temos casos de sucesso em todos os rincões

desse país, porém, ninguém fica sabendo o que está acontecendo lá na base, na comunidade, às vezes até o próprio cooperado não sabe.

Digo sempre que promover a comunicação é investimento e poder. Quem sabe o que quer e, comunica bem, tem maiores chances de atingir seus objetivos. E esse papel é de todos, principalmente, das cooperativas e do Sistema OCB.

Portanto, finalizo parabenizando a diretoria da FECOOPACE pela iniciativa de criação do jornal, revista e de fazer outros investimentos em comunicação, e estimular os seus leitores a continuarem tocando o tambor e divulgando na internet, redes sociais e demais veículos de comunicação, o tanto que o movimento cooperativista tem feito.

As comemorações ao ano internacional das cooperativas devem continuar em 2013, para o bem do nosso Brasil.

Petrucio Magalhães Júnior, engenheiro agrônomo e bacharel em direito, pós-graduado em gestão empresarial e mestre em sócio-economia,

presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM e diretor da OCB.

13

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

O 130 SALÁRIOO CONTADOR

Dr. Marcelo Fialho [email protected]

A Lei Nº 4.090 de 13 de Julho de 1962 instituiu a Gratificação de Natal para os Trabalhadores, também conhecida como 13º salario é um salário extra oferecido ao trabalhador no final de cada ano, calculado com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria do cidadão. O 13º salário está previsto na Constituição Federal de 1988 como um direito do trabalhador urbano e rural, inclusive o doméstico.

Para garantir o seu direito de receber o 13º salário, o cidadão deve ter trabalho por pelo menos 15 dias em cada mês do ano corrente. O valor do décimo terceiro é calculado

de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Ele corresponde a 1/12 do salário recebido em cada mês.

O pagamento da gratificação é feito em duas parcelas. A primeira é o chamado adiantamento, que corresponde a 50% do salário recebido e deve ser pago ate novembro de cada ano. A segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro. Não há incidência de INSS e Imposto de Renda sobre a primeira parcela. Já na segunda parcela, além do desconto da primeira parcela, também será descontado o INSS e o IR, quando houver, sobre o valor total do salário, nos casos em que há a obrigação. Em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, o empregador deverá efetuar o recolhimento sobre cada parcela individualmente.

Caso a empresa não cumpra com o pagamento nas datas previstas na legislação, ela poderá ser autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte:MTE

14

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

Osteoporose: O melhor é prevenir, desde criança

SAÚDE TOTAL

Dra. Eliane Pinheiro: 8885.4447 [email protected]

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracte-riza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Na maioria dos casos, está

relacionada ao envelhecimento. Pode manifestar-se em ambos os se-xos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa, devido à queda na produção do estrógeno.

Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose, desta-cam-se:* história familiar da doença;* pessoas de pele branca, baixas e magras;* asiáticos;* deficiência na produção de hormônios;* medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;* alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;* baixa exposição à luz solar;* imobilização e repouso prolongados;* sedentarismo;* tabagismo;* consumo de álcool;* certos tipos de câncer;* algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

SintomasA osteoporose é uma doença silenciosa. O primeiro sinal pode

aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a pon-to de não suportar nenhum trauma ou esforço, por menor que sejam.

PrevençãoAté os 20 anos, 90% do esqueleto humano está formado. Por

isso, medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas (começando da infância), especialmente quando se chega à adoles-cência, no sentido de garantir a formação da maior massa óssea possível. É preciso pôr em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos.

Sempre bom lembrar!1) a osteoporose não é problema que atinge só as mulheres. Ela

afeta também os homens;2) a dieta diária deve incluir alimentos ricos em cálcio - leite,

queijos, iogurtes; o cálcio é um mineral indispensável para garantir a recomposição da estrutura óssea;

3) suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea, especialmente nos pacientes cujas dietas são pobres em leite e laticínios, e que apanham pouco sol;

4) caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose;

5) os esportes mais indicados para a produção contínua de mas-sa óssea são os que provocam grande tensão muscular. Músculos exercitados e em movimento colaboram para que os ossos fiquem mais fortes e reduzem o risco de quedas e fraturas nas pessoas de idade.

Fonte: drauziovarella.com.br

Aqui, sua marca aparece para

quem interessa. Para anunciar

entre em contato pelo telefone

(85) 3291.2100 e saiba mais.

REVISTA FECOOPACE

15

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br

MOBILIDADE

Bicicleta: sustentável, econômica e aliada da mobilidade urbana

A frota de veículos licenciados pelo DETRAN-CE em 2011 alcançou a marca de 1.943.164 veículos, dos quais 1.161.967 no Interior e

781.197 na Capital. Em comparação com o ano de 2010, houve um crescimento de 13,87% na frota. O resultado deste crescimento não poderia ser diferente: constantes engarrafamentos. Como resolver esse impasse? Especialistas em mobilidade apontam: transporte público de qualidade e incentivo aos meios de transporte não motorizados.

O Brasil de bicicleta Apesar de a frota nacional de bicicletas ultrapassar

o total dos 50 milhões de veículos, inexiste, em qualquer estado do país, uma malha cicloviária. Em algumas cidades, ciclovias e ciclofaixas já foram construídas ou implantadas. Mas, tomando em consideração o território

brasileiro, as áreas reservadas única e exclusivamente a quem pedala não ultrapassam os 1.000 quilômetros de extensão.

A infraestrutura cicloviária necessária para o deslocamento de ciclistas está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e consiste em ciclovias e ciclofaixas. Além delas, algumas prefeituras também têm sinalizado locais de trânsito compartilhado entre bicicletas e outros veículos, chamando tal estrutura de “rotas de bicicleta” ou “ciclorrotas”.

Em FortalezaA cidade conta atualmente com 70,3 quilômetros de

ciclovias, sendo 15,9 km em jurisdição federal, 15,5 km em jurisdição estadual e 38,9 km em jurisdição municipal. Os usuários asseguram que nem todas estão em boas condições de utilização. Com o Transfor, o número deve subir para 95 km.

Recentemente, o Programa implantou cerca de 8km de novas ciclovias, localizadas na Av. Mister Hull (2 km), Av. Bezerra de Menezes (3 km), túnel da Av. Bezerra de Menezes com Av. Humberto Monte (340 m), Av. Humberto Monte (2 km) e Av. Sargento Hermínio (700m). Outras vias receberão ciclovias, como José Bastos, Augusto dos Anjos e Germano Franck.

Respeito ao ciclistaAlguns especialistas apontam, porém, que o

crescimento da malha cicloviária não é o principal ponto para melhorar a condição do ciclista no trânsito. O mais importante, defendem, é uma mudança cultural, o respeito e a tolerância ao ciclista, privilegiando a questão da mobilidade urbana.

Dicas para pedalar com segurança- Defina antecipadamente o roteiro da viagem e evite trafegar em ruas íngremes e de grande circulação de veículos.- Porte sempre documentos pessoais, inclusive com a indicação de contatos com familiares.- Não deixe de utilizar equipamentos de proteção e segurança: capacete, refletores, buzina, óculos, luvas etc. - Mantenha-se em locais visíveis. Carros, ônibus e caminhões possuem os chamados “pontos cegos” que dificultam a percepção do que está ao redor, não permitindo que pedestres, motociclistas e ciclistas sejam percebidos pelos motoristas.- Sinalize suas intenções na rua, usando sinais de braço e sonoros.

Antonio Josafá Martins Mesquita, 29 anos, Advogado, reside em Fortaleza“Ando de bicicleta desde criança, quando ainda vivia no interior. Aqui em

Fortaleza, voltei a andar há cerca de 2 anos. Eu não uso a bicicleta para trabalhar todos os dias, porque trabalho de terno e fica ruim. Mas às sextas-feiras, quando o traje é livre, costumo ir de bicicleta. O trajeto é Av. Bezerra de Menezes – Av. Santos Dumont. Uso a ciclovia da Bezerra, mas ela tem muitos obstáculos para o ciclista. É aquela coisa, pelo menos a ciclovia existe, mas ainda está longe de ser o suficiente.”

Jessé Lemos Nákel, 53 anos, Publicitário, reside em São Paulo“Ando de bike há mais de um ano, 4 a 5 dias por semana. Uso também para

trabalhar, moro no bairro de Vila Mariana e trabalho no Brooklin (o trajeto dá mais ou menos 19 quilômetros ida e volta). A infraestrutura para ciclistas em SP durante a semana é zero, muitas vezes tenho que andar na calçada e na contra-mão. A falta de respeito vem da maioria dos motoristas com carros grandes.”

Ciclistas pelo Brasil

16

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

Simples:Tenha acesso a sua conta com uma única ligação. O Telesaldo leva atendimento ao cooperado, através do celular ou telefone fixo.

Rápido:Trata-se do Internet Banking com diferenciais exclusivos para o cooperado.Consulte e realize transações financeiras em tempo real, de forma rápida e segura, com muito mais comodidade.

Prático:Sua conta Unicred Fortaleza de forma interativa.O Aplicativo Mobile proporciona acesso as suas informações, com apenas alguns toques na tela do seu celular ou tablet.

Compareça a sua agência, cadastre sua senha e comece agora mesmo a aproveitar as vantagens do Acesso Fácil.

O Acesso Fácil é desenvolvido em ambiente seguro.

Conheça nossa rede de atendimento no sitewww.unicredfortaleza.com.br

Telefone: (85) 4012.1100

Internet Transacional Aplicativo MobileTelesaldo

Sua conta com acesso simples, rápido e prático

ANREV 21x15cm.pdf 1 27/12/12 16:45

Representantes das cooperativas do interior do estado estiveram presentes na sede da FECOOPACE durante a manhã de 5 de dezembro.

Na ocasião, foram apresentados os projetos e as ações da federação para o ano de 2013. O planejamento de um sistema on-line de compras para os federados é uma das novidades para o próximo ano, além da ampliação da consultoria de negócios formada há poucos meses dentro da federação.

O presidente César Nobre apresentou oficialmente aos filiados do interior o consultor de negócios Islá Queiroz, reforçando a importância deste profissional para a melhoria dos aspectos financeiros do sistema. Islá demonstrou os primeiros resultados do seu trabalho na FECOOPACE e deu boas notícias aos cooperados do interior, quanto às negociações com as outras sedes da UNICRED no estado do Ceará, para ampliar os benefícios já usufruídos pelos cooperados da UNICRED Fortaleza.

Também participaram da reunião Dra. Thyciani Cabó Diógenes, do departamento jurídico da federação, e o contador Marcelo Fialho. Os dois lembraram aos representantes a importância da avaliação constante das questões financeiras e jurídicas, já que este é um aspecto fundamental para o bom desempenho das cooperativas. Uma das observações da reunião foi sobre o direito à redução do ICMS, todo ano deve ser feito um pedido junto à SEFAZ para a obtenção dos benefícios. O contador lembrou que todas as cooperativas precisam observar os trâmites legais: “Vocês estão trabalhando como empresa regular, então tenham atenção, pois as obrigações de vocês são muitas.”

Além da reunião avaliativa, os associados levantaram pontos importantes para o encontro com o superintendente do DETRAN, João Pupo. Na pauta, questões como a taxa da ARCE, a isenção do IPVA e a situação do transporte irregular no estado.

Fortalecer o sistema complementar no estado com união e responsabilidade

FORTALECIMENTO

18

Rev

ista

Fec

oopa

ce -

No

24

ww

w.fec

oopa

ce.c

om.b

r

RENOVAÇÃO

COOPATARC elege nova diretoria

Simples:Tenha acesso a sua conta com uma única ligação. O Telesaldo leva atendimento ao cooperado, através do celular ou telefone fixo.

Rápido:Trata-se do Internet Banking com diferenciais exclusivos para o cooperado.Consulte e realize transações financeiras em tempo real, de forma rápida e segura, com muito mais comodidade.

Prático:Sua conta Unicred Fortaleza de forma interativa.O Aplicativo Mobile proporciona acesso as suas informações, com apenas alguns toques na tela do seu celular ou tablet.

Compareça a sua agência, cadastre sua senha e comece agora mesmo a aproveitar as vantagens do Acesso Fácil.

O Acesso Fácil é desenvolvido em ambiente seguro.

Conheça nossa rede de atendimento no sitewww.unicredfortaleza.com.br

Telefone: (85) 4012.1100

Internet Transacional Aplicativo MobileTelesaldo

Sua conta com acesso simples, rápido e prático

ANREV 21x15cm.pdf 1 27/12/12 16:45

Estiveram presentes na sede da FECOOPACE, no início do mês de dezembro, representantes da nova diretoria da Cooperativa dos Proprietários

Autônomos de Transporte Alternativo de Passageiros da Região do Cariri – COOPATARC.

Em uma eleição tranquila no final do mês de novembro, a nova direção foi eleita com 70% dos votos, dos 48 cooperados. O presidente José Carvalho Silva defendeu que a nova diretoria pretende realizar um trabalho para todos os cooperados, resgatando e renovando as ideias de cooperativismo, com maior vigor.

Também estiveram presentes o Gerente Administrativo, Ailton Fernandes dos Santos; o presidente do Conselho Fiscal, Cícero Rogério Pereira e o secretário, Francisco de Assis Belém Souza.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

Arena Castelão receberá Clássico das Américas: Brasil X México

O jogo será no dia 19 de junho, na Arena Castelão, inaugurada em 16/12 com a presença da presidenta Dilma Roussef. Brasil e México será a segunda

partida da fase de grupos pela Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Em 23 de junho, será a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano, ainda a ser definida.

O sorteio dos jogos da Copa das Confederações aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo, dia 1º de dezembro. O governador Cid Gomes, o secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, e o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, acompanharam a solenidade.

Oportunidades para turismo e comércioFerruccio Feitosa comemorou a realização, em Fortaleza,

dos jogos das seleções da Espanha e México. “É uma ótima oportunidade para apresentarmos as nossas potencialidades e nos tornarmos uma opção para a aclimatação da campeã do mundo na nossa capital, em 2014. Já o povo mexicano é alegre, divertido e se parece muito com o cearense. Eles costumam comparecer em massa aos jogos de sua seleção. Será uma oportunidade para aquecer a nossa economia e fortalecer ainda mais o turismo”.

Além dos dois jogos da primeira fase, Fortaleza ainda vai receber uma semifinal da Copa das Confederações. A final será no dia 30 de julho, no Maracanã.

A Arena CastelãoO projeto, de R$ 518,6 milhões, inclui transformações do

estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900

veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

Mobilidade urbanaDesde o início de 2012 são realizadas obras de

mobilidade urbana no entorno do estádio. A avenida Alberto Craveiro recebe obras de alargamento. A Dedé Brasil e a Paulino Rocha recebem reforma e a construção de um túnel, a ser concluído em maio de 2013. As avenidas Dedé Brasil, Raul Barbosa e Via Expressa serão completadas em dezembro de 2013. O total investido é de R$ 232,5 milhões.

Tabela da Copa das Confederações:Grupo A15/06/13 – Brasil x Japão (Brasília)16/06/13 – Itália x México (Rio de Janeiro)19/06/13 – Brasil x México (Fortaleza)19/06/13 – Japão x Itália (Recife)22/06/13 – Brasil x Itália (Salvador)22/06/13 – Japão x México (Belo Horizonte)

Grupo B16/06/13 – Espanha x Uruguai (Recife)17/06/13 – Taiti x representante africano (Belo Horizonte)20/06/13 – Espanha x Taiti (Rio de Janeiro)20/06/13 – Uruguai x representante africano (Salvador)23/06/13 – Espanha x representante africano (Fortaleza)23/06/13 – Uruguai x Taiti (Recife)

• Semifinal 1: 26/06/13 – 1º do Grupo A x 2º do Grupo B (Belo Horizonte)• Semifinal 2: 27/06/13 – 1º do Grupo B x 2º do Grupo A (Fortaleza)• Decisão do 3º lugar: 30/06/13 – Salvador• Final: 30/06/13 – Rio de Janeiro

Confira o site oficial:www.arenacastelao.com

19

Revista Fecoopace - N

o 24

ww

w.fecoopace.com

.br